STF nega pedido de suspensão do programa Mais Médicos

O STF (Supremo Tribunal Federal) negou nesta sexta-feira (26) o pedido de liminar para suspender o programa Mais Médicos feito esta semana pela AMB (Associação Médica Brasileira). O programa, lançado há pouco mais de duas semanas pela presidente Dilma Rousseff, pretende distribuir médicos brasileiros e estrangeiros em cidades com carência desses profissionais, e ampliar o curso de medicina em dois anos. Lançado via medida provisória, sem amplo debate, encontrou resistência da classe médica e de faculdades de medicina.

O ministro Ricardo Lewandowski, que está responsável por decisões do STF durante o recesso, citou em sua decisão dados que o governo tem usado para apontar a falta de médicos no país e, assim, justificar as medidas adotadas. "Vê-se, pois, que o ato impugnado configura uma política pública da maior importância social, sobretudo ante a comprovada carência de recursos humanos na área médica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, o cenário indica a existência de periculum in mora inverso, ou seja, o perigo na demora de fato existe, porém milita em favor da população", afirma o ministro.

Essa é a primeira resposta aos pedidos de suspensão do programa Mais Médicos feitos a diferentes esferas da Justiça desde a semana passada.

Fonte: Folhapress



Nova Olinda (CE): Midiativistas discutem onda de manifestações

Midiativistas de vários estados do Brasil estão reunidos na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, para promover uma reflexão coletiva sobre a onda de protestos que tem acontecido no Brasil. Num trabalho de coprodução e parceria com o Itaú Cultural, a entidade realiza o Fórum #OndaCidadã10, na comemoração dos 10 anos do programa, além de promover a interação e capacitação das crianças e adolescentes da instituição, nas áreas de vídeo, produção em quadrinhos e de blogs. O evento será encerrado neste sábado.

O programa Onda Cidadã nasceu a partir de uma proposta do Itaú Cultural, para promover o relacionamento com as rádios comunitárias, educativas, livres e universitárias, e o programa chega em 2013 com seu foco ampliado. Coletivos, organizações sociais, blogueiros, publicações independentes de mídia, além de rádios comunitárias, são parceiros do Onda Cidadã.

Segundo o gerente de Audiovisual e Literatura do instituto, Claudiney Ferreira, organizador do fórum, a finalidade era realizar o fórum, que todos os anos têm até 12 pessoas, num local diferenciado, com maior participação popular.

O primeiro deles, nesses 10 anos, aconteceu no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e agora, o segundo, na Fundação, num processo de integração com os integrantes da entidade.

Oportunidade
Esse intercâmbio tem sido mantido desde o começo do ano, e foi decidida a parceria para trazer o evento para a Casa Grande. "Foi uma oportunidade dupla, num lugar que tudo a ver com o Onda Cidadã, e poder trazer gente que queria conhecer a fundação e não tinha oportunidade", afirma Claudiney Ferreira.

Para o gerente, o que tem sido interessante dentro da experiência, é principalmente o trabalho que é realizado com mídias, por trabalhar com relacionamento, reflexão, e mapeamento de mídias autônomas. "Então a TV daqui tem tudo a ver com o nosso trabalho", ressalta.

Dentro desse intercâmbio, a Casa Grande solicitou, por meio da parceria, dentro do aspecto da mídia, uma oficina de roteiro de vídeo e uma de blog, além de história em quadrinhos, com a presença de João Marcos, roteirista do Maurício de Sousa. Outra turma do Itaú Cultural com as oficinas e roteiro de vídeo e blogs, além das coberturas que são realizadas pelos próprios integrantes do Itaú Cultural dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes nesse período.

Para o diretor da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, a fundação tem desenvolvido no interior do Brasil, e o Itaú Cultural, atua em grandes centros. São duas realidades diferentes. Ele afirma que a Casa Grande é como se fosse o pré-escolar da produção cultural, com as crianças e adolescentes, gerenciando o espaço e produções na área de espetáculos, e o próprio museu da entidade. "E isso é o que os integrantes do Itaú Cultural realizam profissionalmente", afirma Quindins.

Segundo o diretor, esse diálogo entre profissionais adultos e crianças, em duas realidades diferentes, mas ambos com o mesmo objetivo da qualidade, possibilita o aprendizado mútuo. "Na realidade são detalhes de processo de produção, e cada vez mais os meninos têm essa consciência de qualidade, para oferecer um produto à altura e a partir daí começa o intercâmbio com o Itaú Cultural", afirma.

Ele destaca que esse diálogo começa com projetos importantes, com o de gestão, educação infantil, profissionalização de jovens e geração de renda familiar. O diretor explica que com a realização do evento, há injeção na economia da cidade.

Economia
Um evento como esse gera para a economia local, cerca de R$ 100 mil. As pousadas estão todas ocupadas, já com demanda para o município vizinho, Santana do Cariri. A convite do Itaú Cultural, os integrantes da Fundação Casa Grande estiveram em junho realizando o São João do Cariri, no Parque do Ibirapuera, com uma troca de experiência de produção. E recentemente, foi trabalhada a área de receptivo, com as crianças e jovens. Para Alemberg, tem sido uma grande parceria, com trocas de experiências fundamentais no processo de crescimento da entidade. Participaram do Onda Cidadã, 25 crianças e adolescentes da Casa Grande.

Outro evento integrando a fundação e o instituto ocorrerá em setembro, em Nova OIinda. O objetivo maior da parceria é disseminar cultura e promover a troca de experiências, como o que tem ocorrido com o #Onda Cidadã10.

Mais informações
Secretaria da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri
Rua Ratisbona, 564 -Centro
Telefone: (88) 3521.8133

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



40% aprovam e 22% reprovam governo Cid Gomes, diz Ibope

Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira (25) mostra que 40% dos eleitores avaliaram  o governo de Cid Gomes (PSB) como "ótimo/bom" e 22%, como "ruim ou péssimo".

O índice dos eleitores que consideraram o governo de Gomes "regular" foi de 34%. Outros 4% não sabiam ou não responderam.  A margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais.

O Ibope também perguntou aos eleitores se aprovam a maneira de governar de Cid Gomes: 54% responderam que aprovam, 39% que desaprovam e 8% não responderam ou não souberam.

Em outra questão, 53% disseram que confiam no governador, 41% disseram que não confiam e 6% não responderam ou não souberam.

Entre os entrevistados, 58% acreditam que governador e secretários utilizam "mal ou muito mal" os recursos públicos.

O Ibope ouviu 602 pessoas no estado entre os dias 9 e 12 de julho. Esta é a primeira vez que a CNI encomenda pesquisa sobre desempenho de governos estaduais.

O levantamento foi realizado após as manifestações de rua em todo o país que pediram melhores condições de vida e o fim da corrupção no mês de junho.

Inicialmente, não foi divulgado o percentual de eleitores que consideram o governo ruim ou péssimo ou regular. Segundo o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, a opção por informar somente os percentuais de "ótimo/bom" foi motivada pelo excesso de dados da pesquisas. Os dados completos só foram disponibilizados no final da tarde desta quinta.

Fonte: G1



Presos assaltantes que vinham agindo no Cariri

Dois homens que vinham aterrorizando os comerciantes e moradores de várias cidades da Região do Cariri, no Sul do Estado, entre elas, Aurora, Brejo Santo, Barro, Jardim e Missão Velha, foram capturados durante uma perseguição policial na BR-116, no Município de Brejo Santo (500Km de Fortaleza).

Houve troca de tiros dos criminosos com policiais militares da Força Tática de Apoio (FTA) da 3ª Companhia do 2º BPM. O cerco aos dois bandidos aconteceu depois que eles praticaram mais um crime na região, quando invadiram uma farmácia na cidade de Brejo Santo no fim da tarde de terça-feira, renderam o proprietário e roubaram o dinheiro que havia no caixa. Em seguida, a dupla atacou um mototaxista e também roubou sua moto, fugindo pela BR-116.

A perseguição policial teve início e os assaltantes seguiram por uma estrada que liga as cidades de Aurora e Missão Velha, através da localidade denominada Sítio Santo Antônio. Durante a caçada, os bandidos atiraram contra os PMs e este revidaram.

Segundo o comandante da 3ªCia/2ºBPM, capitão PM L. Rodrigues, Um dos assaltantes foi baleado e levado para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, sendo identificado como Wellington de Souza Marques, conhecido por ´Bebel´. O comparsa, Cícero Vandenberg de Sousa Targino foi preso com a moto roubada e um revólver 38, além dos objetos roubados.

Fonte: Diário do Nordeste



Missão Velha (CE): Duas professoras são encontradas mortas na manhã desta sexta-feira

Duas professoras morreram na manhã desta sexta-feira no município de Missão Velha, sendo uma vítima de homicídio e a outra que praticou o suicídio por enforcamento. O corpo da professora Janemeire, da rede municipal de ensino, foi encontrado por volta das 09h30min nas proximidades do Parque de Eventos do Pinheirão e apresentava marcas de violência. Ela estava grávida e o crime segue envolto em mistério.

Meia hora depois, a polícia foi avisada sobre o achado do cadáver da professora Francilusa, mais conhecida como “Lusa” de aproximadamente 40 anos, que residia no bairro Boa Vista em Missão Velha. Segundo familiares, era uma mulher depressiva e praticou o suicídio por meio de enforcamento. A mesma era casada com o locutor de vaquejadas, Antonio César. Outro suicídio aconteceu ontem em Mauriti. José João de Souza, de 50 anos, que residia na Rua Domingos Alves (Bairro Olho Dágua), se enforcou em casa.

Quanto ao homicídio da professora Janemeire, foi a 11ª mulher morta este ano na região do Cariri, sendo a primeira em Missão Velha, onde, nos últimos 10 anos, oito mulheres foram mortas em Missão Velha. A última pessoa do sexo feminino assassinada naquele município foi Claudiana Custódio dos Santos, de 18 anos, que morava na Rua José Dantas, e terminou morta no dia 11 de junho do ano passado. A mesma foi baleada na cabeça pelo ex-amante Ismael Pereira Gomes, de 20 anos, que foi preso e fugiu da cadeia de Missão Velha.

Demontier Tenório

Foto: Normando Sóracles / Ag. Miséria

Fonte: Miséria



Juazeiro do Norte (CE): TAC suspende redimensionamento de escolas rurais

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação, se comprometeu por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), realizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará, a suspender o redimensionamento das escolas rurais no ano de 2013. A medida atende ao que prevê o artigo 5º, da Lei municipal nº 3.540/2009.

O TAC foi celebrado nesta quinta-feira (25), entre a promotora de Justiça Cível da Comarca de Juazeiro do Norte, Alessandra Magda Ribeiro, e a secretária municipal de Educação Francisca Célia Viana de Brito, com a participação da procuradora-geral do município, Mariana Gomes Pedroza Bezerra Gurgel.

A assinatura do documento ocorreu em razão de uma denúncia feita por uma comissão de professores, informando que a Secretaria de Educação daquele município divulgara a intenção de fechar a Escola de Ensino Fundamental Izaufran Moreira de Freitas, localizada no Sítio Riachão. Segundo eles, isto causaria inúmeros prejuízos àquela comunidade.

A referida secretária terá o prazo de até 45 dias para se reunir com a comunidade do sítio Riachão, no sentido de discutir a necessidade local na área de educação. Conforme a promotora de Justiça Alessandra Ribeiro, as Secretarias de Educação, Ação Social e Saúde, deverão realizar um levantamento de dados referente à evasão escolar, com posterior comunicação à Promotoria da Infância e Adolescência, para adoção das medidas cabíveis.

De acordo com o TAC, após o encerramento do Censo Escolar de 2013, haverá uma discussão prévia com as comunidades sobre as medidas a serem adotadas, antes do início do período letivo de 2014, a exemplo do que já foi feito com as escolas redimensionadas. Também será realizado um levantamento de informações, no sentido de verificar a necessidade de restabelecer o ensino para adultos.

Além disso, a Secretaria de Educação encaminhará à Promotoria de Justiça, no prazo de 30 dias, uma relação das escolas redimensionadas, com indicação do endereço e da escola a qual foi aglutinada, assim como a destinação a que foi ou será feita sobre o prédio e restante do patrimônio de cada uma das escolas referidas.

Em caso de descumprimento das obrigações assumidas, a Secretária Municipal de Educação, se sujeitará, pessoalmente, ao pagamento de multa diária de R$ 10.000,00, a qual se reverterá para o Fundo previsto no artigo 13 da lei nº 7.347/85.

Fonte: Ceará News 7



Animais podem cometer suicídio?

O suicídio é uma atitude muito triste que está relacionada a problemas de ordem psicológica como a depressão, mas será que, além de nós, humanos, os animais são capazes de cometer suicídio? Há controvérsias. O portal Planeta Sustentável explicou que a teoria evolutiva se ocupa em justificar a existência dos animais a partir do estudo daqueles com melhores meios de sobrevivência, o que eliminaria a possibilidade do suicídio.

"O suicídio é uma prerrogativa humana, e não dá para ampliar para os demais animais", disse Gelson Genaro, que é etólogo, ou seja, especialista em comportamento animal. Segundo ele, casos populares, como os de escorpiões que se matavam em momentos de perigo, são lendas. De acordo com Genaro, até mesmo alguns casos vistos como heroicos, quando a mãe ou o pai serve de alimento à ninhada, não são considerados voluntários, mas sim instintivos, com a finalidade, de novo, de garantir a sobrevivência da espécie.

Você já ouviu da história de que o louva-deus é tão romântico que, após copular com a fêmea, oferece a ela o próprio corpo como alimento, certo? O fato é que ele é realmente devorado quando não consegue escapar, já que a fêmea, terminado o coito, come o que estiver por perto, a fim de garantir energia para gerar seus filhos. Ou seja: não é voluntário. É natural, apenas.

E agora?
Alguns pássaros são conhecidos por se comportarem como mortos quando diante de um predador, em uma situação de perigo. A ideia, nesse caso, é ter mais tempo para conseguir fugir. O problema é que esse plano não é perfeito e, muitas vezes, ele dá errado, fazendo com que os passarinhos sejam realmente atacados e mortos. Mas, de novo, essa não é uma atitude suicida, embora seja no que muita gente acredita. Ao que tudo indica, é sempre uma tentativa de perpetuar e proteger a espécie.

Em contrapartida, alguns estudiosos acreditam que, sim, animais são capazes de morrer intencionalmente. O site Answers levanta questões que vão além da lógica científica e sugere que é preciso rever conceitos de vida e morte. Nesse caso, muita gente cita de novo o escorpião, que muitas vezes morre intoxicado com o próprio veneno. Há quem explique, nesse caso, que o que acontece de verdade é que o bichinho, quando acuado, entra em desespero e pica a si mesmo, acidentalmente.

Divergências
Se por um lado a teoria evolutiva usa a necessidade de sobrevivência como fator determinante para alguns casos tidos como de suicídio, os estudiosos que acreditam que a morte voluntária de fato acontece defendem que tanto animais quanto homens possuem um medo inerente da morte e que é esse mesmo sentimento o responsável pelo suicídio, muitas vezes, tanto em humanos quanto em animais. Trata-se, nesse caso, do que é chamado de “medo instintivo”.

Esses mesmos pesquisadores indicam que animais têm se aproximado do conhecimento humano no que diz respeito aos medos e às angústias. Nesse caso, questões filosóficas são frequentemente levantadas, a fim de tentar compreender qual é o papel do homem na explicação desse tipo de problemática e que experiências podem ser feitas para provar algumas teorias.

O fato é que tanto animais quanto homens passam por situações nas quais provocam a própria morte. Mas será que, no caso dos animais, esses eventos são voluntários e premeditados? O que você pensa a respeito desse assunto? Não deixe de contar para a gente.

Fonte: Mega Curioso



Farias Brito (CE): MPF acusa prefeito de desviar recursos de abastecimento

O prefeito do município de Farias Brito, José Vandevelder Freitas Francelino, está sendo acusado de desviar recursos públicos que deveriam ter sido aplicados na construção de sistema de abastecimento de água na região.

A ação de improbidade administrativa foi apresentada pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF) e assinada pela procuradora da República Livia Maria de Sousa. De acordo com o processo, uma empreiteira e dois engenheiros civis também estariam envolvidos no caso.

Segundo o MPF, o Município de Farias Brito firmou, em 2008, convênio de R$ 200 mil com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para construção de sistema de abastecimento de água. Na parceria com o Governo Federal para execução do projeto, a Prefeitura de Farias Brito entraria com o montante de R$ 6,1 mil.

Apurações do MPF indicaram que a empresa CCE Caraíbas Construções e Empreendimentos, vencedora da licitação para construção do sistema de abastecimento, tinha 90 dias para executar a obra, contados a partir do dia 15 de outubro de 2008. Porém, seis aditivos sucessivos prorrogaram a vigência do contrato até o dia 30 de junho de 2010.

Posterior fiscalização realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) constatou diversas irregularidades no convênio. Inicialmente, a CGU apontou que foram realizados pagamentos indevidos por serviços e fornecimentos de materiais previstos na planilha orçamentária contratada com a CCE Caraíbas Empreendimentos LTDA, em virtude de alguns serviços não terem sido realizados ou materiais não terem sido fornecidos.

Consta ainda na ação que a equipe de auditores da CGU, em diligências realizadas in loco, constatou que foi realizada a construção de poço profundo, quando o serviço previsto era a construção de poço tubular. Ainda houve a colocação de mangueira flexível, embora os pagamentos realizados à empresa tenham sido para colocação de tubo PVC, bem como a ausência de equipamento de tratamento da água, embora tenha sido realizado pagamento pela instalação e fornecimento de outro tipo de equipamento.

De acordo com a procuradora Lívia Maria, a modificação do projeto sem autorização da Funasa caracteriza uso indevido de recursos públicos, especialmente porque não houve licitação para construção do poço profundo e, sim do poço tubular aprovado no projeto, o que caracteriza contratação direta, sem a realização de procedimento licitatório e pesquisa prévia de preços.

"O que se verifica no caso em análise é que o gestor do Município de Farias Brito, em total inobservância dos princípios que regem a administração pública, utiliza recursos públicos federais de acordo com sua livre vontade, como se privados fossem, para dar ares de legalidade ao ilícito perpetrado, os demandados José Vandevelder Freitas Francelino e Luiz Humberto Leal inseriram informações falsas em documentos públicos, especialmente, Boletins de Medição e Termo de Recebimento da Obra", diz trecho da ação, assinada pela procuradora Lívia Maria.

Além do prefeito de Farias Brito, são réus da ação os engenheiros Luiz Humberto Leal e José Roberto de Queiroga Gomes.

Fonte: Ceará News 7



Conheça alguns alimentos que você deve evitar antes do sexo

1-  Carne vermelha: costuma ter uma grande quantidade de gordura, o que faz o corpo concentrar suas energias na digestão. "Porém, se você optar por um pedaço de picanha grelhada, tirando a parte da gordura, não haverá problema. Agora, já a costela, por exemplo, é um corte mais gorduroso, melhor evitar", diz o nutrólogo Antonio Elias de Oliveira Filho

2- Repolho: repolho e couve-flor são alimentos fermentativos, que contêm compostos de difícil digestão, desta forma, também podem causar gases. "São os alimentos sulforosos, que estimulam o intestino a funcionar. Evidentemente vai da sensibilidade de cada um, mas eu não indicaria seu consumo àqueles que irão fazer sexo em seguida", avisa o nutrólogo Antonio Elias de Oliveira Filho

3- Bebidas alcoólicas: é fato que elas ajudam as pessoas a ficarem mais desinibidas. Porém, beber muito antes do sexo pode deixar a pessoa sonolenta. Para os homens, em caso de exagero, pode dificultar a ereção. "Se você tomar pouco, por exemplo, uma taça de vinho, meia cerveja, meio copo de caipirinha, será estimulado, ficará mais liberado sexualmente, mais aberto, feliz, alegre. Agora, se beber muito, vai ter sono, passará da fase do estímulo para a da depressão, diminuindo o desempenho. Resumindo, se comer e beber muito e for para a cama, será um fracasso", diz o nutrólogo Antonio Elias de Oliveira Filho. A nutricionista Luciana Harfenist concorda, alertando que "a longo prazo, também terá interferência no acúmulo da gordura visceral, na circulação sanguínea e no metabolismo hepático"

4- Queijos amarelos: muitas pessoas têm dificuldade em processar alimentos lácteos, isso porque a lactose neles presente exige muita energia do organismo para ser processada. Resultado: todo este esforço acaba deixando a pessoa com menos disposição. Pior ainda para quem está pensando em manter uma relação sexual: seu consumo pode causar a formação de gases, além de deixar o corpo inchado

5- Bebidas gaseificadas: são ricos em sódio, grande vilão causador da retenção de líquido no corpo. "Recomendo tomar muito pouco, pois provocam distensão abdominal", afirma o nutrólogo Antonio Elias de Oliveira Filho. Já a nutricionista Luciana Harfenist diz que não há nada científico que mostre que refrigerantes possam atrapalhar na hora do sexo. "A não ser pelo açúcar e as substancias químicas, mas nada que haja diretamente no desempenho sexual"

6- Cebola e alho: por conterem enxofre em sua composição, podem deixar o hálito com odor desagradável. O nutrólogo Antonio Elias de Oliveira Filho vai além: "Não indico por causa do cheiro que exalam, não só no hálito, mas pelo suor também". A nutriconista Luciana Harfenist lembra que o alho pode ser indigesto para algumas pessoas, causando gases e eructação (os famosos arrotos): "Sintomas nada agradáveis para a hora do sexo"

7- Frituras: segundo a nutricionista Luciana Harfenist, elas interferem na circulação sanguínea, no acúmulo de gordura visceral, diminuindo o apetite sexual ao aumentar as taxas de glicose e do colesterol, que interferem na disposição sexual. Além disso, a digestão das frituras acaba desviando por mais tempo o fluxo sanguíneo para a região do intestino, diminuindo, assim, a irrigação sanguínea da região genital. "No caso das mulheres, o excesso de gordura, má digestão e gases também terão interferências negativas no apetite sexual", alerta

8- Feijão: "Alimentos como feijão e lentilha são de digestão lenta e possibilitam a formação de gases. Melhor comer bem pouco", ensina o nutrólogo Antonio Elias de Oliveira Filho. A nutricionista Luciana Harfenist acrescenta que o feijão pode causar, para algumas pessoas, não só gases, mas azia e aquela sensação de barriga estufada. "Sintomas desagradáveis e prejudiciais para a prática sexual, já que nesse momento devemos nos sentir plenos com a nossa saúde"

9- Soja e derivados: segundo a nutricionista Luciana Harfenist, a soja contém fitoestrógenos que podem interferir no metabolismo hormonal dos homens e, por fim, na saúde sexual. Pode causar ginecomastia (crescimento das mamas em homens) em adolescentes. "Melhor evitar o consumo exagerado", ensina ela

10- Farinha branca e refinados: liberam açúcar no sangue mais rapidamente que aqueles feitos com grãos integrais. "Aumentam o índice glicêmico e, assim, também aumentam a taxa de açúcar no sangue, o que faz baixar a energia do corpo", diz o nutrólogo Antonio Elias de Oliveira Filho

11- Açúcar: "Faz parte dos carboidratos simples (calorias vazias). Assim, alimentos muito doces são digeridos mais rapidamente e elevam os níveis de glicose no sangue com rapidez, roubando a energia da pessoa, tudo o que ela não quer quando vai praticar sexo", diz o nutrólogo Antonio Elias de Oliveira Filho. Com ele concorda a nutricionista Luciana Harfenist que lembra que níveis elevados de glicose no sangue desregulam o metabolismo e, a curto prazo, podem inibir os genes que controlam a quantidade de hormônios sexuais em homens e mulheres. Melhor evitar excesso de açúcar, em todas as suas formas, sempre!

12- Batatas fritas: produtos industrializados em geral, como salgadinhos e biscoitos, contêm muita gordura trans, prejudicial à saúde, inclusive da pele, além disso, provoca aumento de peso. "Também possuem alto índice glicêmico. E, vamos falar sério, não é algo elegante para se comer antes do sexo", frisa o nutrólogo Antonio Elias de Oliveira Filho

13- Fast food: de um modo geral, são representados por alimentos com calorias vazias (calóricos e com poucos nutrientes), com altas doses de substâncias químicas estranhas ao nosso organismo que causam desequilíbrio hormonal, alteração do peso, má digestão e prisão de ventre. "Ou seja, tudo o que você não quer na hora do sexo", enfatiza a nutricionista Luciana Harfenist

14- Bisfenol A: não se trata de alimento, mas onde eles são guardados e embalados. A nutricionista Luciana Harfenist lembra que o Bisfenol A (composto do plástico que é tóxico para os seres vivos) é fartamente encontrado nas embalagens de muitos produtos alimentares do nosso dia a dia: "Elemento chave na fabricação de policarbonato e resinas epóxi, ele está nos plásticos que envolvem os alimentos, nas mamadeiras infantis, garrafas d'água, e no revestimento de latas de alimentos e bebidas entre outros, e pode interferir no metabolismo hormonal"

Fonte: UOL



Santana do Cariri (CE): Museu celebra 25 anos contando a história da vida do planeta Terra

Considerado o maior espaço de salvaguarda de fósseis do período cretáceo do hemisfério sul, o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri completa 25 anos. O local se tornou referência mundial na pesquisa paleontológica e já atraiu pesquisadores de todos os continentes, além de visitantes. Desde que foi inaugurado, já recebeu cerca de 320 mil pessoas, tendo se tornado o segundo espaço de visitação turística, depois do monumento do Horto, no Padre Cícero, no Cariri. O museu está inserido na área do Geopark Araripe como equipamento de maior destaque do projeto.

São quase 10 mil peças no museu, e 1.500 delas estão expostas para os visitantes. Por conta do grande potencial fossilífero da região da Bacia Sedimentar do Araripe, o Museu de Paleontologia, criado pela prefeitura de Santana do Cariri e, posteriormente, cedido à Universidade Regional do Cariri (Urca), passou por duas grandes reformas e ampliações, para adequar o espaço à coleção de peças das mais variadas espécies de animais pré-históricos, a exemplo dos pterossauros e dinossauros, aos vegetais e invertebrados. A última delas houve investimento de quase R$ 1 milhão, para a modernização do espaço e sua ampliação.

Educação
A comemoração dos 25 anos foi aberta na manhã de ontem, com o Simpósio Científico de Paleontologia, pela reitora da Urca, professora Otonite Cortez, que destacou a importância histórica e científica do museu, além do grande potencial turístico, econômico e social que representa para a cidade e a região.

"É o espaço de educação popular, onde as pessoas têm acesso a um material que conta a história da vida no planeta", diz. Ela esteve representando o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira.

O museu foi criado em Santana do Cariri pelo sociólogo e ex-reitor da Urca, professor Plácido Cidade Nuvens, quando era prefeito da cidade, e atualmente está como coordenador do espaço, onde há a presença de 12 monitores mirins, capacitados para prestar esclarecimentos ao público que visita o museu sobre história e a importância das peças. Ele chegou a receber prêmios pela a criação do espaço, no centenário da cidade de Santana do Cariri, a exemplo do Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares, e o Rodrigo de Melo Franco, do Ministério da Cultura (Minc).

O museu recebeu homenagem, em maio deste ano, pela passagem dos seus 25 anos, na Assembleia Legislativa do Estado. O Município de Santana do Cariri também recebeu do Legislativo estadual o título de "Capital da Paleontologia"´.

Mesmo sendo um grande atrativo para os pesquisadores, possibilitando o fortalecimento do turismo científico na região, o local recebe visitações diárias de estudantes de instituições da região e de vários estados do Brasil. Já registrou a passagem de turistas de todos os continentes do planeta. Os principais registros, inclusive de reportagens que proporcionou até os dias atuais, estão expostos em uma sala que expõe a própria história do equipamento. As pesquisas relacionadas aos fósseis no âmbito do Araripe foram iniciadas ainda no século XIX.

Para Plácido Cidade Nuvens, os 25 anos do Museu representam apoio e subsídio que a região oferece aos pesquisadores, e eles correspondem, porque ao longo desses anos já existem vários holótipos, unidades através das quais foram descobertas novas espécies e isso, conforme o coordenador, significa a valorização do museu. "O espaço que possui esse material tem prestígio, porque cada pesquisador tem que vir conhecer", afirma. Estudiosos, como Alex Kellner, com pesquisas relacionadas aos pterossauros; Diógenes de Almeida Campos, com os dinossauros; e Paulo Brito, com os peixes, segundo o professor Plácido, foram paleontólogos que fortaleceram o museu como centro de pesquisa e visitação.

Uma das grandes contribuições do museu, segundo o professor Plácido, foi possibilitar o controle da saída ilegal dos fósseis. "Havia uma sangria desatada, muito contrabando dos fósseis da nossa Chapada", diz ele, ao acrescentar que hoje se tem a alegria dos peixeiros, que antes vendiam as peças, trazerem para o museu as novidades e isso reforça o valor científico.

Para o professor Álamo Feitosa, que abriu o evento com palestra com Pesquisa Paleontológica da Bacia do Araripe - Estado da Arte , o museu é um formador de opinião e desperta vocações, não apenas na área da paleontologia, mas nas artes, conservação, defesa do ambiente e dos recursos naturais renováveis e não renováveis, além de criar uma identidade regional.

"Nós éramos acusados pelos estrangeiros de não termos um espaço adequado, hoje permeado de holótipos. Temos onde guardar esse material, no mesmo nível de outras instituições da área", afirma.

A Bacia do Araripe é atualmente um dos locais de incidência dos répteis voadores, visados para estudos no mundo e onde foram encontrados os mais antigos pterossauros. Em março deste ano, foi apresentado no Museu Nacional do Rio de Janeiro, o mais recente deles, o ´Tropeognathus mesembrinus´. Para a comunidade científica mundial, o pterossauro foi encontrado em 2011, durante a maior escavação controlada do Nordeste, que está sendo realizada na região.

Mais informações
Geopark Araripe
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Rua Carolino Sucupira, S/N
Telefone (88) 3102.1237

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Avaliação negativa de Dilma vai a 49% e supera positiva, diz CNI/Ibope

A aprovação pessoal da presidente Dilma Rousseff caiu 26 pontos percentuais em um mês, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em conjunto com o Ibope. Na última pesquisa, 71% aprovavam Dilma, contra 45% agora. A avaliação negativa superou a positiva pela primeira vez na série histórica da pesquisa e atingiu 49%. De acordo com o instituto, 6% dos eleitores não sabem ou não responderam.

No mesmo período, a aprovação do governo da petista caiu 24 pontos percentuais. Hoje, o governo Dilma é avaliado por ótimo ou bom por 31% dos entrevistados. Na avaliação anterior, divulgada em 19 de junho, a aprovação dos brasileiros ao governo de Dilma Rousseff era de 55%. O grupo de entrevistados que considera o governo Dilma regular subiu de 32% para 37% com relação à sondagem anterior. Já os que avaliam como ruim somam 13% ante 7% da pesquisa passada. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder totalizaram 1%.

No levantamento de junho, 32% dos entrevistados avaliaram o governo como regular; 13% consideraram como ruim ou péssimo e 1% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e os pesquisadores foram a campo entre 9 e 12 de julho.

A pesquisa divulgada em junho foi a campo antes da onda de protestos que tomou conta do país. Após a onda de protestos, a pesquisa de hoje é a terceira que mostra uma tendência forte de queda da avaliação do governo Dilma. O instituto Datafolha registrou queda de 27 pontos percentuais no último dia 29 de junho. O instituto MDA, em pesquisa encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), também detectou queda de 22,9 pontos percentuais na avaliação positiva do governo petista em levantamento publicado no último dia 16.

Confiança e comparação com Lula
O índice de desconfiança na presidente aumentou de 28% para 50%. Os entrevistados que confiam em Dilma são 45%, ante 67% da pesquisa de junho. Os que não sabem ou não responderam somam 5%, o mesmo índice da sondagem anterior.

Na comparação com o governo anterior, houve uma diminuição dos que consideravam o governo Dilma melhor que o de Luiz Inácio Lula da Silva – de 16% para 10%. A maior parte dos entrevistados avaliou o governo da petista semelhante ao de Lula: 42% ante 57% dos entrevistados de junho. Os que a avaliam como pior que Lula somam 46% ante 25% da avaliação passada. Os que não sabem ou não totalizaram 2%.

Saúde é pior área
Das 25 áreas avaliadas do governo, os brasileiros apontaram como as que têm os melhores desempenhos habitação (28%), ações de combate à fome (23%) e políticas de capacitação profissional (22%).

Os entrevistados classificaram como piores desempenhos do governo federal as áreas da saúde (71%), segurança pública e combate à violência (40%) e educação (37%).

A CNI/Ibope questionou quais seriam os principais problemas do Brasil no momento e, os entrevistados destacaram que são saúde (77%), educação (39%), segurança pública (38%), drogas (29%) e corrupção (27%).

A pesquisa mostrou que 63% dos entrevistados apontaram as manifestações populares nas ruas como o assunto mais lembrado com relação ao governo Dilma, seguido por ações do governo federal (12%) e ações dos governos estaduais e municipais (9%).

Para o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, as manifestações não foram exatamente a causa da queda de popularidade da presidente. "Não que as manifestações [de rua] tenham gerado a queda, mas isso levou todos os problemas que as pessoas vinham sentindo e isso floresceu", afirmou.

A pesquisa foi feita com 2.002 pessoas de 434 municípios e inclui questões sobre as manifestações populares, a qualidade dos serviços públicos e a aplicação dos impostos arrecadados pelos governos.

Além da avaliação do governo federal e da atuação da presidente, a avaliação mostra a opinião da população sobre o desempenho de 11 governadores que, juntos, são responsáveis por quase 90% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial.  Os Estados pesquisados foram Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: UOL



Juazeiro do Norte (CE): Ministério Público fará visita ao HRC para constatar ‘in loco’ reclamações de usuários

Após várias queixas de usuários, representantes do Ministério Público Estadual farão uma visita ‘in loco’ ao Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, que acontecerá na próxima sexta-feira, a partir das 9 horas. A promotora de Justiça, Alessandra Magda Monteiro será acompanhada pela diretoria do hospital.

A finalidade é poder avaliar melhor as reclamações sobre as falhas de funcionamento, no local, relatadas pelos usuários junto à promotoria. O HRC é referência para atendimentos de alta complexidade para mais de 40 municípios, incluindo o Cariri e Centro-Sul do Estado. Após constatar os problemas, a promotora afirma que irá comunicar imediatamente à Promotoria Pública da Saúde, em Fortaleza. Ela ainda destaca a situação crítica da saúde pública na cidade.

Além disso, a direção do hospital justifica os vários atendimentos recebidos pelo HRC, após o fechamento do Hospital Santo Inácio. Segundo a diretora, Demostênia Coelho, o local não pode deixar de atender às pessoas, e reconhece a problemática diante da situação problemática dos atendimentos nos setores primário e secundário em Juazeiro do Norte.

Fonte: Diário do Nordeste



A pedido de Sérgio Cabral, Papa Francisco benze bombas de gás lacrimogêneo e canhões de água

A passagem do Papa Francisco pelo Rio de Janeiro ganhou um capítulo pitoresco. Sérgio Cabral Filho, ditador do Império Fluminense, convidou o supremo líder da Igreja Católica para adicionar um pouco de espiritualidade e bons augúrios aos meios materiais pelos quais o Estado tradicionalmente se utiliza contra os vândalos de qualquer categoria. Líderes religiosos afirmam, baseados na história da Igreja, que uma vez bento o armamento torna-se menos culposa e até justificável a violência.

“Eu sou muito católico, todos da imprensa sabem disso. Pedimos ao Papa para benzer mais de 12 mil cápsulas de bombas de gás lacrimogêneo, que passaremos a chamar de Lacryma Christi. Além disso, ele ainda benzeu mais de 10 metros cúbicos de água que serão lançados nos manifestantes. Nossos ‘canhões de água benta’ combaterão o fogo demoníaco dos molotovs revoltosos”, afirmou Cabral.

Nas próximas horas, o Sumo Pontífice estará ocupado em ouvir confissões e em conferir indulgências para mais de 60 Policiais Militares que vêm cometendo o pecado do falso testemunho contra manifestantes  deliberadamente desarmados, além daqueles que vêm utilizando indevidamente armas letais no exercício de contenção. Alguns jornalistas da mídia hegemônica também deverão marcar presença na confissão coletiva visando purificação das leviandades proferidas em cadeia nacional.

Fonte: Diário Pernambucano



Crato (CE): Geopark dá início à 5ª colônia de férias

A educação ambiental unida ao lúdico passa a ter proporções de puro divertimento, com a colônia de férias do Geopark Araripe, em sua 5ª versão. São mais de mil crianças que já passaram pelos trabalhos, realizado por meio da coordenação de Educação Ambiental do projeto, com a participação de estagiários de vários cursos da Universidade Regional do Cariri (Urca), com apoio de instituições.

Neste ano, estão participando das atividades, que vão desde oficinas de bonecos a réplicas de fósseis, visitas ao Centro de Interpretação do Geopark e exibição de vídeos, dentre outras atividades, 180 crianças de comunidades dos geossítios e municípios da região.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do Geopark, Professora Neuma Galvão, esse trabalho tem sido de fundamental importância para as crianças e adolescentes, para conhecer a área do Geopark, além de terem noções importantes de preservação da natureza. A colônia de férias foi iniciada no último dia 24, com o credenciamento das crianças de 6 a 10 anos. As dinâmicas marcam o início de todo o processo de conhecimento, passando pela visitação ao Centro de Interpretação.

No local, em funcionamento no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, os participantes têm a oportunidade realizarem uma viagem de conhecimento à área que compõe o Geopark Araripe. Este ano, por meio de um trabalho desenvolvido pelo artista plástico cratense, Paulo Bento, com a reprodução de um mapa do século XIX da região, é possível se conhecer o caminho das águas e os primeiros locais de colonização dos índios.

Amanhã, os alunos estarão participando das atividades no Centro de Santana do Cariri, dentro da programação do jubileu de Prata do Museu de Paleontologia de Santana. Serão realizadas em praça pública desde oficinas de réplica e reciclagem, além de apresentação circense na praça com o grupo Trupzumba, a exposição Talhado Jovens Paleontólogos.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste



Barbosa se diz surpreso com repercussão de não ter cumprimentado Dilma

Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (24), o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, disse ter ficado surpreso com o suposto gesto de descortesia com a presidente DIlma Rousseff na cerimônia de boas-vindas ao papa Francisco, no Palácio do Guanabara, no Rio de Janeiro. "Com base em imagens de TV captadas a partir de determinado ângulo, foram criadas versões sobre o comportamento do ministro que não encontram amparo na realidade. O ministro repudia interpretação de que teria sido deselegante com a presidente e ratifica seu respeito pelos poderes constituídos", diz a nota oficial.

A postura do ministro gerou críticas de internautas e jornalistas, como o colunista da "Folha de S.Paulo" Elio Gaspari. "Noves fora o ministro Joaquim Barbosa, que passou batido pela chefe do Poder Executivo. Ele não faria isso com o prefeito de Miami", disse Gaspari na coluna desta quarta.

Na sexta-feira passada, Barbosa e Dilma tiveram audiência no Palácio do Planalto, em Brasília, mas o teor do encontro não foi divulgado no dia. Segundo a nota de hoje do STF, na audiência, Barbosa teria sido convidado para a recepção ao papa Francisco, convite que aceitou prontamente.

Além de Barbosa e Dilma, participaram da cerimônia de recepção diversos políticos, como o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB); o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e deputados.

Veja abaixo a íntegra da nota:

"Causou grande surpresa ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, a divulgação de suposta descortesia dele com a presidente da República, Dilma Rousseff, por ocasião da cerimônia com o papa Francisco no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro. Com base em imagens de TV captadas a partir de determinado ângulo, foram criadas versões sobre o comportamento do ministro que não encontram amparo na realidade. O Ministro repudia interpretação de que teria sido deselegante com a Presidente e ratifica seu respeito pelos Poderes constituídos.

Na condição de presidente do STF, o ministro Joaquim Barbosa tem mantido relacionamento institucional de alto nível com a presidente Dilma. Em um espaço de dois meses, foram realizadas duas audiências no  Palácio do Planalto, sendo a primeira convocada pela Presidente da República e a segunda solicitada pelo Presidente do Supremo. Nesses encontros foram discutidos temas de grande relevância para a vida do País. Em uma dessas ocasiões, foi feito o convite para que o presidente do STF comparecesse à cerimônia de recepção ao papa Francisco, convite que foi prontamente aceito.

No dia da cerimônia, logo ao chegar ao Palácio da Guanabara, o Ministro Joaquim Barbosa depois de cumprimentar outras autoridades presentes, foi convidado a dirigir-se à sala privativa onde se encontrava a Presidente, o Governador Sérgio Cabral, além dos Presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Alves. Permaneceu lá por mais de uma hora. Depois, dirigiu-se junto com as demais autoridades até o local que lhes fora destinado na cerimônia.

Por ocasião dos cumprimentos, o Ministro apertou respeitosamente a mão do Santo Padre, e trocou discreto sorriso com a Presidente. Isso porque avaliou não ser necessário novo cumprimento protocolar, uma vez que isso já havia ocorrido por ocasião de sua chegada ao Palácio."



Fonte: UOL



62% dos municípios do Estado aderiram ao Mais Médicos

Termina hoje o primeiro ciclo de inscrições no Programa Mais Médicos, do governo federal. No Ceará, conforme o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, 115 dos 184 municípios se inscreveram (62,5%). Em todo o País, são mais de 2.552 municípios registrados. Amanhã, o Ministério divulgará o total de vagas existentes em cada cidade participante. Até 28 de julho, os médicos brasileiros que aderiram ao programa poderão escolher os municípios onde querem atuar. Eles serão encaminhados, prioritariamente, para municípios do Interior com alta vulnerabilidade social e as periferias das grandes cidades, onde é maior a carência por este
serviço.

Desde que foi anunciado, o programa desencadeou uma série de protestos em todo o Brasil. Na última segunda-feira, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou nota "desaprovando a forma precipitada com que o programa foi lançado pelo governo, sem diálogo com os profissionais e instituições que seriam diretamente responsáveis pela execução deste programa, representados pelas entidades de classe, universidades públicas e privadas, Conselho Nacional de Saúde e Associação Brasileira de Educação Médica (Abem)".

Rejeita também a contratação de médicos estrangeiros, sob qualquer pretexto, sem o devido registro legal nos Conselhos de Medicina da jurisdição onde se propõe a atuar.

Na tarde de ontem, em conversa ao vivo com internautas através da ferramenta twitcam, o governador Cid Gomes defendeu o programa. "Já fui prefeito de Interior e sei da dificuldade de contratar médicos. Quanto mais no Interior, mais difícil", explicou. Cid considera razoável o governo dar oportunidades para médicos brasileiros e, em caso de restarem vagas, ocupá-las com os estrangeiros.

Resultados
O gestor ressaltou que médicos cubanos já atuaram em Sobral, com bons resultados para a saúde do município. "Os médicos (brasileiros) não têm com o que se preocupar. Eles (estrangeiros) não vão poder dar outro tipo de expediente. Não há razão para preocupação", disse, referindo-se às críticas feitas ao programa. Com relação à resolução que obriga os estudantes de Medicina a trabalharem no Sistema Único de Saúde (SUS) por dois anos para obterem o diploma, Cid foi taxativo: "o médico deve à sociedade e à população um retorno desse investimento".

Na visão do governador, o problema da falta de médicos no Interior deve ser resolvido com urgência. "Não se pode esperar mais cinco anos. Na essência, as medidas são boas para que a gente possa dar à população uma saúde menos crítica do que aquela que é dada hoje", finalizou.

Na última terça-feira, o programa foi motivo de paralisações no Ceará. Em Fortaleza, cirurgias agendadas e consultas tiveram de ser remarcadas. Os protestos são contra a Medida Provisória 621, do governo federal, que institui, entre outros pontos, o Programa Mais Médicos e os vetos da presidente Dilma Roussef a dez itens a Lei do Ato Médico. Novas paralisações estão previstas para 30 e 31.

Vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), Samuel Abrantes, alega que não existe defasagem de médicos no Estado e informa que, no sindicato, tramitam 137 ações coletivas envolvendo cerca de 800 médicos que foram para o Interior. "Eles trabalhavam em situação precária e, depois de alguns meses, simplesmente deixaram de receber. Além de não darem estrutura, eles não cumprem com o pagamento dos profissionais. Tudo isso implica para que os médicos não queiram ficar lá", frisa. O objetivo das ações é tentar reaver os salários não pagos.

Existe, no Estado, cerca de 13 mil médicos. Entretanto, segundo informações do sindicato, aproximadamente 75% da categoria é concentrada na Capital.

LUANA LIMA
REPÓRTER




Triste sina cratense - Por: Angelo Borges Papaleo


Fico extremamente entristecido como as coisas são feitas em nosso município. Não escrevo isto por barrismo, mas por carinho a esta cidade e ao seu maior evento econômico e cultural, a EXPOCRATO. Ainda mais chamo para mim tal responsabilidade e dever por ser neto de um dos seus fundadores, DR BORGES.

Em 2009 participei de uma audiência pública realizada no SESC Crato, onde todas as entidades representativas da sociedade puderam opinar. na ocasião não observei nenhuma demonstração, ao menos explícita, pela mudança.

Reconheço que a EXPOCRATO está defasada. Mas aos que pensam que a mudança necessariamente é a melhor alternativa, respondo que a mim falta uma certeza.

Anos atrás o Governador noticiou que havia disposição orçamentária de 20 milhões para o novo parque. Gostaria que alguém me respondesse quanto há para a UNIVERSIDADE?

Diga-se de passagem que gastos do Executivo precisam de previsão orçamentária na Assembléia um ano antes.

Fico extremamente curioso com esta imensa vontade do Governo do estado em disponibilizar mais de 40 hectares para uma Universidade sucateada, que nem ao menos realiza concurso para professor efetivo.

Por que URCA não pode crescer para cima? Por que aquele terreno da frente não pode ser desapropriado?.

Se o Governo do Estado noticiasse a disposição de incluir novos cursos na URCA como Veterinária ou outros que necessitassem de vasta área. Se o Governo se propusesse a construir uma vila olímpica, pistas de atletismo, laboratórios, apartamentos para os estudantes, enfim, poderia até ficar em dúvida.

Mas é triste o comodismo da maioria dos cratenses. Por isto que nossa cidade caminha neste sentido. Estagnada há décadas e tendo péssimos políticos como seus representantes.

Mas infelizmente as vozes defensoras de nossa cidade parecem mudas. O argumento que está congestionado. Nem mesmo o Parque no seu interior estava na sexta a noite. E não nos esqueçamos que a festa dura apenas uma semana e representa em média 60% de todo o agronegócio da região.

Peço que todo cratense procure conhecer o espaço ainda disponível. Acredito que em torno da metade da área útil ainda pode ser usada. O parque precisa ser modernizado. Inadmissível, após 60 anos de festa nem ao menos banheiros dignos tenhamos.

É possível se fazer toda uma infra estrutura modernizadora do Parque. Vias circulantes, estender o metro até o Parque, que serviria ao Evento e também a Universidade. Enfim, alternativas não faltam.

O risco que corremos e termos um terreno baldio no centro da cidade. E nada garante que a transferência desta festa será marcada pelo êxito. Conheço festas com uma infra estrutura muito melhor que a nossa que são fraquíssimas. Vale lembrar que os Parques de Eventos de Campina Grande e Caruaru, dentre outros, ficam no centro da cidade.

O nosso atual Parque pode ser modernizado. Poderia ser a área de lazer dos cratenses e até mesmo da Universidade, já que ambas as instituições são dirigidas prelo Governo do Estado. Como disse certa vez meu amigo professor Jurandyr temotéo, u,ma espécie de mini Ibirapuera.

Mas parece-me que não existem mais homens de pulso nesta cidade. Interesses imediatistas ou mal explicados. Só se fala nesta cifra de 20 milhões. É bom que se esclareça que estes recursos são públicos. E devem ser gastos mediante um criterioso projeto. Parece-me que existem interesses escusos nesta mudança.

Fora isto vale lembrar que o evento virou festa de turista. Entegue a um grupo privado, a Luan produções, a uma furtuna, que explora aquilo ali a seu bel prazer, cobrando preços escorchantes em tudo. Enfim, nada faz lembrar que tal evento seja público. A

Fica aqui o meu registro, primeiro em respeito e amor a esta cidade. e em segundo plano em memória ao meu avô, DR Raimundo de Oliveira Borges, um dos fundadores da Expocrato.

Acorda Crato.

Ângelo Borges é professor



Tasso lidera pesquisa para Senado e Governo do Estado

Se as eleições para governador do Estado e Senador fossem hoje, nas duas disputas o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) sairia na frente em todos os cenários. É o que revela a pesquisa realizada entre os dias 13 e 16 de julho, pelo IBOPE Inteligência. Foram ouvidos 812 cearenses e os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 24.

Na pesquisa estimulada, na qual são apresentados nomes de possíveis candidatos aos entrevistados, o percentual de cearenses indecisos é significativamente menor do que na pergunta espontânea.

Em um primeiro cenário, que contempla o nome de cinco pré-candidatos, Tasso Jereissati tem 45% das intenções de voto, ante 20% de Eunício Oliveira, 6% de Mauro Filho, 4% de Leônidas Cristino e 4% de Domingos Filho. Votos brancos e nulos somam 14% e os indecisos 7%.

No segundo cenário, com apenas três candidatos, os resultados são: Tasso Jereissati 49%, Eunício Oliveira 26% e Leônidas Cristino 4%. Votos brancos e nulos totalizam 14% e os que não sabem em quem votar ou não responderam, 7%.

Já na disputa entre Tasso Jereissati, Eunício Oliveira e Mauro Filho, os percentuais de menções de voto são 50%, 25% e 6%, respectivamente. Nesse contexto, votos brancos e nulos chegam a 13% e indecisos somam 7%.

Em um quarto cenário, Tasso Jereissati atinge 51% das menções, enquanto  26% citam Eunício Oliveira e 4% Domingos Filho. Declaram intenção de votar em branco ou anular o voto, 13% dos cearenses e 6% não sabem em quem votar.

O IBOPE também testou alguns cenários de embate direto entre alguns candidatos. Na primeira simulação, o Senador Eunício Oliveira aparece com 50% das menções e Leônidas Cristino com 10% das intenções de voto. Os que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 26% e os indecisos, 15%.

No cenário com Eunício Oliveira e Mauro Filho, o senador tem 47% das intenções de voto, enquanto o deputado aparece com 16% das menções. Aqueles que afirmam votar em branco ou anular o voto somam 23% e 13% não sabem ou preferem não responder a pergunta.

No último cenário de embate direto, Eunício Oliveira obtém 50% das intenções de voto, contra 11% do vice-governador Domingos Filho. Os que não sabem ou preferem não responder são 26% e os declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 14%.

Na pesquisa estimulada para senador, o IBOPE testou dois cenários. No primeiro, Tasso Jereissati recebe 43% das intenções de voto, ante Inácio Arruda (19%), Heitor Ferrer (18%) e José Guimarães (5%). Votos brancos e nulos somam 10% e indecisos, 6%.

No segundo cenário, Tasso Jereissati aparece com 44% menções, Inácio Arruda com 19%, Heitor Ferrer com 18% e Luizianne Lins com 4%. Aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 10%, enquanto 6% não sabem ou preferem não responder a pergunta.

Sobre a pesquisa
O IBOPE Inteligência entrevistou 812 eleitores, com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 16 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais

Fonte: Ceará Agora



Santana do Cariri (CE): Museu de Paleontologia abre programação alusiva aos seus 25 anos, nesta quinta-feira

O Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (URCA) abre, no próximo dia 25, programação científica e cultural alusiva aos seus 25 anos. O evento terá abertura solene da Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, às 9 horas, no próprio Museu, juntamente com representantes da Prefeitura do Município e pesquisadores da área. Em seguida, haverá um momento de confraternização.

A programação com várias palestras será aberta às 14 horas, com a apresentação do Plano de Requalificação Urbana da cidade de Santana do Cariri, pelo arquiteto e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Sales. Em seguida, será ministrada palestra sobre Histórico das Pesquisas Paleontológicas da Bacia Sedimentar do Araripe, com o diretor do Laboratório da Paleontologia da URCA, Professor Álamo Feitosa. Às 16 horas, haverá visita ao Parque dos Pterossauros e a Exposição Permanente de Fósseis.

Três momentos especiais são reservados para sexta-feira, 26, com a realização de uma oficina de réplicas de fósseis e reciclagem, além de apresentação circense na praça com o grupo Trupzumba e exposição Talhado Jovens Paleontólogos, na Praça da Prefeitura, em Santana.

Fonte: Diário do Nordeste



Promotora do caso Telexfree diz ter sido ameaçada

A promotora de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Acre (MPE/AC) Alessandra Marques diz ter sofrido ameaças de morte por investigar a empresa Telexfree (Ympactus Comercial Ltda.), que está proibida de operar por acusação de praticar pirâmide financeira.

As ameaças foram postadas na página pessoal da promotora no Facebook. Com isso, o MP pediu proteção de policiais, que acompanham Marques durante todo o dia.

Ela afirma não ter mudado a rotina da vida após as ameaças. "Muitas pessoas não entendem que estamos querendo preservá-las. Nosso objetivo é fazer com que a empresa devolva o dinheiro que os divulgadores investiram", disse.

A juíza que pediu a paralisação dos serviços da empresa, Thaís Borges, da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco, também disse que foi ameaçada.

Pirâmide financeira é investigada por força-tarefa
A ação contra a Telexfree faz parte de uma força-tarefa conduzida pelos Ministérios Públicos federal e estaduais e que investiga indícios de pirâmides financeiras pelo país.

A prática de pirâmide financeira é proibida no Brasil e configura crime contra a economia popular (Lei 1.521/51), pois só é vantajosa enquanto atrai novos investidores. Assim que os aplicadores param de entrar, o esquema não tem como cobrir os retornos prometidos e entra em colapso. Nesse tipo de golpe, são comuns as promessas de retorno expressivo em pouco tempo.

Atuando no Brasil desde março de 2012, a Telexfree vende planos de minutos de telefonia de voz sobre protocolo de internet (VoIP na sigla em inglês). Porém, segundo a acusação, isso seria apenas uma fachada.

"O problema é que o produto não existe. Se você pegar a publicidade da empresa, é toda em cima de adquirir dinheiro e não de produto", diz a promotora destacando o crescimento da empresa em pouco espaço de tempo, algo que "nenhum outro negócio lícito no Brasil poderia proporcionar".

O UOL tentou entrar em contato com a Telexfree para saber a opinião da empresa sobre as acusações da promotora, mas não conseguiu até a publicação desta reportagem.

Desbloqueio de contas de associados
No final de semana, a Telexfree divulgou uma nota na qual afirma que ofereceu cerca de R$ 660 milhões à Justiça como garantia para desbloquear as contas dos associados e poder voltar a fazer novos cadastros. De acordo com a promotora, os serviços são considerados irregulares e não poderiam ser aceitos.

A movimentação de dinheiro da empresa está proibida pela Justiça desde o final de junho. A Telexfree também continua impossibilitada de realizar novos cadastros de divulgadores, sob pena de multa diária de R$ 500 mil.

A Telexfree possui mais de 1 milhão de associados em todo o país. "São muitas famílias desesperadas por ter perdido tudo. É lamentável que muitos órgãos de fiscalização tenham demorado tanto para observar que havia um enriquecimento muito rápido por parte de algumas pessoas", disse.

O modelo de negócios da empresa, porém, foi considerado insustentável pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda. Isso porque o faturamento da Telexfree viria, sobretudo, das taxas de adesão pagas pelos associados –chamados de divulgadores–, e não da venda de pacotes de minutos.

Fonte: UOL


Sai de cena Dominguinhos, herdeiro que expandiu o legado de Gonzaga

O título do primeiro álbum de José Domingos de Morais (Garanhuns - PE, 12 de fevereiro de 1941 - São Paulo - SP, 23 de julho de 2013), Fim de festa, foi enganador. A festa estava somente começando naquele ano de 1964 para o grande cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano, popularmente conhecido no Brasil como Dominguinhos. A rigor, o fim mesmo foi somente nesta terça-feira, 23 de julho, data em que o artista saiu de cena, aos 72 anos, após sete meses de internação em hospital de São Paulo (SP) para tratamento de problemas cardíacos e respiratórios, agravados por um câncer de pulmão diagnosticado já há seis anos.

Enquanto durou, o forró foi animado. Por mais que a sanfona do mestre tenha chorado ao tocar temas melancólicos ao longo de carreira pavimentada desde a década de 50, o som de Dominguinhos vai estar para sempre associado à alegria e à vivacidade da música nordestina. Já virou clichê apontá-lo como o legítimo herdeiro musical de Luiz Gonzaga (1912 - 1989) - o pilar mais forte da Nação Nordestina - e, sim, Dominguinhos foi mesmo o mais capacitado sucessor na linhagem nobre do Rei do Baião. Contudo, Seu Domingos soube expandir esse legado, delineando sua identidade como compositor e se recusando, com a delicadeza que pautou a maioria de sua músicas, a ser mero clone de Gonzaga, a quem sempre reverenciou sem submissão.

Aliás, o último trabalho autoral de Dominguinhos - Luar agreste no céu cariri (Passa Disco, 2013), assinado com o compositor cearense Xico Bizerra - reiterou a versatilidade de compositor que extrapolou o universo musical nordestino, compondo choros, boleros, valsas e até fado. Mas é fato que Dominguinhos vai ser sempre mais lembrado pelos xotes, baiões e toadas que ganharam as paradas nas vozes de cantores do Brasil. Gilberto Gil fez grande sucesso em 1973 com o compacto que trazia a gravação do xote Eu só quero um xodó, uma das mais conhecidas parcerias de Dominguinhos com sua então mulher Anastácia. Tanto que, na sequência, Gil letrou tema originalmente instrumental de Dominguinhos - Lamento sertanejo, música lançada pelo sanfoneiro no álbum Tudo azul (1973) - e virou parceiro do mestre em outro sucesso. Fafá de Belém registrou Carece de explicação (Dominguinhos e Clodô) em seu álbum Estrela radiante (Philips, 1979).

No mesmo ano, Fagner fez sucesso com a toada Quem me levará sou eu (Dominguinhos e Manduka) - incluída na segunda edição do álbum Eu canto (CBS, 1978) - e Nana Caymmi fez a primeira e definitiva gravação de Contrato de separação em seu álbum Nana Caymmi (Odeon, 1979). Elba Ramalho - a cantora que mais propagou o cancioneiro de Dominguinhos, a ponto de gravar e assinar com o compositor um álbum em 2005 - imortalizou De volta por aconchego (Dominguinhos e Nando Cordel) em seu álbum Fogo na mistura (Barclay, 1985). Ao ser propagada na trilha sonora da novela Roque Santeiro (TV Globo, 1985), a toada nunca mais saiu da memória do Brasil e dos shows de Elba. Gostoso demais (Dominguinhos e Nando Cordel), outra canção composta no tempo da delicadeza, impulsionou as vendas de Dezembros (RCA, 1986), álbum que marcou a volta de Maria Bethânia à gravadora RCA.

Entre um sucesso e outro na voz de cantoras do Brasil, o compositor se tornou parceiro do carioca Chico Buarque, com quem compôs Tantas palavras, lançada por Chico em álbum de 1984. Bissexta, a parceria seria reavivada em 1998 com o lançamento do Xote da navegação. Nesse mesmo ano de 1998, Djavan lançaria em seu álbum Bicho solto o XIII sua primeira e única parceria com Dominguinhos a belíssima Retrato da vida. Como sanfoneiro, o virtuosismo de Dominguinhos ia além das festas e forrós animados pelo músico - como pode ser comprovado com a audição do CD gravado com o violonista gaúcho Yamandu Costa, Yamandu + Dominguinhos (Biscoito Fino, 2007), título mais recente de discografia que inclui álbuns hoje raros, posto que nunca relançados em CD. São os casos de O forró de Dominguinhos (Philips, 1975), Domingo menino Dominguinhos (Philips, 1976), Oi, lá vou eu (Philips, 1977), Ó Xente! Dominguinhos (Philips, 1978) e Após tá certo (Philips, 1979) - para citar somente álbuns da segunda metade dos anos 70, década em que a carreira do artista engrenou em escala nacional.

Até mesmo álbuns dos anos 80, como o popular Isso aqui tá bom demais (RCA, 1985), estão há anos fora de catálogo. Enfim, Dominguinhos fez sua festa na terra, alegrando o Brasil com sua música que, quando triste, embalava a tristeza com suavidade, sem peso. A partir de hoje, a festa é no céu. Puxe o fole, grande sanfoneiro!

Mauro Ferreira

Fonte: Blog Notas Musicais



AddThis