Ceará já tem em janeiro 7 vezes mais casos de Covid do que dezembro de 2021

Estar com Covid, conhecer quem testou positivo ou saber de alguém que está com suspeita de contaminação. A sensação agora é de que o ritmo de infecção é bem mais veloz do que em outros momentos da pandemia. E, de fato, no Ceará, janeiro de 2022 tem um incremento considerável de casos da doença. Esse mês, o número de confirmações já é 7 vezes mais do que o total contabilizado em dezembro de 2021. 

A análise feita pela reportagem tem como base os dados divulgados no Integrasus, plataforma digital da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), na qual constam, dentre outras informações, o total de confirmações e óbitos por dia no Estado.

Em dezembro de 2021 foram 7,5 mil novos casos de Covid. Em janeiro já são 58,7 mil. Um acréscimo expressivo em um intervalo curto.

Quando observada a série histórica de novos casos desde o início da pandemia, em quatro momentos o incremento no Ceará foi significativo de um mês para o outro. Logo no início, abril de 2020, teve 4 vezes mais casos que março, e maio teve 2 vezes mais casos que abril.

Naquele momento, é preciso considerar a dinâmica de espalhamento da cepa original do vírus e a ampliação da testagem, que afetam os registros.   

Na segunda onda, de fevereiro para março de 2021 também houve um aumento brusco no número de novos casos. Naquele momento, março registrou quase o dobro de confirmações que o mês anterior. 

Já agora, a preocupação é justamente porque a velocidade de transmissão, atribuída a variante Ômicron, é muito mais expressiva. 

Desde outubro o Ceará vem registrando elevação no número de novas infecções, contudo, o incremento até dezembro não foi tão discrepante. Em números absolutos, janeiro já tem 51,2 mil casos a mais que o mês anterior. 

Aumento exponencial
A infectologista e professora do Departamento de Saúde Comunitária, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Mônica Façanha, explica que “estamos na fase de crescimento exponencial de casos”.

As ocorrências graves, completa ela, “geralmente são um percentual pequeno do total de casos, então assim, com a Ômicron e com a vacina esse percentual está sendo bem menor do que foi com as variantes anteriores”. 

Ainda assim, pondera a médica, como no atual cenário o número de casos é bastante elevado, há uma tendência que “apareçam casos graves”. 

A preocupação, diz Mônica, deve ser a mesma da primeira e da segunda onda: diminuir a transmissão para que o sistema de saúde aguente receber de forma adequada os pacientes que necessitem.   

Uma das medidas de prevenção que pode ser reforçada, orienta, é o uso da máscara. Para tentar aprimorar a proteção, autoridades de saúde recomendam o uso da máscara N95 ou PFF2.

No Ceará, o decreto publicado pelo Governo do Estado em 15 de janeiro, estabelece o uso obrigatório, desde o dia 24 de janeiro, de máscaras desses tipos ou similares para trabalhadores da área da saúde, de farmácias, supermercados e escolas.  

“O acesso a essa máscara é mais difícil. Então, os profissionais que lidam com muita gente, profissionais que estão muito expostos devem se beneficiar. A máscara precisa ficar muito bem adaptada ao rosto”, completa a infectologista. 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

MPCE aponta suspeita de manipulação em jogo do Cearense; jogo entre Caucaia e Crato é um dos investigados pelo TJDF-CE

O coordenador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), do Ministério Público do Ceará (MP-CE), Edvando França, explicou no programa Esportes do POVO, da rádio O POVO CBN, nesta terça-feira, 25, que há fortes indícios de que houve acerto financeiro em suposta manipulação na partida entre Crato e Caucaia, no Campeonato Cearense. O duelo entre as equipes ocorreu no último dia 18, quando a Raposa venceu por 3 a 1.

"O TJDF (Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará) tomou iniciativa em relação ao jogo entre Crato e Caucaia. As evidências são fortes de acerto financeiro. O Nudtor há muito tempo vinha trabalhando nesse problema. Ano passado determinamos abertura de investigação em relação ao Caucaia e Barbalha. Esses dois procedimentos estão em tramitação, em fase investigativa. O terceiro veio surgir agora neste ano. Nós não vamos permitir que essa história prossiga", comentou o promotor.

Edvando explicou como seria feito a manipulação. Ele ressalta que a lei federal (13.756), de 2018, que criou as apostas esportivas no Brasil não está totalmente regulamentada. O promotor comentou que há combinações prévias sobre ações que vão acontecer na partida. O apostador sabe, por exemplo, que um pênalti acontecerá em determinado momento do jogo. "A fraude consiste em ajuste prévio com atleta. Se tem problema presidente, dirigente (envolvido) é outro assunto. A fonte do crime está na preparação, no acerto prévio", disse ele.

Por enquanto, o promotor ressalta que não há elementos para a pausa do campeonato. "Precisamos agir com responsabilidade. Os áudios são gravíssimos que confessam a existência do crime. Resta saber se essa pessoa já foi identificada, e ela já foi. Ontem (24) mesmo tive uma reunião com o procurador geral da Justiça Manuel Pinheiro. Estamos traçando diretrizes conjuntas para que a gente tenha uma eficácia mais rápida."

A reportagem procurou Crato e Caucaia para abordar o assunto. Ambos não quiseram se manifestar no momento, mas a equipe da Região Metropolitana de Fortaleza disse que "está aberta a colaborar com qualquer tipo de investigação, caso as esferas jurídicas e esportiva determinem". 

Por Lucas Mota

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Sesa abre canal para população tirar dúvidas sobre testagem e cadastro para vacinação

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza um canal para a população tirar dúvidas sobre o cadastro de vacinação contra a Covid-19 e testagem contra a doença. Os questionamentos devem ser enviados para o e-mail: faleconosco@saude.ce.gov.br

Testagem
Em meio ao aumento de casos de Covid-19, principalmente pela circulação da variante ômicron, e de outras síndromes gripais, como influenza, o Governo do Ceará ampliou de 6 para 25 o número de Centros de Testagem gratuita espalhados pelo Estado. O salto na quantidade de equipamentos que realizam os exames foi uma estratégia da pasta em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

Em relação à vacinação contra a doença, o Estado segue aplicando as doses em crianças com idades entre 5 e 11 anos, além de outras faixas etárias já contempladas. Para receber o imunizante, é necessário cadastro prévio na plataforma Saúde Digital.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Mulher denuncia ex por agressão em Barbalha, e incentiva outras mulheres: 'Denunciem!'

A jovem Fernanda Coelho, de 26 anos, usou as redes sociais nesta terça-feira (25) para denunciar que vinha sofrendo agressões do ex-namorado, em Barbalha. Segundo a jovem, o ex-namorado não aceitava o fim do relacionamento.

A agressão mais recente aconteceu na noite de sábado (22). Fernanda Coelho estava em casa quando foi agredida pelo rapaz. Ela disse que foi espancada e teve escoriações nas pernas e nos lábios. A jovem disse que ficou abalada com as agressões, porém, mesmo assim decidiu denunciar o caso nas redes sociais para incentivar outras mulheres.

"Para incentivar outras mulheres que também sofrem agressão a denunciar. Mesmo estando desolada fisicamente e psicologicamente, venho através desses próximos stories me posicionar sobre o pesadelo no qual Venho passando desde a madrugada desse último domingo dia 22."

Em outro comentário a jovem pede para que as mulheres agredidas não ignorem o crime e diz que quase morreu por conta das pancadas que recebeu do ex-namorado.

"Mulheres, não ignorem os sinais! Eles servem de alerta para que você fuja do pior. Fui covardemente agredida pelo meu ex-namorado. O mesmo reside e trabalha na cidade de Barbalha/CE onde aconteceu o fato que quase tirou mina vida! Hoje, criei força e estou me expondo para encorajar todas as mulheres que já passaram ou passam por um relacionamento abusivo. Denunciem!".

Após o fim do relacionamento e das agressões, a jovem registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Municipal de Barbalha que providenciou medidas protetivas com urgência. Com isso, o ex-companheiro não pode chegar perto dela.

Ainda segundo a jovem, o ex-namorado tentou se comunicar com ela, utilizando a conta social de um amigo. Lá, ele escreveu dizendo que a jovem havia o provocado e começado uma discussão. Horas depois, o ex-namorado, de acordo com a jovem, pediu desculpas e o retorno do relacionamento.

A Delegacia Municipal de Barbalha afirmou ao g1 que investiga o caso e que o agressor não foi identificado. As buscas pelo suspeito seguem nesta quarta-feira (26) com o objetivo de prendê-lo.

Fonte: g1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Esses 5 alimentos são essenciais para a saúde do coração; veja quais e como consumí-los

Alguns alimentos contribuem muito para uma boa saúde do coração. A lista dos alimentos abaixo reduzem o risco de arteriosclerose, baixam o colesterol, diminuem a pressão, reduzem as inflamações e neutralizam radicais livres nocivos ao corpo.

1. Amêndoas torradas com a casca
Um punhado de amêndoas contém incríveis 9g de gordura monoinsaturada. Essas ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Escolher amêndoas em vez de um bolo ou batatas fritas para dois lanches por dia pode reduzir o colesterol “ruim” em quase 10%.

A vitamina E natural que existe na “polpa” da amêndoa, e os flavonoides presentes na casca, ajudam a parar o crescimento da placa que entope as artérias. Mas não consuma demais, ou vai acumular calorias.

2. Tomates frescos, secos ou molho
Comer sete ou mais porções por semana diminui em 30% o risco de doenças cardiovasculares, segundo um estudo feito com mais de 35 mil mulheres. De acordo com a pesquisa da Universidade de Oulu, na Finlândia, 30g de ketchup e 400 ml de suco de tomate por dia diminuem em 13% o nível de colesterol “ruim” (LDL) depois de três semanas.

Como? Pode ser o antioxidante licopeno ou os níveis altíssimos de vitamina C, fibra e potássio encontrados no tomate. Cozinhá-los por 30 minutos ou mais aumenta o nível de licopeno. E 15g de tomates secos têm mais potássio, que faz a pressão arterial baixar, do que uma banana média.

3. Abacates
Em um estudo do Instituto Mexicano del Seguro Social, homens e mulheres que comiam um abacate por dia reduziram o colesterol total em 17%. O nível de LDL e triglicerídeos nocivos caiu. E a taxa do bom HDL subiu. Graças, talvez, ao alto nível de gordura monoinsaturada “boa” do abacate. O fruto é ainda repleto de betassitosterol, que diminui o colesterol.

4. Salmão
Entre os peixes ricos em ômega-3, o salmão é o rei. Uma porção contém cerca de 1,8 g de ácido eicosapentaenoico (EPA) e de ácido docosa-hexaenoico (DHA), ácidos graxos que aumentam a saúde do coração. Eles diminuem o risco de arritmias cardíacas fatais e reduzir o colesterol, a inflamação, a arteriosclerose e a formação de coágulos.

5. Aveia
A betaglucana, fibra solúvel presente nos cereais, age como uma esponja. Ela prende os ácidos biliares ricos em colesterol no intestino e os elimina. O resultado são níveis baixos de LDL, porque há menos colesterol para ser absorvido pela corrente sanguínea. Uma tigela grande de aveia por dia – cerca de 225 g – pode reduzir o colesterol em mais 2% ou 3%. É o que sugere um estudo publicado no Journal of the American Medical Association.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Criança de 10 anos morre atingida por banco de madeira enquanto brincava em Nova Olinda

Uma criança de 10 anos morreu ao ser atingida por um banco de madeira nessa terça-feira (25), na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, no Sul do Ceará. 

No momento do acidente, Bruno Feitosa de Melo brincava de empilhar bancos de madeira com outras crianças, quando um dos assentos caiu sobre ele. 

A vítima chegou a ser encaminhada a uma unidade de saúde do município, mas não resistiu.

A Prefeitura de Nova Olinda lamentou o falecimento do garoto, filho de servidores municipais. "Neste momento de dor e aflição, externalizamos nossa profunda tristeza e solidariedade aos amigos e familiares do anjinho Bruno".

Também em nota de pesar, a Fundação Casa Grande comunicou que "está disponível para prestar total apoio aos familiares". A ONG garantiu ainda que "está tomando todas as providências necessárias". 

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

AddThis