Juazeiro do Norte (CE): Mobilidade se precariza com buraqueira e lamas das chuvas

Não são poucos os buracos em ruas e avenidas da terra do "Padre Cícero". Mesmo a cidade ainda vivenciando um período chuvoso de maior intensidade, que há alguns anos não se via, os moradores das áreas centrais e principalmente na periferia mal suportam os transtornos de uma cidade extremamente carente em infraestrutura. São ruas praticamente destruídas pelas chuvas, calçamentos arrastados, erosões nas vias públicas.

Em comunidades de lugares como a Betolândia, Timbaúbas, São José, Triângulo, Santa Teresa, Lagoa Seca, João Cabral, Novo Juazeiro e bairro Frei Damião, os problemas se agravam, principalmente porque muitas ruas nessas áreas sequer contarem com calçamento. Isso, só para citar alguns dos bairros onde há fortes agravantes.

Mesmo com a liberação recente de uma verba solicitada no ano passado, para a melhoria de infraestrutura da cidade, no valor de R$ 9,4 milhões, do Governo Federal, por meio da Defesa Civil, os valores estão voltados para a recuperação de áreas já determinadas pela administração. As melhorias serão feitas de forma gradativa. Segundo o secretário de Infraestrutura da cidade, Akiro Meneses Chikushi, mesmo assim, a maior parte dessas localidades são os pontos considerados mais críticos.

Erosão
Mas, ao mesmo tempo em que acontece o crescimento vertiginoso de uma cidade de cerca de 250 mil habitantes, os problemas estruturais de bairros como o São José são gritantes. Algumas ruas estão totalmente destruídas com a erosão e muitos buracos, há falta de calçamentos e em algumas áreas simplesmente parte deles se foram com a força das águas e os alagamentos. Comerciantes estão no prejuízo, moradores enfrentam o perigo de trafegar nas áreas, por atravessar ruas com buracos imensos, e muitas vezes à noite, e no escuro, correndo o risco de acidentes e serem assaltadas.

O comerciante autônomo, Cícero Batista Ferreira, diz que o município tem que dar o suporte necessário de infraestrutura para os bairros da cidade se expandirem. Ele reside no bairro São José, que é um dos que mais recebeu novas moradias nos últimos anos e está carente em algumas ruas até de abastecimento de água e energia.

"Infelizmente, estamos diante de uma realidade em que a cidade não está preparada para o crescimento e a população acaba pagando um preço muito alto", diz. Ele reside na rua Zeca Esmeraldo, onde os próprios moradores tiveram que colocar sacos com terra para contenção das erosões na rua. "Aqui, infelizmente é só buraco.", lamenta.

E em pontos centrais da cidade, nas áreas de maior tráfego, o problema está presente, como em cruzamentos da Avenida Castelo Branco, nas proximidades do shopping, com buracos no asfaltamento. No bairro Triângulo, carros já chegaram a ser praticamente engolidos pelas crateras formadas nas ruas após as chuvas. No João Cabral, logo na entrada para a Rua Padre Alcântara, proximidades do Mercado do Peixe, os motoristas têm que desviar de um buraco, numa curva fechada, se expondo ao perigo iminente. Alguns reclamam e tacham a situação de descaso, ao passarem.

Saídas
O secretário Akiro justifica que todos esses problemas vêm sendo solucionados aos poucos. A buraqueira presente na cidade vem tendo um trabalho permanente para ser minimizada. Ele disse que durante esse período de chuvas, a situação tem se agravado e não ajuda a fazer com que os serviços sejam totalmente efetivados em alguns casos. Desde o início do mês que a prefeitura local tem procurado ampliar as contratações de calceteiros para efetuar os serviços de tapa-buracos, por meio de força tarefa.

Enquanto isso, os próprios moradores de localidades como o bairro São José se reúnem para calçar por conta própria ruas da localidade. Cansados de esperar pelo poder público, despejam caminhões de pedras e se cotizam para realizar o serviços, conforme o comerciante Cícero Batista. Próximo a sua rua há exemplo bem claro disso. "Na verdade, se a cidade cresce, o poder público tem que chegar na frente e garantir condições para isso", afirma.

No final da rua Cícero Gonçalves, um problema se arrasta há pelo menos quatro meses. Não passa veículos e as motos atravessam com dificuldades. Um comércio de granito nas proximidades está prejudicado. Os proprietários inclusive já tentaram tapar o enorme buraco com rejeito do material do depósito e moradores jogaram lixo, mas não houve jeito. A chuva levou parte da rua, comprometendo um cruzamento, numa área onde não chega a iluminação pública.

Considerado bairro nobre, onde há uma cadeia de bares e restaurantes, e o polo gastronômico da região, com vários hotéis instalados e o maior conjunto residencial vertical da região, o Lagoa Seca é a entrada da cidade para quem vem do Município de Barbalha.

Drenagem
A área há vários anos vivencia a dificuldade de drenagem, sem contar com a grande quantidade de buracos. Calçamentos nas proximidades da Cidade Universitária estão destruídos em alguns trechos, mesmo com a intervenção da administração em outros, corrigindo os danos.

Em alguns pontos, os condutores têm dificuldades de atravessar, como a Avenida Maria Letícia Leite Pereira. Nas proximidades de um hotel da cidade, o local é uma travessia para alguns motoqueiros e condutores de outros veículos. Os que nunca passaram pelo local, temem que o buraco com água seja maior e possam até ficar impossibilitados de atravessar. Essa situação faz parte de um dos problemas mais sérios relacionados à drenagem da cidade, e que já foi parar até no Ministério Público e serviu para criar um movimento dos moradores no bairro. Segundo a gestão local, para ser totalmente solucionado, são milhões que devem ser investidos, por meio de verba federal em todos os trechos atingidos.

Mesmo com a liberação da verba para investimentos em melhoria de infraestrutura e da malha viária da cidade, o secretário Akiro afirma que a vinda dos recursos não acontecerá de uma só vez, mas em várias etapas e mediante os serviços elaborados. Para ele, felizmente alguns dos trechos mais prejudicados, apontados ano passado, foram contemplados dentro desse montante, só que em algumas áreas os problemas se agravaram. No bairro Betolândia, por exemplo, uma das ruas está totalmente destruída desde as chuvas. Vários caminhões de areia já foram colocados em alguns trechos e a chuva levou.

O artesão do bairro Campo Alegre, Airton Laurindo da Silva, disse que na sua comunidade há muitos buracos nas ruas, e alguns deles considerados verdadeiras crateras. "Não temos condições de conviver mais com essa situação", diz ele.

Conforme o artesão, a situação perdura até antes dele morar na localidade, há mais de três anos. A área inclui o acesso à Penitenciária Industrial da Cidade. O morador ainda reclama falta de calçamentos, além da precariedade no saneamento. Ele cita ruas como a Professora Ivoneide Sabiá e a Manoel dos Santos. "Quando chove na área até as crianças ficam prejudicadas, sem condições de irem para escola", lamenta.

Quanto aos R$ 9,4 milhões, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, anunciou a destinação dos recursos para serem aplicados na construção de três pontes e dois muros de contenção. As pontes representarão a solução definitiva de antigos problemas em passagens sobre a Várzea das Timbaúbas, principalmente durante o período do inverno em função do volume das águas.

As pontes serão, conforme a gestão atual, na Avenida Virgílio Távora, que dá acesso ao Aeroporto Orlando Bezerra, e nas ruas Rui Barbosa e Madre Neli Sobreira ambas no bairro Limoeiro. No caso da Rui Barbosa vários consertos já foram feitos, mas só a construção de uma nova ponte vai resolver o problema. Quanto a Rua Madre Neli, ficará interditada para o tráfego de veículos e pessoas, em virtude dos alagamentos por cortar a Várzea das Timbaúbas.

Em relação aos muros de contenção, o prefeito diz que serão construídos no Parque Ecológico das Timbaúbas e no bairro Antonio Vieira com o objetivo de evitar as erosões. Além do muro, a obra consta de aterro e a construção de bueiros.

Mais informações
Secretaria Municipal de Infraestrutura
Parque de Eventos Padre Cícero, S/N - Bairro Planalto
Telefone: (88) 3571.1128

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



PT confirma pré-candidatura da presidente Dilma Rousseff

Em evento realizado nesta sexta-feira em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a pré-candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição. O evento contou com a participação de 11 partidos da base aliada, três governadores e um terço do ministério da presidente.

Com a confirmação da pré-candidatura, o PT põe fim ao movimento "Volta Lula", defendido por alguns membros do partido e da base aliada. Presente no evento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu apoiar fortemente a candidatura de Dilma.

Ele afirmou que pretende viajar por todo o Brasil nos palanques de candidatos que apoiem a presidente. Lula disse ainda que "o medo estarrecedor dos adversários é a volta do Lula em 2018".

Em sua fala, o ex-presidente também pediu que o PT reaja contra a tentativa dos adversários de destruir a Petrobras. Sem citar nomes, Lula ainda afirmou que há uma perseguição de cunho pessoal contra o PT, fazendo referência às condenações de José Genoino, José Dirceu e João Paulo Cunha no processo do Mensalão. O ex-presidente também afirmou que  PT precisa renovar a sua imagem, principalmente junto ao público jovem.

Dilma diz que Lula é "verdadeira lenda"
A presidente Dilma Rousseff foi recebida pela plateia aos gritos de "Um, dois, três, Dilma outra vez". Ela afirmou que a reeleição será um grande desafio, principalmente por estar sucedendo a Lula, que classificou como uma "verdadeira lenda".

Segundo Dilma, as 36 milhões de pessoas que saíram da pobreza desde o início do governo Lula são prova de que o governo está no rumo certo. Sobre as denúncias de corrupção em seu governo, Dilma disse que quem a conhece sabe que ela nunca admitiria atos ilícitos. "Vergonha não é aparecer, vergonha é não combater", disse a presidente.

Críticas aos adversários
Dilma também criticou os adversários políticos do PT que, segundo ela, querem adotar uma política de arrocho salarial, juros altos e retrocesso. A presidente afirmou ainda que seu governo investirá forte em um projeto de reforma política.

Fonte: Último Segundo



Aprenda a diferenciar o ciúme normal do doentio

A novela Em Família, no ar na Globo no horário das 21h, tem mostrado em sua segunda fase um caso de ciúme patológico. O personagem Laerte (vivido então pelo ator Guilherme Leicam) namora a prima Helena (vivida então pela atriz Bruna Marquezine), mas tem diversas crises de ciúme sem evidências, sendo violento inclusive com a namorada.

Também tenho acompanhado vários casos de ciúme patológico no consultório, e me chama a atenção o fato de as pessoas deixarem para procurar ajuda apenas quando são alertadas por um profissional da área da saúde, geralmente psicólogo ou psiquiatra. Aqueles que sofrem com o ciúme do parceiro acham que esse comportamento faz parte do jeito de ser da pessoa, incomodam-se com as cobranças e controle a que são submetidos, porém não fazem ideia de que isso possa ser sintoma de uma doença, e como tal, deve ser tratado.

O que é o ciúme?
Basicamente, ciúme é o medo de perder alguém amado para uma terceira pessoa. Segundo Ballone, o ciúme normal é transitório e baseado em fatos. O maior desejo é preservar o relacionamento. Algumas pessoas o encaram como prova de amor, zelo ou valorização do parceiro. Outros o consideram uma prova de insegurança e baixa autoestima.

Ciúme doentio
Já no ciúme patológico há o desejo inconsciente da ameaça de um rival, assim como o desejo obsessivo de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do outro. Caracteriza-se por se exagerado, sem motivo aparente que o provoque, deixando o ciumento absolutamente inseguro e transformando-o num tremendo controlador, cerceador da liberdade do outro, podador de qualquer atividade que o parceiro queira fazer sem que ele esteja presente.

Dúvidas se transformam em ideias supervalorizadas, levando a pessoa a checar, verificar se ela tem fundamento. Checa celulares e ligações recebidas constantemente, quer saber quem enviou mensagens, que e-mails recebeu e por qual motivo, com quem falou e sobre o que, onde está e a que horas voltará, quem são os amigos e porque os têm; acha que se a pessoa se arruma para sair, mesmo que seja para o trabalho, está "se arrumando para encontrar o amante"; se há algum atraso é motivo de brigas e questionamentos intermináveis; e por mais que tente aliviar seus sentimentos, nunca estará satisfeito, permanecendo o mal estar da dúvida. Enfim, a vida a dois transforma-se num verdadeiro martírio.

A maneira errada de lidar com o ciúme
Quem sofre os "ataques" do parceiro alimenta-o sem saber à medida que concorda em submeter-se ao que o outro pede. Por exemplo: se, ao ser questionado sobre quem lhe enviou e-mails, mesmo no trabalho, ele responder, der satisfações, o outro se sentirá no direito de fazê-lo sempre, agindo dessa forma cada vez mais incisivamente.

As brigas tornam-se frequentes e o clima de tensão impera na relação, já que qualquer coisa é motivo para reacender o ciúme. Porém, há momentos de total tranquilidade intercalados a estes - geralmente quando estão juntos, fazendo algo que distraia a atenção do ciumento - o que deixa a "vítima" do ciúme confusa, tirando a vontade de abandonar a relação que muitas vezes é tentadora.

Mas afinal quem é a vítima aqui? Aquele que sofre com as cobranças e vive numa verdadeira prisão ao lado de alguém possessivo e controlador ou este, que vive em constante tensão e desconfiança, perdendo por completo sua tranquilidade perante a vida em função de algo que o consome? Diria que ambos são vítimas e necessitam cuidados, cada um em seu contexto. Aquele que convive com o ciumento deve aprender a colocar limites, não alimentando a dinâmica doentia do parceiro, e não deixando de fazer suas coisas ou falar com seus amigos só porque o outro quer. Ele acaba cedendo às pressões para evitar brigas, o que lhe parece mais fácil, mas o resultado é catastrófico, pois quando menos imaginar perceberá o quanto está agindo em função do outro e se deixando de lado, submetendo-se, anulando-se por completo. E o pior: nada satisfaz ao parceiro, que vai exigir sempre mais, pois, como já foi dito, a sensação da dúvida permanece.

A maneira certa de lidar com o ciúme
Em sua terapia procure entender porque se deixa dominar por alguém que lhe cerceia por completo, aceitando abrir mão de seu direito e liberdade de relacionar-se com as pessoas e com o mundo. Já o ciumento deve procurar ajuda psicoterapêutica e medicamentosa, pois o tratamento abrange tanto o lado emocional quanto o físico. É uma doença tratável à base de antidepressivos, que aliviarão e muito os sintomas, devolvendo à pessoa a liberdade de viver. A psicoterapia paralela à medicação é fundamental para que se trabalhem questões profundas ligadas ao aparecimento do ciúme, geralmente envolvendo dinâmicas familiares complicadas, insegurança e autoestima baixa, entre outras. Nunca tome medicação por conta própria, sempre consulte o médico antes de optar pelo tratamento medicamentoso.

Uma grande dificuldade que encontramos ao lidar com essas pessoas é que em muitos casos tal comportamento foi aprendido com o pai ou a mãe, também ciumentos, passando a falsa ideia de que esse jeito de funcionar é o normal. Quando você vive em uma família cujas características principais são o controle, o cuidado excessivo, o zelo e preocupação com os filhos, cresce achando que assim deve ser, pois esse foi o modelo aprendido.

Porém, ao deparar-se com um(a) namorado(a) que não viveu essa dinâmica, o ciúme começa a se manifestar, denunciando a presença da doença. Como convencê-lo a se tratar se a própria família não considera seu comportamento "fora do padrão", muitas vezes boicotando a continuidade do tratamento? Aqui entra a importância de uma terapia familiar acontecendo paralelamente ao tratamento individual, para que cada um possa reconhecer sua parcela de responsabilidade no problema e juntos, se comprometam a resolvê-lo.

É preciso reaprender a relacionar-se sem o controle e libertar-se da angústia da dúvida para experimentar o prazer de um relacionamento "saudável", onde ambos possam compartilhar momentos de tranquilidade, sem ter que abrir mão de sua individualidade ao mesmo tempo. Isso é possível, basta querer.

Marina Vasconcellos
Psicóloga

Fonte: Minha Vida



Consórcio municipal quer fortalecer setor do turismo de sete cidades

Está sendo criado no Cariri um consórcio regional para fortalecimento do turismo, direcionado a sete cidades da Região. As primeiras reuniões estão sendo realizadas nesse intuito e até junho deste ano, a pretensão é já estar com o consórcio formalizado. Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Assaré, Eugênio Costa Oliveira, a orientação técnica para a institucionalização estará sendo realizada por meio do Serviço de Apoio às micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os municípios envolvidos no consórcio são Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri, Missão Velha, Assaré. Com a criação do consórcio, essas cidades passam ser regularizados no âmbito do turismo nacional, junto ao Ministério do Turismo. "Foi com essa perspectiva que decidimos então nos reunir para formalizar essa condição de uma região potencialmente turística em vários aspectos", diz o secretário.

Para ele, essa é uma oportunidade de trabalhar novos projetos direcionados ao fortalecimento da cadeia turística. Conforme Oliveira, o 'trade' regional é muito amplo, e inclui vários setores, dando uma oportunidade a região de desenvolver vários segmentos do turismo atualmente existentes. Conforme salientou, é uma oportunidade das cidades se organizarem nesse sentido.

Para isso, o trabalho vem sendo realizado numa parceria dos municípios, com instituições como a Universidade Regional do Cariri (Urca), por meio da Pró-reitora de Extensão, e o Sebrae.

O consórcio terá a gestão dos prefeitos a as secretarias ou coordenações de turismo de cada cidade funcionarão no acompanhamento técnico. De acordo com o secretário, esse é um momento de sensibilização dos gestores municipais, no intuito de fortalecer a ideia e dar encaminhamento ao procedimentos técnicos, com o acompanhamento das instituições.

Mobilização
Secretários municipais estão se mobilizando e deverão realizar no próprio Ginásio da universidade, um evento com cerca de 10 municípios do Cariri, que irão expor os seus potenciais turísticos. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Crato, Venâncio Saraiva ressaltou a importância da criação do consórcio. Para ele, esse é um trabalho que merece uma atenção, no intuito de promover a regionalização do turismo, junto ao seu fortalecimento.

Eugênio Oliveira afirma que um inventário do turismo dessas cidades terá de ser elaborado, com o devido suporte técnico. "Não devemos ficar atrás de outras regiões do Brasil, que avançam atuando em forma de consórcio e têm a oportunidade de se organizarem para isso", afirma. Ele destaca as potencialidades diferenciadas do ponto de vista da vocação para o turismo em cada cidade. Conforme o secretário, é uma forma de cooperação mútua, que deve ser trabalhada num momento em que a região passa a ter uma infraestrututa melhor para atuar.

Ele destaca segmentos como o ecoturismo, turismo cultural, religioso, científico, aventura. Ainda ressalta a necessidade de profissionalização dos partícipes. Atualmente, os municípios estão buscando a formatação de um estatuto para possibilitar as normas de funcionamento do consórcio. A partir da finalização desse processo inicial, outros municípios da região poderão fazer parte. O único destes sete primeiros que não está inserido na Região Metropolitana do Cariri é a cidade de Assaré, que atualmente conta com o memorial Papativa do Assaré, o poeta Antônio Gonçalves da Silva.

Entre as cidades integrantes do projeto para criação do consórcio está a cidade de Nova Olinda, que foi escolhida pelo Ministério do Turismo, como Município indutor do turismo. O município conta com equipamento s que favorecem o desenvolvimento do segmento, como a Fundação Casa Grande.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo da cidade de Nova Olinda, Tereza Hercília Cordeiro, o projeto de criação do consórcio poderá ser uma alternativa para o fortalecimento do segmento, mas destaca que outras forma de atuação em conjunto podem ser estudadas, já que há experiências na área que não tiveram êxito.

"Estamos estudando alternativas, até porque a região precisa dessa integração para promover uma melhoria do segmento, em diversos aspectos", diz ela, ao acrescentar que o potencial e o turista já existem para que haja um incentivo maior no sentido de promover uma qualificação. Nova Olinda passou a ser município indutor do turismo, mas as cidades de Aracati, Jijoca e Jericoacoara, todas no Ceará. São cidades, conforme a secretária, com um rico potencial no Estado. Para o secretário, Eugênio Oliveira, é necessário haver um reconhecimento do turismo proporcionado fora do litoral do Estado. "Precisamos de um incentivo maior para o turismo regional, e o consórcio poderá ser a ferramento que precisamos para poder expandir o setor", afirma a secretária de Nova Olinda.

Mais informações
Secretaria de Cultura e Turismo de Assaré
Rua João Pinto, 06
Centro
Telefone: (88) 9770. 9553

Fonte: Diário do Nordeste



André Vargas agora diz que Padilha não indicou diretor de laboratório

O deputado federal licenciado André Vargas (ex-PT-PR) afirmou ontem que o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha não foi o responsável por indicar o diretor de um laboratório cuja parceria com a pasta é hoje objeto de investigação pela Polícia Federal.

Vargas é autor de uma mensagem de texto que levou a PF a ligar, em um dos relatórios da Operação Lava Jato, o agora pré-candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo ao laboratório Labogen, controlado pelo doleiro Alberto Youssef.

Em uma mensagem enviada por Vargas a Youssef em novembro, e interceptada pela Polícia Federal, o deputado escreveu "foi Padilha que indicou" ao se referir à ida de Marcus Cezar Ferreira de Moura, ex-assessor do ministro, para o Labogen.

Na época, o laboratório negociava sua entrada numa parceria com o ministério para produzir um medicamento considerado estratégico pelo governo –um projeto que poderia render até R$ 31 milhões em cinco anos.

À Folha Vargas nega que Padilha tenha feito a indicação: "Nem na Labogen nem para outro lugar".

Segundo o relato do deputado, Marcus Moura o procurou em seu gabinete na Câmara dos Deputados em busca de emprego quando ele era vice-presidente da Casa.

"Vi o currículo dele e achei interesse. Ajudo as pessoas. Eu era o vice-presidente e centenas de pessoas me procuravam para conseguirem alguma colocação", afirmou o deputado licenciado.

Amigo de Youssef, Vargas foi forçado a renunciar à vice-presidência da Câmara e se desfiliar do PT após virem à tona as informações sobre suas relações com o doleiro. O ex-petista responde ainda a um processo de cassação do mandato na Câmara.

Padilha
Nesta semana, Padilha aumentou a pressão sob Vargas ao pedir que ele explique na Justiça o uso do seu nome em conversas com o doleiro.

O pré-candidato do PT ao governo paulista nega que tenha relação com o doleiro e diz que mente quem afirma que ele tenha feito indicação para o Labogen.

Padilha afirma ainda que nos três meses em que Marcus Moura trabalhou no Ministério da Saúde, em 2011, ele não tinha como função lidar com a área de medicamentos e que também não possuía relação direta com o gabinete do ministro.

As informações divulgadas pela Polícia Federal nas últimas semanas no entorno de Padilha preocuparam o PT, que quer distância de Vargas para evitar que novos desdobramentos respinguem na eleição estadual e nacional.

Segundo a Folha apurou com aliados de André Vargas, no entanto, o deputado estuda reassumir sua vaga na Câmara na semana que vem.

O raciocínio do deputado paranaense é o seguinte: como o Conselho de Ética só deve analisar o processo que pode resultar em sua cassação no mês de julho, Vargas poderia reassumir o cargo e então submergir".

Aliados do deputado licenciado, inclusive, já consultaram técnicos da Câmara sobre essa operação para saber se a manobra seria possível mesmo após ele ter se desfiliado do PT a pedido da cúpula da legenda.

Fonte: Folha.com



Começa no CE vacinação contra a aftosa

Praticamente todos os municípios do Ceará já estão com vacinas contra a febre aftosa disponíveis para que criadores de bovinos e bubalinos imunizem seus rebanhos. A informação foi concedida pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, durante coletiva de imprensa que anunciou o início da campanha estadual contra a doença na manhã de ontem, durante a 11 ª Edição da Expo Ceará, na Capital.

A vacina está sendo vendida em lojas agropecuárias credenciadas em todo o Estado pelo valor de R$ 1,70. "A nossa orientação é de que os criadores adquiram a vacina o mais rápido possível e não se esqueçam de pedir a nota fiscal na compra", sugere o secretário.

Após adquirir a dose e imunizar seu rebanho, o criador deve se dirigir ao escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), da Empresa Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce) ou à Secretaria Municipal de Agricultura de seu município para que ele possa fazer a certificação de que o seus animais já foram vacinados. De acordo com Martins, é muito importante que o pecuarista realize o procedimento que serve para comprovar a vacinação ao Estado.

"Ele vai ser perguntando quantas cabeças de gado tem, quantas morreram, quantas foram para o abate. Esse dado é fundamental para nós mantermos o controle da situação do nosso rebanho no Estado do Ceará", explica o secretário.

A campanha prosseguirá até o dia 31 deste mês e pretende ultrapassar a meta do ano anterior, de 95% de imunização dentre os 2,5 milhões de bovinos e bubalinos do Ceará, o que é considerado um índice muito bom por Martins. "Há uma consciência muito firmada entre os criadores no sentido de que o maior interessado em vacinar é o criador. Quando o animal tem febre aftosa, ele fica sem se alimentar, sem produzir, e é uma doença causada por um vírus altamente contagioso".

A solenidade de lançamento da campanha contra a febre aftosa acontece na próxima terça-feira, dia 6, durante a abertura do seminário Pecnordeste, que prossegue até a quinta-feira, dia 8. Na ocasião, estarão presentes o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, e o governador do Estado, Cid Gomes.

O secretário de Desenvolvimento Agrário ainda acrescenta que há uma possibilidade remota de que a chefe do Executivo nacional, Dilma Rousseff, compareça ao evento. "Estamos trabalhando para que a presidente venha, mas não está nada confirmado", explica.

Título internacional
No final deste mês, o Estado do Ceará poderá ser reconhecido como Zona Livre Internacional de Febre Aftosa com Vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A SDA marcará presença em uma conferência que acontece em Paris, entre os dias 25 e 30 de maio, e a expectativa do órgão é de que o título seja concedido.

"O Estado do Ceará cumpriu todos os pré-requisitos. Hoje, a nossa Agência de Defesa Agropecuária é a melhor do Nordeste em desempenho de defesa nas ações de agropecuária. Acredito que voltaremos com o reconhecimento da OIE", ressalta o presidente do órgão, Augusto Júnior.

Caso o reconhecimento seja aprovado, o Ceará poderá intensificar a exportação de vários produtos para os países da Europa, América Central e Ásia. "Isso significará a abertura total de nossas fronteiras para o trânsito de animais e de produtos de origem animal, como carne, leite e pele", destaca o gestor.

O presidente também defende que a aprovação deve beneficiar o fluxo de exportações no Porto do Pecém. "O local vai estar classificado como área livre de febre aftosa, abrindo as exportações de qualquer produto, principalmente as nossa flores e frutas", destaca.

A OIE aprovou o pleito do Brasil para o reconhecimento do Estado do Ceará como Zona Livre de Aftosa com Vacinação no mês de fevereiro deste ano.

O Ceará recebeu, na primeira quinzena do mês, a visita de fiscais da Organização para acompanhar as ações que o Estado desenvolve para imunizar os animais. A missão foi acompanhada por representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A visita também fez parte das ações necessárias para o reconhecimento do Estado como Zona Livre internacional de febre aftosa com vacinação.

Também foi apresentado aos inspetores as ações e políticas executadas a fim de se obter o novo reconhecimento.

Mais informações
Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA)
Avenida Bezerra de Menezes, 1820 
São Gerardo - Fortaleza
Disque Aftosa: 0800 280 0410

Fonte: Diário do Nordeste



40 municípios cearenses têm recursos da saúde suspensos por irregularidades

Uma portaria do Ministério da Saúde publicada na manhã desta sexta (2) no Diário Oficial da União suspende a transferência de recursos financeiros para 40 municípios cearenses com irregularidades no setor. Foram suspensos os recursos de municípios que não cadastraram os serviços de vigilância sanitária no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e não alimentaram regularmente o Sistema de Informação Ambulatorial.

De acordo com o texto, fica suspensa a transferência de recursos financeiros do Componente de Vigilância Sanitária do Bloco de Vigilância em Saúde, dos meses de janeiro a abril de 2014, para estados e municípios irregulares no monitoramento feito no dia 25 de março. No País, 1.027 municípios receberam a punição. Fortaleza não está na lista divulgada pelo Governo Federal.

A portaria entra em vigor nesta sexta (2) com efeitos financeiros retroativos a janeiro deste ano.

Confira a lista de municípios:

Acarape
Acopiara
Antonina do Norte
Ararendá
Aratuba
Arneiroz
Baixio
Barro
Canindé
Cariús
Catarina
Deputado Irapuan Pinheiro
Farias Brito
Graça
Horizonte
Ibicuitinga
Iguatu
Ipaumirim
Itatira
Jati
Jucás
Madalena
Mauriti
Milagres
Mombaça
Moraújo
Orós
Paraipaba
Paramoti
Porteiras
Saboeiro
Salitre
Santana do Cariri
Senador Sá
Trairi
Tururu
Umari
Umirim
Viçosa do Ceará

Fonte: Diário do Nordeste



Com dificuldade para se locomover e respirar, ator de Chaves se isola

Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante Roberto Bolanõs, o intérprete de Chaves e Chapolin, se isolou com a família em Cancún, no México, mas segundo seu filho passa bem. As informações são do jornal "El Universal", publicadas na segunda-feira, dia 28 de abril.

"Os problemas respiratórios e as dificuldade para andar e se mover são os motivos pelos quais ele está isolado em Cancún. Mas ele está bem", afirmou Roberto Gómez Férnandez, em entrevista ao jornal mexicano.

Ainda segundo Roberto, o pai se mantém vivo por meio da escrita e da leitura. "Nós não sabemos o que ele está escrevendo, mas ele não precisa correr para entregar para nenhum editor ou produtor, apenas aproveitar. Isso o mantém vivo todos os dias", afirmou Fernandez para publicação.

Bolanõs faz suspense sobre o conteúdo de seu material e os filhos sabem da responsabilidade que terão no futuro. "Esses escritos são mantidos por ele e apenas diz que nós saberemos o que fazer com eles quando chegar a hora. Nós (os filhos) temos certeza de que teremos de lidar com isso com muito cuidado", afirmou Roberto.

O filho do ator ainda negou que o pai esteja internado, como foi noticiado pela imprensa Mexicana nos últimos dias. Mesmo debilitado, Bolanõs está "lendo um livro atrás do outro, de frente para o mar, o que faz muito bem para ele", contou Férnandez.

Mesmo debilitado, o humorista continua interagindo no Twitter. A última mensagem foi publicada no dia 5 de abril. "Obrigado a todos que me escrevem a cada dia. É muito bonito. Amo", disse ele.

Roberto Bolanõs completou 85 anos no dia 21 de fevereiro e passou a data ao lado da família.

"Não teremos festa, na hora do almoço vamos ao seu quarto para parabenizá-lo. Sua saúde está frágil e, há algum tempo, ele fica na cama, com acompanhamento médico. Fica uma pessoa com ele 24 horas por dia", contou à agência Efe um parente próximo, que preferiu não se identificar.

O comediante é pai de seis filhos, fruto de seu casamento com Graciela Fernández Pierre, que morreu em 26 de agosto de 2013. Os filhos são: Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto. O casamento terminou em 1977. Atualmente, ele é casado com a atriz Florinda Meza, a Dona Florinda do seriado "Chaves".

Fonte: UOL



Crato (CE): Jovem toma facão do seu algoz e tenta matá-lo

Um entrevero envolvendo dois jovens por volta das 09h30min desta quinta-feira no bairro Mutirão em Crato por pouco não terminou em lesão corporal ou até mesmo morte. Francisco Edson da Silva, de 19 anos, residente na Rua do Meio daquele bairro, ingeria bebidas alcoólicas em um bar perto de sua casa quando foi vítima de uma tentativa de homicídio.

Uma pessoa apelidada por Neguinho Alisson chegou armado com um facão para matá-lo. Os dois entraram em luta corporal quando Edson conseguiu tomar a arma de seu algoz e o atingiu com a folha do facão causando a fuga deste. A polícia foi avisada e uma equipe da FTA Moto foi ao local e prendeu Edson, trazendo-o até à Delegacia de Polícia de Juazeiro com a arma de seu desafeto.

Outro
Antes, perto de meia noite na Rua Abdon da Franca, 56 do bairro Pimenta, a polícia de Crato prendeu o jovem João Matias dos Santos Filho, de 22 anos, ali residente. Ele estava espancando sua mãe porque queria dinheiro para comprar drogas e esta disse que não tinha. A diarista Marilene Pereira Barbosa, de 46 anos, acusou o filho de tê-la agredido com socos e empurrões e ameaçado outros familiares. O rapaz ainda tentou fugir, mas foi preso com uma faca na cintura.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Passenger - Let Her Go




Presidente do PT critica Barbosa e o responsabiliza pela vida de Genoino

O presidente do PT, Rui Falcão, abriu o congresso do PT em São Paulo nesta sexta-feira (2) com críticas ao ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).

Falcão qualificou de arbitrariedade a decisão de Barbosa que cassou a prisão domiciliar do ex-presidente do PT José Genoino, condenado a 4 anos e 8 meses no julgamento do mensalão pelo crime de corrupção.

Genoino voltou para a prisão da Papuda, em Brasília, após Barbosa decidir que não há risco à saude do petista, que realiza tratamento contra doença do coração.

A decisão de mandar Genoino para a cadeia novamente foi tomada na quarta-feira (30) por Barbosa, após uma junta médica da UNB (Universidade de Brasília) atestar em laudo que, embora seja portador de cardiopatia, Genoino está com seu quadro de saúde estabilizado.

Falcão disse à plateia de petistas que Barbosa passou a ser responsável pela vida de Genoino. "Nós o responsabilizamos publicamente pela vida e pela saúde do companheiro José Genoino", afirmou o presidente do PT.

Ontem, o Advogado de Genoino, Claudio Alencar, acompanhou o retorno dele à Papuda e criticou a decisão do STF. "Vamos recorrer ao plenário para tentar reverter novamente para prisão domiciliar, que é o mais adequado no caso dele", disse.

Segundo Alencar, hoje não tem médico no sistema penitenciário do Distrito Federal. "Nos feriados e finais de semana não tem médico na Papuda. E a informação que obtivemos é que o único médico do complexo está de férias. O sistema penitenciário tinha que prover isso. É temerária a decisão do STF. Estamos preocupados", afirmou.

O 14º Encontro Nacional do PT acontece no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. A presença da presidente Dilma está prevista para as 19h, segundo agenda divulgada pelo Palácio do Planalto.

Fonte: Folha.com



Alguns fatos que você ainda não sabe sobre a morte de Ayrton Senna

No dia 1º de maio de 1994, Ayrton Senna da Silva sofria um acidente fatal. Naquela manhã de domingo, o tricampeão mundial deixaria uma falta irreparável nos milhares de fãs que tinha no Brasil e no mundo. O acidente, que aconteceu na curva Tamburello do GP de San Marino, hoje é lembrado por muitos com pesar.

Ayrton Senna era conhecido por seu carisma e sempre foi descrito como uma pessoa simpática e muito atenciosa por todos os fãs e jornalistas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Uma dessas pessoas foi o jornalista Livio Oricchio, que acompanhou a carreira do piloto e estava presente nos últimos instantes da vida de um de nossos maiores heróis.

Depois de presenciar as vitórias e, infelizmente, relatar a partida do grande piloto, Oricchio preparou um especial para o UOL em que revela maiores detalhes sobre os últimos dias da carreira de Senna. Abaixo você confere alguns dos fatos retirados do especial:
  • O carro que Senna pilotava naquela temporada era o Willians FW16, cujo projeto era de responsabilidade do engenheiro Adrian Newey. O brasileiro já havia tido dificuldades em pilotar o carro por conta da instabilidade do veículo ao passar sobre qualquer irregularidade no asfalto. Senna chegou a solicitar a Frank Williams, dirigente da escuderia, que pudesse treinar com o FW15C;
  • Uma das dificuldades de Senna era que ele machucava as mãos enquanto pilotava. Ao virar o volante, o piloto esbarrava com as mãos na parte superior do cockpit e se feria. A configuração do volante foi alterada para evitar o problema e muitos acreditam que isso foi determinante para o acidente;
  • Tudo indica que a pressão psicológica também influenciou diretamente o piloto. Senna estava indo para a terceira etapa do mundial sem ter marcado nenhum ponto, enquanto Michael Schumacher – seu principal adversário – havia vencido as duas corridas do campeonato e estava na liderança com 20 pontos;
  • Na sexta-feira (29 de abril de 1994), logo no início do treino, Rubens Barrichello – com 21 anos na época – sofreu um acidente que também deixou Senna preocupado. Barrichello bateu contra um muro a cerca de 200 km/h e capotou. O jovem piloto ficou desacordado por alguns instantes e Senna, que foi conferir a cena de perto, saiu de lá visivelmente abalado;
  • No sábado (30 de abril), a situação ficou ainda pior. O piloto austríaco Roland Ratzenberger morreu ao colidir a 300 km/h na curva Villeneuve do circuito de Ímola. Senna, que já estava abalado pelo acidente de Barrichello no dia anterior, ficou ainda mais entristecido. O piloto chegou a ir até o local da pista onde havia ocorrido o acidente e depois chorou compulsivamente pela perda do colega. Para agravar a situação, o brasileiro ainda recebeu uma advertência do belga Roland Bruynseraede, delegado de segurança da F1 e diretor de prova, por ter ido até o local do acidente;
  • Sid Watkins, médico da Fórmula 1 e amigo do piloto brasileiro, chegou a aconselhá-lo a não disputar o GP de San Marino no sábado à noite, poucas horas do acidente. “Ele me disse, o que é que eu vou alegar para a equipe, nessa situação em que estamos, 20 pontos atrás de Schumacher na classificação? Apenas que não estou bem?”, revelou o médico anos depois;
  • No domingo (1º de maio), logo na largada da prova, um acidente com o carro da Benetton fez com que o safety car entrasse na pista. Nesse momento, Senna estava em primeiro lugar, seguido de Schumacher. Como naquela época o safety car era um veículo de série, a velocidade percorrida no circuito era menor do que o necessário para manter a temperatura dos pneus e dos freios, o que facilitaria a retomada da competição. A baixa velocidade fez com que a pressão dos pneus da Williams caísse e isso também pode ter contribuído para o acidente;
  • Depois de passar pela tangente da curva Tamburello e se chocar gravemente, Senna recebeu pronto atendimento. Os comissários de prova do circuito de Ímola revelaram que foi encontrada uma bandeira da Áustria em meio aos destroços do carro do brasileiro. Provavelmente, Senna havia planejado fazer uma homenagem a Roland Ratzenberger, que havia falecido no dia anterior;
  • O corpo de Ayrton Senna foi trazido ao Brasil na classe executiva em um voo que partiu de Paris para São Paulo. Com as cortinas fechadas, apenas a tripulação sabia que o caixão do piloto estava na aeronave e nenhum dos passageiros foi informado para que não houvesse tumulto. Demais aeronaves que estavam no ar naquele momento e foram avisadas que o corpo do piloto estava sendo transportado passaram pelo avião fazendo sinal de luzes e algumas tripulações enviaram mensagens;
  • Quase um ano após a morte de Senna, em março de 1995, o capacete que o piloto usou ao conquistar o seu primeiro título na Fórmula 1, em 1988, foi leiloado. O lance vencedor foi de 45 mil dólares pela peça que tinha os autógrafos de Senna e da apresentadora Xuxa, com quem o piloto teve um relacionamento.
Fonte: Mega Curioso



Crato (CE): Jovem acusa mulher do primo de traição e os três vão parar na delegacia após brigarem

Uma briga envolvendo dois garis da Prefeitura de Crato veio parar na Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte por volta das 9 horas desta quinta-feira. Gleiciano Vieira de Morais, de 23 anos, residente na Travessa Pinto Madeira (Bairro Alto da Penha) acusou Roberta Flaviana da Silva, de 29 anos, de estar traindo o seu primo que é o companheiro dela. A acusação gerou um conflito entre os dois quando ele apanhou uma pedra e atirou na direção da garota sem atingi-la.

O esposo dela e também gari, José Flávio Vieira, de 44 anos, tomou conhecimento do entrevero e procurou saber o motivo. Ao ouvir falar da acusação quis lesionar o primo por não acreditar em traições da companheira. Para evitar o pior, a polícia foi avisada e os Soldados Ismael e Acácio do Ronda do Quarteirão trouxeram os três para a Delegacia de Juazeiro. Contra Gleiciano foi feito um TCO e este vai responder por crime de injúria e difamação.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Genoino se apresenta na Papuda e cumprirá pena na prisão

O ex-deputado federal José Genoino se apresentou por volta das 15h desta quinta-feira no Complexo Penitenciário da Papuda. O petista vinha cumprindo sua pena em casa, mas retornou ao presídio por determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, para quem Genoino não tem problemas de saúde que justifiquem a manutenção da prisão domiciliar.

A decisão de Barbosa foi tomada com base em laudo da junta médica da Universidade de Brasília (UnB) que avaliou que o quadro de saúde do ex-presidente do PT não foi considerado tão grave. Joaquim Barbosa ordenou que Genoino se entregasse em até 24 horas, prazo que venceria às 20h, mas ele se apresentou logo após almoçar com a família em casa.

O exame foi o segundo realizado pela junta médica da UnB e soma-se a outro laudo, desta vez produzido pela junta médica da Câmara dos Deputados. No último dia 2 de abril, os especialistas da Casa negaram a solicitação de aposentadoria integral do ex-parlamentar.

De acordo com o laudo, Genoino “não apresenta, no momento, a entidade médico-pericial ‘Cardiopatia Grave’ que resulte em incapacidade laborativa definitiva (invalidez)”. Ainda assim, ele conta com a aposentadoria proporcional por tempo de serviço, de R$ 20 mil.

"O quadro clínico do condenado José Genoino não apresenta qualquer singularidade comparado ao de centenas de outros detentos que atualmente cumprem pena privativa da liberdade no Distrito Federal. Os dois laudos fornecidos pela junta médica oficial (que o apenado não conseguiu desqualificar), afirmam taxativamente que o quadro clínico do condenado não apresenta a gravidade alegada”, avaliou Barbosa.

Genoino foi condenado a quatro anos e oito meses por corrupção ativa e teve a prisão decretada em novembro do ano passado, quando chegou a ser levado para a Penitenciária da Papuda. Mas, por determinação de Barbosa, ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar temporária. Durante o período em que ficou na Papuda, o ex-deputado passou mal e foi levado para um hospital particular. Desde então, tem cumprido a pena em uma casa alugada em Brasília.

Sobre o exame médico
No dia 28 de abril, a junta médica da Universidade de Brasília constatou que José Genoino foi diagnósticado com uma cardiopatia "não grave". “Com base na atual avaliação evolutiva, representada pela história clínica, pelo exame físico e pelos novos exames complementares até então realizados, constata-se mais uma vez, passados 8 meses e 12 dias, em reforço à impressão emitida na avaliação anteriormente conduzida em 23/11/2013, a persistência de condições clínicas caracterizadas como não graves e o definido sucesso corretivo curativo da condição cirúrgica do paciente”, anotaram os quatro médicos que participaram da junta.

Ao contrário do primeiro laudo, feito em novembro do ano passado, desta vez os médicos não fizeram menção direta ao regime de cumprimento da pena que deveria ser aplicado a Genoino. À época, os cardiologistas chegaram a afirmar que "sua permanência no regime domiciliar ou hospitalar não é imprescindível para a continuação do tratamento de saúde”.

Desta vez, a junta foi um pouco mais cautelosa, mas ainda assim deixou transparecer que o petista não precisaria de condições especiais em virtude de sua saúde.

Fonte: Terra



Com queda em pesquisas, Dilma anuncia aumento no Bolsa Família

Em meio a uma queda nas pesquisas, a presidente Dilma Roussseff (PT), que concorrerá à reeleição, anunciou nesta quarta-feira (30) um pacote de bondades que inclui um reajuste de 10% nos valores do Bolsa Família e a correção na tabela do IR (Imposto de Renda).

O anúncio foi feito durante pronunciamento oficial pelo Dia do Trabalho, que é comemorado nesta quinta-feira (1º).

"Assinei (...) um decreto que atualiza em 10% os valores do Bolsa Família recebidos por 36 milhões de brasileiros beneficiários do programa Brasil sem Miséria, assegurando que todos continuem acima da linha da extrema pobreza definida pela ONU", afirmou a presidente no pronunciamento em rede nacional.

Segundo a presidente, a tabela corrigida do IR irá "favorecer aqueles que vivem da renda do seu trabalho". "Isso vai significar um importante ganho salarial indireto e mais dinheiro no bolso do trabalhador", disse a presidente.

Em pesquisa feita no começo deste mês, o Datafolha apontou uma queda de seis pontos percentuais da presidente com relação à sondagem anterior, realizada em fevereiro.

Segundo a pesquisa, Dilma seria reeleita no primeiro turno com 38% dos votos. Aécio Neves, pré-candidato do PSDB teria 16% e Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, 10%. Candidatos de outros partidos somaram 6%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Dilma também tem sofrido com a pressão da base aliada. Na última segunda-feira (28), o PR, que tem um ministério no governo federal, divulgou uma carta aberta, assinada por 20 dos 32 deputados do partido, pedindo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assuma a candidatura no lugar de Dilma.

Em jantar com jornalistas da área de esporte em Brasília, também na segunda, Dilma declarou que a relação dela com Lula é baseada na "lealdade". "Nada me separa dele e nada o separa de mim. Sei da lealdade dele [Lula] a mim, e ele da minha lealdade a ele", afirmou.

O Bolsa Família atende famílias com renda de até R$ 140 por pessoa e o valor do benefício varia de R$ 22 a até R$ 200, valor que depende da renda e tamanho da família. No ano passado, o reajuste médio foi de 19,4%.

A tabela do IR é corrigida há 19 anos abaixo da inflação. A defasagem, que fechou o ano passado próxima de 66%, faz com que o Fisco chegue ao bolso de cada vez mais brasileiros, consumindo os seus novos rendimentos.

No pronunciamento, a presidente também falou sobre a inflação e saiu em defesa da Petrobras, embora tenha admitido "atos de corrupção" na estatal.

Fonte: UOL



Juazeiro do Norte (CE): Cinemas do Cariri Garden Shopping serão inaugurados nesta sexta-feira (02)

Prepare a pipoca e o refrigerante! O Cariri Garden Shopping na expectativa de proporcionar ao público a melhor programação de filmes, realiza nesta sexta-feira, dia 2 de maio a inauguração das suas novas salas de cinema.

No empreendimento, terá seis salas da Orient Cinemas, todas em formato de auditório, com 1.280 poltronas reclináveis sendo que 23 delas são destinados a pessoas com deficiência. A sala 2, a maior de todas, terá 490 lugares e uma tela gigante de 120 m². Serão disponibilizados 10 pontos de vendas nas bilheterias e terminais de auto-atendimento, minimizando problemas relacionados às filas.

Para a inauguração, duas salas estarão em funcionamento. As demais salas serão inauguradas no decorrer da semana com a exibição dos filmes: “Capitão América 2”, “Rio 2”, “NOÉ”, “Divergente” e “Copa de Elite”.

Segundo o gerente de marketing da Orient Cinemas, Davi Nogueira, a cidade de Juazeiro do Norte recebeu um grande investimento nesse setor, com um cinema inteiramente digital. O complexo de cinemas do Cariri Garden shopping será um dos maiores e mais modernos do Nordeste, com seis salas, incluindo duas com tecnologia 3D e imagens digitalizadas, além de um sistema de isolamento acústico com equipamentos de última geração.

Os ingressos já estão à venda. A bilheteria abre nesse feriado, dia 1º de maio às 12h. 

Confira abaixo os preços:

Segunda, terça e quarta-feira:
- Inteira: R$ 11,00
- Meia entrada: R$ 5,50
- Sala 3D: R$ 16,00
- Meia entrada Sala 3D: R$ 8,00

Quinta, Sexta, sábado, domingo e feriados:
- Normal: R$ 15,00
- Meia entrada: R$ 7,50
- Sala 3D: R$ 21,00
- Meia entrada Sala 3D: R$ 10,50

Assessoria de Imprensa



Caminhada marca Dia do Trabalho no Cariri

Em um percurso de cerca de 18 quilômetros, cerca de 10 mil pessoas estiveram participando ontem, da 24ª Caminhada do Trabalhador. Homens, mulheres, crianças e idosos fazem o percurso durante todos esses anos, num momento e reflexão e até lazer pelo Dia do Trabalho, entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Este ano, o lema da Campanha da Fraternidade foi inspiração para os trabalhadores, "Fraternidade e Tráfico Humano".

A caminhada começou ainda pela madrugada na cidade do Crato, no bairro Pinto Madeira, de onde partiram centenas de pessoas. Outro ponto de concentração foi no contorno da Petrobras, no bairro Muruti, ainda no município do Crato, onde uma multidão aguardou para prosseguir na viagem, antes do amanhecer do dia.

Segundo o coordenador, padre Emanuel Marcos Torquato, esse ano houve um crescimento no número de participantes. Todos os anos, há, conforme ele, uma adesão maior. "É uma oportunidade de levar o tema da campanha às pessoas", diz ele.

O percurso chegou a demorar um pouco mais que o normal, e a caminhada terminou em torno de 8 horas. A previsão era de que as pessoas chegassem ao destino final, no Santuário dos Franciscanos, em Juazeiro do Norte, em torno de 7h30.

Por toda a extensão da caminhada, entre as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, as pessoas foram aderindo à caminhada, com faixas e cartazes. A grande multidão adentrou os arcos do Santuário, onde encontrou no destino final do percurso, um farto café-da-manhã, que todos os anos tem a organização da comunidade dos Franciscanos, tendo è frente frei Barbosa.

A Caminhada do Trabalhador foi idealizada pelo padre Raimundo Elias, período em que era pároco da Igreja de São Francisco, no bairro Pinto Madeira, no município cratense. Hoje, ele reside em Portugal, mas a caminhada tornou o evento uma tradição, com uma das maiores manifestações do dia 1º de maio em todo o Estado.

Muitas pessoas chegam a sair de Juazeiro para se integrar a caminhada. Trabalhadores também fizeram movimentos de protesto por melhores condições de trabalho, na última quarta-feira, na cidade juazeirense.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Vereadores antecipam eleição da mesa diretora da Câmara

A Câmara do Crato aprovou nessa terça-feira (29), em segundo turno, o Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município que permite a antecipação da eleição da mesa diretora. A antecipação diz respeito à renovação da mesa para a última sessão do primeiro período do segundo ano legislativo.

A Emenda, assinada por 14 dos 19 vereadores foi apreciada pelo plenário da Casa com votação em dois turnos. Na primeira votação, segunda-feira (28), foram 13 votos favoráveis e um contrário. Faltaram a sessão os vereadores Jales Veloso (PTN), Bebeto Anastácio (PROS) e Guer (PSDB).

Na segunda votação, terça-feira, foram 13 votos favoráveis com quatro contrários. Votaram contrários os vereadores Amadeu de Freitas (PT), Jales Veloso (PTN), Bebeto Anastácio (PROS) e Guer (PSDB). O vereador Guri não compareceu a sessão.

Votaram a favor da Emenda os vereadores Tiago Esmeraldo (PP), Fernando Brasil (PSB), Darcio Luiz (PSDB), Henrique Leite (PV), Nagila Rolim (PSD), Nando Bezerra (PTB), Espedito Anselmo (PTN), Pedro Alagoano (PSB), Galego da Batateira (PMDB), Marquim do Povão (PMDB), Luciano Saraiva (PSL), Paulo de Tarso (PMDB) e Celso dos Frangos (PP).

O vereador Tiago Esmeraldo, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), disse que a antecipação da eleição deve evitar a interferência de forças políticas externa na decisão da mesa. “Além disso, a antecipação vai proporcionar mais tempo para a transição em caso de mudança nos membros da mesa,” disse Tiago.

Sobre o parecer da CCJ, o vereador Tiago ressaltou que foi favorável, já que, não foi identificada qualquer ilegalidade e a Emenda ser completamente constitucional. O projeto foi aprovado com uma emenda do vereador Nando Bezerra, membro da CCJ, e neste ano, excepcionalmente, a votação deve acontecer no dia 20 de maio. A data prevista seria 20 de junho, mas foi mudada por ser mês da Copa do Mundo.

O presidente da Câmara, vereador Luis Carlos, declarou abstenção na primeira votação e acabou não votando na segunda. Sobre sua avaliação acerca da antecipação, ele disse que deve conversar com sua base política para falar sobre o assunto. “Na verdade, estava viajando e quando cheguei acabei sendo pego de surpresa já com o tramite final do projeto e as votações,” disse Luis Carlos.

O projeto, que deu entrada no dia 21 deste mês, já entra em vigor a partir desse dia 29.

Madson Vagner

Fonte: Miséria



As piores seleções de todos os tempos na Copa do Mundo

Ano de Copa aqui no Brasil é assim: todo mundo enche a casa de bandeiras da seleção, compra o álbum de figurinhas, além de apitos e cornetas dos mais variados modelos, e alguns até pintam a rua ou o rosto de verde e amarelo. Depois de toda essa fé, tudo o que nos resta é ficar na torcida para que nossos jogadores mandem bem em campo.

Contudo, nem tudo é festa e magia com alguns times que já carimbaram o passaporte em edições anteriores desse megaevento, e que fizeram feio — aliás, muito feio. Confira algumas seleções que acabaram deixando a Copa com aquela humilhação nas costas:

7 — Grécia de 1994 
Os gregos tiveram sua estreia no Mundial justamente no ano de 1994 — ano em que o Brasil levantou a taça do tetra nos EUA —, mas eles deixaram muito a desejar: foi a primeira seleção europeia a ser eliminada do Mundial sem pontos nem gols.

6 — Arábia Saudita de 2002
Mesmo com a escassez de gols nas últimas edições do evento (antes os placares eram bem extensos), o século 21 entregou a coroa do rei dos sacos de pancada para os árabes. O que eles fizeram para merecer isso? Sofreram 12 gols em apenas três jogos, sendo que oito deles foram contra a Alemanha, logo no primeiro jogo. Voltaram pra casa sem nenhum gol marcado e nenhum ponto somado na tabela — nesse ano o Brasil foi penta.

5 — Zaire de 1974
Hoje conhecido como República Democrática do Congo, a seleção do Zaire chegou sem ânimo algum para a edição de 1974 do Mundial, sabendo que não receberia nenhum pagamento do governo local. O resultado não poderia ter sido diferente: 14 gols sofridos e nenhum marcado, com direito a uma sacolada de 9 a 0 para a Iugoslávia.

4 — El Salvador de 1982
Quebrar recorde no esporte é algo que instiga muitos jogadores — mas quando o recorde é negativo, como faz? Foi isso o que aconteceu com a turma de El Salvador em 1982, que tomou nada menos do que 10 gols contra a Hungria e foi eliminada sem nenhum ponto da Copa, marcando apenas um gol.

3 — Coreia do Sul de 1954
Com uma seleção totalmente amadora e despreparada — formada por integrantes do exército local —, os coreanos levaram dois chocolates, e dos grandes: 9 a 0 para a Hungria na primeira partida e 7 a 0 no segundo jogo, para a Turquia. Atualmente, a Coreia do Sul é a maior potência do futebol asiático — nem a mãe Dináh conseguiu prever essa.

2 — Bolívia de 1950
Mesmo bastando apenas uma vitória simples para os bolivianos avançarem para a próxima fase do Mundial de 1950, diante do Uruguai, não teve jeito: eles tomaram uma chuva de oito gols — sem contar o baile. Essa edição da Copa foi aqui no Brasil e esse jogo ocorreu no Estádio Independência, em Minas Gerais.

1 — Haiti de 1974
Estreante na edição de 1974, a equipe da América Central terminou aquela Copa com 14 gols sofridos em três jogos, com direito a uma lavada de 7 a 0 diante da Polônia. Porém, o que foi feio mesmo foi a descoberta de doping do jogador Ernst Jean-Joseph — o primeiro registrado na história do torneio — pelo uso de efedrina. Resultado: ele foi torturado pelo ditador da época e ficou preso durante dois anos.

Fonte: Mega Curioso



Juazeiro do Norte (CE): Operação Duas Rodas apreende 17 veículos

Licenciamento atrasado, ausência dos documentos de porte obrigatório e ausência da Carteira Nacional de Habilitação foram as principais infrações registradas durante a execução da Operação Duas Rodas, realizada durante ontem (29), neste município,por policiais militares.

De acordo com o Comandante do 2º BPM, Tenente Coronel José Wellington Alves da Silva, as abordagens foram intensificadas nos bairros José Geraldo da Cruz, Limoeiro, João Cabral, Santa Teresa e Triângulo nesta terça – feira, resultando na apreensão de 17 veículos que trafegavam de maneira irregular sendo, após a apreensão, conduzidos para o Departamento Municipal de Trânsito.

Fonte: Diário do Nordeste



Você pensa que se conhece? Veja o que a psicologia tem a dizer sobre isso

Você já deve ter ouvido — ou até ter chegado a essa conclusão por experiência própria — de que nunca vamos conhecer as pessoas completamente, pois sempre existirão facetas e atitudes que vão nos surpreender mais cedo ou mais tarde. No entanto, isso se aplica até a nós mesmos. Ou você vai dizer que nunca se pegou agindo de forma totalmente inesperada em alguma situação?

A seguir você poderá conferir alguns exemplos apontados pela psicologia — selecionados a partir de um interessante artigo do Huffington Post Brasil — de atitudes e comportamentos que todos nós apresentamos e muitas vezes não percebemos ou imaginamos que seríamos capazes de apresentar:

1 – Todo mundo tem um “lado B”
Um estudo realizado na Universidade de Stanford nos anos 70 revelou que todo mundo é capaz de cometer maldades. Pesquisadores do departamento de psicologia construíram uma prisão fictícia nos porões de um dos edifícios do campus, e selecionaram 24 estudantes — psicologicamente saudáveis e com ficha criminal limpa — que deveriam assumir os papeis de carcereiros e presidiários durante um período de duas semanas.

Os presos deveriam permanecer nas celas 24 horas por dia, enquanto que os carcereiros trabalhariam em turnos de 8 horas. O objetivo do experimento era o de observar o comportamento dos participantes — através de câmeras ocultas — nessa situação específica, mas o estudo teve de ser interrompido apenas 6 dias após ter sido iniciado.

Segundo Philip Zimbardo, psicólogo que comandou o experimento, a situação saiu completamente de controle, e os alunos que assumiram o papel de “carcereiros” foram se tornando gradativamente mais abusivos e agressivos, inclusive submetendo os “presos” a terríveis torturas psicológicas e físicas.

2 – Somos desatentos
Você acredita que está atento a tudo o que acontece à sua volta? Pois um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Kent e Harvard revelou que a maioria de nós é bem desligada. Os cientistas pediram que um ator abordasse pessoas perambulando pela universidade e pedisse informações. Mas no meio da explicação, dois homens carregando uma porta passavam entre transeunte e o ator perdido, bloqueando a visão por alguns segundos.

No entanto, durante a interrupção, o ator era substituído por outro diferente — inclusive com roupas, cabelos e voz distintas do primeiro —, e metade dos abordados nem sequer percebeu a troca. Os pesquisadores explicaram que isso ocorre por que somos seletivos com respeito aos elementos que percebemos em determinadas cenas, e por que nos guiamos muito mais na memória e no reconhecimento de padrões.

3 – Todo mundo gosta de fama e poder
Um estudo curioso realizado por pesquisadores de uma instituição canadense constatou que os atores e atrizes ganhadores do Oscar vivem mais do que aqueles que são apenas nomeados ou nunca ganharam um desses prêmios. Segundo os cientistas, tudo parece indicar que a fama e o poder, além de fazerem bem ao ego, também têm influência positiva sobre a longevidade.

Além disso, os pesquisadores também explicaram que — apesar de o estudo ter se baseado na avaliação de estrelas de cinema — a principal conclusão foi que fatores sociais, assim como ter a autoestima elevada, são aspectos importantes que levam os indivíduos a cuidar melhor da própria saúde.

4 – Somos competitivos
Um experimento realizado nos EUA na década de 50 demonstrou que buscamos a lealdade do grupo social ao qual pertencemos e entramos em conflito facilmente com outros grupos. O estudo consistiu em levar dois times de 11 meninos — todos com 11 anos de idade — separadamente para um acampamento de férias.

Durante os primeiros dias, os integrantes das equipes foram se tornando amigos e participando de atividades juntos, sem saber da existência do outro time. No entanto, quando os dois grupos foram reunidos, os integrantes imediatamente começaram a se tratar como rivais, xingando uns aos outros e competindo durante as brincadeiras.

Depois os pesquisadores criaram diversas atividades divertidas para tentar reconciliar as duas equipes, mas a situação só foi amenizada quando os dois grupos foram apresentados com um problema que deveriam resolver juntos.

Fonte: Mega Curioso (via Huffington Post Brasil)



AddThis