Crato e Juazeiro do Norte são contemplados com projeto do Governo do Ceará na promoção do desenvolvimento infantil

O Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, em parceria com as fundações Maria Cecília Souto Vidigal, Bernand Van Lee e Porticus, inicia, a partir deste mês de fevereiro, o processo de implantação de ações em 24 cidades do Estado, com foco na educação infantil, parentalidade, gestão e cidades. Durante solenidade virtual realizada nesta quinta-feira (4), que teve a participação da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana e do secretário executivo Francisco Ibiapina (SPS), o compromisso foi firmado com os gestores municipais, entre eles o prefeito de Fortaleza, José Sarto, que esteve acompanhado da primeira-dama da Capital, Natália Herculano. Os projetos terão o investimento total de cerca de R$ 7,5 milhões.

“O foco na primeira infância é uma agenda que mais do que nos convoca, nos sacode, no sentido de acordar cada vez mais para o cuidado com os mais pequeninos. Trata-se de algo que é muito importante dentro da gestão pública. Esse cuidado é como se fosse uma plantação, algo necessário, tanto para o presente como para o futuro, quando vamos colher os frutos”, afirma a vice-governadora Izolda Cela.

Para a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o trabalho com os municípios possibilita um avanço nas políticas públicas adotadas no Estado. “O trabalho exitoso que o Ceará apresenta em suas ações se dá pela forte parceria com os municípios, independente das diferenças partidárias. Essa união é fundamental na execução de políticas públicas, com foco nos que mais necessitam. Com o programa Mais Infância Ceará, o Estado segue investindo e priorizando as crianças cearenses”, salienta.

Critérios
A escolha dos municípios foi feita a partir de critérios estabelecidos pelas instituições, são eles: número elevado de famílias com crianças de 0 à 6 anos em situação de extrema pobreza; infraestrutura e capacidade local; cobertura de creche acima da média nacional (30%); presença do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV); e diversidade de tamanho populacional, distribuição regional e tipologia urbano-rural.

Representando as entidades parceiras, a CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz, destacou o compromisso da gestão estadual com a infância. “O Ceará tem sido uma grande estrela para o Brasil e vem mostrando, com a sua competência, sua qualidade técnica, o seu profissionalismo e essa energia no ambiente virtual, que até isso a gente consegue sentir, que vocês têm essa capacidade que nos motiva e no inspira a trabalhar e a solidificar grandes referências”, enfatiza.

Sobre os projetos
Na educação infantil, será avaliada a qualidade do ensino e elaborado os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil do Ceará, além de capacitar gestores municipais. No eixo parentalidade, será implementado o Programa ACT, que visa fortalecer a criação de uma criança prevenindo os maus tratos e a violência no presente e no futuro; e ainda apoiar o desenvolvimento integral na primeira infância, com o projeto Crescer Aprendendo.

Contemplado as ações de gestão, haverá a realização de pesquisa amostral das famílias contempladas pelo Cartão Mais Infância Ceará, com o objetivo de avaliar a parentalidade e o perfil das famílias beneficiadas. Já com a iniciativa Urban95, no eixo cidades, pretende-se promover mudanças duradouras nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam os primeiros cinco anos cruciais da vida das crianças.

Municípios contemplados
As ações serão implantadas nos municípios de Acaraú, Aquiraz, Ararendá, Camocim, Caucaia, Chaval, Crateús, Crato, Eusébio, Fortaleza, Granja, Irauçuba, Itatira, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Mauriti, Paramoti, Quixadá, Salitre, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tianguá, Trairi, Viçosa do Ceará.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Cinturão das Águas: Obras dos lotes 3 e 4 avançam e vão garantir segurança hídrica no Cariri

Concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco em território cearense, o Cinturão das Águas – CAC está com seu trecho emergencial em fase de conclusão, o que vai garantir a chegada dessas águas ao açude Castanhão e a posteriormente a Região Metropolitana de Fortaleza. A outra parte da obra, que consiste nos lotes 3 e 4, vai representar um relevante aumento da garantia hídrica da Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Estado. Juntos, os lotes possuem 92km de extensão.

As obras vão estabelecer uma maior aproximação da água do Projeto São Francisco a todos os municípios da bacia hidrográfica do Salgado, aumentando a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população da Região do Cariri. Outro benefício propiciado pelo CAC é o incremento da garantia hídrica para o abastecimento dos municípios da região do Alto Jaguaribe, por meio dos sistemas adutores concebidos no Programa Malha d’Água. Este sistema terão sua captação no final do Trecho I, em Crato ou Nova Olinda, e conduzirão a água tratada até cidades como Araripe, Campos Sales e Salitre, dentre outras que apresentam relevante vulnerabilidade hídrica.

Atualmente, as obras estão com 29,45% (lote 03) e 7,91% (lote 04) de execução, com previsão de conclusão para 2024. Destaca-se o lote 03 como emergencial para a região, em razão da fraca recarga patrocinada nos aquíferos que alimentam os poços profundos na Região Metropolitana do Cariri. O lote 04, terá a mesma função emergencial, porém, com desague no Rio Cariús com objetivo de alimentar o açude Orós, garantindo segurança hídrica da região.

O Cinturão das Águas é uma das estratégias de abastecimento de forma integrada com o Rio São Francisco. O projeto envolve parte do Ceará, por meio de um conjunto de canais, túneis e sifões. A obra possui 145,32 km de extensão, sendo 53km de trecho emergencial, composto pelos lotes 1, 2 e 5, que tem início na bacia hidrográfica da barragem Jati. A obra pertencente ao Trecho II do Projeto de Integração do Rio São Francisco e se estende por 53km até o Riacho Seco.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, a fase de testes da obra está sendo concluída. “Até o dia 1º de março vamos solicitar ao Ministério do Desenvolvimento Regional a liberação de uma vazão de no mínimo 10m/s para transferir a água, através dos 53km do trecho emergencial até o Castanhão, tendo como rota o Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe”. A água chegando ao açude Castanhão será liberada, através do Eixão das Águas, para a Região Metropolitana de Fortaleza, o que vai garantir a segurança hídrica de vários municípios.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Globo desiste e Band fecha acordo para transmitir a Fórmula 1

A Band é a nova casa da Fórmula 1 no Brasil a partir de 2021. A Liberty Media, proprietária dos direitos de transmissão, já está em fase final de negociação com a emissora paulista, de acordo com a revista Meio & Mensagem. O anúncio deve ocorrer a qualquer momento.

O plano comercial até já começou a circular no mercado publicitário. O acordo seria multiplaforma e compreende a exibição de todas as provas da temporada deste ano e a de 2022 nas emissoras de televisão e rádios do grupo.

Os direitos da F1 vinham em um imbróglio desde o ano passado, quando a Globo decidiu não renovar a parceria em razão dos valores cobrados pela Liberty Media.

Procurada pela reportagem, a Band emitiu o seguinte comunicado: "A Band afirma que, a exemplo de outras emissoras, também está mantendo contato com a Fórmula 1, mas não há nenhum contrato assinado por enquanto. As negociações estão acontecendo. Caso haja um acordo, a emissora emitirá um comunicado oficial".

A situação da Fórmula 1 no Brasil
Com o desacordo, a Fórmula 1 estava ameaçada de ficar sem casa na televisão. O SBT e até a TV Cultura entraram no páreo, mas as conversas não foram adiante.

No final do ano passado, o presidente da Cultura, José Roberto Maluf, havia admitido ao R7 que o canal "tinha chances muito boas" de fechar os direitos pela Fórmula 1, o que marcaria um novo capítulo na história da emissora.

Em agosto do ano passado, a Globo confirmou que deixaria de transmitir a Fórmula 1. Em nota enviada ao NaTelinha, a rede informou que optou por não renovar os direitos de exibição da competição automobilística em 2021.

"Como parte da revisão de seu portfólio de direitos, um dos maiores entre emissoras de TV do mundo, a Globo optou por não renovar os direitos de transmissão da Fórmula 1 a partir de 2021", afirmou o canal, que também reavaliou os direitos da Copa do Mundo e da Copa Libertadores da América.

Apesar disso, sem uma definição, a Globo acabou voltar a negociar com a Liberty Media, mas não chegou a um acordo bom financeiramente.

A emissora ressaltou que, apesar do fim das transmissões nas TVs aberta e paga, não deixará de enviar repórteres para as corridas: "Mesmo sem a transmissão das corridas, a Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas diversas plataformas". O esporte estreou na emissora carioca em 1972 e, desde 1981, exibe as provas continuamente e com exclusividade na TV aberta.

Fonte: NaTelinha

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Vestibular da Urca acontece neste sábado (6) e domingo (7)

Será realizado neste sábado (6) e domingo (7), das 13h às 17h, o Processo Seletivo Unificado 2020.2 para os cursos da Universidade Regional do Cariri (URCA), esse ano seguindo todas as recomendações sanitárias de prevenção à Covid – 19. Em cada sala serão permitidas 16 carteiras, com 1,5 metro de distanciamento recomendado. Serão 2.500 participantes inscritos, concorrendo a vagas em mais de 20 cursos de graduação da instituição.

Segundo o vice-Presidente da CEV, Professor Marcelino Oliveira Santos, todos os procedimentos serão seguidos de forma cuidadosa, com os critérios das regras sanitárias emitidas pelo Governo do Estado e os Municípios. Cada participante adentrará aos locais de realização das provas, com a sua máscara no rosto e deve ter outra de reserva, além de ser aferida a temperatura na entrada.

A Comissão Executiva do Vestibular informa aos candidatos inscritos no Processo Seletivo Unificado 2020.2, que as provas do vestibular para o ingresso nos cursos de graduações ocorrerão nos municípios de Crato, Campos Sales, Iguatu, Juazeiro do Norte, Mauriti e Missão Velha.

Os candidatos deverão também portar seu álcool em gel. Além das garrafas de água mineral (desde que em embalagem transparente e sem rótulos), em virtude de que, por segurança, os bebedouros das unidades de prova, estarão devidamente isolados.

Cartão de identificação
É importante o candidato ficar atento quanto ao local de realização da sua prova, e retirar o Cartão de Identificação através do site cev.urca.br/vestibular, no período de 03 a 06 de fevereiro de 2021, sendo que no dia 06, até às 13h. Pois somente será permitido o ingresso na unidade, portanto este documento e o documento de identificação, de preferência o mesmo informado no ato da inscrição.

Provas
O Processo Seletivo compreenderá dois conjuntos de Provas Objetivas, no 1º dia de física, matemática, química e biologia, e no 2º dia, de história, geografia, língua portuguesa/literatura lusófona, língua estrangeira e uma Prova de Redação em Língua Portuguesa, que abrangerá as matérias e disciplinas do Núcleo Comum Obrigatório do Ensino Médio.

Não será permitido o ingresso de candidato no prédio de realização das provas, portando: aparelhos eletrônicos (telefone celular – mesmo que desligado-, smartphone, bip, walkman, Pager, relógio digital, relógio do tipo data bank, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, calculadora e/ou similares); portando armas, mesmo que seja policial militar ou civil, agente de segurança ou pessoa detentora de porte de arma; bolsas, livros, jornais, impressos em geral ou qualquer outro tipo de publicação; e boné, chapéu, boina ou outros objetos que não permitam a perfeita visualização da região auricular.

O não comparecimento do candidato em qualquer uma das provas, especificadas resultará na eliminação sumária do Processo Seletivo. O candidato que faltar ao 1º dia de prova, ficará impossibilitado de realizar a prova do 2º dia. A divulgação dos gabaritos preliminares das provas será publicada no dia 07 de fevereiro, no site cev.urca.br/vestibular, sendo o gabarito das provas do 1° dia, às 8h, e do 2º dia, às 19h.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

AddThis