Alexandre Frota critica Bolsonaro: "Quem mais me decepcionou"

O deputado federal do PSL, Alexandre Frota, afirmou em entrevista que o presidente Jair Bolsonaro foi quem mais o decepcionou. "Bolsonaro precisa olhar um pouco para trás, para as coisas que ele prometeu", afirmou Frota. As informações são da Época.

Sobre Bolsonaro, Frota afirmou que espera que ele termine o mandato e acerte, mas que o presidente foi quem mais o decepcionou. "Mais do que tudo, o Brasil precisa andar. Não estou mais preocupado com o que Bolsonaro vai fazer ou não. Só não quero que ele erre", colocou.

"Eu conheço dois Bolsonaros. O meu amigo, até o dia da eleição, e o presidente. Prefiro não falar mais".

O deputado também criticou alunos do guru Olavo de Carvalho e apoiadores mais radicais do presidente, os quais ele classificou como "xiitas". "Não dependo dos 'olavetes' para porra nenhuma. Não me deram um voto. Os bolsonaristas que não gostam de mim são xiitas. Me dão nojo. Atrás do computador é fácil. São iguais os petistas: fazem barulho, mas são cagões", disse Frota.

As críticas alcançaram também a indicação de Eduardo Bolsonaro à embaixada dos Estados Unidos. Segundo Frota, ele espera que o filho do presidente "vá para os EUA, acerte e seja feliz".

"Lamento muito por aqueles que estudaram anos e anos para a missão diplomática". Ao comentar a fala de Eduardo sobre ter fritado hambúrguer no país norte-americano, mais críticas. "Ele fritou hambúrguer numa lanchonete que não tem hambúrguer. Mas desse governo a gente pode esperar tudo."

Durante conversa com colunista da Época, o deputado comentou detalhes de sua desilusão com o atual presidente e afirmou ter feito mediação entre Paulo Guedes, ministro da Economia, e Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, tendo ajudado na aprovação da Reforma da Previdência.

Ele chegou, inclusive, a reproduzir um áudio de Guedes, em que ele fala sobre a influência de Frota na reforma. "O Alexandre Frota tem sido muito construtivo no apoio às reformas. Por sugestão dele, nós mudamos toda a comunicação do regime de capitalização para ‘poupança garantida’. Ele tem ajudado muito”, teria afirmado o ministro no áudio.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

Homem é preso em Juazeiro do Norte sob acusação de estuprar menina de 8 anos

Um caso de estupro de vulnerável foi registrado por volta das 21h30min desta sexta-feira no bairro Frei Damião na periferia de Juazeiro do Norte. A polícia foi acionada para atender tal ocorrência na Rua Manoel Tavares Lopes e ali esteve uma patrulha do Policiamento Ostensivo Geral (POG) adotando as providências. A vítima foi uma menina de iniciais M. G. S. S., e apenas 8 anos de idade, ali residente.

Segundo os pais disseram à polícia, a criança estava fora de casa desde cedo e populares ouviram a mesma chorando. Um jovem de 28 anos apontou o acusado que estava abusando sexualmente da criança e os PMs prenderam no bairro Frei Damião José Gilson Duarte de Oliveira, de 57 anos, que mora no centro de Juazeiro. As partes foram levadas para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro.

O delegado plantonista instaurou o Inquérito Policial número 874/2019 para apurar o crime de estupro de vulnerável. O acusado e a criança foram submetidos a exames na Perícia Forense de Juazeiro. Logo depois, Gilson Duarte terminou recambiado para a cadeia pública de Juazeiro e ali ficará à disposição da justiça. Desde 2015 ele já responde procedimento que tramita em segredo de justiça na Comarca de Juazeiro.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook

Governador do Maranhão avalia denunciar Bolsonaro à PGR

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), avalia denunciar o presidente Jair Bolsonaro (PSL) à Procuradoria-Geral da República (PGR) pelo crime de racismo. 

Durante o café da manhã com jornalistas nesta sexta-feira, 19, Bolsonaro criticou Dino e se referiu aos estados da região Nordeste pelo termo "Paraíba", considerado pejorativo para se referir a nordestinos. Bolsonaro disse que "daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão" e ainda "tem que ter nada com esse cara".

"É uma declaração criminosa. Configura um crime, previsto na lei que trata de racismo. Ele não pode falar assim. O presidente da República, ao dizer algo desse tipo, está praticando e incentivando que outros pratiquem o crime de racismo. Se ele não se explicar, vamos tomar providências junto à PGR para apurar a atitude dele", afirmou Dino em entrevista à Revista Época.

A fala do Presidente foi durante uma conversa informal com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, antes do café da manhã. O uso de um termo pejorativo para se referir aos nordestinos foi criticado pelos governadores do NE que lançaram nota se manifestando contra as declarações.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Usa o FaceApp? Já tem gente se aproveitando do aplicativo que envelhece as pessoas para dar golpe

Como se não bastassem as questões de privacidade do FaceApp que vieram à tona esta semana, o aplicativo foi mencionado em mais uma acusação sobre os riscos da brincadeira de envelhecer imagens. Apesar de o app russo desta vez não ter culpa, sua popularidade tem sido aproveitada por outros desenvolvedores mal-intencionados.

A empresa russa de cibersegurança Kaspersky identificou um aplicativo falso que imita o FaceApp, mas que tem como objetivo infectar dispositivos com um adware chamado MobiDash. Após o app ser instalado, ele simula uma falha e acaba sendo removido. No entanto, um módulo malicioso permanece instalado no aparelho, sem que o usuário perceba, e fica exibindo anúncios.

Segundo a Kaspersky, o Brasil é o terceiro país mais infectado pelo MobiDash, atrás da Rússia e Índia. A empresa de cibersegurança estima que cerca de 500 usuários foram afetados pelo adware, sendo que as primeiras detecções apareceram em 7 de julho.

Para evitar cair nesses tipos de armadilha, a Kaspersky recomenda que os usuários tomem alguns cuidados básicos, como: baixar aplicativos que estejam nas lojas oficiais, ler os termos de privacidade dos apps, não utilizar o reconhecimento facial de forma imprudente, sempre verificar quais permissões são solicitadas (como login associado a uma conta existente em uma rede social), além de instalar soluções de segurança nos dispositivos.

Em resumo, os dados da Kaspersky reforçam que entrar na onda dos virais nos torna mais vulneráveis e, nessas horas, todo cuidado é pouco.

Fonte: Gizmodo

Curta nossa página no Facebook

O que fazer com sacolas plásticas? Conheça 13 dicas

A sustentabilidade nunca foi uma novidade, mas sim uma necessidade. Preservar o meio ambiente é de suma importância para o planeta, e pequenas atitudes diárias contam (e muito!) para essa luta. Que tal praticar esta ideia em casa e, de quebra, economizar no processo? As sacolas plásticas, além de poluentes, podem fazer muito mal ao sistema de esgoto de sua cidade, por exemplo. Evite descartá-las sem antes descobrir uma utilidade para elas – e existem muitas! Além disso, você encontrará dicas para aproveitar também as sacolas de papel, como as que são utilizadas para guardar pães. Entenda o que fazer com sacolas plásticas e ajude a preservar o meio ambiente.

Você sabia?
Em termos de meio ambiente, as sacolas de papel usadas no comércio são melhores do que as de plástico? Não necessária mente, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. As sacolas de papel geram 70% mais poluentes do ar e 50% mais poluentes da água do que as de plástico. Além do mais, é preciso 4 vezes mais energia para fabricar as sacolas de papel do que as de plástico e 91% a mais de energia para reciclar papel do que plástico. Por outro lado, as sacolas de papel derivam de um recurso renovável (árvores), ao passo que a maioria das sacolas plásticas advém de recursos não renováveis (polietileno, uma composição de petróleo cru e gás natural). Então, qual seria a melhor solução? Cada um levar suas próprias sacolas de tecido para carregar suas compras!

Descubra 12 dicas para reaproveitar sacolas plásticas e de papel:

1. Tire o pó dos esfregões
Os esfregões são úteis para eliminar com facilidade a poeira e os pelos de animais domésticos de dentro de casa; mas como eliminar a sujeira do próprio esfregão? Em sua extremidade de tecido ou poliéster, enfie uma sacola grande de papel, e prenda com um pedaço de barbante ou um elástico. Depois, sacuda energicamente o esfregão várias vezes (umas pancadinhas no chão também não custam nada). Deixe-o de lado por alguns minutos, para que o pó se deposite na sacola de papel. Por fim, retire a sacola com cuidado e jogue a sujeira no lixo.
    
2. Limpe as flores artificiais
As flores de seda verdadeira são bastante raras atualmente; a maioria das flores artificiais é feita de náilon ou outro tecido sintético. Sejam de seda ou de outro material, elas podem ficar de cara nova se forem colocadas numa sacola de papel com 1 ⁄4 de xícara de sal. Agite um pouco sacola e as flores vão parecer tão limpas quanto no dia em que foram compradas.
    
3. Use sacolas plásticas para carregar a roupa lavada
Se a cesta de roupa já estiver cheia demais, ou (puf!) se a alça de plástico de repente se partir, use uma sacola de papel resistente para recolher o restante da roupa. Se a sacola tiver alças, facilita a tarefa; mas, mesmo sem alças, qualquer sacola grande servirá. Certifique-se, apenas, de que a roupa esteja bem seca antes de usar uma sacola de papel para recolhê-la; caso contrário, toda a roupa recém-lavada pode terminar espalhada pelo chão.
    
4. Encape os livros escolares da criançada
Ajudar as crianças a encapar livros escolares não é apenas divertido, mas também uma maneira sutil de ensiná-las a respeitar a propriedade pública. Primeiro, corte a sacola na emenda, para obter um pedaço grande e retangular de papel; em seguida, coloque o livro no centro. Dobre as partes superior e inferior do papel, para que ele fique apenas um pouco maior que a altura do livro. Depois, dobre as laterais para formar as guardas. Corte o excesso, deixando alguns centímetros de cada lado para cobrir a frente e as costas do livro. Una a capa e a guarda com uma pequena tira de fita-crepe (colada ao papel, e não ao livro) no alto e embaixo, para mantê-las firmes no lugar, e pronto. No final, deixe a criança decorar cada capa a seu gosto. Você provavelmente vai entretê-las e economizar ao mesmo tempo.
    
5. Crie um objeto de decoração
Use uma pequena sacola de papel estampada, com alças, para criar um objeto de decoração para a mesa da sala de jantar ou para o móvel da sala de estar. Ponha um vaso com água dentro da sacola. No vaso, coloque algumas flores naturais e, num piscar de olhos, está tudo pronto. Faça seu próprio papel de embrulho Precisa embrulhar um presente às pressas? Não há por que sair correndo para comprar papel de presente. Corte uma sacola na emenda, para obter um pedaço retangular. Embrulhe o presente com a face estampada do papel para dentro, corte o excesso, dobre e cole as pontas com fita adesiva. Se quiser, personalize o papel de embrulho improvisado, decorando-o com desenhos, pinturas ou adesivos.
    
6. Reutilize como sacola de presente
O que fazer com as pequenas sacolas de papel com alças, tão adotadas pela maioria das butiques? Por que não usá-las como embrulho de seus próprios presentes? São ideais para pequenos objetos, como utensílios de banho, joias, perfumes e até mesmo livros. É só envolver o presente com tiras de papel crepom, acrescentar um cartão personalizado, e pronto. Recicle como recipiente para toalhas ou lenços Dê um toque simples, mas elegante, ao banheiro social, usando pequenas sacolas de butique como recipientes para toalhas ou lenços de papel usados. Pode-se até mesmo embelezá-las com um toque pessoal, tais como laços ou adesivos que combinem com a decoração.
    
7. Remodele peças de lã depois de lavadas
Trace no papel de uma sacola grossa os contornos do suéter ou das luvas de lã antes de lavá-los. Após a lavagem, use o molde para fazer com que as peças voltem à forma original. Organize os lençóis Ao escolher o lençol de forrar, foi preciso esvaziar o armário à procura da fronha que faz par com ele? Evite toda essa trabalheira usando sacolas médias de papel para guardar em separado cada conjunto de lençóis. As prateleiras do armário ficarão muito organizadas. Use como forro da tábua de passar Se o forro da tábua de passar estiver em péssimas condições, não esquente a cabeça. Improvise um forro abrindo 1 ou 2 sacolas de papel. Umedeça o papel da sacola e coloque-o sobre a tábua para terminar de passar as últimas roupas lavadas da semana.
    
8. Faça as malas
Pronto para sair de férias com a família? Não se esqueça de levar algumas sacolas de papel das grandes, com alças. Elas vão ser úteis para trazer lembranças da viagem ou até mesmo roupas sujas ou toalhas de praia. Acondicione os jornais velhos Duplique seus esforços de reciclagem usando grandes sacolas de papel para acondicionar os jornais velhos destinados à coleta. Essa medida não significa apenas economia de tempo e energia, evitando o esforço de amarrar cada maço com barbante, mas também facilita a separação do papel velho por categoria: revistas, impressos e papéis lustrosos.
    
9. Facilite a limpeza
Espalhe sobre o balcão o papel de 1 ou 2 sacolas plásticas quando for descascar legumes, debulhar milho e vagem, ou executar qualquer outra tarefa que deixe sujeira. Ao terminar, simplesmente dobre o papel, jogando-o no lixo para concluir a limpeza de forma fácil e rápida.
    
10. Mantenha fresco o pão
Quando se mora numa região de grande umidade, o pão deve ser guardado dentro de uma sacola de papel, em vez de nas sacolas plásticas, para que fique sempre fresco. A capacidade do papel de “respirar” mantém a casca do pão mais crocante, ao mesmo tempo que permite que o miolo permaneça mais suave e úmido.
    
11. Use para amadurecer frutas
Muitos frutos – como abacates, bananas, peras, pêssegos e tomates – amadurecem melhor se forem envolvidos em sacolas de papel. A fim de agilizar o processo de amadurecimento de qualquer fruto, coloque a casca de uma maçã ou banana já madura na mesma sacola e guarde-a em temperatura ambiente. Para amadurecer bananas verdes, envolva-as num pano de prato umedecido antes de colocá-las na sacola de papel. Quando já estiverem no ponto certo, coloque as frutas na geladeira para interromper o processo.
    
12. Armazene os cogumelos
Retire os cogumelos da embalagem de compra e coloque-os numa sacola de papel dentro da geladeira. Isso vai mantê-los frescos por até uns 5 dias.
    
13. Encape as roupas que vai guardar
Caso queira proteger o terninho de linho até a próxima estação, abra um pequeno orifício no topo de um saco grande de lixo para passar um cabide de roupa. Num instante está pronta uma capa para proteger a roupa da poeira.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Sem saber que estava sendo gravado, Bolsonaro ataca governadores do Nordeste

Na manhã desta sexta-feira (19), aparentemente sem saber que estava sendo gravado, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) compartilhou com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), comentários críticos envolvendo o Nordeste. Na parte compreensível do áudio, parece dizer:

"Dentre os (ou aqueles) governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara".

O restante da fala não é claro, mas é possível ouvir ainda Bolsonaro se referindo a alguém como "aquele picareta lá".

A fala repercutiu negativamente entre governadores nordestinos, que publicaram uma carta falando em "indignação" (leia a íntegra no fim deste texto).

Uma interpretação possível para o trecho gravado é que Bolsonaro tenha usado o termo "paraíba" para se referir pejorativamente aos nordestinos - prática recorrente em algumas regiões do Sudeste.

As declarações foram feitas nos minutos iniciais do café da manhã com jornalistas de veículos estrangeiros promovido pelo Planalto, antes de o porta-voz da República, Otávio Rêgo Barros, dar início oficial ao evento.

Foi durante o café da manhã que Bolsonaro classificou de "mentira" a fome no Brasil - e depois acabou recuando.

Procurada pela reportagem, a assessoria do Planalto informou que não comentaria o caso.

Governos reagem
Pelo Twitter, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), disse que a orientação de "não ter nada com essa cara" é "ilegal".

"Independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da Federação. Seja o Maranhão ou a Paraíba ou qualquer outro Estado", afirmou.

Ele também disse que continuará se relacionando com o governo federal.

Em carta aberta, os governadores também destacaram a Constituição. Até o momento, a reportagem confirmou que o documento foi endossado pelos governos de Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Leia a íntegra:

Carta dos governadores do Nordeste

"Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia."

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana estará na Expocrato e inaugura unidade de conservação neste sábado (20)

O meio ambiente ganha mais uma área para aumentar a conservação dos recursos naturais no Estado do Ceará. Neste sábado (20), às 16h, durante a Expocrato, o governador Camilo Santana assina o decreto que cria a unidade de conservação (UC) municipal Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Soldadinho-do-Araripe, no Crato, em uma área de 4.480,07 hectares.

A proposta para a criação do Refúgio Soldadinho-do-Araripe foi uma das selecionadas pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio de edital de chamamento público de 2016. O investimento é R$ 197.600,00, oriundo de recursos de compensação ambiental. Os estudos que subsidiaram o processo de criação do REVIS foram realizados pela Associação de Pesquisa e Preservação do Sistemas Aquáticos (Aquasis) e analisados pela equipe técnica da SEMA.

A categoria REVIS tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. O nome é uma referência à espécie Antilophia bokermanni popularmente conhecido como soldadinho-do-araripe, uma ave muito comum na região da Chapada do Araripe.

O Refúgio abrange o núcleo de ocorrência das espécies ameaçadas locais e está conectada com outras seis áreas protegidas e próximas: Floresta Nacional Araripe-Apodi, Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, Parque Estadual Sítio Fundão, Monumento Natural Estadual Sítio Cana Brava, Reserva Particular do Patrimônio Natural Oásis Araripe e Arajara Park.

Serviço:

Assinatura do decreto criando a Unidade de Conservação Municipal Refúgio da Vida Silvestre Soldadinho-do-Araripe
Data: 20 de Julho de 2019 (Sábado)
Horário: 16h
Local: Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) – Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, Crato

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Pequenos proprietários podem fazer cadastro ambiental gratuitamente na Expocrato

Pequenos proprietários rurais podem fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), durante a 86ª edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), no Cariri. O serviço começou a ser prestado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta segunda-feira (15), no estande da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O atendimento é feito por pessoal especializado, de forma gratuita, e segue até sexta-feira (19).

O serviço é para donos ou posseiros de áreas de até quatro módulos fiscais. A propriedade pode estar localizada no Cariri ou em outras regiões. Para fazer o CAR, o interessado deve ir ao estande da SDA, de 8 às 17 horas, com documentos pessoais e o “papel” da terra. Depois de localizar a propriedade e responder algumas perguntas, é emitido o recibo do CAR, que é exigido pelos bancos oficiais para a tomada de empréstimos da agricultura familiar.

“A gente propôs este local de atendimento dentro da feira para atender o maior número de pessoas e divulgar mais a informação de que o atendimento segue normalmente, em todo o Estado”, afirmou a supervisora do CAR, Marcela Mendonça. “Como é uma feira muito visitada pelo nosso público, que são os agricultores da agricultura familiar, a gente resolver facilitar para que eles não precisem ir até uma base para ser atendido”, completou.

Onze pontos fixos de atendimento são mantidos pela Semace, em todo o estado, desde dezembro de 2017. São atendidos no cadastramento os pequenos proprietários de 109 municípios medidos pelo Idace. Os postos mantidos pela Semace estão localizados em Crato, Brejo Santo, Tauá, Iguatu, Crateús, Limoeiro do Norte, Beberibe, Canindé, Quixeramobim, Itapipoca e Sobral. Mais informações pelos telefones (85) 3101.5546 e 3264.8117.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Lei brasileira muda para proteger dados na Internet

Publicadas no dia 9 de julho no Diário Oficial da União, as novas regras trazidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) passarão a vigorar em agosto do ano que vem. Até lá, as empresas precisam se adaptar a uma realidade inédita para o uso de informações privadas dos usuários de internet, que serão beneficiados pelas medidas.

É o que diz a especialista em proteção de dados, direito digital e propriedade intelectual, Luiza Sato, sócia de ASBZ Advogados. Segundo ela, a prática que muitas empresas adotam, de fornecer termos de uso e políticas de privacidade de difícil compreensão e, em um clique, induzir a concordar que "leu e aceitou tudo”, está com os dias contados. "A nova lei exige que deve estar claro para o usuário com o que ele está concordando, devendo haver informações compreensíveis. Quando possível, o consentimento deve ser granular, ou seja, sem aceitar tudo de uma vez, e sim, separadamente, para cada diferente forma ou finalidade de tratamento dos dados”, explica. 

Outro ponto que a LGPD trará, segundo Sato, é a diminuição no número de e-mails indesejados nas caixas de entrada. "Isso porque as empresas deverão ter uma base legal que justifique o envio dessas mensagens, como: o consentimento do destinatário, uma obrigação legal ou regulatória, ou a celebração de um contrato”, alerta a especialista.

Mas as mudanças não param por aí. As empresas ainda terão que se adaptar a outras normas, como, por exemplo, a simplificação dos formulários para aquisição de um serviço ou produto na internet. "Isso porque a lei tem como um de seus princípios o da necessidade, ou seja, as empresas deverão tratar dados pertinentes, proporcionais e não excessivos”, informa Sato, que exemplifica: "Não precisaremos mais informar time do coração, nome do cachorro, peso e altura para a simples compra de uma torradeira”.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados
Além das mudanças para os usuários de internet, as empresas e órgãos que lidam diretamente com os dados pessoais dos consumidores também terão um novo cenário pela frente. Para cuidar da implementação da lei, foi criada a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que também irá vai editar normas e fiscalizar procedimentos.

Sato explica que, em relação à segurança, a lei determina que quem trata dados pessoais deve utilizar medidas técnicas e administrativas que sejam capazes de protegê-los, por exemplo, de acessos não autorizados ou de situações que coloquem em risco a privacidade. "Uma grande novidade trazida pela lei foi a obrigação de se comunicar à ANPD e ao titular a ocorrência de incidente de segurança que possa acarretar risco ou dano relevante aos titulares”, pontua a especialista. Segundo ela, uma das penalidades previstas na lei, e que poderá ser aplicada pela ANPD, é a multa, por infração, de até 2% do faturamento líquido da empresa que descumprir ou quebrar as regras.

Redes Sociais
Falando em proteção de dados, quem usa as redes sociais deve ficar alerta. A superexposição da internet não está resguardada pela lei. Ou seja, se você compartilha livremente informações pessoais pelo Facebook, Instagram ou Twitter, por exemplo, pode enfrentar problemas bastante graves. 

Sato alerta para os cuidados que devem ser tomados no dia a dia para acrescentar ainda mais proteção aos dados. "Os usuários das redes sociais devem sempre entender o motivo de o serviço contratado ser gratuito. Se você não está pagando nada por determinado serviço, os seus dados pessoais podem estar cobrindo esse pagamento. É interessante ler os termos de uso e política de privacidade para o conhecimento sobre o uso de seus dados pessoais”, alerta a especialista, ressaltando que as redes sociais também deverão se adaptar à LGPD e fornecer termos de uso mais facilmente compreensíveis, sem letras miúdas e juridiquês.

Outros pontos destacados pela especialista são: ficar atentos com links estranhos, não fornecer dados bancários e financeiros, e não divulgar fotos de documentos de identificação, diplomas, contratos ou quaisquer outros materiais que contenham dados pessoais. Posts expressando opiniões também podem acabar por divulgar informações que podem ser usadas indevidamente.

Fonte: Techtudo

Curta nossa página no Facebook

Prazo para participar da lista de espera do ProUni começa hoje

Começa hoje (15) e vai até amanhã (16) o prazo para participar da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A adesão é feita na página do programa, pela internet.

Podem participar da lista de espera os candidatos que não foram selecionados na primeira opção de curso feita na hora da inscrição em nenhuma das duas chamadas regulares do programa.

Além disso, podem participar aqueles que foram selecionados para a segunda opção, mas cuja turma não foi formada. Esses estudantes concorrem a vagas para a primeira opção de curso.

Podem concorrer a vagas para a segunda opção de curso aqueles cujas turmas da primeira opção não foram formadas ou as bolsas da primeira opção não foram disponibilizadas.

A relação dos candidatos em lista de espera será divulgada no dia 18.

Todos os candidatos participantes da lista terão que comparecer, entre os dias 19 e 22 de julho, às respectivas instituições para apresentar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição.

A lista de espera será usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que, após a primeira e a segunda chamadas, permanecerem disponíveis.

Bolsas de estudo
Ao todo, serão ofertadas para o segundo semestre deste ano 169.226 bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior, sendo 68.087 bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade, e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo.

As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos.

O ProUni é voltado para  candidatos que não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Além disso, os estudantes precisam ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsistas integrais.

É preciso ter obtido ainda nota mínima de 450 pontos na média aritmética das notas nas provas do Enem. Também podem se inscrever no programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook

Saiba como ter uma alimentação balanceada e viver melhor

Uma alimentação balanceada pode nos ajudar a viver melhor e ter mais energia. Em nutrição, certos modismos vêm e vão, mas os segredos de comer bem continuam os mesmos. São eles: fazer refeições variadas e prestar atenção às proporções dos diferentes alimentos ingeridos a fim de equilibrá-los. Nenhum alimento isolado contém todas as vitaminas, minerais, fibras e componentes essenciais necessários para se ter saúde e vitalidade. Portanto, é preciso saber fazer as combinações corretas. Além disso, fazer exercícios regulares também te ajudará a viver bem e a aproveitar ao máximo seu potencial. Experimente dedicar pelo menos 30 minutos por dia, três vezes por semana.

Veja como é possível encontrar o equilíbrio com essas dicas práticas e eficazes.

O ajuste das proporções
As diretrizes atuais mostram que a maioria das pessoas deve consumir mais carboidratos, mais frutas, legumes e verduras, e menos gordura, carnes e açúcares. É quase impossível indicar quantidades exatas que ser ingeridas, uma vez que as necessidades individuais variam, dependendo de fatores como estatura, idade e gasto diário de energia. Entretanto, os nutricionistas sugerem um equilíbrio ideal entre os diferentes alimentos que nos fornecem energia (calorias) e os nutrientes essenciais à saúde. O número de porções diárias de cada grupo de alimentos varia de pessoa para pessoa — por exemplo, um adolescente ativo pode precisar de até 14 porções diárias de carboidratos complexos, ao passo que um adulto sedentário só necessita de seis ou sete —, mas as proporções de um grupo de alimentos em relação a outro devem, em termos ideais, permanecer as mesmas.
    
Uma maneira simples de equilibrar as refeições, entretanto, é imaginar um “prato” diário dividido de acordo com os diferentes grupos de alimentos. Nesse “prato imaginário”, os carboidratos complexos ocupam pelo menos um terço do espaço, constituindo, portanto, a parte principal das refeições. Frutas, legumes e verduras ocupam igual espaço. O terço restante do “prato” é dividido, principalmente, entre alimentos ricos em proteínas e laticínios, com apenas um pequeno espaço para alimentos contendo gordura e açúcar. São essas as proporções a seguir.
    
Não é essencial ingerir as proporções ideais do “prato” em todas as refeições, nem todos os dias: basta equilibrá-las ao longo de uma semana ou duas. O mais saudável é seguir uma dieta balanceada que possa ser mantida a longo prazo.
    
Alimentos ricos em carboidratos complexos: de 6 a 14 porções por dia
Pelo menos 50% das calorias numa dieta saudável devem vir dos carboidratos, e a maioria deles deve ser proveniente de alimentos ricos em amido — pães, batatas e outros legumes que contêm amido, massas, arroz e cereais. Os carboidratos complexos são as melhores fontes de energia. Fornecem também proteínas, minerais essenciais e vitaminas, particularmente as do complexo B. Consuma alimentos ricos em amido, dando preferência a grãos e farinhas integrais sempre que possível, pois as fibras que eles contêm ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, evitam a síndrome do cólon irritável, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
    
O que é uma porção de alimentos ricos em amido?
Alguns exemplos são: 3 colheres de sopa de cereal matinal • 2 colheres de sopa de muesli • 1 fatia de pão ou torrada • 1 brioche, pãozinho doce ou francês • 1 pão pequeno do tipo árabe • 3 biscoitos do tipo cream-cracker • 1 batata média • 1 banana média ou 1 batata doce pequena • 2 colheres de sopa cheias de arroz cozido • 2 colheres de sopa cheias de macarrão cozido ou outra massa.
    
Frutas e hortaliças: pelo menos 5 porções por dia
Os nutricionistas são unânimes ao afirmar que todos nos beneficiaríamos se comêssemos mais frutas e hortaliças todos os dias. A meta é um total de pelo menos 400 g de frutas, verduras e legumes. Esses alimentos fornecem vitamina C, que aumenta a imunidade e a capacidade de cicatrização do corpo, e outras vitaminas e minerais antioxidantes que protegem contra doenças cardiovasculares e câncer. Oferecem, ainda, diversos fitoquímicos, que ajudam a evitar o câncer, e vitaminas do complexo B, especialmente o ácido fólico, importante para as mulheres que planejam engravidar, pois evita malformações do feto. Todos esses e outros nutrientes trabalham juntos para aumentar nosso bem-estar.
    
Os nutrientes antioxidantes (por exemplo, vitamina C e betacaroteno, derivados principalmente de frutas e hortaliças) e a vitamina E ajudam a evitar que os radicais livres nocivos iniciem ou acelerem a formação de doenças como câncer, cardiopatias, catarata, artrite, envelhecimento precoce, danos na pele causados pelo sol e danos aos espermatozoides. Os radicais livres ocorrem naturalmente no organismo como subproduto da função celular normal, mas também são causados por poluentes como fumaça de cigarro e pelo excesso de exposição aos raios solares.
    
O que é uma porção de frutas ou hortaliças?
Alguns exemplos são: 1 porção média de verduras, legumes ou salada • 1 fruta fresca de tamanho médio • 6 colheres de sopa (cerca de 140 g) de fruta em conserva • 1 copo pequeno (100 ml) de suco de fruta.
    
Laticínios: de 2 a 3 porções por dia
Os laticínios, como leite, queijos e iogurtes, são as melhores fontes de cálcio para se ter ossos e dentes fortes, além de serem importantes para o sistema nervoso. Também fornecem proteínas essenciais ao crescimento e à regeneração dos tecidos, vitamina B12 e vitamina A para a saúde dos olhos. São alimentos particularmente valiosos para crianças pequenas, que precisam de laticínios integrais até os 2 anos. Os laticínios também são muito importantes para os adolescentes, a fim de evitar mais tarde o desenvolvimento de osteoporose, e para as mulheres ao longo de toda a vida.
    
O que é uma porção de laticínios?
Alguns exemplos são: 1 copo médio (200 ml) de leite • 1 pedaço (40 g) de queijo cheddar • 1 copo pequeno de iogurte • 125 gramas de queijo cottage ou requeijão.
    
Alimentos ricos em proteínas: de 2 a 4 porções por dia
Carnes magras, peixes, ovos e opções vegetarianas fornecem proteínas essenciais ao crescimento e à regeneração das células, assim como ferro para a prevenção da anemia. As carnes também fornecem vitaminas do complexo B, que propiciam a saúde dos sistemas nervoso e digestivo (sobretudo a vitamina B12), e zinco, para o crescimento de ossos e pele saudáveis. Apenas quantidades moderadas desses alimentos são necessárias na alimentação. Uma mulher adulta precisa de cerca de 45 g de proteína por dia, e um homem adulto, de 55 g, o que constitui aproximadamente 11% das calorias de um dia. Para termos boa saúde, devemos ingerir proteínas diariamente.
    
O que é uma porção de alimentos ricos em proteínas?
Alguns exemplos são: 3 fatias (85-100 g) de rosbife, presunto, carne de porco, de carneiro ou de frango • aproximadamente 100 g de miúdos grelhados • 115 a 140 g de filé de peixe de carne branca ou gordurosa, cozido (não empanado e frito) • 3 unidades de peixe empanado • 2 ovos (até 7 por semana, no máximo) • cerca de 140 g de feijões cozidos • 60 g de nozes, manteiga de amendoim ou outros produtos com castanhas variadas.
    
Alimentos gordurosos: de 1 a 5 porções por dia
Diferentemente dos vegetais e dos carboidratos, que podem ser ingeridos em abundância, os alimentos gordurosos não devem exceder 33% das calorias diárias em uma alimentação balanceada, e apenas 10% delas devem advir de gordura saturada. Essa quantidade pode parecer grande, mas não é — a gordura contém duas vezes mais calorias por grama que os carboidratos e as proteínas.
    
O consumo elevado de gorduras é uma causa importante de problemas de saúde e de excesso de peso. Uma alimentação saudável precisa conter certa quantidade de gordura, a fim de fornecer vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos essenciais, necessários ao desenvolvimento e funcionamento do cérebro, dos olhos e do sistema nervoso. Porém, só precisamos de pequena quantidade de gordura por dia: apenas 25 g são necessários, muito menos do que consumimos no Ocidente. As melhores fontes de ácidos graxos essenciais são os óleos de peixe naturais e os óleos vegetais puros.
    
O que é uma porção de alimentos gordurosos?
Alguns exemplos são: 1 colher de chá de manteiga ou margarina • 2 colheres de chá de margarina light • 1 colher de chá de óleo de cozinha • 1 colher de sopa de maionese ou molho vinagrete (molho para salada) • 1 colher de sopa de creme de leite • 1 pacote pequeno de batatas fritas.
    
Alimentos com açúcar: de 0 a 2 porções por dia
Embora muitos alimentos naturalmente contenham açúcares (por exemplo, as frutas contêm frutose; o leite, lactose etc.), os especialistas em saúde recomendam limitar o consumo de açúcares “adicionados”. Esses açúcares, como o açúcar refinado, fornecem apenas calorias “vazias” — não contêm vitaminas, minerais ou fibras que promovem a saúde, e sua ingestão é totalmente desnecessária. Mas, como se costuma dizer, “comer um pouco do que se gosta faz bem”, e o açúcar não é exceção. Privar-se de alguns alimentos ou usá-los como prêmio ou punição não é uma atitude saudável, e pode levar a desejos incontroláveis, compulsão alimentar e dietas com “efeito sanfona”.
    
Os doces são parte prazerosa da alimentação balanceada, mas os açúcares adicionados não devem responder por mais de 11% da ingestão diária total de carboidratos. Ao analisar o quanto de açúcar você consome, não se esqueça de que ele é um dos principais ingredientes de muitos alimentos industrializados e refeições prontas.
    
O que é uma porção de alimentos com açúcar?
Alguns exemplos são: 3 colheres de chá de açúcar • 1 colher de chá cheia de geleia ou mel • 2 biscoitos • metade de uma fatia de bolo • 1 donut • 1 pão doce • 1 barra pequena de chocolate • 1 pacote pequeno de balas.
    
Excesso de sal
O sal (cloreto de sódio) é essencial para diversas funções do organismo, mas nossa tendência é exagerar no seu consumo, por meio de alimentos industrializados, fast food e pratos prontos salgados, e ao adicionar sal no momento do preparo ou à mesa. O resultado final pode ser o aumento da pressão arterial, o que eleva o risco de doenças cardíacas e de acidente vascular cerebral (AVC). Comer mais frutas, verduras e legumes aumenta a quantidade de potássio, o que pode ajudar a contra-atacar os efeitos prejudiciais do sal.
    
O álcool numa dieta saudável
Pesquisas apontam que a ingestão moderada de bebidas alcoólicas está relacionada a um menor risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC) em pessoas com mais de 45 anos de idade. No entanto, por causa de outros riscos associados ao álcool, nenhum médico recomenda aos abstêmios que comecem a beber. O mais saudável é degustar pequenas quantidades às refeições, não beber todos os dias e sempre evitar ficar alcoolizado. Uma alimentação balanceada é vital, pois os nutrientes obtidos a partir dos alimentos (vitaminas e minerais) são necessários para desintoxicar o organismo dos efeitos nocivos do álcool.
   
Água, a melhor escolha
Beber muito líquido é um ato frequentemente negligenciado na alimentação balanceada. Um mínimo de oito copos por dia (cerca de dois litros) de água ou sucos é o ideal. Se possível, eles não devem ser de chá ou café, que são estimulantes e diuréticos e fazem o corpo perder líquido e, com ele, vitaminas hidrossolúveis (B, C). A água é a melhor opção. Outras boas alternativas são infusões de ervas ou leite semidesnatado.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Receita paga hoje restituições do 2º lote do Imposto de Renda

A Receita Federal começa a pagar, nesta segunda-feira (15), o 2º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019, e também, as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

Serão depositados R$ 5 bilhões para 3.164.229 contribuintes. Desse total, R$2.362.514.597,42 referem-se a restituição de 15.489 contribuintes idosos acima de 80 anos, 197.895 contribuintes entre 60 e 79 anos, 24.793 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 1.251.906 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, é preciso acessar o site da Receita Federal, ou ligar para o Receitafone, no número146.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook

Cariri em Festa: Aberta oficialmente a Expocrato 2019

Teve início neste domingo (14) a 86ª edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), no Cariri. A maior exibição desta natureza no Norte e Nordeste aberta até o próximo dia 21 foi declarada aberta pelo governador em exercício do Estado do Ceará, José Sarto.

Esta é a segunda vez que o evento ocorre no novo Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti entregue pelo governador Camilo Santana em 2018, com investimento de R$ 35 milhões. O equipamento ocupa a área total de 33.605,40 m² e faz referência em seu nome a um dos fundadores da Expocrato que há 75 anos teve a iniciativa de promover a primeira edição.

“Não tenho dúvida do volume eloquente de negócios proporcionados para os próximos dias, que beneficiam desde a rede hoteleira (mesmo dias antes da nossa abertura) até ao pequenos produtores por ações como o corredor da agricultura familiar”, destacou José Sarto.

Para este ano, a expectativa da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (ACCOA) é movimentar nos próximos oito dias cerca de R$ 50 milhões em negócios. A Expocrato recepciona mais de 10 mil caprinos, bovinos, equinos e aves. Ao todo são 120 expositores. A programação prevê ainda a realização de dois leilões leiteiros de caprinos e bovinos e o concurso leiteiro de caprino e ovinos. No total, serão R$ 100 mil em premiações.

De acordo com o secretário De Assis Diniz, o evento começa com grande expectativa pelos números apresentados até aqui. “São R$ 278 milhões disponíveis em linhas de créditos para aqueles que desejarem fechar negócios e parcerias na Expocrato. Além disso, temos 2.800 pessoas trabalhando diretamente na organização da feira, o que significa além do emprego a renda para o município. O Nordeste pulsa na Expocrato!”.

Com informações da Assessoria de Imprensa/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

AddThis