IFCE oferta 320 vagas em cursos técnicos no Crato e em Juazeiro do Norte

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) oferta 320 vagas em cursos técnicos gratuitos nos campi de Crato e Juazeiro do Norte. As inscrições são online e estarão abertas de 18 de outubro a 04 de novembro, pelo site qselecao.ifce.edu.br. No total, a instituição oferta 2.800 vagas para cursos em 23 campi espalhados por todo o estado.

Para quem vai cursar o ensino médio em 2022, há 120 vagas nos cursos integrados em Agropecuária e em Informática para Internet no campus Crato e 80 vagas para os cursos de Edificações e Eletrotécnica em Juazeiro. Nessa modalidade, o estudante cursa o ensino técnico e o ensino médio na instituição.

Quem já terminou o ensino médio pode se inscrever na modalidade subsequente para o curso técnico em Agropecuária, em Crato, ou para os cursos técnicos de Geoprocessamento e Sistemas de Energia Renovável, em Juazeiro. Cada formação oferta 40 vagas.

A inscrição é feita em duas etapas: 1) Primeiro, o interessado deve preencher o formulário de inscrição no site qselecao.ifce.edu.br, no Processo seletivo 2022.1 - Cursos Técnicos (23 campi); 2) Em seguida, deve acessar o site esolis.ifce.edu.br para enviar a documentação de inscrição exigida pelo edital: documento oficial de identificação e histórico escolar completo do ensino fundamental (para os cursos integrados) ou histórico escolar do ensino médio (para os cursos subsequentes).

O envio da documentação pode ser feito até 05 de novembro, e é preciso estar atento para enviar frente e verso dos documentos, em fotos legíveis. Caso ainda não tenha recebido o histórico, é possível apresentar declaração da escola com as notas obtidas até o momento.

Mais informações sobre os cursos estão disponíveis nos sites ifce.edu.br/crato e ifce.edu.br/juazeirodonorte.

Serviço:

Processo Seletivo 2022.1 - IFCE Crato e Juazeiro do Norte
Inscrições de 18/10 a 04/11, pelo site: qselecao.ifce.edu.br
Envio de documentação até 05/11, pelo site esolis.ifce.edu.br

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Urca realiza vestibular neste fim de semana; Medicina tem maior concorrência por vaga

Com 8.471 inscritos para o Processo Seletivo Unificado 2021.2, será realizado nestes sábado (16) e domingo (17) o vestibular da Universidade Regional do Cariri (Urca). Para Medicina, são 5.160 inscritos do total de candidatos, que irão disputar as 30 vagas disponíveis. O curso foi criado este ano e irá selecionar a primeira turma para ingressar na instituição, assim como o curso de Turismo.

Há 314 inscritos para livre concorrência por vaga somente para o curso de Medicina, que terá sede em Crato, no campus do Pimenta. A formação estará voltada principalmente para a atenção primária em saúde, possibilitando que os novos profissionais tenham formação referência em atenção básica.

Provas
A Urca conta com 31 cursos, incluindo os dois recém-criados, distribuídos nas regiões do Cariri e Centro-Sul. Estarão trabalhando durante o certame cerca de 450 profissionais, distribuídos em 20 locais de provas em sete municípios: Crato, Iguatu, Mauriti, Missão Velha, Campos Sales, Barbalha e Juazeiro do Norte.

Conforme a Coordenação Executiva do Vestibular (CEV), organizadora do certame, os portões para entrada dos candidatos estão abertos a partir das 12h (meio-dia) do sábado, fechando às 13h10. Não será permitida a entrada no local com equipamentos eletrônicos, inclusive aparelho celular. Os gabaritos serão liberados mediante o que está estabelecido pelo edital referente ao certame, divulgado pela CEV.

Todas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19 deverão ser respeitadas, seguindo os protocolos de distanciamento social, uso obrigatório de máscara e higienização das mãos. A Presidente da CEV, Ana Josicleide Maia, afirma que mesmo o decreto estadual permitindo 100% dos alunos em sala de aula, a Urca manterá 70% de ocupação, para maior segurança de todos.

Novos Cursos
Além de Medicina, a graduação em Turismo, que será sediado na antiga escola José Martiniano de Alencar, em Barbalha, terá a sua primeira turma. Os dois cursos iniciam a formação em áreas com demanda relevante para a região, possibilitando mais profissionais para suprir o mercado. A MedUrca terá hospital universitário (hoje São Camilo), ao lado do prédio do curso, onde funcionou a Rádio Educadora e o Colégio Pequeno Príncipe, antes pertencentes à Diocese do Crato.

Os projetos de criação dos novos cursos foram aprovados este ano pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e passaram pelas instâncias da universidade, que são o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e o Conselho Superior Universitário (Consuni).

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Novo decreto avança na flexibilização; saiba quais setores tiveram funcionamento ampliado

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou, na tarde desta sexta-feira (15), através de transmissão via redes sociais, o novo decreto de combate à pandemia de Covid-19. Entre as decisões tomadas em conjunto pelo comitê que delibera sobre o assunto, há novo avanço na flexibilização de atividades, incluindo o aumento de público em jogos de futebol, permissão de 100% da capacidade para templos religiosos, aumento nos eventos sociais e a ampliação no horário dos restaurantes.

O decreto será válido por 15 dias, a contar deste sábado (16). Ao lado do governador estava o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha. “Nunca tivemos números tão favoráveis como os que temos agora, desde o início da pandemia no Ceará, e esses números só foram possíveis com o avanço da vacinação em todo o Estado, que já alcançou cerca de 68,9% da população do Ceará com a primeira dose, 45,9% com o esquema vacinal completo – para as duas doses ou dose única. Com isso, teremos algumas alterações positivas no novo decreto, e mesmo assim é importante continuar seguindo com precaução todos os protocolos sanitários”, explicou o governador.

Camilo apontou que as principais atualizações no decreto são:

• Ampliação da capacidade do comércio de rua e lojas de shopping e de cinemas, para 80%;
• Ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes (até às 3h);
• Eventos sociais com autorização de 300 pessoas em ambiente fechado e até 500 pessoas em ambiente aberto;
• Aumento para o público presencial da Arena Castelão, durante os jogos do Campeonato Brasileiro da Série A, autorizado para 30% da capacidade a partir deste sábado (16), e com aumento para 50% da capacidade a partir do próximo sábado (23/10);
• Templos religiosos podem funcionar com 100% de sua capacidade.

Sobre o aumento progressivo do público nos estádios, o governador agradeceu a cooperação dos times, que realizaram os jogos recentemente, e de suas torcidas, que cumpriram todos os protocolos da Sesa, partindo da apresentação do cartão de vacinação com as duas doses. “Nossas torcidas foram destaque nacionalmente, pois cumpriram todos os protocolos necessários, como o uso da máscara e o distanciamento social”, ressaltou Camilo, que também informou que haverá um grupo específico dentro do comitê para discutir a realização das festas de final de ano, a partir da semana que vem.

O titular da pasta da Saúde apresentou o cenário da pandemia no Estado, e justificou as decisões do comitê com boas notícias em forma de números. “Atualmente estamos vivendo o melhor cenário epidemiológico desde o início da pandemia. Todos os números são melhores, queda na porcentagem de positividade nos exames, baixo nível de transmissão, menor procura por assistencialismo, número de casos nas UPAs e óbitos progressivamente diminuindo. Fruto da aderência dos cearenses à vacinação, as pessoas estão preocupadas em se vacinar e manter os protocolos, e nós agradecemos por isso, assim como a dedicação aos profissionais de saúde”, disse Marcos Gadelha.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

16 de outubro

1846 - Primeiro ato de anestesiologia com a anestesia baseada em éter.
1940 - O Gueto de Varsóvia é delimitado pela Alemanha Nazista.
1978 - Karol Wojtila é designado 265.º papa e escolhe o nome de João Paulo II.

Nasceram neste dia…
1854 - Oscar Wilde, escritor irlandês (m. 1900).
1929 - Fernanda Montenegro (foto), atriz brasileira.
1927 - Günter Grass, escritor alemão.

Morreram neste dia…
1591 - Papa Gregório XIV (n. 1535).
1793 - Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria, rainha de França (n. 1755).
1988 - Emídio Santana, anarcossindicalista português (n. 1906).

Fonte: Wikipédia

AddThis