Vacinação contra a gripe é prorrogada em 103 municípios do CE

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada para até a próxima sexta-feira (12) em 103 municípios cearenses que não atingiram a meta de imunização. Segundo a secretaria de saúde do estado, a cobertura da campanha estava em 64,04% do público-alvo nesta sexta-feira (5), data em que a campanha deveria ter sido encerrada. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o Ceará está entre os estados com menor índice de cobertura vacinal contra a gripe.

Ainda de acordo com a secretaria de saúde, a cobertura do público-alvo no estado até sexta-feira (5) foi de 61,32% das crianças de 6 meses a menos de 5 anos, 61,72% dos trabalhadores de saúde, 63,25,% das gestantes, 77,68% das mulheres com até 45 dias pós-parto, 62,53% da população indígena e 65,80% dos idosos a partir dos 60 anos. Para o cumprimento da meta de cobertura, ainda precisam ser vacinadas 281.399 pessoas nos municípios que ainda não atingiram a meta. No Ceará, a meta da campanha é imunizar no mínimo 80% da população-alvo de 1.762.872 pessoas.

A vacina é gratuita e pode ser feita em qualquer posto de saúde. Na capital, 92 unidades disponibilizam as doses.  Durante a campanha, são oferecidas as vacinas Influenza Trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal), pneumococo 23 valente para proteger pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas, e Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 49 anos.

Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A gripe comum, como é conhecida, pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook



MP pede estado de emergência na saúde e suspensão de festas juninas

Os Ministérios Públicos Federal e do Estado Ceará ingressaram com ação na Justiça Federal para que seja declarado estado de emergência na área da saúde pública no Município de Fortaleza e no Estado do Ceará. Na ação, os MPs pedem ainda a suspensão de festejos juninos, com reversão para a saúde da verba prevista para os eventos, e que a União se manifeste sobre a possibilidade de hospitais federais poderem oferecer vagas para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O procurador da República Oscar Costa Filho explica que, com a declaração de estado de emergência, as administrações municipal e estadual terão mais instrumentos para enfrentar a crise no setor. Após a declaração, o poder público pode, por exemplo, contratar, sem licitação bens e serviços dentro do prazo de 180 dias.

A declaração do estado de emergência possibilitaria ainda ao Ceará e a Fortaleza a prerrogativa de requerer à União que disponibilizasse vagas em leitos nos hospitais do Exército, da Marinha e no Sarah Kubitschek, além de possibilitar a contratação direta de leitos e serviços em hospitais e unidades de saúde da rede privada e hospitais filantrópicos.

Crise
A crise na saúde pública teve o quadro agravado nos últimos meses. De acordo com o levantamento realizado pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec), em maio de 2015, foram contabilizados 359 pacientes atendidos nos corredores dos maiores hospitais do Ceará.

Além dos pacientes nos corredores, vários pacientes são barrados diariamente nas unidades por falta de condição de atendimento. Em alguns casos, familiares de pacientes conseguem na Justiça a determinação para transferência para um leito adequado, mas as decisões não são cumpridas devida à falta de salas.

São João
Ao mesmo tempo em que se agrava o quadro na saúde, Costa Filho ressalta que o município e estado planejam volumosos gastos com festejos juninos. Somente para os festivais nas sete Secretarias Regionais de Fortaleza, vai ser distribuído o montante de R$ 700 mil para grupos de quadrilha e festivais juninos, conforme notícia do próprio site da Prefeitura.

Os MPs solicitam à Justiça a determinação que o valor a ser gasto nas festas de São João seja totalmente revertido em favor do custeio da saúde pública, intimando prefeitura e governo para apresentarem em juízo os valores previstas em verba orçamentária para execução dos eventos, entre eles os previstos para o Centro Dragão do Mar e da Praia de Iracema, que são os de maior porte e, consequentemente, exigirão maiores investimentos.

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Aiuaba (CE): Cabeleireiro é surpreendido no quarto e esfaqueado no pescoço

Jovem de 18 anos surpreendeu o cabeleireiro no quarto
(Foto: Richard Lopes/ Ag. Miséria)
Um suposto romance amoroso acabou em tentativa de homicídio pela madrugada deste sábado (6/6) na cidade de Aiuaba. O crime aconteceu às 2h30 em uma casa localizada  na Rua Armando Arraes Feitosa, pertencente a vítima, o cabeleireiro Raimundo Nonato Feitosa Araújo de 40  anos.

De acordo com o Sargento Bandeira, Raimundo estava participando de uma festa no clube Pau de Arara e ao sair convidou Antônio Luilson da Silva de 18 anos para ir até a sua residência pois lá daria 20 reais a ele.

Segundo a polícia de Aiuaba, ao chegar em casa, Raimundo foi para o quarto ligar a tevê e inesperadamente foi surpreendido por Luílson com uma faca em seu pescoço exigindo o dinheiro antecipado.

Houve uma discussão e Luílson golpeou Raimundo no pescoço. O cabeleireiro foi socorrido para o hospital de Aiuaba para ser medicado e receber 12 pontos no corte. Em seguida foi liberado onde prestou depoimento a polícia. Luílson, por sua vez, foi preso em seguida pelo Sargento Bandeira e soldados Alvarenga, Daniel e Ribeiro.

Com informações do Radialista Richard Lopes

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook


F-1: Após decepção em Mônaco, Hamilton garante pole no Canadá

O britânico Lewis Hamilton mais uma vez começará na frente uma prova da temporada de Fórmula 1 . Neste sábado, ele garantiu a pole position para o Grande Prêmio do Canadá da categoria, ao estabelecer a marca de 1min14s393, a melhor de todo o fim de semana, na fase final do treino classificatório.

Hamilton corre no Canadá para tentar se recuperar da frustração do Grande Prêmio de Mônaco, que liderou praticamente de ponta a ponta. A sete voltas do fim, porém, ele foi chamado para os boxes pela equipe Mercedes por causa da entrada do safety car, mas quando retornou à pista havia sido ultrapassado por Nico Rosberg e Sebastian Vettel, que não trocaram pneus.

O líder do Mundial até tentou compensar na pista a falha de estratégia da equipe germânica, mas teve que se conformar com a terceira colocação da prova em Mônaco. Neste sábado, mostrou que não se abalou com o erro e garantiu sua sexta pole em sete provas da temporada.

Ao lado de Hamilton na primeira fila estará seu companheiro de equipe Mercedes, o alemão Nico Rosberg. Vencedor da prova de Mônaco, ele andou a 1min14s702, neste sábado. O finlandês Kimi Raikkonen abre a segunda fila do grid ao lado do finlandês Valtteri Bottas.

Os brasileiros começarão a prova em Montreal na parte de trás do grid. Felipe Nasr ficou com a 14ª colocação do grid, dois postos à frente de Felipe Massa, que foi eliminado ainda no Q1 por causa de problemas de potência em seu motor Mercedes. Entre eles, aparece o alemão Sebastian Vettel, que sofreu com falhas elétricas em sua Ferrari.

Eles foram beneficiados por causa de uma punição ao holandês Max Verstappen, que perdeu 15 posições no grid por causar um acidente no GP de Mônaco (punição de cinco posições) e exceder o limite de motores da temporada (punição de dez posições).


Fonte: Terra

Curta nossa página no Facebook



5 coisas curiosas que são proibidas na Coreia do Norte

1 — Dormir enquanto o “Mestre Supremo” fala
Você já dormiu durante uma reunião da empresa onde trabalha? Saiba que na Coreia do Norte você poderia morrer por isso. O ex-ministro da Defesa do país, Hyon Yong Chol, foi executado publicamente no final de abril deste ano por um tiro de bateria antiaérea. Yong foi condenado à pena de morte por ter adormecido durante um evento com o ditador Kim Jong-un e não ter cumprido ordens.

2 — Nada de “Aleluia Senhor!”
Se você tem uma Bíblia e por algum motivo pretende visitar a Coreia do Norte, deixe-a em casa. O americano Jeffrey Fowle, de 56 anos, não fez isso e foi preso em junho do ano passado. Ele ficou detido por cinco meses por deixar uma Bíblia no banheiro de um restaurante, isso porque são proibidas manifestações independentes de religiosidade no país. Fowle foi solto após negociações entre o governo americano e o coreano.

3 — Prisão por parentesco
Os norte-coreanos que têm algum tipo de parentesco com alguém que foi acusado por um crime são considerados corresponsáveis e são presos também. A argumentação feita para tal condenação é que é o mesmo sangue correndo nas veias (mesma ideologia do conceito de Sippenhaft, utilizado na Alemanha nazista).

4 — Não veja nem ouça nada estrangeiro
Os moradores da Coreia do Norte são proibidos de assistir a qualquer tipo de mídia estrangeira ou ouvi-la. As punições podem ser mais leves, como a prisão por até três anos para quem for pego vendo um filme russo ou indiano, ou chegar à pena de morte para mídias americanas ou sul-coreanas.

5 — Se não for funcionário do governo, não dirija
Uma a cada 100 pessoas na Coreia do Norte possui um automóvel. Essa estatística pode ser explicada pelas proibições em relação a isso. Além de somente pessoas que possuem laços com o governo poderem comprar carros, nenhuma mulher, nem mesmo as guardas de trânsitos que trabalham como “semáforos humanos” (pois os eletrônicos ficam desligados praticamente o ano todo), podem pilotar.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook



Tribunal Regional Federal decide que Coelce deve ressarcir consumidores

A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), no Recife (PE), manteve, por unanimidade, a decisão da 1.ª Vara da Justiça Federal no Ceará, de abril de 2014, que condenou a Companhia Energética do Ceará (Coelce) a ressarcir aos consumidores os valores indevidamente cobrados nos anos de 2008 e 2009. A decisão acolheu, em parte, o parecer do Ministério Público Federal (MPF), emitido pela Procuradoria Regional da República da 5.ª Região.

A sentença havia sido questionada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pela própria Coelce, em recurso encaminhado ao TRF5. O MPF também havia recorrido - por meio da Procuradoria da República no Ceará -, por entender que a Coelce também deveria ser impedida de repassar aos consumidores os custos adicionais decorrentes da compra de energia elétrica à Central Geradora Termelétrica Fortaleza S.A. (CGTF), além de restituir os ganhos ilícitos decorrentes dessa aquisição, feita por valores abusivos.

Entenda o caso
Em 2010, o MPF, por meio da PRCE, questionou a metodologia utilizada pela ANEEL para reajustar a tarifa de energia elétrica no Ceará, nos anos de 2008 e 2009. De acordo com o MPF, o corpo técnico do Tribunal de Contas da União (TCU) detectou graves irregularidades na fórmula de reajuste, em prol das empresas.

Os custos das concessionárias de distribuição de energia elétrica, como a Coelce, são compostos pela parcela A - que representa as despesas não gerenciáveis da empresa, ou seja, aquelas que não dependem da sua operação, como, por exemplo, a compra e transmissão da energia - e pela parcela B - que corresponde aos gastos gerenciáveis da empresa, incluindo pagamento de pessoal, aquisição de material e remuneração do capital dos investidores.

O problema é que o cálculo do índice de revisão tarifária não levou em consideração as variações futuras da demanda. Conforme exemplificou o TCU, suponha-se que um determinado processo de reajuste tenha definido uma tarifa de 100 reais por Quilowatt-hora (kWh), considerando-se uma demanda de 100 kWh.

A receita esperada, portanto, é de R$ 10 mil. Caso a demanda aumente em 20%, passando para 1.200 kWh, o poder de compra da empresa subirá no mesmo percentual, para R$ 12 mil. Entretanto, não é correto afirmar que os custos da empresa aumentam na mesma proporção. Ou seja, a empresa arrecadou R$ 2 mil reais adicionais, mas seus custos não subiram na mesma proporção. Isso porque existem custos fixos dentro das parcelas A e B.

Compra de energia
Outro fator onerou indevidamente as tarifas de energia elétrica pagas pelos consumidores cearenses: a Coelce comprou energia da CGTF por um valor muito superior ao preço médio da energia disponível no mercado. As duas empresas pertencem ao grupo empresarial espanhol Endesa.

O MPF ressalta que a regulação por incentivo à qualidade do serviço - mecanismo destinado à otimização de serviços públicos prestados por particulares em regime de monopólio - somente permite maior lucratividade em caso de gestão eficiente dos custos pelas empresas.

O incremento na receita da Coelce em 2008 e 2009 não decorreu de um aumento de eficiência operacional da concessionária, mas do aumento do consumo. Por isso, deveria ser repassado aos consumidores.

Segundo o MPF, o contrato firmado entre as duas empresas em 2003 - com vigência até 2023 - estabelecia que a energia a ser negociada deveria ter origem térmica. Porém, a CGTF comprava energia de outras fontes, mais baratas, e revendia para a Coelce pelo valor da energia térmica. A concessionária, por sua vez, passou a incorporar o custo dessa compra na tarifa de energia elétrica, a partir de 2003.

A legislação não proíbe totalmente a comercialização de energia entre empresas coligadas, desde que sejam respeitados os parâmetros fixados pela ANEEL e pelo mercado. Entretanto, segundo o MPF, a prática pode ser considerada irregular se comprometer a modicidade das tarifas, uma vez que esses custos são necessariamente repassados aos consumidores.

Conforme aponta o MPF, em seu parecer, a Coelce, com autorização da Aneel, repassou custos com a compra de 2.695.537 MWh de energia aos seus consumidores, ao preço de R$ 160,13/MWh (ano-base 2007), e essa energia, em vez de ser gerada pela CGTF, foi adquirida no mercado ao preço médio de R$ 94,40/MWh, também em 2007. Um sobrepreço, portanto, de R$ 65,73/MWh (diferença entre R$ 160,13/MWh e R$ 94,40/MWh).

Recurso
A Coelce informa que o STJ deliberou sobre a competência da Justiça de Minas Gerais para decidir processos que discutam a metodologia aplicada pela Aneel. A distribuidora ressalta que irá recorrer da decisão do Tribunal de Recife.

Para ter efeito, a decisão da Quarta Turma do TRF5 precisa ser confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), se for o caso - até que não caibam mais recursos.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Caju e castanha de caju são aliados dos diabéticos e do coração

O caju é fonte de energia, carboidrato, fonte de energia para o corpo, proteínas, importante para a formação dos músculos, e gorduras. As fibras alimentares, que contribuem para o trânsito intestinal, vitaminas do complexo B, aliadas do sistema neurológico, vitamina C, que melhora a imunidade e vitamina K, importante para a coagulação sanguínea.

O caju ainda possui cálcio, bom para os ossos e dentes, zinco, essencial para diabéticos e para a imunidade, manganês e magnésio, que ajudam na formação de tecido e células e também reduzem a pressão arterial.

Ferro, que ajuda na prevenção da anemia, fósforo, essencial para os ossos, cobre, importante para a respiração, potássio, necessário para a contração muscular, e inúmeros outros nutrientes e substâncias químicas também estão presentes no pseudofruto ou na castanha.

O caju é indicado no tratamento de anemia, previne problemas de visão como a catarata, ajuda no fortalecimento dos ossos, na prevenção de células cancerígenas e fortalece os ossos. A presença de compostos fenólicos ajuda a prevenir doenças do coração e devido às fibras, o pseudofruto contribui para o trânsito intestinal, diminuindo a prisão de ventre.

O caju ajuda a prevenir o câncer de pulmão, mama, próstata e de boca, pois é rico em licopeno e beta caroteno, que constituem uma excelente fonte de flavonoides, que por sua vez são um dos melhores combatentes do câncer. Ele contém um flavonoide chamado proantocianidinas, que inibe o desenvolvimento do tumor e previne o crescimento de células cancerosas.

Já a castanha do caju possui gorduras monoinsaturadas na forma de ácido oleico, que reduzem o nível elevado de triglicérides, diminuindo a pressão sanguínea e melhorando a circulação. Também é uma fonte de ômega-3, ácidos graxos, que é conhecido por combater problemas cardíacos e impedir arritmia cardíaca.

Para os diabéticos, é importante saber que o caju possui baixa quantidade de açúcares, não aumentando a quantidade de açúcar no sangue rapidamente e também ajuda no combate de diabetes tipo 2.

Outros benefícios são: o fortalecimento do sistema imunológico, a prevenção contra cálculos biliares, prevenção contra radicais livres ajudando no rejuvenescimento da pele, aumento da flexibilidade de músculos e articulações, e também melhoram a cicatrização de ferimentos.

É recomendado que seja consumida de 3-5 castanhas por dia, por ter um valor calórico elevado. Do caju, uma unidade é o suficiente por dia. A melhor maneira de consumir o caju é em sucos, ou o próprio pseudofruto. Também pode ser consumido em doces, compotas, geleias e até tortas salgadas.

Por: Rita Novais, nutricionista

Fonte: Minha Vida

Curta nossa página no Facebook



28 municípios do CE reconhecidos em situação de emergência

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 28 municípios cearenses afetados pela seca. A portaria com a lista das cidades foi publicada na edição desta sexta-feira, 5, do Diário Oficial da União.

Em 18 de maio, a União já havia reconhecido a situação de emergência em 67 municípios do Ceará. O Estado enfrenta, em 2015, o quarto ano de estiagem.

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo governo federal, o município pode pedir ajuda para as ações de resposta, voltadas para socorro, assistência e estabelecimento de serviços essenciais, e assim solicitar recursos para as ações de reconstrução das áreas atingidas pelos desastres. De acordo com o ministério, para pedir os recursos, o município deve mandar um plano detalhado indicando qual é a necessidade para o repasse de verbas que é feito por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil.

Chuvas
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) constatou a ocorrência de chuvas em 103 municípios entre as sete horas da última quinta-feira e sete horas de ontem. O resultado não deixa de ser surpreendente, já que estamos no primeiro mês fora da quadra chuvosa. Entretanto, não há motivo para muitas comemorações, já que os meses anteriores ficaram abaixo da média histórica. Acopiara foi onde mais choveu, com 80 milímetros; em segundo lugar, Tauá, com 78 mm.

Vale salientar que a média de junho é de 37 mm. Somente nos cinco primeiros dias de junho tivemos 20 mm. A Funceme diz que "há nuvens sobre o oeste do Ceará associadas à um fenômeno atmosférico denominado Distúrbio Ondulatório de Leste".

Para hoje, a Funceme prevê que "as regiões cearenses deverão permanecer sob a influência de áreas de instabilidade. Por isso, há possibilidade de chuvas isoladas no centro e norte entre a madrugada e manhã. À tarde e à noite, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões do Estado".

Para este domingo, "áreas de instabilidade deverão permanecer atuando no norte do Ceará. Dessa forma, o céu ficará com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no norte cearense. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado".

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Guimarães destaca empenho do prefeito Ronaldo pela conquista do curso de Medicina


Durante o anúncio da instalação do curso de Medicina, que aconteceu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Crato, o deputado Guimarães enalteceu o empenho do prefeito do Crato, pela conquista do curso para a cidade e também de entidades como a CDL, que encampou essa luta, além dos empresários. O prefeito do Crato, Ronaldo, ressaltou a conquista, que atravessou momentos difíceis em que muitas pessoas duvidaram do potencial do município.

O prefeito do Crato afirma que o curso terá uma grande representatividade e que não será apenas instalado o curso de medicina em si. Conforme Ronaldo, a proposta para a instituição que encampar a faculdade será de criar novos cursos na área da saúde, a exemplo de odontologia e fisioterapia. Ele ainda destaca a luta empreendida desde o início dos projetos, homenageando técnicos como a ex-secretária de Saúde do Crato, Aline Alencar, Sérgio Ribeiro, Carlos Maia e o vereador Thiago Esmeraldo, pelo empenho nos levantamentos dos dados que iriam compor a documentação enviada ao Ministério da Educação para análise.

Instalação poderá acontecer ainda este ano
O deputado Guimarães informou que em breve estará sendo lançado edital para que as instituições interessadas venham concorrer a sediar o curso em Crato. Para isso, terão que atender aos critérios técnicos estabelecidos pelo MEC. O prefeito do Crato destaca investimentos de mais de R$ 210 milhões em obras de infraestrutura, que vêm sendo realizadas na cidade. Cerca de R$ 80 milhões desse valor foi licitado para iniciar os investimentos. Ele disse que tem empreendido de forma incansável viagens a Fortaleza e Brasília no intuito de buscar recursos e novos empreendimentos para a cidade. “Fui eleito para conquistar empreendimentos para o nosso Município e fazer com que ele desenvolvesse”, diz.

Em nome do Programa de Desenvolvimento do Crato (Prodecrato), também foi entregue um documento ao parlamentar solicitando apoio para melhoria da infraestrutura da área onde já foram doados 18 terrenos, para instalação de novas empresas no Crato. A meta é poder instalar o mais rápido possível todas essas empresas, para que sejam gerados mais empregos e renda em território cratense.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Lenine - Candeeiro Encantado



Governo do Estado paga parcela do 13º salário em julho

O Governo do Estado vai desembolsar, em julho, R$ 400 milhões para o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos 130 mil servidores públicos estaduais ativos, inativos e pensionistas. A informação foi divulgada ontem, pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), junto do calendário de pagamento dos servidores até o fim deste ano.

A segunda parcela do 13º deverá ser paga no dia 18 de dezembro, de acordo com o calendário. Ao todo, a folha de pagamento dos servidores estaduais soma R$ 750 milhões, segundo a Sefaz. A secretaria informou, ainda, que os descontos relativos ao 13º serão efetuados apenas no pagamento da segunda parcela, no fim do ano.

A escolha do dia 10 de julho para o pagamento da primeira parcela, segundo o secretário da Fazenda, Mauro Filho, é para atender à modernização do sistema da Folha de Pagamento, com a implantação da identidade funcional com biometria, que está sendo executada pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag).

"Além de estarmos cumprindo com um compromisso histórico de antecipar o benefício aos nossos servidores, com o pagamento estaremos movimentando a economia cearense com a injeção desses recursos", comenta o secretário.

Contribuição no comércio
O montante a ser pago para os servidores, com o 13º deve incrementar o desempenho do comércio em julho, com a movimentação turística, segundo projeta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves. "As férias do meio do ano, por terem um período mais curto, a gente tem um movimento superior ao fim do ano, com mais turistas procurando o clima temperado. Agora, essa injeção vai ser muito boa e saudável para movimentar a economia do Estado", explica Alves.

O presidente do Sindilojas afirma, ainda, que espera que as esferas municipal e federal adotem a mesma medida, antecipando a primeira parcela do 13º, o que pode contribuir ainda mais para o aquecimento do comércio nesse período delicado da economia do País. "Essa movimentação gera emprego e receita tanto para nós quanto para os governos federal, estadual e municipal", complementa Alves.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook




Com 5ª pior cobertura do País, Ceará não atinge meta contra gripe

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza terminou no Ceará com 1.128.898 pessoas vacinadas, ou seja, cobertura de 64,04%, conforme divulgado nesta sexta-feira, 5, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A meta era imunizar no mínimo 80% da população-alvo de 1.762.872 pessoas.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Estado teve a quinta pior cobertura vacinal do País e a segunda pior do Nordeste - segundo divulgado nesta sexta-feira com dados computados até o último dia 2. Apenas cinco estados já atingiram a meta.

A Sesa informou ainda que são 81 municípios com cobertura vacinal superior a 80%. Para o cumprimento da meta, ainda precisam ser vacinadas 281.399 pessoas nos 103 municípios que ainda não atingiram a meta - entre eles, Fortaleza.

A orientação da Coordenação Estadual de Imunizações é para que esses municípios continuem vacinando a população contra a gripe para que a meta de cobertura seja alcançada até sexta-feira, 12.

Por grupo populacional, a cobertura no Estado é de 61,32% das crianças de 6 meses a menos de 5 anos, 61,72% dos trabalhadores de saúde, 63,25,% das gestantes, 77,68% das mulheres com até 45 dias pós-parto, 62,53% da população indígena e 65,80% dos idosos a partir dos 60 anos.

Nos últimos cinco anos, o Ceará cumpriu as metas de vacinação, com coberturas que variaram de 82,51% a 89,72%. Em 2014, a cobertura atingiu 84,27% da população dos grupos prioritários.

Durante a campanha são oferecidas as vacinas Influenza Trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal), pneumococo 23 valente para proteger pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas, e Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 49 anos.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém%u2010contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A gripe comum, como é conhecida, pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

A campanha teve início em 4 de maio, com previsão de encerramento no dia 22 de maio. Para atingir a meta de imunizar 80% do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até 5 de junho.

Cobertura vacinal (%) por estado:

Acre - 52,95
Piauí - 57,92
Roraima - 59,58
Mato Grosso - 62,13
Ceará - 62,66
Pernambuco - 62,74
Bahia - 63,75
Rio Grande do Norte - 67,92
Mato Grosso do Sul - 68,54
Rio de Janeiro - 69,02
Sergipe - 71,31
Rondônia - 72,05
Paraíba - 73,36
Pará - 73,14
São Paulo - 73,56
Maranhão - 74,45
Goiás - 77,53
Tocantins - 77,88
Alagoas - 77,92
Minas Gerais - 78,39
Rio Grande do Sul - 78,59
Distrito Federal - 79,84
Amazonas - 81,38
Espírito Santo - 81,86
Santa Catarina - 82,18
Paraná - 83,48
Amapá - 89,36
Brasil (total) - 73,01

Dados: Ministério da Saúde

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Faculdade de Medicina é anunciada


Lideranças políticas, comunitárias e empresariais de diversos setores estiveram reunidas na manhã de hoje (5), no auditório da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), neste município, para acompanhar o anúncio da instalação da Faculdade de Medicina de Crato, realizado pelo prefeito do município, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e pelo deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. A abertura de novos cursos de medicina nas regiões brasileiras faz parte das diretrizes estabelecidas através do Programa Mais Médicos, desenvolvido pelo Governo Federal.

Com o anúncio da liberação pelo Ministério da Educação (MEC) para funcionamento do curso de medicina em Crato, as expectativas, agora, se voltam para o lançamento do edital que possibilitará instituições de ensino superior interessadas a pleitear a implantação, gerenciamento e coordenação da disciplina a realizarem seus credenciamentos.

Além de propiciar um novo curso universitário aos estudantes do município e da própria região do Cariri, a instalação da nova faculdade é vista, também, como equipamento capaz de ampliar a economia local e propiciar alterações significativas em diversos setores sociais do município. A prefeitura pensa, inclusive, em provocar uma ampla discussão com representantes dos diversos setores produtivos com a finalidade de debater sobre a necessidade de massificação do trade turístico e da criação de maior número de estabelecimentos que possam suprir a demanda a ser gerada a partir do funcionamento do curso de medicina, como hotéis e pousadas, por exemplo.

O prefeito de Crato, Ronaldo Mattos, informou que ações já estão sendo desenvolvidas por setores específicos da municipalidade com o objetivo de atrair investidores e, consequentemente, fortalecer o processo de desenvolvimento do município. “A conquista em torno da faculdade de medicina nos obriga a criar novas perspectivas de atendimento à população, aos futuros estudantes e, também, as empresas que, tenho certeza, serão instaladas nos próximos anos em Crato”, disse.

Segundo o deputado federal José Guimarães, a faculdade de medicina deve começar a funcionar a partir do primeiro semestre do próximo ano. “Estamos trabalhando neste sentido. A ideia do governo é fazer com que os cursos de medicina que forem autorizados o funcionamento pelo MEC e pelo Ministério da Saúde sejam efetivados o mais rápido possível. Neste sentido, a esperança é que já tenhamos o curso instalado em Crato nos primeiros meses de 2016”, concluiu. 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook




Por que a cevada (e a cerveja) pode ser boa para sua saúde

A cervejinha do final de semana pode trazer bem mais benefícios para a saúde do que se imagina. Diversos estudos já demonstraram o potencial que a bebida tem, por exemplo, como antioxidante, combatendo radicais livres, elementos que estão por trás de doenças degenerativas e do envelhecimento precoce.

Boa parte desse poder da bebida vem da cevada, um de seus ingredientes principais. “A cerveja possui grande quantidade de antioxidantes, sendo que 70% deles são provenientes da cevada e 30% do lúpulo”, afirma Andrea Zaccaro, nutricionista e presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

Esse é apenas um dos motivos pelos quais a cevada passou a ser considerada um “supergrão”, como a quinoa, por exemplo. “Em relação à quinoa, a quantidade de fibras em uma porção cozida é maior na cevada. Em relação às vitaminas e minerais, a quantidade encontrada na cevada é bem superior também”, diz a especialista.

Andrea usa a expressão “nutricionalmente denso” para caracterizar esse alimento. Isso porque, além de ter um teor calórico baixo e quantidade de amido não muito alta, a cevada mescla carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e de outros tipos, proteínas e minerais, como o manganês e o cobre.

“A alta ingestão desses nutrientes pode ajudar a promover o metabolismo mais eficiente e com maior imunidade”, afirma a nutricionista, que também informa que o manganês presente na composição do grão tem alto poder antioxidante, sendo muito útil contra infecções bacterianas e virais.

Outro fator positivo da cevada é sua quantidade de fibras, que supera todos os outros grãos. De acordo com a especialista, uma xícara do alimento cozido contém 6 gramas de fibras, o que, além de conferir saciedade e ajudar no emagrecimento, também atua no alívio da síndrome do intestino irritável e constipação, e na prevenção do câncer de cólon.

Por falar em fibra, ela é rica em beta glucana, uma fibra solúvel que ajuda a combater o envelhecimento precoce, a reduzir os níveis de colesterol no sangue e prevenir doenças cardíacas, como a hipertensão.

A cevada não precisa ser consumida somente na forma de cerveja. Para aproveitar ao máximo seus nutrientes, há duas maneiras de ingerir o grão: germinado (após ficar de molho em água) ou cozido, como se fosse arroz.

Andrea indica a ingestão de duas porções ao dia, para absorver uma quantidade ideal de fibras. “Duas xícaras ao dia de cevada são capazes de suprir 50% das necessidades diárias, que podem ser completadas com as verduras, legumes, frutas e outros alimentos integrais que compõe uma dieta equilibrada”, indica.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook



Currículo não é mais ferramenta para conseguir emprego

Recrutadores já não estão mais interessados no currículo dos entrevistados. Para encontrar o candidato ideal é preciso ouvir sobre experiências anteriores, como ele lida com trabalho em grupo, muito mais do que uma folha de papel tem a dizer. Hoje, ter um currículo bonito e bem escrito significa pouco na hora de ser contratado.

É comum que as pessoas, ao se prepararem para procurar um emprego, preocupem-se muito em fazer um documento bonito e completo, porque faz sentido usar o currículo como um facilitador para escolher bons candidatos. Em um processo de seleção com muitas pessoas pode ser um bom método para selecionar pessoas mais preparadas.

Porém, isso só vale para processos ou fases que não tem entrevistas, porque dificilmente o melhor candidato para a vaga será achado apenas pelo currículo. Esse meio de contratação é o último recurso que deve ser usado. Outros meios como recomendações internas, conexões pelo LinkedIn, conversas por redes sociais são usados por caçadores de candidatos.

Ter contatos também é mais significativo do que ter um bom currículo. Conhecer alguém importante pode abrir muitas portas no meio profissional e é possível conseguir um emprego sem apresentar nenhum tipo de documento. Para quem está contratando é melhor chamar alguém de confiança para trabalhar na empresa do que confiar apenas no que um papel diz.

Apostar que um currículo será a chave para ser contratado é enganar a si mesmo. Um papel não consegue transmitir entusiasmo, energia, liderança, capacidade de resolver problemas e, mesmo que possa, ele ainda precisa se diferenciar de tantos outros. Ser contratado apenas pelo documento é mais uma questão de sorte do que de reconhecimento de talento.

Atualmente, os trabalhos não são sobre quem se descreve melhor, mas sobre quem entende as limitações de se apresentar em um pedaço de papel.

Fonte: Forbes Brasil

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Jovem foi executado dentro de seu carro com tiros à queima roupa

Exatamente 10 dias depois um novo homicídio foi registrado em Juazeiro do Norte num caso de execução sumária com disparos de tiros à queima roupa se constituindo no 57º do ano no município. O jovem Jorge Luiz Rodrigues da Silva, de 23 anos, residia na Rua Coronel Antonio Fernandes no Pirajá e foi assassinado naquele mesmo bairro dentro de seu carro um veículo Gol de cor vermelha e placa OCG-9511, inscrição de Juazeiro.

O crime aconteceu por volta das 16h30min na Avenida Ailton Gomes imediações da Caixa Econômica Federal. Jorge Luiz acabara de adentrar no veículo quando foi surpreendido com os tiros, sendo a maioria na cabeça causando as morte imediata e uma intensa correria de populares que se encontravam por perto ao ouvirem os estampidos de arma de fogo. Segundo policiais que estiveram no local, a vítima tinha envolvimento com roubos e o tráfico de drogas dando a conotação de um acerto de contas para o crime.

No dia 11 de agosto de 2010 ele tinha apenas 18 anos quando foi preso pela madrugada na Ferrovia Transnordestina, momentos após o furto de um Fiat Uno de cor azul em Milagres, juntamente com Gerailton Cosme da Silva, de 35 anos, residente no bairro Aeroporto, também em Juazeiro. O dono do carro de 73 anos estacionara o mesmo em frente à sua casa de onde foi levado.

Quase um mês depois, Jorge Luiz voltou a ser preso dessa vez em sua casa na Rua Joaquim de Souza Menezes no bairro João Cabral, onde, segundo a polícia, era um ponto de venda de drogas. No imóvel, os PMs aprenderam 540 gramas de cocaína, cinco barras de maconha prensada ou algo em torno de quatro quilos e duas balanças de precisão. Além disso, um revólver calibre 38 com duas balas intactas, um punhal, três celulares e três relógios.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



14 alimentos que vão ajudar a ficar sem barriga

1- A ÁGUA
Você deve beber pelo menos 1,5 L de água por dia para purificar seu organismo. Prefira as águas ricas em magnésio e cálcio, que vão lhe ajudar a eliminar as toxinas, facilitar a digestão e o trânsito intestinal. Outra coisa importante é procurar limitar o stress e a fadiga. Evite as águas gasosas que incham a barriga. Nem precisa lhe dizer para evitar os refrigerantes, certos sucos de frutas e limitar o café com açúcar e o álcool...

2- OS LEGUMES
O ditado "5 frutas e legumes por dia" não é um mito, mas uma realidade. Comer legumes diariamente é indispensável para ficar sem barriga. Prefira os legumes verdes e ricos em fibras, portanto não restrinja as vagens, saladas, ameixas... Limite os legumes crus, pois eles são difíceis de digerir. E os legumes muito secos, muito ricos em celulose (fibras insolúveis) e que podem irritar facilmente os intestinos e inchar o estômago (grão de bico, lentilhas, feijão...) e também o repolho que é de difícil digestão.

3- OS PEIXES
Para otimizar suas chances de ter uma barriga plana, evite comer carnes gordurosas, miúdos e peixes gordos. Mas não se prive de comer carnes brancas e peixes magros: linguado, bacalhau, garoupa, pescada, truta... Você tem muito onde escolher! O ideal é comer peixe duas vezes por semana.

4- AS MATÉRIAS GORDUROSAS
Evite as gorduras prejudiciais (contidas nas guloseimas de confeitaria, frituras, pratos preparados com manteiga...) que dificultam a digestão. No entanto, não tire certas gorduras de sua alimentação pois elas são necessárias ao seu organismo, que não sabe fabricar certos nutrientes contidos nos óleos. O azeite é um perfeito aliado, ele é rico em antioxidantes, em ácidos graxos saturados (neutros para o organismo) e em vitamina A e E. Ele é, aliás, utilizado na célebre dieta de Creta (ou dieta mediterrânea), um regime à base de legumes, frutas e azeite. Se você não gosta especialmente do azeite, você pode se virar para os óleos ricos em ômega 3.

5- O ABACATE
Mesmo se o abacate é considerado como uma fruta muito gordurosa e calórica, fique tranquilo, o abacate é composto de gorduras sadias, benéficas. Ele é fonte de vitaminas E e B (10 a 16 g por abacate) e potássio. Os ácidos graxos mono-insaturados diminuem a taxa de colesterol e agem sobre a regularização da glicemia (taxa de açúcar no sangue). Coma-o cru, em salada, grelhado ou em suco de legumes ou smoothies.

6- O PÃO DE CEREAIS
O melhor é mesmo diminuir o consumo de pão mas se você é realmente viciado, evite todos os pães brancos, pães de forma e outros pães ricos em glucídios. Prefira portanto os pães de cereais, os ricos em grãos e portanto ricos em fibras que regulam os intestinos e baixam a taxa do mau colesterol e elevam a do bom (só isto já vale a pena...). Se você comer legumes com a carne acrescente uma fatia de pão de cereais para equilibrar sua refeição.

7- A QUINOA
A quinoa é um cereal, rico em fibras, ferro, vitaminas e pode substituir sem problemas os ricos em amido tradicionais: massas, arroz, sêmola. Ela limita o acúmulo de gorduras ruins. Ela tem a vantagem de poder ser degustada quente ou fria e portanto pode ser comida não importa se faz calor ou frio. Doce ou salgada, você pode prepará-la como bem lhe convier.

8- O AIPO
O aipo é pouco calórico e rico em nutrientes. Ele é diurético em razão de seu alto teor em potássio e é excelente para lutar contra a retenção de líquidos. Ele abaixa a pressão arterial. Você pode comê-lo cru, em dips acompanhado de um molho leve de iogurte, em sopas ou smoothies. É igualmente um excelente "tira-fome", portanto não hesite em levá-lo para o trabalho sob forma de bastõezinhos para quebrar aquela fominha das 11 horas.

9- O VINAGRE DE SIDRA
O vinagre de sidra deve suas qualidades e virtudes à maçã, ele está cheio de vitaminas e minerais mas principalmente de pectina e provitamina A, um excelente antioxidante e portanto bom para queimar gorduras. Escolha bem um vinagre de sidra sem aditivos: mais ele é natural melhor é. Para purificar seu organismo, tome uma colher de vinagre de sidra diluído num copo de água morna, pela manhã, em jejum e, se quiser perder peso, repita a operação 3 vezes por dia, 30 minutos antes de cada refeição. Cuidado, o vinagre de sidra é muito ácido! Mas se você seguir esta astúcia rigorosamente, você verá os resultados no fim de algumas semanas.

10- AS PERAS
A pera é pobre em calorias mas não em fibras! Ela permite que você se sinta saciado, lhe dando muito prazer, pois confessemos, a pera é ligeiramente adocicada e incrivelmente saborosa. E, além do mais, ela é rica em vitaminas, então aproveite! A mesma coisa para a maçã, principalmente a Granny (verde), não se prive se você gosta.

11- O GENGIBRE
O gengibre pode ser encontrado como especiaria seca, mas o melhor consumi-lo fresco, ralado ou cristalizado. Ele é rico em fibras (1 g por 100 g), ele realça o sabor dos pratos e favorece a digestão e ainda reduzindo os gases. Ele é excelente para o bom funcionamento do sistema digestivo. Coloque um pouco de gengibre fresco nos seus chás e tisanas preferidos.

12- AS AMÊNDOAS
Tanto quanto o abacate, as amêndoas são ricas em ácidos mono-insaturados (Ômega 9), as boas gorduras de fato (aquelas que não ficam estocadas nos famosos "pneus" da barriga). Elas permitem igualmente evitar as guloseimas fora de hora. Para adotar este reflexo, coma algumas amêndoas por dia na hora da "fominha" habitual!

13- O CHÁ VERDE
Beba chá verde, ideal para lutar contra os gases e para quando você tiver dificuldade em beber água. Evite o açúcar, é claro, no seu chá! Beber 4 a 8 xícaras de chá verde por dia durante vários meses, ajudaria a manter a barriga plana e uma boa linha (consulte seu médico ou nutricionista para ver suas condições para fazer isto). Além disto é fundamental manter uma alimentação equilibrada e fazer atividades regulares. Não hesite em aromatizar seu chá com gengibre ou limão fresco.

14- AVEIA EM FLOCOS
A aveia em flocos tem um poder nutritivo muito poderoso e saciador. Ela é rica e fibras e pobre em calorias. Consumir no café da manhã deixara você saciado até o almoço e fará bem ao seu organismo. A sensação de saciedade dura mais tempo, sob a forma de mingau ou granola, cabe a você escolher como consumi-la. Não hesite em acrescentar algumas frutas frescas.

Fonte: MSN Brasil

Curta nossa página no Facebook



Brincadeiras do passado e alimentos naturais podem combater obesidade infantil

Além das causas genéticas e do ganho excessivo de peso durante a gestação – este último comprovadamente associado à obesidade infantil – uma soma de hábitos aparentemente inofensivos, que envolvem pais e filhos durante a infância, podem ser determinantes para a doença [obesidade] atingir os pequenos. A exposição excessiva aos equipamentos tecnológicos, agenda lotada e pouco tempo de descanso, além de pais que compensam a ausência com passeios e ofertas de alimentos calóricos são alguns dos motivos que levam ao desenvolvimento do problema na garotada.

“A obesidade pode ser detectada em crianças já a partir de um ano de idade, mas antes disso são casos raros. O mais comum é durante a fase escolar. Por isso, entre outros erros, um deles é abandonar o atendimento pediátrico, o que acontece geralmente quando a criança atinge os 2 anos”, declara Thiago Gara, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz (unidade Anália Franco), em São Paulo. “Nessas consultas, os médicos especialistas calculam o IMC (Índice de Massa Corporal) para saber se peso e estatura dos filhos estão de acordo com a idade”, detalha ele.

O consumo desmedido de alimentos calóricos também é um dos fatores que ajudam no aumento de peso. “Os industrializados, ricos em gorduras e açúcares - como macarrão instantâneo, sucos adocicados, refrigerantes, achocolatados, salgadinhos e biscoitos recheados - podem ser grandes vilões”, enumera Louise Cominato, endocrinologista pediátrica do Instituto da Criança do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). “Além disso, alguns alimentos, mesmo os saudáveis, como arroz, feijão e carne, se oferecidos em excesso, propiciam a obesidade infantil”, observa a especialista.

Mas nem sempre os alertas estão relacionados ao aumento das medidas. Até porque, ser magro na infância e comer de forma errada nessa fase também potencializa a chance de obesidade na fase adulta, reforça Thiago. “A obesidade pode, sim, surgir no futuro. Além disso, muitas vezes, a criança não é gorda, mas tem colesterol alterado, gastrite e esofagite, quadros estes que acontecem cada vez mais cedo e estão ligados a má alimentação”, alerta o médico.

“E são raros os casos de obesos que emagrecem com o chamado "estirão". A maioria ganha mais peso, principalmente as meninas. Quanto mais cedo se iniciar um tratamento, maelhor será o  resultado”, complementa Louise.

Fonte: Tempo de Mulher

Curta nossa página no Facebook



Para evitar a ação de bisbilhoteiros, aprenda a colocar senha no WhatsApp

O leitor Rafael entrou em contato com o UOL Tecnologia para saber se existe uma forma de colocar senha para proteger o seu WhatsApp. Ele gostaria que ninguém tivesse acesso fácil às suas conversas e pede indicações de apps gratuitos.

Por padrão, o aplicativo não oferece essa função. Porém existem apps gratuitos que cumprem o prometido em poucos passos. No Android, por exemplo, é recomendável usar o Bloquear Whats Messenger (http://zip.net/bprhVx). No Windows Phone, utilize o WaLock (http://zip.net/bqrh1m).

Já no iPhone, as únicas opções disponíveis são pagas e os apps não possuem recomendações positivas dos usuários.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook



Petrobras abre concurso para advogado com remuneração inicial de R$ 8,8 mil

A Petrobras divulgou edital para novo processo seletivo público, com o objetivo de preencher 13 vagas para o cargo de advogado(a) júnior. As oportunidades estão distribuídas por quatro polos de trabalho distintos: Rio de Janeiro (10 vagas), Salvador (1 vaga), Brasília (1 vaga) e Estado do Amazonas (1 vaga).

As inscrições estarão até o dia 18 de junho no site da Fundação Cesgranrio, e o valor das inscrições é de R$ 62. Para o cargo de advogado(a) júnior, a remuneração mínima inicial na Petrobras é de R$ 8.866,74.

As provas estão previstas para ocorrer no dia 2 de agosto deste ano. Haverá provas objetivas de conhecimentos básicos e de conhecimentos específicos, além de prova discursiva.

A validade do cadastro de candidatos aprovados no processo seletivo será de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período. O edital completo, com cidades de provas, requisitos e remuneração, pode ser consultado nos sites da Petrobras ou da Fundação Cesgranrio.

Clique aqui para ver o edital.

Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Acusado de homicídio em SP morre na subida da Serra do Araripe ao cair de sua moto

Foto: Enviada pelo leitor/Whatsapp
O corpo de Francimar Lima Silva, de 48 anos, foi encontrado ao lado de sua motocicleta no início da madrugada desta sexta-feira no Km 16 da CE-292 rodovia estadual que liga os municípios de Crato e Nova Olinda. Tudo indica que o mesmo perdeu o equilibro do veículo e caiu morrendo na estrada a uma curta distância em relação ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na subida da Serra do Araripe.

Os PMs estiveram no local e acionaram o rabecão que tratou de recolher o cadáver para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte. Ele morava em Araripina (PE) e familiares estiveram hoje pela manhã na 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil, a fim de pegar uma guia e recolher o corpo no IML. Francimar respondia por um homicídio praticado em Mauá (SP) onde matou Mauro Félix dos Santos.

Foi a sexta morte em acidente de trânsito esta semana na região do Cariri. Na segunda-feira, morreram em Porteiras Lucimar Luiz de Lima, de 41, e José Evangelista Bento, de 43 anos, enquanto Francisco de Assis Silva, de 35 anos, faleceu em Antonina do Norte. Na quarta-feira a estudante Ana Laise Eusébio de Oliveira, de 6 anos, foi mais uma vítima de acidente em Porteiras, enquanto Cristiane Duarte da Silva, de 30 anos, morreu em Juazeiro.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Tomate, gengibre e alho: aliados no combate ao câncer

Mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas todo ano com câncer, mas cerca de 8 milhões morrem. No Brasil, o INCA estima que, em 2015, 580 mil casos aparecerão. 

Os tratamentos para o câncer causa a falta de apetite, e o programa Pode contar procura um Nutricionista para dar dicas de alimentos que possam ajuda nos tratamentos. Confira no vídeo.



Fonte: Tribuna do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Barbalha (CE): Carregador diz que estaria no lugar de colega morto: “Foi o destino”

A morte do porteiro Cicero Ricart que por 15 anos foi carregador do Pau da Bandeira de Santo Antônio e do qual fazia parte da coordenação dos carregadores ainda é pauta das rodas de conversas na região do Cariri.

No domingo (31/5), ele era um dos homens que carregavam o pau da bandeira quando o angico de 22 metros e mais de duas toneladas caiu sobre ele. O impacto tirou sua vida quase que instantaneamente causando consternação entre quem acompanhava o cortejo, especialmente os carregadores.

Um deles, Maguila, participa da tradição barbalhense há 34 anos. Em entrevista, ele acredita que a morte de Careca, como Cicero era mais conhecido, foi uma fatalidade. Maguila explica, no entanto, que poderia ter sido ele a morrer no lugar do colega morto.

“No momento do ocorrido eu era quem ia pegar o pau juntamente com um colega chamado Buguinha e ele (Careca) chega, pede para pegar o pau”, conta. “Para você ver como é o destino. A gente levanta o pau e no decorrer a poucos metros acontece a queda do pau”, lamenta a morte do colega.

Maguila finalizou a entrevista afirmando que a segurança em torno do trajeto deve ser melhorada. Segundo ele, os carregadores precisam cuidar para não se machucarem e ainda das pessoas que estão acompanhando o trajeto.

“Temos que abordar muito aquelas pessoas que ficam ali próximas do pau que tem que evitar aquele traslado para que aquelas pessoas não se aproximem muito porque a qualquer momento ele pode cair e até baterem na gente e a gente cair e acontecer o pior. Nos preocupamos com a gente e com quem está próximo”, finaliza.

Na quarta-feira (3/6) uma reunião entre Ministério Público, órgãos de segurança, carregadores e entidades de classe discutiu a segurança do cortejo. Algumas medidas como o isolamento do trajeto serão tomadas para próximos anos e novas discussões deverão acontecer.

Robson Roque

Fonte: Miséria

Curta nossa página no Facebook



Editora Abril anuncia desmonte e alarma sindicato em SP

Menos de um mês depois de demitir 30 profissionais, a Abril corta mais 30 e vende três revistas para a Editora Caras: Placar, Contigo e Arquitetura e Construção; editora já havia absorvido outros dez títulos no ano passado; além disso, a revista Contigo terá apenas a versão digital; haverá ainda uma reestruturação interna, com o fechamento da redação do Guia 4 Rodas e da revista Exame PME; a Abril focará em apenas quatro áreas; sindicato de jornalistas de São Paulo acaba de convocar reunião de emergência para tentar frear o processo de demissões em massa na empresa dos Civita.

Nesta terça-feira (2/6), a Editora Abril iniciou um novo processo de reestruturação da empresa. Entre as mudanças estão a venda das revistas Placar, Contigo e Arquitetura e Construção para a Editora Caras, que no ano passado já tinha absorvido outros dez títulos — Aventuras na História, Bons Fluidos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou+Eu, Vida Simples e Viva Mais.

IMPRENSA apurou que a Contigo terá apenas a versão digital, deixando de circular no impresso. Haverá também uma reorganização das redações. De acordo com o site Máquina do esporte, a nova editora também ficará com todo o acervo fotográfico e de textos da Placar.

A Editora Abril focará em quatro áreas diferentes: Veja, Exame, revistas femininas e Llfestyle. Sendo assim, todas as redações serão reunidas por núcleos de atuação em andares diferentes. Com a mudança todas as edições de Veja ficarão no mesmo andar; Exame e Exame.com juntas em outro; o núcleo de femininas em outro espaço e as lifestyle num quarto local.

A possibilidade de demissões não está descartada. O número de funcionários afastados ainda não foi confirmada. Procurada, a assessoria de imprensa da Abril ainda não ratificou as informações.

Nota do 247: O sindicato dos jornalistas de São Paulo convocou uma reunião de emergência para tentar frear o processo de demissões em massa na empresa dos Civita. Leia abaixo a nota divulgada pela entidade:

Assembleia de emergência hoje no Sindicato

Jornalista da editora Abril: venha hoje à assembleia de emergência, às 18h30, na sede do Sindicato, para debatermos como enfrentar a situação.

Apenas três semanas depois de demitir cerca de 30 jornalistas da redação da Veja em São Paulo (e mais 20 em Belo Horizonte e Brasília), a editora Abril anuncia nesta terça-feira, 2 de junho, a demissão de mais três dezenas de jornalistas, e o fechamento da redação do Guia 4 Rodas e da revista Exame PME.

A empresa divulgou também a venda para a editora Caras de sete títulos: Ana Maria, Tititi, Arquitetura e Construção, Contigo, Placar, Você S.A e Você R.H., com a transferência de cerca de outros 60 jornalistas da Abril para a editora Caras.

Os jornalistas não podem assitir passivamente a essa situação. Já vivemos uma realidade de enxugamento das redações, aumento da pressão cotidiana e dificuldades crescentes para realizar um bom trabalho jornalístico na Abril.

Nessa maré terrível, o Sindicato dos Jornalistas tem se pautado pela defesa do emprego, dos direitos trabalhistas e do próprio jornalismo, atividade essencial na sociedade contemporânea.

Chamamos os jornalistas da Abril para virem ao Sindicato nesta noite, às 18h30, para debatermos juntos quais ações podemos tomar frente às medidas anunciadas hoje, e também sobre como agir diante dos preocupantes rumos da empresa.

Venha defender os seus direitos e as suas condições de trabalho!

ASSEMBLEIA NESTA TERÇA-FEIRA – 18H30 – SEDE DO SINDICATO

Rua Rego Freitas, 530, sobreloja – metrô República

Fonte: Brasil 247 (Via Portal Imprensa)

Curta nossa página no Facebook



AddThis