Brasil pode ter prioridade no uso da vacina de Oxford contra Covid-19

O Brasil poderá ter prioridade no uso da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford contra a Covid-19. A informação é da reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili. A instituição irá participar, a partir das próximas semanas, da terceira fase de pesquisas da vacina inglesa, realizando testes em cerca de mil pessoas que vivem em São Paulo e atuam em atividades com exposição ao vírus.

O laboratório da universidade do Reino Unido é o que está mais adiantado na construção de uma vacina contra o novo coronavírus, que deverá estar pronta em até 12 meses. De acordo com Smaili, a participação do Brasil – o primeiro país fora do Reino Unido a fazer parte das pesquisas da vacina – coloca o país como “grande candidato” a usá-la, com prioridade, assim que a sua eficácia for comprovada.

“Existem algumas conversas nesse sentido [para o país poder ter prioridade no uso da vacina]. Nós estamos trabalhando para que sim. O fato de estarmos integrando e sermos o primeiro país fora do Reino Unido e também o primeiro laboratório no Brasil a realizar esses estudos - semelhantes a esses não há nenhum outro no Brasil - torna o país um grande candidato”, disse, em entrevista a Agência Brasil.

De acordo com a reitora da Unifesp, com acesso à “receita” da vacina, o Brasil terá capacidade de reproduzi-la em grande escala, a partir de laboratórios nacionais. “Tendo acesso à vacina, nós temos capacidade de produção em larga escala, por meio dos nossos laboratórios nacionais de fato, como o Instituto Butantan, e os laboratórios da Fiocruz, entre outros”. 

Leia a seguir a entrevista com a reitora da Unifesp:

Agência Brasil: Qual será o papel da Unifesp no processo de desenvolvimento da vacina de Oxford?
Soraya Smaili: A vacina foi iniciada e desenvolvida até esse estágio em que ela está, lá na Universidade de Oxford. O papel da Unifesp é integrar agora a fase 3 de testes, que é um estágio em que você aplica a vacina em voluntários humanos. É uma fase já avançada do desenvolvimento, porque já passou por laboratório, pelas células, já passou pelos animais, já passou pelas outras fases clínicas. Agora está na fase pegar indivíduos voluntários que vão receber a vacina e que serão acompanhados por alguns meses para poder verificar se a vacina é eficaz, se ela consegue proteger contra o coronavírus.

Agência Brasil: Por que o país e a Unifesp foram escolhidos para participar dessa fase de testes?
Soraya Smaili: Inicialmente é por conta da liderança da doutora Lily Yin Weckx, que é a coordenadora do estudo no Brasil e é coordenadora do laboratório do Centro de Referência em Imunização da Unifesp. Esse centro tem conexões com diversos outros pesquisadores do Reino Unido e da Europa. E também por conta da doutora Sue Ann Costa Clemens, chefe do Instituto de Saúde Global da Universidade de Siena, e também pesquisadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Unifesp. Por causa da experiência que elas têm na área e dos estudos que já realizaram anteriormente, com reputação muito boa internacional, o nosso laboratório aqui da Unifesp foi indicado para executar essa fase do teste da vacina.

Agência Brasil: Como a participação brasileira pode agregar conhecimento ao desenvolvimento científico local?
Soraya Smaili: Nós vamos aprender muito com esse processo. Mas, além de tudo, vamos poder participar de um importante trabalho que vai, provavelmente, se tudo continuar correndo bem, em alguns meses ter uma vacina que poderá ser aplicada em toda a população contra a Covid-19.

Agência Brasil: Ter participado dessa fase dará ao país alguma prioridade para que a população seja vacinada?
Soraya Smaili: Sim, existem algumas conversas nesse sentido. Nós estamos trabalhando para que [seja isso] sim. O fato de estarmos integrando e sermos o primeiro país fora do Reino Unido e também o primeiro laboratório no Brasil a realizar esses estudos, estudos semelhantes a esse não têm nenhum outro no Brasil, torna o país um grande candidato. Essa vacina foi aprovada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], que é uma agência que é ligada ao Ministério da Saúde, tudo isso, dependendo dos resultados, e com o andamento da pesquisa, dessa fase da pesquisa e dos testes, nós temos grande chance de termos, sim, acesso à vacina. Tendo acesso, nós temos capacidade de produção em larga escala, por meio dos nossos laboratórios nacionais de fato, como o Instituto Butantan, os laboratórios da Fiocruz, entre outros.

Agência Brasil: Quais os prazos para o início e final da pesquisa no Brasil?
Soraya Smaili: Os testes ainda não iniciaram. Isso deve acontecer por volta da terceira semana de junho. Essa fase será a fase de recrutamento. Em seguida, os testes desses voluntários selecionados. Depois, a aplicação da vacina, e o seguimento por alguns meses, até doze meses, para que os resultados possam ser conclusivos. Eu disse até 12 meses, porque a perspectiva é que este período pode ser de doze meses ou talvez um pouco menos.

Agência Brasil: O que a senhora destacaria desse processo que agora envolve o Brasil?
Soraya Smaili: A importância de a gente ter a ciência brasileira, a universidade federal trabalhando para o desenvolvimento de uma vacina, que está entre as primeiras vacinas, entre as mais promissoras das que estão sendo estudadas no mundo todo. Estamos - a nossa universidade está se somando a um esforço global, é uma universidade pública federal ligada ao Ministério da Educação - nos juntando a um esforço mundial para a obtenção de uma vacina que vai beneficiar milhões e milhões de pessoas. Estamos muito orgulhosos, contentes, de termos em nosso país uma universidade que são tão bem equipadas com profissionais tão capacitados, que é um patrimônio do povo brasileiro. Isso certamente temos de salientar. A ciência brasileira é uma ciência de alta qualidade e, por isso, foi escolhida a Unifesp, porque tem essa qualidade, dos nossos pesquisadores. Estamos em um esforço coletivo para superamos esse momento. A ciência brasileira também vai dar a sua contribuição e as suas respostas.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook

06 de junho

1769 - O Marquês de Pombal coloca a Inquisição sob proteção régia em Portugal.
1944 - Segunda Guerra Mundial: inicia-se o Dia D com o desembarque na Normandia de 15 000 soldados das tropas aliadas.
1946 - É fundada a National Basketball Association (NBA) em Nova Iorque.

Nasceram neste dia…
1502 - Rei D. João III de Portugal (m. 1557).
1868 - Robert Falcon Scott, oficial da marinha e explorador britânico (m. 1912).
1875 - Thomas Mann, escritor alemão (m. 1975).

Morreram neste dia…
1861 - Conde de Cavour, político italiano (n. 1810).
1961 - Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço (n. 1875).
2000 - Moreira da Silva (foto), compositor e cantor brasileiro (n. 1902).

Fonte: Wikipédia

Governo do Ceará inicia distribuição de mais 150 mil testes rápidos; já são 474 mil testes

O Governo do Ceará iniciou a distribuição de mais 150 mil testes rápidos para detectar Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, para os 184 municípios cearenses. Além dos municípios, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) já repassou testes para as unidades de saúde públicas e privadas, áreas de segurança como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria da Administração Penitenciária. Somados, já são mais de 470 mil testes distribuídos desde o início da pandemia.

Conforme ressalta o governador Camilo Santana, o investimento em testes é uma das medidas adotadas pelo Estado para garantir o acompanhamento mais fiel da evolução da doença. “Com a testagem em grande quantidade, podemos identificar o número mais real de pessoas infectadas no Ceará, o que ajuda nas estratégias e tomadas de decisão”, explica. A maioria desses testes rápidos foi adquirida pelo Governo do Ceará, com recursos próprios, e parte foi enviada pelo Ministério da Saúde.

Até o início desta semana, 324 mil testes haviam sido enviados aos municípios, de acordo com registros da plataforma IntegraSUS. Até a próxima segunda-feira (8), esse número será ampliado, conforme explica Rita Leitão, orientadora da Célula de Gestão de Logística da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “Para garantir a agilidade no processo de distribuição, estamos distribuindo pelas superintendências regionais e pelas áreas de saúde, abrangendo as cinco regiões do Estado: Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe, Região Norte e Cariri”, detalha.

Testagem da população
Em média, o Ceará já tem mais de 3,5 mil testes para cada 100 mil habitantes. “Somos o estado que mais testa no Brasil, com mais de 140 mil exames realizados até o momento. Além dos equipamentos de testagem, o Governo do Ceará tem distribuído toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os municípios. Estamos juntos nesse enfrentamento ao coronavírus”, destaca o governador.

Iniciado na última terça-feira (2), o “Inquérito Sorológico” também irá aumentar a proporção de pessoas testadas no Estado. Já em execução, a pesquisa epidemiológica é a maior do País sobre Covid-19 e realizará 9.900 testes rápidos para avaliar o impacto do coronavírus em Fortaleza e permitirá a tomada de decisões embasadas em mais dados científicos.

Curta nossa página no Facebook

Bolsonaro mandou atrasar boletins da Covid-19 para evitar TV, diz jornal

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) teria ordenado o atraso na divulgação do boletim epidemiológico que traz os dados atualizados do coronavírus no país. A intenção é driblar telejornais noturnos, evitando que eles transmitam as informações. A notícia é do jornal Correio Braziliense.

Citando uma "fonte do alto escalão do governo", o jornal diz que a decisão de divulgar as informações da pandemia às 22 horas é permanente e que ela partiu do próprio presidente.

Na quarta-feira (3), o Ministério da Saúde atrasou o boletim alegando "problemas técnicos". Ontem, o balanço de casos oficiais e mortes saiu novamente às 22 horas.

O Jornal Nacional, da TV Globo e o maior telejornal do país, anunciou que vai realizar uma contabilização a partir dos dados compilados das secretarias estaduais de saúde.

Adriana Araújo, âncora do Jornal da Record, emissora concorrente da Globo, também criticou nas redes sociais o novo horário e a falta de transparência na divulgação sobre a situação real do país durante a pandemia.

Ontem, o país atingiu a marca de 34.021 mortos pela Covid-19, ultrapassando a Itália. Foram 1.473 óbitos em 24 horas, recorde no país. Os casos oficiais chegaram ao número de 614.941.

Sob o comando do então ministro Luiz Henrique Mandetta, os boletins eram apresentados por meio de entrevista coletiva às 17 horas. Na gestão Nelson Teich, as coletivas diárias foram suspensas, mas os dados saíam às 19 horas e em intervalos de dias maiores. Atualmente, o Ministério da Saúde é comandado de maneira interina pelo general Eduardo Pazuello.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Acidentes de trânsito caem até 81% no interior durante a pandemia

As medidas de isolamento social para conter o avanço da Covid-19 diminuíram substancialmente o fluxo de veículos nas cidades do interior e, por consequência, houve redução no número de acidentes de trânsito em até 81%. A queda impacta positivamente nas unidades de saúde que, historicamente, são ocupadas, em sua maioria, por pacientes com traumas decorrentes dos acidentes. Com o decréscimo das ocorrências mais leitos ficam à disposição de pacientes graves com a Covid-19.

Leitos estes que, neste momento da pandemia, são essenciais para salvar a vida dos infectados pelo novo coronavírus. Em Sobral, a média de acidentes diários é de quatro ocorrências. Durante a pandemia, este índice caiu para menos de um a cada 24 horas, segundo a Coordenadoria Municipal de Trânsito, queda superior a 75%. O Município é hoje o segundo colocado no número de casos da Covi-19 no Estado (2.497), ficando atrás apenas para a Capital. Os leitos já se aproximam da capacidade máxima. Daí, a importância da redução de ocupação com outros pacientes.

Já em Itapipoca, que também apresenta curva crescente nos casos (1.054) do coronavírus e redução das vagas dos leitos, o número de acidentes minguou em até 70% no mês de abril. Cenário semelhante em Iguatu, que em abril passado teve dois acidentes, enquanto em 2019, em igual período, foram 11, o que representa decréscimo de mais de 81%. Os dados de maio de ambas as cidades ainda não foram consolidados.

No Cariri, o mesmo cenário é demonstrado na rede hospitalar da Região. No Hospital São Raimundo, em Crato, antes da pandemia, estipulava ocupação de 80% dos seus leitos por acidentes de trânsito. "Após o primeiro decreto de isolamento, deu uma diminuída grande. Nas primeiras semanas, 70%, eu diria. Na medida que foi passado, ficou entre 50 a 55%. Mas ainda é uma redução drástica", define o médico Marcel Pita.

Com atendimento 24 horas em serviços de traumatologia e ortopedia, o equipamento é referência para 13 municípios do Cariri: Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Várzea Alegre, Salitre, Tarrafas, Araripe, Potengi, Assaré, Campos Sales, Altaneira, Santana do Cariri e Antonina do Norte. "Cerca de 70% são acidentes de moto", estima Pita. "São cidades onde não tem fiscalização de trânsito. Muitos bebem muito e pegam estrada carroçavel", completa.

Em Barbalha, o Hospital Santo Antônio, que é referência em neurologia para 45 municípios do Cariri e do Centro-Sul, em uma população de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, até o dia 19 de março, a média de internamentos era de 19 pacientes por dia. De lá para cá, a média caiu para 9,41. Se contar nos quatro primeiros meses de 2020 em relação a igual período do ano passado, o número de atendimento caiu em 36,46%. "Diminuiu bastante", ressalta o médico e diretor da unidade, Guilherme Saraiva.

Segundo Guilherme, a maioria dos casos são acidentes de motos, muitos sem capacete e até alcoolizados. Apesar do alto número antes da pandemia, a rede hospitalar não sofre com o esgotamento de vagas por traumas, porque este tipo de atendimento foi dividido com o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, inaugurado em 2011. "Por enquanto, dá para aguentar a demanda", completa.

Essa queda também é evidenciada nas rodovias estaduais. Em maio, o número caiu 70% em comparação a igual período de 2019, que teve 219 registros. A quantidade de feridos apresentou queda de 62%, de 108 em maio de 2019 para 41 neste ano. Os dados são do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Já os atendimentos por trauma pelo Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência (Samu) diminuíram de 4.921 para 4.121, somando os meses março e abril, em comparação entre 2019 e 2020, respectivamente, que representa uma queda de 16,2%.

Análise
Ao mesmo tempo em que a redução desafoga o sistema de saúde, deixando-o mais robusto para o enfrentamento da Covid-19, o número externa outros fatores, como a fragilidade na fiscalização do trânsito e o alto custo que esses acidentes geram ao Estado.

O custo médio de uma internação por trauma cranioencefálico é de R$ 578,77. Em casos leves, de até dois dias, fica em torno de R$ 287,73, já os casos moderados, de até sete dias, chega a R$ 421,27. Em casos mais graves, de até 14 dias internado, o custo chega a R$ 1.027,33, segundo dados do Hospital Santo Antônio.

Esta estimativa não inclui os valores das cirurgias e o serviço de atendimento móvel. "Os custos socioeconômicos dos acidentes de trânsito são elevadíssimos e poderia ser minimizado com a implantação de ações de engenharia, fiscalização e educação que focassem na segurança dos usuários mais vulneráveis (pedestre, ciclista e motociclista)", acredita o professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Marcos Timbó, doutor em Engenharia de Transportes.

Ele analisa que a redução durante a pandemia deve servir de exemplo para o futuro. "Muitas vezes esses acidentados ocupam uma boa parte dos leitos hospitalares. Isso confirma que esta problemática deve ser tratada pelos prefeitos como uma questão de saúde pública", enfatiza o professor Marcos Timbó.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Lista de beneficiários do auxílio emergencial é divulgada pelo governo; fraudes podem ser denunciadas

O Portal da Transparência do Governo Federal disponibilizou hoje a lista de beneficiários do auxílio emergencial com pagamentos e parcelas. A página permite ver a composição de mais de 53 milhões de pessoas beneficiadas, com filtros por estado, município e mês.

Quem acessar o portal também pode consultar um beneficiário específico por nome, CPF e Número de Identificação Social (NIS). Quem faz parte do Bolsa Família também pode consultar as informações a partir de familiares.

A consulta é formada de acordo com as regras definidas na legislação e conta com três grupos: Bolsa Família, Inscritos no Cadastro Único e Não Inscritos no Cadastro Único. Os dados detalham um valor de R$ 38,1 bilhões em recursos do governo federal.

Os dados do auxílio serão atualizados mensalmente no Portal da Transparência.

Denúncias contra fraudes
O cidadão terá a oportunidade de enviar denúncias sobre fraudes nos pagamentos do auxílio. No detalhamento de cada beneficiário está disponível um link que encaminha para uma denúncia que vai direto para o Ministério da Cidadania.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Nova ferramenta do IntegraSUS ajuda na tomada de decisões sobre a abertura responsável da economia

O portal IntegraSUS passou a contar com mais uma funcionalidade que vai auxiliar o Governo do Ceará na abertura de novas fases da estratégia de flexibilização do retorno das atividades, segundo informou o governador Camilo Santana em pronunciamento pelas redes socias, nesta quinta-feira (4). A plataforma, a partir de agora, possibilita acompanhar a taxa de ocupação em leitos de enfermaria e unidades de terapia intensiva (UTI), o número de pacientes atendidos em Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), taxas de positividade e letalidade, fila de regulação, entre outros.

“Para a implementação de qualquer fase do plano (Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais) depende dos indicadores da saúde, então foi criada essa ferramenta dentro do IntegraSUS para exatamente avaliar”, explicou Camilo Santana. Amanhã (5), o governador comunicou que se reunirá com a equipe da Saúde para analisar os números conforme os critérios estabelecidos para a implantação de cada fase do plano e até sábado (6) anunciará as medidas a serem tomadas a partir de segunda-feira (8).

O chefe do Executivo estadual lembrou a importância daqueles que não precisam sair de casa para trabalhar nas atividades liberadas permanecerem em isolamento. “Não voltamos para a normalidade. Continuamos em isolamento social no Ceará. Estamos em um período de transição que é importante para iniciarmos a retomada das atividades econômicas aqui no estado, mas sempre lembrando que tudo dependerá dos números da saúde. Fiquem em casa porque o isolamento social tem sido a melhor medida para minimizarmos os danos da pandemia”, disse.

Tendência de estabilização
Os dados recentes no Ceará, especialmente na Macrorregião da Saúde de Fortaleza, com relação à Covid-19 são animadores, segundo o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto. “Há uma tendência nos últimos 15 dias no estado inteiro de redução do número de óbitos. Quando a gente analisa a semana epidemiológica, tivemos entre a 19ª e 20ª o pico de óbitos e casos, e a partir da 21ª começou a ter um decréscimo. Quando analisamos as Macrorregiões da Saúde no Ceará (cinco ao todo), a de Fortaleza, que vai da região de Itapipoca até Beberibe, temos uma taxa de ocupação de leitos de UTI em torno de 77% e de enfermaria de 63%. Os gráficos são muito parecidos quando a gente analisa o número de óbitos, há uma tendência de redução a partir da 20ª semana, e quando analisamos a taxa de ocupação dos leitos”.

Sobre os dados, Camilo Santana preferiu manter o discurso de precaução. “Há uma tendência de redução e melhoria, principalmente reflexo daqui de Fortaleza. Hoje a gente mantém o isolamento social em todo o estado do Ceará, que tem sido a mais importante medida para a diminuição da velocidade de transmissão desse vírus e que nos permitiu ampliar a rede de saúde. Hoje já estamos com mais de 2800 leitos de UTI e enfermaria em todo o estado para atender exclusivamente pacientes com Covid-19”, destacou.

Regionalização
Uma das funções da nova ferramenta do IntegraSUS é acompanhar a evolução da pandemia nas diferentes regiões do Ceará. Atualmente, a área Norte do estado é a que vem merecendo mais atenção, conforme Dr. Cabeto. “Existe uma diferença do que está acontecendo (em Fortaleza e) na Macrorregião Norte. A taxa de ocupação de UTI já sobe pra 80% e de enfermaria para 54%. Há uma tendência em platô da mortalidade e um acréscimo significativo do número de ocupação dos leitos”, apresentou o secretário.

Com esse panorama, o governador enalteceu que as futuras decisões levarão em conta as especificidades de cada área. “O decreto atual, em vigor até domingo (7), tem sete cidades com isolamento social rígido e há uma preocupação com a região Norte que avança no número de casos. No próprio decreto nós instituímos o isolamento como política pública regionalizada, então daqui pra frente várias decisões de enfrentamento à pandemia serão de forma regional”, destacou.

Testagem e nova carga de equipamentos
O Governo do Ceará está aguardando a chegada de mais um carregamento vindo do exterior para reforçar a rede pública de saúde. “Estamos na expectativa de receber a nova carga que vem da China com mais insumos e mais 300 respiradores”, comentou Camilo, que reforçou a liderança do Ceará no ranking de estados que mais realizam testes. “É fundamental para termos uma realidade da pandemia no estado”, avaliou. Está em curso uma pesquisa na Capital para identificar quem já teve a Covid-19. São 9.900 amostras que estão sendo coletadas nas famílias fortalezenses que irão permitir a tomada de decisões mais seguras”.

Curta nossa página no Facebook

Saiba como elaborar um bom currículo em 9 dicas

Currículo com ou sem foto?
A foto é muito requerida em áreas em que se trabalha com imagem. Para esse segmento é interessante ter. Mas é preciso certos cuidados para escolher a foto: tamanho 3×4, fundo branco, boa qualidade e vestimenta formal são elementos fundamentais

Ideias organizadas e áreas separadas
O recrutador observa se as ideias estão bem organizadas e se os objetivos propostos estão claros e bem destacados

Realizações em experiências passadas
“Vejo se a pessoa se preocupou em escrever bem, se as ideias no currículo estão organizadas, e se constam as informações mais relevantes, como as ações que realizou e como protagonizou essas atitudes”, diz o diretor comercial da Global Travel Assistance (GTA), Gelson Popazoglo.

Quantas páginas deve ter o currículo
O ideal é que o currículo seja sucinto e consiga sintetizar bem todas as informações necessárias para que o selecionador se interesse pelo profissional em no máximo três páginas, para quem já tem vasta experiência profissional, e não ultrapasse de duas para quem tem pouco ou nenhum histórico de trabalho

Objetivo ou cargo pretendido devem ser definidos
É consenso entre selecionadores que objetivo e cargo pretendido precisam estar de acordo com a vaga oferecida. Por isso, é primordial adaptar esta área no currículo, para não ser descartado logo de cara pelo recrutador

Experiências em ordem cronológica
Não existe regra específica em relação à ordem cronológica de formação e experiência no currículo, porém, o mais comum é que as informações venham na ordem das mais recentes para as mais antigas

Não é preciso colocar datas dos cursos mencionados
Aqueles voltados para a área de atuação do candidato são sempre bem-vindos e devem aparecer no currículo do profissional. Nem sempre é necessário colocar quando realizou o curso

Vivências internacionais podem complementar currículos de iniciantes
Para quem não possui experiência, é preciso focar na graduação, nos cursos que fez, no que estudou, uma eventual experiência internacional, alguma história que seja interessante para a empresa ouvir

Currículos diferenciados chamam a atenção
O currículo precisa ser atraente, é a possibilidade de chamar atenção do recrutador


Fonte: Estadão

Curta nossa página no Facebook

MPCE instaura procedimento para apurar denúncias de abuso sexual em escolas e universidade

O Ministério Público do Ceará (MPCE) instaurou procedimento extrajudicial, nesta quinta-feira (4), para apurar relatos de abuso sexual na Região do Cariri, no sul cearense. As vítimas seriam alunas de escolas e universidade dos municípios de Juazeiro do Norte e Crato.

A informação é de que os crimes aconteciam dentro dos estabelecimentos de ensino públicos e privados e vinham sendo cometidos por professores e funcionários das unidades. Conforme o órgão acusatório, foi requisitada a instauração de um inquérito policial na Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro do Norte para investigar os casos.

As denúncias tomaram força nessa terça-feira (2), quando diversos relatos foram publicados no Twitter com a hashtag #ExposedCariri. As alunas apresentaram denúncias de fatos como importunação sexual, assédio sexual e estupro de vulnerável.

Segundo o promotor de Justiça Leonardo Marinho, foram identificados casos envolvendo colaboradores de cinco escolas e uma universidade. "É necessário que as mulheres procurem a delegacia de Polícia ou mesmo a promotoria de Justiça. Essa medida é necessária para que possamos analisar os relatos, analisar os fatos e analisar as provas que porventura possam existir. Somente com a contribuição da vítima podemos dar ensejo a um processo legal para tentar responsabilizar todos os criminosos", disse Leonardo Marinho.

Posicionamento
A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Ceará (OAB-CE) emitiu nota pública manifestando repúdio aos abusos sexuais sofridos pelas vítimas que expuseram os crimes na #ExposedCariri. A Ordem afirmou que não ficará alheia aos fatos.

"A Comissão da Mulher se solidariza a essas vítimas da violência sexual afirmando que elas não estão sozinhas. As denúncias devem ser oficializadas para que os criminosos saiam dessa zona de conforto achando que podem continuar estuprando e cometendo quaisquer outros crimes de natureza sexual, permanecendo impunes", conforme trecho da nota.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Justiça obriga município do Crato a apresentar Plano de Ação Pedagógica durante pandemia

Zé Ailton Brasil (PT), prefeito do Crato
(Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri)
O Ministério Público do Ceará, por meio da 4ª Promotoria de Justiça do Crato, ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) solicitando à administração pública do município a apresentação de um Plano de Ação Pedagógica relativo ao período emergencial de aulas não presenciais da rede pública de ensino, em virtude da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). O juiz da 2ª Vara Cível do Crato, José Flávio Bezerra Morais, concedeu a tutela de urgência.

Em abril, o MPCE expediu a Recomendação nº 004/2020/4ªPmJCRA e o Ofício N.0048/2020/4ª PmJCRA ao município do Crato solicitando, dentre outras informações, a apresentação de esclarecimentos acerca da oferta da alimentação escolar durante o período de pandemia de Covid-19; as medidas que seriam adotadas para garantir o cumprimento do calendário escolar; e a apresentação de um plano de contingenciamento, além das ações já desenvolvias para se garantir o mínimo de prejuízo aos alunos da rede pública durante o período de suspensão das aulas presenciais. Porém, não houve resposta do município aos referidos documentos. 

A ACP foi apresentada pelo MPCE no dia 19 de maio, após o município não responder a uma nova Recomendação (005/2020/4ªPmJCRA), que requeria informações sobre os documentos anteriores. Diante disso, concluiu-se que a administração pública do Crato teria praticado conduta omissiva dolosa por não ter encaminhado os esclarecimentos sobre a prestação de serviço educacional. Agora, com a decisão judicial da 2ª Vara Cível o município é obrigado a apresentar, no prazo de dez dias, o Plano de Ação Pedagógica. O descumprimento desta obrigação, no prazo assinalado, implicará na aplicação de multa de dois mil reais por dia de violação.

No referido plano, devem conter as seguintes informações: as ferramentas metodológicas/tecnológicas utilizadas; o material pedagógico adotado por professores e alunos; a identificação de quais alunos não têm acesso ou têm acesso deficiente aos recursos tecnológicos escolhidos; caso optarem pela entrega domiciliar dos materiais didáticos, informar a logística; discriminar como se dará o acompanhamento e apoio pedagógico; a definição da carga horária prevista das atividades; as formas de acompanhamento, avaliação, frequência e comprovação da realização das atividades por parte dos alunos; as estratégias para a educação das crianças da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental; a formatação do ensino às crianças e adolescentes com deficiência; a formação de professores com o uso de meios digitais como ferramenta de ensino; e o acompanhamento, fiscalização e controle da execução do plano em cada escola. 

Curta nossa página no Facebook

MPCE fiscaliza aplicação de recursos para a saúde em 12 municípios do Cariri

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) instaurou procedimentos para fiscalizar a aplicação de recursos públicos nos contratos de aquisição de recursos da saúde durante o combate ao novo coronavírus no Estado. Ao todo, 72 municípios são alvos de procedimentos.  

Até o momento, foram instaurados 134 procedimentos. Às terças-feiras, o órgão divulga o balanço dos procedimentos realizados na investigação, em âmbitos municipal e estadual. A lista com todos os procedimentos pode ser acessada neste link.

São fiscalizadas a instalação de hospitais de campanha, compra de respiradores, de testes para Covid-19, de EPIs e de outros insumos que surgem por representações e denúncias recebidas pelas Promotorias de Justiça, órgãos de apoio e de investigação, e Ouvidoria do MPCE. 

“Todas as suspeitas que chegam ao conhecimento do MPCE são encaminhadas para os promotores de Justiça, que realizam todas as diligências necessárias para chegar à verdade dos fatos. Não é fácil realizar a investigação de tantos fatos complexos durante uma pandemia, que dificulta a realização dos trabalhos de campo", explica o procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro sobre o trabalho realizado pelo órgão. 

O acompanhamento da aplicação de recursos públicos pode ser feita por meio dos Portais da Transparência do Ceará e dos municípios. De acordo com a Lei da Transparência, a União, os estados e os municípios são obrigados a divulgar seus gastos na Internet em tempo real.

Um dia após ter iniciado o processo de flexibilização do distanciamento social, o Ceará registrou, pela primeira vez, mais de 300 óbitos em um intervalo de 29 horas. O Estado tem, ao todo, 55.472 casos positivos de Covid-19 e 3.524 óbitos, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde. A atualização foi às 9h08 desta quarta-feira (3).

Confira lista com as 12 cidades do Cariri alvos da fiscalização: 

• Araripe
• Aurora
• Barbalha
• Caririaçu
• Crato
• Farias Brito
• Juazeiro do Norte
• Mauriti
• Missão Velha
• Potengi
• Santana do Cariri
• Várzea Alegre

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Como controlar a raiva e o estresse com ajuda profissional

Nós não somos robôs, e é provável que, em algum momento, passemos por períodos difíceis em que, mesmo munidos de técnicas de autoajuda, o estresse e a raiva voltem à nossa vida. Por isso, é importante admitir que, por mais que queira aguentar sozinho os altos e baixos da sua existência, haverá ocasiões em que você não vai conseguir. Não saberá como controlar a raiva e o estresse.

Não é preciso lidar sozinho com o desconforto físico ou emocional. Portanto, não tenha medo de pedir ajuda quando necessário. Converse com seu médico, que pode prescrever medicamentos ou encaminhá-lo a alguém capaz de oferecer apoio psicológico. Uma terapia muito usada é a cognitivo-comportamental (TCC), mas também há orientadores e cursos de assertividade e gerenciamento do estresse e da raiva.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A TCC se baseia na crença de que é possível mudar a reação a situações estressantes alterando o modo de pensar e o comportamento. Ao contrário das “terapias da fala” tradicionais, a TCC costuma ser breve (em média, 12 sessões de 45 minutos a uma hora) e se concentra em encontrar soluções para problemas específicos.

Além disso, o terapeuta incentiva o paciente a examinar o modo como se vê e fala de suas metas. O paciente é orientado a tomar consciência de crenças, emoções e pensamentos negativos e prestar atenção no efeito deles sobre suas atitudes. Também se pede a ele que questione seu antigo modo negativo de pensar; a princípio é difícil, mas, com o tempo, essa habilidade se torna valiosa. O passo seguinte é criar uma estratégia para resolver o estresse. Há vários programas de terapia cognitivo-comportamental na Internet.

Quando você decide em que fila entrar no supermercado, há muita probabilidade de que outra fila ande mais depressa. Não se irrite com seu azar nem faça disparar o nível de estresse. Em vez disso, pense em como anda ocupado e aceite esse tempo (na verdade, serão apenas alguns minutos) como uma dádiva, uma oportunidade de relaxar. Enquanto espera, pense nas coisas da vida que lhe inspiram gratidão, concentre-se na respiração para meditar, converse com as pessoas da fila, folheie uma revista.

Resultados
Pesquisas científicas comprovam que a terapia funciona, às vezes até melhor que os medicamentos. Um estudo sueco mostrou que quatro meses de TCC melhoraram a avaliação do estresse, o comportamento a ele ligado, a raiva, a exaustão e a qualidade de vida. Já um estudo americano da Universidade de Harvard comparou o efeito a curto e longo prazos da TCC com o efeito de soníferos em 63 pessoas com insônia e constatou que a TCC as ajudou a adormecer mais depressa e a dormir com menos interrupções.

Exames cerebrais revelam que a TCC provoca mudanças sutis. Em um estudo americano da Universidade de Pittsburgh conduzido em 2006, ressonâncias magnéticas mostraram que a atividade da região cerebral associada ao humor era baixa em pessoas com depressão, mas aumentava com 12 semanas de TCC. Outra pesquisa verificou o aumento benéfico da atividade cerebral de pessoas com síndrome do pânico e de estresse pós-traumático com a TCC.

Terapias para reduzir o estresse

Curso de Controle do Estresse
As sessões podem ser gratuitas para ajudar a abandonar o cigarro, o álcool ou resolver outros problemas ligados ao estresse. Podem ocorrer em centros comunitários, clínicas ou hospitais. Para saber mais, converse com seu médico.

Treinamento de Assertividade
É útil para quem acha difícil dizer “não”. Você será treinado a dizer o que pensa, mas sem agressividade, e a transmitir seus desejos com eficácia. Combinar assertividade com gerenciamento do tempo é ótimo para evitar o estresse de aceitar coisa demais ao mesmo tempo.

Curso de Como controlar a raiva
Se você acha difícil controlar a raiva, os cursos de gerenciamento podem ajudá-lo a lidar com explosões emocionais, as suas e as dos outros. O seu médico poderá lhe dizer onde encontrar esses cursos.

Siga o plano e mantenha o controle

Cuide do corpo
Coma e durma bem e pratique exercícios. Não tente resolver o estresse com “muletas” insalubres.

Alimente boas relações
A saúde do relacionamento com família e amigos influencia muito o nível de estresse.

Gerencie o tempo
Planeje e organize o dia e a semana, incluindo sempre horários para relaxamento, exercícios, família e amigos.

Aprenda a relaxar
Ioga, massagem e meditação são ótimas contra o estresse.

Olhe as coisas de longe
Altere o modo de pensar para transformar experiências negativas em positivas e ter sensação de controle sobre a vida.

Deixe para lá
Sempre haverá problemas que não poderão ser resolvidos.

Veja o lado bom
A atitude positiva ajuda a aliviar o estresse crônico e minimiza os danos que ele causa à saúde física e mental.

Divirta-se
Arranje tempo para as coisas de que você gosta.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Capitão do Pau da Bandeira de Barbalha é notificado pelo MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) notificou o vereador e capitão do Pau da Bandeira, Rildo Teles (MDB) para prestar esclarecimentos, na próxima sexta-feira (05), sobre o cortejo simbólico da bandeira de Santo Antônio, que aconteceu no último domingo e acabou gerando uma grande aglomeração de pessoas no Centro de Barbalha.

O órgão instaurou um procedimento de investigação criminal para apurar o descumprimento dos decretos estaduais e municipais de combate à covid-19. 

Desrespeitando decreto, moradores se aglomeram em cortejo simbólico do Pau da Bandeira, em Barbalha

Segundo o promotor de Justiça Nivaldo Magalhães, assim que o MPCE tomou conhecimento da aglomeração acionou a Polícia Militar para realizar a fiscalização e o cumprimento do decreto estadual.

“Essa informação nos foi trazida pela Secretaria de Saúde de Barbalha, que não tinha efetivo suficiente para dar conta daquela situação. Para minha surpresa, soubemos que a aglomeração era bastante considerável”, pontuou.  

A partir das imagens que circularam nas redes sociais, a Promotoria tenta identificar a organização do evento. “Instauramos (o procedimento) para apurar a conduta com relação ao descumprimento de ordens das autoridades de saúde e sanitária estadual e municipal. Notificamos pessoas a serem ouvidas”, pontuou.

Além do Rildo Teles, que está sendo investigado como organizador do evento, serão ouvidas a Secretária de Saúde, a Polícia Militar e pessoas que foram identificadas nas imagens. As oitivas acontecem na próxima sexta-feira. “Esperamos concluir o procedimento em 15 dias”, pontuou. 

Em nota assinada com outros 12 carregadores, Rildo Teles disse que o único propósito do grupo era “manter viva a tradição e a fé dos carregadores do pau da bandeira”. Segundo o grupo, foi realizada uma bênção da bandeira de manhã e, à tarde, um hasteamento simbólico “sem divulgação da organização e com uma pequena representação dos carregadores”, explicou.

O grupo pontua que a ação foi transmitida por rede social com “toda segurança e cuidados que as autoridades de saúde recomendam nesse momento de pandemia”. Ainda assim, no bairro Bela Vista, os carregadores atestam que foram surpreendidos com uma manifestação espontânea da população que se aglomerou durante o percurso “tornando-se uma situação incontrolável”, admitem.

“Todos que carregam no ombro o Pau da Bandeira carregam também a responsabilidade de combater o novo coronavírus. Os carregadores jamais organizariam evento para contrariar as orientações das autoridades de saúde e colocar em risco a saúde dos heróis que mantém viva nossa cultura, tradição e sobretudo a fé em Santo Antônio”, finaliza. 

Ainda no domingo, a Prefeitura de Barbalha negou qualquer responsabilidade no cortejo. De acordo com a secretária de Saúde de Barbalha, Pollyanna Callou, os fiscais da Vigilância Sanitária perceberam, ainda neste dia, que não conseguiriam impedir a aglomeração, porque poderiam ser agredidos “já que poderia haver pessoas bêbadas e alteradas”, ponderou. Por isso, pediu ajuda à Polícia Militar e ao MPCE. 

Com 72 casos da covid-19 e outros 143 suspeitos, Barbalha já contabiliza três óbitos pela doença. A secretária de Saúde pontua que o episódio do último domingo pode aumentar o número de contaminados.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Bolsonaro: 'A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo'

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lamentou, na manhã desta terça-feira (2), os mais de 30 mil óbitos no Brasil por conta do novo coronavírus, mas apontou que a morte é o 'destino de todo mundo'.

A fala aconteceu após uma apoiadora pedir, na saída do Palácio da Alvorada, que Bolsonaro enviasse uma mensagem de conforto para as famílias em luto em consequência da pandemia. "A gente lamenta todos os mortos, mas é o destino de todo mundo", disse o presidente.

Ainda sobre o coronavírus, o presidente voltou a defender o uso da cloroquina. Para o chefe do Executivo, quem critica o medicamento precisa apresentar alternativas.

A cloroquina não tem eficácia comprovada, mas foi usada no tratamento da covid-19 no início da pandemia no Brasil e em outros lugares do mundo em casos específicos, sob supervisão médica.

O governo federal mudou recentemente o protocolo sugerindo o uso também em casos leves, o que é refutado por grande parte dos especialistas. Países como a França suspenderam a aplicação diante de resultados de novos estudos, e a OMS (Organização Mundial da Saúde) não recomenda seu uso.

"O pessoal que reclama da cloroquina, então dê alternativa. Que diga 'sou contra isso', mas aponte qual é a outra [alternativa]. Sabemos que pode ser que não seja tudo isso que alguns pensam, mas é o que aparece no momento. Pode [não ser tudo isso], mas tem muito relato de pessoas, muito médico favorável. A briga farmacêutica é muito grande", disse, em transmissão gravada por apoiadores.

Com a confirmação de 1.262 novas mortes contabilizadas pelo Ministério da Saúde hoje, o Brasil tem 31.199 óbitos. Segundo o balanço mais recente, o país registra 555.383 casos confirmados de covid-19 em todo o território. Em 1º de maio, o número de pacientes infectados era de 91.589.

Ainda segundo a pasta, 300.546 casos seguem em acompanhamento. Mais de 223 mil pacientes já se recuperaram da doença.

Os dados da Universidade Johns Hopkins apontam o país atrás de apenas outros três no total de mortos pela covid-19. São eles: Itália (33.475), Reino Unido (39.123) e Estados Unidos (105.003).

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

03 de junho

1539 - O explorador espanhol Hernado de Soto declara a Flórida pertencente ao Reino de Castela.
1889 - A linha férrea The Canadian Pacific Railway é completada ligando a costa Este à costa Oeste da América do Norte.
2006 - Montenegro proclama formalmente a sua independência após o resultado do referendo de 21 de maio, separando-se da Sérvia e terminando a última união jugoslava.

Nasceram neste dia…
1537 - Príncipe João de Portugal (foto) (m. 1554).
1808 - Jefferson Davis, político estado-unidense (m. 1889).
1930 - Marion Zimmer Bradley, escritora estado-unidense.

Morreram neste dia…
1924 - Franz Kafka, escritor tcheco (n. 1883).
1986 - Augusto Ruschi, cientista brasileiro (n. 1915).
2011 - Olyr Zavaschi, jornalista brasileiro (n. 1941).

Fonte: Wikipédia

Ministério da Justiça vai investigar vazamento de dados de Bolsonaro por grupo hacker

O ministro da Justiça, André Mendonça, informou à coluna que já determinou que seja instaurado um inquérito policial para apurar o vazamento de dados do presidente Jair Bolsonaro e de outras autoridades por um grupo de hackers.

O diretor do Departamento de Segurança da Informação (DSI), general de Brigada Antônio Carlos de Oliveira Freitas, disse à coluna que o órgão, que é vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), cuida do incidente em si. "Mas a investigação para saber quem vazou não é conosco; é caso de inteligência, policial", explicou.

A avaliação no Palácio do Planalto é que não se deve dar mais publicidade ao grupo de hackers que vazou os dados, "pois ele querem justamente a cobertura da mídia".

"Os dados, muitos são requentados, em especial os do presidente. E muitos podem ser obtidos por pesquisa mais atenta na mídia aberta. Quer dizer, nem todos os dados são, propriamente, fruto de vazamento", ponderou o general.

Segundo Oliveira, os dados ficaram pouco tempo no ar. "O Twitter é muito ágil e eficaz: saiu das regras, derruba", disse.

Grupo suspenso
Após o grupo de hackers ser suspenso pela rede social, eles já criaram um novo endereço. "Estávamos há 8 anos com o twitter @AnonymouBrasil, depois dos vazamentos do Bolsonaro, filhos e afiliados, a conta foi suspensa. Seguimos com essa secundária. #Anonymous #Antifascista".

Por Carla Araújo

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Prorrogado prazo de atualização da demanda pelo Programa Hora de Plantar

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário prorrogou o prazo de atualização de demandas pelo Programa Hora de Plantar. O prazo, que se encerraria em 30 de maio, agora vale até o dia 26 de junho, em atenção aos diversos pedidos encaminhados pelas secretarias municipais de agricultura e pelos agricultores familiares. “Uma medida necessária em decorrência dos cuidados com a pandemia (da Covid-19)”, justificou o secretário De Assis Diniz em rede social.

Os atendimentos são realizados de forma individual, através de contato telefônico com um dos coordenadores regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce). Nos casos em que não houver atualização da demanda anual, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário se compromete em repetir os números da edição anterior.

Em sua 33ª edição, o Hora de Plantar atendeu a 155 mil agricultores e distribuiu 3.140 toneladas de sementes, 5 mil m3 de maniva de mandioca, 4,5 milhões de raquetes de palma forrageira e 620.500 mudas frutíferas, de caju anão precoce e de mudas essências florestais e nativas. O programa iniciado pelo pai do governador Camilo Santana, Eudoro Santana, realizou um investimento de R$ 18 milhões via Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Curta nossa página no Facebook

Mortes nas rodovias estaduais do Ceará caem 33,3% enquanto abordagens a veículos crescem 51,5%

O Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) registrou queda de 33,3% no número de mortes nas estradas estaduais no mês de maio deste ano em comparação ao mesmo intervalo do ano passado. Foram sete óbitos a menos, saindo de 21 no quinto mês de 2019 para 14 no mês passado. Houve ainda aumento de 51,5% no número de veículos abordados nas CEs que cortam o Estado. Ao todo, só em maio último, 133.293 veículos foram parados pelos militares nos postos fixos e móveis. Foram abordados 45.303 carros, motocicletas e outros meios de transportes a mais do que em 2019. O aumento nas abordagens também é oportuno para que os policiais repassem dicas aos motoristas sobre os cuidados e responsabilidades de trafegar pelas estradas com segurança.

O reforço policial para o cumprimento das medidas de isolamento social no Ceará pode explicar os números positivos do mês de maio, como pontua o tenente Bruno Henrique Lopes, chefe de Operações e Planejamento do BPRE. “O trabalho vem sendo pautado no mapeamento dos pontos mais críticos de acidentalidade, onde nós intensificamos a fiscalização de trânsito, e também para dar cumprimento aos decretos governamentais de isolamento social. Nesse tempo de pandemia, aumentamos sobremaneira a questão das abordagens, estatisticamente falando, em mais de 50% em comparativo a maio do ano passado. Em termos de vítimas fatais, a redução foi de 33%, que significa o sete vidas salvas. Continuaremos esse trabalho de fiscalização e inteligência em todas as rodovias, tendo em vista sempre, a segurança do cidadão cearense”, revela.

Os acidentes caíram 70% no quinto mês de 2020 quando os dados são comparados com os de 2019. Os militares do BPRE contabilizaram 66 ocorrências frente as 219 do ano anterior. É como se todos os dias foram registrados cinco acidentes a menos do que o ano de 2019. A queda desse indicador influencia diretamente no número de mortes e feridos. Em 2020, foram sete mortes a menos, enquanto os feridos tiveram queda de 62%, de 108 para 41 pessoas com ferimentos decorrentes de acidentes nas estradas cearenses.

Drogas
Outro dado que chama a atenção é o de ocorrências com drogas encontradas nos veículos abordados. Em cinco vistorias feitas em maio deste ano, os policiais apreenderam quase 66 quilos de maconha e cocaína. Somente em uma delas, em Milagres, a batida policial resultou em mais de 65 kg de drogas apreendidas e em dois homens presos. Os suspeitos foram abordados na rodovia CE 293, que liga os municípios de Milagres a Missão Velha, na região do Cariri cearense. Na ocasião, os policiais localizaram os ilícitos armazenados em caixas de isopor.

Lei Seca
Quando analisamos a quantidade de infrações relacionadas ao cumprimento da Lei Seca, o acumulado surpreende. A soma dos procedimentos com base nos artigos 165 (infração administrativa) e 306 (infração penal) do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) chegou a 53 ocorrências em maio de 2020. No mesmo mês em 2019, o acumulado foi de 316 casos, ou seja, quase seis vezes a mais do que o registrado neste ano (queda de 83,22%).

Curta nossa página no Facebook

Chove em mais de 50 municípios no último dia da quadra chuvosa

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em, pelo menos, 54 municípios no intervalo entre as 7h deste domingo (31) e as 7h desta segunda-feira (1º).

Os dados parciais apontam que os maiores acumulados foram em: 
  • Jaguaretama (Posto Fazenda Coque): 33.4 mm
  • Quixadá (Posto Açude Pedras Brancas): 31.2 mm
  • Banabuiú (Posto Banabuiú – Sede): 21.3 mm
  • Itatira (Posto Itatira – Sede): 21 mm
  • Iracema (Posto Iracema – Sede): 17 mm
As precipitações deste recente intervalo foram provocadas por áreas de instabilidade que se formaram sobre o oceano Atlântico, assim como a atuação de sistemas locais com a brisa terrestre.

Curta nossa página no Facebook

Anonymous vaza dados da família Bolsonaro e ministros

Uma célula brasileira Anonymous publicou na noite desta segunda-feira (1) diversos documentos no Pastebin de cidadãos envolvidos no governo Bolsonaro. De acordo com o grupo, o vazamento será sistemático.

Até o momento, foram disponibilizadas informações pessoais de Jair Bolsonaro, Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ),  Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), Douglas Garcia (deputado estadual – PSC), Abraham Weintraub (ministro da Educação), Daniela Weintraub (esposa do ministro Abraham Weintraub), Damares Alves (ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) e Luciano Hang (cofundador da Havan).

O documento publicado pela célula traz informações como celulares válidos, endereços de e-mail, endereços físicos, bens declarados, participação em empresas, score do Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de dívidas registradas.

A ação pela célula brasileira, provavelmente, veio inflamada após ações dos Anonymous internacionais. Com um chamado para outras células, é possível observar um aumento na movimentação dos grupos brasileiros, que estavam praticamente adormecidos até então.

Durante a noite do último domingo (31), em sua conta oficial no Twitter, uma das principais células Anonymous resolveu se pronunciar em relação aos protestos ocorridos em algumas cidades do mundo, devido a um policial branco ter assassinado um cidadão afro-americano de 46 anos, chamado George Floyd. A justiça dos EUA disse que Floyd não morreu por asfixia, como se supunha. Mas a forma como foi violentado pelo policial contribuiu para sua morte, já que o homem tinha problemas de saúde.

Fonte: Tecmundo

Curta nossa página no Facebook

Governo do Ceará já abriu 2.648 novos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19

O governador Camilo Santana anunciou nesta segunda-feira (1) que o Governo do Ceará já abriu 2.648 novos leitos em todo o Estado exclusivos para pacientes com o Covid-19. Camilo informou também em sua transmissão ao vivo nas redes sociais que, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e Federação das indústrias do Ceará (Fiec), o Estado vai iniciar uma pesquisa com 9.900 testes rápidos na Capital.

Novos leitos
Camilo Santana apresentou os números atualizados de novos leitos abertos pelo Governo do Ceará para combater a pandemia. Mais uma vez ressaltou a importância de a população continuar a praticar o isolamento social, e assim dar mais tempo ao Estado para poder aumentar a capacidade de atendimento do sistema público de saúde. “Chegamos a 2.648 novos leitos em todo o Estado, exclusivos para pacientes com o Covid-19. Desse total, 1.892 são enfermarias e 756 UTIs. No final de semana já chegaram 31 novos respiradores, e até o final dessa semana deveremos receber mais 300 da China”, listou o governador.

Os 31 novos respiradores que vieram de São Paulo foram comprados em parceria com a prefeitura. “Tivemos de entrar na Justiça para receber. Dessa forma, já conseguimos reaver 89 dos 94 aparelhos retidos, graças à ação do Ministério Público e decisão da Justiça Federal. A outra informação é que os 300 respiradores que compramos de uma fábrica chinesa já estão em fase de liberação fiscal para embarcar para Fortaleza, aguardando apenas procedimentos burocráticos”, explicou Camilo.

Teste Viral
“Nesta terça-feira (2), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), começa uma pesquisa viral para realizar 9.900 testes rápidos na Capital cearense, epicentro da pandemia no Estado. Essa testagem em massa será dividida em três fases, cada uma terão 3.300 testes, com profissionais da saúde coletando em 39 diferentes bairros de Fortaleza”, revelou o governador.

Essa é a maior pesquisa epidemiológica já programada a ser feita no Brasil, com o objetivo de identificar por amostragem o número de pessoas já infectadas em Fortaleza. “Munidos de informações mais seguras, podemos tomar as melhores decisões, seja para a flexibilização ou não. Somos o Estado mais transparente nas ações de enfrentamento ao coronavírus, e o que mais testa no Brasil, com mais de 120 mil testes. Infelizmente já passamos de 3 mil óbitos no Ceará, mas o sistema público de saúde já recuperou mais de 33 mil pessoas”, apontou Camilo.

Retomada Econômica
Marcado como o primeiro dia da fase de transição do plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais, Camilo Santana falou na live a importância de reforçar os cuidados da população em seguir as medidas e protocolos de segurança.

“Estamos em em um período de transição, onde autorizamos a reabertura de algumas atividades econômicas, como alguns setores da indústria, construção civil, lojas de material de construção, lojas de equipamento médico, como óticas, e salões de beleza e barbearias. Por isso é importante lembrar que, cada empresa deve cumprir os critérios, manter os protocolos de saúde e seguir com todas as orientações sanitárias. Assim poderemos saber se será possível passar para uma nova fase, dia 8 de junho, e se outros setores poderão reabrir. Tudo vai depender dos indicadores de saúde após a primeira semana de testes. Ou seja, isso depende de toda a população”, ressaltou o governador.

Reunião com Prefeitos
“Nesta segunda-feira (1) finalizamos as reuniões regionalizadas com 20 prefeitos que compõem a macrorregião do Litoral Leste/Vale do Jaguaribe. Conversamos sobre os índices na região e falamos sobre a importância da atenção primária no combate ao Covid-19, nas visitas dos agentes de saúde e busca ativa dos grupos de risco. Temos atuado em parceria com os municípios para ampliação de leitos, de UTI e enfermaria, o envio de testes, EPIs e insumos. Importante dizer que, devido o aumento de casos de coronavírus, as cidades de Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Itarema, Acaraú, Camocim e Sobral estão sob decreto estadual cumprindo o isolamento social rígido, tudo acordado com os prefeitos de cada cidade”, explicou Camilo.

Isolamento Social
“Vamos lembrar que a situação ainda é grave, e que nada voltou ao normal. Renovamos o decreto estadual que estabelece o isolamento social, que é a ação mais eficaz para evitara contaminação ao covid-19, e é importante que a população faça sua parte. Mesmo com a diminuição da pressão da UPAs e hospitais, temos que continuar em estado de alerta, e faço aqui meu apelo à população. Vamos permanecer em casa, só saia apenas em extrema necessidade, e se precisar sair, use a máscara”, finalizou o governador Camilo Santana.

Curta nossa página no Facebook

Águas do São Francisco já podem chegar ao Ceará

As águas do “Velho Chico” já podem chegar ao Ceará. O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou, nesta quinta-feira (28), a conclusão das obras físicas que garantem funcionalidade ao Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

O trecho concluído permite a integração entre os reservatórios Milagres, em Verdejante – Pernambuco, e Jati, em território cearense. Com a chegada das águas a Região Metropolitana de Fortaleza será atendida a partir da obra estadual do Cinturão das Águas (CAC), que já está com o seu trecho emergencial concluído.

Segundo o superintendente de Obras Hidráulicas do Ceará, Yuri Castro, a conclusão dessas obras representa para o Ceará um vazão firme de aproximadamente 12mil l/s (litros por segundo). “Essa vazão representa uma segurança hídrica para praticamente metade da população do estado, já que a água do PISF tem como objetivo maior o abastecimento humano”.

As águas serão transportadas pela obra estadual até o município de Missão Velha, no Riacho Seco, e depois seguirão pelo Rio Salgado até o Rio Jaguaribe, chegando ao Castanhão para serem distribuídas para Região Metropolitana de Fortaleza e Região Jaguaribana. “Toda essa população terá uma segurança hídrica com praticamente 100% de garantia”, garante o superintendente.

Vale ressaltar que a a chegada das águas representa não só segurança para o abastecimento humano como também para os outros usos, que utilizará, com mais liberdade, os reservatórios existentes nas regiões. Com isso a irrigação, aquicultura, agricultura e outros meios poderão utilizar de um percentual maior de água, de acordo com decisões tomadas pelos conselhos.

A conclusão desta etapa do Projeto São Francisco é mais um avanço para que o povo cearense possa ter a tranquilidade do acesso à água e mais oportunidades para o desenvolvimento”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Atual Situação
Atualmente, o Reservatório Milagres está em processo de enchimento. Quando cheio, as águas do Rio São Francisco atravessarão a divisa entre Pernambuco e o Ceará e deverão começar a encher o Reservatório Jati no mês de junho. A previsão é que, em agosto, sejam iniciados os testes de entrega de água do ‘Velho Chico’ ao Cinturão das Águas do Ceará (CAC), obra executada pelo Governo Estadual. O trecho prioritário de 53 km do Cinturão já está apto à passagem das águas do Eixo Norte para a Bacia do Rio Jaguaribe.

Curta nossa página no Facebook

Covid-19: Droga para HIV tem bons resultados em teste com coronavírus

Um estudo do Departamento de Ciências Biomoleculares da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto em parceria com o departamento de biologia celular da Faculdade de Medicina da mesma universidade, entre outras iniciativas, obteve resultados promissores para o tratamento de Covid-19 com o medicamento tenofovir desoproxila fumarato (TDF), normalmente utilizado para quadros de Aids e hepatite B.

O estudo começou a ser desenhado após pesquisas internacionais apontarem resultados positivos do também antiviral Remdesivir. Após a divulgação dessas análises, especialistas brasileiros que trabalhavam há cinco anos no desenvolvimento do principio ativo, entre outros aspectos da produção do TDF, decidiram buscar parceiros para adaptar as pesquisas e, deste modo, procurar respostas acerca do uso do remédio no tratamento da Covid-19. “O TDF e o Remdesivir atuam com os mesmos mecanismos. São sim, medicamentos diferentes, mas pertencem à mesma família”, explicou um dos líderes do estudo, o doutor em química e professor da faculdade de ciências farmacêuticas da USP de Ribeirão Preto Norberto Peporine Lopes.

A análise preliminar em laboratório apontou que o medicamento reduziu a carga viral de células infectadas em até quinze vezes. Os estudos inciais também apontaram que o TDF não apresentou toxicidade em relação às células. Os achados científicos foram publicados no Journal of the Brazilian Chemical Society na última semana.

Para que seja confirmada a efetividade do uso da droga, ainda é preciso iniciar ensaios clínicos, com pacientes infectados com a Covid-19.

Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook

Governo do Ceará paga segunda parcela do cartão vale-alimentação para estudantes da rede estadual

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), começou nesta sexta-feira (29) e segue até o próximo dia 3 de junho, o pagamento da segunda parcela do cartão vale-alimentação no valor de R$ 40. A ação é destinada aos estudantes da rede pública estadual de ensino e garante um auxílio no valor total de R$ 80,00. O Governo do Ceará investiu, ao todo, recursos no valor de R$ 33,8 milhões nesta ação.

A entrega do cartão começou no último dia 29 de abril. O estudante teve, automaticamente, direito à primeira parcela do benefício, no valor de R$ 40. A família recebeu ainda uma carta de apresentação com todas as orientações sobre o uso do cartão e informações de produtos não permitidos, como bebidas alcoólicas, por exemplo.

A estratégia de uso do cartão vai também beneficiar a economia local, pois os alimentos serão adquiridos em supermercados, mercadinhos, padarias, açougues e outros estabelecimentos locais em todo o Ceará. O cartão pode ser utilizado somente em compras de produtos alimentícios. Saques não são permitidos.

Curta nossa página no Facebook

AddThis