Black Box - Strike It Up



Juazeiro do Norte (CE): Romaria das Candeias encerra hoje com procissão de velas

O grande cordão iluminado percorre às principais ruas da terra do "Padre Cícero", a partir das 17h30 de hoje. São os fiéis da "Mãe das Candeias", no encerramento da terceira maior romaria do ano, na cidade. A estimativa da Igreja Católica é que mais de 100 mil pessoas participem do cortejo, em que é tradicional as pessoas levarem as velas acesas, até a Praça do Romeiro, local onde acontece o encerramento, com a bênção do santíssimo.

A Romaria de Nossa Senhora das Candeias foi iniciada no último dia 29. Porém, até amanhã, pessoas de várias partes do Nordeste deverão permanecer em Juazeiro do Norte. A ocupação das ruas por milhares de vendedores tem sido a principal preocupação da Igreja e, inclusive, poderá dificultar a passagem do cortejo no fim da tarde de hoje.

A Festa das Candeias completa 124 anos de tradição na cidade e foi incentivada, inicialmente, pelo Padre Cícero. Ele era um devoto da santa. Este ano, a romaria tem como tema "A luz de Jesus nos Caminhos da Fé Romeira". A preparação para a festa começou a ser realizada com um plano de ação para o desenvolvimento das atividades de assistência ao romeiro, por meio dos órgãos públicos, entidades classistas e igreja.

Ontem, foi registrado o óbito do aposentado Gildo Correia Nunes, de 74 anos, da cidade de Pinheiros, em Alagoas. Ele veio passar a romaria com filhos e irmãos. A família acredita que ele tenha morrido de ataque cardíaco. O corpo foi levado ontem, em carro cedido pela administração local, com acompanhamento de assistentes sociais.

Comércio
Mas, a grande preocupação neste ano tem sido em relação à ocupação das ruas pelos vendedores do Mercado dos Romeiros. Eles reclamam do pouco faturamento no local e, com isso, decidiram ocupar os finais das ruas São Pedro e Padre Cícero, onde há maior fluxo de peregrinos, no entorno da Basílica de Nossa Senhora das Dores.

O pároco Joaquim Cláudio afirma que esse é um grande problema, já que vem sendo dificultado, inclusive, o tráfego de pessoas nessas vias e também na Rua da Matriz, que foi totalmente ocupada.

No fim da Rua São Pedro, nas proximidades do Sesc, segundo o padre, pessoas manipulam materiais inflamáveis e as ruas estão lotadas de barracas com cobertura de lona. "Essa é uma grande preocupação que nós temos. Vamos solicitar uma ação da Secretaria de Meio Ambiente", diz.

De acordo com o padre Joaquim, os vendedores passaram a ocupar as ruas desde a Romaria de Nossa Senhora das Dores, em setembro do ano passado. Isto tem dificultado muito o trânsito de carros, motos e pedestres nessas áreas, e também no fim da Rua São José, no Centro, fechando um dos trechos que dão acesso à basílica.

O secretário de Cultura e Romaria, Wellington Costa, diz que vários problemas em relação às peregrinações de Juazeiro estão sendo debatidos, inclusive, com a humanização do atendimento. Este ano, por meio da Fundação Memorial Padre Cícero, foi realizada capacitação, nesse sentido, de guardas municipais, agentes de trânsito e policiais civis. Outro aspecto é em relação às hospedagens.

O padre Joaquim Cláudio diz que, mais uma vez, os romeiros têm reclamado das condições de recepção na cidade.

Lamparinas
A Secretaria de Cultura e Romaria, que este ano planejava distribuir lamparinas de zinco durante a Festa das Candeias, afirma que a ideia não foi possível em virtude dos riscos de incêndio, com o uso do querosene. Porém, irá distribuir 40 mil copinhos, com a imagem da santa, durante o cortejo.

Uma caravana de 25 pessoas, depois de reservar pousada, chegou à cidade e não conseguiu permanecer no local, por outras pessoas já terem ocupado. Eles procuraram a Igreja para reclamar do mau atendimento.

"É uma realidade em que os proprietários desses espaços devem ter a consciência em relação aos fieis, que vêm de cidades distantes para participarem da romaria", afirma.

Os tempos de seca no Nordeste são um estímulo a mais para os romeiros da "Mãe das Candeias" procurarem Juazeiro do Norte, onde realizam promessas. O principal pedido é por chuvas no sertão. Uma dessas milhares de súplicas vem do agricultor da cidade de Arapiraca, José Pedro dos Santos.

Ele afirma que nunca tinha vivenciado uma estiagem tão extensa, como a que vem ocorrendo em sua cidade. "Atualmente, tenho feito o trabalho de pedreiro para sobreviver. Quando a chuva chega, vou para a roça", diz ele, com esperança.

Segundo o produtor, há uma incerteza muito grande em relação ao inverno deste ano. Porém, o que vale mesmo é a fé, para que "Deus mande chuva para todos".

Público
A estimativa do número de romeiros até amanhã na cidade é de cerca de 400 mil pessoas, de acordo com o padre Joaquim, da Basílica de Nossa Senhora das Dores. No entanto, a Secretaria de Cultura e Romaria estima um público em torno de 280 mil pessoas durante todo o período de festejos católicos.

Os números, mesmo não sendo próximos, demonstram, segundo o pároco, que há um processo crescente de romeiros que chegam à cidade.

Desde o último fim de semana, os caminhões, ônibus, e paus-de-arara não param de chegar, com romeiros de Estados como Alagoas, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Maranhão, Sergipe e outras localidades do Brasil. Todos querem pagar promessas, em agradecimento às graças alcançadas na vida.

Mais informações
Secretaria de Cultura e Romaria de Juazeiro do Norte
Rua Santo Agostinho, S/N
Centro - Cariri
(88) 3512.3380 / 3511. 1999

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



16 mitos da medicina que até os médicos acreditam

Não importa quantos estudos procurem derrubá-los: existem mitos médicos que simplesmente não saem do imaginário popular (especialmente entre mães preocupadas). Uma pequisa publicado na Grã-Bretanha, levantou a questão que preocupa os profissionais da área:

Mitos e idéias do senso comum, a respeito de saúde, que romperam a esfera da crença popular, e até os médicos passaram a acreditar.

Confira 16 destes mitos:

VACINA PODE CAUSAR GRIPE (E AUTISMO)
A ideia de uma vacina é estimular a produção de anticorpos no organismo injetando vírus mortos ou desativados – que, embora causem alerta no sistema imunológico, são inofensivos. “Um vírus morto não pode ressuscitar para causar gripe”, garante a médica Rachel Vreeman, coautora do livro “Don’t Swallow Your Gum! Myths, Half-Truths, and Outright Lies about Your Body and Health” (“Não Engula o Chiclete! Mitos, Meias Verdades e Mentiras Descaradas sobre o Corpo e a Saúde”, lançado no Brasil pela Martins Fontes). Uma vacina pode, sim, causar febre e mal-estar, mas não a doença propriamente dita. Em 1998, um artigo publicado no jornal The Lancet lançou mais um mito em torno das vacinas: pais de oito crianças alegaram que seus filhos se tornaram autistas porque foram vacinados contra três doenças (sarampo, caxumba e rubéola). A suposta relação de causa e efeito entre vacina e autismo jamais foi confirmada – em 2002, um estudo feito com 530 mil crianças e publicado no New England Journal of Medicine não encontrou vínculo algum. Ainda assim, o combate a esse mito continua consumindo recursos que deveriam ser usados no estudo do autismo, segundo a médica.

SUPLEMENTOS ALIMENTARES SEMPRE SÃO SAUDÁVEIS
Nosso corpo tem uma necessidade diária de vitaminas, o que faz de suplementos uma inocente e prática solução, correto? Não exatamente. “O FDA [órgão regulador de alimentos e remédios dos Estados Unidos] não exige que suplementos sejam regulamentados da mesma maneira que remédios, o que pode ser um verdadeiro problema”, alerta Vreeman. Essa falta de regulação pode levar fabricantes a fazer recomendações incorretas e divulgar nas embalagens efeitos que não foram comprovados em laboratório – além disso, em comparação com produtos que passam por um rigoroso controle, os suplementos são pouco estudados. De acordo com pesquisa publicada esse ano no periódico Stem Cells, doses excessivas de vitamina C e E podem causar alterações genéticas e tornar a pessoa mais predisposta a desenvolver câncer. Assim, a menos que um médico recomende seu uso, é melhor trocar suplementos por uma alimentação balanceada, que forneça as doses necessárias de vitaminas.

O FRIO DEIXA VOCÊ DOENTE
Embora nós possamos ter sintomas (reais ou imaginários) de resfriado quando ficamos muito tempo em um ambiente frio, o que realmente nos deixa doentes é a exposição ao vírus, não às baixas temperaturas. Em 1968, um estudo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que o frio não deixa pessoas mais suscetíveis a ficar resfriadas: os voluntários expostos a exemplares de rinovírus (causa mais comum de resfriado) ficaram doentes, independentemente de estarem em ambientes aquecidos ou gelados. Especula-se que casos de gripe e resfriado sejam mais comuns nos meses frios porque nesses períodos as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados e junto com outras, o que facilitaria a transmissão dos micro-organismos.

AÇÚCAR DEIXA CRIANÇAS HIPERATIVAS E DESCONTROLADAS
Pais e mães do mundo todo acreditam que açúcar em excesso pode transformar mesmo a criança mais sossegada em um verdadeiro “monstrinho”. “Mas isso é coisa da sua cabeça”, garante a médica. Em um estudo publicado em 1994 no Journal of Abnormal Child Psychology, pesquisadores deram Ki-suco (!) adoçado com aspartame a um grupo de crianças e, para metade dos pais, contou que o suco tinha açúcar e, para os demais, que era apenas aspartame (adoçante sintético). Aqueles que acharam que seus filhos estavam “cheios de açúcar” disseram que as crianças estavam hiperativas e incontroláveis, mas um sensor colocado no pulso delas mostrou justamente o contrário – elas estavam tranquilas. Uma possível explicação para esse mito é que, normalmente, crianças consomem muito açúcar em festas (como aniversários e comemorações de feriados), quando ficam agitadas independentemente do nível de açúcar no sangue.

VOCÊ PRECISA FICAR ACORDADO SE TIVER UMA CONCUSSÃO
Existe um tipo grave de ferimento na cabeça que pode causar sangramento no cérebro e fazer a pessoa entrar em coma depois de um período de lucidez. Contudo, isso pouco tem a ver com as concussões normais – que, embora inspirem cuidado médico, raramente são severas ou fatais. “Se você foi avaliado por um médico e ele disse que você sofreu uma concussão média, não precisa se preocupar em ter alguém para te acordar a cada hora”

GOMA DE MASCAR FICA NO SEU ESTÔMAGO DURANTE ANOS
O fato de não ser digerível (da mesma forma que fibras alimentares, que temos de consumir diariamente) não quer dizer que uma goma de mascar vá ficar presa no sistema digestivo: se um alimento não pode ser digerido, ele simplesmente é passado adiante e eliminado.

LER NO ESCURO OU SENTAR MUITO PERTO DA TV ESTRAGA SUA VISTA
Quem já teve que ler sob uma luz fraca ou passou horas na frente da tela brilhante de um computador sabe que isso deixa a vista cansada – mas não há evidências de que cause dano permanente ou a longo prazo. Na década de 1960, contudo, o mito de que a TV podia prejudicar a vista procedia: algumas delas emitiam radiação que podia danificar os olhos, mas já faz tempo que isso foi resolvido, e os aparelhos modernos são seguros nesse ponto. Agora, se o seu filho costuma ficar muito perto da televisão, pode ser que ele precise usar óculos (embora não seja culpa da TV ou do computador).

VOCÊ DEVE TOMAR PELO MENOS 2,5 LITROS DE ÁGUA POR DIA
Em 1945, o Conselho Nacional de Pesquisa de Alimentos e Nutrição dos Estados Unidos divulgou que adultos deveriam ingerir 2,5 litros de água diariamente (o equivalente a cerca de 8 copos), recomendação prontamente repercutida pela imprensa. O problema (apontado por membros do Conselho) é que não avisaram que boa parte dessa água vinha dos alimentos, não apenas de ingestão direta.

EVITE NADAR DEPOIS DE COMER
Pode estar fazendo um calor infernal: se você acabou de encarar um churrasco, não deveria entrar no mar ou na piscina, sob o risco de ter cãibras e se afogar – ao menos é o que pais e mães pregam há décadas. O fato é que qualquer exercício vigoroso depois de uma refeição pesada pode causar desconforto, mas normalmente não chega a ser perigoso, e não há nenhuma razão especial para não nadar após comer, diz Vreeman – além disso, cãibras podem acontecer a qualquer momento, mesmo que você não tenha comido nada.

RASPAR OS PELOS OS FAZ CRESCER MAIS RÁPIDO, DUROS E CRESPOS
Já em 1928, um estudo resolveu fazer a comparação entre pelos raspados frequentemente e pelos deixados por fazer, e descobriu que não existe diferença nenhuma. O que dá essa impressão é o fato de que as frequentes raspagens vão paulatinamente desgastando apenas as pontas da barba. Quem não deixa crescer muito e só costuma ver a ponta da barba acaba achando que ela está crescendo mais grossa.

DEVEMOS BEBER NO MÍNIMO DOIS LITROS DE ÁGUA POR DIA
Uma das clássicas receitas para a boa saúde é manter a hidratação, bebendo no mínimo dois litros de água por dia. Não existe, no entanto, nenhuma evidência médica de que precisemos de uma dose tão alta assim. O necessário são dois litros de fluído, mas nessa conta também entram quaisquer outras bebidas, além de frutas e verduras, o que diminui a exigência de água.

UNHAS E CABELOS AINDA CRESCEM APÓS A MORTE
Isso é fisicamente impossível. A impressão que temos ao ver um cadáver de unhas e cabelos e compridos é devido à pele. Após a morte, o tecido da epiderme se retrai e encolhe, o que deixa cabelos e unhas em evidência.

O SER HUMANO SÓ USA 10% DE SUA CAPACIDADE CEREBRAL
Ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas vasculham minuciosamente cada setor do cérebro. E garantem que não existem partes inativas dentro de nossa caixa craniana, muito menos 90% de toda essa massa. Até um exame detalhado, neurônio por neurônio, não detecta pontos inutilizados em nosso cérebro. O mito teria surgido, segundo os pesquisadores, de programas intelectuais do início do século 16, que incentivavam a população a estimular mais o próprio cérebro.

LER NO ESCURO PREJUDICA A VISÃO
Poucos mitos foram tão difundidos quanto a ideia de que ler com baixa luz no ambiente “força a vista”. Mas também não existe nenhum indício científico de que possa haver algum dano permanente. No máximo, os olhos ficam cansados pelo esforço, mas após uma noite de sono já estão prontos para outra.

CESARIANA É O MELHOR TIPO DE PARTO
A possibilidade de fazer o bebê nascer com um simples procedimento cirúrgico, ao invés do dolorido parto tradicional, foi muito bem vinda por mães e obstetras do século 16. Tanto que muitas mulheres simplesmente passaram a descartar o parto normal, mesmo que fosse completamente viável. A cesariana, na verdade, é um procedimento que envolve diversos riscos, como infecções e complicações cirúrgicas. O ideal é apenas recorrer à cesariana quando o parto normal for confirmadamente arriscado, para a mãe ou a criança.

CELULARES SÃO PERIGOSOS EM HOSPITAIS
Foi comprovado que os telefones celulares em funcionamento afetam cerca de 4% dos equipamentos de hospital, mas só se estiver a menos de um metro de distância do aparelho. Caso contrário, não há nenhum dano em usar o celular no ambiente hospitalar. Um estudo recente vai ainda mais longe: 300 testes foram feitos com celulares em mais de 75 salas de tratamento médico, e não houve uma interferência sequer.

Fonte: Acidez Mental



Produtores apontam seis mil mortes em rebanhos por causa da seca

"Ó Deus, cadê a chuva que não chega? O gado está morrendo e não temos mais condição de dar ração a todos os animais". O clamor do criador, Aldeci Alves Vieira, 77 anos, da localidade de Riacho Vermelho, na zona rural deste município, na região Centro-Sul, é um lamento diário de milhares de produtores rurais, ante o temor de um segundo ano de estiagem no sertão do Ceará. Nas áreas de criação e nas margens das rodovias, as carcaças de bovinos mortos denunciam a gravidade da seca que atinge o nosso Estado desde o ano passado.

O desespero toma conta dos criadores, tanto da agricultura familiar, quanto dos pequenos, médios e grandes produtores. Os estoques de ração estão acabando. O milho vendido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é insuficiente para atender até mesmo 30% da demanda. As reservas de água também estão se esgotando.

Somente na região de Brejo Santo, no Sul do Ceará, já morreram cerca de seis mil animais, em oito municípios, segundo estimativa do escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). O gerente regional do órgão, José Dias Ferreira, estima que esse número irá triplicar, caso a chuva não chegue logo. "Os animais estão morrendo, não temos mais o que fazer, sem condição de comprar ração e a situação está piorando a cada dia", disse o criador, José Vicente Lima.

Para o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec), Flávio Sabóia, a realidade é de desespero e tende a se agravar, caso ocorra uma nova seca. "Os clamores vindos do Interior chegam a nós todos os dias", disse. "Estamos vivendo um momento de expectativa", acrescenta.

De um total de cem bovinos, o criador Aldeci Vieira já perdeu 26 animais, entre vacas e bois, de sua propriedade. "Os mais fracos estão morrendo de fome", disse. "A gente vai dividindo a ração, dando a uns e outros não, mas agora acabou o estoque, e não tenho mais condição de comprar, e o pior é ver os bichos morrerem", destaca.

De um médio produtor, em Jucás, com plantel de 500 bovinos, já morreram 100 animais. Sobre a estimativa de mortandade de gado no Ceará, o vice-presidente da Faec, Paulo Hélder, esclareceu que a Federação trabalha com dados divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) que é de 2% para morte e de 1% para transferência para outros Estados. Esses índices divergem dos relatos apresentados pelos criadores.

Clima
O mês de janeiro terminou e praticamente não choveu na maior parte do sertão. As precipitações localizadas não foram suficientes para a formação de pastagem. As previsões meteo-rológicas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é de que as chuvas permaneçam abaixo da média neste mês de fevereiro e também em março e abril próximo. De acordo com dados parciais da Funceme, no mês de janeiro passado, choveu em média, no Ceará, 48mm, um desvio negativo de 46% da média histórica para o período, que é de 91mm.

Na localidade de Riacho Vermelho, em Iguatu, a última chuva registrada foi de 34 mm, em março de 2012. "O quadro atual é de má distribuição espacial das chuvas", observou a meteorologista da Funceme, Cláudia Rickes. Ou seja, as precipitações são localizadas dentro de um mesmo município, deixando áreas sem nenhum registro pluviométrico.

"De agora pra frente, a situação vai piorar porque os criadores não têm mais como alimentar os bovinos", disse o secretário de Políticas Agrícolas da Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetraece), Luís Carlos de Lima. "A situação é grave".

Lima ainda observou que as ações do governo para enfrentamento do quadro de estiagem são importantes, mas considerou insuficientes para atender aos produtores rurais.

Os grandes criadores já venderam e fizeram transferência de boa parte do rebanho para outros Estados. Agora, o gado magro não serve para ser comercializado para o abate. "O governo precisa tirar os projetos do papel e ampliar as ações para evitar a morte do gado", disse o produtor, Erivaldo Freitas. "O atraso na liberação de financiamento dito de emergência para a seca pelo BNB está prejudicando muitos produtores".

Freitas é um exemplo, dentre tantos outros no Ceará. Em julho, apresentou projeto de financiamento no valor de R$ 12 mil para compra de sistema de irrigação. O objetivo era implantar uma área de capim irrigado. "Somente agora foi aprovado, mas a empresa credenciada pelo banco ainda não fez a entrega dos equipamentos", lamentou.

A Faec e a Fetraece apresentaram, anteontem, durante reunião extraordinária do Comitê Integrado de Combate à Estiagem, novas propostas de ações a serem implantadas com urgência no Ceará. Há a sugestão de reestruturação da Defesa Civil em âmbito regional, perfuração de poços, cultivo de capim em áreas úmidas e ociosas de Perímetros Irrigados e vales férteis, num sistema de parceria público e privado para produção de forragem para o gado, assim como ampliação do abastecimento de água por carro-pipa e ampliação de parcelas do Garantia Safra.

A súplica dos criadores em forma de prece também é feita pelo presidente da Faec. "Peço a Deus que essa previsão de uma nova estiagem não se configure, porque vamos assistir a um verdadeiro clamor. A pecuária não vai resistir a dois anos de seca".

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Qual a obra de arte brasileira mais valiosa?

É o Abaporu, pintado por Tarsila do Amaral em 1928. “Por toda a importância histórica, ele vale, pelo menos, R$ 30 milhões”, estima o galerista e especialista em obras modernistas Ricardo Camargo. A tela de 85 x 73 cm mostra uma pessoa com cabeça pequena e braços e pernas avantajados – referência ao trabalho braçal.

Oferecido como presente de aniversário ao escritor Oswald de Andrade, marido de Tarsila à época, o quadro virou ícone do movimento modernista. A começar pelo nome, que significa algo como “homem que come gente” em tupi. O título remete ao conceito de antropofagia brasileira, a ideia, trabalhada pelos artistas da época, de se alimentar da cultura nacional e interpretar o país segundo seus valores. Ironicamente, o Abaporu está exposto fora do país, no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (Malba), criado pelo colecionador argentino Eduardo Constantini.

Fonte: Mundo Estranho



Juazeiro do Norte (CE): Homem é encontrado morto no telhado dez horas após um tiroteio

O corpo de Robério Conegones de Moura, de 21 anos, que era apelidado por Zoião, foi encontrado em cima do telhado de uma residência na Rua 22 de Julho (Bairro Pio XII) em Juazeiro do Norte. Segundo populares, por volta das 21 horas desta sexta-feira naquela artéria houve um atentado à bala envolvendo três pessoas, sendo que dois fugiram logo após os disparos.

Mesmo alvejado, o rapaz que residia na Rua 22 de julho, 725 conseguiu subir em cima de uma casa para escapar da sanha dos seus algozes. Moradores da área chegaram a imaginar que “Zoião” havia alcançado outra rua por cima dos telhados e fugido, mas não foi isso que acontece. Às 8 horas deste sábado o corpo foi encontrado por populares em cima do telhado da casa vizinha a dele.

Muito provavelmente a vítima caiu e, sem atendimento médico, morreu em virtude da gravidade dos ferimentos à bala. Os militares encontraram uma faca ao lado do corpo e convocaram o rabecão, cujos auxiliares disseram que não tinham como fazer o resgate. Daí foi preciso chamar o pessoal do Corpo de Bombeiros para retirar o corpo o que foi feito pela casa dos fundos na Rua Ernestina Sobreira.

Robério Conegones era tido como uma pessoa habituada a praticar desordens. No último dia 21 de agosto, o Cabo Marcos foi agredido por ele no bairro das Casas Populares quando saiu para atender a uma ocorrência desse tipo na qual o rapaz perturbava a vizinhança atirando pedras nos telhados. Ele estava agressivo e quando o militar se aproximou de Robério terminou lesionado com um corte superficial no lábio. O jovem era reincidente e respondia por crimes de tráfico de drogas, danos e roubos.

Demontier Tenório

Foto: Michel Dantas / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Motorista deve redobrar atenção durante o Carnaval

O feriadão do Carnaval está chegando e, para quem vai viajar pelas estadas no Estado, a atenção deve ser redobrada. Há trechos com buracos e obras ainda em andamento, como é o caso da BR-222, com destino a Sobral. Há via em que a pavimentação e a sinalização estão em boas condições, mas existe o risco de animais na pista, como acontece em alguns trechos da BR-116. Daí o cuidado é exigido por parte do motorista da mesma forma. Com a colaboração de todos os seus correspondentes no Interior, o Diário do Nordeste antecipa as condições das principais rodovias para os destinos mais movimentados durante o período de Carnaval.

É importante para o folião que pretende viajar no período de Carnaval, ter atenção redobrada nas principais BRs com saídas do Cariri para a Capital do Estado, ou cidades mais próximas, onde acontecem os festejos. Para quem sai pela BR-230, atravessa os 34 quilômetros entre as cidades de Farias Brito e Várzea Alegre, que ainda não foram totalmente recuperados. Apenas uma operação tapa-buracos e ainda um asfalto irregular. A orientação dos próprios motoristas que trafegam pela área é ter ainda mais atenção, principalmente se estiver chovendo. Cerca de 10km antes de chegar a Várzea Alegre, roteiro bastante visitado a partir do fim se semana, há buracos no asfalto.

Outra opção para quem se desloca da região do Cariri para Fortaleza é pela BR-116. A partir do fim de semana, a movimentação dos condutores na via aumenta consideravelmente. Muitas pessoas, além da Capital, buscam o destino da cidade de Cajazeiras, na Paraíba, para passar o período de Carnaval.

As principais vias rodoviárias de acesso ao Sertão Central, a CE-359 e a CE-060, apresentam boas condições de tráfego. A reportagem percorreu todo o trecho, da Capital às principais cidades da região, Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú, Ibaretama, Senador Pompeu, Pedra Branca, Milhã e Solonópole. Seguindo de Fortaleza pela região do Maciço de Baturité, na CE-060, além de pistas sinuosas é necessário cruzar por dentro de seis cidades até chegar em Quixadá.

Os motoristas devem tomar precaução com animais na pista e com as lombadas eletrônicas. O trecho da CE-359, entre o Triângulo de Chorozinho e Quixadá, é mais seguro, mas nele estão instalados oito equipamentos de fiscalização de velocidade. Na área urbana de Quixeramobim, já na CE-060, também existem fotossensores. A atenção deve ser dobrada. O limite de velocidade é de 40km/h.

Existem problemas mais graves apenas na BR-226, entre Senador Pompeu e Solonópole. O trecho de 54km entre as duas cidades está esburacado. É melhor evitar as viagens noturnas. "Além de danos nos veículos, há possibilidade de assaltos", explicam motoristas acostumados a circular por aquela área.

O folião que for passar o Carnaval nas maiores cidades desta região - Crateús e Tauá - ou no pequeno município de Tamboril, que tem como tradição uma animada folia, tem que vir pela BR-020, rodovia que dá acesso à região. Saindo de Fortaleza, o viajante passará por trechos da via que estão sendo restaurados, entre a Capital e Boa Viagem. É preciso muita atenção no trecho, principalmente entre Boa Viagem e Cruzeta, onde a pista está bastante deteriorada e com muitos buracos.

Luiz Alves, secretário de Infra Estrutura de Tauá, diz que no trecho a situação da rodovia está péssima. "Os foliões devem tomar bastante cuidado". Já do Distrito de Cruzeta à sede de Tauá, a estrada está em bom estado de conservação, permitindo o tráfego tranquilo de veículos.

Na Zona Norte do Estado, a CE-253, de acesso à Serra da Ibiapaba pela cidade de Mucambo, ainda não teve iniciadas as obras de restauração. De acordo com a assessoria do Departamento Estadual de Rodovias (DER), foi feito um estudo sobre as peculiaridades do trecho de 18 km para definição de um plano especial de restauração. O trecho que corresponde à subida da serra tem se estreitado nos últimos anos, devido a deslizamento de terras. Em alguns pontos, apenas um carro pode trafegar por vez. Em outros, o desgaste já atingiu quase metade da pista. Ônibus e outros veículos de grande porte estão proibidos.

A BR-222 continua em reparos entre Sobral e Fortaleza. O pior trecho é do Km 108 ao Km 122, entre Umirim e Itapajé. Nele, o Dnit aponta trafegabilidade precária, muitos buracos e remendos. A sinalização também está deficiente, o que exige atenção redobrada do motorista, principalmente na curva do Km 110. Já entre Itapajé e o distrito de Patos, a sinalização ainda está incompleta e o trecho continua em obras de restauração, manutenção e conservação.

Vale do Jaguaribe
Para quem vai sair do Baixo Jaguaribe com destino ao Litoral Leste vai encontrar boa vias. A BR-304 está restaurada. Começa no entroncamento da BR-116, em Boqueirão do Cesário, até a divisa com o Rio Grande do Norte. Foram investidos mais de R$ 19 milhões na revitalização de 102 quilômetros de via. É a mais importante para o Turismo no Ceará, devido às praias de Aracati, que atraem vários turistas principalmente no Carnaval.

Porém, no trecho do Km 40, os motoristas devem redobrar a atenção por conta do grande fluxo de pedestres e ciclistas pela ponte Juscelino Kubitschek.

A folia na barragem de Quixeré é uma das grandes atrações na região. Reune milhares de pessoas. Existem vários caminhos que levam os foliões ao local, principalmente estradas de terra. Para quem sai de Limoeiro do Norte, a principal via é a CE-265. Há 18km que cruzam a ponte da barragem com destino ao Centro da cidade. Centenas de motocicletas devem passar pelo trecho no carnaval. Motociclistas e motoristas devem evitar imprudência diante da curva fechada que antecede a ponte. O local já contabilizou vários acidentes.

Centro-Sul
Quem for viajar neste feriadão de Carnaval vai encontrar rodovias estaduais e federais em melhores condições do que no ano passado na região Centro-Sul. A CE-060 (Estrada do Algodão), no trecho compreendido entre Acopiara, Iguatu e Várzea Alegre, está sinalizada e não apresenta buracos. A BR-116, no trecho de 110Km entre Jaguaribe e o triângulo de acesso à cidade de Lavras da Mangabeira foi recuperada e apresenta boa situação trafegabilidade.

O mesmo ocorreu com 30km da BR-230 (Transamazônica), entre Várzea Alegre a Farias Brito, onde houve operação tapa-buraco. Os motoristas devem ter cuidado, entretanto, com a presença de animais na pista (jumentos e bois que ficam pastando nas margens das vias).

Fonte: Diário do Nordeste



Denunciado ao STF, Renan Calheiros volta à presidência do Senado

Cinco anos após renunciar ao cargo de presidente do Senado sob suspeita de irregularidades, Renan Calheiros (PMDB-AL) foi eleito nesta sexta-feira (1º), em votação secreta, o novo presidente da Casa para o biênio 2013-2014. Renan era favorito para a disputa, mesmo tendo sido oficializado candidato no final da tarde desta quinta-feira (31), menos de 24 horas antes da eleição. Ele substitui o senador José Sarney (PMDB-AP) no posto, terceiro na linha sucessória da presidência da República.

Ele teve 56 votos, contra 18 para o senador Pedro Taques (PDT-MT), que representou os senadores independentes e parte da oposição. Houve ainda dois votos em branco, dois votos nulos e três ausências. Dos 81 senadores, 78 estavam presentes. Os três ausentes são João Ribeiro (PR-TO), Luiz Henrique (PMDB-SC) e Humberto Costa (PT-PE). Os dois primeiros estão licenciados por decisão médica e o último está nos Estados Unidos, estudando para um curso de proficiência em inglês, segundo sua assessoria.

Ao discursar já como presidente eleito, Renan defendeu a liberdade de imprensa. "A imprensa precisa ser livre. Ninguém quer uma imprensa que se agacha". Ele disse ainda ter "a clara e desapaixonada percepção do processo político" (clique aqui para ler a íntegra do discurso).

"O Congresso precisa criar condições mais seguras para investidores, diminuir a burocracia, eliminar gargalos e fazer o país crescer", discursou. "Exercerei a presidência do Senado com respeito, com equilíbrio e com transparência."

Renan deixou a presidência do Senado em dezembro de 2007 e quase perdeu o mandato depois de ser acusado de ter despesas pessoais pagas pelo lobista de uma construtora. O dinheiro serviria para pagar o aluguel de um apartamento e a pensão da jornalista Mônica Veloso, com quem o senador tem uma filha. Renan admitiu ser amigo do lobista, mas negou ter recebido dinheiro.

Em seu discurso na tribuna antes da votação, Renan defendeu a ética.  "Alguns falaram sobre ética. E seria injusto com este Senado Federal que votou com uma celeridade nunca vista a Lei da Ficha Limpa, demonstrando sobejamente que esse é o compromisso de todos nós", discursou. "A ética não é um objetivo em si mesmo. A ética é meio, não é fim.". Em nenhum momento, no entanto, o senador fez menção à série de denúncias que pesa contra ele.

Seu opositor, Pedro Taques, reconheceu a derrota ainda em seu discurso na tribuna. "Venho como alguém a quem a derrota corteja, certeira, transparente, inevitável, aritmética. Sou o titular da perda anunciada, do que não acontecerá, mas o povo do Mato Grosso não me deu voz nesta Casa para só disputar os certames que possa ganhar, mas para lutar, com todas as minhas forças, as batalhas que forem justas."

Na semana passada, a Procuradoria Geral da República enviou denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra Renan. Hoje, a PGR confirmou que ele é acusado por três crimes: peculato (desvio de dinheiro público), falsidade ideológica e uso de documento falso.

Denúncias contra Renan
Na quarta-feira, a "Folha de S.Paulo" publicou que,  em troca de apoio político, os Renan e o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) fizeram lobby para agilizar processos de aliados na Comissão de Anistia, órgão vinculado ao Ministério da Justiça que julga pedidos de indenizações a pessoas perseguidas pela ditadura militar. Juntos, pediram que 17 casos fossem analisados de forma prioritária desde 2005.

Um dia antes, a "Folha" revelou documentos que mostram lobby de Renan dentro do Congresso. Segundo o jornal, Renan enviou, em novembro de 2009, um pedido ao Ministério da Defesa, em conjunto com o senador Gim Argello (PTB-DF), para nomear Raimundo Costa Ferreira Neto, o Ferreirinha, no aeroporto de Brasília.

E, no dia 16 de janeiro, o jornal trouxe ainda denúncia que mostra que o senador pediu uma restituição de R$ 10 mil ao Senado por um serviço que uma produtora de vídeo diz não ter prestado para ele. A nota foi apresentada com a data de 17 de novembro de 2012 por Renan, que é favorito para ser eleito presidente do Senado no mês que vem. A justificativa para esse gasto é a divulgação de sua atividade parlamentar. O Senado não discrimina qual serviço exatamente foi feito.

Recentemente, veio à tona em reportagem da revista "Veja" a suspeita de que parte da cota parlamentar a que Renan tem direito é usada para manter a sede estadual do PMDB em Maceió. Assim como todo senador, ele tem direito a R$ 15 mil mensais para bancar despesas ligadas à sua atividade de parlamentar, inclusive manter um gabinete no seu Estado de origem.

No entanto, no mesmo endereço do seu escritório funciona a sede do partido. Segundo consulta no site do Senado, todo mês cerca de R$ 2.800 são usados para pagar o aluguel do imóvel, que pertence a Fábio Farias, suplente de Renan no Senado. Contabilizadas as despesas de luz, telefone, água e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), a conta chega a R$ 3.500.

Também foi revelado pela revista "Época" que o senador e o seu filho Renan Filho, deputado federal pelo PMDB de Alagoas, usaram R$ 110,5 mil da cota parlamentar do Senado e da Câmara para pagar os serviços de pesquisa de uma empresa que pertence ao marido de uma assessora do senador. Em 2011, o senador destinou R$ 16 mil para a empresa Ibrape, sediada em Alagoas. Em 2012, Renan Filho usou R$ 94,5 mil para contratar os seus serviços. Procurado para responder aos questionamentos, o senador não se pronunciou.

Mais de 280 mil internautas subscreveram um abaixo-assinado contra a candidatura do senador, mas as manifestações ganharam pouca força fora da internet. Os organizadores do manifesto chegaram a ir ao Senado na manhã desta sexta para protestar com uma faixa em que pediam "Renan não", mas foram barrados.

Biografia
Calheiros, 57, começou na política ainda no movimento estudantil e foi eleito deputado estadual em 1978, antes de terminar a faculdade de direito na Universidade Federal de Alagoas. Depois, elegeu-se deputado federal por dois mandatos. Em 1990, foi líder do governo de Fernando Collor no Congresso, embora fossem adversários históricos.

No início dos anos 80, Renan, que era líder da oposição na Assembleia Legislativa, ficou famoso pelos ataques que fazia a Collor, então prefeito de Maceió. No governo do Fernando Henrique Cardoso, foi ministro da Justiça por cerca de um ano.

Texto publicado em seu site pessoal diz que o projeto que "mais causou prazer ao senador" em 2012 foi o que regulamenta a concessão de táxi no Brasil, que aguarda sanção presidencial. Entre os benefícios, destaca o texto, o projeto garante a transferência do serviço à viúva ou aos  filhos em caso de morte do taxista.

"Fui relator da medida provisória que baixou o preço da energia elétrica, da MP que aportou R$ 70 milhões do BNDS para Alagoas e também autor do projeto de lei que torna obrigatório a discriminação do valor do imposto na nota fiscal, entre tantos outros. Mas, de todos eles, o que mais me proporcionou alegria foi o da regulamentação do serviço de táxi", disse o senador ao site.

Fonte: UOL



PT do Ceará decide manter aliança política com o governador Cid Gomes

A executiva do PT no Ceará aprovou por 16 votos a 2 a manutenção da aliança com o governador Cid Gomes (PSB) em reunião nesta sexta-feira, 1º. Um dos votos contrários foi de Antonio Carlos, suplente que atualmente exerce mandato de deputado estadual. O parlamentar foi líder do governo Cid na Assembleia Legislativa por um ano e meio.

O outro voto contra foi da militante Ticiana Studart. Os dois pertencem à tendência Democracia Socialista (DS), grupo de Luizianne Lins. Presidente estadual da legenda, a ex-prefeita de Fortaleza não compareceu à reunião.

O encontro não contou com a presença de Luizianne Lins, que está licenciada e de férias do cargo de presidente estadual da legenda. A petista é contra essa aliança. Confira o teor da resolução:

RESOLUÇÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL
O ano de 2013 apresenta-se como estratégico para o Partido dos Trabalhadores na sua consolidação como partido de âmbito nacional que tem promovido a inclusão socioeconômica de milhões de brasileiros e melhorado significativamente condições de vida e trabalho da grande maioria da população, alterado assim a realidade do país.

Neste sentido, o PT considera a mobilização social interna e a articulação com a sociedade civil movimentos políticos fundamentais para atuar, no ano que se inicia, e estabelece como tarefas prioritárias para o período:

1) Mobilizar o partido e a sociedade em torno de uma reforma política capaz de consolidar o processo de construção e aprofundamento da democracia no Brasil com especial atenção às seguintes propostas:

a) financiamento público de campanha eleitoral;
b) lista partidária pré-ordenada;
c) ampliação da participação das mulheres;
d) ampliação da participação popular nos processos decisórios – plebiscito e referendo;

2) Preparar o partido para a realização do V Congresso convocado para fevereiro de 2014 que irá avaliar os dez anos de governo federal do PT e atualizar nosso programa partidário para o Brasil;

3) Organizar o processo de renovação das direções do partido em todos os níveis com a realização do Processo de Eleições Diretas – PED, marcado para novembro de 2013 em que será um diferencial a implantação da paridade de gênero e das cotas geracional e étnica;

4) Acompanhar as gestões das 28 prefeituras do PT no Ceará com o objetivo de torná-las referência de gestão e de participação popular;

5) Reafirmar a manutenção da aliança partidária estadual, construída desde 2006 e que tem contribuído para os avanços sociais e econômicos, no Ceará e no Brasil, respeitando-se as realidades municipais;

6) Convocar reunião do Diretório Estadual para o dia 9 de março.

Fortaleza, 01 de fevereiro de 2013
Comissão Executiva Estadual – PT Ceará

Fonte: O Povo



346 poços devem ser implantados no Ceará

Após as previsões nada otimistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sobre a quadra invernosa cearense, o Comitê Integrado de Combate à Estiagem do Estado, que envolve órgãos e associações relacionados à problemática, se reuniu, ontem, para apresentar medidas de enfrentamento à seca que o Ceará deve encarar nos próximos meses.

A Defesa Civil do Ceará anunciou que está trabalhando na implantação de 346 poços em todo o Estado e na intensificação da Operação Carro-Pipa. Ao todo, 41 cidades estão sendo atendidas pelo projeto e outros nove municípios esperam o serviço até o fim deste mês de fevereiro.

Uma das principais preocupações do Comitê neste ano é com o abastecimento de água para as famílias do Interior. Para auxiliar os municípios onde há ameaça de colapso no fornecimento, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) propõe a construção de novos açudes e a perfuração de mais poços em cidades como Crateús e Milhã a médio e longo prazos.

Conforme o major Wagner Maia, chefe do Núcleo de Engenharia da Defesa Civil, a previsão meteorológica da Funceme para 2013 surpreendeu as autoridades e exigiu a mudança do plano de ações desenvolvidas no Estado. Segundo ele, o órgão agora busca verbas para suprir a demanda por alternativas de abastecimento no Interior.

"É uma situação complicada. Estamos conversando com o governo sobre a liberação de recursos tanto para ações emergenciais como também ações estruturantes, tendo em vista que a seca é cíclica, ou seja, provavelmente vamos ter problemas de novo no futuro", ressalta Maia.

Rebanhos
Outro ponto de ação emergencial discutido pelo Comitê foi o estabelecimento de uma reserva alimentar para os rebanhos.

A proposta apresentada pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) inclui o uso de terrenos ociosos na produção alimentos para a manutenção do gado.

De acordo com o presidente da Faec, Flávio Saboya, a medida é importante para manter uma atividade econômica mínima que permita a recuperação financeira em 2014.

"Temos que manter parte dessa estrutura produtiva do Estado para que não tenhamos o êxodo rural das nossas populações e o esfacelamento das atividades econômicas no semiárido", analisa Saboya.

Preocupação
Segundo o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Nelson Martins, o prognóstico da Funceme, que detectou 45% de chances de que haja chuvas abaixo da média histórica, causou bastante preocupação aos integrantes do Comitê. "Uma coisa é um ano de seca, outra são dois anos seguidos. Em 2012, a gente conseguiu segurar bem, mas um novo período de estiagem vai ser difícil", admitiu o secretário.

Martins assegurou que as famílias residentes nos municípios mais atingidos pela estiagem poderão contar com os benefícios de assistência fornecidos pelos governos federal e estadual.

Conforme ele, cerca de 312 mil trabalhadores rurais já estão cadastrados no programa Garantia Safra, que se compromete a indenizar os agricultores que tiverem prejuízos nas colheitas. O secretário afirmou, ainda, que a SDA negocia a ampliação do crédito fornecido pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

VANESSA MADEIRA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Carreta perde freios e sai arrastando um caminhão na descida da Serra do Araripe

Um grave acidente com danos materiais foi registrado por volta das 23h30min desta quinta-feira na CE-292 conhecida como Estrada das Guaribas na descida da Serra do Araripe em Crato. Uma carreta de cor branca e placas MNG-0846, inscrição de Itaporanga (PB), com uma carga de madeira, perdeu os freios, bateu na traseira de um caminhão e saiu arrastando-o por cerca de 60 metros.

O caminhão tipo baú da Farmace com placas HXF-4908, inscrição de Barbalha, se encontrava estacionado no Posto da PRE (Polícia Rodoviária Estadual) e foi parar em uma árvore quando os dois veículos desceram uma ribanceira. A carreta tombou ficando completamente destroçada. Ainda sem identificação, o motorista da caminhão foi socorrido para o Hospital São Francisco de Crato com fratura no braço e deslocamento da clavícula.

A carreta procedia do estado do Para e viajava na direção da Paraíba sob a direção de Antonio Lima, de 50 anos, residente no município de Diamante (PB). Ele ficou no meio das ferragens, mas deu para sair sozinho apenas com escoriações leves principalmente no rosto. O veículo ficou bastante destruído soltando, inclusive, o cavalo deixando a carroceria a uma distância de 50 metros.

Desde a noite de ontem que a rodovia está interrompida, pois ficaram na mesma pedaços de madeira e destroços dos dois veículos. Os motoristas que por ali trafegam ficaram na obrigação de fazerem um desvio para seguirem viagem. Antonio disse que já conhecia a estrada e teve que raciocinar rápido ao sentir a falta de freios e a descida desgovernada. No posto, tentou passar entre o caminhão e um carro branco livrando apenas o segundo. “Por sorte não terminou em algo pior”, definiu o motorista da carreta.

Demontier Tenório

Foto: Chinês / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Empresas do Cariri recebem prêmio por atuação no ICMS

Empresas que obtiveram destaque na Região do Cariri receberam reconhecimento pelo Prêmio Contribuintes, em sua 6ª edição. As homenagens foram prestadas durante solenidade no Verdes Vales Lazer Hotel, na noite de ontem, em Juazeiro do Norte, com a presença de um público do segmento empresarial e autoridades locais e estaduais. A participação de 15 empresas demonstra a marca da região, com representatividade para o desenvolvimento do Estado.

São segmentos diferenciados, mas que caracterizam bem a Região Metropolitana do Cariri (RMC) e as suas principais cidades como importantes no processo de desenvolvimento do Ceará, com os seus investimentos em vários setores, principalmente educação e saúde. Nos últimos anos, a região foi beneficiária de alguns destes investimentos governamentais, como a conquista de um hospital regional, o Metrô do Cariri, entre outros empreendimentos.

A entrega da honraria acontece em quatro regiões do Estado. O Cariri tem obtido uma marca importante nos últimos anos, em termos de crescimento, principalmente do setor comercial. Várias empresas têm investido no potencial regional, o setor de transportes registra incremento, a exemplo do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. É quase um milhão de habitantes em toda a região, concentrado principalmente nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Realização
O Prêmio Contribuintes é uma parceria do Sistema Verdes Mares com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). O evento contou com a palestra do ex-ministro, Ciro Gomes, sobre a crise econômica mundial e seus reflexos no Brasil. O evento no Cariri premia 15 empresas e mais três entidades filantrópicas que mais arrecadaram com o Programa "Sua Nota Vale Dinheiro". Dez empresas estão entre as que mais arrecadaram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), por região, e mais cinco inseridas na categoria do Regime Simples Nacional.

A região figura como a terceira em arrecadação do Estado no ano de 2012, responsável pelo recolhimento, aos cofres públicos estaduais, de R$ 214,31 milhões, ou 2,8% em relação ao montante da receita em todo o Ceará, que insere a Capital e Região Metropolitana como maiores arrecadadoras, com 92%, o equivalente a R$ 7 bilhões. É a maior receita do ICMS no Estado. Nos últimos anos, há um progresso, principalmente com margens de crescimento em arrecadação no Interior.

Já nos dias 21 e 28 de fevereiro próximos, Tianguá, na região Norte, e Fortaleza, abrigarão as duas últimas festas, respectivamente nesta ordem. O Prêmio Contribuintes conta com patrocínio do Grupo M. Dias Branco, da Operadora de Telecomunicações OI, Banco do Nordeste (BNB) e Bradesco. A iniciativa de reconhecimento aos empresários da região demonstra, para os empreendedores, uma forma de evidenciar a possibilidade de levar à sociedade uma contribuição, em termos de investimentos voltados ao desenvolvimento local e do próprio Estado.

Segundo o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Benevides Filho, a importância dessa premiação tem sido focada na expansão do reconhecimento.

Aumentou o número de empresas homenageadas, tanto em Fortaleza, como no Interior, e a inserção de entidades sociais, também beneficiadas, por meio do Programa Sua Nota Vale Dinheiro. Além deles, os contabilistas também recebem homenagens. Para o secretário, essa é uma forma de incentivo, além do aprimoramento, também das entidades, em juntar notas para a campanha, e todo esse valor é revertido para setores básicos de atendimento, tais como a Saúde e a Segurança Pública.

Mauro Filho destaca ainda a real contribuição do Sistema Verdes Mares nesse processo. "Essa parceria com o Sistema Verdes Mares, por meio do Prêmio Contribuintes, tem colaborado para que as empresas do Ceará consolidem o crescimento da atividade econômica no Estado em ritmo muito maior que a média nacional e que o restante do País", avalia.

Meio ambiente
Neste ano, a honraria esteve voltada para mais uma categoria especial das empresas que seguem critérios ambientais alinhados com o que há de excelência em dar condições sustentáveis de desenvolvimento. Isso ajuda a manter e promover um nível de crescimento sem causar danos ao meio ambiente.

Para os dados de Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, o IBGE divulgou pela primeira vez informações considerando a Região Metropolitana do Cariri (RMC). O trabalho do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), com base nas informações geradas pelo IBGE, mostra que a estrutura econômica para a RMC, em 2002, se configurava em 75,69% no setor de serviços; 19,2% no setor da indústria; e 5,10% na agropecuária. Quando comparado com o ano de 2010, é possível perceber que a maior mudança foi na participação do setor agropecuário, que passou a responder por apenas 2,84% da economia da região.

Setor atacadista
Um dos setores que mais cresce no Cariri, especialmente em Juazeiro do Norte, é o comércio. E, no segmento, vale destacar o Atacadão, que reforça seu compromisso em oferecer um serviço de qualidade aos consumidores e em contribuir para o desenvolvimento econômico regional e do País. A rede está presente na região desde 2009, quando inaugurou sua primeira unidade no Ceará, em Juazeiro.

Maior atacadista do País, a rede atua em todas as regiões do Brasil, com presença em 22 Estados, além do Distrito Federal. São 91 unidades de autosserviço e 12 centrais de atacado, que garantem o abastecimento nas regiões onde atua, seja para comerciantes ou consumidores finais. A rede emprega mais de 24 mil colaboradores. A empresa encontra-se em fase de expansão, com 11 novas lojas inauguradas em 2012: Macaé (RJ), Campo Grande (MS) Bauru (SP), Porto Alegre (RS), Santa Maria (RS), Rio Branco (AC), Marília (SP), Taubaté (SP), Araraquara (SP), Arapiraca (AL) e Juiz de Fora (MG). Ao todo foram gerados mais de 2 mil novos empregos diretos ao longo de 2012.

Nas lojas Atacadão, os consumidores encontram um sortimento de 10 mil diferentes itens como alimentos, conservas, enlatados, frios e laticínios, carnes e peixes, hortifrutigranjeiros, bebidas e refrigerantes, doces e biscoitos, cereais, higiene pessoal e limpeza, utilidades domésticas, automotivos e pet shop, das mais diferentes marcas.

Outra vantagem é que a rede comercializa produtos em embalagens fechadas, fracionadas ou em unidades, o que permite que diferentes públicos sejam atendidos de forma eficaz, desde comerciantes, em variados segmentos, a consumidores finais.

Participação
230 milhões de reais foi o total da arrecadação do ICMS na Região do Cariri, Sul do Ceará, de janeiro a dezembro de 2012. É a segunda maior participação no Estado

Mais informações
Prêmio Contribuintes
6ª edição - próximas solenidades acontecem nos dias 21 e 28 de fevereiro, em Tianguá e em Fortaleza, respectivamente

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Jovem em estado terminal pede 'despedida de solteira' falsa

Em estado terminal por um tipo raro de câncer contra o qual vem lutando há quatro anos, uma britânica de 21 anos preparou uma lista de desejos para antes de morrer, que inclui uma "despedida de solteira" falsa, viagens e diversões com a família e dar apoio a outro paciente de câncer para fazê-lo mais feliz.

Stephanie Knight resolveu tornar pública sua história em um blog para ajudar a arrecadar fundos para uma ONG especializada em pesquisas e apoio para os pacientes de sarcoma de Ewing, um tipo de câncer que acomete os ossos e é mais frequente em pessoas brancas entre os 10 e os 20 anos.

A metástase do câncer de Stephanie, detectado inicialmente na região pélvica, já havia exigido a amputação de sua perna direita em outubro do ano passado, mas no fim do ano ela foi internada novamente por conta de fortes dores e, em janeiro, exames confirmaram que a doença está fora de controle e não há mais chance de cura. O tratamento contra o câncer também provocou um grande aumento de peso em Stephanie.

Ela ainda deverá passar por novas sessões de quimioterapia em uma tentativa de prolongar sua sobrevida. "Veremos como os tumores responderão (à quimioterapia) e o que acontecerá daí em diante", informa seu blog.

"Lamentavelmente, não haverá cura para o câncer de Stephanie, mas estamos determinados a lutar contra ele o maior tempo possível e ajudá-la a fazer todas as coisas que ela quer fazer", diz o texto de sua família.

Segundo o blog, Stephanie e sua família esperam estabelecer uma fundação em seu nome para ajudar outros jovens com o mesmo problema.

Pequenos prazeres
A lista de Stephanie, com 36 itens, inclui alguns pequenos prazeres, como "rir até chorar ou o corpo doer", "fazer muitas compras", "ir a shows de música", "comer uma comida muito boa", "tomar um chá da tarde" ou passar por uma sessão completa de manicure com a pintura das unhas em diferentes cores.

Uma boa parte dos desejos também envolve outras pessoas, como encontrar o time de futebol do Manchester United com seu pai ou o do Tottenham Hotspur com seu irmão, levar a irmã para conhecer os ídolos pop Robbie Williams e Gary Barlow, sair de férias com a família toda ou passar um fim de semana em um spa com as amigas.

Outros itens são um pouco mais específicos e elaborados, como "saltar de um avião com um instrutor", "uma noite de coquetéis com garçons nus", "aprender a tirar uma rolha de uma garrafa com uma espada" ou "encontrar Kate e o príncipe William".

A criação da lista de desejos foi inspirada por amigos do hospital onde ela vem recebendo tratamento para o câncer, na cidade de Cambridge.

Segundo uma das irmãs de Stephanie, Rachel, a jovem "sente que já perdeu muito tempo após um período tão longo no hospital" e está determinada a aproveitar da melhor maneira o tempo que resta.

"Stephanie é uma pessoa muito altruísta. Para ela, a lista tem mais a ver com as memórias que ela vai deixar para nós do que as experiências agradáveis para si mesma", disse Rachel, de 31 anos, à imprensa britânica. "Ela quer que nós tenhamos boas lembranças suas em vez de todas aquelas memórias do hospital."

Fonte: G1



TCM manda equipes para o Interior

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai iniciar o trabalho de inspeção nas prefeituras e câmaras municipais cearenses somente em março. O calendário de visitas ainda será definido, informa o presidente do Tribunal, Francisco Aguiar, que não descarta a possibilidade de alguns municípios serem visitados, em caráter extraordinário, ainda em fevereiro.

Ele faz questão de esclarecer que recebeu algumas denúncias dos novos prefeitos apontando irregularidades deixadas pelos antecessores. Esse material vai ser avaliado e se houver necessidade algumas equipes serão deslocadas para o Interior, mesmo antes das inspeções ordinárias, cujo calendário deverá ser definido durante a reunião de planejamento estratégico que deverá acontecer na próxima semana.

Quanto às inspeções extraordinárias explicou Francisco Aguiar que somente a partir de agora as denúncias apresentadas pelos novos prefeitos poderão ser avaliadas. Isso porque se encerrou na última quarta-feira o prazo para o encaminhamento do SIM referente a dezembro do ano passado.

Confrontação
O SIM é o Sistema de Informações Municipais, que corresponde ao balancete mensal com as principais informações, sendo fornecidas por meio de CD. Essa avaliação, ressalta o presidente do TCM, será mediante a confrontação dos dados fornecidos pelo SIM com as informações prestadas nas denúncias dos prefeitos. Então, se houver, necessidade a inspeção será realizada.

Ontem de manhã, em seu gabinete, Francisco Aguiar se reuniu com os dirigentes das 14 inspetorias do Tribunal. Na ocasião apresentou o novo diretor de fiscalização, Zivaldo Rodrigues Loureiro Júnior, e reforçou as orientações para essa área, apresentadas inicialmente em seu discurso de posse.

A recomendação é no sentido de dar continuidade ao trabalho de capacitação dos gestores, com ênfase no envolvimento da sociedade para participar do processo de fiscalização. Ele quer que a sociedade seja capacitada e estimulada para utilizar os meios que dispõe na fiscalização das contas, no âmbito das prefeituras e câmaras.

Durante a reunião ele também acenou com a possibilidade de ampliar o contingente de servidores da área técnica. Mas essa é uma questão que ainda será levada à apreciação do governador Cid Gomes. O novo diretor de fiscalização do TCM, Zivaldo Rodrigues Loureiro Júnior, pertence ao quadro de servidores do Tribunal, é formado em direito, contabilidade e engenharia, com especialização em gestão pública e auditoria.

Fonte: Diário do Nordeste



É possível emagrecer sem fazer dieta?

É possível, sim, emagrecer sem fazer dieta, sem sofrer e sem ficar contando calorias.

É tudo uma questão de mudança de hábitos. Abandone a TV e coma calmamente na mesa de jantar.

Troque o copo gigante de refrigerante por outro menor. Não tem tempo de ir pra academia? Deixe o carro em casa no fim de semana e vá a pé ao cinema, à padaria, ao restaurante…

É importante lembrar que não é só com alimentação e exercícios que os quilos podem ser eliminados. O sono também é importantíssimo. Dormir bem pode ajudar a regular o relógio biológico, a produção de hormônios e ser benéfico ao emagrecimento.

“Isso não significa, porém, que uma pessoa que dorme bem e não faz dieta vai necessariamente emagrecer, mas sim que o hábito pode contribuir com esse objetivo”, diz Marcio Mancini, endocrinologista da regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologista e Metaboligia (SBEM-SP) e chefe do departamento de obesidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

“No final, é essa somatória de hábitos que ajudam no emagrecimento que pode fazer com que uma pessoa que não esteja em dieta perca peso”, diz Mancini. Se você cansou das dietas, aproveite o aval médico e conheça 13 formas de perder peso sem restringir a sua alimentação:

Durma adequadamente
Não são poucas as pesquisas científicas que comprovaram que um sono ruim e o excesso de peso andam juntos. Acontece que, de acordo com estudos recentes, dormir pouco e mal dá fome e aumenta o apetite por comidas gordurosas. Para piorar, uma má noite de sono aumenta o cansaço (e, consequentemente, diminui as chances de uma pessoa sair do sofá e ir se exercitar) e ainda reduz a capacidade de o corpo queimar as calorias consumidas. Foi o que concluiu uma equipe de pesquisadores da Suíça após avaliar 14 homens de peso normal por duas vezes: uma após dormirem por oito horas seguidas e outra, depois de terem passado uma noite inteira sem dormir. Uma possível explicação para que isso aconteça esteja no fato de que, conforme descobriu umestudo feito na Suécia, uma determinada região do nosso cérebro associada ao apetite é ativada de forma mais intensa após dormirmos mal ou pouco (menos do que oito horas) do que depois de uma boa noite de sono.

Tire a televisão do quarto
Pesquisas recentes já constataram que, de maneira geral, ter televisão no quarto aumenta o tempo em que uma pessoa passa sentada em frente ao aparelho e também eleva as chances de ela fazer algumas das refeições enquanto assiste TV. Consequentemente, ela come demais, se exercita de menos e acumula gordura no seu corpo. Um estudo do Centro de Pesquisas Biomédicas Pennington, nos Estados Unidos, observou que crianças que tinham televisão no quarto, em comparação com as que não tinham, passavam mais tempo sentadas em frente ao aparelho e, o que é pior, tinham maiores níveis de gordura subcutânea (que geralmente se acumula na barriga, nas pernas e no culote), de gordura visceral (que fica em torno dos órgãos) e maiores medidas de circunferência abdominal.

Beba água antes das refeições
De acordo com a endocrinologista Gláucia Carneiro, beber dois copos de água aproximadamente meia hora antes de uma refeição ajuda no emagrecimento, já que aumenta a saciedade e, portanto, faz com que uma pessoa consuma menos calorias. A recomendação da média tem fundamento em uma série de pesquisas sobre o assunto que encontraram o efeito benéfico do hábito. Uma delas, feita na Universidade Virgina Tech, nos Estados Unidos, por exemplo, observou que pessoas que estavam tentando emagrecer e que seguiram esse hábito durante três meses perderam cerca de 2,5 quilos a mais do que aquelas que não beberam água antes das refeições.

Pratique yoga
Um estudo publicado em 2009 no periódico Journal of the American Dietetic Association concluiu que a prática de yoga pode reduzir o risco de obesidade. Isso porque a atividade está associada a uma alimentação mais consciente e, segundo os autores, quem come conscientemente (come porque sente fome e para de se alimentar quando está satisfeito) corre um menor risco de engordar. A pesquisa avaliou 300 pessoas e concluiu que as que praticavam yoga eram as mais conscientes de sua alimentação e tendiam a ter um índice de massa corporal (IMC) menor do que as que não praticam a atividade.

Não leve a travessa de comida para a mesa
Essa é outra técnica cognitivo-comportamental que o endocrinologista Marcio Mancini sugere a seus pacientes que querem emagrecer, mas que também pode ser uma ótima solução mesmo entre aqueles que não estão de dieta. Deixar as travessas de comida longe da mesa garante que o indivíduo faça apenas um prato, controle o que está comendo e, assim, não cometa exageros.

Escolha pratos e copos menores
Algumas medidas podem ajudar pessoas que têm dificuldades em controlar a quantidade de comida que colocam no prato. Escolher pratos e copos pequenos, nos quais cabem menos comida e bebida, é uma delas. “É o que chamamos de técnicas cognitivo-comportamentais. Elas fazem parte das orientações dos profissionais a pessoas que desejam emagrecer. Mesmo que o indivíduo não esteja seguindo dieta, esses hábitos também podem vir a provocar a perda de peso”, afirma o endocrinologista Marcio Mancini.

Coma na hora certa
Muitas vezes, o que interfere no ganho de peso não é somente o que comemos, mas também a hora em que o fazemos. O consumo de alimentos calóricos e gordurosos engorda, mas esse efeito pode ser pior ou mais atenuado dependendo do momento do dia em que uma pessoa resolve atacar um hambúrguer com batatas fritas, por exemplo. Foi o que concluiu uma pesquisa holandesa divulgada no ano passado que, em testes feitos com roedores, mostrou que ingerir açúcar e gordura nos momentos mais sedentários do dia — como quando passamos horas na frente de um computador ou da televisão — promove um ganho de peso maior do que quando nos movimentamos mais, como quando nos locomovemos de um lugar para o outro ou realizamos atividade física.

Se concentre nas refeições
Fazer as refeições enquanto estamos distraídos com outra coisa, como com a televisão ou com o computador, aumenta as chances de ingerirmos uma quantidade maior de comida. Isso porque, segundo a endocrinologista Cintia Cercato, paramos de prestar atenção no que, de fato, estamos comendo e perdemos a noção da quantidade.

Beba menos álcool
Ninguém se nutre de bebida alcoólica e, portanto, elas é dispensável — o que não quer dizer que precise ser eliminada da sua dieta para que você consiga emagrecer. Acontece que reduzir o consumo de álcool é importante pois a bebida apresenta dois problemas quando se trata de ganho de peso: é calórica e faz com que o indivíduo que bebe demais em um jantar, por exemplo, perca o controle da quantidade de comida que está ingerindo e coma mais do que deveria.

Coma menos gordura
Reduzir o consumo de gordura é uma lei incontestável para qualquer pessoa que deseja emagrecer. E a boa notícia é que essa medida é capaz de diminuir o peso mesmo entre aqueles que não estão de dieta. Foi o que mostrou um estudo publicado recentemente no periódico British Medical Journal (BMJ). Após revisar cerca de 30 pesquisas sobre o assunto, os autores perceberam que diminuir a quantidade de comida gordurosa ingerida, ainda que mantendo todos os outros hábitos alimentares, faz com que uma pessoa emagreça ao menos 1,6 quilo em seis meses. E não só isso: a medida ainda diminui os níveis de colesterol no sangue, o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência abdominal.

Coma mais vegetais e alimentos integrais
Essas medidas não significam que você está em uma dieta restritiva e não pode comer nada além de vegetais e alimentos integrais. No entanto, dar preferência a esse tipo de ingrediente na hora de fazer as refeições aumenta a saciedade de uma forma saudável e, portanto, a chance de você ter apetite para comer outras coisas diminui. “Em termos de calorias, não há muita diferença do arroz normal para o integral. No entanto, a maior saciedade que as fibras presentes no integral provocam reduz a ingestão de calorias depois da refeição”, diz a endocrinologista Gláucia Carneiro.

Mesmo que pouco, faça algum exercício
Fazer alguma atividade física é essencial para todas as pessoas, mas principalmente para aquelas que desejam emagrecer, já que os exercícios queimam as calorias consumidas e impedem que elas se acumulem. É comum, porém, que um indivíduo alegue falta de tempo, de dinheiro ou de vontade para justificar o seu sedentarismo. No entanto, não é preciso muito para que uma atividade física ajude no emagrecimento. Uma pesquisa dinamarquesa publicada em 2012, por exemplo, após avaliar 60 homens obesos, concluiu que a perda de peso é semelhante com a prática de 30 ou 60 minutos de exercícios — que podem ser de moderados a intensos, suficientes para produzir suor, como uma simples caminhada rápida pelo seu bairro.

Quando puder, deixe o carro na garagem
Praticar atividade física não quer dizer necessariamente matricular-se em uma academia e se obrigar a frequentar o lugar três vezes por semana. Para aqueles que têm dificuldades em seguir uma rotina como essa, há alternativas: ir a pé ou de bicicleta para os lugares quando for possível; substituir elevadores e escadas rolantes pela escada comum; ou então descer antes do ônibus ou estacionar o carro mais longe para aumentar a quantidade de quilômetros andados. Uma pesquisa americana divulgada em julho do ano passado comprovou que, ao menos entre adolescentes, essa tática funciona. De acordo com o estudo, jovens que caminham ou vão de bicicleta à escola ao menos três vezes na semana têm um risco 33% menor de ter sobrepeso ou obesidade do que quem vai de carro ou ônibus.

Fonte: Acidez Mental



AddThis