Lula: “O presidente Bolsonaro não faz nada, só destrói”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ao jornal francês Le Monde que Jair Bolsonaro somente “destrói” e que seu governo não tem visão de futuro nem programa. Publicada na edição desta quinta-feira, 12, a entrevista traz a declaração de Lula, preso desde 2018 para cumprir uma sentença de oito anos e dois meses, de que a única coisa que deseja é o reconhecimento de sua “inocência”.

“O presidente Jair Bolsonaro não faz nada. Ele destrói”, afirma Lula, na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). “É um governo de destruição, sem nenhuma visão de futuro, sem programa, que não é qualificado para o poder.”

Lula mencionou que esse perfil destrutivo pode ser contatado, especialmente, nos setores da educação, dos direitos dos trabalhadores, da indústria, das privatizações e também na ausência de uma política ambiental. O líder petista defendeu que o povo brasileiro reaja em relação ao aumento dos incêndios e do desmatamento da Amazônia, mas igualmente posicionou-se contra a ideia de conferir à região um status internacional, como sinalizou o presidente da França, Emmanuel Macron.

“É preciso que os brasileiros se mobilizem”, insistiu. “A Amazônia é propriedade do Brasil. Faz parte do patrimônio brasileiro. E é o Brasil que deve cuidar dela.”

Pombo-correio
Em relação a seu próprio destino, Lula disse que “não pede nenhum favor, nenhuma redução de pena” e nem mesmo a prisão domiciliar. “Apenas justiça! Minha casa não é uma prisão. E as tornozeleiras eletrônicas são boas para os pombos-correio”, brinca. “Tudo que eu quero é que reconheçam minha inocência”, completou o ex-presidente.

Lula afirmou que, na Polícia Federal, caminha nove quilômetros por dia, assiste a filmes e à televisão, conversa com seus advogados e lê muito, especialmente sobre a história das lutas sociais no Brasil. “Estou horrorizado de ver que todos que lutaram neste país pelo povo, como Zumbi, Tiradentes ou Antônio Conselheiro, foram decapitados, enforcados ou queimados vivos, e que constatar que o povo não sabem quem são eles, como se jamais tivessem existido”, afirmou.

Questionado se se identifica com esses heróis, Lula respondeu afirmativamente. “Creio que sou um pouco a versão moderna deles, com uma forma mais sofisticada”, afirmou. “Mas no meu caso, o Poder Judiciário não foi usado para fazer Justiça, mas para fazer política.”

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook

Cagece amplia rede de abastecimento em Juazeiro do Norte

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu a ampliação de 411 metros de nova rede de abastecimento no bairro José Geraldo da Cruz, em Juazeiro do Norte. As equipes da companhia realizam agora a etapa de instalação dos hidrômetros no imóveis atendidos, que deve ser concluída até a próxima sexta-feira (13). Ao todo, aproximadamente 240 pessoas serão beneficiadas com o serviço.

A nova rede foi instalada nas ruas Vicente Ferreira, Emília Tereza Cavalcante, Escritora Cilene Brito. O objetivo da obra é evitar incidência de ligações clandestinas, já que regulariza as ligações, e atender a comunidade com água tratada e de qualidade. O serviço otimiza também o abastecimento para o bairro Tiradentes, já que permite uma distribuição equilibrada entre os bairros.

De acordo com o supervisor de água de Juazeiro, Caio Mestielly, o trabalho realizado também promove o uso responsável da água, que terá o consumo verificado pelos hidrômetros. “Este serviço evita perdas de água, e é importante porque promove qualidade de vida aos moradores do local. A companhia tem realizado este trabalho de melhorias no abastecimento em áreas com incidências de ligações irregulares”, explica.

Curta nossa página no Facebook

14 sintomas típicos de quem tem algum transtorno de ansiedade

Transtornos de ansiedade estão cada vez mais comuns, em parte graças a nossos hábitos e às pressões as quais nos vemos submetidos de tempos em tempos por motivos de estudo, trabalho, dinheiro, relacionamentos amorosos, familiares e por aí vai. A questão é que temos ouvido falar tanto sobre o assunto que é comum nos perguntarmos se, de repente, não temos algum desses transtornos. A seguir, confira alguns indicativos de que a ansiedade pode ter alcançado você também:

1 – Você se preocupa demais
Tudo, absolutamente tudo, deixa você preocupado: coisas pequenas, coisas grandes, coisas de todo dia e, por mais que você quebre sua cabeça tentando resolver o que acredita ser um problema, não consegue. A verdade é que quanto mais você pensa e se preocupa com alguma coisa, mais as coisas parecem preocupantes e mais você se preocupa. É uma bola de neve.

2 – Você tem dificuldades para pegar no sono
Problemas de ansiedade e dificuldade para dormir estão diretamente ligados, o que, de novo, pode ter a ver com a preocupação excessiva. Todo mundo já perdeu o sono em algum momento devido ao ritmo de pensamento acelerado, certo? Bem... Pessoas com algum tipo de transtorno de ansiedade têm essa dificuldade diariamente ou, pelo menos com uma frequência alta.

3 – Você vive tenso
Em termos de sintomas físicos, pode-se dizer que a tensão muscular está entre os mais comuns dos transtornos de ansiedade, afinal o stress nos deixa com os músculos contraídos.

4 – Você não sossega
Se você está sempre em alerta, não consegue parar quieto nem ficar calmo por muito tempo, pode saber que tem sinal de alerta aí. Pessoas com síndromes de ansiedade têm dificuldades de ficar com a mente calma, e o resultado é inquietação.

5 – Problemas digestivos
Seu sistema digestório está diretamente ligado com seu estado emocional, e, por isso, se você tem problemas intestinais, se tem azia e dores de estômago com frequência, se sente enjoo ou a sensação de frio na barriga sempre que está nervoso, já sabe a causa.

6 – Medo excessivo ou irracional
Aqui estão as pessoas que têm algum tipo de TOC e acreditam que precisam seguir padrões de checagem ou de comportamento para que coisas ruins não aconteçam. Se esse é o seu caso, se você checa várias vezes se as portas estão trancadas ou se sente a necessidade de seguir rituais de limpeza, por exemplo, procure ajuda médica.

7 – Perfeccionismo
Um dos sintomas mais comuns do TOC é o perfeccionismo, já que pessoas com algum tipo de transtorno de ansiedade tendem a realizar rituais e exigem que seus atos sejam perfeitos, sempre. Para essas pessoas, a perfeição é uma das poucas formas de se livrar da ansiedade em excesso.

8 – Pensamento acelerado
Pensamentos obsessivos são frequentes em pessoas com transtornos de ansiedade. Elas geralmente ficam martelando a mesma coisa repetidas vezes, afinal o cérebro da pessoa ansiosa é hipervigilante e está ligado a tudo, sem parar. Isso pode ocorrer por meio de pensamentos sobre o que a pessoa poderia ou não ter dito ou sobre as coisas que podem dar errado em sua vida, por exemplo.

9 – Coração acelerado
Um dos sintomas claros tanto da ansiedade quanto da crise de pânico é o aumento dos batimentos cardíacos, a respiração ofegante e uma sensação de aperto no peito, além de palpitações. Esses sintomas podem começar de leve, mas geralmente conduzem a ataques de pânico. Se acontecer com você, procure ajuda médica.

10 – Flashbacks
Alguns transtornos de ansiedade são causados por traumas e, por isso, essas pessoas acabam tendo lembranças vívidas de momentos traumáticos com frequência, o que também pode indicar a síndrome do stress pós-traumático.

11 – Não gostar de estar em evidência
Pessoas com transtornos de ansiedade geralmente não curtem intenso convívio social e se sentem desconfortáveis se precisam falar em público ou fazer alguma apresentação – esse tipo de situação causa grande stress a essas pessoas, que se sentem julgadas e criticadas.

12 – Fadiga
A síndrome da fadiga crônica é uma sensação constante de falta de energia, causando exaustão frequente e a dificuldade para realizar até mesmo as tarefas mais simples.

13 – Crises de pânico
Um dos sintomas mais extremos dos transtornos de ansiedade é, certamente, a crise de pânico, que acontece quando a sensação de medo e desconforto é intensa demais e a pessoa simplesmente não consegue lidar com isso. Entre os sintomas das crises de pânico estão suor excessivo, palpitações cardíacas, aperto no peito, náusea, tontura e aceleramento cardíaco.

14 – Comportamento compulsivo
Parecido com o que ocorre em alguns tipos de TOC, é comum que pessoas que têm transtornos de ansiedade apresentem comportamentos compulsivos, que se manifestam justamente para acabar com a ansiedade. Isso pode ser desde a necessidade de lavar as mãos inúmeras vezes até o desenvolvimento de algum vício.

Se você acha que alguns desses sintomas descreveram a sua vida, procure orientação psiquiátrica e psicológica. Transtornos de ansiedade são muito mais comuns do que se imagina e, felizmente, há tratamento medicamentoso e terapêutico para eles. Não sofra sozinho, não ache que você é uma pessoa estranha ou fora do padrão – talvez só esteja na hora de procurar ajuda mesmo, e não há nada de errado nisso.

Fonte: Mega Curioso (Via The Active Times)

Curta nossa página no Facebook

Inscrições para Olimpíada de Ciências Humanas estão abertas até 18 de setembro

Estão abertas até 18 de setembro as inscrições para a I Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE) A realização é do Instituto Federal do Ceará (IFCE) que espera a participação de 3 mil estudantes. Poderão participar alunos regularmente matriculados em escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos), do Ensino Médio regular e profissionalizante integrado, e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A competição busca despertar, motivar e incentivar os jovens para o conhecimento sobre aspectos humanos do Ceará: filosóficos, sociais, econômicos, culturais, históricos, geográficos e ambientais. A abordagem é bem diversa, contendo temáticas relacionadas a patrimônio, costumes, personagens, lendas, pessoas, paisagens, meio ambiente, culinária, clima, aspectos econômicos, políticos, sociais, indígenas, entre outros.

O evento terá três fases on-line (eliminatórias em uma semana com questões e tarefas) e uma etapa final presencial, durante um fim de semana, no campus de Caucaia do IFCE, com as 100 melhores equipes. A olimpíada vai oportunizar aos alunos contato com documentos, estudos, personagens, elementos culturais e sociais de nosso Estado, ampliando e fortalecendo a importância do IFCE para a educação cearense.

Para conferir o edital com regulamento completo e cronograma e fazer a inscrição para a Olimpíada, os interessados devem acessar o site.

Curta nossa página no Facebook

Bolsonaro mentiu! Negou quatro vezes a volta da CPMF; imposto vai ser "recriado"

Vista com bons olhos pela equipe econômica de Jair Bolsonaro (PSL), capitaneada pelo ministro Paulo Guedes, a criação da Contribuição sobre Pagamentos (CP) - imposto nos moldes da extinta CPMF - já foi tema abordado pelo presidente da República em quatro oportunidades e, em todas elas, o pesselista declarou publicamente sua aversão ao tributo.

Durante a corrida eleitoral do ano passado, Bolsonaro publicou no Twitter que não permitia que pessoas ligadas a seu então futuro governo divulgassem informações sobre alguns temas, entre eles a CPMF. "Desautorizo informações prestadas junto a mídia por qualquer grupo intitulado 'equipe de Bolsonaro' especulando sobre os mais variados assuntos, tais como CPMF, previdência, etc", escreveu no dia 2 de novembro de 2018.

Em setembro de 2018, também durante a campanha, Bolsonaro disse que havia votado pela revogação da CPMF e revelou que nunca cogitou a volta do imposto. "Nossa equipe econômica sempre descartou qualquer aumento de impostos. Quem espalha isso é mentiroso e irresponsável. Livre mercado e menos impostos é o meu lema na economia", garantiu o então candidato.

Dois dias antes, ele já havia pedido que seu eleitorado ignorasse "algumas notícias mal intencionadas" a respeito do seu interesse de implantar um tributo semelhante ao CPMF. "Não procede. Querem criar pânico pois estão em pânico com nossa chance de vitória. Ninguém aguenta mais impostos, temos consciência disso", finalizou Bolsonaro em publicação no Twitter.

Já em 2015, o presidente alegou que o governo de Dilma Rousseff (PT) tinha a intenção de reimplantar a CPMF para custear o programa Mais Médicos. Na ocasião, Bolsonaro atacou o Governo Federal duvidando dos investimentos. "60% (dos investimentos) para os Castro e 40% para o profissional. Viva Cuba, pague sempre Brasil".

A volta da CPMF
A proposta do Governo Federal de reforma tributária deverá chegar desidratada ao Congresso Nacional. O secretário especial adjunto da Receita Federal, Marcelo Silva, indicou nessa terça-feira, 10, que o plano do Governo é começar a reforma com a troca do PIS/Cofins para um único imposto, a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

Segundo Silva, somente num segundo momento é que seria enviada a proposta de criação da CP, um tributo nos moldes da extinta CPMF, para reduzir gradualmente os impostos que as empresas pagam sobre a folha de salário de seus funcionários.

A alíquota do novo tributo prevista pela Receita é de 0,20% no débito e crédito financeiro (paga nas duas pontas, pelo pagador e pelo recebedor) e de 0,40% no saque e depósito em dinheiro, de acordo com a proposta do Fisco. O secretário-adjunto Marcelo Silva é o articulador técnico da proposta com as equipes de auditores que trabalham nas mudanças.

A ideia de iniciar a reforma com a unificação apenas do PIS/Cofins era o caminho defendido pela área técnica da Receita desde o governo Dilma Rousseff. Os técnicos do Fisco também sempre foram favoráveis à recriação da CPMF para aumentar a arrecadação.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

Governador Camilo Santana discute gestão pública e educação em Singapura

O governador Camilo Santana participou nesta quarta-feira (11), em Singapura, na Ásia, de Encontro sobre Gestão de Pessoas e Educação, promovido pela Fundação Lemann. O evento, que segue até a próxima sexta-feira, tem como discussão central os desafios da gestão pública e o compartilhamento de experiências exitosas em educação. Os governadores Paulo Câmara (PE) e Eduardo Leite (RS) também participam do seminário, assim como vice-governadores, secretários de Estado, educadores e empresários brasileiros e locais.

“Foi um momento para a troca de experiências e conhecimento na busca pela melhoria da gestão pública e da eficiência dos serviços para a população. Temos uma parceria muito importante com a Fundação Lemann para um novo modelo de seleção pública. Fomos um dos primeiros estados a aderir a esse novo projeto de como aperfeiçoar e melhorar a gestão e, principalmente, a seleção de pessoas para os cargos no Estado”, citou o governador Camilo Santana.

Agenda
A agenda da comitiva em Singapura contou com visitas à Escola de Polícia Pública (School of Public Policy) e Academia de Professores (Academy of Singapore Teachers), onde o grupo pode conhecer de perto a política de gestão de pessoas e como é realizado o treinamento dos professores de Singapura. Os governadores se reuniram, ainda, com o ministro de Indústria e Comércio, Chang Chung Sing, e da Educação, Ong Ye Kung.

O responsável pela educação apresentou ao grupo uma palestra de como Singapura se tornou líder no ranking do Programa de Avaliação Internacional de Alunos (Programme for International Student Assessment – Pisa). Na avaliação de 2018, que mediu o desempenho de jovens de 15 anos em ciências, matemática e leitura, Cingapura apareceu no topo da lista, seguida por seus vizinhos asiáticos Hong Kong, Coreia do Sul, Japão e Taiwan. O Reino Unido ficou em 20º lugar, os EUA em 28º e o Brasil apenas em 65º lugar.

Evento
Organizado pela Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Humanize e a República.org, o Encontro sobre Gestão de Pessoas e Educação tem como objetivo ampliar o conhecimento especializado e acadêmico, assim como aprendizados a partir de experiências práticas já implementadas em outros países têm contribuído para o diálogo em torno de caminhos para que o serviço público no Brasil também avance, investindo no recrutamento, seleção e desenvolvimento dos servidores públicos.

Além dos governadores, participam do fórum os vice-governadores Eliane Aquino (SE), Rodrigo Garcia (SP) e Izolda Cela (CE); o secretário de Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, os secretários de Estado Julio Serson (Relações Internacionais, SP) e Élcio Batista (Casa Civil, CE); além do presidente da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann, empresários e educadores.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

AddThis