Sua saúde: Vegetarianos são menos saudáveis e mais depressivos, diz estudo

Eles fumam menos, bebem menos, fazem mais exercício e têm alimentação com baixo consumo de gordura saturada e colesterol. Mesmo assim, os vegetarianos são menos saudáveis do que aqueles que comem carne. Pelo menos é o que sugere uma pesquisa controversa da Universidade de Medicina de Graz, na Áustria.

O estudo utilizou dados do levantamento “Austrian Health Interview Survey”, que comparou hábitos alimentares e estilo de vida de vegetarianos e "carnívoros". Os pesquisadores concluíram que pessoas que não comem carne são mais propensas a desenvolver câncer, alergias e problemas como depressão e ansiedade. O trabalho, porém, vem sendo criticado por pessoas que o acusam de ter uma ligação com a indústria da carne.

Os 1.320 indivíduos estudados na pesquisa foram separados por idade, sexo, nível sócio-econômico e quantidade de carne ingerida: 330 eram vegetarianos; 330 eram carnívoros que comiam grande quantidade de frutas e legumes; 330 comiam pouca carne; e 330 tinham a carne como alimento principal de sua dieta.

Os pesquisadores constataram que os vegetarianos consumiam menos álcool e tinham menores índices de massa corporal, mas ainda assim apresentavam um estado total de saúde física e mental mais deficiente do que os outros.

Os participantes que comiam menos carne também tinha práticas de saúde menos intensas, afirmaram os pesquisadores. Eles evitavam consultas médicas para check-ups e ações preventivas tais como vacinas.

“Nosso estudo mostrou que os adultos austríacos que consomem uma dieta vegetariana são menos saudáveis ​​(em termos de câncer, alergias e distúrbios de saúde mental), têm uma qualidade de vida menor e também precisam de mais tratamento médico”, escreveram os autores.

Após a publicação do estudo, muitos questionaram o resultado e apontaram uma possível ligação com a indústria da carne. Ao “Austrian Times”, a epidemiologista e coordenadora da pesquisa Nathalie Burkert afirmou: “Nós já nos distanciamos dessa afirmação, pois é uma interpretação errada dos nossos dados”.

“Nós realmente notamos que os vegetarianos sofriam mais com certas condições como asma, câncer e doenças mentais do que as pessoas que comiam carne, mas não podemos dizer qual é a causa e qual é o efeito”, disse Nathalie, que acrescentou: “É preciso que haja um estudo mais aprofundado antes que esta questão possa ser respondida”.

Fonte: O Globo



F-1: Massa perde para Bottas e larga em 8º; Rosberg é pole no Bahrein

Valtteri Bottas foi mais rápido que Felipe Massa também neste sábado e largará na frente do piloto brasileiro no Grande Prêmio do Bahrein. O finlandês garantiu o direito de largar na quarta posição do grid, deixando o brasileiro da Williams em oitavo em um treino classificatório que voltou a ter a Mercedes soberana: a escuderia alemã fez a dobradinha com Nico Rosberg na pole e Lewis Hamilton em segundo.

Massa, que ignorou a ordem da Williams ao final do GP da Malásia no último final de semana para abrir caminho para Bottas, desta vez nada pôde fazer para ficar à frente do colega de time. O finlandês foi mais rápido que o brasileiro no Q1 e no Q3 do treino (no segundo, os dois cravaram a mesma marca), fechando a sessão com 1min34s247. Massa foi mais lento, terminando com 1min34s511.

Equipe que venceu as duas primeiras corridas da temporada, a Mercedes sobrou mais uma vez no classificatório do Bahrein. O alemão Nico Rosberg fez a pole com 1min33s185 e terá a companhia de Lewis Hamilton na primeira fila – o inglês fez 1min33s464. Mais atrás, abrindo a terceira fila, ficou o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, com 1min34s051.

Ao longo da sessão, chamou a atenção a eliminação de Sebastian Vettel logo no Q2 do classificatório. O atual tetracampeão mundial da F1 não conseguiu ficar entre os dez mais rápidos, tendo registrado o tempo de 1min34s985 e reservado o direito de largar na modesta 11ª posição – ele ficou a 0s06 do ferrarista finlandês Kimi Raikkonen, que avançou para a terceira etapa do treino graças ao tempo de 1min34s925. Quem também decepcionou foi Fernando Alonso, que sairá em décimo no grid.

Terceira etapa do Mundial de 2014, o Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 tem a largada programada para as 12h (de Brasília). Assim como o treino classificatório, a corrida será realizada no período noturno.

Confira os tempos:

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1min33s185
2. Lewis Hamilton (ING/Mercedes): 1min33s464
3. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull): 1min34s051
4. Valtteri Bottas (FIN/Williams): 1min34s247
5. Sergio Pérez (MEX/Force India): 1min34s346
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): 1min34s368
7. Jenson Button (ING/McLaren): 1min34s387
8. Felipe Massa (BRA/Williams): 1min34s511
9. Kevin Magnussen (DIN/McLaren): 1min34s712
10. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): 1min34s992

Q2
11. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): 1min34s985
12. Nico Hulkenberg (ALE/Force India): 1min35s116
13. Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso): 1min35s145
14. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso): 1min35s286
15. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber): 1min35s891
16. Romain Grosjean (FRA/Lotus): 1min35s908

Q1
17. Pastor Maldonado (VEN/Lotus): 1min36s663
18. Adrian Sutil (ALE/Sauber): 1min36s840
19. Kamui Kobayashi (JAP/Caterham): 1min37s310
20. Jules Bianchi (FRA/Marussia): 1min37s310
21. Marcus Ericsson (SUE/Caterham): 1min37s875
22. Max Chilton (ING/Marussia): 1min37s913

Fonte: Terra



Brasil é o pior em retorno de imposto à população, aponta estudo

Pela quinta vez consecutiva, o Brasil é o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos em qualidade de vida para a sua população.

A conclusão consta de estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) que compara 30 países com maior carga tributária em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e verifica se o que é arrecadado por essas nações volta aos contribuintes em serviços de qualidade.

Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul ocupam respectivamente as primeiras posições do ranking. O Brasil está em 30º lugar, atrás da Argentina (24º) e do Uruguai (13º), quando se analisa o retorno de tributos em qualidade de vida para a sociedade.

Para medir esse retorno, o instituto criou em 2009 o Irbes (Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade). No Brasil, ele é de 135,34 pontos; nos EUA, 165,78.

O indicador de retorno é resultado da soma de dois outros parâmetros usados pelo IBPT: a carga tributária em relação ao PIB (soma das riquezas de um país), com ponderação de 15% na composição do índice, e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), calculado com base em dados sobre educação, renda e saúde e que serve para medir o grau de desenvolvimento econômico. Esse indicador tem peso de 85% na composição do Irbes.

Para a carga tributária, o estudo considera as informações da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Os dados de IDH usados são da ONU (Organização das Nações Unidas). Ambos são de 2012, último dado disponível.

No Brasil, a carga fiscal em 2012 foi de 36,27%, segundo mostra o levantamento do instituto, que atua no setor.

Fisco
A Receita Federal informou que não comentaria o assunto. Para o Fisco, a carga tributária do Brasil em 2012 foi de 35,85%. O resultado de 2013 ainda não foi divulgado.

Os percentuais do IBPT e da Receita são diferentes porque o instituto considera no cálculo os valores pagos com multas, juros e correção, contribuições e custas judiciais.

Para o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, o estudo reforça e mostra a necessidade de cobrar dos governos de todas as esferas -federal, estadual e municipal- a melhor aplicação dos recursos pagos pelos contribuintes.

"Os brasileiros foram às ruas recentemente em protestos em que as faixas também mostravam a insatisfação com a elevada carga tributária e o pouco retorno em qualidade de vida", diz.

Ranking
Na edição anterior do levantamento, o Japão ocupava a quarta posição. Neste ano, passou para sexta. Já a Bélgica estava em 25º lugar e passou para a 8ª colocação.

Fonte: Folha.com



Crato (CE): Polícia fecha duas “bocas de fumo” e leva oito pessoas para a delegacia

Denúncias de populares levaram ao fechamento de mais duas “bocas de fumo” que funcionavam nas ruas Roberto Mazinho, 64 (Conjunto Nossa Senhora da Penha) e General Joaquim Pinheiro Monteiro, 65/A (Novo Crato). Segundo o Capitão Marcus Alencar e o Sargento Rodrigues que coordenaram a operação, estas seriam comandadas por uma pessoa conhecida como “Marcelo”. Eles tiveram o apoio de vários soldados e três deles haviam montado campana no local observando o entra e sai.

A primeira abordada foi uma mulher que seria vendedora com a qual foram encontrados papelotes de maconha e, na casa, cocaína dentro de uma lata de arroz e várias pedras de crack no recipiente de sal. Noutra casa, usada por “Marcelo”, havia mais cocaína, maconha e crack e sacos para embalar drogas. Ao todo foram apreendidas 180 gramas de maconha, 22 de cocaína, 10 gramas de crack, balança de precisão, cinco celulares, além de uma prensa e um triturador de metal e mais de R$ 50,00 em moedas.

Ali estavam oito pessoas, incluindo uma menor usada pela mãe para transportar e esconder drogas. Foram levados para a Delegacia de Crato Charles Robson Mateus da Silva, de 29, e Maria Edna Serafim Pereira, de 20 anos, residentes na Rua Joaquim Pinheiro Monteiro, 65 (Seminário). Além destes, Romário Florentino Alves Silva, de 20, residente na Rua Francisca Correia Brasil, 32 (Frei Damião) em Juazeiro e José Marcela Piancó Benigno, de 29, residente na Rua Augusto Evandro Lima.

Completando o comboio, Diego Rodrigues Vitoriano, de 20, residente na Rua Roberto Marinho, 67 (Seminário), Emanuela Cardoso de Sousa, de 30, residente no Sitio Sertãozinho (Distrito de Cajazeiro) e sua filha de 13 anos liberada em seguida, bem como o suspeito de coordenar as “bocas” José Marcelo Piancó Benigno, de 25 anos, irmão de Marcela e morador da Rua Joaquim Piancó, 65/A (Seminário).

Demontier Tenório

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Ipea reconhece erro em pesquisa de estupro - 65% era 26%

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicou nota em que faz uma errata à pesquisa “Tolerância social à violência contra as mulheres”, que causou polêmica na semana passada. O número de maior repercussão mostrava que 65% dos brasileiros concordavam com a afirmação "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". Na verdade, o número é 26%.

Compare a forma como os brasileiros de fato responderam à questão e, em seguida, como ela foi publicada na semana passada:


Como pode ser visto, 70% dos brasileiros discordam parcial ou totalmente desta frase, número ainda maior que os supostos 65% que teriam respondido que concordavam, na última semana.

A confusão foi gerada, segundo o Ipea, pela troca entre as respostas de duas perguntas. 

O diretor da área de Estudos e Políticas Sociais, Rafael Osório, pediu exoneração do cargo após o erro ter sido percebido.

Nos últimos dias, a pesquisa já estava sendo alvo de contestação. Especialistas apontavam que as respostas eram contraditórias. (veja os argumentos)

É questionado ainda o fato de 66% dos entrevistados na pesquisa serem mulheres, enquanto elas representam 51% da população brasileira.

O instituto defende que as conclusões gerais do estudo permanecem válidas.

"Os demais resultados se mantêm, como a concordância de 58,5% dos entrevistados com a ideia de que se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros. As conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, ensejando o aprofundamento das reflexões e debates da sociedade sobre seus preconceitos", defende o Ipea.

Implicações
A rigor, a publicação da errata não traz grandes consequências práticas, já que se trata de uma pesquisa de opinião. No entanto, é imprevisível que efeitos pode ter sobre a percepção nacional, dada a dimensão que o levantamento atingiu na última semana.

O erro, por exemplo, afetou a imagem do Brasil no exterior: jornais e revistas das maiores economias do planeta repercutiram a informação, que ficou tachada como símbolo do grande machismo da sociedade brasileira. 

A presidente Dilma Rousseff se manifestou no Twitter, dizendo que a “pesquisa do Ipea mostrou que a sociedade brasileira ainda tem muito o que avançar no combate à violência contra a mulher".

Já a jornalista Nana Queiroz, de Brasília, começou a campanha #naomereçoserestuprada, em que mulheres tiraram fotos, normalmente tampando os seios, com a frase titulo do movimento. Foram milhares de adesões nas redes sociais. 

Veja a nota do Ipea na íntegra:

"Vimos a público pedir desculpas e corrigir dois erros nos resultados de nossa pesquisa Tolerância social à violência contra as mulheres, divulgada em 27/03/2014. O erro relevante foi causado pela troca dos gráficos relativos aos percentuais das respostas às frases Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar e Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. Entre os 3.810 entrevistados, os percentuais corretos destas duas questões são os seguintes:



Corrigida a troca, constata-se que a concordância parcial ou total foi bem maior com a primeira frase (65%) e bem menor com a segunda (26%). Com a inversão de resultados entre as duas questões, relatamos equivocadamente, na semana passada, resultados extremos para a concordância com a segunda frase, que, justamente por seu valor inesperado, recebeu maior destaque nos meios de comunicação e motivou amplas manifestações e debates na sociedade ao longo dos últimos dias.

O outro par de questões cujos resultados foram invertidos refere-se a frases de sentido mais próximo, com percentuais de concordância mais semelhantes e que não geraram tanta surpresa, nem tiveram a mesma repercussão. Desfeita a troca, os resultados corretos são os que seguem. Apresentados à frase O que acontece com o casal em casa não interessa aos outros, 13,1% dos entrevistados discordaram totalmente, 5,9% discordaram parcialmente, 1,9% ficou neutro (não concordou nem discordou), 31,5% concordaram parcialmente e 47,2% concordaram totalmente. Diante da sentença Em briga de marido e mulher, não se mete a colher, 11,1% discordaram totalmente, 5,3% discordaram parcialmente, 1,4% ficaram neutros, 23,5% concordaram parcialmente e 58,4% concordaram totalmente.

A correção da inversão dos números entre duas das 41 questões da pesquisa enfatizadas acima reduz a dimensão do problema anteriormente diagnosticado no item que mais despertou a atenção da opinião pública. Contudo, os demais resultados se mantêm, como a concordância de 58,5% dos entrevistados com a ideia de que se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros. As conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, ensejando o aprofundamento das reflexões e debates da sociedade sobre seus preconceitos. Pedimos desculpas novamente pelos transtornos causados e registramos nossa solidariedade a todos os que se sensibilizaram contra a violência e o preconceito e em defesa da liberdade e da segurança das mulheres.

Rafael Guerreiro Osorio* e Natália Fontoura
Pesquisadores da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc/Ipea) e autores do estudo

* O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea pediu sua exoneração assim que o erro foi detectado."

Fonte: Exame



Chuvas causam alagamentos e destruições no Interior do CE

As chuvas que caíram na maioria das regiões que formam o Estado ocasionaram diversos transtornos e prejuízos às populações. Confirmando previsão da Fundação Cearense de Meteorologia, houve registro de precipitações em 119 municípios de ontem para hoje. Na maioria das cidades onde as chuvas foram superiores a 50 milímetros, ruas e avenidas amanheceram alagadas. Em alguns locais houve queda de árvores e desabamento de muros residenciais e de fachadas de estabelecimentos comerciais.

A maior precipitação aconteceu no município de Ererê, que registrou 158mm. Com a intensidade das chuvas, houve transbordamento das águas do Açude Cantim, que acabaram invadindo algumas residências localizadas na parte mais baixa da cidade. Na zona rural do município, o gado precisou ser transferido para áreas mais altas por causa do rompimento de uma barragem no Sítio Pau-Ferrado.

Na manhã de ontem, alguns criadores realizaram buscas na tentativa de encontrar animais que desapareceram após terem sido carregados pelas águas da barragem. Uma estrada vicinal que liga a zona rural de Ererê ao município de Pau dos Ferros (RN), ficou totalmente intransitável por causa do surgimento de buracos e devido à correnteza dos rios Melancia e Conceição, que cobriram a pista de rolamento de veículos.

Na CE-138, um barranco cedeu e interditou parte da via que dá acesso ao município de Pereiro. O rio Figueiredo, outro importante manancial da região, também registrou aumentou significativo em seu volume de água.

Na região do Cariri, as chuvas trouxeram novos aborrecimentos aos moradores de áreas onde frequentemente ocorrem alagamentos. As ruas que formam o bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, amanheceram, em grande parte, cobertas pelas águas. Durante grande parte da manhã de ontem motoristas tiveram dificuldades de se deslocarem pela Avenida Leão Sampaio, que liga a cidade ao município de Barbalha. Em alguns trechos da rodovia o trânsito ficou completamente paralisado. Na Avenida Plácido Castelo, um dos locais mais atingidos, moradores utilizaram um trator para se deslocarem.

No Centro da cidade, o trânsito apresentou lentidão devido à quebra de alguns semáforos. Nos bairros Mutirão, Novo Juazeiro, Betolândia e São José a maioria das vias públicas ficaram cobertas pela lama e pelo lixo trazido pelas águas provenientes de bocas de lobo e bueiros entupidos.

Em Crato, as precipitações caídas durante a madrugada de ontem atingiram 77mm, volume suficiente para também ocasionar vários prejuízos à população. Em alguns pontos da cidade, pluviômetros particulares registraram até 125mm. Por muito pouco o Canal do Rio do Grangeiro, na Avenida José Alves de Figueiredo, que separa o Centro de alguns bairros, não transbordou. O muro do cemitério público Nossa Senhora da Piedade desabou e vários túmulos foram danificados. A parede de pedra não suportou o volume de água, que também arrancou o portão da parte lateral do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. Segundo a administradora do Cemitério, Fátima Fernandes, esse é um problema que há vários anos vem acontecendo na cidade. Ela disse ter recebido vários telefonemas durante a madrugada informando sobre o incidente.

Por volta das 5 horas da manhã funcionários ligados ao setor de limpeza pública já estavam no local para retirar a grande quantidade de terra, principalmente dos túmulos atingidos. Antes de ser um cemitério, a área servia de passagem de um rio, que chegava até o Centro, passando pela Praça da Sé.

Numa área próxima ao cemitério, inclusive, onde fica o Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), a água chegou a atingir cerca de um metro e meio de altura, quase cobrindo um orelhão na porta do prédio. Parte do Muro da AABB chegou a desabar.

Moradores da Rua Sagrada Família, no Centro da cidade, também estão preocupados com a grande quantidade de água e lama que desceu do local. Uma das casas está em risco iminente de desabar, mas os familiares ainda permanecem no imóvel, mesmo com a orientação da Defesa Civil da localidade. A chuva torrencial foi a que mais causou prejuízos até o momento na cidade. Nos bairros Seminário e Independência famílias decidiram mudar de casas, em risco de desabamento. Pela manhã, vários veículos retiravam lama e lixo de várias partes da cidade.

Na região Norte do Estado também houve registros de danos. A chuva intensa que caiu na tarde de ontem no município de Sobral provocou, principalmente, alagamentos e pontos de lentidão no trânsito. No centro da cidade e nos bairros Coelce e Parque da Cidade, os alagamentos provocaram uma lâmina de cerca de 50 centímetros por sobre as vias.

As ruas também ficaram tomadas pelo lixo porque os bueiros não deram conta das águas pluviais. "Eu estava indo pra casa, mas tive que ficar esperando porque a água estava quase pelo joelho. Vários carros pararam no trânsito porque havia muito lixo nas esquinas e os bueiros acabaram entupidos", comentou.

A região Centro-Sul também registrou precipitações caídas com maior intensidade. Em Iguatu, cerca de 80 famílias tiveram suas casas alagadas, com móveis e pertences destruídos. A pluviometria foi variada. Houve precipitações de 69mm, no Centro; 120mm no bairro Brasília; e de 135mm na localidade rural de Barreira dos Pinheiros.

Árvores caíram em várias ruas da cidade. Uma placa de publicidade desabou na madruga de ontem e uma casa de taipa foi parcialmente destruída na localidade de Barreira dos Pinheiros, na zona rural do município, onde a água invadiu cerca de 30 casas, atingindo móveis e eletrodomésticos. "Há 50 anos que moro aqui e nunca minha casa tinha entrado água, mas agora parte da parede caiu", lamentou o aposentado, Francisco Viana.

Na Travessa Estados Unidos, no bairro Brasília, cerca de 50 famílias também foram prejudicadas com a chuva. As casas foram alagadas e o nível da água ficou numa altura de 70cm no interior das residências, danificando móveis e pertences dos moradores.

"Perdi uma geladeira e o guarda-roupa que comprei na semana passada ficou estragado", disse a dona de casa, Cícera Viana. Pela manhã, funcionários da prefeitura recolheram árvores e iniciaram serviço de limpeza nas ruas e bueiros. Mesmo com a quantidade de danos ocasionados pelas precipitações, não há registros de solicitações realizadas nas últimas 24 horas à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará.

Prevenção
Conforme a assessoria de comunicação do órgão, planos emergências já estão sendo realizados em algumas regiões do interior cearense. Nenhum deles, no entanto, estão relacionados com danos ocasionados pelas precipitações registradas ontem. A Coordenadoria de Defesa Civil informou que, em casos de possíveis desmoronamentos em áreas de risco, os moradores destas regiões devem abandonar os locais imediatamente.

Se forem observados o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d'água, a ordem é buscar abrigo em locais seguros e solicitar o auxílio do Corpo de Bomeniros, através do telefone 193, ou da própria Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do número fone 199.

Ontem, também choveu forte em Pereiro (130mm); São Gonçalo (102mm); Cedro (86mm); e Granja (75mm).

Conforme a Funceme, em razão da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Cavado de Altos Níveis (CAN), o Ceará deverá ficar com o céu entre parcialmente nublado a nublado com chuvas isoladas em todas as regiões neste sábado.

Mais informações
Funceme  (85) 3101.1088
Defesa Civil do Estado em Fortaleza  (85) 3101.4582
Geral - 199
Corpo de Bombeiros -193

ROBERTO CRISPIM E SUCURSAIS
COLABORADORES E REPÓRTERES

Fonte: Diário do Nordeste



Sua saúde: Antisséptico bucal 3 vezes ao dia aumenta risco de câncer

Se você usa antisséptico bucal mais de três vezes ao dia, talvez seja melhor rever o hábito. De acordo com pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade de Glasgow, na Escócia, o excesso do produto pode aumentar risco de câncer de boca e garganta. Os dados são do jornal Daily Mail.

O resultado apoia um estudo australiano de 2009 que disse que havia “provas suficientes” de que enxaguantes bucais com álcool contribuem para um aumento da probabilidade da doença, porque permitiriam que substâncias causadoras de câncer penetrassem na mucosa da boca com mais facilidade.

No novo levantamento, avaliaram 1.962 pacientes com câncer e 1.993 pessoas saudáveis ​​em 13 centros de nove países. Constatou-se também que aqueles com problemas de saúde oral, incluindo os com dentaduras e gengivas sangrando persistentemente, estavam em maior risco.

Os cientistas acrescentaram que pode haver uma ligação entre os bochechos excessivos e as pessoas que os utilizam para mascarar o cheiro de fumo e álcool, fatores de risco para o câncer oral.

Eles não foram capazes de analisar os tipos de antisséptico bucal causadores do problema, porque eram usados ​​há muitos anos pelos voluntários. “Não aconselharia o uso rotineiro de antisséptico bucal. Para mim, tudo que é necessário, em geral, é uma boa escovação regular com creme dental com flúor e fio dental combinada com check-ups regulares por um dentista”, disse o dentista David Conway. “Há ocasiões e condições para que um dentista prescreva um antisséptico bucal. Pode ser que um paciente tenha um baixo fluxo salivar por causa de uma condição particular ou medicamento que está tomando.”

O professor Damien Walmsley, assessor da Associação Dental Britânica, disse que o estudo não foi conclusivo. “Infelizmente, esse comportamento não pode ser dissociado de pessoas que negligenciam a sua higiene oral e raramente, ou nunca, visitam o dentista, como o estudo sugere. Ele também destaca que as pessoas que estão em risco de desenvolver esses tipos de câncer podem estar usando bochechos à base de álcool de forma inadequada para disfarçar fumo ou álcool.”

Fonte: Terra


José Wilker morre aos 66, vítima de infarto fulminante

O ator José Wilker, 66, morreu em sua casa, no Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (5), vítima de um infarto fulminante enquanto dormia. A informação foi confirmado ao UOL pelo assessor do ator, Cláudio Rangel. "Nós percebemos hoje de manhã. Graças a deus, ele não sofreu nada", afirmou Rangel.

Wilker deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá. Ele foi casado quatro vezes, com as atrizes Renée de Vielmond, Mônica Torres e Guilhermina Guinle e com a jornalista Claudia Montenegro.

O último trabalho do ator foi na novela "Amor à Vida", em que ele interpretou o médico Herbert. Antes disso, ele havia atuado em outra novela de Walcyr Carrasco, "Gabriela". Ao todo, Wilker atuou em 29 novelas, incluindo sucessos como "Roque Santeiro", "O Salvador da Pátria", "Anos Rebeldes" e "A Próxima vítima".

Nascido em Juazeiro do Norte, no Ceará, no dia 20 de agosto de 1947, José Wilker começou sua carreira como locutor de rádio no Ceará. Aos 19 anos, porém, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a atuar. Um de seus primeiros trabalhos foi o filme "A Falecida", de 1965, protagonizado por Fernanda Montenegro.

Com uma extensa carreira também no cinema, Wilker atuou em 49 filmes, como "Bye Bye Brasil", "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Jango" e "Giovanni Improtta" - baseado em seu famoso personagem da novela "Senhora do Destino".

Wilker também trabalhou como diretor, tendo sido o responsável pelo seriado "Sai de Baixo", da Globo. Ele também dirigiu as novelas "Louco Amor", de 1983, e "Transas e Caretas", de 1984, e o filme "Cinderela", de 1986.

Fonte: UOL



Por essa ninguém esperava: descubra por que as mulheres fingem orgasmos

Não precisaríamos estar na era da internet, com informações voando para todos os lados, para que até mesmo os homens já soubessem que muitas mulheres possuem o hábito de fingir orgasmos na hora H. A grande dúvida é: por que elas fazem isso?

Um estudo publicado recentemente no Journal of Sexual Archives diz que as mulheres fingem atingir o ápice do prazer não apenas para manter seu relacionamento ou por insegurança, mas também para se sentirem mais excitadas. A pesquisa norte-americana questionou 481 moças heterossexuais sexualmente ativas com idade média de 20 anos e que não estivessem em relacionamentos sérios.

Perguntadas sobre os motivos para mentir nessa hora, os quatro motivos mais recorrentes foram os seguintes:
  1. Enganação altruísta (fazer o homem se sentir melhor);
  2. Medo e insegurança (se esquivar de sentimentos ruins sobre a experiência);
  3. Elevação de excitação (entrar mais no clima);
  4. Encerramento sexual (fazer com que o sexo acabasse logo).
E o que isso significa?
As duas respostas mais populares certamente vão de encontro ao que normalmente pensamos quando o assunto é fingir orgasmos, isto é, que isso acontece porque as mulheres querem agradar a seus parceiros ou têm medo de serem consideradas frígidas. No entanto, o pesquisador Erin Cooper ressalta que o terceiro item revela avanços na autodeterminação feminina na cama.

Vale ressaltar, no entanto, que o estudo questionou apenas mulheres jovens e solteiras. Pesquisas anteriores indicaram que esse grupo tem mais dificuldade de atingir orgasmos verdadeiros do que moças que estão em relacionamentos sérios. Ainda assim, um trabalho anterior revelou que cerca de 80% das mulheres em geral já fingiram atingir o ápice do prazer pelo menos uma vez, então não seria impensável que os motivos possam valer para todas.

Fonte: Mega Curioso (via Newser)



Cid fica; candidato do PROS só sai em maio

A condição imposta pelo governador Cid Gomes para sair do Governo seria uma candidatura do irmão, Ciro Gomes, ao Senado Federal. Ciro diz que não é candidato e Cid encerra a discussão sobre sua desincompa-tibilização ficando no Governo até o fim do mandato, no último dia de dezembro deste ano. Ele comandará todo o processo sucessório, no âmbito do seu partido e da coligação.

A comunicação oficial da permanência do governador no cargo só foi conhecida no início da noite de ontem, quando Ciro Gomes comunicou que Cid publicaria, em sua página na Internet, uma nota confirmando o fico. Cid diz ter recebido apelos diversos para "considerar" sair do Governo, antes do fim do mandato, para ensejar a eleição de um senador da República.

Opiniões
"Como sei que as questões do Ceará dependem muito de força junto ao Governo Federal, o que se dá também através de uma forte bancada de senadores, abri uma discussão que concluo hoje. Como recebi opiniões as mais diferentes, pedi a Deus que me iluminasse e procurei sentir o coração dos cearenses. Cheguei à conclusão de que minha responsabilidade é permanecer no Governo até o fim".

Diz mais o governador: "Concluir a obra que iniciei, aperfeiçoar as políticas públicas sob minha responsabilidade e, fundamentalmente, entregar o Estado do Ceará em boas mãos, me parece ser o meu dever".

Com essa decisão, de todos os membros da família do governador (até o terceiro grau), só poderá ser candidato Ivo Gomes, atualmente deputado estadual licenciado para ser secretário de Educação do Município de Fortaleza. E Ivo só pode ser candidato a deputado estadual. Ele relutou o quanto pode para não se desincompatibilizar.

Ontem, o governador pessoalmente só teve contato com o irmão, Ciro, e com o presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque. Ele atendia a recomendação médica de repouso, dada no dia anterior, em razão do mal-estar sentido no evento em Limoeiro do Norte, na noite anterior, quando da solenidade de inauguração de uma Policlínica naquela cidade.

A discussão sobre a saída ou não do governador Cid Gomes começou a partir do último dia 23, quando o Diário do Nordeste publicou uma matéria tratando da questão, imediatamente confirmada pelo próprio governador. Ele sempre afirmou não ter interesse em disputar qualquer mandato no pleito deste ano, em razão da disposição de passar uma temporada fora do Brasil, preferencialmente trabalhando em um banco internacional de fomento, além de poder se dedicar um pouco mais à família.

Inelegível
A candidatura de Ciro, no entender de aliados do governador, serviria de reforço para o candidato a governador, permitiria ao próprio Ciro, sendo eleito senador, reanimar sua disposição de voltar a ser candidato à Presidência da República, sonho que diz ainda alimentar. Com Cid no Governo, ele é inelegível para disputar qualquer cargo. Além da projeção natural que um mandato de senador o daria, no entendimento de alguns dos seus liderados, o grupo do governador continuaria tendo influência no cenário nacional tendo o irmão senador.

A última manifestação enfática de Ciro, contra o projeto de ser candidato, foi feita na última quarta-feira, quando da reunião do governador com ele, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o vice-governador Domingos Filho e os deputados estaduais José Albuquerque, presidente da Assembleia, e Mauro Filho, e o ex-ministro Leônidas Cristino. Estes quatro são pretensos candidatos ao Governo. Na presença de todos eles, Ciro disse que não seria candidato nas eleições deste ano.

A segunda reunião desse grupo, que acabou não acontecendo, daria continuidade à discussão na expectativa de arrancar de Ciro uma promessa de discutir o assunto candidatura, o que poderia acontecer até o mês de junho, prazo final para homologação das candidaturas, segundo o Calendário Eleitoral estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O abalo na saúde do governador, à noite da última quinta-feira, em Limoeiro do Norte, encerrou o ciclo de conversações.

Vice
Embora fizesse declarações públicas de estar considerando sair do Governo para tornar elegível o irmão, o governador Cid Gomes só efetivamente começou a tratar da sua saída do Governo na última terça-feira, quando chamou o vice-governador Domingos Filho à residência oficial e colocou o quadro. Ele sugeriu que Domingos também renunciasse para permitir uma situação nova no Governo relacionada diretamente com a eleição do seu sucessor e também do futuro senador da República.

Domingos prometeu se manter fiel, mas não renunciaria, queria ser governador do Ceará, mesmo que fosse por nove meses, no caso de o PROS indicar um outro nome, que não o dele, para disputar o Governo em outubro próximo. Na quarta-feira à tarde, o tema foi retomado, mas dessa vez com a participação de Cid, Domingos, Ciro Gomes, do prefeito Roberto Cláudio, dos deputados Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia, e Mauro Filho, assim como Leônidas Cristino, ex-ministro dos Portos, Arialdo Pinho, secretário da Casa Civil, e o marqueteiro que trabalha para o Governo, Manoel Canabarro, no Palácio da Abolição.

Como ficou inconclusa, uma nova reunião foi marcada para a noite da última quinta-feira, com o mesmo grupo político, mas o governador adoeceu, em Limoeiro do Norte, e ela não aconteceu. Ontem, porém, mesmo sem mais discutir o assunto, no coletivo, Cid Gomes decidiu ficar no Governo e concluir o seu mandato, encerrando de vez a questão em razão da determinação do Calendário Eleitoral, na parte que trata da desincompatibilização.

Fonte: Diário do Nordeste



Juazeiro do Norte (CE): Chuva torrencial somada à drenagem ineficiente transforma buraco em “balneário”

A chuva torrencial que caiu em Juazeiro do Norte nesta sexta-feira (04) somada ao ineficiente sistema de drenagem da cidade, proporcionou mais uma cena inusitada. Após a Avenida Castelo Branco (Lagoa Seca) ter sido novamente alagada, dando espaço a meios de locomoções “não habituais”, como canoa, trator e até Jet Ski um “balneário” se formou no bairro Lagoa Seca.

Um buraco existente há alguns dias teve seu diâmetro drasticamente aumentado com as fortes chuvas, formando uma cratera larga e de considerável profundidade. Sem perder o senso de humor, moradores protestaram de forma inusitada. Um grupo de meninos tomou banho no buraco que, para eles, virou o “balneário do Raimundão” – fazendo alusão ao gestor público, Raimundo Macedo (PMDB).

Apesar de terem ficado expostos a doenças – como leptospirose, por exemplo -, os jovens mergulharam de cabeça literalmente no buraco invadido pela água. Outros simularam uma espécie de pescaria enquanto ao fundo um letreiro feito à mão dizia “Obrigado Raimundão”. O internauta que enviou o flagrante afirmou que “o problema já é antigo e ninguém nunca faz nada, apenas promessas”.

André Costa

Fonte: Miséria



Jardim (CE): Campanha contra consumo de bebidas entre jovens é lançada

Com a finalidade de criar mecanismos que possam resultar na diminuição da incidência da comercialização de bebidas alcoólicas à menores de 18 anos, representantes de órgãos e entidades municipais e estaduais estiveram reunidos sob a coordenação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) desta cidade para debater o problema e oficializarem o lançamento da campanha "Vender bebida Alcoólica a Menor de 18 anos é Crime".

Levantamento realizado por técnicos da Secretaria de Assistência Social do município demonstram que, nos últimos anos, houve crescimento do consumo de bebidas alcoólicas por jovens, na maioria adolescentes, e, em alguns casos, até mesmo por crianças. Embora haja conhecimento sobre a proibição, grande parte dos proprietários de estabelecimentos comerciais da cidade permitem que a comercialização seja feita.

Durante encontro realizado na última quarta-feira órgãos de proteção à criança e ao adolescente, como o Conselho Tutelar de Jardim, cobraram a aplicação da legislação proibitiva como forma de barrar a venda cotidiana de bebidas a este público. Representantes do Ministério Público do Estado do Ceará, bem como o delegado de polícia civil do município, Marcos Antônio dos Santos, além de técnicos de equipamentos sociais da cidade, também participaram do encontro.

Todas as ações a serem desenvolvidas durante o período da campanha serão coordenadas pelo CREAS que atuará, ainda, como agente mobilizador da sociedade local para o surgimento de agentes replicadores. As ações serão em ritmo acelerado, principalmente pela proximidade dos festejos dos caretas, durante a semana santa, quando milhares de pessoas aderem a brincadeira, tanto na sede como em regiões da zona rural, e aproveitam a data para consumir grande quantidade de bebida alcoólica, especialmente vinhos.

"A campanha terá seguimento após as comemorações da semana santa. Não é uma ação sazonal. O objetivo é darmos continuidade a esse trabalho, durante todo o ano, objetivando uma redução drástica na participação de crianças e adolescentes que hoje estão inseridas em grupos de consumo de bebidas alcoólicas no município", esclareceu a secretária de Assistência Social, Antônia Campos, ressaltando que, conforme acordado com o Ministério Público, haverá fiscalizações em bares e demais estabelecimentos onde haja venda de bebidas alcoólicas, por membros do Conselho Tutelar do município. "Os conselheiros, mensalmente, realizarão estas fiscalizações ampliando, desta forma, a possibilidade de eficácia da campanha", observou.

Pulverização
No setor educacional a campanha será realizada em sala de aula, através da colaboração de policiais militares que integram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). As abordagens ocorrerão através de palestras, distribuição de panfletos informativos, e narrativas sobre os danos que o consumo do álcool pode acarretar à vida das pessoas.

"Esse trabalho será ampliado nas escolas que compõem a rede municipal de ensino, tendo em vista que, em outras ocasiões, tais discussões já vinham acontecendo através da parceria que o município possuí com o Proerd", comentou a secretária de Educação de Jardim, Alessandra Filgueira do Nascimento.

Segundo ela, com a realização da campanha o número de informações aos discentes será ampliado, possibilitando, de tal maneira, que as famílias dos jovens também possam receber orientações sobre o tema. "O aluno age como multiplicador da informação. Esse é o objetivo da campanha em sala de aula. Quanto maior for o acesso das crianças e dos adolescentes às informações que discutem esse tema, maior é a possibilidade destes assuntos serem discutidos pelas famílias", diz ela.

O delegado de polícia civil do município, Marcos Antônio dos Santos, também avalia a campanha de maneira positiva e necessária. "É preciso haver uma grande mobilização onde as pessoas sejam conscientizadas à denunciar casos de venda de bebida à menores, para que as forças policiais possam adotar providências contra os comerciantes que teimarem em desrespeitar a lei em vigor", explicou.

Ele observou, ainda, que estabelecimentos como bares, mercearias, mercantis, além de vendedores ambulantes serão advertidos durante a campanha, através de blitzes educativas, a não venderem bebidas alcoólicas à menores. As blitzes ocorrerão em datas não divulgadas e contarão com apoio do Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar.

Mais informações
Centro de Referência Especializado da Assistência Social
Rua Leonel Alencar, 48, Centro
Jardim
Telefone: (88) 8137-5722

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Chuva alaga ruas e abre buraco em muro do Seminário São José

A chuva de 77 mm que caiu sobre o Crato desde o início da madrugada desta sexta-feira (4), alagou ruas do Centro e causou alguns outros estragos. Um buraco foi aberto no muro da Igreja do Seminário Diocesano São José.

Parte do muro do casarão centenário cedeu com a pressão da água que escoava entre uma fresta de cerca de 50 centímetros. Logo a frente, na conhecida ladeira do Tamanqueiro (Rua José de Alencar), um buraco que após cada chuva “aparece” transformou-se numa cratera. “Daqui a pouco sai petróleo”, brincou um morador.


Outros pontos da cidade, especialmente no Centro, ficaram alagados. A água tomou conta de boa parte das Ruas Monsenhor Esmeraldo e Tristão Gonçalves (antiga Rua da Vala, ponto mais baixo do perímetro urbano).

Homens da limpeza pública do município trabalhavam desde as primeiras horas da manhã na diminuição da lama no entorno do canal do Rio Grangeiro. Por conta das obras de urbanização da encosta do bairro Seminário, lamaçal e muita areia encheram o espaço das ruas Diógenes Frazão e Nova Olinda.



Robson Roque

Fotos: Robson Roque/Ag. Miséria/Wesley Franklin/Arquivo Pessoal

Fonte: Miséria



Aprovados no concurso da Seduc começam a trabalhar até 14 de julho

Até o início das aulas do segundo semestre, previsto para 14 de julho, em função dos jogos da Copa do Mundo em Fortaleza, a Secretaria da Educação (Seduc)irá chamar para o trabalho os primeiros 3 mil professores aprovados em concurso público iniciado no começo do ano passado. Em entrevista coletiva à imprensa, o secretário executivo da Pasta, Idilvan Alencar, explicou que os aprovados chegam a 4.046, mas o compromisso do governo é "preencher as vagas existentes". Anunciou, ainda, benefícios para os docentes.

As 3 mil vagas serão preenchidas em disciplinas de arte-educação, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua espanhola, língua inglesa, língua portuguesa, matemática, química e libras. Os nomes dos aprovados encontram-se no site da Seduc e do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) - órgão que integra a Fundação Universidade de Brasília (UnB) -, responsável pela realização do concurso.

A coletiva foi concedida no prédio da Seduc e com a participação, também, de dirigentes do Sindicato Apeoc, uma vez que o governo tem debatido com a entidade medidas relativas à valorização do magistério, explicou o secretário executivo. Já o vice-presidente do sindicato, Reginaldo Pinheiro, enfatizou que a Apeoc lutará para que todos os aprovados sejam chamados.

Segundo ele, no processo de negociação com a Seduc, a Apeoc conseguiu a promessa de que serão homologadas as listas dos classificados (os 3 mil primeiros colocados) e dos classificáveis (1.046). "Entendemos que a homologação representa o reconhecimento da aprovação de todo esse pessoal", ressaltou, explicando que a medida iria contribuir, ainda mais, para reduzir a carência de professores na rede oficial.

Temporário
Conforme relatório de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), o Ceará tem o maior percentual de professores temporários (59,9%) no Nordeste, sendo o quarto colocado no País. Idilvan Alencar ressaltou que a convocação dos aprovados no concurso visa sanar o problema. Contudo, explicou que a Seduc faz seleção para os temporários em virtude de ausências que surgem quando um docente do quadro se afasta por questões de saúde ou para fazer um curso, entre outros motivos.

O secretário executivo anunciou, ainda, a atualização da Parcela Variável de Redistribuição (PVR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Segundo ele, a PVR (melhoria remuneratória para os professores ativos estaduais, bem como para professores contratados por tempo determinado, com foco principal no início de carreira), estaria encerrada no fim de 2014, mas por Projeto de Lei do governo, será prorrogado para até 2020. O percentual do Fundeb utilizado até dezembro de 2020 será de 80%.

Idilvan Alencar citou, ainda, a mensagem de Lei 7.994, na Assembleia Legislativa, de aprovação para a incorporação da gratificação extraclasse de professores em condição de "aposentados". A Lei Estadual regulamentando o 1/3 de hora atividade para professores efetivos e temporários foi também enfocada.

Mais informações
Os interessados podem consultar a lista de aprovados no concurso no site da Secretaria da Educação do Estado (Seduc)

Fonte: Diário do Nordeste


Cid Gomes adia decisão se renuncia ou não ao cargo de governador do CE

Cid Gomes afirmou na noite desta quinta-feira (3) que não iria se pronunciar sobre a sua renúncia ou permanência como governador do Estado. Cid Gomes participa na noite desta quinta-feira da inauguração de uma policlínica em Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, junto com o secretário da Saúde do Estado, seu irmão Ciro Gomes.

Segundo Cid Gomes, a proposta de renúncia ainda deve ser debatida em pelo menos outras duas reuniões com o partido e aliados políticos e deve ser anunciada na sexta-feira (4), um dia antes do prazo final para oficializar uma eventual saída do cargo. Uma dessas reuniões deve ocorrer ainda nesta quinta-feira, em Fortaleza, após a cerimônia de inauguração da policlínica de Limoeiro do Norte.

O secretário da Educação de Fortaleza e também irmão de Cid Gomes, Ivo Gomes, afirmou nesta quinta-feira que a secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela, deixará o cargo para participar das eleições neste ano. Segundo Ciro Gomes, ela será uma das pré-candidatas ao Governo do Estado do Ceará.

A renúncia de Cid Gomes permitiria, conforme a lei eleitoral, que Ciro se candidatasse nas eleições deste ano. Ciro Gomes disse, no entanto, que "por ele, Cid continua como governador" do Ceará. Ciro Gomes disse também que não tem interesse em ser candidato ao Senado, como se havia especulado. Conforme estabelece a lei eleitoral, Cid Gomes deve oficializar a renúncia ao Governo do Estado até um prazo limite de seis meses antes das eleições, em 5 de abril.

Cid foi de jatinho até Limoeiro do Norte e foi de carro, dirigindo, até o local da inauguração da policlínica acompanhado do vice-governador do Ceará, Domingos Filho, do presidente da Assembleia do Ceará, Zezinho Albuquerque, o deputado estadual Mauro Flho e do ex-ministro dos Portos Leônidas Cristino.

Fonte: G1



Juazeiro do Norte (CE): Jovem é perseguido por quatro homens e morto a tiros na cabeça

Três mortes violentas foram registradas na noite desta quinta-feira na região do Cariri, sendo de uma aposentada que caiu da escada e morreu em Aurora, o assassinato de um jovem em Juazeiro do Norte e o suicídio praticado por um adolescente em Milagres. Por volta das 22h30min Otoniel Rosa Gomes, de 26 anos, trafegava em sua bicicleta pela Rua João Maciel, ao lado da Cajuína São Geraldo (Bairro Antonio Vieira), quando foi atocaiado por quatro homens e morto a tiros.

Segundo testemunhas, a vítima ainda tentou se refugiar por trás de um caminhão e de nada adiantou. O quarteto trafegava em duas motos e um deles efetuou seis disparos, sendo a maioria na cabeça quando Otoniel tombou morto em frente a um terreno baldio. Uma equipe da FTA com o Sargento Alves, o Cabo Narcísio e os Soldados Jasiel e Alberto esteve no local e informou que o rapaz não tinha passagens pela polícia. Ele era Agente Comunitário de Saúde no município de Afuá (PA) e foi o primeiro homicídio de abril e 42º do ano em Juazeiro do Norte.

Demontier Tenório

Foto: Cícero Valério / Ag. Miséria

Fonte: Miséria


Ciro não aceita ser candidato e Cid deve ficar, diz Zezinho

Em Limoeiro do Norte, onde participou de inauguração de policlínica regional, Cid Gomes disse que não irá fazer qualquer anúncio hoje sobre a sua possível renúncia ao Governo, mas que fará hoje com certeza.

Na ocasião, Ciro Gomes disse que "o melhor para o Ceará é o Cid ficar no governo". O Secretário afirmou não ter medo de ficar inelegível e avalia: "o mais importante é não deixar o Ceará cair na mão de um aventureiro".

O governador chegou dirigindo o próprio carro com Domingos Filho ao lado e Zezinho Albuquerque no banco de trás do veículo.

Em sessão na Assembleia Legislativa do Ceará, na tarde desta quinta-feira, 3, Zezinho Albuquerque (Pros), disse que Ciro Gomes continua irredutível em relação a não ser candidato ao Senado. O presidente da Casa lembrou ainda que Cid já havia dito que poderia renunciar ao Governo para facilitar uma possível candidatura de Ciro Gomes (Pros) ao Senado.

Na noite desta quinta, em Limoeiro do Norte ocorreu a segunda parte da reunião que teve início na última quarta-feira, 2, entre Cid, Ciro, Zezinho Albuquerque, Domingos Filho, Mauro Filho, e o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino.

O governador, seu irmão e os pré-candidatos do Pros ao Executivo (o vice-governador Domingos Filhos, o presidente da Assembleia, José Albuquerque, o deputado Mauro Filho, e o ex-ministro dos Portos, Leônidas Cristino), mais o prefeito Roberto Cláudio, tiveram reunião ontem de quase três horas no Palácio da Abolição para discutir o próximo passo de Cid.

Fonte: O Povo



Eduardo Campos assina carta de renúncia ao governo de Pernambuco

O governador Eduardo Campos (PSB) assinou nesta quinta-feira (3) a carta de renúncia ao governo de Pernambuco. Campos renuncia para se dedicar a campanha eleitoral para Presidência da República ao lado da ex-senadora Marina Silva.

O ato oficial de transmissão de cargo só ocorrerá amanhã (4), data limite para que governantes que queiram se candidatar nas eleições de outubro renunciem.

Com a saída de Campos, assume em seu lugar o vice, João Lyra Neto (PSB), no Palácio do Campo das Princesas, como é conhecida a sede do governo de Pernambuco.

O clima entre os dois esteve estremecido recentemente. Neto tinha intenção de se candidatar ao governo de Pernambuco, mas Campos preferiu indicar Paulo Câmara (PSB), que é secretário da Fazenda do Estado.

Campos deixa o governo com 58% de aprovação, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada em dezembro passado.

Fonte: UOL


Barbalha (CE): Dois jovens tentam matar outro armados com faca e uma espingarda

Um conflito envolvendo três jovens na zona rural de Barbalha deixou o saldo de um ferido, outro preso e duas espingardas apreendidas. Foi nesta quinta-feira na Vila São João, situada no Sítio Brejinho, onde três homicídios já foram registrados nos últimos três anos. Ontem, Cícero Francisco Rodrigues dos Santos, de 23 anos, residente na casa 203 da localidade, foi lesionado com uma facada no lado esquerdo do tórax e correu para não ser morto.

A polícia foi avisada e quando os Cabos Jean, Astânio e Ferreira e o Soldado Siclésio chegaram ao local um dos acusados, Alessandro Miguel Vitorino de Sousa, de 20 anos, apelidado por Alex, residente na Vila São João, 775 tinha fugido por dentro de um matagal. Na casa dele, os PMs encontraram uma espingarda calibre 38 com três cartuchos intactos e dois deflagrados a qual foi apreendida.

Todavia, os policiais prenderam o jovem Romilson Rafael dos Santos, de 22 anos, residente no Sítio Santana, 223 em Barbalha, que era um dos envolvidos no conflito. Ele estava com outra espingarda devidamente municiada e à procura da vítima para “terminar o serviço”. Este e as armas foram apresentados na Delegacia Municipal de Barbalha.

Histórico 
A cada ano que passa, um homicídio vem sendo registrado no Sítio Brejinho. No dia 19 de março de 2011, a doméstica Maria Quitéria de Lima, de 35 anos, foi morta a facadas pelo esposo José Nilton Limeira, de 42, o “Toicin”, e seu amigo e José Alves da Silva, de 50 anos, o “Bigode”. Os dois foram presos horas depois, respectivamente, nos bairros Bela Vista e Malvinas. Bigode seria o dono da faca e teria segurado a mulher para o marido matar. Ambos negaram, mas não souberam explicar porque fugiram.

Já no dia 22 de dezembro de 2012, o criador de suínos Sidejanio da Silva Gonçalves, de 34 anos, foi morto com um tiro de espingarda calibre 12 no tórax quando saía pela madrugada de sua casa para ir ao chiqueiro recolher um porco para matar e vender a carne. Ele morreu no local e as suspeitas recaíram sobre uma pessoa apelidada por Laércio de Alaíde que já tinha namorado a esposa da vítima.

No dia 16 de novembro de 2013, morreu no Hospital São Vicente de Barbalha o jovem Albino Vitorino Silva, de 27 anos, que residia na Vila São João no Sítio Brejinho. Uma hora e meia antes ele se encontrava no Bar do Jerry naquela localidade quando se envolveu em uma discussão durante bebedeira e terminou sendo atingido com uma facada. Segundo a polícia, o autor foi uma pessoa identificada como Jeane de Antonio que fugiu.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Barbalha (CE): Adolescentes acusados de assaltos na região do Cariri são apreendidos pela Polícia Militar

Dois adolescentes de 16 anos foram apreendidos no município de Barbalha (a 503 Km de Fortaleza) acusados de praticar assaltos na região do Cariri. Com a dupla, os policiais militares da 2ª Companhia do 2º BPM encontraram um revólver de calibre 38, além de objetos e dinheiro que seriam das vítimas.

Segundo o capitão L. Rodrigues, comandante da 2ª Cia/2º BPM, uma motocicleta que era usada pelos dois suspeitos durante a prática dos crimes também foi apreendida. O veículo havia sido roubado no dia 6 de janeiro, no bairro Lagoa Seca. A placa da moto estava adulterada com uma fita isolante.

De acordo com o oficial, os dois são suspeitos de terem assaltado um mercadinho, em Juazeiro do Norte, na última segunda-feira (31). A dupla também é apontada pela Polícia como autora de um roubo a uma ótica, em Barbalha. Conforme o capitão Rodrigues, além desses dois crimes, os dois adolescente foram reconhecidos na delegacia por cerca de 10 vítimas de assaltos.

Fonte: Diário do Nordeste


Esporte: Em jogo de altos e baixos, Barbalha e Cuiabá ficam no empate no Inaldão pela Copa do Brasil

Barbalha e Cuiabá não saíram de um 0 a 0, no Estádio Inaldão, no interior cearense, na estreia de ambos pela Copa do Brasil. A partida, que apresentou altos e baixos dos dois times, deu emoção aos torcedores que foram à praça esportiva. Leílson e Cristóvão, do lado barbalhense, e Edy e Tiago Chulapa, do lado da equipe de Mato Grosso, foram os destaques em campo.

Com o resultado, quem vencer na capital mato-grossense fica com a vaga. Novo empate por 0 a 0 força a decisão por pênaltis. Já empate com gols faz com que o Barbalha fique com a vaga.

No jogo de volta, Cuiabá e Barbalha se enfrentam no próximo dia 16, às 21h30min, no Estádio Presidente Dutra, em Cuiabá.

Como foi a partida
O primeiro tempo foi de revezamento entre equilíbrio e mais atitude do Barbalha. A equipe da casa criou as melhores jogadas, principalmente com Cristóvão e Leílson. Do outro lado, Edy articulava as melhores jogadas do Cuiabá para as tentativas de finalização de Tiago Chulapa.

O lance mais perigoso chegou aos 21 minutos, quando Willian Alves salvou o gol da Raposa do Cariri em três oportunidades. Cristóvão, Leílson e Edson Cariús tentaram uma vez cada, mas ele conseguiu tirar a bola.

A equipe adversária chegava nos contra-ataques. Mas o perigo de gol pouco aconteceu. Vitor Lagoa, goleiro barbalhense, não correu grandes riscos. Aos 30 minutos, Chulapa arriscou chute de longe, que passou perto do gol.

Na volta para o segundo tempo, os donos da casa pressionaram nos 10 primeiros minutos. Primeiro, foi Leílson que acertou a trave. Depois, Cristóvão mandou chute colocado e Willian Alves defendeu defendeu. Na sobra, Lamar chutou e o goleiro do Cuiabá volta a evitar o gol.

Depois disso, o Cuiabá começou a crescer em campo. Diego Torres, que entrou na etapa final, ameaçou em três oportunidades. Na primeira delas, ele acertou chute de voleio e quase abriu o placar.

Com isso, o jogo foi caminhando para o final sem muitas jogadas de ataque que rendessem perigo real. E a partida terminou mesmo em 0 a 0.

Foto meramente ilustrativa

Fonte: Globoesporte.com



Confira 5 dos mais bizarros livros já escritos

A seguir, conheça alguns dos livros mais bizarros de todos os tempos:

1 – Aulas de dança para idades avançadas
É esse o título traduzido do livro escrito em 1964 pelo escritor tcheco Bohumil Hrabal. A história é basicamente a respeito de um homem que encontra seis mulheres tomando banho de sol no meio da cidade e simplesmente começa a conversar com elas, contando coisas que já aconteceram em sua vida.

O diferente dessa narrativa é o fato de que todo o livro consiste em apenas uma fala. Uma fala longa, por sinal, de 128 páginas. O autor é conhecido por usar sentenças longas em seus romances, característica que o permite combinar humor e tristeza em uma mesma situação. Hrabal é considerado um dos melhores autores da República Checa, e o “Aulas de dança” é, com certeza, um livro de leitura mais do que recomendada.

2 – O códice de Rohonc
Esse é simplesmente o livro mais misterioso de todos os tempos, já que não apenas não se sabe o que ele diz, como também é totalmente desconhecida a sua origem. O manuscrito foi doado à Academia Húngara de Ciências no século XIX, mas sem qualquer pista de onde ele veio ou a respeito do conteúdo ali escrito.

Um dos motivos que justificam a eterna falta de tradução do livro é o fato de que o alfabeto usado é muito complicado. A maioria dos alfabetos tem entre 20 e 40 caracteres diferentes, o que torna a tarefa de interpretar códigos e substituí-los um pouco mais simples. Já o Rohonc foi escrito com aproximadamente 200 símbolos distintos em suas 448 páginas.

Muitos especialistas já tentaram traduzir o livro, mas as traduções eram muito diferentes umas das outras, o que prova que essa é uma tarefa realmente complicada e trabalhosa. Só para você ter ideia, alguns cientistas do século XIX já chegaram a definir o livro como uma piada, devido à complexidade dos caracteres utilizados. Hoje se acredita que o livro não é uma brincadeirinha sem sentido. Se você quiser, pode ver aqui todas as páginas da obra.

3 – A História das Garotas Vivian
O zelador Henry Darger, que trabalhava em Chicago, dedicava seu tempo livre a escrever, secretamente, um dos livros mais bizarros e intrigantes de todos os tempos. Quando ele morreu, em 1973, o manuscrito de 15 mil páginas foi descoberto. A obra recebeu o nome de “The Story of the Vivian Girls, in What is Know as the Realms of the Unreal, of the Glandeco-Angelinian War Storm, Caused by the Child Slave Rebellion” – traduza como achar melhor!

Só para você ter ideia do tamanho da obra, ela é composta de mais de nove milhões de palavras e aproximadamente 300 ilustrações, sendo que a maioria delas foi feita com colagens de ilustrações retiradas de jornais e revistas. Alguns desenhos foram feitos em folhas gigantes de papel com mais de três metros de comprimento.

Acredita-se que Darger levou décadas para escrever essa história. O zelador/escritor vivia em seu apartamento de apenas um quarto, onde ele morou por mais de 40 anos sem nunca falar a ninguém a respeito ao menos do desejo de escrever um livro.

4 – Crônicas de Presságios e Profecias
Esse livro foi escrito em 1557 pelo humanista francês Conrad Lycosthenes, que conseguiu transcrever eventos mundiais acontecidos desde Adão e Eva. Ao contrário do que você possa imaginar, essa obra não é fantasiosa, mas repleta de situações factuais, como a crônica deve ser.

Entre os temas abordados pelo autor estão desastres muito bem documentados, enchentes e chuvas de meteoros – incluindo o cometa Halley. Sem falar, é claro, em descrições de monstros marinhos, objetos voadores não identificados e assuntos bíblicos diversos.

Todos os textos foram muito bem detalhados e o manuscrito original continha mais de mil ilustrações feitas por meio da xilogravura. Muitas cópias ainda podem ser encontradas desse livro, geralmente em sites de raridades. Se você quiser adquirir um exemplar, prepare-se para muito tempo de busca e, claro, esteja disposto a arcar com um preço bem salgadinho. Neste site, o valor estimado é de US$ 6 mil.

5 – O Livro de Soyga
O matemático John Dee afirmou ter conversado com um anjo no dia 10 de março de 1552. Homem da Ciência, Dee também acreditava fortemente no mundo espiritual. Dono da maior biblioteca de Londres, seu fascínio foi direcionado ao Livro de Soyga, de autor anônimo e conteúdo complexo.

Com mais de 40 mil letras, o livro era um enigma, com frases e letras dispostas de forma aleatória, cujas sentenças faziam pouco sentido. Dee trabalhou incansavelmente na tentativa de traduzir os códigos da obra e, com o passar do tempo, ele percebeu que Soyga era, na verdade, um grande compêndio de mágicas e feitiços.

As últimas 36 páginas eram as mais misteriosas – cada uma delas era dedicada a uma tabela de letras, mas o significado dessas letras nunca foi desvendado por Dee, que decidiu buscar as respostas em uma viagem.

Busca
Explorando o continente europeu, Dee procurou espíritas médiuns para pedir a ajuda do Arcanjo Uriel. A primeira pergunta feita ao anjo foi a respeito do livro, cujo significado ainda era desconhecido ao matemático. O arcanjo respondeu que o Livro de Soyga foi dado a Adão nos Jardins do Éden.

Dee solicitou ajuda para traduzir as últimas 36 páginas. Uriel disse que sabia a tradução, e que somente o arcanjo Michael poderia ajudar nesse caso. O problema é que Dee nunca conseguiu uma conversa com esse segundo arcanjo e, depois de sua morte, o livro ficou perdido por aproximadamente 500 anos. Atualmente, duas cópias existem no mundo: uma na Biblioteca Britânica e outra na Biblioteca Bodleian, em Oxford. O significado dos códigos ainda é desconhecido.

Fonte: Mega Curioso (via List Verse)



AddThis