Cão morre após comer bolas de carne com cacos de vidro; médico que trabalha no Crato é suspeito

Um cão morreu envenenado na cidade de Moreilândia, no Sertão de Pernambuco, após ingerir bolas de carne misturadas propositalmente com pedaços de vidro. O caso aconteceu no distrito Serra Monduri, zona rural do município. Embora o crime tenha sido registrado no estado vizinho, as investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) do Crato. Isso porque o principal suspeito pelo crime seria um médico pediatra que trabalha em um hospital do município localizado no Cariri cearense. É o que denuncia a Associação Defensora dos Animais Carentes (Adac), com sede no Crato, que registrou um boletim de ocorrência contra o profissional no fim da tarde deste domingo, 22.

A reportagem procurou a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), via correspondência eletrônica, mas não recebeu detalhes sobre o caso até a publicação desta matéria. A reportagem também entrou em contato com a DRPC, no Crato, através de chamada telefônica, mas foi informada por um servidor que não havia delegado (a) disponível para tratar sobre o procedimento investigativo. Por ser suspeito perante a Lei e ainda não ter sido citado formalmente em processo judicial, o médico não terá seu nome divulgado.

Segundo a Adac, a morte do animal teria sido encomendada pelo médico a um caseiro que presta serviços em uma de suas propriedades. Por meio de nota divulgada nas redes sociais, a Ong afirma que o pediatra tambem é suspeito de ter ordenado o assassinato de outros cães na região.

“Esse dog era muito amado pela família e pela comunidade, exceto por um vizinho que é médico pediatra e que manda matar todos os animais que chegam perto de sua propriedade. Esse indefeso foi morto após ingerir inocentemente bolas de carne com cacos de vidro. Quem lançou as bolas foi o caseiro do pediatra. Ele [caseiro] confirmou que foi a mando do ‘Dr.Criminoso’. A Adac já realizou o B.O e esperamos que eles sejam punidos pela justiça”, diz a instituição.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Barbalha volta a registrar aglomerações em meio a aumento de casos de Covid

Uma semana após equipes da Vigilância Sanitária e Polícia Militar flagrarem uma vaquejada clandestina reunindo 5 mil pessoas, Barbalha registrou novas aglomerações no Centro da cidade e na zona rural. A preocupação com estes episódios aumenta, pois, após período de estabilidade, o município da região do Cariri voltou a apresentar aumento de casos da Covid-19, na última semana. 
 
A primeira grave ocorrência aconteceu no último sábado (21), no distrito Estrela, que fica a cerca de oito quilômetros da sede do município. Lá, com apoio da Polícia Militar e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), a Vigilância Sanitária encerrou uma festa com um público aproximado de 500 pessoas, que ocorria em uma chácara.   

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Barbalha, Carlos Henrique Albuquerque, os agentes chegaram ao local através de denúncia. Lá, constataram que o evento programava a apresentação de três bandas de forró. 

“Ainda chegamos no início e já tinha essa multidão, sem máscara, dançando, descumprindo todos os protocolos”, conta. A festa foi encerrada e o organizador do evento foi identificado e multado.

Apesar do flagrante, Carlos Henrique lamenta que tem sido comum, principalmente no distrito Estrela, episódios semelhantes. “É um local com muitas chácaras, que têm sido alugadas. Acaba o distrito Estrela nos dando muito trabalho, mas ontem foi a primeira nesta dimensão".

Centro Histórico
Outro momento que assustou as autoridades sanitárias barbalhenses aconteceu na noite do domingo (22), no Centro Histórico, próximo ao Cineteatro. Ali, segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 1 mil pessoas se aglomeravam, atraídas por shows concentrados em restaurantes e bares entre as ruas do Vidéo, Neroly Filgueira e Dom Pedro I.

“É um local pequeno, de ruas estreitas e, ontem, parecia uma disputa de quem colocava o som mais alto”, detalha o coordenador da Vigilância Sanitária.

Sem autorização prévia, os donos destes restaurantes interditaram as ruas com cadeiras e mesas, concentrando um grande de número de pessoas sem máscaras. “Nem a presença das autoridades intimidou. Tivemos que ir em cada estabelecimento para encerrarem as atividades no bar e cozinha”, conta o coordenador da Vigilância Sanitária.  

Mau exemplo
Agentes da Vigilância Sanitária chegaram a ser ameaçados por um dos donos destes restaurantes, que também é dentista. Ele ofereceu resistência em dispersar o público, desacatou os fiscais e, por isso, foi levado à delegacia, onde foi realizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

“Ele insistiu em continuar. O que mais chamou atenção é por ser um profissional da saúde. Foi revoltante!”, desabafa Carlos. Depois de aproximadamente uma hora, a multidão foi dispersada e cinco estabelecimentos foram notificados. 

Aumento de casos
As aglomerações em Barbalha ocorrem em um momento que o Município volta a registrar aumento de casos de Covid-19. Entre os dias 1º e 8 de agosto, foram 37 novos infectados confirmados. Na semana seguinte, entre os dias 8 e 15, já aparece uma queda para 33 pessoas com coronavírus. Porém, na última semana, entre os dias 15 e 22, houve um acréscimo de 41 novos casos, subindo 24,2%, em relação ao período anterior.  

Hoje, a terra dos Verdes Canaviais soma 8.385 casos da Covid-19 e contabiliza 201 óbitos pela doença. Atualmente, segundo a Secretaria de Saúde do Município, duas pessoas estão em tratamento hospitalar e uma se encontra na unidade de terapia intensiva (UTI). A situação ainda é melhor que no início de agosto, quando haviam oito pacientes em tratamento hospitalar e quatro ocupando os leitos de UTI.  

Medidas 
Após três casos graves de aglomeração nos últimos oito dias, a Vigilância promete tomar medidas. Na próxima quarta-feira os agentes discutirão com o Comitê Técnico formado para o combate à Covid-19 medidas para coibir estes eventos. “Precisamos sentar e repensar junto com o prefeito. Está complicado. As pessoas não podem confundir essa melhora com relaxamento das medidas”, alerta Carlos Henrique.  

Uma ação a ser avaliada é a fiscalização mais intensa nas “interdições espontâneas” com mesas e cadeiras, que os restaurantes estão realizando em ruas do Centro Histórico. “É um combustível para acontecer o que aconteceu ontem. Antes, era metade da via. Hoje, usam a rua completa. Acredito que o Demutran tem que ser mais incisivo”, completa.  

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Vereador de Granjeiro é preso por desacato a autoridade em bar

O presidente da Câmara Municipal do município de Granjeiro, Paulo Anderson Brito (PSDB) foi preso na noite deste domingo (22) por se recusar a sair de um bar que descumpria o horário estabelecido de funcionamento por decreto estadual.

A reportagem tentou entrar em contato com Paulo Anderson, mas não obteve resposta.

Segundo policiais que acompanharam a ocorrência, Paulo Anderson estava visivelmente bêbado e se recusou a atender a solicitação dos agentes. Além disso, ele teria urinado em via pública, na frente dos policiais.

Ele foi levado para a Delegacia de Juazeiro do Norte, onde foi autuado por desacato a autoridade e prática de ato obsceno em lugar público. O vereador pagou fiança e foi liberado.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Receita abre consulta ao quarto lote de restituição do IR 2021; veja como consultar

A Receita Federal abre hoje (24), a partir das 10h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021, que também inclui restituições de exercícios anteriores. O crédito será feito no dia 31 de agosto para mais de 3,8 milhões de contribuintes.

Neste lote, o valor das restituições chega a R$ 5,1 bilhões. Desse total, R$ 273,2 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade: 8.185 idosos acima de 80 anos, 67.893 entre 60 e 79 anos, 6.088 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 26.647 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de agosto.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet. No serviço Portal e-CAC, é possível verificar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, para consulta à declaração e à situação cadastral no CPF. Com ele, é possível verificar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições.

Como resgatar
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Se por algum motivo o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, acessando o endereço www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos - Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará vai iniciar vacinação contra Covid-19 em pessoas de 12 a 17 anos; saiba como agendar

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reforça a necessidade de cadastro para a vacinação contra Covid-19 para o público de 12 a 17 anos. A inscrição pode ser realizada na plataforma Saúde Digital. O início da vacinação deste grupo está previsto para o fim de agosto. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 1.049.462 jovens nesta faixa etária no Ceará. Até sexta-feira (20), 386.377 mil pessoas deste perfil realizaram o cadastro.

O secretário da Saúde, Marcos Gadelha, reafirma o compromisso de vacinar todos os cearenses, medida essencial para combater o avanço da doença no Estado. “Estamos trabalhando com o cidadão no centro de todas as ações da Saúde. Por isso, temos o compromisso, sempre pautados pela ciência, de vacinar toda a população cearense contra a Covid-19”.

Como explica a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, “crianças e adolescentes também podem adoecer e podem fazer o vírus circular, então é um grande avanço na campanha de imunização”. “A gente conclui [a vacinação em pessoas a partir de 18 anos] com louvor em agosto, pelo menos nos grandes municípios, e avança para uma nova faixa etária”, pontua. Até então, o imunizante da Pfizer é o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esta parcela da população.

Para o cadastro, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento, raça, número do cartão nacional de saúde e telefone para contato, por exemplo. A Sesa ressalta a importância de preencher os dados com as informações corretas e verdadeiras para que a vacinação ocorra de forma organizada e mais ágil. As prefeituras são responsáveis por cadastrar a população que não tem acesso à Internet.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

24 de agosto

    79 - As cidades de Pompeia e Herculano são destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio.
1572 - Ocorre o Massacre da noite de São Bartolomeu, em Paris.
2006 - A União Astronómica Internacional atribui a característica de planeta anão a Plutão, deixando de considerá-lo um planeta principal.

Nasceram neste dia…
1899 - Jorge Luis Borges, escritor argentino (m. 1986).
1929 - Yasser Arafat, líder, ativista e político palestiniano (m. 2004).
1948 - Jean Michel Jarre (foto), compositor francês.

Morreram neste dia…
1540 - Parmigianino, pintor italiano (n. 1503).
1954 - Getúlio Vargas, político brasileiro (n. 1882).
1956 - Kenji Mizoguchi, cineasta japonês (n. 1898).

Fonte: Wikipédia

AddThis