Justiça determina que operadoras não podem vender celular bloqueado

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região determinou ontem que as empresas de telefonia não podem vender ao consumidor aparelhos celulares bloqueados.

A multa às operadoras em caso de descumprimento foi estabelecida em R$ 50 mil por dia. Cabe recurso à decisão, da 5ª Turma do tribunal, tomada como resposta a uma ação do MPF (Ministério Público Federal) e da Oi Móvel.

Na prática, a decisão não deve ter muito impacto, já que desde 2010 a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) permite que o consumidor peça às operadoras que desbloqueiem o aparelho gratuitamente.

"Desde então, as empresas passaram a optar pela fidelização do cliente por meio dos planos, e não do aparelho", aponta Eduardo Tude, da consultoria Teleco. "O que mudaria, se a decisão se confirmar, é que antes o cliente tinha que ir à operadora pedir o desbloqueio e agora o aparelho celular já viria desbloqueado", completa.

A venda de aparelhos bloqueados por até 12 meses é prevista por uma norma da Anatel. O recurso do MPF e da Oi Móvel foi a essa norma, com o argumento de que "nada justifica o bloqueio dos aparelhos, pois tal prática vincula o consumidor a uma única operadora".

"Nossa argumentação é em defesa do consumidor, e não contra", afirma Eduardo Levy, do SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal).

"O cliente tem a opção de comprar o telefone pelo valor que ele quiser e habilitar na operadora. Mas também pode escolher o melhor valor e assumir, por opção, uma fidelização, pagando mais barato pelo aparelho."

Levy diz ainda que a prática de fidelização é comum no mundo todo. "Não obrigamos ninguém a fazer nada. O legislador é que acaba retirando a opção do cliente, e não o contrário".

Fidelização
Em sua defesa, durante o julgamento, as operadoras Vivo e Claro sustentaram a tese de que o consumidor sempre teve o direito de procurar a operadora mais conveniente e pagar o valor total do aparelho celular.

Declararam ainda que, para conceder benefícios ao cliente, precisam arcar com o custo do aparelho e acabam por "transportar determinados encargos para o mercado". O argumento foi rechaçado pelo tribunal.

O relator do caso, o desembargador federal Souza Prudente, declarou que nos dias atuais "não vale a vontade do príncipe, mas a vontade do povo manifestada em lei". "O bloqueio técnico dos aparelhos celulares configura uma violência contra o consumidor", afirmou.

"Ao obrigar o consumidor a ficar fidelizado a determinado plano, está caracterizada a venda casada, uma afronta, pois, aos direitos do consumidor", declarou a desembargadora federal Selene Almeida em seu voto.

A decisão da 5ª Turma do tribunal foi unânime.

Procurada pela reportagem para comentar a decisão, a Vivo afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que vai recorrer da decisão. A Folha não conseguiu contato com a Claro neste sábado.

Fonte: Folha.com

Eleições 2012: Ciro Gomes agride estudante em convenção do PSB no Crato


A convenção do PSB cratense, realizada ontem (29) no Crato Tênis Clube, foi iniciada com cerca de quatro horas de atraso e foi palco de muitos tumultos e protestos. A espera pelas presenças do governador Cid Gomes e do ex-ministro Ciro Gomes, além do atraso, criou um clima de tensão entre os presentes pela falta de informação.

Com a chegada do governador e sua comitiva, inicialmente no Salão de Atos da URCA, que se transformou numa praça de protestos, o ex-ministro Ciro Gomes, colocou-se na posição de enfrentante e acabou agredindo o estudante do terceiro semestre de direito, Mateus Sibra. O motivo da agressão teria sido a menção, feita pelo estudante, ao Aquário de Fortaleza. O estudante faz parte do movimento “quem dera ser um peixe...”.

O governador Cid Gomes, disse que no seu governo já investiu mais que o dobro dos governos passados. Ele enumerou várias obras realizadas e disse que a responsabilidade do ensino superior no Brasil é do governo federal. Sobre as reivindicações, Cid disse que existem pessoas interessadas na melhoria da universidade, mas no meio dos manifestantes há os que querem fazer "politicagem ridícula". “Não aceito provocação e com relação aos cartazes ‘quem dera ser um peixe’, tibungo no canal,” disse.

A estudante Vladiana Feitosa, disse que desde que entrou a situação é a mesma. “Mais uma vez o governador adiou a conversa e continua dizendo que a responsabilidade é do governo federal. Ele diz que já fez muito pela educação cearense e se recusa a nos receber e ouvir nossas reivindicações. Fez isso em Fortaleza e faz isso aqui,” disse.

A reitora Otônite Cortez, disse que o ato não é novidade e que os alunos tem o direito que reivindicarem seus direitos. “O movimento é justo, mas o governo tem procurado fazer a sua parte, diferentemente de outros governos,” disse.

Os estudantes da URCA cobraram, principalmente, concurso para professores efetivos, melhorias na estrutura dos prédios e restaurantes universitários em todas as outras unidades. Segundo os manifestantes, há um déficit de 300 professores efetivos e o governo só tem realizado concursos para temporários e substitutos. O governador Cid Gomes afirmou que, após o dia 20 de julho, virá ao Crato com uma comissão para, mais uma vez, tentar chegar a um consenso com os acadêmicos.

Os agentes de saúde Juazeiro do Norte, também, fizeram manifestação cobrando insalubridade e PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários), segundo eles, prometidos pelo governador em fevereiro, mas até o momento não foi resolvido.

Dentro do prédio e longe dos manifestantes a convenção confirmou o nome do deputado Sineval Roque a prefeito do Crato. Cerca de 800 filiados, curiosos e simpatizantes acompanharam o evento que acabou sem definição de quem será o vice na chapa. Segundo informações o governador ainda tentou convencer o petista Marcos Cunha a ser o vice, o que foi descartado pelo próprio Marcos.

Madson Vagner

Fonte: Miséria

Crato (CE): Xilógrafos participam de exposição

A xilogravura assume múltiplas linguagem e caráter universalista, com o trabalho do grupo integrante das ações do Xilógrafos do Crato (Xicra). O regional viaja pelo mundo, para obter novas imagens e impressões que resultaram no "O Fio da Xilo", exposição aberta na Galeria do Sesc, em Crato, esta semana e que vai até o dia 31 de julho. Com o trabalho surgiram os stickers, que são adesivos usados nos espaços urbanos, com imagens de xilogravuras estilizadas.

As máscaras, colagens, vídeo apresentados durante a mostra promovem um diálogo permanente com o público, e apresentam a arte centenária de forma dinâmica, dentro de um processo de mutação e entendimento, a partir de uma linguagem da modernidade do que representa esse material. Segundo os integrantes da Xicra, os artistas plásticos e xilogravuristas, Franklin Lacerda, Adriano Brito e Carlos Henrique Soares, a proposta é trabalhar com a xilogravura e o cordel, por meio de uma visão ampliada de trabalho, sem conter o desenrolar das atividades.

No Cariri, foram realizadas três oficinas dentro da proposta, e o inusitado para o campo da xilogravura foi a inserção de quatro mulheres no campo de trabalho das imagens em madeira. Uma atividade rara entre mulheres, num dos celeiros da produção da xilogravura no Brasil, que é o Cariri. Com isso, foi formado o grupo Mulher Xilógrafa do Cariri (Muxica). O projeto, que tem a parceria do Xicra com o Ministério da Cultura, por meio da Funarte, é um entrelaçamento de atividades de várias instituições, do sul do País e artistas de países como a Argentina e Colômbia. Nas ruas das cidades a arte se manifesta. Os anônimos ficam mais anônimos ainda com as máscaras estilizadas e contextualizadas com a contemporaneidade. Para essa atividade, os integrantes do grupo mantiveram conexão com artistas que atuam na arte urbana, a exemplo do grupo Acidum. Daí, nasceu o Projeto Artistas em Viagem, tendo com a participação nesse trabalho da gravadora colombiana, Yili Rojas, e do fotógrafo paulista, Isaumir Nascimento. Os artistas residem em Berlim de onde produzem gravura, fotografia e curadorias.

Segundo Franklin, essa é a grande oportunidade de repensar o conceito de gravar na madeira. A ideia do uso dos stickers veio com o andamento do projeto e continua evoluindo. A partir daí, veio uma nova oficina, de X - Libris, com a gravadora argentina, Julieta Warman, residente em La Plata, na Argentina.

A partir das oficinas de máscaras, foram iniciadas as performances nas ruas, com os xilo mascarados. Nos centros urbanos, a poesia se junta ao que se vive no dia a dia. Um exercício da palavra é reunindo às imagens. A partir desse trabalho, foi feito um registro fotográfico das performances nas ruas e produzido o livro "Uma Fábula em Cordel", lançado no maior evento de gravura, em São Paulo, a SP Stampa, e agora no Cariri, na abertura da exposição, no último dia 26. Várias escolas da região já visitaram o trabalho, que traz também uma didática dinamizadora da evolução do cordel para as novas linguagem. Os participantes podem experimentar o uso das máscaras, e interagirem no espaço.

Mais informações
Links para contatos do Xicra

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Justiça revoga a prisão e ´Mução´ é solto em PE

O juiz titular da 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco, César Cavalcanti, revogou, no fim da tarde de ontem, a prisão temporária que ele mesmo havia decretado, na última quarta-feira, contra o humorista e radialista Rodrigo Vieira Emereciano, o ´Mução´. O comunicador havia sido capturado em Fortaleza, na manhã de quinta-feira passada, durante uma operação desencadeada em todo o Brasil pela Polícia Federal com o apoio da Interpol. ´Mução´, assim como outras 31 pessoas, são acusadas de integrar uma rede de pedofilia que usava a internet para a troca de imagens de crianças e adolescentes em situação de exploração sexual, atos pornográficos e até cenas de canibalismo.

Na noite de ontem, a PF de Pernambuco informou que um irmão do radialista teria assumido ser o responsável pelo material pornográfico descoberto no computador de ´Mução. O rapaz, que não teve seu nome divulgado pelas autoridades, revelou que utilizou senhas do irmão e criou e-mails se passando por ele. Com base neste procedimento, teria trocado e-mensagens com conteúdo pornográfico e feito a permuta de imagens com cenas de sexo explícito envolvendo adolescente e crianças.

Revogação
No fim da tarde de ontem, por telefone, o advogado de ´Mução´, Valdir Xavier, entrou em contato com a Redação e confirmou a revogação da prisão do acusado. Ainda pela manhã, o humorista foi transferido de Fortaleza para a sede da Superintendência da PF de Recife, numa operação sigilosa, cuja notícia só ´vazou´ para a Imprensa por volta de 11 horas.

Segundo o advogado, também na manhã de ontem a defesa havia ingressado com um pedido de habeas corpus em favor de ´Mução´, alegando que sua custódia fora desnecessária, já que, ao tomar conhecimento das acusações, ele imediatamente se colocou à disposição das autoridades "para qualquer esclarecimento", bem como, prestou um longo depoimento na sede da PF. O interrogatório, conduzido por um delegado federal procedente de Recife, demorou quase uma hora e meia na sede da PF em Fortaleza, no bairro de Fátima. "Ele está muito tranquilo e acredita que, o que houve foi um mal entendido. E isto que será esclarecido na Justiça", ressaltou Xavier.

Alvará
"A operação da PF no Brasil, batizada de ´Dirty Net (rede suja) deu cumprimento a 32 mandados de prisão e outros 50 de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas gerais, Espírito Santo, Ceará, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA 

Fonte: Diário do Nordeste

Mulher paga mais de R$ 100 mil para mãe-de-santo impedir fim de seu casamento

Uma mãe-de-santo de Presidente Prudente (cidade a 558 km de São Paulo) está sendo investigada pela polícia por prática de estelionato porque os trabalhos religiosos que prestou a uma pecuarista não surtiram o efeito esperado.

Segundo a polícia, a fazendeira, de 47 anos e que não teve o nome revelado, procurou a mãe-de-santo para tentar impedir o fim do casamento dela com um rapaz de 22 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher teria pago R$ 105 mil à religiosa, R$ 25 mil em dinheiro, que não foram recuperados, e o restante em cheques pré-datados, recolhidos pela polícia.

A mãe-de-santo Maria de Lourdes Higashino, 75, afirma que o valor cobrado pelo trabalho foi R$ 115 mil, e não R$ 105 mil. Segundo ela, a fazendeira pagou seus “honorários” em cheques pré-datados. “Foram nove cheques de R$ 5.000 e um de R$ 70 mil, que foram todos devolvidos na polícia na quarta-feira.”

Dinheiro para comprar casa
De acordo com Maria de Lourdes, a fazendeira queria impedir que seu enteado, filho do ex-marido, de quem herdou o patrimônio, atrapalhasse seu casamento com o rapaz de 22 anos. “O enteado não aceita a união e acha que o moço está com ela por causa de dinheiro.”

A mãe-de-santo afirma que o valor foi doado “espontaneamente” pela pecuarista. “O dinheiro era para comprar uma casa maior porque aqui eu não tenho espaço para atender as pessoas. Ia ser uma casa e um templo ao mesmo tempo.”

No trabalho espiritual prestado pela mãe-de-santo, a fazendeira recebeu banhos de defesa preparados com ervas, defumações e orações ao anjo da guarda, entre outros procedimentos.

Fonte: UOL

Censo IBGE: Ceará é segundo Estado mais católico do País

Clique para ampliar

Apesar da redução no percentual de católicos nos últimos dez anos, o Ceará ainda é o segundo Estado brasileiro com maior proporção de seguidores desta religião em relação ao total da população. Dos 8,4 milhões habitantes, 78% declararam-se católicos no último Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou seja, 6,6 milhões de pessoas.

O Estado ficou atrás apenas do Piauí, que teve 85% dos cidadãos declarados católicos. Porém, ficou à frente da Paraíba (76,9%) e Sergipe (76,3%).

A redução detectada no estudo mostrou uma queda de oito pontos percentuais em relação ao ano 2000. Na época, a população existente no Ceará era de 7,4 milhões, e os seguidores do catolicismo somavam-se 6,4 milhões de pessoas, ou seja, 86,5%.

Já os evangélicos no Ceará seguiram a tendência nacional e apresentaram variação significativa em dez anos. De acordo com números do IBGE, o crescimento foi de 51%. Passaram de 612 mil, em 2000, para 1,2 milhões em 2010.

Mesmo com este crescimento, o Estado possui a terceira menor proporção de evangélicos do País em relação à população.

Segundo o estudo do IBGE, há dois anos, 14,63% dos habitantes do Ceará declaram-se evangélicos. Já em 2000, esse percentual era de 8,24%.

Cultura
O técnico responsável pelo Censo 2010, Cláudio Crespo, explicou que os dados do estudo mostram uma solidez no trabalho da Igreja Católica na região, significando um cenário propício à manutenção desta religião.

Ele atribuiu a figura do Padre Cícero um dos fatores que reforçam a renovação do credo. "Esses mitos reforçam a tradição religiosa do Estado. Isso explica a diferença do Ceará e o do Piauí na proporção de católicos na população e as menores quedas de seguidores", pontuou.

De acordo com Crespo, de um modo geral, a região Nordeste não apresentou tanta redução nesta religião, como aconteceu no restante do País, como, por exemplo, no Norte.

Esta redução no percentual de católicos ocorreu em todas as regiões, mantendo-se mais elevada no Nordeste (de 79,9% para 72,2% entre 2000 e 2010) e no Sul (de 77,4% para 70,1%). Ao passo que os evangélicos, na região nordestina, aumentaram sua representatividade de 19,8% para 28,5%.

O técnico responsável pelo Censo explicou, ainda, que o crescimento dos evangélicos é um fenômeno das periferias dos grandes centros urbanos. "Porque é onde temos pessoas desapegadas das tradições. O contrário acontece nas regiões Nordeste e Sul, onde as religiões mais tradicionais predominam", completou Crespo.

Dos que se declaram sem religião, no Ceará, em 2010, somaram-se 361 mil, enquanto os espíritas estavam em 46.7 mil.

Âmbito nacional
Nacionalmente, os católicos passaram de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010. Embora o perfil religioso da população mantenha, em 2010, a histórica maioria católica, esta religião vem perdendo adeptos desde o primeiro Censo, realizado em 1872.

Até 1970, a proporção de católicos variou 7,9 pontos percentuais, reduzindo de 99,7%, em 1872, para 91,8%. Entre os Estados, o menor percentual de católicos foi encontrado no Rio de Janeiro, 45,8% em 2010.

THAYS LAVOR
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Mauriti (CE): Quadrilha sequestra família de gerente e assalta banco

Uma quadrilha de aproximadamente seis homens sequestrou a família do gerente do Banco Bradesco da cidade de Mauriti e assaltou a agência daquele município, localizado na microrregião de Barro, na manhã de ontem. A quantia levada não foi divulgada. Ninguém ficou ferido.

Conforme a Polícia Militar, familiares do funcionário foram feitos reféns durante 12 horas, até que o dinheiro do cofre fosse entregue. É a 45ª ação contra banco registrada no Estado em 2012, segundo levantamento feito pelo O POVO, com base no relatório do Sindicato dos Bancários.

De acordo com o tenente George, que atua no destacamento da PM do município, dois criminosos invadiram a residência do gerente ainda no início da noite de quinta-feira, por volta de 18 horas. Após renderem a família, o restante do grupo foi até o local. Ainda conforme o policial informou, durante a madrugada, o grupo se dividiu. Quatro criminosos levaram a família do gerente, esposa e um filho, para um local na Zona Rural no município, enquanto dois mantiveram o patriarca em casa.

Segundo a Polícia, pela manhã, o funcionário foi obrigado a levar os assaltantes até a agência, no Centro da cidade, abrir o cofre e entregar todo o dinheiro que havia no local.

Após o saque, esposa e filho da vítima foram libertos na BR-116, em um pondo da rodovia conhecido como “curva da malhada”, na direção da cidade de Barro. O lugar é cerca de 20 km distante do centro de Mauriti. Conforme informações da Polícia Civil, a quadrilha fugiu utilizando dois carros de passeio, sendo um Celta de cor vermelha e um Polo de cor prata.

Ninguém preso
O Comando de Policiamento do Interior (CPI) informou que foram realizadas diligências para capturar os acusados. Um cerco nas divisas dos estados da Paraíba e Pernambuco chegou a ser montado. A Polícia, porém, não conseguiu prender os assaltantes.

Conforme divulgou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na última quarta-feira, este ano 46 pessoas foram presas acusadas de participação em assaltos a bancos no Ceará. A Secretaria, porém, afirmou que apenas 39 ocorrências de assaltos a banco e caixas eletrônicos haviam sido registradas pela Polícia.

Fonte: Miséria

Eleições 2012: Disputa em Barbalha deverá reeditar polarização política

Com apenas duas candidaturas confirmadas até ontem, na antevéspera do prazo final para as convenções partidárias, o município de Barbalha, distante 503 km de Fortaleza (Cariri cearense) deverá polarizar a disputa eleitoral em 2012.

Atual prefeito, o petista José Leite vai concorrer a um segundo mandato. Pela oposição, o PPS vai lançar Argemiro Sampaio Neto. Sábado é o último dia para a realização de encontros partidários que decidirão as candidaturas.

Os palanques estão tão bem definidos em Barbalha que até o nome que concorrer a vice na chapa da situação é o mesmo de quatro anos atrás: a peemedebista Betilde Correia.

Já pela oposição, não foi fácil chegar ao nome de Argemiro, que acabou aglutinando as forças contrárias à atual gestão petista. Nos últimos meses, movimentos no PSDB indicavam que o ex-prefeito Rommel Feijó poderia sair candidato.

Uma nota de improbidade administrativa do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que poderá deixá-lo inelegível, entretanto, fez o tucano mudar os planos.

Base de Cid Gomes
Diferentemente dos maiores municípios do Cariri (Juazeiro do Norte e Crato), Barbalha vai, praticamente, repetir na disputa deste ano o arco de aliança em torno do governo Cid Gomes.

Além dos candidatos à reeleição a prefeito e vice, do PT e PMDB, respectivamente, a chapa majoritária contará com o apoio do PTB do deputado federal Arnon Bezerra. O palanque terá, ainda, o reforço do petista Camilo Santana, que já disputou a prefeitura local com Feijó.

Pela oposição, o PPS do candidato Argemiro receberá o apoio do PSDB. Chama a atenção, porém, a presença do PCdoB na chapa, que tem o candidato a vice, Demóstenes Coelho.

Quase racha
A polarização política no município acontece mesmo após tensões nos dois principais grupos políticos, liderados pelo PT e PSDB locais.

Na situação, o PMDB chegou perto de uma divisão entre indicar a vice de José Leite, marchar com a oposição ou mesmo sair com cabeça de chapa. A relação PT-PMDB também não era das melhores, por conta de resquícios da disputa para o Senado, em 2010.

O lançamento do candidato a vice-prefeito pela oposição também não aconteceu de forma pacífica. Ex-petista, Demóstenes, agora no PCdoB, apoiou José Leite na eleição de quatro anos atrás.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Importante, sobretudo, culturalmente, o município de Barbalha, na região do Cariri, poderá assistir a uma queda-de-braço entre forças lideradas pelo PT e o grupo político comandado pelo ex-prefeito municipal, o tucano Rommel Feijó. Diferentemente de outros municípios da região.

Os candidatos

José Leite (PT)
Atual prefeito, vai disputar a reeleição. Tem o apoio das principais forças políticas que apoiam o governo de Cid Gomes (PSB)

Argemiro Sampaio (PPS)
Empresário, terá o apoio do PCdoB , que indicará o candidato a vice, do PSDB e PSDC, entre outros grupos locais

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre traição

A pesquisadora Catherine Mercer, chefe de análises do estudo Natsal, fez uma analise dos estudos já feitos sobre traição e concluiu que os resultados maquiam a realidade e isso acontece por vários motivos.

Por exemplo, a American General Social Survey (Pesquisa Social Genérica Americana), pesquisa feita nos Estados Unidos em 2006, apontou que quase duas vezes mais homens do que mulheres admitiram ter tido relações sexuais com pessoas que não eram suas esposas ou maridos.

O último estudo de grande porte sobre comportamento sexual realizado na Grã-Bretanha, a National Survey of Sexual Attitudes and Lifestyles (Pesquisa Nacional de Estilo de Vida e Comportamento Sexual, Natsal, na sigla em inglês), feita em 2000, concluiu que 15% dos homens tinham tido relacionamentos “sobrepostos” no ano anterior – em comparação com apenas 9% das mulheres.

Catherine disse que a discrepância pode ser explicada, em parte, porque as mulheres estão menos inclinadas a admitir a infidelidade do que os homens. “Não podemos observar diretamente a infidelidade, então temos de nos basear no que as pessoas nos dizem, mas sabemos que existem diferenças entre os gêneros na forma como as pessoas relatam comportamentos sexuais”, disse Mercer.

Mas os números poderiam ser explicados de outra forma. Por exemplo, a diferença entre as estatísticas para a infidelidade de homens e mulheres poderia resultar de uma situação onde um número menor de mulheres cometem adultério, porém, aquelas que são infiéis o fazem com mais frequência.

Todas as evidências do estudo Natsal, no entanto, indicam que mulheres, de maneira geral, têm menos parceiros sexuais do que os homens – e não o contrário. Outra possível explicação para a diferença nos índices teria a ver com idade.

“Nós sabemos que, em média, os homens tendem a ser ligeiramente mais velhos do que suas parceiras mulheres“, disse Mercer. “Se você imagina um cenário onde um homem casado tem um caso com uma mulher mais jovem, que pela probabilidade tende a ser solteira, porque é mais jovem, ele teria sido infiel, mas ela não“.

Se uma pessoa considera ou não que uma mulher que tem relações sexuais com um homem casado está sendo cúmplice em adultério, isso vai depender dos seus conceitos morais. Também é importante notar que alguns relacionamentos são abertos e, em relacionamentos desse tipo, sexo com outros parceiros não seria considerado infidelidade. Mas não há flexibilidade nas estatísticas para acomodar essas nuances.

Mercer, inclusive, nem usa a palavra ‘infidelidade’ em sua pesquisa. Ela prefere usar termos mais neutros, como “sobreposição” ou “simultaneidade” de relacionamentos. “Infidelidade é uma palavra tendenciosa, ao passo que pensar em sobreposição de parceiros é mais apropriado quando estamos pensando sobre o contexto epidemiológico desses dados”, ela disse. “Estamos pensando, por exemplo, sobre a transmissão de infecções transmitíveis sexualmente e HIV”, explica.

Fonte: Acidez Feminina

Inscrições para o Prouni vão até segunda-feira

Os candidatos a bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem fazer suas inscrições no site do programa até segunda-feira (2).

Neste segundo semestre serão oferecidas 90.311 bolsas - 52.487 integrais e 37.824 parciais (50% da mensalidade). O processo de seleção do ProUni tem uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados.

O estudante pode fazer até duas opções de curso e de instituição no ato da inscrição e indicar sua prioridade. A primeira chamada será divulgada em 5 de julho e os pré-selecionados terão até o próximo dia 13 para comparecer à instituição de ensino em que pretendem estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula.

A segunda chamada está prevista para 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26. Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 933) por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa.

Para concorrer às vagas é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e ter obtido um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas e nota diferente de zero na redação. O candidato também deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.

Lista de espera
Após divulgação das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma poderão pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestação de interesse na lista será de 2 a 4 de agosto. Ao fim desse prazo, a partir do dia 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar o número de inscrição e senha no Enem 2011 (caso não se recorde poderá recuperá-los pelo: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem). Deve ainda indicar seu número de CPF.

Fonte: Diário do Nordeste

Eleições 2012: Em Juazeiro, Salviano vai de Santana

O deputado federal e empresário Manoel Salviano (PSD) abandonou a pretensão de disputar a prefeitura de Juazeiro do Norte.

Anteontem, em Brasília, o parlamentar fechou acordo político e deverá subir no palanque do prefeito e candidato à reeleição, Manoel Santana (PT).

A costura foi patrocinada pelo também deputado federal José Guimarães (PT), apoiador de Santana.

Quatro nomes permanecem na disputa, além do próprio prefeito: Raimundo Macedo (PSDB), Alcymar Monteiro (PDT), Vasques Landim (PR) e Demontier Fernandes (Psol).

Fonte: O Povo

Guimarães livre do caso da cueca

Após sete anos do escândalo dos dólares na cueca, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) foi excluído da ação que o Ministério Público Federal movia contra ele por causa do episódio. O Diário da Justiça publicou ontem a decisão da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que exclui o deputado da ação de improbidade que tramita na 10ª Vara da Justiça Federal em Fortaleza.

Procurado pelo Diário do Nordeste para falar sobre a decisão do STJ, o deputado preferiu não dar entrevista. Por meio da assessoria de imprensa, só deu uma declaração: "Justiça foi feita".

O advogado de José Guimarães, Hélio Leitão, explicou que o fundamento do recurso especial é de que não há elementos mínimos nem indícios que vinculem o deputado ao episódio. "O fato de um dos supostos envolvidos ser seu assessor não é suficiente. Não pode presumir a participação dele (Guimarães) no episódio", explicou.

Histórico
No dia 8 de julho de 2005, um assessor do parlamentar, José Adalberto Vieira, foi preso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com US$ 100 mil que estavam escondidos dentro da cueca. Outros R$ 209 mil eram levados em uma maleta de mão, quando Vieira embarcava de volta para Fortaleza. Na época, Guimarães era deputado estadual e presidente do PT no Ceará.

O fato se deu em meio aos desdobramentos do mensalão, que foi denunciado em junho de 2005 pelo, à época, deputado Roberto Jefferson. O caso acabou precipitando o afastamento do então deputado federal José Genoíno da presidência do Partido dos Trabalhadores.

Atualmente, Genoíno é um dos 38 réus do mensalão, processo que será julgado a partir de agosto no Supremo Tribunal Federal (STF).

STJ
O relator, Benedito Gonçalves, disse em seu voto na Primeira Turma do STJ que "tais circunstâncias, de relação de amizade e companheirismo político e partidário, não são o bastante para sustentar a instauração de uma ação de improbidade em relação ao recorrente". O recurso especial foi acolhido, por unanimidade, em 21 de junho, no STJ.

A decisão surpreendeu o Ministério Público Federal, que havia opinado pela rejeição do recurso. A linha de investigação do MP é de que o dinheiro apreendido com Vieira seria de propina, fruto de vantagens ilegais obtidas por meio negócios que envolvem empréstimos concedidos pelo Banco do Nordeste.

Fonte: Diário do Nordeste

Humorista Mução é transferido para Recife e deve seguir para presídio ainda hoje, segundo PF

O humorista Rodrigo Vieira Emerenciano, o Mução, foi transferido na manhã desta sexta-feira, 29, para Recife, onde começaram as investigações da operação DirtyNet, que investiga o compartilhamento de arquivos pornográficos envolvendo crianças e adolescentes. Ainda hoje, o humorista deve seguir para o presídio Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), de acordo com informações repassadas ao O POVO Online pela assessoria de comunicação da Superintendência da Polícia Federal de Pernambuco.

Rodrigo chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, por volta de 8h40min. De lá, ele seguiu para a sede da PF em Pernambuco, onde prestou depoimento. Na sequencia, o radialista foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), onde foi submetido a exame de corpo de delito.

Em contato com O POVO Online, o advogado de defesa de Mução, Waldir Xavier,  informou que não teria como confirmar a transferência do radialista. Porém, o advogado estará embarcando para Recife por volta de meio-dia desta sexta-feira.

Em entrevista à rádio O POVO/CBN, Xavier informou que o envolvimento do radialista no caso deverá ser esclarecido nas próximas horas.

Segundo Waldir, a Polícia Federal trabalha com a hipótese de que uma terceira pessoa tenha usado o computador do humorista para divulgar o material ilegal. Ontem, o suspeito prestou depoimento na Polícia Federal, segundo o advogado. "As diligências que estão acontecendo pela Polícia Federal agora pela manhã estão esclarecendo exatamente o que aconteceu", defendeu.

Xavier disse ainda que está providenciando uma medida liberatória para o humorista.

Mução foi preso na operação DirtyNet, da Polícia Federal, que investiga uma rede internacional de divulgação de pornografia infantil pela Internet. O humorista foi detido no apartamento onde está residindo há cerca de três meses na Capital, no bairro Meireles. Ele foi detido em cumprimento ao mandado de prisão temporário decretado pelo juiz federal da 13ª Vara Criminal de Pernambuco.

Caso a defesa não consiga soltura, a prisão temporária pode se estender por cinco dias, podendo ser prorrogada por mais cinco, caso as provas contra ele sejam contundentes.

Fonte: O Povo

Caso Cachoeira: Ex-assessor de Agnelo chora na CPI

Cláudio Monteiro, o ex-chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), chorou ontem durante o depoimento na CPI do Cachoeira no momento em que o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) elogiava sua postura. "Hoje, eu diria que Vossa Senhoria sai daqui com a cabeça erguida, que sua postura é a que se espera de alguém que tenha caráter", disse, o que levou o depoente às lágrimas.

Sampaio decidiu não fazer perguntas ao ex-chefe de gabinete e considerou acertada a decisão dele de não falar sobre seu filho João Cláudio Monteiro, de 33 anos. Segundo ele, o filho era dono de uma empresa que tinha veículos para transportar resíduos no DF, um contrato que o governo local mantém com a Delta Construções.

A empreiteira é suspeita de envolvimento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Monteiro disse que seu filho, maior de idade, é quem tem que responder pelos atos dele. O deputado do PSDB disse que o ex-chefe de gabinete estava certo.

Mais cedo, o ex-chefe de gabinete admitiu ter tido três encontros com o araponga Idalberto Mathias, o Dadá. O primeiro foi a participação em uma feijoada durante a campanha de 2010 promovida por Dadá. Os outros dois encontros ocorreram, no ano passado, com o ex-diretor regional da Delta Construções Cláudio Abreu para tratar do contrato de limpeza urbana em Brasília. Dadá acompanhava Abreu.

Questionado se outra pessoa pode ter recebido propina do esquema de Cachoeira, Monteiro disse que não pode negar peremptoriamente "Não posso afastar essa hipótese. Se isso ocorreu, foi sem meu consentimento, sem a minha aceitação", afirmou. Monteiro deixou o cargo de chefe de gabinete do governador Agnelo no início de abril, após escutas da Polícia Federal apontarem suposta ligação entre ele e integrantes do grupo de Cachoeira. Ele se diz alvo de uma disputa política.

No início da sessão, Monteiro apresentou documentos colocando à disposição a quebra de seus sigilos bancários, fiscal e telefônico, e dos três filhos. Mesmo respaldado por um habeas corpus, que concede o direito de permanecer em silêncio, Monteiro decidiu responder às questões dos integrantes da CPI.

Ele afirmou ainda nunca ter se encontrado ou tido contado com o empresário Carlos Cachoeira, preso desde o último dia 29 de fevereiro, acusado de comandar um esquema de jogos ilegais.

Entre as suspeitas contra ele, está a de ter recebido um rádio Nextel, aparelho que também foi distribuído para outros integrantes do grupo.

Cabo de chicote
O relator da CPI do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), afirmou ontem que não vai se "intimidar", numa referência ao governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). De passagem por Brasília mais cedo, Perillo cobrou isenção do relator, pedindo a ele que não seja "cabo de chicote". 

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte (CE): PM apreende revólveres com mototaxista e um quarteto que voltava de Caririaçu

Dois revólveres calibres 38 foram apreendidos nesta sexta-feira pela Polícia Militar em operações distintas, sendo o primeiro pela madrugada junto a um quarteto que retornava da Festa de São Pedro em Caririaçu e o outro em poder de um mototaxista em Juazeiro do Norte. Raimundo Nonato de Oliveira Soares, de 44 anos, foi flagrado em frente à sua residência na Rua Farias Brito (João Cabral) e já é reincidente no crime de porte ilegal de arma de fogo.

O mesmo foi abordado pelo Tenente Guedes, do Ronda do Quarteirão, após receber denúncias anônimas. Com o mototaxista foi encontrado um revólver calibre 38 especial e mais oito cartuchos do mesmo calibre, quatro calibre 12 e onze cartuchos calibre 22. Raimundo Nonato foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil pelos Cabos Arruda e Hudson e os Soldados Ícaro, Mathias e Gonçalves a fim de responder pelo crime.

Já por volta das 3 da madrugada de hoje, quatro jovens que trafegavam em um Fiat Uno Mille Fire de cor azul, ano 2006, e placas HYO-8489, inscrição do Ceará, foram levados para a Delegacia. O quarteto retornava de Caririaçu, onde foi acusado por um homem de 35 anos de tê-lo agredido e roubado sua cadeira. A abordagem se deu na Rua Padre Cícero, ao lado da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores quando os PMs encontraram no interior do carro um revólver calibre 38 com seis cartuchos intactos.

Foram leva dos para a Delegacia os jovens Roberto Adan de Oliveira Silva, de 25 anos, residente na Rua São Damião, Thiago Pereira da Silva, de 19 anos, que mora na Vila Dom Bosco a exemplo de José Rafael de Lima, de 18 anos, e o adolescente de iniciais M. L. M, de 16 anos, todos do Bairro Santa Tereza. Roberto foi autuado por porte ilegal e os demais ouvidos e liberados. O Fiat ficou recolhido na DRPC para onde foi levado pelo Cabo Murilo e os Soldados Avelar, Nildomar e J. Paz.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Governo Dilma tem avaliação positiva recorde de 59%, diz pesquisa CNI/Ibope


A avaliação positiva do governo da presidenta Dilma Rousseff subiu em junho, enquanto sua aprovação pessoal permaneceu estável em 77%, mostrou pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira.

De acordo com o levantamento feito pelo Ibope sob encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 59% apontam o governo Dilma como ótimo ou bom, o nível mais elevado da atual gestão no universo das pesquisas Ibope, contra 56% em março.

A pesquisa aponta que 32% veem o governo como regular, contra 34% na sondagem anterior, e 8% o classificam como péssimo ou ruim, mesmo patamar de março.

A região Nordeste é onde o governo Dilma é melhor avaliado e onde o porcentual "ótimo ou bom" alcançou 65%. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, o governo teve o maior aumento porcentual, de 50% para 65%.

Avaliação pessoal
Em relação à maneira de governar de Dilma, o porcentual de brasileiros que aprovam a presidenta se manteve estável entre março e junho, com um porcentual de 77%. Foi mantido, portanto, o mais alto nível desde o início de seu governo nessa questão.

Na região Nordeste, está a maior aprovação, de 82%, mesmo patamar da pesquisa anterior. Nas demais regiões, o porcentual subiu de 75% para 77%, dentro da margem de erro do levantamento, de dois pontos porcentuais.

Os que desaprovam a maneira de a presidenta Dilma de governar somaram 18%, um ponto porcentual abaixo do resultado do levantamento anterior neste quesito.

Dilma e Lula
A maior parte dos entrevistados ainda considera o governo Dilma igual ao governo Lula, mas o porcentual que fez essa avaliação recuou de 60% para 58%. Para 24% dos entrevistados, o atual governo é pior do que o anterior e, para 16%, a presidenta Dilma tem um desempenho melhor do que o de Lula.

Restante do mandato
A pesquisa revelou também que 61% dos entrevistados consideram que o restante do governo Dilma será "ótimo ou bom". O índice representa três pontos porcentuais acima do que o último levantamento de março deste ano para o mesmo quesito. No mesmo período, se manteve em 25% o porcentual dos que avaliam que os próximos dois anos do governo Dilma serão bons e em 10% os que disseram que serão péssimos.

O patamar de 61% para o "ótimo e bom" do restante do governo é a quarta alta seguida desde julho de 2011, quando o indicador era de 55%, o mais baixo do governo Dilma. Em março do ano passado, a confiança na condução da gestão da presidente chegou o mais alto patamar, de 68%.

Na região Nordeste está o maior porcentual dos entrevistados que esperam que o restante da administração Dilma seja "ótimo ou bom", com 66%. Na região Sul, estão os menos otimistas, com 55% para essa questão.

Confiança
No mesmo período, a confiança no atual governo também se manteve em 72%. O porcentual só é menor do que o registrado no primeiro levantamento da gestão Dilma, em março de 2011, quando alcançou 74%. Os entrevistados que disseram não confiar no governo Dilma são 25%, um ponto porcentual acima do levantamento anterior.

Com 74%, a região Nordeste, contudo, registrou uma queda de cinco pontos percentuais entre aqueles que não confiam na gestão da atual presidenta. Descontada a margem de erro, pode-se dizer que o patamar para essa questão é o mesmo da região Sul (75%) e das regiões Norte e Nordeste (76%).

Inflação e juros
A aprovação da população em relação à política de juros do governo saltou de 33% em março para 49% em junho, segundo o levantamento. De acordo com a CNI, o resultado reflete o esforço do governo em reduzir as taxas.

Pela primeira vez durante a gestão Dilma, o saldo entre os que aprovam os juros do País superou o dos que desaprovam, 41%.

Também melhorou a percepção dos entrevistados em relação à política de combate à inflação, cuja aprovação subiu de 42% para 46%, enquanto a desaprovação recuou de 50% para 47%.

Já a avaliação em relação à carga tributária, que antes liderava o ranking de desaprovações da CNI/Ibope, melhorou. O índice de rejeição do nível dos impostos recuou de 65% para 61%. Com isso, a situação da saúde passou a ser a mais preocupante para a população, com 66% de desaprovação.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 16 e 19 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

(Com Reuters e Agência Estado)

Fonte: Último Segundo

Plantão Infotech: Google lança tablet próprio

O Google apresentou ontem seu próprio tablet, o Nexus 7, criado para competir com o iPad da Apple e para proporcionar acesso à sua loja online de filmes, livros e muito mais.

O tablet de sete polegadas, equipado com o sistema operacional Android de última geração do Google, é fabricada pela firma Asus, com sede em Taiwan, e tem o peso de um livro de bolso, de acordo com o diretor de produto do Google, o brasileiro Hugo Barra.

“Queríamos criar a melhor experiência do Google otimizando todo o conteúdo disponível no Google Play (a loja de aplicativos para dispositivos móveis do Google)”, afirmou Barra durante a apresentação da novidade, na abertura da conferência anual do Google em San Francisco, Califórnia (EUA).

O tablet Nexus já pode ser comprado nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido através da loja Google Play a um preço de 199 dólares, e começará a ser comercializado nas lojas físicas em meados de julho.

Os tablets vêm com um cupom de 25 dólares para comprar conteúdos no Google Play. O Google mostrou ainda um dispositivo Nexus Q equipado com Android para ver filmes ou ouvir músicas em streaming de forma wif-fi em televisores ou caixas de som.

Outros lançamentos
O Google também apresentou o aplicativo de sua rede social Google mais para tablets, além de uma nova ferramenta mais elaborada para eventos na rede social. Segundo Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia do Google, a rede social já tem 250 milhões de usuários em cerca de um ano de vida, com 150 milhões ativos mensalmente.

Ele também acrescentou que os usuários estão passando mais tempo por dia no Google mais, uma média de 12 minutos, contra menos de quatro minutos anteriormente. A versão tablet do Google mais já está disponível para Android e “em breve” para iPad também.

Outra novidade apresentada no evento foi a versão 4.1 do sistema operacional Android, chamada Jelly Bean, que terá sistema de voz para digitação que funcionará offline e também responderá a perguntas. A nova versão do sistema estará disponível em meados de julho.

As mudanças tornam o Voice Search muito mais próximo do assistente virtual Siri, presente no iPhone e, em breve, no iPad. O Voice Search (busca por voz) será integrado a uma ferramenta de “busca inteligente” do Google, que dá resultados “mastigados” para os termos pesquisados por voz.

O Jelly Bean também terá melhor gerenciamento visual de aplicativos, cujas janelas passarão a se redimensionar automaticamente para o tamanho que o sistema considera mais cômodo.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
Desenvolvido em parceria com a empresa Asus, o tablet Nexus 7 tem tela HD de 1280 x 800 pixels, processador Tegra 3, câmera frontal, tecnologia NFC, Bluetooth, Wi-Fi, acelerômetro e bateria de nove horas de duração.

Fonte: O Povo

Juazeiro do Norte (CE): Polícia apreende revólver e fecha mais uma `boca de fumo´

Em operações distintas, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 com quatro cartuchos intactos em um imóvel suspeito de ser ponto de venda de drogas no bairro Romeirão e, no João Cabral, fechou mais uma “boca de fumo”. Por volta do meio dia, na Rua Odilio Figueiredo, 377 (Romeirão), uma equipe do Ronda do Quarteirão prendeu João Anderson Alves Dourado, de 23 anos, e apreendeu o menor de iniciais J. P. I., de 15 anos.

Denúncias anônimas apontam suspeitas sobre o imóvel de ser um ponto de venda de drogas, mas a polícia encontrou apenas uma boa quantidade de saquinhos plásticos normalmente usados para embalar drogas além do revólver que estava sob um colchão. Inicialmente, Anderson disse que a arma era sua, mas, na Delegacia, o adolescente tentou assumir a propriedade do revólver.

O garoto já foi apreendido outras vezes sob acusação do tráfico de drogas além de porte ilegal de arma de fogo. No dia 26 de março do ano passado, por exemplo, em poder dele foi encontrado um revólver calibre 38 com cinco cartuchos intactos mais 13 cartuchos extras e 68 papelotes de maconha. Na época, se fazia acompanhar de outro adolescente irmão de Maria Sueli da Silva assassinada com 23 tiros.

Já por volta das 18 horas, na Vila José Apolinário (João Cabral), Maria de Lourdes dos Santos Brito, de 37 anos, foi presa sob a acusação do tráfico de drogas. Ela estava com um saco plástico com 21 gramas de maconha e, na hora da abordagem por Soldados do Ronda do Quarteirão, ainda tentou repassar a droga para sua sobrinha de apenas 12 anos. Os PMs chegaram até esta mulher a partir de denúncias anônimas.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

SBT desiste de processar "Pânico" por "enterrar" Silvio Santos

O departamento jurídico do SBT decidiu não pedir a cobrança de multa de R$ 100 mil pelo enterro que o "Pânico na Band" promoveu do personagem Silvio Santos, do humorista Wellington Muniz, no último domingo (24).

A ideia de um novo processo dividiu a direção do canal, que optou por deixar a brincadeira esfriar.

Desde o fim de maio, Silvio Santos proibiu legalmente o humorístico em imitá-lo, citá-lo ou de se aproximar dele. A ação foi concedida pelo desembargador Vito Guglielmi, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A relação do Pânico com o apresentador desandou desde que o programa se transferiu da Rede TV! para a Band, no início deste ano. O SBT já havia tentado trazer a atração para o canal.

A situação piorou quando em uma tentativa frustrada de entrevista, o "Pânico" dublou Silvio Santos e colocou um palavrão em sua boca.

Na Band, comenta-se que o "Pânico" teve o amparo legal do departamento jurídico da emissora quando decidiu enterrar o personagem. Nas imagens, Wellington Muniz não estava totalmente caracterizado como o ex-dono do baú. O nome do apresentador também não foi citado. Procurado, o SBT não quis comentar.

Fonte: Folha.com

Crato (CE): Nova sede do Sest-Senat

Os trabalhadores de todos os modais do setor do transporte do Cariri já podem contar com uma unidade do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), em Crato. 

A unidade foi inaugurada na tarde de ontem. Entretanto, já estava funcionando desde o último mês de abril. Ao todo, o prédio conta com um auditório com capacidade para 150 lugares, sete salas de aulas, para a realização de cursos específicos para o setor, um laboratório de informática que irá facilitar a inclusão digital dos trabalhadores, um espaço para oficinas pedagógicas, onde serão realizados trabalhos nas áreas de mecânica e eletrônica de veículos. Além dos equipamentos direcionadas ao social, como piscina semi olímpica e infantil, dois campos de futebol, duas quadras poliesportivas e um salão de jogos.

Estima-se que nas três principais cidades do Cariri, Crato, Juazeiro e Barbalha, existam aproximadamente 100 empresas dos modais de transporte de passageiros e de cargas. De acordo com o diretor do Sest/Senat, Hello Kalaman Alencar, a unidade foi instalada na região devido ao potencial econômico local. "As empresas do setor de transporte, com atuação no Cariri, precisavam de um suporte nas áreas de treinamento e social", afirma ele.

A unidade tem capacidade para realizar 1.800 procedimentos odontológicos e 1.500 na área médica. Serão oferecidos ao trabalhador do transporte os serviços de Odontologia, Oftalmologia, Fisioterapia, Psicologia e Clinica Geral. Todos os serviços possibilitam participação em diversos cursos de capacitação profissional e de reciclagem.

YACANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

TSE autoriza: ´Contas-sujas´ serão candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu aceitar ontem, por quatro votos a três, pedido de 14 partidos para anular sentença da própria Corte que havia barrado das urnas os políticos que tiveram a prestação de contas da campanha de 2010 rejeitada pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, os chamados contas-sujas poderão concorrer às eleições municipais de outubro. Por maioria, o TSE determinou que a desaprovação das contas "não é impedimento para obter a quitação eleitoral".

Apesar de ter liberado os contas-sujas a disputar as eleições, a Corte enfatizou que, se houver a comprovação de que as quitações foram forjadas pelos candidatos, a contabilidade será considerada "não-prestada". Neste caso, os concorrentes serão afastados da corrida eleitoral pela Justiça Eleitoral.

A situação dos candidatos com as contas rejeitadas havia começado a ser analisada na última terça-feira (26), mas o julgamento foi interrompido devido a um pedido de vista do ministro Antonio Dias Toffoli.

O magistrado havia pedido mais tempo para apreciar o caso quando o placar estava empatado em três a três. Faltava apenas o voto de Toffoli para que o julgamento fosse concluído. Ontem, o ministro retomou a apreciação do caso e votou pela reconsideração da sentença anterior. Segundo o TSE, cerca de 21 mil pessoas corriam o risco de ficar de fora da eleição devido a problemas na contabilidade eleitoral com a Justiça.

Fonte: Diário do Nordeste

Governo gastará R$ 8,43 bi para incentivar a economia

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o governo vai gastar R$ 8,43 bilhões em compras governamentais para estimular a economia brasileira. Os recursos fazem parte do PAC Equipamentos - Programa de Compras governamentais. As aquisições, disse o ministro, serão concentradas no segundo semestre de 2012. "Vamos continuar com políticas de estímulo ou políticas anticíclicas", afirmou Mantega ontem durante o evento que anunciou o estímulo, no Palácio do Planalto.

Parte do montante que será gasto pelo governo no PAC Equipamentos já estava prevista no Orçamento de 2012.

Para chegar aos pouco mais de R$ 8 bilhões previstos para as compras serão liberados R$ 6,611 bilhões adicionais por meio de Medida Provisória, segundo informou o ministro. "Com isso, o PAC total de 2012 subirá de R$ 42,6 bilhões para R$ 51 bilhões. É o maior PAC que já fizemos e vamos procurar implementá-lo integralmente", disse Mantega.

Ações contra a seca
Dentro do projeto de aquisições do governo está a compra de 8 mil caminhões a um custo total de R$ 2,280 bilhões. Os veículos seriam usados em ações contra a seca, para reequipar as Forças Armadas e em municípios com problemas de clima.

As compras, estimou o ministro, representariam 8,4% da produção do setor de caminhões no segundo semestre do ano.

Agricultura
Na lista de compras também estariam previstas 3 mil patrulhas agrícolas (tratores e equipamentos agrícolas) com o objetivo de aumentar a produtividade da agricultura. Essas patrulhas representam 20% da produção do setor, segundo Mantega, que classificou o estímulo de "importante" neste momento.

Mantega disse ainda que o governo comprará 3.591 retroescavadeiras e 1.330 motoniveladoras. O custo das compras das retroescavadeiras é de R$ 650 milhões e das motoniveladoras, de R$ 638 milhões.

"O objetivo é melhorar as estradas e ajudar o escoamento da produção dos municípios".

Perfuração de poços
Também fazem parte do projeto a aquisição de 50 perfuratrizes para perfuração de poços em regiões afetadas pela seca, no valor de R$ 13,5 milhões.

Saúde
Para a Saúde, serão compradas 2.125 ambulâncias a um preço estimado de R$ 326 milhões, e 1.000 furgões odontomóveis, por R$ 154 milhões. O programa também incluiu a aquisição de 160 vagões de trens urbanos, por R$ 721 milhões.

Polícias
Já as polícias Federal e Rodoviária Federal terão R$ 22 milhões para a compra de 500 motocicletas. Para o setor de Defesa, estão previstos 40 Blindados Guaranis por R$ 342 milhões e 30 veículos lançadores de mísseis por R$ 246 milhões. Segundo Mantega, os equipamentos militares correspondem a 100% da produção do setor. Para as escolas, serão adquiridos 8.570 ônibus por R$ 1,714 bilhão, número equivalente a 36% da capacidade produtiva do setor no País. Outros R$ 456 milhões serão destinados à compra de 3 milhões de peças de mobiliário escolar.

Mecanismos sem restrição
A presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil possui "mecanismos para enfrentar a crise" e disse que o governo vai "usá-los sem nenhuma restrição".

"Não podemos ter a soberba de achar que podemos brincar à beira do precipício ou tomar medidas que seriam mais fáceis em tempos normais. Aventuras fiscais é a gente se comportar como se não tivesse acontecendo nada", afirmou Dilma durante discurso na cerimônia de lançamento do Programa de Compras Governamentais. "Nós não nos amedrontarmos mas não podemos fingir que nada está acontecendo", explicou a presidente. Dilma Rousseff afirmou que o Brasil vai tomar as medidas necessárias para proteger a produção e os empregos no País. "O Brasil será um dos países que resistirá a essa crise porque nós escolhemos um modelo de desenvolvimento que repousa sobretudo, sobre a força da economia brasileira, do mercado interno brasileiro, do empreendedorismo dos empresários brasileiros, e a força dos trabalhadores e trabalhadoras do País", disse.

Fonte: Diário do Nordeste

Divulgado salário de servidores federais

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou ontem a remuneração dos servidores do poder Executivo Federal para cumprir portaria que regulamentou a Lei de Acesso à Informação, que estabelece a divulgação de informações públicas.

Por meio do site "Portal da Transparência", qualquer cidadão pode acessar o salário dos servidores a partir do nome, CPF, órgão de exercício ou de lotação, função ou cargo.

Segundo assessoria da CGU, as informações disponíveis referem-se apenas a servidores do Executivo Federal (administração direta, autarquias e fundações) ativos, excluindo dados sobre aposentados e pensionistas.

Os dados são disponibilizados pelo Ministério do Planejamento, extraídas do sistema Siape, e pelo Banco Central do Brasil. Segundo o portal, a presidente Dilma Rousseff (PT), por exemplo, recebe salário bruto de R$ 26.723,13 - o mesmo que parlamentares e ministros do Supremo Tribunal Federal. Com as deduções, porém (R$ 6.473,86 de imposto de renda e R$ 430,78 de previdência), a remuneração cai para R$ 19.818,49.

Antecipada
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem remuneração líquida pela função de ministro de R$ 19.818,49, mas a esse valor acrescenta-se dois jetons (remuneração extra por participação em estatais ou empresas públicas) pagas pela Petrobras nos valores de R$ 8.232,74 e de R$ 8.246,71. A divulgação foi antecipada em três dias ao prazo máximo de uma portaria publicada no mês passado.

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis