Médicos da UPA de Juazeiro do Norte pedem demissão em massa por falta de pagamento de salários

Profissionais de saúde que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, pediram demissão em massa nessa última quarta-feira (14). Já são nove médicos que deram entrada no pedido de desligamento e não atuam mais na unidade de saúde. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará que acompanha o caso.

Segundo Edmar Fernandes, presidente da entidade, os médicos já estão sem receber salário há dois meses e sem aumento salarial há pelo menos sete anos. “Às vezes o atraso chega a três meses. Nunca regulariza, sempre tem atraso e aí quando os médicos viram que a Prefeitura não tinha intenção de regularizar a situação, resolveram pedir demissão”, esclareceu. 

A Prefeitura de Juazeiro da Norte, por meio da Secretaria da Saúde, emitiu posicionamento informando que está esperando repasses financeiros do Ministério da Saúde e, por isso, não realizou ainda o pagamento ao Instituto Médico de Gestão Integrada (Imegi), empresa de gestão de unidades hospitalares que é responsável pela UPA do bairro Limoeiro. O Sistema Verdes Mares solicitou maiores informações sobre o caso ao Ministério da Saúde mas não recebeu respostas até a publicação desta matéria.

Sem interrupção
Conforme a Secretaria da Saúde do Município, os atendimentos seguem sendo realizados com remanejamento de equipes. Paras as vagas dos plantonistas que pediram demissão, a Pasta informou que a lacuna será preenchida com contratação de substitutos. A Secretaria informou ainda que “está dando o apoio necessário para que os serviços à população não sejam prejudicados, inclusive com manutenção de plantonista extra no local". 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

05 de dezembro

1496 – Dom Manuel I assina o decreto de expulsão dos judeus de Portugal.
1889 – A Família Imperial Brasileira chega a Lisboa após deixar o Brasil devido à Proclamação da República.
1933 – Termina a lei seca nos Estados Unidos.

Nasceram neste dia…
1901 – Walt Disney (foto), desenhista e produtor estadunidense (m. 1966).
1903 – Cecil Frank Powell, físico britânico (m. 1969).
1911 – Władysław Szpilman, pianista polaco (m. 2000).

Morreram neste dia…
1791 – Mozart, compositor e músico austríaco (n. 1756).
1891 – D. Pedro II do Brasil (n. 1825).
2012 – Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro (n. 1907).

Fonte: Wikipédia

Prefeito de Assaré e seu filho são alvos de operação no Ministério Público

Evanderto Almeida, prefeito de Assaré (Foto: Arquivo)
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e com o apoio de promotores de Justiça da região do Cariri e do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Estado do Ceará, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (04/12), a operação “Coisas de Pai”, no município de Assaré.  

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Os mandados estão sendo cumpridos nas sedes da Prefeitura de Assaré e de empresas situadas em Assaré, Juazeiro do Norte e em Fortaleza, bem como nos imóveis de residência do prefeito de Assaré, Francisco Evanderto Almeida, do chefe de gabinete do prefeito, Francisco Paulo Paiva Almeida, e de empresários. Foram apreendidos aparelhos celulares, equipamentos eletrônicos e documentos na sede da prefeitura e nas residências do prefeito e de empresários. 

As ordens judiciais são decorrentes de procedimento investigatório criminal que tramitam na Procap. As investigações do MPCE apontam suspeitas de cometimento de crime de peculato em diversas contratações, como por exemplo no fornecimento de combustíveis, realização de obras e na locação de veículos, com possível participação de autoridade com foro por prerrogativa de função. 

Curta nossa página no Facebook

Águas do São Francisco chega ao Ceará em março de 2020, garante ministro

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou em vídeo divulgado nesta terça-feira (03), que as águas do “Velho Chico” chegarão ao Ceará até o final do mês de março de 2020. Em visita às obras no município de Salgueiro (PE), o gestor garantiu a finalização das dos serviços no dique Negreiros, estrutura que apresentou vazamento detectado em 16 agosto de 2018. 

Agora, a expectativa do MDR é encher o reservatório de Negreiros, em Salgueiro, até o fim deste mês e, de lá, a água siga até a barragem Milagres, ainda em território pernambucano. Com a estrutura preenchida, o recurso hídrico será transportado até a barragem de Jati, em município homônimo, no Cariri cearense, onde será captada pelo Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e levada até o Açude Castanhão. “Em março a água chega à Jati e vai para a grande Fortaleza”, diz Canuto no encerramento do vídeo.  

Atualmente, o Eixo Norte apresenta mais 97% de execução física. Em 30 de agosto deste ano foi reiniciado o bombeamento da água do Rio São Francisco e, a partir da terceira estação de bombeamento do Eixo Norte (EBI-3), segue até as próximas estruturas, que contemplam 60 quilômetros de extensão.  

Na época em que foi detectado o vazamento, 35 famílias que vivem na Vila Produtiva Rural de Negreiros tiveram que ser retiradas de suas casas por segurança. Desde então, a estrutura recebe serviços 24 horas.  

Caminho das águas 
Hoje, a prioridade da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) é concluir as obras de proteção do chamado “eixo emergencial”, que possui 53 quilômetros de extensão e será responsável por levar a água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) até o Açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).  

O recurso hídrico do “Velho Chico”, captado na Barragem de Jati, seguirá, por gravidade, até o município de Missão Velha, onde será direcionado ao Riacho Seco, seguindo pelo Rio Salgado até desaguar no Rio Jaguaribe, onde cairá no maior reservatório do Estado.  

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Artista desmente prefeito de Barbalha e diz que foi pressionado a gravar ‘live’

Nesta segunda-feira (2), a internet foi sacudida por uma live do prefeito de Barbalha Argemiro Sampaio. No vídeo, Argemiro apresenta o Palhaço Estilingue, conhecido por fazer vídeos mostrando os descasos da administração do município.

Na sua live, o prefeito diz claramente que está instalada uma gangue do ‘fake news’ na cidade e tenta a todo custo descredenciar o artista induzindo-o a falar que foi obrigado a gravar esse vídeo:


Na manhã de hoje, o artista divulgou vídeo nas redes sociais desmentindo Argemiro e apreensivo disse que “ontem foi um dia muito difícil pra mim. Pessoas me ligando, emissoras de rádio, TV. Não quero expor minha família”.

Em tom de desabafo e emocionado, o artista barbalhense revela que não vai mais fazer vídeos com conteúdo político para evitar polêmicas.


Curta nossa página no Facebook

Anvisa libera venda de produtos à base de cannabis, mas rejeita cultivo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (3) a liberação da venda em farmácias de produtos à base de cannabis para uso medicinal no Brasil. A regulamentação foi aprovada por unanimidade e é temporária, com validade de três anos.

Na mesma reunião da diretoria colegiada do órgão foi rejeitado o cultivo de maconha para fins medicinais no Brasil. Por 3 votos a 1, proposta foi arquivada pela agência reguladora. Com a decisão, fabricantes que desejarem entrar no mercado precisarão importar o extrato da planta.

Venda dos produtos
Sobre a venda em farmácias, a norma passa a valer 90 dias após sua publicação no "Diário Oficial da União". De acordo com a resolução, os produtos liberados poderão ser para uso oral e nasal, em formato de comprimidos ou líquidos, além de soluções oleosas.

O texto não trata do uso recreativo da maconha, que continua proibido.

A comercialização ocorrerá apenas em farmácias e drogarias sem manipulação, que venderão os produtos prontos, mediante prescrição médica.

O tipo de prescrição médica necessária vai depender da concentração de tetra-hidrocanabidiol (THC), principal elemento tóxico e psicotrópico da planta Cannabis sativa, ao lado do canabidiol (CBD), que é usado em terapias como analgésico ou relaxante.

O THC altera as funções cerebrais e é a substância que provoca os mais conhecidos efeitos do consumo da maconha, droga ilegal no Brasil. Entretanto, estudos indicam que o THC também pode ser usado como princípio ativo para fins medicinais.

Nas formulações com concentração de THC inferior a 0,2%, o produto deverá ser prescrito por meio de receituário tipo B e renovação de receita em até 60 dias.

Já os produtos com concentração de THC superior a 0,2% só poderão ser prescritos a pacientes terminais ou que tenham esgotado as alternativas terapêuticas de tratamento. Neste caso, o receituário para prescrição será do tipo A, mais restrito, padrão semelhante ao da morfina.

A embalagem dos produtos deve informar a concentração dos principais canabinoides presentes na formulação, dentre eles o CBD e o THC, mas somente a concentração de THC é levada em conta para a classificação dos rótulos.

Todos devem conter a frase "Venda sob prescrição médica", seguida de "Só pode ser vendido com retenção de receita" no caso de produtos com menos de 0,2% de THC ou da frase "Uso desse produto pode causar dependência física ou psíquica" no caso de concentrações superiores a 0,2%.

Produto x medicamento
A resolução da Anvisa cria uma nova classe de produto sujeito à vigilância sanitária: "produto à base de cannabis". Ou seja, durante os três anos de validade, os produtos ainda não serão classificados como medicamentos.

A votação sobre a liberação do cultivo de cannabis no Brasil para uso medicinal vai ocorrer na tarde desta terça. Se isso for vetado, o insumo deverá ser obrigatoriamente importado.

A regulamentação aprovada cita que os produtos à base de cannabis ainda precisam passar por testes técnicos-científicos que assegurem sua eficácia, segurança e possíveis danos, antes de serem elevados ao patamar de medicamentos.

A delimitação do intervalo de três anos para validar a norma foi sugerida pelo diretor Fernando Mendes, sob a justificativa de que ainda não há comprovação da eficácia dos tratamentos a base dos produtos. "Não há qualquer evidência de baixo risco no uso desses produtos", afirmou ele.

Após esse período, uma nova resolução deverá ser editada.

Os produtos liberados pela Anvisa podem ser ou fabricados no Brasil ou importados.

O regulamento exige que as empresas fabricantes tenham:
  • Certificado de Boas Práticas de Fabricação (emitido pela Anvisa);
  • autorização especial para seu funcionamento;
  • conhecimento da concentração dos principais canabinoides presentes na fórmula do produto;
  • documentação técnica da qualidade dos produtos;
  • condições operacionais para realizar análises de controle de qualidade dos produtos em território brasileiro.
Em nota, a Anvisa disse que os fabricantes que optarem por comprar o insumo no exterior "deverão realizar a importação da matéria-prima semielaborada, e não da planta ou parte dela".

O comunicado continua: "A proposta de norma remete essa atividade aos atuais regramentos de importação e demais regulamentos relacionados ao controle dos pontos de entrada e saída referentes a qualquer produto entorpecente, psicotrópico ou precursor, independentemente de se tratar de matéria-prima ou produto acabado".

Além disso, de acordo com a norma, "para viabilizar o monitoramento integral dos lotes de produtos e medicamentos da cannabis importados, foram limitados os pontos de entrada dos produtos em território nacional".

Rótulos
A resolução aprovada nesta terça pela Anvisa proíbe nos rótulos dos produtos:
  • os termos medicamento, remédio, fitoterápico, suplemento, natural ou qualquer outro semelhante;
  • qualquer indicação quanto à sua destinação de uso, especialmente incluindo alegações terapêuticas;
  • nomes geográficos, símbolos, figuras ou qualquer indicação que permita interpretação falsa.
O colegiado da Anvisa também analisa nesta terça uma segunda resolução, que trata dos requisitos para a liberar o cultivo da cannabis no Brasil exclusivamente para fins medicinais.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Delegada é demitida após receber mais de R$ 90 mil com acúmulo de cargos

A delegada da Polícia Civil do Ceará (PCCE) Márcia Janine Espíndola foi punida com demissão, por acúmulo de cargos públicos, após Processo Administrativo Disciplinar (PAD) da Controladora Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). A decisão foi proferida pelo governador Camilo Santana e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira (29).

Conforme o documento, Márcia Janine exerceu as funções de técnico ministerial do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) entre agosto de 2006 e junho de 2013 e de delegada no Ceará, entre janeiro de 2012 e a data da demissão. No período de um ano e cinco meses que esteve nos dois cargos, a servidora recebeu mais de R$ 96 mil.

"No termo de reinquirição da processada (na CGD), esta admitiu que enriquecera ilicitamente com a acumulação dos cargos no Ministério Público de Pernambuco e na Polícia Civil do Ceará, confirmando a percepção de duplo ganho, sem a solicitação de ressarcimento dos vencimentos percebidos em razão do cargo de Técnico Ministerial", afirma a publicação.

A investigação administrativa no Ceará ainda encontrou incoerências no discurso da delegada. Segundo a publicação, a acusada mencionou que sempre almejou exercer o cargo de delegada, no depoimento à CGD. Porém, ela já havia afirmado que desejava seguir na carreira ministerial, ao ser interrogada pela Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), também pelo acúmulo de funções nos dois estados.

"A atuação de um servidor público integrante da Polícia Civil do Estado do Ceará deve ser sempre pautada na legalidade, não devendo ele se afastar dos deveres de sua Instituição. Por conseguinte, foi isso que se constatou em relação à conduta da DPC (delegada) Márcia, a qual não observou a missão que lhe fora confiada, prejudicando a sociedade, além da imagem da instituição/Polícia Civil e sobretudo lesando os erários estaduais".

Márcia Janine continuou a trabalhar na Polícia Civil, como delegada plantonista em uma unidade de Fortaleza, mesmo depois de ser condenada pela Justiça Estadual de Pernambuco por peculato, pelo acúmulo de funções. Em junho deste ano, a Vara dos Crimes Contra a Administração Pública e a Ordem Tributária de Pernambuco sentenciou a servidora a 7 anos de prisão, perda dos cargos e pagamento de mais de R$ 96 mil.

Alegações
Ainda de acordo com a publicação no DOE, a delegada alegou que, ao ser convocada pela Polícia Civil, enviou um pedido de suspensão de vínculo ao Ministério Público de Pernambuco pelos Correios e que soube somente depois que a solicitação não havia sido processada. Sobre os ganhos dobrados, a acusada justificou que "é uma pessoa desorganizada financeiramente".

"Ainda que se considerasse indevido o acúmulo dos cargos, isso não poderia configurar ato ilícito, pois a delegada jamais teve a intenção de obter qualquer vantagem com a situação. A delegada Marcia Janine optou, desde sempre, por assumir seu cargo no Ceará, tendo exercido suas funções normalmente desde o momento de sua posse, sem qualquer interrupção ilegal das suas atividades", defenderam, em nota, os assessores jurídicos da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Ceará (Adepol), advogados Leandro Vasques e Seledon Dantas.

Os defensores garantiram que irão tomar as medidas cabíveis, quais sejam o recurso administrativo direcionado ao próprio governador e a ação judicial para anular a sanção. "Acreditamos que, na análise do recurso, bem como do enfrentamento judicial da questão, a conclusão será de que Dra. Marcia Janine jamais cometeu qualquer ilícito administrativo ou criminal. Pelo contrário, sempre exerceu com zelo e dedicação o cargo de delegada no Ceará, contribuindo com a segurança pública por todas as unidades pelas quais passou", completa.

Corporação
Questionada, a Polícia Civil do Ceará informou, por meio da assessoria de comunicação, que a ex-servidora Márcia Janine Espíndola foi retirada da folha de pagamento da Instituição, após a publicação de sua demissão no Diário Oficial do Estado (DOE).

A corporação disse ainda que a ex-servidora foi notificada para entregar a carteira funcional e demais acessórios da Polícia Civil. Por fim, esclareceu que Márcia Janine estava afastada por licença para tratamento de saúde desde o mês de agosto desse ano.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Dezembro começa com predomínio de nebulosidade variável em todo o Ceará

O início do mês de dezembro de 2019 inicia-se com previsão de predomínio de nebulosidade variável, pelo menos, até a próxima quarta (4), conforme atualização das condições de tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (2).

Conforme imagem de satélite analisada hoje, o Estado apresenta-se com nuvens sobre seu território, porém, não estão relacionadas a possíveis precipitações.

Apesar da expectativa de céu variando entre parcialmente nublado e claro em todas as macrorregiões, a Ibiapaba pode receber chuva na próxima quarta. Até lá, os meteorologistas seguirão realizando análises para confirmar ou não a tendência indicada na manhã desta segunda.

Curta nossa página no Facebook

Governo vai privatizar Jericoacoara e mais dois parques nacionais

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que inclui os parques nacionais dos Lençóis Maranhenses (MA), de Jericoacoara (CE) e do Iguaçu (PR) no Programa Nacional de Desestatização (PND) e os qualifica no âmbito do programa de concessões do governo federal (PPI).

O decreto foi publicado nesta terça-feira (3) no “Diário Oficial da União” e é mais uma etapa para viabilizar a concessão dos três parques, que figuram entre os principais pontos turísticos do país.

O governo anunciou em agosto a ideia de conceder os parques dos Lençóis e de Jericoacoara (CE). No caso de Iguaçu, trata-se da renovação da concessão.

Segundo a Casa Civil, o decreto indica que o presidente aceitou recomendação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que em agosto formalizou a sugestão para colocar os parques no programa de concessões.

O decreto desta terça inclui os parques no programa de privatizações “para fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, com previsão do custeio de ações de apoio à conservação, à proteção e à gestão”.

O texto ainda estabelece que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá ser contratado para elaborar os estudos referentes as concessões e para apoiar as atividades de supervisão dos serviços técnicos e de revisão de produtos contratados.

Os parques
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1981 e tem 155 mil hectares, dos quais 90 mil correspondem a dunas livres e a lagoas. A atração fica a cerca de 250 quilômetros de São Luís e atualmente não cobra entrada.

A privatização da gestão do parque será discutida na próxima quinta-feira (5) em uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

O Parque Nacional de Jericoacoara fica no litoral cearense, foi criado em 2002, e tem área de 8,8 mil hectares. Entre os principais pontos turísticos do parque está a Pedra Furada, procurada por visitantes que buscam as praias de Jericoacoara para descansar ou praticar esportes náuticos.

O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Igauçu (PR), tem entre seus atrativos as Cataratas do Iguaçu, formadas pelas quedas de até 80 metros de altura do rio com mesmo nome. O parque também é referência na preservação da onça-pintada, espécie ameaçada de extinção.

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939. Em 1986, foi declarado pela Unesco patrimônio natural da humanidade. E, em 2011, uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana dá posse a 218 novos bombeiros

A posse de 218 novos soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), nesta segunda-feira (2), marca um número histórico para o Estado do Ceará. Com esse acréscimo, a corporação chega ao maior efetivo de sua história – 1.797 servidores. A solenidade de posse contou com a presença do governador Camilo Santana, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, do coronel comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Luís Eduardo Holanda, entre outras autoridades.

Empossados pelo governador Camilo Santana, os 218 novos Bombeiros representam um incremento de quase 15% do efetivo total de 1.565. Vindos do concurso realizado em 2013, da primeira turma de aprovados, 242 soldados já haviam sido nomeados, em 2015. A ação faz parte do esforço do Governo do Ceará para fortalecer as instituições de Segurança Pública. Os 218 recém-empossados serão distribuídos em todas as unidades: Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Tauá, Iguatu, Quixeramobim, Guaramiranga, Crateús, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Canindé, Aracati, Jericoacora e Marco.

“Esse é um compromisso que nós temos de fortalecer uma corporação com quase 95 anos e que presta um grande serviço à população cearense. Quase um terço da corporação de hoje foi convocada durante o meu governo. E quero convocar mais ainda, pois eu sei do papel importante que tem chamar novos oficiais, mas também dar as condições necessárias para que o Corpo de Bombeiros possa trabalhar de forma eficiente”, lista o governador.

A chamada T2, que assume nesta segunda-feira (2), atuou de forma incessante no resgate das vítimas do Edifício Andréa, que colapsou em Fortaleza no último dia 15 de outubro. “Nós podemos dizer que temos mais 205 bombeiros e 13 bombeiras e que todos agora fazem parte de um mesmo corpo. Esse sentimento de ser bombeiro, que não se explica, o de não descansar em nenhum momento de uma ocorrência, pôde ser visto durante a operação do Edifício Andrea. Lá, a maior dificuldade foi convencer os meus bombeiros que eles precisavam tirar algumas horas de descanso para retornar ao resgate, tão grande é o desejo de ajudar e salvar vidas”, relembra o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Eduardo Holanda.

Uma das 13 bombeiras empossadas, Roberta Loretha, fazer parte de uma corporação tão respeitada é um sonho realizado, mas traz também responsabilidade ao seu dia-a-dia. “Conseguimos superar a espera e também toda a dificuldade que é o nosso curso de formação, para estar finalmente aqui como bombeira militar. Agora temos uma responsabilidade perante a sociedade. A gente vive agora para salvar vidas”.

Esse é um sentimento compartilhado pelo novo bombeiro, Diego Melo. Ele também relembra a ação voluntária na operação do Edifício Andrea. “A doação, o trabalho de salvar vidas e de nos doar ao máximo me trouxeram até aqui. Passamos pela espera da convocação com o apoio da família, mas preparados para entrar em ação a qualquer instante. E isso ocorreu no desabamento do Edifício Andrea, pois fomos a última turma formada no curso do Brec (Busca e Resgate em Estrutura Colapsada) e isso nos colocou como os mais aptos a ajudar e, mesmo ainda não oficialmente bombeiros, todos fomos como voluntários”, lembrou o soldado.

O ato do resgate também foi citado pelo governador, que relembrou que os Bombeiros resgataram sete pessoas com vida, mesmo com o prédio no chão.

Com informações da Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

03 de dezembro

Dia Internacional do Deficiente

1818 - Illinois adere aos Estados Unidos da América.
1904 - É descoberto Himalia, um satélite de Júpiter.
1976 - Fidel Castro (foto) assume a presidência de Cuba.

Nasceram neste dia…
1368 - Carlos VI de Valois, Rei de França (m. 1422).
1930 - Jean-Luc Godard, cineasta franco-suíço.
1940 - Manuela Ferreira Leite, política portuguesa.

Morreram neste dia…
1154 - Papa Anastácio IV.
1902 - Prudente de Moraes, antigo presidente do Brasil (n. 1841).
1919 - Pierre-Auguste Renoir, pintor francês (n. 1841).

Fonte: Wikipédia

"Amigo" de Bolsonaro, Trump anuncia que vai restaurar tarifas sobre aço e alumínio do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta segunda-feira (2), em uma rede social, Brasil e Argentina de desvalorizarem "maciçamente" suas moedas, e afirmou que vai reinstalar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio dos dois países.

"Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para nossos agricultores", escreveu Trump em uma rede social. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todo o aço e o alumínio enviados para os EUA a partir desses países".

Trump ainda usou a oportunidade para criticar o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano.

"O Federal Reserve deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa", disse ele, que frequentemente tem defendido juros mais baixos nos Estados Unidos.

Nesta manhã, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que falará com Trump sobre o anúncio referente às tarifas.

Na Argentina, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores afirmou que iniciará as negociações com o Departamento de Estado dos Estados Unidos após a decisão do presidente Donald Trump.

O dólar opera em leve queda nesta segunda-feira, após abrir em alta.

Desvalorização do real
Do início do ano até a última sexta-feira (29), o dólar já subiu 9,43% frente ao real, barateando as exportações brasileiras e aumentando a competitividade dos produtos do país lá fora. Somente em novembro, a alta foi de 5,73%.

O real foi a quarta moeda que mais perdeu valor em relação ao dólar no mês de novembro, segundo levantamento da Austin Rating, com uma desvalorização de 5,2%. A moeda brasileira ficou atrás somente do bolívar soberano, da Venezuela (-36,1%), do kwacha, da Zâmbia (-9,3%), e do peso do Chile (-8,1%).

O ranking considera as variações de 121 moedas no mundo. No acumulado no ano, o Brasil ocupa a 13ª posição. A liderança é da Venezuela (-98,3%), seguida pela Argentina (-37,2%).

Analistas ouvidos pelo G1 rebatem a acusação de Trump de que Brasil estaria desvalorizando o real como uma política cambial e destacam que entre os principais fatores que explicam uma disparada do dólar no país nas últimas semanas está justamente a prolongada guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Exportações de aço e alumínio
O Brasil está entre os principais fornecedores de aço e ferro para os Estados Unidos.

Atualmente, as taxas são de 0,9%, para o aço e 2% para o alumínio, segundo a BBC Brasil. Trump escreveu que a medida teria "efeito imediato", mas ainda não está claro se a sobretaxa dos produtos brasileiros será a mesma adotada temporariamente no ano passado (25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio) nem quando ela de fato passará a valer.

Em agosto de 2018, Trump anunciou um alívio nas cotas de importação de aço e alumínio que excedam as cotas livres do pagamento das sobretaxas impostas pelo governo dos Estados Unidos em março do mesmo ano. A decisão de flexibilizar a tarifa atingiu as cotas de aço da Coreia do Sul, Brasil e Argentina, além do alumínio da Argentina.

Desde então, as empresas americanas que compram aço do Brasil não precisam pagar 25% a mais sobre o preço original, caso comprovem falta de matéria-prima no mercado interno.

No caso do alumínio, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) explica que o setor já pagam sobretaxa desde junho de 2018. "Esse acerto foi ratificado no ano passado com o governo Trump, quando este abriu a possibilidade de substituir a sobretaxa por cotas limitadas de exportação. Na época, optamos pela sobretaxa e seguimos assim desde então", afirmou a entidade, em nota, destacando que ainda "não há nenhuma posição oficial do governo norte-americano" em relação a retomada da sobretaxa às exportações brasileiras de alumínio.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Estudante da Urca representará o Ceará durante a 5ª edição da Escola Avançada de Física Experimental

A estudante Andreza Aquino, do 4º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (Urca), foi uma das selecionadas para representar o estado do Ceará durante a 5ª edição da Escola Avançada de Física Experimental, no período de 03 a 14 de fevereiro, no Centro Brasileiro de Pesquisa em Física, na cidade do Rio de Janeiro.

A aluna concorreu com estudantes de Física e áreas correlatas de todo o Brasil e da América do Sul, e conseguiu ser selecionada dentro dos 82 aprovados.

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) tem por objetivo promover e motivar a atuação em áreas experimentais. O evento é voltado exclusivamente para a física experimental, sendo o público alvo estudantes de pós-graduação e principalmente alunos de graduação de física e áreas afins, de todo o Brasil e América do Sul.

Andreza Aquino destaca a relevância de participar do evento e reconhece a importância da oportunidade. “Ainda estou perplexa com o resultado! Sei o quanto a seleção é concorrida e abrange toda a América do Sul. Não tenho palavras para agradecer a todos que me apoiaram. É uma honra, representar o meu estado, minha universidade e o meu curso em um local conhecido mundialmente”, disse.

A ideia do evento é fazer uma imersão, durante duas semanas, no dia-a-dia das atividades experimentais sobre tópicos avançados e atuais da física nos laboratórios do CBPF.

A discente selecionada irá realizar, durante esse período, atividades de contextualização do problema a ser estudado, preparação de amostras, caracterização por técnicas sofisticadas, medida de grandezas físicas relacionadas ao assunto em questão e interpretação dos resultados obtidos, além da sistematização dos resultados em forma, tanto de publicação científica, quanto de seminário.

Curta nossa página no Facebook

Segurança pública reforçada: Camilo Santana dá posse a 65 novos agentes penitenciários

Dos 192 concursados que haviam sido convocados pelo Governo do Estado para assumirem postos no sistema prisional, 65 foram empossados na manhã desta sexta-feira (29), em solenidade realizada no Palácio da Abolição. Os novos agentes penitenciários vão fortalecer o sistema que passou por uma verdadeira reestruturação em 2019. Eles foram aprovados no concurso público iniciado ainda em 2017 pelo Governo do Ceará.

O Estado convocou, na época, 2.000 candidatos para o curso de formação, mas somente 1.695 atenderam ao chamamento e cumpriram os requisitos obrigatórios. A primeira turma de 440 agentes já havia tomado posse no início deste ano. O governador ressaltou que a chamada está de sendo feita de acordo com a entrega de unidades prisionais. “Vamos concluir mais uma unidade e esses 65 agentes penitenciários serão preparados para assumi-la. Os outros já foram convocados e serão chamados para assumir a partir do momento que formos entregando outras unidades”, comentou.

Camilo Santana afirmou ter feito questão de assinar a posse dos novos agentes penitenciários no Palácio da Abolição, sede do Governo, para mostrar a importância que o Estado tem dado ao sistema que vem avançando de forma muito veloz do ponto de vista de disciplina, organização e controle. “Estamos sendo avaliados como referência no Brasil em unidades prisionais e queremos ter o melhor sistema prisional do Brasil. Essa é nossa meta”, apontou, completando que para isso, precisa de mais profissionais, estrutura, equipamento e do trabalho que vem sendo liderado pelo secretário Mauro Albuquerque. “Hoje estamos nomeando esses 65 e em breve vamos nomear o restante. Com esses já são quase 1600 agentes penitenciários nomeados nos últimos dois anos. Isso é importante para garantir o bom funcionamento do sistema prisional cearense”.

Ampliação
Durante a solenidade o governador contou que além de reformar as unidades atuais, o Estado vai concluir unidades que vão gerar mais 2.500 vagas no sistema prisional cearense. “Uma delas é de segurança máxima e tem mais duas unidades na Região Metropolitana (de Fortaleza) e uma unidade em Tianguá. São unidades que vão desafogar o sistema e, com isso, permitir o controle cada vez mais eficiente do sistema prisional cearense”.

O governador também adiantou que já está para ser licitada uma nova unidade prisional que vai ser modelo no Brasil. “Será uma unidade industrial. Terá o setor produtivo dentro dela. É uma experiência inovadora e estamos concluindo o projeto para ano que vem licitar essa obra que vai ser regionalizada”, contou, antecipando, ainda, que esse novo modelo será iniciado em Quixadá. “Queremos garantir que as novas unidades possam gerar trabalho e oportunidades para as pessoas que estão dentro do sistema”, contou.

Com informações da Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

AddThis