Polícia Civil prende em flagrante grupo criminoso em posse de celulares furtados no Crato

Uma investigação minuciosa da Polícia Civil resultou, na manhã deste sábado (15), na prisão de três homens e uma mulher, com idades de 27 e 37 anos, em posse de 33 celulares furtados. A ofensiva policial ocorreu após uma das noites da Expocrato. Os suspeitos foram presos em Juazeiro do Norte e em Crato.

Segundo informações policiais, os dois primeiros suspeitos identificados como Anderson Islas da Silva Pimentel (27), e Eudes Silva de Oliveira (29), foram abordados, em Juazeiro do Norte, quando estavam em um veículo em deslocamento para uma pousada, onde estavam hospedados. Com eles, os policiais civis encontraram 10 aparelhos celulares – alguns estavam escondidos em um fundo falso do veículo, outros na pousada.

Com o aprofundamento das investigações, as equipes policiais se deslocaram para outro endereço de uma pousada, em Crato, onde flagraram os suspeitos identificados como Higor Leonardo da Silva (37) e Samara Galdino de Oliveira, em posse de 23 aparelhos celulares. Segundo apurações policiais, o grupo utilizava o mesmo “modus operandi” em vários eventos.


Conforme investigações policiais, coordenadas pelos Núcleos Operacional (NO) e de Inteligência (NI) do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul), com apoio da Delegacia Regional de Crato, o grupo criminoso, que já vinha sendo monitorado pela Polícia Civil, é oriundo do Rio Grande do Norte e atua em eventos pelos estados do Nordeste. Os levantamentos policiais apontam ainda, que alguns dos suspeitos já tinham sido presos e processados por crimes de receptação, furtos, roubos e associação criminosa.

No total, 33 celulares, dois veículos, papel alumínio e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Crato, onde foram autuados em flagrante por furto e por associação criminosa. A Polícia Civil segue com as investigações com a finalidade de identificar e capturar outros indivíduos envolvidos na ação criminosa, bem como de identificar a quem pertencem  os aparelhos e restituir os celulares às vítimas.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará contará com secretaria para cuidar do bem-estar animal

O Governo do Ceará vai criar a Secretaria da Proteção Animal. A proposta de criação da nova pasta foi aprovada nesta sexta-feira (12) na Assembleia Legislativa. “A formatação da Pasta, que executará as políticas públicas voltadas para o tema, está sendo realizada com muita sensibilidade, critério e responsabilidade, de acordo com as condições do Governo do Estado. A causa animal é um tema de grande importância e que tem toda a nossa atenção!”, ressalta o governador Elmano de Freitas.

“Tenho a convicção de que na sociedade cearense há uma grande sensibilidade com a causa animal. Seja do ponto de vista de saúde pública ou do meio ambiente. Basta percebermos a quantidade de pessoas que têm animais nas suas residências e se preocupam com o bem-estar animal”, avalia o governador Elmano de Freitas. “Estamos promovendo um importante avanço na institucionalidade. Estive reunido com responsáveis por abrigos e elas não conseguem manter mil animais. Tiram dinheiro do bolso para cuidar. Acho que isso não seja razoável e considero importante que o Estado faça parceria com a sociedade civil, abrigos e municípios”, conclui.

Ao longo dos anos, o Governo do Ceará busca reprimir ações que representem prejuízo ou que ofereçam risco ao meio ambiente. Exemplo dessas medidas, a Lei nº 17.729, publicada em 2021, institui a Política Estadual de Proteção Animal, que prevê normas destinadas à proteção, defesa e preservação dos animais no Estado do Ceará.

A criação da Secretaria da Proteção Animal vem para fortalecer a atual Política. Considerando a multiplicidade e especificidades de suas ações, fez-se necessária a criação de um órgão próprio para tratar da matéria, com a expertise necessária.

Segundo a mensagem, a medida mostra-se inovadora, demonstrando o protagonismo do Ceará no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas efetivas e sustentáveis que primam pelo absoluto respeito aos seres, humanos e não humanos, a o meio ambiente em geral.

Entre as atribuições da Secretaria da Proteção Animal está a promoção e o fortalecimento da assistência médica veterinária em Fortaleza e no Interior do Estado a animais de pequeno e grande portes, mediante a construção, operação e gestão de estruturas, equipamentos e pessoal capacitados; execução de políticas de controle populacional de animais na Capital e Interior, através de castração disponibilizadas por unidades móveis e fixas como hospitais, clínicas e congêneres.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Golpe do QR Code: o que é e como se proteger

Nos últimos anos, é cada vez mais comum encontrar estabelecimentos aderindo a soluções digitais para facilitar o dia a dia da empresa e também para otimizar a experiência do cliente. Uma das ferramentas que tem se popularizado é o QR Code, recurso fácil e rápido que permite ao cliente acessar cardápios, conferir informações e realizar pagamentos.

A crescente popularização do código QR, no entanto, também abriu portas para golpistas – que têm usado QR Codes manipulados para roubar dados pessoais ou bancários de terceiros.

Foi o que aconteceu com uma idosa no início deste ano, em Singapura. Ao ler um QR Code de uma loja com a câmera do seu celular, a mulher não percebeu ser um código manipulado e perdeu cerca de US$ 20 mil. No Brasil, uma fraude que utiliza a tecnologia também tem sido queixa de pessoas em todo o país.

O que é o golpe do QR Code?
Trata-se de um golpe em que o criminoso substitui o QR Code original de um estabelecimento por outro, que redireciona o usuário para um link malicioso capaz de roubar os dados do celular. Com as informações, os golpistas conseguem acessar bancos, redes sociais e aplicar vários tipos de golpes com conta do usuário.

Resumidamente, os fraudadores visitam um local e analisam a forma como o QR Code é disponibilizado aos clientes. Feito isso, eles imprimem um código em formato similar e colam por cima do original, fazendo com que os consumidores o escaneiem sem saber.

Mas afinal, como saber se um QR Code é verdadeiro? Primeiro vale entender quantas versões do código existem. O Bendev Junior, especialista em programação de aplicações web, explica que são mais de 40 versões do QR Code, numeradas de 1 a 40. Cada versão tem uma matriz de tamanho diferente, variando de 21x21 até 177x177 células. Quanto maior a versão, mais células o QR Code contém, permitindo armazenar uma quantidade maior de dados.

Na prática, uma pessoa pode tentar identificar um QR Code falso ao se atentar aos detalhes do design. Os QR Codes legítimos contam com design profissional, bordas limpas e alinhadas. Por isso, erros de impressão, desalinhamentos ou características visuais suspeitas podem indicar um código falso. Além de notar o design do código, vale ficar atento também se foram colados adesivos por cima do código original.

Caso você caia em um golpe do QR Code, é importante fazer um boletim de ocorrência na delegacia online. Além disso, a advogada e consultora jurídica, Dra. Lorrana Gomes, diz que, nesses casos, o estabelecimento deve se responsabilizar pelos danos. "Pode parecer que o estabelecimento também está sendo vítima, no entanto, ele tem o dever de garantir a segurança do cliente, em especial pela ferramentas que ele disponibiliza”, explicou a advogada.

Como se proteger
Para evitar a dor de cabeça, o especialista Bendev Junior recomenda algumas atitudes que podem diminuir as chances de um golpe envolvendo QR Codes:

• Certifique-se de que o QR Code seja proveniente de uma fonte confiável. Se você estiver em uma loja física, verifique se o código foi fornecido pela própria empresa ou por um funcionário autorizado;
• Utilize um app de leitura de QR Code nativo do smartphone, como a loja de aplicativos oficial do seu sistema operacional. Isso porque os aplicativos oficiais têm mecanismos de segurança que detectam códigos maliciosos;
• Verifique a URL de destino é confiável e real antes de escanear o QR Code;
• Empresas legítimas geralmente não solicitam informações sensíveis por meio de QR Codes. Por isso, desconfie de códigos que solicitem informações pessoais confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito ou dados de identificação;
• Comunique o estabelecimento caso você desconfie de qualquer irregularidade no QR Code; a prática pode evitar que outras pessoas caiam no golpe.

Fonte: Tecmundo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo do Ceará fará distribuição gratuita de fardamento a alunos da rede pública de ensino estadual

Duas importantes medidas voltadas para a educação foram aprovadas nesta sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa. Enviadas pelo Governo do Ceará, as propostas de lei proporcionam a distribuição gratuita do fardamento escolar para estudantes de escolas públicas estaduais e alterações no formato de pagamento das bolsas de monitoramento e tutoria de ensino estadual.

O fardamento escolar será fornecido gratuitamente a cada ano letivo. A Secretaria da Educação (Seduc) definirá as especificações do uniforme escolar, o qual será padronizado para as escolas. O fornecedor que utilizar mão de obra do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará terá preferência na contratação para aquisição do fardamento.

Ao justificar a proposta, o Governo do Ceará ressalta ser reconhecida a desigualdade social existente no país e aponta que muitos pais não têm condições de arcar com todos os custos para manter os filhos na escola, sendo um desses justamente o fardamento. “O fornecimento desse item de forma gratuita pelo Poder Público certamente é algo que impactará positivamente o processo de aprendizagem, reduzindo o desinteresse do aluno em frequentar a escola e garantindo a todos o direito pleno de acesso à educação, especialmente aos mais carentes”, aponta o Executivo Estadual.

Vale ressaltar que o único impedimento para a frequência às aulas do ensino médio estadual é a ausência de matrícula, sendo impeditivo dessa somente a falta de documentação oficial, o que já deve ter sido anteriormente sanado ao realizar a matrícula no ensino fundamental, pelos municípios.

Desta forma, a falta do fardamento em nenhum momento impediu o acesso escolar. A exceção é para as escolas de ensino profissionalizante e de tempo integral. Para os alunos dessas, o Estado já fornecia as fardas.

Bolsas
Outra ação no contexto escolar aprovada na sessão legislativa diz respeito ao Programa de Bolsas de Monitoramento e Tutoria da rede de ensino estadual. Atualmente, o pagamento das bolsas se dá com o repasse pela Seduc de recursos às unidades escolares, de onde a verba passa ao destinatário final.

Contudo, como forma de facilitar e conferir agilidade ao processo, superando dificuldades operacionais, optou-se pela alteração no atual formato, passando o pagamento das bolsas à responsabilidade direta da Secretaria da Educação, por meio de crédito em conta corrente aberta em nome do monitor/tutor selecionado.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal, começa na segunda-feira (17); veja regras

O Ministério da Fazenda autorizou nesta sexta-feira (14) que as instituições financeiras credenciadas pelo Banco Central (BC) para operações de crédito podem começar, a partir de segunda-feira (17), a renegociação de dívidas da Faixa 2, pelo Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

A Faixa 2 do programa atende à população com renda mensal de dois salários mínimos (R$2.640) a R$ 20 mil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nas redes sociais o início do programa, que, segundo o governo, vai beneficiar 70 milhões de brasileiros que possuem dívidas. 

"Ninguém gosta de ficar com o nome sujo. Vamos ajudar o povo a reconquistar dignidade."

As dívidas poderão ser quitadas nos canais indicados pelos agentes financeiros e poderão ser parceladas em, no mínimo, 12 prestações. Também é necessário ter sido incluído no cadastro de inadimplente até 31 de dezembro de 2022.

Nesta etapa do programa, também serão perdoadas as dívidas bancárias de até R$ 100. Nesse caso, o nome da pessoa será retirado dos cadastros de devedores automaticamente pelas instituições financeiras. Segundo o Ministério da Fazenda, com essa medida, cerca de 1,5 milhão de pessoas deixarão de ter restrições e voltarão a poder ter acesso a crédito.

Faixa 1
A portaria traz ainda as regras para a habilitação de agentes financeiros para a Faixa 1 do Desenrola Brasil. Nesse caso, os agentes financeiros terão que solicitar habilitação na plataforma do Fundo Garantidor de Operações Desenrola Brasil e devem cumprir os critérios negociais e tecnológicos previstos no Manual de Procedimentos Operacionais do FGO Desenrola Brasil.

É necessário informar os registros ativos dos inadimplentes no perfil da Faixa 1, e fornecer dados como o número de contrato, a data da negativação e da inserção no cadastro de inadimplência, além dos três dígitos iniciais do número do CPF do devedor.

As pessoas com dívidas até R$ 5 mil, e que tenham renda de até dois salários mínimos, ou estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), poderão participar do Desenrola Brasil na Faixa 1, que terá início em setembro.

Segundo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a próxima etapa do Desenrola Brasil será a realização dos leilões de desconto, com as informações dos agentes financeiros sobre os créditos negativados: “Quanto maior for o desconto dado pelo credor é que o devedor, na sequência, conseguirá fazer a sua programação de parcelamento, com garantia do Tesouro Nacional."

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Centro Cultural do Cariri lança Edital de Fomento ao Patrimônio, a Memória e as Artes do Território Caririense

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Crato, torna público o Edital de Fomento ao Patrimônio, a Memória e as Artes do Território Caririense. Serão selecionados quatro pesquisadores caririenses ou radicados no Cariri, interessados em desenvolver pesquisas nas áreas das humanidades e afins. O trabalho terá duração de seis meses.

Para inscrição, os projetos devem se voltar à aspectos fundamentais para um dos 29 municípios constituintes da região, e estarem alinhados a temas pertinentes à memória, às tradições, aos festejos, às religiosidades, ao patrimônio material e imaterial, às artes, às particularidades socioculturais, geográficas, étnicas, históricas, estéticas, arqueológicas, paleontológicas e/ou ecológicas do lugar.

Rosely Nakagawa, diretora do Centro Cultural do Cariri, afirma que o equipamento surge como um dos eixos estruturantes na rede de proteção e conservação do patrimônio cultural, natural e paisagístico da região. “Em suas ações culturais e de formação, tem como vocação ampliar a compreensão das relações entre cultura, natureza e a complexa sociobiodiversidade de todas as cidades que compõem o Cariri”, conta.

A infraestrutura do Centro Cultural também se destaca como grande suporte ao desenvolvimento de trabalhos de todo o território cultural da região. “As instalações, equipamentos e também a equipe profissional, pode acolher todos os interessados em colaborar na preservação e difusão desse amplo patrimônio. Funcionamos como um grande pulmão que inspira, respira e transpira a cultura do Cariri para todo o Brasil e fora dele”, explica Rosely.

Recursos orçamentários e técnicos
Os pesquisadores proponentes receberão uma bolsa no valor de R$ 1.600,00 reais mensais durante o tempo de vigência da pesquisa. Cada projeto poderá contar também com um bolsista colaborador, caso possuam vínculos e/ou tenha ligação com o trabalho de instituições independentes de arte/cultura/educação, personagens vivos da cultura do Cariri, museus orgânicos, mestres e mestras da cultura. Para o bolsista colaborador, será disponibilizado uma bolsa no valor de R$ 1.300,00 reais.

No desenvolvimento das pesquisas, os selecionados contarão com a orientação de tutores convidados, a partir dos temas trabalhados nos projetos contemplados.

Para Bitu Cassundé, Gerente de Patrimônio Cultural e Memória do equipamento, pensar políticas e métodos para potencializar investigações em diferentes linguagens é o eixo norteador deste primeiro edital do Centro Cultural do Cariri, que será realizado anualmente através do Programa de Pesquisa da gerência. “Investir em pesquisa é fundamental para pensarmos diferentes estratégias da produção dos saberes. Essa iniciativa, sinaliza uma importante contribuição para a documentação das narrativas plurais da região, preenchendo as lacunas historiográficas existentes”, afirma.

Ao todo serão investidos mais de R$ 100 mil reais no desenvolvimento dos projetos. No período de seis meses, o pesquisador proponente receberá R$ 9.600,00 e o colaborador R$ 7.800,00. Além disso, será disponibilizado todo aparato técnico necessário para a realização dos trabalhos, como a colaboração de profissionais da comunicação e disponibilidade de equipamentos para o registro dos resultados do trabalho, bem como acompanhamento de seu andamento.

Quem pode participar
Pessoas físicas na condição de pesquisador proponente, com residência comprovada na região do Cariri há dois anos, com idade mínima de 18 anos completos, poderão participar do processo seletivo. Os pesquisadores nascidos no Ceará e que não residiam na região do Cariri nos últimos dois anos, poderão participar do edital, desde que comprovem a sua ausência temporária por motivo de pesquisa, estudos e desenvolvimento de projeto artístico ou de pesquisa.

As inscrições serão realizadas por meio do Mapa Cultural do Ceará no período de 15 a 31 de julho de 2023. Para seleção, serão considerados a consistência conceitual da proposta e sua relevância para a documentação histórica na região, a viabilidade técnica de execução do projeto, as políticas de ações afirmativas e a habilitação jurídica da documentação solicitada.

Política afirmativa
O edital irá disponibilizar 50% das vagas para a política afirmativa. Serão 25% para pessoas negras (negro-preto/negro-pardo), 10% pessoas trans e não-bináries, 5% quilombolas, 5% indígenas, 5% pessoas com deficiência. Os/as proponentes deverão anexar a autodeclaração na ficha de inscrição, de acordo com o modelo disponível em anexo no documento.

Serviço:

Edital de Fomento ao Patrimônio, a Memória e as Artes do Território Caririense
Qual o período de inscrição? 15 a 31 de julho
Onde posso me inscrever? No Mapa Cultural do Ceará
Clique aqui para acessar o edital completo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Precatórios do Fundef: Pagamento da segunda parcela é anunciada por Elmano de Freitas

O governador Elmano de Freitas anunciou em live realizada nesta sexta-feira (14), que o pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef será realizado no dia 1º de agosto. São R$ 583 milhões destinados para um total de 50.248 beneficiários, que estiveram ativos na rede pública estadual entre 1º de agosto de 1998 e 31 de dezembro de 2006. 

Elmano de Freitas destacou o grande trabalho dos educadores cearenses, ressaltando os bons resultados no estado. “Estamos muito felizes em poder dar uma excelente notícia para nossos educadores. Nós queremos agradecer a cada professor e professora os resultados que temos tido na educação do Ceará. Isso só é possível graças ao esforço diário desses profissionais. Com esse gesto, queremos reconhecer todo o trabalho realizado por vocês nas vidas do povo cearense”, parabenizou o governador.

No total, são R$ 941,7 milhões referentes à segunda parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Os professores recebem 60% da parcela, repassados sem incidência de Imposto de Renda e com correção por juros de mora. Os outros 40% são destinados ao Tesouro Estadual para viabilizar outras ações de melhoria da educação, como investimento em estrutura para ampliação da educação em Tempo Integral. Em 2024 deve ser paga a terceira e última parcela do total de valores incontroversos devidos pela União, conforme o Supremo Tribunal Federal (STF).

Pagamentos
A primeira parcela de precatórios do Fundef, R$ 745 milhões, foi paga aos professores vinculados à rede estadual no dia 1º de fevereiro de 2023. Os profissionais sem vínculo recebem por meio de lotes de pagamento avulso, conforme lista publicada às sextas-feiras pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).

Na última quinta-feira (14), a Seduc divulgou a lista final de beneficiários da segunda parcela, assim como a consulta aos valores individuais, por meio do Sistema Precatórios.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

15 de julho

1099 - Primeira Cruzada: os cristãos conquistam a basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém tomando a cidade após um ataque final e terminando com o Cerco de Jerusalém.
1948 - É fundada a primeira filial dos Alcoólicos Anônimos em Londres.
1965 - A sonda espacial estado-unidense Mariner 4 transmite 21 imagens históricas de Marte.

Nasceram neste dia…
1573 - Inigo Jones, arquiteto inglês (m. 1652).
1606 - Rembrandt, pintor neerlandês (m. 1669).
1939 - Aníbal Cavaco Silva, político e estadista português.

Morreram neste dia…
1609 - Annibale Carracci, pintor italiano (n. 1560).
1979 - Gustavo Díaz Ordaz Bolaños, político mexicano (n. 1911).
1997 - Gianni Versace (foto), estilista italiano (n. 1946).

Fonte: Wikipédia

Petrobras bate recorde de produção de gasolina e diesel S10 em junho

A Petrobras bateu recordes mensais de produção de gasolina e diesel S10, em junho, conforme informou nesta terça-feira (11), a companhia. Somente de gasolina foram produzidos 2,01 bilhões de litros, melhor resultado desde 2014. Já a produção de diesel S10, chegou aos 2,11 bilhões de litros, superando o recorde anterior de maio deste ano.

As vendas, segundo a Petrobras, acompanharam o aumento da produção. Em junho, as vendas registraram aumento, em relação ao mesmo período do ano passado, de 26% na gasolina, 2,9% no diesel S10 e 5,7% no querosene de aviação.

O Fator de Utilização Total (FUT) das refinarias da Petrobras no segundo trimestre atingiu a marca de 93%, de acordo com a companhia, o melhor resultado desde 2015. O FUT considera o volume de carga de petróleo processado e a carga de referência das refinarias, ou seja, sua capacidade operacional, respeitando os limites de projeto dos equipamentos, os requisitos de segurança e a qualidade dos derivados produzidos.

Na avaliação da Petrobras, os resultados revelam o aumento das vendas no mercado interno e a estratégia adotada pela Petrobras de investir em refino, “visando garantir o atendimento de seus compromissos comerciais com confiabilidade, disponibilidade operacional e rentabilidade das suas unidades”, diz em nota. 

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Investigados por homicídios são presos em ação conjunta em Brejo Santo e na Paraíba

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (11), uma operação que visa cumprir dois mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão em desfavor de alvos investigados por crime de homicídios tentados e consumado, registrados no município de Brejo Santo. A ofensiva policial, que contou com o apoio da Polícia Militar da Paraíba, ocorreu em Brejo Santo e na Paraíba.

Com as ordens judiciais em mãos, equipes da Polícia Civil do Ceará se deslocaram até o município de Cajazeiras, na Paraíba, onde localizaram e prenderam os alvos identificados como Antônio Roberto da Silva (29), também conhecido como “Betim”, com antecedentes criminais por homicídio e tráfico de drogas, e David de Sousa Almeida Ribeiro. Segundo informações policiais, “Betim” foi flagrado em posse de uma quantidade de drogas. Os homens são apontados como partícipes em crimes de homicídios tentados e consumado registrados em maio e junho de 2023, em Brejo Santo, no Ceará.

A operação coordenada pela Delegacia Regional de Brejo Santo, resultou, ainda, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, na prisão em flagrante do suspeito identificado como Wellison Tomaz Braga, que estava em posse de uma pistola 380, munições e uma quantidade de drogas.

Após serem capturados, os alvos foram conduzidos para uma unidade policial, onde as ordens judiciais foram cumpridas em desfavor de “Betim” e David. Além disso, “Betim” foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Já Wellison foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Agora, os homens estão à disposição da Justiça.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará Sem Fome arrecada mais de meia tonelada de alimento em dois dias de Expocrato

Mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis foi arrecadada para o Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará, durante os dois primeiros dias da 70ª Edição da Expocrato. A iniciativa integra o grande Pacto por um Ceará Sem Fome, que traz poder público, sociedade civil e empresas privadas para pensar e executar ações em conjunto, que proporcionem mais segurança alimentar para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Até o dia 16 de julho, pontos de coletas identificados com a identidade visual do programa estarão distribuídos por todo o Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. Já na área onde ocorrem os shows, os alimentos que serão arrecadados com os ingressos solidários também serão destinados ao programa.

“Eu conto com a participação de todos e de todas as cearenses que visitarão a exposição para que façam essa contribuição, doando alimentos não perecíveis, que serão destinados às famílias carentes, especialmente do nosso Cariri. Então convido a todos a fazerem parte conosco e alimentar aqueles que mais precisam”, destaca a primeira-dama e articuladora do programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.

Ações imediatas
Lançado no dia 16 de junho, o Ceará Sem Fome possui duas grandes ações imediatas. Uma delas é o cartão Ceará Sem Fome, que atenderá mais de 43 mil famílias em todo o Estado, com o valor mensal de R$ 300. A outra frente é a criação da Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições, que distribuirá 100 mil alimentações prontas à população cearense, por meio das Cozinhas Ceará Sem Fome. Na última quinta-feira (6), foi aprovada na Assembleia Legislativa, a mensagem encaminhada pelo governador Elmano de Freitas que propõe abranger a oferta de refeições também por restaurantes e estabelecimentos similares nos municípios cearenses.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Indústria de calçados abre 250 vagas de emprego em Brejo Santo; veja como se inscrever

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) segue auxiliando os cidadãos do Ceará a encontrar as melhores ofertas de emprego. Nesse contexto, está atuando na intermediação de mão de obra para o preenchimento de 250 vagas no setor da indústria calçadista em Brejo Santo.

As oportunidades são para a ocupação de preparador de calçados, sem exigência de experiência anterior na função. É requerido ensino fundamental incompleto e disponibilidade para trabalhar no município.

Para concorrer às vagas de trabalho, os interessados devem agendar atendimento do IDT/Sine em Juazeiro do Norte ou enviar o currículo, com PIS ou CPF para cadastro do sistema, para o seguinte correio eletrônico.

É importante que os candidatos informem o nome da vaga preparador de calçado no assunto da mensagem e fiquem atentos ao prazo. As inscrições seguem até o dia 30 de julho.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ingrediente da Coca-Cola e Pepsi pode causar câncer, afirma OMS

Uma pesquisa conduzida pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) concluiu que o aspartame, uma substância química presente em praticamente todos os refrigerantes adoçados do planeta, como Coca-Cola Zero e Pepsi Black, pode causar câncer em seres humanos.

A recente decisão da IARC foi tomada com base nas opiniões de especialistas de todo o mundo, e tem como objetivo fornecer esclarecimentos sobre o potencial dano que o aspartame pode causar à saúde humana, com base em pesquisas já realizadas sobre o tema. A inclusão do aspartame na lista de substâncias cancerígenas é resultado da análise criteriosa e abrangente conduzida pela agência.

Embora tenha determinado os riscos associados ao aspartame, a entidade ainda não consegue estabelecer qual é a quantidade segura para o consumo humano dessa substância. Essa responsabilidade é atribuída à JECFA (Comitê Misto FAO/OMS de Especialistas em Aditivos Alimentares), uma convenção entre a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a OMS, além das autoridades governamentais.

Perigos do aspartame: um debate caloroso
A falta de consenso científico sobre a segurança do aspartame tem gerado debates acalorados entre especialistas. A própria JECFA afirma desde o ano de 1981 que uma pessoa poderia beber até 12 latas de refrigerante com aspartame por dia sem correr riscos à saúde.

No entanto, os recentes estudos podem contestar essa afirmação. A Coca-Cola do Brasil dedicou uma página de seu website para refutar os malefícios do aspartame.

"O aspartame é um dos ingredientes alimentares mais exaustivamente pesquisados no mundo, mas entendemos que você tenha dúvidas. Aqui estão os fatos: mais de 200 estudos científicos apoiam sua segurança", diz a empresa.

Em maio deste ano, a OMS já havia alertado sobre a presença de adoçantes na dieta humana. "Os adoçantes sem açúcar não são fatores alimentares essenciais e não têm valor nutricional. As pessoas devem reduzir completamente a doçura da dieta, começando cedo na vida, para melhorar sua saúde", afirmou o diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS, Francesco Branca. 

Fonte: Seleções
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

SSPDS coordena plano operacional de segurança da Expocrato 2023

Para garantir segurança e tranquilidade à Expocrato 2023, evento que abrange exposições e shows diariamente no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) elaborou um plano operacional, com a participação de agentes das Forças de Segurança do Estado, dentre eles profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O evento teve início nesse domingo (9) e segue até o dia 16 de julho no Crato.

A SSPDS reforça a segurança antes, durante e depois do evento, dentro e no entorno do Parque de Exposição, para que todos aproveitem as exposições e os shows com tranquilidade. As ações operacionais são conduzidas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e conta com o trabalho integrado da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS, e dos órgãos vinculados à pasta PMCE, PC-CE e CBMCE.

A PC-CE conta com a atuação do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJSul). As ocorrências relacionadas ao evento, registradas na área interna e externa, são direcionadas à Delegacia Regional do Crato. A Polícia Civil está disponibilizando equipes de delegados, inspetores e escrivães na unidade policial que fica na Av. Maria Maildes de Siqueira, s/n, no bairro Alto da Penha. 

Pela Polícia Militar, participam a Coordenadoria Geral de Operações (CGO), o 4° Comando Regional Policial Militar – Interior Sul, a 3ª Companhia do 2º Batalhão da PMCE, o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) com o Batalhão Especializado de Policiamento no Interior (Bepi), o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e o Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont).

Equipes da 2ª Companhia do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (2ª CIA/ 5º BBM) atuam exclusivamente na entrada principal do parque com uma viatura tipo Autobomba Tanque pronta a agir, caso necessário. Dias antes ao início da exposição, uma equipe técnica do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndio (CEPI) do CBMCE percorreu os estandes, área de shows, restaurantes e brinquedos do parque de diversões vistoriando as instalações para garantir que as normas fossem cumpridas de acordo com os pareceres técnicos de segurança.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS realizará sobrevoos com a aeronave Fênix 11 em regiões próximas ao Parque de Exposição e terá apoio da Base de Juazeiro do Norte

O plano operacional da SSPDS começou às 17 horas do último sábado (8) e finaliza às 8 horas do dia 17 de julho, após o encerramento do evento. A Expocrato é reconhecida como a maior exposição realizada na Região do Cariri que difunde produtos e a cultura local, além de contar com mais de 50 atrações dos mais diversos estilos de música do Brasil. O policiamento foi reforçado na região e acontece 24 horas por dia. 

Estandes das Forças de Segurança 
Além da atuação das Forças de Segurança no plano operacional, o evento desse ano conta com estandes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do CBMCE, da Pefoce, e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS com uma estrutura montada que funciona aberta ao público das 16h às 22h. No local, a população pode conferir o trabalho de cada vinculada e viaturas nos espaços. 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Centro Cultural do Cariri está com inscrições abertas para oficina de xilogravura

Incentivando a produção de saberes e a salvaguarda do patrimônio cultural da região do Cariri cearense, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo abre inscrições para o módulo I da oficina de Introdução à Xilogravura, com o artista José Lourenço, integrante da Lira Nordestina. A atividade acontece de 11 a 15 de julho, das 9h às 11h, é gratuita e os interessados podem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

Neste mês, o equipamento estará promovendo a ativação do Ateliê de Artes e Ofícios, a fim de potencializar os saberes tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas, interações e criações de artistas, mestres e mestras da cultura popular. A oficina, que integra essa proposição, será dividida em dois módulos durante os meses de julho e agosto.

No primeiro módulo, será apresentado a trajetória da xilogravura no Cariri, suas técnicas e processos, desde a criação e entalhe da matriz, até a impressão, contemplando também seus aspectos históricos. Ao todo serão 15 vagas e podem se inscrever pessoas com idade mínima de 15 anos.

O que é a xilogravura?
A xilogravura é um entalhe numa placa de madeira, que pode ser coberto de tinta e impresso. Permitindo assim a reprodução de um desenho e um texto, em várias cópias iguais. A primeira xilogravura com registro datado é chinesa, do século 9, uma oração, o “Sutra do Diamante”. No Ocidente, a técnica se difundiu durante a Idade Média, para a reprodução de imagens de caráter religioso.

No século 13 e 14, usou-se muito xilogravura para fazer cartas de baralho. A tipografia surge ao mesmo tempo, criando o livro impresso em madeira, e depois evolui para o tipo móvel em metal, na Coreia.

Conheça a Lira Nordestina
Em 1926, o poeta mascate José Bernardo da Silva chegou a Juazeiro do Norte e o que se espalhava na cidade era o ofício de criar versos. O escritor tornou-se proprietário da Tipografia São Francisco e, em 1930, comprou sua primeira impressora, produzindo seus próprios folhetos e de outros poetas da região. A tipografia ganhou novo impulso em 1949, ganhando dimensão de negócio. A pleno vapor, imprimiu folhetos, orações, novenas e almanaques, o que em meados do século XX lhe rendeu a posição de maior folheteria do país.

Na década de 1980, a tipografia teve todo seu acervo e maquinário comprados pelo Governo do Estado do Ceará, já sob a nova nomenclatura, Lira Nordestina, atualmente gerida Universidade Regional do Cariri (Urca).

José Lourenço e outros xilógrafos trabalham cotidianamente e a produção de xilogravura supera a publicação de cordéis. Atualmente, o espaço é localizado no Vapt Vupt do município e mantém viva a prática e a memória dos tempos em que mandava para vários lugares do Brasil seus versos embalados, conectando o nordeste com o mundo.

Sobre o facilitador
A história de José Lourenço atravessa a da Lira Nordestina e vice-versa. O artista começou no ofício da xilogravura no início da década de 1980, com incentivo de seu avô Pedro Gonzaga. Atualmente é um dos representantes da resistência desse saber fazer e da sua sua manutenção, sendo fio condutor para novos artistas da gravura em madeira.

Na sua obra, desenvolveu o álbum “Vida do Padre Cícero” em 1990, que foi premiado pelo XLII Salão de Abril. “Vida e poesia do Patativa do Assaré”, “Via Sacra”, “Lira Nordestina” e “Gonzagão”, são algumas de suas principais produções.

Serviço:

Módulo I – Oficina Introdução à Xilogravura com José Lourenço
Quando? 11 a 15 de julho
Onde? Ateliê de Artes e Ofícios do Centro Cultural do Cariri
Horário? 9h às 11h
Formulário de inscrição no link

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter
 

11 de julho

1576 - O corsário e explorador inglês Martin Frobisher avista a Gronelândia.
1828 - Miguel I, de tendência absolutista, é aclamado rei de Portugal.
1995 - Ocorre o Massacre de Srebrenica, quando os bósnios de etnia sérvia capturam a cidade muçulmana de Srebrenica.

Nasceram neste dia…
1274 - Roberto I, rei da Escócia (m. 1329).
1836 - Carlos Gomes, compositor brasileiro de música erudita (m. 1896).
1934 - Giorgio Armani, estilista italiano.

Morreram neste dia…
1971 - John W. Campbell, escritor e editor norte-americano (n. 1910).
1989 - Sir Laurence Olivier (foto), ator britânico (n. 1907).
2001 - Cândida Branca Flor, cantora portuguesa (n. 1949).

Fonte: Wikipédia

AddThis