Por falta de manutenção, criança leva choque em quadra de esportes em Barbalha

Foto meramente ilustrativa
Na noite desta quarta-feira (27), uma criança de 11 anos foi vítima de um choque elétrico na quadra do Sítio Lagoa, em Barbalha. A mesma foi arremessada a alguns metros com o impacto. Por sorte, se encontra bem depois do susto que passou.

Nas redes sociais, a mãe fez um apelo ao prefeito Argemiro Sampaio, para que providências sejam tomadas antes que uma tragédia maior venha acontecer. Não é de hoje que nossa redação recebe reclamações de falta de manutenção física e elétrica em muitos equipamentos do município.

Veja o apelo que a mãe da criança fez nas redes sociais:


Curta nossa página no Facebook

Espelho de Educação para o país, Camilo apresenta modelo de tempo integral do Ceará em evento nacional

O governador Camilo Santana apresentou nesta manhã, em São Paulo, o modelo de educação em tempo integral do Ceará durante o evento “Perspectivas e fortalecimento da política de ensino médio integral nos estados”. O seminário foi organizado pelo Instituto Natura e contou ainda com a participação dos governadores Paulo Câmara (PE) e Waldez Góis (AP), além de secretários estaduais, municipais e educadores.

Atualmente, uma em cada três escolas de ensino médio do Ceará funciona em Tempo Integral (252 unidades, sendo 130 de ensino médio regular e 122 profissionalizantes). Pelo menos 90 mil estudantes cearenses cursam atualmente o sistema em tempo integral.

“Essa é uma grande ação que o estado tem feito para melhorar a qualidade da educação, proteger nossa juventude e também gerar oportunidades de emprego aos nossos jovens. O aluno passa o dia na escola. No primeiro período ele faz a grade curricular normal. No segundo ele tem a oportunidade de realizar cursos profissionalizantes, informática, atividades esportivas e artísticas”, disse Camilo Santana.

Durante sua fala, o governador citou ainda o trabalho que é realizado em todo o estado no ensino fundamental, em parceria com os municípios. Atualmente, 82 das 100 melhores escolas do país estão no Ceará, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação.

“Esses índices que o Ceará atingiu mostram que, com pactuação, planejamento e investimento, é possível alcançar ótimos resultados. Não tenho dúvida de que a educação é o melhor caminho para termos um Ceará e um país cada vez mais desenvolvidos, com menos violência e menos desigualdade.”, afirmou o governador do Estado.

Recentemente, o Governo do Estado do Ceará foi homenageado com o prêmio Lide Educação 2019 pelos resultados na área, em evento realizado pelo Instituto Ayrton Senna.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

Cariri volta a receber chuvas nesta quarta-feira (27) e clima se mantém mais agradável

Os municípios da região do Cariri voltaram a receber chuvas nesta quarta-feira (27). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município de Missão Velha registrou a maior precipitação (54 milímetros) entre as 7h desta terça-feira (26) e as 7h de hoje (27). A última cidade a contabilizar pluviosidade com mais de 50 milímetros foi Potengi (58.0 mm), também na região do Cariri, em 21 de outubro deste ano.

Na sequência estão as cidades de Mauriti (41.5 mm), Penaforte (36.0 mm), Milagres (28.4 mm), Brejo Santo (23.0 mm), Barro (22.2 mm) e Santana do Cariri (22.0 mm). Os dados do intervalo ainda são parciais e devem ser atualizados ao longo do dia conforme as informações dos postos da Funceme. Fora da região caririense, a Funceme registrou precipitações apenas na cidades de Itapiúna (4 mm) e Mulungu (0,2 mm), no Maciço de Baturité; e Maranguape, no litoral cearense, com 0,6 milímetros. 

Temperatura
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura prevista para hoje nos municípios caririenses deve ficar entre entre 21°C (mínima) e 38°C (máxima). Com estas precipitações, o clima começa a ficar mais agradável na região.

A previsão da Funceme para esta quarta-feira (27) é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na região do Cariri e sul dos Inhamuns. Além disso, também pode chover nos litorais de Fortaleza e Pecém. Nos satélites do órgão é possível observar nuvens baixas sobre o Ceará.

Desde o início da semana a macrorregião do Cariri registra chuvas. Entre domingo (24) e segunda-feira (25), a região registrou precipitações mais leves, valores que aumentaram ao longo da terça-feira (26) e manhã desta quarta-feira. A tendência deve se manter até o fim da semana.

Previsões

Quarta-feira (27): Nebulosidade variável com possibilidade de chuva nos litorais de Fortaleza e do Pecém, no Cariri e no sul dos Inhamuns. Nas demais regiões, nebulosidade variável

Quinta-feira (28): Nebulosidade variável em todas as regiões

Sexta-feira (29): Nebulosidade variável em todas as regiões

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Hemoce celebra semana do doador voluntário de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, preparou uma programação especial que acontece até o próximo sábado (30), nas unidades em Fortaleza e no interior do Estado, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, festejado nesta segunda-feira (25).

A estudante Ruth Ribeiro, 23 anos, veio comemorar o seu dia do doador realizando um gesto de solidariedade. Ruth veio acompanhada do pai Francisco de Sousa, seu principal incentivador. “Meu pai sempre vinha doar e desde os meus 15 anos já ficava planejando como seria a minha vez, quando completei 16 anos, realizei a minha primeira doação lado a lado com meu pai. A minha maior motivação foi ele devido crescido o vendo doar”, conta a estudante.

A doação de sangue é um gesto solidário e voluntário que ajuda a salvar vidas de pessoas desconhecidas. Motivado por esse pensamento, Francisco de Sousa, 51 anos, iniciou a conscientização da filha desde cedo.

“A explicação começou dentro de casa, antes dela doar já explicava o quanto esse gesto salva vidas e falava que quando ela começasse a doar sangue, mais quatro vidas seriam salvas por conta de sua atitude. Sinto-me orgulhoso por fazermos essa ação juntos e por saber que fui seu exemplo”, ressalta o doador.

O Hemoce recebe anualmente mais de 100 mil doações, pessoas que assim como Francisco e Ruth reservam parte do seu tempo para a doação de sangue.

“Sou doador há cerca de 20 anos, já realizei 36 doações, todas elas de forma voluntária. O que me motiva ajudar o próximo, é o fato de acontecer muitos acidentes e várias pessoas precisarem de transfusão. Sempre penso que posso fazer a minha parte”, conclui Francisco de Sousa.

Nova campanha
Para intensificar a conscientização da sociedade em ser um doador e manter o gesto com regularidade, o Hemoce lançou na segunda, 25, a nova campanha “Em Cada Laço de Sangue, Nasce Uma Nova Família”. A ideia traz o conceito que laços que são formados por quem doa e recebe sangue, laços estes semelhantes aos de pai e filha, independente de idade, raça, sexo e gênero. O material está sendo divulgado em todo o Ceará.

Semana do Doador de Sangue
Durante toda a semana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia promove ações como serviços de saúde, beleza e bem-estar na sede em Fortaleza e nos hemocentros regionais localizados nas cidades de Quixadá, Iguatu, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.

No sábado (30), haverá uma programação especial na unidade do Hemoce na Praça das Flores, com serviços de massoterapia, avaliação nutricional, espaço infantil, aferição de pressão arterial e glicemia.

“Convidamos a todos para participarem dessa festa da solidariedade. Durante o mês de novembro a gente já começa a preparar os estoques de sangue para as demandas do final do ano, portanto contamos com nossos voluntários para vir doar, convidar amigos e familiares para fazer parte desse momento”, reforça Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Hemocentros regionais
Ainda no dia 30, em Juazeiro do Norte, o sanfoneiro Fábio Carneirinho fará um pocket show para os voluntários. No Hemoce de Sobral, os voluntários poderão desfrutar de serviços como massoterapia, SPA dos pés, e música ao vivo. Em Iguatu, a programação contará com serviços de maquiagem e limpeza de pele. No hemocentro de Quixadá terá apresentação cultural e música ao vivo.

Dia do Doador Voluntário
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi criado por meio do Decreto de Lei nº 53.998, em 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, estabelecendo o dia 25 de novembro como Dia do Doador de Sangue em todo o Brasil.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

Juazeiro do Norte recebe o XI Festival das Flores de Holambra a partir desta sexta-feira (28)

O Festival das Flores de Holambra, um dos eventos mais aguardados do Cariri, será realizado mais uma vez em Juazeiro do Norte, entre os dias 28 de novembro e 08 de dezembro.

Esta é a décima primeira edição do evento, que volta a acontecer na Praça Padre Cícero, no Centro de Juazeiro do Norte.

Estão sendo aguardadas, pelo menos, 200 espécies de flores e plantas vindas diretamente da cidade de Holambra, em São Paulo, considerada a maior produtora de flores do Brasil. 

Plantas e flores ornamentais, algumas delas raras, estarão colorindo e perfumando Juazeiro do Norte e o Cariri. No catálogo consta uma grande variedade de orquídeas, além de gérberas, violetas, rosas, samambaias, cactos e muitas outras. Bonsais, plantas frutíferas e carnívoras, sempre muito procuradas, são espécies que fazem o sucesso de vendas, principalmente entre crianças e jovens. Outro destaque, devido à proximidade das festas natalinas, são as variedades de tuias, também conhecidas como pinheiros.

As plantas comercializadas são facilmente adaptáveis ao clima da Região. Cultivadores permanecerão no local da feira, disponíveis para a orientação dos clientes sobre os cuidados necessários para que as plantas se desenvolvam bonitas e saudáveis. Adubos e fertilizantes de qualidade também são comercializados. 

O Festival das Flores de Holambra no Cariri possui preços convidativos e bem acessíveis, e o pagamento pode ser facilitado no cartão de crédito, o que torna esse festival uma boa opção para se presentear parentes e amigos.

Cerca de 15 mil pessoas devem passar pelo evento, tornando o Festival das Flores de Holambra um atrativo para a população de Juazeiro do Norte e Região. Pessoas de várias cidades caririenses, dos estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí, também visitam a feira, movimentando o comércio e contribuindo para injeção de recursos na economia local. 

O enorme stand climatizado será instalado em plena Praça Padre Cícero, com o objetivo de abrigar as plantas e flores e oferecer mais conforto aos visitantes. O espaço contará ainda com música ambiente e uma cantina para lanches. O horário de funcionamento é das 8 às 20h, diariamente, sem intervalos. 

Serviço:

XI Festival das Flores de Holambra no Cariri
Quando: de 28 de novembro a 08 de dezembro de 2019
Local: Praça Padre Cícero.
Entrada gratuita

Curta nossa página no Facebook

Com o preço da carne em alta, Brasil bate recorde histórico no consumo de ovos

Como alternativa para a carne, o consumo de ovos está batendo recorde.

Na casa da professora Célia Martins do Nascimento, ele está sempre lá, pronto para ser levado da geladeira para a frigideira.

“Bem mais econômico, bem mais barato do que carne. Carne está um absurdo de caro”.

A cuidadora de idosos Lídia Fátima Prestes compra uma dúzia e meia toda semana. Mas quem come tanto ovo assim?

“Eu e meu marido. A gente come bastante. É ovinho quente de manhã. É omelete no almoço. Ovinho frito da tarde. A gente come bastante”.

O ovo está ganhando cada vez mais espaço no nosso prato. Tanto que o Brasil deve alcançar pela primeira vez a média mundial de consumo. Quando 2019 terminar, cada um de nós vai ter comido em média 230 ovos. É quase o dobro do que a gente consumia há dez anos.

Essa mudança de hábito está associada ao preço do ovo. Comparado com as outras proteínas animais como carne ou frango, é a mais barata. E tem reflexo em toda a cadeia de produção.

As granjas estão investindo em tecnologia. Em 2019, a produção de ovos no país deve chegar a nove bilhões de unidades. São 93 mil por segundo.

As fábricas de embalagem têm que acompanhar o ritmo. “A gente acredita no crescimento do mercado, tanto é que a gente está expandindo a empresa na Região Nordeste pelo incremento no consumo e na produção de ovos”, explicou Edson Roberto Donzeli, gerente-geral.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Projeto de Lei prevê expansão de CNH gratuita para todo o Brasil

Atualmente adotada em sete Estados Brasileiros - Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul -, a CNH Social (ou gratuita) pode se expandir por todo o território brasileiro dentro de pouco tempo.

Pelo menos é isso o que pretende alcançar o Projeto de Lei 3904/2019, de autoria do deputado federal Emerson Miguel Petriv, também conhecido como Boca Aberta, do PROS/PR.

A intenção do PL apresentado pelo deputado Boca Aberta é garantir acesso ao documento, principalmente para fins profissionais, à parcela da população que não tem condições de arcar com os quase R$ 2 mil necessários para tirar a habilitação nas categorias A ou B.

O deputado explicou qual a principal intenção do projeto, que rotulou de "arroz com feijão" e "viável de se fazer". Para Boca Aberta, a aprovação do PL será fundamental até na luta contra o desemprego.

"Esse projeto é 'arroz com feijão', mas importante para levar a gratuidade às pessoas de baixa renda. Aqui no Paraná, por exemplo, você gasta mais ou menos R$ 3 mil. É muito caro para o trabalhador, para a trabalhadora e para os filhos deles. Hoje vai todo mundo de pé e apertado no ônibus, que mais parece uma lata de sardinha", comparou.

"A habilitação há muito tempo é um meio de você arrumar um emprego também, assim como você mexer na internet hoje é um fator preponderante para isso. Para ter uma rendinha e conseguir ganhar um pouco mais é necessário ter habilitação. O projeto vem de encontro ao anseio da sociedade e vai beneficiar milhares de centenas de famílias. Está aprovado em outros Estados e é viável de se fazer", emendou o paranaense.

O projeto, que garante aos cidadão de baixa renda o direito de tirar a carteira de habilitação sem arcar com qualquer custo, tem alguns requisitos básicos que precisam ser avaliados antes da concessão.

Além da necessidade de comprovar que vive em uma condição de baixa renda, o cidadão que pleitear a CNH Social precisará se enquadrar dentro das seguintes especificações:
  • Ter idade mínima de 18 anos para a categoria B, que permite condução de veículos com até 8 passageiros;
  • Possuir 21 anos no mínimo, ou dois anos de carta com categoria B, para também ser liberado a usufruir da categoria D, voltada para veículos de carga;
  • Residir no Estado em que está pleiteando a documentação por no mínimo dois anos;
  • Ter concluído o nível básico da educação, ou seja, saber ler e escrever;
  • Possuir renda familiar de 2 a 3 salários mínimos por pessoa.
Exames complementares para a emissão da CNH, como os psicotécnicos, médicos e de aptidão física também seriam contemplados pela gratuidade de acordo com a ideia do deputado paranaense.

Para ser aprovado na Câmara, o Projeto de Lei será analisado previamente por órgãos de diferentes setores, como Viação e Transportes, Finanças e Tributação e Constituição de Justiça e de Cidadania.

Como funciona hoje
O atual sistema que permite a expedição da CNH Social funciona de forma diferente em cada uma dos sete Estados brasileiros que adotam a medida.

Há casos em que os interessados precisam se cadastrar no site do Detran, e outros em que é necessário comparecer a uma auto escola credenciada para preencher o formulário de inscrição.

No ato da inscrição, as informações básicas que precisarão ser preenchidas pelo candidato são as seguintes: nome, data de nascimento, endereço, profissão e número de identificação social (NIS) ou outro de identificação de programas do Governo Federal.

Após terminadas as inscrições, o órgão responsável pela emissão da CNH Social seleciona aqueles que julga ter menos condições de pagar pelo documento.

Maiores informações sobre o que é necessário para pleitear a gratuidade podem sem obtidas diretamente no site oficial do programa da CNH Social (https://cnhsocial.com.br/).

Mudança no sistema de pontos
Boca Aberta também pretende mexer no atual sistema de pontuação para motoristas infratores. O Projeto de Lei 3919/2019, outro de autoria do deputado, prevê o fim da penalização desta forma para motoristas profissionais nas categorias C, D e E, e tem como principais beneficiários os caminhoneiros.

Segundo consta no projeto elaborado pelo deputado, "alcançar 20 pontos está cada dia mais comum na conjuntura brasileira e, no caso dos condutores que exercem a atividade de motoristas profissionais, o problema é ainda mais grave, já que a carteira de habilitação é o seu instrumento de trabalho, sem o qual não tem condições de exercer a sua profissão".

"Esse projeto vai beneficiar diretamente o universo dos caminhoneiros, que são as pessoas que levam o progresso para o Brasil. É para glorificar os motoristas profissionais e em especial o caminhoneiro, que trabalha 24 horas na boleia e, por furar um sinal vermelho leva 7 pontos na carteira. Se levar três, terá que parar o trabalho, entregar a habilitação e passar por uma reciclagem. Quem levará o sustento para a casa dele?", questionou.

A PL prevê que tais motoristas sejam apenas multados, enquanto os que pertencerem às categorias A e B continuariam sujeitos às sanções financeiras e também ao sistema de pontuação, perdendo o direito de dirigir por 12 meses ao estourar o limite de 20 pontos.

Os motoristas profissionais não estariam livres, no entanto, de penalidades aplicadas no caso de condutas consideradas crimes de trânsito, como, por exemplo, dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas.

"Evidentemente que não daremos um cheque em branco aos motoristas profissionais e aos caminhoneiros para que eles cometam irregularidades, como alguns espíritos de porco estão dizendo. É apenas com a intenção de manter o emprego do caminhoneiro e do profissional, que hoje vende o almoço para pagar a janta", concluiu.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

27 de novembro

1199 - É fundada a cidade da Guarda, Portugal, através do Foral de D. Sancho I.
1941 - Batalha de Moscovo: as forças nazis chegam ao ponto mais a Leste da capital russa.
2001 - O Telescópio espacial Hubble detecta sódio na atmosfera do planeta Osíris, a primeira atmosfera planetária fora do Sistema Solar a ser medida.

Nasceram neste dia…
1701 - Anders Celsius, astrônomo sueco, criador da escala de temperatura Celsius (m. 1744).
1595 - Alessandro Algardi, escultor e arquiteto italiano (m. 1654).
1940 - Bruce Lee (foto), ator sino-americano (m. 1973).

Morreram neste dia…
1852 - Ada Lovelace, programadora britânica (n. 1815).
1895 - Alexandre Dumas, filho, escritor francês (n. 1824).
1971 - Barão de Itararé, jornalista e articulista brasileiro (n. 1895).

Fonte: Wikipédia

Nova regra do Ibama torna mais difícil multar madeireiro ilegal

A aplicação de multas a serrarias que compram madeira de origem ilegal, com registro fraudado, só será possível se o fiscal puder comprovar que há "indícios da participação ou ciência quanto a ilicitude" por parte do infrator.

A decisão é do presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, e foi publicada na última quinta-feira (14). A regra se aplica à compra de madeira extraída ilegalmente e comercializada com base em Documentos de Origem Florestal (DOFs) fraudados para simular uma origem legal.

Antes da resolução, a negociação de madeira com registro fraudado poderia ser alvo de multas do Ibama e de outras punições, como embargos e advertências, sem a necessidade de comprovar que o comprador tinha participado ou conhecido a fraude.

Para fiscais ouvidos pelo G1, a norma dificulta a fiscalização por conta da dificuldade em obter os "indícios" que a nova instrução exige. A reportagem entrou em contato com o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente, mas não obteve retorno até o momento.

O DOF é o principal recurso para certificar a origem da madeira vendida no Brasil. Trata-se da licença exigida para transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa, como toras de madeira e madeira serrada. Apesar disso, ela é frequentemente fraudado por serrarias e madeireiras para que a madeira extraída ilegalmente possa burlar a fiscalização.

O despacho do Ibama, ao qual o G1 teve acesso, define em quais situações os fiscais podem aplicar as multas.

"Se há indícios suficientes de ciência da fraude ou mesmo de descumprimento de deveres exigíveis àquele que adquire a mercadoria, (...) presente estará o nexo causal. Contudo, caso não estejam presentes os indícios suficientes como apontado acima, rompido estará o nexo causal e não será possível a imputação de infração ao adquirente." - Despacho do Ibama de 14/11

A decisão foi assinada poucos dias antes da divulgação da taxa oficial de desmatamento na Amazônia. A área desmatada na região foi de 9.762 km² entre agosto de 2018 e julho de 2019, de acordo com números oficiais do governo federal divulgados nesta segunda-feira (18) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Trata-se de um aumento de 29,5% em relação ao período anterior.

Fraudes do DOF
Casos de fraude no registro conhecido como DOF são comuns e frequentemente viram alvo de operações policiais.

Em julho, a Polícia Federal deflagrou uma operação para desmantelar um esquema de emissão de DOFs fraudados. A fraude revelada pela PF envolveu 22 madeireiras de 5 estados que cometeram as irregularidades entre 2014 e 2017. Foram apreendidos 260.000 metros cúbicos de madeira em operações que movimentaram cerca de R$ 80 milhões.

Donos das firmas usavam laranjas e empresas de fachada para conseguir a emissão de DOFs para lotes de madeira extraída ilegalmente. As fraudes eram feitas no sistema do Ibama que gerencia a expedição dos DOFs.

Fonte: G1

Curta nossa página no Facebook

Projeto Vocalize realiza intervenção em Juazeiro do Norte

O centro de Juazeiro do Norte acordou nesta segunda (25) com vários cartazes espalhados pela cidade. A ação foi realizada pelo Projeto Vocalize com o objetivo de divulgar a segunda temporada do projeto, que irá lançar cinco novos artistas no cenário musical caririense.

“Queremos que todo o Cariri conheça o Vocalize, por esse motivo tivemos a ideia de realizar uma intervenção artística pela cidade, espalhando alguns lambes, principalmente no centro de Juazeiro, onde o fluxo de pessoas é maior”, disse Saulo Mota, idealizador do projeto. 

Este ano, cinco novos artistas foram selecionados, com estilos musicais que variam desde MPB ao pop-rock. A cada mês uma nova música será lançada. A primeira será do artista Levi Alexandre, estudante de Música na Universidade Federal do Cariri (UFCA). “Este é o meu primeiro single, então é muito importante para mim como artista compartilhar com todos o meu trabalho autoral”, disse Levi. 

A música “Paixão de Um Poeta” será lançada no dia 30 de novembro em todas as plataformas digitais. Você também pode acompanhar os próximos lançamentos pelo instagram do projeto: @projeto_vocalize

Show de estreia
No último dia 15 de novembro, a segunda temporada do Projeto Vocalize realizou seu show de estreia no Cangaço Bar. Além da apresentação dos cincos novos artista que o projeto está produzindo, a noite contou também com a participação de Davi Martins e Felipe Rodri, que foram selecionados no primeiro ano do Vocalize. Cerca de 300 pessoas estiveram no local para prestigiar o momento. 

A próxima apresentação será no dia 11 de dezembro no Sesc Juazeiro, a partir das 19h. O ingresso pode ser adquirido no dia, basta levar um produto de higiene pessoal, que será doado para instituições carentes.

Projeto Vocalize
É uma ação cultural independente, atuante na região do Cariri a dois anos. Tem como principal objetivo incentivar e dar suporte à produção de trabalhos autorais da região. Todo ano o projeto abre um edital para selecionar novos artistas e lançar no cenário musical. 

Eles recebem todo o suporte desde a gravação da música, divulgação em plataformas digitais, assessoria musical, além da produção de material como ensaio fotográfico e artes gráficas. Ao todo, o projeto já gravou 9 trabalhos autorais. E no final do ano, para apresentar todo o trabalho desenvolvido, são realizadas apresentações musicais pela região.

Curta nossa página no Facebook

Planejamento Regional em Saúde discute estratégias para 45 municípios do Cariri

Cerca de 250 gestores da Saúde da Macrorregião do Cariri estiveram reunidos na 2ª Oficina do Planejamento Regional em Saúde, que conta com a participação de técnicos, coordenadores regionais e secretários de saúde de 45 municípios do Estado. O secretário-executivo de vigilância e regulação, Marcos Gadelha, ressaltou a importância de diálogo entre os municípios para a integração da Redes de Atenção à Saúde (RAS).

“Muitas vezes o trabalho acontece de forma fragmentada, o município fazendo a parte dele na Atenção Primária e o Estado na Atenção Especializada. E no final das contas o paciente precisa de atenção integral. Então, se o paciente for encaminhado para um serviço de atenção básica e precisar migrar para um serviço de atenção terciária, esse fluxo tem que ser contínuo e ininterrupto. Esse processo só acontece se nós, Estado, Município e União trabalharmos juntos, planejarmos juntos, para termos objetivos comuns e a partir daí oferta dentro daquilo que a gente definiu”, destaca o secretário-executivo.

Planejamento
Durante a oficina, os participantes discutiram o cenário assistencial e as RAS relacionando qualidade e resolutividade dos serviços de saúde, como consultas especializadas, exames de apoio ao diagnóstico, cirurgias eletivas, terapias especializadas, internações das unidades de urgência, entre outros serviços de saúde.

Próximo encontro
A terceira etapa acontecerá também em Juazeiro do Norte, nos dias 5 e 6 de dezembro, tendo em vista a elaboração de um Plano de Ação para a Região do Cariri, considerando as ações assistenciais e a solução de problemas identificados durante o Planejamento Regional em Saúde.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

INSS paga segunda parcela do 13º salário de aposentados a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (26), aposentados e pensionistas recebem a segunda parcela do 13º salário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará o depósito até dia 7 de dezembro, na folha de pagamento mensal. 

Os primeiros a receberem o pagamento serão os que recebem até um salário mínimo (até R$ 954) e possuem cartão com final 1, sem considerar o dígito. Quem ganha acima de um salário mínimo começa a receber a partir do dia 3 de dezembro.

Quem tem direito
Por lei, tem direito ao 13º salário quem recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade durante o ano. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor é proporcional ao período recebido.

A primeira parcela do 13º salário, correspondente à metade do valor do benefício, foi antecipada em agosto deste ano. Nesta segunda parcela, correspondente à outra metade, é descontado Imposto de Renda.

Em todo o país, 30,1 milhões de pessoas receberão a segunda parcela do 13º, totalizando 21,4 bilhões de reais.

Assalariados
Para os trabalhadores assalariados, a primeira parcela deve ser depositada até 30 de novembro, conforme determina a lei, e a segunda, até o dia 20 de dezembro.

Fonte: Exame

Curta nossa página no Facebook

Bolsonaro confirma interesse em liberar exportação 'in natura' de madeira nativa da Amazônia

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, neste sábado, a possibilidade de o governo liberar a exportação "in natura" de madeira nativa da Amazônia, o que, hoje, é ilegal.

- É melhor você exportar de forma legalizada do que, de forma clandestina, continuar saindo do Brasil - afirmou ele, em entrevista coletiva na manhã deste sábado, no Rio.

Questionado se confirmava que liberaria a exportação, ele respondeu:

- Depende. Talvez dependa do Parlamento uma medida como essa. O Ricardo Salles (ministro do Meio Ambiente) vai me dar a palavra final na semana que vem.

O interesse do governo em liberar esse tipo de exportação foi informado neste sábado, em uma reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo". Atualmente, a regra ambiental estabelece que o único tipo de madeira que pode ser exportada em sua forma natural (logo após o corte) é a exótica, como o eucalipto e o pinus. Neste caso, os produtores precisam de autorizações estaduais enquanto que no caso de árvores nativas, que são aquelas espécies naturais da floresta, a exportação é proibida.

Bolsonaro foi questionado ainda, pela imprensa internacional presente na entrevista coletiva sobre as queimadas na Amazônia e a perda de aliados do país. O presidente disse ter sofrido uma campanha que buscou atingir o seu governo:

- Primeiro, mudou o presidente do Brasil, não tem mais presidente subserviente a alguns países da Europa. Em governos anteriores, tivemos muito mais focos de incêndio ou de calor do que tivemos nos últimos meses. Foi uma campanha insidiosa buscando atingir o governo brasileiro. Não cedemos, queriam que eu passasse de 14% para 20% o percentual de terra demarcada para índios no Brasil. Não aceitamos isso, então vieram com essa campanha que não deu certo. Tudo foi desmentido e aquele presidente que fez a campanha recolheu-se ao seu devido lugar.

Bolsonaro participou das cerimônias de celebração do 74° aniversário de criação da Brigada de Infantaria Paraquedista e do Jubileu de Ouro e de Prata da Brigada de Infantaria Paraquedista, na Vila Militar. 

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Frequência escolar do Ensino Médio no Ceará cresce e supera médias do Nordeste e do Brasil

A taxa de frequência escolar do Ensino Médio no Ceará, por parte de jovens na faixa etária de 15 a 17 anos, apresentou crescimento de 28,8% entre o segundo trimestre de 2012 e o segundo trimestre de 2019. Em comparação do segundo trimestre deste ano com o mesmo período de 2018, a elevação foi de 2,2%, resultado que coloca o Estado com média de 70%, acima do Nordeste, que teve índice de 58%, e do Brasil com 66%. Esses e outros números estão no Boletim Trimestral da Juventude, que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará.

O trabalho, de autoria do analista de Políticas Públicas do Ipece Victor Hugo de Oliveira Silva, revela que a proporção de jovens de 15 a 17 anos com Ensino Fundamental completo continua apresentando percentuais acima das médias para Nordeste e Brasil, isso desde 2018T2. No entanto, houve uma redução de 1,2% no percentual entre 2018T2 e 2019T2, apesar de, no longo prazo, a variação registrada ter sido de 18,5% entre 2012T2 e 2019T2. Já o número médio de anos de estudos para jovens com idade entre 18 e 29 anos segue uma trajetória crescente. O valor médio alcançou os 11 anos de estudo, menos de 1 ano de diferença para a média nacional. No curto prazo, esse valor cresceu 0,6% (2018T2 a 2019T2), enquanto no longo prazo a variação foi de 10% (2012T2 a 2019T2).

O Estudo
O Boletim Trimestral da Juventude tem como objetivo acompanhar os principais indicadores de educação e mercado de trabalho para a população cearense na faixa etária dos 15 aos 29 anos de idade. O documento fornece, aos gestores públicos e sociedade civil, informações sobre o desempenho da juventude quanto à frequência escolar, conclusão dos ciclos escolares, analfabetismo, média de anos de estudos, população jovem ativa no mercado de trabalho, desocupação, informalidade e médias salariais. Para tanto, este boletim trimestral explora os dados da Pesquisa por Amostra Domiciliar Contínua do IBGE, iniciada em 2012. Os indicadores são calculados com periodicidade trimestral, o que permite observar flutuações ao longo do ano e compará-las com anos precedentes.

Com informações da Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

AddThis