Crato (CE): Seminário discute importância da cidadania dos adolescentes

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do Crato (NUCA), vinculado à articulação municipal do Selo Unicef, realizou na manhã da sexta-feira, 06, no auditório da OAB-Crato, o Seminário Municipal de Cidadania dos Adolescentes. O evento contou com a participação maciça dos jovens que puderam apresentar suas demandas no desenvolvimento do município. O objetivo, segundo os organizadores, foi mobilizar os jovens para contribuírem na melhoria de suas comunidades, através da colaboração e engajamento autônomo.
         
O adolescente e mediador do NUCA, Pedro Lucas Jovino, falou sobre a importância do evento para a consolidação da participação dos jovens na construção das políticas públicas voltadas para esse público. “É evidente que já existe um grande avanço nesse sentido. O NUCA aparece nesse contexto como a oportunidade dos adolescentes se pronunciarem e serem ouvidos, sobretudo em relação ao poder público. A partir do momento que o adolescente é ouvido, nós conseguimos estabelecer um vínculo entre a nossa identidade pessoal e a nossa evolução como indivíduo crítico. Essa fase de transição do adolescente precisa de atenção, pois o que mais queremos é sermos ouvidos”, destacou.
         
A Coordenadora do NUCA no Crato, Sâmia Alencar, informou que a criação do núcleo era uma meta proposta pelo UNICEF e que foi cumprida no município do Crato. “O seminário é uma ação do NUCA e avaliamos como resultado de um trabalho feito pelos adolescentes, em parceria com a equipe do Selo. Durante todo esse processo, nós já realizamos diversas ações, como oficinas, capacitações, campanhas e com isso eles desenvolveram competências e habilidades que hoje estão sendo socializadas”, disse.
         
A articuladora do Selo Unicef no Crato, Sandra Maria Costa, esteve pressente no seminário e destacou as diversas ações que vêm sendo desenvolvidas em prol da conquista do Selo. “Além desse seminário, ainda iremos realizar em dezembro, a II semana do Bebê, e realizaremos ainda o II Fórum Comunitário que será um momento para fazermos um comparativo acerca do quadro situacional do município”, informou Sandra.

A articuladora lembrou ainda que o trabalho é feito por etapas e que a expectativa é que o município seja premiado com o Selo Unicef. “As ações obrigatórias indicadas pelo UNICEF foram todas cumpridas no Crato. Na última capacitação que participamos em Fortaleza, recebemos uma linha de base com os indicadores e estamos com 75% de indicadores verdes, que sinalizam as nossas condições de vencer”, finalizou.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Como garantir a segurança em compras feitas pela internet

Muita gente tem medo de fazer compra pela internet por achar que não é seguro. Já outros compram desenfreadamente sem nem verificar se o site de vendas é confiável. Como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio. Se, por um lado, devemos aproveitar as facilidades da tecnologia, por outro, precisamos ter atenção a alguns detalhes na hora de fornecer os dados do nosso cartão de crédito. Se você ainda se sente inseguro quando vai fazer uma compra pela internet, veja as dicas a seguir e perca logo o medo!

1- Verifique se o site é confiável
Você conhece a empresa em questão? Seus amigos já compraram nesse site? Ele é recomendado on-line por outros sites que você acessa? Se você respondeu sim a todas essas perguntas pode seguir em frente.

2- Senão, procure saber qual é a reputação dele em sites como o Reclame Aqui. Se existirem muitas reclamações, reavalie se vale a pena arriscar fazer a compra.

3- Feito isso, procure o símbolo do cadeado e o https na barra de endereços. Se ambos aparecerem, o site é seguro e você pode inserir seus dados.

4- Faça compra pela internet em uma conexão wi-fi segura, como a da sua casa, e nunca numa rede pública, como a de um restaurante, por exemplo.


5- Nunca forneça a senha de seu cartão em um pagamento on-line. Se, porém, o site solicitar o número de segurança de três ou quatro dígitos no verso de seu cartão, não há problema em digitá-lo.


6- Se você a compra pela internet que você quer fazer é em um site como Mercado Livre ou OLX, em que os vendedores são pessoa física, redobre a atenção: leia com calma as regras do site e veja a reputação do vendedor (o próprio site disponibiliza isso). E se você quer vender pela internet, veja algumas dicas aqui.

Por: Raphani Margiotta

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook



Motorola com tela “inquebrável” chega ao Brasil por R$ 3.149

A Motorola anunciou nesta quinta-feira a chegada de seu mais novo smartphone ao Brasil, o Moto X Force, com tela "inquebrável" de 5,4 polegadas. Segundo a empresa, essa é a primeira tela de smartphone à prova de trincas e estilhaços e resistente a fortes impactos, que são absorvidos pelas cinco camadas que constituem o aparelho.

A câmera traseira de 21 Megapixels e a frontal de 5 Megapixels apresenta as mesmas especificações dos outros celulares da linha "X", o Moto X Play e o Moto X Style, e seu hardware tem 3GB de memória RAM e 64GB de capacidade de armazenamento interno. O novo modelo da Motorola chegará às lojas brasileiras com o preço sugerido de 3.149 reais.


Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Segunda etapa do Capacita SUAS começa nesta segunda-feira, 9

O segundo curso da capacitação para os profissionais do SUAS, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome – MDS, em parceria com o Governo do Estado e os municípios, será ministrado nesta segunda-feira, dia 9, no colégio Diocesano em Crato. O curso, intitulado “Atualização em Gestão Financeira e Orçamentárias do SUAS”, terá duração de 5 dias e contará com a participação de coordenadores e diretores de diversos municípios da Região do Cariri.

Ao todo são 150 inscritos que serão divididos em três turmas. O município do Crato, que é cidade polo, terá 21 profissionais participando da capacitação. O objetivo do curso é qualificar profissionais que atuam diretamente nas atividades de gestão dos fundos de assistência social.

A teoria será passada por professores capacitados com o intuito dos servidores aplicarem na prática nos seus campos de atuação, que são os equipamentos ligados a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social.

O curso será voltado para a administração de despesa dos Fundos Municipais de Assistência Social. Entre as pautas de discussões está o funcionamento do SUAS, o planejamento e a prestação de contas, além da atribuição de responsabilidades entre os entes federados. A capacitação será ministrada pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e terá carga horária de 40hs.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



O que três meses de uso podem fazer com uma escova de dentes nova?

Há  quanto tempo você não troca sua escova de dentes? Se ela tem cerca de três meses, corra ao mercado e compre uma nova agora mesmo! Acontece que, conforme demonstra o mais recente vídeo publicado pelo canal Applied Science, os bastões de nylon se desgastam rapidamente, o que diminui a eficácia das cerdas de plástico.

Cada “pelo” de uma escova comum tem cerca de 200 micrometros de diâmetro e, quando novo, conta com uma série de farpas e irregularidades que ajudam na remoção de sujeira. Para demonstrar o quão necessária é a troca regular do acessório, o canal especializado na produção de vídeos capturados por um microscópio eletrônico colocou os bastões de uma escova nova ao lado de uma usada.

Alguns gramas de pasta dental também foram colocados sob a lente de aumento, e após alguns testes de secagem e “bombardeamento com elétrons” do material, grãos com diâmetro entre 20 e 30 micrometros puderam ser também observados. A forma como a captação das imagens foi feita ainda é descrita no correr do vídeo. Mais flagrantes registrados por microscópios e máquinas de ressonância magnética, por exemplo, podem ser conferidos aqui.


Fonte: Tecmundo

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Jovem bate com sua moto em uma vaca e morre

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado por volta das 19 horas desta sexta-feira na chamada estrada do Lameiro na zona rural de Crato. O jovem Igor Leite de Almeida, de 26 anos, pilotava sua moto Honda CB 300 quando bateu numa vaca que atravessou a pista. Ele morava na Rua 21 de abril no bairro Seminário naquele município e ainda foi socorrido às pressas ao Hospital São Francisco de Crato.

A vítima não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu pouco tempo após dar entrada e o corpo foi trazido para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte. No início da manhã de hoje, terminou devolvido à família para providenciar o sepultamento num dos cemitérios daquela cidade.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria 

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): SAAEC se empenha para atender pedidos de Ponta da Serra

A equipe técnica da Sociedade Anônima de Água e Estado do Crato SAAEC)  está trabalhando desde o início do mês de novembro, no distrito de Ponta da Serra, com o intuito de finalizar as obras da construção do filtro, assim como tentar amenizar a falta de água na região, em curto prazo.

Foram alocados para o distrito um dos engenheiros civis da SAAEC, Wanks  Ferreira, o diretor de abastecimento, Alessandro Saraiva, gerente de abastecimento, Nilvando Barbosa, técnico de saneamento, Alan Delamaycon, assim como a equipe de mão de obra direcionada para solucionar problemas de falta d’água.

Até o momento, o arranjo físico do filtro já foi concluído. O próximo passo é esperar a ligação elétrica da concessionária de energia, que permitirá a conclusão dos trabalhos. Outra medida que está sendo tomada é o estudo na mudança de manobras e horários de distribuição, com o objetivo de tentar aumentar a pressão da água nas residências.

A SAAEC também protocolou um projeto na Secretária de Recursos Hídricos que solicita a montagem de um poço e instalação do sistema de  abastecimento na Ponta da Serra. A execução dessa obra será iniciada após a liberação dos recursos.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Vídeo que mostra Raimundão limpando esgoto viraliza na internet

Quase um mês após ser flagrado retirando lixo das caneletas por onde correm água e esgoto na Avenida Virgílio Távora, no bairro Timbaúbas, o prefeito deste município, Raimundo Antônio de Macêdo (PMDB) voltou a ser flagrado em situação análoga.

Raimundão, como o político é conhecido, foi filmado limpando um esgoto no bairro São José, nas proximidades da Avenida Padre Cícero. O prefeito aparece nas imagens de calça jeans e camisa branca, com uma enxada nas mãos. Ao lado do peemedebista, funcionários da PROEX, empresa responsável pela limpeza das ruas e coleta de lixo na cidade, trabalham normalmente.

Segundo informações de populares, o gestor municipal trafegava pelo bairro com seu motorista quando “desceu do carro, pegou a enxada e começou a ajudar na limpeza do esgoto. Pouco depois, ele voltou para o automóvel e seguiu viagem”.

A imagem mais uma vez viralizou nas redes sociais e dividiu opiniões. A auxiliar de escritório, Lucélia Moura, criticou o vídeo a qual classificou como “pura jogada de marketing”. Já o internauta Anderson Filho, elogiou dizendo “não vê problemas em um prefeito pôr a mão na massa”. O vídeo já possui mais de oito mil visualizações e centenas de compartilhamentos.

Nas últimas semanas Raimundão têm sido assunto constante nas redes sociais por vídeos em situações inusitadas. Além de limpar esgotos, o prefeito foi flagrado, há duas semanas, socorrendo uma pessoa vítima de acidente de trânsito. Em 17 de outubro, o prefeito foi filmado jogando capoeira ladeado por meninos ao som de um berimbau.

“Infelizmente cenas como essa ainda rendem alguns votos. Só com educação de qualidade teremos eleitores conscientes e uma população mais cientes do que é capaz um mal político”, comentou Iudenio Matos.

O prefeito Raimundo Macêdo foi procurado pela reportagem, mas as ligações não foram atendidas. O gestor também não foi localizado em seu gabinete.

ANDRÉ COSTA
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Cunha: "Dinheiro depositado na Suíça não é nada de mais"

Mais de um mês depois de vir à tona a informação de que ocultou um patrimônio milionário na Suíça, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reconheceu nesta sexta (6) sua ligação com as contas suspeitas de terem sido irrigadas com recursos desviados da Petrobras.

Alvo de processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara, ele diz que todo o dinheiro tem origem lícito, fruto de negócios que teria feito antes de entrar na vida pública, entre elas a venda de carne enlatada para o exterior e investimentos em ações. "Não tenho falha nenhuma", afirma. "Sou inocente."

Segundo ele, sua atuação no setor privado rendeu lucro entre US$ 2 milhões e US$ 2,5 milhões em dois anos. "[Tem] gente dizendo que tenho bilhão de dólar, que sou milhardário. Se você trabalha 48 meses e consegue obter com operações de lucro este montante, não é nada de mais. Fazendo a coisa correta, óbvio."

Sobre o 1,3 milhão de francos suíços que, segundo o Ministério Público, é fruto de desvio da Petrobras e que caiu em uma das suas contas, Cunha diz que desconhecia sua origem, admite que ficou sabendo do depósito em 2012 e que deixou o dinheiro parado todos esses anos, aguardando alguém reclamá-lo.

Cunha tentará convencer seus pares no Conselho de Ética de que não mentiu quando negou à CPI da Petrobras, em março, ter "qualquer tipo de conta" fora do país.

Seu argumento é que o dinheiro era movimentado por "trusts", entidades jurídicas organizadas para administrar seu patrimônio no exterior. Mesmo sendo investidor e beneficiário dos "trusts", ele diz que não é seu dono.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



5 dicas para estimular sua criatividade

O que você você faz da vida? Bom, não importa. A criatividade é importante na sua rotina. Sem criatividade, sem novidade. Nada mais do que mais do mesmo. Um dia após o outro. Sol chegou. Sol foi embora. Blá.

Confira algumas dicas de como estimular sua criatividade, principalmente no trabalho.

1) Troque uma ideia informal
Muitas vezes é difícil encontrar a solução para um problema quando fazemos parte dele. Já estamos “viciados” em determinados processos e nosso cérebro acaba encontrando os mesmos caminhos e chegando as mesmas conclusões.

Você pode explicar o problema para outra pessoa, mesmo que ela não tenha nada a ver com o assunto. É possível até que, antes de terminar a explicação, você mesmo encontre uma possível solução. Isso é muito comum. Mas, caso não aconteça, ouça a solução da outra pessoa e inicie um debate. Novas linhas de raciocínio podem surgir quando novas perspectivas para um mesmo problema são utilizadas.

2) Faça o que gosta (ou goste do que faz)
Clichê. Eu sei. E sei também que nem sempre é possível trabalhar com aquilo que gostamos. Se você trabalha com o que gosta de verdade, certamente possui maior facilidade para ideias e soluções criativas do que alguém que considere sua rotina nada interessante. As coisas realmente fluem melhor. Só cuidado para não virar um workaholic.

Se você não trabalha com o que gosta e não há como mudar, utilize isso a seu favor para estimular sua criatividade. Analise possíveis alternativas para o questionamento: “o que posso fazer para gostar mais do meu trabalho?”. A partir daí, você pode pensar em iniciativas que melhorem sua rotina, mesmo que o ambiente não seja o que você sempre sonhou. Será que trabalhar ouvindo música ajudaria? Ter ginástica laboral? Conhecer outros setores da empresa? Criar um grupo de estudos com os colegas? Fazer home-office? Ter um planejamento de carreira? Enfeitar a mesa?

Sempre há algo que possamos fazer para tornar nosso ambiente de trabalho melhor. E quem melhor do que você mesmo para pensar numa saída criativa para mudar seu dia?

3) Desbrave novos horizontes
Viaje. E, de preferência, para lugares ainda não conhecidos. Conhecer novas culturas nos força a assimilar novos conhecimentos, a sair do dia-a-dia de sempre. Isso abre novos caminhos e linhas de pensamento em nossa cabeça que poderão estimular novas ideias para problemas conhecidos.

Tente ao máximo se desconectar. Evite ficar plugado nas redes sociais. Deixe para contar as novidades quando voltar. Assim sua experiência será mais rica e sua cabeça estará de fato viajando.

4) Descanse
Tudo em nosso corpo se cansa quando muito exigido. Isso também vale para o nosso cérebro, essa máquina que não desliga nunca. Não dá para estimular a criatividade a todo momento. É preciso dar uma pausa nas atividades para que a renovação de baterias do cérebro nos permita analisar alternativas e novas perspectivas.

5) Não desista (Você é brasileiro(a)? Ótimo, meio caminho andado!)
Imagine que estimular a criatividade seja um processo semelhante a malhar numa academia. É preciso ter regularidade e persistência para os resultados aparecerem. E a mesma regularidade e a mesma persistência farão com que os resultados se mantenham e evoluam. Quanto mais você se educar em analisar problemas e pensar em novas soluções, mais simples e fácil será este processo.,

Por: Leonardo Picciani

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Município sedia seminário sobre LOA e PPA na segunda-feira

A Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa promove, na segunda-feira (09/11), no Crato, seminário para discutir a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016 e do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019. O debate será no Centro de Eventos do Cariri, a partir das 9 horas da manhã. O encontro vai reunir moradores dos 42 municípios das macrorregiões do Cariri e centro-sul.

O primeiro debate foi realizado no dia 3, em Sobral. No dia 10, será a vez de Quixeramobim receber o evento. O último seminário, em 11 de novembro, acontecerá na Assembleia Legislativa, em Fortaleza.

Segundo o deputado Júlio César Filho (PTN), a iniciativa obedece ao artigo 203 da Constituição Estadual (parágrafo 1°, inciso III), que determina a interiorização das discussões das peças orçamentárias, fazendo com que as prioridades sejam elencadas pelos próprios habitantes das macrorregiões do Estado. O seminários têm o objetivo de aproximar ainda mais a Casa Legislativa dos seus representados.

“Esses encontros servem para nortear os deputados que, nas oportunidades, recebem demandas tanto da população em geral como da sociedade, através das suas entidades e também da classe política local, prefeitos e vereadores”, disse o parlamentar.

O deputado reforçou ainda que o objetivo da AL é encaminhar LOA e PPA para a sanção governamental até o dia 16 de dezembro deste ano.

A LOA 2016 foi entregue ao presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), em 15 de outubro, pelo secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Hugo Figueiredo. A previsão orçamentária do projeto é de R$ 24,3 bilhões para o próximo ano.

Já o PPA 2016-2019 chegou à Casa em 30 de setembro. O plano prevê investimentos de cerca de R$ 101,7 bilhões no Ceará, ao longo dos próximos quatro anos. Os dois projetos contemplam investimentos em áreas como saúde, educação, segurança e, em especial, em obras de recursos hídricos.

Assessoria de Imprensa/Assembleia Legislativa do Ceará

Curta nossa página no Facebook



Lula: "Não vou mais admitir que corrupto me chame de corrupto"

Irritado com a escalada de denúncias na sua direção, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu, nesta quinta-feira, 5, que pode ser candidato à sucessão da presidente Dilma Rousseff, em 2018, para defender o projeto político do PT. Lula afirmou também, com a voz embargada, que não vai mais ouvir calado ser chamado de corrupto "por quem é corrupto" e, no seu diagnóstico, só quer desgastá-lo para impedir sua volta ao poder.

"Agora vou dizer uma coisa para vocês: nem que eu tiver apenas um minuto de vida em 2018, se tiver concorrendo contra nós um projeto conservador que tenha como objetivo acabar com as coisas que fizemos nesse País, podem estar certos de que eu estarei na campanha ou como cabo eleitoral ou como candidato", afirmou Lula, no encerramento da 5.ª Conferência do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), em Brasília.

Interrompido várias vezes por gritos de "1,2,3, é Lula outra vez", o ex-presidente convocou a plateia, formada por representantes de movimentos sociais, a defender sua sucessora e disse que os adversários não querem respeitar o resultado da eleição. "Nós não vamos admitir o impeachment de Dilma. A hora não é de ficar de cabeça baixa", insistiu.

Sob aplausos, Lula deixou o discurso preparado por seus assessores de lado e falou de improviso. "Eu não vou mais admitir que corrupto me chame de corrupto porque todos esses que ficam nos acusando, se colocarem um dentro do outro, não dá 10% da minha honestidade", gritou ele.

Lula assumiu o tom de campanha quando criticava os adversários do PSDB que, na sua avaliação, acreditam que tanto ele como Dilma não se levantam mais. "Eles estão dando de barato que a Dilma acabou e dizem 'agora vamos acabar com o Lula porque esse tal de Lula pode voltar em 2018'", afirmou. Foi neste momento que disse estar perdendo a paciência para ouvir ataques sem reagir.

"Eu tive muita paciência para construir a CUT, para fundar o PT, para perder três eleições e para governar. Duvido que tenha tido governo mais tolerante do que eu fui. Faltam três anos para a eleição. Eu não 'estou' candidato e Deus queira que possam aparecer quatro, cinco ou seis candidatos no nosso meio", comentou. Garantiu, porém, que não terá dúvidas em entrar na corrida para enfrentar o que chamou de "maré conservadora".

Esta foi, até agora, a manifestação mais enfática do ex-presidente admitindo a intenção de retornar ao Palácio do Planalto. Embora nos bastidores Lula se movimente para isso, há dúvidas no governo e no PT se ele realmente terá condições de ser candidato, após a avalanche de acusações que o atingem e envolvem até sua família. Além disso, seus amigos observam que é preciso aguardar para ver se a sangria de Dilma será estancada.

Lula cobrou mais empenho dos militantes para ajudar a presidente a sair da crise e lembrou que há um acampamento diante do Congresso pedindo o impeachment. "Temos de dizer para essa gente: eles têm direito de ter presidente da República, mas aprendam a exercitar a democracia e ganhem as eleições", afirmou, numa referência ao PSDB.

Para o ex-presidente, a dificuldade enfrentada por Dilma não é só dela, mas "do Brasil e do mundo" e o que está em jogo é uma disputa de projetos. "Então, temos de ajudar", reiterou. "Vocês sabem que os ataques que estamos sofrendo não são à toa. O que eles querem derrotar é um projeto de sucesso", disse Lula, ressuscitando a disputa do "nós contra eles" entre o PT e o PSDB.

Orçamento
O ex-presidente criticou o relator do projeto de Orçamento, deputado Ricardo Barros (PP-PR), que propôs o corte de R$ 10 bilhões do Bolsa Família. "Fiquei pensando o que pensa uma pessoa que não tem noção do que significa pouco mais de R$ 100 nas mãos das famílias mais pobres desse país", protestou. "Não seria mais  fácil, ao invés de cortar dos pobres, cobrar dos ricos?"

Ao citar os adversários, Lula disse que sempre foi acusado de gastar muito dinheiro com programas sociais, em vez de construir pontes e estradas. "Acontece que o povo não come cimento. O povo come feijão", esbravejou. Depois, afirmou que pobre só é lembrado por político durante as campanhas. "Na época da eleição, se pudessem colocar pobre na Bolsa de Valores seria a coisa mais rentável do planeta Terra. Iria crescer mais do que ações da Petrobrás", ironizou.

Na plateia, manifestantes ergueram uma faixa com os dizeres "Manter Bolsa Família. Uma questão de honra, Dilma". No último dia 3, ao abrir a 5.ª Conferência do Consea, a presidente garantiu que não haverá redução no programa e desautorizou a ideia do relator do projeto de Orçamento. "Nenhum passo atrás será dado nessa trajetória", prometeu ela.

Uma semana após admitir que Dilma ganhou a eleição com um discurso contra o ajuste fiscal e adotou receituário diferente do prometido, Lula voltou a Brasília para novas costuras políticas. Antes de se encontrar com representantes da agricultura familiar, Lula se reuniu com deputados do PT e nesta sexta-feira ele deverá conversar novamente com Dilma. O ex-presidente está empenhado em impedir que a ameaça do impeachment prospere, em fazer o Congresso aprovar as principais medidas do ajuste fiscal e em fazer alianças para impedir que petistas sejam convocados nas CPIs do Congresso.

Nos últimos dias, Lula e o governo orientaram o PT a não provocar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Trata-se, na prática, de um acordo de não agressão para evitar que Cunha - mesmo fragilizado após suspeitas de manter contas secretas na Suíça, com dinheiro desviado da Petrobrás - crie problemas em votações de interesse do Planalto e aceite dar sequência à representação dos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal, pedindo a saída de Dilma.

Fonte: Estadão

Curta nossa página no Facebook



Conheça as 10 pessoas mais inteligentes do mundo

Um nível de Q.I. elevado e grandes feitos: esta combinação é capaz de nos mostrar quem são os principais gênios da atualidade, capazes de criar projetos incríveis e se destacar em suas produções. Então, vamos conferir a lista das dez pessoas mais inteligentes do mundo!

10. James Woods
Você deve reconhecer o rosto de James Woods de filmes famosos como "Era Uma Vez Na América" e "O Especialista", mas o que você não sabe é que este ator, que já foi indicado ao Oscar duas vezes, tem um Q.I. de 180 pontos.

9. Terrence Tao
Aos dois anos de idade, o australiano Terrence Tao já era capaz de fazer cálculos matemáticos simples. Aos nove anos, ele já tinha aulas de matemática de nível superior e, aos 20, recebeu o título de Doutor da Universidade de Princeton.

8. Christopher Hirata
Christopher Hirata foi o participante mais jovem a ganhar uma medalha de outro nas Olimpíadas Internacionais de Física, com apenas 13 anos de idade. Aos 16 anos, ele já trabalhava na NASA. Seu Q.I. é de 225 pontos.

7. Judit Polgar
Judit Polgar foi cobaia em um método de ensino rigoroso desenvolvido por seu pai, e parece que o trabalho deu certo: aos 15 anos de idade, a jovem húngara venceu o recorde de Bobby Fischer, considerado um dos melhores jogadores de xadrez do mundo.

6. Sir Andrew Wiles
Andrew Wiles é um dos responsáveis pela solução do Último Teorema de Fermat, que é considerado o problema matemático mais difícil de todos os tempos. Ele já recebeu 15 prêmios matemáticos e todo o seu conhecimento e trabalho lhe renderam o título de "sir", uma denominação de nobreza do Reino Unido.

5. Garry Kasparov
Por quase 20 anos, Garry Kasparov foi imbatível no xadrez. Ele foi considerado o campeão mundial incontestável aos 22 anos de idade e detém até hoje a maior classificação da história da modalidade, com extraordinários 2.851 pontos.

4. Rick Rosner
Rick Rosner é um roteirista de TV americano que escreve cerca de 60 piadas por dia. Apesar do Q.I. de 192 pontos, ele repetiu três vezes o último ano do Ensino Médio de propósito, pois achava legal fazer novos amigos e queria encontrar uma namorada.

3. Paul Allen
Você pode não o conhecer pelo nome, mas Paul Allen é simplesmente um dos fundadores da Microsoft. Ele foi capaz de transformar seus 170 pontos de Q.I. em uma fortuna de aproximadamente US$ 14,2 bilhões, sendo atualmente a 48ª pessoa mais rica do mundo.

2. Kim Ung-Yong
Saca só o currículo do sul-coreano Kim Ung-Yong: aos dois anos de idade já dominava quatro idiomas. Aos quatro anos, já frequentava aulas universitárias. Aos oito anos recebeu um convite da NASA para estudar nos EUA.

1. Stephen W. Hawking
Nem mesmo uma doença degenerativa cruel foi capaz de tirar a primeira posição de nossa lista do físico Stephen W. Hawking. Sem se deixar abater pelos problemas físicos, ele se tornou mundialmente conhecido pelas inúmeras contribuições que deu à Ciência e é autor de sete best-sellers mundiais.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): MPF abre inquérito para investigar terceirização de hospital

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil público para investigar o processo de terceirização do Hospital Municipal São Lucas. Este município sofreu intervenção na área da Saúde em função de ação movida pelo MPF e, de acordo com o órgão, a prefeitura não está cumprindo o plano de trabalho proposto elaborado com base em auditoria judicial.

A instauração do inquérito foi determinada pelo procurador da República, Celso Leal, em portaria assinada ontem (05). De acordo com o procurador, o modelo de licitação proposto pela prefeitura resultará em custo excessivo à Secretaria de Saúde do município. O valor será superior a dois milhões mensais.

O edital de licitação prevê a contratação de entidade de direito privado sem fins lucrativos, qualificada como organização social, para a gestão, operacionalização e execução dos serviços da unidade. Resolução nº 006/2015 do Conselho Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte decidiu não acatar a proposta de terceirização.

Leal defende que “é preciso apurar os fatos relacionados à terceirização, especificamente sobre a adequação da proposta ao plano de trabalho imposto à Secretaria de Saúde”. Para instruir a investigação, o MPF expedirá ofício à secretaria e à prefeitura para que prestem esclarecimentos quanto aos impactos financeiros, motivos e fundamentações do processo de transferência para terceiros da gestão do hospital, entre outros questionamentos.

Plano de trabalho
O plano de trabalho foi apresentado em julho último pelo MPF. O documento, com 44 páginas, aponta propostas de solução para diferentes problemas na saúde que foram identificados na auditoria, em seminário realizado para discutir serviços do setor e durante a intervenção no setor que durou quase dois meses.

Impasse 
Na última terça (03), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) se reuniu com a Secretária de Saúde, Marcleide Nascimento, vereadores e sociedade civil, para debater a terceirização das unidades de saúde, São Lucas e o Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra.

No encontro, o presidente do CMS, Carlos Elias, questionou a falta de comunicação por parte da prefeitura sobre “a intenção de terceirizar os serviços dos dois hospitais”. O vereador Cláudio Luz (PT) afirmou que “os atos do governo municipal são secretos” e se mostrou contra a terceirização.

Marcleide se defendeu dizendo não existir falta de comunicação entre as partes. “Como estava marcado essa reunião, aproveitamos o momento para informar”, justificou.

Mais informações
Ministério Público Federal no Ceará
fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458
prce-ascom@mpf.mp.br

Assessoria de Imprensa/MPFCE

Curta nossa página no Facebook



Tomar chá fortalece os ossos, aponta novo estudo

O consumo diário de três xícaras de chá pode reduzir em 33% o risco de fraturar o quadril. É o que diz um estudo publicado no periódico cientifico Journal of Clinical Nutrition.

Cientistas dos Hospitais Sir Charles Gairdner, em Perth, de Royal Perth e da Universidade do Sul da Austrália Flinders, em Adelaide, todos na Austrália, avaliaram a saúde de cerca de 1.200 mulheres, com cerca de 70 anos. Cada uma das participantes respondeu sobre seus hábitos de consumo de chá e foi acompanha de perto pelos pesquisadores por um período de dez anos.

Ao longo do estudo 288 mulheres caíram e quebraram um osso. Quase a metade delas sofreram fraturas no quadril. Os resultados mostraram que as mulheres que bebiam três ou mais xícaras de chá por dia tinham uma probabilidade 30% menor de ter o osso fraturado, em comparação àquelas que bebiam menos de uma xícara de chá por semana. Diante disso, os pesquisadores concluíram que cada xícara de chá correspondia à redução de 9% no risco de fratura.

"Há evidências de que os alimentos ricos em flavonoides (classe de fitoquímicos amplamente distribuídos em alimentos vegetais), como frutas, vegetais e chás, podem estar relacionados à perda de massa óssea. E o chá é a principal fonte dessa substância para muitas populações. Nossos resultados apoiam a hipótese de que o chá e os seus flavonoides podem ter um efeito protetor à saúde óssea.", disse Jonathan Hodgson, um dos autores do estudo.

Os autores afirmam que são necessárias mais pesquisas para recomendar o chá como alimento de prevenção à osteoporose. Mas, eles acreditam que a bebida poderá, sim, se tornar uma arma poderosa contra a doença que acomete, sobretudo, mulheres que já entraram na menopausa.

Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook

Não temo ser preso, diz Lula sobre operações da Polícia Federal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta (5), em entrevista ao SBT, que não tem medo de ser preso em consequência das investigações de pessoas próximas a ele em duas grandes operações em curso no país, a Lava Jato e a Zelotes.

"Não temo [ser preso]. "Eu duvido que tenha alguém neste país -do pior inimigo meu ao melhor amigo meu, qualquer empresário pequeno ou grande- que diga que um dia teve alguma conversa ilícita comigo", afirmou.

Em delação premiada na Lava Jato, o lobista Fernando Soares disse ter feito um repasse de R$ 2 milhões a um amigo do petista, o pecuarista José Carlos Bumlai. Segundo o delator, Bumlai disse na ocasião que o dinheiro seria destinado a uma nora do ex-presidente. O empresário nega a versão do lobista.

Já a Operação Zelotes tem entre seus alvos um dos filhos do ex-presidente, Luis Cláudio, alvo de busca e apreensão em sua empresa. A Zelotes, que apura esquema de pagamento de propina a integrantes do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), prendeu o lobista Mauro Marcondes, sócio da Marcondes e Mautoni. E em 2014, o escritório deste lobista contratou a empresa de Luiz Cláudio por R$ 2,4 milhões.

Na entrevista, Lula riu quando o jornalista Kennedy Alencar fez perguntas sobre algumas destas denúncias. O ex-presidente disse que o Brasil vive o que chamou de "República da suspeição", em que pessoas são condenadas pela opinião pública sem necessidade de provas.

Ele foi irônico ao ser questionado se, quando presidente, nunca fora alertado sobre a corrupção na Petrobras revelada pela Lava Jato.

"Eu não fui alertado pela gloriosa imprensa brasileira, não fui alertado pela Polícia Federal, eu não fui alertado pelo Ministério Público e eu sou o presidente que mais visitou a Petrobras", declarou. "Essas coisas você só descobre quando a quadrilha cai".

O ex-presidente disse na entrevista que o governo Dilma errou em ao menos dois momentos: ao segurar o aumento do preço da gasolina, em 2012, para evitar a disparada da inflação, e pelo volume de desonerações concedidas a empresas, o que encolheu a arrecadação.

Ele também discordou da maneira como Dilma vem tentando driblar a crise, bastante centrado na defesa da criação de impostos como a CPMF, e disse que, se estivesse no lugar dela, optaria por outro caminho, o da ampliação do crédito.

Lula ainda afirmou que seu antecessor na presidência, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tem "problema de soberba". "O FHC sofre com o meu sucesso".

Questionado sobre uma fala de FHC, que o classificou como um político encantado pelas delícias do poder, Lula citou o escândalo da compra de votos para a emenda que permitiu a reeleição, em 1997.

"Toda vez que ele [FHC] tiver que falar de corrupção, ele tem que lembrar da reeleição de 1997. Ele tem que lembrar que o único mensalão criado, reconhecido inclusive por deputados do DEM, que disseram que receberam [dinheiro], foi o dele", argumentou.

O petista também disse estar disposto a ser candidato à presidência em 2018.

No fim do dia, no encerramento de evento em Brasília, o petista afirmou que não irá admitir que o chamem de corrupto. "Não vou admitir que corrupto nos chame de corrupto. Todos esses que ficam nos acusando, se colocarem um dentro do outro, não chega a 10% da minha honestidade".

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



Will Young - Jealousy





Crato (CE): Setor de Iluminação Pública melhorando a eficiência energética da cidade

O Setor de Iluminação Pública da Prefeitura do Crato vem desenvolvendo seu trabalho para iluminar a cidade. Atualmente são 3 equipes fazendo manutenções nas zonas urbana e rural. Recentemente o Setor de IP recebeu uma boa quantidade de material para modernização da iluminação da cidade.

Segundo Emerson Henrique, responsável pelo setor e secretário-adjunto de Obras do Município do Crato, a próxima ação será a troca de braços nos postes de iluminação, trocar luminárias, e ampliar a iluminação para o período do final de ano.

As melhorias já se iniciaram com a iluminação da estrada da Vila Lobo e Muriti, bem como, a efetivação de expansões da iluminação pública na zona rural.

De acordo com Emerson Henrique ao assumir a iluminação púbica a prefeitura encontrou o setor em defasagem e foi preciso um trabalho eficiente para melhorar em diversos pontos da cidade a iluminação. Para isso, a participação da sociedade foi importante, já que a população ao reclamar alerta a equipe para os locais em que a iluminação é insuficiente.

Para a população fazer reclamações sou solicitar melhoria na iluminação é só ligar para o telefone (88) 3521.9600 e o atendente encaminha o pedido das comunidades.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Pesquisadores destrincham o nugget do McDonald's; saiba do que ele é realmente feito

Um novo livro promete desvendar de uma vez por todas do que é feito o (delicioso) nugget do McDonald's. Muito se diz sobre as partes do frango que vão na receita – provavelmente as piores de todas, como a carcaça do animal, por exemplo – mas, na verdade, são 40 ingredientes em momentos diferentes.

Quem garante isso são Dwight Eschliman e Steve Ettlinger, autores do livro "Ingredientes: uma exploração visual de 75 aditivos e 25 produtos alimentícios", disponível em sites de comércio eletrônico (como a Amazon), por cerca de R$ 120,00.

Segundo eles, os ingredientes principais são carne de frango sem osso (os produtores juram de pés juntos que não são usadas partes além de peito, costela e pele), água e amido de alimentos (modificados). Para os temperos, sal, amido de trigo, sabor natural (fonte orgânica), óleo de cártamo, dextrose, ácido cítrico, fosfatos de sódio e mais sabor natural.

A mistura e a milanesa são feitas de água, farinha de trigo (modificada), ferro (reduzido), niacina, mononitrato de tiamina, riboflavina, ácido fólico, farinha de milho amarela, amido (modificado) e mais farinha de trigo novamente. Já a fermentação leva: bicarbonato de sódio, ácido pirofosfato de sódio, sódio fosfato de alumínio, fosfato monocálcico, lactato de cálcio, pimentas, amido de trigo, dextrose e amido de milho.

Por fim, para a preparação em óleo vegetal o nugget recebe óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja, hidrogenado de óleo de soja, TBHQ (terc-butil-hidroquinona), ácido cítrico (para preservar a frescura) e dimetilpolisiloxano (para reduzir as bolhas enquanto cozinha).

Ufa! Tudo isso para fazer um pequeno nugget que você devora em só três mordidas. Da infinidade de coisas que são usadas para cozinhar esse petisco, a dupla de autores alerta para a presença de muito amido (principalmente de milho) e a dextrose, açúcar responsável pelo ganho de massa muscular – e também usado por sapateiros para fazer do couro um material mais maleável.

Echliman e Ettlinger ainda destrincharam outros alimentos muito consumidos nos Estados Unidos, como o energético Red Bull. A bebida, uma das mais famosas do planeta nas últimas décadas, leva ao todo 17 ingredientes, sendo três deles os colorantes vermelho, azul e amarelo, características da marca.

Fonte: Yahoo! Brasil

Curta nossa página no Facebook



Assista na íntegra a entrevista de Lula ao jornalista Kennedy Alencar no SBT Brasil

Nesta quinta-feira (5), o repórter Kennedy Alencar conversou com Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente falou sobre uma possível candidatura à presidência em 2018, os "equívocos" do governo Dilma Rousseff, as operações Lava Jato e Zelotes, o atual cenário político e econômico do país, e comentou declarações de Fernando Henrique Cardoso.





Crato (CE): Novos membros do Conselho Municipal de Cultura são eleitos

Dane de Jade, secretária de Cultura do Crato
A Secretaria Municipal da Cultura do Crato realizou, nessa quinta-feira, 5, no Auditório da RFFSA, a eleição dos membros para o Conselho Municipal da Cultura, que reuniu produtores, artistas e sociedade civil. O Conselho Municipal de Política Cultural do Crato elegeu os representantes titulares da sociedade civil e suplentes, atendendo ao preenchimento das 18 (dezoito) vagas reservadas, em vista do disposto no Art. 1º da Lei nº3.140/2015, de 23 de outubro de 2015, que estabelece que a representação da sociedade civil deverá ser por segmentos culturais, composta por: Música, Artes Visuais e Audiovisual, Artes Cênicas, Literatura, de Artesanato, Design e moda, Gastronomia, Patrimônio material e imaterial, Cultura Popular Tradicional e um membro que desenvolva atividades culturais e contenham espaços culturais, mais um suplente.

A secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, apresentou as diretrizes norteadoras e as ações já realizadas desde o ano de 2013 pela Secult Crato com o tema, “Políticas Públicas: um desafio em tempos de Crise”. Dane ressaltou a importância de um Conselho de Cultura pensado de forma democrática e apresentou os porquês da alteração na Lei 3070/2015, a fim de que haja uma gestão compartilhada e que possibilite real e concretamente, a reestruturação do conselho. “Hoje celebramos dia Nacional da Cultura e o nosso intuito é colocar a Cultura como quarto pilar de desenvolvimento, como prevê as diretrizes culturais da UNESCO”, justificou a secretária.

A eleição contou com a participação de Renato Remígio, representando a Secretaria de Cultura do Estado de Ceará que destacou que dos 184 municípios cearenses, 145 deles já estão inseridos no Sistema Municipal de Cultura. Em sua fala, “O papel do Conselho no Sistema Municipal de Cultura”, Renato foi incisivo em relatar que a gestora da pasta de cultura não pode e não deve gerenciar sozinha as políticas públicas culturais do município e, sim, precisa da sociedade civil, empenhada em realizar uma gestão, de fato, compartilhada.

Remígio apresentou as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura no qual o Sistema Municipal deverá se alinhar e conclamou a todos para se engajarem a participar das decisões dos rumos da Cultura.

No fim do dia foram definidos os nomes que irão compor o Conselho Municipal de Cultura nos próximos anos. São membros da sociedade civil e da classe artística, que serão responsáveis por participar e fiscalizar a implementação de políticas culturais do município.

O resultado da eleição deu-se da seguinte forma: Fórum Música – Titular Auci Ventura e como Suplente Ulisses Germano Leite; Fórum Artes Visuais e Audiovisual – Titular Franciolli Luciano e como Suplente Carlos Henrique Soares; Fórum Artes Cênicas – Titular Cacá Araújo e como Suplente Edceu Barbosa; Fórum Literatura – Titular José Flávio Vieira e como Suplente Emerson Monteiro; Fórum Artesanato, Design e Moda – Titular Maria Celeste Franco e como Suplente Cleo do Vale; Fórum Gastronomia – Titular Maria Simone Silva e como Suplente Breno Ximenes; Fórum Patrimônio Material e Imaterial – Titular Yáskara Rodrigues e como Suplente Isabel Sousa Bezerra; Fórum Cultura Popular Tradicional – Titular Mestra Mazé de Luna e como Suplente Alexsandra Salvador; e Fórum Entidades Jurídicas – Titular Carla Prata (Sesc Crato) e como Suplente Heitor Feitosa (ICC).

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook



Nasa revela que Antártida não está diminuindo e sim ganhando mais gelo

Um novo estudo da NASA surpreendeu ao anunciar que na Antártida esta havendo um aumento na acumulação de neve, que começou há 10.000 anos e está atualmente adicionando gelo suficiente ao continente de maneira a compensar as maiores perdas de suas geleiras.

A pesquisa desafia as conclusões de outros estudos, incluindo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC 2013), que dizia que o continente estava sendo prejudicado devido ao aquecimento global.

De acordo com a nova análise de dados de um satélite, a camada de gelo da Antártida mostrou um ganho líquido de 112 bilhões de toneladas de gelo por ano entre 1992 e 2001. Este ganho diminuiu para 82 bilhões de toneladas entre 2003 e 2008.

"Estamos essencialmente de acordo com outros estudos que mostram um aumento no derretimento de gelo na região da Península Antártida, em Pine Island e Thwaites, que ficam localizadas na parte ocidental", disse Jay Zwally, glaciologista da NASA e principal autor do novo estudo, que foi publicado em 30 de outubro no 'Journal of Glaciology'.

"Nossa principal discordância se refere à Antártida Oriental e o interior da Antártida Ocidental. Nestes espaços foi possível vermos um ganho de gelo que excede as perdas nas outras áreas". Ele ainda acrescentou que a sua equipe mediu "pequenas mudanças de altura em grandes áreas, bem como grandes mudanças observadas em áreas menores. " Para calcular o quanto em altura a camada de gelo aumentou, os cientistas utilizam os altímetros dos satélites.

A notícia pode parecer reconfortante, no entanto, bastam algumas décadas para que o crescimento seja invertido, de acordo com Zwally. "Se as perdas da Península e das partes do oeste continuarem a aumentar no mesmo ritmo que tem acontecido durante as últimas duas décadas, as perdas de gelo vão superar o ganho dele em 20 ou 30 anos". Apesar do aumento da quantidade de gelo, a quantidade de neve que cai na Antartida Ocidental teve uma queda em 11 bilhões de toneladas por ano, a partir de um cálculo iniciado em 1979.

"No final da última Era Glacial, o ar tornou-se mais quente e levou mais umidade a todo o continente, duplicando a quantidade de neve que caiu sobre a camada de gelo", disse Zwally.

A queda de neve extra que começou a 10.000 anos atrás foi se acumulando lentamente na camada de gelo e compactando-se em gelo sólido ao longo de milênios. Este, por sua vez foi engrossando a superfície da Antártida Oriental e o interior da Antártida Ocidental em uma média de 1,7 centímetros por ano. Este pequeno espessamento, sustentado ao longo de milhares de anos.

"A boa notícia é que a Antártica não está a contribuindo para a elevação do nível do mar, e sim reduzindo 0,23 milímetros por ano" confirmou Zwally. "Mas esta é também uma má notícia. Se os 0.27 milímetros por ano de aumento não estão sendo contabilizados no relatório do IPCC, e ainda assim há uma elevação no nível do mar, deve haver alguma outra contribuição para o fenômeno".

Fonte: Yahoo! Brasil

Curta nossa página no Facebook



Juazeiro do Norte (CE): Transposição do rio São Francisco é tema de debate

Foi discutido nesta quinta-feira (05) no Memorial Padre Cicero, o resultado da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União(TCU) nas obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. O fórum de debates com prefeitos e vereadores das cidades que serão beneficiadas com o projeto da transposição do Rio São Francisco foi organizado pela comissão externa da câmara dos deputados

Relatório
57% dos municípios da área de influência do Projeto de Integração do rio São Francisco (Pisf) não possuem convênios ou serviços adequados para execução das obras de abastecimento de água e esgoto.

Segundo o deputado federal e coordenado da comissão externa de transposição e revitalização do Rio São Francisco, Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) “a maior preocupação é quanto ao volume de água após o término das obras da transposição. O que já faz surgir novos estudos visando melhorar a vazão de água do rio e fazer uma transposição do Tocantins para o São Francisco”.

Já o secretário de meio ambiente do Estado, Artur Bruno, falou da importância de agilizar as situações “o governador Camilo Santana sabe da importância da transposição do Rio São Francisco e fará tudo que for de responsabilidade do Estado para agilizar as obras no Ceará.”

Presenças
Estiveram presentes o Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério das Cidades, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), Secretaria das Cidades do Ceará, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Caixa Econômica Federal, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), União dos Vereadores do Ceará (UVC) e Caixa Econômica Federal.  Segundo o deputado federal e presidente da comissão, Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE) falou da importância a maior preocupação é se a água terá um volume menor do que projeto inicial.

Amanhã (06), os doze membros da comissão, em conjunto com o secretário nacional de recursos hídricos do Ministério da Integração, se integram a delegação de empresários da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), com o presidente Beto Studart, onde verificarão as obras de saneamento e abastecimento, como também, de canais, adutoras, reservatórios e estações de bombeamento de água do projeto. A comitiva fará vistoria nos municípios pernambucanos de Salgueiro e Cabrobó, e em Jati, no Ceará.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook



Câmara aprova prisão em flagrante por porte ilegal de arma

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (3), em comissão especial, uma única mudança no texto-base da proposta que revoga o Estatuto do Desarmamento. A alteração retira um artigo que impedia a possibilidade de prisão em flagrante por porte ilegal e disparo de arma de fogo. Agora, o texto segue para votação no plenário da Casa.

A mudança retira o artigo 88 do projeto do Estatuto de Controle de Arma de Fogo, que flexibiliza as regras para a compra e porte de armas no país.

De acordo com o trecho do projeto aprovado na última semana, não seria lavrada prisão em flagrante por porte ilegal e disparo de arma "quando essa possuir registro, houver evidências do seu uso em situação de legítima defesa e o responsável tenha se identificado ou permanecido no local do ocorrido para a devida apuração dos fatos ou se apresentado espontaneamente à autoridade policial". Com a mudança, fica mantida a regra atual, em que há possibilidade de punição nestes casos.

O pedido de alteração no texto foi feito pela bancada da Rede. Para o deputado Alessandro Molon (RJ), líder do partido na Câmara e contrário ao novo estatuto, o trecho agora retirado acabava por liberar o porte de arma "para qualquer um".

"Bastava ter uma arma registrada. Na prática era um salvo-conduto para qualquer um levasse sua arma para a rua e, se surpreendido, para que dissesse que estava portando para legítima defesa. Era tão absurdo que até os armamentistas concordaram", afirma, em referência aos deputados que compõem a chamada "bancada da bala".

De um total de 12 destaques apresentados para mudança no texto do projeto que revoga o Estatuto do Desarmamento, apenas esse foi aprovado. Com isso, o texto segue para o plenário da Câmara e, em seguida, para o Senado, onde também será analisado em comissões e no plenário.

Novo estatuto
Aprovado na última terça-feira (27) na comissão especial por 19 votos a 8, o Estatuto de Controle de Arma de Fogo reduz de 25 para 21 anos a idade mínima permitida para quem quiser comprar armas, além de autorizar deputados e senadores a portar o objeto.

Apesar de permitir que maiores de 21 anos comprem armas, essas pessoas somente poderão usar armas em casa. Na rua, somente após completar 25 anos. Enquanto a regra atual obriga a revalidação da posse a cada três anos, pelas novas regras o porte precisa ser renovado a cada década. Prevê-se ainda cadastro gratuito da arma.

Uma das alterações mais polêmicas do novo estatuto diz respeito à ampliação do rol de pessoas que podem ter acesso a armas de fogo. Além das categorias ligadas à segurança, o que já é previsto pelo atual Estatuto do Desarmamento, a proposta permite o porte a deputados e senadores, advogados da União, agentes de fiscalização ambiental, oficiais de Justiça, agentes de trânsito, de segurança socioeducativos, peritos criminais, auditores fiscais e analistas tributários da Receita Federal.

Outra mudança tem relação com o direito de uso. A posse, hoje, assegura ter a arma em casa ou no trabalho, se o proprietário for o responsável legal pelo objeto.

O texto avalizado pela comissão amplia os conceitos de casa e autoriza o porte de arma em "qualquer compartimento privado não aberto ao público onde alguém exerce profissão ou atividade, assim compreendidos escritórios, consultórios e, nos estabelecimentos acessíveis ao público, as áreas internas com acesso e circulação restritos, e, ainda, as propriedades rurais e as dependências destas".

Diferente do que ocorre atualmente, o Estatuto de Controle de Arma de Fogo autoriza que pessoas que respondem a inquéritos policiais ou a processos criminais comprem armas, proibindo apenas os condenados por crimes dolosos.

Também há alterações na forma de registros, que atualmente é feita apenas pela Polícia Federal, e passará a ser contemplada por convênios e também pelas polícias civis e militares dos estados.

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook



TIM não terá mais WhatsApp de graça em seus planos pré-pagos

A TIM está reformulando todos os seus planos (tanto os pré-pagos, quanto os pós-pagos), e entre as mudanças que acontecerão, está o fim da parceria que a operadora tinha com o WhatsApp que permite que os usuários do pré-pago da operadora usem o aplicativo sem que isso consuma os dados de internet móvel.

De acordo com eles, os planos que já estão em vigor irão manter o benefício. Porém, os novos pacotes farão com que os dados do usuário sejam consumidos ao usar o WhatsApp.

É o fim de uma era para a TIM. A parceria com o WhatsApp ter feito o número de clientes da TIM aumentar, devido à popularidade do aplicativo entre o público brasileiro. No entanto, a empresa crê que não deve perder clientes, já que alega que os novos pacotes apresentarão uma quantidade de dados "mais generosa", chegando a 1 GB de dados por R$ 50 ao mês no plano Controle e 150 MB de dados por R$ 7 valendo por um período de 7 dias.

Entre as outras mudanças que estão sendo feitas com essa reformulação, está o fato de que os usuários poderão fazer ligações para outras operadoras sem que seja cobrada uma tarifa extra.

Fonte: Olhar Digital

Curta nossa página no Facebook



"Posso ser candidato de novo", diz Lula em entrevista

Em meio à crise do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (5) ao jornalista Kennedy Alencar que pode “ser candidato outra vez”, em mais uma manifestação sobre a possibilidade de voltar a disputar a presidência do país.

Em agosto, Lula já tinha expressado que voltaria a disputar o Planalto, caso fosse preciso.

"Não posso dizer que sou nem que não sou candidato. Sinceramente, espero que outras pessoas sejam candidatas. Agora, uma coisa é certa: se a oposição acha que vai ganhar, que não vai ter disputa, e que o PT está acabado, ela pode ficar certa do seguinte: se for necessário eu vou para a disputa e vou trabalhar para que a oposição não ganhe as eleições", afirmou na época.

Nesta quinta-feira, de acordo com o jornalista, Lula também falou sobre os equívocos do governo Dilma, a Operação Zelotes, na qual seu filho é investigado, e respondeu críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Assista a entrevista completa AQUI e AQUI.

Fonte: Exame.com



AddThis