Conta de luz terá bandeira vermelha e ficará mais cara em novembro

As contas de luz terão cobrança adicional em novembro, quando será acionada a bandeira tarifária vermelha nível 1 para as tarifas, devido à expectativa de menor produção nas hidrelétricas, principal fonte de geração de energia elétrica no Brasil, informou nesta sexta-feira, 25, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As bandeiras resultam em cobranças adicionais para os consumidores quando saem do patamar verde para o amarelo ou para o vermelho.

Com isso, a taxa extra nas tarifas será de 4,169 reais a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh). Em outubro, vigorou a bandeira amarela, com taxa de 1,50 reais a cada 100 kWh consumidos. “Novembro normalmente se caracteriza pelo início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional. Todavia, o regime de chuvas regulares nessas regiões tem se revelado significativamente abaixo do padrão histórico”, informou a Aneel. As vazões abaixo da média histórica nos reservatórios deverão exigir maior acionamento do parque de termelétricas, que têm custo de geração superior, informou a agência.

As bandeiras passaram a ser aplicadas pela Aneel nas contas de luz a partir de 2015, com o objetivo de sinalizar aos consumidores a oferta de energia e repassar de imediato às tarifas alguns custos que eram carregados pelas distribuidoras e repassados posteriormente aos clientes, no momento de reajustes tarifários anuais. A bandeira tarifária que vai vigorar em dezembro será divulgada pela Aneel no dia 29 de novembro.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Curta nossa página no Facebook

Flamengo diz não ter dado agasalho nem convidado Bolsonaro para final da Libertadores

O departamento de comunicação do Flamengo afirmou nesta sexta-feira (25) não ter qualquer relação com o agasalho entregue pelo presidente Jair Bolsonaro ao chinês Xi Jinping.

A roupa seria um modelo antigo, que não partiu de nenhum integrante do clube, garante a comunicação rubro-negra.

A assessoria de imprensa do clube também informou que não partiu do Flamengo qualquer convite a Bolsonaro para a final da Taça Libertadores, que será disputada dia 23 de novembro contra o argentino River Plate, ao contrário do que divulgou o jornal O Globo na quinta-feira (24).

Bolsonaro deu o uniforme do Flamengo para o presidente da China após reunião bilateral no Palácio do Povo, em Pequim.

Ao entregar o agasalho, Bolsonaro disse que o Flamengo é o "melhor time brasileiro da atualidade".

A assessoria de imprensa do presidente Bolsonaro, em Brasília, não soube dizer a origem do uniforme. Na China, não foi possível obter a informação por causa do horário - é madrugada no país.

O time carioca é o líder do campeonato brasileiro e o único clube do país a seguir na Taça Libertadores da América, na qual se classificou à final após golear o Grêmio por 5 a 0 na quarta-feira (23).

Fonte: R7

Curta nossa página no Facebook

Saiba como evitar o câncer e viver com mais saúde

Comemorado em 8 de abril, o Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma data para conscientizar a população sobre a importância de adotar hábitos de prevenção contra a doença. Afinal, o segredo de como evitar o câncer também passa por mudanças em atitudes simples do dia a dia.

Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares, como infarto e hipertensão. De acordo com os dados, a doença é responsável por 15,6% dos óbitos do país por ano.

Principais causas e tipos de câncer
Uma série de condições pode contribuir para o desenvolvimento dos mais de 100 tipos de câncer que existem. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre 80% e 90% de todos os casos estão associados a fatores externos, como tabagismo, exposição excessiva ao sol, hábitos alimentares, alcoolismo, medicamentos e fatores ocupacionais.

Com tantas variações e possíveis causas, parece difícil saber como evitar o câncer, mas algumas mudanças na alimentação e hábitos simples do dia a dia já contribuem para diminuir os riscos de vários tipos da doença.

O Inca também aponta que os tipos de câncer mais comuns no Brasil são o de pele, de próstata, de mama, de cólon e reto, de pulmão e de estômago.

Dicas de como evitar o câncer
Para saber como evitar o câncer de pele, principal tipo que atinge os brasileiros, é preciso ter muito cuidado com a exposição solar. Os raios UVA e UVB são responsáveis pelas alterações celulares que causam a doença. Por isso, é importante se proteger do sol, aplicando protetor solar várias vezes ao dia.

Outro fator de risco para vários tipos da doença é o tabagismo. Ele é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão. Fumar também é fator causador de 30% de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

O consumo excessivo de álcool ainda potencializa os efeitos do tabaco e aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como no intestino, esôfago e fígado. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, consumir 18 gramas de álcool por dia é suficiente para aumentar significantemente o risco de câncer de mama.

Já um estudo realizado pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center, especializado em pesquisas sobre câncer nos Estados Unidos, descobriu que o consumo de 50 gramas por dia, em homens, dobram as chances do desenvolvimento de câncer de próstata.

Os alimentos processados, que incluem enlatados e embutidos como mortadela, presunto, salame, mortadela, bacon e salsicha, são ricos em uma substância chamada nitrosamina, que é cancerígena. O consumo excessivo desse tipo de comida também é considerado um fator de risco para a doença.

Além das mudanças nos hábitos, consultar um médico periodicamente para fazer exames de rotina também faz parte das dicas de como evitar o câncer, ficando atento ao corpo para perceber qualquer sinal ou alteração.

Fonte: Doutíssima

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana participa da procissão em homenagem a menina Benigna em Santana do Cariri

O governador Camilo Santana esteve na tarde desta quinta-feira (25) na 16ª Romaria de Benigna, em Santana do Cariri. Juntamente com outras lideranças políticas e religiosas, Camilo participou da procissão e, em seguida, da missa campal em homenagem à menina Benigna, celebrada pelo Bispo Diocesano do Crato, Dom Gilberto Pastana. 

A romaria, que já faz parte do calendário oficial de eventos do Estado do Ceará, foi a primeira homenagem desde a beatificação da menina Benigna pelo papa Francisco, no início deste mês.



Por Samuel Pìnheiro

Curta nossa página no Facebook

Trabalhadores querem 'menos direito e mais emprego', diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 25, em Pequim, que o programa de estímulo à empregabilidade que será lançado pelo governo terá foco em pessoas de até 29 anos e a partir de 55 anos. A proposta está em fase de elaboração pela equipe econômica.

"É um estímulo à empregabilidade até 29 anos e a partir de 55 anos. Tem uma faixa", disse o presidente. "O pessoal reclama que não tem experiência, quando vai ficando velho, ninguém contrata mais velho, então vai ser dado uma ênfase para essas pontas de quando começa trabalhando e quando termina. É uma ideia nessa linha", disse.

Bolsonaro defendeu que os trabalhadores brasileiros querem "menos direito e mais emprego, do que todos os direitos e desemprego". "Quem não tem direito nenhum é quem está desempregado", disse Bolsonaro, sobre o receio de que os jovens que entrarem no mercado a partir da medida terão menos direitos.

Bolsonaro destacou que o foco do programa é "dar emprego a quem não tem". "O que o Paulo Guedes quer, juntamente com o Rogério Marinho, é uma maneira de estimular o mercado de trabalho para o jovem e também para quem tem mais de 55 anos", afirmou.

Fonte: Estadão Conteúdo

Curta nossa página no Facebook

XXII Semana de Iniciação Científica da Urca tem mais de 3.400 inscritos

Com participação recorde de inscritos, a Universidade Regional do Cariri (Urca) realiza a XXII Semana de Iniciação Científica da Instituição, com mais de 3.400 participantes. Com uma vasta programação, estão sendo realizadas, todos os dias, apresentações de trabalhos, palestras, mesas de debates, noite de autógrafos com novos lançamentos, entre outras atrações. Durante a semana estão sendo apresentados quase 900 trabalhos científicos.

A Semana se configura como um dos maiores e mais antigos eventos realizados pela Universidade, que ao longo dos anos de sua realização registra um crescimento representativo, chegando este ano a uma marca histórica, conforme a pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, que coordena o evento. A semana foi aberta oficialmente na noite da última segunda-feira (21), pelo reitor da Urca, professor Francisco do O’ Lima Júnior, e o vice-reitor, Carlos Kleber Nascimento, além do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Irwin Rose, a pró-reitora de Extensão, Sandra Nancy Freire.

Além da XXII Semana de Iniciação Científica, essa é a IV Semana Universitária, que acontece também nas unidades descentralizadas da Universidade, nas cidades de Campos Sales, Iguatu e Missão Velha, além da VII Semana de Extensão, aberta com palestra da presidente da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro, professora dra. Marjorie Cseko Nolasco, que tratou sobre Bacurau ou Oblivion? Relação entre recursos naturais, educação, ciência e tecnologia.

O reitor da Urca, professor Lima Júnior, realizou a abertura do evento e destacou a importância da universidade diante da realidade da ciência no Brasil. O crescimento no número de bolsas científicas foi destacado. Conforme o Reitor, as primeiras bolsas de pesquisas eram em número bastante reduzido, com dez da Funcap e mais cinco do CNPq. Hoje, a Urca ultrapassa a marca das 900 bolsas destinadas ao fortalecimento da pesquisa na instituição.

Assessoria de Imprensa/Urca

Curta nossa página no Facebook

Prefeitura de Barbalha embarga poço profundo que estava sendo construído pelo Governo do Estado

A Autarquia do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barbalha (Amasbar), órgão da prefeitura, embargou na manhã desta terça-feira (24), a construção de um poço profundo que estava sendo construído pelo Governo do Estado através do pedido do vereador André Feitosa, pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), que iria beneficiar a comunidade do sítio Cabeceiras, alegando falta de outorga da água concedida pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).

Indignado, o vereador Dorivan Amaro (PT) se pronunciou sobre o assunto: “Nunca aconteceu isso em Barbalha. Nós entendemos que é pura perseguição política, porque já que a prefeitura não está fazendo, os vereadores de oposição estão trazendo dez poços profundos para melhorar o abastecimento de água nas comunidades do município”. 

Através do pedido dos vereadores André Feitosa, Dorivan Amaro, Welton, Professor Ilânio, Daniel, Vevé Siqueira, Odair Matos, Moacir Barros, Hamilton Lira e do deputado estadual Fernando Santana, serão beneficiadas as comunidades: Sítio Estrela, Mata dos Araçás, Cabeceiras, Taquari I e II, Araticum, Forquilha, Tabocas, Sítio Coité, Sítio Chapada e Sítio Formiga.

Procurada, a Autarquia do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barbalha (Amasbar) ainda não se pronunciou.




Por Samuel Pinheiro

Curta nossa página no Facebook

Até 100 mil microrganismos vivem em latinhas e garrafas de ambulantes, revela pesquisa

As altas temperaturas estimulam a venda de água e refrigerantes nas ruas. Mas, apesar de hidratar e refrescar quem deseja fugir do calor, esses produtos podem ser um meio de contaminação e contágio de doenças, de acordo com um novo estudo.

Realizada pelo aluno de Biomedicina Cleber da Silva da UniMetrocamp Wyden, em Campinas, sob orientação da professora e microbiologista Rosana Siqueira, a pesquisa concluiu que até até 100 mil organismos podem ser encontrados em latinhas e garrafas vendidas por ambulantes. Esse elevado número de bactérias pode causar infecções gastrointestinais como diarreia, vômitos, dores abdominais intensas e febre.

Para chegar a esses resultados, foram analisadas latinhas de refrigerantes, sucos e cervejas, bocais de garrafas de água mineral, além da própria água onde esses recipientes ficam armazenados de 15 ambulantes de diferentes cidades da região metropolitana de Campinas e da cidade de São Paulo.

Das amostras de água, 60% estavam contaminadas com coliformes totais, fecais e Escherichia coli. A infecção por E. coli pode causar diarreias, que podem ser mais leves ou mais severas, até doenças mais invasivas, como a meningite. Além disso, 26,6% das amostras de água estavam contaminadas com Pseudomonas aeruginosa, responsável por diversos tipos de infecções.

Entre as latinhas, 46% estavam com contaminação acima de mil microrganismos, 11,5% com contagem acima de 10 mil bactérias e 3,8% com contagem acima de 100 mil microrganismos. Nas garrafinhas de água, 14,28% apresentaram contagem acima de 10 mil bactérias.

Para se prevenir, use canudinhos ou lenços
“A presença desses microrganismos indica condições higiênicas sanitárias insatisfatórias podendo ocasionar nos consumidores infecções gastrointestinais como diarreia, vômitos, dores abdominais intensas além de febre”, explica a professora Rosana Siqueira.

Segundo a microbiologista, para prevenir o contato com esses microrganismos, o ideal seria usar canudos embalados individualmente, ao invés de colocar a boca direto no produto. “Na ausência de canudos, lave bem as latinhas ou utilize guardanapos de papel para higienizar o local onde colocamos a boca.”

Os comerciantes também podem ajudar higienizando as embalagens antes da comercialização e trocando a água constantemente para evitar a contaminação. Além disso, é importante lavar as mãos após o manuseio de dinheiro para evitar a contaminação das embalagens.

Fonte: Viva Bem/UOL

Curta nossa página no Facebook

Recuperação de rodovias melhora a vida de cearenses nas regiões Sul e Centro-Sul do estado

O Governo do Ceará investe em melhorias na malha rodoviária em todas as regiões do Estado. E as obras do Pacote de Recuperação das Rodovias beneficiam importantes municípios das regiões Sul e Centro-Sul cearense. São 317 km em 13 trechos. Eles devem ser entregues até o fim deste ano.

Deste total, dois foram concluídos, duas estão em processo de sinalização e quatro estão recebendo correções no pavimento. Quem circula por Abaiara e pelo trecho Arajara-Caldas já desfruta da intervenção finalizada, enquanto os trechos Aurora-BR-116, Iguatu-Quixelô e Barbalha-Arajara serão entregues em breve, após serem sinalizadas pelo Detran.

Enquanto isso, as intervenções viárias seguem em Icó-Iguatu, Jucás-Tarrafas, Milagres-Mauriti-Divisa CE/PB e Cedro-Cascudo. Nessas recuperações são executados serviços de reciclagem de base com adição de brita, pavimentação com revestimento asfáltico e sinalização horizontal e vertical. O objetivo é melhorar as condições das rodovias para desenvolver a atividade econômica e o transporte de pessoas entre os municípios e distritos da região.

Só nas regiões Sul e Centro-Sul, são quase R$ 31 milhões aplicados, provenientes do Tesouro do Estado. Em todo o Ceará, o Pacote de Recuperação das Estradas melhora as condições de 1.732 km, distribuídos em 59 trechos, investindo cerca de R$ 220 milhões. No total, há atualmente 15 trechos com recuperação da pista em andamento, oito em processo de sinalização e seis entregues.

O superintendente da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira, afirma que a principal preocupação do Governo do Estado é que as estradas do Ceará tenham recuperação imediata, proporcionando condição trafegabilidade a todos os usuários.

“Vários trechos já foram entregues desde que os serviços iniciaram, por exemplo quem vai até Pacajus, Paracuru trafega por trechos concluídos e outros recebendo sinalização. No Centro-Sul, de Iguatu até o Cariri está com muitas obras terminadas, algumas com previsão para finalizar até o dia 30 de novembro. No Inhamuns, na Região Norte e na Serra Grande os trabalhos estão intensos, para recuperar todas as estradas e assim até o dia 31 de dezembro todas estejam 100% concluídas e sinalizadas”, destaca Quintino Vieira.

Obras na região

Entregues
  • CE-393 (Abaiara)
  • CE-386 (Arajara-Caldas)
Sendo sinalizadas
  • CE-288 (BR-116-Aurora)
  • CE-293 (Barbalha-Arajara)
Trechos pavimentados (aguardam sinalização)
  • CE-375 (CE-060-Quixelô)
Trechos em andamento
  • CE-153/282 (Icó-Iguatu)
  • CE-384 (BR-116 a Divisa CE/PB- Milagres-Mauriti)
  • CE-153 (Cascudo-Cedro)
Começam até novembro
  • CE-166/375 (Jucás-Tarrafas)
  • CE-494 (BR-122 Nova Olinda – Divisa CE/PE)
  • CE-166 (Nova Olinda-Santana do Cariri)

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

Concurso vai oferecer 100 vagas com salário de até R$ 4.500

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) anunciou nesta quarta-feira (23) que vai realizar concurso público com 100 vagas para níveis médio e superior. O projeto deve ser lido na sessão plenária da quinta-feira (24) para ser votado dia 31 de outubro. 

Das 100 vagas, 70 serão para candidatos com nível superior e 30, para nível médio. Entre as áreas abrangidas, estão direito, tecnologia da informação, contabilidade, comunicação, administração, engenharia, economia e arquitetura. Os salários serão de R$ 2.200 para nível médio, e de R$ 4.500 para nível superior.

O concurso faz parte do plano de modernização da gestão do Poder Legislativo. No Orçamento do Estado de 2020, está previsto o valor de R$ 100 mil para a realização do certame.

Câmara Municipal
Em julho, a Câmara Municipal de Fortaleza anunciou a realização do primeiro concurso público do Legislativo da capital cearense. São 31 vagas, com salários que vão até R$ 4.182,48.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

7 Sintomas que ajudam a identificar derrames cerebrais

Os derrames cerebrais, (ou acidentes vasculares cerebrais — AVCs) podem acontecer a qualquer idade. De acordo com as estatísticas, mulheres com idades entre 18 e 40 anos têm mais tendência a sofrer com o problema, em comparação com os homens da mesma faixa etária.

Tipos de derrame cerebral


Derrame cerebral isquêmico
No caso de um derrame cerebral isquêmico, os danos aos tecidos cerebrais são provocados pela falta de circulação sanguínea, decorrente do estreitamento dos vasos ou de um coágulo.

Derrame cerebral hemorrágico
A causa de uma hemorragia dentro do cérebro ou um derrame hemorrágico é a ruptura de vasos sanguíneos ou a entrada de elementos do sangue no cérebro, através de suas paredes.

Fatores de risco
  • Pressão arterial alta
  • Diabetes
  • Doenças cardíacas
  • Tabagismo
  • Sobrepeso
  • Colesterol alto
  • Álcool
  • Estresse
  • Atividade física insuficiente

Sintomas de derrame cerebral em mulheres
Estatísticas internacionais mostram que as mulheres têm maior risco de morrer por conta de um acidente vascular cerebral que os homens. Um dos principais motivos para isso são os sintomas pouco específicos. À primeira vista, eles dificilmente são associados a um AVC.

Sem falar que o risco de um AVC aumenta durante a gravidez, pelo uso de pílulas anticoncepcionais, terapias hormonais durante a menopausa e em decorrência de diversos problemas de saúde ligados aos hormônios.
  • Piora da visão. A perda repentina da visão provocada por um derrame pode afetar um ou os dois olhos. Também é provável o surgimento de manchas cegas na visão, provocadas pela anormalidade no lóbulo occipital do cérebro.
  • Dor de cabeça repentina. A dor de cabeça chega de repente, com características bem marcadas. Quase sempre é acompanhada de náuseas fortes e vômitos.
  • Dor repentina e forte no peito. Esse sintoma pode vir acompanhado por parada cardíaca, mas em combinação com 1o soluço, é frequentemente sinal de derrame cerebral.
  • Interrupção na coordenação dos movimentos. A perda da coordenação e da orientação no espaço indica que as áreas do cérebro responsáveis pelo movimento estão comprometidas.
  • Cansaço repentino. Uma pessoa ativa pode ter o comportamento alterado drasticamente, sentindo-se sonolenta e sem vontade de fazer nada. Além disso, muitas mulheres apresentam sinais de depressão.
  • Desmaios. Os sintomas de que uma pessoa está prestes a desmaiar são rubor repentino no rosto, falta de ar e ritmo cardíaco acelerado.
  • Dor na metade do rosto. Outro sintoma "feminino" de um derrame é a dor que surge apenas de um lado do rosto ou numa única extremidade (um braço, uma perna).

Teste para detectar um AVC


Caso tenha notado algum dos sintomas mencionados acima em alguém ou em você mesmo, faça o teste abaixo para detectar um possível derrame.
  • Sorriso. Sorria ou peça à outra pessoa que faça o mesmo. No caso de um derrame cerebral, o sorriso será assimétrico (um dos cantos da boca ficará imóvel).
  • Braços. Levante os dois braços ou peça que a outra pessoa faça o mesmo. Os braços devem ser mantidos nesta posição durante ao menos 5 segundos, num ângulo de 90°. Em caso de um derrame cerebral, um braço baixará sozinho.
  • Fala. Pronuncie ou peça que a outra pessoa pronuncie uma frase simples ou diga o próprio nome. Falar de uma forma pouco clara ou uma resposta ininteligível indicam um AVC.

Caso tenha identificado um destes sinais, chame uma ambulância imediatamente! Lembre-se: os médicos têm aproximadamente 4,5 horas para salvar a pessoa e fazê-la voltar à vida normal.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

42 mil agricultores são dispensados de pagamento de subsídio do Hora de Plantar

O Governo do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), torna público, pela portaria 657/19, trazida no Diário Oficial do Estado em 9 de outubro, a dispensa do pagamento do subsídio das sementes e mudas do Projeto Hora de Plantar 2018/2019 a agricultores familiares de 55 municípios.

O ato da secretaria contempla um universo de 42.751 agricultores familiares. De acordo com dados da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CODAF) foram realizadas 55.698 operações aptas à dispensa na 32ª edição do projeto. Estão inclusos na anistia 1.064.268 toneladas de sementes (milho híbrido, variedade, feijão caupi e sorgo forrageiro), 1.444.151 raquetes de palma forrageira e 119.138 de mudas (cajueiro anão, essências florestais e frutíferas).

Dados analisados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam para o registro de 55 municípios com perda de safra acima de 50% ou com índice pluviométrico abaixo de 50%.

Estão dispensados de pagamento de subsídio os agricultores de Abaiara, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Alto Santo, Antonina do Norte, Arneiroz, Assaré, Baixio, Barro, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Caririaçu, Cariús, Catarina, Caucaia, Chorozinho, Cruz, Graça, Horizonte, Ibicuitinga, Iguatu, Independência, Itaitinga, Itarema, Itatira, Jardim, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Jucás, Limoeiro do Norte, Madalena, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Morada Nova, Morrinhos, Nova Olinda, Pacajus, Parambu, Pedra Branca, Penaforte, Porteiras, Potiretama, Quixelôn Saboeiro, Salite, Santa Quitéria, Tabuleiro do Norte, Tarrafas, Tauá e Umari.

Em todo o Ceará, 153.428 agricultores receberam sementes do programa Hora de Plantar na edição 2018/2019. A última edição ofertou 125.340 quilos feijão caupi, 2.200.000 de milho híbrido, 408.660 de milho variedade, 294.750 de sorgo forrageiro, 8.500.000 raquetes de palma forrageira, 385.600 mudas de caju anão precoce, 11.500 de acerola, 6.750 de goiaba, 5.870 de manga, 5.000 de umbú-cajá, 112.240 essências de Sabiá, e 23.000 de Aroeira, além de 5.000 m³ de maniva de mandioca.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

'Brasil será o próximo país a ter convulsão social, após Equador e Chile', diz sociólogo

Sociólogo português Boaventura de Sousa Santos
(Foto: Marcos Ramos/Agência O Globo)
No Brasil para a abertura da reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação —realizada no último domingo, na UFF —, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos , de 78 anos, acaba de lançar “O fim do império cognitivo” (Editora Autêntica, 2019), em que critica “um conhecimento que é todo produzido na Europa, EUA e Canadá, e reproduzido por autores do Sul” e defende a inclusão da sabedoria de “indígenas, afroquilombolas, mulheres e camponeses” na educação, para que todos “se sintam parte da escola”.

Classificou como “um grande crime” a educação que busca transformar os estudantes em empreendedores sem que tenham condições para tal (“É a autonomia para estar à espera do emprego que o Uber lhe dá”) e disse que as políticas neoliberais adotadas pelo governo Bolsonaro fazem o Brasil se aproximar de uma “convulsão social” como acontece no Chile e no Equador.

O que é o “império cognitivo" e por que chegou ao fim?
É o fim das epistemologias do Norte, de um conhecimento que é todo produzido na Europa, EUA e Canadá, e reproduzido por autores do Sul. Ele está em crise porque a própria Europa está em crise de exaustão. O capitalismo global está em uma fase de exaustão. Os jovens, de 15 e 16 anos, como a Greta [Thunberg, jovem ambientalista], na Suécia, estão numa situação que conseguem imaginar o fim do mundo mais fácil, por causa da crise ecológica, do que o fim do capitalismo. Isso os deixa desesperados. O capitalismo é uma coisa histórica. Teve um princípio e terá um fim. Agora, não há planeta B. Os jovens estão desesperados por não haver nem uma melhoria nesse sistema. Estamos a falar de um pós-capitalista que só fica pior, no qual a concentração de riqueza só aumenta.

O que são as “epistemologias do Sul” que o senhor aponta como alternativa à escola?
Os movimentos indígena, camponês, de mulheres, afroquilombola produzem conhecimento extraordinário e nos seriam absolutamente preciosos quando enfrentamos, por exemplo, a crise ecológica. A concepção dos povos indígenas nos parece a única que pode nos salvar o planeta. A educação desconhece todo esse conhecimento por não o considerar valoroso. Eu acabei de vir da África do Sul. Lá, os estudantes negros chegam às escolas, mas elas continuam a ensinar uma cultura branca que os alienam, os tiram do sistema, os levam ao suicídio e à depressão. Se sentem na escola, mas não se sentem parte da escola. No Brasil, muitas populações sentem o mesmo. As “epistemologias do Sul” são esforços para que todos os jovens no sistema educativo se sintam em casa porque ele também reproduz o seu conhecimento.

Como esses conhecimentos entrariam na escola?
Primeiro através dos alunos que vêm dessas culturas. No Brasil, durante muito tempo, eles não entraram na educação. Foi preciso o Prouni e outras leis que permitiram que a juventude negra e indígena começasse a entrar na universidade. Hoje, eles têm uma presença muito razoável, mas não no pessoal docente — e sim no discente. E também, em geral, não no currículo. No Brasil, porém, temos experiências pioneiras, que não são muito conhecidas. Na faculdade de Medicina de Manaus médicos tradicionais de medicina ribeirinha vão à faculdade explicar seus conhecimentos aos alunos, sobretudo depois que a OMS disse que essas medicinas tradicionais eram muito importante para as condições crônicas. Não é um movimento anticiência. Se eu quero ir à lua eu preciso de conhecimento científico, mas se eu quiser conhecer a biodiversidade da Amazônia eu tenho que ir às populações indígenas. Para diferentes objetivos, nós precisamos de diferentes tipos de conhecimento.

Como foi a experiência de viver no Jacarezinho, em 1970, para o trabalho de doutorado por Yale?
Passei uns quatro meses vivendo lá, num quarto. Não podia nomear o lugar no trabalho pois havia muito trabalho organizativo clandestinamente à ditadura acontecendo lá e chamei de Pasárgada. Vinte anos depois, ainda vinha americano ao Brasil procurando por Pasárgada (risos). Na época, não havia essa droga que temos hoje, nem o crime organizado. Lá, eu vi que havia tanta gente analfabeta com tanto conhecimento. Eles me ensinaram a sabedoria de vida de estar com as pessoas e de poder falar de maneira com que elas me entendam.

Como vê o ambiente para a pesquisa científica no Brasil?
O Brasil é, em termos de pesquisa, uma país de desenvolvimento intermediário que fez avanços tecnológicos na ciências e, especialmente nas ciências aplicadas, altamente reconhecidos. A UFF, por exemplo, tem avanços tecnológicos na área da física absolutamente notáveis de nível mundial. Também não é por acaso que a Embraer era um dos três grandes fabricantes de aviões. Nos EUA, nas ligações regionais, só andamos de aviões da Embraer. Da mesma forma a indústria de petróleo. Absolutamente de primeira linha, mas que está sendo sucateada.

O senhor foi consultor da Constituição do Equador, de 2008. O que é possível se aprender com os indígenas neste momento histórico?
Se aprende bastante. Nessa Constituição de 2008, pela primeira vez acolhe, dentro de um texto eurocêntrico, moderno, conceitos indígenas. Como os direitos da natureza. Nós na nossa cultura ocidental, no tal império cognitivo, é inovação. Porque os direitos humanos é dos humanos. A natureza não é humana e não pode ter direitos. Mas para os indígenas não pode ser assim. Essa é a grande inovação que o Equador nos deu. O que aconteceu agora, obviamente, é que o texto da Constituição é muito bonito, mas não se aplicou. E o resultado está aí. O país está em chamas, arrasado. O continente está a mostrar que o neoliberalismo chegou ao fim. Os portugueses, a partir de 2016, fizeram uma descoberta que o neoliberalismo é uma mentira. Não cria boa imagem para o país, não cria paz social e não cria investimento. E o Brasil, em breve, será o próximo. Quando as pessoas começarem a sentir no bolso das famílias a consequências dessas políticas neoliberais vai haver consequências e eventualmente traduzir-se-á em convulsão social.

Paulo Freire tem sido atacado duramente por setores conservadores. É possível um processo educacional sem realidade do estudante?
Não pode existir. A Escola sem Partido é uma escola com partido, com muita ideologia. Ela defende que o professor é um transmissor de conteúdos e não um educador. Ora, então acabemos com as pessoas e coloquemos umas máquinas qualquer a falar com os estudantes. Não penso que Paulo Freire foi tão decisivo nas escolas de Educação quanto se pensa. Ele foi, por um período, quase mais conhecido no exterior do que aqui no Brasil. Eu o conheci. Não era um doutrinador. Era um conservador.

O que o senhor tem lido?
Muito rap. Eu escrevo letras de rap, trabalho muito com rappers aqui. Vou inclusive lançar um livro com o rapper Gog, um grande amigo meu. Eu cheguei à conclusão que esses jovens artistas que vêm das periferias, que são discriminados e sileciados, estão produzindo as melhores canções e literatura de protesto. Eu como sociólogo não sou capaz de mostrar a raiva que me dá essa sociedade tão injusta como um bom artista de rap.

Como você vê a gestão do presidente Jair Bolsonaro?
Pior possível. Para mim é um neofacista. É um homem que não estava preparado para dirigir um país, nem sequer para dirigir uma empresa, ao contrário do Trump que pode dirigir uma empresa. E penso que Bolsonaro tem causado um dano extraordinário ao Brasil porque veio legitimar tudo aquilo que havíamos pensado que havia sido superados. Ele está fazendo com que o Brasil seja um objeto de risada internacional nesse momento. O Brasil é ridicularizado em todo lado. Muitas vezes, europeus mais oficializados não podem (rir) porque precisam respeitar o país, e é preciso respeitar o povo, mas não se respeita o presidente deste país. Mas não penso que ele é estúpido. Isso é uma estratégia.

O que a educação brasileira pode aprender com a portuguesa, que teve importante crescimento nas taxas de aprendizado?
A educação portuguesa tem continuado a prosperar. A grande questão não é só a autoestima que é preciso manter nos profissionais, como não degradando o seus salários, mas também um discurso público que é fundamental. Ele tem que sentir acarinhado. E tem que haver investimento. Esse investimento não pôde ter lugar entre 2011 e 2015, quando o país viveu uma experiência neoliberal, e está agora, lentamente, sendo reposto. Mas o segredo de Portugal tem isso. Nunca se pôs em causa o valor da educação pública, nem nunca houve forças políticas que viessem fazer uma apologia 100% a educação privada e muito menos forças conservadoras religiosas que viessem pôr em causa a liberdade dos professores na sala de aula e a autonomia que eles têm para educar os seus estudantes. É uma situação que temos hoje no Brasil e é extremamente preocupante.

Se o senhor pudesse dar um conselho a um típico jovem brasileiro com acesso à Educação que hoje que irá fazer o Enem nas próximas semanas, o que diria?
Eu aconselho ao estudante olhe para essa sociedade e veja em que sociedade ele vive. Veja a questão da crise climática, como estão as injustiças sociais, a crise da democracia. Veja como estão os sistemas de saúde. E comece a ter uma noção de como estão esses problemas e que se organize como jovem. Porque os jovens foram, desde maio de 68, uma força extraordinária. O jovem que entrar na universidade deve fazer da universidade um campo de expansão da sua própria subjetividade. Mas não fazer dele um empreendedor. Um grande crime que estamos cometendo na educação é tentar fazer de todos os estudantes empreendedores. Porque é exigir alguém que seja autônomo sem ter condições dele ser autônomo. É a autonomia para estar à espera do emprego que o Uber lhe dá. Uma autonomia sem condições de autonomia. E tem que voltar a se organizar. A rebelião do estudante é sempre um benefício para a sociedade, mesmo que não se conquiste todas as vitórias, pelo menos alguma vai se conquistar.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Ceará registra queda de 64% nos roubos de carga em todo o Estado em 2019

Com mais um mês de queda nos roubos de cargas, o Ceará já registra uma redução de 64% no acumulado dos nove meses, em 2019. No ano passado, 209 crimes foram contabilizados durante o mesmo período. Neste ano, esse número caiu para 75. Os dados foram copilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Essa modalidade criminal está inserida nos Crimes Violento Contra o Patrimônio (CVP), que chega ao seu 28° mês de redução em todo o território cearense.

É importante destacar ainda que uma das políticas que impactaram diretamente na redução dos índices foi o combate aos crimes de mobilidade em geral (roubos) em todo o território cearense. Para isso, o Governo do Ceará instalou mais de 3.200 câmeras de videomonitoramento, que atuam em conjunto com a inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia). Tudo isso se soma ao aprimoramento das estratégias e o fortalecimento da expertise dos policiais, que passam a traçar ações que culminam na melhoria dos índices.

O mês de setembro apresentou uma redução de 60%, indo de 20 crimes desse tipo, em 2018, para oito, em 2019. Já agosto, o segundo mês com maior queda percentual, foi de 23 roubos para cinco, com uma retração de 78%. Julho foi de 19 para nove casos, com diminuição de 53%. Em junho, terceiro mês com maior redução neste ano até o momento, a queda foi de 77%, indo de 26 crimes para seis. Já em maio, a redução foi de 60%, passando de 30 casos para 12, no mesmo período de 2019.

Em abril, o índice criminal foi de 20 roubos, em 2018, para 11, o que corresponde à redução de 45%. De todos os meses deste ano, março foi o período com a maior queda, indo de 26 ocorrências para cinco, o que equivale a uma redução de 81%. Já fevereiro, registrou 52% a menos nos crimes, indo de 21 para 10 casos. Por último, janeiro registrou nove crimes, com uma queda de 63%, quando comparado ao primeiro mês do ano passado, quando ocorreram 24 roubos.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

24 de outubro

1147 - D. Afonso Henriques conquista Lisboa aos mouros.
1930 - Revolução de 1930: Getúlio Vargas e suas tropas derrubam a República Velha e o então presidente Washington Luís.
1945 - É criada a Organização das Nações Unidas.

Nasceram neste dia…
    51 - Domiciano, imperador romano (m. 96).
1836 - Ramalho Ortigão, famoso polemista português (m. 1915).
1932 - Ziraldo (foto), escritor e cartunista brasileiro.

Morreram neste dia…
1725 - Alessandro Scarlatti, compositor italiano (n. 1660).
1903 - Júlio Prates de Castilhos, governador do Rio Grande do Sul (n. 1860)
1944 - Louis Renault, fabricante de automóveis francês (n. 1877).

Fonte: Wikipédia

Governo do Ceará entrega abatedouro público a população de Várzea Alegre

A cidade de Várzea Alegre, na região do Cariri cearense, recebeu nesta quinta-feira (17) seu novo abatedouro público, que vai substituir o antigo, construído ainda na década de 1980 e já ultrapassado pelas normas atuais ambientais e sanitárias. O investimento, entre construção e aquisição de equipamentos, foi da ordem de R$ 1.010.000, recursos oriundos do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal.

“Estamos felizes em estar hoje em Várzea Alegre representando o governador Camilo Santana para inaugurar um abatedouro moderno, cumprindo todas as obrigações do ponto de vista da higiene. Foi um processo acompanhado pelo pessoal da Adagri, juntamente com a Prefeitura Municipal. Esse abatedouro vai servir não só para o município de Várzea Alegre, mas também para toda a região próxima. Ele vai servir também como exemplo para outros municípios que estão precisando construir seus abatedouros. Esse abatedouro vai fazer com que os animais que são abatidos na região e no município deixem de ser abatidos na conhecida ‘moita’, colocando a população em risco de saúde ao consumir esta carne. Ao mesmo tempo vai movimentar a região com o comércio de carne, com a criação de bovinos, caprinos, suínos, então tem um impacto grande na economia da região”, comentou Nelson Martins, assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil do Ceará, sobre a série de benefícios que um equipamento deste porte traz para a cidade.

O novo abatedouro fica localizado às margens da Rodovia CE 060, no bairro Grossos, e leva o nome do marchante Raimundo Alves de Oliveira, conhecido popularmente como Raimundo Pretinho. Um equipamento desse porte contribui para a segurança alimentar da população da região, já que os animais passam a ser abatidos em local com a higiene necessária. Além disso, contribui com o meio ambiente por seguir os padrões ambientais indicados para o funcionamento e fomenta a economia do comércio de animais.

O espaço conta com curral, casa de couro, estação de tratamento de efluentes, câmara frigorífica, casa de veterinário, banheiros, além de uma série de equipamentos para o transporte e manuseio dos animais de forma adequada. O prefeito Zé Hélder comemorou a conclusão da obra. “Esse abatedouro ficará na história porque vai gerar emprego e renda, trazer saúde para a comunidade, comodidade para os nossos marchantes, que não vão mais precisar levar os animais para serem abatidos em outras cidades, e nós ainda vamos abater aqui animais da região”, disse.

Mais benefícios
Ainda durante a solenidade as pessoas foram surpreendidas com mais novidades para melhorar a qualidade de vida local. Nelson Martins aproveitou a ocasião para anunciar novas ações do Governo do Ceará no município. “A reforma do Mercado Público nós estamos assumindo o compromisso porque o governador garantiu. Outra coisa é na questão da segurança pública. O governador implantou o Raio em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes e agora ele vai implantar naqueles com mais de 30 mil. Então, prefeito, você já pode preparar onde vai ser o batalhão porque o governador Camilo Santana quer implantar o Raio aqui o mais rápido possível”, informou o assessor especial.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

UFCA abre seleção para Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (Proder/UFCA) torna público o edital do processo seletivo do curso de Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável.

O Mestrado possui aulas presenciais e distribuídas nos turnos manhã e tarde, realizadas no Campus Crato, no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA). O Proder tem como área de concentração o Desenvolvimento Regional Sustentável e atua por meio de três linhas de pesquisa: Meio Ambiente; Saúde, Estado e Sociedade e  Tecnologia e Modelagem.

Serão ofertadas 22 vagas, distribuídas pelas três linhas de pesquisa do Programa e de acordo com as sublinhas de pesquisa dos docentes permanentes do Mestrado. Poderão se inscrever brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, graduados em qualquer área do conhecimento. As inscrições serão efetuadas no período de 21 de outubro  a 4 de novembro de 2019, on-line, pelo sistema Sigaa da UFCA. Após inscrição no Sigaa o candidato deverá preencher o Formulário de Cadastro do processo seletivo na plataforma forms para concluir sua inscrição.

Informações sobre a homologação das inscrições serão publicadas no site do Proder e no mural localizado na sala 06, bloco I, da  Campus do Crato da UFCA.

Para mais informações acesse o edital completo

Contato:

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder/UFCA)
Telefone: +55 88 3221.9503

Curta nossa página no Facebook

Evento voltado para a agropecuária acontece em Crato nos dias 24 e 25

Nos dias 24 e 25 de outubro, o campus de Crato do Instituto Federal do Ceará receberá a primeira edição do Seminário Agri&Pec Cariri, evento com programação diversificada voltado para as áreas de Agricultura e Pecuária. O seminário é fruto de um esforço conjunto realizado pelo IFCE, o Sistema FAEC/Senar/Sindicato Rural e o Sebrae.

Evento de capacitação tecnológica, o Agri & Pec Cariri tem como objetivo garantir o acesso ao conhecimento, fortalecer a competitividade do setor e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. São nove segmentos abordados: apicultura, avicultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura, cotonicultura, agroindústria, mandiocultura, fruticultura e horticultura, além de uma programação de oficinas e eventos paralelos. Oficinas de práticas de manejo de caprinocultura leiteira, processamento de cera de abelha, corte e processamento de carnes e hidroponia fazem parte da programação.

“Os segmentos foram escolhidos de acordo com o potencial de trabalho da região. O evento é focado no produtor e na transferência de tecnologia e de conhecimento para melhorar a produtividade de cada segmento”, explica o professor Messias Alves, que está à frente do evento no campus. Segundo ele, o Agri & Pec fortalecerá a aproximação entre o IFCE e as instituições da área, além de contribuir na formação dos estudantes, que participarão do evento ministrando oficinas e palestras.

A programação completa está disponível no site. Onde também pode ser feita a inscrição. 

Curta nossa página no Facebook

Concursos no Ceará somam mais de 500 vagas; confira os editais

Quatro concursos no Ceará ofertam quase 600 vagas e pagam salários que variam de R$ 988 a R$ 13.150. O concurso para o Censo 2020 do IBGE tem 2,6 mil vagas, sendo 127 para o Ceará. As inscrições de todos eles estão abertas. Confira as informações.

Prefeitura de Quixeramobim
No sertão Central, a Prefeitura de Quixeramobim divulgou edital de concurso público com 400 vagas, sendo 184 para contratação imediata e as demais para o cadastro de reserva. Os salários chegam a R$ 8 mil para as vagas de nível médio, e as inscrições podem ser feitas até 7 de outubro.


Prefeitura de Banabuiú
A Prefeitura de Banabuiú tem o edital com os melhores salários de um concurso com inscrições abertas no Ceará no momento. Os salários podem chegar a R$ 13.150 para os cargos de nível superior. As inscrições podem ser feitas até 25 de outubro, e as provas estão agendadas para novembro.


Prefeitura de Sobral
Em Sobral, na região Norte do Ceará, o concurso público municipal tem 18 vagas para vagas efetivas n Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Os salários variam entre R$ 1,4 mil e R$ 4.160,40.


UFC
A Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou edital para concurso público com 26 vagas, entre níveis médio e superior. Os salários chegam a R$ 4,6 mil e há colocações para os campi de Fortaleza, Crateús, Russas e Quixadá.


Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Qual o melhor remédio para a enxaqueca?

Dos 150 tipos de dor de cabeça, nenhuma é mais terrível do que a enxaqueca. Não basta um analgésico ou apagar as luzes do ambiente para aplacá-la. Ela se configura pela dor que pode durar de quatro a 72 horas, quase sempre unilateral, na fronte e na têmpora. Hoje, em todo o mundo, pelo menos 300 milhões de pessoas sofrem de enxaqueca. No Brasil, são 30 milhões.

A doença é incurável e atrapalha (e muito) a vida da pessoa. Para se ter uma ideia, sete em cada dez pessoas que sentem esse tipo de dor relatam algum efeito negativo no relacionamento amoroso – discussões, falta de interesse sexual. No trabalho, idem. Para se ter uma ideia, os custos da perda de produtividade de funcionários com enxaqueca na Europa é de 27 bilhões de euros ao ano. Nos Estados Unidos, são 17 bilhões de dólares. A Organização da Nações Unidas classificou a doença entre as cinco mais incapacitantes, ao lado de tetraplegia, depressão, psicose e demência.

A maioria dos remédios para o problema tem ação paliativa, ou seja, sem atuar diretamente na dor. Não é simples debelá-la, por envolver uma centena de mecanismos em sua formação. A ciência ainda desconhece a maioria deles.

A seguir, os principais remédios para a dor:

Erenumabe – Aprovado no Brasil em março deste ano, é o único medicamento a atuar diretamente no problema. Indicado tanto para a enxaqueca crônica – quando a dor persiste ao longo de pelo menos quinze dias – quanto para a episódica, mais breve. Ele previne ou reduz as dores pela metade em 50% dos doentes.

Antidepressivos (Tryptanol e Pamelor) – Aumentam no cérebro a disponibilidade de serotonina, substância associada ao bem-estar, o que ajuda no combate à dor

Antiepiléticos (Zyvalprex e Topamax) — Estimulam a fabricação de um neurotransmissor com ação calmante no cérebro, o GABA. Atuam para diminuir a síntese de glutamato, substância com efeito excitatório sobre o cérebro.

Anti-hipertensivos (Propanolol e Atenolol) — Inibem a ação da adrenalina, hormônio  excitante que estimula as crises de dor.

Botox — Aplicado nas regiões da testa, têmpora, atrás da cabeça, no pescoço e nas costas a cada três meses, o composto bloqueia as substâncias inflamatórias no couro cabeludo, reduzindo a dor

Fonte: Veja

Curta nossa página no Facebook

Potencialidades do Ceará são apresentadas em evento na China

A Secretária Executiva da Indústria, Roseane Medeiros, e a coordenadora de Promoção da Sedet, Marta Campêlo, participaram da Feira Internacional de Macau (MIF 2019), que aconteceu até este domingo (20), na China.

O evento teve como objetivo construir uma Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, apoiada pelas Empresas Públicas Centrais da China 2019.

Roseane Medeiros apresentou as potencialidades do Ceará durante palestra na Sessão de Intercâmbio Econômico e Comercial. A Secretária Executiva da Indústria mostrou que o Ceará está pronto para receber investidores citando as vantagens para abertura de novos negócios no Ceará.

A secretária Roseane e a coordenadora Marta Campêlo participaram do jantar de gala, juntamente com o empresário cearense Rômulo Alexandre, que representa a Confederação das Câmaras Portuguesas no Brasil, e demais empresários brasileiros. Após a abertura da MIF 2019, as representantes do Governo do Ceará visitaram o Pavilhão de Exposição dos Produtos e Serviços de Língua Portuguesa (PLPEX), uma zona complementar à feira principal, criada em 2017 para promover os negócios entre os países de língua portuguesa.

Na cerimônia de abertura, o secretário para a Economia e Finanças da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Leong Vai Tac, afirmou que Macau deve desempenhar um papel central na aproximação à lusofonia e que o plano da Greater Bay Area (região da Delta do Rio das Pérolas, onde Macau está inserida) prevê que a Região Especial chinesa, que esteve sob administração portuguesa até 1999, assuma uma função preponderante na relação com esses países.

Saiba mais
A 24ª edição da Feira Internacional de Macau (MIF) contou com a presença de 205 empresas de países da língua portuguesa. O evento deste ano trouxe o tema “Cooperação – Chave para oportunidades de negócio”, e aconteceu entre os dias 17 e 20 de outubro, no Venetian Resort Hotel, numa área de cerca de 24 mil metros quadrados composta por 1.500 expositores.

Os produtos e serviços da empresa são usados ​​para ajudar a cuidar de pacientes críticos e crônicos. O portfólio de produtos da Fresenius Kabi compreende uma gama abrangente de soluções injetáveis, medicamentos genéricos, terapias de infusão e produtos de nutrição clínica, bem como os dispositivos para administrar esses produtos.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

AddThis