Bebê de 6 meses é espancado pela mãe e morre em hospital de Barbalha

Um bebê de seis meses morreu na tarde deste sábado (14), seis dias após ser internado em um hospital com lesões por espancamento causadas pela mãe, uma adolescente de 15 anos, moradora da cidade de Missão Velha.

A jovem está detida, e a Polícia Civil registrou um ato infracional análogo ao crime de lesão corporal contra ela na última segunda-feira (9).

A adolescente levou o bebê à unidade de saúde com ferimentos pelo corpo no domingo (8), para receber atendimento médico na cidade da Barbalha, segundo a polícia. Após entrar em contradição sobre as causas dos ferimentos, a jovem revelou ter provocado as lesões na criança e foi conduzida pela Polícia Militar à delegacia.

O bebê estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Santo Antônio, em Barbalha.

O caso segue em investigação pela Delegacia Municipal de Missão Velha. Com a morte da criança, deve ser também registrado contra a mãe um ato infracional análogo ao crime de homicídio.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Vila da Música, em Crato, promove Mostra Cariri de Culturas

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult/CE, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar/IDM, realiza de 17 a 31 de agosto a Mostra Cariri de Culturas. 

Uma mostra audiovisual voltada para o reconhecimento e a valorização de um dos maiores patrimônios da região do Cariri, que é a tradição popular. A mostra homenageia o talento e  a obra do cineasta Rosemberg Cariry, seja por seu elaborado trabalho de pesquisa, seja pela narrativa emblemática de personagens ilustres e importantes para a nossa cultura regionalista e universal. Nascido na cidade de Farias Brito, Rosemberg traz consigo esta forte influência das tradições populares e religiosas vividas na sua infância e que lhe acompanham ao longo de sua trajetória através de numerosos estudos, pesquisas, publicações, gravações sonorizadas, filmes documentários e de ficção a tradições nordestinas. Serão exibidos quatro longa metragens de sua filmografia: O caldeirão da Santa Cruz do Deserto (17), Corisco e Dadá (24), Lua Cambará - Nas escadarias do Palácio (28) e Patativa do Assaré, Ave Poesia (31).

A mostra contará no dia 19 com a participação especial dos curtas “Câmara Viajante” e “Retrato Pintado” do cineasta Joe Pimentel, dia 20 será exibido Mestre Aldenir, filme produzido para a série Nós no Batente pelo Porto Dragão. O filme será exibido no dia em que o Mestre completa 89 anos de vida e 66 anos de dedicação a cultura popular com o seu Reisado de Congo e no dia 22 acontece a exibição do curta Meninos e Reis, uma produção do projeto Infâncias em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará seguido da exibição do vídeo do Reisado Mestre Dedé de Luna, do Coletivo Camaradas.

Também em parceria com o Coletivo Camaradas, a Vila da Música exibe no dia 26, três vídeos sobre importantes mestres da cultura popular e seus grupos de tradição: Mestra Zulene Galdino, Mestre Cirilo e Mestra Edite (Mulheres do Coco da Batateira). 

No dia 26 acontece “Isso não é uma live” um encontro musical com o cantor e compositor Junu e a violinista Tâmara Fidélis, pesquisador das sonoridades e raízes musicais do Cariri, ele irá apresentar canções de sua autoria e de artistas que se tornaram referências ao longo de sua carreira.

A programação Mostra Cariri de Culturas será realizada de forma virtual e estará disponibilizada nas plataformas digitais da Vila da Música: Canal do Youtube Vila da Música e @viladamusicace.

Programação Mostra Cariri de Culturas

17/08
19h - Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, dir. Rosemberg Cariry 

19/08
19h - Retrato Pintado e Câmera Viajante, dir. Joe Pimentel

20/08
19h - Mestre Aldenir - Série Nós no Batente 

22/08
19h - Meninos e Reis, dir. Gabriela Romeu 

Reisado do Mestre Dedé de Luna, realização: Coletivo Camaradas

24/08
19h - Corisco e Dadá, dir. Rosemberg Cariry

26/08 
19h - Isso não é uma live com Junu e Tâmara Fidélis

27/08 
19h - Mestres da Tradição: Mulheres do Coco da Batateira, Mestre Cirilo e Zulene Galdino, realização: Coletivo Camaradas

28/08 
19h - Lua Cambará - Nas Escadarias do Palácio, dir. Rosemberg Cariry

31/08
19h - Patativa do Assaré, Ave Poesia, dir. Rosemberg Cariry

Serviço: 
Mostra Cariri de Culturas
De 17 a 31 de Agosto - 19hs
Onde: Canal do YouTube Vila da Música e Instagram @viladamusica

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Homem engole chave do carro e morre sufocado em supermercado

Um homem, que teve sua identidade preservada, morreu em um supermercado em Barcelona, na Espanha, após ter engolido a chave de seu próprio carro. O turista holandês, que estava de férias com a família, tentou pedir ajuda no estabelecimento, mas, por seu estado alterado, acabou expulso e morreu pouco tempo depois, segundo o Euro Weekly News.

O caso teve repercussão internacional. Ainda não é possível concluir como a chave foi parar na garganta dele. Após pedir ajuda no mercado próximo ao seu hotel, no bairro de Sarria, o holandês de 37 anos foi expulso do local, conforme repercutiu o Daily Star.

Mais tarde, a polícia de Barcelona registrou que o homem estava "em evidente estado de excitação e provocando altercações". Ao perder a consciência e desmaiar, o serviço de emergência conseguiu estabilizar seu estado e retirar o objeto de sua garganta.

No entanto, ao ser transferido para o hospital do município Sant Pau, o turista veio a óbito. Uma investigação foi aberta e a Câmara Municipal de Barcelona está oferecendo apoio aos familiares da vítima.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Prefeitura de Juazeiro do Norte investiga aplicação de vacinas em público de 18 a 29 anos

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte está em processo de investigação quanto à aplicação de vacinas em jovens de 18 a 29 anos residentes no município, por estarem fora da faixa etária de imunização determinada pela Prefeitura. 

O caso que motivou a investigação aconteceu na manhã deste sábado (14), quando pessoas de 18 anos foram vacinadas irregularmente no Clube dos Comerciários. O local é ponto de vacinação para os que possuem até 29 anos de idade e que estavam agendados para receber a primeira dose do imunizante.

Em nota, a Prefeitura esclarece que não houve redução de idade para a vacinação contra a Covid-19 no município. "A secretária de Saúde, Francimones Rolim, ressalta que não foi autorizado por ela qualquer procedimento posterior ao que foi informado no site da Prefeitura de Juazeiro e nas redes sociais oficiais", expressa o texto.

A pasta também salienta que os profissionais de saúde que realizarem vacinação em pessoas de 18 a 29 anos serão notificados, e que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa-CE) tomará as medidas cabíveis. "A Secretaria reforça que qualquer informação oficial sobre vacinação será divulgada no site da Prefeitura e nas redes sociais oficiais", conclui a nota.

Entenda o caso
A movimentação em torno do fato aconteceu quando algumas pessoas sem agendamento –  entre elas, os jovens de 18 anos vacinados irregularmente – foram ao posto de imunização depois de circular na cidade a informação de que a campanha havia chegado à faixa etária deles.

Após o conhecimento do ocorrido, a vacinação foi encerrada no local e se formou um tumulto na porta, visto que muitos moradores aguardavam para serem imunizados. 

De acordo com os jovens vacinados, sobraram doses no ponto de vacinação e os profissionais os chamaram para tomarem a primeira dose da vacina.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Vaquejada clandestina reúne cerca de 5 mil pessoas em Barbalha

Equipes da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar de Barbalha foram surpreendidas, na noite de sábado (14), com uma festa realizada em um parque de vaquejada particular, no sítio Brejinho, que fica a cerca de 10 quilômetros da sede do Município. Segundo o órgão, cerca de 5 mil pessoas estavam no local e muitas não usavam de máscaras de proteção facial. O organizador do evento foi identificado e multado.  

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Barbalha, Carlos Henrique Albuquerque, sua equipe recebeu a denúncia por volta das 22h30, mas como estava atendendo outra ocorrência, só chegou ao local às 23h10. Lá, se assustou com a dimensão da situação: “Um cenário de aglomeração nunca visto no período de pandemia no Município. Um verdadeiro ataque a saúde!”, define. 

O número de participantes foi tão grande que a equipe demorou cerca de 40 minutos para chegar ao parque de vaquejada, devido à quantidade de veículos que trafegava nos dois sentidos da via de acesso. Lá, a festa era animada por quatro paredões de som e um grande consumo de bebidas alcoólicas.  

Devido ao volume de pessoas, a Vigilância Sanitária pediu o reforço de três viaturas da Polícia Militar da cidade vizinha de Juazeiro do Norte — duas de Barbalha já atendiam a ocorrência. “Mesmo assim, a equipe levou uma hora e meia para dispersar a multidão”, descreve Carlos Henrique.  

Conforme o último decreto estadual, os eventos sociais estão liberados para 100 e 200 pessoas, em ambientes fechados e abertos, respectivamente, respeitando todos os protocolos sanitários e com autorização dos órgãos de Vigilância Sanitária. A vaquejada não cumpria estes requisitos.  

O organizador do evento foi localizado e multado. O valor pago pela infração pode chegar a R$ 10 mil. Segundo ele, o chamado “bolão”, como são chamadas as competições de vaquejada, começou a tarde e esperava um público de 200 pessoas. Os demais participantes não foram autuados. “Não dava tempo. Era muita gente. Um corre-corre muito grande", lamenta o coordenador da Vigilância Sanitária.  

O último boletim epidemiológico, divulgado ontem pela Secretaria de Saúde de Barbalha, aponta que o Município soma 8.344 casos confirmados da Covid-19 e 201 óbitos pela doença. 

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

16 de agosto

1519 - Hernán Cortés, após se desfazer das suas naus, desbrava o território do atual México com os seus homens.
1956 - O presidente egípcio Gamal Abdel Nasser boicota a primeira conferência sobre o Canal de Suez, em Londres.
1987 - Lech Wałęsa, líder do movimento sindical independente polonês Solidariedade, declara que este movimento, proscrito, se encontra em atividade.

Nasceram neste dia…
1746 - Tiradentes , militar e ativista político brasileiro (m. 1792).
1867 - António Nobre, poeta português (m. 1900).
1958 - Madonna (foto), cantora e atriz estado-unidense

Morreram neste dia…
1705 - Jakob Bernoulli, matemático suíço (n. 1654).
1977 - Elvis Presley, cantor estado-unidense (n. 1935).
2006 - Alfredo Stroessner, político paraguaio (n. 1912).

Fonte: Wikipédia

AddThis