China detecta coronavírus em asas de frango congeladas oriundas do Brasil

Na China, asas de frango congeladas que foram importadas do Brasil tiveram amostras com resultado positivo para o novo coronavírus. A informação foi publicada pelo governo de Shenzhen, cidade no sul do país, e divulgada pela Reuters britânica.

Segundo a agência, em comunicado o governo local afirmou ter realizado testes em uma amostra da superfície dos congelados. Após o resultado positivo, outros produtos que haviam sido armazenados próximos ao lote infectado também foram testados; todos os resultados deram negativo.

O centro de prevenção e controle de epidemias da cidade também alega ter testado pessoas que podem ter entrado em contato com os produtos. Os resultados também deram negativo para a covid-19.

O governo pediu, na nota, que a população se mantenha atenta a congelados — em especial carnes e frutos do mar — que venham do exterior.

De acordo com a Reuters, desde junho várias cidades da área relataram casos de frutos do mar congelados contaminados. A agência também disse que um lote de camarões vindos do Equador foi outro a testar positivo para a presença do vírus.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

MPCE expede recomendações a conselheiros tutelares de Barbalha sobre legislação eleitoral

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio do promotor de Justiça em respondência pela 3ª Promotoria de Justiça de Barbalha, Saul Cardoso Onofre de Alencar, expediu duas recomendações sobre legislação eleitoral à presidente do Conselho Tutelar do Município de Barbalha, Maria do Carmo Lima Teixeira, a fim de que adote as medidas administrativas necessárias para orientar todos os conselheiros tutelares sobre as obrigatoriedades previstas na legislação eleitoral. Um dos documentos aborda a vedação de o Conselho Tutelar ser utilizado para atividade político-partidária. O outro trata sobre a necessidade de afastamento, caso os conselheiros tutelares queiram se candidatar a cargo eletivo. 

Numa das Recomendações, o MPCE requer que os conselheiros tutelares tomem ciência da vedação de utilizar o Conselho Tutelar para o exercício de propaganda ou atividade político-partidária, sob pena de aplicação das penalidades previstas na legislação eleitoral bem como nas normas que regulam o funcionamento desses órgãos. O procedimento da Promotoria está fundamentado na Lei Federal nº 9.504/97, que estabelece normas eleitorais, e na Resolução 170 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). 

Já na outra Recomendação, o promotor de justiça orienta que, na hipótese de os integrantes do Conselho Tutelar de Barbalha desejarem se candidatar a cargo eletivo, é necessário que se afastem das funções três meses antes da data da eleição, sob pena de tornarem-se inelegíveis, conforme prevê a Lei Complementar Federal nº 64/1990. Esta Lei Complementar estabelece os casos de inelegibilidade e, especialmente para dar fiel cumprimento à legislação reguladora do afastamento obrigatório. Consta, ainda, no documento que tal afastamento não implica perda ou suspensão da remuneração, sendo garantido o direito à percepção dos vencimentos integrais.

Curta nossa página no Facebook

Crato é a cidade do Cariri com mais casos de dengue, diz Sesa

A macrorregião de saúde do Cariri está em alerta para a Dengue. Os 45 municípios que compõem a área somaram, entre 29 de dezembro de 2019 e 27 de julho de 2020, 6.374 casos confirmados da arbovirose. É aumento de 68,8% em relação a período similar no ano passado, quando 3.776 registros da doença foram diagnosticados. Os dados são do boletim epidemiológico mais recente sobre Arboviroses, publicado pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) nesta segunda-feira (10).

Quando se compara a situação por município, o Cariri permanece entre as regiões mais preocupantes. Dentro dos limites da área estão três das quatro cidades que registraram mais de 1.000 casos esse ano: Crato, com 1.107 notificações, Icó, com 1.092 e Juazeiro do Norte, que soma 1.085 ocorrências apenas em 2020. Fortaleza, onde 5.554 positivos foram notificados, é o outro município que compõe a lista. 

Contudo, há um diferencial entre a Capital e as demais cidades caririenses. Fortaleza é o único município com circulação dupla da doença no Estado, com a detecção dos sorotipos DENV1 E DENV2. Icó registra circulação do tipo DENV2 e Juazeiro do Norte, a modalidade DENV1  do vírus da dengue. O boletim não especificou a sorologia percebida no Crato. 

O epidemiologista Luciano Pamplona, professor do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), atribui a concentração na região do Cariri à quadra chuvosa. “Continua chovendo neste ano, principalmente nesta região. Isso acelera a capacidade do mosquito de se reproduzir”, avalia. 

Ainda segundo Luciano, pela volta do sorotipo DENV 2 da doença, que não circulava no estado há 10 anos, era esperado um aumento de casos em todo o Ceará. “As pessoas que nasceram nesse intervalo ainda não estavam imunes da doença. Por isso, esperávamos um crescimento nas notificações para esse ano. Contudo, o isolamento pode ter coibido a doença, já que as pessoas estavam mais em casa e poderiam cuidar mais dos pontos de foco”, conta. 

Ceará
As 30 primeiras semanas de 2020 registraram cerca de 14.193 casos de dengue no Ceará, um aumento de 65% em relação ao mesmo período no ano passado, quando 8.582 foram confirmados. Apesar do aumento de casos, de acordo com a Sesa, o cenário é de redução nos casos notificados de dengue em todo o Ceará. A partir de março de 2020, aponta o boletim, a taxa de incidência da arbovirose permaneceu abaixo da média móvel da doença. 

As regiões de saúde do Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central apresentaram redução no número de casos da doença, com destaque para o Litoral leste, onde os casos reduziram de 5.339 em 2019 para 831 em 2020, queda de 84,4%. No Sertão Central, a redução foi de 52% — queda de 999 diagnósticos de dengue no ano passado para 474 neste ano. 

De maneira similar ao Cariri, as regiões Norte e de Fortaleza incrementaram o número de casos de dengue, com avanço de  65,8% e 18,8% respectivamente. Os 55 municípios que integram a área norte somaram, em 2019, 266, enquanto em 2020 foram percebidos 441. Já em Fortaleza, as 44 cidades avançaram de 5.511 no ano passado para 6.073 em 2020.  

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

13 de agosto

1521 — A cidade asteca de Tenochtitlán cai perante as forças de Hernán Cortés, e Cuauhtémoc é capturado enquanto atravessava o lago de Texcoco.
1930 — Seringueiros, pescadores e indígenas brasileiros relatam "bolas de fogo" que caíram do céu na zona rural de Atalaia do Norte (AM), num evento posteriormente conhecido como o Tunguska brasileiro.
1961 — A Alemanha Oriental fecha a fronteira entre os setores leste e oeste de Berlim para impedir as tentativas de seus habitantes de fugir para o Mundo ocidental, e a construção do Muro de Berlim é iniciada.

Nasceram neste dia…
1819 — George Gabriel Stokes, matemático e físico irlandês (m. 1903).
1899 — Alfred Hitchcock, cineasta britânico (m. 1980).
1919 — George Shearing, músico de jazz britânico (m. 2011).

Morreram neste dia…
1863 — Eugène Delacroix, pintor francês (n. 1798).
1910 — Florence Nightingale, enfermeira britânica (n. 1820).
1969 — Jacob do Bandolim (foto), músico brasileiro (n. 1918).

Fonte: Wikipédia

Ceará tem resultado histórico e alcança alto nível de alfabetização em todos os municípios

Governador do Ceará, Camilo Santana
(Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará)
O Governo do Ceará realizou, nesta terça-feira (11), a entrega do Prêmio Escola Nota Dez às 362 escolas públicas cearenses que se destacaram no ano de 2019. Durante o evento, foram divulgados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) do ano passado. Pela primeira vez na história, todos os 184 municípios cearenses atingiram o nível desejável de alfabetização. Os números mostram que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término da alfabetização.

A solenidade de premiação contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, e da secretária da Educação, Eliana Estrela. Os prefeitos e secretários municipais da Educação também participaram através de links ao vivo, disponibilizados em todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes).

Camilo Santana pontua que os resultados são fruto de um trabalho de cooperação. “Mesmo num momento desafiador de pandemia que atinge o mundo inteiro, não poderíamos deixar de reconhecer o esforço dos nossos educadores, secretários e prefeitos, que têm enxergado na educação um caminho de transformação social e de oportunidades às nossas crianças e jovens”, ressalta.

“O Ceará é um exemplo para o país, reconhecido por instituições internacionais, sendo um orgulho para toda a população, pelos resultados e conquistas na educação. A cada ano o desafio é maior, pois buscamos superar as metas anteriores. Nesse esforço, criamos o Programa Cientista Chefe, uma parceria com universidades estaduais e federais com o objetivo de construir caminhos e ferramentas para melhorar a qualidade da educação nos níveis Fundamental e Médio”, conclui o governador.

Izolda Cela observa que o investimento na melhoria da qualidade da educação é uma ação estratégica do Governo cearense. “Esse compromisso move a todos nós. O regime de colaboração faz com que unamos esforços para que as ações cheguem da melhor maneira possível onde precisam chegar, abrangendo as crianças, os jovens e suas famílias. Nesses tempos de pandemia, é muito importante a reinvenção de cada secretaria no sentido de garantir a aprendizagem, para que sigamos no nosso compasso de melhoria sempre. Quero parabenizar e desejar sucesso a todos. Que continuem escrevendo essa história bonita da educação do Ceará”, enaltece.

Vencedores
Em sua 12ª edição, o Prêmio Escola Nota Dez foi entregue às 150 escolas públicas com os melhores desempenhos de Alfabetização, a outras 150 do 5º ano, além de 62 escolas de 9º ano do Ensino Fundamental (EF). A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Spaece. Os avanços são provenientes do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses.

As escolas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.000,00 por cada aluno avaliado. Por outro lado, as unidades de ensino que ainda precisam melhorar seus resultados serão apoiadas, com o valor de R$ 1.000,00. O pagamento das premiadas é feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, após a aprovação pela Seduc do Plano de Aplicação de Recursos Financeiros, enquanto a segunda só será repassada após a escola atender às seguintes condições: comprovação da execução da ação de cooperação técnico pedagógica com as escolas que tenham obtido os menores resultados; manutenção ou elevação do bom desempenho alcançado e melhoria dos resultados da escola apoiada.

Critérios
De acordo com o Spaece 2019, 275.609 alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de 4.347 escolas públicas participaram da avaliação externa da Seduc, que identifica e analisa o nível de desempenho dos estudantes.

Em geral, para conquistar a premiação, todas as escolas de 2º, 5º e 9º anos devem atender aos seguintes critérios: ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série e avaliados, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto as do 5º e 9º ano devem ficar entre 7,5 e 10,0, em Português e Matemática.

Resultado histórico
Em 2007, apenas 14 municípios estavam no padrão desejável em alfabetização das crianças ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2019, os 184 municípios alcançaram o padrão desejável.

Quanto ao 5º ano, em 2008, nenhum município cearense apresentou média no nível adequado em Língua Portuguesa e Matemática. Em 2019, o resultado do 5º ano cresceu. Em Língua Portuguesa, 125 municípios estão no nível adequado e em Matemática, 78 municípios atingiram o mesmo nível.

No 9º ano, é possível identificar que em 2017, apenas 01 município encontrava-se em nível adequado em Língua Portuguesa e 01 em Matemática. Em 2019, 09 municípios alcançaram esse nível em Língua Portuguesa e 10 em Matemática.

Mais uma vez, o Ceará obteve avaliação positiva em todos os municípios nesta etapa da educação básica. Essa melhoria alcançada nos níveis de alfabetização e do Ensino Fundamental deve-se à boa combinação dos esforços de todos os municípios cearenses com o apoio estadual.

Desempenho na alfabetização
Em 2019, o Ceará obteve o melhor desempenho histórico na alfabetização e no ensino fundamental desde que o Spaece passou a avaliar o processo de aprendizagem, a partir do 2º ano, em 2007. A análise dos resultados de 2019 demonstra o crescimento nos níveis de aprendizagem do Ensino Fundamental no estado.

Com relação ao 2º ano, a avaliação, em 2019, mostra que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término dessa série. Em 2007, início da implantação do Programa, esse percentual era de apenas 39,9%. É possível identificar também uma redução gradativa nos padrões não alfabetizados. Em 2007, esse percentual era de 47,4% e, em 2019, caiu para 2,6%. A mudança revela uma consolidação do processo de alfabetização das crianças no Ceará.

Em 2019, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, melhorou em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 58%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,9%. Em Matemática, passou para 44%, diferente dos 3,6% iniciais.

O Ensino Fundamental II, que inclui as crianças do 6ª ao 9º ano, teve seu acompanhamento pelo Spaece, a partir de 2012. Naquele ano, o percentual de alunos no nível adequado em Língua Portuguesa era de 8,6%, subindo, em 2019, para 24%. Já em Matemática, o percentual de alunos no nível adequado passou de 3,9%, em 2012, para 15%, em 2019.

Curta nossa página no Facebook

Conselho do FGTS aprova distribuição de R$ 7,5 bi do lucro aos trabalhadores

O conselho curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) aprovou hoje a distribuição de R$ 7,5 bilhões do lucro de 2019 aos trabalhadores, o que representa 66% do lucro total. Os recursos serão destinados aos cotistas com saldo em conta em 31 de dezembro de 2019. Os depósitos nas contas devem ser feitos até 31 de agosto de 2020.

Com a distribuição do lucro do FGTS, o rendimento anual do fundo chegará a 4,9%, superior à inflação no ano passado, que foi de 4,31%. Com isso, os trabalhadores terão ganhos reais. O percentual se refere ao rendimento anual do fundo (de 3% ao ano mais TR, que está zerada), somando à distribuição do lucro.

O rendimento do FGTS, assim, supera o da poupança, investimento preferido dos brasileiros, que rendeu 4,26% no ano passado.

Bolsonaro vetou distribuição de 100% do lucro
Em 2019, o lucro total do fundo totalizou R$ 11,3 bilhões, mas o conselho decidiu distribuir aos trabalhadores apenas uma parte dele.

No ano passado, o governo distribuiu 100% do lucro de 2018. Por meio de uma Medida Provisória, o presidente Jair Bolsonaro autorizou que o valor fosse integralmente distribuído aos cotistas do fundo.

Quando criou novas modalidades de saque para o FGTS, o governo chegou a incluir na MP que 100% do lucro do FGTS passaria a ser distribuído. Mas após a aprovação da proposta pelo Congresso, Bolsonaro vetou essa parte do texto. Com isso, o conselho curador do fundo manteve a obrigação de determinar o valor a ser distribuído anualmente.

Segundo o despacho do presidente publicado no Diário Oficial da União para justificar os vetos, o governo desistiu da medida a pedido do Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta alegou que a distribuição total do resultado do FGTS prejudicaria os recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida para a população mais pobre, enquanto favoreceria os trabalhadores de maior renda.

Saque imediato retirou R$ 26 bi do FGTS
Em 2019, o saldo total das contas de trabalhadores ficou em R$ 422,2 bilhões. No ano, R$ 125,3 bilhões foram sacados das contas em modalidades previstas em lei, como demissão sem justa causa, aposentadoria e compra de imóvel.

Outros R$ 26 bilhões foram retirados em 2019 por meio do programa "saque imediato", que liberou até R$ 500 por conta.

Quase quatro milhões de empresas e mais 1,2 milhão de empregadores domésticos recolheram R$ 128,7 bilhões ao FGTS no ano passado.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Projeto apresenta números positivos da Avicultura e Suinocultura no Cariri

(Foto: Governo do Ceará)
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce – executa, em 13, de suas 18 regiões administrativas do Estado, as ações do Projeto D. Hélder Câmara, que têm por objetivo reduzir as desigualdades socioeconômicas, entre os agricultores familiares, moderando os efeitos causados pelas adversidades climáticas, promovendo a integração das politicas públicas, ofertadas pelos governos Federal, Estaduais e Municipais.

Atualmente, a Ematerce assiste, em 13 regiões, a 5.641 famílias rurais, de baixa renda, utilizando recursos financeiros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – ANATER – e do Governo do Estado do Ceará/ Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA – no montante de R$ 13,7 milhões, para serem aplicados em projetos de fomentos e assistência técnica aos beneficiados.

Exemplos exitosos de trabalhos, realizados pela Ematerce, junto às 62 famílias de agricultores familiares assistidas pelo Projeto D. Hélder Câmara – PDHC – no município, podem ser destacados os de três produtores rurais, residentes no município do Crato-CE. Na região do Cariri cearense, os escritórios da Ematerce atendem a 798 famílias, beneficiárias do PDHC.

A família do agricultor José Gomes da Silva, 45 anos, mais conhecido por Duda, morador do sítio Santo Antônio, começou a notar sua rotina de trabalho modificada, com a chegada dos benefícios do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), em sua propriedade, com a finalidade de reduzir e erradicar a pobreza absoluta no meio rural.

Com a assistência técnica e extensão rural da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), escritório local do Crato-CE, Duda vem aperfeiçoando os processos produtivos da Avicultura. Os resultados já despertaram, na família, o interesse em crescer, no negócio, no Sítio Santo Antônio, Distrito de Santa Fé. O trabalho é acompanhado pelo gerente local da Ematerce, Antônio Porto, e pelo engenheiro Abelardo Arraes.

Com os 200 animais, comercializados para um supermercado da região, Duda obtém uma renda líquida, aproximadamente, de R$967,00. Com o investimento de R$2.400,00, a fundo perdido, financiado pelo Projeto Dom Hélder, o criador planeja dobrar o tamanho do galpão, hoje, com 5m x 8m, visando duplicar a produção de frangos. “O Projeto foi muito importante pra mim e minha família. Instalei o galpão, comprei medicamentos, ração e animais. Com algumas adaptações, a perda de pintos foi quase zero”, comemora Duda, que já prepara a comercialização do terceiro lote de frangos. Hoje, Duda chega a vender o quilo do frango, abatido, por R$ 6,50.

Duda planeja adquirir, brevemente, uma forrageira, para facilitar o preparo da alimentação dos frangos. Acrescente-se ter sido instalado um aquecedor artesanal, para diminuir a mortandade dos pintos.

Suinocultura
Outro exemplo de Projeto D. Hélder Câmara é o da família do agricultor familiar, José Marcos Correia dos Santos, 36 anos, residente no Sítio Faustino, Distrito Dom Quintino, município do Crato-CE, região do Cariri. Foi contemplado com o projeto de fomento e investiu, em Suinocultura, com apoio financeiro do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) e Assistência Técnica da Ematerce. Recebeu o crédito máximo, para fomento do PDHC, que é de R$2.400,00, a fundo perdido, para ser usado na compra de ração, instalação do chiqueiro e dois animais da raça piau.

O agricultor, recentemente, vendeu quatro animais, com média de peso de abate de 70 quilos, do primeiro lote, por R$10,00 o quilo e, com os técnicos da Ematerce, que orientam o projeto, organiza-se para obter maior poder de comercialização, com a melhoria do plantel de animais e alimentação balanceada com milho. Foram comercializados, também, 8 leitões (porcos mais novos), obtendo um valor melhor, no mercado, chegando a ser vendido por R$150,00 cada animal, com um lucro total de R$4.000,00 .

O outro exemplo exitoso, na atividade de Suinocultura e proporcionado pelos benefícios do Projeto D. Hélder Câmara, vem também do distrito de D. Quintino, no município do Crato-CE, no sítio Cachoeira dos Gonçalves, de propriedade da família da agricultora familiar Poliana Gonçalves da Silva.

Com o valor máximo de R$ 2.400,00, financiado a fundo perdido, pelo Projeto D. Hélder Câmara, a família de D. Poliana, adquiriu 8 porcos adultos, por R$ 1.200,00, medicamentos e ração. Quando um lote de 7 animais chegou a um peso médio de 50 quilos, foi vendido ao preço de R$ 14,00 o quilo abatido. A venda dos 7 porcos rendeu um total de R$4.200,00

D Poliana disse que negocia os porcos, nas redondezas da comunidade, vendendo o animal, abatido e tratado, e o animal vivo. Cobra o quilo da carne, tratada, a R$12,00, mas vai aumentar para R$14,00; e o animal vivo o quilo a R$7,00. A agricultora familiar relatou que fará um empréstimo, pelo Agroamigo, do BNB, para ampliar a pocilga e comprar uma forrageira. No momento, o plantel é de 11 porcos, sendo 6 adultos e 5 leitões.

Curta nossa página no Facebook

Em meio à desconfiança de especialistas, Rússia anuncia primeira vacina contra o coronavírus

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira que o país registrou a primeira vacina do mundo contra o novo coronavírus, desenvolvida pelo  Instituto Gamaleya de Moscou, após menos de dois meses de testes em humanos. Ela foi batizada de "Sputnik V", em referência ao satélite soviético lançado em 1957 na órbita da Terra. O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, afirmou que o teste imunológico mostrou eficácia e segurança.

Na semana passada a Organização Mundial de Saúde (OMS),pediu respeito às diretrizes estabelecidas para que uma vacina fosse criada com segurança. O temor da OMS, de cientistas e autoridades internacionais é de que, na corrida política pelo pioneirismo da criação do imunizante, etapas que garantam eficácia e segurança sejam negligenciadas. A China já havia aprovado outra vacina, desenvolvida pela CanSino Biologics, mas para uso restrito as Forças Armadas do país.

— Esta manhã, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus foi registrada — disse Putin durante uma videoconferência com integrantes do governo exibida pela televisão. — Sei que é bastante eficaz, que proporciona imunidade duradoura — acrescentou.

O presidente ainda informou que uma de suas filhas foi vacinada contra a Covid-19.

— Uma das minhas filhas tomou esta vacina. Acho que ela participou nos experimentos — disse Putin, segundo a agência Interfax, antes de acrescentar que ela teve um pouco de febre e "nada mais".

Segundo Kirill Dmitriev, presidente do fundo soberano que financiou as pesquisas, mais de 1 bilhão de doses ja foram encomendadas por 20 países estrangeiros, sem detalhá-los. O início da produção deve ocorrer em setembro, ainda de acordo com Dmitriev.

A vacina será distribuída em 1º de janeiro de 2021, informou o registro nacional de medicamentos do ministério da Saúde, consultado pelas agências de notícias russas. Murashko, no entanto, já havia anunciado uma campanha de vacinação em massa para outubro.

A fórmula desenvolvida pelo instituto Gamaleia usa duas cepas de adenovírus, usualmente responsáveis por gripes, e recebem o RNA do novo coronavírus para gerar uma resposta imune. A técnica é parecida, por exemplo, com o modelo da vacina candidata da Universidade de Oxford (Reino Unido) feita em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.

Nas semanas prévias ao anúncio, cientistas estrangeiros expressaram preocupação com a rapidez da criação de uma vacina deste tipo, enquanto a OMS pediu que a Rússia seguisse "todos os estágios" necessários para desenvolver uma vacina segura.

O temor das autoridades internacionais é de que a Rússia, com objetivos políticos de ser a pioneira na criação de uma vacina, não siga todas as fases de segurança que envolvem a criaçao do imunizante. Com o anúncio, feito apesar do aviso da OMS, Putin praticamente reivindica a vitória na corrida global por uma vacina contra a Covid-19.

A OMS nunca listou as vacinas candidatas da Rússia como lideranças da disputa por um imunizante entre as mais de 160 desenvolvidas ao redor do mundo. O porta-voz da entidade Tariq Jasarevic afirmou a jornalistas nesta terça-feira que o braço das Nações Unidas para a Saude está discutindo os procedimentos com autoridades russas, mas ressaltou que, antes de receber qualquer selo de aprovação, a vacina exige uma revisão "rigorosa" dos dados sobre segurança e eficácia obtidos por meio de ensaios clínicos.

Os governos dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido já acusaram anteriormente a Rússia de promover ataques hackers com o objetivo de roubar informações sobre o desenvolvimento de vacinas. Autoridades russas negam as acusações e afirmam que o modelo do imunizante é baseado em um projeto desenvolvido com o ebola há anos e defendem o legado do país e da antiga União Soviética nas pesquisas ligadas à imunologia.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Média diária de mortes por Covid-19 em Juazeiro do Norte cai 61%; média de casos também tem redução

Juazeiro do Norte apresenta queda em média diária de
número de casos e óbitos pela Covid-19 (Foto: Divulgação)
Após passar pelo pico da doença, registrado em julho, Juazeiro do Norte começa apresentar uma tendência de queda nos indicadores de morte e infectados pela Covid-19. Conforme os dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, o Município apresentou, na última semana, redução na média de casos confirmados por dia, assim como no número de óbitos.

A média de óbitos regrediu mais de 60%. Entre os dias 25 de 1º de agosto, foram 26 vítimas na terra do Padre Cícero, que dá uma média de 3,7 morte/dia. Já na última semana (1º a 8 de agosto), este número caiu para dez mortes decorrentes do novo coronavírus. O valor representa uma média de 1,42 óbitos por dia. 

Já a média de infectados caiu, em igual intervalo, de 195 por dia, para 146,14. Essa redução tem sido registrada ao longo das quatro últimas semanas.

De 1º a 8 de agosto. Casos: 1.023. Média de casos/dia: 146,14. Óbitos: 10;  
De 25 de julho a 1º de agosto. Casos: 1.365. Média casos/dia: 195. Óbitos: 26  
De 18 a 25 de julho. Casos: 1581. Média casos/dias: 225.8. Óbitos: 22  
De 11 a 18 de julho. Casos: 2.088. Média casos/dia: 298,28. Óbitos: 26

Atenção  
A diretora de Vigilância em Saúde de Juazeiro do Norte, Evanusia de Lima, observa, porém, que embora ocorra essa tendência de queda, tanto em casos como em óbitos, ainda sem estabilidade. “Os números estão instáveis. Hoje posso ter 180, amanhã 150, depois 90 casos. Aí sobem de novo. Não há regularidade de queda. Para conseguir, precisamos ter um número de X de 15% para mais ou para menos”, detalha.

Ela admite que houve uma diminuição na procura dos testes rápidos nas unidades, mas, em contrapartida, a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte começou a descentralizar os diagnósticos para os grupos de risco através da estratégia de saúde da família. “Não podemos dizer que a queda (de casos) é por isso”, adverte Evanusia.

A gente percebe que a maioria que evolui para óbito passa muito tempo hospitalizado. Não podemos relacionar a crescimento ou redução nos últimos 14 dias, mas ao tratamento (que evoluiu)”, completa a diretora.  

Com 31.846 pessoas já testadas, Juazeiro do Norte já examinou 11,62% de sua população, estimada em 274 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o último boletim epidemiológico, 9.029 pessoas já estão recuperadas, o que representa 74,7% do número total de infectados.  

Juazeiro do Norte soma 12.086 casos confirmados, segundo dados a Secretaria da Saúde municipal. Já conforme o IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde do Estado, Juazeiro tem hoje 11.767 casos. A diferença nos números deve-se ao tempo em que a Sesa leva para incorporar os dados recebidos de alguns municípios. A medida em que os números vão sendo atualizados, ambos os boletins - municipal e estadual - caminham para um número uniforme. 

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Duplicação do trecho Missão Velha–Barbalha fica pronta até o final do ano

(Foto: Nivia Uchoa/Governo do Ceará)
A restauração e duplicação da rodovia CE-292, entre Barbalha e Missão Velha, está na iminência de ficar pronta. São 21 km fundamentais para melhorar as condições de mobilidade entre municípios do Cariri.

Quando for entregue, no segundo semestre deste ano, a rodovia vai facilitar o acesso entre as duas cidades caririenses e o fluxo de cargas vindas de outros estados do país pela BR-116. Antes era necessário entrar pelo centro de Missão Velha, afetando as condições de mobilidade na região.

Um dos principais diferenciais da obra é a inclusão de um dispositivo de segurança viária até então inédito em rodovia estadual no Ceará. São as barreiras do tipo new jersey, feitas de concreto, para separar os dois sentidos da pista.

“São cerca de 17 mil metros de new jersey. A ideia é impedir que os veículos invadam a outra faixa, dando uma maior segurança aos usuários, em especial pelo fato de a rodovia receber uma grande circulação de cargas pesadas que vêm para a Região do Cariri”, explica o superintendente da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira.

Integrante do Ceará de Ponta a Ponta, o Programa de Logística e Estradas do Ceará, a nova estrada Missão Velha – Barbalha conta com recursos de, aproximadamente, R$ 69,5 milhões, do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para a estrada ficar pronta para uso são necessários serviços de proteção ambiental, drenagem, bueiros, pontes, pavimentação, revestimento asfáltico, e sinalizações horizontal e vertical.

Curta nossa página no Facebook

Covid-19: Relatório do governo Bolsonaro tenta responsabilizar governadores e prefeitos por mortes

Documento elaborado pelo Palácio do Planalto e divulgado nesta segunda-feira (10), com dados do último sábado (8), traz em destaque os nomes de governadores e prefeitos das regiões com maior número de casos e óbitos por Covid-19.

Os dados se referem ao dia em que o Brasil atingiu a marca de 100 mil mortes confirmadas pelo novo coronavírus. O documento, com nomes de desafetos do presidente Jair Bolsonaro, foi elaborado pela Secretaria de Governo da Presidência da República e distribuído a parlamentares da base aliada.

O relatório destaca os cinco estados que mais registraram casos e óbitos pela doença no sábado. O topo é ocupado por São Paulo, com 13.352 novos casos, identificado com o nome do governador João Doria (PSDB) ao lado.

O estado, que é o mais populoso do país, também aparece na frente do ranking de novos óbitos. O relatório não traz, porém, nenhuma observação de que são números absolutos – desconsiderando, portanto, a taxa de mortos e casos por 100 mil habitantes.

Eleitos como aliados em 2018, Doria é atual adversário político de Bolsonaro e já protagonizou embates públicos com o presidente. Em nota, o governador de SP reagiu à divulgação do documento.

"Justamente quando o Brasil atinge a triste marca de 100 mil mortos, vítimas do coronavírus, o Governo Federal dá mais uma demonstração de desprezo pela vida e politiza a guerra contra o vírus. A falta de compaixão do Governo Bolsonaro entristece o País", declarou o político.

Em seguida a São Paulo, aparecem no ranking de novos casos Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina, também com destaque para os governadores – respectivamente, Eduardo Leite (PSDB), Rui Costa (PT), Romeu Zema (Novo) e Comandante Moisés (PSL). No caso deste último, porém, apenas a palavra "comandante" aparece no documento.

Já no ranking de óbitos, aparecem os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, do governador Ronaldo Caiado (DEM), e Bahia, todos com a indicação dos governadores.

O relatório também traz um "top 5" dos municípios com total de casos confirmados. O município de São Paulo, chefiado pelo prefeito Bruno Covas (PSDB). Em seguida, estão Brasilia, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.

Em todos os municípios, o documento traz os nomes dos prefeitos locais – exceto no caso de Brasília. Sem prefeito, a cidade é regida pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que tem se alinhado a Bolsonaro em declarações recentes.

Reação de parlamentares
No Congresso, a lista gerou reação negativa entre os parlamentares. Reservadamente, mesmo aliados de Bolsonaro disseram ao G1 que o documento parece uma "manobra" do governo para retirar a responsabilidade federal das mortes causadas pela doença.

O vice-líder do PL na Câmara, deputado Marcelo Ramos (AM), criticou a tentativa de vincular as mortes e casos aos chefes locais.

"O número de 100 mil é muito forte, muito significativo, está repercutindo muito. Imagino que o governo tenha pesquisa do impacto negativo disso e esteja tentando criar uma narrativa de transferir a responsabilidade para os estados", disse.

Já o líder do PSB, deputado Alessandro Molon (RJ), classificou o documento como uma tentativa do Executivo de transferir a responsabilidade federal aos governos locais.

"Depois de ter sabotado todas as medidas que poderiam ter poupado milhares de vidas de brasileiros, Bolsonaro tenta mais uma vez transferir sua responsabilidade, apontando o dedo para governadores e prefeitos. Seu comportamento é vergonhoso, é o contrário do que se espera de um presidente da República", afirmou.

Governo confirma autoria
Em nota, a Secretaria de Governo confirmou a autoria o documento. Segundo o órgão, vinculado à Presidência da República, o relatório foi elaborado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF), para "monitorar a disseminação da Covid-19 nos Entes Federativos para auxiliar na articulação do Governo Federal".

“O documento em questão foi criado para contribuir internamente na gestão de curto prazo de como a pandemia está se comportando nos Estados e Municípios. Os dados apresentados são todos públicos e retirados do site do Ministério da Saúde”, diz a nota.

O governo não explicou por que enviou cópia do relatório a parlamentares da base aliada, e nem por que identificou os gestores locais, em grande parte opositores de Bolsonaro, nos gráficos.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Governo do Ceará planeja salas de estabilização para municípios que não possuem unidades de saúde de alta complexidade

(Foto: Arquivo)
Está em fase de planejamento por parte do Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde, a instalação de salas de estabilização nos municípios cearenses de menor porte que não contam com hospitais de alta complexidade para o atendimento de pacientes com problemas de saúde que demandam mais complexidade. A informação foi repassada pelo governador Camilo Santana, na noite desta segunda-feira (10), através das redes sociais.

O gestor estadual explicou o papel que o espaço vai cumprir dentro da rede pública estadual de saúde. “Estamos discutindo um grande projeto da Secretaria da Saúde, que são as salas de estabilização para pequenos municípios cearenses. Eles vão ter uma sala equipada para que, em casos graves, o paciente possa ser estabilizado até ser transferido para um hospital de alta complexidade”, disse Camilo, que ressaltou a importância de equipamentos adquiridos durante a pandemia para o tratamento de pessoas com Covid-19. “Esses respiradores serão fundamentais pra equipar essas salas aqui no Ceará. Nós vamos construir e equipar toda uma rede, para que cada vez mais, dentro do Programa de Modernização da Saúde, 90% das necessidades de saúde de cada região possam ser atendidas na própria região”, informou.

Camilo Santana garantiu que boa parte da estrutura montada nesse período de combate ao novo coronavírus ficará à disposição dos cearenses para o tratamento de outras enfermidades. “Durante essa pandemia foram mais de 2.800 leitos abertos, sendo mais de 900 UTIs, e muitas delas vão permanecer funcionando para atender toda a rede de saúde pública do Ceará”, comentou. O chefe do Executivo estadual mostrou o trabalho do Governo do Ceará na estruturação da sua rede de saúde. “Estamos universalizando o Samu, cada uma das cinco macrorregiões de saúde do Estado vai ter um hospital próprio de alta complexidade, rede de policlínicas, UPA, Centros de Especialidades Odontológicas, o Samu aéreo, portanto, estamos estruturando toda uma rede de saúde para que a gente possa garantir uma eficiência maior no atendimento à população cearense”, reforçou.

Pandemia
Para atualizar a população da situação momentânea que o Ceará atravessa no tocante aos casos de Covid-19, o governador disse que “os números têm melhorado, com queda tanto de casos como de óbitos em todas as regiões do Ceará. A que estava mais complicada era a do Cariri, mas também está em queda”.

No dia em que o Estado ultrapassou os 524 mil testes realizados, a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, iniciou os trabalhos do seu laboratório de testes para a Covid-19 no Eusébio. A unidade tem capacidade para analisar até 10 mil testes diariamente. Camilo Santana destacou que o reforço será importante para garantir a sustentabilidade do retorno de setores que ainda não foram autorizados. “É um grande investimento que foi feito aqui no Ceará e hoje iniciaram os testes, que serão fundamentais para que a gente possa garantir que setores que ainda estão aguardando o início de suas atividades por conta do risco de aglomerações possam retornar”, pontuou.

Nesta terça-feira (11), Camilo Santana se reunirá, virtualmente, com governadores de outros estados brasileiros. O Executivo cearense disse que vem mantendo contato com os demais para analisar o trabalho que cada unidade federativa vem desempenhando no combate a essa pandemia. “Tenho conversado sempre com alguns governadores para fazer uma avaliação de como está a situação da Covid-19 em seus estados. O Ceará está à frente de muitos nas fases do plano de retomada da economia. Sempre temos discutido a preocupação, o zelo, a responsabilidade dessa reabertura da economia para que não tenhamos nenhum retrocesso em relação à pandemia nos estados”, disse.

Para finalizar, o governador fez questão de relembrar sobre a importância do uso da máscara, obrigatória no Ceará. “É uma forma de prevenção a você, seus familiares e amigos”, reforçou Camilo Santana.

Curta nossa página no Facebook

11 de agosto

480 a.C. – Guerras Persas: o exército persa do rei Xerxes I derrota os espartanos de Leónidas I na Batalha das Termópilas.
1827 – Sancionada pelo Imperador Pedro I a lei que criou as Faculdades de Direito de São Paulo e de Olinda, transferida esta, posteriormente, para o Recife.
1920 – A União Soviética reconhece a independência da Letónia.

Nasceram neste dia…
1826 – Andrew Jackson Davis, médium norte-americano (m. 1910).
1943 – Pervez Musharraf, político paquistanês.
1950 – Steve Wozniak (foto), engenheiro norte-americano, co-fundador da Apple Inc..

Morreram neste dia…
1578 – Pedro Nunes, astrónomo e matemático português (n. 1502).
1955 – Manuel da Costa Lima, empreendedor e construtor brasileiro (n. 1866).
1956 – Jackson Pollock, pintor estado-unidense (n. 1912).

Fonte: Wikipédia

AddThis