Mulher é atropelada pelo VLT do Cariri, em Crato

Uma mulher foi atingida pelo VLT do Cariri, no Bairro Palmeiral, em Crato, na manhã desta terça-feira (19). Segundo testemunhas relataram no local, a mulher, ainda não identificada, tentava atravessar os trilhos quando foi atropelada pelo veículo.

O Corpo de Bombeiros fez a retirada da mulher, que estava debaixo dos trilhos. Segundo eles, ela ficou entre os trilhos, e parte do corpo preso a rodas do VLT. Após o resgate, a mulher foi encaminhada pelo Samu para atendimento no Hospital São Francisco, no Crato, onde está sendo avaliada.

O Metrofor informou que o condutor do trem freou o veículo e acionou a buzina, na tentativa de evitar o acidente. Segundo a companhia, a mulher tentou atravessar a via férrea em um trecho onde não há passagens de níveis, que são sinalizadas para travessia de pedestres, com avisos que indicam a proximidade do trem.

Ainda informou que lamenta o ocorrido e que um boletim de ocorrência sobre o caso está sendo aberto pela empresa.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Campanha arrecada donativos para vítimas das inundações em Barbalha; veja como doar

Com as chuvas que impactaram fortemente o município de Barbalha neste mês de abril e que deixaram dezenas de famílias desabrigadas, a campanha UFCA Solidária, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está arrecadando donativos para as vítimas das inundações.

Roupas, alimentos não perecíveis, água potável, lençóis, colchões, calçados e outros itens de utilidade podem ser doados nas portarias dos campi Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, nos dias úteis, das 8h às 17h. A arrecadação está programada para até o próximo dia 30 de abril de 2022.

Livros Paradidáticos
A campanha também está arrecadando livros paradidáticos, para crianças e jovens em vulnerabilidade, no Cariri. As doações podem ser feitas de forma contínua (sem prazo de término da arrecadação), no campus Juazeiro do Norte da UFCA, também nos dias úteis, das 8h às 17h.

UFCA Solidária
A campanha “UFCA Solidária” surgiu dentro das ações elencadas pelo Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 da UFCA (Cieco-19) e teve vigência, na sua forma original, entre os meses de abril e dezembro de 2020. O projeto arrecadou 541 cestas básicas de alimentos, que foram doadas a famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de covid-19. No total, foram distribuídos 5.951 kg de alimentos em bairros, localidades e instituições dos municípios do Crato, de Juazeiro do Norte, de Barbalha e de Brejo Santo.

Além de alimentos, a ação “UFCA Solidária” também já arrecadou brinquedos para doação a crianças, em outubro e em dezembro de 2021. Em 2020, no início da pandemia de covid-19, a campanha chegou a arrecadar doações financeiras.

Serviço:

Campanha “UFCA Solidária” – Doação de donativos para vítimas das enchentes em Barbalha
Onde: portarias dos campi Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte da UFCA
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Conta de luz aumenta quase 25% no Ceará a partir desta sexta-feira (22)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (19), o reajuste tarifário anual da Enel Distribuição Ceará. Com isso, a conta de energia no estado vai subir, em média, 24,88% a partir da próxima sexta-feira (22).

O reajuste para consumidores de imóveis residenciais com baixo consumo foi de 24,26%. Para os clientes de média e alta tensão, em geral indústrias e grandes comércios, o índice aprovado foi de 24,18%. E 25,12% para consumidores de baixa tensão, em geral residências e pequenos negócios.

Porém, segundo a Aneel, o fim das bandeiras de escassez hídrica, anunciado semana passada pelo Governo Federal, vai praticamente anular o efeito percebido pelo cliente residencial com esse reajuste.

O fim das bandeiras de escassez hídrica foi encerrada no último sábado (16). A bandeira escassez hídrica é a mais cara do sistema e foi criada por uma resolução do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Ela incide nas contas de luz desde setembro de 2021 e foi implantada na tentativa de cobrir os custos adicionais diante das medidas adotadas para enfrentar a escassez hídrica.

O reajuste tarifário anual atualiza o valor da energia paga pelo consumidor, anualmente, com base em fórmula prevista no contrato de concessão. Os reajustes acontecem em datas determinadas pelo Contrato de Concessão.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Prazo de inscrições para concurso público do Metrofor encerra nesta terça-feira

Termina nesta terça-feira (19) o período de inscrições para participar do concurso público do Metrofor. É a última oportunidade para concorrer a umas das 148 vagas disponibilizadas pela empresa. Os empregos disponíveis são de nível médio, técnico e superior.

As inscrições ocorrem apenas online, por meio do site. A taxa é de R$ 80 para concorrer nas vagas de níveis médio e técnico, e R$ 130 para as funções de nível superior. Não há inscrições presenciais.

A maior parte das vagas é para funções operacionais do sistema metroviário. São 45 vagas para assistente operacional, 39 para auxiliar operacional, 37 para assistente condutor, 11 para assistente de segurança e 9 para assistente controlador de movimento. Em todas estas, é exigido escolaridade em nível médio completo.

Além destas, o edital oferta três vagas para analista de gestão, sendo duas para bacharéis em Direito e uma para bacharel em Ciências Contábeis; e mais quatro vagas para assistente técnico com exigência de curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

7 sintomas de diabetes que todo homem deveria saber

Segundo dados do Ministério da Saúde, a diabetes cresceu 54% na população masculina, nos últimos 11 anos. Apesar de a diabetes ser uma doença com sintomas amplamente conhecidos pela população, há alguns sintomas que a população masculina deve ficar atenta.

1. Você fica com muita sede
A sede excessiva é comum no diabetes tipo 2; na verdade, parece que nem toda a água do mundo conseguiria saciá-la. Isso se deve ao aumento do nível de glicose no sangue; o excesso de açúcar se acumula na corrente sanguínea e força os rins a trabalharem mais para filtrá-lo e absorvê-lo; quando não conseguem, eles aumentam a produção de urina. Você vai urinar mais, o que pode causar desidratação e dará ainda mais sede. Se notar que vai ao banheiro toda hora ou sente sede excessiva (ou a boca sempre seca), converse com o médico.

2. Os cortes ao barbear demoram para cicatrizar
“Quando a glicemia sobe, os cortes podem levar mais tempo para fechar”, diz a Dra. Jane Holmes-Walker, endocrinologista de Sydney, na Austrália.“Talvez você note mais bolinhas e espinhas nos folículos da barba. As glândulas sebáceas do rosto também são vulneráveis a infecções de baixo nível quando há diabetes tipo 2.”

3. Pés e mãos ficam dormentes e formigam
Uma complicação mais avançada são as lesões nervosas, a chamada neuropatia periférica diabética. Talvez você sinta formigamento, dor ou dormência nos pés ou a sensação de estar andando em algodão ou em pedras. A Dra. Holmes-Walker diz que essa sensação se apresenta num padrão de meia ou luva. “Acontece primeiro quando se calçam as meias e pode surgir na ponta dos dedos da mão bem mais tarde”, explica ela.

4. A ponta do pênis fica vermelha e inchada
Entre os muitos sinais de alerta do diabetes tipo 2 estão a disfunção erétil e uma doença chamada balanite. “Em geral, ela se deve ao aumento da cândida, uma moradora normal da pele que se multiplica com o nível elevado de glicose do sangue”, explica a Dra. Holmes-Walker. Caso sinta inchaço da glande e do prepúcio ou qualquer dor ou corrimento, consulte o médico. Ele vai recomendar a melhor maneira de limpar a área e talvez receite um creme fungicida ou antibiótico, dependendo da fonte do problema.

5. O humor fica péssimo
De todos os problemas provocados pelo diabetes, os transtornos do humor são famosos. Um estudo australiano constatou que uma em quatro pessoas com diabetes tipo 2 tem depressão e uma em seis, ansiedade. O equilíbrio glicêmico é importante para a estabilidade do humor. Num estudo americano de 2016, o diabetes foi associado ao aumento da probabilidade de depressão em idosos. Quanto maior o período desde o diagnóstico de diabetes, mais provável o surgimento da depressão.

6. Você vê “moscas volantes”
Embora o diabetes possa prejudicar os olhos, geralmente os sintomas só surgem quando a doença está mais avançada. Com o tempo, a glicemia alta danifica os vasos sanguíneos da retina, provocando hemorragias e causando a retinopatia diabética. Talvez você note “mosquinhas” pretas esvoaçando no campo de visão, talvez sua visão também fique embaçada. É importante fazer um exame com dilatação da pupila, porque o diabetes é uma causa importante de cegueira evitável.

7. As gengivas sangram
A Dra. Holmes-Walker diz que os diabéticos têm o triplo da probabilidade dos não diabéticos de apresentar periodontite, infecção que prejudica a gengiva e pode causar perda de dentes. Gengiva vermelha, inchada e com sangramento é um sintoma comum da doença. É importante consultar o dentista para controlar o problema, porque a infecção também funciona no sentido contrário: os problemas da gengiva podem aumentar a glicemia e provocar diabetes.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará vai capacitar estudantes da rede pública para atuar no mercado de novas tecnologias

O Governo do Ceará lançou, nesta segunda-feira (18), o Projeto C-Jovem. A iniciativa alcançará todo o estado, com meta de capacitação de 100 mil estudantes em até cinco anos no desenvolvimento de tecnologias, como Infraestrutura 5G, Desenvolvimento Android e Nuvem. O evento teve a participação da governadora Izolda Cela, de dirigentes das secretarias estaduais envolvidas, de representantes de instituições de ensino superior cearenses, de empresas parceiras neste projeto, e de lideranças políticas.

“Em nosso governo há um movimento voltado para construir uma sociedade melhor, mais digna e mais justa aos cearenses. Nós sabemos dos desafios que passamos diante de uma transformação digital. Mas, com o C-Jovem, estamos seguindo o fluxo, para não perder a chance de usar essa inteligência e tecnologia para transformar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho, como um forte vetor do desenvolvimento humano no Ceará”, apontou Izolda Cela.

A ação, de caráter multi-institucional, nasce diante da necessidade de profissionais para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil e também frente aos entendimentos com o setor para o desenvolvimento do Ceará.

O projeto-piloto que inicia a implantação do C-Jovem na rede pública estadual de ensino capacitou mais de 200 professores, que agora repassam conhecimentos a 4.358 alunos dos cursos técnicos em Rede de Computadores e em Informática de 109 Escolas Estaduais de Educação Profissional.

Serão ofertadas seis trilhas de conhecimento: Nuvem, Infraestrutura 5G, Fullstack, Inteligência Artificial, Java e Desenvolvimento Android. A formação inclui raciocínio lógico; inglês para TIC; empreendedorismo e inovação; comunicação e relacionamento interpessoal; e Tecnologia da Informação e Comunicação, sendo que nessa última o jovem poderá escolher uma área de específica.

Funcionamento
Essa experiência inovadora será formada por células de atuação. Cada uma composta por um coordenador que apoiará jovens tutores provenientes do ensino superior. Esses, por sua vez, apoiam estudantes do ensino médio. O programa será executado por meio de projeto de extensão das IES e terá duração de um ano, considerando um período de imersão nas empresas parceiras para que estudante utilize os conhecimentos na prática.

O grande diferencial apontado pelo C-Jovem está na flexibilidade que cada célula terá de agregar ao curso demandas específicas das empresas parceiras.

Com a iniciativa, a expectativa é alcançar resultados como retenção de talentos pelo aumento da qualidade das oportunidades de emprego e empreendedorismo; melhor oferta por profissionais de TIC, em quantidade e em formação curricular, de forma conectada com a demanda de um setor estratégico para o país; inclusão do jovem em políticas de empreendedorismo colaborativo e desenvolvimento socioeconômico; e governo-academia-empresas alinhados para contribuir com o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

AddThis