Crescimento de casos de Covid no Ceará preocupa e novo decreto impõe medidas ainda mais restritivas

Na tarde desta sexta-feira (26), após reunião virtual com o Comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a prefeitura de Fortaleza, o governador Camilo Santana utilizou as suas redes sociais para divulgar um novo decreto estadual, válido a partir deste sábado (27) até o domingo (7/3):

• Toque de recolher entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e entre 19h e 5h aos sábados e domingos, com saídas permitidas somente em situação de comprovada necessidade;

• Comércio de rua funciona de segunda a sexta-feira até as 17h. As outras atividades econômicas (shopping centers e restaurantes) e as religiosas, até 19h (segunda a sexta-feira). Serviços essenciais podem funcionar após esse horário. No sábado e domingo, restaurantes funcionam até as 15h, e outras atividades econômicas e religiosas até as 17h;

• Espaços públicos continuam com circulação restrita todos os dias a partir das 17h;

• Igrejas devem realizar suas atividades com até 30% de sua capacidade, e estimular as celebrações de forma virtual;

• Academias de ginástica devem funcionar com 30% de sua capacidade, devendo fazer o agendamento de horários para o devido cumprimento de todos os protocolos sanitários;

• Continua remoto o trabalho para servidores públicos, com exceção das atividades essenciais. Recomendação para a mesma medida junto ao setor privado;

• Seguem as barreiras sanitárias em Fortaleza, com recomendação para o controle por parte dos municípios no Interior;

Camilo Santana destacou que todas as medidas têm um único objetivo o de proteger os cearenses e salvar vidas, além do constante diálogo com os outros setores. “Continuamos dialogando com o setor da educação para avaliar a forma mais segura do retorno presencial das atividades, continuando até lá de forma remota. Também temos conversado com o setor de bares e restaurantes para discutir algumas medidas de apoio, assim como lançamos recentemente para o setor de eventos. Já devemos anunciar essas medidas no começo da próxima semana”, explicou.

Em relação ao sistema público de saúde, o governador ressaltou que continua ampliando a rede de assistência, devendo superar os três mil leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, incluindo mais de mil UTIs. “O momento sanitário é muito grave e exige de todos nós esforço e responsabilidade para superarmos essa crise. Se possível fique em casa, e se precisar sair, por favor, use máscara”, finalizou Camilo.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa institui 20% de cotas para negros em concursos públicos

O governador Camilo Santana encaminhou para a Assembleia Legislativa Projeto de Lei que institui o programa de cotas raciais para concursos públicos estaduais, na reserva para candidatos negros de 20% das vagas ofertadas, destinadas ao provimento de cargos ou empresas integrantes do quadro de órgãos e entidades estaduais, incluindo as empresas públicas e sociedades de economia mistas.

O governador Camilo Santana afirma no projeto que a proposta é estabelecer condições ideais para o acesso a direitos de elevado significado na Constituição, a exemplo do ensino e do trabalho. “Essa é mais uma política pública social e afirmativa realizada pelo Governo do Estado, que tem como objetivo combater a desigualdade racial”, aponta Camilo. Na mensagem enviada, ele justifica ainda o “antecedente histórico e cruel pelo qual passou a população negra brasileira, privando esse segmento de inúmeras oportunidades , inclusive de instrução, impossibilitando acesso a direitos sociais e ao mercado de trabalho em condições de igualdade com a população em geral”.

Na proposta encaminhada para aprovação dos deputados estaduais, e que em conformidade com a Lei Federal n. 12990/2014, o Governo do Ceará pontua que o projeto “institui política pública e social e afirmativa consistente na reserva de vagas para candidatos negros em concursos públicos, destinados ao provimento de cargos e empregos no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, com o intuito de praticar uma política de ações afirmativas, pensando em promover a isonomia e a inclusão social”.

Momento histórico
Para a professora Zelma Madeira, assessora Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais, esse é um dia histórico de uma conquista há muito tempo esperada, uma ação afirmativa na modalidade de cotas plenas raciais. “Com essa ação, o governador Camilo Santana está acolhendo uma demanda do movimento social, especialmente o movimento negro, e de todos os movimentos sociais que tem como pauta a luta antirracista. Estamos com isso, afirmando um grupo étnico, que tem sofrido com o peso do racismo estrutural, e criando novas oportunidades para negros, negras e pardos, adentrarem no serviço público, pois sabemos que ainda há uma grande disparidade em dois campos fundamentais, que é a educação – que resolvemos com a Lei 16197, de 2017, Lei de Cotas nas Universidades -, e o trabalho, que está sendo reparado com essa nova Lei do Governo do Estado do Ceará, que possibilita a inclusão no mercado de trabalho”, comemora.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Prefeitura no Interior é alvo de operação para apurar desvio de recursos e utilização de “laranjas” em contratos

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) e da Promotoria de Justiça de Varjota, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/02), a “Operação Parlador”, que investiga fraude milionária e utilização de “laranjas” em contratos de coleta de lixo na Prefeitura de Varjota. Com apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil, a Operação cumpre mandados nas cidades de Fortaleza, Varjota, Tamboril, Ibicuitinga e Nova Russas.

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão contra empresários, engenheiro e agentes públicos, todos investigados por crimes de fraude em licitações, peculato, falsidade ideológica e associação criminosa. Além disso, a Justiça determinou o afastamento de três agentes públicos. O grupo investigado é suspeito de constituir empresa em nome de pessoa “laranja” para direcionar licitação de coleta de lixo na cidade de Varjota e superfaturar os pagamentos.

A investigação realizada pelo Ministério Público constatou que um dos suspeitos, que trabalha como vigilante, teria faturado mais de R$ 10 milhões em contratos do Município entre 2016 e 2020, não tendo demonstrado a mínima capacidade financeira compatível com o recebimento dos recursos públicos. Um outro investigado, que seria um dos operadores do esquema, foi assassinado em 2020, em circunstâncias que estão sendo apuradas pela Polícia Civil. O MPCE ressalta que a apuração continua e outras fases da Operação podem ser deflagradas.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Novo lote com mais 49.200 doses de vacinas contra a Covid chega ao Ceará

O avião com 49.200 doses da vacina contra a Covid-19, CoronaVac/Butantan, pousou no final da noite desta quarta-feira (24) no Aeroporto de Fortaleza. O governador Camilo Santana aproveitou a ocasião e lembrou da importância do Estado seguir avançando na campanha de vacinação. “Recebemos agora mais um lote de vacinas contra a Covid. São 49.200 doses da CoronaVac/Butantan. Nesta manhã já havíamos recebidos 80.500 doses da AstraZeneca/Oxford, que estão sendo distribuídas na Capital e aos municípios do interior para acelerar o processo de imunização em todo o Estado, totalizando 129.700 unidades nesta quarta-feira (24)”, informou.

Seguindo o planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), todo o lote recebido pela manhã (80.500 da AstraZeneca/Oxford) somada à metade do lote dessa noite (24.600 de CoronaVac/Butantan), totalizando 105.100 doses, será usado para aplicar a primeira dose em pessoas dos grupos prioritários. As 24.600 doses restantes da Coronavac recebidas na noite dessa quarta-feira (24) serão reservadas para a segunda dose do mesmo grupo. A vacinação prioritária para os profissionais de saúde e idosos com mais de 75 anos prossegue na primeira fase.

Após a chegada das vacinas, o lote imediatamente seguirá para a distribuição aos municípios cearenses para dar continuidade à vacinação. As doses serão levadas via transporte aéreo e terrestre para as 22 áreas descentralizadas de saúde e de lá as secretarias municipais de Saúde, responsáveis pela aplicação dos imunizantes, retiram a quantidade reservada para cada município.

Comprar mais vacinas
Camilo falou ainda que, mesmo tendo buscado entendimento com o Ministério da Saúde para que as vacinas contra a Covid-19 sejam enviadas o mais rápido possível e em grande quantidade para os Estados, o Governo do Ceará segue desde o ano passado conversando com diversos laboratórios para a aquisição direta de vacinas, caso o Plano Nacional de Imunização não seja suficiente.

“Informo aos cearenses que enviamos ofício para a Pfizer; assinamos memorando de entendimento com o Instituto Butantan; temos conversado constantemente com a Fiocruz; e feito contato com laboratórios chineses que têm produzido o imunizante. Além disso, por meio do Consórcio Nordeste, estamos em tratativas com o fabricante da vacina Sputnik, da Rússia. Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses estejam imunizados”, explicou o governador.

Vacinômetro
Até meio-dia desta quarta-feira (24), foram vacinados 323,693 mil cearenses. E dos vacinados, 265.157 pessoas receberam a primeira dose e 58.536 já receberam a segunda.

Manter a precaução
Mesmo com a chegada de mais vacinas, o governador salientou que é preciso manter o cuidado e a prevenção até que seja possível vacinar todas as pessoas. “A forma mais eficaz de conter a multiplicação desses casos é seguir o isolamento social e continuar com a imunização. E até a vacinação de todos, só há um caminho: a prevenção. A situação é grave, mas juntos iremos conseguir superar”, comentou Camilo.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Crato terá mais 10 leitos de UTI e conta com 21 clínicos para tratamento da Covid-19

O município do Crato terá mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital São Camilo, destinados para tratamento dos casos da Covid-19. A cidade já conta com 21 leitos clínicos, para o atendimento dos casos de maior complexidade, através do Municípios em parceria com o Estado.

A parceria entre município, Estado e a unidade hospitalar tem se mostrado eficiente nos cuidados dos acometidos pela doença. Entre os municípios com população acima de 100 mil habitantes, o Crato é o de menor mortalidade.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Camilo sanciona medidas de apoio ao setor de eventos; uma das ações prevê auxílio financeiro de R$ 1 mil para profissionais da área

O governador Camilo Santana sancionou nesta quarta-feira (24) as leis que instituem medidas de apoio ao setor de eventos durante a pandemia. As ações, aprovadas pela Assembleia Legislativa, foram anunciadas na semana passada e são resultados de um processo de diálogo com um dos setores econômicos mais prejudicados com a Covid-19.

“Estamos há quase um ano com a pandemia e vários setores produtivos foram afetados, mas hoje já temos mais de 90% da economia do Ceará funcionando. Contudo, o setor de eventos foi e ainda está bastante afetado. Realizamos essas ações com muito diálogo e entendendo as necessidades do setor. Agradeço à Assembleia pela urgência na aprovação das medidas, que serão fundamentais para ajudar milhares de cearenses nesse momento difícil de pandemia”, citou o governador Camilo Santana.

Medidas de apoio para o setor de eventos:

1) Auxílio financeiro do Governo do Ceará para os profissionais do Setor de Eventos no valor de R$ 1.000, divididos em duas parcelas de R$ 500, mediante cadastro e critérios da Secretaria da Cultura (Secult). “Segundo levantamento do Governo e dos sindicatos que representam esses segmentos, cerca de 10 mil profissionais serão beneficiados com essa medida, como músicos, humoristas, técnicos de som, luz e imagem, artistas circenses, as pessoas que trabalham nos bastidores dos eventos”, explicou o governador.

2) Lançamento de um Edital no valor de R$ 4 milhões para eventos corporativos virtuais, voltadas para a produção de feiras, seminários, congressos, simpósios, exposições e congêneres.

3) Isenção do IPVA 2021 para veículos registrados em nome de empresas de eventos, e para até um carro que esteja no nome de profissionais autônomos ou microempreendedores individuais (MEI) formalizados, que atuem comprovadamente no ramo de eventos.

4) Parcelamento das dívidas de ICMS com o Estado do Ceará em até 60 meses (5 anos), com o objetivo de regularizar a situação fiscal de empresas do setor de eventos.

5) Quando liberados os eventos presenciais, os equipamentos públicos do Estado isentarão o pagamento de qualquer taxa ou aluguel por seis meses para os eventos ali sediados. “Uma medida válida para empresas cearenses que poderão produzir e sediar seus eventos em locais como o Centro de Eventos, Theatro José de Alencar, Teatro Carlos Câmara, Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar, essa uma demanda do próprio setor, agora atendida”, frisou Camilo.

Editais da Cultura
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, tem em andamento outros editais e oportunidades, que totalizam R$ 86 milhões voltados para projetos culturais e que têm apoiado os artistas do Ceará. São R$ 68 milhões pela Lei Aldir Blanc e outros R$ 18 milhões em editais da própria Secult.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará recebe mais 80.500 doses de vacinas contra a Covid-19

O avião com 80.500 doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela AstraZeneca/Oxford pousou no final da manhã desta quarta-feira (24) no Aeroporto de Fortaleza. O governador Camilo Santana informou que o Estado segue avançando na campanha de vacinação de sua população.

“Cerca de 320 mil cearenses foram vacinados até o momento, e nossa meta é acelerar o processo de imunização em todo o estado. Seguimos firmes nessa luta”, informou o chefe do Executivo estadual. Dos vacinados, 264.251 pessoas receberam a primeira dose e 54.475 já receberam a segunda. O Ceará espera ainda esta semana a chegada de um outro lote, composto por mais 49.200 doses da CoronaVac/Butantan.

O plano é usar o lote recebido hoje (24) para aplicar a primeira dose em pessoas dos grupos prioritários. Das 49.200 doses da Coronavac previstas para o decorrer da semana, a ideia é aplicar a metade e guardar o restante para a segunda dose. A vacinação prioritária para os profissionais de saúde e idosos com mais de 75 anos prossegue na primeira fase.

Camilo Santana ressaltou que a distribuição do lote que chegou nesta quarta-feira já começará. “Seguirão a nossa logística de distribuição para os municípios cearenses e, assim, daremos continuidade à vacinação, a forma mais eficaz de conter a multiplicação desses casos”, disse. As doses serão levadas via transporte aéreo e terrestre para as 22 áreas descentralizadas de saúde e de lá as secretarias municipais de Saúde, responsáveis pela aplicação dos imunizantes, retiram a quantidade reservada para cada município.

Manter a precaução
Mesmo com a chegada de mais vacinas, o governador salientou que é preciso manter o cuidado e a prevenção até que seja possível vacinar todas as pessoas. “Até a vacinação de todos, só há um caminho: a prevenção. A situação é grave, mas juntos iremos conseguir superar”, comentou Camilo.

O Governo do Ceará segue ampliando a rede pública de Saúde para garantir para a população o acesso aos serviços em caso de precisão. Já na próxima segunda-feira (1), o Estado contará com 811 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 e, durante o mês de março, esse número deve ser ampliado para 1.074 leitos, ultrapassando o número que o Estado ofereceu durante o primeiro pico da pandemia.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Barbalha realiza blitze de fiscalização no transporte coletivo contra Covid-19

A cidade de Barbalha, na região do Cariri cearense, iniciou nesta semana a fiscalização em transporte coletivo municipal e intermunicipal, para verificar o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus. A operação, iniciada nesta segunda-feira (22), prossegue, pelo menos, até o próximo domingo (28).

Cerca de 15 agentes da Vigilância Sanitária do município, do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Polícia Militar participam da fiscalização. “Vistoriamos somente nesta manhã (22) mais de 30 veículos, mas não encontramos nenhuma irregularidade”, pontuou o integrante do Comitê de Trabalho para Enfrentamento do Novo Coronavírus - Covid-19, Alex Sampaio.

O município não tem estatística sobre a quantidade de passageiros e veículos que fazem o transporte coletivo na região, que é um polo regional de Saúde, e em direção à Juazeiro do Norte, que também é um centro comercial intenso, no interior cearense.

“Estamos preocupados com o crescimento de casos e de óbitos de Covid-19 no Ceará e sabemos que há risco de transmissão no transporte coletivo, com o fluxo de pessoas de outras cidades que passam e vêm para Barbalha”, pontuou Alex Sampaio.

De acordo com Alex Sampaio, há exigência de verificação de temperatura corporal no momento do embarque, condução de passageiros somente sentados, uso de máscara e de álcool em gel. Em caso de descumprimento, o decreto municipal prevê interdição do veículo por cinco dias e se houver reincidência, o prazo de suspensão sobe para dez dias. O veículo não é recolhido e fica sob a responsabilidade do proprietário ou condutor.

Outras cidades da região do Cariri – Crato e Juazeiro do Norte – não informaram sobre o trabalho de fiscalização em transporte coletivo acerca das medidas preventivas contra a Covid-19.

Por Honório Barbosa

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter
 

Ceará tem quase 20 mil raios no ano; veja cuidados a serem tomados

A Enel contabilizou, até esta segunda-feira (22), 19.952 raios em todo o Ceará. Os dados são do Sistema de Monitoramento e Alerta que monitora, entre outras ocorrências, as descargas atmosféricas no estado.

Segundo o órgão, até então, os municípios mais atingidos são:

• Granja: 2.178
• Crateús: 687
• Tianguá: 605
• Viçosa do Ceará: 583
• Uruoca: 486

Dentre as macrorregiões mais afetadas no estado, Litoral Norte lidera, com um total de 4.022 raios; seguido pelo Sertão de Crateús (2.884) e Sertão de Sobral (2.647). No dia 11 deste mês foi registrado o maior número de descargas atmosféricas no Ceará, contabilizando um total de 1.899 raios.

Em 2020, Santa Quitéria e Granja se mantiveram no ranking e foram os municípios com maior incidência de raios, sendo Santa Quitéria o primeiro lugar (8.267) e Granja, o segundo (6.758). Março de 2020 foi o mês com o maior número de incidências, com o registro de 52.697 descargas atmosféricas. Ao todo, foram contabilizados 174.874 raios no Ceará.

Sistema de Monitoramento e Alerta
Além de chuvas, ventos fortes, queimadas e descargas atmosféricas, o Sistema de Monitoramento e Alerta auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, possibilitando que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, todo o Ceará e, em caso de alguma ocorrência, agir de maneira mais assertiva e rápida.

Esse trabalho, de acordo com a Enel, é realizado 24 horas pelo Centro de Controle do Sistema (CCS), a partir de satélite, com dados fornecidos em tempo real pelo Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia.

O sistema emite boletins diários sobre as condições meteorológicas de todo o Ceará e antecipa contingências no atendimento de emergência. Além disso, o programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alerta para previsão de riscos para cada local monitorado.

Cuidados em casa durante tempestade

• Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
• Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
• Evitar consertos de instalações elétricas;
• Se possível, permanecer em casa enquanto a tempestade durar.
• Cuidados fora de casa durante tempestade
• Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
• Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Cuidados fora de casa durante tempestade

• Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
• Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ciopaer realiza transporte de bebê com cardiopatia de Barbalha para Fortaleza

O transporte aéreo é utilizado com o intuito de reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar o socorro a pacientes mais debilitados. Mais uma vez, o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi essencial para salvar a vida. O bebê de seis meses foi transportado, na manhã do último sábado (20), da cidade de Barbalha para uma unidade de saúde na Capital.

De acordo com os profissionais que atenderam a ocorrência, o menino possui cardiopatia congênita e agenesia de septo. O coração estava sem a separação dos átrios e ventrículos. Após o acionamento, a criança foi levada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Hospital São Vicente, em Barbalha, para a base da Ciopaer, em Juazeiro do Norte.

De lá, o paciente foi transportado pela aeronave Fênix 06 para o Hospital do Coração de Messejana em Fortaleza, onde passará por uma cirurgia com um cirurgião cardíaco pediatra. O voo durou aproximadamente duas horas. Durante a missão, foram empregadas equipes da Ciopaer e Samu Ceará.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Anvisa aprova uso definitivo da vacina da Pfizer; registro é primeiro do Brasil

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou hoje o pedido de registro definitivo da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer e pela Biontech. É a primeira autorização dessa natureza para um imunizante contra o coronavírus no Brasil e em toda a América Latina.

Este tipo de autorização permite que a farmacêutica comercialize doses para aplicação em massa em toda a população brasileira. Por enquanto, porém, o laboratório ainda não assinou contrato de venda com o Ministério da Saúde.

Até agora, a Anvisa havia aprovado apenas o uso emergencial das vacinas CoronaVac - do Instituto Butantan e do laboratório Sinovac - e Oxford/AstraZeneca. A Fiocruz, que produz esta segunda no Brasil, também já solicitou o registro definitivo, mas ainda não foi autorizado.

"Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a Covid-19, para uso amplo, nas Américas."
Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa

"O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro", disse o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, em reunião colegiada nesta terça-feira.

"Esperamos que outras vacinas estejam, em breve, sendo avaliadas e aprovadas", completou ele.

Segundo a Anvisa, registro não é uma decisão da diretoria colegiada e só necessita da publicação no Diário Oficial da União, que deve acontecer em uma edição extra ainda hoje.

"O registro é um ato do gerente-geral de medicamentos, então a equipe dele e ele promoveram esse benefício nessa luta contra a Covid-19", disse Barra Torres em referência ao diretor Gustavo Mendes, que coordenou as análises na Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa.

Anúncio sobre aprovação não era esperado
A declaração de Barra Torres aconteceu na abertura da 3ª reunião ordinária da Anvisa, em cuja pauta não estava prevista a divulgação das análises da Pfizer.

Antes de anunciar a aprovação, Torres comparou a "vitória" da Anvisa com a chegada do Exército Brasileiro à Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

"Foi num dia 21 de fevereiro, em 1945, quando um grupo de bravos e galantes brasileiros, inicialmente desacreditados, colocou o pé na Itália naquele que seria até hoje o maior conflito armado de todos os tempos", disse Torres que é contra-almirante da Marinha.

"Chegamos hoje, numa terça-feira, que começa sob essa bênção vitoriosa do dia 21 de fevereiro [de 1945]. Que venham outras iguais à desse dia de hoje", afirmou.

Negociação entre Pfizer e governo está emperrada
O Brasil negocia com a Pfizer desde o primeiro semestre do ano passado, mas o acordo está emperrado. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, considera que o laboratório impõe "cláusulas leoninas" ao governo brasileiro.

Ontem, representantes da farmacêutica participaram de uma sessão no Congresso, e senadores se prontificaram a intermediar as negociações com o ministério. Durante o encontro, as farmacêuticas indicaram que não vão abrir mão das condições que negociam com a pasta. Uma delas, por exemplo, é que o governo se responsabilize por eventuais demandas judiciais por reações adversas.

Em nota divulgada, a Pfizer informou que não pode comentar as negociações com o governo brasileiro, mas que "as cláusulas que estão sendo negociadas estão em linha com os acordos que fechamos em outros países do mundo inclusive na América Latina".

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Mais de 95% da economia do Ceará está funcionando; novo decreto não fechou nenhuma atividade econômica

O decreto que traz medidas mais restritivas para conter o avanço da covid-19 não fechou nenhuma atividade econômica. A determinação do Governo do Ceará reduz o horário de funcionamento do comércio, restaurantes e a circulação de pessoas em áreas públicas em todo Ceará.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, esclarece que todas as decisões do governo se baseiam nas informações do Comitê de Saúde, como número de internações, ocupação de leitos em UTI e óbitos. “Todos nós, cearenses, precisamos entender as restrições necessárias, ter a responsabilidade e fazermos esforço para cumprir o isolamento social”, destacou.

Maia Junior relembra que em 2020 a restrição foi maior entre março e agosto, quando apenas 25% da economia entrou em lockdown. “Tivemos perdas e muitas pressões, mas aprendemos e fizemos uma retomada que possibilitou, inclusive, a recuperação de empregos perdidos, terminando o ano com saldo positivo de empregos com carteira assinada e saldo de empresas abertas em relação a 2019, ano em que não havia pandemia”.

Até o próximo domingo, 28, as restrições permanecem. “São mínimas, mas importantes. O processo de vacinação foi iniciado, mas, infelizmente, dependemos do Governo Federal. Estamos ampliando número de leitos, garantindo suprimentos aos doentes e, enquanto isso, é importante que cada cearense faça a sua parte”, finalizou o secretário da Sedet.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Vazamento de dados: como saber se seu CPF foi usado para abrir contas ou fazer empréstimos?

Em janeiro deste ano, foi identificado um megavazamento com dados de 223 milhões de brasileiros, incluindo informações de pessoas falecidas. Desde então, um alerta se acendeu e muitas pessoas passaram a tomar conhecimento de que seus nomes e dados foram utilizados na abertura de contas correntes e empréstimos ilegais.

Para saber se você foi vítima deste tipo de fraude, o diretor comercial da Wirelink, Vanderson Santana, explica que um caminho é consultar o site Registrato, do Banco Central, que permite monitorar quais contas correntes e quantos empréstimos estão vinculados ao CPF do titular. É possível fazer o cadastro pelo aplicativo da instituição no celular e também via internet.

Através de um credenciamento simples, é possível controlar a situação em todas as instituições financeiras. Caso a pessoa verifique que foram abertas contas ou empréstimos por terceiros em seu nome, pode entrar em contato com a instituição financeira ou com o Banco Central.

Para fazer a consulta ao Registrato, basta acessar https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato e seguir o passo a passo. 

Como fazer
Caso seja o primeiro acesso, clique em “Pessoa física” ou “Pessoa jurídica” e comece a fazer o credenciamento.

Há várias opções para fazer esse credenciamento: por celular, internet banking e cadastro digital. Também é possível se credenciar de forma presencial e pelos Correios, mas as duas modalidades estão suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

Credenciamento pelo celular
Após fazer o primeiro acesso, é preciso abrir o aplicativo do seu banco no celular e seguir as instruções do Banco Central. O cadastro feito por meio do aplicativo vai resultar num PIN. Anote este número, pois ele será necessário na próxima etapa. O BC detalha as instruções do cadastro a ser feito no aplicativo do seu banco.

É necessário que o credenciamento pelo celular seja concluído no site do Banco Central. Prossiga com o cadastro e preencha todas as informações. Lembre-se: vai ser preciso incluir o número do PIN criado pelo aplicativo do seu banco. Importante: a instituição financeira informada tem de ser a mesma em todo o cadastro.

Finalizado o cadastro, é possível acessar a página Registrato. Normalmente, você é transferido automaticamente. Caso isso não ocorra, clique aqui. Faça o log-in e utilize a senha cadastrada. Se ela não funcionar, vai ser preciso criar uma nova senha.

Na próxima etapa, já logado, clique em “Meus Endividamentos” e “Meus Relacionamentos Financeiros” e crie os relatórios. Agora já é possível saber se existem empréstimos e contas abertas em seu nome em todas as instituições.

Credenciamento pela internet
Ao selecionar o Internet banking, comece pela frase de segurança na página do Banco Central.

Preencha todos os seus dados para conseguir a frase de segurança.

Com a frase de segurança criada, já é possível fazer o credenciamento no site do seu banco. Lembrando que a frase vale por 48 horas. Agora, siga as instruções da página do Banco Central.

O próximo passo é ir para o site do seu banco. Caso haja uma área de busca, pesquisar por Registrato pode ser um caminho mais rápido para conseguir fazer o cadastro da chave. Com a frase cadastrada no seu banco, siga para a próxima etapa. Preencha todos os campos. Lembre-se que você vai utilizar novamente a sua frase de segurança. De novo, a instituição financeira informada tem de ser a mesma em todo o cadastro.

Encerrado o processo de cadastro, já é possível acessar a página do Registrato. Se você não for transferido automaticamente, clique aqui. Faça o log-in e utiliza a senha cadastrada. Se ela não funcionar, tente criar uma nova.

Por fim, após fazer log-in, clique em “Meus Endividamentos” e “Meus Relacionamentos Financeiros” e crie os relatórios. Feito isso, você saberá se existem empréstimos e contas abertas em seu nome em todas as instituições

Ainda não há como evitar o uso de dados
Segundo a empresa de segurança digital que identificou os vazamentos de dados, Psafe, hoje não há mecanismos para o cidadão verificar se seus dados foram vazados ou não. O que é possível fazer é evitar dar mais informações tomando alguns cuidados, como evitar informar dados pessoais em sites de procedência desconhecida, evitar dar informações sensíveis em ligações de números não identificados e utilizar um serviço de proteção contra golpes virtuais em seus dispositivos, como celular e computador.

Segundo a empresa, os números de celular, bem como nome completo, informações de endereço e CPF das vítimas, podem ser utilizadas para aplicar os mais diversos tipos de golpe, sendo a grande maioria com base em engenharia social, para obter outras informações com a própria vítima, e fraudes.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Vigilância Sanitária interdita 22 estabelecimentos em Juazeiro do Norte e Barbalha

Bares e restaurantes abertos fora do horário permitido, mesas reunindo pessoas acima do recomendado, funcionários e clientes sem máscaras e “festas ao ar livre”. Esse cenário se tornou comum no interior do Ceará. Com o aumento dos casos de Covid-19 e, consequentemente, da ocupação de leitos, a fiscalização foi intensificada em Juazeiro do Norte e Barbalha. Apenas em fevereiro, foram 22 estabelecimentos comerciais interditados nos dois municípios.

Maior cidade do interior, Juazeiro do Norte é a segunda do Estado em  número de casos confirmados de Covid-19: 17.741, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do Município. As ações de fiscalização na cidade já resultaram em nove interdições, além de 19 notificações e duas multas. 

“Como mudou muito o horário, estas primeiras fiscalizações foram em caráter de orientação”, ressalta o coordenador da Vigilância Sanitária de Juazeiro, Everton Alves. “A partir dessa semana, caso haja desobediência, vamos agir de forma mais enérgica e notificar. Mas, primeiro, pediremos a adequação”, reforça. Restaurantes que excederam o limite de clientes, por exemplo, foram interditados por até sete dias. Em caso de reincidência, podem passar por nova inspeção.

A Vigilância Sanitária atua em Juazeiro com apoio de fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos do Município (Semasp), Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Polícia Militar. “No início, atendíamos muitas denúncias no Centro, Aeroporto, Lagoa Seca e Pirajá. Já em fevereiro, estamos descentralizando por toda a cidade”.

Barbalha 
Na cidade vizinha, em Barbalha, que soma 3.197 casos da doença, a Vigilância Sanitária iniciou uma operação, desde o Carnaval, com blitze noturnas. Ao todo, 13 estabelecimentos foram interditados, superando Juazeiro do Norte. 

De acordo com Alex Sampaio, que compõe o setor de Fiscalização do Comitê de Trabalho para Enfrentamento do Novo Coronavírus, os principais problemas encontrados nestes locais são: funcionamento fora do horário permitido e superlotação. Duas lojas de conveniência também estão de portas fechadas, pois, permitiam o consumo de alimentos e de bebidas alcoólicas.

“As pessoas saíam para o bar e, quando fechava, iam para as lojas e formava aquele tumulto”, detalha Sampaio, citando que, “nas últimas semanas, temos percebido uma certa resistência ao uso de máscara, principalmente na zona rural e áreas periféricas”. 

Cenário crítico
As aglomerações acontecem em um momento delicado, quando a macrorregião do Cariri vem apresentando um crescimento na taxa de ocupação da UTI. Hoje (22), de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), das 101 vagas, 77,98% estão preenchidas. No caso da UTI adulta, o número ainda mais preocupante: 85,77%. Há um mês, a taxa de ocupação era de 64,89%, sendo 66,3% nos leitos adultos.  

Conforme o imunologista Cícero Inácio, em um momento crítico como o atual, é imprescindível manter o isolamento social e os cuidados de higiene. “As medidas devem ser reforçadas constantemente, porque ainda não sabemos tudo sobre este vírus. As festas devem ser evitadas para evitar transmissão”.

A situação dos leitos também preocupa: “Se chegar a ter uma quantidade (de casos graves) maior que o sistema suporta, pode vir pessoas a morrer”, alerta.  

Por Antônio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Camilo Santana projeta conjunto de ações para reforçar a segurança pública e anuncia concurso para a área

O governador Camilo Santana anunciou nesta segunda-feira (22), em transmissão ao vivo nas redes sociais, um conjunto de investimentos para a área da segurança pública. O pacote inclui reforço de equipamentos (armas, munições, coletes, etc), motos e viaturas para o combate ao crime; reforma e ampliação de quartéis da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de todo o estado; construção de 11 novas delegacias de polícia em vários municípios e equipamentos para a Perícia Forense do Estado do Ceará. O investimento total é de cerca de R$ 160 milhões.

O anúncio foi realizado após reunião com o comando da Segurança Pública do Estado. Durante a transmissão, o governador destacou que, com esses investimentos, o Governo do Estado segue na busca para melhorar as condições de trabalho e a preparação dos profissionais de segurança pública do Ceará para atender à população.

“Anunciamos aqui um volume considerável de investimentos para todos os equipamentos da segurança pública do estado do Ceará. Nosso foco central continua sendo no combate à pandemia, mas também no combate à violência. E para garantir segurança aos cearenses. Por isso, o Estado não mede esforços ao investir também em novos concursos, na valorização dos nossos profissionais, em novos equipamentos, em inteligência, na modernização e na tecnologia”, afirmou Camilo Santana.

Delegacias e batalhões
As 11 novas delegacias serão construídas nos municípios de Camocim, Barbalha, Paracuru, Itaitinga, Acaraú, Quixadá, Fortaleza (próxima ao aeroporto antigo), Cascavel, Horizonte, Juazeiro do Norte e Crateús. Além delas, dezenas de outras delegacias ainda serão reformadas, assim como os quartéis e batalhões da PM e Bombeiros em todo o estado.

Concurso
Durante a transmissão, o governador citou que o edital para o concurso dos profissionais de segurança deverá ser lançado no mês de março. Outra novidade é de que o concurso contará também com vagas destinadas a profissionais da área da saúde (psicólogos e psiquiatras). “No concurso da Polícia Militar nós vamos colocar também profissionais da área da saúde para dar apoio psicológico aos nossos profissionais da segurança. Já fizemos a contratação temporária desse serviço, mas vamos incluí-lo agora como permanente”, disse Camilo Santana.

No total, os concursos públicos para a área da Segurança Pública do Ceará contam com um total de 3.128 vagas, sendo 2.200 para Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil e 170 para a Perícia Forense (Pefoce); além do chamamento dos 258 aprovados nos últimos concursos do Corpo de Bombeiros.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Crato em alerta máximo: crescimento de casos de Covid-19 acende sinal amarelo

No último fim de semana, com toque de recolher instituído e restrição de circulação da população, a cidade do Crato espera sair da classificação de "nível altíssimo de transmissão".

"É imprescindível a corresponsabilidade da população em atender aos decretos estadual e municipal para conseguirmos combater a transmissão, diminuir os agravamentos e possíveis óbitos no nosso município", comenta a secretária de Saúde Marina Feitosa.

Estrutura hospitalar
O município do Crato possui dois hospitais polos conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Destes, o Hospital São Camilo dispõe, até esta segunda-feira (22), de 21 leitos contratualizados com o município exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19, além de 7 leitos disponíveis para convênio/particular. Já o Hospital São Raimundo não possui leito para Covid-19, visto a necessidade de garantia de acesso de outras condições clínicas da população.

"Conforme pactuação regional dos gestores de saúde da região do Cariri, as UTI'S dos hospitais do Crato são retaguardas para outras condições clínicas que precisem de leitos de terapia intensiva, para que o Hospital Regional do Cariri consiga ampliar oferta de novos leitos de UTI Covid, necessários para Rede de Atenção à Saúde do Cariri. Além do HRC, a região de saúde do Cariri, possui leitos de UTI Covid em Barbalha, Brejo Santo, Iguatu e Icó", destaca a secretária.

Diante do crescente aumento de casos no município, a Secretaria de Saúde do município alerta a população para cumprir as novas medidas de enfrentamento à doença, até o próximo dia 28 de fevereiro:

• Comércio e restaurantes funcionam até às 20h de segunda à sexta-feira. Aos sábados, os restaurantes encerram às 15h e o comércio às 17h;

• Serviços essenciais são liberados;

• Espaços públicos, como praças e calçadões, terão circulação restrita, diariamente, a partir das 17h;

• Toque de recolher das 22h às 5h, com exceção das atividades essenciais;

• Suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades públicas e privadas, a partir do dia 19/2, com exceção do ensino infantil, dos 0 aos 3 anos, em medida do Governo do Estado, nesta quinta-feira, 18.

• Todo o trabalho do funcionalismo municipal e estadual será remoto, com exceções para as atividades essenciais. Recomenda-se a mesma medida para o setor privado.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

23 de fevereiro

1847 – Guerra Mexicano-Americana: no México, tropas americanas sob o comando do general Zachary Taylor derrotam o general mexicano Antonio López de Santa Anna.
1903 — Cuba arrenda aos Estados Unidos, de forma perpétua, a Baía de Guantánamo.
1947 — É fundada a Organização Internacional de Normalização.

Nasceram neste dia…
1883 – Karl Jaspers, filósofo e psiquiatra alemão (m. 1969).
1929 – Patriarca Aleixo II de Moscou (m. 2008).
1960 – Naruhito, Príncipe Herdeiro do Japão.

Morreram neste dia…
1942 – Stefan Zweig, escritor austríaco (n. 1881).
1969 – Saud da Arábia Saudita (n. 1902).
1965 – Stan Laurel (foto), ator, escritor e cineasta britânico (n. 1890).

Fonte: Wikipédia

AddThis