Morre, aos 77 anos, o ator e diretor Hugo Carvana

O ator e diretor Hugo Carvana morreu neste sábado (4), aos 77 anos, no Rio de Janeiro.

De acordo com informações do Hospital Pró-Cardíaco, na zona sul do Rio de Janeiro, onde Carvana estava internado desde o último domingo (28), ele morreu por volta das 11h, porém este horário não é oficial. A família não autorizou o hospital divulgar a causa da morte e ainda não há informações sobre o horário e local onde ele será sepultado.

No último sábado (27), o Festival do Rio fez uma sessão especial do filme "Vai Trabalhar Vagabundo", dirigido por Hugo Carvana.Todos os filhos do cineasta estavam na sessão. Carvana não pode comparecer devido à saúde debilitada.

O ator era casado com Martha Alencar há 46 anos, com quem teve quatro filhos, Pedro, Maria Clara, Júlio, e Rita. O último filme que o cineasta dirigiu foi "A Casa da Mãe Joana 2" (2013).

Em 2013, ele concedeu uma entrevista à revista "Persoanlitté", onde falou sobre seu diagnóstico de mal de Parkinson, a idade e de seu humor característico.

"A única coisa que lamento [por envelhecer] é não ter mais agilidade. A raiva que tenho é esta: queria que meu corpo tivesse a mesma energia que tenho na cabeça," lamentou.

"Eu tenho a bactéria do humor. Toda minha obra como autor sempre foi voltada para a comédia. Tenho muito orgulho de dizer que não sigo tendências, faço isso desde 1973, com 'Vai trabalhar, vagabundo'", contou.

Trajetória
Carioca, nascido em Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio, Hugo Carvana de Holanda começou sua carreira artística aos 18 anos fazendo figuração para um filme. Depois disso fez 22 chanchadas.

Em 1954, foi fazer teatro. Encenou "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, em 1958, e mais tarde , "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes e "Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues, da companhia do Teatro Nacional de Comédia, TNC.

Ainda nos anos 50, participou do Cinema Novo, estreando com Ruy Guerra, em "Os Cafajestes", e depois trabalhando com Cacá Diegues e Glauber Rocha

Carvana tornou-se conhecido do grande público atuando em novelas na televisão. Foi Daniel Filho quem o convidou para seu primeiro trabalho, "Anastácia, a Mulher sem Destino" (1967). de Janete Clair.

Foi no cinema que Carvana foi mais reconhecido com o primeiro filme que ele dirigiu, "Vai Trabalhar, Vagabundo", de 1973. Com o longa, ganhou o Kikito de Ouro de Melhor Filme, no Festival de Gramado.

De 1962 a 2013, foram 681 atuações no cinema. Entre elas, "Bravo Guerreiro", de Gustavo Dahl; "A Grande Cidade", "Os Herdeiros", "Quando o Carnaval Chegar" e "Deus é Brasileiro", de Cacá Diegues; "Tenda dos Milagres", de Nelson Pereira dos Santos; "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade e Pindorama e "Toda Nudez Será Castigada", de Arnaldo Jabor. O último foi em "Giovanni Improtta", de 2013.

Fonte: UOL



Sua saúde: Caminhadas em grupo pela natureza podem melhorar o bem-estar mental

Lançando luz sobre a sugestão proposta, mas raramente levada em consideração, de tomar um ar e ver os amigos, um estudo de grande escala relacionou caminhadas em grupo na natureza a uma melhora da saúde mental e redução do estresse.

"Ouvimos as pessoas dizerem que se sentem melhor depois de uma caminhada ou de um passeio ao ar livre, mas não havia muitos estudos assim de grande porte para dar suporte à conclusão de que esses comportamentos realmente melhoraram sua saúde mental e bem-estar", explica a autora sênior Sara Warber, médica, professora associada de medicina familiar na Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos EUA, e membro do Instituto para Política de Saúde e Inovação.

No estudo, os pesquisadores da Universidade de Michigan avaliaram 1.991 participantes do Walking for Health (Andando para a Saúde, em tradução livre) da Grã-Bretanha, um programa que estimula e organiza passeios comunitários.

A amostra incluiu pessoas que participaram com frequência de grupos de passeios pela natureza e outras que não tinham esse hábito. Todos os participantes foram selecionados pela demografia, e depois pelo bem-estar mental. Os dados foram quantificados em uma série de escalas de avaliação.

A análise estatística mostrou que quem passou por um evento estressante recentemente, como doença grave, separação conjugal, desemprego ou morte de um ente querido, testemunhou uma melhora do humor que durava até depois de suas caminhadas.

Os participantes foram comparados a um grupo de controle combinado estatisticamente, composto por indivíduos que não eram ativos no Walking for Health.

O artigo foi publicado no periódico a revista Ecopsychology.

Fonte: Relaxnews



Eleições 2014: Pesquisas mostram indefinição sobre adversário de Dilma no 2º turno

Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas na tarde deste sábado (4) confirmam a liderança de Dilma Rousseff (PT) na corrida presidencial e uma indefinição em relação a seu adversário no segundo turno.

Os levantamentos dos dois institutos de pesquisa mostram o senador Aécio Neves (PSDB) numericamente à frente da ex-senadora Marina Silva (PSB), mas os dois candidatos estão em situação de empate técnico por causa da margem de erro dos levantamentos.

No Datafolha, a petista tem 44% dos votos válidos, contra 26% do tucano e 24% da ex-ministra do Meio Ambiente. No Ibope, Dilma lidera com 46% dos votos válidos. Aécio tem 27%; e Marina, 24%.

A contagem dos votos válidos exclui os nulos, os votos em branco e os indecisos. A margem de erro das duas pesquisas é dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Datafolha
No cálculo dos votos totais, Dilma manteve os 40% das intenções de voto entre a pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na quinta-feira, e a de hoje. Aécio subiu de 21% para 24%; e Marina oscilou de 24% para 22%.

Levando em conta somente os votos válidos, Luciana Genro (PSOL) aparece com 2%. Pastor Everaldo Pereira (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB) estão com 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram.

O Datafolha simulou dois cenários de segundo turno. Dilma tem 48%, contra 42% de Aécio no primeiro. No outro, a petista venceria Marina por 49% a 39%.

O instituto ouviu 18.116 eleitores entre ontem e hoje. O levantamento foi contratado pela "Folha de S.Paulo" e pela "TV Globo" e registrado na Justiça Eleitoral com o número BR-001037-2014.

Ibope
No cálculo dos votos totais, Dilma permaneceu com 40% das intenções de voto entre a pesquisa anterior do Ibope, divulgada anteontem, e a de hoje. Aécio subiu de 19 para 24%; e Marina caiu de 24% para 21%.

Levando em consideração somente os votos válidos, Pastor Everaldo Pereira, Luciana Genro e Eduardo Jorge têm 1% cada. Os outros candidatos não pontuaram.

O Ibope simulou três cenários de segundo turno. Dilma venceria Aécio com 45%, contra 37% de Aécio, 11% de nulos e brancos e 7% de indecisos. No segundo cenário, a situação é semelhante: Dilma tem 45%, contra 37% de Marina, 12% de nulos e brancos e 7% de indecisos. No terceiro, Aécio tem 39%; Marina, 36%, com 15% de brancos e nulos e 11% de indecisos.

O instituto entrevistou 3.010 pessoas entre quinta-feira (2) e este sábado. Contratada pela "TV Globo" e pelo jornal "O Estado de S.Paulo", a pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-001021/2014.

Dia dos presidenciáveis
No último dia de campanha, os três candidatos que aparecem à frente nas pesquisas eleitorais foram às ruas em alguns dos principais colégios eleitorais brasileiros.

A presidente Dilma Rousseff (PT) foi a dois colégios eleitorais importantes para sua campanha: pela manhã, esteve em Belo Horizonte, capital mineira e base política de Aécio, atitude vista como tentativa de consolidar sua liderança sobre o tucano em seu estado natal. Durante ato de campanha, Dilma disse não ter "medo" do segundo turno e criticou o PSDB.

À tarde, a candidata à reeleição foi para Porto Alegre, capital gaúcha e seu domicílio eleitoral, onde encerrou a campanha com uma caminhada no centro da cidade. Ela deverá se recolher e descansar ao lado da filha e do neto, que moram na cidade. Aparições públicas só deverão ocorrer no domingo pela manhã, durante a votação.

O tucano Aécio Neves concentrou seus esforços na região metropolitana de Belo Horizonte e centrou ataques na candidata petista. Durante caminhada na cidade de Santa Luzia, Aécio disse que a presidente está "assustada" e não se preparou para enfrentá-lo no segundo turno.

Uma das únicas referências à candidatura de Marina Silva veio quando o tucano foi perguntado de maneira direta, em Contagem, qual seriam as diferenças entre sua candidatura e a da pessebista: "Ninguém é melhor do que ninguém".

Marina Silva, que escolheu o bairro de São Miguel Paulista, extremo leste de São Paulo, para encerrar sua campanha à Presidência, deu sinais de conformismo com uma eventual ausência na etapa decisiva da eleição presidencial.

Marina disse que a discussão sobre o 2º turno deve ser programática: "Segundo turno a gente discute no segundo turno. Toda e qualquer discussão que fizermos será com base em programa. O Brasil vai inaugurar uma nova fase".

A candidata pessebista tentou demonstrar confiança de que estará no segundo turno, apesar de as pesquisas indicarem a ascensão de Aécio e a queda dela. "Tenho certeza do segundo turno, tenho certeza que estaremos no segundo turno, fizemos uma boa campanha, fizemos um bom combate, mantivemos a nossa coerência o tempo todo, de não praticar nenhum tipo de agressão."

Fonte: UOL



F-1: Quarto lugar no grid deixa Massa otimista para o GP do Japão

O treino classificatório para o Grande Prêmio do Japão foi realizado na madrugada deste sábado. A quarta colocação no grid de largada deixou o brasileiro Felipe Massa (Williams) otimista para a corrida, marcada para as 3 horas (de Brasília) de domingo.

"Felizmente, todos os problemas de ontem foram resolvidos hoje", declarou Massa, que teve performances discretas nos dois primeiros treinos livres realizados em Suzuka (11º e 14º). Com o carro a seu gosto, o piloto brasileiro pôde evoluir na tomada de tempos.

"Foi uma sessão de qualificação positiva para a equipe, com os dois carros na segunda fila. Eu não fiz o suficiente para ser terceiro hoje, mas sei que contamos com um bom ritmo e estou contente. Devemos nos concentrar no trabalho que temos a fazer amanhã, independente das condições climáticas", declarou.

Mais uma vez, Felipe Massa foi superado pelo jovem finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro na Williams. A pole position ficou com o alemão Nico Rosberg, que superou o britânico Lewis Hamilton em uma nova dobradinha da Mercedes no grid de largada.

Fonte: Terra



Eleições 2014: Empate técnico e indefinição se haverá segundo turno no CE

Situação inédita na história do Ceará, o 1º turno para governador chega tecnicamente empatado ao dia da votação. Com o resultado da última pesquisa O POVO/Datafolha antes da eleição, realizada na sexta-feira e neste sábado, não é nem mesmo possível afirmar se haverá 2º turno ou não.

A diferença entre Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT) é de quatro pontos percentuais em votos válidos – forma oficial como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgará o resultado. Com margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, eles ficam no limite do empate técnico.

Clique para ampliar
Eunício tem 49% dos votos válidos. Camilo tem 45%, também nos votos válidos. Eliane Novais (PSB) tem 3% e Ailton Lopes (Psol), 2%. Contabilizado o total de votos, Eunício oscila positivamente dois pontos e tem 41%. Camilo oscila um para cima e fica com 38%. Eliane Novais (PSB) sobre dois e aparece com 3%.

Ailton marca 2%. Votos em branco e nulos somam 6%. Os indecisos são ainda 11%. Na espontânea, diferença de dois pontos: 31% para Eunício, 29% para Camilo.

No caso de haver segundo turno, a eleição fica mais acirrada do que estava nas pesquisas anteriores. Eunício teria 53% dos votos válidos, contra 47% de Camilo.

Senado
O Datafolha aponta que Tasso Jereissati (PSDB) deve voltar ao Senado, após quatro anos sem mandato. Ele tem 72% dos votos válidos e 57% do total de votos. Mauro Filho (Pros) tem 26% e 21% do total.

O Datafolha ouviu 1.719 eleitores em 51 municípios cearenses nos dias 3 e 4 de outubro. A pesquisa foi contratada por O POVO e Folha de S.Paulo e está registrada com os números CE-00029/2014 e BR-01037/2014.

Fonte: O Povo



Jovem é assassinado a tiros de pistola em Juazeiro e pintor cai da escada e morre em Crato

Jeferson Caíque foi morto a tiros na noite desta sexta-feira
em Juazeiro (Foto: Cícero Valério/Ag. Miséria)
Duas mortes violentas foram registradas de ontem para hoje, sendo uma vítima de homicídio em Juazeiro do Norte e de queda em Crato. Por volta das 20 horas, no cruzamento das ruas Engenheiro José Walter e Ladislau de Arruda Campos (Parque Antonio Vieira), o jovem Jeferson Caíque da Silva, de 21 anos, foi morto a tiros de pistola calibre 380, sendo dois nos braços, um no pescoço, dois no abdômen e outro nas costas.

A vítima residia na Rua Moacir Gondim Lóssio, 31 naquele bairro e, segundo testemunhas, foi atocaiada por três homens que trafegavam em duas motos sendo uma Honda Fan vermelha e a outra de cor escura os quais já tinham passado algumas vezes no local. De acordo com a polícia Jeferson respondia por crime de roubo e foi a primeira pessoa assassinada este mês em Juazeiro e a 116ª do ano

Crato
O pintor Elias Martins Pequeno, de 53 anos, que residia na Rua Diógenes Frazão, 201 (Bairro Seminário) morreu em conseqüência de uma queda. Ele estava trabalhando na reforma de uma casa situada na Rua Eron Felício, 275 (Bairro Zacarias Gonçalves) em Crato. Os colegas foram embora e o mesmo decidiu continuar um pouco mais no serviço. Familiares estranharam a demora no retorno de Elias para sua residência e avisaram à polícia. Por volta de 01h30min deste sábado uma equipe da FTA Motos liderada pelos Sargentos Santos e Eraldo foi até o local e encontrou o corpo da vítima ao lado de uma escada.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



OMS revisa para 3.439 número de mortos pelo Ebola no oeste da África

O vírus Ebola matou 3.439 pessoas no oeste da África, de um total de 7.478 casos registrados em cinco países (Serra Leoa, Guiné, Libéria, Nigéria e Senegal), segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizado até 1º de outubro e divulgado nesta sexta, em Genebra.

Além dos casos africanos, há outro diagnosticado nos Estados Unidos, onde um homem de nacionalidade liberiana adoeceu quatro dias após chegar ao país, vindo da Libéria.

A epidemia, a mais grave desde que o vírus foi identificado, em 1976, teve início na Guiné, no fim de dezembro de 2013. Desde então, foram registrados 2.069 mortos entre 3.834 casos na Libéria, o país mais afetado.

Na Guiné, foram contabilizados 739 mortos de um total de 1.199 casos e, em Serra Leoa, 623 mortos em 2.437 casos.

Trabalhadores de saúde têm sido particularmente afetados, com 216 mortos entre 377 infectados.

Nigéria: 8 mortos entre 20 casos (incluídos no balanço global).

Senegal: um caso detectado, de um estudante guineano, cuja cura foi anunciada pelas autoridades em 10 de setembro. Esse caso foi incluído no balanço dos cinco países afetados.

Uma epidemia de Ebola foi detectada em uma região isolada do noroeste da República Democrática do Congo (RDC), diferente daquela que afeta o oeste da África.

Ela matou 42 pessoas entre 70 infectadas, desde que apareceu em 11 agosto, de acordo com boletim datado de 28 de setembro.

A doença tem taxa de letalidade de cerca de 70%, segundo estudo da OMS.

A infecção ocorre por contato direto com fluidos corporais, sangue, líquidos biológicos e secreções. O período de incubação varia entre 2 e 21 dias. A doença se torna contagiosa a partir do momento em que os sintomas se manifestam no paciente, e não durante o período de incubação.

Segundo a OMS, é possível afirmar que não há mais risco de transmissão do Ebola em um país "42 dias depois do último caso registrado".

Fonte: AFP



Crato (CE): Escolas municipais terão lousas digitais

Dez escolas da rede municipal de ensino do Crato contarão com lousas digitais que servirão como mais um instrumento de apoio pedagógico para os professores. Os equipamentos são oriundos do Programa Nacional de Tecnologia da Educacional – Proinfo. Os professores além de escrever através do equipamento usando a tecnologia touch screen podem também projetar textos, imagens e vídeos.

As lousas farão parte dos laboratórios de Informática das escolas e os professores da área estão recebendo formação desde o primeiro semestre. Para Franco Emiliano, coordenador do Proinfo da Secretaria Municipal de Educação, o Município atualmente conta com 21 laboratórios de informática. Ele informa ainda que cada laboratório conta com 5 a 19 computadores. Emiliano destaca que está previsto  para o próximo ano, a instalação de mais 16 lousas.

Atualmente a EEIEF Padre Frederico (Creche São Miguel) já está usando a tecnologia. Já foi instalado o equipamento em quatro escolas e a previsão é que até próxima semana a instalação esteja concluída em todas as escolas.

As escolas beneficiadas contempladas com as lousas no municipio do Crato são: EEIEF 18 de Maio, EEIEF Circulo Operário, EEIEF Padre Frederico, EEIEF Dom Vicente, EEIEF Aldegundes Gomes de Matos, EEIEF Antônio Antuérpio, EEIEF Luiz Gonzaga Mota, EEIEF Maria Pia, EEIEF José do Vale e EEIEF São Francisco.

Assessoria de Imprensa/PMC



Sua saúde: Saiba quando é preciso procurar um dentista com urgência

Pacientes comuns costumam ir ao dentista em média duas vezes por ano, enquanto aqueles que utilizam aparelho ortodôntico ou precisam de cuidados especiais marcam consultas com mais frequência. Há alguns casos, contudo, em que a ida ao dentista é inadiável. Professor do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Flávio de Freitas Mattos conta em quais as situações a procura por um dentista é caso de emergência.

Abscessos dentoalveolares
Este tipo de abscesso geralmente é formado por uma cárie não tratada que atinge a polpa do dente e evolui até a formação de um foco de infecção. A dor intensa na mandíbula e, em estágio avançado, o pus que sai do local levam o paciente a procurar o dentista com urgência. Mattos destaca a importância de tratar o abscesso para evitar que a infecção se espalhe e cause outras complicações. O tratamento consiste em drenar a infecção através do canal do dente afetado ou dos tecidos moles intra ou extra-orais. Pode ser indicado o uso de antibióticos para prevenir a disseminação do pus e ajudar o organismo a se recuperar.

Abscessos periodontais
Resultam de infecções nos tecidos de sustentação dos dentes, chamados periodontais. Os principais sintomas ficam evidentes na gengiva: inchaço, vermelhidão e formação de pus. Com a evolução do problema pode haver a sensação de que o dente cresceu saindo do osso. “Quando isso ocorre ele fica dolorido. Pode haver febre e formação de gânglios inchados abaixo da boca e no pescoço”, explica Mattos. Nesse caso, o cirurgião-dentista pode prescrever antibióticos e fazer a limpeza dos locais afetados através de raspagens.

Alveolite
Ao extrair um dente é necessário ficar atento ao surgimento da alveolite. Geralmente, ela acontece no segundo ou terceiro dia após o procedimento, devido à infecção do alveólo, que é a porção do osso em que estava o dente extraído. O paciente sente dor intensa e latejante, que não é controlada pelos analgésicos. Além disso, o mau hálito e a falta de coágulo para cobrir o alvéolo são sinais importantes da alveolite. O cirurgião-dentista deve fazer a limpeza do local afetado e aplicar medicação para reverter o quadro.

Gengivoestomatite herpética aguda
Comum na infância, a gengivoestomatite herpética aguda é a primeira manifestação do vírus herpes simples. A doença forma feridas extensas e doloridas na língua, lábios e bochechas. A criança pode ter febre, dor de cabeça e perda do apetite. Como a alimentação fica difícil, é aconselhado que a criança coma somente alimentos pastosos ou líquidos. A infecção dura entre sete e 10 dias, e o cirurgião-dentista pode ajudar prescrevendo antitérmicos e orientando a higienização da boca para evitar outras infecções.

Luxação da articulação temporomandibular
“Isso ocorre quando a pessoa faz um movimento muito amplo ou prolongado de abertura da boca”, explica Mattos. O indivíduo fica impossibilitado de fechá-la e é necessário procurar um cirurgião-dentista com urgência. Ele fará manobras de movimentação da mandíbula que recolocarão a articulação na posição correta.

Fratura dentária
Quando há deslocamento, quebra parcial ou perda total dos dentes (no caso de um acidente, por exemplo), deve-se procurar o cirurgião-dentista imediatamente levando, se possível, os fragmentos dentários. Quando um dente permanente sai totalmente da boca, o paciente pode pegar ele pela coroa, sem tocar na raiz, e reposicioná-lo na boca. Depois, deve procurar imediatamente o dentista. Caso não consiga colocar o dente no lugar, é preciso mantê-lo em um recipiente com soro fisiológico, leite ou saliva e levá-lo ao cirurgião-dentista. Se houver sangramento, o paciente ou alguém próximo pode estancar usando gaze, toalha, lenço ou gelo.

Celulite facial
Mattos explica que essa doença é frequente e se desenvolve por uma cárie não tratada que atinge a polpa do dente e, em vez de formar o abscesso dentário, espalha-se por todos os tecidos moles vizinhos à área afetada. A infeção se propaga de maneira ampla, causando febre, inchaço e vermelhidão no rosto. O cirurgião-dentista terá de encontrar o foco original da infeção e drená-lo, além de prescrever antibióticos e antitérmicos.

Fonte: MSN/Colgate



F-1: Chefe da Red Bull confirma ida de Vettel para a Ferrari

Foi há menos de 24 horas que Sebastian Vettel comunicou a Red Bull de que vai deixar a escuderia após o dia 23 de novembro de 2014, data do GP de Abu Dhabi, última etapa do atual campeonato. E, segundo Christian Horner, chefe da equipe de Milton Keynes, o tetracampeão defenderá a Ferrari no ano que vem.

Horner se mostrou compreensivo com relação à decisão tomada por Vettel, que foi contratado para integrar o Red Bull Junior Team ainda no século passado. Na F1, estreou em 2007, passando a defender o time principal da Red Bull em 2009. Desde então, foram conquistados quatro títulos e um vice-campeonato. Neste ano, o piloto está em quarto na tabela de pontuação.

“Não é certo para nós ficarmos no seu caminho”, afirmou Horner na manhã de sábado em Suzuka — ainda noite de sexta-feira no Brasil. “Conquistamos muito juntos, tivemos sucesso, fomos felizes dentro e fora da pista. Ele sempre será uma grande parte do que conquistamos”, disse.

Questionado, Horner confirmou: “Ele será um piloto da Ferrari”.

“Ele decidiu que é o momento certo para ele. É escolha dele. Ele está aí há tempo o bastante para saber o que quer. Ele não tem um empresário, gente ao redor dele, ele toma as próprias decisões e nós respeitamos”, acrescentou.

Quem está de saída da Ferrari para dar lugar a Vettel é Fernando Alonso — embora a equipe italiana ainda não tenha se posicionado oficialmente. Já o substituto do tetracampeão na Red Bull vai ser o russo Daniil Kvyat.

Fonte: Grande Prêmio



Garantia Safra revê municípios em adesão no CE

Neste ano, 181 municípios aderiram ao programa Garantia Safra com 334 mil agricultores inscritos no Estado. Desse total, 125 solicitaram do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) a realização de laudo técnico, dos quais 85 já concluíram o levantamento do índice de perda da safra e 40 estão em processo de análise. A preocupação de técnicos e autoridades é evitar a exclusão do programa de cidades que enfrentam quadro de seca há três anos.

Erros técnicos e de digitações, questões burocráticas e cruzamento de dados divergentes, apresentados por instituições públicas que fazem análise de perda da lavoura de sequeiro (aquela que depende de chuva), da agricultura familiar, podem resultar na exclusão de municípios. Um exemplo é Canindé, que permanece fora do Garantia Safra, apesar de ser uma das áreas mais castigadas pela estiagem, sofre com a falta de água e teve prejuízo elevado no plantio de milho e feijão.

O Diário do Nordeste divulgou com exclusividade a exclusão do município de Canindé no programa Garantia Safra, na edição do ultimo dia 24. A informação obteve ampla repercussão no Estado, pois as regiões do Sertão Central e Sertões de Canindé foram afetadas drasticamente por três anos seguidos de seca.

A coordenação geral do Garantia Safra esclareceu, por meio de nota, que "laudo elaborado pelo próprio município aponta perda inferior a 50% impedindo o pagamento do Garantia Safra" e que "aguarda um posicionamento do município sobre a conferência dos dados".

Contrapartida
Neste ano, serão liberadas cinco parcelas de R$ 170,00 para cada agricultor cadastrado e que aderiu ao programa. Os municípios têm até o fim deste mês para quitarem a contrapartida ao programa, mas apenas seis estão com boletos em aberto.

Inicialmente, o prazo para adesão ao Garantia Safra foi 31 de maio passado e apenas 85 municípios concluíram o processo nesse período. Depois, outra portaria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) concedeu novo prazo para o dia 3 deste mês e mais 40 municípios aderiram ao seguro. Até o momento, 42 municípios têm perda comprovada, referente a 81 mil agricultores.

O delegado do MDA, no Ceará, Francisco Sombra, informou que o Ministério divulgou uma nota técnica em que expressa possibilidade de reexame e possível retorno do município de Canindé ao programa.

Sombra explicou que são observados vários fatores. "Laudos de produção elaborados pela Ematerce, por técnicos dos municípios, cruzados com dados do IBGE, de pluviometria do Instituto Nacional de Meteorologia e do índice histórico de safra. Houve divergências nas informações e, por questões técnicas, ocorreu a exclusão", esclareceu.

Para o delegado do MDA no Ceará, a exclusão de Canindé, que apresentou perda elevada da safra e escassez de água, é uma situação preocupante. "Considero grave porque sabemos das dificuldades dos agricultores familiares, da falta de água e queda na produção agrícola, mas esperamos que ocorra uma ótima solução".

O temor de autoridades é que possam ocorrer manifestações, invasões de prédios públicos ante a exclusão de agricultores que aderiram ao Garantia Safra. Anteontem, por exemplo, houve movimentação na cidade de Tururu. O Ceará tem 176 municípios reconhecidos em situação de emergência pela Comissão Estadual de Defesa Civil e 169 pela Defesa Civil Nacional.

O Garantia Safra anterior, referente à safra 2012/2013 atendeu a 303.891 agricultores em 178 municípios do Estado. Foram liberados R$ 230,9 milhões. Para a safra 2013/2014, até o momento, em dois meses de início do programa estão sendo atendidos 81 agricultores em 42 municípios e já foram liberados R$ 13,7 milhões. Outras cidades devem ingressar no sistema até o fim desde ano.

Laudos em análise
No mês de setembro, a primeira parcela do Garantia Safra foi liberada para 28 municípios e, para este mês de outubro, está prevista a liberação de recursos para mais 14 cidades. "O processo é contínuo e outras cidades devem entrar no programa, pois em outros 85 municípios os laudos estão concluídos e em análise", explicou Sombra.

Em algumas regiões, as comissões municipais decidiram não pedir elaboração de laudo, tendo em vista registro de boas chuvas e perda mínima de produção, nas regiões do Cariri e do Centro-Sul. O Garantia Safra somente é liberado quando ocorre perda igual ou superior a 50% da lavoura por estiagem ou por inundação. Outros municípios solicitaram laudos e aguardam parecer final como Acopiara e Iguatu, cujos gestores esperam inclusão no programa.

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Antonio Amorim, avalia que o caso de Canindé ou de outro município que fique fora do programa será revisto.

"Houve possível contradição nas informações, mas é uma questão de tempo, e o município será beneficiado pelo Garantia Safra", espera.

"Estamos acompanhando a questão, orientando por meio da Ematerce os municípios na elaboração de laudos e esperamos uma solução rápida".

Mais informações
Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Ceará - (85) 3299. 1309
Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) - (85) 3101. 8105

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Solenidade dos 50 anos da Quadra Bicentenário conta com homenagens e palestra

Uma solenidade com várias homenagens marcou os 50 anos da Quadra Bicentenário do Crato. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, reuniu na noite de ontem desportistas e as personalidades que contribuíram com a obra que contou com o regime de mutirão para ser feita. A nova quadra chamou a atenção pelos recursos que apresentava para a época, a exemplo do maior painel eletrônico do Nordeste.

Cada passo para a construção foi citado pelo jornalista e memorialista, Huberto Cabral. Na ocasião, o secretário de Esportes, Carlos Queiroz, fez a entrega de diplomas de honra ao mérito para personalidades que contribuíram para a construção e história da quadra, a exemplo dos membros da comissão construtora da Bicentenário. O evento ocorreu no próprio local.

Cabral destacou o incentivo ao esporte para o Crato, com a inauguração do espaço, que também foi palco de importantes acontecimentos e eventos na cidade, como os festivais da canção, estudantis, competições e shows de grandes artistas nacionais. “A quadra se tornou ponto obrigatório da vida noturna do Crato”, lembra Huberto Cabral.

Durante o evento, o professor da Universidade Regional do Cariri (URCA), José Cavalcanti, proferiu palestra sobre “A importância de equipamentos como elementos de inclusão social”. Ele destacou a importância do incentivo ao esporte, contribuindo para a saúde e bem-estar da população, principalmente retirando jovens de situações de risco e condições vulneráveis relacionadas principalmente ao mundo das drogas. Ele ressaltou a necessidade de elaboração de um plano municipal de esporte. “É o tão sonhado plano, para que essa meninada não enverede por tantos problemas na sociedade, como as drogas”, diz.  

O professor Carlos Queiroz ainda enfatizou a necessidade de se instrumentalizar o formato do Seminário para debater o esporte no Município e trazer novas propostas para o segmento, e destacou a importância de eventos dessa natureza, no intuito de incentivar o esporte na cidade. O secretário salientou que será criado um projeto no intuito de prestar o reconhecimento devido aos esportistas e as pessoas que contribuem para o engrandecimento do esporte. Com isso, será ofertada uma comenda esportiva.

Assessoria de Imprensa/PMC



Ebola nos EUA: quatro isolados e até cem pessoas expostas

Após um paciente no Texas ter sido diagnosticado com
ebola, um médico do Missouri checa um vo
o com 
proteção total (John Spink/AP/John Spink)


Até cem pessoas podem ter entrado em contato direto ou indireto com Thomas E. Duncan, a primeira pessoa a ser diagnosticada com ebola em solo americano. Segundo o departamento de Saúde do Texas, quatro parentes do paciente estão em quarentena em suas casas por precaução, mas podem até ser presas se deixarem o isolamento sem autorização. A atual epidemia é a mais mortal da história da doença e já matou mais de 3 mil pessoas no oeste africano.

No início, o governo americano afirmou que o número potencial de contatos expostos à doença não chegava a dez, mas na quarta-feira aumentou o número para 18. Nesta quinta-feira, o departamento de Saúde de Dallas informou que entre 12 e 18 pessoas entraram em contato direto com o paciente, e, para o departamento de Saúde do Texas, o número de contatos indiretos pode chegar a cem. Contudo, nenhum deles apresenta sintomas.

— Estamos trabalhando com uma lista de aproximadamente cem potenciais ou possíveis contatos — disse Carrie Williams, porta-voz do departamento de Saúde do Texas, à agência Reuters. — Pode ser excesso de cautela, mas estamos começando com esta grande rede, incluindo pessoas que tiveram breves encontros com o paciente ou a casa do paciente. O número vai cair na medida em que focarmos nos contatos que podem representar riscos potenciais de infecção.

Os quatro parentes próximos ao paciente não podem receber visitas e, segundo representantes do governo, eles podem ser presos se deixarem a quarentena sem permissão até o dia 19. Apesar disso, os quatro não apresentam sintomas da doença.

— Nós usamos protocolos para proteger o público e conter a propagação da doença — disse David Lakey, comissário de Saúde do Texas. — A ordem está em vigor até que o período de encubação passe e a família não corra mais riscos da doença.

Autoridades americanas estão instruindo profissionais de saúde a avaliar pacientes em busca de sintomas da doença e a questionar o histórico de viagens, para determinar quem passou por países que estejam passando pela epidemia.

— Infelizmente, isso não aconteceu neste caso — disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas. — Nós temos que aprender com o que aconteceu, olhar para frente e nos assegurarmos que a falha não se repita.

Duncan saiu da Libéria no dia 19 de setembro, chegando aos EUA no dia seguinte ainda sem sintomas da doença. No dia 24, começou a se sentir mal e, no dia 26 procurou o hospital, mas foi liberado. Apenas no domingo, dia 28, o paciente foi internado e isolado.

Fonte: O Globo



Eleições 2014: Pesquisa Sensus mostra empate técnico entre Marina e Aécio; Dilma lidera

Pesquisa Sensus divulgada nesta sexta-feira mostrou empate técnico entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) na disputa pelo segundo lugar na corrida presidencial, que tem como líder folgada a presidente Dilma Rousseff (PT).

Dilma foi a 37,3 por cento das intenções de voto para o primeiro turno, ante 35,1 por cento no levantamento anterior, Marina recuou a 22,5 por cento, ante 25 por cento, enquanto Aécio oscilou a 20,6 por cento, ante 20,7 por cento. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

Em simulação de segundo turno, Dilma tem 44,0 por cento e Marina 37,6 por cento --na anterior o placar era 40,5 a 40,4 por cento.

Quando o confronto é entre Dilma e Aécio, a petista também vence: 45,8 a 36,9 por cento --na pesquisa anterior a petista derrotava o tucano por um placar mais apertado, 43,4 a 38,2 por cento.

As pesquisas mais acompanhadas pelos analistas são Ibope e Datafolha, que têm abrangência maior. Levantamento Datafolha divulgado na quinta-feira mostrou Dilma com 40 por cento e empate técnico entre Marina, com 24 por cento, e Aécio, com 21 por cento. Pelo Ibope, a presidente tem 40 por cento, a candidata do PSB soma 24 por cento e o tucano aparece com 19 por cento.

O Datafolha ouviu 12.022 pessoas entre quarta e quinta-feira em 433 municípios, enquanto o Ibope entrevistou 3.010 pessoas entre segunda e quarta-feira, em 205 municípios.

O Sensus realizou 2.000 entrevistas entre terça e sexta-feira, em 136 municípios.

Fonte: Reuters



Crato (CE): Polícia Civil prende homem armado

A Polícia Civil de Crato prendeu João Paulo da Silva nesta quinta-feira na Vila São Francisco, 14 em Crato João Paulo foi recolhido após investigações e, com ele, a polícia apreendeu uma espingarda calibre 38 com cinco munições intactas, uma faca e duas aves da fauna silvestre, sendo um Sofreu e uma Asa Branca.

Na Delegacia ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Sua saúde: As 20 doenças mais comuns no mundo corporativo

Rinite: 30% dos executivos entrevistados
disseram padecer deste problema
Rinite, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, tensões musculares, dores nas costas e no pescoço. Pergunte a seus colegas de trabalho se algum deles já sofreu destes problemas. As chances de encontrar alguém a poucos metros (ou baias) de distância são enormes.

É que estes e outros problemas apareceram com força no mapeamento realizado pela operadora Omint com 20 mil executivos no primeiro semestre deste ano.

Na opinião do diretor médico da Omint, Caio Soares, o estresse das longas jornadas e a pressão por resultados podem estar contribuindo para que estes sintomas (ou doenças) estejam no topo (ou perto dele) dos problemas de saúde mais frequentes no mundo corporativo.

Maus hábitos como sedentarismo e má alimentação tornam o quadro de saúde ainda mais delicado. Para se ter uma ideia, entre os participantes da pesquisa, 94,31% afirmaram que não mantêm alimentação equilibrada e 41,72% são sedentários. Outros 18% estão obesos e 11,46% disseram ser fumantes.

Confira o ranking completo dos problemas de saúde mais citados pelos executivos, segundo a Omint:

Rinite 30,60%
Alergia de Pele 20,62%
Ansiedade 18,66%
Excesso de Peso 18,07%
Dor de Cabeça Frequente 17,74%
Dor no pescoço ou ombros 16,37%
Problemas de visão 15,19%
Asma/Bronquite 13,08%
Insônia 10%
Pressão alta 8,28%
Dor nos Braços/Mãos 8,13%
Dor Crônica nas Costas 7,76%
Depressão 6,76%
Tireóide 4%
Gastrite Crônica 3,51%
Diabetes 1,92%
Úlcera 1,50%
Audição 1,40%
Artrose ou Artrite 1%
Osteoporose 0,20%

Fonte: Exame



Barbalha (CE): Servidora pública é morta a golpes de faca na frente dos filhos

A servidora pública Maria Welma de Sales Melo, de 35 anos, foi morta a golpes de faca na presença dos filhos na zona rural de Barbalha, nesta quinta-feira (2).

De acordo com a polícia, o principal suspeito do crime é o ex-marido da vítima, que ainda não foi encontrado.

Maria Welma trabalhava no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Barbalha, era suplente de vereador e tinha quatro filhos. De acordo com a família, estava separada do ex-marido há dois anos. Nesta quinta-feira (2), em mais uma tentativa de reatar o casamento, ela teria sido agredida no sítio onde morava. Ela chegou a ser socorrida para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

"Houve uma discussão dentro da casa. Ele (ex-marido) tinha passado o dia bebendo e a mulher foi atingida com golpes de faca", afirma o capitão Lucivando Rodrigues, comandante da Polícia Militar em Barbalha. A polícia realiza buscas ao suspeito.

No velório, parentes e amigos estavam chocados com o crime."Era uma pessoa que ajudava todo mundo. A saudade é grande. Eu perdi como se fosse a minha família", lamentou Cosma Inês Perreira, amiga da vítima.

Fonte: G1 CE



Criação de municípios tem novo veto presidencial


Pela segunda vez a presidente Dilma Rousseff vetou integralmente projeto de lei complementar que regulamenta a criação, fusão e incorporação de municípios. Em meio à campanha eleitoral, o veto passou despercebido para muitas pessoas, mas, para os emancipalistas, a decisão foi mais uma quebra de acordo firmado no Congresso Nacional com as lideranças do governo.

A expectativa dos líderes do movimento era de sanção presidencial ao projeto de lei complementar, afinal, o novo texto fora negociado com as lideranças do governo, apresentava critérios mais rígidos de emancipação dos distritos. O veto causou surpresa e indignação. "Parlamentares e emancipalistas ficaram descontes, irresignados e não vão aceitar esse fato", disse o presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa, Luiz Mourão Maia.

No Congresso Nacional tramitam agora dois vetos da presidente sobre projetos de lei complementar, distintos, que tratam da mesma temática, a criação, fusão e incorporação de municípios. O primeiro veto ocorreu em novembro de 2013. O mais recente foi em agosto passado e a decisão foi publicada na edição do dia 27 daquele mês no Diário Oficial da União.

No primeiro veto, a presidente alegou aumento de despesas públicas e havia uma ameaça de derrubada de veto no Congresso. A base aliada ao governo no Senado decidiu elaborar um novo texto com critérios mais rígidos para emancipação de municípios. O projeto tramitou em 35 dias sem emenda, na Câmara Federal e no Senado. Um prazo raro em decorrência do amplo acordo. Mesmo assim, em justificativa encaminhada à presidência do Senado, Dilma Rousseff, após consultar o Ministério da Fazenda, voltou a alegar que a lei geraria despesas para custear a criação de novos municípios, sem condicionar as emancipações ao aumento de receitas.

"Essa alegação é um absurdo, pois o que existe é pulverização dos recursos já existentes entre os municípios", rebateu Mourão. Além disso, os defensores das emancipações destacam que o segundo projeto exigia, por exemplo, população superior a 12 mil moradores para o Nordeste. O primeiro previa 8.400 habitantes. De acordo com dados do movimento de emancipações, atualmente, cerca de três mil municípios brasileiros têm população inferior a 12 mil habitantes, ou seja, não seriam emancipados pelo segundo projeto de lei. Além do critério populacional, há exigência de viabilidade econômica também.

Outro aspecto observado é a necessidade de regulamentação do Artigo 18, que trata do tema da emancipação e limites entre municípios na Constituição Federal. "Esperamos uma definição de regra há 20 anos", frisou Mourão. "No nosso entendimento, mais uma vez o Congresso Nacional foi desmoralizado, pois o projeto foi construído em acordo com as lideranças do governo e representantes da Casa Civil e do próprio Planalto".

Pauta de votação
O Congresso terá de apreciar os dois vetos que tratam da matéria dentre outros ainda este ano, portanto a pauta está trancada e é preciso aprovar matérias como o Orçamento da União. Há uma data prevista que é 18 de novembro próximo. De acordo com Mourão, há um entendimento de que o primeiro veto será mantido e o segundo, derrubado. "Essa é a tendência atual do movimento, manter e aprovar o projeto com critérios mais rígidos, derrubando o veto presidencial", disse Mourão.

No Ceará, levantamento inicial da Comissão de Criação de Novos Municípios mostra que 11 distritos alcançam critério populacional de 12 mil habitantes: Santa Tereza do Trici (Tauá); Jurema (Caucaia); Pajuçara (Maracanaú); Icaraí de Amontada (Amontada); Matriz de São Gonçalo (Ipueiras); Cruxati (Itapipoca); Guanacés (Cascavel); Itarema (Almofala); Juritianha (Acaraú); Várzea dos Espinhos (Guaraciaba do Norte) e Iguape (Aquiraz). Inicialmente, 30 distritos pleiteavam a emancipação, mas esse número caiu para 11, se considerar os novos critérios definidos no segundo projeto de lei, agora vetado.

Junção
Alguns distritos aparecem na listagem atual porque houve junção com outros, ampliando a área territorial: Matriz de São Gonçalo/Nova Fátima, São José de Lontras, e América, em Ipueiras; Várzea dos Espinhos/Mucambo/Martinslândia, em Guaraciaba do Norte.

Somente após o trabalho de análise dos critérios populacionais, econômicos e números de imóveis pode-se chegar a uma definição real de distritos que podem alcançar emancipação.

O presidente da Federação de Desenvolvimento Distrital e Emancipação do Ceará, Carlos Moreira Farias, disse que lamenta o veto presidencial e que aguarda com expectativa a quebra de braços entre o Congresso e o governo federal.

"Perdi a esperança e o que vejo é um jogo de enganação", disse o vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, que lutava pela emancipação do distrito de José de Alencar. O vereador Francisco Sales que luta pela emancipação do distrito de São Pedro do Norte, em Jucás, também lamentou o veto da presidente e a falta de um marco legal para regulamentar a questão. "Já se passaram mais de 20 anos e o tema ainda não foi regulamentado", lamentou.

Mais informações
Assembleia Legislativa do Ceará
Comissão de Novos Municípios
Fone: (85) 3277. 2735

Aprece
Fone: (85) 4003.4006

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



Crato (CE): Município participa de oficina regional sobre o Plano de Educação Permanente para os trabalhadores do SUAS

O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), participou na semana passada, no município de Assaré, da Oficina Regional sobre o Plano de Educação Permanente para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro foi promovido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará (STDS).

O propósito da reunião foi discutir o Plano Nacional dos Trabalhadores do SUAS, onde cada município irá fazer um planejamento para que estes trabalhadores, tanto de nível médio como superior, digam que tipo de capacitação desejam participar.

Após realizado o planejamento, cada município envia este para a STDS, e depois será analisado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para ser aprovado ou não. Conseguida a aprovação, cada município receberá um recurso, oriundo do Programa CapacitaSUAS, para trabalhar com os profissionais do Sistema Único de Assistência Social.

De acordo com a titular da SMTDS, Elisangela Rodrigues, a proposta é colocar este projeto em prática até o final deste ano. Também estavam presentes na oficina, representantes das cidades de Altaneira, Campos Sales, Potengi e Saboeiro.

Assessoria de Imprensa/PMC



Eleições 2014: Dilma fica mais perto de vencer no 1º turno, diz Ibope

A três dias da eleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) ampliou mais sua vantagem em relação à principal adversária, Marina Silva (PSB), e chegou a 47% dos votos válidos, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, 2. Na disputa pela segunda vaga em um eventual 2.º turno, Marina voltou a oscilar para baixo, enquanto o tucano Aécio Neves permaneceu no mesmo patamar pelo quarto levantamento seguido.

Em dois dias, segundo o Ibope, Dilma passou de 39% para 40% das intenções de votos totais, enquanto Marina variou de 25% para 24%, e Aécio ficou nos 19% que apresenta desde a metade de setembro. Nos votos válidos - quando se exclui da conta os brancos e nulos e os eleitores indecisos - o placar é de 47%, 28% e 22%, respectivamente.

Na simulação de 2.º turno entre Dilma e Marina, a presidente conseguiu sair do empate técnico e abriu sete pontos porcentuais de vantagem (43% a 36%). Em um confronto direto contra Aécio, a petista teria vitória ainda mais folgada se a eleição fosse hoje: 46% a 33%.

Desde 15 de setembro, a taxa de votos válidos em Dilma subiu paulatinamente nas pesquisas Ibope (42%, 43%, 45% e agora 47%), o que reabre a possibilidade de uma vitória no 1.º turno. Para que isso ocorra, ela precisará de pelo menos 50% mais um dos votos válidos (maioria absoluta) no domingo. Em 2010, quando concorreu pela primeira vez, a petista não passou dos 47% na primeira rodada da eleição.

Considerando-se os votos totais, Dilma subiu cinco pontos porcentuais no Nordeste, seu principal reduto eleitoral. Lá, a petista tem 54% das intenções de voto. Marina vem a seguir, com 24%, e Aécio aparece com 7%.

No Sudeste, região que concentra quatro em cada dez eleitores, a presidente oscilou para cima, de 30% para 32%, mas saiu do empate técnico com a candidata do PSB, que passou de 27% para 25%. Aécio, por sua vez, manteve-se com 23%, apesar de ter concentrado seus eventos de campanha em São Paulo e Minas Gerais.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 29 de setembro e 1.º de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, em 100 pesquisas feitas com a mesma metodologia, 95 terão resultados dentro da margem de erro prevista pelo instituto. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número  BR-00942/2014.

Fonte: Estadão



Sua saúde: Beterraba ajuda a combater o câncer e hipertensão

A beterraba é uma raiz que possui sabor adocicado e é rica em fibras, carboidratos, fonte de ferro, cobre, magnésio, manganês, cálcio, potássio, nitratos, vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, antioxidantes importantes como carotenoides e licopeno.

O pigmento que dá a beterraba sua cor roxo-avermelhado é a betacianina, e é um poderoso agente de combate ao câncer, principalmente contra câncer de cólon, de acordo com diversos estudos. Os glóbulos sanguíneos absorvem a betacianina e podem aumentar a capacidade de transporte de oxigênio em até 400%. Possui também um fitonutriente chamado proantocianidinas que é anticancerígeno.

As beterrabas são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, tais como B1, B2, B5, B6 e B9. Esta última, chamada também de ácido fólico, é importantíssima para a mulher grávida para o desenvolvimento normal da coluna vertebral da criança.

E o suco de beterraba é muito alcalino que o torna eficaz no tratamento da acidose. Beber regularmente o suco pode ajudar a aliviar a constipação.

Essa raiz também é rica em fitoesteróis, que são substâncias vegetais não produzidas pelo organismo humano. A fibra de beterraba vermelha promove a redução do colesterol em 30 a 40%.

Além disso, a beterraba possui nitratos, substâncias que produzem no sangue um tipo um gás conhecido como óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e as artérias e reduz a pressão arterial. Por isso, um estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, publicado no jornal Hypertension da American Heart Association, constatou que um copo de 250 militros de suco de beterraba por dia é suficiente para diminuir em 7% a pressão arterial. Ou seja, essa raiz é aliada de quem tem hipertensão.

E o açúcar?
O açúcar da beterraba depois de pronto é quimicamente idêntico do açúcar da cana, cada um com uma composição de 100% sucrose (sacarose). O açúcar de beterraba é utilizado principalmente no norte da Europa, e o açúcar da cana de açúcar é usado pela grande maioria do mundo. Para ter uma distinção entre eles na Europa, é adicionado cerca de 1 a 3% de melaço ao açúcar de cana branco para lhe dar uma cor acastanhada.

Uma pessoa com diabetes deve ter uma alimentação bem balanceada e se estiver com a glicemia controlada pode usar a beterraba crua ou cozida na salada (1 pires dos de chá no máximo por refeição).

Como consumir a beterraba
De acordo com um estudo britânico da Universidade Rainha Mary, em Londres, citado anteriormente, um copo por dia e/ou a ingestão de uma beterraba pequena diária é o suficiente para ter todos os benefícios da beterraba. O ideal é consumi-la crua ou cozida e de preferência com a casca, que conserva melhores os nutrientes.

É muito importante fazer a escolha adequada da beterraba. Prefira com tamanho pequeno e médio pois são mais macias e saborosas. Observe se a casca está lisa e sem manchas ou rachaduras e se tiver folhas, estas devem ser de cores homogêneas e brilhantes, pois seu consumo é recomendado devido ao alto teor de nutrientes.

As beterrabas cruas tem uma substancia importante chamada betaína que, segundo estudos, diminui a substâncias inflamatórias no nosso corpo, auxiliando na redução de diversas doenças e envelhecimento.

Mas a beterraba pode ser consumida em geral nas saladas, sucos, omeletes, cozida no feijão, entre outros.

Beterraba é aliada de quem pratica exercícios
Ingerir suco de beterraba auxilia a aumentar a resistência física e permite que atletas, principalmente em provas de resistência como corrida e ciclismo, consigam exercitar por até 16% de tempo a mais, de acordo com um estudo realizado pela University of Exeter, do reino Unido.

O suco de beterraba contém alto teor de nitrito, que é transformada em nitrato (nitração) e a mesma se modifica para óxido nítrico (NO2). O óxido nítrico, como já foi citado, é responsável de fazer um relaxamento da musculatura da parede dos vasos sanguíneos, resultando em uma vasodilatação e aumento do fluxo de sangue, diminuindo a pressão arterial, aumentando a absorção de nutrientes nos músculos do corpo. Isso resultará em aumento de massa magra, aumento de força (devido maior velocidade da contração da fibra muscular) e uma melhor recuperação muscular após o exercício com um incremento a mais de resistência física.

No pré-treino prefira ingerir o suco (que leva uma beterraba pequena ou média com água) até 60 minutos antes do treino, tempo suficiente para ter o aumento da perfusão sanguínea.

Há também o suco rosa, que é a combinação de laranja com beterraba crua, resultado de um estudo publicado no Journal of Applied Physiology pelo professor Andy Jones. Este estudo demonstra que a mistura melhora em até 10% o desempenho físico, e ainda ajuda na recuperação muscular. A grande vedete deste suco é a beterraba que é uma excelente fonte de óxido nítrico, que promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a absorção de micronutrientes no organismo. A laranja por sua vez, além de ser rica em vitamina C, tem a função de combater os radicais livres que são gerados com os exercícios físicos.

Fonte: Minha Vida



Crato (CE): Biblioteca Móvel da Secretaria de Educação incentiva a leitura

Criada desde 2003 a Biblioteca Móvel da Secretaria de Educação do Crato vem contribuindo com o incentivo a leitura no Município. A biblioteca funciona de forma itinerante na estrutura de um ônibus com visitas regulares às escolas da zona urbana e rural. O trabalho consiste em contação de histórias, rodas de leituras, oficinas literárias, apreciação e leitura espontânea.

A estrutura da Biblioteca conta com tv, dvd, aparelho de som, livros, mesas e cadeiras. Além do atendimento ao público infantil-juvenil das escolas, a biblioteca é solicitada também para eventos e atividades comunitárias.

A professora Fernanda Cardeal, responsável pela Biblioteca Móvel ressalta que além desses trabalhos pontuais de incentivo a leitura, são desenvolvidas ações de formação de professores das salas de leituras, visando potencializar esses espaços nas escolas e subsidiar teoricamente os profissionais. Fernanda destaca ainda, que são realizadas visitas nas escolas para dar apoio pedagógico e estrutural.

Atualmente a equipe é composta por cinco educadoras, tendo 40 salas de leituras nas escolas municipais e se calcula que são atendidos anualmente cerca de 10 mil  alunos. Para solicitar os serviços da Biblioteca Móvel, os interessados devem encaminhar oficio a Secretaria de Educação. Informações adicionais: (88) 3523.1050  ramal 206.

Assessoria de Imprensa/PMC



Eleições 2014: Datafolha mostra empate técnico entre Marina e Aécio; Dilma lidera com 40%

A três dias da eleição, Aécio Neves (PSDB) conseguiu empatar com Marina Silva (PSB) na disputa pelo segundo lugar da corrida presidencial.

Pesquisa Datafolha concluída nesta quinta-feira (2) mostra Marina com 24% das intenções de voto, Aécio com 21%.

Como a margem de erro do estudo é de dois pontos para mais ou para menos, a situação é de empate técnico entre os dois postulantes.

A tendência é de uma briga bastante acirrada pelo ingresso no segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT), líder isolada do primeiro turno com 40% –o mesmo patamar dos dois últimos levantamentos.

Marina cai ou oscila para baixo pesquisa após pesquisa desde o início de setembro. No mesmo período, ocorreu o oposto com Aécio. A vantagem da pessebista sobre o tucano chegou a ser de 20 pontos. Hoje é de 3 pontos.

Juntos, os outros candidatos somam 4% das intenções de voto. Luciana Genro (PSOL), Pastor Everaldo (PSC) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada, enquanto os demais totalizam 1%. Brancos são 5%, eleitores dispostos a votar nulo representam outros 5%.

Em votos válidos (conta que descarta brancos e nulos), o placar do primeiro turno é Dilma com 45%, Marina com 27%, Aécio com 24%.

Nos testes de segundo turno, Dilma vence tanto Marina quanto Aécio com o mesmo resultado: 48% a 41%.

O Datafolha fez 12.022 entrevistas em 433 municípios por encomenda da Folha em parceria com a TV Globo. Os eleitores foram ouvidos nesta quarta (1º) e nesta quinta (2). O nível de confiança é de 95% (em 100 levantamentos com os mesmos métodos, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00933/2014.

Fonte: Folha.com



Santana do Cariri (CE): Nova espécie de pterossauro é encontrada

Uma nova espécie de pterossauro com características diferenciadas, foi apresentado durante esta semana, por pesquisadores do Nordeste. Com características tridimensionais e um extraordinário nível de preservação, o crânio do réptil voador, com aerodinâmica perfeita, foi achado no sítio São Gonçalo, em Santana do Cariri e identificado como Maaradactylus kellneri.

Encontrado com cerca de 95% de preservação, o fóssil deverá ter em torno de 111 milhões de anos, do período Cretáceo. A apresentação da nova descoberta aconteceu na manhã desta quarta-feira, durante coletiva com a pesquisadora da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Juliana Sayão, que há mais de duas décadas desenvolve trabalhos de pesquisa na região do Araripe.  O material vem sendo alvo de estudo de uma tese de mestrado do cratense, Renan Bantim, na área de histologia dos pterossauros, na universidade pernambucana. Com isso, esses animais alados poderão ser associados às diversas espécies que existiam tanto na África como na China.

O réptil de anatomia exata já se soma a 23 diferentes espécies de pterossauros encontrados na área da Bacia do Araripe. E foi achado justamente no terreno do diretor do Museu de Paleontologia da URCA, Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, o que facilitou a coleta do material pelos pesquisadores. A peça comporá o acervo do Museu de Santana do Cariri, além do crânio e da mandíbula reconstituídos.

A região da Bacia Sedimentar do Araripe está localizada entre os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, reunindo grande registro fossilífero de diversos animais e vegetais. É reconhecida mundialmente como um dos mais importantes depósitos com registros desses répteis alados. Da nova espécie ficou preservado apenas seu crânio, constituindo um dos maiores pterossauros com dentes já encontrados no Brasil. Possui 75 cm de comprimento e abriga uma enorme crista em sua região anterior, que ocupa 40% do crânio. Estima-se que sua envergadura alar seja de 6m. Álamo diz que tudo levar a crer que o pterossauro era um animal ainda jovem e que se alimentava de peixe, com uma hidrodinâmica e aerodinâmica perfeitas.

De acordo com os pesquisadores. A grande quantidade de dentes, alguns arranjados em trios, é uma das características mais marcantes dessa nova espécie, que contém um padrão dentário nunca antes visto nos arcossauros - agrupamento que reúne Pterossauros, Crocodylomorfos, Dinossauros e Aves.

Características especiais
O formato da crista e a disposição dentaria indicam que o animal se alimentava de peixes. A crista fina e alta com dentes à frente do crânio ajudavam a romper a superfície da água para pegar a caça. São ao todo 35 pares de dentes superiores, com os dois primeiros direcionados para frente, formando uma estrutura para capturar seu alimento. Essa descoberta amplia a diversidade do Araripe, segundo Álamo, e mostra que ainda há muito a se conhecer.

A denominação Maara teve inspiração numa figura mítica da região Sul do Estado, filha do Cacique Manacá, da Tribo Kariri. Ela foi enfeitiçada, segundo a lenda, e passou a viver no fundo de um lago, como serpente. A terminação dactylus vem do grego e quer dizer dedo, uma característica marcante dos pterossauros, que possuem o quarto dedo modificado em asa.

O estudo foi realizado através de uma parceria interinstitucional, estabelecida desde 2011, composta por pesquisadores da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e URCA. Constitui a primeira publicação de uma espécie de pterossauro, fruto de pesquisa realizada exclusivamente no Nordeste, por pesquisadores sediados nessa região. Os pterossauros achados na região da Bacia do Araripe tiveram uma ampla distribuição geográfica durante o período Cretáceo. A nova espécie está restrita ao Brasil e até o momento representa a 24ª de pterossauro descrita na Bacia do Araripe desde 1971, quando o primeiro fóssil do grupo foi publicado.

Fonte: Diário do Nordeste



AddThis