Independência (CE): Morre o vereador que escorregou em "santinhos" que ele mesmo jogou nas ruas

O candidato a vereador Amaury Oliveira, faleceu na madrugada de hoje de traumatismo craniano. No dia das eleições Amaury bateu com a cabeça no meio fio, após escorregar nos santinhos que ele mesmo jogou nas ruas, para divulgar a sua candidatura para vereador.

No momento do acidente, Amaury foi imediatamente levado para o hospital, mas os médicos constataram que o estado de saúde do candidato era delicado. "Político quando chega aqui dificilmente escapa", disse o clínico geral doutor Renato Andrelino.

Amaury será enterrado no final da tarde. No velório, políticos se despediram do vereador. Mas, na residência do vereador houve protestos. Garis chegaram a pichar o muro com a frase: "Vereador morto é rua mais limpa".

Fonte: G1 

24 pensamentos magros para perder peso

Quando você adota um novo jeito de pensar, modifica também a sua atitude diante de determinada situação.

Para perder peso, não é só o prato que precisa ser transformado. Os pensamentos também devem estar a seu favor.

Aqui, você encontra 24 maneiras para mudar o seu ponto de vista e emagrecer de uma vez por todas.

1. Ficar magra só depende de mim. Chega de culpar a genética! Você pode ter sido gordinha na infância ou adolescência e até apresentar uma facilidade para acumular peso. Porém, ser magra ou gorda é uma questão de escolha e não um presente ou um castigo divino. Quando você assume a responsabilidade no processo de emagrecimento, ganha o controle da situação e se sente mais capaz de modificar seus hábitos e seu corpo.

2. Se escorregar, retomo de onde parei! Quem nunca exagerou na sobremesa, comeu mais na festa ou foi além do que queria no jantar? A diferença está em como você encara essa situação. "Se entrar no ‘perdido por um, perdido por mil’, estraga o seu plano de emagrecimento. Comeu demais? Retome o seu planejamento no dia seguinte", orienta o psicólogo Marco Antonio De Tommaso, consultor da revista BOA FORMA.

3. Preciso comer para continuar magra. Se ao ganhar uns quilinhos você começar a pular refeições para emagrecer, o corpo vai reclamar e protestar, acumulando ainda mais gordura. Ao comer menos do que deveria, seu metabolismo desacelera e aí fica bem difícil perder o excesso. Portanto, se alimente a cada três horas.

4. Tudo o que gosto de comer me faz bem. Dividir os alimentos em proibidos e permitidos deixa a vida chata e você acaba acreditando que as coisas gostosas devem ficar longe. Isso não é verdade! "O importante é ajustar a quantidade e a frequência com que você come o que adora. Um chocolatinho cabe em todo programa de reeducação alimentar, só não dá para devorar uma caixa inteira de bombons", diz Fernanda Fernandes, gerente nacional do programa de emagrecimento Vigilantes do Peso.

5. O melhor horário para malhar é o que consigo ir. Você acha que não tem pique para ir à academia pela manhã, mas essa é a única brecha que a sua agenda permite? Então, insista! A chance de se adaptar e passar a render mais do que imaginava é altíssima. E, assim, você também se despede do sedentarismo.

6. Irresistíveis são as minhas curvas, não as frituras da happy hour! Ninguém fica e permanece em forma por acaso. As escolhas do cardápio são feitas diariamente. Se você "pensa magro", em vez de sofrer pelas coisas que não pode comer, se sente vitoriosa por se manter firme no seu plano.

7. Venço metas, não bato recordes mundiais. Ao traçar os objetivos para o seu emagrecimento, pense em prazos possíveis. Assim, pode comemorar os resultados. Se estabelecer metas inatingíveis, vai jogar contra si mesma. "E aí, quando nota que não consegue cumprir, desiste", adverte Tommaso.

8. Não vivo de dieta, faço escolhas inteligentes. Quando você se liberta da sensação de estar presa em uma dieta, percebe a importância das suas atitudes e da forma como monta o cardápio. Assim, sai do papel de vítima e se torna a personagem principal do emagrecimento.

9. Um bombom é só um bombom. A guloseima não é o fim da sua dieta. Sendo assim, nada de ficar com medo de se deliciar com uma coisa de que você gosta. Não é porque comeu o primeiro que vai pegar o segundo, o terceiro, o quarto.

10. Vou conseguir parar de pensar em comida. A melhor alternativa é mudar o foco da atenção. Para isso dar certo, tenha algumas alternativas na manga. "Descubra o que funciona melhor para você. Pode ser uma caminhada, uma partida de baralho ou uma ligação para uma amiga. O importante é investir em outra atividade para esquecer a comida", afirma a empresária Lucilia Diniz, consultora de BOA FORMA.

11. Planejo o meu cardápio. Perceber a importância das suas escolhas e ganhar o controle do emagrecimento evita imprevistos. Programe suas refeições! Se não tiver na dispensa e na geladeira as melhores opções, vai acabar comendo qualquer coisa - e se arrependerá depois.

12. Só desisto depois de tentar. Isso vale para tudo na vida e também para o controle de peso. Se não estiver muito animada em emagrecer, é capaz de desistir antes mesmo de tentar. Portanto, em vez de lamentar, parta para a ação! Só critique um método se experimentá-lo e realmente não der certo.

13. O meu esforço vale um biquíni. Ou uma minissaia, a segurança de tirar a roupa na frente do namorado, o prazer de entrar naquela calça jeans... Cada uma tem a sua listinha do que deseja e sabe por que está comendo de um jeito mais equilibrado. Faça a sua e lance mão dela sempre que o desânimo bater à porta.

14. Questiono todos os pensamentos desanimadores. Essa atitude protege você da autossabotagem. Sabe quando aparece aquela voz interna dizendo que o seu esforço não está adiantando nada? Você fica pensando se a academia está mesmo ajudando a modelar as curvas, se vale a pena ficar sem tomar aquele sorvete... Não desista! Reveja esses conceitos até exterminá-los. Liste seus progressos e prove para você mesma que está tendo avanços.

15. Começo a me servir no quilo pelas saladas. No almoço, sempre inicie o prato pela salada, independentemente da ordem proposta pelo restaurante que frequenta. Em seguida, escolha uma proteína (filé de frango, peixe ou carne) e só depois complete com a porção de carboidrato. Isso vai ajudá-la a só pegar o que realmente deve comer.

16. Eu mereço sempre o melhor. Pensando assim, não só vai atrás da sua melhor forma como fica mais exigente, evitando exageros. "Então, prefere tomar apenas uma taça de vinho, e não duas garrafas, para aproveitar a bebida", fala Fernanda Fernandes, dos Vigilantes do Peso. O mesmo vale para o chocolate. "Dá até para pagar mais caro por um importado, já que vai comer somente um pedacinho", completa.

17. Se a fome aparece antes da hora, bebo água. Muitas vezes, a sensação de sede se confunde com a de fome, principalmente se você está comendo um pouco menos do que gostaria. Quando isso acontecer, antes de fazer uma refeição ou partir para um lanchinho, tome um copo de água. De repente, você pode descobrir que era só sede mesmo.

18. Tenho orgulho das minhas atitudes! Para continuar com o plano de emagrecimento ou com a manutenção do peso é preciso ser forte e se orgulhar disso! Nada de sentir pena de si mesma porque não está com um balde de pipoca durante a sessão de cinema. Coloque na cabeça que o seu objetivo é ser magra - e que você é fiel a ele.

19. Sei quando estou com fome ou apenas com vontade de comer. Conseguir diferenciar a fome do desejo de mastigar uma coisinha gostosa evita com que você caia na cilada de comer fora de hora. Ao sentir o estômago roncando, pergunte a si mesma se está realmente precisando de um alimento. Caso a resposta seja positiva, faça dez respirações profundas. É um truque para chegar à geladeira ou à lanchonete com menos ansiedade.

20. Fome não é catástrofe! "Muitas mulheres, quando estão tentando emagrecer ou mudar os hábitos alimentares, ficam assustadas ao sentir fome", diz Tommaso. Segundo o especialista, isso acontece porque o fato de querer comer dá uma sensação de que vai perder o controle da situação e do cardápio. "Calma, você não é a única a sentir fome. Todo mundo sente. Apenas procure fazer boas escolhas", acrescenta.

21. Não me coloco em tentação. Para não jogar contra si mesma, elimine todas as guloseimas do seu campo de visão. Além disso, evite encontrar amigas em docerias e sorveterias. Assim, fica mais fácil controlar aquela vontade louca de comer doce que de vez em quando aparece na vida da gente.

22. Emagrecer é consequência. É importante ter consciência de que adotar uma alimentação balanceada e começar uma atividade física são atitudes que fazem bem para a vida - e o emagrecimento é apenas uma das consequências. Perder peso é o resultado das suas atitudes e não uma coisa que acontece do dia para noite.

23. Não escondo nada de mim, sei tudo o que como. Para controlar o peso, é importante ter ideia do que coloca na boca, até para saber o que está causando o excesso. Anote por uma semana tudo (tudo mesmo!) o que anda comendo. E não esqueça aquele pãozinho do couvert, o chocolatinho que veio com o café, as quatro balinhas de morango que chupou enquanto estava no carro...

24. Busco o prazer na vida e não na comida. Claro que é uma delícia comer, mas isso não deve ser a única fonte de felicidade na vida. Diversifique seus interesses e descubra o que gosta de fazer. Invista em um hobby, vá ao cinema... Encontre o prazer fora da mesa.

Fonte: Emagrecendo

Barbalha (CE): Corredor dos Sabinos pronto para ser inaugurado

Com 100% das obras concluídas o Corredor dos Sabinos está pronto para ser inaugurado. A obra que recebeu investimentos na ordem de R$ 1 milhão de reais, através de emenda parlamentar do deputado federal José Guimarães, tem uma extensão de 1 km.  Os serviços de terraplanagem,  pavimentação, revestimento asfáltico em tratamento Superficial Duplo (TSD), sinalização (horizontal e vertical) e deverão em breve receber serviços de iluminação.

Para o agricultor José Paiva, morador do Distrito Estrela, o corredor dos Sabinos será uma evolução e uma valorização dos terrenos daquele Distrito, já que, antes o acesso era somente feito pelo povoado e, agora, os moradores terão um novo acesso com a estrada nova.

Para o comerciante Francisco Costa, conhecido por “Zú”, a chegada do Corredor dos Sabinos aumentará a venda do seu comercio, já que, será uma nova via de acesso para os transportes coletivos, feirantes e estudantes que agora, passará a aquecer as vendas do seu comércio.

A rodovia será denominada através de projeto de Lei apresentado e aprovado pela Câmara Municipal, de autoria do vereador João Flávio Cruz, como: Avenida Otávio Sabino Dantas, entre a CE 060 Barbalha/Missão Velha e Avenida João Evangelista Sampaio.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

F-1: Webber desbanca Vettel e é pole na Coreia. Alonso é o 4º e Massa, o 6º

O favoritismo era todo de Sebastian Vettel no treino classificatório para o GP da Coreia do Sul. E foi assim até o cronômetro zerar no circuito de Yeongam. Aí apareceu, de surpresa, a outra RBR: Mark Webber roubou a cena e vai largar na pole position no domingo. No apagar das luzes, o australiano cravou o tempo de 1m37s242 e desbancou Vettel, que tinha sido o mais rápido nas duas primeiras partes da atividade e em dois dos três treinos livres do fim de semana. O vice-líder do campeonato ficou com o segundo lugar no grid, com 1m37s316. O espanhol Fernando Alonso (Ferrari), líder da temporada, largará em quarto, logo atrás do inglês Lewis Hamilton (McLaren), com quem divide a segunda fila.

Depois de acabar com jejum de pódios no GP do Japão do último domingo, Felipe Massa segue mostrando crescimento na temporada. O piloto da Ferrari avançou à superpole pela sexta vez na temporada e conseguiu o sexto melhor tempo. Ele largará entre os carros da Lotus: Kimi Raikkonen parte em quinto e Romain Grosjean - apelidado de "maluco da primeira volta" por Webber no Japão - é o sétimo. Bruno Senna não teve o mesmo sucesso. O brasileiro da Williams acabou eliminado no Q1 e terá que largar em 18º. Pastor Maldonado, seu parceiro de equipe, ficou com o 15º lugar no grid, confirmando as dificuldades dos carros do time inglês no circuito asiático.

Após não conseguir bater o tempo de Webber, Vettel deu a entender pelo rádio que teria sido supostamente atrapalhado pela aproximação com Massa no final da atividade. Após o treino, porém, o alemão fez questão de eximir o brasileiro de culpa: 'Se alguém tem que levar a culpa, este alguém sou eu. Foi erro meu'.

Esta é a segunda pole de Webber na temporada (a primeira foi no GP de Mônaco, onde saiu vitorioso), a 11ª na carreira e a 200ª de um carro de motor Renault. É também a segunda dobradinha consecutiva da RBR, que mostra força nesta reta final de temporada. A escuderia austríaca deu um salto de qualidade a partir do GP de Cingapura, com um novo conceito de DRS duplo, que proporciona ganho de desempenho em trechos de alta velocidade.

Fonte: Globoesporte.com

Recife (PE): Cilindro de gás explode e 2 têm pernas amputadas

Um cilindro de gás usado para encher balões explodiu ontem à tarde em frente ao jardim zoológico do Recife, no Parque Dois Irmãos, na Zona Norte da cidade. Quatro pessoas ficaram feridas e duas delas tiveram as pernas amputadas pela explosão.

O Corpo de Bombeiros informou que o acidente aconteceu por volta das 14 horas, momento em que o zoológico estava repleto por causa do Dia da Criança.

A explosão gerou tumulto do lado de fora do zoológico e algumas pessoas correram, em pânico. O movimento, no entanto, continuou normal ao longo da tarde.

Marcelo de Paula Santos, de 42 anos, e Vanderson José da Silva, 19, foram levados para o Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste do Recife. O Corpo de Bombeiros informou que eles tiveram as pernas amputadas em consequência da explosão.

A assessoria de imprensa do hospital declarou que o estado deles é grave e que ambos foram encaminhados ao bloco cirúrgico. José André da Silva, 37, foi levado para o Hospital da Restauração, no centro da cidade, com queimaduras de segundo grau nas pernas. Geraldo da Conceição, 18, foi conduzido para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Caxangá, na Zona Oeste, na mesma situação.

Fonte: O Povo

Para Refletir: Pai e Filho - Lição de vida


Cidades do Cariri se preparam para o Selo Verde

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), o programa Selo Município Verde irá conceder certificações ambientais às cidades que desenvolverem programas, planos ou projetos que visem o crescimento socioambiental do território cearense. Este ano, em todo o Ceará, dos mais de 71 Municípios inscritos no programa, apenas 36 foram pré-selecionados para a segunda fase e alcançaram o Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA). Cada um enviou questionários de avaliação da gestão e da mobilização ambiental, comprovando a efetivação das ações realizadas. Na região do Cariri, o Crato aderiu à proposta. Desde 2007, a localidade é consecutivamente certificada com o título.

No início da implementação do Selo Município Verde, no Estado eram apenas 33 Conselhos Municipais de Meio Ambiente. Hoje, existem 166. A coordenadora de desenvolvimento sustentável do Conpam, Maria Dias Cavalcante, considera o número significativo. "Por meio dos Conselhos, a sociedade está empoeirando-se da política ambiental", afirma ela.

Entre os requisitos para a adesão ao Selo Município Verde, o Conpam exige que as cidades possuam seus Conselhos Municipais de Meio Ambiente (Condema). Além de instrumentos de gestão ambiental, como a legislação específica, órgãos gestores das políticas públicas ambientais, quadro de servidores lotados na área, infraestrutura de coleta sistemática e seletiva de resíduos sólidos, proteção do meio físico e biótico, recuperação de espaços degradados e arborização urbana.

No Crato, as principais contribuições para a certificação, durante os últimos anos foram à existência das unidades de conservação, especificamente, da Floresta Nacional do Araripe (Flona), Área de Proteção Ambiental (Apa)- Chapada do Araripe e o Parque Estadual do Sítio Fundão, onde atualmente são desenvolvidos diversos projetos de recuperação e proteção da biodiversidade regional. A expectativa é que, ainda nas próximas semanas, o Conpam visite os Municípios para a verificação da efetividade dos programas que estão em execução. Após a apuração das atividades in loco, o órgão irá fazer o cruzamento dos dados encaminhados. Somente a partir da validação das informações é que o Conselho vai pontuar cada uma das localidades e emitir o ISA.

A classificação varia de A a C, dependendo do desempenho e perfil das cidades. Entretanto, desde que o Selo Município Verde foi implantado, ainda em 2004, até agora, nenhum Município alcançou o maior nível do julgamento.

Em 2011, o Crato recebeu o ISA na categoria C. Porém, de 2008 a 2010, havia obtido o índice B. Mas, devido às novas exigências do programa, que mudou os critérios avaliativos, o Município foi rebaixado. Este ano, a meta é retornar pelo menos ao nível anterior. Para isso, estão sendo evidenciadas e programadas as atividades de produção de mudas nativas e frutíferas para a arborização urbana e reposição da flora da encosta da Chapada do Araripe. Já em parceria com algumas instituições, a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve projetos de preservação do Soldadinho-do Araripe, ave nativa da região e das fontes hídricas. Também está realizando feiras de produtos orgânicos, provenientes da agricultura familiar, por meio da Associação Cristã de Base (ACB) e eventos incentivadores da educação ambiental.

Orçamento
Para receber o Selo Município Verde, a cidade pontuou nos quesitos orçamento específico para a área ambiental, na conservação do patrimônio histórico e cultural, conscientização sobre o uso adequado dos agrotóxicos, bem como a destinação correta de suas embalagens, realização de audiências públicas para a apresentação de planos e manutenção do Centro de Informação e Documentação Ambiental, conhecido como a Sala Verde.

Em cada localidade, a existência do Selo Município Verde representa o compromisso das cidades e do poder público quanto às questões socioambientais. A certificação concede premiações que auxiliam na gestão das atividades. Mas, ainda não há nenhum tipo de repasse financeiro. As cidades que conseguem as melhores pontuações são as da Região Metropolitana de Fortaleza e região Norte. A falta de infraestrutura, como saneamento básico e destinação correta dos resíduos sólidos para os aterros sanitários são os principais fatores que limitam a obtenção do nível mais elevado da certificação no Cariri.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste


Antonina do Norte (CE): Jovem morre em acidente após festa pela reeleição do prefeito

Um acidente de trânsito resultou na morte do jovem Gilmarcos Alves de Alencar, de 21 anos, por volta das 05h30min deste sábado no Centro de Antonina do Norte. Ele pilotava uma motocicleta Honda Fan de cor preta, ano 2008, e placa HYM-2360, inscrição de Antonina, quando perdeu o equilíbrio da mesma e bateu contra o muro da Secretaria de Educação do município morrendo no local.

Ele morava na Rua Pedro Alexandrino, 47 (Bairro Castelo Branco) naquela cidade e tinha acabado de sair de um show com a Banda Caninana do Forró em comemoração à vitória do prefeito reeleito Antonio Filho (PDT) ocorrido no Centro Social Urbano (CSU). O garoto seguia para sua residência e, segundo testemunhas, tinha empinado a moto fazendo com que o garupeiro, identificado apenas por William, pulasse do veículo ao notar a perda do equilíbrio.

Gilmarcos foi de encontro ao muro sem tempo de desviá-lo pela proximidade com o mesmo. Não houve tempo para o socorro médico, pois os Cabos Filho, Matias e Wilson já encontraram o rapaz sem vida e acionaram o rabecão afim de trazer o corpo até o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte com o objetivo de ser necropsiado.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Juazeiro do Norte (CE): Vendas podem crescer 7%

O comércio deste município deverá fechar a semana com mais de 7% de aumento nas vendas, em virtude do Dia das Crianças, em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local. Em Juazeiro do Norte cada comerciante buscou uma estratégia para divulgar seus produtos e assim conquistar mais clientes.

"Devido ao poder de compra, preço e diversidade de produtos infantis, a expectativa da entidade lojista se confirma para esse período", explica. Entre os produtos mais procurados durante a semana estão os brinquedos, vestuário, eletrônico e produtos tecnológicos. O interesse dos pequenos pelo universo eletrônico tem aumentado cada vez mais, tornando antigos sonhos de consumo como carrinhos, bonecas e até vídeo games, algo do passado. Segundo o supervisor da loja Ibyte, Marcelo Gomes, muitos pais que chegam às lojas, procuram por tablets a pedido dos filhos. "As crianças estão bastante exigentes. Já chegam nas lojas dizendo, inclusive, o modelo de tablets que querem", ressalta.

Michel destaca o crescimento nas vendas como ganho, diante da greve dos bancários, que acabou afetando as compras de mercados. Os estoques não puderam ser repostos a tempo. O feriado em Juazeiro contou com a abertura de lojas, mediante acordo com o Sindicato dos Empregadores do Comércio. Ontem foi realizada fiscalização no centro da cidade. Só quem pôde abrir as portas foram as empresas que assinaram acordo com o Sindicato e funcionários, o que garantiu a venda para os retardatários.

A CDL neste período realizou a Campanha "Criança Feliz, Criança Solidária", para arrecadar brinquedos novos e seminovos, até o fim deste mês. Quem não teve tempo de entregar na sede da CDL, poderá ligar para o telefone (88) 3512.2266 e agendar a visita de um colaborador para fazer o recolhimento das doações. Ao final da campanha duas instituições carentes serão beneficiadas.

As vendas tiveram um aumento considerável este ano, no Cariri Garden Shopping, segundo a gerência de marketing do empreendimento. Segundo a estimativa da gerente Márcia Oliveira, a média até o fechamento da semana é um aumento de aproximadamente 20% nas comercializações de produtos do segmento, em relação ao ano passado.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte (CE): Três jovens presos armados e um deles acusado de vários homicídios

A polícia prendeu no início da madrugada desta sexta-feira três jovens estando um deles armado com um revólver calibre 38 tendo seis cartuchos intactos. No caso, Lairton Lima Pereira, de 21 anos, que estava junto com Erike Linneker Saraiva Gomes, de 18, e Vannily Ângelo de Sousa, de 21 anos. O trio foi preso no cruzamento das ruas José Andrade Lavor e Luciano Teófilo (Romeirão), durante abordagem policial feita por militares do Ronda do Quarteirão.

Eles trafegavam em moto Honda CG 125 Fan KS de cor preta, ano 2009, e placa NRE-6944, inscrição do Ceará, e foram levados para a Delegacia Regional de Polícia Civil. Em poder dos rapazes foram recolhidos ainda dois aparelhos celulares e um capacete. Na consulta feita ao Sistema de Informações Policiais (SIP) a polícia encontrou registros apontando os envolvimentos de Lairton e Vannily em roubos praticados em Juazeiro.

No dia 14 de fevereiro de 2010 Lairton estava brincando o carnaval no município de Granjeiro e até foi detido se apresentando como representante comercial residente no bairro São José em Juazeiro. A polícia suspeitou do envolvimento do mesmo no assassinato do jovem Luiz Rafael Dias de Oliveira, de 25 anos, na orla do Açude Junco quando o seu irmão e vereador naquela cidade, Carlos Alberto Dias de Oliveira, de 20 anos, saiu baleado. O provável autor dos disparos é um dos dois comparsas de Lairton preso hoje de madrugada.

Já no dia 16 de maio deste ano, na Rua Antônio Cândido em Barbalha, a polícia prendeu a apreendeu várias pessoas dentre as quais Lairton Pereira. No imóvel, os PMs encontraram dois revólveres calibre 38, um deles com a numeração raspada, oito cartuchos calibre 38; sete cartuchos calibre .40, certa quantidade de maconha, 22 papelotes de crack e cocaína, três celulares, uma bala clava, sacos para embalagem de drogas e uma faca.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria 

Jovens protestam contra violência e drogas no Cariri

Mais de 100 jovens e adolescentes foram assassinados somente em 2012, neste Município, de acordo com os registros de ocorrência da polícia Civil. Cerca de 90% dos casos constam envolvimento com as drogas. E é contra essa realidade crescente no Município, que pelo menos dois mil alunos de escolas públicas percorreram, na manhã de ontem, as principais ruas do Centro da cidade, com faixas e cartazes, pedindo o fim da violência e da impunidade, numa caminhada pela paz.

Os estudantes, em sua maioria, são da Escola de Ensino Fundamental José Geraldo da Cruz, e reivindicavam a punição para o assassinato do jovem monitor de esportes da escola, Felipe Pinheiro Lira, de 18 anos, que foi morto a tiros no último dia 12 de setembro. Ele estava com o colega Caio Michel da silva, de 23 anos, que seria o alvo dos matadores. Ambos foram assassinados no bairro Socorro, próximo ao Centro da cidade, à tarde, e até hoje os crimes continuam impunes. Os dois homens vistos no momento dos disparos chegaram em uma moto e fugiram sem deixar pistas.

Os estudantes se dizem revoltados e até amedrontados com a situação de violência. O presidente do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Juazeiro do Norte, Adauto Hélio de Oliveira, classifica o problema como de extrema gravidade, já que os índices de crianças e jovens envolvidos com drogas têm sido muito altos, principalmente com o crack. Diariamente, são realizados no Conselho cerca de 20 atendimentos, relacionados, em sua maioria, ao envolvimento com drogas, violência e negligência dos pais ou responsáveis pelas crianças.

A maior parte dos casos registrados envolve jovens dos bairros Frei Damião e João Cabral.

Segundo Adauto, o problema está relacionado à desagregação das famílias. Ele também destaca o papel das escolas nesse contexto, onde deve haver maior participação. "Quando as famílias, muitas vezes, não têm como controlar a situação, procuram o conselho", diz ele. Os casos normalmente são encaminhados para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com atendimento de psicólogos e assistentes sociais, ou mesmo ao Juizado.

Mas, ele afirma que esses aparatos existentes são ainda insuficientes para atender a uma demanda muito alta. "Precisamos de mais órgãos que possibilitem esse acompanhamento", ressalta. Juazeiro tem apenas uma sede do conselho, com cinco integrantes. O presidente afirma que a cidade necessitaria de mais dois conselhos. "É humanamente impossível dar conta dessa situação com a realidade que temos", admite.

Já o escrivão, Lúcio Lourenço, da Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro, destaca o alto índice de homicídios de 102 casos de assassinatos registrados. Há o processo investigativo, mas ele afirma que não é por falta apenas de aparato da Polícia, que essa situação se torne tão grave. Em cerca de 90% dos casos, as pessoas estavam envolvidas com o tráfico e uso de cocaína e crack. "Deve ser feito um combate ao tráfico. Denunciar quem está vendendo para minimizar essa situação que se instalou", afirma.

A falta de profissionais suficientes para atender à demanda não deixa de ser um problema frente à realidade que se encontra nas ruas. São dois delegados e um escrivão para encaminhar 102 inquéritos. Há a necessidade da instalação de delegacias especializadas em Juazeiro do Norte, conforme Lúcio Lourenço, além de uma voltada para a criança e o adolescente.

A manifestação com a participação dos professores, diretores, alunos e parentes de vítimas percorreu locais como a Rua São Pedro, no Centro, além de ter havido uma parada em frente à delegacia para pedir a punição dos culpados. Os estudantes encenaram peça teatral e depois percorreram a Rua São Pedro, finalizando na Praça Padre Cícero.

A diretora da escola organizadora do evento, Silvânia Pinheiro, afirma que outras unidades estaduais também participaram do cortejo. Ela é tia de Felipe e disse que está assustada com a realidade violenta. "Felipe tinha acabado de sair da escola e teve sua vida ceifada de forma brutal, além de outros jovens, que continuam na mesma situação. É preciso fazer alguma coisa", conclama. Para a diretora, a questão das drogas e a impunidade estão entre os problemas mais sérios. O amigo de Felipe, Igor Alencar, espera que haja mais seriedade dos aparatos de segurança para combater o crime. Para ele, é preciso as famílias darem mais atenção aos filhos. "Foram dois amigos, dois jovens que perderam a vida e isso não pode ficar sem uma resposta", completa.

Mais informações
Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente
Rua do Cruzeiro, 575
Centro - Juazeiro do Norte
(88) 3587.3349 / 9990.2021 (Plantão)

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte (CE): Piloto morre em acidente com moto e sua esposa é socorrida ao hospital

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado por volta das 18h30min desta quinta-feira no cruzamento da Avenida Virgílio Távora com a Rua Maria Amélia Bezerra (Bairro Aeroporto) em Juazeiro do Norte. O gerente da indústria de pré-moldados GPG, José Vidal dos Santos, de 45 anos, o "Zezinho", que residia no bairro Aeroporto, pilotava sua moto que foi tocada na traseira por um carro vindo a perder o equilíbrio caindo no asfalto. O acidente aconteceu logo após o posto de combustíveis no cruzamento com a Avenida Humberto Bezerra.

Ele morreu no local e sua esposa, Cristiane Deodato dos Santos, de 40 anos, que viajava na garupa, foi socorrida para o Hospital Regional do Cariri por conta de uma fratura no braço esquerdo. Provavelmente, a moto Honda CG 125 Fan KS de cor preta e placa NQS-5984, inscrição de Juazeiro do Norte tentaria uma ultrapassagem e recuou com a vinda de outro veículo no sentido aeroporto/centro. Nisso, foi batida na traseira por um veículo Honda Civic de cor branca e placas OIK-3793, inscrição do Ceará dirigido por uma mulher.

Segundo testemunhas, o ex-secretário de segurança e vereador eleito, Cláudio Luz, teria comparecido ao local e levou a motorista não identificada em seu veículo. Outro acidente foi registrado a uma distância de 30 metros do local quando uma parenta de José Vidal tinha acabado de vê-lo morto no chão e saiu bastante nervosa e desesperada em sua moto. No trajeto atropelou um curioso que ali se encontrava o qual sofreu escoriações leves. Moradores da área aproveitaram para cobrar a implantação de redutores de velocidade.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Anderson sobra 2kg na pesagem e gringos sofrem com provocações antes do UFC Rio 3

A apenas um dia do UFC Rio 3, que acontece neste sábado, tudo está pronto para o prometido show das estrelas brasileiras Anderson Silva e Rodrigo Minotauro. Nesta sexta, todos os lutadores passaram pela balança com sucesso, em um evento marcado pelo costumeiro calor da torcida e pelas sobras de Anderson Silva, com quase dois quilos a menos que o permitido para este combate contra Stephan Bonnar, no meio-pesado.

O Spider ficou com cerca de 91,6kg, sendo que podia ter se pesado até 93kg. Ele é campeão dos médios, até 84 kg, mas como aceitou o combate no Rio com curto prazo para a preparação, assumiu um compromisso na divisão de cima, na qual já teve duas vitórias no passado.

O público carioca aproveitou o feriado de Dia das Crianças e não ligou para a chuva, mais uma vez enchendo o espaço reservado para os fãs na pesagem do UFC e fazendo muito barulho para os lutadores da casa e colocando pressão nos gringos, numa amostra do que acontecerá na hora da ação.

As manifestações mais exaltadas foram para Anderson Silva e, até mais, para o veterano Rodrigo Minotauro. Ele encara Dave Herman, dos EUA, que ouviu gritos de “Uh, vai morrer”, enquanto o baiano foi ovacionado ao som de “É Minotauro!”. Apesar das provocações entre eles, o clima não esquentou no cara a cara.

Stephan Bonnar, sempre carismático, colocou as mãos nos ouvidos, pedindo vaias e foi respondido, mas mostrou não se importar e não fez promessas: “não vou fazer nada diferente do que já fiz no octógono”.

Anderson, sorridente, também sentiu o carinho da torcida e repetiu seu discurso: “esta luta é uma retribuição aos brasileiros depois de eu enfrentar Sonnen nos Estados Unidos. Espero que seja um grande combate para vocês.”

A primeira encarada da noite já foi uma das mais tensas, com o brasileiro Cristiano Marcello e o sueco Reza Madadi, do peso leve, tendo de ser separados por Dana White. Eles já chegaram à balança se provocando, e o brasileiro fez gestos de que o rival não cheira bem, deixando no ar a chance de uma guerra no sábado.

Entre encarados cordiais e alguns “olhos nos olhos” mais sérios, os outros lutadores bateram o peso com certa tranquilidade, como Demian Maia – ex-peso médio e em sua segunda luta no meio-médio -, os campeões do TUF Rony Jason e Diego Brandão e Massaranduba, que foi médio no TUF Brasil e desceu para os leves, uma diferença de 14kg para este combate.

Rony Jason inovou com um presente para o rival Sam Sicilia. Talvez pelo espírito de dia das crianças, o norte-americano foi presenteado com um estilingue e sorriu com a surpresa.

Wagner Caldeirão usou seu humor. Como ele enfrentou Phil Davis recentemente e a luta ficou sem resultado por uma dedada no olho, na hora da pesagem ele colocou a mão em frente aos olhos, brincando com a situação.

Depois de várias alterações no card, devido a lesões de Erik Koch, do campeão dos penas José Aldo e do veterano Rampage Jackson, o UFC Rio sofreu uma grande reformulação no card e acabou trazendo Anderson Silva para mais um combate em casa, desta vez fora da categoria em que detém o cinturão. Ele encara o meio-pesado Stephan Bonnar.

Já Minotauro retorna após dez meses de recuperação, já que teve o braço fraturado em seu último combate, quando perdeu para Frank Mir. Ele encara o norte-americano Dave Herman. Erick Silva, Glover Teixeira e Demian Maia são outras estrelas que prometem show neste sábado.

O UFC 153 está marcado para começar às 20h (de Brasília), com o card preliminar. O card principal acontece às 23h. O canal Combate transmite toda a programação, enquanto a Globo passa as principais lutas, às 0h40.

Confira a programação completa:

Card principal

Meio-pesado: Anderson Silva (BRA) x Stephan Bonnar (EUA)
Pesado: Rodrigo Minotauro (BRA) x Dave Herman (EUA)
Meio-pesado: Glover Teixeira (BRA) x Fábio Maldonado (BRA)
Meio-médio: Jon Fitch (EUA) x Erick Silva (BRA)
Meio-pesado: Phil Davis (EUA) x Wagner Prado (BRA)
Meio-médio: Demian Maia (BRA) x Rick Story (EUA)

Card preliminar
Pena: Rony Jason (BRA) x Sam Sicilia (EUA)
Leve: Gleison Tibau (BRA) x Francisco Massaranduba (BRA)
Pena: Diego Brandão (BRA) x Joey Gambino (EUA)
Meio-médio: Serginho Moraes (BRA) x Reneé Forte (BRA)
Médio: Luiz Cané (BRA) x Chris Camozzi (EUA)
Leve: Cristiano Marcello (BRA) x Reza Madadi (SUE)

Fonte: UOL

Marido e mulher são eleitos prefeitos de cidades do CE e moram na Paraíba

Um caso de amor, em que a política é um forte componente. Em Ipaumirim e Umari, na região Centro-Sul do Ceará, os prefeitos eleitos - Wilson Alves de Freitas (Puíca) e Mirineide Pinheiro Moura (Neide) - são casados e vão passar boa parte do tempo em cidades diferentes quando assumirem os cargos.  Ipaumirim e Umari são separadas pelo município de Baixio.

Os dois moram em Cajazeiras, uma cidade da Paraíba, que faz divisa com o Ceará. No município paraibano, eles vivem com as duas filhas adolescentes são empresários e proprietários da Funerária São Sebastião.

Wilson Alves de Freitas, mais conhecido como Puíca, diz que o "caso de amor" é antigo: foram 12 anos de namoro e 17 de casamento. Ele, de uma família de tradição política, conheceu Neide quando ela ainda era agente de saúde, em Umari. Namoraram, casaram, tiveram filhos e perceberem que estava na hora de novos desafios.

Primeiro, Neide foi candidata a prefeita de Umari, em 2008, mas não conseguiu ser eleita. Nova tentativa em 2012 e, desta vez, com a candidatura do marido em Ipaumirim, resultando na vitória dos dois. E um detalhe: por partidos políticos diferentes. Puíca, pelo PR, e Neide, pelo PSB.

O município de Ipaumirim está separado de Cajazeiras, na Paraíba, por 32 quilômetros. Já Umari fica um pouquinho mais longe: 50 quilômetros. Puíca encara a situação com bom humor e diz que a distância não vai ser empecilho para um casal que já passou por tanta coisa junto. Mas, segundo ele, é preciso que haja uma negociação envolvendo a mulher e as duas filhas, para que nenhum deles seja privado da companhia do outro por muito tempo.

Em tom de brincadeira, ainda lamenta que a filha mais velha, de 15 anos, não tenha idade suficiente para disputar a prefeitura de Baixio, o município que separa Ipaumirim de Umari. "Seria perfeito", diz.

Em Ipaumirim, Puíca teve 4.069 votos, que o que representou 54.38% dos votos válidos. Já Neide, teve desempenhos semelhante: conquistou 53,76% dos válidos, com um total de 2.738 votos.

Fonte: G1

Crato (CE): Mototaxistas exigem maior controle na padronização

Para exigir mais fiscalização com relação a padronização dos mototaxistas do Crato, a categoria paralisou todas as atividades na manhã de ontem e realizou um buzinaço em frente ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Mais de 400 profissionais estiveram no ato, que interditou a Avenida Perimetral Dom Francisco e seguiu pelas principais ruas da cidade. De acordo com a Lei Municipal 2.627, o prazo para a regularização era até o dia 12 de setembro deste ano, porém, a resolução 410, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), prorrogou o limite para o próximo dia 2 de fevereiro de 2013.

Só a partir de então poderá ser exigido o curso específico, que aborda assuntos relacionados à legislação e aos conhecimentos básicos, como relacionamento interpessoal do profissional com o cliente, noções sobre os riscos sob duas rodas, práticas de pilotagem e técnicas de venda e associativismo, previsto na resolução 350.

Regularizados
Atualmente, no município existem cerca de 800 mototaxistas que já estão regularizados. Para realizar a adequação dos profissionais que exercem essa função, o Demutran elaborou estratégias de organização das atividades. Em busca de benefícios que pudessem proporcionar melhoramento dos serviços, o órgão estabeleceu parcerias com instituições e passou a cobrar os requisitos como a idade mínima para o exercício da profissão, habilitação dos condutores na categoria A e tempo de dois anos trabalhando no cargo. Além de certidões negativas da Justiça.

No País, a Lei 12.009/ 2009 estabelece os direitos e deveres da categoria, que teve as atividades de mototaxista e motofrentista reconhecidas como profissão recentemente. Ainda em junho de 2010, o Município criou seu próprio projeto de lei sobre a regulamentação da profissão de mototaxista.

A Câmara Municipal de Vereadores fez algumas alterações no documento e ampliou o número de profissionais, de forma a disponibilizar um mototáxi para cada 80 habitantes. Hoje, o número de vagas para o serviço é de mil. Desde o último dia 13 de setembro, a proposta entrou em vigor. Agora, o Demutran irá centralizar uma parte dos fiscais para cobrar a efetivação da regularização dos mototaxistas que ainda não se adequaram ao novo sistema e que não terão como atender às exigências até o mês de fevereiro de 2013, quando o prazo para a conclusão do curso será encerrado.

Na cidade, a luta dos mototaxistas para conquistar melhorias e direitos trabalhistas é antiga. As reivindicações já duram há 17 anos. Eles acreditam que, somente através da padronização, regularização dos profissionais e da fiscalização dos órgãos de trânsito poderão disponibilizar a população os serviços de forma segura e eficaz. Segundo o presidente da Associação dos Mototaxistas do Crato, Carlos Alberto Ricardo da Silva, popularmente conhecido como Molão, a cidade tem autonomia de regulamentar a categoria. "Nós já fizemos tudo que o Demutran exigiu. Estamos pedindo apenas a fiscalização efetiva que ainda não está sendo feita a rigor. Nós gastamos o nosso dinheiro para padronizar nossa atividade e ainda estamos tendo que enfrentar a concorrência com os mototaxistas clandestinos", revela.

Como o intuito de fortalecer as fiscalizações, a Associação dos Mototaxistas do Crato requisita que o Demutran estabeleça parcerias com a Polícia Militar, através do programa Ronda do Quarteirão e com os demais órgãos que regem o trânsito e a segurança. Hoje, com relação ao número de mototaxistas irregulares, o ponto mais crítico fica nas proximidades do Centro de Abastecimento Walter Peixoto. De acordo com o diretor do Demutran, Francisco dos Santos Praxedes, o órgão avançou consideravelmente no que se refere ao controle desta atividade.

"Estamos fazendo o nosso papel, com base no que as leis estabelecem. Mas, em virtude de alguns profissionais que pleiteiam vagas não estarem totalmente regularizados, não temos como cobrar a devida efetivação da lei que trata da categoria", afirma.

Ansiosos por cobranças de normatização da categoria, os mototaxistas do Crato não querem esperar o preenchimento das mil vagas disponíveis para essa função.

Ainda há profissionais buscando as adequações para o preenchimento dos cargos ociosos e outros que estão realizando a pintura, adesivagem e emplacamento dos veículos na categoria de aluguel. Os mototaxistas que não atenderem aos critérios legais da padronização ficarão sem autorização para exercer as atividades. Após o dia 2 de fevereiro de 2013, o futuro diretor do Demutran terá por obrigação a cobrança de ambas as leis.

YAÇANÃ NEPONUCENA
COLABORADORA 

Fonte: Diário do Nordeste

Barbalha (CE): Adolescente é atropelado em sua bicicleta e morre na estrada da Arajara

Um acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira no Km 03 da CE 293 rodovia que liga os municípios de Barbalha e Crato, via Distrito de Arajara. Nas imediações da Indústria Farmace, Erlânio da Silva Santana, de 13 anos, que residia na Rua Engenheiro Marcos Aurélio, 113 (Bairro Alto do Rosário) em Barbalha, foi atropelado quando tentou atravessar a rodovia em sua bicicleta sem atentar para a aproximação de um veículo.

O garoto terminou sendo abalroado por uma motocicleta Honda NXR 150 Bros ES de cor vermelha, ano 2009, e placa NRC-5468, inscrição do Ceará. A mesma era pilotada por Cícero Regilânio da Silva Santos, de 27 anos, que trazia na garupa Rodrigo Cleiton da Cruz, de 19 anos. Erlânio sofreu lesões por diversas partes do corpo e foi socorrido às pressas para o Hospital São Vicente de Paulo, onde faleceu momentos depois.

Para o mesmo hospital, foi levado o piloto com fraturas expostas na perna e braço esquerdos além de ter fraturado uma das costelas do lado direito e escoriações pelo corpo. Já o garupeiro sofreu ferimentos pelo corpo e um corte na cabeça. O jovem médico Guilherme Correia Saraiva passava no local na hora do acidente e realizou os procedimentos iniciais que o caso exigia. Ele próprio acompanhou o socorro das vítimas ao Hospital São Vicente de Paulo.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Coisas repugnantes que você usa para ficar bonita

Minha cara amiga, do que você acha que são feitos seus cosméticos?

Você alguma vez se preocupou em ler o rótulo dos seus cremes?

Vários ingredientes são tão repugnantes e asqueirosos que parecem ter saído de um filme de terror. Daqueles bem nojentos e melecosos.

Veja o que você pode está usando sem saber:

1 - Excremento de baleia
O que você vê na imagem é um ambergris também conhecido como âmbar amarelo, uma substância sólida que é gerada no intestino das baleias cachalotes para protegê-las de objetos pontiagudos que por vezes engolem. Chamado também de "ouro do mar". Apenas um quilo do material fedido pode valer até US $ 10.000. As baleias liberam a substância juntamente com as fezes, ou, ocasionalmente, podem à vomitar ou simplesmente tossi-las. O aroma de âmbar é frequentemente usado em perfumes caros, e por vezes é utilizado como alimento pois é também considerado uma iguaria. Você encararia um pratinho de cocô de baleia?

2 - Besouros esmagados
Besouros Cochonilha (Dactylopius Coccus) são pequenos insetos que se alimentam de cactos na América Central e do Sul. Esses simpáticos besouros comem as partes vermelhas dos cactos, então, quando eles são esmagados, um corante vermelho muito poderoso é produzido. O corante cochonilha tem sido usado por séculos, e é muito seguro para a maioria das pessoas, por isso é comumente usado em batons, cremes, doces, iogurtes, e e várias outras coisas que precisam de corante. Até a Starbucks recentemente admitiu o uso de corante cochonilha em algumas de suas bebidas.

3 - Escamas de peixe
A confusão surgiu porque esmaltes contém algo chamado guanina, que muitas pessoas confundem com guano. Guanina é um material cristalino que produz um ingrediente corante de luz cintilante em produtos como rímel e esmaltes. Ela é obtida a partir das escamas de peixe, e é comumente utilizado na formulação de produtos de banho, produtos de limpeza, perfumes, condicionadores, batons, produtos para unhas, shampoos e produtos para cuidados da pele.

4 - Sebo
O sebo é uma gordura encontrada em ovinos e bovinos e se trata de um ingrediente comum em muitos produtos, incluindo maquiagem para os olhos, batons, bases, shampoos, sabonetes, cremes hidratantes e produtos para cuidados da pele. Obtém-se o sebo fervendo as carcaças dos animais para criar subprodutos gordurosos. Os animais mortos usados para fazer sebo vêm de muitas fontes diferentes, incluindo laboratórios, matadouros, jardins zoológicos, abrigos, e, sim, atropelamentos.

5 - Esperma de boi
Por causa de seu alto teor de proteína, o sêmen de touro tornou-se um ingrediente popular em produtos de cabelo. Utilizado em particular para cabelos secos ou danificados, o esperma é misturado com uma planta chamada Katera e é aplicado ao cabelo em salões de beleza. O processo leva cerca de 45 minutos, custa cerca de US $ 90-120 dólares, e tem sido descrito como "Viagra para o cabelo.

6 - Dinamite
Terra de diatomáceas, uma rocha macia, que é facilmente desintegrada em forma de um pó branco e também um dos dois componentes da dinamite. Ela é uma substância abrasiva que é usada em exfoliantes, cremes dentais, desodorantes e pós.

7 - Prepúcio infantil
SkinMedica afirma utilizar células derivadas de prepúcios infantis humanos em sua linha "revolucionária" de produtos anti-envelhecimento. Usando uma combinação de colágeno, antioxidantes, fatores de crescimento naturais e proteínas da matriz, eles pedem retardar o processo de envelhecimento e estimular o crescimento de novas células para promover uma pele jovem.

8 - Cera de lã
Já ouviu falar de Lanolina? Não, mas você tem em algum lugar por ai. Você provavelmente deve ter usado alguma loção, ou creme de barbear. O fato é que, lanolina é coletada da lã de ovelhas e é usada em suplementos vitamínicos como um agente de impermeabilização, e sim, em outros milhares de produtos de beleza. Lanolina é comumente utilizado para aliviar os seios doloridos de mães que amamentam, mas também é igualmente eficaz na lubrificação de uma luva de beisebol para torná-lo mais flexível.

9 - Óleo de fígado de tubarão
Esqualano é um óleo natural que quase todas as plantas e os animais produzem, incluindo os seres humanos. O esqualano, que no caso é extraído a partir do fígado de tubarão vai criar um óleo que é usado em muitos produtos. Sua consistência gordurosa é facilmente absorvido pela pele, tornando-se um ingrediente perfeito para muitos produtos como o protetor labial, protetor solar e hidratantes. Embora muitas empresas pararam de usar ele devido a preocupações ambientais, ainda é um ingrediente amplamente utilizado em produtos de beleza.

10 - Lesmas
O lodo do caracol é recolhido e utilizado como um ingrediente em muitos hidratantes famosos. O ácido glicólico e elastina na secreção dele protege a sua própria pele de cortes, bactérias e raios UV, tornando-se uma grande fonte de proteínas que eliminam as células mortas e regenerar a pele. Também é útil para a remoção de cicatrizes, estrias e cura a acne.

O Brasil na visão dos americanos idiotas


Barbalha (CE): Cidade está pré-selecionada para o Selo Verde

O Município de Barbalha foi pré-selecionado entre os 36 municípios cearenses para receber o Selo Verde. Das 91 cidades inscritas para etapa da certificação do Programa Selo Verde, apenas 36 municípios atenderam as exigências de conservação e uso sustentável dos recursos naturais e foram pré-selecionados.

A análise foi realizada na primeira semana deste mês de outubro, pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – (CONPAM), através do comitê gestor do Programa. A metodologia aplicada para a seleção é a soma dos três índices: A de Gestão ambiental (IGA), de Desempenho ambiental (IDA) e índice de Mobilização ambiental (IMA) que resulta no Índice de Sustentabilidade ambiental (ISA).

Os 36 municípios pré-selecionados foram: Sobral, Novo Oriente, Crateús, Tauá, Croatá, Barreira, Acaraú, Beberibe, Crato, Bela Cruz, Piquet Carneiro, Missão Velha, Parambu e Juazeiro do Norte (Categoria B), Iguatu, Cruz, Quixeramobim, Acopiara, Ibiapina, Maracanaú, Massapê, Maranguape, General Sampaio, Eusébio, Fortaleza, Pacoti, Barbalha, Morada Nova, Monsenhor Tabosa, Farias Brito, Itaitinga, Jijoca de Jericoacoara, Pacatuba, Brejo Santo, Caucaia, Várzea Alegre (Categoria C).

De acordo com o orientador da Célula de Políticas Públicas e Projetos Ambientais do CONPAM, João Davi Façanha de Sousa, 55 municípios foram desclassificados por não apresentarem as documentações exigidas. Se algum município se sentir prejudicado, pode protocolar pedido de revisão, num prazo de 30 dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Apenas um voto: Candidato que só teve um voto briga, se separa da esposa e se diz traído

As urnas trouxeram uma surpresa desagradável para o candidato a vereador Jurandir do Jumento, de Flexeiras, Alagoas. Após o fim da apuração, Jurandir teve apenas um único voto, o seu. Assim que chegou em casa após acompanhar a apuração, ele se separou da mulher, Antonia Ferreira, com quem vivia há 25 anos.

“Como pode uma mulher se deitar com um homem e não votar nele?”, perguntava um inconformado Jurandir. Antonia se defende dizendo que o voto computado para Jurandir é dela.

“Como ele pode saber que não fui eu que votei nele, se nós dois votamos na mesma seção?”, perguntou a mulher. A parca votação de Jurandir e a separação viraram assunto nas rodas da pequena cidade do interior, que sobrevive da agricultura local. O caso ganhou contornos mais pitorescos porque Juvenal Ferreira, vizinho de Jurandir, teve três votos. Há quem diga que Antonia votou em Juvenal, que teve também o voto de sua mulher. Antonia nega. “Vai ver o Jurandir não teve coragem de votar nele mesmo e inventou essa história”.

Fonte: G1

Doação de órgãos: Interior ganha unidades captadoras

O Ceará se transformou em referência no Brasil quando o assunto é transplante. Atualmente, há uma grande demanda de pacientes de outros estados na fila de espera por um órgão, em Fortaleza. Diante disso, a necessidade de captar mais órgãos cresce. Na tentativa de aumentar a possibilidade de doações efetivas, dois novos hospitais irão coletar órgãos: o Hospital Regional do Cariri, que já realiza procedimentos, e o Hospital Regional da Região Norte, em Sobral, que deverá começar o trabalho a partir de dezembro.

Segundo o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, a expectativa é que até o próximo ano as duas unidades se transformem em centros transplantadores, além de captadores. "O Ceará terá um destaque maior para os próximos anos. O Hospital do Cariri e o Hospital Regional de Sobral vão realizar um trabalho muito efetivo com novos centros captadores".

Segundo Arruda Bastos, as unidades irão formar e capacitar profissionais para trabalhar na área de transplante, tanto na captação de órgão quanto na realização de procedimentos. "As regiões oferecem o curso de Medicina, portanto, esses hospitais funcionarão também como centros de pesquisas e formação profissional", ressalta.

Além disso, segundo Arruda Bastos, o Governo disponibiliza uma aeronave para a captação de órgãos em outras cidades, evitando o desperdício de órgãos vitais e salvando muitas vidas. O gestor ressalta que os esforços da Sesa são fortalecidos através da Campanha Doe de Coração, a qual é bastante efetiva na redução da negativa familiar. "Através da mídia e das campanhas, é possível captar um maior número de potenciais doadores, pois os familiares se sensibilizam com as histórias contadas", diz.

Requisitos
A legislação brasileira de transplantes estabelece critérios para as doações de órgãos e tecidos. Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar à família o desejo da doação.

As contraindicações são poucas. O doador não pode ter tumores malignos, com exceção dos carcinomas basocelulares da pele, carcinomas in situ do colo uterino e tumores primitivos do sistema nervoso central. Ele também não pode ter sorologia positiva para HIV ou para HTLV 1 e 2 ou ter sofrido infecção generalizada e tuberculose ativa.

SAIBA MAIS

Tempo de duração de órgãos após a morte encefálica

Coração - 4 horas
Pulmão - De 4 a 6 horas
Fígado - 12 horas
Pâncreas - 20 horas
Intestino - De 6 a 8 horas
Rins - Até 36 horas
Vasos - Até dez dias (solução de UW)
Córneas - Até 6 horas após a parada do coração

Fonte: Diário do Nordeste

Dionne Warwick - Heartbreaker


Site vende falsos diplomas

Diplomas de universidades cearenses estão sendo vendidos de forma flagrante em um site na internet. O EAD Center Diplomas  promete a fabricação e entrega dos documentos universitários de instituições, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Regional do Cariri (Urca), Faculdade Farias Brito e diversas outras.

De acordo com o próprio site, os diplomas custam a partir de R$ 410, com possibilidade de parcelamento. São oferecidos, ainda, certificados de ensino médio, técnico e superior. O "EAD Center Diplomas" promete a entrega do diploma em um prazo máximo de cinco dias úteis. É possível também solicitar diplomas em outras entidades do país, como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), e Instituto Militar de Engenharia (IME).

Além de promessas como facilidade para conquistar o mercado de trabalho, a página ainda possui uma seção esclarecendo as "garantias do cliente". "É preciso saber distinguir o certo do duvidoso. Parte da população brasileira, já ´caiu em golpes´, pois não soube distinguir tal qualificação. O EAD Center é formado por pessoas sérias", diz.

O Ministério da Educação (MEC) está ciente da situação e informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que acionará o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal para averiguar o caso.

Providências
A Unifor afirmou que desconhece tal ação criminosa e reitera que seus documentos acadêmicos, especialmente os diplomas, possuem inúmeros dispositivos de segurança visando assegurar a sua autenticidade.

O vice-reitor de Graduação da Unifor, Henrique Sá, explicou que os diplomas possuem marcas d´água, fibra colorida, impressão em alto-relevo, fundos especiais, registro coincidente, fita de segurança, marca tátil, dentre outras medidas de segurança. A Universidade acompanhará as investigações e estará à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos.

O procurador da UFC, Paulo Albuquerque, disse que a situação será analisada e, se for o caso, enviará pedido de investigação aos órgãos competentes. A Uece informou por meio de assessoria, que não tem qualquer vínculo com o site. A assessoria classificou a prática como "uma irresponsabilidade". A diretoria da Faculdade Leão Sampaio disse desconhecer o caso. A Faculdade Farias Brito já acionou o setor jurídico.

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte (CE): “Dia das Crianças” anima comerciantes

Os adultos correm para encontrar o presente da garotada. Afinal o Dia das Crianças é amanhã, também feriado nacional, em virtude de ser o Dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida. Mas, segundo o Sindicato dos Empregadores do Comércio de Juazeiro do Norte vai ter fiscalização no centro da cidade. Só quem pode abrir as portas são aquelas empresas que assinaram acordo com o Sindicato e funcionários. Assim, é venda garantida para os “atrasadinhos” que deixaram a compra para última hora.

Em Juazeiro do Norte cada comerciante busca uma estratégia para divulgar seus produtos e assim conquistar mais clientes. “Devido ao poder de compra, preço e diversidade de produtos infantis, a expectativa da CDL de Juazeiro é que as vendas cresçam entre 5% e 7% para o Dia das Crianças, em relação ao ano passado”, explica o presidente Michel Araújo. Ainda segundo a CDL, os produtos mais procurados devem ser os brinquedos, vestuário e eletrônicos.

CDL Social
Lojistas e consumidores que quiserem colaborar com a Campanha “Criança Feliz, Criança Solidária”, da CDL de Juazeiro do Norte, devem arrecadar brinquedos novos e seminovos até o final deste mês. Quem não tiver tempo de entregar na sede da CDL, pode ligar para agendar a visita de um colaborador para fazer o recolhimento das doações. Ao final da campanha duas instituições carentes serão beneficiadas com os brinquedos.

Maiores informações
CDL de Juazeiro do Norte
Fone: 3512-2266

Jovem é assassinado com tiro na boca no Crato e outras três mortes violentas foram registradas no Cariri

Quatro mortes violentas foram registradas nesta terça-feira na região do Cariri, sendo um homicídio em Crato, um suicídio em Aurora, uma vítima fatal no trânsito em Nova Olinda e de suposta descarga elétrica em Assaré. Por volta das 23 horas o autônomo Cícero Roberto Ferreira da Silva, de 29 anos, foi assassinado com três tiros de revólver dentro de casa na Rua Carolé, 07 (Bairro Barro Branco), imediações da Caixa D´Água da SAAEC em Crato.

O rapaz foi alvejado com três disparos, um na boca e outros dois no tórax, sendo socorrido por populares para o Hospital São Francisco, mas já chegou sem vida. A polícia esteve no hospital e encontrou no bolso do short da vítima quatro munições intactas calibre 38 e um cachimbo para o uso de crack. Cícero Roberto respondia processo por crime de receptação e o principal suspeito do homicídio foi citado por familiares como sendo uma pessoa conhecida por “Roberto”.

As outras mortes violentas desta terça-feira foram João Sérgio de Matos, de 24 anos, que residia no Sítio Barreiro em Nova Olinda. Na última quinta-feira, ele foi vítima de um acidente com sua motocicleta e terminou socorrido para o Hospital Santo Antonio de Barbalha onde faleceu. Em Aurora, a aposentada Olindina Maria da Silva, de 76 anos, praticou o suicídio por meio de enforcamento. Ela morava sozinha na Rua José dos Santos, onde o corpo foi encontrado.

O cabeleireiro Aloísio Barros Silva, de 30 anos, também foi encontrado sem vida dentro de sua casa na Rua Padre Agamenon Matos Coelho, 154 imediações do Destacamento Militar no Centro de Assaré. No imóvel funcionava um salão de beleza e há suspeitas que o mesmo tenha sido vítima de uma descarga elétrica. Ele estava caído e apresentava uma lesão no crânio provavelmente originada com a queda após ligar algum equipamento na rede elétrica.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Sabe quanto custa anunciar no futebol e na Fórmula 1 da Globo?

Ainda falta tempo para 2013, mas a Globo já se apressa para fechar cotas de patrocínio para os eventos do ano que vem. A emissora já colocou à disposição das agências de publicidade as cotas para as transmissões das próximas temporadas do futebol e da Fórmula 1.

Quem quiser anunciar por meio de uma cota master no esporte dos gramados terá de desembolsar nada mais, nada menos, que R$ 192 milhões. O valor inclui os campeonatos brasileiro, regionais e amistosos da seleção.

No automobilismo a conta sai mais barata. A Fórmula 1 custará R$ 65 milhões para cada anunciante, R$ 3 milhões a mais do que cobrado na temporada 2012. Apesar do preço salgado, a procura tem sido grande. As cotas do futebol estão praticamente vendidas.

Fernando Oliveira

Fonte: iG

Crato (CE): Prefeito de Antonina do Norte é detido pela polícia dirigindo carro com placa clonada

Um veículo que vinha sendo rastreado pela polícia de Crato foi recolhido por volta das 17 horas desta terça-feira tendo ao volante o prefeito de Antonina do Norte, Antonio Roseno Filho (PDT), de 42 anos, residente na Rua Roseno de Matos daquele município. Ele foi detido e levado para a 19ª Delegacia Regional de Polícia Civil juntamente com o Honda Civic de cor cinza e placas EDW-2897, inscrição de Jundiaí (SP). O prefeito disse que o carro pertence a um amigo e pediu emprestado para vir até Juazeiro.

As buscas foram motivadas pelas denúncias de um empresário residente em São Paulo e dono de um veículo com essas mesmas características e a placa também. Ele enviou à polícia fotos do seu carro e Xerox do DUT (Documento Único de Trânsito) e diversas multas que vinha recebendo em seu endereço. Acrescentou ao escrivão da Polícia Civil, Mário Gomes, que sequer conhece o Ceará e a maioria das multas é na Avenida Padre Cícero no município de Crato.

Finalmente ontem o veículo com a placa clonada foi encontrado nas imediações da Churrascaria Gaúcha em Crato, sendo dirigido pelo prefeito Antonio Filho. O mesmo foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, ouvido e liberado após o pagamento de fiança. O Honda Civic ficou recolhido e, agora, a polícia vai investigar a autoria da clonagem da placa.

Na sua declaração de bens entregue a Justiça Eleitoral, ele assume a propriedade de um Fiat Uno de cor preta ano 2011, um Ford Fiesta ano 2009 e duas motos ano 2011. Domingo, Antonio Filho foi reeleito prefeito de Antonina à frente de uma coligação formada por oito partidos. Ele contou com o apoio do deputado estadual Sineval Roque que subiu ao palanque do pedetista em detrimento do seu próprio irmão e, também, ex-prefeito Iteíldo Roque o qual sequer conseguiu registrar sua candidatura. Antonio obteve 2.413 votos.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Addthis