Juazeiro do Norte (CE): Criança é lesionada durante assalto em uma loja

Quatro pessoas sendo dois adolescentes assaltaram uma loja por volta das 13 horas deste sábado na Rua Santa Rita (Bairro São Miguel) em Juazeiro do Norte. Durante a ação um deles disparou e atingiu de raspão uma criança que ali se encontrava. Eles chegaram no estabelecimento exibindo dois revólveres e anunciando o assalto quando roubaram 26 calças jeans, oito relógios, um modem, 21 shorts de marcas variadas, 25 camisas, 11 frascos de perfumes e duas câmeras digitais.

A polícia agiu rápido e esteve na loja colhendo características dos integrantes da quadrilha de assaltantes, das duas motos e do carro usados na fuga. Não demorou para o Cabo G. Sousa e os Soldados Santos e Mathias do Ronda do Quarteirão encontrarem e perseguirem o Celta de cor preta e placas NHJ-8675, inscrição de Lago da Pedra (MA) com dois dos acusados, as armas e parte das mercadorias roubadas. O carro era dirigido por Paulo Henrique Lima de Oliveira, de 23, e, com ele, estava R. A. S. de 15 anos.

Já uma equipe da FTA (Força Tática de Apoio) prendeu F. W. M. A., de 17 anos que trafegava em uma moto Yamaha Factor de cor preta e placa OIQ-2651, inscrição de Juazeiro do Norte, que foi abandonada na Rua São Benedito (Casas Populares). Perto dali, na Rua Vereador Antonio Braz, outra parte da mercadoria roubada terminou localizada pela polícia em um imóvel. Uma quarta pessoa conseguiu escapar do cerco policial em uma moto e todos moram no bairro João Cabral.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Eleições 2012: TSE indefere primeira candidatura no Ceará

O candidato a prefeito de Brejo Santo pela Coligação Compromisso com o Povo (PR/PPS/PSDB), Samuel Marcos Araújo Figueiredo, é o primeiro postulante a uma prefeitura cearense a ter o registro da sua candidatura negado, neste ano, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes o TSE havia julgado vários recursos provenientes do Estado do Ceará, mas este foi o primeiro indeferindo o pedido de registro de um candidato a prefeito.

Trata-se de uma decisão monocrática, proferida pelo ministro Arnaldo Versiani, no dia 4 deste mês, publicada na sessão ordinária jurisdicional do TSE da última quinta-feira. Dessa decisão ainda cabe recurso para o pleno do TSE e para o Supremo Tribunal Federal (STF), informou o advogado do prefeito, Irapuan Camurça, ao informar que vai recorrer até o STF, se por preciso, por acreditar que a candidatura do seu cliente não pode ser negada enquanto não transitar em julgado o processo que deu origem à impugnação.

Samuel Marcos Araújo Figueiredo teve a sua candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coligação Pra Fazer Ainda Mais (composta por 12 partidos) com base no fato de o candidato ter sido condenado pela Justiça Eleitoral por captação ilícita de sufrágio.

Agravo
Nesse processo, ele foi condenado tanto pelo TRE quanto pelo TSE, mas como foi interposto um agravo de instrumento para o Supremo, Irapuan defende a tese de que Samuel Marcos pode ser candidato porque o processo de captação ilícita de sufrágio não transitou em julgado.

O registro de Samuel Marcos foi negado pelo juiz eleitoral de Brejo Santo, sendo a sentença confirmada pelo TRE. Ao negar seguimento ao recurso interposto pelo candidato, Arnaldo Versiani observa que, "configurada a prática de captação ilícita de sufrágio por decisão proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, a incidência da alínea j é decorrência que se impõe, independentemente de previsibilidade ou não de declaração de inelegibilidade pela procedência de representação em que se apura o ilícito eleitoral".

Em face da referida condenação por captação ilícita de sufrágio, o candidato estaria inelegível pelo período de oito anos a contar da eleição de 2008, o que alcança o pleito de 2012.

Em Brejo Santo, foram requeridos registro para duas chapas majoritárias. A coligação Compromisso com o Povo tem como candidatos a prefeito e vice-prefeito Samuel Marcos Araújo Figueiredo e Dalton Lacerda Vidal Vital, e a Coligação Pra Fazer Ainda Mais com Guilherme Sampaio Landim como candidato a prefeito e Edmar Alves Lucena Júnior como candidato a vice. A situação da candidatura de Guilherme, no sistema de divulgação de candidaturas do TSE é "deferido com recurso".

Na sessão do TSE do último dia 6, foram publicadas outras 12 decisões monocráticas de ministros daquela Corte em recursos oriundos de municípios cearenses. Desses, apenas um tratava de recurso em processo de registro de candidato a prefeito.

O caso trata das candidaturas de Adail Albuquerque Melo e José Militão Lima. Adail Ateve o registro deferido pelo juiz do município, sendo a sentença confirmada pelo TRE. No TSE, a ministra Laurita Vaz negou seguimento ao recurso, confirmando o registro da candidatura.

Fonte: Diário do Nordeste

Rolo compressor está sendo testado nos EUA para emagrecer as pessoas

O governo americano resolveu testar o rolo compressor para reduzir a obesidade nos Estados Unidos. A ideia foi reaproveitada de um cientista britânico. Em cinco sessões de uso do rolo compressor a pessoa perde cerca de 50 kg, conforme informações recolhidas nos primeiros testes.

Algumas clínicas americanas já estão inserindo o serviço de emagrecimento através de rolo compressor. Mas um médico americano alerta: é preciso cuidado ao utilizar o rolo, pois ao invés de emagrecer proporcionalmente, o corpo da pessoa pode ficar em formato de papel largo e fino.

No Brasil, o uso do rolo compressor ainda não está sendo autorizado pelo governo, mas já existe um acordo com o governo americano para testar o produto no Brasil, inclusive a presidente Dilma Rousseff foi convidada, para fazer o primeiro teste.

Fonte: G1

Patriotismo é expressado com homenagens à cultura popular

Se depender dos militares, estudantes e muitos outros civis, o 7 de Setembro ainda será uma data comemorada com muito patriotismo. Foi o que se constatou nos desfiles de Municípios como Crato, Juazeiro, Quixadá, Crateús, Sobral e Canindé, onde a programação realizou-se já a partir das 8h e prosseguiu até o final da manhã de ontem.

Em Crato, as comemorações da Independência começaram cedo. Logo pela manhã, 20 escolas da rede pública, além de instituições como Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra 10/004 e Guarda Municipal desfilaram pelas principais ruas da cidade. A Secretaria de Educação Municipal estima que, só de estudantes, foram cerca de cinco mil.

Já a Polícia Militar, apontou cerca de 15 mil pessoas que estiveram assistindo ao evento. Entre os temas, escolas homenagearam alunos com melhores notas no Ideb-2012, os escritores cratenses, cidadania, esportes e preservação da natureza. Este ano, o Grito dos Excluídos marchou contra a corrupção.

Em Juazeiro do Norte, pode-se ver um desfile da irreverência e diversidade, com as evoluções das fanfarras e a cultura do seu povo. As variadas características são inseridas nos desfiles das escolas. Da padroeira Nossa Senhora das Dores, ao "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, romeiros, Padre Cícero e artistas circenses. Este ano, o tema central dos desfiles foi "90 anos de Arte Moderna", e como subtema, "100 anos de Luiz Gonzaga". 15 escolas participaram do cortejo, que também contou com a Polícia Militar, Proerd, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Demutran, Escoteiros, Grupo de Desbravadores e integrantes das Lojas Maçônicas. Segundo estimativa da Polícia Militar, mais de 15 mil pessoas compareceram às ruas da cidade para ver o desfile.

Em Crateús, logo cedo da manhã, boa parte da população foi ao largo da Praça Gentil Cardoso prestigiar o desfile. Organizado pelo 40° Batalhão de Infantaria, sediado no Município, a parada contou com a participação de civis e militares. Grande Loja Maçônica do Ceará, Leo Club, Proerd, Projeto Bombeiros Saúde Sociedade, Pro Jovem Voluntário e Programa Forças do Esportes desfilaram. Em nível de unidade escolar apenas o Centro Educacional Primeiro de Janeiro, da rede privada, participou da parada. O Corpo de Bombeiros, a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e o Exército Brasileiro, representando pelo 40° Batalhão de Infantaria prestaram sua homenagem ao País.

Em Quixadá, alvorada abriu o Dia da Independência, com apresentação da Polícia Militar e Ronda do Quarteirão. Depois, milhares de estudantes repetiram o tradicional desfile cívico pela Avenida Plácido Castelo, no Centro. Segundo o secretário municipal de Educação, João Batista, mais de 3.500 jovens participaram da marcha. Mesmo com sol escaldante mais de cinco mil pessoas prestigiaram a data.

Fonte: Diário do Nordeste

Juazeiro do Norte (CE): Clima se acirra nos programas eleitorais

Em Juazeiro do Norte, os programas eleitorais dos candidatos a prefeito, na primeira semana de setembro, foram formatados com ataques e propostas.

O programa do candidato Demontier do Jornal (PSOL) questionou os gastos de campanha. “De onde vem tanto dinheiro para carreatas e foguetórios?” questionou o candidato.

Demontier defendeu também a ampliação e reforma dos hospitais em Juazeiro. “Isso é mais importante do que prometer construir um novo hospital”, afirmou, questionando promessa feita pelo candidato Raimundo Macedo (PMDB) em seu programa de TV. Ainda no programa do Psol, o ex-vereador de Juazeiro, Fábio Queiroz, defendeu uma cidade administrada pelos trabalhadores.

O programa denunciou ainda que nas gestões de Raimundo Macedo e Manoel Santana foram doados terrenos para empresários e não foram doados terrenos para pessoas e famílias pobres construírem suas casas.

Já o programa do candidato Manoel Santana (PT) afirmou que quando o petista assumiu a prefeitura, diversas praças estavam abandonadas.

O programa mostrou o VT de um locutor que apresenta o programa de Raimundo Macedo, mas que na época da gestão do peemedebista denunciou o descaso do então prefeito com as praças da cidade, destacando a paralisação das obras e questionando inclusive os gastos feitos.

Mostrou ainda que na gestão de Santana as praças foram concluídas, outras feitas e ampliadas, além da implantação de 10 academias populares. Santana, em suas palavras, prometeu ainda instalar mais três academias populares e duas academias de saúde.

O programa do PT falou também de algumas ações da gestão de Santana , como a implantação do programa Movimenta Juazeiro, beneficiando 4 mil pessoas, a instalação nas escolas do Programa Segundo Tempo, a reforma do estádio Romeirão e o apoio do esporte amador .

Mas o candidato Raimundo Macedo deu o troco em Santana. No seu programa, uma apresentadora questionou que algumas obras que Santana relaciona como suas são na verdade de Raimundão.

“A gestão atual pegar uma obra feita, já pronta na gestão de Raimundão e dizer que é uma obra nova, não vale”, afirmou a apresentadora.

O programa do PMDB procurou apresentar Raimundão como um político popular, trabalhador e experiente. Afirmou ainda que, quando prefeito, Raimundão realizou obras em todos os bairros da cidade.

Mas um ponto do programa deve causar polêmica. Raimundão usou imagens do ex-presidente Lula em seu programa, quando falou da assinatura da instalação da UFC no Cariri, em 2008.

O diretório municipal do PT ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Várzea Alegre (CE): Jovem com deficiência tem novo destaque em olimpíada

Uma história de superação e determinação, que é exemplo para todos os alunos brasileiros, vem desta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará. O estudante Ricardo Oliveira, que apresenta grave deficiência física, ganhou mais uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição é um projeto educacional que reuniu mais de 18 milhões de competidores de 44 mil escolas de todo o País.

O campeão dos números e da vida, agora também é palestrante e fala para alunos das escolas do Ceará sobre superação e outros temas motivacionais. O ciclo de palestra ocorre ao longo do ano, por iniciativa do governo do Estado do Ceará.

Os participantes da olimpíada são egressos do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de instituições públicas municipais, estaduais e federais, que se enfrentam numa verdadeira batalha de cálculos matemáticos. O objetivo do Governo Federal é incentivar os alunos a gostarem da disciplina e criar entre eles o gosto pela aprendizagem e a concorrência saudável.

Condecorações
Ricardo Oliveira já ganhou quatro medalhas de ouro, em edições passadas da Obmep, concorrendo como estudante do Ensino Fundamental. Agora, aos 23 anos e aluno do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Maria Afonsina Diniz Macedo, em Várzea Alegre, Ricardo trouxe mais uma medalha de prata. No total, já são três condecorações nessa modalidade.

Recentemente, o jovem recebeu das mãos da presidente Dilma Rousseff, a medalha de prata que conquistou na Olimpíada de Matemática, edição referente a 2011. A solenidade com a presença do estudante cearense mais uma vez emocionou a plateia e as autoridades.

"Ricardo é um exemplo de superação para todos nós", disse Dilma Roussef. A história do jovem emociona a todos, pois ele é um aluno especial.

Portador de amiotrofia espinhal, doença que impõe sérias limitações físicas de locomoção, e causa fraqueza nos músculos, Ricardo é cadeirante. Sua mãe, Francisca Antônia, conta que o filho sempre demonstrou vontade de estudar e coube a ela a missão de ensinar as primeiras letras e noções de matemática, quando a família morava na zona rural de Várzea Alegre.

O estudante foi descoberto a partir de um projeto educacional de inclusão da Secretaria de Educação do Município, em 2005. "Ele estudava em casa, com a mãe, mas foi identificado por um agente da educação. Em seguida, foi matriculado em uma escola regular", contou o prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder.

A escola ficava perto da casa dele, na localidade de Vacaria, Distrito de Ibicatu, zona rural do Município. Ricardo ia todos os dias levado pelo pai, o agricultor Joaquim Oliveira, em um carrinho de mão, daqueles usados em serviços da construção civil.

Ao chegar à escola, o jovem mostrou talento e determinação, e provou que a educação abre muitas portas e é o melhor caminho para o desenvolvimento pessoal e de uma nação. Ao tomar conhecimento da Obmep, mostrou interesse em participar e recebeu o apoio integral da Secretaria de Educação do Município. Fez a prova e o resultado foi satisfatório: campeão brasileiro. Recebeu medalha de ouro das mãos do então presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Hoje, Ricardo Oliveira tem casa na cidade, onde mora com os pais e o irmão, Ronildo Oliveira. Tem cadeira de rodas motorizada, estuda numa escola pública, reconhecidamente de qualidade, na cidade, e ainda conta com uma bolsa cedida pelo Governo do Estado para dar palestras contando o seu exemplo de superação para outros estudantes em todo o Ceará.

"O nosso projeto de educação inclusiva descobriu um grande talento", observa o secretário de Educação, Dagoberto Diniz.

O estudante não é só um campeão dos números, é um vencedor na vida. E ele observa: "A vida sempre tem um lado bom e um lado ruim. Mas, se você ficar só pensando no lado ruim, não chega a lugar nenhum".

A deficiência impediu que ele fosse à escola, mas o menino não perdeu a vontade de estudar. A mãe, Francisca da Conceição, só cursou até a sexta série, mas ensinou o pouco do que sabia ao filho. "Eu ensinava português, matemática, história e ciências com uma cartilha que comprei e que tinha as quatro matérias", contou ela.

Com a ajuda do irmão mais novo, ele foi além da leitura e das operações básicas da matemática. E Ricardo se afinou bem com os números. "A gente sempre estudava junto, ele me ensinava alguma coisa e eu ensinava alguma coisa para ele. Nós trocávamos conhecimento direto", lembra o irmão caçula Ronildo Oliveira da Silva.

Por ocasião da entrega da primeira medalha de ouro, o então presidente Lula declarou: "Ricardo sonha em ajudar o País com seus conhecimentos e diz ele: ´hoje, é o Brasil que está me ajudando. Mas pode ser que amanhã eu esteja ajudando o Brasil". Para Ricardo, esse foi o momento mais emocionante da premiação, pois foi aplaudido de pé por todas as pessoas presentes na cerimônia. "Foi uma emoção tão grande, que eu só tinha vontade de chorar", recorda.

Acostumado a ganhar medalhas, Ricardo Oliveira, nos últimos três anos, tem se dedicado a visitar escolas e dar palestras sobre superação, a vida, e procurar despertar nos alunos o gosto pelo estudo. "A gente tem que começar sempre devagar e superar os obstáculos um a um para poder chegar longe", ensina o campeão da vida.

A competição nacional é um projeto educacional que reuniu mais de 18 milhões de competidores de 44 mil escolas do País. O jovem campeão dos números e da vida, agora também é palestrante e o ciclo de palestra ocorre ao longo do ano, com apoio do Estado

Mais informações
Secretaria de Educação de Várzea Alegre
Rua Maria Vitória, 32
Centro
(88) 3541.1734

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

45 acidentes nas estradas no feriadão

Quarenta e cinco acidentes foram registrados pela Polícia Rodoviária Federal no Ceará (PRF-CE) e pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE-CE) entre as 6 horas da última quinta-feira (6) e o início da noite de ontem. No total, 15 pessoas ficaram feridas e duas morreram.

De acordo com a PRF, um dos acidentes com morte ocorreu por volta de 18h35, no quilômetro 42,5 da BR-116, município de Horizonte. A vítima foi Elenilde Bezerra da Costa, 35 anos. Dois carros, um Santana e um Escort, se envolveram no acidente. Segundo a PRF, os condutores ainda prestaram socorro à mulher, mas ela não resistiu.

O outro acidente com vítima fatal ocorreu na CE-377, quilômetro 47, no município do Limoeiro do Norte. Um motociclista de 49 anos morreu após colidir com um caminhão de carga.

Ao todos, 350 policiais participam da operação 7 de setembro nas estradas estaduais do Ceará, segundo informações da PRE-CE. O objetivo é garantir maior segurança nas vias para quem iria viajar de sexta-feira até a meia noite de domingo. A ação teve início às 16 horas da última quinta-feira, 6.

Foto meramente ilustrativa

Fonte: O Povo

Araripe (CE): Merenda escolar tem redução de produtos locais

Os produtos da agricultura familiar que compunham 42% da merenda escolar no município de Araripe, a 500 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, hoje, representam apenas 21%. A queda na participação dos produtos dos pequenos agricultores na merenda dos alunos da rede pública de ensino reflete os prejuízos provocados pela seca na região. Os produtores nordestinos foram, ao lado dos sulistas, os mais afetados pela estiagem este ano no País.

No caso de Araripe, cerca de 60% das lavouras de milho, feijão e mandioca foram perdidas, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente do município. A seca afetou também o setor de bovinos, caprinos e ovinos. Os órgãos locais ainda não têm levantamentos da pecuária, mas reconhecem que os prejuízos ultrapassaram as cercas das propriedades rurais e chegaram à cidade.

“Temos um considerável impacto em toda a economia do município. Aqui, se a agricultura vai mal, toda a economia vai mal, afeta todos os setores. No comércio, por exemplo, já estimamos perdas em torno de 20% a 30%”, declarou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Rutemberg Fortaleza.

Segundo ele, no caso da merenda escolar, Araripe é um dos poucos municípios nordestinos que conseguem superar, com folga, a meta estipulada pela lei de participação da produção local na composição da refeição escolar. “É muito difícil atingir a meta de no mínimo 30% de produtos locais na merenda escolar. Tínhamos um padrão acima desta meta até o primeiro semestre deste ano (42%), mas tivemos muitas perdas. Vamos aguardar o inverno para tentar retomar isso”, explicou Fortaleza.

Fonte: Agência Brasil

Mensalão: STF condena cúpula do Rural por unanimidade

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, confirmou com seu voto a unanimidade da corte pela condenação por gestão fraudulenta de instituição financeira a ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, hoje acionista, e o ex-vice-presidente operacional José Roberto Salgado. Também foi condenado, por 8 votos a 2, Vinícius Samarane, ex-diretor de controle interno e atual vice-presidente.

A única absolvida, por 9 a 1, foi Ayanna Tenório, ex-vice-presidente do banco. A sessão foi encerrada e o STF retomará o julgamento segunda-feira com a análise do item que trata da lavagem de dinheiro que teria sido praticada pelos dirigentes do Rural e por Marcos Valério, seus ex-sócios e ex-funcionários.

Em seu voto, Ayres Britto afirmou que as irregularidades nas concessões dos empréstimos ao PT e a agências de Marcos Valério foram intencionais e tinham como objetivo ajudar o banco no processo de levantamento da liquidação extrajudicial do Banco Mercantil de Pernambuco.

O ministro avançou ao destacar que o assunto chegou a ser discutido em uma reunião de Kátia Rabello com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Observou, aliás, que isso desmentiria a defesa da ex-presidente de que ela não teria muito conhecimento na área financeira.

A condenação unânime também de Salgado se balizou no fato de ele ser diretor estatutário desde 2000, ter participado diretamente da concessão de um dos empréstimos e de renovações de outras operações. Quanto a Samarane, a maioria entendeu que ele participou do esquema ao omitir de seus relatórios como diretor de controle interno as irregularidades constantes nas operações. Ayanna, por sua vez, foi absolvida porque não teria agido de forma deliberada.

Resposta
Antes do voto final neste item, Ayres Britto fez o que chamou de uma "prestação de contas" ao rebater críticas sobre supostas flexibilizações feitas pelo STF no decorrer do julgamento. Reafirmou a defesa da corte de garantias individuais e constitucionais. O relator, Joaquim Barbosa, destacou a transparência no processo e chamou de "irresponsável" quem escreve o contrário na mídia. O decano da corte, Celso de Mello, referendou as afirmações dos colegas e descreveu a tramitação como "célere, segura e transparente".

Barbosa, que é o relator do processo, voltou a dizer ontem que por conta de ser o responsável pela análise da denúncia sofreu "ataques velados e covardes" nos últimos sete anos.

A declaração foi após o ministro Celso de Mello destacar a importância do ministro revisor, que segundo ele não é coadjuvante no julgamento. Barbosa e o revisor, ministro Ricardo Lewandowski, protagonizaram embates no julgamento.

Desabafo
"É um massacre", desabafou ontem o criminalista Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça, em referência à condenação da cúpula do Banco Rural por gestão fraudulenta. Na avaliação dele, não há prova de fraude. "Respeito o Supremo, mas a Corte está flexibilizando certas regras garantistas", disse.

Thomaz Bastos remeteu seu protesto ao mais pesado instrumento da ditadura militar, o AI-5. "Não estou comparando com esse julgamento (do mensalão), mas quando o ato institucional da repressão foi editado, o vice-presidente da República Pedro Aleixo, um liberal, advertiu que sua preocupação não era como aquilo seria usado pelo governo, mas pelo guarda da esquina. Deu no que deu".

Fonte: Diário do Nordeste

Eleições 2012: Faltam 30 dias para o 1º turno

Daqui a um mês, os eleitores brasileiros de 5.568 municípios irão às urnas para escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

O primeiro turno da eleição será no dia 7 de outubro e as 436.679 seções eleitorais do país estarão preparadas para receber o voto de 138,5 milhões de brasileiros aptos a votar.

O eleitorado total do Brasil é de 140.646.446. No entanto, não participarão das eleições municipais de 2012 os eleitores do Distrito Federal (1.847.896), do exterior (252.343) e de Fernando de Noronha (1.859).

O perfil do eleitorado brasileiro é formado em sua maioria por mulheres entre 25 e 34 anos. Entre os votantes, 72.877.463 são mulheres (51,9%) e 67.382.594 são homens (47,9%), e outros 134.046 (0.095%) não informaram o sexo no momento do cadastro eleitoral.

No primeiro turno serão utilizadas 500 mil urnas, que receberão os votos entre 8h e 17h do dia 7 de outubro. O segundo turno será no dia 28, último domingo de outubro, e ocorrerá apenas naqueles municípios com mais de 200 mil eleitores em que nenhum candidato tenha alcançado mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.

Nas eleições deste ano serão preenchidas 5.568 vagas para prefeito e vice-prefeito e 57.428 para vereador. A Justiça Eleitoral contabiliza o pedido de registro de 15.487 candidatos prefeito e 449.194 para vereador.

Aniele Gurgel

Fonte: Ceará Agora

Agentes intensificam ações nas estradas durante o feriado

A Operação Feriadão da Independência já mobiliza, desde esta quinta-feira, profissionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e também da Autarquia Municipal d e Trânsito Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC). A ação de fiscalização, tanto na Capital, quanto no Interior, está intensificada.

O esquema nas vias urbanas da cidade de Fortaleza, rodovias estaduais e federais vai envolver cerca de 800 agentes. A intensificação se dará a partir desta sexta-feira, quando se comemora os 190 anos da Independência do Brasil. As operações acontecerão em terminais rodoviários, ruas, avenidas e rodovias de todo o Estado do Ceará.

Blitz
O Detran iniciou, ontem, seu trabalho de fiscalização, realizando blitze, nas vias da periferia, no bairro da Aldeota e na CE-040. Em cada uma, contou com um bafômetro e três agentes de trânsito. Hoje, a operação se estenderá até o litoral do Estado. Estão programadas blitze para o Porto das Dunas, Flexeiras, Cumbuco, Beberibe, Paracuru e Aracati.

As zonas de praia de Fortaleza, como Av. Santos Dumont e Barra do Ceará, também devem receber fiscalização. A estimativa do órgão é abordar em torno de cinco mil veículos nesta operação, que vai abranger as rodovias estaduais de maior movimento, como a CE-356, que leva ao Maciço de Baturité; a CE-040, por onde se trafega para Aquiraz e a CE-085, em direção ao Icaraí. Os pontos de fiscalização da PRE estarão concentrados nas estradas de acesso ao litoral, como CE-040 e CE-085, além de Sobral e da região do Crato e Milagres, no Cariri. A fiscalização envolverá 358 policiais, que contarão com o apoio de 36 motos, além de 88 bafômetros.

Segundo o comandante da PRE-CE, coronel Túlio Studart, o objetivo da intensificação da operação é reduzir o número de acidentes, além de combater a embriaguez ao volante. "Vamos também aumentar a fiscalização contra motoqueiros sem capacete e sem habilitação, que são as maiores causas de mortes nas estradas do Ceará", acrescentou o coronel.

Com relação às BRs, a PRF está trabalhando com um efetivo de 400 homens. As rodovias federais no Ceará são a BR-116, BR-020 e BR-222, que serão constantemente fiscalizadas.

Demanda
Embora o feriado da Independência seja atípico, a movimentação de passageiros no Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé está sendo expressiva. De acordo com a estimativa do coordenador de Fiscalização e Transporte do Detran-CE, Alfredo Martins, cerca de 45 mil pessoas embarcarão no terminal João Thomé. Foram destinados 563 veículos, entre ônibus e vans para transportar os passageiros.

Tranporte
450 ônibus e 113 vans vão transportar os passageiros que saem do terminal rodoviário Engenheiro João Thomé com destino ao Interior do Estado.

Fonte: Diário do Nordeste

O dia em que a independência do Brasil chegou ao Ceará

Se o grito de independência do Brasil, alardeado às margens do riacho Ipiranga, se deu em 7 de setembro de 1822, a informação demorou um tanto para chegar em terras cearenses. É que, àquela época, o que se passava no hoje Sudeste do País não chegava tão rápido assim aos recantos mais ao norte do mapa brasileiro.

Naquele setembro, enquanto um pedaço do Brasil festejava a independência do domínio português, o Ceará ainda se via como província de Portugal. No sul do País, a população respirava os ares da mudança; aqui, brasileiros e portugueses se rebelavam, num derramamento de sangue que acabou por tornar-se dos mais trágicos da história do Estado.

Completados 190 anos da Independência do Brasil, O POVO conversou com historiadores, revirou publicações e tenta, agora, contar resumidamente o que se passava em terras alencarinas no remoto setembro de 1822, que hoje é lembrado ao largo do que ecoou no Nordeste do País naquele grito de libertação.

Influências
No Ceará daqueles tempos, havia, sim, um movimento pela independência do País. Tudo comandado por Tristão Gonçalves e José Pereira Filgueiras. Diz o historiador cearense Aírton de Farias que, àquela época, o rico fazendeiro Pereira Filgueiras, sujeito rude do Crato, era manipulado pela família Alencar, das mais influentes do território cearense.

Já eram meados de outubro de 1822 quando os cidadãos que aqui viviam reuniram-se para uma eleição dos representantes da Constituinte brasileira.

Até ali, os mal-informados cearenses ainda não tinham conhecimento sobre o que havia se passado no 7 de setembro do então Sul do País. “Ante as dificuldades de comunicação, não se sabia ainda da independência ‘oficial’ do Brasil”, rememora Aírton.

O que aconteceu é que, a partir daí, lusitanos inconformados com a decisão dos cearenses de fazer a tal eleição, iniciaram conflito com os brasileiros que aqui viviam. O incidente, que começara com socos e pontapés, acabou por configurar-se numa sangrenta batalha em Icó, no Centro-Sul cearense.

No confronto, brasileiros saíram vitoriosos e, enfim, elegeram os representantes cearenses na Assembleia brasileira. Somente em janeiro do ano seguinte, o presidente da nova junta que se formara, Pereira Filgueiras, assume o poder. Neste ínterim, portugueses são proibidos de ocupar cargos públicos no Ceará. Já em março, é eleita uma nova junta governista chefiada pelo padre Francisco Pinheiro Landim. A partir daí, o Ceará poderia se dizer num princípio de independência das amarras lusitanas.

Raquel Maia

Fonte: O Povo

CE avança para ser zona livre contra a aftosa

Dentre os Estados nordestinos que pleiteiam sair da zona de risco médio da febre aftosa e alcançar o status de zona livre com vacinação, o Ceará é o que está mais próximo de atingir o objetivo. Segundo o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, a constatação foi feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) durante reunião realizada, na semana passada, em Brasília.

Além de representantes da pasta, participaram do encontro gestores de Pernambuco, Ceará, Piauí, Paraíba, Maranhão, e do Pará, federação da região Norte do Brasil que também busca status de zona livre. No Nordeste, apenas Bahia e Sergipe estão classificados como zona livre.

Nelson Martins atribui os avanços a ações como a contratação de 140 funcionários (veterinários e agrônomos), abertura de mais de 15 escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) no Interior, que passou de 25 para 40, e conclusão da sorologia (coleta de sangue) em mais de dez mil animais do Estado, por exemplo. "Temos cumprido tudo o que vem sendo exigido pelo Ministério da Agricultura. Por isso, somos o Estado que mais evoluiu", diz o secretário, acrescentando que a meta é atingir, até novembro deste ano, o status de zona livre com vacinação.

Campanha
O total de animais vacinados no Ceará foi de 93,14%, entre bovinos e bubalinos. O Estado tem cerca de 2,7 milhões de cabeças de gado. A campanha local teve início no dia 1º de junho e terminou no dia 30 do mesmo mês. Dos 184 Municípios cearenses, 157 superaram o índice de 90%.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a febre aftosa imunizou 94,7% dos 126,6 milhões de animais envolvidos nas etapas do primeiro semestre em 22 Estados, e o Distrito Federal. Os dados são do Mapa.

Resultados
Apesar do Departamento de Saúde Animal (DSA) já considerar bastante positivo os resultados parciais do País, a expectativa é que melhorem com as informações que faltam de Minas Gerais e Pará, e alcance o índice de igual período do ano passado, que foi de 97,7%.

A primeira etapa da campanha teve início no mês de março, na calha do Rio Amazonas, prosseguindo nos meses de abril a junho, sendo que a maior parte dos Estados vacinou no mês de maio. O Amapá também não vacinou nesse primeiro semestre, pois a vacinação passou a ser anual, no mês de novembro, devido às condições ambientais desfavoráveis para realizá-la em outros períodos.

Vacinações
A segunda etapa da campanha teve início em julho, no Amazonas e no Pará. Os Estados de Roraima e Rondônia serão os próximos a vacinarem, em outubro, enquanto a maioria das demais federações vacinará no mês de novembro.

Atualmente, a zona livre da febre aftosa com vacinação é composta por 16 Estados e o Distrito Federal. Santa Catarina é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação desde maio de 2007 e, portanto, não participa da campanha.

Mais informações
Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA)
Av. Bezerra de Menezes, 1820
São Gerardo
Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101.8002

Fonte: Diário do Nordeste

Assaré (CE): Homem é morto no meio da multidão que assistia comício em praça pública

Um homicídio foi registrado por volta das 21h30min desta quinta-feira em meio a um comício em prol da candidatura de Luiz Samuel Freire (PT) a prefeito de Assaré. Os oradores se revezavam no palanque armado na Praça do Mercado Público no centro da cidade quando foram ouvidos três estampidos de arma de fogo. No meio da correria restou caído no solo da Rua Euclides Onofre, Vicente Lopes, de 48 anos.

Ele foi socorrido às pressas para o hospital tão local, mas não sobreviveu. O Tenente Tiago Cândido da Silva, novo comandante do Destacamento Militar de Assaré, esteve no local com outros policiais que diligenciaram sem o êxito de encontrar os autores dos disparos. Vicente nasceu em Nova Olinda, mas residia na Rua Antonio Paiva de Souza, 237 (Bairro do Fogo) em Assaré.

Para a polícia, o crime tem todas as características de vingança por meio de encomenda. Ninguém em meio à multidão conseguiu identificar o autor do homicídio que apontou a arma praticamente à queima roupa na direção do homem marcado para morrer. Muitas crianças, inclusive, estavam próximas, mas nenhum popular foi atingido por bala perdida.

O Tenente Tiago está informado que Vicente é co-autor de um homicídio há cerca de três anos em Assaré. Ele teria segurado um homem que foi lesionado a golpes de faca por seu irmão e morreu depois no hospital. Ambos ainda chegaram a ser presos, mas ganharam liberdade para responder pelo homicídio. O autor dos golpes desfechados à época sequer mora mais em Assaré.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Decisão da Anatel terá efeito limitado no CE

Os telefones públicos, popularmente conhecidos por "orelhões", foram reduzidos nas cidades do Interior. Pelo menos, essa é a sensação que os moradores têm. Permaneceram em algumas praças e ruas movimentadas, próximos a instituições públicas. Em um ritmo mais acentuado, caiu o uso desses aparelhos por parte da população, que prefere o telefone celular, que se generalizou nos últimos anos.

Em decorrência da irregularidade de ofertas dos telefones públicos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta semana, puniu a empresa de telefonia Oi. A medida punitiva prevê ligações gratuitas locais de orelhões para telefones fixos até o fim deste ano. Em todo o Brasil, serão atingidos pela medida 2.020 Municípios. No Ceará, são 178 cidades.

Na região Centro-Sul do Ceará, Iguatu, Icó, Quixelô, Acopiara, Cedro, entre outros Municípios, foram incluídos nessa relação. Mas, como os moradores podem ser beneficiados se há dificuldades em encontrar os telefones públicos? Por outro lado, houve redução de telefones fixos residenciais. Dessa forma, a medida punitiva da Anatel terá efeito limitado.

O jornaleiro Aldemir Balbino, conhecido por "Lourinho da Banca", disse que praticamente ninguém usa os dois orelhões instalados na Praça da Matriz, um das principais áreas públicas de lazer da cidade de Iguatu. "É muito raro uma pessoa usar", contou. "Até os cartões telefônicos a gente não consegue localizar para comprar para revenda".

A reportagem indagou dez pessoas que trabalham no Centro de Iguatu em proximidades de telefones públicos, e todos afirmaram que raramente observam um usuário. "Passa mais de dia sem uma pessoa usar esse aparelho", disse o servidor público estadual Francisco Ferreira Lima. "As pessoas danificam e o aparelho sempre está quebrado", denuncia.

O lavador de carros Alberto dos Santos apresenta observação semelhante. "Dificilmente eu vejo uma pessoa usar esse telefone. Serve para chamar um pessoal de uma casa aqui próxima que sempre recebe ligação de parentes", disse.

A aposentada Francisca Cazé de Souza costuma fazer ligações de orelhões. "Acho melhor que celular, mas quase sempre esse aparelho está quebrado", lamentou. O aparelho ao qual ela se refere fica em frente à Delegacia da Mulher. Mesmo assim, é danificado com regularidade.

Os bibliotecários Genivaldo Barbosa e Soraia Magalhães, que trabalham na Biblioteca Pública Matos Peixoto, em Iguatu, são outros que confirmam que nunca viram ninguém usar o orelhão instalado na calçada da unidade. "Eu trabalho aqui há cinco anos, mas poucas vezes vi alguém telefonando desse aparelho", contou.

Em desuso
Na cidade de Quixelô, a comerciária Cláudia Ribeiro também esclarece que o uso de telefones públicos não é mais acentuado. "Hoje, todo morador tem um celular. Antes, as pessoas reclamavam muito quando o aparelho estava quebrado, mas agora poucos se queixam porque quase ninguém usa mais".

O comerciante José Ribeiro, de Icó, acha que a decisão da Anatel vai trazer poucos benefícios. "Os telefones fixos ainda existem nas lojas porque os de casa foram trocados por celulares", observou. "Por dia, umas duas pessoas e não mais do que isso usam o orelhão".

De acordo com resolução da Anatel, desde o ano passado, devem existir quatro telefones públicos para cada grupo de mil habitantes, por Município. O telefone deverá funcionar mesmo sem o uso de cartão. Caso os usuários coloquem o cartão telefônico em um aparelho incluído na medida, não deverá gastar os créditos. Por determinação da Anatel, a empresa Oi terá que manter em seu site uma lista atualizada das cidades onde orelhões ofertarão ligações gratuitas para a população local.

A Assessoria de Imprensa da Oi afirma que não houve redução do número de telefones públicos, mas aumento. De acordo com a empresa, nos últimos 13 anos, a quantidade de orelhões em serviço no Ceará quase que dobrou: passou de aproximadamente 28 mil aparelhos, em 1999, para cerca de 40 mil neste ano. A Oi informou que, nos oito primeiros meses de 2012, foram danificados, por atos de vandalismo, em média, 9% dos 40 mil orelhões instalados no Ceará. Em igual período, a companhia realizou a substituição de cerca de 250 aparelhos (campânulas) por mês.

Ainda de acordo com a Oi, a empresa recebe solicitações de reparo de consumidores e entidades públicas por meio do canal de atendimento pelo número 103 31. As informações recebidas sobre orelhões danificados contribuem para que a empresa repare os danos provocados pelo vandalismo.

Nas cidades de Jucás e Cariús, o pouco uso de telefones públicos permanece semelhante a outros centros urbanos. "Antes, as pessoas usavam muito, para ligar para parentes que moram em outros Estados", observou o comerciante Almir Lopes. "Nos fins de semana, a utilização era mais frequente para ligar ou receber chamada, mas agora com a generalização dos celulares, os orelhões têm pouca utilidade". Lopes disse que, ontem pela manhã, tentou fazer uma ligação local, gratuita, mas teve êxito. Ele reclamou também do elevado índice de aparelhos quebrados, sem possibilidade de uso.

O Diário do Nordeste, anteontem e ontem, trouxe reportagens sobre a medida adotada pela Anatel contra a empresa Oi e a repercussão que obriga a empresa a liberar os telefones públicos para ligações gratuitas locais para fixo.

Em 1999, apenas 1.397 localidades do Ceará possuíam telefones públicos. Mas, somente em 2003, as empresas de telefonia foram obrigadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a atender todos os pequenos distritos com 200 ou 300 habitantes.

Mais informações
Empresa de Telefonia Oi
Telefone: (85) 3131 9066
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Brasil é o maior mercado consumidor de crack

O Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína, conforme resultado de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os dados do estudo - que ouviu 4,6 mil pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios do país foram apresentados ontem na capital paulista.

Os resultados do estudo, que tem o nome de Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), apontam ainda que o Brasil representa 20% do consumo mundial do crack. A cocaína fumada (crack e oxi) já foi usada pelo menos uma vez por 2,6 milhões de brasileiros, representando 1,4% dos adultos. Os adolescentes que já experimentaram esse tipo da droga foram 150 mil, o equivalente a 1%.

De acordo com o relatório do Inpad, cerca de 4% da população adulta brasileira, que corresponde a 6 milhões de pessoas, já experimentaram cocaína alguma vez na vida. Entre os adolescentes, jovens de 14 a 18 anos, 44 mil admitiram já ter usado a droga, o equivalente a 3% desse público. No ano passado, 2,6 milhões de adultos e 244 mil adolescentes usaram cocaína.

Segundo o médico Ronaldo Laranjeira, organizador do estudo, enquanto os países desenvolvidos diminuem o consumo da droga, os emergentes como o Brasil estão na contramão, elevando o número de usuários. "Isso mostra que temos uma rede de tráfico no Brasil inteiro que sustenta quase três milhões de usuários de cocaína e crack", disse o médico.

O levantamento do Inpad revelou também que a cocaína usada via intranasal (cheirada) é a mais comum. Aproximadamente 5,6 milhões de pessoas já a experimentaram na vida e, somente no último ano, 2,3 milhões fizeram uso. Entre os adolescentes, o uso é menor, 316 mil experimentaram durante a vida e 226 mil usaram no último ano.

A pesquisa também comparou o consumo de cocaína nas regiões brasileiras em 2011. No Sudeste está concentrado o maior número de usuários, 46% deles. No Nordeste estão 27%, no Norte 10%, Centro-Oeste 10% e Sul 7%.

Outro ponto preocupante abordado pelo relatório foi a idade de iniciação. Os usuários que experimentaram cocaína antes dos 18 anos de idade são quase metade (45%). Além da iniciação precoce, o acesso à droga também é facilitado, pois 78% deles consideraram fácil encontrar o produto.

A busca pelo tratamento entre os usuários de cocaína e crack, além disso, mostrou-se baixo, menos de 10%."O acesso é muito difícil no Brasil e a qualidade do tratamento é muito precária. Então, é isso que a gente tem que mudar, nós temos que criar um sistema que realmente funcione", disse Laranjeira.

Relatórios com resultado e metodologia estão na página do Inpad na internet.

Consumo
Percentual de usuários de drogas por região brasileira

1º - O Sudeste tem 46% de todos os usuários do país
2º - A região Nordeste concentra 27% dos consumidores de drogas
3º - O Norte aparece com 10% dos usuários
4º - O Centro-Oeste tem 10%
5º - No Sul, estão 7% dos usuários

Fonte: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) 

Fonte: Diário do Nordeste

Barbalha (CE): Agência do Banco do Nordeste será instalada em dezembro

A agência do Banco do Nordeste em Barbalha deverá está funcionando até o final deste ano, foi o que garantiu o gerente da superintendência do Banco que esteve visitando o município na tarde dessa quarta-feira (05), representando o superintendente do Banco, Rivônio de Morais Pinho. Participaram da visita, os secretários de Administração Rommel Alencar e de Infraestrutura e Obras Magno Silva Coelho, o gerente do BNB em Juazeiro do Norte Felix Viana, também esteve presente.

A administração da instituição financeira por determinação do Conselho de Administração quer, que todos os municípios onde o banco atua e, que tenha mais de 50 mil habitantes, tenha uma agência e, nesse quesito, segundo o superintendente se encaixa o município barbalhense.

Segundo o secretário de administração Rommel Alencar, é uma das poucas cidades do Ceará que terá uma agencia moderna, significa um reconhecimento à política de responsabilidade social e de investimentos que o município tem feito nos últimos três anos e meio, onde conseguiu alavancar inúmeros investimentos, o turismo tem se fortalecido, o comércio a indústria e, quando uma instituição desse porte se propõe a se instalar aqui, é justamente por que Barbalha tem apresentado resultados compatíveis com esse investimento, disse o secretário.

O gerente de Governo do Banco André Bernard ele analisa como um avanço essa instalação da agencia em Barbalha, onde a direção já autorizou a aquisição de um terreno para a construção da agencia. “Nós já temos agência do banco em Crato, Campos Sales, Lavras da Mangabeira, e Barbalha ainda não havia sido contemplada com o plano de expansão, e Barbalha foi escolhida por ser uma cidade pólo onde até 2013, 109 novas agências serão instaladas e 18 delas, no Estado do Ceará e um dos critérios de uma cidade para receber à agência do BNB, é o desenvolvimento, e a gente percebe um crescimento comercial e o número de habitantes que foi um dos critérios, e a nossa intenção, é que até dezembro essa agência esteja funcionando, disse André Bernard.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Garota faz cirurgia para deixar a boca em formato de um coração

A americana Stephanie Sue, 18 anos, fez uma cirurgia para deixar a boca em formato de um coração. O resultado saiu conforme planejado, mas o visual da boca da jovem ficou um pouco confuso, em função da esticada que aplicaram na pele.

Stephanie se arrependeu de ter feito a cirurgia. Segundo ela, com a boca em formato de coração ficou mais difícil comer e beijar. Além disso, a voz mudou da garota também mudou. "Estou falando igual o Pato Donald", disse em entrevista a um jornal americano. A cirurgia é irreversível. Stephanie Sue terá que se adaptar ao novo formato da boca e o timbre de voz.

Fonte: Daily Mail

Plantão Infotech: Qualidade da banda larga será testada por cearenses

Os cearenses participarão de uma pesquisa com a finalidade de conferir a qualidade da banda larga fixa no país. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), busca voluntários para entrar na pesquisa que reunirá informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço. O cadastro de voluntários – que pode ser feito pelo portal Brasil Banda Larga – tem como objetivo selecionar 12 mil pessoas, em todo o Brasil.

No Ceará, que tem quase 380 mil assinantes, podem participar do projeto os clientes da Embratel, Oi e GVT. Não há data limite para o cadastro de voluntários. Quem não for escolhido agora, pode ser sorteado em uma próxima etapa, já que, anualmente, haverá renovação de 25% da base de voluntários.

Podem participar do projeto todos os usuários que tenham contrato de prestação de serviço de banda larga fixa em seu nome; apenas funcionários das empresas analisadas não poderão ser voluntários. Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

Robson Cruzuer

Fonte: Ceará Agora

Dilma tem encontro privado com Lula

A presidente Dilma Rousseff manteve um encontro de três horas, ontem, em São Paulo, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma e o ex-presidente encontraram-se às 13h15 para um almoço reservado, na sede da Presidência da República no centro da capital, sem a presença da imprensa.

De acordo com a assessoria da presidente, Dilma viajou de Brasília a São Paulo apenas para se encontrar com Lula, em uma agenda privada.

O tema da conversa não foi revelado, embora fontes ligadas ao PT tenham informado que o assunto central seria a entrada da presidente na campanha do partido nas eleições municipais.

O PT quer a presença de Dilma nas disputas mais acirradas em capitais importantes estrategicamente para o projeto político do partido. Lula assumiu na prática a coordenação das campanhas do PT e quer dividir com Dilma o papel de cabo eleitoral.

Lula deixou a sede da Presidência às 16h20, mas Dilma permaneceu no local, acompanhada do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e do assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia. O deslocamento de Dilma em dia de expediente para uma agenda privada e política, foi questionado pelos jornalistas. A assessoria de Dilma disse que ela despachou temas de interesse da Presidência.

Fonte: Diário do Nordeste

Beijo gay em horário eleitoral causa polêmica

É inacreditável que em pleno ano de 2012 uma manifestação de afeto entre duas pessoas do mesmo sexo cause tanta confusão, mas infelizmente isso ainda acontece. Uma imagem de um beijo gay exibida durante o programa de Leonel Camasão, um candidato a prefeito de Joinville, maior cidade de Santa Catarina, vem causando grande polêmica e desconforto à ala conservadora da cidade.

O editor do "Jornal da Cidade", João Francisco da Silva, atacou duramente a iniciativa, usando sua coluna no periódico para expressar sua opinião sobre o episódio:

"Nojento aquele beijo gay exibido no programa eleitoral do Leonel Camasão, do PSOL. Tão asqueroso quanto alguém defecar em público ou assoar o nariz à mesa. Gostaria de saber qual a necessidade de exibir suas preferências sexuais em público? Para mim isso é tara, psicopatia. No mínimo falta de decoro. E a "figura" quer ser prefeito e se diz jornalista", escreveu o editor.

Procurado pelo Vírgula Lifestyle, o candidato que tem 26 anos e concorre pelo Psol, declarou que a ideia do beijo era marcar posição contra o preconceito e sair em defesa dos direitos da comunidade LGBT, além de promover o debate sobre o assunto. Após a publicação no jornal, Leonel Camasão entrou com um pedido à Promotoria de Direitos Humanos e Cidadania do Ministério Público de Santa Catarina para obter um direito de resposta. Segundo Camasão, os comentários são agressivos e vão contra a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros) e o partido.

Leonel nos passou com exclusividade o comunicado oficial do Psol, que será publicado no "Jornal da Cidade" em seu direito de resposta:

"O candidato Leonel Camasão lamenta a postura do Jornal da Cidade e do colunista João Francisco, ao publicarem grave ofensa na edição de 31 de agosto. De maneira leviana, João Francisco ataca não só a campanha e a figura de Leonel, mas também, a toda população LGBT de nossa cidade. O ataque gratuito é uma grave ofensa aos direitos humanos e ao Código de Ética dos Jornalistas. Repudiamos tal atitude. Ao contrário do insinuado, Leonel se formou em jornalismo em 2008, na segunda melhor escola de jornalismo do Sul do Brasil à época. Tomaremos todas as medidas legais para coibir essa nefasta e preconceituosa prática deste jornal."

Por telefone, João Francisco da Silva defendeu seu ponto de vista: “Não sou homofóbico, dois dos meus colunistas, que são meus amigos, são gays assumidos. Acho que os gays têm o direito de beijar como qualquer casal hétero, mas não quero que façam isso na minha sala. Um cara que é candidato, que deveria estar discutindo questões de importância para Joinville e para os cidadãos, fere meus valores, meus princípios, meu senso estético com esse tipo de propaganda. Isso foi usado como uma forma de agressão. Quem faz isso não está propondo que se discuta a questão do homossexualismo, nem o direito das minorias. Isso apenas me agride, agride a sociedade e até as pessoas que não têm nada contras os gays, mas que não querem um sujeito ‘cagando’ de porta aberta, nem assoando um nariz na toalha da mesa ou mesmo um casal hétero fazendo sexo no meio da sala quando bem entender. A própria Rede Globo está a três anos discutindo se exibe ou não um beijo gay na novela e até agora nada, pois sentem que a maioria da sociedade brasileira é contra”, disse em entrevista ao Vírgula Lifestyle.

Questionado se é a favor do casamento gay, o jornalista respondeu: “A legislação permite que eles se casem, eu não sou gay então não tenho que ser contra nem a favor. Aqui em Joinville temos um hábito de comer caranguejos, minha irmã de São Paulo veio pra cá e ficou com nojo. É um direito dela, eu gosto de caranguejo, ela não. Ela não tem que se adequar ao meu gosto”. Mas ela comeu para experimentar? “Sim, ela acabou experimentando e gostou”, disse o jornalista que não se considera um conservador.

João Francisco é avó de uma criança de dois anos e diante da possibilidade de que um dia o neto se revele homossexual, o jornalista declarou: “Tenho certeza de que ficaria muito infeliz, vai ser uma tristeza, mas eu o amo, não vou deixar de amar meu neto jamais, ele é meu sangue”, disse.

Fonte: Vírgula

Juazeiro do Norte (CE): Campanha "Nossos Irmãos Não Podem Mais Esperar" é lançada

Com cerca de cinco mil quilos de alimentos arrecadados, foi lançada na tarde de ontem, em Juazeiro do Norte, a Campanha Nossos Irmãos Não Podem Mais Esperar, em favor das vítimas da estiagem. O evento aconteceu na Praça Padre Cícero, com serviços gratuitos prestados à população, como exames de pressão arterial e glicose e cuidados estéticos. As pessoas foram conscientizadas sobre a importância de participar da campanha em prol das vítimas da estiagem. Um show com o cantor Fábio Carneirinho encerrou o evento.

Desde que foi iniciada no último dia 31 de agosto, no Cariri, a campanha já arrecadou 100 toneladas de alimentos. Segundo a supervisora do Mesa Brasil, Ediane Santos, a expectativa é atingir a marca das 200 toneladas até o próximo dia 30, quando será encerrada a campanha.

Novos eventos estão previstos para os próximos dias 7, no Terço da Misericórdia, em Juazeiro, e 16, com um grande show católico, que se realizará no Serviço Social do Comércio (Sesc).

Uma barraca foi montada na Praça Padre Cícero para receber os alimentos doados. Grupos de alunos e professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) atenderam a população a partir das 14h. Foram mobilizados mais de 300 alunos. As equipes, segundo a coordenação, realizaram mais de 600 atendimentos.

Segundo o gerente do Sesc em Juazeiro, Paulo Damasceno, a campanha vem sendo feita em todas as cidades que contam com a instituição no Estado. Ele destaca os bons resultados, o melhor deles durante a Semana do Município, em Brejo Santo, com 83 toneladas arrecadadas. Os eventos realizados no Sesc, até o fim da campanha, terão como entrada um quilo de alimento não perecível. Todos os alimentos vão compor as cestas básicas que serão doadas para as vítimas da seca. O gerente destaca a boa arrecadação de leite em pó.

A campanha é realizada pelo Sistema Fecomércio (Sesc e Senac) e Sindiônibus, em parceria com a Cruz Vermelha e com o apoio do Sistema Verdes Mares. O objetivo da iniciativa é arrecadar alimentos não perecíveis e água potável para a população dos diversos municípios do Estado vitimados pela seca.

Segundo a Defesa Civil, são 177 municípios em situação de emergência. Destes, 34 estão sem água.

Meta
100 toneladas de alimentos foram arrecadadas desde o último dia 31 de agosto, quando a campanha foi lançada no Cariri. A expectativa é atingir 200 toneladas

Mais informações
Em Juazeiro do Norte, a equipe de arrecadação pode ser contatada pelos telefones (88) 3587. 2834 e (88) 3512.3355. Já o telefone geral da campanha é 4005-0956.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Crato (CE): Polícia Federal faz batida no Comitê de apoio do candidato Dr. Cícero

Uma viatura da Polícia Federal foi ao Comitê de apoio do candidato do prefeito Samuel Araripe, Cícero França (PV), ontem (04), pela manhã. A PF investiga denúncia de esquema de distribuição em massa da edição semanal do Jornal do Cariri que traz matéria sobre a empresa do candidato do PMDB Ronaldo Matos.

Segundo informações, o comitê localizado na Avenida Pedro Felício Cavalcante, 1879, subida do Granjeiro, estaria sendo o ponto de distribuição dos exemplares do jornal. A PF chegou após a saída dos carros, mas foi registrada, por populares, a presença de pelo menos cinco secretários e outros sete funcionários municipais, todos em horário de expediente.

O candidato Dr. Cícero não foi encontrado para falar sobre o assunto. A assessoria do candidato Ronaldo Matos, disse que a coligação está entrando está entrando com uma ação contra a coligação do candidato Dr. Cícero. A assessoria de Ronaldo confirmou ainda o registro de funcionários da prefeitura distribuindo o material em horário de trabalho.

Canhões apontados
Daqui para frente nada mais deve surpreender o eleitor. Estamos entrando na reta final e coisas estranhas vão acontecer daqui para frente. Nesse caso, que envolve o candidato Cícero França, acusado pela assessoria do Ronaldo, de se utilizar da máquina pública para difundir algo do seu interesse, a coisa não precisava ser assim. O Jornal é uma empresa privada de comunicação aberta. Era só indicar a compra do exemplar, sem precisar usar funcionários públicos, no horário de trabalho, para fazer a distribuição.

Até agora, com as informações chegadas, nenhum funcionário concursado foi visto fazendo o trabalho. Pelo que se sabe todos eram comissionados. Aí, pode estar a explicação para tantos cargos comissionados na prefeitura do Crato.

Agora a questão é: quanto vale um funcionário público comissionado, pago pelo cidadão? E essa é uma questão a ser debatida. Recentemente o Ministério Público obrigou a prefeitura do Crato a chamar os aprovados no último concurso público. O Termo de Ajustamento de Conduta, obrigou o município a nomear, até o dia 15 de agosto, “em número igual ao de servidores não concursados que foram admitidos após a Constituição Federal de 1988”.

A pergunta é: É, realmente, necessário que o Ministério Público intervenha para obrigar a contratação dos concursados? Essa deveria ser uma conduta normal da administração. A outra questão é que, provavelmente, todos os envolvidos na eram comissionados. E aqui a coisa deixa de ter somente o foco financeiro e entra na dignidade. Quem se presta a um papel desses é porque tem medo de perder o emprego, geralmente, indicado por força política, o que, coloca inclusive sobre dúvida a sua capacidade funcional.

Então voltamos a questão: quanto vale um funcionário público comissionado, pago pelo cidadão? Financeiramente vale mais que deveria e, nesse caso do Crato, eticamente, esse funcionário é dispensável.

Madson Vagner

Fonte: Miséria

TimeLapse: Um Dia no Rio de Janeiro

A vídeo é feito por um turista que gosta de fazer timelapses por onde ele visita, por acaso veio ao Rio e fez estas imagens. Olhe só que motivo simples. O resultado, por outro lado, é fantástico.

Que cidade linda! Diria mais, que cidade maravilhosa…


AddThis