UFCA abre processo seletivo complementar com 55 vagas para os cursos de Engenharia Civil e de Materiais

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) lançou edital referente ao Processo Seletivo Complementar (Semestre 2023.2), para ingresso de 55 novos estudantes nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Materiais.

Do total, 24 estão disponíveis para Engenharia Civil e 31 para Engenharia de Materiais – cursos localizados no campus Juazeiro do Norte, com aulas em turno integral. As vagas disponibilizadas são decorrentes do não preenchimento da oferta por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFCA).

As inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 26 de setembro de 2023, exclusivamente via Forms/UFCA. Para estar apto a concorrer, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos uma das últimas cinco edições (2018, 2019, 2020, 2021 e 2022), não ter zerado a Redação e/ou faltado a qualquer dia de prova.

Processo seletivo
O processo seletivo será realizado em três etapas, conforme consta no edital:

1ª Etapa: Inscrições (eliminatória e classificatória);
2ª Etapa: Pré-Cadastro (eliminatória);
3ª Etapa: Confirmação Presencial de Matrícula (eliminatória).

Das vagas ofertadas, no mínimo 50% de cada curso, são reservadas para candidatos oriundos de escolas públicas. Nesse percentual, também estão as vagas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, para pessoas com deficiência e para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo por pessoa. O restante destina-se à ampla concorrência.

Para cada curso e modalidade de concorrência, a classificação se dará em ordem decrescente de média final ponderada (conforme pesos estabelecidos em edital), baseada no desempenho do candidato na edição do Enem apontada no momento da inscrição.

Candidatos das modalidades de concorrência com reserva étnico-racial autodeclarados pretos e pardos também passarão por procedimento complementar de heteroidentificação, a ser realizado presencialmente por comissão designada pela instituição.

Informações adicionais e orientações para a realização do processo seletivo podem ser obtidas pelo e-mail admissao.prograd@ufca.edu.br.
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Canais do WhatsApp chegam ao Brasil sem limite de membros e com novos recursos

Os Canais do WhatsApp estão disponíveis no Brasil a partir desta quarta-feira (13). Com disponibilidade global a partir de hoje para mais de 150 países, eles tiveram lançamento original em junho. O recurso permite criar canais diretos de comunicação com o público sem um limite específico de pessoas que podem segui-los e recebeu atualizações de privacidade.

O próprio WhatsApp possui um canal próprio, e com a expansão o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, também terá um. O aplicativo destaca que os usuários podem seguir instituições governamentais, seus times e atletas favoritos, artistas, celebridades, formadores de opinião e outros.

Mas nem todo mundo pode criar um canal no WhatsApp por enquanto. "Nos próximos meses, também permitiremos que qualquer pessoa crie um canal", diz a empresa, sem estipular uma data específica.

Não existe um limite de membros que podem seguir um canal. Eles ficam separados em uma nova aba chamada "Atualizações" — que é o mesmo nome das postagens realizadas. Nela, o usuário encontra a página inicial com sugestões de canais a seguir, além de uma busca (ao selecionar o botão "+") por nome, mais ativos, novos e populares (com mais seguidores).

O WhatsApp ressalta que, caso o usuário opte por seguir os canais, os outros seguidores não podem visualizar sua escolha. A empresa também destaca que não são compartilhadas "informações pessoais de administradores e seguidores".

Disponível no Android e iOS, a nova ferramenta deverá chegar a todos usuários gradativamente "nas próximas semanas". Segundo o app, caso o usuário não consiga assinar nenhum canal, uma mensagem indicará que ele pode receber uma notificação "quando o recurso estiver disponível para você".

Expansão com novos recursos
Com a disponibilidade global dos Canais do WhatsApp, a empresa também realizou melhorias nos seus recursos de privacidade. Por exemplo, dentro do "Diretório", os usuários encontrarão canais para seguir filtrados com base no país.

As atualizações (postagens) nos canais, ao serem encaminhadas para uma conversa ou grupo, trarão um link para o canal de origem, buscando incluir mais contexto. Também será possível reagir com emojis em cada atualização, embora os seguidores não possam ver como você reagiu.

Em breve, o WhatsApp também anuncia que os administradores poderão editar as atualizações por até 30 dias, mas elas "serão automaticamente excluídas dos nossos servidores" após o período.

Fonte: Tecmundo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Centec ofertará primeiro curso profissionalizante de Inteligência Artificial do Ceará

O Instituto Centec, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), irá ofertar o primeiro curso profissionalizante de Inteligência Artificial (AI) do Ceará. O curso está sendo articulado para os alunos serem imersos nessa tecnologia, que vem se tornando cada vez mais comum em nosso cotidiano.

A inteligência artificial (AI), conhecida pela sigla em inglês AI,  terá um papel cada vez mais proeminente em nosso cotidiano futuro. E será preciso ter profissionais qualificados para aturarem nesta área, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), que será ofertado pelo Centec, terá uma carga horária de 80h e será ministrado totalmente online.

No curso, os alunos irão aprender noções básicas da utilização da AI no dia a dia e no mercado de trabalho, como ela vem sendo e será aplicada cada vez mais no nosso cotidiano como assistentes virtuais, na saúde para diagnósticos médicos mais precisos, mobilidade, educação, meio ambiente entre tantas outras áreas, portanto será preciso ter um mercado de trabalho qualificado e competitivo para atuar nesta área.

 “Queremos que a discussão sobre a Inteligência Artificial (AI) saia da bolha e alcance todas as camadas da sociedade, que seja compreensiva para todos. Por isso, nossa ideia é lançar esse primeiro curso, totalmente gratuito, para qualificar um público que, na maioria das vezes, não tem acesso e nem conhecimento sobre uma das tecnologias mais promissoras da atualidade, que está dominando nosso cotidiano futuro, é preciso descentralizar o debate sobre AI para as pessoas entenderem a melhor utilização dessa tecnologia seja no dia a dia ou no trabalho”, pontuou Acrísio Sena.

As inscrições para o curso serão abertas ao público gratuitamente ainda neste mês de setembro, com início das aulas previsto também esse mês. 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará tem mais de 9,6 mil empresas abertas em agosto

Em agosto de 2023, o Ceará registrou 9.665 novas empresas, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Como tem ocorrido ao longo do ano, o setor de serviços é destaque na quantidade de aberturas, com 5.973 inscrições, seguido do comércio, com 2.930, e indústria com 762 aberturas.

No período, o saldo de empresas, que resulta da diferença entre constituições e fechamentos, foi positivo, com 4.091 registros. Em relação aos valores por atividade econômica, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios foi a que mais obteve inscrições, com 2.996 registros, seguida da atividade de comércio de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal, que somou 2.327 novas empresas em agosto.

Os municípios que mais abriram empresas em agosto deste ano, de acordo com o levantamento da Jucec, foram a capital cearense, com 4.823, a cidade de Caucaia, com 369 inscrições, seguida de Juazeiro do Norte, que constitui 365 novas empresas.

Os dados também apresentam o acumulado do ano de 2023, que já soma 74.347 novos negócios registrados no Ceará. Para a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, os dados são positivos e resultam de ações de simplificação do registro de empresas. “Destacamos o trabalho, em termos de política pública, desenvolvido pelo Governo do estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Jucec, para facilitar o empreendedorismo no Ceará. Ações como o programa Empresa Mais Simples, o Registro Automático, são um incentivo muito forte à formalização de negócios.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Dupla é presa em flagrante em posse de quatro armas de fogo no Crato

Uma ação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, resultou, nessa terça-feira (12), na prisão em flagrante de um homem e uma mulher que estavam em posse de quatro armas de fogo. A captura ocorreu na rodoviária do Crato.

Dando continuidade às investigações acerca de ações criminosas registradas na região Sul do Estado, os policiais civis do NCTD tomaram conhecimento de que Antônio José da Silva, de 35 anos, um alvo já conhecido pelos policiais, estaria em atitude suspeita saindo do Cariri para outro município. Diante disso, as equipes se deslocaram até o local.

Ao chegar, Antônio José, que já possui uma externa ficha criminal pelos crimes de tráfico de drogas, tentativa de homicídio, porte e posse ilegal de arma de fogo, foi abordado pelos investigadores antes de embarcar em ônibus. “Tonho de Netinha”, como é conhecido o suspeito, estava na companhia de uma mulher identificada como Lucimara Alexandrino da Silva, de 34 anos.

Com eles, quatro revólveres calibre 38 foram localizados. Os suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia, onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Agora, eles encontram-se à disposição da Justiça.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

IFCE lança edital com mais de 4 mil vagas em cursos técnicos; saiba como se inscrever

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) lançou edital de processo seletivo de cursos técnicos presenciais com mais de 4 mil vagas em 31 unidades, distribuídas em diversas regiões do estado. As oportunidades contemplam áreas como Administração, Agropecuária, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Eventos, Gastronomia, Guia de Turismo, Informática, Logística, Mecânica, Meio Ambiente Química, Redes de Computadores, Restaurante e Bar, Segurança do Trabalho, Sistemas de Energia Renovável e várias outras.

Estão incluídas as unidades de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Mombaça, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim. O campus de Fortaleza não participa desta seleção, mas a previsão é de que um edital seja divulgado no próximo dia 28 para a unidade da capital.

O edital contempla as três modalidades de oferta de cursos técnicos do IFCE: os integrados são aqueles em que os alunos fazem o curso técnico e o ensino médio tradicional ao mesmo tempo no Instituto. Os concomitantes, por sua vez, são ofertados a quem está cursando o ensino médio em outra escola e que, no contraturno, irá cursar o ensino técnico no Instituto Federal. Já os subsequentes são os cursos destinados aos estudantes que já concluíram o ensino médio.

A seleção ocorrerá em uma única etapa e levará em conta as notas constantes no histórico escolar dos participantes. As inscrições serão realizadas de 15/09 a 08/10, exclusivamente pela internet, sem cobrança de taxa, através de formulário eletrônico disponível no site ifce.funetec.org, na área do candidato. A novidade neste processo seletivo é que a entrega da documentação de inscrição exigida no edital também será feita via internet, por meio do sistema de inscrições.

A instituição reserva 50% do total das vagas ofertadas por curso/turno/campus para egressos de escolas públicas. Dentro desse percentual, há também a reserva para os candidatos para quem possua renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, havendo também cotas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas e pessoas com deficiência (consultar o item 5 do edital para mais detalhes).

O quadro detalhado de cursos e vagas por campus, a relação completa de documentos de inscrição para cada modalidade de curso, o cronograma completo e todas as informações estão disponíveis aqui.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

15 de setembro

1903 - É fundado em Porto Alegre o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, equipe desportiva gaúcha.
1928 - O cientista britânico Alexander Fleming anuncia a descoberta da penicilina.
1976 - A URSS lança a nave Soyuz 22.

Nasceram neste dia…
1254 - Marco Polo, explorador veneziano (m. 1324).
1765 - Bocage, poeta português (m. 1805).
1984 - Príncipe Henry de Gales do Reino Unido.

Morreram neste dia…
1945 - Anton Webern, compositor austríaco (n. 1883).
2004 - Johnny Ramone (foto), guitarrista da banda Ramones (n. 1948).
2007 - Colin McRae, piloto britânico (n. 1968).

Fonte: Wikipédia

Mercado eleva para 2,64% projeção do crescimento da economia em 2023

Pela terceira semana seguida, a previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu, passando de 2,56% para 2,64%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (11), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos. 

Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB - a soma dos bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 1,47%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 2%, para os dois anos. 

Superando as projeções, no segundo trimestre do ano a economia brasileira cresceu 0,9%, na comparação com os primeiros três meses de 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a economia brasileira avançou 3,4%. 

O PIB acumula alta de 3,2% no período de 12 meses. E no semestre, a alta acumulada foi de 3,7%. 

Inflação 
Já a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - considerada a inflação oficial do país – teve elevação de 4,92% para 4,93%. Para 2024, a estimativa de inflação ficou em 3,89%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,5% para os dois anos. 

A estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%. 

Segundo o BC, no último Relatório de Inflação, a chance de a inflação oficial superar o teto da meta em 2023 é de 61%. 

A projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. 

Em julho, influenciado pelo aumento da gasolina, o IPCA foi de 0,12%, segundo o IBGE. A taxa ficou acima das observadas no mês anterior (-0,08%) e em julho de 2022 (-0,68%). Com o resultado, a inflação oficial acumula 2,99% no ano. Em 12 meses, a inflação é de 3,99%, acima dos 3,16% acumulados até junho. 

Os dados da inflação de agosto serão divulgados amanhã pelo IBGE. 

Taxa de juros 
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros - a Selic - definida em 13,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Diante da forte queda da inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, iniciou, no mês passado, um ciclo de redução da Selic. 

A última vez em que o Banco Central tinha diminuído a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas. 

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 11,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica caia para 9% ao ano. Já para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 8,5% ao ano para os dois anos. 

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. 

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica. 

Por fim, a previsão do mercado financeiro para a cotação do dólar está em R$ 5 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,02. 

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Na China, Governo do Ceará assina memorando com uma das maiores empresas de construção do mundo

Seguindo sua agenda na China, o governador Elmano de Freitas assinou, nesta segunda-feira (11), memorando de entendimento (MoU) com a CITIC Construction, considerada uma das 100 maiores construtoras do mundo e subsidiária de construção e engenharia do CITIC Group, um conglomerado estatal chinês. O documento irá proporcionar a participação chinesa em um estudo de viabilidade para a construção de unidades de habitações sociais e escolas de tempo integral em todo território cearense.

“A assinatura do memorando de entendimento (Mou) com a CITIC Construction, considerada uma das 100 maiores construtoras do mundo, é um passo importante para a elaboração do estudo de viabilidade para a construção de unidades de habitações sociais e escolas de tempo integral em nosso estado. O objetivo é implementar no Ceará a tecnologia utilizada pela empresa chinesa”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Em Pequim, o governador Elmano de Freitas visitou a Associação da Amizade (People’s Association for friendship with foreign countries, CPAFFC) e participou de reunião com o presidente da CPAFFC e ex-embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. O momento serviu para estreitar a relação entre China e Ceará, como também atrair mais investimentos para o estado.

Na terceira agenda do dia, a delegação comandada pelo governador Elmano de Freitas visitou a SPIC, que é um conglomerado chinês no setor de energia com mais de 40 anos de história. A empresa já possui investimentos no estado em uma das áreas mais estratégicas e potenciais do Estado, que é a geração por energia solar.

Na reunião, foi discutido o projeto para regulamentar o hidrogênio verde e geração eólica off-shore. “Eu, como governador, não posso deixar passar essa oportunidade de capacitar a população e inserir o nosso estado como líder nacional no desenvolvimento e operação da cadeia produtiva de energias renováveis”, destacou Elmano de Freitas, colocado o Ceará como detentor de um sistema de educação que vem demonstrando resultados concretos como consequência dos investimentos recentes em ensino profissionalizante.

Ele destacou ainda que o principal objetivo da visita é estreitar os laços com a SPIC para buscar ainda mais alternativas para que os jovens cearenses tenham as habilidades e competências necessárias para trabalhar em um mundo cada vez mais automatizado, digitalizado e sustentável.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará Sem Fome deve ultrapassar a marca de 60 cozinhas nos próximos dias

Em todo o Ceará, 50 cozinhas do Programa Ceará Sem Fome serão inauguradas nos próximos dias, somando-se às 13 já em atividade em Fortaleza. Com as novas unidades, a Capital contará com 51 cozinhas e as outras estarão em São Gonçalo do Amarante (6), Paraipaba (2) e Caucaia (4). Na manhã desta segunda-feira (11), o governador em exercício do Ceará, Evandro Leitão, visitou a cozinha da Associação Comunitária São Vicente de Paula, localizada na Comunidade das Quadras, em Fortaleza. Ele esteve acompanhado da primeira-dama Lia Freitas.

Diariamente, cada cozinha distribui 100 alimentações prontas para pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. Evandro Leitão ressaltou que o governador Elmano de Freitas, quando assumiu o Governo do Ceará, tinha como um dos principais compromissos o programa Ceará sem Fome para trazer segurança alimentar aos cearenses. “Estar aqui é motivo de muita satisfação, porque o Ceará Sem Fome dá condição aos mais vulneráveis de terem acesso à alimentação diária”, apontou, alertando para a necessidade de união para o enfrentamento à fome. “Não podemos suportar e ficar de braços cruzados diante de algo que tanto aflige a sociedade. Estão todos de parabéns, especialmente a primeira-dama que está à frente desse programa”, concluiu Evandro Leitão.

A primeira Cozinha Ceará Sem Fome a iniciar a distribuição de refeições foi a da Associação Comunitária Lagoa do Papicu e Adjacência, em Fortaleza, na última segunda-feira (4). Em uma semana, já são 13 cozinhas em funcionamento, garantindo 1.300 refeições diariamente. O Governo do Ceará deve contar com até 1.298 cozinhas em todo o estado, alcançando a distribuição de 100 mil refeições diárias.

A primeira-dama Lia Freitas reforçou que, além das unidades abertas em Fortaleza, o programa vai se expandir para outras cidades cearenses. “Inicialmente vamos chegar em Caucaia, São Gonçalo e Paraipaba com o apoio da sociedade civil, que aderiu ao programa, e todos os voluntários com o trabalho de solidariedade”, reconheceu Lia Freitas. O foco é atender principalmente pessoas que estejam em insegurança alimentar grave, mas que não foram selecionadas para receber o cartão Ceará Sem Fome.

Gélia Mourão reside na Comunidade das Quadras há 51 anos e sabe o que é passar fome e não ter o que comer e oferecer aos filhos. Ela é voluntária na Associação São Vicente de Paula e, na condição de assistente de cozinha, todos os dias participa diretamente na garantia de pelo menos uma refeição diária para os moradores mais necessitados em seu bairro.

“Tem sido sobrenatural o que eu tenho vivido aqui. A comunidade foi abençoada com esse programa porque a coisa pior que existe é você passar fome. Eu sei, porque eu mesma já passei. Por isso eu me emociono ao ver uma criança ou um idoso recebendo comida de qualidade, preparada com amor e cuidada por nutricionista”, comenta.

Uma das pessoas beneficiadas na comunidade é a dona de casa Andressa da Silva Aquino. Todos os dias vai à Associação garantir o alimento tão necessário para ela, especialmente por ainda estar amamentando o filho Antony. “Tem sido muito importante para nós da comunidade. Amenizou a situação que era muito mais difícil e não tínhamos certeza se conseguiríamos almoçar ou jantar. Agora a realidade é outra é bem melhor”, comemorou Andressa.

Ceará Sem Fome
Em junho, após o lançamento do grande Pacto por um Ceará Sem Fome, o Governo iniciou a entrega de mais de 43 mil cartões carregados com R$ 300 para famílias cearenses em extrema pobreza, nos 184 municípios. Já são quase R$ 37 milhões circulando na economia das cidades. A estimativa é que o benefício, executado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), atenda mais de R$ 200 mil pessoas.

As Cozinhas Ceará Sem Fome também vêm com o papel de aproximação com a população, sendo possível identificar pessoas, por exemplo, que não possuem registro civil, e consequentemente, não têm acesso ao sistema de saúde e de educação.

Simultaneamente à parte emergencial do programa, o Ceará Sem Fome também possui o viés estruturante, que pensa e executa ações que gerem emprego e renda para as pessoas que sejam beneficiárias do CadÚnico, por meio de um pacto entre poder público, sociedade civil e entidades privadas.

Na estrutura do programa, foi criado o Comitê Intersetorial de Governança do Programa, que compreende 15 secretarias estaduais, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), a Cruz Vermelha, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e a sociedade civil. O intuito é a articulação intersetorial para a elaboração, o monitoramento e a avaliação de políticas de combate à fome.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Governo do Ceará lança mais de 11 mil novas vagas de qualificação profissional

O governador do Ceará em exercício, Evandro Leitão, anunciou, nesta segunda-feira (11), 11.560 novas vagas de qualificação profissional através do programa Criando Oportunidades, ação coordenada pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O investimento com a ação será de R$ 11,1 milhões. A solenidade, que aconteceu no Complexo Social Mais Infância do Cristo Redentor, em Fortaleza, também contou com a presença da titular da SPS, Onélia Santana.

Evandro Leitão destacou que o verdadeiro investimento realizado na solenidade desta segunda-feira é em cada cearense, no capital humano que move o estado. “Esse é o grande legado que podemos deixar para a sociedade: investir em capital humano. Estamos investindo em jovens, mulheres, em diversas pessoas que estão buscando capacitação para que possam alavancar seus sonhos, para conseguir uma condição melhor para suas vidas. E uma vida digna também é buscar novas oportunidades”, disse.

O Criando Oportunidades atua em todo o Ceará capacitando mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, jovens a partir dos 16 anos, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis. Nos últimos sete anos, mais de 45 mil pessoas já foram capacitadas.

Onélia Santana lembrou que o participante que obtiver no mínimo 75% de presença durante as aulas, receberá um kit instrumental de trabalho. “São novas oportunidades para mulheres, jovens, pessoas em busca do primeiro emprego. Além da capacitação, essa pessoa também ganha um kit para iniciar seu trabalho caso cumpra a taxa mínima de frequência. Uma costureira, recebe uma máquina de costura; a manicure da mesma forma, com suas ferramentas. São várias áreas disponíveis para que a pessoa possa ganhar seu dinheiro e seguir sua vida”, comentou.

Durante a solenidade, 40 concludentes dos cursos de confeiteiro e assistente administrativo receberam seus certificados e o respectivo kit de instrumentos de trabalho.

Diversidade de cursos
Através do Criando Oportunidades, cearenses de todos os 184 municípios do estado podem acessar cursos em vários segmentos do mercado de trabalho. São ofertadas capacitações nas áreas administrativa, de beleza, cozinha, construção civil, corte e costura, entre outros. A carga horária é de 100 horas.

Os interessados devem se inscrever no site da SPS. No interior, os interessados devem procurar as secretarias municipais de assistência social para outras informações.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Envolvido até os dentes, diz Lula sobre Bolsonaro e tentativa de golpe

Ao comentar o acordo de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Bolsonaro estava “envolvido até os dentes” no que chamou de perspectiva de golpe de Estado.

“Acho que ele está altamente comprometido. A cada dia, vão aparecendo as coisas e, a cada dia, vamos ter certeza de que havia a perspectiva de golpe e que o ex-presidente estava envolvido nela até os dentes. É isso que vai ficar claro.”

Durante coletiva de imprensa em Nova Déli, na Índia, Lula evitou comentar detalhes do acordo de delação homologado no sábado (9) pelo Supremo Tribunal Federal. “Não sei o que está lá. Só sabe o delegado que ouviu e o coronel que prestou depoimento. O resto é especulação”.

“O tempo vai se encarregar. A única chance que ele [Bolsonaro] tinha de não participar disso era quando ele estava preocupado em vender as joias. Fora isso, ele é o responsável por parte das coisas ruins que aconteceram no nosso país.

Fonte: Agência Brasil

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Na China, Elmano de Freitas visita parque de geração de energia renovável

O governador Elmano de Freitas deu início, na manhã deste domingo (10), a agenda em Pequim, na China. Em seu primeiro dia de compromissos no país asiático, o chefe do Executivo cearense visitou a Zona de Demonstração de Hidrogênio para Energia do distrito de Daxing, onde teve a oportunidade de conhecer o potencial desta fonte de energia renovável e trocar experiência sobre o assunto.

“Iniciei a agenda na China em busca de mais investimentos para o Ceará”, comentou o governador nas redes sociais. O parque visitado, em funcionamento desde 2021, conta com mais de 170 empresas chinesas e internacionais que investem na cadeia produtiva para geração de energia por meio do hidrogênio.

Com o objetivo de cada vez mais investir na produção de energia renovável no Ceará, e sendo Estado brasileiro com mais memorando de intenção assinados para a produção de Hidrogênio Verde (H2V) – com 32 documentos até o momento-, o governador definiu a visita como uma importante “troca de experiências” e demonstrou interesse em estreitar os laços com o desenvolvimento e implementação de um intercâmbio entre as universidades da China e do Ceará.

“Foi um momento de troca de experiências nessa área que tem se consolidado no Ceará. O nosso estado tem grande potencial na produção de energia renovável. O objetivo é fortalecer o intercâmbio entre as universidades da China e do Ceará para troca de tecnologia e conhecimento na área”, ressaltou Elmano. Ao fim da agenda, o governador acompanhou uma estação de abastecimento de hidrogênio em operação, na qual um ônibus estava sendo abastecido em seu tanque de 35kg de hidrogênio.

Indústria em potencial para o CIPP
A segunda parada do chefe do Executivo cearense, foi na fábrica de produção de pré-moldados da Sany Construções, onde teve a oportunidade de conhecer a tecnologia de produção de pré-moldados para a construção de habitações populares. O local impressionou a comitiva pela dimensão, tecnologia e automação.

“O objetivo dessa visita é identificar o potencial para a instalação de uma fábrica desse tipo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)”, explicou o governador nas redes sociais. “O empreendimento representa mais desenvolvimento e emprego para os cearenses”, completou.

De acordo com a Vice-Presidente Financeira do CIPP, Rebeca do Carmo Oliveira, “a estrutura do complexo está pronta para receber uma indústria para produção de pré-moldados agregando valor a indústria cimenteira já presente na área”. Após a visita, o governador seguiu, junto a comitiva, para inspeção em modelos de casas que utilizam pré-moldados fabricados no local.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Projeto Cine Bom de Praça acontece em 6 municípios do Cariri; veja programação

O projeto Cine Bom de Praça vai promover exibições gratuitas dos filmes ‘Cine Holliúdy’ e ‘Pequenos Guerreiros’ em seis municípios da região do Cariri. O lançamento acontece às 18h da próxima segunda-feira (11), em Missão Velha. Barbalha, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito e Juazeiro do Norte também receberão a estrutura de cinema itinerante, que será montada ao ar livre. A programação segue até o próximo dia 23.

O evento tem como expectativa reunir cerca de 4 mil pessoas nas sessões. Os mascotes da Cagece, Pingo e Gota, farão apresentações educativas para as crianças. Além disso, também serão distribuídas unidades do copo da Água de Beber da Cagece.

De acordo com Natália Bezerra, técnica social da Gerência de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, o momento é de representação do trabalho que a companhia realiza dentro das comunidades. “Nós estamos caminhando juntos para um bem maior que é proporcionar o saneamento básico”, explica.

Natália reforça que a presença dos mascotes representa a importância da água de qualidade, que resulta em saúde, bem-estar e qualidade de vida para a população. “O momento lúdico encanta crianças, jovens e adultos e tem como objetivo representar o serviço da Cagece enquanto qualidade de vida”, pontua a técnica social.

Cine Bom de Praça
Os filmes foram escolhidos com objetivo de valorizar a cultura cearense e aproximar os moradores em questões que envolvem desde o saneamento básico à cultura.

Cine Holliúdy

Nos anos 70, habitantes de uma cidade do interior passaram a desfrutar de um bem até então desconhecido: a televisão. Porém, o aparelho afastou as pessoas do cinema. Agora, cabe ao proprietário do cinema local tentar atrair o público de volta. Dirigido por Halder Gomes, o elenco possui nomes como Edmilson Filho, Falcão, Karla Karenina e Haroldo Guimarães.

Pequenos Guerreiros

O casal formado por Dona Maria e Cosme decide viajar até a cidade de Barbalha para pagar uma promessa. Eles são acompanhados pelo filho Benedito e os sobrinhos Bruna e Matheuzinho. Enquanto exploram a natureza local e os costumes do sertão, as três crianças vivem uma aventura que as unirá para sempre. Dirigido por Bárbara Cariry, o filme teve parte das cenas gravadas em cidades da região.

Cronograma de exibições

Missão Velha

11/09 às 18h

Praça Monsenhor Horácio – Rua João Nogueira Jucá – Centro.

Barbalha

13/09 e 14/09 às 18h

Pracinha de Santa Teresinha – Av. Gustavo Barroso, na altura do Nº 560 – Santo Antônio.

Santana do Cariri

16/09 às 18h

Praça Tereza Cabral – Rua Patativa do Assaré, S/N.

Nova Olinda

18/09 às 18h

Pátio da Prefeitura Municipal – Av. Perimetral Sul, 1065 – Centro.

Farias Brito

20/09 às 18h

Parque de Vaquejada Silva Antero – Rua Aracy Freitas Francelino, S/N – Boa Vista.

Juazeiro do Norte

22/09 e 23/09 às 18h

Praça do CC – Rua Senhor do Bonfim, S/N – João Cabral.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

11 de setembro

1836 – Os rebeldes farroupilhas proclamam a República Rio-Grandense, durante a Guerra dos Farrapos.
1973 – Palácio de La Moneda é bombardeado, encadeando o golpe de Estado no Chile que estabelece uma ditadura militar no país até 1990.
2001 – Têm início os ataques terroristas da Al Qaeda às Torres Gêmeas (foto) de Nova Iorque e ao Pentágono em Washington.

Nasceram neste dia…
1903 – Theodor Adorno, filósofo alemão (m. 1969).
1940 – Brian De Palma, cineasta norte-americano.
1945 – Franz Beckenbauer, ex-futebolista alemão.

Morreram neste dia…
1891 – Antero de Quental, escritor português (n. 1842).
1971 – Nikita Kruschov, político e estadista soviético (n. 1894).
1973 – Salvador Allende, médico, político e presidente do Chile (n. 1908).

Fonte: Wikipédia

AddThis