Bispo da Diocese de Crato recomenda fim 'abraço de paz' durante a missa

O bispo da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, lançou um comunicado, na manhã deste sábado (14), pedindo para que os fiéis evitem dar as mãos durante o “Pai Nosso” e o “Abraço de Paz”. A medida é para evitar o contágio do novo coronavírus que tem assustado todo o planeta. “Com fé, autocuidado e responsabilidade social e eclesial conseguiremos deter o avanço da doença”, afirmou o sacerdote.  

Dom Gilberto disse que tem acompanhado a repercussão do novo coronavírus pelo mundo e que o alto número de casos tem colocado a Igreja Católica em alerta, “sobretudo nesse tempo que vivenciamos a Campanha da Fraternidade, cujo tema nos impele à promoção da fraternidade e da vida como dom e compromisso”, reforçou.  

O bispo alertou, em primeiro lugar, a importância de elevar a Deus súplicas e preces para que ele elimine a doença. “Inspire médicos e pesquisadores na descoberta de medicamentos eficazes no combate a este vírus”, pediu. No entanto, ressaltou as vendidas de prevenção, como orientações do Ministério da Saúde e os cuidados com a higiene. “O autocuidado e a responsabilidade social são de grande ajuda neste momento”, completa.  

Mesmo assim, reforçou a responsabilidade eclesial, principalmente nos momentos celebrativos, onde aglomera muitas pessoas nas igrejas. “É importante nesse sentido, evitar das as mãos durante a oração do Pai-Nosso e no abraço de paz”, enfatizou. “Basta-nos uma leve inclinação de cabeça e os mesmos sentimentos fraternos ficam mantidos”, orientou Pastana.  

Já durante a comunhão, dom Gilberto pediu que os fiéis evitem receber a hóstia diretamente na boca. “Como a Igreja prescreve, podemos recebê-la estendendo a palma da mão esquerda, levando-a à boca com a direita, mantendo igual piedade e devoção”, suplicou.  

Ao fim do comunicado, o sacerdote pediu cuidado em relação as ‘fake news’, notícias falsas que, segundo ele, são compartilhadas para alarmar a população. “Devem ser evitadas e combatidas por todos nós. A busca de informações deve ser sempre feita em fontes confiáveis”, completou.  

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) aponta que o Ceará investiga 37 casos suspeitos, sendo 28 somente em Fortaleza. Os municípios de Caucaia, Aquiraz, Tamboril, Juazeiro do Norte e Quixadá seguem analisando um caso cada, enquanto Crato e Itapipoca, dois. Outros 67 pacientes já tiveram a suspeita descartada. 

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Em tempos de coronavírus, saiba como limpar o celular sem danificá-lo

Não só por conta do risco do coronavírus, mas por questões de higiene, é recomendado limpar, diariamente, seu smartphone. Porém, não vá jogar água e sabão nele, não. Veja como limpá-lo de forma segura:

1 – Desligue o smartphone, remova qualquer capa e nunca faça a limpeza com ele conectado a uma fonte de energia.

2 – Tire cabos e acessórios do celular.

3 – Use um pano de microfibra sem fiapos para limpar a tela e a traseira do aparelho. Faça de forma suave.

4 – Não molhe ou deixe úmida qualquer abertura do smartphone.

5 – Não aplique soluções líquidas diretamente no celular.

6 – Para a limpeza efetiva, umedeça as pontas de um pano de microfibra em uma solução à base de álcool (solução de 70% de etanol ou álcool isopropílico) ou água destilada.

7 – Não use este processo em locais macios ou feitos de couro do celular, bem como também evite usar em borrachas ou plástico.

8 – NUNCA USE alvejantes ou produtos de limpeza como os feitos para louças ou roupas.

Com isso, seu smartphone sempre estará limpo e sem possibilidade de danificá-lo.

Por Daniel Praciano

Curta nossa página no Facebook

Coronavírus: Hospitais em Barbalha recebem orientações

(Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri)
A Fundação Otília Correia Saraiva, mantenedora dos hospitais Santo Antônio e do Coração do Cariri, promoveu na manhã desta sexta-feira (13), uma palestra para seus funcionários sobre o coronavírus (COVID-19). Proferida pela enfermeira Nayara Rodrigues, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretária de Saúde do município, a explanação sobre a pandemia foi focada nos cuidados e orientações de como o paciente com suspeita da doença deve ser recebido e tratado.

No encontro foram apresentados os fluxos a serem seguidos por todos os profissionais do complexo hospitalar.

“Por enquanto nós não temos nenhum caso confirmado aqui no Ceará, mas estamos tomando todas as medidas, desde a semana passada, se por ventura houver um caso suspeito, como também todas as medidas de prevenção, já que esse é o melhor caminho”, tranquiliza a enfermeira Nayara.

Sobre a transmissão do coronavírus, o contágio pelo se dá por alguém que tenha caso confirmado da doença ou por um caso suspeito, até que os exames confirmem ou não a existência da doença. Quem fez uma viagem internacional e retornou com sintomas, tais como: tosse seca, febre e outros sintomas de gripe comum, deve ficar atento ao agravamento do quadro.

(Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri)
Segundo Nayara, os hospitais de Barbalha estão preparados para receber os pacientes com suspeita do COVID-19: “Estamos estruturando todos os serviços de saúde. Não só os hospitais, mas também os PSFs e os centros de saúde para não só receber os casos suspeitos, mas também saber conduzir. A rede, como um todo, está estrutura para lidar com a doença”. 

Para um dos organizadores do evento, Ítalo Landim, integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, é importante capacitar os profissionais sobre prevenção e o manejo de possíveis casos suspeitos de infecção pelo Coronavírus. “É imprescindível a orientação das boas práticas, com vista à redução do risco de exposição da equipe de saúde e a efetividade no atendimento ao paciente suspeito.” 

Por Samuel Pinheiro

Curta nossa página no Facebook

Secretarias da Educação e da Saúde emitem recomendações sobre prevenção nas escolas públicas estaduais

As secretarias da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesa) elaboraram uma nota conjunta com recomendações que devem ser adotadas nas unidades de ensino da rede pública estadual para prevenção ao coronavírus (Covid-19). As orientações vão desde o ato de lavar as mãos até o desenvolvimento de atividades educativas que contribuam para a mobilização e engajamento de toda a comunidade escolar na prevenção ao vírus.

A nota esclarece que as escolas e os Centros Cearenses de Idiomas da rede pública estadual de ensino devem continuar suas atividades normalmente. Na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico, que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade escolar, haverá divulgação, em tempo hábil.

Trabalhar pedagogicamente este contexto é fundamental para que os estudantes se apropriem dos conceitos e conheçam como podem ser agentes multiplicadores sobre a prevenção ao Coronavírus junto aos amigos, às famílias e à comunidade onde vivem.


A Sesa segue todas as recomendações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a contenção do novo coronavírus no Estado. A população pode se informar sobre a doença, conhecer os sintomas e dicas de prevenção no site e nas redes socais da Sesa.

Todos os dias a Sesa divulga o boletim epidemiológico do Covid-19. O documento atualiza informações sobre o número de casos suspeitos e descartados, fluxo de atendimento e outras orientações. Até 12 de março, o Ceará notificou 82 casos. Destes, 62 foram descartados e 20 estão em investigação.


Curta nossa página no Facebook

Fortes chuvas causam estragos e evidenciam falta de estrutura no Ceará

As intensas chuvas que banharam o Estado entre as 7 horas de quinta-feira (12) e 7 horas de ontem (13), geraram sentimento divergente nos cearenses. Enquanto uns comemoram os aportes hídricos em açudes e barragens do Ceará, outros lamentam os prejuízos causados, sobretudo, pela fragilidade e deficiência estrutural das cidades. Famílias desabrigadas, ruas alagadas, móveis e eletrodomésticos danificados, muros e casas caídos. Moradores de pelo menos quatro cidades, de três regiões do Estado, amargam danos e procuram respostas para tamanhos prejuízos. Em Icapuí, no litoral Leste do Estado, a chuva de 220 milímetros foi a terceira maior da história do Município. Tamanha quantidade de água caindo do céu em um curto período de tempo deixou um saldo de 15 famílias desabrigadas. A área mais afetada foi o Centro do Município. Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Daniel Oliveira, "o cenário é preocupante". Membros da Defesa Civil realizaram, ao longo de ontem, vistorias em diversas localidades do Município, que conta com quase 20 mil habitantes. Em pelo menos 14 ruas, houve erosão e crateras se abriram. A lama invadiu casas e, três delas, na Serra de Icapuí, tiveram de ser evacuadas.

"A situação é muito complicada. A chuva deu uma trégua no fim da tarde, mas há previsão de mais precipitações e isso preocupa", acrescenta Daniel. Ainda conforme o coordenador, a Defesa Civil do Estado deve enviar, na manhã de hoje, suprimentos para os desabrigados. Para o engenheiro Humberto Joice, chuvas desta intensidade naturalmente podem deixar estragos, mas recordou que a estruturação deficitária das cidades potencializa os estragos. "Em muitos casos, há construção em áreas impróprias e ruas sem drenagem apropriada. Quando se soma isso às chuvas, o resultado é extremo", avalia. A Defesa Civil de Icapuí não confirmou se as casas mais afetadas foram construídas em locais inadequados, mas disse que fará um estudo para apurar edificações em áreas de risco.

Mais desabrigados
Em Iguatu, na região Centro-Sul, e Massapê, no Norte do Estado, mais de 30 famílias foram expulsas de casa pela água. No primeiro Município, um bueiro, obstruído, não deu vazão a chuva de 86mm e inundou ruas do bairro Vila Coqueiro. Pelo menos, 16 famílias ficaram desalojadas. "Perdi tudo", lamenta a dona de casa Cícera Carlos Araújo. "A água entrou rapidamente na casa e perdi guarda-roupa, geladeira, sofá e cama", contabiliza Ana Maria de Lima. A Prefeitura disse que vai realizar a limpeza de todos os canais e bueiros obstruídos. Para a mestre em Edificações, Rosa Maria, ações como estas evidenciam que "o cronograma de ação de muitos gestores municipais está invertido e completamente equivocado". Ela lembra que o segundo semestre do ano, no Estado, é quase que totalmente ausente de precipitações e, por isso, "é o período mais adequado para ações preventivas".

Em Massapê, 16 famílias, a maioria do bairro Nossa Senhora de Fátima, um dos mais afetados, passaram a noite em um colégio municipal. A chuva de 39.5 mm aumentou o volume do Rio Contendas que alagou casas e ruas. De acordo com a Defesa Civil do Município, pelo menos 100 famílias vivem próximas ao leito do rio. "Vamos apurar o risco que essas pessoas correm", pontuou Iolanda de Melo, secretária de Assistência Social de Massapê. As famílias afetadas permanecem alojadas pelo Município que deve ativar ações assistencialistas, como a disponibilização de aluguéis sociais. Todas as refeições estão sendo feitas no local.

Canal do Medo
Em Crato, o canal do Rio Granjeiro, que já possui histórico de enchentes, inundou pela segunda vez no ano. Ruas do bairro Lameiro ficaram alagadas. Os problemas enfrentados pelos moradores durante a madrugada e manhã de ontem não são isolados. Em fevereiro deste ano o cenário se repetiu. À época, o então secretário interino de Infraestrutura do Município, Carlos Andson, reconheceu o transtorno como "crônico". No ano passado, R$ 1,49 milhão foi destinado para reconstrução do canal. No entanto, segundo os moradores, os resultados não são efetivos. "A obra parece nunca avançar. Moro aqui do lado há 16 anos e sempre passei por sufoco quando começa a chover", denuncia um comerciante que pede para não ter sua identidade divulgada. No Centro da cidade, parte do muro do Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade foi arrastado. Além disso, covas e caixões foram arrastados pela correnteza que se formou. A exemplo do Canal Granjeiro e dos problemas de Iguatu, Icapuí, Massapê, o cemitério também já sofreu danos causados pelas chuvas. Em 2009, um temporal chegou a arrastar parte de túmulos, caixões e até restos mortais do espaço. "Percebemos, em comum a todas essas cidades, que os problemas se repetem. É mais uma evidência de falha estrutural. Se as ações paliativas fossem definitivas, o cenário provavelmente não se repetiria ano após ano", avaliou Humberto. Um projeto, em andamento, para criação de uma Unidade de Conservação dentro do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, que abrangeria a área do cemitério, deve beneficiar o equipamento, segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema).

Mais chuvas
Conforme o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, para este fim de semana, a tendência é de mais chuvas em todas as regiões do Estado devido a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema que traz chuvas para o Ceará nessa época do ano. "A zona de convergência se aproximou ainda mais da costa cearense e devemos ter maior quantidade de municípios atingidos e maior pluviometria nos próximos dois dias", pontuou. O prognóstico, se confirmado, pode ajudar a suprir uma deficiência histórica do Estado, que são as chuvas territorialmente irregulares. Mesmo em anos com chuvas acima da média, algumas regiões cearenses não são contempladas de forma equitativa. O impacto é amplo. Os maiores açudes do Ceará (Castanhão e Orós) estão situados justamente nessa porção do Estado cujas precipitações costumam ser mais brandas. Neste ano, em apenas dois dias choveu em mais de 85% das cidades. Ontem, 165 foram banhadas e, no dia 5 de fevereiro, 178 dos 184 municípios receberam pluviometria.

Famílias ficaram desabrigadas em Crato, Iguatu e Icapuí. As Defesas Civis destes Municípios analisam risco de desabamento

Por André Costa

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

16 sinais de que você é uma pessoa muito esquisita, segundo a ciência

1 – Você é do sexo masculino;
2 – Observa desconhecidos antes de ser apresentado a eles;
3 – Toca as pessoas o tempo todo enquanto interage com elas;
4 – Você fica muito próximo às pessoas;
5 – Você sempre faz com que a conversa seja sobre sexo;
6 – A sua pele é extremamente pálida;
7 – Você é excessivamente magro;
8 – Você passa a língua nos lábios com frequência;
9 – O seu sorriso é peculiar;
10 – Você ri em momentos inesperados;
11 – Você usa roupas sujas;
12 – Você trabalha como palhaço;
13 – Você não cuida dos seus cabelos;
14 – Você coleciona coisas como bonecas, insetos, répteis etc.;
15 – Você pratica a observação de aves como hobby;
16 – Você é dono de um sex shop.

Viu a listinha acima? Por acaso você se encaixa em mais de três dessas categorias? Caso a sua resposta tenha sido “sim”, então existem grandes chances de que outras pessoas pensem que você é meio esquisito. Aliás, a seleção de características que, de maneira geral, os demais associam com sujeitos estranhos não é aleatória. De acordo com Fiona MacDonald, do portal Science Alert, a compilação foi criada por pesquisadores da Universidade Knox, em Illinois.

Estranheza
A lista de “singularidades” foi criada a partir de um estudo que envolveu a participação 1.342 pessoas, das quais 1.029 eram do sexo feminino. Os pesquisadores simplesmente pediram que os participantes imaginassem que um amigo estava descrevendo alguém que ele havia acabado de conhecer — e que eles apontassem quais atributos achariam esquisitos.

Depois, os pesquisadores pediram que participantes classificassem os atributos, bem como alguns comportamentos, profissões e hobbies, dando a eles notas de 1 a 5 — ou, traduzindo em miúdos, de “tudo bem, esse sujeito não é tão estranho assim” a “fuja para as colinas, pois o cara é um louco!”

Como era de se esperar, devido à maioria das pessoas que fizeram parte do estudo serem do sexo feminino, os homens — ou qualquer um que pudesse oferecer um maior risco sexual — ficaram ligeiramente na frente das mulheres no quesito estranheza. Além disso, tirando algumas profissões e passatempos menos convencionais, indivíduos com comportamento imprevisível (como os que riem do nada, por exemplo) também chamaram atenção.

Segundo Fiona, os pesquisadores acreditam que esses pequenos sinais de alerta que determinados comportamentos despertam são um traço evolutivo que surgiu para nos proteger de possíveis riscos. De acordo com os cientistas, se trata de uma resposta emocional adaptativa à potencial presença de perigo que faz com que os seres humanos fiquem alertas em momentos de incerteza.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook

Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus é criado

O governador Camilo Santana se reuniu nesta sexta-feira (13), no Palácio da Abolição, com os presidentes dos poderes Legislativo e Judiciário para avaliar as ações de prevenção e combate ao coronavírus no Ceará. Durante o encontro, o governador assinou o decreto que cria o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará. O comitê deverá reunir 25 entidades/órgãos – Assembleia, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho, OAB, Justiça Federal, Defensoria Pública, Prefeitura de Fortaleza, Aprece, Uece, UFC, Fiec, Fecomércio, Acert, CDL, Anvisa e as secretarias da Saúde, Casa Civil, Segurança, Proteção Social, Educação e Administração Penitenciária.

A partir de agora, o comitê se reunirá permanentemente para avaliar o quadro no estado, no país e no mundo, e traçar estratégias e ações para combater os efeitos do coronavírus no Ceará. “Mesmo sem o Ceará ter registrado nenhum caso até o momento, essa é uma iniciativa que reúne os três poderes, diversos órgãos e a sociedade civil com o objetivo de tomar iniciativas que visam minimizar os efeitos do coronavírus no estado do Ceará”, citou o governador Camilo Santana.

Casos
De acordo com o boletim divulgado hoje pela Sesa, o Ceará continua sem caso confirmado do Covid-19, sendo 67 descartados e 37 suspeitos – Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Itapipoca, Juazeiro, Crato, Quixadá e Tamboril.

Secretariado
Na tarde desta sexta-feira, o governador já havia se reunido com os secretários de Estado e presidentes dos órgãos vinculados para tratar sobre o Plano Estadual de Contingência em relação ao coronavírus no Ceará, e discutir as medidas de prevenção em cada pasta estadual. “Estamos nos antecipando para evitar a propagação do vírus. Queremos que todos os órgãos públicos do Estado façam o dever de casa para minimizar os riscos da doença no Ceará”, citou o governador Camilo Santana.

Na última quinta-feira (12), o governador Camilo Santana já havia anunciado medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Entre elas, a liberação de R$ 45 milhões para todas as ações necessárias pela Secretaria da Saúde, como compra de material de diagnóstico e suplementação de insumos hospitalares para tratamento de pacientes, além da ampliação de leitos de retaguarda e de UTI. De imediato serão 200 enfermarias e 30 leitos de UTI. Serão preparados 14 equipamentos estaduais de saúde para atendimento de pacientes, sendo 5 hospitais em Fortaleza, 3 hospitais regionais e 7 UPAS.

Além disso, um plano de comunicação será utilizado em todos os equipamentos públicos do Estado do Ceará, com a distribuição de cartilhas de prevenção – cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas; quais os principais sintomas; e canais de comunicação em casos de suspeita. As informações estarão disponíveis, ainda, em todos os sites e redes sociais das secretarias e órgãos vinculados, para facilitar o acesso do cidadão.

Curta nossa página no Facebook

14 de março

1492 - A rainha Isabel I de Castela ordena a seus súditos judeus e muçulmanos que se convertam ao cristianismo.
1937 - O Papa Pio XI condena o nazismo, na encíclica Mit brennender Sorge.
2004 - O PSOE de José Luis Rodríguez Zapatero ganha as eleições em Espanha alguns dias depois dos atentados terroristas em Madrid.

Nasceram neste dia…
1804 - Johann Strauss, compositor austríaco (m. 1849).
1879 - Albert Einstein (foto), físico suíço-alemão naturalizado estado-unidense (m. 1955).
1903 - Benedito Lacerda, compositor, músico e maestro brasileiro (m. 1958).

Morreram neste dia…
1826 - Johann Baptiste von Spix, naturalista alemão (n. 1781).
1883 - Karl Marx, filósofo e teórico político alemão (n. 1818).
1934 - João do Canto e Castro, presidente português (n. 1862).

Fonte: Wikipédia

Bolsonaro testa negativo para coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta sexta-feira (13), por meio de suas redes sociais, que o exame a que se submeteu para detectar a presença do novo coronavírus deu negativo.

Bolsonaro fez o exame nesta quinta (12), mesmo dia em que o secretário de Comunicação Social do governo, Fábio Wajngarten, fez um teste que deu positivo para o novo coronavírus. Em um vídeo transmitido ao vivo em uma rede social na noite de quinta, o presidente apareceu usando máscara.

Fábio Wajngarten integrou a comitiva brasileira que acompanhou Bolsonaro, nesta semana, em viagem à Flórida (EUA). Outros membros da comitiva também fizeram o teste. O grupo teve encontros com o presidente norte-americano, Donald Trump, que participou de um jantar com Bolsonaro e integrantes da comitiva. Wajngarten chegou a posar para fotos ao lado do mandatário dos Estados Unidos.

Nesta quinta, após saber da confirmação da presença do coronavírus em integrante da comitiva brasileira, Trump afirmou não estar preocupado pelo fato de Jair Bolsonaro estar sob monitoramento do vírus.

"Jantamos juntos em Mar-a-Lago, na Flórida, com a delegação inteira. Não sei se o assessor de imprensa [Wajngarten] estava lá. Se estava, estava. Mas não fizemos nada fora do usual. Sentamos perto por algum tempo, tivemos uma ótima conversa", afirmou Trump. "Acredito que [os integrantes da comitiva] estejam sendo testados agora. Deixa eu colocar da seguinte maneira: não estou preocupado", acrescentou.

Além de Jair Bolsonaro, a família dele, políticos e membros do governo que viajaram para os Estados Unidos no último sábado (7) fizeram exames para identificar se contraíram o novo coronavírus.

Pelas redes sociais, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ministro Augusto Heleno (GSI) e o deputado Eduardo também informaram que seus testes deram negativo.

Fox News
Mais cedo nesta sexta, a rede de TV norte-americana Fox News divulgou que um primeiro teste feito por Bolsonaro havia dado positivo para coronavírus e que aguardava-se o resultado de um novo teste para confirmar a infecção.

A reportagem atribui a informação a um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro. E menciona que a Casa Branca, diante da notícia, marcou uma reunião interna de emergência.

Depois de anunciado o resultado negativo, porém, Eduardo Bolsonaro negou, por rede social, que tivesse dito à Fox News que um primeiro exame do presidente havia dado positivo.

Casos no Brasil
Na sexta-feira passada (6), quando o Brasil tinha 13 casos confirmados da doença — nesta quinta-feira (12) o Ministério da Saúde confirmava 77 casos —, Bolsonaro afirmou em um pronunciamento na TV que, ainda que a crise do novo coronavírus pudesse se agravar, "não há motivo para pânico".

Nesta quinta, Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional de TV. Na fala, o presidente disse que, embora as manifestações marcadas para o próximo dia 15 sejam "legítimas e espontâneas", devem ser repensadas porque não se pode colocar a saúde da população em risco.

Nesta semana, Bolsonaro afirmou, em Miami, que o "poder destruidor" do coronavírus "está sendo superdimensionado", "talvez (...) por questões econômicas". Ele também chegou a dizer, na terça-feira (10), que a "questão do coronavírus" não é "isso tudo" e que se trata muito mais de uma "fantasia" propagada pela mídia no mundo todo.

Bolsonaro também afirmou, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar na última quarta-feira (11) pandemia para a covid-19, que "até o momento, outras gripes mataram mais" que o novo coronavírus. "Eu não acho... eu não sou médico. Eu não sou infectologista. O que eu ouvi até o momento [é que] outras gripes mataram mais do que essa", declarou.

Fonte: G1 

Curta nossa página no Facebook

Consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de câncer, diz estudo

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmar que o café e a carne causam câncer, um estudo da Universidade do Texas relacionou a doença ao consumo excessivo de açúcar.

Segundo os pesquisadores do Anderson Cancer Center, publicado pela revista "Cancer Research", o elevado consumo de açúcar aumenta o risco de tumores nos seios e as metástases no pulmão.

Estudos epidemiológicos anteriores já haviam demonstrado que a sacarose proveniente dos alimentos tem um impacto significativo sobre o desenvolvimento de um carcinoma mamário porque favorece mecanismos inflamatórios ou picos de insulina que ajudam no aparecimento da doença.

Depois de investigar o impacto do açúcar sobre as glândulas mamárias de diversos ratos de laboratório, os especialistas norte-americanos comprovaram o efeito do consumo alimentar de açúcares sobre a ativação de um processo metabólico chamado de 12-LOX (12-lipoxigenase), que facilitaria o crescimento de um tumor e a metástase.

O estudo afirmou que, aos seis meses de idade, 30% dos ratinhos submetidos a uma dieta com controle de açúcar tinham tumores ao passo que entre 58% e 60% dos ratos com dieta enriquecida em sacarose ou frutose desenvolveu tumores mamários.

"É sobretudo a frutose que está sob acusação, mais do que a glicose. Mas, em geral, sabemos que um excessivo consumo de açúcares, amidos e carboidratos determina o aumento de peso até chegar à obesidade, o estresse oxidativo e aos danos microvasculares e cardiovasculares", afirmou Lorenzo Cohen, coautor da pesquisa e professor de Medicina Integrada da Universidade do Texas.

Para o especialista, "agora, se juntam a eles as já numerosas confirmações sobre a relação entre o excesso de açúcares e tumores".

Fonte: UOL (Com ANSA)

Curta nossa página no Facebook

Chuva derruba muro e danifica túmulos no cemitério do Crato

Após as fortes chuvas que atingiram a região do Cariri nas últimas 24 horas, o Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade, no município de Crato, foi parcialmente danificado pela força da água. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Município (Semadt), cerca de 30 metros do muro do equipamento tombou.

Além disso, parte das covas e caixões foram arrastados pela correnteza que se formou. Na manhã desta sexta-feira (13), coveiros do Município foram deslocados ao local para organizar os materiais danificados, segundo o secretário da Semadt, Brito Júnior.

“Alguns trechos do muro de contenção foram danificados por conta da grande quantidade de água no riacho da Matinha (que percorre o parque de exposições). Um trecho de uns 30 metros do muro externo tombou”, informou o secretário. “Estivemos, hoje, com a Secretaria de Infraestrutura, fazendo medições. Como já estavam programados os trabalhos no muro externo, vamos complementar o projeto com um trabalho emergencial”, complementou. 

Nos últimos 14 meses, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) encaminhou recomendações para, pelo menos, oito municípios cearenses para adequações de seus cemitérios, públicos ou privados.

Fortes chuvas
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre as 7 horas desta quinta-feira (12) e 7 horas desta sexta-feira (13), o município registrou 80,2 milímetros de precipitações. As cidades de Abaiara (90 mm), Milagres (85 mm) e Barbalha (78 mm), todas no Cariri, também acumularam chuvas superiores a 70 milímetros. Segundo informações parciais da Funceme, a região registrou uma média de 35,7 mm nas últimas 24 horas.

O município de Icapuí, no litoral cearense, registrou o maior volume de chuvas das últimas 24 horas (220 mm), uma das 15 maiores chuvas da última década no Ceará.

Problema recorrente
O Cemitério Público foi construído há mais de 165 anos e, neste período, chegou a ser ampliado em três ocasiões. Edificado próximo de um riacho,o cemitério já apresentou problemas em decorrência do acúmulo hídrico em anos anteriores. Em 2009, um temporal chegou a arrastar parte de túmulos, caixões e restos mortais do espaço. Segundo a Semadt, o adensamento urbano desviou os cursos de água, o que potencializa o problema.

Diante disso, a Pasta chegou a fazer um trabalho de abertura de áreas na margem de 30 metros e impediu a abertura de novas valas próximas ao rio.

Segundo a Semadt, há um projeto em discussão, junto a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), para criação de uma Unidade de Conservação dentro do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, que abrangeria a área do equipamento. A Sema garante que está planejando o início das vistorias técnicas. Feito isso, serão estabelecidos critérios e normas para a criação, implantação e gestão da UC.

O processo deve ser encerrado até junho deste ano.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Operação prende 34 membros de facção que comandou onda de ataques

A Polícia Civil do Ceará prendeu nesta quinta-feira (12), 34 membros de uma facção criminosa em uma operação realizada em 30 cidades do estado. Foram cumpridos ainda 62 mandados contra criminosos que já estão presos e seguem orientando comparsas em liberdades.

Os presos fazem parte de um bando responsável pela maior onda de ataques já realizada no Ceará, em 2019. Dezenas de ônibus e veículos públicos foram incendiados e artefatos explosivos foram utilizados em pontes e torres de telecomunicação.

“É uma importante operação, pois ela é resultado dessa investigação que iniciou com aquelas ações criminosas praticadas em janeiro do ano passado. E aí, com todo material apreendido, análise dos dados, análise dos interrogatórios realizados a gente fez uma primeira fase em março e agora uma outra fase”, afirmou o secretário da Segurança do Ceará, André Costa.

A Operação Aditum II investiga a atuação de integrantes recém-ingressos no grupo criminoso. A apuração foi realizada pela Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco). Aditum é uma palavra em latim, que significa "acesso".

Ainda segundo André Costa todos os envolvidos nas ações estão sendo identificados e responsabilizados. Ele reforçou também que todo material apreendido como drogas e armas serão estudados o que deverá levar na identificação de mais suspeitos.

“Todos os envolvidos naqueles ataques, naquelas ações criminosas todos seriam responsabilizados. E é isso que está acontecendo aqui. Arma apreendia, droga apreendida, vai ter outros materiais apreendidos que serão analisados e tudo isso vai levar na identificação de mais criminosos. Todos eles enquadrados aí por associação criminosa. E 98% com antecedentes criminais”.

Primeira fase da operação
Na primeira fase, deflagrada no dia 21 de março do ano passado, foram cumpridos 46 mandados de prisão contra uma organização criminosa em diferentes municípios do Ceará. Ao todo, 17 pessoas foram capturadas em Fortaleza e Região Metropolitana, e oito no interior do estado. Os outros 21 mandados foram cumpridos contra internos do sistema penitenciário.

Segundo o órgão, 312 policiais civis atuam na operação, divididos em cem viaturas. Participam da ação policiais civis dos departamentos Técnico Operacional (DTO), de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), da Capital (DPJC), da Região Metropolitana (DPJM), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Recuperação de Ativos (DRA) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Após causar acidente que matou motociclista, homem foge e abandona carro em Caririaçu

Um grave acidente resultou na morte de um motociclista na noite desta quarta-feira (11), na localidade de Sítio Cidade, em Caririaçu, no Ceará. O condutor causador do acidente abandonou o veículo e fugiu.

De acordo com a Polícia Militar, a colisão aconteceu quando o carro que vinha no sentido Caririaçu indo para Juazeiro do Norte bateu em uma motocicleta onde estava Jeilson Alves Pinheiro, de 35 anos, que morreu no local.

O suspeito de causar o acidente fugiu sem prestar socorro à vítima. Policiais militares revistaram o carro, mas não conseguiram encontrar nenhum documento que identificasse o proprietário.

A motocicleta e o automóvel foram recolhidos. A polícia faz buscas para capturar o homem responsável pelo sinistro.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

7 formas de manter a paz de espírito em momentos difíceis

Todos enfrentamos dificuldades pessoais e em diversificados graus, morte de alguém que amamos, a perda de um melhor amigo, fim de relacionamento, demissão de emprego, etc. Como manter a paz de espírito em momentos como esses? Continue lendo e descubra.

São essas experiências brutais que surgem do nada e muitas vezes acabam por nos jogar para baixo, nos desviando para fora do curso por um determinado período de tempo. Mas quando esse tempo passa aprendemos a olhar para frente com uma compreensão mais ampla e mais respeitosa da vida.

Esse texto não lhe fornecerá uma solução para o sofrimento, pois isso não existe, porém lhe trará alguns ensinamentos úteis para que você consiga manter a paz de espírito em momentos difíceis, pois acredito fielmente que este representa o primeiro passo para um entendimento mais amplo das experiências cruéis da vida.

• Aprenda a confiar em si mesmo
"Não é tão ruim quanto você pensa que é. Uma hora isso será passado, vai dar certo. Relaxe e confie em si mesmo."

Deposite toda sua confiança em si mesmo, seguindo a sua intuição e fazendo o seu melhor, avançando um passo de cada vez. Amor, persistência e trabalho duro dificilmente o levarão ao erro.

Se você tem fé em suas habilidades, se você permanecer fiel ao caminho que escolheu, se você canalizar sua paixão e transformá-la em ação você acabará por conseguir um grande avanço. Em outras palavras, assim que você confiar em si mesmo você vai saber como superar quase tudo.

• Concentre-se no que você está aprendendo
Erros e fracassos são simplesmente uma forma de prática.

Se a estrada é fácil e livre de colisões, você provavelmente vai pelo caminho errado. Os buracos na estrada muitas vezes representam um desvio necessário que você tem que fazer para ir pelo caminho certo.
O caminho percorrido não deve ser fácil, mas deve valer à pena. Não existe um caminho inteiramente fácil, pelo menos não para um lugar que vale à pena ir.

• Não seja enganado por suas expectativas
A vida não tem nenhuma obrigação de dar-lhe exatamente o que você espera. Seja o que for que você está procurando raramente virá na forma que você está esperando. Não deixe de ganhar a prata só porque você estava esperando ouro.

Você deve ver e aceitar as coisas como elas são e não como você esperava/desejava que eles fossem. Só porque não saiu como você tinha imaginado, não significa que não é exatamente o que você precisa para chegar aonde você quer ir.

• Use a esperança e construa uma ação positiva
“Somente no escuro você pode ver as estrelas. As estrelas são a luz. Olhe para elas.”

O mínimo que você pode fazer em sua vida é descobrir o que você espera. E o que tem a fazer é viver dentro dessa esperança trabalhando o que você quer. Seja profundamente envolvido com os pensamentos e atividades que mantêm a sua esperança viva e sua intenção possível.

Não, esperança por si só não vai lhe poupar de desespero. Esperança capacita você a se esforçar e crescer, mesmo quando as circunstâncias estão ruins. O caminho que é construído com esperança é mais agradável do que a estrada pavimentada em desespero, mesmo que ambos aparentem levá-lo para o mesmo lugar, em curto prazo. Mas é o crescimento positivo que possibilita o caminho para este lugar temporário que irá beneficiar o seu destino final.

É tudo uma questão de equilíbrio - aceitar a realidade, sem negligenciar o que precisa ser feito para chegar ao seu destino desejado em longo prazo.

• Dê alguns passos para trás
Tudo parece simples à distância. Às vezes, você só precisa se distanciar para ver as coisas mais claramente.

Você é maior do que tudo o que está te incomodando. A parte mais real de você existe além de suas preocupações, além de suas dúvidas, independente dos problemas e frustrações do momento presente. Dar um passo para trás e observar a si mesmo, como você experimenta cada momento. Estar presente. Observe a si mesmo como você pensa, como você age, como você experimenta as emoções. Seu corpo pode sentir dor, mas essa dor não é você. Sua mente pode encontrar problemas, e ainda assim você não é esses problemas.

Pense no mais difícil desafio possível agora. Imagine que não é você, mas um amigo próximo que está a enfrentar este desafio. Que conselho você daria a ele? Se você pudesse dar um passo para trás e, em vez de ser o sujeito na situação você pudesse olhar para sua situação como um observador objetivo, sua visão seria diferente? Pense no conselho que você daria a seu amigo, se seu amigo estivesse no seu lugar. Você está seguindo o seu melhor conselho agora?

Não permita que seus problemas atuais distorçam o seu pensamento. Dê alguns passos para trás e beneficie-se desta distância, e, em seguida, dê a si mesmo alguns bons conselhos.

• Caminhe em direção a algo em vez de fugir
"Não pense em comer chocolate!" O que você está pensando agora? Comer chocolate, certo? Quando você se concentrar em não pensar em algo, você acaba pensando.

A mesma coisa se aplica quando se trata de libertar sua mente de um acontecimento negativo. Por persistentemente tentar afastar o que você não quer, será forçado a pensar sobre isso e trará um peso para sua vida. Mas se você escolher concentrar sua energia em movimento, seguindo em direção a algo que deseja, naturalmente deixará o peso negativo para trás à medida que avança.

Ao invés de se concentrar em eliminar o negativo, concentre-se na criação de algo positivo!

• Encontre o início em cada final
Um grande homem disse uma vez que: "Todo começo vem do fim de algo na sua vida." Hoje é um novo começo, pense dessa forma. Pare de pensar sobre o que poderia ter sido e comece a olhar para o que pode ser.

Diga a si mesmo: "Passado, obrigado por todas as lições de vida que você me ensinou. Caro futuro, estou pronto agora! " Porque um grande começo sempre ocorre no exato momento em que você pensou que seria o fim de tudo.

Wlisses Freitas

Fonte: Mundo DSE

Curta nossa página no Facebook

Governo do Ceará libera R$ 45 milhões para ações de combate ao coronavírus

O Governo do Estado liberou R$ 45 milhões para a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) implementar medidas necessárias de controle contra o coronavírus no estado. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana, em sua página no Facebook, nesta quinta-feira (12). O estado não tem casos confirmados da doença, de acordo com a Sesa.

Nove medidas de prevenção e tratamento de eventuais casos foram estabelecidas pelo governo. São elas:

• Liberação pelo Governo do Estado de R$ 45 milhões para a Secretaria da Saúde do Estado;
• Liberação de 200 enfermarias e 30 leitos de UTI para enfrentamento da crise;
• Preparação de 14 equipamentos de saúde para atendimento de pacientes;
• Treinamento e orientação das unidades hospitalares públicas e privadas do Ceará;
• Acompanhando dos casos suspeitos informados à Sesa através de suas equipes;
• Disponibilização de canais de comunicação para a população e para os profissionais de saúde;
• Divulgação diária (17h) de boletim informativo sobre a situação epidemiológica e as medidas adotadas pelo estado;
• Disponibilização de equipes de saúde para triagem nas visitas das unidades prisionais.

Entre as unidades de saúde preparadas para atender os possíveis casos, cinco delas são hospitais de Fortaleza, três hospitais regionais e sete Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O governador não divulgou quais são os equipamentos.

Parte das medidas já havia sido anunciada no plano de contingência da Sesa, divulgado no último mês de fevereiro, para enfrentamento da doença. O documento segue as recomendações do Ministério da Saúde, com diretrizes que contemplam logística de diagnóstico, infraestrutura de unidades e a proteção dos trabalhadores.

O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, disse nesta quinta-feira (12), que como o Estado não está em fase de transmissão da doença não há não há indicação para suspensão de eventos nem fechamento de instituições.

20 casos suspeitos
O Ceará tem 20 casos investigados, descartou 62 e teve 82 notificações de suspeitas da doença, segundo a Sesa. No Brasil, são 77 casos confirmados da doença e 1.427 suspeitos, segundo o Ministério da Saúde. As mortes em todo o mundo decorrentes do Covid-19 já ultrapassam 4 mil.

Pandemia
Nesta quarta-feira (11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas. "A declaração de uma pandemia não é como a de uma emergência internacional - é uma caracterização ou descrição de uma situação, não é uma mudança na situação. (...) Não é hora para os países seguirem apenas para a mitigação", disse Michael Ryan, diretor-executivo do programa de emergências da OMS.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

13 de março

1781 - William Herschel descobre Urano.
1940 - Termina a Guerra de Inverno.
1979 - Entra em vigor o Sistema Monetário Europeu.

Nasceram neste dia…
1733 - Joseph Priestley, cientista e político britânico (m. 1804).
1830 - Antônio Conselheiro (foto), líder social brasileiro (m. 1897).
1907 - Mircea Eliade, historiador de religiões e escritor romeno (m. 1986).

Morreram neste dia…
1711 - Nicolas Boileau, poeta e crítico francês (n. 1636).
1850 - Juan Martín de Pueyrredón, general e político argentino (n. 1776).
1879 - Adolf Anderssen, jogador de xadrez alemão (n. 1818).

Fonte: Wikipédia

Sobe para 4 o número de casos suspeitos de coronavírus no Crato; outros 51 são descartados no CE

O Ceará conta, nesta quarta-feira (11) com 20 casos suspeitos do novo coronavírus, conforme a Secretaria da Saúde (Sesa). Outros 51 já foram descartados. O número de pacientes sob análise coincide com o do boletim anterior, divulgado nesta terça-feira (10). Contudo, há diferenças nos casos representados, já que houve aumento no número de pacientes negativados para o vírus, que somavam 44 no boletim da terça. O estado permanece sem confirmações da doença. 

Até o momento, Fortaleza concentra 12 casos suspeitos, com 41 já excluídos. Desta vez, a cidade de Quixeramobim apresentou o primeiro paciente sob suspeita. Já Crato, que contava com duas pessoas sob análise, aumentou a quantidade para quatro. Ainda há casos em investigação nos municípios de Aquiraz (1), Caucaia (1) e Juazeiro do Norte (1).

Outros municípios que já tiveram casos descartados são Caucaia (1), Crateús (1), Eusébio (1), Ibicuitinga (1), Itapipoca (1), Jijoca de Jericoacoara (2), Juazeiro do Norte (2) e Sobral (1).



Casos no Brasil
A quantidade de pessoas com a confirmação da infecção pelo coronavírus no Brasil já chega a 52, conforme o Ministério da Saúde. Esses pacientes estão distribuídos nos estados de São Paulo (30), Rio de Janeiro (13), Rio Grande do Sul (2), Bahia (2), Distrito Federal (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1) e Espírito Santo (1).

Além disso, ainda há 907 pessoas sob suspeita da doença no país. Outros 935 casos já foram descartados.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Cariri será beneficiado com pontos de leitura

Com o intuito de incentivar a criação de novos pontos de leitura, o Coletivo Camaradas abriu no início de janeiro uma chamada para interessados em montarem novos pontos em suas comunidades. A ideia é contribuir para a formação de uma cultura leitora nas comunidades, possibilitando democratizar o acesso ao livro e tornar mais acessível a leitura e as literaturas. Cada ponto receberá cerca de 100 livros. 

Serão doados cerca de 800 livros para os 8 pontos de leitura que serão montados ou fortalecidos nas cidades do Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Assaré. Cada ponto tem formas próprias de trabalhar e envolve públicos das mais variadas idades em torno da leitura.

No Crato serão abertos pontos de leitura, no bairro Novo Granjeiro, tendo como responsável Ana Paula Sousa, no bairro São José sob responsabilidade de Vanderlan Julio da Silva, no Distrito de Santa Fé, organizado pela Associação do Sítio Palmeirinha e Adjacências, no bairro Batateira com a Poliana Feitosa como responsável e no Belmonte sob responsabilidade da Maria do Socorro dos Santos. Serão montados ainda dois pontos, um em Missão Velha, no bairro Boa Vista, tendo Ana Moésia Magalhães como responsável e outro que pretende ser um ponto itinerante pelos bairros de Juazeiro do Norte, organizado por Janaína Cruz e Fernanda Jayane. Em Assaré, terá um ponto na Escola de Saberes.   

A entrega dos 800 livros acontecerá durante o III Encontro de Poesia no Gesso que será realizado no período de 19 a 22 de março, no terreiro do Coletivo Camaradas, na Comunidade do Gesso, no Crato.

O Coletivo Camaradas pretende incentivar ao longo de 2020, novos pontos de leitura.

Curta nossa página no Facebook

Mãe faz campanha para comprar cadeira de rodas para o filho; saiba como ajudar

Residente no sítio Cabeceiras, em Barbalha, o garoto Ruan Batista desde os dois anos de idade não fala e não anda. Segundo laudo, foi diagnosticado escoliose dorsal na coluna dorsal, que só é tratada com cirurgia.

Atualmente, Ruan está com nove anos. Sem condições financeiras, sua mãe Mikaelly Batista está fazendo uma campanha para comprar uma cadeira de rodas adaptada para seu problema de saúde. Esta custa 2.400 reais, segunda ela. A cadeira que Ruan se locomove é para adulto e sua mãe teme, por esse motivo, que o problema do filho se agrave ainda mais. 

Para ajudar com qualquer quantia:

Caixa Econômica Federal
Agência: 0032
Operação: 013
Conta: 00057201-9
Francisca Mikaelly Batista Monteiro

Contato: (88) 98146-0483 ou (88) 98167-7868


Curta nossa página no Facebook

Mais de 80 entidades pedem apoio internacional na ONU contra Bolsonaro

Mais de 80 organizações nacionais e estrangeiras se reuniram em um ato contra a presidência de Jair Bolsonaro. O grupo, formado por entidades como a Ordem Nacional dos Advogados do Brasil, Amazon Watch, Artigo 19, Conselho Indigenista Missionário e Instituto Ethos, está unido e pede que a comunidade internacional pressionem o governo brasileiro diante dos desmontes políticos das pautas de direitos humanos.

As entidades afirmaram que o Brasil vive "graves ataques que corroem o estado de direito e a democracia do país". O chamado, considerado como urgente pelas instituições participantes, pretende desenvolver ações incisivas frente ao direcionamento dessas políticas no governo Bolsonaro . 

"A situação de direitos humanos no Brasil deteriorou drasticamente no primeiro ano do governo Bolsonaro. Consolidou-se a aversão ao ativismo, com a extinção e enfraquecimento de mais de 50 órgãos de participação social fechando ainda mais o espaço da sociedade civil", declarou o grupo em um texto lido pelo jurista Paulo Lugon Arantes durante a denúncia apresentada ao Conselho de Direitos Humanos da ONU. 

Um dos pontos citados pelo grupo é o fato do governo Bolsonaro negar as "atrocidades cometidas durante a ditadura de 1964 ", disse Arantes. A paralisação das demarcações de terras indígenas, quilombolas e tradicionais, assim como o discurso de ódio empregado pelo alto escalão governamental também estão entre as críticas feitas durante o evento da ONU.

Fonte: Último Segundo

Curta nossa página no Facebook

11 de março

1942 - Segunda Guerra Mundial: o presidente Getúlio Vargas decreta o confisco de bens de imigrantes alemães e italianos no Brasil.
1990 - Lituânia declara a sua independência em relação à União Soviética.
2004 - Série de ataques terroristas cometidos em quatro comboios da rede ferroviária de Madrid provoca 191 mortes.

Nasceram neste dia…
1544 - Torquato Tasso, poeta italiano (m. 1595).
1920 - Nicolaas Bloembergen, físico neerlandês.
1963 - Marcos Pontes (foto), cosmonauta brasileiro.

Morreram neste dia…
1576 - Juan de Salcedo, conquistador espanhol (n. 1549).
1931 - Friedrich Wilhelm Murnau, cineasta alemão (n. 1888).
1955 - Alexander Fleming, cientista britânico (n. 1881).

Fonte: Wikipédia

Coronavírus: Crato tem 2 casos suspeitos; 44 casos foram descartados no CE

A última atualização sobre o coronavírus da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mostra 20 casos suspeitos no estado até o fim da tarde desta terça-feira (10). Já foram descartados 44 ocorrências. Não há ainda confirmações de pacientes infectados com a doença no Ceará. 

Fortaleza mantém o maior número de suspeitas, com 15 pacientes sendo analisados. Já foram descartados na capital outros 34 casos. Também estão com casos ainda sob investigação os municípios de Crato (2) – pela primeira vez na lista –, Aquiraz (1), Caucaia (1) e Juazeiro do Norte (1).

Entre os municípios com casos já descartados estão Caucaia (1), Crateús (1), Eusébio (1), Ibicuitinga (1), Jijoca de Jericoacoara (2), Juazeiro do Norte (2) e Sobral (1).

Balanço nacional
O Ministério da Saúde disponibilizou na tarde desta terça-feira (10), dados atualizados sobre a situação do novo coronavírus no país. Já são 34 casos confirmados. O número de suspeitos caiu para 893 e outros 780 foram descartados. 


19 incidências são em São Paulo, oito no Rio de Janeiro, dois na Bahia e os estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais e Alagoas têm um caso confirmado em cada um. No Distrito Federal, também há um caso confirmado. 

Segundo a Secretaria de Saúde de Brasília, o estado da paciente do DF é grave e instável. Ela teve uma piora no quadro respiratório, apresenta febre alta e respira com aparelhos. A mulher é o primeiro caso em estado grave do país. 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

10 de março

1939 - Adolf Hitler (foto) ordena a entrada do exército alemão em Praga, desrespeitando o Acordo de Munique.
1952 - Fulgencio Batista lidera um golpe de Estado bem-sucedido em Cuba.
2006 - A sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter chega a Marte.

Nasceram neste dia…
1452 - Fernando II de Aragão, o Católico (m. 1516).
1628 - Marcello Malpighi, médico, anatomista e biólogo italiano (m. 1694).
1957 - Osama bin Laden, terrorista saudita (m. 2011).

Morreram neste dia…
1826 - D. João VI de Portugal (n. 1767).
1872 - Giuseppe Mazzini, político e revolucionário italiano (n. 1805).
1940 - Mikhail Bulgakov, escritor e dramaturgo russo (n. 1891).

Fonte: Wikipédia

AddThis