Cid Gomes é baleado em protesto de policiais militares; veja vídeo

O senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) foi baleado na tarde desta quarta-feira (19) em um protesto de policiais que reivindicam aumento salarial em Sobral (CE). Cid pilotava uma retroescavadeira e tentava furar um bloqueio feito por policiais militares no Batalhão da Polícia Militar.

A Santa Casa de Sobral informou que o estado de saúde de Cid é estável e que não há risco de morte. O senador licenciado está em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, sem previsão de alta. Segundo a assessoria do senador licenciado, as duas balas atingiram a clavícula: uma bala saiu e a outra bateu na clavícula e está alojada no pulmão.

Cid já foi submetido a uma tomografia na Santa Casa de Sobral, que, ainda de acordo com a assessoria do senador licenciado, não constatou danos graves em nenhum órgão vital.

O ex-governador Ciro Gomes, irmão de Cid, disse em uma rede social que o senador licenciado "não corre risco de morte", foi atingido por "dois tiros de arma de fogo" e que os disparos "não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo".

Inicialmente, a assessoria do senador licenciado Cid Gomes disse que ele havia sido atingido por uma bala de borracha. Depois, a assessoria informou que o tiro foi, na verdade, disparado por uma arma de fogo.

Cid Gomes organizava um protesto contra um grupo de policiais que tenta impedir o trabalho da Polícia Militar. Nesta quarta-feira, policiais esvaziaram pneus de carros da polícia para impedir que o trabalho dos agentes de segurança atuem na ruas.

Alguns vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que Cid Gomes tenta furar o bloqueio com a retroescavadeira e, logo depois, uma pessoa faz os disparos em direção ao senador licenciado, que também quebram os vidros do veículo.

Outras imagens registradas no local também mostram o senador licenciado consciente e com a blusa manchada de sangue após a confusão.



'Vocês têm cinco minutos'
Em frente ao bloqueio dos policiais, utilizando uma retroescavadeira, ele pediu que os policiais deixassem o local: "Vocês têm cinco minutos pra pegarem os seus parentes, as suas esposas e seus filhos e sair daqui em paz. Cinco minutos. Nem um a mais", afirmou Cid, utilizando um megafone.

Na tarde desta quarta-feira, Cid Gomes postou nas redes sociais que estava em Fortaleza e que chegaria a Sobral ainda na quarta, por volta das 16h. No vídeo, Cid afirmou que "quem deveria dar segurança para o povo está promovendo a insegurança, promovendo a desordem" e disse ainda que iria "definir uma estratégia para dar paz".

Ainda na tarde desta quarta-feira, policiais de Sobral ordenaram que comerciantes fechassem as portas do Centro da cidade.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que enviou equipes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal "para garantir a segurança do senador Cid Gomes". A nota ainda diz que o ministério está "acompanhando a situação no Ceará e analisando as providências que podem ser tomadas".

Em nota, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, diz que acompanha o caso "com preocupação" e solicitou informações para garantir a segurança de Cid.

"Acompanho com preocupação os desdobramentos do ocorrido com o senador licenciado Cid Gomes, na tarde desta quarta-feira (19), em Sobral, no Ceará. Entrei em contato o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e com o governador do Ceará, Camilo Santana, para obter informações e garantir a segurança do parlamentar", disse Alcolumbre.

O G1 solicitou o posicionamento da Secretaria da Segurança Pública do Ceará sobre o tiro contra o senador licenciado. A pasta não respondeu até a última atualização desta notícia. Ainda não há informações em relação a uma eventual prisão ou identificação do autor dos disparos.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Em vídeo, Camilo pede apoio de tropas federais e tranquiliza os cearenses

O governador Camilo Santana (PT) informou que pediu o apoio de tropas federais para reforçar a segurança no Ceará. Ele relatou conversas com o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, e com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. O governador disse que deixou ambos a par da situação do Ceará e pediu ajuda.

Camilo disse que as imagens de atos de protestos mostram "ações de vandalismo praticadas por homens mascarados, alguns policiais, e mulheres que se apresentam como esposas de policiais". Segundo ele, o objetivo das iniciativas é "prejudicar a segurança das das famílias cearenses", "espalhar pânico", no que chamou de espécie de "guerra psicológica nas redes sociais".

O governador disse que o "pano de fundo dessas ações criminosas" é o interesse de "pequenos grupos que se aproveitam da boa-fé da tropa para mentir, ganhar dinheiro e para se projetar politicamente, especialmente em anos de eleição como este."

Assista ao pronunciamento do governador Camilo Santana sobre a paralisação dos policiais:


Camilo disse que nunca se investiu tanto em segurança e em valorização dos profissionais de segurança quanto nos últimos cinco anos - desde que ele tomou posse. Ele afirma que, mesmo na crise, apresentou proposta que eleva a remuneração de todas as forças de segurança. Algumas patentes, ele apontou, terão ganhos de até 100% até 2022. O salário da maior patente, de coronel, chega a R$ 20 mil.

A proposta, reforçou ele, foi dialogada e negociada com parlamentares inclusive de oposição, e acompanhada pelo Ministério Público.

Ele reforçou que, para quem cometer "indisciplina e vandalismo", determinou afastamento imediato dos policiais, que respondam a inquérito, a processo administrativo disciplinar e que o salário seja cortado imediatamente.

"Aos infratores que violam a lei e realizam motim, minha determinação é que sejam submetidos a todas as punições previstas em lei", afirmou o governador.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

Xilógrafos farão via sacra em Juazeiro do Norte

Cerca de 15 artistas de Juazeiro do Norte farão xilogravuras retratando as estações da Via Sacra. As xilogravuras serão reproduzidas na estrada que leva à estátua do Padre Cícero, no Horto. A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Romarias do Município.   

Boa parte do xilógrafos desenvolvem suas atividades na Lira Nordestina, equipamento cultural vinculado a Pró-reitoria de Extensão – PROEX, da Universidade Regional do Cariri – URCA,  como é o caso dos artistas: Ailton Laurindo, Antônio Dias “Juciê”, Bruno Elias, Cícero Vieira, Cícero Lourenço,  Cosmo Braz, Demontier Lourenço,  Gledyson Moura, José Lourenço e Manoel Inácio. 

A ação contará ainda com trabalhos dos artistas Abrão Batista, Francorli, Jô Andrade, Hélio Feraz e o mestre Stênio Diniz. 

A previsão é que todas as matrizes de xilogravuras sejam entregues até o final deste mês. Já a pintura reproduzidos as imagens das gravuras deverão  estar prontas no período da Semana Santa, onde o Horto recebe um grande número de romeiros.

Curta nossa página no Facebook

Você fuma? Hábito pode causar pelo menos 50 doenças

“O cigarro pode causar pelo menos 50 doenças, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias”, explica a pneumologista e coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Penha Uchoa.

O uso dos cigarros eletrônicos têm se tornado cada vez mais comuns entre os jovens. Apresentados como uma nova alternativa ao fumo, ou ao cigarro convencional, o consumo do eletrônico tem preocupado os especialistas.

Apesar de ser aceito socialmente, parecer inofensivo, ter uma aparência mais tecnológica e atrativa o cigarro eletrônico também traz malefícios à saúde. E não pode ser considerado uma alternativa para largar a dependência do cigarro comum.

Consumo não recomendado
Os cigarros eletrônicos não são seguros, possuem diversas substâncias cancerígenas e com efeitos tóxicos ainda desconhecidos. “A venda, a produção e a distribuição do cigarro eletrônico, são proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O consumo não é recomendado. Estudos mostram que qualquer produto derivado do tabaco causa dependência e é prejudicial à saúde”, adverte a pneumologista.

Evitar o uso dos cigarros convencionais e os eletrônicos não deve ser uma prática só de carnaval, mas do ano todo. Afinal, além dos problemas mais graves, o tabagismo também pode acarretar vários danos à saúde bucal. O cigarro modifica o hálito, afeta o paladar e a fumaça irrita a gengiva e também facilita o surgimento de cáries.

“O cigarro ainda aumenta os riscos de câncer de boca e o compartilhamento do cigarro eletrônico, por exemplo, pode transmitir doenças como a tuberculose, a herpes e a hepatite C”, relembra Penha Uchoa.

A fumaça do cigarro que fica no ambiente, contém em média 3x mais nicotina, 3x mais monóxido e até 50x mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Além disso, o fumante passivo ainda pode sofrer reações alérgicas, como: rinite, tosse, conjuntivite e crises de asma, além de doenças pulmonares se a exposição for por longos períodos.


Curta nossa página no Facebook

"Colorindo o Gênero" será realizado no Cariri

Uma das ações que integra o Curta o Gênero, realizado pela organização não-governamental Fábrica de Imagens – ações educativas em cidadania e gênero, o Colorindo o Gênero visa promover atividades integrativas para crianças possibilitando, com muita criatividade, leveza e de forma lúdica, a articulação entre gênero, direitos humanos, cidadania e infância.

A ação envolve uma mostra audiovisual de curtas infantis que abordam temáticas de raça, identidade, amizade, liberdade, autoestima, pertencimento, dentre outras, oficina de escrita criativa, brincadeiras como amarelinha africana e cama de gato, além de intervenções colaborativas em murais.

No Cariri, o Colorindo o Gênero será realizado nos dias 12 e 13 de Março de 2020, numa parceria entre a Fábrica de Imagens / Curta o Gênero, núcleos de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Nucepec e Vieses –, Universidade Federal do Cariri (UFCA), Coletivo Camaradas, Escola Municipal Pedro Felício, Escola de Ensino Fundamental Dom Quintino e Escola Integradora Pelusio Correia de Macedo.

Curta nossa página no Facebook

Numa manhã de muita animação, VLT do Cariri abre alas para o Trem Folia com idosos

O VLT do Cariri abriu suas portas, nesta terça-feira (18), para o projeto Trem Folia, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos. Cerca de 100 idosos participaram de uma animada viagem de ida e volta no VLT, fazendo o percurso do Crato até Juazeiro do Norte, e de volta, para o Crato. O percurso contou com marchinhas tradicionais, confetes e muita alegria.

“A presença dos idosos prova o quanto o transporte sobre trilhos tem história e é um transporte de multidões, pois, para fazer esse Carnaval com músicas antigas, o Carnaval da Saudade, eles escolheram os nossos trens. Esse evento hoje é a prova da forte interação que existe entre a sociedade e o VLT”, comentou a gerente administrativa do VLT do Cariri, Dina Maria Moreira. Por serem idosos, todos tiveram direito à gratuidade. O Trem Folia faz parte da programação do projeto Sesc Folia, que promove diversas ações carnavalescas no Cariri.

Curta nossa página no Facebook

19 de fevereiro

 766 - Em Portugal, começa a funcionar o Real Colégio dos Nobres, criado por Carta Régia em 7 de março de 1761.
1861 - É abolida a servidão dos camponeses no Império Russo.
1942 - Segunda Guerra Mundial: nos Estados Unidos, o presidente Franklin Delano Roosevelt decreta a transferência de cidadãos nipo-americanos para campos de concentração.

Nasceram neste dia…
1473 - Nicolau Copérnico (foto) , astrónomo e matemático polaco (m. 1543).
1825 - Mór Jókai, escritor húngaro (m. 1904).
1941 - David Gross, físico norte-americano.

Morreram neste dia…
1837 - Georg Büchner, escritor e dramaturgo alemão (n. 1813).
1951 - André Gide, escritor francês (n. 1869).
1986 - Francisco Mignone, compositor erudito brasileiro (n. 1897).

Fonte: Wikipédia

Crato recebe a próxima edição da Feira do Conhecimento Regional

Vem aí mais uma edição da Feira do Conhecimento Regional, desta vez no Cariri! O evento será realizado nos dias 17 e 18 de março de 2020, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri – Urca (Rua Carolino Sucupira S/N – Pimenta – Crato). A FdCr tem entrada gratuita e deverá receber visitantes de toda a região.

Games, robótica, marketing digital, inteligência artificial, empreendedorismo e startups serão apresentados e debatidos na Feira. A programação inclui ainda o “HackDay”, onde equipes irão apresentar suas ideias em torno do tema “Solução de Cidade Inteligente para a região do Cariri”. A programação inclui ainda o Rapadura Day com a participação das startups do Kariri Valley e oficinas gratuitas.

A Mostra Ceará Faz Ciência, que acontece durante os dois dias da Feira, traz uma seleção de projetos desenvolvidos na região em áreas como comunicação e tecnologia, startups, biotecnologia, games e empreendedorismo. Já o laboratório móvel Ciência Itinerante vai apresentar seus experimentos nas áreas de Química, Física e Tecnologia da Informação (TI). Um planetário móvel também estará à disposição para visitação.

Curta nossa página no Facebook

Você vai ficar chocado! 8 produtos naturais que não são tão bons quanto parecem

Adoramos dicas de beleza. Mais ainda quando produtos que podem ser encontrados em nossa geladeira são úteis para este fim. Mas é preciso lembrar que o fato de serem naturais não quer dizer necessariamente que sejam inofensivos.

Confira abaixo uma lista com 8 produtos naturais que podem não ser tão benéficos quanto acreditávamos.

1. Gelo
Como você já deve saber, os extremos quase sempre são prejudiciais. Especialistas asseguram que não devemos abusar nem do calor nem do frio, e que não há comprovação de que o gelo deixe a pele mais saudável e sedosa. Aplicar gelo na pele por muito tempo irrita o tecido e minimiza o efeito de outros produtos. Para obter uma pele perfeita, comece lavando o rosto com água morna e termina com água à temperatura ambiente.

2. Azeite
O azeite é um aliado no prolongamento da juventude e da saúde. No entanto, seu uso na pele e nos cabelos pode ter consequências indesejadas. Dermatologistas advertem sobre os riscos de sua aplicação no cabelo, já que os fios podem ficar oleosos em excesso, devido à dificuldade de eliminar o produto no banho. Na pele, também pode trazer complicações, aumentando a oleosidade e a tendência à acne.

3. Aloe Vera
Em que pesem suas propriedades benéficas, o uso equivocado do aloe vera pode gerar efeitos contrários. De acordo com especialistas, se não utilizarmos o vegetal de forma controlada, acabamos desencadeando ou piorando a acne na pele. Segundo esses profissionais, se a planta não estiver limpa o suficiente, pode ser prejudicial. Assim, eles recomendam que a polpa não seja aplicada diretamente sobre a pele, e sim diluída previamente em água.

4. Cítricos
Aplicar limão diretamente na pele não apenas pode uniformizar a tonalidade e eliminar manchas, mas pode trazer efeitos que queremos evitar. Seu uso sem diluição prévia pode irritar a pele e gerar novas manchas, caso a pessoa se exponha ao sol logo após a aplicação. Por isso, é melhor usá-lo diluído em água, à noite e usando um algodão para aplicá-lo.

5. Sal
O sal pode ser um excelente esfoliante natural, mas, embora pareça inofensivo, é um produto muito abrasivo para nossa pele. Ficou comprovado que, ao esfoliar a pele com sal, surgem lesões minúsculas que podem levar a irritações e infecções. Especialistas recomendam que, em vez do sal, você faça esfoliação com pó de café.

6. Óleo de rosa mosqueta
O óleo de rosa mosqueta possui propriedades cicatrizantes e regenerativas. Por isso, há quem o utilize equivocadamente para tentar eliminar marcas de acne. Só que o uso do produto em peles oleosas, que costumam sofrer com as espinhas, pode levar a um efeito contrário, piorando o problema. Por isso, profissionais recomendam tratar marcas residuais de acne com óleo de jojoba e produtos com vitamina C.

7. Tomate
Segundo dermatologistas, os tratamentos que sugerem esfregar um tomate no rosto podem trazer resultados indesejados. O tomate tem alto nível de acidez e pode causar uma reação agressiva na pele. Para aproveitar suas propriedades, devemos sempre misturá-lo a produtos que reduzem sua acidez, como iogurte, por exemplo.

8. Óleo de amêndoas
Este óleo é reconhecido por ser bom "para tudo": eliminar estrias, hidratar a pele, reparar o cabelo, etc. Apesar disso, especialistas afirmam que nem todos os óleos são igualmente benéficos para todo tipo de pele e de problemas. O óleo de amêndoas, por exemplo, deve ser evitado por quem tem pele oleosa ou delicada. Do contrário, em vez de resolver o problema, pode piorá-lo ou fazer com que outros apareçam.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

Canal do Rio Granjeiro transborda e deixa ruas alagadas em Crato

O canal do Rio Granjeiro, no Crato, transbordou após o município registrar uma chuva de 103 milímetros entre as 7h de segunda-feira (17) e as 7h desta terça-feira (18), conforme boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados serão atualizados pelo órgão no decorrer do dia.

As precipitações atingiram principalmente dois pontos, próximos à Rua Tristão Gonçalves e ao Mercado Walter Peixoto. Vias no entorno ficaram alagadas.

Por volta de 2h30, um alerta foi emitido e a prefeitura da cidade mobilizou diversos órgãos, como Guarda Civil, Defesa Civil e secretarias da Infraestrutura (Seinfra) e do Meio Ambiente para evitar qualquer risco de catástrofe, informou o secretário interino de infraestrutura do Crato, Carlos Andson.

Embora o volume do "Canal do medo", como também é conhecido, tenha baixado no início da manhã, ainda continuava a cair uma chuva de menor intensidade na cidade.

"Tivemos dois pontos de alagamento, mas logo bloqueamos o acesso das pessoas para que mantivéssemos a população em segurança. Após o volume baixar, mobilizamos a limpeza pública para amenizar a situação e liberar o tráfego", disse Andson.

'Problema crônico'
O canal do Rio Granjeiro, conforme assume o secretário, apresenta os mesmos problemas todos os anos. Um dos principais motivos, segundo ele, é o excesso de água acumulada devido às precipitações ocorridas na Chapada do Araripe.

"Esse é um problema crônico do canal, proveniente das chuvas que descem da Chapada, mas nós temos duas possíveis soluções. A mais viável delas é fazer uma bacia de amortecimento, a montante do canal, para receber essas águas da Chapada e soltá-las numa vazão regularizada via comporta".

Carlos Andson diz que o projeto para solucionar o problema do transbordamento no local é "custoso, dispendioso", mas garante que será articulado pela prefeitura.

Fonte: G1 CE

Veja mais fotos e vídeos da chuva no Crato nessa madrugada na página do Blog Cariri no Facebook

Curta nossa página no Facebook

Hospital Regional do Cariri fortalece atendimento a mulheres vítimas de violência

Mulheres que sofreram algum tipo de violência encontram, no Hospital Regional do Cariri (HRC), apoio e atendimento especializado. Referência em trauma e no acompanhamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), a unidade do Governo do Ceará oferece às vítimas suporte psicológico como parte do tratamento.

“Para que nossas pacientes se sintam seguras e acolhidas para relatar a agressão sofrida, nós contamos com o apoio de uma psicóloga. Denunciar a violência, para muitas, ainda é um desafio”, ressaltou Semirames Araújo, coordenadora do Serviço Social do HRC.

Com o intuito de fortalecer o acolhimento das pacientes, o HRC e a Rede Estadual de Atenção Integral às Mulheres, Crianças e Adolescentes em Situação de Violência assinaram um termo de compromisso. A partir de agora, as pessoas que necessitam prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) receberão a medicação profilática no próprio hospital.

Atendimentos
Em 2019, 71 mulheres vítimas de violência física deram entrada no HRC. Em janeiro de 2020, o serviço social da unidade recebeu cinco vítimas. “Infelizmente os casos só crescem. Quando elas entram na Unidade, na maioria das vezes, nós, do Serviço Social, junto com a equipe da assistência, identificamos que o relato da paciente não condiz com o ferimento apresentado”, complementa Semirames.

Como denunciar
Para denunciar casos de violência contra a mulher, basta ligar 180. A central funciona 24 horas, durante toda a semana, e pode ser acionada de qualquer lugar do Brasil e de 16 países (Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela).

“A sociedade precisa compreender que, quando uma mulher é vítima de agressão, de violência sexual ou qualquer tipo de violência, o problema não é só dela, o problema é nosso, é de toda sociedade. Silenciar não vai ajudar na diminuição dos casos. Elas precisam se sentir acolhidas para que assim conquistem a segurança necessária para não se calar”, finalizou Semirames Araújo.

Curta nossa página no Facebook

Cordelista cratense receberá a Comenda Patativa do Assaré 2020

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará divulgou a lista de personalidades agraciadas com a Comenda Patativa do Assaré 2020. O cineasta Rosemberg Cariry, o jornalista e pesquisador de cultura popular Gilmar de Carvalho, a cordelista cratense Josenir Lacerda, o cantor e compositor Raimundo Fagner e o jornalista e pesquisador de manifestações folclóricas Oswald Barroso foram os escolhidos para receber a condecoração.

A cerimônia de entrega da Comenda será realizada no dia 5 de março de 2020, durante a festa de comemoração do nascimento de Patativa do Assaré, que faz parte do Calendário Cultural Oficial do Estado do Ceará. O evento é aberto ao público e acontecerá na cidade de Assaré.


As indicações foram feitas online e pelo público, sendo acompanhadas de justificativa do mérito dos nomes sugeridos. Os indicados foram avaliados por uma Comissão de Seleção composta por sete membros: três integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC); dois integrantes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará; um representante da Universidade Regional do Cariri (URCA); e um representante da Fundação Memorial Patativa do Assaré.

A condecoração visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular.

O poeta de Assaré
Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu no dia 05 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré. Foi cantador, repentista, compositor e um dos maiores poetas populares do Brasil. Por meio de sua poesia, foi intérprete e porta-voz das tradições e valores do sertão e do povo excluído de seu tempo. Nos seus 93 anos de vida (faleceu em 8 de julho de 2002), escreveu sobre amor, sobre o cotidiano e os dramas do sertanejo, sobre as dificuldades enfrentadas com a seca e sobre o desafio que as novas tecnologias representa às formas tradicionais de sociabilidade do sertão. Com a medida certa entre a emoção e a razão, nunca silenciou diante de censuras, nem mesmo durante o regime ditatorial. Colocou também sua poesia a serviço de lutas sociais, denunciando as desigualdades, a situação dos meninos de rua, reclamando por Reforma Agrária, reivindicando as eleições diretas e a renovação da política. Ganhou popularidade nacional e reconhecimento internacional como um dos maiores nomes da poesia brasileira por meio de diversas premiações, títulos e homenagens. 

Curta nossa página no Facebook

Dino: 'Luto para que Lula e Huck estejam juntos, ao menos no 2º turno'

Em entrevista à BBC News Brasil, governador do Maranhão defende aliança 'envolvendo a esquerda e setores com pensamentos liberais, mais pró-mercado' contra reeleição de Bolsonaro.

Escaldado com a eleição presidencial de 2018, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), não quer que a esquerda brasileira chegue ao pleito de 2022 isolada e tem trabalhado para construir uma aliança desse grupo com setores de "pensamentos liberais, mais pró-mercado".

Em janeiro, ele teve encontros, separadamente, com os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e com o apresentador da Rede Globo Luciano Huck, que não é filiado a partido, mas participa de movimentos que buscam impulsionar novas lideranças políticas como Agora e RenovaBR.

O governador também mantém diálogo frequente com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

Em 2018, o PCdoB esteve unido com o PT na corrida presidencial, com Manuela D'Ávila concorrendo a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad. Para Dino, é preciso "extrair lições" dessa derrota, que evidenciou a dificuldade de vitória sem uma aliança mais ampla.

Sua obstinação em juntar lideranças como Huck e Lula, no entanto, parece difícil, já que o apresentador disse no segundo turno de 2018 que "no PT jamais votei e nunca vou votar", enquanto o petista tem adotado um discurso menos moderado que o que lhe permitiu vencer a eleição de 2002 e, recentemente, chegou a comparar a cobertura jornalística da Globo ao nazismo.

Apesar disso, Dino manteve seu tom otimista em entrevista à BBC News Brasil, argumentando que "as pessoas mudam".

"Eu espero e luto para que seja possível em 2022 uma articulação em que, se não no primeiro turno, mas pelo menos no segundo, todos estejam juntos. Eu acredito nisto", afirmou, após ser questionado sobre quem escolheria entre Lula e Huck.

O governador celebrou o fato do apresentador de TV estar se aproximando de agendas tradicionalmente apoiadas pela esquerda. Em artigo recente no jornal Folha de S.Paulo, Huck defendeu que o Estado brasileiro aumentos os impostos sobre grupos de maior renda, amplie a rede de proteção social e priorize a educação pública.

"É preciso ser muito pequeno e não priorizar o país para achar negativo que outras pessoas migrem para posições mais próximas às nossas", afirmou.

"Acredito que o Brasil avançou quando, em outros momentos da vida do nosso país, nós fizemos alianças que envolveram a esquerda e setores que não pensam de acordo com nosso ideário, (com) pensamentos liberais, mais pró-mercado", ressaltou ainda, lembrando os governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Lula, este último eleito com um grande empresário como vice, José Alencar.

Confira a seguir a entrevista, concedida na quinta-feira (13), em que Dino responde também sobre a dificuldade em reduzir a miséria no Maranhão, seu apoio ao acordo com os Estados Unidos para viabilizar o uso comercial da Base de Alcântara, e o debate dentro do seu partido (o Partido Comunista do Brasil) para mudar de nome e reciclar sua imagem.

"Você não pode ficar preso a modelos, paradigmas, de dois séculos atrás e achar que isso dialoga com a realidade, até porque o mundo do trabalho hoje não é feito, graças a Deus, à base de foice e martelo", diz, em referência ao histórico símbolo do comunismo.

Leia a entrevista completa AQUI.

Curta nossa página no Facebook

Garantia Safra assegura benefício a 125 mil agricultores cearenses

Garantir ao agricultor familiar um benefício financeiro, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso de chuvas. Com esse objetivo foi lançado na manhã desta segunda-feira (17), o programa Garantia Safra 2019-2020 no Ceará. Nesta edição, o fundo solidário assegura mais de R$ 63 milhões a 125.018 produtores de 171 municípios cearenses.

“O Ceará hoje detém, proporcionalmente, o maior número de inscritos e no ponto de vista nominal somos o segundo estado no Nordeste com maior número de vagas”, ressaltou o governador Camilo Santana durante cerimônia de adesão, no Palácio da Abolição. “Esse evento tem o objetivo de sensibilizar, mostrar a importância que a gente dá ao programa. Sempre tenho dito que este é o melhor exemplo de pacto federativo no país, onde temos a parceria da União, do Governo do Estado, dos municípios e dos agricultores. Esse é um verdadeiro exemplo de quando os três entes participam de um programa importante de proteção do agricultor e da agricultora familiar no Ceará”, afirmou o governador. O agricultor realiza o pagamento do boleto bancário, no valor de R$ 17, as prefeituras R$ 51 para cada adesão de agricultor, estados R$ 102 e governo federal R$ 340.

O presidente da Associação dos Municípios do Estado o Ceará (Aprece) e prefeito da cidade de Cedro, Francisco Nilson Alves Diniz, avalia que nesses últimos anos os agricultores têm sofrido com a instabilidade das chuvas. “Então esse programa tem um alcance social muito grande. A extrema pobreza do Ceará se concentra muito nos pequenos municípios e, principalmente na zona rural. É exatamente nesse cenário onde o agricultor e a agricultora familiar precisam de um trabalho social para inclusão das suas ações. Esse momento é, portanto, importante para que a gente coloque essas pessoas mais vulneráveis dentro das políticas que possam melhorar a vida de cada um”, completou.

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco de Assis Diniz, reforçou que o Governo do Ceará tem tido uma atenção especial a este programa por representar segurança e tranquilidade aos agricultores familiares. “Se nós imaginarmos que se trata de um seguro, o ideal é que ele não seja utilizado, que tenhamos boa safra. Mas ele tem o condão de tratar os dois extremos, serve para perda de safra por seca ou por enchente. É, portanto, um seguro que garante durante cinco meses o valor de R$ 850,00 divididos em parcelas mensais de R$ 170,00”.

Curta nossa página no Facebook

18 de fevereiro

1913 - Raymond Poincaré torna-se presidente da França.
1952 - A Grécia e a Turquia aderem à Organização do Tratado do Atlântico Norte.
1965 - A Gâmbia torna-se independente do Reino Unido.

Nasceram neste dia…
1516 - Maria I, Rainha de Inglaterra (m. 1558).
1932 - Miloš Forman, cineasta tcheco naturalizado estado-unidense.
1947 - Carlos Lopes, ex-atleta português.

Morreram neste dia…
1455 - Fra Angelico, pintor italiano (n. 1387).
1546 - Martinho Lutero (foto), teólogo alemão, famoso por suas 95 Teses que iniciaram a Reforma Protestante (n. 1483).
1967 - Robert Oppenheimer, físico norte-americano (n. 1904).

Fonte: Wikipédia

AddThis