Veja como funcionarão o Metrô do Cariri, Ceasa e Cagece durante o feriado de Réveillon

Durante o Ano Novo, alguns órgãos ligados ao Governo do Ceará e equipamentos públicos de lazer funcionarão em regime diferenciado na Capital e em outros municípios para o atendimento à população.

Cagece
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) funcionará em regime de plantão durante a véspera e o feriado de Réveillon, respectivamente segunda-feira (31) e terça-feira (01), para atendimento e manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do Estado.

As lojas de atendimento estarão fechadas durante os dois dias, e retomarão as atividades normalmente na quarta-feira (2), a partir das 8h.

A Cagece orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante os dias de plantão que entrem em contato pela central telefônica (0800.275.0195), pelo atendimento virtual da Gesse, assistente virtual da companhia, através do endereço www.cagece.com.br e pelo Cagece App (aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android).

Metrô do Cariri
No dia 31, as estações fecharão as bilheterias mais cedo. No dia 1º, não haverá operação em nenhuma das linhas, na capital e no interior. O funcionamento normal, nos horários regulares, será retomado no dia 2. Ainda não foram definidos os horários da Linha Sobral.

Horário de funcionamento no dia 31:

VLT do Cariri: de 6h às 16h25

Ceasa
As Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa) nos municípios de Maracanaú, Barbalha e Tianguá estarão fechadas no dia 1º de janeiro. As feiras do dia 31 de dezembro funcionarão normalmente, com os entrepostos abrindo os portões para os compradores a partir das 2h.

Curta nossa página no Facebook

Oito alimentos que ajudam a baixar a pressão alta

A relação entre sódio e pressão alta não é novidade. Quem sofre da doença, que atinge cerca de 35% dos brasileiros com mais de 40 anos, segundo o Ministério da Saúde, sabe que tirar o sal da mesa é um dos primeiros passos para controlar a hipertensão. O que nem todo mundo sabe é que os níveis desse nutriente no organismo dependem de outro elemento: o potássio. "A dupla sódio e potássio geram o que nós chamamos de equilíbrio hídrico do corpo, sendo o potássio um bom diurético e o sódio um bom retentor de líquidos", explica a nutricionista Roseli Rossi, especialista em Nutrição Clínica Funcional, da clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.

Uma dieta rica em potássio, portanto, leva a uma maior eliminação de sódio, o que pode ajudar a combater a pressão alta. Interessou? Então veja quais alimentos são boas fontes desse mineral:

Salmão grelhado
"Tanto o salmão quanto alguns mariscos são ótimas fontes de potássio", afirma a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. Um pedaço de 100 g do peixe grelhado oferece 628 mg de potássio. A profissional recomenda consumi-lo grelhado ou no forno para não elevar demais seu valor calórico. Ela destaca ainda que o alimento é rico em ácidos graxos ômega 3, anti-inflamatório que ajuda a regular os níveis de colesterol sanguíneo, evitando também doenças cardiovasculares.

Abacate
Apesar de ser extremamente calórico, oferecendo 160 calorias a cada 100 g, o abacate é uma fruta extremamente rica em nutrientes, como as vitaminas A e E, que atuam como antioxidantes no organismo. "Além disso, a fruta contém betassitosterol, substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue", afirma a nutricionista Roseli. Quando o assunto é potássio, por sua vez, a fruta ganha ainda maior destaque. Cada 100 g da fruta contém 485 mg do mineral. O alimento pode ser consumido puro, em saladas ou em uma elaborada guacamole.

Espinafre cozido
Para obter potássio sem se preocupar com as calorias, o jeito é optar por folhas verdes. Dentre elas, a que ganha maior destaque pela abundância do mineral é o espinafre. Em uma porção de 100 g, você consome 466 mg de potássio. O alimento ainda é rico em ferro, mas lembre-se de que para conseguir absorver esse nutriente é necessário ingeri-lo com alguma fonte de vitamina C, como a laranja. "Consumir espinafre também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer e doenças oculares, graças ao carotenoide luteína nele presente", complementa a nutricionista Roseli.

Batata assada
Apenas 100 g de batata oferece 391 mg de potássio, fazendo com que este alimento seja um bom aliado de quem sofre de hipertensão. A batata também ganha destaque por ser uma ótima fonte de carboidratos e não conter muita gordura. O alimento ainda contém vitaminas do complexo B e vitamina C.

Banana
Embora não seja a principal fonte de potássio, a banana é o alimento mais lembrado quando se fala no nutriente. Em 100 g da fruta, é possível obter 358 mg de potássio. Já a ideia de que a fruta previne cãibras não passa de mito. Beber água e repor o sódio perdido durante a prática de atividade física é o que é, de fato, eficaz para evitar o incômodo. Por fim, a banana ainda funciona como um calmante, relaxando músculos estressados e promovendo a liberação de hormônios que geram a sensação de bem-estar, aponta a nutricionista Roseli.

Feijão preto cozido
Se você precisa consumir mais potássio, talvez seja uma boa ideia optar pelo feijão preto. Uma porção de 100 g da semente oferece 355 mg de potássio. Seu consumo também fornece boas quantidades de ferro, fibras, fósforo e cálcio. Combinado com o arroz, então, o prato aumenta ainda mais seu valor nutritivo. Os aminoácidos - compostos que formam as proteínas - que faltam em um podem ser encontrados no outro.

Molho de tomate
O molho de tomate não só vai bem em massas como também é uma boa fonte de potássio. Uma latinha com 100 g oferece 331 mg do mineral. "Se possível, prepare você mesmo o molho, pois os industrializados são riquíssimos em açúcar, sódio conservantes e aromatizantes", recomenda a nutricionista Maria Fernanda. O molho de tomate também oferece boa quantidade de um fitoquímico chamado licopeno, que ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, graças ao seu poder antioxidante.

Mamão papaia
"O mamão também pode ser uma opção para o consumo de potássio", aponta a nutricionista Maria Fernanda. Um pedaço de 100 g oferece 257 mg do nutriente. A melhor forma de consumi-lo é cru no café da manhã e, se possível, acompanhado de aveia ou sementes de linhaça e chia. O mamão é rico em licopeno, vitamina C e possui uma enzima chamada papaína que auxilia na digestão.

Fonte: Minha Vida

Curta nossa página no Facebook

Nova mesa diretora da Câmara Municipal do Crato é empossada

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
Aconteceu na manhã desta sexta-feira (28) no gabinete da presidência da Câmara a posse da nova mesa diretora para o biênio 2019-1020. O presidente Florisval Coriolano (PRTB), o 1º secretário Pedro Lobo (PT) e o 2º secretário Tico da Serrinha (PSC) permanecem nos cargos enquanto Fernando Brasil (PP) assume a vice-presidência. A cerimônia foi antecipada por conta da agenda de férias dos vereadores.

O presidente Florisval fez um balanço do ano destacando a parceria entre a Câmara e a Prefeitura Municipal que resultou em diversos projetos que trouxeram melhorias para a população. Também destacou a construção da nova sede do Poder Legislativo, que segundo ele será a principal prioridade de 2019. Explicou que as obras não foram iniciadas em 2018 devido o período de eleições que impediu o governo estadual de ceder um terreno. Porém no início do ano o local já deverá ser cedido e a construção iniciada com verbas advindas do deputado federal Guimarães (PT) que destinará uma emenda no valor de 1 milhão de reais e se juntará aos R$300 mil que já estão em caixa.

O novo vice-presidente Fernando Brasil falou da alegria em fazer parte da nova mesa diretora e disse encarar com responsabilidade o novo desafio. Destacou ainda que apesar de 80 anos da família Brasil atuar na política cratense é a primeira vez que um membro assume um cargo na casa. Ainda disse esperar que a oposição tenha responsabilidade nos momentos de fazer acusações.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse os vereadores Antônio de Mano (PPL), Bebeto Anastácio (PODE) Guri (PV) Professor Gilson (AVANTE) além do chefe de gabinete da Prefeitura Municipal Fabiano Brasil Sales representando o prefeito José Ailton. 

Assessoria de Comunicação/CMC

Curta nossa página no Facebook

Confira lista de feriados e pontos facultativos em 2019

O governo federal publicou nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial da União a lista com os feriados e pontos facultativos da administração federal em 2019. A lista não inclui feriados estaduais e municipais.

No próximo ano, os feriados que cairão no final de semana serão: Tiradentes (domingo), Independência (sábado), Dia de Nossa Senhora da Aparecida (sábado) e Finados (sábado). Os demais vão cair em dias de semana.

A portaria, publicada pelo, Desenvolvimento e Gestão, diz que os dias de guarda dos credos e religiões, não relacionados, poderão ser compensados, desde que “previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa do exercício do servidor.”

O texto diz ainda que o cumprimento dos feriados não deve trazer prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais e que caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades “a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência”.

Em relação aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal, eles ficam proibidos de antecipar ou postergar ponto facultativo.

Confira as datas:
  • 1º de janeiro: Confraternização Universal (feriado nacional);
  • 4 de março, Carnaval (ponto facultativo);
  • 5 de março, Carnaval (ponto facultativo)
  • 6 de março, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
  • 19 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 20 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro, Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
  • 24 de dezembro, véspera de natal (ponto facultativo após as 14 horas);
  • 25 de dezembro, Natal (feriado nacional); 
  • 31 de dezembro, véspera de ano novo (ponto facultativo após as 14 horas)
Feriados que cairão no fim de semana:
  • Tiradentes (domingo)
  • Independência (sábado)
  • Dia de Nossa Senhora da Aparecida (sábado)
  • Finados (sábado)

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

"Presente de Ano Novo": Conta de luz ficará mais cara a partir de 1º de janeiro

Os subsídios na conta de luz do consumidor vão ser reduzidos. O Diário Oficial da União traz hoje (28) um decreto assinado pelo presidente Michel Temer com o objetivo de reduzir gradativamente os descontos concedidos em tarifa de uso do sistema de distribuição e tarifa de energia elétrica, bancados pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), paga por todos os consumidores.

“A partir de 1º de janeiro de 2019, nos respectivos reajustes ou procedimentos ordinários de revisão tarifária, os descontos serão reduzidos à razão de 20% ao ano sobre o valor inicial, até que a alíquota seja zero”, diz o decreto.

No último dia 19, o Ministério de Minas e Energia enviou à Casa Civil da Presidência da República a proposta de decreto para cortar alguns dos subsídios tarifários presentes na conta de luz. A CDE é uma espécie de taxa embutida na conta de luz que custeia programas sociais, descontos tarifários e empréstimos subsidiados para o setor.

Segundo o ministério, o objetivo da medida é retirar das contas de energia elétrica, pagas pelos consumidores de todo o país, benefícios a atividades considerados estranhos ao setor elétrico, como serviço público de água, esgoto e saneamento.

A proposta foi encaminhada pelo titular da pasta, Moreira Franco, que defende a eliminação desse tipo de subsídio como forma de reduzir os preços nas contas de luz.

"O decreto propõe uma transição de cinco anos para eliminação total dos benefícios considerados injustificáveis do ponto de vista setorial. De acordo com o decreto, a partir de janeiro de 2019, os benefícios serão reduzidos à razão de 20% ao ano, até sua extinção", informou o Ministério de Minas e Energia, no dia 19.

O objetivo é também eliminar a cumulatividade de dois subsídios concedidos à irrigação e aquicultura na área rural, "que hoje permite que um mesmo beneficiado tenha acesso aos dois subsídios ao mesmo tempo".

CDE
A Conta de Desenvolvimento Energético é um fundo setorial que concede benefícios a diversos grupos, como a tarifa social da baixa renda e o programa Luz para Todos; descontos para diversos grupos, como agricultores, irrigantes e empresas de saneamento; subsídios para produtores e consumidores de energias renováveis e para compra de carvão mineral; empréstimos subsidiados para distribuidoras da Eletrobras e compra de combustível para usinas termelétricas em regiões isoladas.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook

Pesquisadores da URCA apresentam nova espécie de camarão fóssil

A Universidade Regional do Cariri (URCA) apresentou, na última quinta-feira (27), uma nova espécie de camarão fóssil, encontrada na Bacia Sedimentar do Araripe, no município de Trindade (PE). Batizado de Prioryncha feitosai, ele faz parte da família Solenoceridae, no qual possui nove gêneros atuais e apenas dois gêneros fósseis. A descoberta dá indícios de incidência marinha na região do Cariri no período Cretáceo.

A descrição da espécie foi aceita há pouco mais de 20 dias, mas o material foi coletado em 2016. De lá, seguiu para o Laboratório de Paleontologia da URCA, onde passou por um processo de triagem, preparação, iniciar a identificação. Uma das responsáveis pelo trabalho foi a estudante Damares Ribeiro, que faz parte do programa de Bioprospecção Molecular da instituição. “Aí entra a revisão bibliográfica, descrição das características, que vão reforçar ser um novo gênero, uma nova espécie. É um processo longo”, explica.  

“Ele apresenta uma série de dentes rostrais na carapaça, esses espinhos são característicos do grupo. Não há essa série de espinhos dispostos na região dorsal como nele. Difere das espécies descritas da Bacia do Araripe e também difere das escritas da família. Por isso, sugerimos um novo gênero”, justifica Damares. Além da ausência de dentes na região ventral, outra característica peculiar apresentada foi a presença de um suco cervical, uma depressão bem profunda, em sua carapaça.  

Para o professor Álamo Feitosa, responsável pelo Laboratório de Paleontologia da URCA, esta descoberta é importante, pois, mostra que a Instituição possui um grupo de pesquisa que produz ciência com qualidade. “Também é importante para o Cariri que mostra a importância do Geopark Araripe, que essa região tem que ter uma proteção, vista de forma especial, não apenas pelos caririenses, mas por todo Brasil. Isso é patrimônio nacional e internacional. Em nenhum lugar do mundo foram descritas tantas espécies de camarões como foram descritas aqui na Bacia do Araripe”, exalta.  

Esta é a sexta espécie de camarão descrita na Bacia do Araripe, no entanto, Álamo Feitosa acredita que mais uma ou duas possam ser identificadas. “A gente tem material com mais de 400 espécimes, restos de camarão fóssil, claro que basicamente de duas espécies. Olhando bem, essas impressões, fazendo microscopia e fotomicroscopia eletrônica a gente encontra algumas variações e isso mostra como é rico e como é diverso a fauna pretérita aqui do Cariri”, completa.  

Homenagem  
O nome dado a espécie, Prioryncha feitosai, veio da junção das palavras “prio” e “ryncha”, que significam “rosto” e “serreado”, fazendo alusão as características peculiares encontradas no novo gênero. Já o “feitosai”, homenageia o padre Neri Feitosa, que contribuiu com a Paleontologia na década de 1960 e 1970, iniciando pesquisas no distrito de Jamacaru, em Missão Velha.  

Hipóteses 
Os camarões solenocerídeos, que são estritamente marinhos, reforçam os indícios de que a Região Cariri teve incidência de oceano no período Cretáceo. “São espécies de mar aberto, não costeiro, marinho de profundidade”, ressalta o professor da URCA Allyson Pontes, que faz parte do Laboratório de Crustáceos do Semiárido. No mesmo município de Trindade (PE) foi coletado uma outra espécie, descrita por pesquisadores locais, que pertence a mesma família. “Houve uma influência marinha por aqui, nem que seja eventual, alguma coisa catastrófica, como tsunamis”, completa o pesquisador.  

O fóssil do camarão será depositado no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, onde ficará exposto para cientistas e o público em geral possa conhecer. “Entendemos que temos que valorizar o que é da nossa região e promover turismo, economia”, ressalta Allyson. O museu está sendo reformulado, chegando novas peças, novas réplicas, em tamanho natural, de fósseis de pterossauros”.  

As pesquisas do Laboratório de Paleontologia da URCA são financiadas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) através de bolsas de iniciação científica e mestrado. “Com a bolsa, os alunos têm condições de se manter em campo e adquirir experiência não só em campo, mas também em laboratório. Isso nos deixa orgulhoso. Enquanto todo Brasil tem diminuído a verba da pesquisa, o Ceará tem aumentado e temos retribuído com publicações importantes”, finaliza Álamo.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Confira alguns aplicativos para ajudar a cumprir as metas para 2019

Seja para melhorar a vida financeira, perder peso, encontrar um novo amor, ou pelo menos encontrar uma nova diversão muitas pessoas aproveitam para traçar as metas para 2019. Em todos estes casos, a tecnologia pode dar uma força para ajudar você a cumprir os projetos de vida para o próximo ano.

Vida financeira

Guia de bolsoO aplicativo visa ajudar a quem é “mão aberta” a fechar o bolso. Disponibiliza maneiras automáticas para organizar a vida financeira do usuário. Com dados detalhados, a ferramenta mostra em que foram os principais gastos, como está a situação financeira no mês e ainda, a pontuação e restrição (se houver) do CPF. Disponível para Android e iOS.

Minhas economias Outro aplicativo de controle de dinheiro pessoal, mostra, em gráficos, como o dinheiro é gasto. Conta também, com uma ferramenta que “gerencia os sonhos”. Com ela é possível, se houver disciplina, planejar uma viagem ou mesmo a compra de algo e alcançar objetivos. Tem app para iOS e Android.

RicoCriada para ser uma plataforma de investimentos online. Após o cadastro gratuito e transferência do dinheiro que deseja investir, o usuário pode usar ferramentas de simulação para ver qual é o negócio mais rentável e o mais seguro. O site também conta com dados que mostram, em tempo real, como andam as aplicações. Também tem app para Android e iOS.

Dieta e exercícios

Myfitnesspal (Controlador de calorias) — É um aplicativo que requer disciplina para não ser deixado de lado. Ele permite controle da dieta e tem um registro do que você comeu e bebeu durante o dia. Além disso, conta com a possibilidade de guardar dados de atividades físicas. Também estabelece metas e mostra o quanto deve-se consumir para alcançar o ponto desejado. Tem versão para iOS e para Android.

Nutra bem O aplicativo te convida para uma mudança de hábitos. Dá uma consultoria voltada para nova rotina de alimentação. O serviço permite a criação de um perfil alimentar e a partir disso, gera dicas para melhorar a nutrição pessoal. Com a ideia de que cada pessoa tem o seu ritmo, a plataforma não tem pressa para ajudar na perda de peso. Tem tanto para Android quanto iOS.

Tecnonutri Ele é um auxiliar para não sair da dieta. Indica as melhores soluções com base nas informações pessoais e define o regime. O aplicativo também faz um planejamento de refeições e avisa sobre elas por um alarme. Também usa como base uma pirâmide alimentar. Com apps para iOS e Android.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Governador do Ceará não irá à posse presidencial

Camilo Santana (PT) será o primeiro governador do Ceará a não comparecer a uma cerimônia de posse presidencial após 16 anos. O último a não participar da solenidade em Brasília foi Lúcio Alcântara, que não esteve na posse do ex-presidente Lula (PT) em 2003. Na ocasião, Lúcio era filiado ao PSDB, partido de oposição a Lula, situação semelhante à de Camilo Santana, que integra sigla de oposição ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

A cerimônia de posse presidencial será na tarde de 1° de janeiro, às 15 horas no horário de Brasília e às 14 horas no horário local, mesmo momento em que deverá ter início a cerimônia de posse do governador e da vice-governadora, Izolda Cela (PDT). Segundo a assessoria de comunicação, não deve haver representante oficial do Governo do Estado em Brasília.

A solenidade de posse de Bolsonaro deve ocorrer mais cedo do que usualmente, a pedido do presidente eleito. Em anos anteriores, a cerimônia ocorria no fim da tarde. O objetivo era ter o maior número de governadores durante o evento, já que as posses estaduais costumam ser pela manhã.

No Ceará, as duas cerimônias de posse do ex-governador Cid Gomes (PDT), em 2007 e 2011, assim como a posse do primeiro mandato de Camilo Santana, em 2015, foram realizadas pela manhã. Ambos participaram das solenidades presidenciais, Cid em 2007 (segundo mandato de Lula) e 2011 (primeiro mandato de Dilma Rousseff), e Camilo em 2015 (segundo mandato de Dilma Rousseff). Segundo a assessoria de comunicação do Governo, no entanto, o horário para cerimônia de posse foi marcado "há muito tempo, mas não há motivo específico para mudança" de horário.

Reeleitos, Camilo Santana e Izolda Cela irão tomar posse em solenidade na Assembleia Legislativa. Conduzida pelo presidente da Casa, deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT), a cerimônia ocorrerá no Plenário e não será aberto ao público, contando com a presença apenas de secretários de Estado, prefeitos cearenses, deputados estaduais em mandato, líderes partidários, as famílias do governador e da vice, e convidados. Em seguida, todos seguem para o Palácio da Abolição, onde haverá a posse do secretariado. O evento será aberto ao público.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

PT vai boicotar posse de Jair Bolsonaro

Derrotado na eleição presidencial com a candidatura de Fernado Haddad , o PT decidiu que as bancadas do partido no Congresso não irão participar da posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Em nota divulgada nesta sexta-feira, o partido justifica que faltou “lisura no processo eleitoral”, critica a proibição da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diz que houve “manipulação criminosa” das redes sociais para difusão de notícias falsas contra seu candidato.

“Não compactuamos com discursos e ações que estimulam o ódio, a intolerância e a discriminação. E não aceitamos que tais práticas sejam naturalizadas como instrumento da disputa política. Por tudo isso, as bancadas do PT não estarão presentes à cerimônia de posse do novo presidente no Congresso Nacional”, diz a nota .

No texto, o PT destaca que o “resultado das urnas deve ser respeitado” independentemente do resultado e que sempre reconheceu “a legitimidade das instituições democráticas”. No entanto, diz que protesta contra ameaças do futuro goveno a ordem democrática e ao Estado de Direito no país.

“O resultado das urnas é fato consumado, mas não representa aval a um governo autoritário, antipopular e antipatriótico, marcado por abertas posições racistas e misóginas, declaradamente vinculado a um programa de retrocessos civilizatórios”, diz o texto.

O PT comandou o país durante 13 anos. Foram dois mandatos do ex-presidente Lula e um e meio da presidente Dilma Rousseff, afastada por impeachent em 2016. Lula foi condenado à prisão por corrupção e lavagem de dinheiro na ação sobre o tríplex do Guarujá e está preso em Curitiba.

A nota cita também o "ódio" do presidente eleito contra o PT e Lula. O texto é assinado pelo líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (SP), pelo líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), e pela senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido.

“Seguiremos lutando, no Parlamento e em todos os espaços, para aperfeiçoar o sistema democrático e resistir aos setores que usam o aparato do Estado para criminalizar adversários políticos”, conclui, ressaltando que o PT foi construído na “resistência à ditadura militar”.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Governo do Estado conclui Central de Tratamento de Resíduos Sólidos

Localizada na CE-183, nas proximidades da BR-222, a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) já se encontra preparada para iniciar suas atividades no próximo ano. O equipamento faz parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), formado pelos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota, sendo Sobral, a sede do Consórcio. A estrutura, construída pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, conta com um aterro sanitário, equipado com unidades de tratamento de resíduos da construção civil e da Saúde, além de um pátio para compostagem. Os municípios consorciados terão acesso a seis estações de transbordo de materiais, o que diminuirá o trajeto até o destino final.

Infraestrutura
Além das etapas de infraestrutura da Central e a criação de estações de transbordo, o Consórcio também prevê a instalação de centrais municipais de reciclagem. Outra parte do projeto atenderá a estudos de gestão, planos de gestão integrada, planos de coleta seletiva, bolsa-reciclagem, além da criação de um Condomínio Verde.

De acordo com Joselito Silveira, secretário executivo do Consórcio de Gestão Integrada, "aguardamos agora que a obra concluída seja passada pela construtora ao Governo do Estado e posteriormente ao Consórcio. Já foram iniciadas algumas licitações para a realização de atividades, sem ainda uma data certa para o começo das operações, subdivididas entre os 17 municípios consorciados", explica o coordenador sobre a estrutura, que manterá Estações de Transbordo de Resíduos em municípios da região.

Estações
Conforme o projeto, a ETR de Massapê atenderá também aos municípios de Meruoca, Senador Sá e Santana do Acaraú; a de Pacujá receberá também os resíduos de Graça, Reriutaba e Pires Ferreira; a ETR de Cariré receberá resíduos de Varjota e Groaíras; Forquilha receberá, além dos resíduos de sua sede, os resíduos dos distritos da zona leste de Sobral; ficando a ETR de Coreaú responsável por receber os resíduos dos municípios de Alcântaras, Moraújo e Frecheirinha. "Tudo isso representa uma grande mudança de postura no que diz respeito ao correto descarte dos resíduos. Há muito, Sobral já não coleta esse material de grandes geradores de lixo. Essas empresas tiveram de criar seu Plano de Gerenciamento de Resíduos para elas mesmas darem a destinação correta ao que é produzido. Os outros municípios da região também têm trabalhado nesse sentido, dividindo essa responsabilidade com as próprias empresas", reforça Silveira.

Catadores
Além da Central de Tratamento e das Estações de Transbordo, o projeto contempla a instalação de Centrais Municipais de Reciclagem para trabalhar com a parte seca dos resíduos gerados. O material será separado por catadores capacitados para exercer essas funções, atuando por meio de cooperativas, com a perspectiva de geração de emprego e renda. De acordo com a secretaria das Cidades, em todo o Estado, além da Capital, apenas a Região Metropolitana de Fortaleza está em conformidade com a Política Nacional do Resíduos Sólidos (PNRS), por conta da atuação de dois grandes aterros, mas, conforme destaca, "muito há de ser feito, a exemplo de Sobral".

Vale do Jaguaribe
Segundo Paulo Henrique Lustosa, secretário das Cidades, "na sequência do que está sendo feito em Sobral, já temos cerca de 45% das obras concluídas da Central de Tratamento de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, que reúne 11 municípios consorciados. A região terá seis Estações de Tratamento de Resíduos Sólidos", adiantou.

MARCELINO JÚNIOR
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Famílias de Limoeiro do Norte recebem sistema de abastecimento de água do Governo do Estado

As cerca de 110 famílias residentes na Comunidade de Faceira, em Limoeiro do Norte, foram beneficiadas, nesta quinta-feira (27), com a entrega de um sistema de abastecimento de água. Os secretários da Casa Civil, Nelson Martins, e do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, estiveram na localidade.

O valor investido, de R$ 382.586,52, tem uma enorme relevância na avaliação do secretário Nelson Martins. “Do ponto de vista financeiro, é um investimento muito pequeno, mas de uma importância muito grande se considerarmos que serão atendidas 108 famílias. Se fosse atender com carro pipa em muito pouco tempo gastaria esse recurso. Além disso, as famílias vão ter água tratada na torneira, água livre de contaminação”, afirmou.

Já o secretário De Assis disse que o sentimento era de “dever cumprido”. “Estamos falando de algo concreto que é a qualidade de vida das pessoas. No sertão é cada vez menos comum ver mulher carregando balde de água na cabeça ou crianças com jumentos para garantir a água para o café da manhã da família”, avaliou. “Ao entregar um sistema desse, estamos levando saúde. Isso é uma concretização do desejo do governador Camilo Santana”.

Prefeito de Limoeiro, José Maria Lucena destacou o incansável trabalho feito pelo governador Camilo Santana para levar água às comunidades mais distantes. “Respeitamos muito esse trabalho feito pelo Camilo. Faz com que o povo da zona rural também se sinta cidadão. Água é saúde e vida”.

Além da comunidade de Faceira, serão beneficiadas com o equipamento as comunidades de Aningas e Sapé, como explica Benedito Araújo Ferreira, da Associação Nossa Senhora das Graças. “Nasci e me criei aqui nesta região. Hoje, estamos muito felizes porque vemos água nas torneiras. Temos uma sorte enorme porque a mesma água que vai para o Hospital Regional vai passar por Faceira. Isso significa que teremos água boa”.

Esperança
Os agricultores Antonio Elias Régis e Francisco Ferreira chegaram cedo à Igreja Nossa Senhora das Graças, local que sediou a cerimônia de entrega. Aos 73 anos, Elias cedeu parte de seu terreno para que fosse instalado o sistema de abastecimento. “A dificuldade para a gente conseguir água era grande. Eu criava umas ovelhas que morreram por falta de água. Agora não falta mais”, comemorou o agricultor. “A gente que mora aqui há mais tempo sabe o quanto já foi difícil ter água pra tomar banho”, completou Ferreira.

Visita
Após participar da inauguração do sistema de abastecimento, o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, visitou a obra do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, que está com mais de 30% concluído, e a instalação do Batalhão do Raio, ambos em Limoeiro.

Assessoria de Comunicação/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana anuncia antecipação do pagamento do salário de dezembro para servidores

O governador reeleito Camilo Santana (PT) anunciou na manhã desta sexta-feira (28) nas suas redes sociais que antecipou para hoje o pagamento do salário de dezembro dos mais de 143 mil servidores públicos estaduais, totalizando um aporte de mais de R$ 880 milhões pagos pelo Estado na folha salarial.

"Isso significa oportunidade, movimentar a economia, final de ano e, portanto, quero aqui reafirmar o meu compromisso de trabalhar, como fiz esses quatro anos, fazendo um Estado bem equilibrado, pagando rigorosamente em dia os seus servidores, pagando seus fornecedores e, mais do que isso, fazendo do Ceará o estado que mais faz investimentos públicos do País".

Segundo Camilo, somando a antecipação da folha de pagamento de dezembro, a de novembro e a segunda parcela do décimo terceiro, serão injetados na economia cearense, neste fim de ano, um total de R$ 1,1 bilhão. 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

IFCE oferece até R$ 5.786,68 para professor substituto

O Instituto Federal do Ceará abre uma vaga para professor substituto na área de Engenharia Mecânica no Campus avançado do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. O salário inicial corresponde a R$ 3.126,31, podendo variar de acordo com a titulação apresentada pelo candidato. A carga horária é de 40 horas semanais. As inscrições vão até esta quinta-feira (3), devendo ser realizadas online, por meio do pagamento de taxa no valor de R$ 150,00.

Com base inicial de R$ 3.126,31, a remuneração da vaga é de R$ 3.344,99 para Aperfeiçoamento, R$ 3.576,28 para Especialização, R$ 4.272,99 para Mestrado e R$ 5.786,68 para Doutorado. O cargo tem como subárea Processos de Fabricação. As habilitações para o exercício da atividade perpassam assuntos como Mecatrônica, Produção, Mecânica, Eletromecânica e Manutenção.  

O processo seletivo consiste em duas etapas: Prova de Desempenho Didático e Prova de Títulos. A primeira fase deverá ser formada por uma aula teórica de até 60 minutos, de acordo com o tema Controle Numérico, na subárea Processos de Fabricação. A etapa está prevista para ocorrer entre os dias 15 e 16 de janeiro de 2019. As fases do concurso devem ser realizadas em Caucaia.

Mais informações no edital.

Serviço:
Professor Substituto, Engenharia Mecânica – IFCE Campus avançado do Pecém
Remuneração: entre R$ 3.126,31 a R$ 5.786,68
Vagas: 1
Carga horária: 40 horas semanais
Inscrições: entre os dias 20 de dezembro e 3 de janeiro; R$ 150,00

Curta nossa página no Facebook

Governador Camilo Santana anuncia reforço de 373 policiais militares a partir de janeiro

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) vai receber um reforço de 373 novos policiais militares, que serão nomeados no próximo dia ‪4 de janeiro‬, em cerimônia no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, nesta quinta-feira (27), em transmissão ao vivo pelo Facebook.

Para Camilo Santana, a convocação dos concursados reforça o compromisso do Governo com a segurança pública. “Dia ‪4 de janeiro‬ teremos uma nova turma convocada que imediatamente estará nas ruas reforçando a segurança do nosso querido Estado do Ceará. Com isso, já serão quase 10 mil homens convocados, contratados nesses quatro anos de nosso primeiro mandato. Quero aqui reiterar o meu compromisso de continuar trabalhando firme, forte e com muita determinação para garantir mais segurança e tranquilidade ao povo do Estado do Ceará”, pontuou Camilo.

Sobre o concurso
O concurso para soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi lançado em julho de 2016, ofertando um total de 4.200 vagas. O edital previa a convocação de três turmas, até o ano de 2018. Mas, o Governo do Ceará acelerou este processo e convocou três turmas em 2017 e mais uma turma em 2018, totalizando 4.346 profissionais nomeados.

O Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará foi realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e contemplou uma carga horária de 1.020 horas/aula, formatadas com base na matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Segurança Pública (Senasp/MSP). Esta é a 4ª turma de candidatos aprovados no concurso de 2016.

Promoções
Além da nomeação de novos agentes, nos últimos quatro anos, o Governo do Ceará efetuou a promoção de 15.128 profissionais da segurança. A conquista foi alcançada graças à lei que permite o fluxo contínuo nas carreiras das corporações. A lei foi sancionada pelo governador Camilo Santana, no dia 25 de maio de 2015, após aprovação, por unanimidade, na Assembleia Legislativa.

A medida, que era uma reivindicação histórica das forças militares do Estado, institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais. Apenas em 2015, o total de promovidos foi de 8.891 militares, se transformando na maior da história das duas corporações, com 10 cerimônias realizadas em nove cidades: Fortaleza, Sobral, Crateús, Canindé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Iguatu, Russas e Quixadá. Apenas 29 militares seriam beneficiados naquele ano caso a nova lei não tivesse sido aprovada.

Outros reforços
Ao longo da primeira gestão do governador Camilo Santana, também foram empossados 1.345 policiais civis, 573 bombeiros militares, 126 profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e mil agentes penitenciários, que reforçaram os trabalhos na área da segurança pública no Estado. Em 2019, além dos novos soldados da Polícia Militar, a expectativa é formar mais 276 oficiais da PM, 224 soldados e 53 oficiais do Corpo de Bombeiros.

Assessoria de Comunicação/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Trilha na Chapada do Araripe oferece visitação acessível para pessoas com deficiência

Nem todo mundo que vai a uma trilha está preocupado em fazer fotos incríveis, seja da paisagem ou mesmo posando diante dela. É o caso de pessoas com deficiência visual, por exemplo, cujos principais sentidos explorados em situações como essa são o tato e a audição.

A verdade é que nós, videntes, acostumados que estamos a olhar tudo por detrás das câmeras dos smartphones, também podemos nos desafiar a viver experiências cuja prioridade não seja o visual. E a Chapada do Araripe oferece essa possibilidade por meio da Trilha dos Sentidos, inaugurada no Sítio Estadual Parque Fundão, no Geossítio Batateiras, localizado no Crato, este ano.

A iniciativa surgiu a partir de uma caminhada que o educador ambiental Alexandre Sinézio realizou com outra funcionária no local de olhos fechados. A mim, ele propôs o mesmo. Por alguns minutos, deixei-me guiar pela rota dos sentidos, sem saber onde estava pisando.

A relação com o guia é de total confiança. Mergulhamos no escuro para sentir, por meio da condução do outro, aquilo que já é natural para quem convive com a deficiência visual.

Cada passo dado sobre os galhos secos caídos no chão, no período mais seco da região Nordeste, aviva a nossa consciência sonora sobre o ambiente em que estamos inseridos.

No percurso, além de cordas para cegos, há placas em braille que indicam os nomes das plantas presentes na trilha. QR Codes, que podem ser lidos com o aplicativo offline Ecomaps, proporcionam mais informações sobre o bioma à disposição.

Ao final, sentados sobre pedras, os visitantes podem ouvir o som de uma queda- d'água que replica o Rio Batateiras, cuja nascente está no sopé da Chapada do Araripe.

Sustentabilidade
A origem da Trilha dos Sentidos fica a alguns passos dali, nas proximidades de um sobrado de taipa (com um andar superior) que pertenceu a um dos pioneiros da consciência ambiental no Cariri, Jefferson da Franca Alencar.

A casa dele também é atração turística no Sítio Estadual Parque Fundão, por guardar um pouco da nossa história com alguns fósseis do período Cretáceo. Construída apenas com elementos da floresta, a residência dá lição de sustentabilidade.

É no local que fica guardada uma cadeira de rodas adaptada para trilhas, a Juliette. Feito para ser usado em terrenos irregulares, o equipamento pode ser disponibilizado para pessoas com dificuldade motora que decidam por qualquer trilha nos geossítios do Araripe.

Diversa como é, a Chapada está pronta para acolher também a nossa diversidade, estimulando todo mundo a viver novas experiências no Sul do Ceará.

Serviço:
Trilha no sítio estadual Parque Fundão
Geossítio Batateiras (Rua José Franca Alencar, s/n, Bairro Seminário, Crato, Ceará)
Visitação todos os dias, de 6h às 17h30, com agendamento pela gerência da Semace Cariri pelo telefone (88) 3102-1288

ROBERTA SOUZA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Mãe de sete filhos encontra carteira com R$ 500 e devolve para a dona

Uma história de honestidade sensibilizou os moradores do Lins (SP). Uma mulher achou no centro da cidade uma carteira com R$ 500 e não mediu esforços para devolver o dinheiro.

Simone Aparecida da Silva Pereira, de 41 anos, é mãe de sete filhos, que sustenta com o auxílio-doença que recebe da Previdência - está afastada do trabalho após sofrer um aneurisma e uma trombose, segundo ela. A renda da família é complementada por outro salário mínimo que o marido ganha como ajudante geral.

Simone conta que, por conta das despesas - como o aluguel mensal de R$ 500 -, não teria dinheiro para comprar presentes para os filhos. Mas, mesmo assim, não pensou em ficar com o dinheiro.

“Não vou conseguir dar presente pros meus filhos neste ano, os gastos com saúde deixaram a vida muito apertada pra nossa família. Mas isso não justifica a gente ficar com algo que não é nosso, nem conseguiria dormir se eu pegasse aquele dinheiro”, explica a pensionista.

Simone conta que caminhava com um de seus filhos nas proximidades do Calçadão de Lins quando avistou a carteira no chão. Segundo a mulher, a carteira já estava aberta e foi possível ver que havia dinheiro dentro.

“Percebi que já tinha gente mal-intencionada olhando pra carteira e corri pra pegar. E daí já pedi pro meu filho chamar a Polícia Militar, que estava passando pelo local. Não pensei em outra coisa a não ser achar o dono”, explica.

A carteira foi entregue aos policiais, que fizeram a contagem do dinheiro e, através dos documentos, conseguiram localizar a proprietária da carteira, Liliane Nakamura.

Os policiais também promoveram um encontro entre Simone e Liliane no Calçadão de Lins para a entrega da carteira e do dinheiro. A dona da carteira agradeceu o gesto e deu uma gratificação para a mulher.

Simone Pereira diz que já reservou essa gratificação para garantir o Natal de seus filhos. Segundo ela, como são muitas lembrancinhas a serem compradas – pelo menos sete –, ela vai procurar os presentes numa loja do tipo “R$ 1,99”.

“Só tenho meus filhos e a honestidade, e espero que isso sirva de lição pra eles. Sempre ensinei que eles não podem pegar um lápis sequer que não seja deles”, diz Simone.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Obra da Transposição do São Francisco atrasa mais uma vez

A entrega do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), prevista para acontecer hoje (28), ficará para a gestão de Jair Bolsonaro (PSL). A cerimônia havia sido confirmada entre os dias 26 e 28 de dezembro pelo ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, no início deste mês, em visita às obras, ao lado do governador Camilo Santana e do presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, mas a Pasta confirmou que "não há nenhum evento agendado para os próximos dias".

Iniciado em 2007 pelo governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT), o Pisf foi orçado, a princípio, em R$ 4,8 bilhões. Hoje, a obra hídrica tem investimento previsto de R$ 10,7 bilhões e custo final estimado em R$ 20 bilhões. A expectativa era inaugurar o Eixo Leste, que abastece Pernambuco e Paraíba, durante o mandato do petista, mas isso só aconteceu no governo de Michel Temer (MDB), em março do ano passado. Já o Eixo Norte, que trará água ao Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, segue sem uma nova data.

Atrasos
Esta é a quinta vez que a entrega das obras do Eixo Norte é adiada. A última previsão era que as águas chegassem ao Ceará neste mês de dezembro, mas o atraso se deu pela reparação do vazamento que aconteceu no dique da barragem de Negreiros, em Salgueiro (PE), detectado, no último dia 16 de agosto.

Após três meses do incidente, o Ministério da Integração Nacional admitiu que isso prejudicou o cronograma da obra. Por isso, a nova data, com prazo até o dia 28 de dezembro, foi adiada.

Empreiteiras
Nos últimos dois anos, três consórcios diferentes assumiram as obras do Eixo Norte. Em junho de 2016, a Mendes Júnior, empresa investigada pela "Operação Lava Jato", comunicou sua incapacidade técnica e financeira de executar os seus dois contratos.

Após ser anunciado vencedor do processo de licitação em fevereiro de 2017, o Consórcio Emsa-Siton teve que aguardar a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, suspender, no dia 20 de junho, a decisão pelo desembargador federal Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que impedia a continuidade das obras. As contratações só foram iniciadas em julho, e a obra foi retomada em agosto. Até então, a previsão para conclusão era no início de 2018.

O terceiro e atual consórcio, Ferreira Guedes - Toniolo, Busnello, que assumiu no último mês de maio, também teve também que conviver com protestos pelos antigos empregados da Emsa-Siton e de empresas terceirizadas, que cobravam salários atrasados. No dia 1º de junho, a entrada do canteiro de obras no município cearense de Jati foi bloqueada. A manifestação durou cinco dias.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

28 de dezembro

1826 - Iowa torna-se o 26º estado dos Estados Unidos.
1895 - Os irmãos Lumière inventam o cinematógrafo.
1993 - O Vaticano reconhece oficialmente a existência do Estado de Israel.

Nasceram neste dia…
1813 - Visconde de Mauá, industrial, empresário e político brasileiro (m. 1889).
1888 - Friedrich Wilhelm Murnau, diretor, roteirista e produtor cinematográfico alemão (m. 1931).
1932 - Manuel Puig, escritor argentino (m. 1990) .

Morreram neste dia…
1694 - Maria II de Inglaterra (n. 1662).
1829 - Jean-Baptiste de Lamarck, biólogo francês (n. 1744).
1918 - Olavo Bilac (foto), jornalista e poeta brasileiro (n. 1865).

Fonte: Wikipédia

Governo do Ceará publica resolução contra Escola sem Partido: "professores são livres para emitir opiniões"

O Conselho Estadual de Educação no Ceará publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 26 de dezembro resolução contra a proposta denominada “Escola sem partido”. De acordo com a edição, é garantida a liberdade de expressão e de pensamento do professor no exercício de suas atividades. Está proibido filmar, fotografar ou gravar aulas ou qualquer outra manifestação de pensamento ou de expressão, para fins de violação de direitos.

Na Resolução, o Conselho destaca que a Constituição Federal assegura que o ensino será ministrado nos princípios de “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, bem como no “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, [...]”.

O documento assegura ainda que será proibido nas salas de aula o cerceamento de opiniões, ideias e manifestações mediante violência ou ameaças; a realização de ações e manifestações que configurem a prática de intolerância; a promoção de atividades político-partidárias; qualquer pressão ou coação que represente a violação dos direitos de expressão e de pensamento assegurados pela Constituição.

O professor que se sentir desrespeitado ou agredido na manifestação do seu pensamento deverá procurar a administração superior da instituição, que tomará as devidas providências na defesa daquele que, comprovadamente, foi atingido.

Na Resolução publicada, o órgão reconhece que todos os professores das instituições de ensino de educação básica e superior “são livres para expressar seu pensamento e emitir opiniões no âmbito das instituições pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino”.

Recentemente, a CCJR da Assembleia Legislativa aprovou projeto de autoria da deputada Silvana Oliveira (PR), que instituía o Escola sem Partido no Ceará. No entanto, após pressão feita por movimentos sociais, a parlamentar resolveu retirar a proposta de pauta, afirmando que ela seria retomada na próxima Legislatura. 

“As instituições de ensino deverão primar pelo que reza a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Art. 206, Incisos II e III, assegurando aos professores a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”.

Para o Conselho, o debate de ideias deverá ocorrer em clima de respeito às opiniões divergentes. Passa a ser proibido qualquer integrante da comunidade escolar, seja professor, estudante ou servidor, filmar, fotografar ou gravar aulas ou qualquer outra manifestação de pensamento ou de expressão, para fins de violação de direitos.  

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Alimentos para anemia: veja os melhores e os piores

Fadiga, fraqueza e cefaleia são sintomas comuns em quem está com anemia, causada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue --o que reduz o fluxo de oxigênio para os órgãos. Este é um dos principais problemas de saúde pública mundial, chegando a afetar mais de dois bilhões de pessoas no mundo. Os motivos são variados, incluindo a deficiência de um ou mais nutrientes essenciais. Por isso, é importante sempre consultar um especialista, que vai indicar a melhor linha de tratamento para cada caso. 

O tipo mais comum é a causado pela falta de ferro, chamada de anemia ferropriva. O clínico-geral Paulo Olzon, que foi chefe da disciplina de medicina clínica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); Nelson Iucif  Jr., médico nutrólogo e diretor do departamento de nutrogeriatria da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e Adriana Ávila, nutricionista da Câmara Técnica do CRN-3 (Conselho Regional de Nutrição), dão dicas de alimentos que ajudam--ou atrapalham-- nessa situação.

Coloque no cardápio

Carne
Todas as carnes contêm ferro, mas a vermelha possui em maior quantidade quando comparada a outras. Mas como não é saudável comer carne vermelha todos os dias, por conta do colesterol e até câncer, também vale diversificar as fontes de proteína, consumindo frango ou peixe. O recomendado é 100 gr por refeição (ou um bife do tamanho da palma da mão).

Fígado
Possui um alto conteúdo de ferro, tanto que uma pequena porção já é suficiente para aumentar os níveis de hemoglobina no sangue. Só tome cuidado para que seja uma peça fresca, de boa qualidade. Pode ser um substituto da carne vermelha uma vez por semana, no máximo, por conta do alto colesterol. Vá de até 100 gr por refeição --ou três colheres de sopa se estiver moído ou desfiado.

Espinafre
Este é um dos melhores alimentos (de origem vegetal) para combater a anemia, por conta de seu bom teor de ferro. Além disso, possui vitamina B12, ácido fólico e vitamina A, que interfere na formação das hemácias. E quanto mais hemácias no sangue, menor a chance de ter anemia. Outras verduras de cor verde-escura, como brócolis e escarolas, também cumprem bem esse papel de suprir o ferro nos vegetais.

Beterraba
Por ter uma cor semelhante ao sangue, muitas pessoas acreditam que é ideal para evitar a anemia por ferro, mas ela nem tem tanto do mineral. O que fornece é uma boa ingestão de ácido fólico, que em conjunto com a vitamina B12 também ajuda na formação de glóbulos vermelhos.

Frutas cítricas
São ricas em vitamina C, fundamental para potencializar a absorção do ferro. A dica é tomar um suco de limão durante a refeição principal ou comer uma laranja, kiwi, morango ou goiaba, por exemplo, na sobremesa. Uma outra opção, para obter esse aporte de vitamina C, é espremer um limão em cima da carne, momentos antes de consumi-la.

Tomate
Além de conter vitamina C, que é essencial para a absorção de ferro dos alimentos, também possui uma grande quantidade de betacaroteno, vitamina E e fibras, que são muito saudáveis para a saúde geral. Recomenda-se comer pelo menos um tomate cru diariamente para garantir que sua absorção de ferro seja mais eficaz. 

Feijão e grão-de-bico
São boas fontes de ferro para vegetarianos. Além disso, eles são opções para aumentar os níveis de hemoglobina, pois possuem ácido fólico e vitamina C na composição.

Melhor maneirar

Laticínios
Apesar de serem excelentes fontes de cálcio, importante para a saúde dos ossos, seu consumo em paralelo com a refeição principal vai atrapalhar a absorção de ferro. Se você tem anemia, é bom evitar laticínios, como iogurte ou queijo, durante o almoço ou o jantar, que é onde costumamos consumir mais o mineral. Melhor deixar para o café da manhã ou no meio da tarde.

Chá-preto e chá-verde
Apesar de serem bons para a saúde geral, aqueles com anemia ferropriva devem limitar a ingestão dessas bebidas, pois contêm taninos, um composto que interfere na absorção de ferro, especialmente se tomado em grandes quantidades.

Tire do cardápio

Álcool
O consumo desse tipo de bebida deve ser evitado, especialmente se você está com anemia, e quer ajustá-la apenas com a ajuda da dieta. O álcool causa uma irritação nas mucosas do estômago, interferindo na absorção do ferro e do ácido fólico.

Fonte: Viva Bem/UOL

Curta nossa página no Facebook

12 filmes que você precisa assistir em 2019

The Irishman

Estreia: sem data anunciada

Famoso por filmes como Taxi Driver, Touro Indomável e Os Infiltrados, Martin Scorsese lançará mais um filme sobre a máfia, desta vez para a Netflix. A história é baseada na vida real do líder sindical Frank Sheeran, acusado de ter ligações com uma família criminosa, e conta com grandes atores de Hollywood: Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci.

Vingadores: Ultimato

Estreia: 26 de abril

Depois de acabar com metade da vida no universo, Thanos (Josh Brolin) se aposentou e foi viver numa fazenda. A sequência de Guerra Infinita encerra o primeiro ciclo da Marvel nos cinemas, que começou lá atrás, com Homem de Ferro, em 2008.

Além do longa, a Marvel marcará presença no cinema mais duas vezes em 2019. Capitã Marvel estreia em 9 de março e Homem-Aranha: Longe de Casa será lançado em julho.

Pokémon – Detetive Pikachu

Estreia: 9 de maio

A ideia de fazer uma versão em live action de Pokémon, um dos animes de maior sucesso dos anos 2000, pode parecer estranha. Colocar um Pikachu dublado por Ryan Reynolds no papel de um detetive particular, então, é mais estranho ainda. Mas o trailer é divertido, então quem sabe?

Rocketman

Estreia: 17 de maio

Se você gostou de Bohemian Rhapsody, que contou a história de Freddie Mercury, provavelmente vai querer conferir esse musical, que mostra o início da carreira de outra estrela da música: Elton John. O próprio cantor é um dos produtores do filme, que terá como protagonista o ator Taron Egerton. Difícil encarar um papel como esse? Pois já fique sabendo que Egerton canta de verdade no filme, sem dublagem.

Toy Story 4

Estreia: 20 de junho de 2019

Tem uma cobra na minha bota! Quase dez anos depois do último filme, os brinquedos da Pixar retornam para mais um longa.

Apesar do teaser não dar detalhes sobre a história, a sinopse divulgada fala da vida de Woody & Cia. após todos irem morar com uma nova criança, Bonnie – e os problemas que aparecem após a chegada de Forky, um novo brinquedo.

Turma da Mônica: Laços

Estreia: 27 de junho

Floquinho, bairro do Limoeiro e até o Louco. Pela primeira vez, o universo criado por Maurício de Sousa vai ganhar uma versão em carne e osso para o cinema. A trama é inspirada na graphic novel Laços, criada pelos artistas Victor e Lu Caffagi.

O Rei Leão

Estreia: 19 de julho

Seguindo a onda de versões live-action de seus desenhos clássicos, a Disney fez uma nova versão da animação de 1994. Desta vez, os personagens principais ganharão as vozes, exclusivamente, de artistas negros: Donald Glover, Chiwetel Ejiofor, Beyoncé e James Earl Jones (que também interpretou Mufasa no original – e dublou Darth Vader, é claro).

Outras duas novas versões também estão marcadas para esse ano. Dumbo estreia em 29 de março e Aladdin no dia 24 de maio.

Era uma Vez em Hollywood

Estreia: 26 de julho

O novo filme do diretor Quentin Tarantino vai misturar ficção com uma das histórias mais chocantes dos EUA: o assassinato da atriz Sharon Tate pela seita liderada por Charles Manson. O elenco traz nomes como Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie e Al Pacino.

It – Parte 2

Estreia: 5 de setembro

Depois do sucesso do terror de It – A Coisa, em 2017, o longa, baseado no livro homônimo de Stephen King, vai ganhar uma continuação. Ela se passará 27 anos depois do primeiro filme e será estrelada pelas versões adultas das crianças da primeira parte da história. Dentre eles estão atores como James McAvoy, Jessica Chastain e Bill Hader.

Joker

Estreia: 4 de outubro

O ator Joaquin Phoenix será o próximo Coringa dos cinemas, em um filme que vai explorar a origem do maior vilão do Batman (talvez, da história dos quadrinhos). Além dele, Robert De Niro fará uma participação no longa.

Frozen 2

Estreia: 22 de novembro

Achou que a história de Anna, Elsa e Olaf tinha acabado? A continuação ainda não possui uma sinopse, mas se tiver músicas tão legais quanto o primeiro, já está valendo.

Em 2017, a Disney lançou um curta especial de Frozen para o fim de ano. Olaf – Em uma nova aventura congelante de Frozen, disponível na Netflix, mostra o boneco de neve indo atrás de tradições natalinas para salvar o Natal das princesas.

Star Wars: Episódio XIX

Estreia: 19 de dezembro

O desfecho da nova trilogia vai se passar um ano após os conflitos de “Os Últimos Jedi” e ainda não teve seu título divulgado. Nele, haverá a volta de um dos personagens da trilogia original, Lando Calrissian, vivido pelo ator Billy Dee Williams.

Além disso, Carrie Fisher, morta em 2016, também voltará como Leia em cenas que não foram usadas na última produção.

Este será o retorno de J.J. Abrams na direção. Ele havia comandado o primeiro filme dessa nova leva em 2015, mas ficou apenas na produção durante o segundo.

Fonte: Superinteressante

Curta nossa página no Facebook

‘Vaquinha’ virtual presenteia catador de latinhas de Juazeiro do Norte com bicicleta

No 1º de outubro de 2018, as histórias de Cícero Expedito da Silva, de 68 anos, e Ciswal dos Santos, 32, se cruzaram. Os dois estavam gravando uma reportagem para o programa “Fantástico”, da Rede Globo, que contava sobre a vida do mais homem jovem, que recentemente foi selecionado para estudar Ciências da Computação na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Ex-catador de latinha de alumínio, Ciswal conseguia R$ 7,00 por semana vendendo o metal, que o ajudava a pagar as cópias de textos e apostilas necessárias para concluir seus estudos. Agora, como professor, deu um passo ainda maior: conquistou a bolsa de estudos em uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo.

A bolsa foi possível através de um projeto que oferece internet, captação de água e energia elétrica a um baixo custo para pessoas do Semiárido. O equipamento deve custar, aproximadamente, R$ 2 mil. Mas a expectativa é diminuir para R$ 960, para que a população mais pobre também tenha acesso.

Numa casa de taipa, afastada do centro da cidade, próxima ao bairro Campo Alegre, em Juazeiro do Norte, mora solitário Cícero. Diariamente, ele percorre uma hora, a pé, para buscar dez litros de água, que usa para matar sua sede, cozinhar e lavar roupa. Durante boa parte de sua vida, sua principal fonte de renda foi pedir esmolas e catar lixo para vender.

“Eu conheci ele graças a meus alunos do SENAI, que indicaram que existia uma pessoa nessas condições (sem água, energia e internet), e fomos com a equipe do ‘Fantástico’ lá”, lembra Ciswal.

A partir de Ciswal, Cícero aprendeu a produzir carvão e começou a vender a bares e restaurantes. No entanto, a longa distância percorrida e os sacos pesados nas costas eram suas principais dificuldades. Por isso, além de ter uma casa com energia elétrica e água na torneira, seu sonho sempre foi comprar uma bicicleta. O veículo também serviria  para poder ir à missa do Padre Cícero, que acontece todo dia 20.

No último Natal, seu sonho se realizou. Ciswal organizou uma “vaquinha” virtual, que contou com a colaboração de 402 pessoas, inclusive da França e dos Estados Unidos, e pôde arrecadar o valor para comprar a bicicleta de Cícero, que custou, aproximadamente, R$ 900. “Então, fiz a surpresa para ele”, conta o professor.

A entrega aconteceu no último dia 23 de outubro pelas mãos do próprio Ciswal. Surpreso, Cícero não acreditou que seu sonho de infância, ter sua própria bicicleta, estava se realizando. “Vou guardar para ir a missa. Nunca possuí uma bicicleta dessas. Jesus abençoe a todos”, agradeceu, emocionado.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

AddThis