PMDB quer indicar o candidato a sucessão estadual

O senador Eunício Oliveira (PMDB) disse ontem que trabalha para manter os partidos que dão apoio ao Governo Cid Gomes unidos para a disputa majoritária do próximo ano. Para ele, por enquanto, o cenário no Estado ainda está incerto, admitindo a possibilidade dessa aliança vir a ser quebrada. "Se o governador Cid Gomes pudesse ser candidato, o PMDB manteria a aliança apoiando ele para uma reeleição. Como a legislação não permite, nós zeramos o jogo nesse aspecto e vamos sentar na mesa todos juntos, sem prerrogativa especial de candidatura", disse.

Apesar de seu nome já ser colocado por muitos políticos, como candidato ao Governo do Estado, Eunício Oliveira não confirma essa candidatura. Por outro lado, o senador disse estar preparado para o desafio e que deseja sim governar o Estado, questionando qual político não deseja o mesmo. "Agora esse é um assunto que ainda vamos discutir. O PMDB vai sentar à mesa com altivez, com condição de fazer o debate, respeitando a regra do jogo", pontuou.

Eunício Oliveira também fez questão de frisar que o seu partido tem tamanho, história, tempo de TV e de rádio, além de ter a experiência de ter governado o Ceará e Fortaleza, lembrando que o seu nome foi apontado, em recente pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), como o melhor colocado em todos os cenários montados.

Promessa
Contudo, o senador peemedebista deixa claro que ninguém é candidato de si mesmo, e que tudo depende da aliança que for feita. "Nada mais correto do que sentar e buscar um entendimento entre todos aqueles que compõem a aliança. Se recair para o PMDB o partido está preparado e tem nomes para apresentar", assegurou.

O senador garante que tanto ele quanto o governador Cid Gomes fizeram uma promessa de só tratar de eleição em 2014. Por enquanto, garante, está se dedicando apenas ao seu mandato, o que segundo Eunício Oliveira, já toma bastante o seu tempo. Na sua opinião, o resultados dessas pesquisas em que figurou como primeiro lugar para o cargo de governador, se deve muito ao trabalho que ele vem realizado no Parlamento.

Para a disputa proporcional, a expectativa, garante Eunício Oliveira, é de renovação nos quadros do partido. De acordo com ele, o PMDB pretende fazer, no Estado, seis deputados federais, além de 10 estaduais. Em relação às desfiliações que o partido sofreu, como a saída, por exemplo, do vice-governador Domingos Filho, que se filiou ao PROS, o senador garante que a sua legenda não perdeu muito. "Até porque essas pessoas estavam no PMDB, mas não militavam mais no partido", ponderou, adiantando que a legenda já ganhou outras filiações.

O PMDB vem fazendo encontros regionais, segundo Eunício Oliveira, para debater o Estado e os problemas regionais. Nesse final de semana, o encontro será no Município de Iguatu, o sétimo, até o momento, adiantando que até o fim deste ano a legenda pretende realizar 10 encontros regionais.

Torcida
O noticiário nacional vez por outra destaca divergências entre dirigentes nacionais do PMDB e PT, em razão de disputas por indicações de candidatos ao Governo em alguns estados, dentre eles o Ceará, o senador Eunício Oliveira garante que em nenhum momento houve declaração de separação entre as duas siglas em qualquer Estado brasileiro. O peemedebista pontua que sua torcida é para que a aliança feita para dar apoio ao Governo de Cid Gomes se mantenha, mas essa discussão sobre eleição, segundo ele, só deverá ocorrer mesmo a partir de janeiro, com o PMDB tendo um nome a apresentar como candidato ao Governo do Estado.

Fonte: Diário do Nordeste



Plantão Infotech: Nokia lança smartphones Lumia 1020 e 925 no Brasil


A finlandesa Nokia anunciou nesta segunda-feira o lançamento de dois novos smartphones da linha Lumia no Brasil: o 1020 e o 925. Os dispositivos, que rodam o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, foram apresentados ao público em evento no Rio de Janeiro. Eles têm como atrativo suas câmeras com lentes de ponta e sensores avançados de alta resolução. De acordo com a companhia, ambos chegam ao mercado em versões compatíveis com a rede 4G instalada no país.

O Lumia 1020 tem tela de 4,5 polegadas de alta definição. Seu processador é um dual-core de 1,5 GHz, com 2 GB de memória RAM. Sua capacidade de armazenamento é de 32 GB. A câmera do aparelho tem 41 megapixels, com controles que simulam equipamentos profissionais (exposição e distância focal). Ele chega hoje às lojas com um preço sugerido de 2.399 reais.

O 925 traz uma configuração similar, com uma tela de 4,5 polegadas, processador dual-core e 1 GB de memória RAM. Sua capacidade de armazenamento é de 16 GB, o que significa menos espaço para o armazenamento de fotos, música e aplicativos. Sua câmera tem 8,7 megapixels. O smartphone chega ao mercado no próximo dia 21 com o preço sugerido de 1.799 reais.

No começo de setembro, a Microsoft anunciou a compra das principais divisões da fabricante Nokia por 5,44 bilhões de euros (cerca de 7,17 bilhões de dólares ou 17 bilhões de reais). A transação incluiu a aquisição das unidades de aparelhos celulares e serviços da Nokia por 3,49 bilhões de euros e a compra das patentes registradas pela Nokia por 1,65 bilhão de euros – neste caso, a licença para uso das patentes valerá 10 anos, com possibilidade de renovação.

Com o negócio bilionário, a empresa americana fundada por Bill Gates tenta entrar de vez no mercado de smartphones, no qual teve uma pálida presença desde a mudança de paradigma introduzida pelo iPhone na última década. As grandes esperanças estão nos aparelhos da linha Lumia.

De acordo com dados divulgados pela International Data Corporation (IDC), especialista em análise de mercados de tecnologia, até 2017, a plataforma Windows Phone deve conquistar uma fatia equivalente a 10,2% do mercado mundial, ante os 3,9% registrados até setembro de 2013. A mesma projeção aponta que, em cinco anos, o Android, do Google, deve cair de 73% para 68,3%, enquanto o iOS, da Apple, deve experimentar um pequeno crescimento: de 16,9% para 17,9%.

Fonte: Veja



Juazeiro do Norte (CE): Município inicia ações para Dia de Finados

Encontros envolvendo setores de segurança, serviços públicos, cultura e romaria estão sendo realizados com a finalidade de planejar a oferta de melhoria nos serviços disponibilizados aos fiéis que participarão da Romaria de Finados neste município. A estrutura seguirá o modelo apresentado durante as comemorações à Nossa senhora das Dores, realizada no mês de setembro.

Constituída como o maior evento religioso da cidade a Romaria de Finados tem previsão de início no próximo dia 29. Segundo os organizadores do evento, para a edição deste ano estão sendo aguardados cerca de 500 mil romeiros.

Estrutura
Uma das preocupações dos responsáveis pelo acolhimento aos fiéis é a questão da segurança. Para que não haja surpresas que possam ocasionar transtornos, ou quaisquer outros problemas, um forte esquema de segurança será disponibilizado. "A segurança do romeiro é um dos pontos prioritários na elaboração do plano de trabalho que estamos concluindo", informa a secretária de Cultura e Romaria do município, Marli Bezerra.

De acordo com ela, o esquema contará com a intensificação de rondas realizadas pela Polícia Militar, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e o uso de motos e viaturas que serão cedidas pela Secretaria de Segurança da cidade. "A intenção é manter o mesmo nível de atendimento disponibilizado ao romeiro durante a romaria da Mãe das Dores", diz.

O comandante do 2º BPM em Juazeiro do Norte, tenente coronel José Wellington Alves da Silva, informa que irá disponibilizar 150 policiais para atuarem durante o período da Romaria, que se estenderá até o dia 2 de novembro.

Explica que o aumento no contingente será possível através do deslocamento de policiais que atuam nos municípios da área de atuação do 2º Batalhão à Juazeiro do Norte. Aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Pelotão de Cavalaria da Polícia Militar também serão utilizados durante a operação.

As áreas de limpeza pública, trânsito e comércio ambulante também foram pontuadas nas primeiras discussões. "Outros setores da administração também estão inseridos na infraestrutura necessária ao recebimento dos fieis", diz Bezerra.

A secretária de Cultura e Romaria do município frisa que uma das iniciativas neste novo processo de acolhimento aos romeiros partiu do própria área de Serviços Públicos, no sentido da organização do comércio ambulante no entorno da Matriz, o que vai possibilitar a devolução de espaços aos peregrinos nas ruas, avenidas e praças.

A Secretaria de Saúde do município vai dispor de ambulâncias e de postos volantes de atendimento nos bairros de maior concentração de fieis.

Entre os bairros onde o serviço será oferecido estão o Centro da Cidade, nas imediações da Igreja Matriz, Socorro, Salesianos e Franciscanos.

Já o setor de Vigilância Sanitária vai realizar inspeções nos boxes que funcionam no Centro de Apoio aos Romeiros. Também haverá fiscalização em bares, restaurantes, pousadas, ranchos e hotéis. O objetivo é fiscalizar as condições de higiene, manuseio de alimentos e acomodações dos ambientes. Também serão vistoriados quiosques e bancas nas praças da cidade.

O padre Joaquim Cláudio, administrador da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, que participou das duas reuniões realizadas pelo grupo responsável pela coordenação da Romaria de Finados, solicitou maior empenho do setor público municipal em relação ao trânsito e, ainda, o apoio da área da saúde em virtude das aglomerações e da temperatura alta.

O pároco elogiou todos os avanços em torno da reestruturação do comércio de ambulantes e a centralização deste serviço nos arredores do Centro de Apoio aos Romeiros.

A programação religiosa para o período de Finados deverá ser apresentada no início da próxima semana. O tema do evento deste ano será: "Com padre Cícero somos igreja peregrina que caminha para a Luz".

A recomendação para o período é que todos os setores do município estejam envolvidos no apoio aos romeiros, durante os cinco dias da peregrinação.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR 

Fonte: Diário do Nordeste



As piores razões para se casar

Muitos casamentos terminaram em divórcio porque as pessoas acreditaram que estavam prontas sem nunca ter realmente considerado o que envolve o casamento.

A maioria dos homens ignora sua voz interior e decide “arrastar” um peso, mesmo quando sentiu que a sua relação estava condenada, fadada ao fracasso, só mais tarde vem a descobrir dolorosamente que eles cometeram um erro terrível.  O casamento não é algo a ser decidido levianamente, isso é obvio, mas um monte de caras entram nele por razões erradas. Os motivos que citarei abaixo são alguns dos piores que você pode possivelmente usar para se casar.

1 • Gravidez não planejada
Casar só porque sua namorada está grávida é ruim para todos os envolvidos, inclusive o bebê. Se você quer ser uma parte ativa da vida do seu filho você não tem que estar num casamento inadequado, de conveniência, para fazê-lo.  Casar porque descobriu que ela está grávida é um equívoco enorme, pois crianças não fazem o casamento funcionar. Dificilmente haverá competência ou esclarecimento para lidar com esse novo processo de vida, não há dúvidas, a situação é outra e tomar tal decisão sem consciência é principio do fim. Mas caso após tudo isso permaneça em ambos o desejo de continuar juntos, aquilo que parecia ser um problema, transforma-se numa vitoria, um motivo de crescimento pessoal e equilíbrio emocional, sendo que, somente nesse estágio poderia assim a decisão ser tomada de forma esclarecida.

2 • Razões financeiras
Um casamento construído exclusivamente em dinheiro e materialismo é como construir uma casa sobre a areia. Quando o vento soprar, seu casamento vai desmoronar. Se o dinheiro é a força motivadora em um casamento é certo que será um relacionamento vazio, frio, sem afeto algum.

3 • Beleza dela
Uma mulher bonita pode parecer agradável aos olhos e pode ter um corpo que é desejável, mas ao mesmo tempo pode ter uma personalidade terrível que vai tornar difícil viver com ela uma vez que a “fase” lua de mel acabou. Decidido a se casar com uma mulher apenas com base na sua aparência física pode levar a uma relação desastrosa. As virtudes sempre devem ser consideradas como fator determinante ao considerar tal compromisso.

4 • Pressão da família
Quando a família se envolve, tentando levá-lo a se casar com certa mulher ou é esperado que você se case com uma mulher de determinado grupo ou status social, é um problema sério. Pressão de sua família para casar e, fornecer netos ou alguém para continuar o nome da família... Jamais isso será tido como boas razões para constituir um laço matrimonial. Determinar se uma mulher é potencial esposa não deve ser uma decisão de grupo. Não se prenda a expectativas alheias, mesmo que essas sejam pessoas importantes para você, lembre-se que a vida é sua e somente você sabe o que melhor.

5 • Você está cansado de ser solteiro
É certamente melhor ser solteiro do que se contentar com uma mulher que não o ama verdadeiramente e ter de compartilhar com ela o resto de sua vida miserável e infeliz. Ser o único cara solteiro no seu grupo pode até ser estranho se você não tiver uma vida mais agitada, mas não é nada em comparação com a aflição profunda que você sentirá por estar casado simplesmente por ter medo de ficar sozinho. Geralmente o tipo de homem que se casa por medo de ficar só é aquele que, não encontro maneira melhor de descrever senão como, "mendigo sexual", tipicamente desesperado em conseqüência de ter se relacionado muito pouco, além de ter tido um vida inteira quase que num completo isolamento, portando através de suas frustrações o sujeito sente-se péssimo e quando encontra uma mulher que o queira, imediatamente este se prende a ela num vinculo emocional parasita e em seu delírio acredita que a ama e que o casamento é meio adequado de legitimar esse amor. Parece tolice? Mas acontece, duvido que você não tenha um amigo assim, ou ainda que não conheça ninguém que se encaixe em tal descrição.

6 • Parece que é o próximo passo lógico
Embora a seqüência lógica da vida de um homem geralmente inclua iniciar uma grande carreira, comprar um bom carro e ter uma bela casa, o casamento não tem que ser um desses passos. Todo mundo tem caminhos diferentes na vida, e é possível que o seu não inclua necessariamente uma caminhada até o altar. A vida não é um processo linear e você não deveria entendê-la assim, pois ao fazê-lo você perde toda a diversão que está contida no difuso e no indeterminado que se manifesta essencialmente na espontaneidade da escolha diversificada, hora queremos uma coisa, hora queremos outra.

Um casamento exige mais de você do que você possa imaginar, pois se pode perceber que alguns caras após casar sentem saudades da vida de farras e começam a sair atrás de outras mulheres. Um homem honrado tem consciência do peso de suas decisões e sabe a direção em que está seguindo, se deseja casar, estabelecer um compromisso serio com outra pessoa, antes de qualquer coisa, o primordial é que se estabeleça um compromisso com si mesmo e com aquilo que se deseja, pois a maior e mais solida lealdade é o mais importante que se tem para com si próprio, de fato que sem isso nenhum outro tipo de compromisso terá solidez.

7 • Você deve isso a ela
Só porque você já esteve com uma mulher por muito tempo, não quer dizer que ela é a pessoa certa para você. De fato, alguns estudos mostram claramente que quanto mais tempo as pessoas namoram antes do casamento, o mais provável é que eles vão se divorciar. Deveria ser o oposto? Talvez, mas nós sabemos que as coisas fogem do nosso controle e nem tudo é como deveria ser ou como gostaríamos que fosse. O fato a ser enaltecido em sua cabeça é que em momento nenhum você a forçou a estar com você e nem você foi forçado a estar com ela, portanto as experiências que vocês compartilharam, sejam boas ou ruins, são essencialmente valiosas na construção do seu projeto de vida que necessita de erros e acertos. Tenha em mente que um relacionamento significa antes de tudo compartilhar experiências, logo isso implica numa idéia de equilíbrio, yin yang, dar e receber, portanto elimine da sua cabeça que você deve algo a ela ou que ela lhe deve algo. Assumir um compromisso tão serio como um casamento deve ser algo pensado, essencialmente se deve ter uma noção clara da expectativa e da realidade, sendo que tal decisão deve ser tomada mutuamente, lembrando sempre que isto é uma ESCOLHA e não obrigação.

8 • Pensar que você pode fazer funcionar
Um erro gritante que alguns caras cometem em acreditar que o casamento solidifica uma relação quebrada. Pelo contrário, ele pode realmente enfatizar o que já estava errado e criar ainda mais problemas. Quando um homem se casa com uma mulher, porque ele tem a intenção de "consertar" ou "melhorar" seu relacionamento o resultado é quase certo, sofrimento angustiante.

Fonte: Mundo DSE



Papa Francisco promete empenho na reabilitação de Padre Cícero

A viagem era para Roma, na Itália, mas bem que o local poderia se chamar esperança. Após audiência com o papa Francisco, o bispo da cidade do Crato, Dom Fernando Panico, voltou cheio de boas notícias sobre a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva, Mártir da Castidade (assassinada há 13 anos) e sobre a reabilitação de Padre Cicero.

Entusiasmado, falou com carinho do papa Francisco. "Estive com ele duas vezes, uma saudação e outra audição. Foi uma experiência maravilhosa, durante 20 minutos, me escutou e prometeu celeridade no processo da reabilitação do Padre Cicero", conta dom Panico.

Ele acrescenta que aproveitou a conversa para entregar ao Papa, em mãos, uma carta sobre a realidade do Padre Cicero e as romarias. Mostrou para Francisco, inclusive, um retrato da imagem do "Padim" em um ônibus com a foto bem grande do papa com um chapéu de palha.

"Eu vi do Papa muito interesse. Ele disse também que, durante a Jornada da Juventude, foi informado sobre o caso. Pedi que se possível, por ocasião do centenário da Arquidiocese em 2014, a reabilitação já esteja pronta. O Papa disse que meu pedido era, sim, legitimo", diz.

Menina Benigna
Uma outra demanda da viagem era o processo de beatificação da menina Benigna. Sobre isso, dom Panico informou que entregou, na congregação dos santos, toda documentação. "Estamos seguros de que a segunda parte deste estudo será realizado em mãos de competentes. Averiguaram que esta tudo em ordem. Vamos aguardar o tempo necessário do estudo", finaliza.

Fonte: Diário do Nordeste



Limoeiro do Norte (CE): Prefeito demite 600, extingue pastas recém-criadas e se afasta

Demissões em massa, corte de salários, extinção e fusão de secretarias. Apenas 10 meses após ter tomado posse no comando de Limoeiro do Norte, a 194 km de Fortaleza, o prefeito Paulo Duarte (DEM) está sendo obrigado a desfazer grande parte das decisões que ele próprio tomou quando assumiu o cargo. O detalhe: na próxima segunda-feira, ele se afastará temporariamente do Município, por motivo de saúde. O “abacaxi” ficará com o vice, Marcos Coelho – que diz ter alertado, ainda em janeiro, para a provável necessidade de cortes.

Conforme os gestores explicaram ao O POVO, o drástico enxugamento da máquina foi motivado por interrupções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de renda do Município. O motivo: dívida de R$ 45 milhões da Prefeitura com o INSS, contraída, segundo eles, em gestões passadas – e cuja renegociação, no fim de dezembro de 2012, não incluiu o valor total do débito.

A Prefeitura chegou a conseguir liminar na Justiça Federal, que impedia o bloqueio do dinheiro do FPM. Mas, a “garantia” durou apenas 15 dias. A Receita Federal recorreu, e a liminar foi derrubada no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife. Ontem, a Prefeitura recorreu de novo – mas, até segunda ordem, a ordem é cortar gastos.

Mais de 600 funcionários temporários foram demitidos, cinco pastas foram extintas e o salário do prefeito, vice e secretários foram reduzidos em 20%, ficando em cerca de R$ 8 mil. “Eu só não renunciei em respeito à população”, afirmou Paulo Duarte.

Crise
A situação de instabilidade financeira verificada ainda no começo da gestão não impediu o Executivo de criar gastos. Em nome do cumprimento de promessas de campanha, o prefeito ampliou o Programa de Saúde da Família, aumentou a remuneração dos médicos, criou secretarias como a de Segurança Pública e a de Proteção à Mulher.

Questionado se não teria faltado planejamento diante da situação delicada nas finanças, Duarte alegou ter sido pego de surpresas. “A gente esperava que, com a liminar, conseguiríamos equilibrar as contas. E eu estive no Ministério da Previdência, o que eu ouvia é que a dívida iria ser renegociada, que a situação iria se normalizar”, justificou.

O vice-prefeito, no entanto, diz que chegou a prever a situação e avaliou que o grupo poderia ter agido com mais cautela, “ainda mais diante de uma realidade atípica”, afirmou.

Saiba mais
Os mais de 600 funcionários temporários exonerados são de áreas como vigilância, limpeza, serviços, monitoria de transporte escolar, entre outros. A maioria dessas funções recebia remunerações de um a dois salários mínimos.

O prefeito também diz ter cortado serviços de diárias, passagens, buffet, entre outros. Ele também diz que irá cortar até 50% dos cargos comissionados.

Segundo Paulo Duarte, serviços essenciais como os de saúde e educação não serão paralisados. Na segunda-feira, ele viajará para São Paulo, onde poderá ficar por até um mês, para tratamento de saúde.

A meta, segundo o vice-prefeito Marcos Coelho, é cortar até R$ 1,5 milhão da folha de pagamento, hoje calculada, de acordo com ele, em R$ 4,5 milhões.

Fonte: O Povo



PM que baleou ladrão de moto recebe a honraria mais alta da corporação

O policial militar que deu dois tiros em um assaltante no último sábado (12) na Penha, zona leste de São Paulo, foi condecorado com a medalha Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau. Esse é o grau mais alto de honraria que a PM concede a profissionais que se destacam em atos de bravura.

O oficial está afastado por alguns dias devido a uma cirurgia que já estava marcada. Ele continua exercendo suas funções na corporação e não sofreu nenhuma punição.

Em nota, a Polícia Militar disse que "as imagens mostram uma ação legítima, praticada segundo o procedimento operacional padrão e a postura do oficial em seu horário de folga, pondo em risco a própria vida, demonstra profissionalismo e devoção à causa pública".

Em entrevista à rádio Bandeirantes, o oficial que pediu para não ser identificado, disse que a ação foi bem sucedida pois reduziu a possibilidade de resistência do assaltante. O policial disse que só reagiu e atirou no bandido quando "ele resistiu e tentou tirar a arma da cintura".


O crime
O vigilante se dirigia ao Salão Duas Rodas, que acontecia no Anhembi, zona norte da capital, quando foi abordado por dois homens no cruzamento das Doutor Assis Ribeiro e Gabriela Mistral, na Penha. O crime ocorreu por volta das 15h de sábado (12).

Leonardo Santos estava na garupa de uma Honda Twister vermelha. No vídeo é possível ver que ele aponta uma arma para a vítima e exige que ele entregue o veículo.

Em seguida, Santos sobe na moto e guarda a arma na cintura. Segundo a Polícia Civil, um policial militar fardado, que estava parado no sentido oposto da via, dá voz de prisão aos assaltantes.

Ao ver o policial, o assaltante põe a mão na cintura e aponta o revólver calibre 38 para o PM, que reagiu fazendo dois disparos contra ele.

Em nota, a Polícia Militar informou que "a análise preliminar do vídeo sugere que a ação do policial militar foi legítima e correta, com a observância das técnicas policiais. No vídeo de 2 minutos e 13 segundos, aos 59 segundos é possível ver nitidamente que o assaltante apontou sua arma em direção ao PM".

A corporação disse que o policial "demonstrou preparo e compromisso com a causa pública, defendendo a sociedade de criminosos violentos".

Fonte: Folha.com



Vinicius de Moraes completaria 100 anos neste sábado (19)

Há exatos 100 anos nascia no bairro da Gávea, zona sul no Rio de Janeiro, Marcus Vinicius de Melo Moraes ou apenas Vinicius de Moraes. O “poetinha”, como era conhecido, viveu toda a sua infância no Rio, quando escreveu seus primeiros versos. Em 1924, entrou para o tradicional Colégio Santo Inácio, em Botafogo, onde cantava no coro da igreja e montava pecinhas de teatro.

Com apenas 16 anos Vinicius entrou para a Faculdade de Direito do Catete, na qual se formou em 1933, mesmo ano da publicação de seu primeiro livro, “O caminho para a distância”. Durante o período de formação acadêmica firmou amizades e, a partir de então, viveu uma vida ligada à boemia.

Chegou a estudar literatura inglesa na Universidade de Oxford, na Inglaterra, porém, não se formou em razão da Segunda Guerra Mundial. Ao retornar ao Brasil, fez amizade com os escritores Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade.

O artista trabalhou como jornalista, cronista e crítico de cinema, antes de ingressar na diplomacia, em 1943, quando foi nomeado vice-cônsul em Los Angeles. Como diplomata, alcançou o posto de segundo secretário da embaixada brasileira em Paris dez anos depois. Anos mais tarde abandonou a diplomacia e tornou-se músico.

O “Poetinha” foi um dos fundadores do movimento revolucionário na música brasileira da década de 50, a Bossa Nova, juntamente com Tom Jobim e João Gilberto. A partir dos anos 60, o estilo musical ganhava o reconhecimento internacional.

É autor de algumas das frases e dos poemas mais conhecidos na literatura brasileira. Entre suas músicas marcantes estão "Garota de Ipanema" (a canção brasileira mais tocada no mundo, parceria dele com Tom Jobim), "A Felicidade", "Manhã de Carnaval", "Chega de Saudade" e "Eu sei que vou te amar".

Sua obra musical soma mais de 300 títulos que retratam o cotidiano, o amor e as mulheres.

“Vinicius de Moraes foi um divisor de águas na história da música popular brasileira. Um poeta de livro que de repente se torna letrista e traz para as letras da música brasileira uma grande densidade poética”, define o crítico musical Tárik de Souza.

Para o especialista, Vinicius "foi o primeiro parceiro do Edu Lobo, o primeiro parceiro do João Bosco, incentivou o Francis Hime e vários outros artistas a se dedicarem realmente à música, a partir de parcerias com ele". "Vinicius tinha essa generosidade de lançar artistas e de abrir novas frentes, como ele fez com Toquinho, que foi o seu último grande parceiro.”

É também autor de poemas como "Rosa de Hiroshima" e "O Operário em Construção", que criticam problemas sociais e ganharam notoriedade como formas de protesto.

Boêmio assumido, Vinicius viveu intensamente seus 66 anos. Casou-se nove vezes e teve cinco filhos. Morreu de edema pulmonar aos 67 anos, em 9 de julho de 1980, em sua casa na Gávea.

Em 2010, o governo brasileiro fez uma reparação histórica: promoveu Vinicius a embaixador em homenagem póstuma, após ter sido aposentado compulsoriamente em 1969 pelo regime militar.

Fonte: Portal Brasil (com informações da Agência Brasil)



Crato (CE): Município terá mais uma edição do “Crato Estação Cultura”

Tem continuidade neste sábado, 19, o segundo e último dia do “Crato Estação Cultura”, evento promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura.

No Largo da RFFSA os cratenses e visitantes terão acesso a apresentações musicais, feira de artesanato e de gastronomia, apresentações teatrais, biblioteca móvel, massagem relaxante, cinema e literatura. O evento começa às 17 horas. 

Mais uma Trocaria no Gesso neste domingo
Em alusão ao Dia das Crianças, a Prefeitura do Crato, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, realiza no próximo dia 20, a partir das 9 horas, na comunidade do Gesso, a quarta edição do projeto “Trocaria no Gesso”.

A ação envolve contação de histórias, apresentações artísticas, oficinas, brincadeiras,; cortejos, bicicletas enfeitadas, doações de mudas de plantas, pinturas de fachadas de casas com stencil, trocas, e doações de livros e revistas. 

Assessoria de Imprensa / PMC



Barbalha (CE): Preso indivíduo acusado de estuprar e roubar duas mulheres

A notícia sobre o estupro de duas mulheres no centro da cidade de Barbalha, fato acontecido na madrugada desta quinta-feira 17, causou indignação e revolta no íntimo social barbalhense, o caso repercutiu bastante no dia de ontem, quem ousava falar sobre o ocorrido demonstrava indignação e desejava punição para o infrator.

Mas, em menos de 12 horas do ocorrido, a polícia acabou chegando ao autor da violência sexual e também roubo dos celulares das vítimas. Ainda nesta quinta-feira, por volta das 13h50min, a polícia foi acionada a respeito do caso do estupro e seguiu para o Bairro do Rosário, onde acabou localizando o elemento, e no trabalho de identificação pessoal trata-se de Wilkinson Lima de Santana, de 20 anos.

Diante da prisão do individuo, vítimas e acusado foram conduzido a 20ª DRPC – Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro do Norte, onde as vítimas de iniciais R.M.S. e N.S.C.B., já tinham sido ouvidas ainda no período da madrugada pela autoridade de plantão com a lavratura do procedimento cabível na forma da lei.

Na 20ª DRPC, com a presença das partes envolvidas, vítimas e acusado, a autoridade de plantão deu voz de prisão em flagrante, autuando o acusado nos artigos 213 (estupro) e 155 (furto). Segundo relato do setor policial, contra o infrator nada consta antes ao caso de estupro e roubo, fatos acontecidos na madrugada dessa quinta-feira dia 17, quando o elemento adentrou a residência das duas jovens e mediante ameaças com uma faca abusou sexualmente das duas.

Na manhã dessa sexta-feira (18), de acordo com informações de populares que residem no Bairro do Rosário na mesma comunidade que ele mora e preferem não se identificar para evitar represálias, as duas jovens recentemente teriam mudado de endereço para fugir do assédio do elemento, porém, ele acabou descobrindo o novo endereço, e então com o seu instinto de maldade teria premeditado adentrar a casa e abusar sexualmente das duas jovens, R. M. S, e N. S. C. B, como fez armado a faca.

Silva Neto com informações da 2ª CIA

Foto: Michel Dantas/Ag. Miséria

Fonte: Diário do Cariri



Após denúncia de maus-tratos, grupo invade laboratório e leva cães


Dezenas de ativistas derrubaram um portão e invadiram, por volta das 2h desta sexta-feira (18), o laboratório do Instituto Royal, em São Roque, a 59 km de São Paulo. Eles levaram em carros próprios dezenas de animais que estavam no complexo, segundo a Guarda Municipal da cidade e a Polícia Militar, motivados pelas suspeitas de que os bichos sofriam maus-tratos no local.

Os manifestantes acusam o instituto de maltratar cães da raça beagle usados em pesquisas e testes de produtos cosméticos e farmacêuticos, além de usar no trabalho também coelhos e ratos. Segundo os ativistas, uma denúncia anônima havia alertado que os cães estariam sendo sacrificados desde as 14 de quinta (17) com métodos cruéis e que os corpos estariam sendo ocultados em um porão.

Ao Bom Dia São Paulo, o Instituto Royal afirmou que realiza todos os testes com animais dentro das normas e exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que a retirada dos animais do prédio prejudica o trabalho que vinha sendo realizado. Segundo o laboratório, que classificou a invasão como ato de terrorismo, a ação dos ativistas vai contra o incentivo a pesquisas no país.

Em 2012, apos receber uma denúncia contra o Instituto Royal, o Ministério Público de São Roque abriu uma investigação, ainda não concluída. "Foram feitas duas visitas. Uma delas por uma veterinária de uma organização internacional. Na época, nenhuma irregularidade foi encontrada", disse o promotor Wilson Velasco Júnior.

De acordo com ele, as pesquisas eram de empresas de cosméticos, mas a lei permite que os clientes do laboratório sejam mantidos em sigilo. Velasco Júnior afirma que a prática de vivissecção – a dissecação de animais vivos para estudos – é autorizada.

Boletim de ocorrência
De acordo com o delegado Marcelo Sampaio Pontes, foram lavrados na manhã desta sexta dois boletins de ocorrência. O primeiro deles é por maus-tratos, em que uma integrante do Movimento Frente Antivivisseccionista do Brasil afirma que foram ouvidos "vários gritos de cães" no local, que indicavam que "indicavam que os animais estavam sendo submetidos a tratamentos cruéis" e que "sentiam muita dor". Segundo ela, os gritos dos cães eram ouvidos quatro vezes ao dia.

O segundo boletim de ocorrência é de furto qualificado, com base no relato dos policiais que acompanharam a manifestação e a invasão no instituto. Segundo eles, ao chegarem no local o prédio já havia sido invadido por cerca de 30 pessoas. Em seguida, outras 50 entraram. Os policiais disseram que dependências do estabelecimento foram depredadas e que cães ali mantidos foram subtraídos. Eles afirmaram ainda que não houve agressões por parte dos manifestantes contra seguranças do local.

A patrulha afirmou ainda ao delegado que "várias pastas contendo documentos, bem como computadores medicamentos e placas de acrílico contendo o que parecem ser testes foram recolhidos e apresentados pelos policiais". Um advogado e representante do Instituto Royal acompanhou o registro do boletim.

Segundo o delegado Pontes, a polícia faz uma perícia no local ainda pela manhã. Ele disse que a única coisa comprovada até o momento é que os cachorros foram furtados.

Mais de 200 animais
Manifestantes disseram que o laboratório tinha mais de 200 animais. O protesto que reuniu cerca de 120 pessoas no local teve início às 20h de quinta, ganhando maior adesão no fim da noite. Os ativistas ficaram em frente ao prédio durante a madrugada, quando houve a invasão.

Segundo relatos dos ativistas, foi possível ouvir latidos supostamente de dor de cães. No fim da noite de quinta, a Polícia Civil de São Roque informou que registrou boletim de ocorrência sobre a denúncia de maus-tratos.

O protesto acontece desde sábado (12), mas ganhou adesões nesta quinta por causa de boatos de que a empresa estava preparando a retirada e o sacrifício dos animais, depois que três vans e um caminhão de pequeno porte entraram no laboratório durante a tarde. Os manifestantes cercaram o complexo e tentaram vistoriar veículos do laboratório. Houve um princípio de confusão porque um dos motoristas da empresa se negou a abrir o carro.

Uma reunião estava marcada para o fim da tarde de quinta-feira, com a presença de ativistas dos direitos dos animais, funcionários da prefeitura e representantes do laboratório. O encontro foi cancelado porque a empresa informou que, por segurança, não mandaria um representante.

O promotor Wilson Velasco Júnior afirmou que, em reunião com representantes de ONGs na quarta-feira (16), orientou para que os ativistas não invadissem o laboratório. "Quando eles invadiram e depredaram o laboratório eles destruíram provas", afirmou. "É primordial neste momento encontrar esses cães e apurar se eles podem causar algum dano à saúde de outros animais e das pessoas. Também precisamos examiná-los para saber se foram vitimas de maus tratos", completou o promotor.

Nota de esclarecimento
A empresa Royal Canin, multinacional de origem francesa que fabrica alimentos para animais domésticos, divulgou uma nota na manhã desta sexta-feira (18) informando que, apesar da similaridade entre os nomes das duas empresas, não possui qualquer relação com o Instituto Royal.

Veja a nota na íntegra:
A Royal Canin do Brasil esclarece que NÃO TEM NENHUM VÍNCULO com o Instituto Royal que vem sendo apontado como realizador de pesquisas invasivas em animais (cães beagles). Acreditamos que a associação feita por algumas pessoas deva-se ao fato da similaridade de nomes.

Não realizamos e nem apoiamos testes que possam trazer sofrimentos aos animais.

A Royal Canin do Brasil, ainda em 2012, quando este assunto veio à tona,  tomou todas as medidas legais cabíveis, junto a Promotoria de Justiça do GECAP - Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo da Comarca de São Paulo - SP,  para assegurar e comprovar a inexistência de qualquer relação entre a empresa e o referido Instituto.

A Royal Canin, empresa fundada em 1968, na França, e instalada no Brasil desde 1990, fica à disposição através dos canais de atendimento:

SAC: 0800 703 55 88 (de segunda à sexta-feira, das 08:00h às 17:00h)


Fonte: G1



Crato em Ação leva serviços de saúde para a Batateira e Baixio do Muquém, no domingo

A Secretaria de Saúde do Crato realizará no próximo domingo, dia 20, ações de cidadania, informação e serviços. Pela manhã, as ações serão iniciadas no Centro de Atenção Integral à Criança, no bairro Gisélia Pinheiro – Batateira, e à tarde no Baixio do Muquém.

Nas duas comunidades serão disponibilizados serviços de saúde com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Consultas médicas, prevenção, aplicação de flúor dentre outros serviços serão oferecidos a população por profissionais do Programa de Saúde da Família - PSF e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

As atividades fazem do projeto Crato em Ação, idealizado pela primeira-dama Gilvânia Gomes de Mattos, e desenvolvido pela gestão do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, que visa levar serviços assistenciais a diversas localidades do município.

A secretária de Saúde, Aline Franca, convida a população a se fazer presente nessas ações.  “Levamos serviços assistenciais especializados para as comunidades com o objetivo de promover melhorias na saúde e qualidade de vida”, afirma.

Assessoria de Imprensa / PMC



Mensagem do Prefeito Ronaldo ao dia do Médico


Crato (CE): Município viabiliza a construção de novas unidades habitacionais do ‘Minha Casa, Minha Vida’

Em reunião realizada na manhã de ontem, 17,  na sede do Executivo Municipal, o Secretário de Governo, Rafael Branco, e o Secretário Adjunto da Cidade, Hildo Júnior, receberam os representantes da construtora Elite Engenharia e do Banco do Brasil, para tratar da viabilidade de construção de 1.304 unidades do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, em mais uma localidade no município,  no Vale do Amanhecer.

De acordo com Hildo Júnior, a prefeitura está dando um suporte técnico, através da Secretaria da Cidade, no que diz respeito à documentação para liberar a anuência e o alvará para que o projeto seja realizado.

“Estamos fazendo os ajustes necessários no projeto, dentro do Plano Diretor, no que diz respeito à Lei de Uso e Ocupação do Solo”, disse Hildo Júnior.

O secretário adjunto informou ainda que está sendo articulado junto à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) o suprimento de água, bem como uma estação de tratamento de esgoto no local.

Assessoria de Imprensa / PMC



Casa do Ceará em Brasília comemora 50 anos e homenageia caririense

Foi uma festa de cearenses em grande estilo. Uma baita comemoração dos 50 anos da Casa do Ceará em Brasília, nas suas dependências da 909/910 Norte, quando o jantar de confraternização reuniu cerca de 750 pessoas, para uma expectativa inicial de 450, participando familiares dos 150 homenageados, de 55 municípios cearenses, que estão no livro “50 Anos da Casa do Ceará em Brasília”, elaborado para marcar a data, e financiado pelo grupo empresarial M. Dias Branco. A presença de Ivens Dias Branco com esposa e filhos destacou evento.

Foram lembrados os 28 fundadores, cujos nomes foram nominados, e lido os nomes dos 150 homenageados.

Coube ao ex-presidente e fundador da Casa, jornalista Fernando César Mesquita, saudar Ivens Dias Branco e lhe entregar o 1º livro, assinalando a forte ligação entre a Casa e o grupo M. Dias Branco, que financiara em 2010 o livro que marcou os 50 anos de Brasilia, quando foram homenageados outros 150 cearenses. Ivens agradeceu lembrando o espirito empreendedor dos cearenses, sua disposição para enfrentar e superar desafios, a presença deles na construção e consolidação de Brasilia e assinalando a alegria de participar dos esforços da Casa do Ceará em Brasilia para se consolidar como instituição símbolo dos cearenses.

O governador Cid Gomes, presidente de honra da Casa, várias vezes citado pela decisão de apoiar o projeto Fausto Nilo, da nova Casa a ser implantada, mandou mensagem, justificando sua ausência, o mesmo fazendo o ex-governador Gonzaga Mota.

Na oportunidade, dentre outros homenageados, destaca-se o reconhecimento por parte da Casa do Ceará a Elmano Rodrigues Pinheiro, natural de Farias Brito, idealizador do "Padarias Espirituais", que por meio do projeto já doou mais de 1 milhão de livos para as bibliotecas do Ceará e do Nordeste.

Perfil do homenageado
Elmano Rodrigues Pinheiro nasceu em Farias Brito, em 31 de agosto de 1949, filho de Enoch Rodrigues, do Crato, fazendeiro, comerciante e pecuarista, e Maria Carmosina Pinheiro Rodrigues, de Assaré, professora.

Fez o curso primário com as professoras Maria Carmelita Leite, Maria Gracildes Ribeiro, Maria Lisieux Costa Araújo e Isaulina Roque.

Aos 8 anos, perdeu o pai, Enoch, que por sua vez fora prefeito de Farias Brito, pelo PSD, e que foi brutalmente assassinado em 16 de fevereiro de 1958, durante uma apresentação de carnaval, a mando dos chefes políticos de Santana do Cariri, o feito consumado pelo pistoleiro Pedro Tenório Cavalcanti, de Duque de Caxias, do Rio de Janeiro, responsável também pelo assassinato do delegado Imparato  que andou investigando os crimes praticados pelo famoso Tenório Cavalcanti na Baixada Fluminense e que se dizia imbatível com sua “lurdinha”.

Órfão com sete irmãos, Normando, José Rodrigues, Eliane, Sonia, Marcia e Gutenberg, viu sua mãe casar-se pela segunda vez com Jales Pinheiro, e, com ele, ganhou mais quatro irmãos, Joilson, Jansen, Janson, e Jader.

Começou o curso ginasial no Colégio Diocesano do Crato e concluiu no Ginásio Enoch Rodrigues, nome do seu pai e implantado com a ajuda da comunidade por sua mãe, Maria, que contou com o apoio daquele que mais tarde seria desembargador, José Maria de Melo.

Para tirar o peso de cima de sua mãe, com Normando e Eliane, Elmano foi para a casa da sua tia, irmã de sua mãe, Lourdes, que morava no Cosme Velho e trabalhava na Justiça do Trabalho.

Logo conseguiu o primeiro emprego como faxineiro na agência de propaganda de um cearense, Aroldo Araújo, que foi agência média na década de 60, mas ali conheceu o que chamou de segundo pai, Gianvittori Calvi. Este era desenhista, gravador, pintor, diretor de arte na Agencia, e depois criou sua própria  agência, Casa do Desenho, na Tijuca. Gian Calvi, como era mais conhecido, ensinou toda a arte da produção gráfica que Elmano captou e, com isso, ganhou projeção no mercado publicitário carioca, indo trabalhar na Grant Publicidade, com Thomas Burnett, que detinha a conta da Souza Cruz. Depois, foi trabalhar na JMM, João Moacir de Medeiros, detentora da conta do Banco Nacional; e na JE, de Jorge Eduardo e Alvaro Pires, que mais tarde se fundiu com a Krastup Publicidade.

Já mais bem encaminhado, concluiu o curso colegial no colégio Antônio Prado Júnior, na Tijuca, e fez vestibular para a Faculdade de Comunicação Hélio Alonso, a FACHA.

Em 1979, veio para Brasília, a convite de Guilherme de La Penha, secretário do Ensino Superior, do MEC, que desembarcou com o ministro Eduardo Portela.

Passou pelo Conselho Editorial do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPQ), em 1981, concluiu o curso Superior no CEUB e foi trabalhar na Editora da Universidade de Brasília, onde ficou por 32 anos, como produtor gráfico, contribuindo para consolidar o prestígio da Editora pela qualidade de suas publicações. Mesmo depois de aposentado, continuou nas mesmas funções na UnB.

Há 15 anos, em 1998, Elmano lançou-se em novo desafio de vida – disseminar bibliotecas e distribuir livros pelo Brasil.

Pelos seus cálculos, já distribuiu pelo País mais de l milhão de livros para mais de 200 bibliotecas, das quais para umas 50 do Ceará. Admite que só para Juazeiro do Norte mandou mais de 70 mil livros. Criou o projeto Padarias Espirituais, uma Fundação que leva o nome do seu pai, Enoch Rodrigues, e um lema “A cidadania através da leitura”. Sem pedir dinheiro a ninguém, mas só livros e transporte, Elmano bate à porta de quem tem livros e os redistribui pelas bibliotecas do Nordeste. Muitas carretas deixaram Brasília naquele rumo, algumas fretadas pelas próprias prefeituras que mandam pegar os livros onde Elmano os encaixota.

“Os municípios do Cariri conhecem o meu trabalho voluntário.”

O Correio Braziliense (11/01/2011), quando descobriu suas façanhas, Leilane Menezes escreveu: “O Distribuidor de Cultura. Por iniciativa própria, sem qualquer subsídio, um funcionário púbico envia livros para comunidades carentes do Nordeste. Multiplicador de conhecimento, ele ajuda a ampliar horizontes de muita gente”.

Na revista Darcy, da UnB (nov./dez. de 2010), João Campos escreveu: “O Sertão vai virar livro. Esta é a história de um servidor da UnB, que teve uma boa ideia e um caminhão partindo de Brasília rumo ao Ceará. Como ela vai terminar, nem o padim Ciço saberia dizer”.

Elmano Rodrigues Pinheiro casou-se pela primeira vez com a jornalista, professora e escritora Samira Abrahão, com quem teve um filho, Elmano Rodrigues Pinheiro Filho, hoje com 34 anos, engenheiro da ANATEL, trabalhando em Brasília. Pela segunda vez casou-se com Alcimena Vieira Botelho, cearense de Antonina do Norte, com quem tem uma filha, Maira Botelho Rodrigues Pinheiro, que compartilha com minha determinação.

Elmano não para um minuto. É comum vê-lo com sua camionete em prédios residenciais e públicos recolhendo livros. Vai juntando até encher uma carreta.

Muitos prefeitos do Ceará o procuram atrás de livros.

Depois de colaborar com a Ensinamento Editora, que tem como carro-chefe a literatura de cordel, está ajudando a lançar o Projeto o “Livro na fila, um jeito de tornar a espera agradável” e espera alcançar bancos, clínicas médicas e dentárias. “O livro precisa ir onde o leitor está.” Vamos chegar lá.

Foto: Arquivo Pessoal

SAMUEL PINHEIRO (com informações da Casa do Ceará)



Esporte: Barbalha vence Uniclinic e está nas semifinais da Taça Fares Lopes

O Barbalha está nas semifinais da Taça Fares Lopes. A Raposa do Cariri venceu na noite desta quinta-feira (17) o Uniclinic por 2 a 1 em casa, no Estádio Inaldão, e garantiu uma vaga entre os quatro melhores do torneio. Como perdeu a primeira partida no Estádio Antônio Cruz por 1 a 0, o Barbalha se classificou por ter feito melhor na campanha durante a fase de grupos.

Agora, o Barbalha enfrenta nas semifinais o vencedor do duelo entre Maguary e Maranguape. No jogo de ida entre as equipes, goleada do Gavião da Serra, por 5 a 1 fora de casa, no Estádio Presidente Vargas. Com uma larga vantagem, o Maranguape pode até perder por quatro gols de diferença na partida de volta (dia 20/10, no Moraisão) que garante a classificação.

Independentemente do adversário, o Barbalha deve fazer o segundo jogo do confronto semifinal no Estádio Inaldão, pois tem a melhor campanha da competição. Na primeira fase, o time do técnico Washington Luiz teve 100% de aproveitamento, quatro vitórias em quatro partidas. A derrota no jogo de ida para o Uniclinic quebrou a sequência de resultados da equipe, mas não impediu a classificação às semifinais.

Foto: Normando Sóracles / Ag. Miséria

Fonte: Globoesporte.com



Acusado de vender fósseis no Cariri é denunciado pelo MPF

O Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, ofereceu denúncia contra Antônio Ribamar da Silva, acusado de comercializar fósseis originários do Cariri, no sul do Ceará. Ele foi preso no último dia 7, em uma operação da Polícia Federal. De acordo com o MPF, o ato de possuir ou comercializar espécimes fósseis sem autorização legal é proibido por lei e é considerado crime contra ordem econômica.

O procurador da República Celso Leal, autor da denúncia, informa que a prisão de Antônio Ribamar ocorreu em cumprimento a um mandado de busca domiciliar expedido pela 7ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo.

Na ocasião, foram encontrados diversos fósseis na residência do denunciado, que confessou tê-los adquirido para revenda a diversas pessoas, inclusive de fora do Estado. Ainda conforme o MPF, Ribamar também revelou comprar os fósseis de agricultores da região e comercializar a mercadoria por meio de caminhoneiros.

Na operação da Polícia Federal, outras quatro pessoas foram presas acusadas de participar de organização criminosa especializada no tráfico internacional de fósseis. Entre os detidos, havia um alemão mantenedor de museus de paleontologia nos Estados Unidos e na China.

Fonte: O Povo



Plantão Infotech: Por R$ 3.999, PlayStation 4 do Brasil é disparado o mais caro do mundo

No Brasil o PlayStation 4 vai custar a "bagatela" de R$ 3.999, valor que dá ao país o indesejado título de “PS4 mais caro do mundo”. O 2º colocado, nossos 'hermanos' da Argentina, terão que pagar o equivalente a R$ 2.400 pelo aparelho, quantia que ainda assim está bem abaixo da tupiniquim.

É claro que os altos impostos que incidem sobre videogames no Brasil inflacionam o valor. Segundo a Sony, entre 60 e 70% do preço do console são impostos. Ainda assim, vale destacar que o Xbox One, que é US$ 100 mais caro que o PS4 nos EUA, por aqui vai custar R$ 2.200.

Veja o ranking:


Fonte: UOL



Crato comemora hoje 160 anos de elevação à categoria de cidade


O município de Crato comemora nesta quinta-feira, 17 de outubro, 160 anos de elevação à categoria de cidade.

De acordo com o memorialista Huberto Cabral, o Crato comemora também a data de instalação do município, em 21 de junho de 1764, como Vila Real.

“Antigamente, as vilas, municípios, só passavam a cidade depois de se desenvolverem e isso se deu em 17 de outubro de 1853”, afirma Cabral.

Ainda hoje, às 19h30min na sede do Instituto Cultural do Cariri (ICC) se dará a sessão solene comemorativa aos 160 anos de elevação do Crato à Categoria de Cidade, bem como, a comemoração dos 60 anos de fundação do ICC.

O evento contará com a presença do prefeito Ronaldo Gomes de Mattos, do presidente do ICC, Joé Huberto Tavares de Oliveira, além de integrantes do instituto, autoridades e a sociedade em geral.

Para o prefeito Ronaldo Gomes de Matos a data deve ser lembrada com muita alegria, pois o Crato carrega em sua formação fatos determinantes para a formação do Ceará e do Cariri.

Segundo Ronaldo o momento atual do Município é de crescimento com a efetivação de ações na melhoria da infraestrutura da cidade, a elaboração de uma política de desenvolvimento econômico com a geração de emprego, renda e instalação de novas empresas e concretização do Distrito Industrial.

Além disso, a prefeitura vem trabalhando na melhoria da educação dos cratenses, com a capacitação dos educadores, melhoria das instalações, da merenda escolar e na criação do Centro de Formação dos professores da rede pública municipal de ensino.

Para Ronaldo, a ideia central de sua gestão é trabalhar políticas públicas nas áreas socais que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da populaçã9o.

Cópia transcrita do decreto que elevou o Crato à categoria de cidade

Transcorrem hoje 160 anos de elevação do Crato a categoria de cidade, conforme a resolução  623 de 17 de outubro de 1853 nos seguintes termos:

Doutor Joaquim Vilella de Castro Tavares, presidente da província do Ceará.

Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembleia  Legislativa Provincial decretou e eu sancionei  a resolução seguinte:

ARTIGO ÚNICO: A Vila Real do Crato fica elevada a categoria de cidade com a mesma denominação, revogadas as leis em contrario.

Mando, portanto, a todas  as autoridades a quem o conhecimento execução da referida resolução pertencer que o cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contem. O secretario da Província a faça imprimir, publicar e correr.

Palácio do Governo do Ceará em 17 de outubro de 1853, trigésimo segundo ano da Independência do Império .

Doutor Joaquim de Castro Tavares
Presidente da província do Ceará

Aprígio Justiniano da Silva Guimarães
Secretário da Província



Santana do Cariri (CE): Homem retorna ao convívio da família após 15 anos desaparecido‏

Internado no Hospital de Urgências de Goiânia, no inicio do mês de Julho, após ter sido atropelado por um veículo quando tentava atravessar uma das ruas do bairro Jardim América, naquela capital, o cearense Cícero Eloia da Silva ganha uma nova oportunidade de rever amigos e familiares, após ter saído deste município, há exatos 21 anos, quando viajou para São Paulo em busca de trabalho e oportunidade.

Ele estava desaparecido havia 15 anos e, conforme relato de moradores do bairro goiano, nos últimos meses perambulava pelas ruas da cidade sem nome, documentos ou endereço fixo.

A sorte de Cícero começou a mudar quando equipes do setor de Assistência Social e Psicologia da unidade hospitalar detectaram que o paciente também apresentava sinais de distúrbios mentais que o impediam de falar e decidiram resgatar a sua identidade.

“Na verdade o paciente articulava palavras desconexas. O que chamou muito a nossa atenção foi o fato de que ele repetia, com freqüência, as palavras Cícero, Santana e Ceará”, informou a coordenadora do setor de Serviço Social do hospital, Elisa Crispim Baiocchi.

O cearense, que já havia sido submetido a uma cirurgia na perna direita, devido uma fratura de fêmur sofrida por causa do atropelamento, também foi diagnosticado sob suspeita de esquizofrenia. O diagnóstico foi apresentado pela psicóloga Fernanda Meira, que trabalha no hospital onde Cícero foi atendido.

Com o auxílio de dois outros pacientes que estavam internados na mesma ala onde ele permaneceu, funcionários do setor Social iniciaram pesquisas na Internet, resultando na descoberta dos municípios de Santana do Acaraú e Santana do Cariri. A partir daí, foram estabelecidos contatos junto às prefeituras sobre o paciente.

Exames de datiloscopia, que identifica o ser humano através das impressões digitais, auxiliaram na descoberta do nome dos genitores do paciente. “Com o resultado dos exames a prefeitura de Santana do Cariri conseguiu encontrar a família dele”, comemora Elisa Baiocchi.

O Secretário de Assistência Social do município de Santana do Cariri, Pedro Salviano Ferreira, disse que a família acreditava que Cícero Eloia estivesse morto. “Foi uma grande surpresa para todos. O município inteiro está em polvorosa com o reaparecimento do rapaz”, comenta o secretário.

O secretário viajou de carro próprio para buscar o conterrâneo, acompanhado por um motorista. Saiu de Goiânia ontem pela manhã. A chegada do trio em Santana do Cariri está prevista para o meio dia de hoje.

A comunidade da cidade preparou uma recepção calorosa e diversas pessoas, entre parentes, amigos, familiares e curiosos, prometem comparecer à casa da família, composta de agricultores. O pai, José Eloia da Silva, tem 71 anos e é viúvo há nove anos. Além dele, os três irmãos de Cícero também aguardam a chegada do rapaz.

“Os familiares não tinham segurança em realizar a viagem. Como o Cícero não possui documentos, não houve a condição de transportá-lo de volta de avião. Então, vim eu buscá-lo de carro”, informou o secretário.

Os custos da viagem, cerca de R$ 2,5 mil, foram pagos pela prefeita do município, Danieli de Abreu Machado e pelos vereadores João Paulo Cabral, Robério Idelfino, Antônio do Sindicato e Juracildo Fernandes, além do próprio secretário Pedro Salviano.

Na prefeitura da cidade, já estão sendo providenciados novos documentos para Cícero Eloia. O município também vai se responsabilizar pelos cuidados médicos que ele ainda possa necessitar, conforme o secretário Pedro Salviano.

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste


Apostadores tentam se passar por ganhador da Mega-Sena que não buscou prêmio

Desde que a notícia de que o ganhador da Mega-Sena de R$ 23 milhões, sorteada em 10 de julho deste ano, não apareceu para retirar o prêmio, vários apostadores apareceram na lotérica Big Sorte, na praça Barão do Rio Branco, centro de Ponta Grossa (114 km de Curitiba), e tentaram retirar a bolada, conforme conta a gerente do estabelecimento, Valquiria Kubisch, 30. "Já vieram umas dez pessoas tentando se passar pelo ganhador."

De acordo com Valquiria, o último apareceu nessa terça-feira (15), com uma "história bem absurda". "Ele ligou e disse que o comprovante da aposta está em outro país. Perguntou se não tinha como falar com a Dilma [Rousseff] para liberar o prêmio. Ele falou que sempre vem aqui e que iria doar o dinheiro a uma instituição de caridade", disse a gerente da lotérica.

Outros apresentaram volantes preenchidas com as mesmas dezenas sorteadas em 10 de julho. "Um veio aqui e disse 'eu sempre marco esses números'... Mas qualquer um pode chegar e marcar na volante", afirmou a funcionária do estabelecimento.

Em um dos casos, o apostador ligou para a lotérica e pediu para o proprietário ir até a casa dele. "Ele foi lá, e o cliente mostrou o volante marcado, mas não estava autenticado", recorda ela.

As seis dezenas sorteadas na ocasião foram: 01 - 08 - 17 - 44 - 46 - 53. O prazo previsto em lei para retirar o prêmio é de 90 dias a partir da data do sorteio. Com a greve dos bancários, a Caixa deu a possibilidade de o apostador retirar o dinheiro nesta segunda-feira (14), já que a paralisação foi encerrada na maioria dos Estados, mas o sortudo não apareceu.

A assessoria de imprensa da Caixa afirma que, após o fim do prazo legal, não há data limite para o ganhador se apresentar, mas admite que após o final desta semana a chance de ele retirar os R$ 23 milhões ficarão bem reduzidas. O banco sugere que ele compareça a uma agência o mais rápido possível e apresente uma justificativa sobre a não retirada do prêmio.

Assunto na cidade
Valquíria conta que, nas últimas semanas, especulações sobre o ganhador do prêmio foram o assunto de Ponta Grossa. "O pessoal comenta bastante. A história que mais se fala é que o ganhador deixou o bilhete na calça e a mulher lavou. Diz que ele até teve um infarto."

De acordo com ela, no dia em que foi feita a aposta vencedora, foram feitos mais de 500 jogos. Valquíria afirma que algumas "pessoas de idade", que perderam e não conferiram os comprovantes, foram até a casa lotérica tentar descobrir algum jeito de saber se ganharam o prêmio.

"Teve um caso que me deixou mexida, de um senhor que veio aqui até com o advogado. Ele falou que conferiu a aposta, mas jogou o comprovante fora depois que ouviu na rádio que o ganhador tinha apostado em outra lotérica nossa, que fica em frente à prefeitura. Ele apareceu com várias volantinhas, uma delas com a aposta premiada. Até acho que pode ser verdade, mas não posso fazer nada", lamenta a gerente.

Além do ganhador que não retirou o prêmio, outro fato curioso da história da Mega-Sena envolve a lotérica Big Sorte. De acordo com Valquíria, o primeiro vencedor da história da Mega-Sena fez a aposta na casa. Ele faturou R$ 2,3 milhões, em março de 1996.

Fonte: UOL



Crato (CE): Secretaria de Obras realiza pavimentação em ruas

A Secretaria de Obras do Município do Crato continua realizando os serviços de pavimentação nas ruas de vários bairros, distritos e sítios do Crato. O Secretario de Obras, Alender Honório, destaca que vários bairros e distritos serão atendidos com os trabalhos de pavimentação. De acordo com cronograma estabelecido, mais de cem ruas serão contempladas.

Segundo o secretário, já foram atendidos com as obras de pavimentação, os bairros Muriti, Barro Branco, Novo Lameiro, Vila Novo Horizonte, Seminário, Santa Rosa, Parque Grangeiro, Sossego, Vila São Bento, Zacarias Gonçalves, São Miguel, Ponta da Serra, Santa Fé, Dom Quintino, Monte Alverne, Baixio das Palmeiras, Gisélia Pinheiro e Parque Recreio.

No distrito de Ponta da Serra, 15 ruas serão beneficiadas com os serviços. Já no Parque Grangeiro, são 12 ruas beneficiadas. No Sossego serão 5 ruas, e juntas representam mais de 42.400 metros quadrados de calçamento.

O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, está acompanhando todos os trabalhos e garante que todos os bairros e distritos serão atendidos, beneficiando todas as ruas que estão sem calçamento e saneamento, proporcionando, assim, melhorias no deslocamento, saneamento, trazendo melhor qualidade de vida para os moradores e a valorização imobiliária.

Foto meramente ilustrativa

Assessoria de Imprensa / PMC



AddThis