Crato recebe a Feira Cariri Criativo a partir desta quinta-feira (13)

A edição de outubro da Feira Cariri Criativo, realizada pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-Reitoria de Cultura e do programa de Cultura Birô Cariri, será realizada nos dias 13, 14 e 15 de outubro, no largo da RFFSA, em Crato. 

A Feira é desenvolvida em parceria com artesãos e artesãs do cenário local, com o objetivo de expor produções da Economia Criativa do Cariri: um modelo de produção que usa a criatividade e as habilidades de indivíduos ou grupos como insumos primários de seus produtos. Ao todo, serão 15 expositores no evento. Saiba quais serão os expositores no Instagram da Feira Cariri Criativo.

O projeto, desenvolvido desde 2014, retomou suas atividades presenciais depois de uma longa pausa devido à pandemia da covid-19. O evento, que era mensal, este ano se tornou bimestral. A cada edição, é aberto um novo Edital de Chamamento para os expositores interessados.

A primeira edição deste ano da Cariri Criativo ocorreu em agosto passado. A próxima edição será realizada em dezembro.
 
Programação

Quinta-feira (13)

Cine Debate com o projeto Corte Seco – Revista de audiovisual
Horário: das 18h às 20h

Sexta-feira (14)

Performances – Dragween

Horário: 19h

Concurso de fantasia – Tema: Halloween

Horário: a definir

Sábado (15)

Show Musical “Eu Soul” com Elvis Nazário

Horário: das 19h às 20h

Show Musical com “Oigá” – Artistas selecionados para o Circulô – Programa de Circulação Artística da UFCA em parceria com CCBNB Cariri

Horário: das 20h às 21h30

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo Bolsonaro é aprovado por 38% e reprovado por 41%, diz Ipec

Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (10), encomendada pela TV Globo, mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 41% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 38% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 19%. Esta é a segunda pesquisa do instituto após o primeiro turno.

Em relação à pesquisa passada, divulgada em 5 de outubro, a avaliação positiva de Bolsonaro cresceu 3 pontos, acima da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A avaliação negativa, por sua, vez oscilou um ponto para baixo.

Em comparação com 26 de setembro, Bolsonaro melhorou sua avaliação positiva em 9 pontos e reduziu sua avaliação negativa em 6 pontos.

O Ipec também aponta que 53% dos brasileiros desaprovam a maneira de Bolsonaro Governar, enquanto 43% a aprovam. Os dados do levantamento também apontam um cenário melhor para Bolsonaro hoje do que no fim do mês passado. Veja abaixo no gráfico:

Pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro em 130 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código Nº 02853/2022

Fonte: g1

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

IFCE abre 3.700 vagas de cursos técnicos gratuitos em 27 municípios

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou nesta segunda (10) o edital do processo seletivo 2023.1, com quase 3.700 vagas em cursos técnicos gratuitos de nível médio em 27 unidades da Instituição.

A seleção será feita em fase única, que consiste na análise do histórico escolar. Não há cobrança de taxa. As inscrições poderão ser feitas de 14 a 30 de outubro, pela internet, através do site qselecao.ifce.edu.br.

Após o preenchimento do formulário eletrônico, os candidatos deverão entregar no campus pretendido, presencialmente, a documentação exigida no edital.

Há vagas nas seguintes áreas:

• Agropecuária
• Automação industrial
• Comércio
• Construção naval
• Edificações
• Eletrotécnica
• Manutenção automotiva
• Nutrição e dietética
• Química
• Redes de computadores
• Segurança do trabalho e várias outras.

Há vagas nas seguintes cidades: Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Pecém, Quixadá, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

As três modalidades de cursos técnicos oferecidos pelo IFCE estão contempladas no edital, variando conforme o curso e a unidade.

Os cursos integrados são aqueles em que o estudante estuda tanto as disciplinas no ensino médio tradicional quanto o curso técnico profissionalizante no próprio IFCE. Já nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no instituto federal e o ensino médio em outra escola, no contraturno. Os cursos subsequentes, por sua vez, são voltados para os estudantes que já concluíram o ensino médio.

Vale destacar que a instituição reserva 50% do total das vagas ofertadas por curso/turno/campus para egressos de escolas públicas.

Serviço:

• Edital: Processo Seletivo Multicampi 2023.1 - Instituto Federal do Ceará (IFCE)
• Tipo: Cursos técnicos profissionalizantes (nível médio)
• Vagas: Aproximadamente 3.700
• Inscrições: 14 a 30 de outubro de 2022, sem cobrança de taxa
• Mais informações: ifce.edu.br

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Izolda, Elmano, Cid e Camilo reúnem prefeitos e lideranças políticas do Ceará em defesa da candidatura de Lula

Em um evento que aglutinou novamente forças políticas que há anos não dividiam o mesmo palanque no Estado, o senador eleito Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes (PDT) se reuniram, nesta segunda-feira (10), com prefeitos e parlamentares para fortalecer a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Ceará.  O evento ocorreu no Comitê Central de Lula no Ceará, localizado na Av. Washington Soares, em Fortaleza. 

Lula irá disputar o segundo turno com o presidente Jair Bolsonaro (PL), no dia 30 deste mês. 

O encontro busca manter a mobilização em torno da campanha de Lula no Estado diante da definição em primeiro turno da corrida pelo Governo do Ceará, com a eleição de Elmano de Freitas (PT), que também estava presente no evento. 

Para demonstrar a união de forças em torno do nome do petista, o evento aglutinou lideranças do PT, PDT, MDB, PCdoB, Psol, PV, Rede, PP, PRTB, PSC, Agir, PMB e Cidadania. Rompidos desde 2012, o senador Cid Gomes e a deputada federal reeleita Luizianne Lins (PT) voltaram a dividir o mesmo palanque para pedir votos ao petista, que contou ainda com a presença da governadora Izolda Cela (sem partido) e de Eunício Oliveira (MDB). 

Em discurso direcionado às lideranças políticas municipais, o senador eleito Camilo Santana (PT) listou seis pontos prioritários para a campanha petista no segundo turno.

Como prioridade, ele estabeleceu a meta de aumentar a votação para Lula no Ceará, superando o índice de 75%. No primeiro turno, a votação do candidato à presidência pelo PT chegou a 65,9% no Estado. 

“O nosso objetivo hoje é somar e fazer uma grande frente para dar uma grande votação a Luiz Inácio Lula da Silva no dia 30 de outubro. O Ceará foi o quarto estado que deu a maior votação ao Lula. Nós perdemos apenas do Piauí, do Maranhão e da Bahia. O Lula tirou quase 66% dos votos no Ceará. A nossa meta mínima é chegarmos 75% dos votos do segundo turno aqui pro presidente Lula.” 
Camilo Santana, senador eleito do Ceará

Afastado da campanha nas ruas pelo Governo do Ceará no primeiro turno, Cid Gomes subiu ao palanque nesta sexta para pedir voto para Lula contra Bolsonaro. Na ocasião, ainda brincou, alegando que dessa vez estava preocupado por não receber nenhuma “vaiazinha”. 

“Eu estou aqui em primeiro lugar pelo Brasil. O Brasil não pode ter mais quatro anos do desastre que é a gestão, se é que a gente pode chamar assim, do Bolsonaro. É um governo sem rumo, é um governo biruta que não sabe o que faz na Saúde, na Educação.” 
Cid Gomes, senador do Ceará

Em 2018, na última vez que subiu em um palanque do PT em prol da candidatura de Fernando Haddad pela Presidência da República, Cid saiu vaiado após declarar que o PT deveria fazer uma “mea-culpa”. 

Agora, ele citou a importância do pedido de Camilo para mobilizar prefeitos e parlamentares do PDT a apoiar a candidatura de Lula no Ceará. 

“Eu estou aqui por um terceiro motivo: o meu querido amigo Camilo me pediu que eu ajudasse na mobilização de amigos do PDT para esse segundo turno. Camilo, cada um dos que você me pediu foram falados ao longo do final de semana pessoalmente. Estão aqui praticamente todos eles: os prefeitos e prefeitas do PDT.  Os deputados do PDT, eu me reunir demoradamente com a bancada federal e com a bancada estadual. E não sossegarei enquanto não tiver cada um dos filiados do PDT engajados nessa luta no segundo turno. Conte comigo para ajudar no que for necessário. Vamos à luta. Vamos à vitória se Deus quiser”, finalizou. 

Defesa por mudança
Durante o evento, a governadora Izolda Cela também manifestou contentamente em ver tantas lideranças políticas unidas em torno do apoio ao ex-presidente e alfinetou a gestão Bolsonaro – a qual classificou como "imprópria" para qualquer idade.

"Nós somos um arco de representatividade. Tem uma coisa que nos une fortemente: a defesa do Brasil. E defender, como foi bem dito aqui, desse tipo de liderança – se a gente pode chamar assim – perniciosa. É uma presença imprópria para as nossas gerações, imprópria para menores, imprópria para maiores. A gente não tem mais condição de assistir o que a gente tem assistido nesses anos mais recentes. Então, para virar essa página, nós temos que trabalhar, que nos engajar", declarou a mandatária.

Governador eleito pelo Ceará, Elmano de Freitas considerou o momento histórico e destacou que as pessoas já "sofreram muito".

"Nós já sofremos muito. Nós sofremos com o impeachment da presidenta Dilma, nós sofremos com a prisão do presidente Lula, nós sofremos em ver o Bolsonaro na presidência do Brasil. Nós sofremos com o povo não ter esperança de ter uma casa porque acabaram o Minha Casa Minha Vida. Nós sofremos com as pessaos nos procurando porque precisam de um emprego e não sabem o que fazer", acrescentou.

Camilo também fez um apelo para que os prefeitos facilitem a ida dos eleitores às urnas. “Nossa missão é garantir a presença dos eleitores no dia da votação. Como passou a eleição de governador e deputado, há uma tendência da ausência do eleitor no segundo turno”, disse.

No primeiro turno, o Ceará somou 17,46% de abstenção, valor abaixo da média nacional, que ficou em cerca de 21%. “Precisamos estimular e garantir transporte dos eleitores, porque é oficial, regular e garantido pela Justiça Eleitoral, para que eles possam ir às urnas e depositar o voto no dia das eleições”, reforçou Camilo.

Ele ainda destacou a importância de distribuir material de campanha nas cidades do Interior e na Capital e convocou as lideranças para uma mobilização em todo o Estado no próximo dia 13 de outubro. “Queremos fazer mobilizações em todos os 184 municípios do Ceará pelo Lula, caminhada, adesivaço, qualquer movimento”, disse.

O senador eleito, que também coordena a campanha para Lula no Ceará para o segundo turno, pediu que os gestores disseminem as propostas de Lula. “Deem entrevistas, isso é legal, pode dar entrevista, dar sua opinião, mostrar a  importância dessa eleição e divulgar o nome do presidente Lula”, ressaltou.

Redes sociais e eleitorado evangélico
Camilo fez ainda um reforço a duas estratégias: a participação nas redes sociais e o empenho no convencimento do eleitorado evangélico.

“Essa eleição tem um peso muito forte nas redes sociais, então é muito importante que todo mundo que usa Facebook, Instagram, Twitter, que tem Whatsapp, entrar na página oficial do Lula e divulgar, compartilhar o material”, disse.

"Há uma série de fake news em relação às igrejas e aos pastores. Lula foi o presidente que criou a Marcha para Jesus, criou a Lei da Liberdade Religiosa, o Dia do Evangélico, portanto, o que estão dizendo sobre ele é mentira (...) conversem com os pastores, tenham uma conversa franca, sincera e digam que o melhor para o Ceará e para o Brasil é nós elegemos Lula presidente”, concluiu Camilo.

Por Igor Cavalcante e Alessandra Castro

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Concurso da Polícia Militar do Ceará abre inscrições em 24 de outubro

A governadora Izolda Cela anunciou, na manhã desta segunda-feira (10), através das redes sociais, o lançamento de edital de mais um concurso público para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), desta vez com 1 mil vagas destinadas ao cargo de soldado. A prova objetiva do certame está prevista para ocorrer na segunda quinzena de janeiro de 2023. Já as inscrições têm início ainda neste mês de outubro.

“Essa é mais uma ação voltada para o fortalecimento da segurança pública, com a entrada de mais gente para fortalecer os serviços. Pois só podemos expandir as boas ações da segurança tendo bons profissionais”, destacou a governadora. Izolda Cela relembrou que, desde 2015, já houve reforço de cerca 20 mil profissionais de segurança pública.

O edital será a publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira. O processo seletivo será composto por cinco fases: provas objetivas (intelectual), exame de saúde, teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social.

“[Estamos] investindo em contratação, valorização e capacitação de profissionais. Estamos concluindo a formação de cerca de 2.400 soldados, tivemos recentemente o ingresso de 500 policiais civis e de mais de 200 integrantes da Perícia Forense. Tivemos o ingresso de oficiais e soldados do Corpo de Bombeiros e tivemos também, recentemente, a nomeação da maior turma de oficiais da PMCE e agora mais esse concurso”, detalhou o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron.

Com o intuito de garantir o direito a diversidade na área da segurança pública do Estado, das 1.000 vagas ofertadas de forma imediata, 15% delas serão destinadas às mulheres e 20% a candidatos negros ou pardos, conforme conforme a Lei Estadual nº 17.432.

“O concurso vai permitir, ao sistema de segurança pública do Estado, a abertura de novas bases do CPRaio, do Copac, reforço do Cotar, do Bepi muito importante nas áreas rurais, e o reforço do policiamento ostensivo geral no Ceará”, reforçou Caron.

Os aprovados serão admitidos na PMCE como Alunos Soldados, e serão promovidos a Soldado após concluírem o Curso de Formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). A remuneração inicial é de R$ 4.983,30.

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan) foi escolhido como a banca organizadora do novo concurso e dentre outros requisitos para a investidura no cargo é exigida a idade mínima de 18 anos no ato de inscrição e até 30 anos incompletos.

“Muitos jovens estão esperando esse momento ansiosos, e isso vai proporcionar a PMCE engrossar as fileiras da corporação e também para que projetos sejam postos em prática, fortalecendo a Polícia Militar e contribuir assim com a diminuição dos índices de criminalidade e com o aumento da sensação de segurança real para o povo cearense”, pontuou o comandante-geral da PMCE, coronel Márcio Oliveira.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ipec: Lula tem 55% dos votos válidos no segundo turno, e Bolsonaro aparece com 45%

A pouco menos de três semanas do segundo turno das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto. É o que mostra nova rodada da pesquisa Ipec, divulgada pela TV Globo nesta segunda-feira (10).

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 8 e 10 de outubro, Lula tem 51% das intenções de voto totais, contra 42% de Bolsonaro. Em relação ao levantamento anterior, divulgado na última quarta-feira (5), o petista manteve sua pontuação, enquanto o atual presidente oscilou negativamente 1 ponto percentual. O movimento se dá dentro da margem de erro estimada, de 2 p.p. para cima ou para baixo.

Já o grupo de eleitores que indicam que votariam em branco ou anulariam o voto foi de 4% para 5% no período, enquanto 2% não responderam ao questionamento.

Considerando apenas os votos válidos (ou seja, desconsiderando votos em branco, nulos e eleitores indecisos), Lula lidera a disputa por 55% a 45% − mesma diferença da semana passada. Tal resultado, se confirmado pelas urnas no dia 30 de outubro, indicaria a volta de Lula ao Palácio do Planalto depois de um hiato de 12 anos.

O Ipec, instituto fundado por executivos do extinto Ibope Inteligência, entrevistou 2.000 pessoas, entre sábado e segunda-feira, em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.

A pesquisa indica que Lula cresceria 6,57 p.p. do primeiro para o segundo turno, considerando o eleitorado que compareceu às urnas no último domingo (2). O montante equivale a pouco mais de 2/3 dos votos conquistados por Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), candidatos que declararam apoio ao petista neste segundo turno.

Já Bolsonaro cresceria cerca de 1,8 p.p., utilizando o mesmo comparativo. Vale destacar, contudo, que houve profunda divergência entre os números apresentados pela última pesquisa Ipec antes do primeiro turno, divulgada no sábado (1º), e o efetivo resultado da votação.

Enquanto o instituto capturou Lula com 51% das intenções de voto válidas e Bolsonaro com 37% (distância de 14 p.p.), as urnas mostraram um placar bem mais apertado: 48,43% a 43,20% (distância de 6,23 p.p.).

Representantes do instituto alegam que as diferenças podem ter se dado em razão de uma espécie de “voto estratégico” de eleitores de outros candidatos que decidiram de última hora votar em Bolsonaro, diante dos indicativos de possibilidade de vitória de Lula em primeiro turno.

Outro argumento oferecido foi que, nas próprias pesquisas, mais de 10% dos entrevistados indicavam, na véspera da eleição, que poderiam mudar o voto − o que pode ter ocorrido em benefício de Bolsonaro na reta final da disputa.

Rejeição
Cientistas políticos costumam salientar que o segundo turno é uma disputa de rejeição, já que os eleitores não alinhados a nenhuma das candidaturas postas escolhem a opção que menos os desagrada. Tal sentimento foi capturado pela pesquisa Ipec desta segunda-feira.

Segundo o levantamento, 48% dos entrevistados dizem que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum. Outros 42% indicam rejeição a Lula. Já os que dizem que vão votar com certeza no atual presidente somam 38%, contra 46% do petista.

Fonte: InfoMoney

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Lei que isenta Imposto de Renda no pagamento dos precatórios do Fundef a professores é sancionada

Os profissionais que atuam na educação básica da rede pública do Ceará ficarão isentos da cobrança do Imposto de Renda na distribuição dos valores de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). É o que assegura a lei estadual sancionada pela governadora Izolda Cela na manhã desta segunda-feira (10), no Palácio da Abolição.

A lei, aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará no dia 5 de outubro, também regulamenta o repasse à categoria dos juros de mora relativos ao percentual de 60% dos recursos recebidos pelo Estado por conta da complementação do Fundef. A regulamentação fundamenta-se nas diretrizes da Lei federal nº 14.325/2022 e garante segurança jurídica à destinação dos recursos.

A governadora Izolda Cela destacou que a medida reforça o compromisso com a valorização dos profissionais de educação do Ceará. “O Governo do Estado ingressou, em setembro, com pedido junto ao STF para a transferência dos 60% deste recurso à Caixa Econômica Federal. Ainda aguardamos o deferimento da solicitação. Agradeço aos deputados e deputadas estaduais pela rápida aprovação na lei. O Ceará tem compromisso com a Educação”, afirmou.

Origem dos recursos
A lei dispõe sobre a distribuição aos profissionais do magistério da educação básica estadual de recursos relativos a diferenças do antigo Fundef. Esse montante é decorrente do resultado do julgamento da Ação Civil Originária (ACO) nº 683, pelo Supremo Tribunal Federal.

O Governo do Ceará também instituiu comissão interinstitucional formada pela Procuradoria-Geral do Estado junto à Secretaria da Educação e representantes da categoria para discutir e revisar todos os critérios de rateio para esses recursos.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

11 de outubro

1643 - Guerra Civil Inglesa: as tropas do Parlamento vencem em Winceby, ganhando o controlo/controle de Lincoln.
1962 - Inicia-se o Concílio Vaticano II.
1977 - É criado o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul.

Nasceram neste dia…
1884 - Friedrich Bergius, químico e industrial alemão (m. 1949).
1908 - Cartola, compositor brasileiro (m. 1980).
1937 - Bobby Charlton, antigo futebolista inglês.

Morreram neste dia…
1303 - Papa Bonifácio VIII (n. 1235).
1889 - James Prescott Joule, físico britânico (n. 1818).
1996 - Renato Russo (foto), cantor e compositor brasileiro, líder da Legião Urbana (n. 1960).

Fonte: Wikipédia

AddThis