Caririaçu (CE): Sepultados esta manhã os seis corpos das vítimas de acidente em Minas Gerais

Dona Maria, Luzia, Viviane, Nicolas e Zé Maria foram
sepultados em Caririaçu (Foto: Reprodução/Francinilton Soares)
Em horários distintos foram sepultamentos esta manhã os seis corpos das vítimas do trágico acidente envolvendo dois caminhões e uma Van por volta das 5 horas de quarta-feira no km 307 da BR-251 no Norte de Minas Gerais. Cinco foram sepultados no Cemitério Municipal Antonio R. Oliveira de Caririaçu e outro em Juazeiro do Norte. Os corpos chegaram na noite desta sexta-feira após quase 20 horas de traslado desde o IML (Instituto Médico Legal) de Montes Claros (MG) até a região do Cariri.

Em Caririaçu o clima foi de muita comoção envolvendo parentes e amigos e, no cemitério daquela cidade, foram sepultados: Maria Batista do Nascimento, de 76, que morava no Sítio Extrema, Luzia Martiniano da Silva, de 21, que residia no Sítio São Paulo, Maria Viviane Leão dos Santos, de 22, que era moradora da Rua Francisco Barros Marinho, 227 (Conjunto Padre Vicente), Nicolas dos Santos Fernando, de 1 ano, cujos avós moram na Rua Beles Tavares, 149 (Bairro Abílio Dias) e José Maria Nogueira Magalhães, de 38 anos, que era do Sítio Rua Nova.

Já o corpo de Raimundo Ferreira da Silva, que embarcou na Van em Juazeiro do Norte com destino a Minas Gerais, foi sepultado na terra de Padre Cícero. Viviane estava indo para Nova Serrana (MG) em busca de emprego e até foi aconselhada por parentes a não ir, pois não custaria conseguir uma vaga no mercado de trabalho por aqui. Todavia, a jovem manifestou vontade de viajar. Já Luzia tem um filho de apenas um ano e ficou com os pais dela em Caririaçu que pediram para não levar.

Quanto ao bebê que morreu no acidente, este residia em Belo Horizonte e era filho de Cleidiane Santos, de 21 anos, que encontra-se internada no Hospital de Taiobeiras (MG). Ela o trouxe para que os avós pudessem conhecê-lo e nem pôde acompanhar o sepultamento da criança. Neste mesmo hospital, estão outros caririaçuenses que viajavam na Van no caso Maria Glicélia da Silva, também de 21 anos, e Cícero Sebastião Vieira, de 44 anos.

Já Lorena Barbosa da Silva, de 20 anos, fraturou o fêmur e está internada no Hospital de Salinas. A colisão na rodovia federal foi entre dois caminhões e um deles acabou atingindo a tinha deixado o Cariri na noite de terça-feira. O acidente causou as mortes de seis pessoas e deixou outras sete feridas, dentre as quais os motoristas dos caminhões que sofreram ferimentos leves.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



PSB sela acordo para lançar Marina Silva no lugar de Eduardo Campos

O PSB superou as divergências internas e selou acordo para lançar Marina Silva à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos. Ela concordou com a inversão da chapa e deverá ser anunciada oficialmente na próxima quarta-feira (20).

O novo presidente do PSB, Roberto Amaral, era visto como último entrave ao acerto. Sob forte pressão de correligionários, ele se convenceu a apoiar Marina, que disputou o Planalto em 2010 pelo PV.

O PSB agora discutirá a indicação do novo vice na chapa presidencial. O deputado gaúcho Beto Albuquerque, hoje candidato ao Senado, é o mais cotado para a vaga.

"A candidatura de Marina contempla nosso projeto. Será uma solução de continuidade. O PSB indicará o novo vice", disse Amaral à Folha.

Depois de uma reunião com Marina, o coordenador da Rede Sustentabilidade, Bazileu Margarido, confirmou à reportagem que ela aceita disputar a Presidência.

"Com o OK do PSB, ela está à disposição para ser a candidata", disse.

Por respeito à memória de Campos, o anúncio oficial da nova chapa só deverá ser feito três dias depois do enterro, programado para o domingo (17), em reunião da executiva nacional do PSB.

A negociação se acelerou após Marina receber apoio público da família do ex-governador de Pernambuco. Segundo aliados, ela se sentiu revigorada ao conversar com a viúva Renata Campos, que a incentivou a concorrer.

Ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula e considerado próximo ao PT, Roberto Amaral visitou Marina na tarde desta sexta (15). Com seu aval, começou a consultar os governadores do PSB sobre a inversão da chapa.

Ele quer dar caráter coletivo à decisão e agora buscará entendimento sobre o vice até a reunião da executiva. "Vou fazer um trabalho de afunilamento. O ideal é chegar com dois nomes. Ou um", disse.

Além de Albuquerque, que se aproximou de Marina desde que ela aderiu à candidatura de Campos, são vistos como alternativas o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), o ex-deputado Maurício Rands (PSB-PE) e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), ex-ministro da Integração Nacional no governo Dilma Rousseff.

Marina sinalizou ao PSB que respeitará as duas principais exigências do partido: respeitar os acordos regionais fechados à sua revelia, em Estados como Rio e São Paulo, e incorporar o discurso desenvolvimentista.

A ex-senadora disse a pessoas próximas que pretende conduzir a campanha da mesma forma que Campos a conduziria, atuando como líder de uma coligação, e não apenas da Rede, o futuro partido que ela quer criar.

Embora tenha se recusado a falar publicamente sobre política, em respeito ao luto pelo ex-governador, repetiu a aliados que era preciso manter o projeto da chapa.

Ela disse que o PSB foi generoso ao abrigar a Rede em 2013, quando a Justiça Eleitoral negou registro ao partido, e agora é a hora de retribuir.

Fonte: Folha.com



Sua saúde: Sete vacinas que os adultos precisam tomar

Na hora de cuidar da própria saúde, muitos adultos negligenciam as campanhas de vacinação. Em todas as fases de nossa vida, porém, estamos suscetíveis a infecções por vírus e bactérias que, se não tratadas, podem causar muitos problemas.

As doenças crônicas que se manifestam mais na vida adulta são fortes indicadores de que o individuo precisa se vacinar. "As pessoas que estão em grupos de risco, como as pessoas com mais de 60 anos ou aquelas que têm doenças crônicas, devem sempre estar informadas sobre a vacinação", diz o infectologista Paulo Olzon, da Unifesp.

Existem vacinas tanto para bactérias como para vírus. "No primeiro caso, a vacinação é feita para controlar surtos epidemiológicos e, para o caso dos vírus, a imunização normalmente dura a vida toda, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço para garantir que a doença não vai mais voltar", diz Paulo Olzon. Confira sete tipos que merecem estar na sua carteira de vacinação.

1) Vacina dupla tipo adulto - para difteria e tétano
A difteria é causada por uma bactéria, que é contraída pelo contato com secreções de pessoas infectadas. Ela afeta o sistema respiratório, causa febres e dores de cabeça, em casos graves, pode evoluir para uma inflamação no coração.

A toxina da bactéria causadora do tétano compromete os músculos e leva a espasmos involuntários. A musculatura respiratória é uma das mais comprometidas pelo tétano. Se a doença não for tratada precocemente, pode haver uma parada respiratória devido ao comprometimento do diafragma, músculo responsável por boa parte da respiração, levando a morte. Ferir o pé com prego enferrujado que está no chão é uma das formas mais conhecidas do contágio do tétano.

A primeira parte da vacinação contra difteria e tétano é feita em três doses, com intervalo de dois meses. Geralmente, essas três doses são tomadas na infância. Então confira a sua carteira de vacinação para certificar-se se a vacinação está em ordem. Depois delas, o reforço deve ser feito a cada dez anos para que a imunização continue eficaz. É nesse momento que os adultos cometem um erro, deixando a vacina de lado.

2) Vacina Tríplice-viral - para sarampo, caxumba e rubéola
Causado por um vírus, o sarampo é caracterizado por manchas vermelhas no corpo. A transmissão ocorre por via respiratória. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a mortalidade entre crianças saudáveis é mínima, ficando abaixo de 0,2% dos casos. Nos adultos, essa doença é pouco observada, mas como a forma de contágio é simples, os adultos devem ser imunizados para proteger as crianças com quem convivem.

Conhecida por deixar o pescoço inchado, a caxumba também tem transmissão por via respiratória. Mesmo que seja mais comum em crianças, a caxumba apresenta casos mais graves em adultos, podendo causar meningite, encefalite, surdez, inflamação nos testículos ou dos ovários, e mais raramente no pâncreas.

Já a rubéola é caracterizada pelo aumento dos gânglios do pescoço e por manchas avermelhadas na pele, é mais perigosa para gestantes. O vírus pode levar à síndrome da rubéola congênita, que prejudica a formação do bebê nos três primeiros meses de gravidez. A síndrome causa surdez, má-formação cardíaca, catarata e atraso no desenvolvimento.

O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa quando era criança e se tiver nascido depois de 1960. O Ministério da Saúde considera que as pessoas que nasceram antes dessa data já tiveram essas doenças e estão imunizados, ou já foram vacinados anteriormente.

Mesmo que todos com essas características devam ser vacinados, as mulheres que pretendem ter filhos, que não foram imunizadas ou nunca tiveram rubéola devem tomar a vacina um mês antes de engravidar, já que a rubéola é bastante perigosa quando acomete gestantes, podendo causar deformidade no feto.

3) Vacina contra a hepatite B
A Hepatite B é transmitida pelo sangue, e em geral não apresenta sintomas. Alguns pacientes se curam naturalmente sem mesmo perceber que tem a doença. Em outros, a doença pode se tornar crônica, levando a lesões do fígado que podem evoluir para a cirrose. "A imunização contra essa doença é importante, pois ela pode causar problemas sérios, como câncer no fígado", diz Paulo Olzon.

De acordo com o especialista, há algumas décadas, o tipo B da hepatite era o mais encontrado, já que ela pode ser transmitida através da relação sexual e as pessoas não tomavam cuidado com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Depois de uma campanha de vacinação e imunização, e da classificação da hepatite C pelos médicos, ela não pode ser vista como epidemia, mas ainda é preciso tomar cuidado com essa doença.

Até os 24 anos, todas as pessoas podem tomar a vacina contra hepatite B, gratuitamente, em qualquer posto de saúde. A aplicação da vacina também continua de graça, quando o adulto faz parte de um grupo de risco. "Pessoas que tenham contato com sangue, como profissionais de saúde, podólogos, manicures, tatuadores e bombeiros, ou que tenham relacionamentos íntimos com portador da doença são as mais expostas a essa doença", diz o especialista. Fora isso, qualquer adulto pode encontrar a vacina em clínicas particulares.

4) Pneumo 23 - Pneumonia
O pneumococo, bactéria que pode causar a pneumonia, entre outras doenças, pode atacar pessoas de todas as idades, principalmente indivíduos com mais de 60 anos. "Pessoas com essa idade não podem deixar de tomar a vacina pneumo 23", diz Paulo Olzon.

A pneumonia é o nome dado a inflamação nos pulmões causada por agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos e reações alérgicas). Entre os principais sintomas dessa inflamação dos pulmões, estão febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro. Adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração -alvos mais fáceis para o pneumococo, devem tomar essa vacina sempre que há uma campanha de vacinação.

Mesmo que ela seja uma das vacinas mais importantes para ser tomadas é a única vacina do calendário que não é oferecida em postos de saúde. É preciso ir a um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais, em locais como o Hospital das Clínicas e a Unifesp.

5) Vacina contra a febre amarela
A febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A doença tem como principais sintomas febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias. "Se a febre amarela não for tratada, pode levar a morte", explica o especialista.

Por ser uma doença grave, e com alto índice de mortalidade, todas as pessoas que moram em locais de risco devem tomar a vacina a cada dez anos, durante toda a vida. Quem for para uma dessas regiões precisa ser vacinado pelo menos dez dias antes da viagem. No Brasil, as áreas de risco são: zonas rurais no Norte e no Centro-Oeste do país e alguns municípios dos Estados do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Mesmo que os efeitos colaterais mais sérios sejam muito raros, a vacina contra febre amarela deve ficar restrita aqueles indivíduos que moram ou irão viajar para algum lugar de risco. "Nesse sentido, a preocupação dos médicos está relacionada ao risco de reação alérgica grave ou anafilática, que pode levar a morte os pacientes propensos", explica o infectologista Paulo Olzon.

6) Vacina contra o influenza (gripe)
A vacina contra gripe deve estar na rotina de quem está com mais de 60 anos. "Muitas pessoas deixam de tomá-la com medo da reação que ela pode causar, mas isso é um mito, já que a suposta reação do corpo não tem nada a ver com a vacina, e sim com a própria gripe", diz o especialista. "Isso porque o vírus da gripe fica semanas em nosso corpo sem se manifestar e a proteção da vacina não é imediata como as pessoas imaginam."

A gripe é transmitida por via respiratória, leva a dores musculares e a febres altas. Seu ciclo costuma ser de uma semana. Pessoas com mais de 60 anos podem tomar a vacina nos postos de saúde, enquanto os mais jovens podem ser vacinados em clínicas particulares. "Os idosos que não querem esperar até a campanha anual de vacinação contra a gripe podem tomar a vacina em clínicas particulares em todas as épocas do ano", diz Paulo Olzon.

7) HPV
A vacina existe tanto para homens quanto para mulheres e previne os quatros principais tipos do Papilomavírus Humano - o HPV. Segundo o Ministério da Saúde, 137 mil novos casos de HPV são registrados por ano no Brasil. O vírus, transmitido durante a relação sexual, é responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero, além de provocar tumores de vulva, pênis, boca, ânus e pele.

Apesar de existir a vacina bivalente, que protege dos tipos 16 e 18 de HPV e só é aplicada em mulheres, a quadrivalente é a mais indicada, pois protege desses dois tipos citados mais os tipos 6 e 11 e também serve para os homens. "A quadrivalente deve ser tomada em três doses, sendo a segunda dose após 30 dias da primeira e a terceira, seis meses depois da segunda", afirma o ginecologista Amadeu Carvalho Júnior, da Amhpla Cooperativa de Assistência Médica.

A Anvisa recomenda a vacinação em pessoas dos nove aos 26 anos - em especial para aquelas que ainda não iniciaram sua vida sexual, para garantir maior eficácia na proteção. Vale lembrar, no entanto, que a vacina não dispensa o uso de preservativos na relação. "O HPV possui mais de 100 tipos diferentes e a vacina protege apenas de alguns deles", explica o ginecologista Amadeu.

Fonte: Minha Vida



Crato (CE): Números da violência contra a mulher são alarmantes, diz entidade

Os números da violência contra a mulher em Crato, no primeiro semestre deste ano, são impressionantes. De acordo com a Delegacia da Mulher, todos os meses cerca de oitenta delas procuram a delegacia especializada para denunciar crimes de maus tratos e agressões praticados por homens, na maioria, seus próprios parceiros ou cônjuges.

“Nesse primeiro semestre o Conselho da Mulher Cratense teve um número altíssimo de mulheres vítimas de violência”, disse Francisca Alves, Presidente da entidade. “Estamos fazendo tudo o que podemos para tentar diminuir esse número tão alarmante”.

Francisca acrescentou que na Região do Cariri, 14 mulheres já foram vítimas da pior forma possível, quando perderam suas vidas. Oito delas somente em Juazeiro do Norte.

“No Crato a gente trabalha a prevenção, porque tudo tem que ter prevenção. As mulheres recebem a nossa assistência. Vamos aos bairros, às escolas, conversamos com essas nossas amigas para entenderem o que realmente é essa violência e o que fazer para combater ela”, diz Francisca.

O Conselho da Mulher Cratense tenta, junto á administração municipal e estadual, a construção de uma casa que possa abrigar as mulheres vítimas de violência doméstica que temem retornar às suas casas. Além disso, esperar a instalação do Centro de Referência da Mulher, em Crato.

Avanços da Lei Maria da Penha
“A Lei Maria tem muita coisa boa. Talvez muitas pessoas não saibam, mas a lei dá direito, por exemplo, de uma mulher que foi agredida e não consegue trabalhar por medo ou vergonha, lhe garante seis meses de salário sem necessidade de ir ao trabalho. (...) Hoje, um homem que bate numa mulher não paga mais uma cesta básica, vai preso e paga na cadeia.”, finaliza Francisca Alves.

Robson Roque

Fonte: Miséria



Apresentador Jô Soares recebe alta hospitalar em São Paulo

O humorista e apresentador Jô Soares, 76, teve alta hospitalar no início da noite desta sexta-feira (15), após passar 22 dias internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Jô foi hospitalizado no dia 25 de julho, com um quadro de infecção pulmonar.

O único boletim médico divulgado pelo hospital nesse período saiu 3 dias depois da internação. A nota dizia que o apresentador estava sendo tratado com antibióticos e que deveria ter alta em breve.

Nesta sexta, porém, o Sírio Libanês não deu detalhes sobre o estado de saúde de Jô Soares. De acordo com a assessoria do hospital, nenhuma informação seria divulgada, a pedido do próprio apresentador.

No período em que Jô ficou internado, a Globo exibiu reprises de seu programa. A emissora prepara um novo pacote de programas repetidos para serem transmitidos durante a ausência do apresentador, que deve passar mais algumas semanas em casa, segundo Anne Porlan, chefe da produção de jornalismo do "Programa do Jô".

Fonte: Folhapress



Colapso hídrico pode chegar a 29 cidades do CE até janeiro

A piora é gradual no enfrentamento aos problemas causados pela seca no Ceará. Os níveis dos açudes continuam baixando e o Comitê Integrado da Seca mira os municípios em três escalas: abastecimento insatisfatório hoje, até dezembro de 2014 e início de 2015. Para a população que vive no Interior, especialmente em 29 municípios com pior situação, os medidores de reserva são como termômetros da angústia. Entidades que participam do Comitê Integrado da Seca já têm o pacote de ações programadas até 2015. O desafio é executá-lo em tempo hábil.

Além dos municípios em situação de racionamento, com as medidas de contenção definidas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), outros, coincidentes ou não, estão com importantes reservatórios à míngua: Alcântaras, Apuiarés, Miraíma, Ipaporanga, Irauçuba, Maranguape, Nova Russas, Potiretama e Morrinhos estão com abastecimento insatisfatório.

Na maioria destes, está em curso a Operação Carro-Pipa. No caso de Potiretama, Maranguape e Nova Russas, já está em execução a adutora de engate rápido a partir dos principais reservatórios. De acordo com o acompanhamento da Secretaria dos Recursos Hídricos do Estado (SRH), o suprimento de água será insatisfatório até dezembro de 2014 nas cidades de Canindé, General Sampaio, Caririaçu, Catunda, Crateús, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribe, Parambu e também Tejuçuoca.

Próximo ano
E persistindo ainda mais a ausência de chuvas, 2015 começará difícil para outros municípios com reservatórios indispensáveis: Ararendá, Capistrano, Itapajé, Martinópole, Novo Oriente, Pereiro, Potengi, Quiterianópolis, Quixeramobim, São Luis do Curu e Tauá. No caso deste último município, está prevista adutora emergencial de engate rápido, desde o Açude Arneiroz 2, a partir de março do ano que vem. As entidades das três esferas públicas que participam do Comitê Integrado da Seca estão com planos de ação até 2015, mas qualquer medida depende da água, seja vinda de um reservatório em melhores condições ou da chuva. Uma das saídas mais aguardadas é mesmo o Cinturão das Águas.

Trata-se do projeto de um grande sistema gravitacional de canais para a condução das águas do Rio São Francisco para se incorporar à distribuição hídrica no Estado de modo a abranger 93% do território cearense, incluindo desde as regiões mais secas àquelas de potencial turístico e econômico.

O primeiro trecho já está em execução. Mas a obra tem prazo de conclusão previsto somente para 2040.

Adutoras
Desde o início do ano, o Governo do Estado já construiu 16 adutoras de montagem rápida. Outras nove estão sendo construídas, inclusive a maior delas, com 155Km de extensão. A adutora vai ligar o Açude Araras, no município de Varjota, a Crateús. No caminho, Nova Russas e dezenas de distritos também receberão abastecimento da rede.

O que mais tem chegado à população mais atingida é mesmo o carro-pipa. A operação, comandada pelo Exército, está em 106 municípios, assistindo a 820 mil pessoas. Para isso, são contratados 1.044 casso-pipa. "Devido ao nível baixo dos mananciais, estão captando a água a ser distribuída a distâncias cada vez maiores", afirma o Coronel Rangel, coordenador da Operação Pipa, diante das dificuldades enfrentadas para essa tarefa.

MELQUÍADES JR./ALEX PMENTEL
REPÓRTER/COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



FAB diz que gravação da caixa-preta de jato não era do voo de Campos

A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela investigação do acidente aéreo que causou a morte do presidenciável do PSB, Eduardo Campos, informou nesta sexta-feira (15) que já foram extraídas e analisadas por quatro técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) as duas horas de áudio da caixa-preta do jato que conduzia o ex-governador pernambucano para o litoral paulista. Segundo a FAB, a gravação da caixa-preta do avião com prefixo PR-AFA não é do voo de Campos.

Com a queda do avião, na última quarta-feira (13), morreram, além do candidato do PSB, quatro assessores de campanha e os dois pilotos do jato. Confome o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a liberação dos corpos pelo Instituto Médico Legal (IML) deve ocorrer neste sábado (16).

Em nota, a Força Aérea afirmou que, até o momento, não é possível determinar a data dos diálogos registrados na caixa-preta encontrada em Santos, em razão de o equipamento não arquivar esse tipo de informação.

“As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação”, advertiu o comunicado da FAB.

Além da caixa-preta da aeronave, a Força Aérea disse que investigará alguns fatores relacionados aos pilotos do jato em que estava Eduardo Campos, como se eles haviam voado por mais horas seguidas do que a lei permite, documentação, exames recentes que foram apresentados, entre outros. Além disso, durante a investigação do acidente aéreo serão ouvidos familiares dos pilotos para apurar se os profissionais passavam por problemas pessoais.

A análise da caixa-preta da aeronave começou nesta quinta, após o equipamento ser levado de Santos para Brasília. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à FAB, apura as causas do acidente.

Fonte: G1



Crato (CE): Confronto entre facções rivais deixou clima tenso na cadeia pública

Grupos rivais tentaram se digladiar no interior da cadeia
pública de Crato. (Foto: Reprodução / TV Site Miséria)
A polícia impediu o confronto de dois grupos rivais que tentaram se digladiar no interior da cadeia pública de Crato nesta quinta-feira. Os detentos queriam fazer um acerto de contas, mas uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA), comandada pelo Tenente Bertoleza, chegou a tempo para acalmar os ânimos. O clima esteve tenso no cárcere em virtude das rixas.

Após conter o princípio de motim, os policiais aproveitaram para uma revista na cadeia recolhendo 18 cossocos (armas artesanais), quatro aparelhos celulares e uma “Tereza” (junção de cordas e redes para a escala de muros). O parente de um detento que esteve na cadeia denunciou a imposição de “castigos”, como ficar sem visitas ou banhos de sol, a presidiários quando tentar atirar drogas ou celulares para o interior do cárcere.

No último dia 23 de julho, uma vistoria na cadeia de Crato resultou na apreensão de 103 trouxinhas de maconha, 10 pedras de crack e cinco cossocos. A guarnição de serviço tinha notado uma movimentação estranha a exemplo de batidas em quatro celas da vivencia masculina e quando os agentes foram averiguar encontraram as substâncias entorpecentes, além de cossocos, baterias para celulares, um carregador, três baldes de 20 litros com cachaça artesanal e 12 celulares.

Bem antes, no dia 14 de maio, além de 40 cossocos foram recolhidos 26 aparelhos celulares, 50 gramas de maconha e muitos outros objetos. Os detentos não gostaram da revista e atearam fogo em colchões, quebraram grades e destruíram as câmeras do circuito interno. O motim deixou um saldo de cinco das 12 celas com capacidade para 126 pessoas destruídas a exemplo dos bancos de alvenaria e arrombaram três grades, mas foram barrados.

Já no dia 4 de junho, nova revista feita na cadeia resultou na apreensão de 32 cossocos. As buscas foram motivadas pelas informações de agentes penitenciários sobre barulhos estranhos na noite anterior semelhantes a escavações. PMs e agentes não encontraram buracos, mas voltaram a se surpreender com a quantidade de armas artesanais que os detentos tinham atirado fora.

No dia 26 de junho, sete aparelhos celulares e mais um chip envoltos em esponjas e fita adesiva foram encontrados naquela unidade prisional quando o agente penitenciário Thiago Silva se dirigia até a vivência feminina e se deparou com os dois pacotes no chão. O Sargento José Matias Lima, Comandante da Guarda da Cadeia, disse que tinha ouvido, na noite anterior, um barulho estranho na área externa da cadeia.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Petrobras tem lucro bruto de R$ 38,5 bilhões no segundo trimestre de 2014

O lucro bruto da Petrobras no segundo trimestre de 2014 foi de R$ 38,5 bilhões. Segundo informou a empresa, na segunda-feira (11), o resultado é 2% superior ao do primeiro trimestre 2013, principalmente devido aos maiores preços de derivados.

Na comparação com o trimestre anterior, o lucro operacional da empresa teve aumento de 17%, passando de R$ 7,6 para R$ 8,8 bilhões. Ainda de acordo com os diretores Almir Barbassa (Financeiro e de Relações com Investidores), José Alcides Santoro (Gás e Energia), José Carlos Cosenza (Abastecimento) e José Formigli (Exploração e Produção), o lucro líquido foi de R$ 10,3 bilhões, 25% menor que o mesmo período do ano anterior.

A principal causa do recuo foi o provisionamento do Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV), aos menores ganhos com venda de ativos e às maiores baixas de poços secos e subcomerciais, assim como baixas de ativos.

Já o avanço de 17% no lucro operacional reflete as menores despesas operacionais relativas ao provisionamento do PIDV, que caíram em relação ao primeiro trimestre. Porém, o lucro líquido no período (R$ 5 bilhões) foi 8% inferior, impactado pelo menor resultado financeiro e a maior alíquota efetiva de imposto de renda.

Fonte: Portal Brasil (Com informações da Petrobras)



Plantão Infotech: Ansioso? Lista tem 10 coisas que você deveria evitar fazer no Facebook

Segundo recente estudo publicado pelo Computers in Human Behavior, usuários com tendências neuróticas costumam postar mais fotos no Facebook com o objetivo de compensar deficiências e inseguranças em outras áreas. Além disso, pessoas ansiosas também acabam projetando problemas pessoais na rede social, o que pode gerar mal estar ou até mesmo arrependimentos.

Abaixo, uma lista do top 5 e o infográfico com dez coisas que uma pessoa ansiosa não deveria fazer na rede social. Ou, pelo menos, deve evitar.

1) Obsessão com seus posts
Pessoas ansiosas geralmente realizam na própria cabeça uma sucessão de ideias que se encaixariam em cada cenário de um contexto social e pensam ao extremo sobre aquilo que deveriam postar na rede social. O ideal é se forçar a sair sem postar nada, sem forçar expectativas desnecessárias.

2) Todos estão se divertindo mais que você 
Aqui o velho ditado é muito verdadeiro: a grama do vizinho é sempre mais verde. Muitas vezes, a pessoa que se diz tão feliz em seu feed de notícias é extremamente ansiosa e precisa projetar essa alegria para se sentir melhor. Comparar quem é mais feliz via Internet é vago e nocivo para si mesmo, ainda mais quando a felicidade é artificialmente filtrada pelo Facebook.

3) Todos tem mais amigos que você
Pessoas ansiosas se preocupam em não ter tantos amigos na rede social quanto outras, por mais relativo e vago essa “amizade” seja. Mas, de que importa ter muitos amigos no Facebook se o usuário não consegue conversar com 5% deles?

4) Ativar e desativar sua conta 'toda hora'
O cenário é comum para muita gente; a cada decepção, desabilita-se a conta. Pouco tempo depois, decide reativá-la, pois sente estar “perdendo muita coisa”. Se essa confusão lhe perturba, melhor refletir e tomar uma decisão a longo prazo e definitiva.

5) Tornar-se um stalker 
O stalker é aquele sujeito que persegue de forma obsessiva a vida das pessoas, como ex-namorados e pessoas do trabalho. Além de não fazer bem para quem é perseguido, quem persegue não ganha nada, nem bem-estar. Utilize seu tempo para fortalecer a relação com pessoas que você goste.

Clique para ampliar
Fonte: Techtudo



Sua saúde: Bebidas zero são seguras à saúde, diz especialista

Bebidas adoçadas artificialmente conhecidas no mercado como "light" ou "zero" ainda são vistas com desconfiança por uma parcela de consumidores preocupados com a ingestão de ingredientes usados pela indústria.

Para a engenheira de alimentos Maria Cecilia de Figueiredo Toledo, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), não há motivos para preocupação: todos os adoçantes aprovados para uso em alimentos no Brasil são seguros.

"Não há registro na literatura científica de danos à saúde causados pelo uso desses adoçantes como parte de uma dieta equilibrada. Pelo contrário, quando substituem o açúcar, esses aditivos trazem benefícios não só para diabéticos, mas também para aqueles que visam perder peso ou reduzir a ingestão calórica", comenta Maria Cecilia, que trabalha há 35 anos com aditivos alimentares e é especialista em adoçantes.

O motivo para tanta desconfiança, diz ela, são informações equivocadas que circulam na internet associando esses ingredientes a problemas de saúde.

A principal diferença entre o refrigerante zero e o normal, explica Maria Cecilia, é que a versão regular contém açúcar e a versão zero substitui esse nutriente por adoçante, o que faz com que ele não tenha calorias.

"Em geral, a única fonte de calorias do refrigerante é o açúcar. Na versão zero, ao excluí-lo, a bebida deixa de fornecer calorias para a dieta", explica Maria Cecilia.

A engenheira da Unicamp explica ainda que todos os adoçantes usados em alimentos e bebidas no Brasil foram aprovados por comitês científicos de especialistas, que estabeleceram valores de Ingestão Diária Aceitável (IDA) para cada um deles.

A IDA, expressa em mg/kg de peso corpóreo, representa a quantidade máxima do aditivo que pode ser ingerida diariamente sem danos à saúde humana.

"Em geral, é muito difícil ultrapassar esse limite, já que seria necessário o consumo de muitos litros da bebida", afirma.

A especialista cita os adoçantes que são mais comumente utilizados em bebidas: sacarina, aspartame, ciclamato, acessulfame-K, sucralose.

"A indústria costuma utilizar uma variedade de adoçantes, e não apenas um, para desenvolver o sabor do produto. Essa prática é positiva, pois diminui o consumo individual de cada substância", detalha.

No caso do aspartame, por exemplo, a IDA estabelecida pelo JECFA - Comitê de Especialistas vinculado à Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e à Organização Mundial da Saúde (OMS) - é de 40mg/kg de peso corpóreo.

Isso significa que uma pessoa de 60kg pode consumir até 2.400mg de aspartame por dia, por toda a vida.

"Uma lata de refrigerante zero de 350ml costuma ter em média 30mg de aspartame. Para alguém atingir o limite da ingestão de aspartame, teria que consumir diariamente 80 unidades", calcula.

Algumas bebidas zero podem apresentar uma quantidade de sódio maior do que a versão regular, em função do uso de adoçantes que contêm sódio, como é o caso da sacarina de sódio e do ciclamato de sódio.

"No entanto, ainda assim a quantidade de sódio é muito baixa se comparada à de outros alimentos e, por isso, essas bebidas são consideradas produtos com baixa concentração de sódio", esclarece.

Fonte: Terra


STF nega pedido para cotas raciais em concursos do Legislativo e Judiciário

A ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), negou seguimento ao MS (Mandado de Segurança) 33072, no qual o Iara (Instituto de Advocacia Racial e Ambiental) pediu a reserva de 20% das vagas nos concursos públicos para ingresso nos Poderes Legislativo e Judiciário para negros e pardos.

A decisão ressalta que o mandado de segurança não é o instrumento processual adequado para questionar lei em tese (Súmula 266 do STF).

De acordo com Cármen Lúcia, a pretensão do Iara era a declaração de inconstitucionalidade, por omissão, da Lei 12.990/2014, que criou a reserva nos concursos para cargos da administração pública federal, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista da União – ou seja, no âmbito do Poder Executivo. Segundo o instituto, ações afirmativas que não contemplem todos os Poderes não têm eficácia plena e são insuficientes para promover a inclusão de afrodescendentes.

Para a finalidade pretendida, porém, a ministra afirmou que a Constituição da República define ação específica, que não pode ser substituída pelo mandado de segurança. O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental, porém, não está entre os legitimados para propor ações de controle abstrato de constitucionalidade de lei ou de omissão legislativa, “por ser manifesta a inexistência de direito subjetivo próprio das pessoas físicas e dos substituídos pela associação”.

A ministra Cármen Lúcia afastou também o argumento de violação a direito previsto no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), pois essa lei não reserva 20% das vagas em concurso público aos negros, mas apenas dispõe sobre a implementação de medidas visando à promoção da igualdade das contratações do setor público, a cargo dos órgãos competentes. Essa circunstância, somada às demais, “evidencia a ausência de direito dotado da liquidez autorizadora do mandado de segurança”, disse a vice-presidente do Supremo.

Com a negativa de seguimento ao mandado de segurança, a ministra julgou prejudicada a liminar pedida pelo Iara, quanto à inclusão da cota para negros no próximo concurso para auditor e técnico federal de controle interno a ser realizado pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Fonte: Última Instância/UOL



Quantos amigos de verdade você realmente tem?

Se você está lendo este artigo neste momento, provavelmente possui cadastro em alguma rede social. Vá a alguma delas agora, olhe quantos amigos você tem. Se tiver cerca de 100, há chances de que você conheça todas as pessoas da lista, tenha contato com elas de alguma forma e saiba algo sobre elas.

Porém, se você tiver mais de 250, suas conexões com eles é bem menos consistente e, encaremos a verdade, você provavelmente nem conhece metade deles direito.

Devemos isso ao Número de Dunbar. A teoria social desenvolvida pelo professor de antropologia da Universidade de Oxford Robin Dunbar diz que o maior número de relacionamentos que nós conseguimos manter é de 150.

Ele também diz que, a cada amigo incluído nessa lista (ou a cada pessoa chamada de amigo), a qualidade da amizade cai, sugerindo que a qualidade realmente é contrabalanceada com quantidade.

Qual a razão disso?
Tudo tem a ver com a forma como nossos cérebros estão conectados e com a evolução da gerações através da história da sociedade. Humanos podem reconhecer cerca de 1.500 rostos, mas reconhecer quem é alguém e conseguir lembrar seu nome não constitui uma amizade.

Quanto mais pessoas você adiciona em seu círculo social, mais tempo, energia e força cerebral você gasta apenas tentando lembrar nomes e detalhes importantes, como onde foi que vocês se viram pela última vez — e menos você precisa se dedicar a lembrar mais detalhes íntimos, como o nome dos bichinhos de estimação que elas tinham na infância ou quem elas odiavam na escola.

A pesquisa de Dunbar mostrou que há uma interessante correlação entre o tamanho de nossos cérebros, o tamanho de nossos grupos sociais e qualidade dos relacionamentos que geralmente desenvolvemos. Espécies que são geralmente monogâmicas — sejam eles humanos, pássaros ou outros animais — tendem a ter cérebros maiores que espécies não monogâmicas.

Dunbar sugere que isso é para permitir que eles processem a enorme quantidade de informação que é necessária para manter a consistência e manutenção de um único relacionamento. Relacionamentos — mesmo amizades — exigem esforço e pedem poder de processamento.

A História comprova
Historicamente, há um grande número de exemplos de grupos sociais que naturalmente se fecham quando chegam aos 150 membros. Entre eles, grupos de caça, residentes de vilas medievais e grupos de soldados — até mesmo nos tempos modernos. Mesmo no mundo animal, bichos que vivem em grupos sociais raramente são vistos em famílias com mais de 150 membros.

Estudos de empresas modernas também descobriram que, uma vez que o número de funcionários sobe muito além desse número mágico, você tem menos chances de ter colegas de trabalho que também sejam amigos fora do expediente e de cumprimentar as pessoas pelo nome, mas mais possibilidades de sentir-se invisível e oprimido pela rede social do ambiente de trabalho.

Se você ainda duvida disso, dê uma olhada em seus amigos do Facebook e conte para quantos deles você poderia pedir um grande favor, além daqueles que você sabe lhe ajudariam. Atualmente, mesmo com o advento da tecnologia digital e de nossa tendência de ir para muito longe de casa, a fórmula persiste. Dunbar sugere que esse número um dia pode crescer, mas, antes de isso acontecer, nossos cérebros precisam ficar maiores.

Fonte: Mega Curioso (via Knowledge Nuts)



Jô Soares está com suspeita de câncer no pulmão, diz jornal

Jô Soares, 76, está com suspeita de câncer no pulmão e o seu estado de saúde é grave, de acordo com o colunista Leo Dias, do jornal "O Dia", do Rio de Janeiro.

O oncologista Dráuzio Varella, 71, foi chamado às pressas para acompanhar o caso. Segundo uma fonte ouvida pela coluna, o apresentador teve uma parada cardíaca na noite da última quarta-feira (13).

A assessoria de imprensa do hospital informa apenas que não há previsão de alta para o artista. A unidade não emite nenhum boletim médico desde o dia 28 de julho a pedido da família. Por sua vez, o departamento de comunicação da Globo diz que a alta hospitalar deve acontecer em breve.

Internado desde o último dia 25 de julho no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a informação oficial é que Jô Soares continua sendo tratado de uma pneumonia.

Enquanto isso, a Globo continua reprisando edições antigas do "Programa do Jô".

Fonte: Yahoo! Brasil




Eleições 2014: Camilo e Eunício travam disputa jurídica no TRE

As duas maiores coligações que disputam o Governo do Estado têm protagonizado uma intensa luta jurídica no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Até ontem, as denúncias feitas ao Juizado Auxiliar da Propaganda Eleitoral já resultaram num total de 25 representações motivadas por propagandas irregulares e em mais 75 com acusações de conduta vedada, algumas através da Internet.

Nos últimos dias, o número de denúncias também aumentou significativamente. Até o começo de agosto, o juizado havia recebido148 petições e, 12 dias depois, o número já chegou a 574, mas a maioria não chegou a se transformar em representação, momento em que é necessário o julgamento.

Do total de petições, 78 foram arquivadas por retirada da irregularidade e outras 145 ainda estão no Ministério Público Eleitoral aguardando o parecer. A recordista das irregularidades questionadas foram as pinturas em muro, mas também houve denúncias contra carros de som, propaganda em rádio, uso indevido de banners

No que se refere às representações, enquanto a coligação de apoio à candidatura de Eunício Oliveira (PMDB) tem insistido, principalmente, no questionamento às ações de sites e perfis institucionais mantidos pelo Governo do Estado nas redes sociais, a coligação de Camilo Santana (PT) tem entrado com representações baseadas em acusações de propaganda irregular.

Conduta vedada
Todas as 75 representações de conduta vedada ao agente público foram protocoladas pela coligação de apoio a Eunício Oliveira contra supostos atos de propaganda institucional praticados pelo Governo do Estado em sites e redes sociais. Em um dos casos, a publicação de uma frase em um dos perfis institucionais existentes na rede social Twitter motivou a coligação "Ceará de Todos" a abrir um processo que envolve mais de dez pessoas, sendo citados desde o governador Cid Gomes e secretários do primeiro escalão do Executivo até assessores.

A maioria das representações de conduta vedada ainda aguarda julgamento pelo fato de os processos incluírem muitos réus, obrigando o TRE a intimar cada uma das pessoas citadas pela coligação adversária.

Já a coligação de apoio a Camilo Santana, somente nos últimos dois dias, entrou com 10 representações de propaganda irregular contra Eunício Oliveira. Em todos os casos, a candidatura petista acusa o adversário de realizar pinturas que sobrepõem o espaço já autorizado e usado pela coligação "Para o Ceará Seguir Mudando".

O PSB, que tem Eliane Novais como candidata ao Governo, também entrou na briga jurídica, mas foi responsável pela instauração de apenas um processo em que a legenda acusa a aliança do PMDB de ter utilizado indevidamente uma pesquisa eleitoral. O juiz já julgou o caso e considerou improcedente.

Fora da disputa partidária, o Ministério Público Eleitoral também tem questionado supostos casos de propaganda irregular.

Ontem, o órgão entrou com três representações contra Camilo Santana sob a justificativa de que algumas pinturas feitas em muros teriam ultrapassado o limite de 4 metros quadrados permitido pela legislação eleitoral.

Vereador
Já na sessão de ontem, o TRE deu provimento a embargos de declaração impetrado pelo vereador John Monteiro (PTdoB), deferindo o registro ao cargo de deputado estadual. Ele estava impedido de disputar o pleito, porque teria pago uma multa eleitoral após o prazo permitido, mas ele conseguiu comprovar uma decisão judicial que teria dado a permissão para que a quitação fosse feita depois.

Fonte: Diário do Nordeste



STJ decide a favor de poupadores em ação contra Banco do Brasil

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu nesta quarta-feira (13) a favor dos poupadores, novamente, no julgamento de um recurso sobre perdas com os planos econômicos.

No julgamento em questão, o tribunal avaliou que todos os clientes do Banco do Brasil, de todo o país, que tinham caderneta de poupança na época de adoção do Plano Verão (janeiro de 1989), terão direito a ter ressarcidas eventuais perdas no rendimento de suas aplicações. O BB ainda pode recorrer.

O julgamento diz respeito a uma ação civil pública movida em Brasília contra o banco estatal por conta das perdas na poupança decorrentes daquele plano econômico. O poupador venceu a ação, gerando o entendimento de que outros clientes da instituição teriam o mesmo direito.

O Banco do Brasil e o Banco Central defendiam, contudo, que a ação deveria valer apenas para os poupadores do Distrito Federal, onde foi movida a ação.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que moveu o recurso, defendia que a repercussão dessa decisão deveria ser nacional, interpretação que prevaleceu no julgamento desta terça.

A decisão do tribunal, contudo, não vale para poupadores de outros bancos. Também não se aplica a eventuais perdas em decorrência de outros planos econômicos - Bresser, Collor 1 e Collor 2, no caso.

O STJ também decidiu que não é necessário ser associado do Idec, autor da ação civil pública contra o BB, para ter direito ao ressarcimento.

A assessoria de imprensa do Banco do Brasil informou, em nota, que a decisão do STJ "não surtirá efeitos imediatos, pois deve-se aguardar a publicação do acórdão, sobre o qual o BB interporá os recursos cabíveis para obter o pronunciamento definitivo do Supremo Tribunal Federal".

"Essa questão deve ser analisada em conjunto com o tema relativo à própria constitucionalidade do plano econômico envolvido, que será decidida pela Corte Suprema", diz o banco estatal.

O julgamento mais importante sobre o assunto está no STF (Supremo Tribunal Federal), que vai decidir se os bancos terão de pagar ou não pelas perdas com todos os planos econômicos editados com o intuito de controlar a hiperinflação no país no final da década de 1980 e início dos 1990.

Entretanto, de acordo com relator do caso no STJ, o ministro Luis Felipe Salomão, qualquer decisão do STF contrária aos poupadores só terá efeito sobre essa caso o Supremo estenda o efeito de seu pronunciamento para os casos já transitados em julgado.

Salomão afirmou que o banco recorreu na ação civil pública tanto para o STJ quanto para o STF, que rejeitou seu recurso.

Segundo o STJ, o Banco do Brasil havia pedido a suspensão do trâmite do recurso até a decisão final do Supremo. O juiz, porém, negou o pedido por entender que a questão não diz respeito à matéria que será julgada pelo STF, mas sim à execução individual de sentença coletiva já transitada em julgado.

A decisão do STJ, por ter sido julgada sob o rito dos recursos repetitivos, deve orientar outras ações em casos idênticos que transcorrem em outros tribunais. "Há notícia dos tribunais no sentido de que já são mais de 5.000 recursos parados, aguardando este julgamento, todos decorrentes da mesma ação civil pública", informou o ministro.

"A questão está pacificada nesta corte, com inúmeros julgados no mesmo sentido, não havendo nenhuma posição contrária entre os integrantes da Seção", concluiu.

Posições
"O Idec comemora a decisão do STJ, pois considerava o julgamento uma aberração jurídica, já que a decisão da ACP era definitiva desde 2009 e sem nenhuma restrição quanto à abrangência nacional", afirmou o instituto, em nota.

"A decisão do STJ está alinhada com a previsão constitucional, que proíbe a modificação de decisões já transitadas em julgado. Essa decisão só reafirma o que ficou definido desde 2009, isto é, que alcança e beneficia poupadores de todo Brasil ", afirmou Mariana Alves Tornero, advogada do Idec.

Isaac Ferreira, procurador-geral do Banco Central, pontuou que o julgamento é restrito ao Banco do Brasil e Plano Verão.

"Não há qualquer novidade no julgamento do STJ, que já havia sido iniciado em junho passado e foi concluído agora, tanto mais porque o voto do relator já era conhecido e, atendendo a questão de ordem do BC, o julgamento ficou restrito ao BB e ao Plano Verão."

Na visão do procurador, cada ação civil pública relativa a planos econômicos terá de levar à Justiça a questão da abrangência.

"Existem outras várias ações civis públicas, ajuizadas não só pelo Idec, envolvendo outros planos econômicos, cujo trânsito em julgado ainda não aconteceu. E ainda que tenha acontecido, terá de ser trazido para cá", disse Ferreira, em junho, quando o julgamento começou.

Juros de mora
Não é a primeira decisão do STJ a favor dos poupadores nesse caso dos planos econômicos. Em maio, o tribunal decidiu que os juros de mora incidentes nas ações coletivas movidas pelos poupadores devem ser contabilizados a partir da citação da ação, ou seja, no início do processo.

Os bancos e o governo defendiam que os juros de mora - espécie de punição pelo atraso no pagamento de títulos de crédito - deveriam incidir só a partir da execução individual da condenação.

Fonte: Folha.com



Crato (CE): Polícia apreende mais de 11 kg de maconha prensada em um imóvel no bairro Seminário

11,3 Kg de maconha prensada, três balanças de precisão e
R$ 115,00 foram apreendidos no Crato
(Foto: Cícero Valério/Ag. Miséria)
A polícia de Crato apreendeu por volta das 17h30min desta quarta-feira um total de 11,3 Kg de maconha prensada, três balanças de precisão e R$ 115,00 a maioria em moedas embaixo de uma cama no quarto do imóvel 826 da Travessa Potengi no bairro Seminário. Ali reside a jovem Ana Beatriz de Araujo, de 28 anos, a qual disse aos militares do Ronda do Quarteirão que o seu ex-companheiro tinha obrigado-a a guardar as substâncias entorpecentes.

Segundo o Capitão Marcus Alencar, que coordenou a operação, trata-se do mototaxista cratense de número 585, Alex Ferreira de Menezes, de 27 anos, que está foragido. Investigações do Serviço de Inteligência do Ronda descobriram a chegada de um carregamento de drogas e PMs montaram campana no sentido de investigar a movimentação na residência e prender o rapaz que se utiliza da atividade de mototaxista para fazer a entrega de drogas.

Quando os policiais adentraram a casa, foram logo dizendo a Ana Beatriz que já sabiam das drogas no imóvel e pediu que dissesse onde se encontrava e esta apontou a cama do quarto. A jovem falou ter relutado para não guardar a drogas, mas não convenceu os PMs que a trouxeram para a Delegacia de Juazeiro, a fim de ser autuada por tráfico. A polícia agora está à procura de Alex que era o dono da 52ª “boca de fumo” fechada este ano somente em Crato.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria



Fortaleza (CE): Acidente deixa um morto e cinco feridos em parque de diversões

Um acidente na noite de ontem em um parque de diversões de Fortaleza causou a morte de uma pessoa e deixou outras cinco feridas.

O desastre ocorreu no Golden Park, localizado na Avenida Washington Soares, bairro Edson Queiroz. De acordo com informações de pessoas presentes no parque no momento do acidente, por volta das 21h, um brinquedo que realizava giros em torno dele mesmo pareceu tombar enquanto estava realizando um movimento para ficar de cabeça para baixo.

Um homem de 26 anos, identificado como Tiago Fernandes, que estava acompanhado de uma mulher, bateu a cabeça nas ferragens do brinquedo e morreu. A mulher que o acompanhava também foi atingida, mas não sofreu ferimentos graves.

Um jovem que estava no aparelho no momento em que houve o problema descreveu como foi o momento. "Só escutamos um barulho de um grande estalo, depois ouvimos alguma coisa batendo no ferro e as travas de segurança soltando. Nessa hora eu estava de cabeça para baixo e tentei acalmar meu primo, que estava ao meu lado. Ainda quando estávamos lá em cima eu tive a notícia do óbito, de um homem que estava na parte mais embaixo do brinquedo", comentou o rapaz (identidade preservada).

Socorro
Por volta das 22h, os bombeiros ainda realizavam o resgate das pessoas que permaneciam presas ao brinquedo. De acordo com Ederson Santos, socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foram deslocadas três ambulâncias para realizar o resgate. Todas as vítimas foram removidas do local, atendidas pelas equipes do Samu e aquelas que não apresentavam ferimentos foram liberadas no próprio local. Três crianças feridas foram atendidas pelos socorristas do parque antes da chegada das equipes de paramédicos do Samu, mas não correm risco de morte.

O homem que morreu foi atendido primeiramente pela equipe de bombeiros civis do parque. "Quando chegamos ao local ele já se encontrava sendo reanimado pelos bombeiros do local. Fizemos todo o protocolo, mas não adiantou diante do agravo da lesão. Ele apresentava uma laceração extensa na cabeça, com hemorragia", afirmou o socorrista. Até as 23h30h o corpo ainda permanecia na área de primeiros socorros do parque, aguardando a chegada da Perícia Forense (Pefoce).

A direção do Golden Park não se pronunciou para a imprensa no local, nem atendeu às ligações realizadas pela equipe do Diário do Nordeste.

Histórico
O acidente no Golden Park não é o primeiro em parques de diversão que acontece no Ceará. Em 2011, em Guaraciaba do Norte, um garoto de 10 anos morreu quando saía de um brinquedo. Em 2007, um outro garoto, de 12 anos morreu com a queda de um aparelho em parque no bairro Padre Andrade. Já em 2005, uma criança morreu eletrocutada num parque em Caucaia.

RANNIERY MELO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste



'Não estava no script', diz mulher de Campos ao receber parentes e amigos

Foto: Arquivo PSB
Renata Campos, mulher de Eduardo Campos, procurou manter uma atitude de firmeza nesta quarta-feira (13) diante dos cinco filhos e das dezenas de familiares, políticos e amigos que durante o dia estiveram na casa da família, na zona norte do Recife.

Pessoas que estiveram com ela dizem que Renata se mantinha serena –no início da noite, contudo, era possível vê-la pelo muro da casa com ar de choro.

"Não estava no script", dizia Renata a quem a abraçava. "Ela estava firme recebendo as pessoas. Estava serena. Cumprimentei ela e pronto. Não adianta dizer muita coisa", disse o advogado e servidor público Luiz Carlos Cordeiro, 70, vizinho de Campos.

Renata costumava acompanhar as viagens do marido, mas não embarcou com ele do Rio para Santos nesta quarta –suspeitava-se inicialmente que ela estivesse na aeronave. Foi ao Recife com o filho mais novo, Miguel, de seis meses, e o sobrinho Rodrigo Molina, ajudante de ordem de Campos que também costumava viajar com o candidato.

Campos e Renata eram vizinhos quando crianças. Começaram a namorar quando ele tinha 15 anos e ela, 13. Entre namoro e casamento, estavam juntos há mais de 30 anos. O ex-governador se referia a ela como "dona Renata".

A exemplo do marido, é economista. Funcionária de carreira do Tribunal de Contas do Estado, licenciou-se em 2007, quando o marido assumiu o governo de Pernambuco e ela foi cedida à administração estadual.

Os jornalistas não tiveram acesso à casa da família, mas era possível ver a movimentação na área da piscina. À tarde, José, 9, quarto filho do casal, estava cabisbaixo sentado no colo de um primo.

No início da noite, a ministra do TCU (Tribunal de Contas da União) Ana Arraes, mãe de Campos, chegou à casa sem dar entrevistas. Ela estava em Brasília, onde participava de uma cerimônia, quando foi informada sobre o acidente.

O irmão de Eduardo Campos, o advogado e escritor Antônio Campos, foi o único representante da família a falar com a imprensa.

"Perdi um irmão muito amado, um grande amigo. Falei com ele às 6h59. Ele estava feliz com a participação positiva no 'Jornal Nacional'. Eduardo morreu no mesmo dia que meu avô [o ex-governador Miguel Arraes], há nove anos. Mas morreu lutando por seus ideais, pelo que ele acreditava", afirmou.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, visitou a família nesta tarde. Ele esteve com Campos no último domingo (10), por ocasião do aniversário do ex-governador.

Ele disse ter sugerido à família a realização de uma missa campal em frente ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. Em caso de chuva, a cerimônia aconteceria na igreja da Madre de Deus, no centro do Recife.

O advogado e servidor público Luiz Carlos Cordeiro, 70, vizinho da família de Campos há 32 anos, disse que ele era um bom colega.

"Conheci [Campos] quando ele era meninote. Ele sempre me cumprimentava. Quando fiz uma cirurgia ele dizia: 'Olhe, tome cuidado'. Era uma pessoa muito atenciosa", afirmou Cordeiro.

Fonte: Folha.com



Robin Williams tinha início de Mal de Parkinson e estava sóbrio, diz esposa

O ator Robin Williams, que cometeu suicídio na segunda-feira (11), estava sóbrio ao morrer e tinha sintomas do início de Parkinson, afirmou sua esposa Susan Schneider em comunicado. As informações são da agência France Presse.

"Ele foi corajoso ao lutar contra a depressão, a ansiedade e os estágios iniciais da doença de Parkinson, que ainda não estava pronto para falar em público", declarou.

"É nossa esperança que, através do trágico falecimento de Robin, outras pessoas achem força para procurar por ajuda e apoio de que precisam para tratar seja quais forem as batalhes que estejam enfrentando para que possam sentir menos medo", acrescentou Schneider.

O departamento de polícia de Marin County, na Califórnia, confirmou nesta quarta que Robin Williams se suicidou e exames preliminares mostram que ele morreu por asfixia sem sinais de luta. Segundo o tenente Keith Boid, assistente-chefe dos legistas, o ator se enforcou, com um cinto no pescoço, e tinha cortes superficiais nas partes internas do pulso esquerdo.

"Sua assistente o encontrou inconsciente, vestido, numa posição sentada e levemente suspenso do chão, com um cinto em volta do pescoço preso à porta de um dos cômodos da casa. Ele já estava morto nesse momento", disse o tenente, em entrevista coletiva. Exames toxicológicos serão realizados e o resultado divulgado entre duas e seis semanas. O corpo de Robin Williams já foi liberado pela polícia para a família, mas informações sobre o funeral ainda não foram divulgadas.

Luta contra a depressão
De acordo com a agente do ator, Mara Buxbaum, seu cliente estava lutando contra uma depressão severa. Ele já havia sido internado várias vezes em clínicas de reabilitação, por problemas com drogas, sendo a última vez em julho passado.

"Esta é uma perda trágica e repentina. A família respeitosamente pede privacidade para este período muito difícil", afirmou Mara. A esposa de Williams também divulgou um comunicado. "Perdi meu marido e meu melhor amigo, e o mundo perdeu um de seus mais queridos artistas e belos seres humanos. Eu estou totalmente inconsolável", disse.

"Em nome da família de Robin, pedimos privacidade durante esse período de profunda tristeza. Nossa esperança é que o foco não seja a morte de Robin, mas os inúmeros momentos de alegria e riso que ele deu a milhões de pessoas." Ele deixa três filhos, Zachary, Zelda e Cody.

Trajetória
Robin McLaurin Williams começou sua carreira em 1977, atuando na TV. Já demonstrando seu talento para a comédia, participou de diversos episódios do "The Richard Pryor show". Depois de ficar conhecido como o personagem Monk na série "Happy days", conquistou o sucesso também no cinema já com seu primeiro papel. Em 1980, interpretou o marinheiro Popeye, em filme de mesmo nome.

Além do destaque como comediante, Williams tem no currículo filmes que comoveram grandes plateias, como "Bom dia, Vitenã” (1987), "Sociedade dos poetas mortos" (1989), "Tempo de despertar" (1990), "O pescador de ilusões” (1991) e "Gênio Indomável" (1997), que lhe rendeu seu único Oscar.

Conhecido por privilegiar em suas escolhas comédias familiares, seu papel mais conhecido é, para muita gente ainda hoje, o de Sra. Doubtfire em "Uma babá quase perfeita" (1993). No filme, ele interpreta um ator irresponsável, proibido de ver os filhos, que se disfarça como uma babá idosa para se aproximar das crianças.

Outros sucessos junto ao público infantil foram "Jumanji" (1995) e "Flubber – Uma invenção desmiolada" (1997), e ainda filmes nos quais não apareceu em cena, mas emprestou a voz a personagens, como o Fender de "Robôs" (2005) e Ramon de "Happy feet" (2006).

Neste ano, o ator participou das filmagens de "Uma noite no museu 3", repetindo pela terceira vez o papel de Teddy Roosevelt. Também já havia anunciado que integraria o elenco de uma sequência de "Uma babá quase perfeita", mais de 20 anos após o primeiro filme.

Além de uma estatueta e quatro indicações ao Oscar, Williams acumulou outros prêmios importantes em sua carreira, como Globos de Ouro pelo musical "Mork & Mindy", em 1978; e pelos filmes "Bom dia, Vietnã", "O pescador de ilusões", "Aladdin" e "Uma babá quase perfeita". Teve ainda indicações ao Emmy e ao Bafta, entre outros. Em 2002, o ator se apresentou como comediante em shows de stand-up e chegou a fazer um espetáculo na Broadway, que foi transformado no DVD "Robin Williams: Live on Broadway".

Fonte: G1



AddThis