Ceará atinge menor índice de evasão escolar da história

O número de estudantes que abandonaram a escola no Ceará atingiu o menor índice histórico em 2018. O índice foi apresentado pelo governador Camilo Santana. O levantamento apontou ainda o crescimento de alunos aprovados no Ensino Médio e a consequente diminuição dos reprovados

“O Ceará tem se destacado na educação pública brasileira. Hoje, é um referência nacional e fora do Brasil. A partir de uma série de ações da Secretaria da Educação a gente conseguiu em 2018 ter o menor índice de evasão escolar da história do Ceará. Há dez anos chegava a quase 17% e reduzimos em 2018 para 5%. Mas quero que nem um aluno deixe a escola no Ceará. Estamos com uma política de estímulo, premiação e acompanhamento para que a médio e longo prazo a gente consiga atingir esse objetivo", apontou Camilo, complementando que o índice cearense é quase a metade do nacional, registrado em 2017. "Se compararmos com o Brasil, a taxa de abandono nacional é de 8,9%. Estamos praticamente com a metade da taxa e vamos trabalhar para melhorar”, informou o governador.

Camilo Santana também comemorou o crescimento da quantidade de alunos aprovados e a consequente diminuição de reprovações. “Outro dado importante é o percentual de aprovação. Saímos de 74,7% e chegamos a 90,1% de aprovados na rede pública estadual no Ensino Médio. Queremos 100%. No Brasil a taxa de aprovação é 81,7% e do Nordeste ficou em 85,1%. Em reprovação também temos caído. Em 2007 éramos 8,9% e no ano passado 5%. O Brasil tem uma taxa de reprovação de quase 10% e o Nordeste também, com 9,4%. São dados importantes e que nos orgulham”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

5 passos para uma vida longa - prevenindo o diabetes

Essas pequenas mudanças podem ajudar a proporcionar uma vida longa e a evitar o diabetes ou a se proteger dos seus piores efeitos.

O diabetes não para de aumentar – espantosos 350 milhões de pessoas sofrem da doença no mundo inteiro. Isso significa mais infartos, mais AVCs e uma expectativa de vida menor, mesmo que, fora o diabetes, a pessoa seja saudável. Coma direito, faça mais exercícios – o conselho é simples, mas às vezes difícil de seguir. O que os especialistas sugerem para ajudar?

1. Coma a salada junto
Quando comer pratos ricos em carboidratos (macarrão, batata ou arroz), sirva-se de salada também, e tempere-a com vinagre. Consumir 1,5 colher de sopa de vinagre pode baixar a glicemia em 42%, como mostrou um pequeno estudo em 2010.

2. Prepare corretamente o macarrão
Manter a capacidade das células de reagir à insulina é fundamental para evitar o diabetes, porque a insulina é o hormônio que tira açúcar do sangue. Eis um modo eficaz e saboroso de conseguir isso: refogue o macarrão em azeite extravirgem (e junte alguns legumes para completar). Numa pesquisa recente, essa abordagem aumentou substancialmente a sensibilidade à insulina em mulheres com sobrepeso. Os pesquisadores dizem que refogar em azeite os alimentos ricos em carboidratos ajuda a manter a glicemia estável. 

3. Mexa-se
Basta uma sessão de exercícios moderados para melhorar o controle do açúcar no organismo, como mostram novas pesquisas; surtos pequenos de atividade parecem ser tão eficazes quanto exercícios contínuos. (Passar horas sentado aumenta o risco de várias doenças, mesmo que, em outros momentos, você seja ativo.) Mexa-se pelo menos 30 a 45 minutos por dia. É possível aproveitar os minutos durante os anúncios da TV ou em outros momentos do dia, desde que se mexa intensamente. 

4. Imponha o blecaute
Se não consegue dormir 7 a 8 horas na maioria das noites, o risco de ter diabetes ou de piorá-lo aumenta entre 37% e 88%, conforme um estudo recente. Para dormir mais e melhor, fique no escuro, porque até um pouquinho de luz na hora de dormir retarda a produção de melatonina, hormônio que nos deixa com sono. Luzes de leitura e telas acesas bastam para despertar. Se quiser ler na cama, tente usar um par de óculos baratos com lentes cor de âmbar; eles bloqueiam as ondas de luz azul que são prejudiciais à melatonina. Vai usar o computador antes de dormir? Baixe programas gratuitos que filtram a luz azul, como F.lux (stereopsis.com/flux).

5. Troque as batatas por nozes
As batatas elevam a glicemia e, com o passar dos anos, têm grande probabilidade de engordar, como indicou um recente estudo. As nozes são ricas em gordura, mas, segundo os pesquisadores, beliscar algumas em vez de batatas fritas ajuda a emagrecer. E alguns estudos recentes mostraram que pistaches, amêndoas e amendoins têm um poder surpreendente de manter a glicemia estável.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Região do Cariri contribui para redução de homicídios no Ceará

Dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) indicam que durante o mês de fevereiro houve uma redução de 54,8% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no Ceará. Em fevereiro de 2018 foram registrados 361 crimes contra a vida sendo que esse número caiu para 163 no mês passado.

Acompanhando os resultados positivos, a Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), que abrange 25 municípios da Região do Cariri, registrou uma redução de 42% no índice de homicídios. Em fevereiro de 2018 foram registrados 26 crimes dessa natureza, sendo que no mês passado esse número caiu para 15.

De acordo com o comandante do 2º BPM, Major Luciano Rodrigues de Oliveira, as forças de segurança estão unidas em prol da sociedade cearense. Na Região do Cariri, a Polícia Militar tem atuado diuturnamente para reduzir os índices criminais e promover uma cultura de paz. “Nosso objetivo maior é garantir a tranquilidade da população, combater a criminalidade e salvar vidas”, destaca o oficial.

Curta nossa página no Facebook

Levantamento aponta: Em pouco mais de 60 dias de governo, Bolsonaro deu 82 declarações falsas

Jair Bolsonaro tomou posse em cerimônia no Distrito Federal no dia 1º de janeiro de 2019. Desde então, o político do PSL deu 149 declarações“passíveis de checagem”, sendo 82 delas falsas ou com alguma distorção.

Os resultados fazem parte de levantamento feito pela equipe do Aos Fatos (confira o documento completo aqui)- especializada em mapeamento de redes sociais e meios de comunicação. Desde a última segunda-feira (11), a agência se compromete em publicar balanços frequentes sobre a veracidade das falas de Bolsonaro.

O nível de fake news em curto prazo chama a atenção.Jair Bolsonaro está no comando do Executivo brasileiro há pouco mais de 60 dias. A força-tarefa de Aos Fatos demonstra que nas dez primeiras semanas de mandato Bolsonaro disse, em média, uma informação equivocada por dia.  

Jair Bolsonaro deslizou principalmente no campo econômico. Ao menos em 15 vezes o presidente escorregou ou contou inverdades sobre assuntos como construção de rodovias e gasto público em educação.

Durante a corrida eleitoral, Bolsonaro foi questionado sobre conhecimento técnico de uma pasta vital para o funcionamento da máquina. Ele, no entanto, saiu pela tangente e citou o ministro da Economia, Paulo Guedes, como o “posto Ipiranga”. Uma espécie de expert no tema. Desde a posse, foram seis declarações falsas e outras nove sem precisão sobre economia.

Brasil livre de corrupção
O fim da roubalheira se tornou o emblema de campanha do político, que a cabo da Lava Jato, nomeou Sérgio Moro como ministro da Justiça.  Além de revelar que este foi um dos assuntos preferidos do presidente, o Aos Fatos considera a fala contraditória.

Acontece que pelo menos seis ministros do governo são investigados pela Justiça. Onyx Lorenzoni, chefe da Casa Civil, admitiu ter recebido dinheiro de caixa 2 da JBS. À Rádio Gaúcha, ele confirmou ter levado R$ 100 mil reais em 2017.  

“Recebi sim. R$ 100 mil. Está nas minhas anotações. (recebi) através do Camardelli. Quero eximi-lo de qualquer responsabilidade. Ele prestou apenas um auxílio para que aquele recurso chegasse”, declarou.

O viés ideológico zanzou pelas redes sociais de Bolsonaro ao lado de ataques aos jornalistas. Recentemente, o presidente acusou a repórter Constança Rezende, de O Estado de São Paulo, de querer arruinar a vida do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e buscar o impeachment do presidente. Constança é filha de Chico Otávio, funcionário d’Globo também difamado pelo presidente. Ele está envolvido nas investigações jornalísticas sobre milícias e a execução de Marielle Franco.

A postagem de Jair Bolsonaro é falsa. O site Terça Livre registrou a informação, mas não informou que a declaração foi colhida sem contexto e em um diálogo entre a repórter e um jornalista francês.

Falando sobre ideologia, Bolsonaro lançou o balão de ensaio do kit gay e chegou a ser impedido por William Bonner, no Jornal Nacional, de mostrar um livro que, segundo ele, incentivava ideologia de gênero nas escolas. Mais uma vez, falso.

O presidente adota estratégia parecida com a de Donald Trump, a que disse admirar. Nos Estados Unidos, o mandatário norte-americano popularizou o termo fake news e adotou a perseguição ao trabalho de repórteres da CNN e do The New York Times.

Fonte: Hypeness

Curta nossa página no Facebook

IFCE Crato oferta curso de cultivo hidropônico

Estarão abertas de 18 a 23 de março as inscrições para um curso de hidroponia ofertado pelo campus de Crato do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O curso é gratuito e, para se inscrever, é preciso ter ensino fundamental completo. As inscrições poderão ser feitas de 8h às 11h30, no Departamento de Ensino/Coordenação de Extensão do campus. São 35 vagas no total: 10 para a comunidade interna e 25 para a comunidade externa.

O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) terá duração de 40 horas/aula e será realizado de 11 de abril a 9 de maio, todas as quintas-feiras, de 8h às 11h e de 13h às 17h, no próprio campus. A capacitação dá direito a certificado. A documentação necessária para a inscrição está disponível no edital, no site www.ifce.edu.br/crato.

Hidroponia
A hidroponia é um sistema de cultivo que utiliza uma solução nutritiva balanceada, com água e nutrientes, para promover o desenvolvimento da planta sem o uso do solo. A técnica pode ser utilizada para cultivar alface, morango e coentro, entre outros. Mas, para que o sistema funcione, é preciso adaptar técnicas e materiais para a temperatura da região do Cariri. Essas orientações serão passadas durante o curso.

O sistema é mais eficiente e econômico no uso de água, de fertilizantes e permite a colheita durante todo o ano, com o uso de estufas: "As vantagens são várias. A primeira é que grande parte das doenças que atingem as plantas estão presentes no solo e são facilmente transportadas entre as regiões. Como a hidroponia geralmente é em ambiente protegido, uma estufa, essas pragas não têm acesso às plantas. Outra vantagem é a redução dos gastos com água", explica o coordenador do projeto, o professor Cley Anderson Freitas.

Serviço:
Curso gratuito de Cultivo Hidropônico
Inscrições de 18 a 23 de março, de 8h às 11h30 no Departamento de Ensino/Coordenação de Extensão do IFCE campus Crato
Endereço: CE 292, km 15, Bairro Gizelia Pinheiro

Curta nossa página no Facebook

Semana Padre Cícero será aberta próximo dia 20, em Juazeiro do Norte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, na próxima quarta-feira, dia 20, depois da tradicional missa do Padre Cícero, na Capela do Socorro, às 6 da manhã, dará início, oficialmente, às comemorações dos 175 anos do fundador da cidade. A abertura da 37ª Semana Padre Cícero acontecerá no Memorial, a partir das 8h30, com musical, teatro e exposição.

À tarde, haverá missa na Capela do Socorro, às 15 e às 17h. À noite, sarau de poemas e show com Luciano Brayner, no Memorial.

Até o aniversário do Padim, no dia 24, a programação será extensa, incluindo serestas, a distribuição do caldo da Nair, meia maratona, a procissão das flores e o corte do bolo gigante, de 175 metros. No dia 23, à meia-noite, no Largo do Socorro, serão cantados os parabéns. Ao mesmo tempo, uma queima de fogos, na Colina do Horto, vai reforçar o canto de Jota Farias: "O Padre está vivo, ele não está morto".

De acordo com o Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, a Semana Padre Cícero está se consolidando no calendário de visitação dos romeiros. Além de virem cumprir os seus rituais de fé, eles têm buscado homenagear o sacerdote de outras formas, como participando do concurso do bolo mais bonito e criativo. Em 2018, o vencedor veio de Alagoas. Este ano, a competição será julgada pela Associação de Chefes de Cozinha do Cariri, mostrando a expertise na área gastronômica. "Entre os seresteiros, nós teremos Alagoanos. Eles pediram para cantar para o Padim", diz o titular da SETUR.

Ainda durante a Semana, será apresentado o novo Conselho Municipal de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte - COMTUR - com 20 membros, entre titulares e suplentes, formado por representantes do poder público e da sociedade civil, através da SEDEST, SEMASP, SEINFRA, SECULT, SETUR e dos setores de hospedagem, alimentos e bebidas, serviço de aprendizagem comercial, apoio a micro e pequenas empresas e de guias de turismo. "O COMTUR vai nos fazer mais assertivos", finaliza Júnior Feitosa.

Assessoria de Imprensa/PMJN

Curta nossa página de Facebook

Fábrica de mosaicos, em Barbalha, será um dos 16 museus orgânicos do Cariri

Um dos poucos produtores de ladrilhos hidráulicos do Ceará, Jaime Arnaldo Rodrigues, o Seu Jaime, de 76 anos, verá sua fábrica, instalada no quintal de sua casa, em Barbalha, se transformar em um museu. Através do projeto Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri, idealizado pela Fundação Casa Grande e realizado pelo Sesc Ceará, a residência do artesão será um dos 16 espaços contemplados.

A informação foi confirmada pelo idealizador do projeto, Alemberg Quindins, um dos criadores da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda. Porém, ainda não há data para sua inauguração. “Retorno ao Cariri em abril e vamos avaliar isso”, antecipa. Este será o primeiro museu orgânico em Barbalha.

A ideia é tornar a casa de Jaime um espaço de visitação, valorizando seu cotidiano. “Já é uma coisa natural vir ao Cariri para conhecer a cultura popular”, afirma Alemberg. Nestes espaços, os visitantes tem contato com o mestre da cultura, sua família e sua memória. Na sua residência, será desenvolvido um acervo vivo, onde é possível interagir e conhecer um pouco do seu trabalho.

Trajetória
O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento artesanal feito à base de cimento que era comum ser colocado nos pisos de praças e casas. Diferentemente da telha e do tijolo que são levados ao forno, a peça, depois de preparada, descansa por oito horas imerso em água. Um trabalho manual cansativo.

Este ofício, Jaime carrega desde os 17 anos quando começou na pequena fábrica de mosaicos que pertenceu ao senhor João Gonçalves, que ficava na Rua do Vidéo, em Barbalha. Após duas décadas como funcionário, o artesão viu o empreendimento falir.

Porém, Jaime seguiu trabalhando por causa de uma crescente procura por ladrilhos hidráulicos que seguiam uma nova tendência: a utilização de cores. Com ela, conseguiu comprar terreno, prensas e montar sua própria fábrica. Suas peças estão presentes no chão de várias cidades do Cariri e em outros estados como Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Mantendo o ofício mesmo depois de aposentado, recebeu o título de Mestre da Cultura Cearense em 2017.

Museus orgânicos do Cariri
O projeto surgiu em Nova Olinda, através da Fundação Casa Grande, responsável por duas experiências no Município: o Museu do Ciclo do Couro: Memorial Espedito Seleiro e o Museu Casa Antônio Jeremias. Os dois espaços movimentaram ainda mais a quantidade de visitantes na cidade, integrando um roteiro turístico local.

Com o sucesso, a proposta foi apresentada ao Sesc que topou ampliar, instalado mais 16 novos museus, com investimento de R$ 160 mil. Em setembro do ano passado, foi inaugurado o primeiro deles: o Museu Orgânico Casa do Mestre Antônio Luiz, em Potengi, que homenageia o líder do reisado dos Caretas de Couro, no Sítio Sassaré. Já o segundo, foi aberto no mesmo município, em novembro, na oficina de Francisco Dias, o Mestre Françuli, que fabrica aviões com folhas de flandre e zinco.

O próximo museu a ser inaugurado será o de Francisco Gomes Novaes, o Mestre Nena, líder do grupo Bacamarteiros da Paz, de Juazeiro do Norte. Apesar de não ser titulado pela Secretaria de Cultura de Estado, ele já tem mais de 50 anos dedicados à cultura. Sua casa fica no bairro João Cabral.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Bolsonaro manda recolher caderneta de saúde do adolescente e tirar fotos de prevenção a DSTs

O presidente Jair Bolsonaro disse ter pedido ao Ministério da Saúde o recolhimento de uma caderneta de saúde do adolescente que contém imagens que mostram como prevenir a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. 

No lugar, afirma, o governo deve fazer uma nova cartilha, “com menos páginas, mais barata e sem essas figuras”, sinalizando que os trechos de prevenção sairiam do material.

Em vídeo divulgado nesta quinta, Bolsonaro diz que foi informado sobre a publicação após ver um vídeo em que uma mãe reclamava do material, que ele chama, por engano, de "caderneta da vacinação". 

Para Bolsonaro, o documento “mostra certas figuras que não cai bem para meninos e meninas de 9 anos terem acesso”.

A publicação, chamada de "Caderneta Saúde do Adolescente", foi lançada em 2008. O objetivo é informar meninos e meninas de 10 a 19 anos sobre cuidados básicos em saúde, a importância da vacinação, transformações do corpo na adolescência e métodos de prevenção à gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

Com 40 páginas, concentra oito para a questão da sexualidade, abordada de forma sutil e com versões adaptadas para meninas e meninos. Ambos os materiais, porém, frisam a adolescência como um "momento importante da vida" e de transformações. "Esta caderneta de saúde foi feita para apoiar você nesse processo de autodescoberta e autocuidado", diz o texto.

“Tem muitas informações boas aqui, precisas. Mas o final dela fica complicado no meu entendimento”, afirmou Bolsonaro, apontando para páginas com orientações de como utilizar a camisinha e imagem que explica as partes do órgão sexual. “Se você pai ou mãe achar que não [tem problema], é direito teu. Sugestão primeiro é dar uma olhada e se achar complicado, tira essas páginas.”

Logo em seguida, porém, ele afirma que combinou com ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta que o material será recolhido e substituído por uma nova cartilha. 

Em nota, o Ministério diz que vai seguir as orientações do presidente. À Folha, Mandetta confirmou que o documento será revisto. Em entrevista, porém, evitou confirmar o recolhimento por ainda não ter analisado o material.

Para Mandetta, o problema pode não estar na caderneta em si, mas na faixa etária a qual é recomendada. “Vamos rever. É aquela linha fina entre a linguagem e o público-alvo. Quando se fala em adolescente, tem gente que entende essa adolescência mais tardia, após 14, 15 anos. Tem que ver a calibragem de qual o conteúdo e qual a faixa etária que está se falando”, afirmou. ”Se eu uso uma cartilha numa turma de 9 anos, o erro pode não estar na cartilha, mas na abordagem que foi feita.”

Questionado se possíveis mudanças não representariam um veto do governo a ações de educação sexual, consideradas fundamentais por especialistas para prevenir a gravidez na adolescência, Mandetta disse que ainda não poderia comentar quais medidas serão adotadas.

“Temos o problema da gravidez na adolescência e das doenças sexualmente transmissíveis. Talvez essa cartilha esteja sinalizando que o programa está descalibrado. Pode ser que esteja usando a linguagem errada, uma linguagem do público A para o público B.”

Ainda de acordo com o ministro, a discussão começou após o vídeo de uma mãe que reclama pelo documento ter sido entregue a sua filha de 9 anos —a caderneta, no entanto, é indicada para crianças de 10 a 19 anos.

“Talvez essa mãe esteja certa no caso da filha dela. Não podemos pré-julgar”, disse ele, para quem as variações na adolescência tornam difícil a avaliação. “Adolescência é marcada pela fase hormonal. Tem gente com 10 anos que já é mocinha, já tem menarca. E tem gente com 13 que ainda não. É uma faixa etária sensível de transição.”

Questionado, o ministério disse que não houve distribuição das cadernetas neste ano. A pasta não informou dados dos anos anteriores.

'Irresponsabilidade'
O professor de saúde coletiva da Unifesp e ex-ministro da Saúde na gestão de Dilma Rousseff, Arthur Chioro, classificou a possibilidade de recolhimento do material como "irresponsabilidade". "É lamentável quando alguém coloca suas convicções pessoais acima do interesse público", afirma.

Segundo ele, o material tem sido usado nos últimos anos por municípios, em parceria com unidades de saúde e escolas, sem que haja críticas ou problemas. "É um material importante e muito seguro. Não é uma construção amadora. Ele trabalha lastreado em evidências científicas. Não são gestores que desenvolvem esse tipo de material, mas sociedades de especialistas", disse.

Para Chioro, a medida pode representar um retrocesso nas ações de prevenção, sobretudo entre adolescentes, grupo que costuma não procurar as unidades de saúde. Nos últimos anos, o material foi distribuído por meio de iniciativas como o Programa Saúde na Escola, por exemplo.

Essa não é a primeira vez que um material com informações sobre ações de saúde e prevenção a DSTs é recolhido no governo de Jair Bolsonaro. Em janeiro, o Ministério da Saúde retirou do ar uma cartilha voltada à saúde de transexuais. A justificativa da pasta era a ausência de recomendações técnicas em trechos do material que citavam a prática de pump, que visa o alongamento do clitóris. Um mês após ter sido recolhido, o material voltou a ser disponibilizado, mas sem as imagens da prática e do uso de preservativo cortado para sexo oral.  

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook

MPCE apreende mais de 500kg de carnes e queijos irregulares no Cariri

De 12 a 15 de março, o Ministério Público do Ceará (MPCE) fiscalizou estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal nas cidades de Barbalha, Caririaçu, Jari e Salitre. As ações aconteceram com fiscais do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) em virtude da Semana do Consumidor.

Os técnicos verificaram se as empresas seguiam a legislação correspondente à atividade legal e, em especial, aspectos como a procedência, validade, conservação e armazenamento dos produtos e a existência do Selo de Inspeção Municipal (SIM).

Em Barbalha e no Crato ocorreram as maiores apreensões: 468kg de carne e 45kg de queijos por estarem sendo comercializados sem a indicação de origem. Todos os produtos apreendidos serão inutilizados.

Como funciona
Quando é encontrada irregularidade em uma microempresa, empresa de pequeno porte ou eireli, é lavrado um Auto de Constatação (AC) e o empreendimento tem o prazo de dez dias para apresentar a sua regularização. Caso ela não seja apresentada, o Decon fará uma nova fiscalização e, havendo a permanência da irregularidade, é lavrado um Auto de Infração (AI). A partir daí a empresa tem mais dez dias para apresentar defesa, sob pena da incidência das sanções administrativas previstas no art. 56 do CDC. Se a loja for um empreendimento de médio e grande porte, e sejam encontradas irregularidades, ela recebe imediatamente um auto de infração. Quando não é encontrada nenhuma irregularidade é lavrado apenas um Relatório de Visita (RV).

Confira abaixo o resultado das fiscalizações:

Em Jati:

– Mercadinho Évila: ausência de Certificado de Corpo de Bombeiros (CCCB), Livro de Reclamações do Consumidor e produtos foram apreendidos sem origem e certificação sanitária.
– Mercadinho São João: ausência de Certificado de Corpo de Bombeiros (CCCB), Livro de Reclamações e produtos foram apreendidos sem certificação sanitária.
-Mercadinho Dois Irmãos: ausência de Certificado de Corpo de Bombeiros (CCCB), Livro de Reclamações e produtos foram apreendidos sem origem e certificação sanitária.

Em Salitre:

– Mercadinho Nossa Senhora de Fátima: ausência de Certificado de Corpo de Bombeiros (CCCB), de alvará, licença sanitária, Código de Defesa do Consumidor (CDC) e do Livro de Reclamação, e produtos sem origem e certificado sanitário.
– Mercadinho Mini Preço: ausência de Certificado de Corpo de Bombeiros (CCCB) e do livro de reclamação e produtos sem origem e certificado sanitário.

Em Barbalha:

– Supermercado Opção: Foram apreendidos 68kg de carne e 45kg de queijos comercializados sem a indicação de sua origem.
– Mercado Municipal: quatro boxes estavam sem os seguintes documentos: CCCB, Alvará de funcionamento vencido, Licença Sanitária, CDC, Livro de Reclamação, precificação e produtos sem origem e condições sanitárias.

No Crato:

– Center Carnes: ausência de Certificado de Corpo de Bombeiros (CCCB), alvará de funcionamento, licença sanitária, CDC, nem Livro de Reclamação; produtos sem origem e certificado sanitário e apreensão de 400kg de carnes e derivados.

Em Caririaçu:

– Farmácia Madre Paulina: apresentou Alvará de Funcionamento, Registro Sanitário, CCBM/CE, Registro no Conselho Regional de Farmácia e do Farmacêutico, CDC e recebeu orientação sobre o Livro de Reclamação.
– Farmácia Batista: apresentou Alvará de Funcionamento, Registro Sanitário, CCBM/CE, Registro no Conselho Regional de Farmácia e do Farmacêutico, CDC e recebeu orientação sobre o Livro de Reclamação.
– Farmácia Nsa. do Carmo: apresentou Alvará de Funcionamento, Registro Sanitário, CCBM/CE, Registro no Conselho Regional de Farmácia e do Farmacêutico, CDC e recebeu orientação sobre o Livro de Reclamação.

Onde denunciar
Confira aqui as cidades que possuem atendimento do Decon. Caso uma cidade não possua órgão de defesa do consumidor, o cidadão pode denunciar qualquer irregularidade na Promotoria de Justiça da Comarca. Os endereços e telefones de todas as unidades do MP no Ceará estão disponíveis aqui.

Assessoria de Imprensa/MPCE

Curta nossa página no Facebook

Salário mínimo em fevereiro deveria ser de R$ 4.052,65, diz Dieese

Em fevereiro, o salário mínimo necessário para sustentar uma família de quatro pessoas deveria ter sido de R$ 4.052,65. O valor é 4,06 vezes o salário mínimo em vigor no mês passado, de R$ 998. A estimativa é do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e foi divulgada hoje.

O departamento divulga mensalmente uma estimativa de quanto deveria ser o salário mínimo para atender as necessidades básicas do trabalhador e de sua família, como estabelecido na Constituição: moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social.

Esse valor é calculado com base na cesta básica mais cara entre 18 capitais pesquisadas. Em fevereiro, o maior valor foi registrado em São Paulo (R$ 482,40). Os valores mais baixos foram observados em Salvador (R$ 362,93) e São Luís (R$ 368,82).

A diferença entre o salário mínimo real e o necessário subiu de janeiro para fevereiro. No primeiro mês do ano, o ideal era que ele fosse de R$ 3.928,73 (3,94 vezes o salário mínimo).

Mínimo subiu para R$ 998 em 2019
O salário mínimo em 2019 passou de R$ 954 para R$ 998. De acordo com decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, o valor diário do salário mínimo ficou em R$ 33,27, e o valor por hora, em R$ 4,54.

O aumento do salário mínimo foi de R$ 44 (4,6%) em relação ao anterior. No entanto, o valor ficou abaixo dos R$ 1.006 aprovados pelo Congresso para o Orçamento deste ano.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Empresa espanhola vence leilão para administrar o Aeroporto de Juazeiro do Norte

A empresa espanhola Aena Desarrollo Internacional será a concessionária do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, pelos próximos 30 anos. Ela foi a vencedora do leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para assumir a administração, ampliação e exploração do bloco Nordeste, formado ainda pelos aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa e Campina Grande (ambos na Paraíba). Os seis equipamentos foram arrematados pelo valor de R$ 1,9 bilhão. O pregão aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), na Bovespa, em São Paulo. Só no equipamento cearense, o investimento será na ordem de R$ 193,5 milhões para ampliação e manutenção.

O governador Camilo Santana esteve em São Paulo para acompanhar de perto o leilão. Para ele, a novidade vai trazer um crescimento para a região em termos de voos, investimentos e oportunidades, igual ao que aconteceu em Fortaleza com a concessão do Aeroporto Pinto Martins. “Estamos muito felizes. Isso significa mais desenvolvimento para o Cariri, que já é um grande centro de negócios e de turismo religioso. Foi um dos aeroportos mais disputados no leilão. Isso quer dizer mais desenvolvimento, mais turismo, melhoria na economia da região. O sucesso que hoje ocorre em Fortaleza vamos ter em Juazeiro do Norte. Não tenho dúvida que o aeroporto vai ter um crescimento forte, se transformando em um grande centro de conexão regional do Nordeste”, comemorou Camilo Santana.

Continuar investindo na melhoria da infraestrutura será importante para alavancar esse crescimento e o governador aproveitou a ocasião para falar das próximas ações do Estado na região. “Vamos ampliar o anel viário de Juazeiro do Norte até o aeroporto para que a gente possa ter um acesso mais rápido, ágil e confortável”, disse Camilo, que também informou mais duas obras para atrair turistas, sendo elas a Arena Romeirão e o teleférico do Horto do Padre Cícero. “Esse é o papel do Estado, criar as condições necessárias para atrair investidores. Foi um momento histórico que no futuro trará bons frutos para o Cariri e o Ceará”, enfatizou o governador.

Melhorias na infraestrutura do aeroporto
O planejamento com a concessão é aumentar em 200% o tamanho do terminal de passageiros nos próximos 15 anos, saindo dos atuais 2,5 mil m² para 7,5 mil m² até 2034, ano final da primeira fase da concessão. Uma segunda ampliação para 10 mil m² já está prevista na outra metade da concessão. A pista também deve aumentar 138 metros, passando de 1.800m para 1.938m – com 45m de largura. Áreas de escape devem ser construídas nas duas extremidades.

O aeroporto deverá ter seu pátio de aeronaves ampliado, receber melhorias na segurança operacional nas pistas de pouso e de táxi, bem como nos pátios de aeronaves. Além disso, está programado o aperfeiçoamento na segurança da inspeção de bagagens e cargas embarcadas no aeroporto e adequações nos auxílios à navegação aérea. A nova estrutura deve contar ainda com quatro pontes de embarque, totalizando 12 posições de aeronaves.

Nos primeiros 15 anos, a expectativa é que 1,4 milhão de pessoas utilizem o terminal, crescimento de 138% em relação aos dados de 2016 (590,7 mil). No fim da concessão, em 2048, deverão ter passado pelo aeroporto 2,8 milhões de passageiros por ano. Prevendo esse crescimento, um novo sistema viário de acesso, incluindo o estacionamento, deverá ser construído. O número de vagas passará de 230 para 376. As obras devem ter início em 2020.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

AddThis