Datafolha: Lula tem 47% das intenções de voto, e Bolsonaro aparece com 32%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 18. Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 32%.

O resultado mostra que Bolsonaro vem diminuindo a distância em relação a Lula. A vantagem do petista, que era de 21 pontos na pesquisa divulgada em maio, caiu para 18 pontos em julho e foi reduzida para 15 pontos neste mês. O ex-presidente manteve os mesmos 47% do levantamento anterior, enquanto Bolsonaro avançou 3 pontos porcentuais.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 7%. Em quarto, Simone Tebet (MDB) soma 2%. Vera Lúcia (PSTU) tem 1%. Felipe D’Ávila (Novo), José Maria Eymael (DC), Soraya Thronicke (União Brasil), Sofia Manzano (PCB), Pablo Marçal (Pros) e Léo Péricles (UP) não pontuaram.

Levando em conta a margem erro de dois pontos porcentuais do levantamento, Lula ainda mantém chances de ganhar em primeiro turno por uma margem pequena. Segundo o Datafolha, o petista soma 51% dos votos válidos, excluindo os 6% de brancos e nulos, forma usada pela Justiça Eleitoral para proclamar o vencedor do pleito. Bolsonaro tem 35% dos votos válidos.

Na pesquisa espontânea, isto é, sem mostrar a lista de candidatos, Lula tem 40% das intenções de voto e é seguido por Bolsonaro, com 28%. 22% dos entrevistados disseram não ter decidido o voto. Este é a primeiro levantamento do instituto realizado após o início da campanha eleitoral, que começou oficialmente na terça-feira, dia 16.

Bolsonaro oscilou dois pontos para cima entre as mulheres e agora tem 29%; Lula oscilou de 46% para 47%. O público feminino é um dos principais alvos da campanha do atual presidente, que tenta reduzir a desvantagem em relação ao petista.

Entre os evangélicos, Bolsonaro aumentou a vantagem e subiu de 43% para 49%; Lula, por sua vez, saiu dos 33% para os 32%.

Lula vence Bolsonaro em três das cinco regiões brasileiras e empata tecnicamente na linha da margem de erro em uma. No Sul, Bolsonaro sai com a vantagem: 44% ante 32% do ex-presidente. A maior vantagem do petista é no Nordeste (57% ante 24%). No Norte, Lula tem 43%; Bolsonaro, 41%.

No Sudeste, Lula ganha de Bolsonaro com 44% ante 32% do rival; no Centro-Oeste, o petista tem 42%; o chefe do Executivo tem 36%.

Segundo turno
O levantamento também fez simulações no segundo turno. Segundo o levantamento, Lula venceria Bolsonaro por um placar de 54% a 37%. Brancos e nulos somam 8%. Não sabem, são 2%.

A pesquisa mostra que Bolsonaro segue como o candidato mais rejeitado pelos eleitores, com 51% que declaram que não votariam nele de jeito nenhum. O segundo candidato com maior índice de rejeição é Lula com 37%.

O instituto entrevistou 5.744 eleitores entre os dias 16 e 18 de agosto em 281 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-09404/2022.

Fonte: Estadão

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Polícia Federal pede autorização para indiciar Bolsonaro por vincular vacina da Covid à Aids

A Polícia Federal afirmou ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira (17), que há indícios de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime na transmissão ao vivo em que fez uma falsa associação entre a vacinação contra a Covid-19 e o risco de se contrair o vírus da Aids.

Na mesma live, o presidente desestimulou o uso de máscaras, o que a PF vê como possibilidade de incitação ao crime, infração que tem pena de três a seis meses ou multa. Para o órgão, houve ainda a contravenção de "provocar alarma, anunciando desastre ou perigo inexistente".

Além do presidente, a PF também cita Mauro Cid, ajudante de ordens do presidente, que teria produzido o texto com informações inverídicas usado por Bolsonaro na transmissão em que fez as declarações a respeito do tema.

A delegada pede ao ministro "para serem formalizados os respectivos indiciamentos nos presentes autos".

Sugere, porém, que seja julgado antes um recurso da Procuradoria-Geral da República que tinha questionado a decisão por meio da qual foi determinada a instauração do inquérito sobre o caso.

Esse recurso foi levado a julgamento por Moraes na última semana, mas acabou suspenso por um pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro André Mendonça, também do Supremo.

A PF ainda solicita que possa tomar o depoimento de Bolsonaro no inquérito em formato presencial ou por escrito, a depender da decisão de Moraes.

Segundo relatório da PF no inquérito sobre o caso, assinado pela delegada Lorena Lima Nascimento, Bolsonaro disseminou as informações falsas em uma live de maneira voluntária e consciente.

A delegada afirma que ele causou "verdadeiro potencial de provocar alarma junto aos expectadores, ao propagar a desinformação de que os 'totalmente vacinados contra a Covid-19' estariam 'desenvolvendo a síndrome de imunodeficiência adquirida muito mais rápido que o previsto', e que essa informação teria sido extraída de 'relatórios do governo do Reino Unido'."

A PF também pediu o indiciamento de Bolsonaro por, na mesma transmissão, ter disseminado "a desinformação de que as vítimas da gripe espanhola, na verdade teriam morrido em decorrência de pneumonia bacteriana, causada pelo uso de máscara, incutindo na mente dos expectadores um verdadeiro desestímulo ao seu uso no combate à Covid-19".

Em sua live semanal, no dia 21 de outubro do ano passado, Bolsonaro leu uma suposta notícia dizendo que "vacinados [contra a Covid] estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [Aids]". Dias depois, Facebook e Instagram derrubaram o vídeo.

De acordo com porta-voz da companhia, o motivo para a exclusão foram as políticas da empresa relacionadas à vacina da Covid-19. "Nossas políticas não permitem alegações de que as vacinas de Covid-19 matam ou podem causar danos graves às pessoas."

Na ocasião, Bolsonaro disse aos seguidores que não comentaria a notícia e orientou que os interessados buscassem a reportagem. "Posso ter problema com a minha live. Não quero que caia a live aqui, quero dar informações", afirmou, um dia após o Brasil atingir metade da população completamente imunizada contra a Covid-19.

De acordo com a delegada, Mauro Cid desvirtuou conteúdos encontrados na internet ao elaborar o texto sobre o tema. Em depoimento, ele alegou que havia encontrado a relação em sites de veículos renomados na internet.

O conteúdo que ele cita, porém, é diferente do que foi dito pelo presidente em sua live.

"Todas as publicações mencionadas pelo declarante [Mauro Cid], em nenhum momento, mencionam a existência de que essas informações teriam sido provenientes de relatórios oficiais do governo do Reino Unido, ou, ainda, que mencionados relatórios haviam sugerido que os totalmente vacinados estariam desenvolvendo a síndrome de imunodeficiência adquirida muito mais rapidamente que o previsto", diz o relatório da Polícia Federal.

"O que se pode constatar, em todas as publicações, foi o relato de que um grupo de pesquisadores, dentre os quais destaca-se a figura de Lawrence Corey, especialista do Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos, alertam para o fato de que algumas das vacinas contra a Covid-19 atualmente em desenvolvimento poderiam aumentar o risco de contrair o HIV."

"Novamente", acrescenta a Polícia Federal, "em nenhum momento foi mencionado que os totalmente vacinados estariam desenvolvendo a síndrome de imunodeficiência adquirida muito mais rápido do que o previsto".

A delegada afirma ainda que a ação de promover o desestímulo ao uso de máscaras, que era obrigatória à época, se enquadra na possibilidade de incitação ao crime, já que ele divulgou as afirmações durante um período em que era obrigatória a utilização da proteção sobre o nariz e a boca.

O inquérito sobre o caso foi aberto por Moraes em dezembro passado, atendendo a um pedido da CPI da Covid do Senado.

Na decisão, o ministro fez críticas à estratégia da PGR (Procuradoria-Geral da República) de abrir apenas uma apuração preliminar interna para avaliar o caso.

"Não há dúvidas de que as condutas noticiadas do presidente da República, no sentido de propagação de notícias fraudulentas acerca da vacinação contra o Covid-19 utilizam-se do modus operandi de esquemas de divulgação em massa nas redes sociais, revelando-se imprescindível a adoção de medidas que elucidem os fatos investigados", afirmou o ministro à época.

Fonte: Folhapress

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governadora Izolda Cela participa de reunião sobre metas educacionais para o Ceará

A governadora Izolda Cela participou, na manhã desta quinta-feira (18), de reunião do Comitê Executivo – Encontro de Líderes, com representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e das Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), integrantes da estrutura de gestão descentralizada da rede escolar da Secretaria da Educação (Seduc). Na ocasião, foram recapituladas as metas de desempenho para todas as 23 unidades de gestão da rede estadual, como também foi realizado um debate acerca do ano escolar e possíveis melhorias para o setor educacional cearense.
 
Fator destacado no Encontro de Líderes foi a necessidade de uma atenção especial para recomposição de aprendizagem e combate ao abandono escolar e distorção idade-série, questões que ganharam dimensão em todo o País em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Em sua mensagem inicial, a governadora Izolda Cela reconheceu o esforço de todos que fazem parte da rede de educação do Ceará e reforçou que o papel de cada um é fundamental para seguir avançando. "São nessas reuniões que conseguimos reunir mentes e corações em prol da educação. É assim que encontramos maneiras de superar nossos desafios, que seguem sendo grandes. Sabemos de todo o esforço de vocês, diretores, coordenadores, professores, todos que fazem nossa rede e contamos com esse apoio para seguir avançando".

"Penso que estamos no caminho certo, responsável, de nos comprometer com o crescimento da educação no Ceará. Desejo que todos possam se inspirar nesse encontro, renovar sua energia para o trabalho e criar novos vetores de esperança", completou a governadora.

O Encontro de Líderes conta com apoio do Programa Mais Infância Ceará e do Programa Cientista Chefe. 

Desenvolvimento
O trabalho planejado e desenvolvido pela Seduc é pautado pelo Programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações destinadas à progressiva melhoria da qualidade da educação cearense.
 
O programa está fundamentado em oito eixos: Aperfeiçoamento pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores; Avanço na Aprendizagem; Tempo Integral; Cuidado e Inclusão; Preparação para o Enem; Educação Conectada; e Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Celular explode enquanto criança assistia vídeos no interior do Ceará

Um celular explodiu quando era utilizado por uma criança de 6 anos, na manhã dessa terça-feira (16), em Quiterianópolis. O menino, que tem diagnóstico de transtorno do espectro autista e não fala, não sofreu ferimentos.

Segundo a mãe do garoto, a professora Maria Eugênia Soares, Bernardo Soares estava no quarto, assistindo vídeos no aparelho sobre a cama, enquanto ela estava na cozinha. Momentos depois, ele saiu do cômodo e colocou o eletrônico no chão. Ao perceber que algo estava errado, a docente foi verificar a situação. 

"Ele saiu do quarto com o celular na mão. Não sei se o celular já estava quente, mas ele o colocou no chão. Aí começou a sair fumaça. Muita fumaça", relembra. "A bateria ficou muito inchada, tipo como se tivesse evaporando alguma coisa", detalha.

Ao constatar o problema, o marido chutou o aparelho para longe do garoto e, em seguida, usou uma vassoura para retirá-lo do interior do imóvel. No exterior, o homem usou um balde com água para resfriar o smartphone.   

"Fiquei muito assustada, porque meu filho é autista e ele não fala. Ele tem medo de fumaça, quando a viu, saiu de perto do celular."
Maria Eugênia Soares, professora

O incidente não causou ferimentos em Bernardo, mas deixou Maria Eugênia traumatizada. Ela relata que não deve permitir que o pequeno volte a usar celular após o incidente. Segundo a docente, o caso poderia ter se transformado em algo pior, como um incêndio. "A sorte foi que ele tirou de cima da cama, porque se pega no colchão...", desabafa.

"A gente vê [notícias sobre explosão de celulares] nos jornais, mas nunca pensa que vai acontecer com a gente."
Maria Eugênia Soares, professora

O aparelho era o único da residência e tinha cerca de um ano de uso. Ele foi comprado novo, através da internet, e não apresentou problemas ou superaquecimento antes do incidente. O eletrônico também não estava carregando quando aumentou a temperatura, explodindo. O smartphone teve perda total, sendo descartado pela família. 

Por Carol Melo

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Empresários bolsonaristas defendem golpe em caso de vitória de Lula, diz site

Uma reportagem publicada pelo site Metrópoles divulgou mensagens compartilhadas por empresários bolsonaristas em um grupo de WhatsApp defendendo um golpe de Estado caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja eleito no pleito de outubro de 2022.

De acordo com Guilherme Amado, colunista do site que publicou a notícia, as declarações foram escritas no grupo chamado Empresários & Política, criado em 2021. Além de ameaçar um golpe, os empresários atacam frequentemente instituições brasileiras como o STF (Supremo Tribunal Federal), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e opositores da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Entre os nomes do grupo estão Luciano Hang, dono da Havan; Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu; José Isaac Peres, dono da administradora de shoppings Multiplan; José Koury, dono do Barra World Shopping, no Rio de Janeiro; Ivan Wrobel, da construtora W3 Engenharia; e Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, dono da marca Mormaii.

Apoio a um golpe de Estado
A reportagem mostrou que José Koury, dono do shopping Barra World, no Rio de Janeiro, declarou preferir uma "ruptura" do que o retorno de petistas ao Palácio do Planalto. Segundo o empresário, se o Brasil voltasse a ser governado por uma ditadura militar, o país seguiria recebendo investimentos externos.

"Prefiro golpe do que a volta do PT. Um milhão de vezes. E com certeza ninguém vai deixar de fazer negócios com o Brasil. Como fazem com várias ditaduras pelo mundo."
José Koury, dono do shopping Barra World

A mensagem de Koury foi uma resposta à discussão iniciada pela postagem de Ivan Wrobel, dono da W3 Engenharia, construtora de imóveis de alto padrão, atuante na zona sul do Rio de Janeiro.

Na sequência, Marco Aurélio Raymundo, conhecido como Morongo, que é médico e dono da empresa de roupas e itens de surfe Mormaii, respondeu às mensagens de Koury:

• Golpe foi soltar o presidiário
• Golpe é o "supremo" agir fora da constituição
• Golpe é a velha mídia só falar merd*

Afrânio Barreira, dono do Grupo Coco Bambu, defensor do presidente Bolsonaro publicamente, comentou a mensagem de Koury com uma figurinha de um homem dando "joinha".

No mesmo dia, o empresário André Tissot, do Grupo Sierra, empresa que fabrica móveis de luxo, declarou:

• O golpe teria que ter acontecido nos primeiros dias de governo.
• [Em] 2019 teríamos ganhado outros 10 anos a mais.

Radicalismo em mensagens anteriores
Em 17 de maio, Morongo, tido como um dos mais extremistas do grupo, segundo o site, sugeriu ações extremistas para defender o presidente e citou a Revolução Francesa e a Guerra Civil dos Estados Unidos.

"Se for vencedor o lado que defendemos, o sangue das vítimas se tornam [sic] sangue de heróis! A espécie humana SEMPRE foi muito violenta. Os 'bonzinhos' sempre foram dominados? É uma utopia pensar que sempre as coisas se resolvem 'na boa'. Queremos todos a paz, a harmonia e mãos dadas num mesmo objetivo? masssss [sic] quando o mínimo das regras que nos foram impostas são chutadas para escanteio, aí passa a valer sem a mediação de um juiz. Uma pena, mas somente o tempo nos dirá se voltamos a jogar o jogo justo ou [se] vai valer pontapé no saco e dedo no olho."

No entanto, em 31 de maio, Morongo mudou um pouco o discurso após Koury sugerir o pagamento de um "bônus" para funcionários que votassem seguindo os seus interesses.

"Alguém aqui no grupo deu uma ótima ideia, mas temos que ver se não é proibido. Dar um bônus em dinheiro ou um prêmio legal pra todos os funcionários das nossas empresas. 
José Koury, dono do shopping Barra World

Morongo respondeu: "Acho que seria compra de votos? complicado".

Ataques ao STF, às urnas e a Alexandre de Moraes
Sem provas, os empresários atacam as urnas e o sistema de votação eletrônico. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Alexandre de Moraes, também é alvo constante dos ataques no grupo.

Meyer Nigri, fundador da Tecnisa e empreiteiro, encaminhou uma mensagem em oito de agosto com ataques à Suprema Corte. O texto, que não foi escrito por ele, tinha a chamada de "leitura obrigatória" e iniciava a mensagem com a frase: "O STF será o responsável por uma guerra civil no Brasil".

Já o empresário José Isaac Peres, acionista majoritário da Multiplan, administradora de diversos shoppings no Brasil, criticou as pesquisas eleitorais e as classificou como "manipuladas".

"O TSE é uma costela do Supremo, que tem 10 ministros petistas. Bolsonaro ganha nos votos, mas pode perder nas urnas. Até agora, milhões de votos anulados nas últimas eleições correm em segredo de Justiça. Não houve explicação."
José Isaac Peres

Um texto encaminhado por Meyer Nigri ao grupo no dia 21 de julho divulgou apoio a uma "contagem paralela" de votos nas eleições feita por uma comissão externa. Outra mensagem compartilhada pelo fundador da Tecnisa, em 26 de junho, acusava o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, de "interferir" no pleito deste ano ao "mentir" sobre o voto impresso, pauta já derrotada pelo Congresso Nacional em 2021.

Desde que as urnas eletrônicas foram implementadas — parcialmente em 1996 e 1998, e integralmente a partir de 2000 — nunca houve comprovação de fraude nas eleições brasileiras, mesmo quando os resultados foram contestados. A segurança da votação é constatada pelo TSE, pelo MPE e por estudos independentes.

Em outro momento do grupo, Luciano Hang, dono das redes Havan e apoiador de Bolsonaro, declarou que após a reeleição do presidente no pleito deste ano, o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa hoje o governo de São Paulo, deveria ser eleito ao Planalto em 2026 e ser reeleito posteriormente.

"Aí não terá mais espaço para os vagabundos", acrescentou.

O que dizem os empresários citados
À reportagem do Metrópoles, José Koury declarou inicialmente não apoiar um golpe, mas voltou a afirmar que "talvez preferiria" a ruptura ao retorno do PT.

"Vivemos numa democracia e posso manifestar minha opinião com toda liberdade. Não disse que defendo um golpe de Estado, e sim que talvez preferiria isso a uma volta do PT. Para mim, a volta do PT será um retrocesso enorme para a economia do país", completou.

Já Morongo, dono da Mormaii, disse que não vai apoiar atos "ilegítimos, ilegais ou violentos". "Sem acesso ao conteúdo ou à matéria que referes, informo que não apoiei, não apoio e não apoiarei qualquer ato ilegítimo, ilegal ou violento, e destaco que uso de figuras de linguagem que não representam a conotação sugerida."

Meyer Nigri, da Tecnisa, comentou que mesmo tendo "repassado algum WhatsApp" que recebeu "não significa que eu falei ou concorde. "Já estou deixando claro que não afirmei nada disso. Só repassei um WhatsApp que recebi", alegou.

Apesar de ter enviado uma figurinha de "joinha" na mensagem de Koury sobre preferir um golpe, Afrânio Barreira, do Coco Bambu, afirmou nunca ter se manifestado a favor de condutas não democráticas.

"Nunca me manifestei a favor de qualquer conduta que não seja institucional e democrática. Fico surpreso com a alegação de que eu seria um apoiador de qualquer tipo de rompimento com o processo democrático, pois isso não corresponde com o meu pensamento e posicionamento", respondeu ao Metrópoles.

A assessoria de imprensa do grupo Multiplan explicou que o empresário José Isaac Péres está viajando e a assessoria responderia sobre o caso. "Ele [Peres] esclarece que sempre teve compromisso com a democracia, com a liberdade e com o desenvolvimento do país. Neste momento, ele está tratando de projeto empresarial no Rio Grande do Sul, onde a estimativa é de gerar investimentos de bilhões de reais e milhares de empregos."

A comunicação do Grupo Sierra disse que empresário André Tissot viaja e não poderia responder a tempo da publicação da matéria.

Ao ser questionado, Luciano Hang respondeu ao UOL: "Vejo que meu nome vende jornal e gera cliques. Me envolvem em toda polêmica possível, mesmo eu não tendo nada a ver com a história. Em momento nenhum falei sobre os Poderes. Inclusive, quase nunca me manifesto nesse grupo. Sou pela democracia, liberdade, ordem e progresso".

Já os empresários Carlos Molina, Ivan Wroble, e Vitor Odisio não responderam ao contato da matéria da Metrópoles.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ministério Público abre processo seletivo para estagiários de Graduação

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Núcleo Gestor de Estágio (Nuge), informa que estarão abertas, a partir desta quarta-feira (17/08), as inscrições do processo seletivo para estagiários de Graduação da instituição. O certame visa à seleção e formação de cadastro de reserva de estagiários dos cursos de Direito, Pedagogia e da área de Tecnologia da Informação. Os interessados em participar do processo seletivo deverão se inscrever através do site do Centro de Integração Empresa-Escola, entidade organizadora do certame, até o dia 31 de agosto. 

Inscrições 
Para realizar a inscrição no processo seletivo, o candidato deverá acessar o site do CIEE e, no link “ESTUDANTES”, escolher a opção “VEJA MAIS PROCESSOS SELETIVOS”. Em seguida, deve clicar em “CONSULTE OS PROCESSOS PÚBLICOS”, selecionando na lista de “PROCESSOS SELETIVOS” o logotipo do MPCE. Os candidatos, no ato de inscrição, deverão informar o curso para o qual pretendem concorrer e o horário de disponibilidade para estágio. Os estudantes de Direito poderão estagiar tanto na capital quanto no interior do Estado. Já os graduandos em Pedagogia e da área de Tecnologia da Informação serão lotados, exclusivamente, na capital cearense. 

Critérios de participação 
Somente poderão participar da seleção os estudantes que estiverem regularmente matriculados em instituições de ensino superior conveniadas com o MPCE ou em universidades/faculdades que manifestaram interesse na celebração de convênio com o MP até esta terça-feira (16/08). Os candidatos, caso aprovados, no entanto, deverão comprovar o cumprimento de pelo menos 40% da totalidade dos créditos exigidos para a conclusão de seus respectivos cursos. 

Data da prova 
A prova de seleção ocorrerá em ambiente virtual do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) no dia 8 de setembro, das 16h às 17h. O exame, de caráter classificatório e eliminatório, será composto por 30 questões, sendo 15 de língua portuguesa, valendo quatro pontos cada, e 15 das áreas específicas, valendo seis pontos cada, totalizando 150 pontos.  

A bolsa 
A bolsa de estágio será de R$ 937, a qual será acrescido valor de R$ 171,60 correspondente ao auxílio-transporte. O estágio será de 25 horas semanais (cinco horas diárias). 

Cotas 
Vale lembrar que 10% das vagas que surgirem em cada curso serão ofertadas às pessoas com deficiência que, no momento da inscrição, declararem tal condição e cujas atribuições a serem desempenhadas sejam compatíveis com as necessidades especiais de que sejam portadores. Também fica assegurado que 30% das vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo serão oferecidas às pessoas que se autodeclarem negras ou pardas. 

Validade do processo seletivo 
O processo seletivo terá validade de 12 meses a partir de sua homologação pelo Conselho Superior do MPCE, podendo ser prorrogado por igual período. 

Dúvidas 
Dúvidas a respeito do processo seletivo serão sanadas pela Central de atendimento do CIEE, através do número 3003-2433 ou através e-mail: eucandidato@ciee.ong.br


Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Prazo para solicitar voto em trânsito em 2022 termina hoje; veja como fazer

Termina nesta quinta-feira (18), o prazo para requerimento, alteração ou cancelamento do voto em trânsito, que possibilita ao eleitor votar em cidade ou seção distinta da cadastrada em seu título. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente de forma presencial em qualquer cartório eleitoral do País. Para isso, é preciso levar um documento com foto e indicar onde pretende estar no dia das urnas. É possível votar em trânsito tanto no primeiro turno, marcado para o dia 2 de outubro, quanto no segundo, que será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Conforme estabelecido pela Justiça Eleitoral, há duas modalidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo Estado, pode votar em trânsito para presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital; quem estiver em outro Estado pode votar apenas para presidente da República.

Prazo para pedido de voto em trânsito termina nesta quinta-feira, 18, e deve ser feito presencialmente em cartório eleitoral. Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Há, ainda, algumas regras que precisam ser respeitadas:

• A cidade fora do domicílio eleitoral precisa ser uma capital ou um município com mais de 100 mil eleitores.
• A cidade precisa estar dentro do Brasil, ou seja, não é possível votar em trânsito no exterior. Eleitores que residem fora do País mas que estiverem no Brasil durante as eleições poderão votar apenas para presidente da República.
• O prazo para solicitar voto em trânsito começou em 18 de julho e termina hoje. Não será mais possível fazer o pedido.
• É preciso estar com situação regular no Cadastro Eleitoral. Pessoas com o título cancelado ou suspenso não podem votar.

Como votar em trânsito
O primeiro passo para garantir o voto em trânsito é informar à justiça eleitoral sobre em qual data e município você estará no dia da eleição.

Para fazer isso é preciso se dirigir a qualquer cartório eleitoral portando um documento oficial com foto e fazer a solicitação presencialmente, indicando o local em que pretende votar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reitera que não haverá opção de solicitação pela internet.

Não há problema se você indicar dois lugares diferentes para votar no primeiro e no segundo turno, desde que a comunicação seja feita corretamente.

Caso você mude de ideia ou precise estar em seu domicílio eleitoral de origem no dia da eleição, é possível cancelar o pedido de voto em trânsito, desde que isso seja feito até o prazo limite, dia 18 de agosto.

Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governadora Izolda Cela entrega Praça Mais Infância em Barbalha

No aniversário de 176 anos de Barbalha, a população barbalhense recebeu um novo espaço para o lazer e a convivência comunitária. A governadora Izolda Cela entregou, no fim da tarde desta quarta-feira (17), uma Praça Mais Infância, instalada no bairro Alto do Rosário.

Izolda Cela destacou que a Praça, que integra o Programa Mais Infância Ceará, transforma a cidade em um lugar mais acolhedor para as crianças. "A Praça Mais Infância faz parte de um conjunto de obras voltadas para melhorar a vida das crianças. Isso faz com que o ambiente da cidade seja favorável para as crianças, porque elas precisam de um lugar saudável para brincar e se divertir", afirmou.

O local dispõe de parque infantil, com playground com piso emborrachado anti-impacto, anti-derrapante e drenante, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, bicicletário, além de áreas de apoio, com fraldário para bebês, banheiros masculino e feminino, salas de administração e almoxarifado.

A secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, explicou que os espaços do Programa Mais Infância são idealizados para atender toda a família. "A Praça, por exemplo, é pensada para o desenvolvimento integral das crianças, mas também é um espaço de lazer da família. Barbalha também conta com o Complexo Mais Infância, que reúne lazer, arte e cultura para quem deseja se engajar e se qualificar profissionalmente", citou.

Já academia ao ar livre conta com 12 equipamentos: simuladores de bicicleta, de esqui e de caminhada individual, alongador de três alturas, twist lateral duplo, multi-exercitador de funções, simulador de cavalgada, rotatória diagonal dupla, estação para pessoas com deficiência e placas de orientação.

Cícera Mendonça, 33, mora e trabalha no Alto do Rosário, bem próximo ao equipamento que, segunda ela, também traz desenvolvimento. "É muito bom para o divertimento das crianças. Eu e minha tia vamos usar a academia. E sei que também traz desenvolvimento para nossa rua, nossa comunidade", disse.

O investimento foi de R$ 1.090.224,83, com recursos do Tesouro Estadual. O terreno foi cedido pela Prefeitura Municipal, que fica responsável pela manutenção do equipamento.

Na oportunidade, a governadora também assinou a ordem de serviço para a construção  do Mercado Público de Barbalha. A obra, que será supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), terá investimento de R$ 28.896.455,56.

"Vai ficar um equipamento lindo, para os permissionários comercializarem seus produtos. Um mercado bacana também é um ponto turístico para as cidades. Os visitantes procuram esse local", pontuou Izolda Cela.

O projeto prevê a construção de edifício com quatro pavimentos e subsolo; área comercial com 12 lojas e 262 boxes; banheiros públicos masculinos e femininos; dois elevadores para acessibilidade; cisternas para aproveitamento de águas pluviais; e estacionamento.

Vistorias
Mais cedo, a governadora visitou obras executadas pelo Estado, por meio da SOP, na Região do Cariri. Na cidade do Crato, Izolda Cela vistoriou a construção de um Centro de Educação Infantil, no bairro do Alto da Penha. Já em Barbalha, a obra visitada foi a da urbanização do monumento de Santo Antônio, incluindo a estrada que dá acesso à estátua.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

18 de agosto

1877 - Asaph Hall descobre Fobos, um satélite natural do planeta Marte.
1964 - A África do Sul é banida dos Jogos Olímpicos pelo Comité Olímpico Internacional por não renunciar ao regime de apartheid.
1991 - Colapso da União Soviética: o Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, é colocado sob prisão domiciliar durante suas férias na Crimeia.

Nasceram neste dia…
1830 - Francisco José I da Áustria, Imperador Austro-Húngaro (m. 1916)
1933 - Roman Polanski , cineasta franco-polaco.
1936 - Robert Redford (foto), ator e diretor estado-unidense.

Morreram neste dia…
1227 - Genghis Khan, líder mongol (n. ca. 1162).
1503 - Papa Alexandre VI (n. 1431).
1850 - Honoré de Balzac, escritor francês (n. 1799).

Fonte: Wikipédia

AddThis