Águas do São Francisco chega ao Ceará em março de 2020, garante ministro

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, afirmou em vídeo divulgado nesta terça-feira (03), que as águas do “Velho Chico” chegarão ao Ceará até o final do mês de março de 2020. Em visita às obras no município de Salgueiro (PE), o gestor garantiu a finalização das dos serviços no dique Negreiros, estrutura que apresentou vazamento detectado em 16 agosto de 2018. 

Agora, a expectativa do MDR é encher o reservatório de Negreiros, em Salgueiro, até o fim deste mês e, de lá, a água siga até a barragem Milagres, ainda em território pernambucano. Com a estrutura preenchida, o recurso hídrico será transportado até a barragem de Jati, em município homônimo, no Cariri cearense, onde será captada pelo Cinturão das Águas do Ceará (CAC) e levada até o Açude Castanhão. “Em março a água chega à Jati e vai para a grande Fortaleza”, diz Canuto no encerramento do vídeo.  

Atualmente, o Eixo Norte apresenta mais 97% de execução física. Em 30 de agosto deste ano foi reiniciado o bombeamento da água do Rio São Francisco e, a partir da terceira estação de bombeamento do Eixo Norte (EBI-3), segue até as próximas estruturas, que contemplam 60 quilômetros de extensão.  

Na época em que foi detectado o vazamento, 35 famílias que vivem na Vila Produtiva Rural de Negreiros tiveram que ser retiradas de suas casas por segurança. Desde então, a estrutura recebe serviços 24 horas.  

Caminho das águas 
Hoje, a prioridade da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) é concluir as obras de proteção do chamado “eixo emergencial”, que possui 53 quilômetros de extensão e será responsável por levar a água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) até o Açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).  

O recurso hídrico do “Velho Chico”, captado na Barragem de Jati, seguirá, por gravidade, até o município de Missão Velha, onde será direcionado ao Riacho Seco, seguindo pelo Rio Salgado até desaguar no Rio Jaguaribe, onde cairá no maior reservatório do Estado.  

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis