Embrapa apresenta queijo de cabra com óleo de pequi na Expocrato

A região do Cariri cearense, uma das maiores produtoras de pequi do Brasil, conhecerá nos próximos dias o queijo de cabra enriquecido com óleo de pequi. A novidade desenvolvida pela Embrapa será apresentada na Exposição Agropecuária do Crato - a Expocrato 2015, realizada entre os dias 11 e 19, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante. A Embrapa promoverá, também, cursos e palestras na unidade móvel do Instituto Federal do Ceará, dentro do parque. A empresa fará, ainda, exposição de tecnologias e publicações no estande, em parceria com a Ematerce.

Além do queijo de cabra com pequi, a Embrapa levará à feira os queijos caprinos cremoso probiótico e coalho tradicional, desenvolvidos pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral - CE) como forma de diversificar os produtos e estimular o consumo de derivados lácteos caprinos. A pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE), Selene Benevides, lembra que a coleta do pequi é uma atividade que movimenta boa parte da população rural da região do Cariri, entre os meses de janeiro e março. A ideia do queijo com pequi é oferecer uma alternativa para agregação de valor tanto ao leite de cabra quanto ao óleo de pequi.

"Os derivados de leite de cabra são por si só muito nutritivos e alguns dos novos produtos são acrescidos de ingredientes que apresentam propriedades com apelo de benefício à saúde", diz Selene Benevides. Ela explica que o queijo cremoso probiótico contém bactérias comprovadamente promotoras de saúde.

A apresentação dos novos produtos faz parte de um projeto conduzido por três unidades descentralizadas da Embrapa (Embrapa Agroindústria Tropical e Embrapa Caprinos e Ovinos, no Ceará, e Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro), além de instituições parceiras como a Universidade Federal da Paraíba.

Além de queijo com óleo de pequi e de queijo cremoso probiótico, foi desenvolvido o queijo maturado e defumado. Os três tipos já passaram por testes sensoriais no Rio de Janeiro, na Paraíba e no Ceará. Agora, a equipe se prepara para fazer a validação dos produtos em indústrias. "Já existe empresa interessada em produzir os queijos", diz a pesquisadora Selene Benevides.

Palestras e Cursos
Além de promover a degustação de produtos e demonstrar tecnologias, a Embrapa levará para a Expocrato cursos e palestras em parceria com o Instituto Federal do Ceará - campus Crato. As palestras serão ministradas na unidade móvel do IFCE, dentro do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante (veja programação abaixo).

Os alunos do curso de agroindústria do IFCE participarão de treinamento, ministrado pelas equipes da Embrapa e do IFCE, sobre fabricação de queijo de coalho, no dia 13, na sede do instituto. Nos dias 14, 15 e 16, será ministrado também na sede no IFCE, um curso de processamento de frutas e hortaliças para produtores rurais.

Fonte: Capril Virtual (Com informações da Embrapa Agroindústria Tropical)

Curta nossa página no Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis