IFCE Crato inscreve para curso técnico em Agropecuária até esta quinta-feira (22)

Estão abertas até 22 de julho as inscrições do processo seletivo para o curso técnico subsequente em Agropecuária ofertado pelo campus de Crato do IFCE. São 30 vagas para quem já concluiu o Ensino Médio.

A inscrição é gratuita e feita em duas etapas: 1) preenchimento de formulário pelo site qselecao.ifce.edu.br, o que pode ser feito até 22 de julho; e 2) envio de documentação de inscrição (documento oficial de identificação e histórico escolar do ensino médio) pelo site esolis.ifce.edu.br, até o dia 23 de julho. A seleção é feita por meio da análise do histórico escolar dos candidatos e não é preciso fazer prova.

Segundo o cronograma, a lista de inscrições deferidas será divulgada no dia 26 de julho. Já a classificação preliminar sairá no dia 29 de julho. Nos dias 03 e 04 de agosto, todos os candidatos (aprovados ou classificáveis) deverão enviar, também pelo site esolis.ifce.edu.br, a documentação de pré-matrícula solicitada no item 12 do edital.

Metade das vagas do processo seletivo é reservada para estudantes egressos de escolas públicas, em cotas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiência e/ou candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. No ato da pré-matrícula, é necessário enviar documentação comprobatória específica para cada uma das cotas.

Confira aqui o edital com todas as informações.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará recebe mais 255 mil doses para vacinação dos cearenses contra a Covid

Mais 255.150 doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará na noite dessa terça-feira (20), sendo 202.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 52.650 da Pfizer/BioNTech. O 47° lote de imunizantes será destinado para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses na vacinação da população em geral.

Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana reforçou que a vacinação é o único caminho para atravessar a pandemia. “As vacinas contra a Covid já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, da Secretaria da Saúde, para distribuição aos nossos municípios. Até o momento, já foram aplicadas 5.091.356 doses em todo o Estado. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia”, escreveu.

As doses da AstraZeneca e Pfizer foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A distribuição dos imunizantes para D1 já está sendo feita de forma proporcional aos municípios cearenses. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Vacinômetro
O Vacinômetro da Sesa registra que, até às 17 horas dessa segunda-feira (19), foram aplicadas mais de cinco milhões de doses. Com isso, 3,6 milhões de cearenses receberam a primeira dose. Mais de 1,3 milhão de cearenses já completaram o esquema vacinal com a segunda dose, além dos 141 mil que foram imunizados com a dose única da Janssen.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Caixa Econômica abre 17 novas agências no Ceará

A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta terça-feira (20), que vai abrir mais 17 agências de varejo no Ceará. O banco informou que estará presente em todos os municípios com mais de 40 mil habitantes, mas não detalhou os endereços das novas unidades.

Conforme a Caixa, o atendimento está presente em microrregiões historicamente desassistidas do país. Ao todo, são 70 novas unidades deste tipo no Nordeste; confira:

• 17 no Ceará
• 24 no Maranhão
• 11 em Pernambuco
• 4 na Bahia
• 8 na Paraíba
• 2 no Piauí
• 2 no Rio Grande do Norte
• 1 em Sergipe
• 1 em Alagoas

Com esse plano de expansão, denominado “CAIXA Mais Presente”, o banco pretende reforçar a rede de atendimento e negócios do banco e identificar potenciais para realização de novos negócios. No Brasil, serão 268 novas unidades, sendo 168 de varejo e 100 especializadas no atendimento a clientes do agronegócio.

A ação vai levar atendimento bancário para 258 municípios em todo o Brasil, sendo que 118 deles terão uma unidade da Caixa pela primeira vez. A estimativa é beneficiar mais de 53 milhões de brasileiros.

A primeira das 100 unidades voltadas para o agronegócio foi inaugurada no início do mês de julho, em Dourados (MS). Hoje, mais de 1.700 agências do banco são habilitadas a atuar com o crédito rural em todo o país.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

21 de julho

356 a.C. - Heróstrato destrói o templo de Ártemis, uma das sete maravilhas do Mundo Antigo.
1798 - Napoleão Bonaparte conquista o Egito ao derrotar as forças locais mamelucas na Batalha das Pirâmides.
1983 - Na Antártica, registra-se a mais baixa temperatura da História: - 89,2 graus Celsius.

Nasceram neste dia…
1816 - Paul Julius Reuter, empresário alemão (m. 1899).
1899 - Ernest Hemingway (foto), escritor estado-unidense (m. 1961).
1941 - Diogo Freitas do Amaral, político português.

Morreram neste dia…
1425 - Manuel II Paleólogo, imperador bizantino (n. 1350).
1998 - Alan Shepard, astronauta estadunidense (n. 1923).
2006 - Roberto Cardoso de Oliveira, antropólogo brasileiro (n. 1928).

Fonte: Wikipédia

Crianças desenvolvem mais anticorpos para a Covid-19, aponta estudo

Uma pesquisa realizada com pequenos contaminados por coronavírus em Duke Health, escola de Medicina de Durham, na Carolina do Norte, atestou que crianças e adolescentes com casos leves a assintomáticos podem apresentar mais anticorpos para a Covid-19 do que os adultos. A descoberta é encorajadora, especialmente porque a vacinação de menores de 12 anos ainda está travada em grande parte do mundo.

O estudo da universidade norte-americana de Duke Health foi publicado na revista JCI Insight e teve por intuito observar as respostas imunes específicas do SARS-CoV-2 em 69 crianças e adolescentes, com idades variando entre 2 meses a 21 anos. Conforme os pesquisadores, a mediana de idade dos participantes foi de 11 anos e meio. Desses, 51% eram do sexo feminino. 

Segundo o site oficial da Duke Health, a base principal da pesquisa demonstrou que as crianças e adolescentes que tiveram infecções leves por coronavírus, ou mesmo aquelas que não apresentaram quaisquer sintomas, desenvolvem uma resposta imunológica favorável para a proteção contra infecções futuras da doença. 

Na realização do estudo, os cientistas mediram o nível de anticorpos para Covid-19 entre crianças e adolescentes com infecção assintomática e leve sintomática e descobriram que a quantidade de anticorpos não diferia com base na presença de sintomas.

Além disso, os pesquisadores compararam as respostas imunológicas dos menores às dos adultos e observaram que todos os primeiros, independentemente da faixa etária, tinham níveis de anticorpos equivalentes ou ligeiramente mais elevados do que os outros. Notaram também que essa projeção se manteve em até quatro meses após cessada a infecção por Covid-19.

Genevieve Fouda, uma das médicas envolvidas na pesquisa, afirma que a maioria dos estudos que se propuseram a analisar anticorpos para a Covid-19 até o momento ficaram concentrados em pacientes hospitalizados com uma forma grave da doença. Ou ainda, analisaram a imunidade apenas durante a infecção aguda nos pacientes.

O novo estudo, porém, fornece informações mais completas de que as respostas imunes específicas da SARS-CoV-2, independentemente da gravidade da doença, podem diminuir mais lentamente em crianças e adolescentes no decorrer do tempo.

Com isso, os autores do estudo acreditam que as descobertas podem alavancar a vacinação de crianças pequenas contra o Covid-19 ao redor do mundo. Imunização esta que têm agora novos dados para comprovar o grau de proteção, semelhante ou maior, do que o a realizada atualmente em adultos.

Fonte: Olhar Digital

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

UFCA organiza a Terceira Olimpíada Brasileira de Educação Financeira no Cariri

Professores e discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participam da organização da Terceira Olimpíada Brasileira de Educação Financeira no Cariri, voltada para estudantes do segundo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. É a primeira vez que alunos da região terão a chance de fazer a prova e concorrer à premiação. A meta é atingir pelo menos 300 estudantes. A iniciativa, do projeto de extensão Educação Financeira para Toda a Vida da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conta com parceria de diversas universidades e institutos federais de todo o país.

Este ano, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelas escolas até o dia 15 de agosto de 2021 e pelos próprios estudantes – caso a instituição de ensino não faça a inscrição – entre os dias 16 e 29 de agosto de 2021. Em virtude da pandemia da covid-19, o evento será todo on-line, com provas programadas para o período de 22 a 26 de novembro de 2021. Os interessados podem acessar o edital completo, com todas as informações sobre o projeto, as inscrições, os objetivos, o público-alvo e as provas.

Na UFCA, os professores Milton Jarbas (coordenador) e Hugo Rangel (coordenador adjunto), ambos de Ciências Contábeis, estão à frente da organização da olimpíada. Conforme Milton Jarbas, o projeto foi cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) e conta com a participação de estudantes voluntários que já atuam em outras iniciativas relacionadas à educação financeira. Entre as atividades desenvolvidas pela organização local, estão a divulgação da olimpíada, a orientação sobre o cadastro das escolas e dos estudantes, a aplicação da prova e a comunicação do resultado final.

De acordo com o professor, a iniciativa é importante para o curso pela representatividade – por participar de um projeto nacional – e por ser mais uma oportunidade de contribuir com a sociedade. A olimpíada se soma aos projetos sobre o tema que já têm sido desenvolvidos na graduação, como o Seminário de Educação Fiscal. Também é interessante para a sociedade por ser mais uma forma de incentivar a educação financeira, desde a infância e a adolescência, e pela inserção do tema como conteúdo a ser ministrado pelas escolas. “É importante que as pessoas tenham a percepção do valor do dinheiro”, ressalta o professor.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

MPCE, MPF e MPT reivindicam aumento da quantidade de doses de vacinas enviadas para o Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) reiteram pedido para o Programa Nacional de Imunização (PNI) revisar a meta de vacinação para Covid-19 no Estado do Ceará, com envio maior de doses em relação ao total da população. O Ceará é o 23º lugar do país no recebimento de doses proporcionalmente à população e, com o avanço do processo de imunização por idade, ficou evidente que a quantidade de vacinas enviadas não reflete os dados de número de pessoas nos grupos prioritários e na população geral em todo o estado. O Ministério Público pede também o envio imediato do quantitativo de 1.440.932 doses de vacinas solicitadas em abril deste ano, com ajuste nos envios seguintes, até que seja ofertada a quantidade proporcional ao número de pessoas efetivamente residentes no Ceará. Foi dado prazo de 72 horas para resposta ao Ministério Público.

Conforme informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pelo consórcio de veículos de imprensa com os dados das Secretarias Estaduais de Saúde, até o dia 19 de julho de 2021, o Estado do Ceará recebeu 5.658.668 doses de vacina contra Covid-19 do PNI. Esse número representa 61,59% da população estadual, sendo o Ceará o estado do Nordeste com a menor distribuição proporcional de vacinas para a população. Apesar de o Ceará ocupar o 23º lugar do país no recebimento de doses proporcionalmente à população, é o 2º colocado no país quando se analisa o número de vacinas aplicadas em relação ao número de vacinas recebidas. No ofício, o MPCE, o MPF e o MPT destacam também que nenhum estado do Nordeste recebeu doses de vacinas acima de 70% do quantitativo da respectiva população, situação diferente das regiões Sul e Sudeste, em que Estados receberam mais de 80% de doses.

Vale ressaltar que já houve vários pedidos anteriores do Ministério Público informando sobre a quantidade insuficiente de vacinas para o Ceará em face de as metas para o Estado terem sido subestimadas. A situação não foi resolvida até o presente momento, embora outras unidades federativas tenham recebido doses extras de vacinas, como é o caso de Amazonas, Maranhão e, mais recentemente, do Distrito Federal (nesse caso, após recomendação do Ministério Público). Em 13 de abril, por exemplo, o MP havia pedido acréscimo de 1.440.932 doses de vacina, por já ter sido constatada grande defasagem e desproporção no número de doses enviados ao Estado pelo Plano Nacional de Imunização para os grupos prioritários contemplados na época, notadamente idosos e profissionais de saúde.

No ofício, o MPCE, o MPF e o MPT frisam, ainda, a necessidade de atualização do número de pessoas pertencentes a grupos prioritários, considerando que a ampliação do número de leitos na rede pública estadual acarretou o aumento do número de trabalhadores de saúde da linha de frente. Além disso, houve também implantação de hospitais de campanha, centros de coleta e testagem, centros de atendimento e vacinação, além da mudança do entendimento das categorias que englobam os profissionais da linha de frente, incluindo funcionários de funerárias e cemitérios, bem como profissionais que atuam nas barreiras sanitárias, fiscalização e desinfecção de ambientes, etc. Assim, a estimativa do Ministério da Saúde para envio de vacinas ao Ceará para profissionais de saúde ficou aquém do número efetivamente necessário para imunização do grupo, já tendo a Secretaria de Saúde do Estado solicitado a revisão da meta para o Estado.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Manter o cérebro ativo pode atrasar o Alzheimer em 5 anos, sugere estudo

Um estudo publicado recentemente sugere que realizar atividades estimulantes para a mente (como ler e montar quebra-cabeças) durante a velhice pode adiar em até cinco anos o aparecimento do Alzheimer – doença neurodegenerativa cujos principais sintomas incluem perda de memória e confusão mental.

A hipótese de que manter o cérebro ativo atrasa a manifestação da demência já havia aparecido em pesquisas anteriores, mas os pesquisadores responsáveis por este estudo quiseram testá-la e investigar a relação entre diferentes níveis de atividade cognitiva e a idade de início do Alzheimer. 

“Eu estava confiante de que uma atividade cognitiva mais elevada estaria associada a uma idade mais avançada do início da demência, mas não tinha certeza do tamanho da associação”, afirma Robert Wilson, principal autor do estudo.

A pesquisa publicada no periódico especializado Neurology analisou 1,9 mil idosos e os acompanhou por um período médio de 7 anos. No momento da inscrição no estudo, os participantes não apresentavam quadros de demência e relataram sua frequência de participação em atividades de estimulação cognitiva por meio de um questionário.

Eles responderam perguntas sobre quanto tempo gastavam lendo por dia, ou com que frequência escreviam cartas, jogavam damas, montavam quebra-cabeças ou faziam outras atividades similares. Os pesquisadores desenvolveram uma escala para medir a pontuação dos participantes no questionário – e classificá-los de acordo com níveis mais altos ou mais baixos de atividade cognitiva.

Os participantes ainda concordaram em realizar avaliações clínicas anuais, e os pesquisadores também coletaram outras informações sobre atividades cognitivas realizadas mais cedo na vida dos idosos – bem como a frequência de participação deles em atividades sociais.

Durante o estudo, 457 dos 1.900 idosos foram diagnosticados com Alzheimer. Os participantes que demonstraram níveis mais altos de atividade cognitiva na velhice desenvolveram a doença em uma idade média de 94 anos. Já aqueles com níveis mais baixos de atividade cognitiva desenvolveram em média aos 89 anos – ou seja, com uma diferença de cinco anos.

Os pesquisadores realizaram uma série de análises para verificar se esses resultados não estavam sofrendo interferência de outros fatores. Eles perceberam que sexo, predisposição genética, níveis de educação e atividade cognitiva no início da vida tiveram pouca ou nenhuma influência em relação à idade em que o Alzheimer aparecia. 

Segundo os cientistas, isso sugere que a atividade cognitiva durante a velhice é o fator mais significativo no desenvolvimento da doença.

“A boa notícia é que nunca é tarde para começar a fazer os tipos de atividades acessíveis e baratas que examinamos em nosso estudo”, disse Wilson. “Nossas descobertas sugerem que pode ser benéfico começar a fazer essas coisas, mesmo aos 80 anos, para atrasar o início do Alzheimer.”

Os mecanismos por trás da ligação entre a atividade cognitiva e o Alzheimer ainda são incertos. 

James Rowe explicou ao Medical News Today: “Pode-se dizer que a atividade cognitiva ao longo da vida retarda os sintomas, mas não interrompe a doença subjacente. Em outras palavras, a atividade lhe dá uma ‘reserva’ que o torna mais ‘resistente’ à presença do Alzheimer no cérebro, permitindo que você funcione melhor por mais tempo”. Rowe é professor de Neurologia Cognitiva da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e não esteve envolvido no estudo.

“Os pesquisadores mostraram que, embora a atividade cognitiva não mude a presença ou a gravidade das alterações cerebrais do Alzheimer, seu cérebro consegue lidar melhor com a patologia. A consequência é que o seu declínio funcional (ou seja, perda de memória para uma gravidade que interfere na vida cotidiana) é atrasado”, explica Rowe.

Fonte: Superinteressante

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Inscrições para concurso da Polícia Civil são prorrogadas; saiba novo prazo

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) informa que o prazo de inscrição do concurso para os cargos de escrivão e inspetor foi prorrogado até o dia 2 de agosto. As inscrições, que se encerrariam nesta segunda-feira (19), podem ser feitas no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), banca examinadora do certame.

Detalhes do certame
No total, serão 500 vagas (+ 1.000 Cadastro de Reserva), sendo 100 vagas (+ 200 CR) para o cargo de escrivão e 400 (+ 800 CR) para o cargo de inspetor de polícia. Os cargos possuem a remuneração inicial de R$ 3.732,86 (Três mil setecentos e trinta e dois reais e oitenta e seis centavos). A carga horária é de 40 horas semanais.

Conforme o edital, para participar do concurso, o candidato deve ter o ensino superior completo em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), para ambos os cargos. Também é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos. Não há limite de idade.

As inscrições serão realizadas entre os dias 14 de junho e 2 de Agosto de 2021 pelo site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan), instituição organizadora do certame. O valor da taxa de inscrição é R$ 150,00, para os dois cargos.

Todo o processo contará com cinco fases, todas de caráter eliminatório: prova objetiva e discursiva; curso de formação e treinamento, exame de aptidão física; avaliação psicológica e investigação social. Para os cargos, a primeira fase com prova objetiva e discursiva está prevista para acontecer nas tardes dos dias 4 de setembro de 2021 (sábado), a prova para escrivão, e 5 de setembro de 2021 (domingo), para inspetor. As provas objetivas e discursivas ocorrerão na cidade de Fortaleza. Caso seja necessário, também poderão ser realizadas provas em algumas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza.


Cotas
Uma novidade e ao mesmo tempo um grande marco histórico para este concurso da PC-CE e os demais concursos públicos do Ceará é a implementação de 20% de cotas raciais destinadas a pessoas negras. A Lei nº 17.432, de 25 de março de 2021, foi sancionada pelo governador Camilo Santana, no dia em que marca a Data Magna de Abolição dos Escravos do Ceará. O Estado do Ceará foi a primeira província do Brasil a libertar seus escravizados, no dia 25 de março de 1884. Também são destinadas 5% das vagas, total do concurso, para pessoas com deficiência.

Conforme o pronunciamento realizado pelo governador Camilo Santana, no dia em que sancionou a Lei de Cotas, a medida faz parte do projeto de reparação histórica. “Vivemos em um mundo ainda de muito preconceito e racismo. Aqui é mais um gesto de reconhecimento aos movimentos negros no Ceará. Fazemos parte de uma geração que acredita que é importante incluir as pessoas com políticas afirmativas. O Brasil é um dos países mais desiguais do planeta e todas as políticas que a gente puder fazer para diminuir essa desigualdade nós vamos fazer”.

Curso de Formação
Os candidatos aprovados serão alunos do Curso de Formação Profissional, que será realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE). No período de aulas, o aluno-candidato receberá uma bolsa de custeio.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ligado na tomada ou só na bateria: o que é melhor para o notebook?

Uma dúvida muito comum entre aqueles que compraram ou estão pensando em comprar um novo notebook é: devo usar o computador conectado na tomada ou somente na bateria? Entre muitos mitos e verdades sobre esse tema, apresentamos algumas dicas de como você pode manter o desempenho do seu notebook ao mesmo tempo em que o conserva por mais tempo.

Mas você ainda está escolhendo um notebook para comprar? Não se preocupe! Ao longo do texto você também vai encontrar recomendações para aqueles que buscam uma máquina premium e com um desempenho que não vai deixar nenhum usuário na mão.

O estado atual das baterias
Nos últimos anos, a tecnologia por trás das baterias evoluiu bastante e é possível perceber muitas mudanças nesse segmento. Hoje, por exemplo, não precisamos nos preocupar em carregar totalmente um dispositivo antes de começar a utilizá-lo. Também é um mito a necessidade de deixar o aparelho descarregar totalmente antes de conectar na tomada.

Mas o que dizer sobre a dúvida entre usar o notebook conectado na tomada ou somente na bateria? Será que é prejudicial deixar o computador carregando 100% do tempo? Ou devemos desconectar o PC da tomada de tempos em tempos para manter a saúde da bateria?

Isso é uma dúvida que gira em torno daquele temido “efeito memória” que afetava de forma intensa as baterias de antigamente. Hoje os módulos de bateria de notebook, feitos de íon de lítio, foram desenvolvidos para dar mais liberdade e desempenho para os dispositivos, protegendo também a saúde dos aparelhos.

A bateria do notebook vicia?
Diferente do que acontecia com as baterias de antigamente, o “efeito memória” é menos evidente em módulos de íon de lítio, os encontrados nos notebooks. O que acontece nas baterias mais modernas é um enfraquecimento natural desses módulos em sua capacidade de reter a carga.

Quando você recarrega a bateria do seu notebook, a bateria vai se desgastando com o tempo (como acontece com qualquer outro eletrônico). Porém, os módulos de energia têm um número de ciclos de carregamento e, à medida que muitos ciclos são realizados, a bateria vai “envelhecendo”.

Além de evitar que a carga baixe para níveis inferiores a 20%, outra dica para manter a saúde e performance é evitar ligar e desligar o notebook muitas vezes durante o dia. Para momentos em que o notebook estiver ocioso, o recomendável é utilizar o modo de suspensão, que economiza bateria e mantém os programas e arquivos abertos.

Fonte: Tecmundo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará recebe mais de 135 mil doses de vacinas para imunização contra a Covid

O 46º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Ceará na noite desta segunda-feira (19), e já foi encaminhado para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Foram recebidas 84.600 doses da CoronaVac/Butantan e 50.700 da AstraZeneca/Fiocruz. Outra remessa, com 202.500 doses da AstraZeneca e 52.650 da Pfizer/ BioNTech, está prevista para chegar na noite desta terça-feira (20).

O governador Camilo Santana ressaltou que a chegada desse novo lote é importante para o Ceará e que segue na luta por mais vacinas para todos os cearenses. “Já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, um novo lote de vacinas contra a Covid que recebemos nesta noite. São 135.300 doses no total, sendo 50.700 doses da AstraZeneca (Consórcio Covax/Facility) e 84.600 da CoronaVac. Amanhã, às 22h, vamos receber mais 52.650 doses da Pfizer e outras 202.500 da AstraZeneca (via Fiocruz)”, registrou via redes sociais.

As doses da CoronaVac foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e as da AstraZeneca foram recebidas via consórcio Covax Facility, iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros a fim de ampliar a distribuição de vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda doses na vacinação da população cearense em geral.

A distribuição dos imunizantes para D1 será feita de forma proporcional aos municípios cearenses, em até 24 horas, depois da chegada do material à Capital. Já o agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município.

Vacinômetro
No último fim de semana, o Ceará completou seis meses de vacinação contra a Covid e, até o momento, 5.793.968 doses foram recebidas (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).

O Vacinômetro da Sesa registra que, até às 17 horas desse domingo (18), foram aplicadas mais de cinco milhões de doses. Com isso, 3,6 milhões de cearenses receberam a primeira dose. Quase 1,3 milhão de cearenses já completaram o esquema vacinal com a segunda dose, além dos 141 mil que foram imunizados com a dose única da Janssen.

O Estado está entre os líderes em aplicação de D1 no Nordeste, com aproximadamente 40% da população vacinada. E também está entre os líderes nacionais em proporção de utilização das doses recebidas com 89%. Os dados são do Consórcio dos Veículos de Imprensa.

Mais Vacinas
Para reforçar a imunização dos cearenses, o Governo do Ceará negocia com a farmacêutica Sinovac e o Instituto Butantan, vinculado ao Governo de São Paulo, para aquisição direta de 3 milhões de doses da CoronaVac. O Estado também aguarda receber o primeiro lote da Sputnik V nas próximas semanas.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

20 de julho

1897 - É fundada a Academia Brasileira de Letras, pelo escritor Machado de Assis, no Rio de Janeiro.
1953 - O Conselho Económico e Social das Nações Unidas torna a UNICEF uma agência permanente.
1969 - Neil Armstrong, comandante da Apollo 11, torna-se o primeiro homem a pisar na Lua.

Nasceram neste dia…
1822 - Gregor Mendel, botânico austríaco, pai da genética (m. 1884).
1873 - Alberto Santos Dumont, inventor e aviador brasileiro (m. 1932).
1919 - Edmund Hillary, alpinista e explorador neozelandês (m. 2008).

Morreram neste dia…
1908 - Dimítrios Vikélas, escritor grego (n. 1835).
1955 - Calouste Gulbenkian, mecena e colecionador de arte armeno-britânico (n. 1869).
1973 - Bruce Lee (foto), ator sino-norte-americano (n. 1940).

Fonte: Wikipédia

Abatido e de cabeça raspada, DJ Ivis está irreconhecível em foto; veja

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, negou um habeas corpus em defesa do cantor Iverson de Souza Araújo, o DJ Ivis. A decisão é da sexta-feira (16), mas foi publicada pela Corte nesta segunda-feira (19). De acordo com o tribunal, o pedido foi solicitado por um perito judicial e não pela defesa do cantor.

Ivis foi preso na última quarta-feira (14) e é investigado por agressões contra a ex-mulher, Pamella Holanda.

Conforme o presidente do STJ, o habeas corpus não dispõe de documentos que mostrem a real situação do processo criminal que tramita na Justiça cearense. Para Humberto Martins, analisar o pedido agora poderia provocar tumulto no processo e prejudicar a própria defesa dos advogados do cantor.

"Nessas situações, um eventual julgamento precipitado pode comprometer a linha de defesa que venha sendo desenvolvida pelo próprio acusado e seus advogados constituídos, resultando em prejuízo manifesto para o paciente", escreveu o ministro.

Segundo o STJ, o perito judicial que entrou com o habeas corpus argumentou que DJ Ivis é réu primário, famoso, possui bons antecedentes e não iria atentar contra a vítima no curso do processo. Ele também alega que a prisão preventiva só deveria ser decretada em caso de descumprimento de medida protetiva.

"Não é possível saber sequer se o STJ é competente para apreciar o pedido, pois não há notícia de que o tribunal de origem tenha examinado as questões ora alegadas", disse o ministro. Em função disso, o pedido foi arquivado.

Justiça do Ceará já negou HC
Durante o fim de semana, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) negou um habeas corpus impetrado pela defesa do cantor. O artista continua detido no presídio Irmã Imelda Lima Pontes, na Região Metropolitana de Fortaleza, para onde foi transferido após audiência de custódia.

Um dos advogados de DJ Ivis no caso, o criminalista André Quezado, afirmou que irá aguardar a conclusão da fase de inquérito policial para decidir sobre um pedido de soltura do cantor.


O artista está detido em uma área de triagem no presídio, de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Ceará. Ele está em uma situação especial de segurança para que seja garantida a integridade física, uma vez que o caso teve grande repercussão.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Julho Verde: campanha conscientiza sobre o câncer de cabeça e pescoço

Lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), a campanha Julho Verde tem o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre a importância da prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço. A doença, que atinge regiões como boca, língua, palato, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago e tireoide, mata cerca de 10 mil pessoas por ano no Brasil.

Em 2021, os especialistas em oncologia consideram ainda mais importante reforçar o alerta para a prevenção, pois o isolamento social e a redução do horário de funcionamento das clínicas fizeram com que muitas pessoas deixassem esse cuidado de lado.

Câncer de cabeça e pescoço é o 5º mais diagnosticado no Brasil
De acordo com o médico Bruno Albuquerque, da Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e do Hospital Central da Aeronáutica, em declaração à Agência Brasil, o câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais diagnosticado no país.

O INCA estima que 685 mil novos casos de câncer sejam diagnosticados entre os anos de 2020 e 2022; e o câncer de cabeça e pescoço pode representar até 10% dos casos.

Como prevenir
No início da doença, o paciente pode ser assintomático, mas é essencial que seja feito o diagnóstico das lesões. Algumas mudanças ocorrem com o desenvolvimento do problema. Tais como o surgimento de manchas brancas na boca, dor local, lesão com sangramento e nódulos no pescoço, por exemplo. Além de dificuldade para engolir e rouquidão.

O câncer de tireoide é o que mais atinge homens e mulheres, e é importante ressaltar que o consumo de álcool e tabaco aumenta em mais de 30 vezes as chances de uma pessoa desenvolver a doença na cavidade oral. Mas existem outros fatores de risco, como infecções por HPV e o excesso de exposição solar.

Contudo, quando descoberto no início, há chance de até 100% de cura. Por isso, é importante realizar o autoexame, identificando se há a presença de inchaços no pescoço e feridas na boca.

“Por essas razões, nosso objetivo é alertar sobre os fatores de risco, muito presentes entre a população brasileira, e falar da importância do diagnóstico precoce. Em 60% dos casos, a doença já está avançada quando é descoberta”, disse a presidente e fundadora da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), Melissa A. R. Medeiros.

O médico Bruno Albuquerque também frisou que qualquer lesão na boca que dure três semanas ou mais deve ter o cuidado de um oncologista. “São lesões suspeitas que vão necessitar da avaliação de especialista em cirurgia de cabeça e pescoço”, disse à Agência Brasil.

Riscos do câncer de cabeça e pescoço
Além de ser responsável pela morte de 10 mil pessoas por ano no Brasil, o câncer de cabeça e pescoço pode deixar danos irreversíveis, como a perda da fala, no caso de o tumor se desenvolver na laringe.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse câncer é o nono tipo mais comum no mundo. Por isso, o objetivo das entidades de saúde neste mês é oferecer cursos, lives, congressos e a divulgação de materiais que chamem a atenção da população e dos profissionais de saúde para a prevenção.

Atenção: Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter
 

Centec oferta 780 vagas em 11 cursos gratuitos com aulas pela internet

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) estão com inscrições abertas, a partir desta segunda-feira (19), para 780 vagas em 11 cursos de formação inicial e continuada gratuitos. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, pela internet, de 26 de julho a 8 de agosto, em diferentes turnos.

As inscrições são on-line em www.centec.org.br e seguirão abertas até a terça-feira (20) ou até esgotarem as vagas.

Podem participar pessoas que moram no Ceará e estejam em alguma situação de vulnerabilidade socioeconômica, como desempregados, com renda mensal de até um salário mínimo ou beneficiários do Cartão Mais Infância. É necessário ainda ter idade a partir de 16 anos e possuir computador, notebook ou celular com acesso à internet. Além disso, cada formação tem critérios específicos, como escolaridade e perfil profissional.

Confira a relação completa de todas as capacitações ofertadas:

• Ferramentas digitais
• Noções de informática
• Noções do operador de caixa
• Técnicas de negociação e vendas
• Eletricidade básica residencial
• Excelência no atendimento ao cliente
• Técnicas do assistente administrativo
• Noções de liderança e gestão de pessoas
• Linguagem de programação para iniciantes
• Cultivo de hortaliças em ambiente doméstico
• Noções de educação financeira pessoal e familiar

Os candidatos devem possuir a escolaridade mínima solicitada para cada curso e que só é permitida uma inscrição por pessoa. Caso sejam detectadas inconsistências (inscrições fora dos pré-requisitos desejados), o candidato será desclassificado.

As formações são ofertadas pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) do Centec em nove municípios – Acaraú, Beberibe, Boa Viagem, Fortaleza, Fortim, Granja, Horizonte, Ipaumirim, Limoeiro do Norte, Mauriti e Piquet Carneiro – porém, podem participar moradores de qualquer cidade cearense, tendo em vista que as aulas são on-line, com a mediação de um professor.

A relação com os nomes dos alunos aprovados será divulgada no dia 23 de julho (sexta-feira), no site do Centec. A partir daí, o professor entrará em contato com os estudantes por e-mail, para fornecer informações de como participar das aulas.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre cada um dos cursos:

Curso: Técnicas de negociação e vendas

Turma 01: 18h às 22h (Noite)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 pessoas
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Unidade do Centec: CVT Acaraú, Limoeiro do Norte

Curso: Técnicas do assistente administrativo

Turma 01: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Pessoas cursando o 3º do Ensino Médio ou concluído
Unidade do Centec: CVT Boa Viagem

Curso: Excelência no atendimento ao cliente

Horário: 13h às 17h (Tarde)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental completo
Unidade do Centec: CVT Fortaleza

Curso: Noções de informática

Turma 01: 8h às 12h (Manhã)
Turma 02: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental II completo e Ensino Médio incompleto e completo
Pré-requisito: 0(a) aluno(a) deve ter computador ou notebook com internet
Unidade do Centec: CVT Fortim, Granja

Curso: Ferramentas digitais

Horário: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino médio incompleto
Pré-requisito: Noções de informática
Escolaridade: Ensino fundamental II completo e Ensino médio incompleto e completo
Unidade do Centec: CVT Fortim
 
Curso: Cultivo de hortaliças em ambiente doméstico

Horário: 14h às 18h (Tarde)
Vagas: 60 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino fundamental incompleto
Unidade do Centec: CVT Horizonte

Curso: Eletricidade básica residencial

Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Vagas: 60 pessoas
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental I e II incompletos e Ensino Médio incompleto
Unidade do Centec: CVT Ipaumirim

Curso: Noções de educação financeira pessoal e familiar

Turma 01: 14h às 18h (Tarde)
Vagas: 60 pessoas
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino Fundamental I e II incompletos e completo
Unidade do Centec: CVT Limoeiro do Norte

Curso: Noções do operador de caixa

Horário: 13h às 17h (Tarde)
Vagas: 60 vagas por turma
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Unidade do Centec: CVT Mauriti

Curso: Noções de liderança e gestão de pessoas

Horário: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 pessoas cada turma
Carga horária: 40h/a
Escolaridade: Ensino médio completo
Unidade do Centec: CVT Piquet Carneiro

Curso: Linguagem de programação para iniciantes

Horário: 18h às 22h (Noite)
Vagas: 60 pessoas
Carga horária: 40 h/a
Escolaridade: Ensino Médio completo e incompleto
Pré-requisitos: O(a) interessado(a) deve ter computador ou notebook com internet. Noções básicas de informática
Unidade do Centec: CVT Beberibe

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Seu WhatsApp foi clonado? Conheça quatro formas de pedir ajuda ao suporte técnico

A clonagem da conta do WhatsApp infelizmente não é algo impossível de acontecer, muitas pessoas – inclusive celebridades – já relatam ter tido suas contas roubadas. A ação é um tipo de golpe, no qual o infrator se passa pelo usuário e começa a fazer pedidos de valores em dinheiro a amigos e parentes do usuário.

Entretanto, existem quatro formas de pedir ajuda ao suporte técnico do mensageiro nessa hora e reaver a sua conta, são elas: por e-mail, pelo aplicativo, pelo WhatsApp Web e pela página oficial do site. Acompanhe o tutorial abaixo e saiba o que fazer e a quem recorrer nessa situação.

Os procedimentos podem ser feitos pelo Android e iOS. No tutorial foi feito a partir de um iPhone 7.

Como recuperar conta do WhatsApp clonada?

Pelo aplicativo:

1. Entre no seu WhatsApp e toque no ícone de engrenagens. Em seguida, clique em “Ajuda”.

2. Depois toque em “Fale conosco” e descreve no campo indicado o problema. Se quiser e tiver, adicione prints que comprovem ou expliquem a situação. Para finalizar clique em “Avançar”.

Pelo WhatsApp Web:

1. O procedimento é o mesmo no aplicativo, porém pela tela do computador. Clique nos três pontinhos ao lado da sua foto de perfil no topo da tela. Clique em “Configurações”, depois em “Ajuda” e “Fale conosco”;

2. Preencha suas informações e escreva sua mensagem. No final do processo, toque em “Enviar”.

Por e-mail:

Você também pode entrar em contato com o suporte do mensageiro através do e-mail support@whatsapp.com. Envie um relato mais claro possível do seu problema, adicione toda a informação necessária para a resolução – como prints o número de telefone no qual a conta do WhatsApp está instalada. O ideal é que você envie o e-mail usando sua conta pessoal.

Pela página oficial

1. O pedido de ajuda ao suporte técnico também pode ser feito pela página oficial do WhatsApp. Basta acessar a página, rolar até o final e clicar em “Fale conosco”. Em seguida toque em “Entre em contato conosco” na aba “Suporte para o WhatsApp Messeger”;

2. Depois preencha o formulário com as informações solicitadas, como número de telefone, e-mail, o sistema operacional que usa – iPhone, Android etc. – e descreva o problema com mais detalhes e informações possíveis. Ao final, toque em “Enviar Pergunta”.

Prontinho! Agora você já sabe como recorrer caso descubra que alguém clonou o seu WhatsApp. Recomendamos que, a  qualquer sinal de desconfiança de que alguém esteja usando o seu número, entre em contato com o suporte para análise do caso e solução mais rápida.

Fonte: Olhar Digital

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Ceará chega a seis meses de vacinação liderando aplicação de primeira dose no Nordeste

Em 26 de fevereiro de 2020, o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no Brasil, em São Paulo. No mesmo mês, ainda sem casos suspeitos, o Ceará adotou medidas efetivas para o enfrentamento da doença no Estado: divulgou seu Plano de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e articulou um comitê para a tomada de decisões contra a pandemia, ativo até hoje. Logo depois, destinou milhões de reais para compra de material de diagnóstico e suplementação de insumos hospitalares e, em seguida, estabeleceu o isolamento social rígido em todo o território. O estado cearense foi um dos primeiros do País a estimular o confinamento.

Àquela época, o medo se espalhava pela população à medida que cientistas do mundo todo corriam contra o tempo em busca de um imunizante seguro. Foram meses de espera até a esperança ganhar forma. No dia 18 de janeiro deste ano, a vacinação iniciou no Estado. Maria Silvana Sousa dos Reis, de 51 anos, foi a primeira cearense vacinada contra a doença. Após seis meses, com as duas doses da CoronaVac/Sinovac/Butantan, a técnica de Enfermagem continua atuando no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Hev), unidade adquirida pelo Governo do Ceará em meio ao período pandêmico. O equipamento, antes privado, agora é público e está a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).

“São seis meses de vacinação contra a Covid-19 no Ceará. Quero agradecer a todos os municípios cearenses, aos secretários municipais e aos trabalhadores da Saúde pela forma eficiente da imunização, que se inicia na distribuição das vacinas de forma imediata”, ressalta o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

O Estado atingiu a marca de 39% da população vacinada com a primeira dose, ficando em primeiro lugar no Nordeste. “Nossa meta é chegar até o fim de agosto com 100% da população a partir de 18 anos vacinada, para garantir que tenhamos mais segurança e mantenhamos as atividades essenciais”, pontua o secretário.

Na sexta-feira (16), de acordo com o Vacinômetro da Sesa, o Ceará ultrapassou os cinco milhões de doses aplicadas – são 3,6 milhões de primeiras doses e 1,2 milhão referente ao reforço, além de 139,5 mil doses únicas associadas aos imunizantes da farmacêutica Janssen. Além desta, outras três vacinas estão sendo administradas no Estado: AstraZeneca/Fiocruz, CoronaVac/Sinovac/Butantan e Pfizer.

O governo estadual também fechou acordo de compra direta com o Fundo Soberano Russo para adquirir 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V, que tem eficácia comprovada de 91,4%. A previsão é de que as doses cheguem ao Brasil ainda neste mês.

Primeira vacinada
Maria Silvana Sousa dos Reis classifica como um privilégio ter sido a primeira vacinada no Ceará “em meio a tantos colegas profissionais de saúde”. Ela não esconde o alívio. “Como eu ficava muito com os pacientes, tinha medo, mas depois de um tempo fui relaxando, tomei minhas vacinas e decidi cuidar melhor ainda dos meus pacientes”, afirma a técnica de Enfermagem.

Apesar de estar mais tranquila, principalmente após o número de internações ter diminuído no Estado, sobretudo em Fortaleza, Maria ensina: “Aproveite e não deixe de tomar a vacina. É para se proteger! Não descuide da máscara nem do álcool em gel. Mesmo eu estando vacinada, continuo com os mesmos cuidados”.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Bebê é resgatado no mar após ser 'esquecido' pelos pais; assista

Um bebê de um ano de idade foi resgatado no mar da praia de Kelibia, na costa nordeste da Tunísia , pelo Serviço de Proteção Civil e o salva-vidas após se perder dos pais e boiar por mais de um quilômetro na direção contrária a costa. Segundo informações da rádio local Shems FM, os pais da criança alegaram estar "distraídos" no momento do acidente. Confira o momento do resgate:
  

Nas imagens compartilhadas pelo salva-vidas, que buscou a criança com um jet-ski, é possível visualizar a criança em uma bóia rosa. Ao chegar para resgatar o bebê, a menina encontra-se chorando no alto mar. As imagens do resgate foram compartilhadas nas redes sociais.

As autoridades locais aconselharam os responsáveis a prestar mais atenção quanto aos fortes ventos da região, que teriam levado a criança para o mar. Muitos usuários de redes sociais questionaram a justificativa dos pais por não prestar a devida atenção a um bebê de um ano que encontrava-se à deriva pelas águas.

Fonte: Último Segundo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Inscrição para o concurso da Polícia Civil do Ceará termina hoje

Terminam nesta segunda-feira (19) as inscrições para o concurso público da Polícia Civil do Ceará. Ao todo, são ofertadas 500 vagas divididas entre os cargos de inspetor e escrivão, com salários R$ 3,7 mil. O processo seletivo reserva vagas específicas para pessoas com deficiência (PCD) e negros (cota racial).

As inscrições devem ser feitas pela internet, com taxa no valor de R$ 150. O concurso exige diploma de nível superior.


Confira as vagas do concurso da Polícia Civil

Inspetor de Polícia Civil

• Salário: R$ 3.732,86;
• Jornada: 40 horas semanais;
• Requisito: diploma de ensino superior.

São 300 vagas para inspetor na ampla concorrência, 20 para PCD e 80 para cota racial. Há ainda outras 800 vagas para cadastro de reserva

Escrivão de Polícia Civil

• Salário: R$ 3.732,86;
• Jornada: 40 horas semanais
• Requisito: diploma de ensino superior.

Já para escrivão, são 75 vagas na ampla concorrência, cinco para PCD e 20 para cota racial. No cadastro de reserva há ainda 200 vagas.

A prova envolve questões de língua portuguesa, informática, legislação e noções de várias áreas do direito. A primeira fase está programada para o dia 4 de setembro (sábado) para os candidatos a escrivão, e para o dia 5 de setembro (domingo) para os candidatos a inspetor. O certame ocorre em Fortaleza.

Veja editais de concursos estaduais abertos:


Concursos que devem ter editais publicados em breve:

Polícia Militar
As leis que autorizam a realização de novos concursos para as forças de segurança pública no Estado foram sancionadas em 17 de maio. Ao todo, segundo Camilo, são ofertadas 2.870 novas vagas para a Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Além disso, a última turma do Corpo de Bombeiros, com 204 agentes, será convocada.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

AddThis