Ceará é o segundo do Brasil em redações nota mil no Enem 2019

Das 53 notas máximas na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, seis foram escritas por participantes cearenses. Isto configura o Ceará como segundo lugar do Brasil em notas mil, ficando empatado com o estado do Rio de Janeiro. As duas unidades de federação ficam atrás apenas de Minas Gerais, com 13 notas máximas.

As notas mil no Ceará aumentaram em relação a edição passada do exame. No Enem 2018, foram cinco redações nota mil. 

A idade dos cearenses nota mil varia entre 17 e 25 anos. A maioria dos textos foi escrita por mulheres, que também dominaram o cenário nacional. 32 notas máximas vieram de candidatas do sexo feminino, o que representa 60% das redações mil. O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ceará também desponta como o 1º estado do Nordeste com notas máximas. O Rio Grande do Norte vem em segundo lugar, com três notas mil. No total, 16 estados e o Distrito Federal tiveram participantes com redação nota mil.

O tema da redação do Enem 2019 foi "Democratização do acesso ao cinema no Brasil" e, na época, chegou a causar surpresa em professores. 

Por Matheus Facundo

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

Regina Duarte convida pastora para ser secretária-adjunta da Cultura

A atriz Regina Duarte convidou a atual secretária de Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura, Janicia Silva, para o cargo de secretária-adjunta da pasta. Além disso, a assessoria do órgão informou que ela assume interinamente a secretaria até que haja uma definição sobre a nomeação de Regina. O convite foi feito numa reunião com Regina, o Ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, e assessores.

Conhecida como reverenda Jane, ela é pastora evangélica e, desde novembro, atuava como secretária de Diversidade Cultural. Em suas redes sociais, Jane era conhecida por apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-secretário especial de Cultura Roberto Alvim, exonerado na semana passada após publicar um vídeo com frases semelhantes a um discurso do ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.

Jane Silva é ainda presidente de uma empresa batizada como Associação Cristã de Homens e Mulheres de Negócio, fundada em 1996. O nome da secretária também aparece na sociedade da agência de viagens JS Publicidade Turismo e Viagens LTDA que não está mais em atividade.

O cargo era ocupado por José Paulo Soares Martins, que foi exonerado nesta quinta-feira. Ele chefiava interinamente a pasta desde a saída de Roberto Alvim. Segundo a a assessoria da Secretaria Especial da Cultura, o convite a Jane partiu de Regina e do ministro do Turismo, Alvaro Antonio.

Regina Duarte, por sua vez, está em seu segundo dia de visitas às instalações da Secretaria Especial de Cultura, em Brasília. Nesta quinta-feira, ela chegou ao prédio onde o órgão funciona, na Esplanada dos Ministérios, sem passar pela portaria principal, evitando assim a imprensa que a aguardava no local.

Ela foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a secretaria após a queda de Alvim. Apesar das conversas com o presidente, Regina ainda não confirmou oficialmente se assumirá ou não a pasta. 

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Acusado de assassinar professora com tiro em Crato, é condenado

(Foto: Arquivo)
O acusado de assassinar a professora Silvany Inácio de Souza, de 25 anos, na Praça da Sé, no Crato, foi condenado pelo juri popular a 46 anos e 7 meses de prisão em regime fechado durante julgamento nesta sexta-feira (24). A sessão do tribunal do júri, realizada no auditório do Fórum Hermes Parahyba, no Bairro São Miguel, teve início às 9 horas e terminou por volta das 23 horas.

Silvany foi morta pelo ex-companheiro enquanto acompanhava a festa da padroeira do município, em agosto de 2018. Após o crime, o suspeito chegou a se esconder na casa de seus pais perto da praça, mas os policiais conseguiram entrar e prender o homem. Com ele, foram apreendidas três armas. Na ocasião, a polícia chegou a afirmar que o crime foi motivado pelo fato do ex-companheiro não aceitar o fim do relacionamento.

Elson Siebra de Deus, de 47 anos, foi condenado por homicídio qualificado e posse de arma de fogo e munição, com os agravantes de usar meio que impossibilitou a defesa da vítima e perigo comum as pessoas que estavam no local. Na época do crime, cinco espingardas e um revólver foram apreendidos pela polícia na casa dele.

Durante a sessão, a defesa do suspeito reconheceu que houve feminicídio, mas queria a redução da pena por não considerar que o motivo foi fútil. O advogado sustentou a tese que Elson sofre de distúrbios mentais e tentou apresentar um laudo médico. O pedido foi negado devido o documento não ter sido anexado ao processo no tempo permitido. Após a sentença, o advogado saiu sem falar sobre o caso.

A tese da defesa foi contestada pela acusação, que comemorou o resultado do julgamento, conforme afirma Emanuel Jorge de Morais Santana, defensor público que estava como assistente de acusação. “Fomo felizes em demonstrar de forma muito clara para os jurados que essa tese por ele trazida em plenário não tinha respaldo em todo conjunto probatório que constava nos autos”, disse.

Para Cícera de Sousa, mãe de Silvany, a condenação de Elson foi um alívio. “Estou muito confiante que essa justiça foi feita. Não é porque ele foi condenado esse tanto de anos que minha filha volta não, é a responsabilidade que eu tenho com o filho dela, de 4 anos”, afirma.

A presidente do Conselho da Mulher do Crato, Verônica Isidório, que acompanhou o caso, analisou o resultado como satisfatório para a luta contra a violência da mulher. “A gente acompanha com muito pesar, mas sempre fica satisfeita quando o resultado vem de uma forma a aplicar a justiça e responsabilizar o agressor pelo delito cometido”, disse. Mais cedo, a instituição organizou um protesto na porta do fórum.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

URCA divulga resultado do Processo Seletivo 2020.1

A Universidade Regional do Cariri – URCA divulgou nesta sexta-feira (24), o resultado do Processo Seletivo Unificado 2020.1 da Instituição, realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, para 26 cursos. Foram mais de 11 mil inscritos concorrendo as vagas nos campi de Crato e Juazeiro do Norte e Unidades Descentralizadas de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

O resultado do certame pode ser consultado na página da Comissão Executiva do Vestibular (CEV).

Curta nossa página no Facebook

PT de Barbalha realiza reunião neste sábado (25)

Foto: Arquivo
O Partido dos Trabalhadores da cidade de Barbalha, que tem como presidente do diretório municipal o vereador Dorivan Amaro, convoca todos os filiados para uma reunião neste sábado (25), que acontecerá na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Rua Nações Unidas, nº 5, Centro), às 14h.

A seguinte pauta será colocada em votação:

13 PONTOS DE UNIDADE E COMPROMISSO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE BARBALHA

1. O PT não abre mão do protagonismo no pleito de outubro de 2020, Onde apresentarar a sociedade barbalhense uma candidatura própria;

2. A candidatura petista será definida através do análise das condições políticas do município com diálogo e alinhamento junto as lideranças estaduais, bem como amplo debate interno com a base do partido e a sociedade;

3. O Partido dos Trabalhadores de Barbalha posiciona-se politicamente como oposição vigilante e propositiva, no campo programático e ideológico, as atuais gestões municipal e nacional;

4. O PT barbalhense entende que a principal missão de uma administração municipal é cuidar das pessoas, através de uma gestão participativas que promova o bem-estar social por meio de políticas públicas inclusivas e responsáveis;

5. Com base nesse entendimento, deve o partido elaborar um programa de governo fruto da escuta da sociedade e do compromisso com as bandeiras históricas da agremiação, sobretudo a inclusão social, a defesa dos direitos dos trabalhadores e dos grupos sociais mais vulneráveis, o respeito e luta pela democracia, a transparência e ações orientados pelos princípios que norteiam a Construção Federal;

6. O PT de Barbalha matem compromisso político com o campo progressista e democrático, priorizando as alianças políticas e programáticos com os partidos historicamente aliados na luta contra o desmonte do Estado Social e os direitos do povo brasileiro. Entretanto, não afasta o possibilidade de ampliação do leque de alianças com todos os partidos que firmarem Compromissos com o seu programa de governo, para garantir a defesa dos interesses da população;

7. O PT de Barbalha é base aliada do Governo do Estado e ponte permanente de diálogo do governador e das bancadas petistas no Congresso Federal e na Assembleia Legislativa com o conjunto da população barbalhense;

8. Os cidadãos filiados ao PT de Barbalha tem a sua ação política pautada pelas diretrizes gerais e pelo programa de governo do partido, principalmente quando ocupantes de mandatos eletivos na direção partidária, na Câmara de Vereadores, no Executivo municipal ou em quaisquer cargos em comissão na administração pública direta ou indireta, municipal, estadual ou federal;

9. O Partido dos Trabalhadores de Barbalha deve atenção especial aos grupos de vulnerabilidade, principalmente juventude, mulheres, comunidade LGBTI, negros, desempregados e trabalhadores rurais, setores abandonados pelos governos municipal e federal dos dias atuais;

10. A formação política continuada é tarefa inafastável do partido, devendo a executiva municipal atuar para promover cursos e eventos com essa finalidade;

11. O PT de Barbalha compreende o Balneário do Caldas como patrimônio histórico, identitário e ecológico do povo barbalhense, opondo-se completamente a sua privatização ou fechamento parcial;

12. Da mesma forma, o partido compreende que saúde pública, coleta e destinação do lixo, saneamento básico e tratamento e distribuição da água potável são questões indissociáveis e de responsabilidade direta da gestão municipal, por serem direitos inegociáveis dos cidadãos;

13. O PT, juntamente com o conjunto das forças democráticas e progressistas do município e do Estado, voltará a governar a Barbalha por meio do voto livre e consciente do povo barbalhense, comprometendo-se com as diretrizes e princípios publicados nesse manifesto de unidade.

O quê: Reunião do Partido dos Trabalhadores (PT) de Barbalha
Onde: Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Rua Nações Unidas, nº 5, Centro)
Horário: 14h

Curta nossa página no Facebook

'Vão atrás de te matar', alertou assessor a prefeito assassinado de Granjeiro

João Gregório Neto estava caminhando quando foi
atingido em Granjeiro, no sul do Ceará
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Granjeiro)
O assessor do prefeito de Granjeiro, João Gregório Neto, afirmou que avisou ao gestor que ele seria alvo de um atentado. Kléber Freitas trabalhava com "João do Povo" há três anos e via rivais políticos dispostos a tomar a prefeitura a qualquer custo.

João Gregório Neto, conhecido como João do Povo, foi assassinado a tiros em 24 de dezembro perto da casa dele, em Granjeiro. Na manhã desta sexta-feira (24), a família do gestor pediu justiça e celeridade para prender os responsáveis. A Secretaria da Segurança diz que a hipótese de que o homicídio se trata de um crime político "está cada vez mais forte". O pai do atual prefeito de Granjeiro, que assumiu o cargo após o assassinato de João do Povo, usa tornozeleira eletrônica e é suspeito de participação no crime.

Segundo Kléber, a primeira alternativa dos rivais foi realizar denúncias de supostos crimes cometidos por João Gregório à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público do Ceará (MPCE). O político era investigado na Operação Bricolagem, realizada em novembro de 2018 para apurar fraudes em licitações de empresas para a construção de escolas no município.

"Chegou a um certo ponto que, em outubro do ano passado, procuraram alguns vereadores, tentando afastá-lo pela Câmara. O pai do atual prefeito procurou, oferecendo dinheiro, D-20 [veículo]. Perguntaram o que o vereador queria. Ele queria ser prefeito, a qualquer custo. Viviam marcando data na cidade: 'tal dia, o prefeito é Ticiano Tomé'", afirma Kléber Freitas.

"Quando aconteceu esse fato, eu chamei o prefeito João do Povo. 'João, eles estão vendo que não vão conseguir te afastar por Justiça, pela Câmara eles não conseguem porque a gente sabe os nossos vereadores. Então tu cuida na tua vida, que vão atrás de te matar'. Eu disse isso com todas as palavras. Não foi só uma, nem duas, nem três vezes. Foram várias vezes", completa.

Acusação 'precoce'
A defesa de Vicente e Ticiano Tomé afirmou que não há provas da participação de seu cliente no crime e que é "precoce" qualquer acusação de homicídio envolvendo a família do atual prefeito.

"Nós temos um procedimento inquisitivo, ainda no início. Temos uma investigação policial em curso. Nós não temos nenhum indiciamento formal, que tenha Ticiano Tomé ou o seu pai, Vicente Tomé, como autores intelectuais do delito. É ainda muito precoce essa afirmação. A Polícia ainda investiga e trilha outras linhas de investigação", ponderou o advogado Luciano Daniel.

Prefeito adotou cuidados
Kléber revela que o prefeito começou a tomar mais cuidados. "Um deles foi correr no pátio da casa dele, com medo. Porque antes ele corria na rua, na parede do açude. Também contratou um segurança, que dormia sempre na casa dele."

Na manhã de 24 de dezembro de 2019, João Gregório voltou a correr em volta de um açude da cidade. E foi assassinado a tiros. Dois suspeitos de ligação com o caso foram presos pela Polícia Civil, que também pediu pela prisão do antigo vice-prefeito (agora prefeito) Ticiano Tomé e do pai dele, Vicente Félix de Souza, conhecido como "Vicente Tomé", mas a Justiça Estadual negou.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Fila do Bolsa Família vai de zero a 490 mil no 1º ano do governo Bolsonaro

No primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro, a fila de espera para ter acesso aos repasses mensais do Bolsa Família chegou a cerca de 494 mil famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza, que tem renda mensal de 89 reais a 178 reais por pessoa.

O número representa a maior alta de famílias à espera de serem incluídas no programa de transferência de renda desde 2015, quando 1,2 milhão ficaram de fora. A fila havia sido zerada em 2018, ano que terminou com toda a população apta a receber os benefícios atendida.

A fila começa a se formar quando famílias inscritas no Cadastro Único classificadas em situação de pobreza e de extrema pobreza ficam mais de 45 dias sem ter o pedido de inserção no programa respondido.

O aumento da fila de espera é reflexo da política de torneiras fechadas do ministro da Cidadania, Osmar Terra, em relação ao Bolsa Família. Segundo reportagem, a pasta praticamente paralisou a entrada de novos beneficiários desde junho do ano passado, quando a quantidade de novas famílias aceitas na folha de pagamento despencou de 250.000 para 2.500 – e se manteve até dezembro nesse ritmo.

Diante disso, 2019 fechou com apenas 1,1 milhão de novos inscritos, quantidade 65% menor do que o registrado ao longo de 2018. Esse número representou também o pior desempenho desde 2014.

Essa medida foi vista como uma manobra do governo para cumprir a promessa de campanha de Bolsonaro: pagar o 13º salário do Bolsa Família. Com orçamento no limite, e sem espaço de manobra para a inclusão da despesa extra de 2,4 bilhões de reais para pagar o abono natalino a cerca de 13 milhões de famílias, o ministro Osmar Terra teve que fazer malabarismos nas contas, além de ter reduzido drasticamente a entrada de novas famílias durante metade do ano passado. Além disso, o ministério não atualizou os repasses de acordo com a inflação, o que ajudou a pagar o 13º salário.

Em 2020, o cenário continua preocupante para o programa. O orçamento previsto é 4 bilhões de reais menor que o de 2019, que transferiu 33,6 bilhões de reais aos inscritos, ou 0,45% do PIB. Por lei, a quantidade de beneficiários do Bolsa Família é condicionada ao orçamento definido para o programa no início de cada ano. Ou seja, menos dinheiro em caixa, menos beneficiários.

Em nota, o governo alega que a brusca freada na concessão de novos benefícios é reflexo de uma série de estudos que vêm sendo feitos para “aperfeiçoar a gestão do programa”. Segundo o ministério, ele “está desvirtuado” em relação ao objetivo de complementar a renda dos mais pobres. Uma das reformulações em discussão para ser implementadas a curto prazo é o condicionamento do pagamento à obrigação de o pai beneficiado incluir filhos a partir de 16 anos em programas de inserção no mercado de trabalho como jovens aprendizes. Atualmente, a única exigência para integrar o programa é a frequência escolar das crianças.

Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook

Regina Duarte deve R$ 319 mil por irregularidades com Lei Rouanet, diz revista

Uma reportagem publicada pela revista Veja nesta semana afirma que a atriz Regina Duarte, que aceitou um período de testes na Secretaria da Cultura do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), deve R$ 319,6 mil por irregularidades com a Lei Rouanet.

Segundo a publicação, a artista tem uma empresa chamada A Vida é Sonho Produções Artísticas e captou três financiamentos com base na lei de incentivo a projetos culturais. O valor é estimado em R$ 1,4 milhão.

Em marco de 2018, a área técnica do extinto Ministério da Cultura reprovou a prestação de contas de um dos projetos: a peça Coração Bazar. Regina Duarte, de acordo com a Veja, teria captado R$ 321 mil e terá que restituir R$ 319,6 mil ao Fundo Nacional da Cultura. Foi apresentado recurso.

A revista entrou em contato com Regina Duarte, e a atriz respondeu que fará "o que a Justiça mandar". A Veja também conversou com o filho da artista, André Duarte, que é sócio-administrador da empresa. Ele disse que a reprovação aconteceu pela falta de comprovantes de que a peça foi exibida sem cobrar ingressos, o que era uma exigência do contrato.

Regina substitui Roberto Alvim na Secretaria da Cultura
Com mais de 54 anos de carreira na TV e no teatro, Regina Duarte aceitou o convite de Jair Bolsonaro para substituir Roberto Alvim na Secretaria da Cultura. O dramaturgo foi exonerado do cargo após publicar um vídeo em que fazia referências explícitas a Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Hitler.

Após dizer que não se sentia preparada para a função, a atriz aceitou o cargo em um período de testes. O governo federal cogita recriar o Ministério da Cultura para que ela assuma. A Globo, com quem Regina tem contrato, avisou que ela terá que pedir suspensão da TV por assumir um cargo público, seguindo com as regras da empresa.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Ex-companheiro acusado de matar professora em praça do Crato é julgado nesta sexta-feira (24)

O julgamento de Elson Siebra de Deus, acusado de matar a professora Silvany Inácio de Souza, na Praça da Sé, no município do Crato em 2018, acontece na manhã desta sexta-feira (24) no auditório do Fórum Hermes Parahyba, no Bairro São Miguel, no Crato.

Silvany foi assassinada aos 25 anos com um tiro no peito enquanto acompanhava a festa da padroeira do município no dia 19 de agosto de 2018. A polícia afirmou na época que o ex-companheiro da vítima não aceitava o fim do relacionamento. Elson chegou a se esconder dentro de uma residência próximo da praça, no entanto, a polícia conseguiu entrar e prender o homem. Com ele, agentes de segurança apreenderam três armas.

O Conselho da Mulher do Crato organizou um protesto na frente do fórum nesta manhã. "A gente pede justiça nesse caso, e que o acusado pegue a pena máxima,  por isso, estamos aqui na porta do fórum", afirmou a vice-presidente do Conselho da Mulher, Mara Guedes.  

Homenagens
A morte da professora comoveu a cidade em 2018. Familiares e amigos realizaram ato em homenagem a Silvany, com participação de cerca de 300 pessoas.

A 'Lei Silvany', em homenagem à professora, será aplicada a partir de março. A proposta foi criada pela Câmara dos Vereadores de Crato. A ideia é levar o tema "violência familiar" no currículo regular das escolas municipais. Serão desenvolvidos trabalhos, pesquisas e ações para debater o tema com os alunos. Os professores também devem receber uma formação específica para abordar o assunto.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

8 dicas para perder peso sem fazer dieta

1 – Coma algumas amêndoas 15 minutos antes da refeição
Antes do almoço e do jantar, coma quatro amêndoas e você vai se sentir com menos fome, o que ajuda a fazer pratos menores. Além disso, estamos falando de um tipo de gordura saudável, que é encontrado em nozes e amêndoas, que faz bem para o corpo.

2 – Beba um copo de água antes de comer
Eis outra forma de fazer com que você sinta menos necessidade de encher o prato. Um dos motivos que nos levam a ganhar peso é o fato de que comemos mesmo quando já nos sentimos cheios, e o ato de tomar água antes das refeições vai acelerar nossa sensação de saciedade – sem falar que consumir água é fundamental para a saúde.

3 –  Um bom truque para quem não consegue comer sem tomar um suco
Não é recomendado beber enquanto come, e uma forma de enganar seu cérebro com relação a isso, principalmente se você é uma pessoa que não consegue deixar o suco de lado, é apostar em copos altos e mais finos. Eles comportam menos bebida, mas não deixam você perceber isso, pelo fato de serem altos.

4 – Escolha pratos menores
Seguindo o mesmo raciocínio do item anterior, conseguimos enganar o cérebro se usarmos pratos menores na hora de escolher o que comer. Ao termos a sensação de que o prato está cheio, evitamos exageros.

5 – A cor do prato também faz a diferença
O ideal é escolher um prato cuja cor contraste com a cor dos alimentos – isso comprovadamente faz com que as pessoas escolham porções menores na hora de se servir, de forma inconsciente.

6 – Tire alimentos não saudáveis do seu campo de visão
É aquela coisa: se você ficar olhando muito tempo para a foto de um hambúrguer com batata frita, é bem provável que você acabe comendo um lanche semelhante, senão igual, mais cedo ou mais tarde, certo?

O mesmo vale para itens na sua casa. Evite deixar chocolates, balas, salgadinhos e afins à mostra. Na verdade, o ideal é deixar de comprar esses produtos, porque se você não os tem em casa, não vai comê-los.

7 – Trabalhe ao seu favor
Se você toma muito refrigerante, por exemplo, e quer cortar esse hábito, a coisa mais esperta que você faz é não ter refrigerantes em casa e aprender a tomar mais água quando sentir sede. O mesmo vale para os lanches: em vez de recorrer à bolacha recheada, tenha frutas por perto e opções integrais, para fazer lanches mais saudáveis e menos calóricos.

8 – Não coma itens diretamente de suas embalagens
Ter noção do quanto você come é fundamental para evitar exageros, e isso não acontece quando você fica com a embalagem do alimento em mãos – no caso de um pacote de bolacha, por exemplo.

O ideal é fracionar a parte que você vai comer, separá-la em um recipiente e logo em seguida, guardar a embalagem com o restante do produto. Isso vai fazer com que você não coma mais do que deve.

Fonte: Mega Curioso

Curta nossa página no Facebook

Mercado chinês está oficialmente aberto para exportação de melão produzido no Ceará

Após auditoria realizada nas áreas de produção de melão nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, o governo chinês divulgou relatório permitindo a exportação do melão brasileiro. Com isso, o volume de exportações e, consequentemente, a área plantada da fruta deverão dobrar para atender ao novo mercado.

Em 2019, as exportações de frutas frescas do Ceará atingiram volume de mais de U$ 62 milhões. O melão lidera a lista com U$ 41,5 milhões, o que representa 67% das frutas exportadas pelo estado.

A janela de exportação para China é de novembro a fevereiro, meses de inverno na Ásia e período que a China precisa importar a fruta de outros países. A China é o maior consumidor mundial de melão.

O secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Silvio Carlos Ribeiro, afirma que agora as ações serão focadas nos embarques do melão brasileiro pra Ásia. Segundo o secretário, a Fruit Logística, Feira Internacional de Logística, que acontecerá em Berlim entre 5 e 7 de fevereiro, será uma oportunidade para essas discussões entre chineses e produtores. “O Governo do Estado do Ceará estará presente na Fruit Logística com um estande do Porto do Pecém. Vamos ajudar na integração de todos os trades, inclusive com os armadores, para ver as condições de exportação do melão”, afirmou Sílvio Carlos.

Sobre o aumento da área plantada de melão, o secretário-executivo disse que o governo já foi procurado por investidores nacionais e internacionais. “Há possibilidade de substituição de algumas culturas pelo melão, caso esse mercado venha realmente a se consolidar”, revelou o secretário do Agronegócio.

O melão produzido no Ceará já é exportado para União Europeia, Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e Rússia.

Mercado aberto
As negociações com os chineses iniciaram ainda em 2019, quando uma comitiva brasileira, liderada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, visitou a China. Na semana passada, entre os dias 13 e 18 de janeiro, agrônomos da Administração Geral de Aduanas da República Popular da China vieram ao Ceará e Rio Grande do Norte, auditar a área livre da mosca-das-frutas. A comitiva, acompanhada por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e do Ministério da Agricultura, visitou barreiras sanitárias, laboratórios e fazendas que produzem a fruta.

Curta nossa página no Facebook

URCA divulga data para publicação do resultado do Processo Seletivo 2020.1

A Universidade Regional do Cariri - URCA divulga até às 17h desta sexta-feira, 24, o resultado do Processo Seletivo Unificado 2020.1 da Instituição, realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, para 26 cursos. Foram mais de 11 mil inscritos concorrendo as vagas nos campi de Crato e Juazeiro do Norte e Unidades Descentralizadas de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

O resultado será divulgado através do site da Urca, conforme estabelece edital para a realização do certame.

O trabalho é coordenado através da Comissão Executiva do Vestibular - CEV. Com isso, a URCA cumpre o seu papel de Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada, atuando em prol do desenvolvimento regional e fortalecimento da educação no Cariri e Centro-Sul do Ceará.

Curta nossa página no Facebook

24 de janeiro

1939 - Um tremor de terra causa mais de 30 mil mortes e destrói a cidade de Chillán, no Chile.
1972 - O soldado japonês Shoichi Yokoi é encontrado na selva de Guam, onde estava desde o fim da Segunda Guerra Mundial, sem saber que a guerra tinha acabado.
1984 - A Apple lança o computador Macintosh.

Nasceram neste dia…
    76 - Adriano, imperador romano (m. 138).
1878 - João Pessoa, político brasileiro (m. 1930).
1961 - Nastassja Kinski, atriz alemã.

Morreram neste dia…
    41 - Calígula, imperador romano (n. 12).
1965 - Winston Churchill (foto), estadista, militar, escritor e político britânico (n. 1874).
1986 - L. Ron Hubbard, escritor de ficção científica e fundador da cientologia (n. 1911).

Fonte: Wikipédia

Avançam obras da CE-397, em Mauriti

Condutores de veículos que trafegam pela rodovia CE-397 em Mauriti, no Cariri, encontram 33 km de estrada passando por intervenções, desde a sede do município, passando pela localidade de São Miguel até a divisa com o estado da Paraíba. O trabalho é executado através da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A execução está em 23%. O cronograma prevê que dentro de um ano a população já possa contar com a estrada em melhores condições de trafegabilidade para um deslocamento mais seguro e confortável.

“As obras irão auxiliar muito o desenvolvimento socioeconômico da região Sul do Estado, além de promover um intercâmbio com o estado vizinho, a Paraíba. Vale salientar que o trecho passa tanto por obras de implantação como de restauração. O trecho que liga o distrito de São Miguel a Paraíba está passando por obras de implantação, já o segmento de Mauriti ao distrito será restaurado”, detalha o gerente de obras rodoviárias da SOP, Quirino Ponte.

Os dois trechos estão recebendo serviços preliminares de pavimentação, revestimento asfáltico, bueiros, drenagem, proteção ambiental e sinalizações (vertical e horizontal). As intervenções são viabilizadas por investimento de cerca de R$ 20 milhões do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Saiba mais
No último dia 11, o governador Camilo Santana autorizou outra obra rodoviária que beneficia Mauriti, através da CE-397, que terá 12,64 km pavimentados, entre o distrito de Poço do Pau, em Brejo Santo, ao distrito de Palestina do Cariri, em Mauriti. Essa via auxiliará no acesso às sedes dos dois municípios e às divisas com os estados da Paraíba e de Pernambuco.

Outra intervenção que também pretende melhorar os deslocamentos na região é a recuperação funcional da CE-384, desde Milagres até a divisa com a Paraíba, passando por Mauriti. Esse trecho teve melhorias implementadas em 41 km de pavimento e está em processo para sinalização.

Curta nossa página no Facebook

MPF tem seis ações contra resultado do Enem 2019 no Ceará

Candidatos cearenses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 registraram seis representações no Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) apontando possíveis inconsistências na correção das provas.

Entre os pedidos, estão a reanálise das provas de linguagens e de redação, assim como o acesso ao espelho dos candidatos e a suspensão do processo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SISU), que seleciona os aprovados para as universidades públicas por meio das notas do Enem.

O Ministério da Educação reconheceu um erro que afetou seis mil candidatos e afirma que já iniciou o processo de correção.

Com as representações já protocoladas, cabe ao MPF-CE apurar as informações recebidas e decidir se entra ou não com ação judicial contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Representação coletiva
Dentre as representações, uma é coletiva e conta, até o momento, com pelo menos 23 candidatos. A advogada do grupo, Laciana Lacerda, afirma, no entanto, que o número de pessoas alegando prejuízo chega a 40.

“O nosso pedido não foi específico tão somente para um grupo, e sim vai criar, uma vez deferido, a instauração de um inquérito civil de forma institucionalizada através do Ministério Público Federal”, comenta.

A inconsistência nos gabaritos dos candidatos, segundo relata a advogada, é o principal motivador da denúncia. “Tem gente falando que fez até 20 questões a mais que o ano passado e a nota caiu. É uma irresponsabilidade o ministro da educação ir em rede nacional minimizar o problema, quando na verdade ele sequer disponibiliza os espelhos para se averiguar se esse erro realmente aconteceu”, afirma.

Na última segunda-feira (20), o ministro Abraham Weintraub estimou em quase seis mil pessoas o número de afetados por erro na correção da prova do Enem 2019, excluindo a possibilidade de erro no Ceará. O Inep chegou a anunciar uma força tarefa para averiguar o problema e disponibilizou um e-mail (enem2019@inep.gov.br) para registro de demandas por revisão das notas.

Sisu é mantido
Apesar de os candidatos apontarem falhas na correção, o Ministério da Educação manteve o início das inscrições do Sisu para esta semana.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Celular causa câncer no cérebro? Estudo responde

Apesar de ter sido associada a danos genéticos e câncer, os pesquisadores afirmam que não foi encontrada nenhuma evidência que comprove que a radiação de campo eletromagnético (EMF, na sigla em inglês) provinda dos telefones móveis possa desencadear o problema. Celulares não causam câncer no cérebro, aponta estudo publicado na revista Environment International.  No entanto, os resultados mostraram que a exposição ao EMF pode piorar o câncer cerebral, ou seja, pessoas com a doença apresentam risco de agravamento ao utilizarem o celular.

A pesquisa, realizada pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona, na Espanha, analisou cerca de 9.000 pessoas de sete países; destas, 5.000 já tinham tumor no cérebro. A equipe ainda tentou determinar por meio de entrevistas se os participantes trabalhavam com fontes de radiação além do celular: 10% foram considerados com alta exposição e 1% com valores intermediários por causa da profissão ou de exames médicos, como raio-X. Esse foi o maior estudo do gênero até agora.

Risco de câncer
Alguns órgão de saúde têm alertado a população sobre o risco de câncer pela radiação presente nos celulares. Em 2011, por exemplo, a Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IARC), agência intergovernamental que faz parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), classificou o EMF como possivelmente causador de câncer em humanos. Estudos tentaram compreender as consequências do contato com o celular; alguns até mesmo conseguiram associar a exposição a outros problemas, como aborto espontâneo.

Entretanto, os cientistas não conseguiram encontrar qualquer evidência de que o câncer cerebral possa ser causado pelo dispositivo.

Aborto espontâneo
De acordo com estudo publicado no ano passado, os telefones celulares aumentam em 48% o risco de aborto espontâneo; o mesmo resultado foi encontrado diante do Wi-Fi. Os resultados indicam que mulheres grávidas que se expõem a altos níveis de radiação EMF, como dispositivos móveis, linhas de energia e torres de celular tem maiores chances de perder o bebê do que as que têm menor contato.

A pesquisa indica que os níveis mais altos trazem 24,2% de chance, enquanto valores menores apresentaram 10,4%.  A explicação é simples: o campo magnético causa estresse no corpo, provocando danos genéticos que podem levar ao aborto espontâneo. Os pesquisadores ressaltaram que o risco é o mesmo para mulheres que já passaram pela perda involuntária do bebê e as que nunca apresentaram o quadro, independente do período da gestação.

As descobertas confirmam a preocupação da OMS, que já tinha recomendado a investigação dos efeitos da radiação na gravidez.

Desenvolvimento cerebral
Um estudo de 2012, publicado no periódico Nature Scientific Reports, apontou que a radiação dos celulares usados durante a gravidez pode prejudicar o desenvolvimento cerebral dos bebês, elevando o risco de problemas como hiperatividade e ansiedade, sintomas associados ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A pesquisa experimental foi feita em camundongos fêmeas grávidas; os animais foram expostos a duas situações: celular ligado e no modo silencioso (recebendo ligações) e celular desligado.

Os resultados indicaram que os fetos expostos à radiação do aparelho (ligado) tinham maior probabilidade de ser hiperativos e mais ansiosos, além de ter capacidade de memória reduzida. Os pesquisadores atribuíram essas alterações comportamentais a um efeito que ocorreu durante a gravidez que afetou o desenvolvimento dos neurônios na região cerebral do córtex pré-frontal.

Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook

Em Barbalha, prefeito Argemiro entrega ônibus escolares antigos como se fossem novos

Foto: Redes Sociais
O prefeito de Barbalha Argemiro Sampaio (PSDB), entregou na tarde desta terça-feira (21), três ônibus escolares para compor a frota do município. A entrega dos veículos ocorreu na Praça Engenheiro Dória (Praça da Estação). Os veículos entregue como se fossem novos, na verdade datam do ano 2009, ou seja, tem mais de onze anos de uso e são oriundos do Estado de Pernambuco.

O investimento foi de aproximadamente 400 mil reais. Os ônibus devem contemplar, além dos alunos da rede municipal de ensino, os universitários residentes em Barbalha que estudam em cidades vizinhas.

A frota de veículos do município está totalmente sucateada, sendo alvo de reclamações por parte de estudantes e da comunidade escolar como um todo. Agora, com a aquisição desses veículos é de se esperar que as reivindicações por melhorias diminua. 

Curta nossa página no Facebook

Sem cargo público, irmão de Bolsonaro faz intermediação de verbas do governo federal

O comerciante Renato Bolsonaro, irmão do presidente da República, Jair Bolsonaro, tem atuado como mediador informal de demandas de prefeitos do estado de São Paulo interessados em verbas federais para obras e investimentos. 

A Folha identificou a participação do irmão do presidente na liberação de dinheiro para ao menos quatro municípios do litoral e do Vale do Ribeira, região de origem da família Bolsonaro.

Sem cargo público, Renato participa de solenidades de anúncio de obras, assina como testemunha contratos de liberação de verbas, discursa e recebe agradecimentos públicos de prefeitos pela ajuda no contato com a gestão federal comandada pelo irmão. 

Ao todo, após a atuação de Renato, foram mais de R$ 110 milhões repassados para construção de pontes, recapeamento asfáltico e investimento em centros de cultura e esportes nas cidades de São Vicente, Itaoca, Pariquera-Açu e Eldorado, município onde moram familiares do presidente. 

Renato nega ser pago por esse trabalho e não responde se alguém custeia seus gastos, que incluem viagens pelo estado de São Paulo. 

Filiado ao PSL, ele tem apoiado a criação do novo partido de Bolsonaro, a Aliança pelo Brasil, mas, por ser irmão do presidente, enfrenta restrições legais para se candidatar a prefeito nas eleições deste ano. 

Renato mora em Miracatu, município de pouco mais de 20 mil habitantes, também no Vale do Ribeira, que desde a posse de Bolsonaro tem recebido a visita de altos funcionários do governo federal.

Estiveram por lá no ano passado os secretários da Pesca, Jorge Seif, e de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia, além do ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), André Mendonça, e do presidente da Embratur, Gilson Machado.

O irmão de Bolsonaro também fez o caminho contrário e procurou diretamente as autoridades para essa intermediação por recursos federais.

Em São Vicente, por exemplo, atuou em meio a um jogo de empurra entre prefeitura e governo do estado sobre quem deveria custear as obras de recuperação da ponte dos Barreiros, que liga as áreas continental e insular da cidade litorânea. A ponte corria risco de colapso e foi interditada por determinação da Justiça, no final de novembro do ano passado. 

O impasse sobre quem financiaria as obras acabou graças a Renato, que convenceu a gestão federal a pagar a conta. O irmão do presidente foi pessoalmente no dia 30 de dezembro anunciar um convênio de R$ 58 milhões de verba federal para a cidade.

Ele posou para fotos ao lado do prefeito da cidade, Pedro Gouvêa (MDB), cunhado do ex-governador Márcio França (PSB). Na frente das câmeras, assinou, como testemunha, o contrato entre governo federal e Prefeitura de São Vicente. 

Em entrevista ao jornal A Tribuna, de Santos, Renato disse que ajuda quem quer ter acesso facilitado ao seu irmão.

“Estou doando meu tempo, porque naturalmente sou muito procurado pela questão de relacionamento familiar. Não tenho poder de decisão. A única coisa que faço é fazer chegar mais rápido ao presidente aquilo que acho viável. Mas ele é que tem poder de análise e decisão. Eu faço a ajuda, encurto a distância”, disse.

Além de Renato, as prefeituras também dizem que nunca pagaram nada ao irmão do presidente nem custearam viagens para que ele fosse pedir verbas.

Também no final do ano passado, Renato anunciou um convênio milionário para obras na cidade de Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira. Desta vez, foi um pacote de benfeitorias.

Além de R$ 14 milhões liberados para a construção de uma ponte, ele divulgou que foram destinados R$ 1 milhão para obras de pavimentação, R$ 764 mil para a canalização de um centro de eventos e outros R$ 550 mil a serem investidos em um centro esportivo de artes marciais.

Dez dias antes, ele havia sido a estrela da solenidade de entrega de 21 casas do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, na cidade de Eldorado, onde Renato e Jair cresceram.

O irmão do presidente também anunciou a liberação de R$ 11,4 milhões de verba federal para a construção de uma ponte sobre o rio Ribeira de Iguape, no distrito de Barra do Batatal, que pertence a Eldorado, e R$ 292 mil para asfaltar ruas da cidade.

Em Itaoca, também no Vale do Ribeira, Renato ajudou na liberação de R$ 24 milhões para a construção de uma ponte que liga a cidade ao município vizinho de Adrianópolis. Na página oficial da prefeitura consta um agradecimento do prefeito ao irmão do presidente da República.

O diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto, especialista em direito do Estado, diz que, "se ele não for remunerado para isso", não há irregularidade na atuação de Renato ao pedir verbas federais.

"Mas para a liberação de verbas acontecer as prefeituras têm que preencher os requisitos formais exigidos para a destinação voluntária de recursos da União", diz Marques Neto. "E há um problema político. Ele está postulando verba no lugar de um agente público. A princípio, este é um trabalho que deveria ser feito por um parlamentar, por exemplo."

Renato comemora os convênios em vídeos nas redes sociais. “Ta certo, é um dia importante, prefeito. São 14 anos, então, na luta? Em menos de um ano a Presidência da República conseguiu a liberação [de verbas para restauro da ponte]”, disse ele, sorrindo em evento na prefeitura. ​    

“Eu quero parabenizar você Wagner [Costa, vice-prefeito] pelo empenho, pela insistência, autonomia que o prefeito passou para você correr atrás. Agradecer ao presidente a liberdade que me deu também de poder estar intermediando, estar levando essas questões lá para o presidente. Não sou assessor, mas faço voluntariamente pelo bem de todos”, disse Renato.

O irmão do presidente afirma que conta com aliados na intermediação dos pedidos que faz em nome dos prefeitos do interior.

“Agradecer aqui outras pessoas envolvidas que tem os assessores da Presidência, através do Mosart Aragão [assessor especial], que é um amigo também incansável que nos atendeu sempre, ao presidente da Embratur, o Gilson [Machado], que depois da sua visita aqui, que não tem muito a ver com a sua área, mas ele se comoveu, se prontificou e ajudou muito para que essa conquista chegasse no dia de hoje”, diz o irmão de Bolsonaro.

A Constituição impede que parentes de até terceiro grau do presidente da República disputem eleições —exceção a familiar que já está num cargo e tente a reeleição. Com isso, Renato está impedido de se candidatar neste ano.

Na disputa municipal em Miracatu, tudo indica que ele será cabo eleitoral do vereador Vinícius Brandão de Queiroz (PL), pré-candidato à prefeitura que tem figurado em vídeos ao lado de Renato e de Jair Bolsonaro.

No feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, Vinícius Queiroz esteve num pequeno barco pescando ao lado do presidente e seu irmão Renato. Tudo gravado e divulgado em redes sociais.

"Estive com meu amigo Jair Messias Bolsonaro em uma pescaria descontraída, merecemos uma folga, afinal o Brasil está dando certo!", escreveu Vinícius Queiroz em uma rede social. "Está filmando aí, mané?", diz Bolsonaro no vídeo, ao saber que estava sendo gravado colocando isca no anzol. 

O próprio Renato já tentou ser prefeito de Miracatu por duas vezes. Na última delas, em 2016, concorreu após denúncia de que foi funcionário fantasma da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Uma reportagem do SBT apontou que, apesar de ser contratado como assessor parlamentar do deputado estadual André do Prado (PL), com remuneração de R$ 17 mil mensais, ele não dava expediente no Legislativo.

No horário em que deveria estar na Assembleia, Renato trabalhava nas suas lojas de venda de móveis, no Vale do Ribeira. Após a reportagem, ele foi exonerado do cargo que exercia havia três anos. O Ministério Público de São Paulo chegou a analisar esse caso, mas não houve denúncia.

Outro lado
Renato Bolsonaro não atendeu as ligações da reportagem nem respondeu recados deixados na caixa postal e em aplicativo de mensagens.

A Presidência da República não respondeu se o presidente Bolsonaro tem conhecimento ou colabora com a intermediação feita por seu irmão junto a prefeituras. Também não esclareceu o papel de Mosart Aragão sobre o mesmo tema. 

A Embratur e as prefeituras de Eldorado e Pariquera-Açu não responderam às perguntas da reportagem. 

O Ministério do Desenvolvimento Regional disse, em nota, que os convênios “são celebrados diretamente com governos estaduais e prefeituras”. “Vale ressaltar que o MDR não tem controle sobre as divulgações acerca dos empreendimentos realizadas por terceiros.”

A Prefeitura de São Vicente, em nota, disse que a conversação com o governo federal foi feita pelo prefeito Pedro Gouvêa (MDB), ao lado da deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), diretamente com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

A prefeitura disse desconhecer qualquer pagamento ao irmão do presidente. Renato, segundo a nota, esteve em São Vicente durante o anúncio do convênio de R$ 58 milhões como visitante. “Por sua vez, assinou como testemunha como qualquer outra pessoa civilmente capaz e presente à assinatura poderia tê-lo feito.”

A Prefeitura de Itaoca afirmou, em nota, que “o pedido do recurso foi solicitado diretamente ao presidente Jair Bolsonaro, sem contato algum com o Renato e Mosart”. Em outro email, a prefeitura reforçou: “Ressaltamos que Renato não possui contato nenhum com a prefeitura”.

Com meus cordiais cumprimentos, cumpre-me informar que o ex-funcionário Renato Bolsonaro sempre desempenhou suas atividades com primazia, responsabilidade e dedicação. Sua principal função em meu gabinete era a de atender as extensas demandas dos municípios do Vale do Ribeira, região mais pobre do Estado de São Paulo, distante 200 quilômetros da capital paulista.

O deputado estadual André do Prado (PL), em nota, disse que o Ministério Público do Estado de São Paulo apurou a denúncia de que Renato Bolsonaro seria funcionário fantasma em seu gabinete, mas ela foi arquivada. Segundo o deputado, os promotores afirmaram "que o exercício das funções do ex-assessor em lugares que não a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, como foi provado, não implica ilicitude ou irregularidade".

Fonte: Folhapress

Curta nossa página no Facebook

Colônia de Férias do Geopark Araripe oferece diversão de forma educativa

O Geopark Araripe tem programação especial para as criança de 4 a 6 de fevereiro, garantindo diversão aos pequenos com proposta educativa. A Colônia de Férias do Geopark Araripe está com inscrições abertas, que acontecem até próximo dia 4 de fevereiro. A programação é destinada a crianças entre cinco a 13 anos. As atividades serão realizadas no Centro de Interpretação e Educação Ambiental (CIEA/Geopark), a partir das 7h30 até as 11h30.

A ideia do projeto é incentivar as crianças a praticar brincadeiras lúdicas, de forma educativa, desenvolvendo a responsabilidade delas com oficinas artísticas, pintura do Soldadinho do Araripe, contação de histórias, participar de passeios educativos ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, e a Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, além de incentivar o desenvolvimento psicossocial com jogos recreativos.

As inscrições podem ser feitas no prédio do CIEA, que fica no antigo prédio do Corpo de Bombeiros do Crato, ou na sede do Geopark Araripe, localizado na Rua Carolino Sucupira, S/N, em Crato. O investimento para os alunos oriundos de escolas particulares é de R$ 25 +1 kg de alimento, para filhos de funcionários da Universidade Regional do Cariri (Urca) o valor é de R$ 20 + 1 kg de alimento e de R$ 15 para alunos de escola pública.

Para mais informações, basta ligar para a recepção do Geopark Araripe, pelo telefone (88) 3102.1237.

Curta nossa página no Facebook

22 de janeiro

1506 – Papa Júlio II cria a Guarda Suíça para proteger o papado.
1808 – A família real portuguesa chega ao Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte
1968 – Lançamento da Apollo 5
2006 – Evo Morales toma posse como o 65º presidente da Bolívia.

Nasceram neste dia…
1561 – Maria Leopoldina da Áustria, imperatriz consorte do Brasil (m. 1826).
1906 – Robert E. Howard, escritor norte-americano (m. 1936).
1973 – Rogério Ceni, futebolista brasileiro.

Morreram neste dia…
1552 – Eduardo Seymour, 1.º Duque de Somerset, militar e político inglês (n. 1500).
1901 – Vitória do Reino Unido (n. 1819).
2008 – Heath Ledger (foto), ator australiano (n. 1979).

Fonte: Wikipédia

Vaticano anuncia data da Beatificação da 'menina Benigna'

Benigna Cardoso será beatificada no dia 21 de outubro deste ano. O rito da celebração, com a presença do Cardeal Angelo Bucciu, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, representante do Papa Francisco, vai ocorrer na Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, em Crato. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Vaticano.

A data da beatificação foi divulgada na manhã desta terça-feira, dia 21 de janeiro, em pronunciamento feito na Rádio Educadora do Cariri pelo bispo Dom Gilberto Pastana. Aos 13 anos, tendo renunciado a “corte” de um rapaz, foi denunciada por ele ao Império Romano. O regime perseguia violentamente os que se declaravam cristãos.

Benigna, considerada “heroína da castidade”, será a primeira beata nascida no Ceará a receber o título. A promulgação do decreto, no qual o Papa Francisco autoriza a beatificação dela, aconteceu em 2 de outubro de 2019.

“É um motivo de grande alegria para todos nós. E, em contato com Roma, resta-nos preparar a celebração”, disse Dom Gilberto.

Curta nossa página no Facebook

Ceará tem 45% de probabilidade de ter chuvas acima da normalidade entre fevereiro e abril

A esperança do cearense de ter boas chuvas entre os meses de fevereiro e abril deste ano pode se tornar realidade caso se confirme o prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), divulgado nesta terça-feira (21) pelo Governo do Ceará, no Palácio da Abolição. De acordo com o estudo feito pela instituição, o estado tem 45% de chance de receber chuvas acima da média para o trimestre. Já a probabilidade das precipitações ficarem em torno da média é de 35% e de ficar abaixo da média é de 20%.

Eduardo Sávio, presidente da Funceme, afirma que o prognóstico é mais otimista do que o do ano anterior. Ele destaca, ainda, que determinadas regiões devem receber mais chuvas que outras. “Nós temos um cenário mais favorável ao centro-norte do estado em relação ao sul, onde poderemos observar categorias em torno da normalidade ou até mesmo em algumas regiões no extremo sul abaixo da média”, disse Sávio. Mesmo assim, o presidente tranquiliza a população ao explicar que isso é comum. “Temos que lembrar que anos normais são caracterizados por uma intensa variabilidade, mas o cenário, em última análise, é muito favorável para o prognóstico de chuvas esse ano. Os meses iniciais da estação chuvosa tendem a ficar na categoria acima da média e há uma redução relativa ao longo da estação”.

Com probabilidade boa de chuvas, cresce a expectativa de que mananciais importantes para a oferta hídrica recebam bons aportes. Francisco Teixeira, secretário dos Recursos Hídricos, pondera que, mesmo com a previsão favorável para a ocorrência de precipitações, é preciso ter cautela e aguardar. “Chuva não é garantia de água dentro do reservatório. Para reservatórios como o Castanhão, Orós e Banabuiú terem uma reserva representativa, a chuva tem que cair de forma intensa em um curto espaço de tempo e cair no local certo, para que aquela água possa ser canalizada para o rio principal e causar o aporte no reservatório”, explicou Teixeira. O titular da SRH enfatizou que o Ceará já esteve em situação menos favorável, mas que graças ao trabalho feito, conseguiu garantir água. “Já chegamos a ficar com 6 ou 7% das reservas hídricas, que é metade do que temos hoje, pouco mais de 14%. Fazer ações de monitoramento eficiente do tempo e do clima para saber das nossas possibilidades de aporte é importante. Uma vez tendo o conhecimento, gerenciar aquela água com a maior eficiência possível”, comentou o gestor.

Essa capacidade operacional e técnica do Estado foi elogiada por Élcio Batista, secretário-chefe da Casa Civil. “Não há nenhum estado no Brasil com a competência que tem o Ceará nessa área dos recursos hídricos. Isso vem sendo construído ao longo dos últimos 30 anos. Talvez seja o setor em que a gente tem uma grande expertise para apresentar para o mundo em termos de capital humano. A gente pode ter orgulho dessa gestão de recursos hídricos. São Paulo não aguentou um ano de seca, o estado mais rico da Federação. O Ceará, praticamente com sete, oito anos de seca, está sem fazer racionamento em Fortaleza. Isso é um exemplo a ser seguido e tem a ver com planejamento, que começou lá atrás e vem sendo perseguido ano a ano”, comemorou Élcio.

Curta nossa página no Facebook

Como usar sua nota do Enem no Sisu 2020; inscrições começam nesta terça-feira (21)

Quem deseja ingressar em uma instituição pública por meio da nota do Enem deve ficar atento ao calendário do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2020. As inscrições começam nesta terça-feira, 21, e vão até as 23h59min de sexta-feira, 24. Apesar dos erros nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, as datas foram mantidas. O Sisu oferece 237 mil vagas em universidades federais em todo o País. Veja o passo a passo como fazer a inscrição e  como o sistema funciona.

Inscrições
As inscrições do Sisu são feitas por meio do site. Para isso, o estudante precisa inserir o seu número de inscrição e senha do Enem 2019 no sistema. Ao acessar a página de cursos, o candidato vai selecionar as duas opções que quer. Por meio dos filtros de busca, é possível escolher o turno, a localização mais perto de sua casa e a instituição de sua preferência.

O estudante pode escolher dois cursos que quer fazer, mas tem que colocar em ordem de preferência. Se mudar de ideia, no entanto, os cursos podem ser alterados até o fim das inscrições. A principal vantagem do Sisu é a possibilidade de o estudante concorrer a vagas em todo o País, sem precisar sair de onde você mora para fazer outras provas. O Sisu é gratuito e todas as instituições brasileiras já aderiram ao sistema como forma de ingresso parcial ou integral nos cursos.

Como funciona o Sisu
Durante o período de inscrições, o candidato pode alterar suas opções de curso, acompanhando a cada dia as atualizações da nota de corte. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Algumas universidades têm uma nota mínima para que o aluno possa se inscrever nos cursos oferecidos por elas. Portanto, é importante verificar a nota mínima da instituição e comparar com a nota tirada no Enem para ter certeza de que ela é suficiente.

O Sisu realiza apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando a ocupação da vaga. É possível acompanhar o processo no Sisu também por meio de um aplicativo disponível para celular ou em tablet nos sistemas Android, Apple e Windows Phone. 

Cotas
O sistema de cotas do Sisu inclui candidatos que se identificam como pretos, pardos, indígenas, como pessoas de baixa renda, como pessoas que estudaram em escola pública ou pessoas com deficiência. Esses grupos podem participar das vagas reservadas.

Contudo, o estudante que se incluir no grupo no momento da inscrição tem de comprovar as informações para a universidade quando for fazer a matrícula. Caso contrário, o estudante poderá perder o direito à vaga.

Para os critérios de raça, é preciso apenas a auto declaração. Já quem vai comprovar baixa renda, é preciso apresentar a Folha Resumo do Cadastro Único ou a declaração da composição e renda bruta familiar. Para quem vai comprovar que fez o ensino médio em escola pública, é preciso apresentar um histórico escolar ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio.

Cursos disponíveis pelo Sisu
Os cursos oferecidos com base no Sisu são os de graduação e presenciais em faculdades e universidades públicas brasileiras. Elas podem ser municipais, estaduais ou federais. Todas as modalidades são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e permitem que os universitários que se formarem possam continuar os estudos com uma pós-graduação.

Quem entrar no ensino superior poderá escolher entre cursos técnicos (que têm entre dois e três anos de duração), de bacharelado (duram de quatro a seis anos) e de licenciatura (de quatros anos e são voltados para aqueles que querem ser professores).

Documentos
Após o resultado do Sisu ser divulgado, os aprovados precisam providenciar a documentação necessária para a matrícula. Cada universidade terá uma lista de documentos exigidos para a matrícula. Se o aluno não tiver os documentos que são exigidos, ele poderá perder a vaga.

• Calendário do Sisu 2020:
• Período das inscrições: 21 a 24 de janeiro
• Resultado da chamada regular: 28 de janeiro
• Prazo para participar da lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro
• Convocação dos candidatos em lista de espera: 7 de fevereiro a 30 de abril

Prouni e Fies
Para quem não conseguir ingressar na universidade por meio do Sisu existem ainda opções como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies). O Prouni oferece bolsas de estudo em instituições particulares e para participar é preciso ter, pelo menos, 450 pontos na média das provas do Enem e não ter tirado zero na redação. O período de inscrições começa no dia 28 de janeiro e vai até às 23h59min de 31 de janeiro.

Além disso, é preciso que o aluno esteja dentro dos critérios de escolaridade e renda. Mas, caso o estudante seja aprovado em uma escola pública por meio do Sisu e em uma privada pelo Prouni, ele precisará escolher apenas uma para cursar.

O Fies, no entanto, é um financiamento estudantil para estudantes que fazem tanto públicas quanto privadas. O programa é oferecido para pessoas que têm renda familiar inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. Neste ano, as inscrições para o Fies abrem no dia 5 de fevereiro e seguem até o dia 20.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

14 alimentos que ajudam a limpar o organismo

Periodicamente, nosso corpo precisa passar por um processo de limpeza e renovação. E há alguns alimentos que podem ajudar a atingir esse objetivo, sem que você precise recorrer a tratamentos ou remédios. Afinal, uma ajudinha ao fígado, o principal filtro do nosso corpo, é sempre bem vinda.

Trazemos neste post os alimentos mais funcionais para cada parte do nosso organismo. Inclua-os em sua dieta para permanecer sempre saudável.

Tireoide
O aipo estimula o funcionamento da glândula tireoide. Além disso, purifica o sangue e previne o depósito de ácido úrico nas articulações. Um shake de cor verde com aipo entre seus ingredientes ajudam também caso a tireoide esteja inflamada.

Sistema digestivo
Cebola melhora o apetite e facilita a abosrção de nutrientes, favorecendo o processo digestivo. As cebolas são ricas em ácido trifosfórico, que combate tumores e micróbios.

Já a fibra presente nas sementes de linhaça ajuda na eliminação de toxinas. Além disso, estas sementes são ricas em gorduras saudáveis: ômega-3, ômega-6, ômega-9, que são fundamentais para o correto funcionamento do organismo.

Pâncreas
As castanhas-do-pará são ricas em selênio, o que contribui para a eliminação do mercúrio do corpo. No entanto, esse alimento não deve ser consumido em grandes quantidades, pois contém muita gordura..

Fígado
  • A betaína presente na beterraba ajuda o fígado a eliminar toxinas. Sem falar que a beterraba é um alimento que rejuvenesce o corpo: melhora a condição da pele, do cabelo e das unhas.
  • O gengibre acelera o metabolismo e ajuda na atuação do fígado. Por isso, óleos à base dessa raiz são tão usados em tratamentos de aromaterapia e como suplementos alimentares de todos os tipos.
  • A toranja ativa o funcionamento do fígado e fornece muitos nutrientes ao corpo. Ademais, a fruta é rica em vitamina C, ajudando no sistema imunológico.

Vesícula biliar
O consumo de azeite de oliva junto com algum suco de fruta ajuda a eliminar cálculos da vesícula biliar. Esse alimento é útil também para reduzir os níveis de colesterol no sangue e na vesícula

Intestino
As fibras da couve branca eliminam toxinas e metais pesados do corpo. Esse vegetal é ricao em ácidos que melhoram a flora intestinal e aceleram o processo digestivo.

Rins
  • O sal marinho contribui para a eliminação do excesso de ácidos através da urina. Ajuda ainda a manter o equilíbrio alcalino do corpo.
  • O arando vermelho pode ser considerado o mais eficaz antibiótico e antiviral natural. Ele purifica a bexiga e o trato urinário.
  • A salsa é diurética e previne a formação de pedras nos rins e na bexiga. Além disso, mantém a saúde dos uréteres, fazendo com que o organismo elimine mais líquidos.

Cólon
O abacaxi é rico numa enzima digestiva chamada bromelina, capaz de purificar o cólon e melhorar a digestão. A mesma fruta possui ainda grande quantidade de fibra: com um pedaço pequeno, você garante até 10% do valor diário necessário desse nutriente.

Corpo de forma geral
Maçãs são ótimas para estimular o corpo a eliminar toxinas. A pectina presente nessa fruta contribui para a eliminação dos aditivos alimentícios nocivos e também de alguns tipos de metais pesados.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

AddThis