Remédio inédito para enxaqueca corta crises pela metade

Quem tem enxaqueca sabe como é difícil fazer a dor de cabeça ir embora. Boas notícias: um novo remédio batizado de erenumabe acaba de se mostrar eficaz no controle das crises, sem apresentar tantos efeitos colaterais.

Aplicado via injeção, ele cortou pela metade as dores de cabeça em voluntários com uma média de oito crises de enxaqueca por mês. O resultado foi obtido pelos pesquisadores do King’s College de Londres, que analisaram 955 pacientes.

Na investigação, dois terços dos participantes tomaram injeções mensais do medicamento, enquanto o restante ficou no placebo. Quatro meses depois, o grupo que levou as picadas com a nova molécula viu a ocorrência das crises cair para menos de quatro a cada 30 dias. Além disso, o impacto dessas ocorrências na qualidade de vida diminuiu significativamente, o que sugere uma menor intensidade.

“Para quem está acostumado com o sofrimento desses indivíduos, é um avanço animador”, comenta Fernando Kowacs, neurologista que coordena o Departamento de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia. A novidade é ainda mais comemorada, porque, no momento, não existem remédios específicos para a enxaqueca.

“Hoje, quem tem um quadro crônico deve tomar medicações feitas para outros problemas, como epilepsia, depressão e até doenças cardíacas”, explica Kowacs. “Elas funcionam, mas podem ter efeitos colaterais importantes”, arremata.

Fonte: Superinteressante

Curta nossa página no Facebook

Novo recurso do WhatsApp promete mudar para sempre os grupos

Os grupos de WhatsApp podem se tornar uma guerra: com muitas pessoas falando, às vezes, fica difícil passar informações importantes para todos e ter certeza que eles receberam.

Pensando nisso, desenvolvedores do aplicativo adicionaram uma ferramenta que promete resolver a questão. Nessa atualização, somente os administradores poderiam mandar mensagens, os outros participantes seriam “obrigados” apenas a ler.

É importante dizer também: esse “bloqueio” não é permanente, ele só poderia acontecer apenas de 72 em 72 horas. Mas essa função é apenas um teste, disponível no Google Play Beta, e pode sofrer alterações até chegar para todos os usuários do aplicativo.

O recurso promete evitar que diálogos importantes desapareçam no meio de várias outras informações. Mas se um dos integrantes “proibido” de conversar no grupo quiser mandar alguma mensagem, é possível solicitar permissão para o administrador por meio do botão “Mandar mensagem para o administrador” que pode recusar ou aceitar o pedido.

A novidade pode servir de auxílio em grupos com muita conversa que mesmo assim passam informações importantes, quanto torna-se uma forma de irritar os integrantes que estavam conversando e acabaram sendo silenciados para que não exista discussões. Tudo depende do funcionamento e de como as pessoas vão receber serem silenciadas e silenciarem no aplicativo.

A ferramenta ainda está desabilitada para as versões estáveis por estar em versões de teste, sem previsões para quando estará disponível para todos.

Fonte: M de Mulher

Curta nossa página no Facebook

Alok, Bruno Martini feat. Zeeba - Hear Me Now



Alface, rúcula, agrião e acelga são aliados da dieta e ricos em nutrientes

A salada verde deveria fazer parte das refeições de todas as pessoas, pois as folhas, além de fornecerem vitaminas, minerais e outros componentes bioativos que trazem benefícios para o nosso organismo, possuem alto teor de água que hidratam o corpo e são ricas em fibras. Estas ajudam no funcionamento do intestino, aumentam a saciedade, diminuem a absorção da gordura dos alimentos e o índice glicêmico da refeição. Ou seja, alteram a velocidade de absorção dos carboidratos que por serem absorvidos lentamente prolongam a saciedade. Além disso, as folhas apresentam baixa caloria, contribuindo assim para a perda de peso.

No entanto, uma boa porção de salada pode engordar mais do que uma refeição completa se for utilizado um molho cremoso muito gorduroso. Algumas sugestões saborosas e pouco gordurosas são: vinagre balsâmico misturado com um pouco de azeite, ervas e suco de limão, laranja com alecrim, molho de salsinha com vinagre, etc.

A alface é sem sombra de dúvidas o ingrediente mais popular das saladas. Seu consumo vem aumentando a cada dia devido à preocupação das pessoas com a saúde e com o controle do peso.

Benefícios do alface
A folha de alface, além das fibras, contém quantidades razoáveis de betacaroteno, vitamina B1, B2, folato, vitamina C e também dos minerais: cálcio, ferro e potássio. No entanto, as quantidades variam consideravelmente de um tipo para outro. Cada 100 gramas de alface (1 prato raso de folhas) contém cerca de 13 kcal e por isso pode ser consumida à vontade. A alface possui propriedades calmantes, apresenta funções laxantes e diuréticas e contribui para a saúde do coração. Além disso, a alface é uma boa fonte de potássio, que contribui na redução da pressão arterial, outro fator de risco para doenças cardíacas.

No geral, os vegetais de coloração mais escura e intensa apresentam mais betacaroteno e vitamina C que as variedades mais claras. A vitamina C e o betacaroteno são antioxidantes que evitam a oxidação do colesterol. Quando o colesterol é oxidado se acumula nas paredes das artérias formando placas que bloqueiam o fluxo sanguíneo, causando um ataque cardíaco ou derrame. Além disso, as fibras fazem uma ligação com os sais biliares e remove-as do corpo. Isto obriga o organismo a produzir mais bile e consequentemente elimina mais colesterol do corpo. Assim, a alface e outras folhas ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol.

Benefícios da rúcula
A rúcula, membro da mesma família do brócolis, repolho e outros vegetais crucíferos, também possui um perfil nutricional bastante atrativo. Ela é boa fonte de betacaroteno, vitamina C, vitamina K e minerais como o potássio, ferro, manganês, magnésio, zinco e cobre. Por conter pouquíssima caloria (17 kcal em cada 100 g) a rúcula também pode ser consumida à vontade. Além disto, suas folhas apresentam propriedades digestivas, diuréticas e são amplamente reconhecidas como um potente alimento anticâncer, pois apresentam diversos fitoquímicos, que desempenham um papel antioxidante vital no corpo. Eles ajudam a livrar o corpo de toxinas e substâncias cancerígenas.

Benefícios do agrião
O agrião, outro vegetal crucífero, também está entre os mais nutritivos. É riquíssimo em antioxidantes, bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra certos tipos de câncer, principalmente os do aparelho digestivo. Este vegetal é também uma boa fonte de betacaroteno (precursor da vitamina A) e vitamina C, antioxidantes que protegem contra danos nas células provocados por radicais livres, moléculas instáveis produzidas durante o uso do oxigênio pelo organismo. Além de vitaminas, contém boas quantidades dos minerais: ferro, magnésio, potássio e é uma excelente fonte natural de cálcio.

Benefícios da acelga
A acelga é um alimento muito nutritivo de baixa caloria, com boa quantidade de vitamina K, magnésio e potássio, como também contém vitamina E, vitamina A, C, e ferro. Seu consumo está associado a um menor risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. A vitamina K fornecida em alta quantidade na acelga é essencial para a coagulação sanguínea e manutenção da saúde óssea.

O magnésio é um bloqueador natural de cálcio que evita o excesso deste nas células nervosas e, portanto, a ativação do nervo. A ativação dessas células leva à contração excessiva, resultando em condições como cãibras musculares, dor, fadiga, pressão arterial alta, enxaquecas e espasmos musculares.

A vitamina A, vitamina C, cálcio e magnésio contribuem na manutenção de ossos fortes e saudáveis e ajudam a prevenir a osteoporose, doença causada pela inadequada ingestão de cálcio na dieta. A doença está associada a uma perda gradual da densidade óssea, o que aumenta o risco de fraturas. Desta forma, a acelga contribui na manutenção de ossos saudáveis, controle da frequência cardíaca e pressão arterial, relaxamento dos nervos e na coagulação sanguínea.

Benefícios das endívias
As endívias, assim como as outras folhas, também são boas fontes de fibras, potássio, magnésio, betacaroteno, vitamina C, folatos e vitamina E. Contém apenas 17 calorias em cada 100 gramas, podendo ser consumidas a vontade. A vitamina E é importante na prevenção de câncer, ajuda a diminuir a gravidade e frequência dos calores em mulheres que atravessam a menopausa e desempenham um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares.

Como consumir
Por todos os benefícios que estas verduras têm para a nossa saúde e também porque contêm poucas calorias e muitas fibras, devemos incluir a alface, rúcula, agrião, acelga e endívia em nossa alimentação. As vantagens do consumo das folhas não são facilmente encontradas nos demais alimentos, por isso, é aconselhável a ingestão destas em sua forma crua, já que o cozimento elimina uma parte dos nutrientes.

Não existe uma quantidade recomendada de cada tipo de folha, mas o consumo diário e rotativo das folhas é necessário. O ideal seria o consumo de metade de um prato de salada na hora do almoço e outro no jantar, totalizando 100 gramas de folhas variadas diariamente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo mínimo de 400 gramas de vegetais entre verduras, legumes e frutas por dia. Tal recomendação visa reduzir o risco de desenvolvimento de doenças e também a prevenção e correção de várias deficiências de micronutrientes.

Por: Patricia Bertolucci, nutricionista (Com a participação da nutricionista Paula Crook da PB Consultoria em Nutrição) 

Fonte: Minha Vida

Curta nossa página no Facebook

Luciano Huck toma uma importante decisão

O apresentador Luciano Huck comunicou a familiares e a amigos próximos que não pretende ser candidato a presidente da República.

A informação foi publicada pelo jornalista Gilberto Dimenstein em sua página no Facebook.

A coluna confirmou o fato com dois interlocutores de Huck.

Enviou também uma mensagem por WhatsApp ao apresentador. Ele está em uma gravação e não pôde responder.

Huck tem oscilado nos últimos dias entre se lançar ou não candidato. Por um lado, ele tem um grande desejo de participar da vida política do país. Por outro, tem muito a perder: um programa de televisão na TV Globo e contratos publicitários que são fruto da excelente imagem que tem com os consumidores.

Entre seus amigos, há uma desconfiança de que pesquisas recentes reforçando seu prestígio possam fazê-lo pender de novo para a candidatura.

A interlocutores, Huck tem dito que se pronunciará definitivamente sobre o tema nos próximos dias.

Ainda antes que sua intenção se candidatar se tornasse pública, Huck chegou a se reunir com Alckmin para falar sobre política. Também conversou com Joaquim Barbosa, em quem pensava como ministeriável.

O ex-presidente Lula comentou a eventual candidatura de Huck nesta quinta (23), dizendo que quer "disputar com alguém com o logotipo da Globo na testa".

Neste ano, Huck se tornou integrante do movimento Agora!, que defende a renovação política. O deputado Roberto Freire (SP), presidente do PPS, propôs que sua legenda incorporasse o movimento em torno de uma candidatura do apresentador. O Agora!, no entanto, diz que não quer se tornar partido. 

Fonte: Coluna Mônica Bergamo/Folha.com

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Secretário de Cultura do Estado visita local onde será o Centro Cultural do Cariri

O Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, recepcionou o Gestor da Secult Ceará, Fabiano Piúba, na última quarta-feira, 22, onde realizaram uma visita de inspeção ao local onde será implantado o Centro Cultural do Cariri. A Proposta é que o Centro seja construído no prédio onde funcionava o Hospital Manoel de Abreu. Segundo Dedê, o prédio já foi tombado pela Prefeitura do Crato, com o apoio do Legislativo, o prefeito Zé Ailton faz questão de preservar a história cratense. 

“A transformação do prédio em um centro de cultura prevê a implementação de um projeto social direcionado para a comunidade, no qual ele está inserido, obedecendo à legislação específica, no Centro Cultural do Cariri serão trabalhadas várias linguagens, entre elas, teatro, dança, cinema, tudo isso em uma estrutura que contará com área para espetáculos, praça verde, jardim, área de convivência, praça cultural e estacionamento” explica.

Também estiveram acompanhando na visita, o Secretário de Infraestrutura do Crato, Luiz Wellington Brandão, e o representante do Escritório Regional da Secretaria da Cultura do Estado, Mano Grangeiro.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

24 de novembro

1631 – A cidade de Olinda é incendiada pelos neerlandeses.
1859 – É publicada a primeira edição do livro A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin.
1967 – Castelo Branco promulga Constituição legitimando o governo militar no Brasil.

Nasceram neste dia…
1632 – Baruch de Espinoza, filósofo neerlandês (m. 1677).
1861 – Cruz e Sousa, poeta brasileiro (m. 1898).
1906 – António Gedeão, químico e poeta português.

Morreram neste dia…
1572 – John Knox, reformador escocês (n. 1513 ou 1514).
1991 – Freddie Mercury (foto), vocalista britânico (n. 1946).
1991 – Eric Carr, baterista norte-americano (n. 1950).

Fonte: Wikipédia

Apenas 21 cidades do CE matriculam todas as crianças em creche

Apenas 21 das 184 cidades do Ceará cumpre a meta de universalizar o ensino na pré-escola, descumprindo o objetivo estabelecido no Plano Nacional de Educação. O estudo mostra também que o Ceará está em situação de "risco de descumprimento" das metas para ampliar a oferta de creche e de elevar a taxa de matrícula nas escolas para a população de 15 a 17 anos.

No estado, 82% das crianças de 4 e 5 anos de idade estão na escola, acima da média nacional, de 79,3%.

Os municípios do Ceará que cumprem a meta de garantir vagas para todas as crianças nessa faixa etária são Antonina do Norte, Aratuba, Barreira, Chaval, Chorozinho, Frecheirinha, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Nova Olinda, Pacajus, Pacoti, Paracuru, Pindoretama, Porteiras, Quixelô, Redenção, São Benedito e São Gonçalo do Amarante.

Metas prioritárias e a situação do Ceará
Atualmente, o TC Educa já mostra os dados de cada município e estado brasileiro no cumprimento de quatro objetivos. De acordo com o grupo de trabalho, essas metas foram escolhidas "por serem consideradas as mais críticas dentro da educação básica, seja por estarem aquém quanto ao atendimento, seja por já terem prazos de cumprimento ultrapassados".

O Ceará está abaixo da média nacional em três das quatro metas, conforme os dados divulgados no TC Educa. O objetivo 1A, que estabelece como meta ter 100% das crianças de 4 e 5 anos matriculadas na pré-escola até o fim de 2016, mostra que 18% da população dessa faixa etária segue sem vaga nas unidades.

Situação no país
Em todo o Brasil, só 10,1% dos municípios brasileiros fecharam o ano de 2016 cumprindo a meta de atender 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches. Na média nacional, 27,07% das crianças brasileiras dessa idade eram atendidas, quase a metade do que o previsto em lei.

O prazo e o percentual de atendimento foram definidos por lei no Plano Nacional de Educação (PNE), de junho de 2014. Já o descumprimento da meta foi constatado por um novo sistema de verificação de dados criado pelos tribunais de contas do Brasil.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Robbie Williams - Love My Life




Juazeiro do Norte (CE): Fumaça afeta entorno do lixão

O aumento da temperatura no mês de novembro, além do habitual desconforto à população, vem causando sérios problemas à saúde dos moradores próximos do lixão ao céu aberto deste Município do Cariri cearense. No local, que recebe os resíduos sólidos da cidade, às margens da CE-060, focos de incêndio têm sido registradas desde o dia 29 de outubro. Apesar de o fogo estar controlado, muita fumaça vem sendo produzida e chegando às comunidades próximas.

O problema começou a ser identificado pelos catadores que trabalham por lá. As chamas começaram na parte de baixo, que concentra as barracas de pessoas que moram no lixão. Em seguida, atingiu o restante do material na parte mais alta. O fogo logo atingiu o barraco de madeira e lona do catador Pedro Felix, que, no momento, não estava no local. Há dois anos ele morava no lixão. "Perdi roupa, uma feira, o material de R$ 300 para vender. Até um celular velho eu perdi. Perdi tudo. Só salvei os documentos porque não guardo aqui", lamentou.

Os moradores vizinhos vêm sofrendo com a fumaça. "Os olhos ficam ardendo, dá muita tosse. Todo mundo está reclamando", denuncia o catador Francisco de Assis, que paralisou suas atividades. Enquanto o comerciante Daniel Silva, morador da Vila Três Marias, bairro a pouco mais de 1Km do lixão, explica que, quando chega à noite, o problema fica ainda mais acentuado. "A fumaça cobre tudo, não dá pra ver nada. A gente não consegue dormir", conta.

O bairro Vila Padre Cícero, popular Palmeirinha, também fica coberto de fumaça, dependendo da direção do vento. Moradora de lá, a dona de casa Cícera Rosendo conta que as crianças são as que mais sofrem com a inalação da fumaça. "Aqui tem quatro crianças. Minha menina pequena está até cansada. À noite fica mais forte. Até as roupas dentro de casa ficam fedendo a fumaça. E ela entra de todo jeito, pela brecha das telhas. De manhã não é tão ruim porque abre as portas, mas de noite, fica abafado. Aqui é esquecido", denuncia Cícera.

Segundo a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju), algumas medidas já foram tomadas e, há duas semanas, o fogo foi contido. Foi aplicado o contrafogo e colocadas camadas de argila sobre o lixo em combustão. No entanto, o trator que atuava, diariamente, está com defeito e aguarda o conserto pela empresa que faz a coleta dos resíduos sólidos. O veículo trabalhava na cobertura do material para controlar e impedir que as chamas se alastrem, fazendo o isolamento da área que apresenta focos. Por outro lado, a Amaju acredita que, com o conserto ou substituição do trator nesta quarta-feira (22), até o fim da semana, serão colocadas as 50 carradas de areia para enterrar o lixo em combustão, o que diminuirá a fumaça em 90%.

Segundo o superintendente da Amaju, o engenheiro ambiental Sidney Kal-Rais, o fogo nas áreas que concentram grandes quantidades de lixo é mais comum em épocas de altas temperaturas, como novembro. A decomposição do material gera gases, como o metano, que é inflamável. "São camadas e camadas de resíduos e o fogo vai descendo. Com a alta temperatura, fica inviável de se apagar. O gás continua em combustão e vai passar alguns dias. A gente está torcendo para dar uma chuva, esfriar a temperatura", completa Sidney.

Com população estimada em 270.383 habitantes, Juazeiro do Norte produz, diariamente, cerca de 926 toneladas de lixo, segundo o Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente, que são depositados no lixão.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Gênero e diversidade são temas de evento

Gênero e diversidade serão temas de debate no III Encontro sobre Diversidade realizado pelo campus de Crato do IFCE. O evento, que é gratuito e aberto ao público externo, ocorre na manhã de terça-feira (28/11), a partir de 9h. Nessa edição, a programação conta com uma palestra sobre respeito à diversidade e uma mesa-redonda que abordará a prevenção à violência doméstica. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar. O campus disponibilizará transporte gratuito para os interessados, saindo às 8h40 da Praça da Prefeitura, no Crato.

Uma das coordenadoras do encontro, Lorena Kelly explica que o evento contribui para a formação de toda a comunidade escolar ajuda na superação de atitudes preconceituosas, dentro e fora da sala de aula. “O objetivo principal é promover espaços de socialização e reflexão acerca de temas relacionados a gênero e diversidade. A gente entende que discutir esses temas é importante, uma vez que os próprios estudantes demandam essas discussões no ambiente escolar”.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura
9h35 – Palestra: Respeito à diversidade | Prof. Júnior Linhares (Psicologia/UniLeão)
10h05 – Mesa-redonda: Prevenção à violência doméstica | Kamila Moura Brito (Delegada da Delegacia da Mulher do Crato), Cícero Antônio Lobo (Conselho Tutelar do Crato) e Brendha Vlazack (Conselho LGBT de Juazeiro do Norte)
10h50 – Debate

Serviço:
III Encontro sobre Diversidade – IFCE Crato
28/11 | 9h às 11h30
Transporte gratuito saindo às 8h40 da Praça da Prefeitura (Crato)

Curta nossa página no Facebook

Michael Learns To Rock - Someday





Veja principais pontos da 'nova' versão da reforma da Previdência

A nova versão da reforma da Previdência apresentada pelo governo nesta quarta-feira (22) é mais enxuta que a proposta anterior, estabelece um tempo mínimo de contribuição 10 anos menor para trabalhadores do INSS em relação aos servidores públicos e poupa todos os trabalhadores rurais.

A proposta ainda está em discussão e deve passar por votações no Congresso. Por promover uma mudança na Constituição, ela só entra em vigor se for aprovada por pelo menos 308 deputados em dois turnos de votação na Câmara e mais em dois turnos no Senado.

Principais mudanças
  • O governo cedeu em vários itens em relação a sua proposta inicial, reduzindo a reforma a quatro pontos principais:
  • Idade mínima de aposentadoria, com a regra de transição até 2042; 62 anos para mulheres e 65 para homens (INSS e servidores); 60 para professores de ambos os sexos; 55 anos para policiais e trabalhadores em condições prejudiciais à saúde;
  • Tempo mínimo de contribuição de 15 anos para segurados do INSS e de 25 anos para servidores públicos;
  • Novo cálculo do valor da aposentadoria, começando de 60% para 15 anos de contribuição até 100% para 40 anos;
  • Receitas previdenciárias deixam de ser submetidas à DRU (Desvinculação de Receitas da União


Tempo de contribuição
O novo texto mantém em 25 anos o tempo mínimo de contribuição para servidores públicos se aposentarem, mas reduz esta exigência para 15 anos no caso dos trabalhadores do INSS, como na regra atual.

Contudo, quem se aposentar com 15 anos de trabalho vai receber um benefício parcial, de apenas 60% do valor. O cálculo aumenta o valor da aposentadoria conforme os anos de contribuição, até chegar à aposentadoria integral, com 40 anos de trabalho.

A proposta inicial encaminhada pelo Palácio do Planalto ao Congresso já havia tido alterações sugeridas pelo relator a comissão especial sobre o assunto na Câmara dos Deputados, Arthur Maia (PPS-BA), em abril.

Idade mínima e regra de transição
O texto cria idades mínimas para a aposentadoria, respeitando uma regra de transição que aumenta esta idade em 1 ano a cada 2 anos de contribuição, até chegar a um patamar definitivo em 2042.

A idade mínima é diferente para trabalhadores privados (62 anos para mulheres e 65 para homens), servidores públicos (55 para mulheres e 60 para homens) e categorias especiais como professores, policiais e trabalhadores submetidos a ambientes nocivos à saúde.

Mudanças no cálculo do benefício
No cálculo do valor da aposentadoria, o trabalhador do INSS que se aposentar com 15 anos de contribuição terá seu benefício reduzido em 40% em relação à aposentadoria integral (ou seja, receberá 60% da média de todas as suas contribuições).

O governo propõe que este valor aumente gradativamente e em velocidade mais rápida conforme o tempo de serviço, até alcançar 100% da aposentadoria com 40 anos de contribuição.

Aposentadoria rural e BPC não mudam
Os trabalhadores rurais (pequenos agricultores) ficaram de fora da nova proposta da reforma. Anteriormente, o governo pretendia igualar a idade mínima de aposentadoria à de outros trabalhadores, em 65 anos para homens e mulheres e exigir um tempo mínimo de 25 anos de contribuição.

O texto atual exclui estas mudanças para o trabalhador rural, preservando a regra atual: aposentadoria por idade aos 55 anos no caso das mulheres e aos 60 anos para os homens, e tempo mínimo de 15 anos de contribuição, de modo que o trabalhador continuará contribuindo com um percentual sobre a receita de sua produção, de forma facultativa.

Já o Benefício da Prestação Continuada (BPC), espécie de ajuda paga pelo governo a idosos em situação de extrema pobreza e pessoas com deficiência, continua vinculado ao salário mínimo. A proposta anterior previa que o valor do benefício poderia ser menor.

Desvios pela DRU
Pela nova proposta, a arrecadação com as contribuições da Previdência deixa de ser submetida à chamada Desvinculação das Receitas da União (DRU). Hoje, este mecanismo permite desvincular 30% da receita dos tributos do sistema previdenciário para cobrir outros gastos públicos. Na prática, como a Previdência fecha com déficit (despesas maiores que receitas), o governo acaba precisando repor estes recursos.

Pensão por morte
A nova versão da reforma mantém o limite de 2 salários mínimos para quem acumular os benefícios de pensão por morte e aposentadoria. Como na proposta antiga, o texto também define que a pensão deixa de ser integral, passando a 50% do valor do benefício do segurado falecido mais 10% por dependente (incluindo a viúva ou viúvo).

Economia nos gastos
O projeto inicial da pasta previa uma economia nos gastos com aposentadorias de pouco menos de R$ 800 bilhões em 10 anos, e a proposta aprovada em maio deste ano na comissão especial representava 75% daquela originalmente enviada ao Congresso.

Ou seja, se a nova Previdência for aprovada e representar 60% da original, a economia será de pouco menos de R$ 480 bilhões em uma década, ou R$ 320 bilhões a menos do que o previsto inicialmente.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana pede beatificação do padre Cícero em encontro com papa Francisco

“O senhor é um homem que nos inspira a olhar pelos pobres”, disse o governador Camilo Santana ao papa Francisco, durante encontro nesta quarta-feira (22), no Vaticano. Na ocasião, o chefe do executivo cearense, que estava acompanhado da primeira-dama Onélia Santana, pediu bênçãos para o Estado do Ceará e entregou as imagens de Cristo e do padre Cícero ao papa.

“Foi um momento muito importante e de muita emoção. Disse ao papa Francisco que éramos muito gratos pela reconciliação de padre Cícero com a Igreja, que só aconteceu graças a ele. O papa, inclusive, disse que está estudando a beatificação do padre de forma muito positiva”, afirmou o governador. O embaixador do Brasil no Vaticano, Luiz Felipe Mendonça, também participou do encontro.

Camilo Santana aproveitou o momento para mostrar a bandeira do Ceará ao papa, que abençoou e autografou o símbolo do Estado. “Pedimos muita luz para que o nosso Ceará pudesse enfrentar o momento de dificuldade diante de seis anos de seca, e para que a gente tenha cada vez mais forças para trabalhar e dar mais oportunidade aos pobres. Fiz questão de dizer ao papa Francisco que ele é uma inspiração, exemplo de humildade e de como cuidar dos mais necessitados”, citou o governador.

Curta nossa página no Facebook

Crato (CE): Definido local para a implantação das salas de cinema no município

O Governo do Crato, recebeu na manhã desta quarta-feira (22), no Gabinete do Prefeito, o Secretário adjunto da Casa Civil, Quintino Vieira e o Secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba. A pauta da reunião foi a definição do local para a construção das salas de cinema no município. O equipamento cultural é um projeto do Governo do Estado com a contrapartida da Prefeitura.

Entre as propostas apresentadas durante a audiência pública, ocorrida no último dia 14, onde foram sugeridos e debatidos alguns locais para a implantação das salas, foi vista a possibilidade das salas de cinema serem implantadas no Largo da RFFSA. Depois de analisado, ficou decidido que a implantação do equipamento será realmente na antiga estação ferroviária, hoje Centro Cultural do Araripe, ficando a organização das salas próxima ao Restaurante Popular.

Segundo o Secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, o local atende às exigências estabelecidas pelo Ministério da Cultura, que são as seguintes: proximidade a centros culturais, áreas de periferia, praças, hotéis, restaurantes, pontos de transporte coletivo e fácil acesso.

O projeto referente às salas de cinema resulta da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Agência Nacional de Cinema (Ancine) e Programa Cinema Perto de Você, do Ministério da Cultura. Serão duas salas, uma com 210 e outra contendo 105 lugares, ambientadas em instalações modernas e climatizadas. Também será agregada uma área de convivência.

Após a reunião, a comitiva do Governo do Estado visitou o local onde será construído o equipamento cultural, e segundo Wilton Dedê, a obra terá início nos próximos 15 dias. Também estavam presentes, o Secretário de Infraestrutura do Crato, Luiz Wellington; o Chefe de Gabinete, Fabiano Brasil; o Procurador Geral Adjunto do Município, Renan Lobo; e o representante do Escritório Regional da Secult, Mano Grangeiro.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Saiba como manter seu currículo atraente

Em tempos de mercado de trabalho desaquecido, a pilha de currículos diante dos recrutadores cresce.

Para que seu documento se destaque, seja claro e conciso. No histórico profissional, descreva os resultados que alcançou nas empresas. "Isso ajuda a determinar se você tem as habilidades necessárias para a vaga", diz Luciana Tegon, recrutadora e coach.

Atualização
Não deixe para preparar o currículo quando for procurar emprego. Sempre que finalizar projetos importantes na empresa ou fizer um curso relevante para sua carreira, inclua no documento

Bilíngue
Hoje em dia, saber falar inglês é mais relevante que uma pós-graduação para quem visa uma empresa multinacional ou de grande porte. Se tiver interesse em um terceiro idioma, invista em aulas de espanhol

Sucinto
O maior pecado dos currículos ainda é a falta de concisão e de clareza. Em vez de listar cada tarefa realizada, concentre-se nos grandes projetos. Nos cursos, cite apenas os que têm relação direta com a vaga

Cursos
Todo conhecimento é bem visto, seja um curso livre ou um MBA. Na hora de escolher, pense no médio prazo. Procure temas que possam qualificá-lo para o cargo que você almeja ocupar em cinco anos

Fonte: Folha.com

Curta nossa página no Facebook

Uso de anticoncepcional hormonal aumenta chance de câncer de mama, diz estudo

As chances de mulheres que fazem ou fizeram uso de remédios anticoncepcionais com hormônios terem câncer de mama é 20% maior em comparação com as que não usam esse tipo de medicação. A conclusão foi publicada em um artigo no periódico “The New England Journal of Medicine”.

As informações são de um estudo recente, que analisou 1,8 milhão de pessoas do sexo feminino na Dinamarca, e concluiu que quanto mais velha a mulher fosse e maior fosse o período total de uso do anticoncepcional , o risco também aumentaria. Por exemplo: as entrevistadas com menos de um ano de uso tiveram probabilidade de 9% de desenvolverem o câncer. Já para as que usaram anticoncepcionais hormonais por mais de 10 anos, o o perigo chegava a ser de 38%.

Não é nenhuma novidade que esses medicamentos podem causar danos à saúde. No entanto, cientistas acreditavam que as novas fórmulas dos anticoncepcionais - com menos estrogênio -, pudessem ser menor perigosas.

Porém, os dados não foram positivos. Segundo os pesquisadores, a contracepção hormonal foi responsável por um caso extra de câncer de mama a cada 7.690 mulheres por ano. O que corresponde a um índice alto, levando em conta que 140 milhões de mulheres usam esse tipo de medicamento em todo o mundo.

O estudo mostra que "a busca por um anticoncepcional oral que não eleva o risco de câncer de mama precisa continuar", conforme declarou o Dr. David Hunter, da Universidade de Oxford, em um editorial do periódico.

Devo abandonar o anticoncepcional?
Para o especialista, o uso desse tipo de medicamento é importante, e não deve ser abolido. "Além do fato de que eles fornecem um meio eficaz de contracepção e podem ajudar mulheres com cólicas menstruais ou sangramento menstrual anormal, o uso de anticoncepcionais orais está associado a reduções substanciais nos riscos de câncer de ovário, endométrio e colorretal mais tarde na vida. Na verdade, alguns cálculos sugerem que o efeito líquido do uso de anticoncepcionais orais por 5 anos ou mais é uma ligeira redução no risco total de câncer ", afirmou Hunter.

O chefe de cirurgia de mama da Columbia University Medical Center em Nova York, que não estava envolvido com o estudo, completou a defesa do remédio. "Eu não acho que [nenhum médico] vai dizer para parar de tomar contraceptivos orais. Isso não é necessário e não é indicado pelos dados”, disse o Dr. Roshni Rao.

"Mas isso mostra um risco aumentado, então, para as pessoas que não têm uma ótima razão para tomar anticoncepcionais orais, ou são passíveis de alternativas, talvez elas devam pensar sobre isso", completou ele.

Como alternativa, existem o DIU de cobre - anticoncepcional sem hormônio –, preservativos e, para mulheres que já tiverem filhos ou não querem ter, ligadura de trompas.

Fonte: iG

Curta nossa página no Facebook

Câmara de Vereadores concede título de Cidadão Cratense a Jair Bolsonaro; veja como votou cada vereador

Foi aprovado, na noite desta terça-feira (21), o Projeto de Resolução (Nº 2011002/2017) que concede o Título de Cidadania Cratense ao deputado federal Jair Messias Bolsonaro. A proposta do vereador Roberto Pereira Anastácio (Podemos) teve sete votos à favor, dois contra e uma abstenção. A sessão contou com a ausência de oito vereadores.

De acordo com o vereador Roberto Anastácio, a concessão do título veio para atender uma demanda de Policiais Militares, categoria no qual também parte. “Ele está na Câmara dos Deputados defendendo os policiais, a vida dos policiais. Muitos vieram pedir para reconhecer o trabalho dele”, explica.

Segundo Roberto, a atuação do deputado federal tem prestado relevantes serviços, não só ao Crato, mas também em todo Brasil. “Há essa repercussão, mas já foi dado a títulos para professores que nunca fizeram nada pelo Crato”, acrescenta. Agora, Jair Bolsonaro será comunicado e ficará a cargo dele a ida ao Município para receber a homenagem. “Nada foi combinado com ele nem com assessoria dele”, completa Roberto.

Atuação
Com 27 anos de Congresso, o deputado Jair Bolsonaro conseguiu aprovar dois projeto, um na área de economia e outro na de saúde. Viraram lei uma proposta que estendia o benefício de isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para bens de informática e outro que autorizava o uso da chamada “pílula do câncer” – a fosfoetanolamina sintética. Sua primeira emenda foi aprovada em 2015, que determina a impressão de votos das urnas eletrônicas. No entanto, nas áreas de segurança pública e projeto para militares, que representam 56,7% de suas propostas, nenhum foi aprovado.

Veja como foi a votação:

A favor do projeto:

Bebeto
Nando Bezerra
Professor Gilson
Lunga
Jales Velloso
Tico da Serrinha
Guri

Contra o projeto:

Amadeu de Freitas
Pedro Alagoano

Se absteve de votar:

Vicência Leandro

A maioria dos vereadores se ausentou da sessão antes de iniciar a votação

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Sting - Englishman In New York



7 mortes terríveis de pessoas que não desgrudavam de seus smartphones

1. Queda de penhasco
No Natal de 2015, Joshua Burwell foi ao penhasco Sunset, em San Diego (EUA), para ver o pôr do sol. Até aí, tudo normal, já que o local atrai muitos moradores e turistas em busca da selfie perfeita. Em determinado momento, entretanto, Burwell caminhava em direção ao abismo enquanto escrevia uma mensagem em seu smartphone, e não deu outra: ele ultrapassou o limite de segurança e, sem querer, caiu de uma altura de 18 metros, morrendo na hora.

2. Caçando o próprio assassinato
Em Birmingham (EUA), um jovem de 23 anos teve o seu iPhone roubado, em fevereiro deste ano, e se lembrou que era possível rastrear o aparelho através da internet. Ele descobriu que o celular estava em um subúrbio da cidade e resolveu ir sozinho procurá-lo. O GPS o mandou até o estacionamento de uma igreja, e o rapaz ligou para seu número até ouvi-lo dentro de um carro. Ao caminhar na direção do veículo, ele acabou dando de cara com o ladrão, que o matou a tiros.

3. Engavetamento escolar
Dirigir enquanto mexe no celular não é uma boa combinação. Nunca foi. Nunca será. Em 2012, um rapaz de 19 anos estava digitando mensagens em seu celular quando causou um engavetamento entre quatro veículos – sendo que dois deles eram ônibus escolares repletos de crianças. Um dos motoristas e um dos estudantes morreram na hora, e outras 38 pessoas ficaram gravemente feridas. O acidente aconteceu no estado norte-americano do Missouri.

4. Maçã da morte
A jovem chinesa Ma Ailun, de 23 anos, teve uma morte instantânea ao ser eletrocutada quando atendeu uma ligação em seu iPhone que estava conectado à tomada de energia. Sua irmã presenciou a cena e explicou às autoridades que tanto o aparelho quanto o cabo eram originais. A Apple enviou condolências e prometeu investigar o caso, que nunca foi resolvido. A tragédia aconteceu em 2013.

5. Pingue-pongue chinês
Trânsito e celular não combinam, nem mesmo se você for um pedestre. O que custa dar uma paradinha para responder a uma mensagem importante? Para uma chinesa, custou a vida. Em 2015, ela atravessava uma rua em Zhongshan mexendo no celular quando foi atingida por um caminhão que a arremessou até o outro lado da pista, onde foi esmagada por outro caminhão semelhante que não conseguiu parar ou desviar.

6. Sob pressão
Sabe quando você deixa seu celular cair no chão e quase tem um ataque do coração nos segundos intermináveis até descobrir se houve alguma rachadura? Em 2013, o norte-americano Roger Mirro passou por algo mais extremo ao derrubar o seu aparelho no compartimento de lixo de seu prédio. Ele conseguiu acesso ao local para tentar recuperar o seu smartphone, mas jamais retornou: tanto Mirro quanto o celular foram esmagados no compactador de resíduos.

7. Selfie chocante
A busca da selfie perfeita tem levado algumas pessoas a loucuras. Anna Ursu, de 18 anos, moradora de Bucareste, na Romênia, estava em um pátio ferroviário com uma colega fazendo registros de seus rostos quando teve a brilhante ideia de subir em um vagão. Lá em cima, ela se desequilibrou e tentou se segurar em um fio de alta-tensão. Anna levou um choque tão forte que seu corpo inteiro pegou fogo na hora.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook

Justiça determina que município de Juazeiro do Norte realize concurso público

O juiz da 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Renato Belo, deferiu tutela de urgência requerida em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) na comarca de Juazeiro do Norte e determinou que, no prazo máximo de 180 dias úteis, o município realize e conclua concurso público para provimento de cargos em substituição aos contratados temporários. De acordo com o magistrado, “a sociedade não pode esperar os longos e lentos passos da Administração.”

A ação, de iniciativa dos promotores de Justiça Igor Pinheiro e Silderlândio do Nascimento, questiona a constitucionalidade da Lei Municipal que regula as contratações temporárias, uma vez que a mesma autoriza a admissão de pessoas sem estabilidade para as funções ordinárias da Administração Pública, o que é vedado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em diversas decisões com repercussão geral. Além disso, há impugnação ao Processo Seletivo simplificado lançado no segundo semestre.

Sobre o assunto, Igor Pinheiro esclarece que “desde o início da atual gestão, verifica-se um excesso nas contratações temporárias e esse é só o começo dos trabalhos investigativos na área, uma vez que o último relatório gerencial do Tribunal de Contas do Estado aponta que o Município de Juazeiro do Norte está no limite prudencial dos gastos com pessoal, o que proíbe a admissão de pessoal a qualquer título, inclusive temporários, sob pena de caracterizar crime contra a Administração Pública e ato de improbidade administrativa”. O Promotor esclarece ainda que “notificou o Prefeito José Arnon Bezerra para celebrar termo de ajustamento de conduta sobre o caso, mas o cronograma apresentado pelo Poder Público não demonstrava real interesse em realizar concurso público, pois a nomeação da comissão do certame estava previsto apenas para dezembro de 2018.”

Assessoria de Imprensa/MPCE

Curta nossa página no Facebook

Whatsapp vai lançar recurso que dá basta aos “bom dias”

Se você participa de algum grupo de contatos no WhatsApp, já sabe que é de lá que vem vários dos arquivos de fotos e vídeos que enchem a memória do seu smartphone – como por exemplo, as mensagens animadas e motivacionais de bom dia, presença quase unânime em grupos de família no Whatsapp. Um novo recurso do aplicativo pode mudar essa dinâmica e preservar seu precioso armazenamento.

De acordo com o WABetaInfo, site que testa novas funções do WhatsApp, os moderadores de grupos poderão restringir o envio de mensagens e anexos a alguns participantes.

Quando estiverem nessa restrição, os contatos do grupo poderão somente ler as mensagens publicadas na conversa. Para enviar mídias ou mensagens, quem não é moderador do grupo terá que pedir permissão para dizer algo.

O recurso foi encontrado na versão beta do WhatsApp no Android, na edição 2.17.430. Ele deve chegar às versões estáveis do aplicativo em breve.

Recentemente, o WhatsApp liberou a aguardada função de apagar mensagens enviadas por engano–ou em caso de arrependimento–para todos os usuários.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook

Centro de Artes da URCA passa a ocupar antigo prédio do SESI a partir desta semana

Adquirido no último mês pelo Governo do Estado, a Universidade Regional do Cariri (URCA) passa a ocupar, a partir desta semana, o prédio do antigo SESI. Lá, funcionará o Centro de Artes da Universidade. Na última sexta-feira (17), o Vice-reitor da URCA, Francisco do Ó de Lima Júnior, Gabinete e corpo técnico estiveram em reunião com a direção dos cursos de Artes Visuais e Teatro para decidir os detalhes da transferência do campus de Juazeiro do Norte para o Crato.

A mudança ocorre em função de uma melhor infraestrutura para os cursos. Alunos, professores, direção do Centro e coordenação estiveram participando da reunião, debatendo os detalhes da transferência. A avaliação dos que fazem os cursos de Artes Visuais e Teatro é positiva quanto ao novo local, que conta com uma grande infraestrutura, incluindo salas de aula, apartamentos, estacionamento, áreas com piscinas, quadras e um auditório, com mobiliário que terá grande parte aproveitada pelos novos ocupantes da Universidade.

Um levantamento para as reformas prioritárias foi solicitado pelo Vice-reitor, para que sejam feitas de forma imediata para os novos ocupantes, além de uma lavagem do local. Inicialmente, os membros da administração dos cursos estarão ocupando as primeiras salas, para organizar todo o processo de mudanças para início das aulas. Mas, todo o mobiliário será transferido ainda esta semana. Uma avaliação das instalações elétricas, hidráulicas e de internet também já vem sendo providenciada para o local.

Reestruturação
Segundo o Vice-Reitor, com a nova estrutura o Centro terá um redimensionamento e uma nova concepção, para a efetivação de suas atividades, no processo de formação. Com isso, haverá uma reestruturação. Durante a reunião, Lima Júnior destacou a necessidade das ações de encaminhamento, para a vinda dos cursos. Com isso, além de inicialmente a administração ser instalada, serão avaliadas as localizações das salas e dos laboratórios, com todas as condições pedagógicas para acolhimento dos estudantes e professores.

Os representantes do Centro de Artes, a diretora Mônica Vianna Mello, e o diretor adjunto, Ricardo Akira, destacaram as necessidades imediatas para o processo de mudança. Além disso, avaliaram o prédio como local de boa estrutura para abrigar os cursos.

Além do Centro de Artes, o prédio do antigo Sesi também contará com a adequação necessária, para possibilitar o funcionamento de equipamentos como piscinas e quadras esportivas, a serem utilizados na formação dos alunos do curso de Educação Física, além de atividades de extensão no espaço.

Conforme o Professor Lima Júnior, a aquisição do prédio vem sendo bastante comemorada pela comunidade acadêmica, num momento de significativa conquista para a Universidade Regional do Cariri. Durante esta semana, o local deve receber a visita do Secretário Adjunto da Casa Civil do Governo do Estado, Quintino Vieira, para realizar uma avaliação das possíveis mudanças que devem ocorrer para melhorias no prédio, com investimentos do Governo do Estado, para a URCA.

Centro de Artes
O Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes da URCA abriga os cursos de Artes Visuais e Teatro e esta é a segunda vez que os estudantes e professores destas graduações mudam de equipamento. Em 2010, o Centro de Artes saiu do Casarão da Rua Matriz, em Barbalha, e se mudou para bairro Pirajá, em Juazeiro do Norte. Porém, em julho deste ano, o prédio foi interditado após laudo da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros constatar o risco de desabamento da estrutura. Os estudantes estão há cinco meses sem aula.

Curta nossa página no Facebook

Benjamin Orr - Stay The Night



Água em excesso pode matar, revela estudo

A recomendação para a manutenção de uma boa saúde é beber 2 litros de água por dia. Há quem diga – leia-se blogueiras fitness como Gabriela Pugliesi e Gracyanne Barbosa – que ingere impressionantes 4 litros por dia. Mas, mais do que bem, água em excesso pode fazer mal para a saúde e até matar.

De acordo com um estudo publicado na versão online do periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), beber água em excesso ativa um mecanismo proteção no cérebro que inibe o ato de engolir. Ao forçar a ingestão do líquido, essa proteção é ultrapassada e há um risco de intoxicação.

A “intoxicação” por excesso de água é chamada de hiponatremia, condição metabólica caracterizada pela redução de sódio no sangue a níveis tão baixos que pode causar letargia, náusea, convulsões, coma e até mesmo a morte.

“Se nós fizermos só o que o nosso corpo pede, ou seja, beber água quando estamos com sede e não de acordo com um cronograma, provavelmente vai dar tudo certo. Exceto nos idosos, que tendem a ingerir menos água que o necessário e por isso, precisam estar atentos.”, disse Michael Farrell, da Universidade Monash, em Melbourne, na Austrália e um dos autores do estudo.

No estudo, os pesquisadores pediram que as pessoas avaliassem a quantidade de esforço necessário para engolir a água em duas condições: após a prática de uma atividade física e, portanto, quando estavam com sede; e em uma outra situação, quando foram persuadidos a beber uma quantidade excessiva. Nestes dois momentos, um equipamento de ressonância magnética media a atividade de várias partes do cérebro no momento anterior ao ato de engolir.

Os resultados mostraram que beber água quando não estamos com sede exigiu um esforço três vezes maior para engolir do que a ingestão do líquido logo após o exercício. Nesse momento, a parte do cérebro mais ativa foi a área pré-frontal direita. Os pesquisadores acreditam que essa região entra em cena para substituir o mecanismo de proteção e permitir que consigamos engolir a água.

O grande problema, na verdade, é quando a água entra mais rápido do que a capacidade do corpo em removê-la ou utilizá-la. Isso dilui os eletrólitos do sangue e faz com que a água de viaje através do sangue e entre em células e órgãos tais como o cérebro , o que afeta sua capacidade de funcionamento.

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook



Crato (CE): Motociclista oferece carona na saída de bar e estupra mulher

Uma mulher foi estuprada e espancada no Sítio Santo Antônio, zona rural do município do Crato, na noite do domingo (19). O suspeito Anderson Gomes da Silva foi preso em flagrante pela polícia militar e levado ao presídio do município.

De acordo com a titular da Delegacia da Mulher do Crato, Camila Brito, a vítima estava com uma amiga em um bar, quando o suspeito chegou, acompanhado de um conhecido das duas mulheres. Ao saírem do local, a amiga da vítima pegou carona com o conhecido, enquanto a vítima voltou de carona com o suspeito.

No meio do caminho, o homem desviou o trajeto, a levou até um terreno baldio, espancou e estuprou a vítima. A mulher tentou pedir socorro e fugir, mas o homem a obrigou a voltar para casa com ele.

Ao chegar em casa, a vítima pediu socorro à família e seguiu até a delegacia, onde registrou ocorrência. O homem foi identificado e preso pela polícia militar.

Em depoimento, o suspeito negou o crime. Segundo a delegada, ele já tinha passagem na polícia, quando adolescente, também pela prática de violência sexual.

A vítima recebeu atendimento médico e vai ser acompanhada pelo Centro de Referência da Mulher, onde deve passar por assistência psicossocial.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Lighthouse Family - High




Chocolate: o poderoso antioxidante protetor do coração

O chocolate pode proporcionar uma série de benefícios para o organismo. Porém, para que isso aconteça o alimento precisa contar com pelos menos 70% de pó de cacau em sua composição, ou seja, ser um chocolate amargo. Entre os pontos positivos do chocolate amargo destacam-se a diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e de câncer. Além disso, o alimento protege o cérebro e pode contribuir para a diminuição do colesterol ruim e da pressão arterial. Todos esses benefícios ocorrem porque o chocolate amargo possui boas quantidades de pó de amêndoa de cacau que é rico em flavonoides. Esta substância é um poderoso antioxidante e proporciona todos esses pontos positivos para a saúde.

O cacau, fruto do qual é feito o chocolate, é originário das regiões tropicais da América do Sul e Central. O fruto era muito prestigiado entre os povos Maias e Astecas e foi levado para a Europa pelos espanhóis. Esses povos pré-colombianos utilizavam o cacau para produzir uma bebida que era grande fonte de energia.

Para elaborar o chocolate é retirada a amêndoa que fica dentro do cacau. Ela é rica em flavonoides, ferro, zinco, entre outras substâncias nutritivas. Após alguns procedimentos, é extraída uma gordura dessa amêndoa, a manteiga de cacau, e o restante dela é moído. Antigamente, bastava pegar esse pó e misturá-lo a aromatizantes para fazer uma bebida, porém o resultado era muito amargo.

Então, o açúcar foi adicionado na receita, na época este adoçante ainda não era refinado e a manteiga de cacau, que é rica em gorduras poli-insaturadas, passou a ser retirada e depois recolada na preparação. Assim, o primeiro chocolate era composto basicamente por pó da amêndoa do cacau, manteiga de cacau e açúcar.

Esta primeira combinação, apesar do açúcar, contém muitos pontos positivos. Isto porque o pó do cacau é rico em epicatequina, um tipo de flavonoide com forte ação antioxidante, e também contam com cromo, ferro, magnésio, fósforo, potássio e cafeína. Além disso, a manteiga de cacau conta com gorduras boas, as poli-insaturadas, que possuem um efeito protetor no organismo.

Infelizmente, com o passar do tempo, muitos fabricantes de chocolate começaram a substituir a manteiga de cacau, que tem um preço elevado, por gorduras hidrogenadas, adicionaram mais açúcar, incluíram o leite e diminuíram o pó do cacau da receita. Assim, o alimento foi perdendo seus aspectos saudáveis.

Atualmente há diversos tipos de chocolate, alguns que ainda mantém as características da produção original e outros que tiveram a receita modificada e por isso já não proporcionam benefícios. Conheça cada tipo de chocolate:

Chocolate ao leite: Conta com pelo menos 25% de pó de cacau em sua composição, também possui leite, o que faz com que o alimento tenha colesterol e gordura saturada. Além disso, o doce possui muito açúcar e pode ter gorduras hidrogenadas.

Chocolate meio amargo: Conta com pelo menos 40% de pó de cacau em sua composição. Possui menos leite e açúcar. As quantidade de pó de cacau ainda não são suficientes para proporcionar benefícios consideráveis à saúde.

Chocolate amargo: Conta com pelo menos 70% de pó de cacau em sua composição. Este alimento não possui leite, e tem menos açúcar e gorduras. Quando consumido em quantidades moderadas, até 30 gramas por dia, pode proporcionar diversos benefícios para a saúde.

Chocolate branco: Não possui pó de cacau em sua composição. É feito com a manteiga do cacau e o açúcar e, infelizmente, em muitos casos também leva boas quantidades de gorduras hidrogenadas. Trata-se da pior opção para a saúde.

Benefícios comprovados do chocolate amargo
Protege o sistema cardiovascular: O flavonoide epicatequina do chocolate amargo, que também é encontrado no chá verde, estimula o aumento do bom colesterol, HDL, e a diminuição do ruim, LDL. O colesterol ruim pode oxidar, entupir o vaso sanguíneo e levar a problemas no coração. Além disso, os flavonoides ajudam a dilatar as artérias, permitindo melhor circulação do sangue.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, com duas mil pessoas, observou que o consumo de chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau ajuda a prevenir infarto e a reduzir riscos de pacientes com problemas cardiovasculares. É importante ressaltar que este benefício só ocorre quando o chocolate é inserido em uma dieta balanceada.

Controla o colesterol: O flavonoide epicatequina do chocolate amargo ajuda a aumentar o bom colesterol, HDL, e a diminuir o colesterol ruim, LDL.

Reduz a pressão arterial: Os flavonoides presentes no chocolate ajudam a promover a dilatação das artéria, diminuindo a resistência arterial, o que contribui para a melhora da pressão arterial. Uma análise de 20 estudos, pesquisas que reuniram no total mais de 850 participantes, feita pelo Cochrane (grupo internacional avaliador de pesquisas) observou que comer chocolate amargo ajuda a diminuir a pressão arterial.

Diminui o risco de câncer: O chocolate amargo possui boas quantidade de flavonoides que são poderosos antioxidantes. O câncer tem relação com a oxidação do DNA, a oxidação excessiva aumenta o risco da doença. Como os flavonoides agem impedindo uma parte dessa oxidação, eles acabam evitando o risco de câncer.

Protege a pele: A radiação ultravioleta aumenta as oxidações das células da pele. Como os flavonoides do chocolate amargo possuem forte ação antioxidante, eles irão proteger um pouco a pele contra essa radiação.

Um estudo realizado pela Universidade de Laval em Quebec, no Canadá, feito com 60 mulheres, observou que o consumo de chocolate amargo ajuda a suportar altas doces de radiação solar na pele.

Proporciona sensação de bem estar: O chocolate é fonte de triptofano, este aminoácido é precursor da serotonina, hormônio responsável pelo prazer. Além disso, o alimento possui neurotransmissores que estão relacionados com o relaxamento e redução da ansiedade.

Protege o cérebro: Por conter os flavonoides que possuem ação antioxidante, o chocolate amargo diminui o excesso de oxidação no cérebro e pode prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Toronto no Canadá, mostrou que consumir chocolate amargo ajuda a diminuir os riscos de ter um acidente vascular cerebral (AVC). A pesquisa envolveu diversos estudos em conjunto e um deles foi feito com 45 mil voluntários.

Ação antioxidante: A forte ação antioxidante dos flavonoides presentes no chocolate amargo agem combatendo os radicais livres e assim proporcionam benefícios para todo o organismo. Além de diminuir o risco de câncer e problemas cardiovasculares, eles também evitam o envelhecimento celular.

Fonte: Minha Vida

Curta nossa página no Facebook



ShareThis