Caminhos do Horto promove show gratuito do duo Leves Passos nesta sexta-feira (17)

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto vai realizar um show musical com o duo cearense Leves Passos, formado por Ayla Lemos e Felipe Couto. A apresentação será na sexta-feira (17), às 19h, na Pracinha do Horto. O evento é gratuito e aberto ao público.

Leves Passos surgiu em 2019, quando Ayla Lemos e Felipe Couto se unem pela vontade de criar, a partir de suas pesquisas musicais. A musicalidade da dupla permeia entre a música eletrônica e a canção, de forma que os artistas exploram sonoridades particulares e ampliam seus fazeres artísticos. 

Ayla Lemos é cantora, instrumentista, compositora e musicista autodidata. A artista já gravou e tocou diferentes estilos musicais como pop music, samba, experimental e rock and roll. Dentre os nomes com quem trabalhou estão: Lorena Nunes, Fernando Catatau, Marta Aurélia, Clau Aniz, Adna Oliveira, Roberta Kaya, Jocasta Brito, Caio Castelo e a Banda Selvabeat.

Felipe Couto é musicista, compositor, produtor musical e multi-instrumentista. Entre os projetos e artistas com quem trabalhou se destacam: Fernando Catatau, Clau Aniz, Emília Schramm, Arquelano, Maquinas, Oscar Arruda e Astronauta Marinho. 

Serviço:

O quê: Show gratuito do duo Leves Passos
Quando: 17 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Pracinha do Horto, R. do Horto, 154 - Horto, Juazeiro do Norte
Gratuito e aberto ao público
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Gases de efeito estufa atingem novo recorde, e impactos climáticos aumentam, alerta ONU

Mais uma vez, as concentrações atmosféricas de gases do efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global causado pelo homem, atingiram níveis sem precedentes no último ano, afirma um novo estudo da Organização Meteorológica Mundial divulgado nesta quarta-feira (15).

Segundo a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2022, as concentrações médias globais de dióxido de carbono (CO2), o gás de efeito estufa mais abundante na Terra, ultrapassaram em mais de 50% os níveis da era pré-industrial (definida pelo ano de 1750), alcançando o pico de 417,9 ppm (partes por milhão - o número de moléculas do gás a cada milhão de moléculas de ar).

Assim, o aumento do CO2 na atmosfera em relação a 2021, recorde anterior, foi de 0,5%.

Aliado a isso, o metano (CH4) também viu um aumento em suas concentrações (264% em relação a 1750, ou 1.923 ppb).

O óxido nitroso (N2O), o terceiro gás mais abundante, registrou o maior aumento anual entre 2021 e 2022: 0,42% (124% em relação a 1750, ou 335 ppb).

Consequência dos gases de efeito estufa
Segundo a OMM, a multiplicação de fenômenos meteorológicos extremos (como a onda de calor atípica que atinge boa parte do Brasil nesta semana) e a subida do nível do mar são alguns dos efeitos das alterações climáticas provocada pelo aumento desses gases.

"A despeito de décadas de advertências científicas, relatórios extensos e dezenas de conferências sobre o clima, continuamos seguindo na direção errada", declarou o Secretário Geral da OMM, Petteri Taalas.

"Com as atuais concentrações de gases de efeito estufa, estamos trilhando um caminho de aumento nas temperaturas que nos levará a valores muito acima das metas estabelecidas no Acordo de Paris", acrescentou o chefe da agência.

No relatório, a OMM ainda destaca que enquanto menos da metade das emissões de CO2 permanece na atmosfera, o oceano absorve um pouco mais de um quarto dessas emissões, e os ecossistemas terrestres, como florestas, cerca de 30%.

Por isso, se o nível de dióxido de carbono continuar a aumentar como está, a OMM alerta que a temperatura do planeta continuará a subir, mesmo que as emissões sejam reduzidas rapidamente, devido à persistência prolongada do CO2 na atmosfera.

Com isso, a agência ressalta também a importância da Vigilância Mundial de Gases de Efeito Estufa, uma iniciativa ambiciosa que fornecerá monitoramento contínuo para entender melhor os fatores impulsionadores das mudanças climáticas.

Aprovada em maio pelo Congresso Meteorológico Mundial, a Vigilância é uma plataforma que está programada para operar em 2028. O objetivo da inciativa é oferecer dados desagregados sobre emissões de gases do efeito estufa, para assim auxiliar a elaboração de políticas públicas mais eficientes para reduzi-las ou limitá-las.

Fonte: g1

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Suspeito de homicídios e outros crimes sofre tentativa de assassinato a bala em Crato

Um homem de 41 anos, que, segundo a Polícia, já possui passagens por crimes de homicídios e outros delitos, sofreu uma tentativa de assassinato na madrugada desta quarta-feira (15), em Crato.

De acordo com o registro policial, por volta de 01 hora, chegou via telefone ao COPOM da PM em Crato, a informação da ocorrência de uma lesão corporal por arma de fogo em uma residência no Bairro Independência. Uma patrulha do Policiamento Ostensivo Geral (POG) foi acionada, e ao chegar no endereço do ocorrido, deparou-se com a vítima, Eliano Pereira Dimas, de 41 anos, acompanhado de sua mãe.

Segundo os agentes de segurança, Eliano afirmou que estava dormindo em sua casa, no primeiro andar, quando ouviu a voz de uma pessoa chamando por seu nome do lado de fora e ao sair na varanda para ver quem era, foi surpreendido com três disparos de arma de fogo. Ele foi atingido na mão esquerda e também sofreu duas perfurações na altura do peito esquerdo, provenientes de estilhaços.

Em ato contínuo, o Samu foi solicitado para prestar socorro ao ferido. Durante o atendimento pelos socorristas, Eliano relatou que foi muito rápido; só deu para ver que se tratava de duas pessoas que estavam em uma moto escura, as quais fugiram logo após o cometimento do crime para lugar desconhecido.

Após receber os primeiros socorros, ele foi levado pelos profissionais de saúde ao Hospital São Camilo, escoltado pela composição da Polícia Militar, sendo posteriormente transferido para o Hospital São Raimundo para ser feito exame de raio-x da mão. O mesmo não corre risco de morte, conforme apurou a polícia junto ao hospital.

Ainda conforme a PM, Eliano já responde a 5 artigos 121, 3 artigos 147, 1 artigo 129, 1 artigo 29, 1 artigo 306, um artigo 309, além de um inquérito por infração à Lei de violência doméstica e familiar contra a mulher.

*Com informações da Agência Cariri Ceará

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Lula sanciona lei para tentar reduzir filas do INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.724/2023, que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que pretende reduzir o tempo de espera no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União na noite desta terça-feira (14), a lei resulta de medida provisória editada em julho e aprovada pela Câmara dos Deputados em outubro e pelo Senado no último dia 1º.

Para reduzir as filas, o programa prevê a retomada do bônus de produtividade aos funcionários que trabalharem além da jornada regular, tanto na análise de requerimentos de benefícios como na realização de perícias médicas. O programa também autoriza, em caráter excepcional, a aceitação de atestados médicos e odontológicos ainda não avaliados para conceder licenças médicas ou para acompanhamento de tratamento da família sem perícia oficial.

Terão prioridade no recebimento dos bônus os funcionários e médicos peritos que trabalharem em processos administrativos com mais de 45 dias ou com prazo final expirado.

Os servidores administrativos do INSS receberão bônus de R$ 68 por tarefa; e os médicos peritos, de R$ 75 por perícia. O adicional de produtividade foi pago em 2019, com a mesma finalidade de diminuir as filas nos pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios.

Outras medidas
Além da redução das filas do INSS, a lei traz medidas relativas ao atendimento à população indígena e à reestruturação de cargos no Poder Executivo Federal. A lei transforma cargos efetivos vagos em outros cargos efetivos e em comissão ou funções de confiança, para atender à demanda de órgãos e entidades do governo.

A lei também simplifica a gestão de cargos e funções para ampliar o prazo das contratações temporárias para a assistência à saúde de povos indígenas e, por fim, estabelece regras específicas de pessoal para exercício em territórios indígenas.

Funai
A nova lei também altera a Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, que trata de contratações na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Os concursos públicos para a autarquia agora deverão reservar de 10% a 30% das vagas para a população indígena.

Os servidores públicos em exercício na Funai e na Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde poderão trabalhar em regime de revezamento de longa duração, conforme o interesse da administração. Pela legislação, o trabalho nessa modalidade permite que o servidor permaneça em regime de dedicação ao serviço por até 45 dias consecutivos, assegurado um período de repouso remunerado que pode variar da metade ao número total de dias trabalhados.

A lei determina ainda que somente pessoas aprovadas em concursos públicos poderão exercer atividades diretas nos territórios indígenas. Os processos seletivos poderão prever pontuação diferenciada aos candidatos que comprovem experiência em atividades com populações indígenas.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Instituto Centec e Secitece ofertam 1.113 vagas em cursos profissionalizantes presenciais e online

Estão abertas as inscrições para 1.113 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional de curta duração realizados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Ao todo, são 46 turmas, sendo três online e 43 presenciais, em formações com cargas horárias que vão de 40 a 60 horas.

As formações presenciais serão realizadas em 20 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), presentes nos seguintes municípios: Acaraú. Aracoiaba, Brejo Santo, Campos Sales, Fortim, Granja, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Itaiçaba, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mauriti, Missão Velha, Piquet Carneiro, Quixeré, Santa Quitéria, São Benedito e Viçosa do Ceará.

As inscrições para os cursos online devem ser feitas pelo site centec.org.br até esta quarta-feira (15). Para inscrever-se nos cursos presenciais, os interessados devem comparecer aos CVTs que ofertam os cursos até sexta-feira (17). As aulas começam no dia 20 de novembro.

Entre os cursos ofertados, estão Rede Social para Negócios, Noções em Educação Ambiental, Técnicas Básicas de Jardinagem e Python, Algoritmos e Lógica de Programação. Acesse a programação completa aqui.

O público-alvo dos cursos são pessoas que moram no Ceará, tenham a partir de 16 anos, estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam aos requisitos de escolaridade mínima exigidos por cada curso. Ao final das formações, os alunos aprovados recebem certificado. As aulas são ministradas por professores da Rede CVT.

Serviço:

O quê: Inscrições para 1.113 vagas em cursos profissionalizantes de curta duração
Cursos online: inscrições pelo site www.centec.org.br até 15/11
Cursos presenciais: inscrições nas sedes dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) até 17/11

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Músico e compositor Pedro Paulo Chagas lança songbook nesta sexta-feira (17), no Crato

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, promove no dia 17 de novembro, às 19h, o lançamento do songbook "Vovô e Eu na Vila da Música", do músico e compositor Pedro Paulo Chagas.

Este songbook é um livro de estudo musical, com tablaturas, partituras e letras, que resgata as composições do poeta, escritor e jornalista, Raimundo de Araújo Chagas. Pedro Paulo Chagas, neto do poeta, transformou essas poesias em melodias. O projeto começou na Vila da Música, em uma atividade formativa intitulada “Instrumentos Clássicos e a Música Popular”, que culminou na gravação do álbum no estúdio da Vila da Música.

O evento é gratuito, aberto ao público, e contará ainda com uma roda de conversa sobre o processo criativo da produção do songbook, mediada pelo multiartista Luiz Carlos Salatiel.

Sobre o artista
Pedro Paulo Chagas, nascido no Crato, é músico, compositor e produtor musical, com três CDs gravados e disponíveis em todas as plataformas digitais. Em 1978, mudou-se para São Paulo e estudou com o renomado violonista Paulinho Nogueira. Em 1985, integrou como guitarrista a Banda Suíte, fazendo shows na capital e interior de São Paulo, e na criação de trilhas para o filme “Trapalhões no Rabo do Cometa” (Estúdio Maurício de Sousa) e para o episódio “Canalha”, do Armação Ilimitada (TV Globo). Foi arranjador e compositor da Banda Obana - SP (1990). Abriu shows de vários nomes nacionais, como Zé Geraldo, Sá e Guarabyra e Jorge Ben Jor. De volta a sua terra natal, Crato, no ano de 2018, Pedro Paulo Chagas continua com sua carreira traçada por relevantes passagens nos palcos do solo caririense. Atualmente, faz parte do corpo de professores da Vila da Música.

Serviço:

O quê: Lançamento do songbook "Vovô e Eu na Vila da Música", do músico e compositor Pedro Paulo Chagas
Data: 17 de novembro
Horário: 19h
Local: Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira (Av. José Horácio Pequeno, 1366, Belmonte, Crato - CE)
Gratuito e aberto ao público

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Samu Ceará recebe 33 novas ambulâncias; 25 municípios serão contemplados

Vinte e cinco municípios cearenses agora contam com novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. Ao todo, 33 novos veículos foram destinados pelo Ministério da Saúde (MS) ao Ceará, e entregues pelo governador Elmano de Freitas, na manhã desta terça-feira (14), em Fortaleza. 

O governador falou do esforço e da parceria para garantir atendimento ágil e de qualidade, que abrange 100% do território. “Essa parceria entre Estado e União significa o fortalecimento, de mãos dadas, do Sistema Único de Saúde. Estamos renovando mais de 40% da nossa frota, para prestar um serviço melhor para o povo cearense. Também estamos querendo cada vez mais a interiorização da nossa saúde pública, com fortalecimento dos nossos Hospitais Regionais e ampliação dos nossos serviços”, afirmou.

Com investimento superior a R$ 9 milhões, a frota agora entregue tem 25 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB) e oito do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Móvel. Em janeiro deste ano, o Estado já havia entregue 20 novos veículos, além de mais sete ao longo do primeiro semestre. Com isso, o total da frota no Ceará é de 166 veículos de socorro, sendo 160 ambulâncias, três motolâncias e três aeromédicos.

Parceria
A iniciativa do Governo Federal faz parte da comemoração aos 20 anos do Samu 192 em território nacional. Os veículos serão designados à renovação de frota referente aos anos de 2015 e 2016. Outros estados brasileiros também serão contemplados com novas ambulâncias.

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, garantiu que, além da estratégia de regionalização da Saúde, a Sesa também planeja a expansão do Samu. “Fizemos o Plano Regional e o Plano da Rede Urgência, no qual temos onde serão os novos postos de demanda para o Samu. A gente debate com o Ministério da Saúde, que analisa se estamos dentro dos critérios técnicos para colocar novas bases do Samu em outros municípios”, detalhou.


Samu 192 Ceará
O Samu é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, prestando assistência em via pública, local de trabalho ou residência. Para isso, conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. A gestão do Samu é tripartite, ou seja, o programa é financiado com recursos de União, Estados e Municípios.

Implementado em 2008 no Ceará, o Samu atualmente cobre 100% do território cearense, estando presente em 183 municípios, com exceção de Fortaleza, onde o serviço é municipalizado. Mais de dois mil profissionais atuam no atendimento.

O superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho, destaca o trabalho eficiente que já contribuiu para que cerca de 600 mil atendimentos fossem realizados no estado nesses 15 anos. “Essa renovação de frota representa apoio e uma grande conquista. Isso mostra o empenho em prol da sociedade. Os profissionais do Samu são exemplos de dedicação”, pontuou.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

15 de novembro

Dia da Proclamação da República (Brasil).

1884 - Dá-se o início da Conferência de Berlim, cujo objectivo era a repartição das colónias africanas.
1889 - Um Golpe de Estado militar, liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca (foto), derruba o Imperador Pedro II e proclama a República do Brasil.
1988 - Yasser Arafat, no exílio, proclama o Estado da Palestina.

Nasceram neste dia…
1891 - Erwin Rommel, militar alemão (m. 1944).
1889 - D. Manuel II de Portugal (m. 1932).
1945 - Anni-Frid Lyngstad, cantora norueguesa.

Morreram neste dia…
1630 - Johannes Kepler, matemático e astrónomo alemão (n. 1571).
1853 - D. Maria II de Portugal (n. 1819).
1917 - Émile Durkheim, sociólogo francês (n. 1858).

Fonte: Wikipédia

AddThis