Lâmpadas incandescentes vão sumir do mercado brasileiro

As lâmpadas mais usadas pelos brasileiros vão desaparecer do mercado no fim do mês. Aos poucos o Brasil está dando adeus a uma companheira que está ao nosso lado há mais de cem anos.

Já não se podia mais fabricar ou importar as lâmpadas incandescentes de 150 e 100 watts. Agora chegou a vez da mais popular: a de 60 watts. Fica proibida após o último dia de junho. As que estão no estoque das lojas poderão ser vendidas por apenas mais um ano. As de 25 e 40 watts sairão de produção em 2015.

O consumidor tem agora basicamente três opções de lâmpadas domésticas. A halógena com bulbo, a fluorescente compacta e a de led. Todas mais caras do que a incandescente. Mas como elas gastam menos energia e duram mais, técnicos dizem que o saldo final é positivo.

“Numa residência com aproximadamente 10 lâmpadas incandescentes, a pessoa trocando 60 watts por 10 watts lâmpadas led representa uma economia anual da ordem de R$ 200”, afirma Isac Roisenblatt, dir. Ass. Bras. Ind. Iluminação.

Se todas as casas passassem a usar lâmpadas de led no lugar da incandescente, por exemplo, a economia de energia seria igual a todo o consumo residencial dos sete estados da região norte do país.

Muita gente vai sentir saudades desta luz amarelada e confortável. Os produtos modernos nem sempre conseguem imitar a luz que o filamento incandescente produz. Mas é o preço a pagar pela eficiência energética. Principalmente no momento em que o Brasil atravessa uma escassez de chuvas que deixou os reservatórios das usinas hidrelétricas em níveis críticos.

Fonte: G1



Crato (CE): Secretaria de Obras inicia serviços de recuperação asfáltica no Centro da cidade

A Secretaria de Obras Públicas do Crato iniciou na manhã desta sexta-feira, 6,  os serviços de recuperação asfáltica nas principais ruas da cidade.

O secretário de Obras Públicas, Tácio Luiz, acompanhou os trabalhos e afirmou que todas as ruas que foram danificadas com as chuvas serão recuperadas, proporcionando um trânsito tranquilo e seguro.

O secretário informa que também serão realizados os serviços de tapa-buracos em diversas ruas da cidade, e que além do Centro, bairros e distritos serão atendidos com este serviço.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa / PMC



Historiador de Juazeiro e do Pe. Cícero completa 90 anos

São mais de 12 livros publicados e cerca de 30 mil crônicas escritas, para serem lidas no rádio ou publicadas em jornais, passando um legado de quem vivenciou a história e o desenvolvimento da maior cidade do interior do Estado. O jornalista Geraldo Menezes Barbosa é o único escritor contemporâneo do Padre Cícero, que mesmo aos 10 anos de idade, lembra até hoje de todos os momentos em que esteve com o sacerdote.

No último dia 6 de junho, completou 90 anos, ainda em plena atividade intelectual, com as crônicas diárias. Seus livros, em maioria, estiveram voltados para a literatura e a história de Juazeiro do Norte. Suas primeiras experiências com o jornal, veio de vivência na gráfica do pai, José Barbosa dos Santos, que imprimia o jornal semanal, Juazeiro do Cariri, editado pelo médico e amigo do Padre Cícero, Floro Bartolomeu. "Era um universo que eu gostava de participar e ali estava um personagem de um momento importante da cidade", diz ele.

Além de jornalista, filiado desde 1948 na Associação Cearense de Imprensa (ACI), ele é odontólogo e ainda exerce, mesmo atualmente sem tanta intensidade, a profissão. Mas a sua grande paixão mesmo esteve voltada para os registros da história da cidade, em que teve o privilégio de conhecer um homem que considera santo e que foi bastante injustiçado, como o Padre Cícero. "Ele é um padre santo e Juazeiro é hoje uma terra santa", diz Geraldo Barbosa.

Milagre
O escritor destaca o milagre da beata Maria de Araújo como responsável por erguer Juazeiro do Norte. Faz uma relação da cidade cearense com Jerusalém, onde o sangue de Jesus foi derramado, para a redenção dos pecados, e em Juazeiro, do sangue na boca da beata para anunciar a presença de um homem que trouxe a visão da transcendência e espiritualidade. Ele lembra que foram mais de 200 vezes que o sangramento se deu na boca da religiosa. O fenômeno até hoje é alvo de estudos de antropólogos, sociólogos e vários outros especialistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Ele mesmo já chegou a receber diversos desses estudiosos em seu consultório, na Rua Padre Cícero.

Geraldo Barbosa já presenciou fatos intrigantes relacionados à fé vivenciada por milhares de romeiros, casos relacionados a questões de paranormalidade, a exemplo de Maria Raio X, da qual escreveu um livro. Num desses, ele conta que chegou ao seu consultório um rapaz de Recife, no Pernambuco, que queria arrancar um dos seus dentes, inclusive saudáveis.

Ao estranhar a atitude do rapaz, foi surpreendido com a reposta de que o pernambucano veio à terra do Padre Cícero para deixar uma parte de si, resultado de uma promessa alcançada pela mãe quando pediu pela saúde do moço.

Testemunhos
De qualquer forma, recebeu o conselho de um amigo, que seria melhor tirar um dos seus dentes. O que, para o dentista, seria uma alternativa menos dolorosa do que tirar outra parte do corpo. "Esses são testemunhos fortes de situações vivenciadas", frisa Geraldo Barbosa.

Na última sexta-feira, ele recebeu amigos e autoridades locais para comemorar nove décadas. Recentemente sentado sobre um baú que pertenceu ao Padre Cícero, o jornalista lembrou do seu último momento na casa do sacerdote, quando a família decidia ir para o Crato. A conversa era de adultos, entre seu pai e o Padre, e ele sentado sobre o baú, ficou aos cochilos.

Vendo as romarias crescerem ao longo dos anos, principalmente após a morte do Padre Cícero, Geraldo Barbosa destaca a força desse movimento da religiosidade popular no Nordeste. Ele afirma que a juventude não tem dado muita atenção, mas não consegue perceber que haverá um fim para esse movimento, que durará muitos anos.

"Há um foco voltado para o crescimento da cidade, mas há uma necessidade do fortalecimento da história, que é bem recente e não há com apagar isso", avalia.

A profecia do Padre Cicero, de crescimento e destaque de Juazeiro no cenário nacional, conforme Barbosa, se cumpre. "Para mim, um dos pontos gloriosos da minha biografia foi ter feito contato com um mito. Estive com ele (Padre Cícero) uma meia dúzia de vezes", lembra. E quanto ao reconhecimento do sacerdote pela igreja, ele disse que o Vaticano não vai se preocupar com uma figura que foi combatida pela alta cúpula da igreja.

No dia 20 de julho deste ano, serão lembrados os 80 anos de morte do Padre Cícero. Geraldo Barbosa faz uma descrição do momento da despedida do sacerdote de uma grande multidão inconsolada com a perda do seu líder e conselheiro. "A multidão, para ele, parecia um mar de cabeças escuras e nele flutuando um barquinho azul. Era o Padre Cícero que ia ali". A imagem jamais foi esquecida. (E.S)

Mais informações
Consultório Geraldo Barbosa
Rua Padre Cícero, 253 - Centro
Juazeiro do Norte
Telefone (88) 9965.9230

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Irmãos são presos com quase 200 gramas de maconha, cocaína e crack

Mais uma operação de combate ao tráfico de drogas promovida por militares do Ronda do Quarteirão em Crato, resultou na prisão dos irmãos Francisco Raimundo dos Santos, de 37 anos, apelidado por “Jack Lecler”, e Manoel Carlos dos Santos, de 24 anos, o “ Manoelzinho”. Foi por volta das 13h30min desta sexta-feira, após denuncias de moradores do bairro Alto da Penha segundo as quais na Travessa Rui Barbosa, 137 estaria funcionando um ponto de venda de substâncias entorpecentes.

Os PMs montaram campana por cerca de duas horas nas imediações e notaram uma movimentação suspeita no imóvel, onde os manos foram abordados. Jack Lecler já responde por homicídio e roubo, enquanto Manoelzinho responde por dois crimes de roubos. Ao abordar este último, os policiais encontraram uma pequena quantidade de maconha, mas, na residência, havia 115 gramas de maconha, mais 27 charutos da “erva”, 10 gramas de cocaína, 15 pedras de crack, uma balança de precisão, dois celulares, uma bolsa e R$ 120,00 em dinheiro trocado.

No dia 9 de outubro de 2009 os irmãos foram igualmente presos juntos noMercadinho Nossa Senhora de Fátima na Rua Derval Peixoto, 251 (Bairro Seminário). Jack Lecler disse que trabalhava como carpinteiro e seu irmão era servente de pedreiro, sendo que já moravam na mesma casa onde foram presos ontem. Com o primeiro, a polícia encontrou uma bala clava e um revolver calibre 38, enquanto Manoelzinho usava outro bala clava e portava uma faca. Eles renderam o dono do estabelecimento comercial e fizeram alguns clientes como reféns.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Sua saúde: Conheça os sintomas e os fatores de risco do AVC

Cerca de 70.000 brasileiros morrem por ano vítimas de acidente vascular cerebral (AVC). Trata-se da principal causa de morte no país, tanto entre homens quanto entre mulheres, segundo o Ministério da Saúde.

A doença é caracterizada pela falta de irrigação sanguínea numa parte do cérebro. Sem sangue, os neurônios presentes na região afetada não têm acesso a nutrientes e ao oxigênio — e podem morrer. "A gravidade do AVC depende da localização e do tamanho da área afetada. Isso explica por que a doença causa desde sintomas leves até sequelas definitivas ou óbito", diz Caio Focássio, cirurgião vascular da Santa Casa de São Paulo.

O derrame costuma ser de dois tipos: isquêmico, correspondente a cerca de 80% dos casos, e hemorrágico, responsável por aproximadamente 20% deles. No caso do AVC isquêmico, ou AVC I, o agente é um coágulo, que, oriundo de diferentes causas (como trombose, hipertensão e colesterol alto), obstrui um vaso que leva o sangue do coração para o cérebro — uma artéria. Já o AVC hemorrágico, ou AVC H, ocorre quando alguma artéria se rompe, desencadeando uma hemorragia cerebral.

Sintomas
Nas duas versões, os sintomas são os mesmos: dificuldade para falar, dormência de um lado do corpo, fraqueza, visão dupla e desequilíbrio. Diante desses sinais, é preciso levar o paciente ao pronto-socorro o mais rápido possível. No hospital, a pessoa será submetida a exames de imagem — ressonância ou tomografia — para diagnosticar o tipo do derrame. No caso do isquêmico, o procedimento de desbloqueio da passagem sanguínea, chamado trombólise, pode ser feito, em média, até quatro horas depois do acidente. Já o hemorrágico, mais difícil de ser tratado, requer, a depender da gravidade, uma operação para drenar o hematoma.

Fatores de risco
Segundo o estudo internacional Interstroke, realizado em 22 países, entre eles o Brasil, e publicado em 2010, 90% dos casos são associados a fatores de risco evitáveis. São eles: hipertensão, diabetes, sedentarismo, colesterol alto, obesidade, tabagismo, abuso de álcool, problemas cardiovasculares e dietas ricas em gordura e em sal. Os outros 10% podem estar relacionados à genética, idade (segundo a Associação Americana de AVC, a probabilidade de uma pessoa ter um derrame dobra a cada década depois dos 55 anos) e etnia (negros e orientais são mais predispostos à hipertensão, o que facilita o AVC).

Há pouca diferença entre os fatores de risco relacionados ao sexo. "Se a mulher não é tabagista, usuária de anticoncepcionais e vítima de enxaquecas com aura, seu risco não é mais elevado que o do homem", diz Antonio Cezar Galvão, neurologista do Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho, em São Paulo.

A incidência da doença, porém, muda de acordo com o avanço da idade. "O AVC é um pouco mais prevalente em homens até os 75 anos. Como as mulheres vivem mais que os homens, e a idade é um fator de risco para a doença, elas apresentam uma probabilidade mais elevada de ter derrame", explica Adriana Conforto, neurologista chefe do Grupo de Doenças Cerebrovasculares do Hospital das Clínicas, em São Paulo. O AVC afeta uma em cada cinco mulheres e um em cada seis homens.

Fonte: Veja 



Entenda o que acontece quando os aviões enfrentam turbulências

Mesmo que você não tenha medo de viajar de avião, é impossível não sentir um friozinho na barriga quando enfrentamos fortes turbulências — ainda que você não admita e mantenha o semblante tão tranquilo quanto o de um monge budista. Aliás, esses chacoalhões estão entre as principais preocupações dos viajantes, e não é para menos. Afinal, ninguém gosta de se sentir inseguro a mais de 11 mil metros de altitude!

Contudo, o pessoal do Gizmodo publicou o trecho de um livro de autoria do piloto Patrick Smith, no qual ele explica detalhadamente o que acontece durante as turbulências e, por incrível que pareça, tranquiliza todo mundo com respeito a esses desconfortáveis eventos. Segundo Smith, apesar de às vezes acharmos que o nosso fim chegou, nenhuma turbulência — por mais forte que seja — jamais será capaz de derrubar um avião.

Apertem os cintos
Embora sejam incômodas para passageiros e tripulação, as turbulências são supernormais, e quando os pilotos fogem delas durante os voos, eles fazem isso para garantir o conforto dos que estão a bordo, e não necessariamente para fugir do perigo. Assim, os comandantes não estão preocupados se as asas da aeronave vão sair voando pelos ares, mas sim em garantir que os cafezinhos e sucos vão permanecer em suas bandejas.

Com respeito à variação de altitude ou direção que um avião sofre durante turbulências mais significativas, Smith revelou que nunca detectou deslocamentos superiores a 12 metros — para cima ou para baixo, assim como para as laterais —, apesar de os passageiros terem a sensação de que a aeronave despencou 900 metros em dois segundos. Mas o mais normal é que as variações sejam entre 3 e 6 metros.

No entanto, quando as turbulências são do tipo mais severo, os pilotos reduzem um pouco a velocidade do avião — mas não se preocupe, pois você não vai sentir nada da sua poltrona — e, em alguns casos, solicitar permissão para voar mais alto ou mais baixo ou, ainda, pedir por uma rota alternativa. Além disso, os comandantes também vão solicitar que os passageiros fiquem em seus lugares com os cintos afivelados.

Encontro agitado
De acordo com Smith, prever quando uma aeronave entrará em uma área de turbulência é uma verdadeira arte. Os pilotos se baseiam em informações de radar, informes meteorológicos e relatórios enviados em tempo real por outras aeronaves em rota. Além disso, eles também se baseiam em outros indicadores.

Os pilotos sabem, por exemplo, que as nuvens do tipo cúmulos — aquelas bem densas que se parecem com montanhas de algodão —, especialmente as que têm formato de bigorna no topo, quase sempre proporcionam um encontro agitado. O mesmo é esperado quando a aeronave sobrevoa cadeias montanhosas. Contudo, de vez em quando acontece de as áreas de turbulência surgirem inesperadamente.

Fraca, média, forte
Também existe uma escala — subjetiva — que os pilotos usam para classificar os chacoalhões, variando de leve a extrema. Smith, por exemplo, garante que nunca passou por uma do último tipo, mas já teve várias experiências com as moderadas e até com severas. Entretanto, apesar da violência de algumas delas, ele nunca pousou com feridos ou danos no avião.

Nesse sentido, Smith explicou que, na maioria das vezes que são registrados feridos durante os voos devido a turbulências, os afetados foram passageiros ou membros da tripulação que não estavam devidamente sentados e com os cintos afivelados. Aliás, ele citou uma interessante estatística: nos EUA são registrados cerca de 20 passageiros feridos de 800 milhões que viajam no país anualmente.

E onde é melhor se sentar para sofrer menos? Segundo Smith, apesar de fazer pouca diferença, quanto mais próximo das asas, melhor. Isso porque nessa área se encontra o centro de gravidade e sustentação do avião, enquanto que os piores pontos se encontram mais próximos da traseira da aeronave. Entretanto, também existe um fenômeno um tanto quanto curioso — e assustador...

Esteira de turbulência
Sabe os redemoinhos que se formam no mar depois da passagem de navios? O mesmo ocorre com os grandes aviões, só que de maneira mais intensa. Isso porque, em vez de apenas um, se formam dois vórtices nas extremidades das asas. Nessa área o ar com alta pressão que se encontra na parte inferior das asas é puxado para a parte de superior (de baixa pressão), resultando em um fluxo de ar circular que se forma atrás do avião, parecido com um par de mini tornados.

Os vórtices são mais intensos quando o avião está mais lento e as asas trabalhando mais para manter a sustentação da aeronave, ou seja, durante as decolagens e as aterrissagens. Eles podem alcançar velocidades de mais de 90 metros por segundo, e o avião que produz a pior esteira de turbulência de que se tem notícia é o Boeing 757, devido a sua aerodinâmica.

Assim, aeronaves que passem pela região na qual os “tornadinhos” foram formados — especialmente as menores —, devem ter muito cuidado para não perder a estabilidade. E os controladores de tráfego aéreo devem permanecer sempre atentos para garantir que exista espaço suficiente entre uma decolagem/aterrissagem e outra para evitar que possíveis acidentes aconteçam.

Fonte: Mega Curioso (via Gizmodo/Ask the Pilot)



Crato (CE): Prefeito Ronaldo participa da abertura da Exproaf e se compromete em fortalecer o setor da agricultura familiar

O prefeito do Crato Ronaldo Gomes de Mattos participou na manhã de ontem, 5,  da abertura da XIV Exposição dos Produtos da Agricultura Familiar do Cariri – Exproaf.

O evento acontece no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, até o próximo domingo, com uma série de eventos de capacitação, cursos e shows.

Para o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos a agricultura familiar é fundamental para a economia local e eventos como a Exproaf servem não apenas para estimular as cadeias produtivas, mas para a troca de experiências  entre os trabalhadores e trabalhadoras.

O prefeito após o evento em encontro com dirigentes da Fetraece (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Estado do Ceará) organizadora do evento, se prontificou em breve se reunir com dirigentes sindicais do campo para debater a questão da agricultura familiar em Crato, para buscar o fortalecimento do setor.

A Exproaf terá hoje em sua programação  seminário sobre sustentabilidade do rebanho, a liberação de recursos do Pronaf, e do Agroamigo, oficina de comunicação e mídia, entre outros eventos.

O encerramento acontece domingo, às 11h30min.

Assessoria de Imprensa / PMC



Datafolha: Dilma tem 34%, Aécio soma 19%, e Campos, 7%


Em pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de São Paulo a presidente Dilma Rousseff teria 34% das intenções de voto na corrida presidencial. Em relação a maio, data da última pesquisa, ela variou de 37% para 34%. Desde fevereiro, já caiu dez pontos percentuais. Apontado como o principal adversário da petista, o senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, tem 19%, um ponto a menos do que no mês passado.

Na terceira posição, segundo o levantamento, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) com 7%. Campos despencou quatro pontos e aparece em situação de empate técnico com o Pastor Everaldo Pereira (PSC), que tem 4%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

A nova mostra aponta crescimento no número de eleitores que não sabem em quem votar, de 8% para 13% enquanto 17% dos entrevistados afirmam que pretendem votar nulo, em branco ou em nenhum dos candidatos apresentados.

Segundo a publicação, o Datafolha entrevistou 4.337 pessoas entre terça e quinta desta semana em 207 municípios.

Fonte: Terra



TV Verdes Mares Cariri lança sinal digital

O sinal digital da TV Verdes Mares Cariri foi lançado, oficialmente, na noite de ontem, durante solenidade que contou com a presença do governador do Estado, Cid Gomes, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, dos deputados estaduais Camilo Santana e Sineval Roque, prefeitos de cidades da região, presidentes de Câmaras Municipais e representantes dos diversos setores econômicos das cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

O superintendente da Nacional Gás, Edson Queiroz Neto, representou o Grupo Edson Queiroz na solenidade. O ato assinala um momento histórico para a TV Verdes Mares Cariri, que desde ontem passou a ser a primeira emissora do Interior do Ceará a emitir o sinal em alta definição. O mesmo pioneirismo foi demonstrado pela TV Verdes Mares quando, em maio de 2009, tornou-se a primeira do Ceará a transmitir o sinal em HD Digital.

O governador do Ceará, Cid Gomes, classificou o lançamento do sinal em alta definição para o Cariri como uma demonstração do compromisso do Grupo Edson Queiroz, através do Sistema Verdes Mares, para com o Interior do Ceará. Cid Gomes também avalia que a ação é fruto do crescimento econômico que o Cariri vem atravessando nos últimos anos.

“Além desse compromisso que o Grupo Edson Queiroz possui com o nosso Estado, o lançamento do sinal digital pela TV Verdes Mares Cariri também comprova que os municípios da região atravessam um processo de crescimento. A economia do Cariri, inclusive, é a que mais se desenvolveu nos últimos anos”, destacou o governador.

Com o sinal de alta qualidade, as imagens geradas ao telespectador serão muito mais nítidas, bem como haverá melhoria significativa na qualidade sonora das transmissões, sejam elas externas ou realizadas em estúdio. O superintendente do Sistema Verdes Mares, Ricardo Nibon, aponta ganhos aos telespectadores, a partir do novo sinal. “Fizemos um grande esforço para que isso acontecesse antes da Copa do Mundo, para que o público pudesse assistir ao evento com o máximo de qualidade.

E a ideia é que até 2019 a transmissão do nosso sinal seja inteiramente digital no Estado”, explicou.

As mudanças ocasionadas pela nova tecnologia também são comemoradas pelo diretor de Jornalismo da TV Verdes Mares, Marcos Gomide, que garante que o sinal digital propiciará ao telespectador “acesso a uma qualidade muito maior no que diz respeito ao som e imagem, agora digitalizados”. Segundo ele, “assistir à TV será uma experiência muito mais emocionante”.

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Coroação de Nossa Senhora de Fátima atrai grande multidão

Com a presença de uma grande multidão no bairro Barro Branco, em Crato, foi coroada a imagem de Nossa Senhora de Fátima, com mais de 50 metros, uma das maiores do Brasil. O monumento será inaugurado no próximo dia 21, segundo a Superintendência do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), do Ceará, data de aniversário dos 250 anos do Município. O evento contou com a presença do Governador do Estado, Cid Gomes, e do prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, além do deputado estadual, Ely Aguiar, que idealizou o projeto.

Depois de dois dias de simulações, a equipe de técnicos, com o uso do helicóptero do Ciopaer, afixou a coroa de mais de 200 quilos já no início da noite, por coincidência, no horário por volta das 18 horas. Aos aplausos da multidão, a cada tentativa de colocar a coroa na cabeça da imagem, as pessoas se emocionavam com o momento histórico para a cidade. Pintada de dourado e feita em alumínio, a coroa eleva em mais de sete metros o monumento.

No local, segundo o superintendente do DAE, Quintino Vieira, serão construídas ainda uma réplica da igreja de Fátima, em Portugal, e também uma grande praça com infraestrutura de apoio, para melhor receber o visitante, que já vêm mudando a rotina dos moradores da localidade.

A Prefeitura do Crato vem desenvolvendo uma série de projetos, que serão iniciados na localidade, no intuito de promover a infraestrutura da área. Além do prefeito e governador, outras autoridades locais estiveram presentes. Toda a área foi isolada para a segurança das pessoas que chegavam a todo o momento.

Equipes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Guarda Municipal estiveram no local para garantir melhor organização, com a grande quantidade de veículos, que chegavam desde o início da tarde. O evento acabou se tornando uma grande atração, já que as pessoas queriam vivenciar o momento único. A iniciativa visa fortalecer o turismo religioso no Município, além de presentear os cratenses com a imagem de uma das santas mais populares, com tradicional devoção na cidade.

Assessoria de Imprensa / PMC



Sabia que o silêncio absoluto pode enlouquecer você?

Alguns dias, tudo o que nós queremos é um pouco de silêncio em um local tranquilo, não é verdade? Passamos o dia inteiro ouvindo pessoas falando, telefones tocando, música, ruídos do trânsito e de obras, e pode parecer que não há nada mais necessário para o nosso bem-estar do que algum tempo em silêncio total e completo.

Porém, sabia que se você realmente ficasse no quarto mais silencioso do mundo por menos do que uma hora, você seria capaz de enlouquecer com tanta quietude? Esse quarto existe e fica no Laboratório Orfield, em Minneapolis, nos Estados Unidos.

Projetado para manter longe o máximo de barulho possível e absorver os ruídos em vez de refleti-los, o ambiente tem um nível médio de som de cerca de -9 decibéis, enquanto a maioria de nós percebe que cerca de 30 decibéis é um nível confortavelmente silencioso. Assim você pode imaginar o quão silencioso ele é.

Mas, será que alguém conseguiria ficar muito tempo solitário em um lugar como esse? Passar um tempo sozinho no quarto significa que você não pode ouvir nada além do que os seus próprios órgãos funcionando. Essa pode ser uma experiência tão perturbadora que é capaz de levar uma pessoa a ter alucinações em um tempo recorde de apenas 45 minutos dentro desse espaço.

Mas o que é o silêncio?
Conforme citamos acima, pensamos em uma sala com um nível de som de 30 decibéis como sendo um silêncio confortável. Por exemplo, os sons do ambiente de uma cidadezinha tranquila com pássaros cantando, água correndo ao longe e o farfalhar das árvores produz ruídos em torno de 40 decibéis, enquanto o som da nossa respiração é de cerca de 10 decibéis.

O quarto do silêncio do laboratório Orfield, chamado câmara anecóica, tem um nível de som de -9 decibéis. O termo anecóico significa "sem eco" e este local foi especialmente concebido para absorver o som, criando uma quantidade incrível de nada absoluto. As paredes são revestidas com estruturas especiais para esse efeito.

Qualquer som emitido ali dentro, é ouvido exatamente como ele é criado, sem ecos, reflexões ou distorções. A maioria das câmaras anecóicas é construída para as universidades ou centros de pesquisa do governo norte-americano, mas essa propriedade independente do laboratório Orfield está certificada pelo Livro Guinness dos Recordes como o lugar mais silencioso na Terra.

Ironicamente, o local onde fica o laboratório já foi um dia um estúdio de som que acolheu artistas como Bob Dylan e Prince. Agora, é o lar deste quarto profundamente perturbador que tem um propósito prático: testar tecnologias experimentais de componentes para suprimentos médicos e de audição.

As câmaras anecóicas também são utilizadas pela NASA para treinar astronautas a lidar com a total falta de som que eles podem experimentar no espaço.

Os sons do corpo
Uma vez dentro da câmara, o silêncio absoluto é preenchido com o som de seu próprio corpo. Você pode ouvir sua respiração, seu coração batendo, o sangue em suas veias. Você pode ouvir o seu pulso, os seus ossos friccionando uns contra os outros e até a sua pele deslizando sobre os músculos.

Você pode ouvir tendões rangendo, barulhos de seus órgãos e esse é geralmente o ponto em que as pessoas começam a ouvir coisas que não estão realmente lá. O cérebro tenta preencher a falta de som. Isso pode levar a náuseas e ataques de pânico. Sem som, também não há ecos para orientar-se, o que só piora as sensações. E o pior de tudo: para testar a sala do silêncio, é preciso ainda ficar no escuro.

Sem estímulos externos, a coordenação e o equilíbrio falham, as alucinações começam e em poucos minutos, muitas pessoas pedem para sair. A maioria das pessoas que já testaram o quarto anecóico fica extremamente desconfortável após cerca de 30 minutos.

The Guardian
Raras vezes alguém durou 45 minutos ou mais, mas isso depende do limite da capacidade de cada pessoa em lidar com tal silêncio completo. O jornalista George Foy, do The Guardian, foi até o laboratório testar a câmara do silêncio e contou a sua experiência:

“Quando a pesada porta se fechou atrás de mim, eu estava mergulhado na escuridão (as luzes podem fazer ruído). Nos primeiros segundos, estar em um lugar tão tranquilo me fez sentir num estado de nirvana, um bálsamo para os meus nervos abalados. Esforcei-me para ouvir algo e não ouvi nada.

Então, depois de um minuto ou dois, eu me tornei consciente do som da minha respiração, então eu prendi a respiração. A batida surda de meu coração tornou-se evidente. À medida que os minutos passavam, comecei a ouvir o sangue correndo em minhas veias. Nossos ouvidos se tornam mais sensíveis em um lugar mais quieto.

Eu fiz uma careta e ouvi o meu couro cabeludo movendo-se sobre meu crânio, o que era estranho, e um ruído metálico raspando que eu não conseguia explicar. Eu estava tendo alucinações? O sentimento de paz foi estragado por uma pontinha de decepção: este lugar não é silencioso de forma nenhuma. Você teria que estar morto para ter silêncio absoluto”.

Passadas essas primeiras sensações, ao acontrário de muitas pessoas que testam o local, George conseguiu se acalmar, relaxou e alcançou os 45 minutos dentro da sala. Você conseguiria ficar todo esse tempo?

Fonte: Mega Curioso



Copa 2014: Governo garante internet wi-fi nos jogos no Castelão

Os torcedores que não desgrudam da web e das redes sociais respiram aliviados. O Governo do Estado garantiu nesta quarta-feira (4) que vai ofercer o serviço de internet wi-fi gratuita durante os jogos da Copa do Mundo em Fortaleza. Ou seja, o famigerado #Selfie está garantido.

A logística do serviço será realizada pela Empresa de Tecnologia de Informação do Ceará (Etice), que vai oferecer internet com potência de 80 gigabytes, o que permitirá até 25 mil acessos simultâneos no estádio.

O acordo para fornecimento de internet no estádio já foi viabilizado junto à FIFA e ao Comitê Organizador Local (COL).

Livre acesso
A boa notícia é que os acessos serão livres, sem a necessidade de login e senha. “Já temos experiência nesse tipo de serviço, como no caso do réveillon de Fortaleza. Ainda mais na Arena Castelão, que já tem toda uma moderna estrutura”, comentou Fernando Carvalho, presidente da Etice.

O secretário especial da Copa do Mundo (Secopa) Ceará, Ferruccio Feitosa, destacou que a Arena Castelão vai contar com a maior cobertura de internet sem fio entre as 12 arenas que receberão jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

“Conseguimos intermediar com a FIFA e o COL a instalação de um serviço fundamental para a democratização da internet no Ceará que é o Cinturão Digital, e que agora vai estar à disposição dos torcedores na Arena Castelão. Teremos a maior capacidade entre as arenas do Mundial e a certeza de que o serviço será bem executado”, declarou Ferruccio.

Fonte: O Povo



Petróleo!? O que acontece quando se ferve 'Coca-Cola'?

Um internauta conhecido com Crazy Russian Hacker (Louco Hacker Russo) resolveu fazer uma experiência inusitada: ferver o conteúdo de uma garrafa que ele diz ser de Coca-Cola.

Em poucos minutos, o líquido desaparece e ficam apenas o açúcar e produtos químicos da tal "fórmula secreta". Parece que foi descoberto petróleo na panela...

Assista o vídeo:


Fonte: Page Not Found/O Globo


Estado quer a inclusão de 24 municípios na situação de emergência pela falta d'água

O Governo do Estado do Ceará renovou o decreto que define situação de emergência em 176 municípios do Interior do Estado, tendo por base a pluviometria média que ficou abaixo da média, a não recarga dos açudes e a frustração de safra agrícola. Entretanto, a Defesa Civil Nacional excluiu 24 municípios desse quadro. Agora, o Comitê Integrado da Seca faz um esforço para incluir novamente essas cidades.

Para se ter uma ideia da gravidade dessa decisão de âmbito nacional, municípios como Canindé e Caridade, que enfrentam grave crise de desabastecimento de água, estão no rol dos excluídos. "Avaliamos que houve dificuldades de alguns municípios em enviar corretamente as informações para Brasília e isso gerou essa exclusão", explicou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins. "Confiamos que essa situação não vai perdurar e será revertida rapidamente".

Dos 24 municípios, três desistiram da inclusão no quadro de situação de emergência, de acordo com o setor de homologação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). São eles: Crato, Farias Brito e Várzea Alegre. Os demais correm contra o tempo e tentam atualizar dados no Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). A Cedec está apoiando as Prefeituras com fornecimento de tabela, informações e orientações para retirar pendências e preencher corretamente os formulários. Os outros municípios que não foram reconhecidos pela Defesa Civil Nacional em situação de emergência são: Acopiara, Apuiarés, Aracoiaba, Aratuba, Canindé, Capistrano, Caridade, Caririaçu, Cariús, General Sampaio, Granjeiro, Ibaretama, Itapajé, Itapiúna, Jardim, Missão Velha, Ocara, Paramoti, Pentecoste, Tarrafas e Tejuçuoca.

Diante dessa decisão, o governo do Estado, por meio do Comitê Integrado da Seca, da Cedec e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), está dando suportes técnicos às Prefeituras para o correto preenchimento dos formulários a serem encaminhados à Defesa Civil Nacional.

"O quadro de seca está definido, as chuvas ficaram abaixo da média histórica em torno de 25%, em algumas regiões esse índice é maior, os açudes estão secos", frisou Nelson Martins. "O governo vai instalar adutoras para evitar desabastecimento". O Executivo cearense homologou a situação de emergência de 176 municípios, em virtude da seca, renovando decreto anterior cujo prazo terminou no último dia 17 de maio passado.

Entretanto, a Defesa Civil Nacional, com base em indicadores hidrometeorológicos, deixou 24 municípios fora do reconhecimento Federal. "Nós já encaminharemos à solicitação ao Governo Federal pelo Comitê Integrado da Seca e cada município vai enviar os seus dados", informou o secretário Nelson Martins. Dos 184 municípios do Ceará, oito já estavam fora do decreto de emergência: Fortaleza, Eusébio, Maracanaú, Horizonte, Itaitinga, Guaramiranga, Juazeiro do Norte e Barbalha.

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Senado aprova 'Lei da Palmada'; texto segue para sanção de Dilma

O Senado aprovou nesta quarta-feira (4) a chamada "Lei da Palmada", que pune castigos que resultem em sofrimento físico a crianças. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).

A aprovação ocorre depois de quatro anos de tramitação do projeto no Congresso. O texto determina que as crianças sejam educadas sem o uso de castigo físico ou "tratamento cruel ou degradante, como forma de correção, disciplina ou educação".

Defensora da proposta, a apresentadora Xuxa Meneghel acompanhou a votação da tribuna do Senado, ao lado do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), com o neto do parlamentar em seu colo, Enzo.

Ao contrário da Câmara, onde foi hostilizada por um deputado durante a votação, Xuxa recebeu elogios dos congressistas e até um pedido de desculpas do senador Mário Couto (PSDB-PA) em nome do Congresso. No final da votação, a apresentadora chorou e abraçou Renan.

"Você não devia ter ouvido nada do que ouviu na Câmara porque não precisa ouvir. Eu disse para a minha mulher que eu ia lhe pedir desculpas por um deputado ter usado expressão chula. Aquele safado daquele deputado lhe ofendeu", disse Mário Couto.

O projeto ganhou o nome de "Lei Menino Bernardo" em homenagem a Bernardo Boldrini, que teria sido morto pela madrasta e por uma amiga dela no interior do Rio Grande do Sul, com o suposto apoio do pai.

Além das punições já previstas pelo Código Penal, o projeto determina que os responsáveis pela criança ou adolescente que adotem condutas violentas sejam encaminhados para programas de proteção à família, tratamentos psicológicos ou psiquiátricos, e a cursos de orientação. Também há previsão de receberem advertência legal.

Caberá ao Conselho Tutelar analisar os casos e definir as medidas de punição, assim como encaminhar as crianças a tratamentos especializados.

O projeto também estabelece multa de três a 20 salários mínimos para os profissionais de saúde, assistência social, educação ou qualquer pessoa que ocupe função pública e não comunique as autoridades sobre casos de violência contra crianças que tenha conhecimento.

Críticas
A maior resistência à proposta foi da bancada evangélica, que defende a autonomia dos pais para educarem seus filhos. O senador Magno Malta (PR-ES) tentou adiar a votação para a semana que vem, mas acabou derrotado depois de forte pressão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) –que foi pessoalmente à comissão que analisou o projeto antes do plenário para garantir sua aprovação.

"Um tapa na bunda, colocar de castigo ou cortar mesada? Não existe receita pronta que exista para todos. Correção não tem ligação nenhuma com violência", afirmou Malta.

Em defesa do projeto, a senadora Ana Rita (PT-ES), relatora, argumentou que seu principal objetivo é estimular as famílias a não usarem da violência com as crianças. "A ação primordial desta lei é proteger meninas e meninos de tratamento degradante."

Xuxa disse que a lei não interfere na educação familiar nem pune quem estabelecer castigos físicos, mas "mostra que as pessoas podem e devem ensinar uma criança sem usar violência". "Ninguém vai prender ninguém. Se der uma palmada, a pessoa vai ser presa? Não, de maneira nenhuma. É só para impedir que usem violência", afirmou a apresentadora.

Os senadores fizeram uma mudança de redação no texto para separar em artigos diferentes o detalhamento de "castigo físico" e "tratamento cruel ou degradante". A medida permite que a presidente Dilma Rousseff vete apenas parte do projeto, sem comprometer a essência da proposta.

Há pressão de congressistas para que Dilma vete as punições aos agentes públicos, mantendo a obrigação de comunicar as autoridades apenas para os que trabalham nas áreas de saúde, educação ou assistência social.

Fonte: Folha.com



Crato (CE): Helicóptero simula colocação da Coroa de Nossa Senhora de Fátima

Apostando no turismo religioso, o Crato se prepara para inaugurar a estátua de nossa Senhora de Fátima, localizada no alto do Barro Branco. Com cerca de 50 metros de altura, a imagem receberia uma coroa na manhã desta quarta-feira (4) medindo outros cinco metros de altura.

Entretanto a colocação da coroa não aconteceu. O Site Miséria entrou em contato com a prefeitura municipal da cidade cratense que não soube informar os motivos de a coroação não ter sido realizada. Quem poderia dar mais informações seria a assessoria de imprensa do deputado Ely Aguiar, idealizador da estátua. Esta, por sua vez, não foi encontrada.

De acordo com informações de um dos responsáveis pela obra de construção da estátua, o evento de inauguração será realizado às 16h00min desta sexta-feira com a presença do Governador Cid Gomes e outro representante do Governo estadual.

O subtenente Wladimir Carvalho esteve no local com o helicóptero da CIOPAer/CE (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas) e relatou que houve apenas uma simulação, ao tempo que não recebeu orientações de quando a Coroa deva ser colocada.

Robson Roque

Fonte: Miséria



Crato (CE): Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra a hepatite B durante todo o mês de junho

Toda a comunidade do Crato de até 49 anos de idade que ainda não se imunizou ou não completou o esquema das vacinas devem procurar os postos de saúde para se vacinarem.

Segundo a coordenadora da Imunização do Crato, Teresa Cristina Brito a proteção é válida quando a pessoa recebe três doses da vacina. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira.

“Quem interrompeu o esquema deve procurar um posto de vacinação, a vacina contra hepatite B está disponível nos postos para que todos- de 0 a 49 anos possam completar o esquema” explica

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio do setor de Imunização estará vacinando na praça Siqueira Campos no próximo sábado dia 7, das 8 horas até o meio dia. É importante que todos levem seu cartão de vacina para complementar as doses que faltam.

As hepatites são doenças que atacam o fígado. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais cortantes contaminados.

O Ministério da Saúde alerta que, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar e sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.

Assessoria de Imprensa / PMC



Sua saúde: 24 maneiras de acelerar o metabolismo

Precisando de uma maneira de gastar calorias, mas sem se esforçar muito mais do que agora? O site Fitsugar reuniu uma lista com 24 maneiras simples de dar uma acelerada no organismo — e queimar muita gordura.

1. Faça exercícios cardiovasculares
Eles são cruciais para manter seu metabolismo funcionando sem problemas. Em um estudo, os pesqusiadores descobriram que depois de um circuito puxado de 45 minutos de bicicleta, os atletas gastaram 190 calorias a mais durante as 14 horas de repouso logo após o exercício. De acordo com David Nieman, autor da pesquisa e professor da Appalachian State University, "se você fizer semanalmente só dois ou três sessões de 45 minutos mais puxadas, consegue perder cerca de dois quilos de gordura a cada 15 dias, só com a combinação de gasto calórico durante o exercício e durante o repouso".

2. Não pule o café da manhã
Depois de uma noite inteira de jejum, seu corpo precisa encher o tanque. Pular o café da manhã pode frear a habilidade do seu corpo queimar gordura, porque precisa conservar energia. Certifique-se de comer um café da manhã saudável até uma hora depois de acordar para manter o metabolismo acelerado.

3. Programe os exercícios
A queima de gordura por meio dos exercícios não acontece só porque você está gastando energia — na verdade, eles podem mudam o DNA para dar um up no seu metabolismo imediatamente. Os experts recomendam até uma hora de sessão para ver essa mudança no código genético, então siga firme e programe os exercícios ao longo da semana para garantir que você não pulará nenhum.

4. Não pule refeições
Você pode achar que pular o jantar significará uma cintura mais fina, mas tem exatamente o efeito oposto. Pular refeições pode fazer o corpo pensar que não está recebendo comida suficiente, segurando calorias extra cada vez que é alimentado. Manter os níveis de açúcar consistentes vai deixar o metabolismo funcionando direito, então coma todas as seis refeições diárias para deixar a fome longe.

5. Desestresse
Stress pode ter outros efeitos, além dos já conhecidos - pode, inclusive, frear o seu organismo. O cortisol, hormônio que controla o stress, é o culpado: quando os níveis estão muito elevados, inibe a habilidade do seu corpo queimar gordura. Tire alguns momentos para respirar fundo ou adote uma sequência de yoga.

6. Queime calorias em repouso
O tempo para fazer exercícios está curto? Ainda dá para encaixar pelo menos o suficiente para queimar cerca de 200 calorias. Um estudo recente sugere que um período curto de exercício intenso (2,5 minutos são suficientes) podem mandar embora 200 calorias ao longo do dia, mesmo em repouso. Ou seja: sem desculpas para ficar no sofá, já que qualquer coisinha é melhor que nada.

7. Faça um lanchinho antes de dormir
Não é brincadeira. Comer alguma coisa light, entre 100 e 200 calorias, antes de ir para a cama pode acelerar o metabolismo. Comendo antes de deitar, você continua queimando calorias.

8. Coma alimentos integrais
Cheios de fibras, os cereais integrais ocupam mais espaço na sua barriga (em comparação a outras comidas com o mesmo tanto de calorias) e deixam menos espaço para repetir o prato. Também dão mais trabalho apra mastigar, aumentando o efeito térmico da comida — as calorias gastas mastigando e digerindo qualquer tipo de comida. Inclua arroz interal, quinua e aveia na sua dieta.

9. Acrescente intervalos
Se você pula na esteira e mantém o mesmo ritmo durante meia hora, todos os dias, pode não estar aproveitando seu tempo tão bem quanto poderia. Colocar intervalos de alta intensidade nos exercícios cardiovasculares vai ajudar a queimar mais caloriar a cada sessão.

10. Polvilhe pimenta
Pimenta Caiena é conhecida pelo sabor intenso e poderes medicinais, mas o tempero também pode dar um up no metabolismo, porque aumenta a temperatura coporal. Não se preocupe: não precisa cobrir toda a comida com um monte de ardência! Uma pitada é suficiente.

11. Faça musculação
Músculos são pura fonte de queima de gordura. Portanto, não negligencie a musculação: almeje 120 minutos de sessões de treinamento de força por semana.

12. Permita-se indulgências com chocolate amargo
O chocolate mais escuro é uma sobremesa mais saudável por diversas razões, e o potencial de impulsionar o metabolismo é um deles. Chocolate amargo inclui dois ingredientes que são conhecidos por essa habilidade: cafeína e o antioxidante catequeina. Apenas certifique-se de ficar em um quadradinho por dia, para que o açúcar e as calorias não pesem mais que o potencial de queima de gordura.

13. Use canela
Como tempero, é fácil adicioná-la a diversas comidas e uma maneira deliciosa de incentivar o organismo a trabalhar melhor. Polvile um pouco sobre uma torrorrada integral, na banana com aveia ou até mesmo (por que não?) na sopa.

14. Beba mais água
Não beber água suficiente pode trazer fadiga e indisposição, o que já é razão suficiente para manter uma garrafinha sempre por perto. Mas um estudo também mostrou que pessoas que bebiam de oito a doze copos de água por dia queimavam mais gordura do que as que se mantinham nos quatro copos.

15. Durma
Parece que a lista de benefícios de uma boa noite de sono não tem fim, e dar um empurrão no metabolismo é um deles. Múltiplos estudos ligaram a ganha de peso com má qualidade de sono.

16. Coma amêndoas
Elas, e outras oleaginosas, como castanhas e avelãs, são excelentes fontes de magnésio. O nutriente não faz bem apenas para o coração, mas também dá um impulso no organismo.

17. Limite os carboidratos processados
Ok, ok, nós sabemos que salgadinhos, pão francês e doces são quase irresistívieis, mas não fazem nada para suas aspirações de perda de peso. Além de incrementar sua dieta com calorias vazias, todo o açúcar dos carboidratos processados podem fazer o corpo reter essas calorias como gordura.

18. Aposte no gengibre
Outro truque que aumenta a temperatura corporal, ajudando o metabolismo a funcionar em mais . O gengibre pode ser usado em alimentos grelhados ou refogadas, sopas, grãos...

19. Coma iogurte
O cálcio e outras substâncias em laticínios pode aumentar o metabolismo, dizendo para seu corpo queimar a gordura extra mais rápido. Os melhores resultados vem de laticínios como queijo com baixo teor de gordura, iogurte e leite, e ao consumir três porções desses alimentos por dia.

20. Escolha proteínas magras
O que é um pouco mais de esforço, se isso também significa que mais calorias serão queimadas no processo? Você já deve ter percebido que demora um pouco mais para comer um peito de frango grelhado do que acabar com um pacote de biscoitos, mas as mastigadas a mais podem significar 30% mais queima de calorias. As proteínas magras também precisam de mais energia para serem digeridas, ao mesmo tempo que mantêm a sensação de saciedade. Quanto mais duro o corpo trabalha, mais calorias você queima.

21. Adote a batata doce
Portáveis e nutritivas, as batatas doces são uma ótima opção de lanchinho saudável. Não apenas elas são cheias de nutrientes, como vitamina A, e antioxidantes anti-inflamatórios, mas também contém um hormônio regulador do nível de açúcar no sangue, a adiponectina.

22. Dê uma volta
Levantar da cadeira e se mexer um pouco não só ajuda seu corpo a fazer digestão mais rapidamente depois de uma grande refeição, mas também impulsiona a queima de gordura. Estudos mostraram que sentar por uma hora ou mais reduz em até 90% o número de enzimas responsáveis pela quebra de gordura.

23. Beba chá verde
De acordo com o The American Journal of Clinical Nutrition, beber quatro xícaras de chá verde por dia ajudou as pessoas a eliminarem mais de três quilos em oito semanas. Chá verde contém catequinas, um antioxidante que aumenta o metabolismo em repouso em 4% (cerca de 80 calorias por dia).

24. Coma mais frutas e vegetais
Mastugar os alimentos consome energia, e é por isso que comer frutas e vegetais é uma maneira de acelerar o metabolismo. Para maximizar os efeitos, desfrute-os no estado natural e integral — opte por uma maçã de verdade, em vez de geléia, e faça saladas com pedaços grandes. Levar mais tempo para mastigar significa que seu cérebro tem mais tempo para registrar que está cheio, então você consome menos calorias.

Fonte: Terra



4 pessoas que sobreviveram a acidentes bizarros

Você já deve ter ouvido mais de uma vez que “para morrer, basta estar vivo”, não é mesmo? No entanto, apesar de a morte ser uma das poucas coisas das quais ninguém pode livrar, existem pessoas muito — muito — sortudas que conseguiram driblá-la escapando de situações simplesmente inacreditáveis e totalmente bizarras.

O pessoal do site ListVerse publicou um artigo contando diversas histórias sobre esses sobreviventes extraordinários, e nós selecionamos quatro delas para você conferir:

1 – Pombo kamikaze
Em 2010, Matthew Brealy estava passeando de moto com um amigo quando, de repente, um pombo kamikaze atingiu o visor de seu capacete enquanto ele pilotava a cerca de 80 km/h. O problema é que Matthew desmaiou com o impacto e, ao deslizar para frente sobre o veículo, acelerando a moto acidentalmente até alcançar a velocidade de 225 km/h. O britânico acabou batendo em uma árvore quase 200 metros adiante e, por sorte, não de frente.

Matthew foi lançado para longe da árvore e sofreu várias fraturas graves, e a moto acabou completamente destruída. Os policiais confirmaram que a causa do acidente foi mesmo um pombo voando baixo, pois o capacete de Matthew apresentava um buraco no visor, e seu corpo estava coberto de penas.

2 – No alvo
A radiografia que você acabou de ver mostra o crânio perfurado de Yasser Lopez, um garoto de 16 anos que teve um encontro quase mortal com um arpão. O acidente aconteceu durante uma pescaria com os amigos, e terminou com Yasser no hospital uma lança de um metro na cabeça. O garoto disse se lembrar de estar segurando o peixe que um dos amigos tinha acabado de pescar e, então, ele se viu na água com um arpão saindo da própria testa.

Para surpresa dos médicos, Yasser chegou consciente ao hospital apesar de te a lança ter atravessado completamente seu cérebro. Por sorte — ou milagre —, o objeto penetrou pelo hemisfério direito sem danificar os principais vasos sanguíneos e as regiões que comandam funções como a respiração e os batimentos cardíacos. Como sequela, o rapaz poderá ter alguma dificuldade para movimentar o lado esquerdo do corpo.

3 – Meia cabeça
Por incrível que pareça, a foto ao lado não foi alterada digitalmente. A imagem mostra Carlos Rodriguez, um rapaz que perdeu metade da cabeça aos 14 anos de idade em um acidente de carro. Segundo o próprio Carlos explicou, depois de beber um bocado, ele bateu contra um poste e foi ejetado para fora do veículo, mergulhando de cabeça no pavimento. O que ninguém consegue explicar é como é que ele sobreviveu para contar a história!

O pior é que parece que Carlos continua aprontando. O retrato que você viu foi clicado pela polícia de Miami depois de o rapaz ser pego enquanto tentava contratar os serviços de uma prostituta. Eita, Carlitos...

4 – Meio homem
Se a história de Carlitos — no item anterior — te deu aflição, então espere para conhecer a história de Truman Duncan! Este texano de 38 anos de idade estava trabalhando nos trilhos de trem quando escorregou de um vagão em movimento, foi arrastado por 20 metros e praticamente o teve o corpo cortado pela metade. Além de Duncan ter sobrevivido e permanecido consciente, foi ele quem telefonou para a emergência pedindo ajuda.

E isso não foi tudo! Duncan ainda teve que esperar 45 minutos até que os paramédicos chegassem. Quando o texano foi socorrido, ele havia perdido uma das pernas, a pelve e um dos rins, e a outra perna continuava presa ao corpo apenas por um dos músculos. Incrivelmente, depois de três semanas em coma e 23 cirurgias em um período de menos de dois meses, Duncan conseguiu driblar a morte.

Fonte: Mega Curioso (via ListVerse)



Crato (CE): Prefeito Ronaldo inaugura berçário na Creche Liceu Diocesano

O prefeito Ronaldo Gomes de Mattos inaugurou na tarde dessa terça-feira, (3), no bairro do Seminário, o Berçário da Creche Liceu Diocesano. A cerimonia contou com a benção do Padre Arileudo e com a belíssima apresentação das crianças que cantaram o hino do Crato.

Com o apoio do prefeito e verbas da iniciativa privada para a construção de duas salas para o berçário, a creche, coordenada pela Irma Lúcia, estará acolhendo com melhores condições as crianças do bairro.

O prefeito Ronaldo, em suas palavras, falou sobre o funcionamento e a importância da Creche para a comunidade. “O berçário é fundamental para crianças que precisam de atendimento especializado e de um lugar seguro e acolhedor”, disse.

“Esse berçário é um presente para a comunidade”, completou o prefeito, que também falou da qualidade de ensino, da boa merenda e do investimento na qualificação dos profissionais da educação.

O secretário de Educação, Carlos Queiroz, ressaltou sobre o compromisso da gestão com a educação e destacou as conquistas da secretaria em relação à melhoria na qualidade da merenda escolar e as melhores condições de trabalho para os professores e destacou a entrega nos próximos dias do fardamento escolar.

Irma Lúcia agradeceu o apoio e a parceria do prefeito. “Estamos muito felizes por organizar esse espaço que irá oferecer condições de desenvolvimento de trabalho, e de crescimento para as crianças e famílias que compõem nossa creche. Sou eternamente grata, em nome das crianças, das famílias e da congregação” ressaltou.

Na cerimônia de inauguração estiveram presentes ainda o secretário pedagógico Ronaldo Bacurau, o Secretário de Meio Ambiente, Hildo Júnior, o Secretario Adjunto de Saúde Claudio Esmeraldo, professores, pais e alunos.

Assessoria de Imprensa / PMC



Identificados os três corpos carbonizados no incêndio de um carro após colisão em Barbalha

Já foram identificados os três corpos das vítimas que morreram carbonizadas durante o incêndio de um Fiat Pálio após este colidir com uma Parati por volta das 23h30min de domingo na CE-293 em Barbalha. São todos baianos, trabalhavam na empresa responsável pela construção do Cinturão das Águas naquele município e estavam residindo, momentaneamente em Missão Velha para onde seguiam na noite do acidente no qual morreram oito pessoas.

Francisco Carlos Pires Santos, de 42, residia na Rua Casimiro Pereira, 14 no centro e Jones Santos de Oliveira, de 40 anos, morava na Rua Antonio Muniz Ramos, 17 no bairro Esperança, ambos em Ubatã (BA). Clécio Santana de Rezende tinha 33 anos e residia na Rua Euclides da Cunha, 36 (Bairro Cleriston Andrade) em Paulo Afonso (BA). Chico era solteiro e trabalhava como motorista, sendo muito conhecido como "Chico da Caçamba", pois dirigiu por bom tempo um caminhão basculante em Ubatã.

Jones era casado e trabalhava na obra como greidista. Todavia, foi durante muitos anos comerciante dono de um bar na Avenida Landulfo Alves em Ubatã. Já Clécio era casado e trabalhava como operador de escavadeira. Parentes dos três estiveram no IML de Juazeiro quando fizeram a coleta de material como sangue e saliva para possibilitar a realização do exame de DNA, a fim de que o órgão confirme as devidas identificações das vítimas.

O material seguiu para Fortaleza e o resultado do exame deve demorar algo em torno de 15 dias, mas a direção do órgão tencionava adiantar a liberação dos corpos para o devido sepultamento. Ainda ontem um odonto do IML de Fortaleza checava as arcadas dentárias das vítimas. As mortes dos três causaram grande repercussão nas suas cidades de origem onde eram bastante conhecidos.

Sepultamentos
No final da tarde desta terça-feira foram sepultados no Cemitério Parque da Saudade de São José do Belmonte (PE), os corpos das outras cinco vítimas deste mesmo acidente. O empresário Francisco Alves dos Santos Neto, de 35, o “Netinho de Zé de Assis”; sua esposa Dayse Magali Vieira Santos, de 26, os filhos do casal Kendryki Vieira dos Santos, de 2, e Kayrryson Victor Vieira dos Santos, de 4, além do irmão dela, Deyvyson Mikeias Veira, de 18 anos, os quais residiam na Rua Olgives de Melo (Tiradentes) em Juazeiro do Norte.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Copa 2014: Metade dos estádios não terá wi-fi para torcedores

O Sinditelebrasil, sindicato que representa as empresas de telefonia no país, divulgou nesta terça-feira (3) que apenas metade dos estádios da Copa contará com sistema wi-fi, que deve ajudar a desafogar a rede das empresas diante do uso intenso dos torcedores.

O sistema estará disponível apenas nos estádios de Brasília, Porto Alegre, Salvador, Rio, Manaus e Cuiabá.

Nas arenas de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Curitiba e Natal, portanto, os torcedores terão mais dificuldade para publicar fotos nas redes sociais ou para encaminhar vídeos e mensagens que usem aplicativos conectados à internet.

O sindicato estima que, em média, em um período de uma hora dentro de um estádio poderão ser completadas cerca de 300 mil chamadas de voz, com duração média de 2,4 minutos, além de 24 mil conexões simultâneas de dados.

"Toda arena é um local de altíssima concentração de tráfego de dados", disse Eduardo Levy, presidente-executivo do sindicato.

"As pessoas vão querer fotografar muito mais que falar –e fotografia consome muito mais dados que o serviço de voz", afirmou.

Negociações
Segundo Levy, o problema com a rede de wi-fi se deve a dificuldade de negociação entre o conjunto de empresas de telecom e os estádios.

Essa negociação é necessária porque os responsáveis pelos estádios precisam autorizar a instalação dos equipamentos e o serviço de wi-fi.

"Em alguns casos não tivemos sucesso para colocar a rede de wi-fi, porque não nos autorizaram. Onde não houver rede a capacidade de dados é menor", completou.

Reforço
Levy destacou, porém, que as empresas de telefonia conseguiram fazer instalações da infraestrutura indoor. Trata-se de um reforço da cobertura convencional de internet 2G, 3G e 4G. Essa ampliação do serviço é feita por meio da instalação de antenas extras no interior do estádio.

No entanto, em São Paulo e em Curitiba, não houve tempo suficiente de concluir o projeto –o que significa que em algumas áreas desses estádios, como corredores de deslocamento, vestiários e estacionamento subterrâneo, o sinal ficará fraco ou inexistente.

"Eles [os estádios] não terão boa cobertura nessas áreas pelo tempo insuficiente que tivemos para instalar essa cobertura. Mas isso ocorrerá em locais de menor importância para o torcedor", afirmou Levy.

"Tudo o que não fizemos não foi porque não quisemos, mas porque não conseguimos."

O Sinditelebrasil informou que, nas arquibancadas, o serviço de 2G, 3G e 4G será equivalente em todos os estádios.

"[Em qualquer estádio] o torcedor pode até demorar mais do que gostaria para postar a foto, mas ele vai conseguir mandar durante o período em que estiver dentro do estádio. Dois, três ou quatro minutos depois do que gostaria".

Ao todo, as empresas investiram R$ 212 milhões para fazer essas novas instalações.

Levy reforçou que o teste feito no Itaquerão, no último fim de semana, mostrou que a resposta das instalações foi "positiva".

Prazos
O Itaquerão foi o estádio em que as teles tiveram menos tempo para fazer a instalação das antenas na área interna, a chamada cobertura indoor. O estádio está também na lista dos que não permitiram o serviço de wi-fi das teles.

Do total de dias necessários para o serviço (150), as teles tiveram apenas 62 para instalar os equipamentos de reforço da rede no Itaquerão.

Das arenas que não receberam os jogos da Copa das Confederações, onde o reforço da rede já havia sido feito, apenas na de Natal o prazo foi cumprido corretamente.

Em Manaus as teles tiveram 86 dias, Curitiba 71 dias, Porto Alegre 70 e Cuiabá 65.

Fonte: Folha.com



AddThis