Ceará inicia ano letivo de 2024 com 75% das escolas estaduais em tempo integral, anuncia Elmano

Em 2024, o Ceará alcançou a marca de 75% das escolas estaduais em tempo integral: mais 26 escolas de Ensino Médio adotaram o modelo de ensino neste início de ano letivo, que começa na próxima segunda-feira (29). A informação foi divulgada pelo governador Elmano de Freitas, nesta quarta-feira (24), durante live nas redes sociais.

“Quando assumi como governador, já estávamos em 60% das escolas do Ceará em tempo integral. Em 2023, levei isso para 71%. Este ano, 26 escolas vão também passar a ser em tempo integral. Vamos alcançar, em 2024, 75% das escolas em tempo integral. A minha meta é chegar a 100% das escolas em tempo integral”, explicou Elmano de Freitas.

Para atingir a meta da universalização, acrescentou o governador, o Estado está construindo 22 novas escolas de Ensino Médio, e mais 40 unidades terão ordens de serviço assinadas em breve. “Nós queremos terrenos bem localizados, perto de onde os estudantes moram”, frisou.

Cada escola em tempo integral oferta uma jornada diária de nove horas-aulas diárias, garantindo três refeições diárias. O currículo é composto por 45 horas semanais. A jornada escolar ampliada cria mais oportunidades de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil.

Na oportunidade, o gestor aproveitou para parabenizar os resultados dos estudantes cearenses no Enem 2023. Elmano defendeu, ainda, que para a educação pública do Ceará continuar a ser referência nacional, o fortalecimento da rede é compromisso.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Operação da Polícia Civil em Juazeiro do Norte resulta no cumprimento de 17 mandados de prisão contra suspeitos de crimes

A Polícia Civil deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (25), a operação “Wanted”, com foco em cumprir mandados de prisão preventiva em desfavor de indivíduos envolvidos em crimes registrados em Juazeiro do Norte. As capturas ocorreram nos municípios de Fortaleza, Lavras da Mangabeira e região do Cariri, no Ceará, e nos estados do Maranhão e Paraíba. Até o momento, 17 ordens judiciais foram cumpridas. A operação segue em andamento.

De acordo com as investigações coordenadas pela Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, os indivíduos são investigados por crimes de homicídios, tráfico de drogas, estupro, roubo, entre outros crimes, registrados em Juazeiro do Norte. Com as ordens judiciais em mãos, os policiais civis saíram, na manhã de ontem, em busca de localizar e prender os alvos.

Após serem presos, os suspeitos foram conduzidos para unidades policiais, onde os mandados de prisão foram cumpridos. Sete mandados foram cumpridos em unidades prisionais em desfavor de indivíduos que já se encontravam recolhidos cumprindo pena por outros crimes. Já os alvos que estavam em liberdade, foram presos e colocados à disposição da Justiça.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo do Ceará promove 301 profissionais de segurança pública em evento no Crato

O Governo do Ceará promoveu 288 policiais militares e 13 bombeiros militares, na noite dessa quarta-feira (24), em solenidade no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato.

Em 2015, o então governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana, sancionou a maior lei de valorização de profissionais de Segurança Pública do Brasil. Antes dela, os servidores esperavam até 20 anos por uma ascensão de carreira. A partir da lei, há valorização contínua e automática dos profissionais sob critérios de pontuação e tempo de serviço. 

A vice-governadora Jade Romero que, na ocasião, representou o governador Elmano de Freitas, falou da importância da promoção dos servidores para garantir a efetividade na segurança do povo cearense. “Nós sabemos como é fundamental que os profissionais da segurança pública se sintam motivados, uma vez que têm o desafio de cuidar da integridade de todos os cearenses”, concluiu.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

HRC reduz taxa de mortalidade de pacientes em estado grave com uso de protocolo especializado

Ao soar da sirene, setores estratégicos do Hospital Regional do Cariri (HRC) são acionados imediatamente para atendimento a pacientes que entram em estado grave. O protocolo conhecido como “Onda Vermelha”, implantado em 2020, tem salvado vidas de vítimas de politraumatismo. Em 2023, 25 pacientes foram atendidos nesse contexto, na unidade, com uma taxa de 88% de sobrevida.

“Temos um protocolo que permite dar uma assistência mais rápida para quem mais precisa. Pacientes classificados em ‘onda vermelha’ têm risco iminente de morte de mais de 90%. Nesse caso, se não houvesse a agilidade no atendimento, essas vítimas poderiam ter evoluído para óbito em poucos minutos”, explica a cirurgiã geral e coordenadora do serviço de cirurgia do HRC, Cléa Roriz.

O protocolo especializado é destinado ao atendimento a pacientes em condições clínicas extremas. Ainda na emergência, o cirurgião-geral, responsável pela avaliação primária e diagnóstico de hemorragia grave, emite o alerta sonoro, recebido em setores estratégicos com centro cirúrgico, agência transfusional, laboratório e imagem. Essas ações permitem a preparação imediata dos profissionais das equipes médica e de enfermagem, além da transfusão de sangue e plasma. Cada setor tem prazos pré-definidos e a entrada no centro cirúrgico e início da anestesia e cirurgia deve ser em até 15 minutos.

Referência no tratamento de vítimas de trauma, no eixo adulto, o protocolo do HRC tem elevando a taxa de sobrevida desses pacientes em risco iminente de morte. “Somos referência para 1,5 milhão de habitantes na região do Cariri em todos os politraumas. Antes da implantação do protocolo, percebemos que havia a necessidade de um atendimento mais ágil para aqueles pacientes que entravam em estado gravíssimo na nossa unidade. O HRC é a única unidade da região que possui uma equipe cirúrgica completa para tratar de qualquer trauma ou politrauma que possa aparecer. Isso permite devolvermos o paciente para sociedade de maneira mais rápida e segura”, complementou Cléa Roriz.

Protocolo de Trauma
O atendimento ao politrauma no HRC funciona 24h por dia, sete dias por semana. Atualmente, a unidade conta com uma equipe diária composta por cirurgião geral, neurocirurgião, cirurgião vascular, ortopedista e bucomaxilofacial.

Além desse protocolo especializado nesses casos, o HRC contra com outras rotas para tratamento do trauma. “Quando um paciente entra na Emergência do HRC, ele é inserido no protocolo de trauma, onde será classificado em rotas definidas pela gravidade”, explicou Cléa. A “Onda Vermelha” é destinada para pacientes que chegam na unidade em choque hipovolêmico, ou seja, que apresentam uma perda de sangue em grande quantidade e necessitam de atendimento emergencial, que deve ocorrer em até 15 minutos, devido ao risco de óbito iminente.

Para os casos de trauma sem choque hipovolêmico, o paciente ingressa na Rotas 1 ou 2. O protocolo desenvolvido para a Rota 1 é aplicado nas situações graves, porém com estabilidade clínica, que não demandam o encaminhamento imediato ao centro cirúrgico. Já a Rota 2 aplica-se a casos menos graves: o paciente chega consciente e pode aguardar a reavaliação e realização de exames em um tempo maior. “O objetivo do protocolo de trauma é seguir o princípio da equidade, onde agilizamos e damos maior e mais rápido suporte para os pacientes mais graves”, concluiu Cléa Roriz.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Inscrições e escolha de curso para o Sisu terminam hoje

Estudantes têm até esta quinta-feira (25), às 23h59 (horário de Brasília), para fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. Eles devem conferir a classificação no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e escolher duas opções de curso.

Todos os candidatos que participaram, fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu e optar por concorrer às vagas em dois cursos. Automaticamente são classificados de acordo com a média da nota do Enem, nas vagas disponibilizadas pelas universidades e os institutos federais.

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza a nota de corte parcial, por escolha de curso, que é a pontuação do último classificado no total das vagas ofertadas. Essa nota e a classificação dos candidatos oscilam conforme os inscritos e as novas inscrições.

A classificação também obedece à reserva de vagas, prevista na nova Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino, aos candidatos elegíveis que não se classificarem nas vagas de ampla concorrência.

Até a noite de ontem, 1.156.941 pessoas já estavam inscritas, ocupando 2.196.597 classificações. Este ano, 2.208.932 estudantes estão aptos a participar do Sisu, que oferece 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, em 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O resultado final do Sisu deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas em cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestres deste ano. Nessa data também terá início o período de manifestação de interesse pela lista de espera, por candidatos não classificados, até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

635 professores aprovados no último concurso são empossados pelo governador Elmano de Freitas

A rede pública estadual de educação do Ceará passa a contar com 635 novos professores, a partir deste mês. A posse dos convocados, integrantes do cadastro de reserva de concurso da Secretaria da Educação, ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), em solenidade realizada no Teatro José de Alencar, com a presença do governador Elmano de Freitas, entre outras autoridades.

No total, 435 escolas, distribuídas em 165 municípios, serão beneficiadas pela convocação dos novos professores, cujo começo do exercício profissional está marcado para o início do ano letivo, na segunda-feira (29), com a participação na Jornada Pedagógica, promovida pelas escolas da rede pública estadual. Os empossados possuem grau superior em nível de licenciatura plena e irão atuar nas 13 disciplinas do Ensino Médio, mais a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, exercerão atividades relacionadas à base diversificada do currículo, tais como: Projeto Professor Diretor de Turma, Núcleo Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTTPS), disciplinas eletivas (nas Escolas Estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral – EEMTI) e em outros componentes curriculares.

Elmano de Freitas parabenizou os novos professores lembrando que eles participaram de um concurso muito difícil, “exigente”, segundo ele, em que menos de 10% dos participantes foram aprovados. “Mas é isso mesmo que nós queremos: nós queremos vocês, os melhores dos melhores”, afirmou. Lembrando ser filho de uma professora aposentada, destacou que “a educação é o caminho para transformar os nossos jovens e para que tenhamos jovens, cada vez mais. preparados e com elevado nível cultural e crítico, preparados para o mundo do trabalho e para a sua relação com a sociedade; para que seus valores sejam valores libertários e não reproduzam práticas existentes na sociedade, que trazemos da escravidão e que precisamos superar para termos uma sociedade que respeita o proóximo, que respeita o outro”.

Nas palavras do governador, a educação é o “carro-chefe”, não apenas do Governo, mas para o desenvolvimento do País, porque somente por meio dela é que os jovens poderão superar preconceitos, a violência contra mulheres, o autoritarismo e o racismo, entre outras questões que permeiam a sociedade atual. “Eu tenho certeza que é na escola que temos o ambiente mais plural que podemos ter, com pensamentos diversos, e onde somos chamados a colaborar, para que a junção do nosso pensamento e do nosso esforço, dê aos nossos jovens a melhor oportunidade que eles possam ter, para crescer como pessoas, como profissionais e como filhos”, pontuou.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

25 de janeiro

1533 - Henrique VIII de Inglaterra casa-se com Ana Bolena.
1554 - É fundada a cidade de São Paulo por José de Anchieta e Manuel da Nóbrega.
2006 - É publicada a primeira encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est.

Nasceram neste dia…
1627 - Robert Boyle, físico inglês (m. 1691).
1927 - Antônio Carlos Jobim (foto), músico brasileiro (m. 1994).
1942 - Eusébio, futebolista português.

Morreram neste dia…
1947 - Al Capone, gângster norte-americano (n. 1899).
2004 - Miklós Fehér, futebolista húngaro (n. 1979).
2005 - Manuel Lopes, ficcionista, poeta e ensaísta caboverdiano (n. 1907).

Fonte: Wikipédia

AddThis