"Internet como conhecemos vai desaparecer", diz Eric Schmidt

O Google é uma das marcas que, hoje, mais depende da web para faturar e simplesmente existir. Mas o presidente da companhia Eric Schmidt acredita que a internet, base de praticamente todos os negócios da empresa, logo irá desaparecer.

A declaração foi dada pelo executivo durante o Fórum Econômico Mundial, realizado nesta semana em Davos, na Suíça. Quando questionado sobre o futuro da rede, Schmidt foi direto: "Eu responderei simplesmente que a internet irá desaparecer".

O presidente do Google, no entanto, não previu um cenário catastrófico e nem nada do gênero. Schmidt quis dizer que a internet logo estará tão integrada a tudo que, em breve, praticamente não a veremos mais. Ou seja, a chamada Internet das Coisas, hoje já muito presente, em breve deverá predominar.

"Haverá tantos endereços IP, tantos dispositivos, sensores, itens que você vestirá, coisas que você interagirá, que você nem vai mais notá-la. Ela será parte de sua vida o tempo todo", completou, segundo o Hollywood Reporter.

Para o executivo, logo será possível entrar em uma sala e, com a permissão do usuário, interagir com tudo que acontece ali dentro. "Um mundo altamente personalizável, interativo e muito, muito interessante surgirá", segundo o presidente do Google – que, após adquirir a Nest, já começou a caminhar rumo a essa previsão.

A visão de Schmidt relacionada ao crescimento da Internet das Coisas não é única, por sinal. Vint Cerf, um dos pioneiros da web, disse ainda em 2013 que o conceito será muito bem-sucedido, e Hu Yoshida, CTO da Hitachi Data Systems, previu em entrevista a INFO que em 2020 tudo será diferente graças à ideia de fazer tudo se comunicar.

Entre as empresas, a Apple deu um passo em direção a esse futuro de Schmidt ao lançar seu próprio certificado de integração. A Samsung, por sua vez, anunciou durante a CES deste ano que todos os seus produtos estarão conectados em cinco anos.

Por fim, a Intel é talvez a mais "empolgada" em relação à ideia de conectar tudo. Em 2013, a empresa criou uma divisão interna destinada apenas aos dispositivos conectados, e a iniciativa trouxe resultados já em 2014 com o pequeno Edison. Em 2015, então, vimos o nascimento do Curie, um SoC do tamanho de um botão, e o anúncio de que o setor ainda jovem compõe 2,1 bilhões de dólares da receita da companhia.

Fonte: Info



Aluno nota mil do Enem dividia tempo entre curso técnico, cursinho e estudos

Depois de um ano dividindo o tempo entre curso técnico, cursinho e estudos em casa, Luis Henrique Sales, de 19 anos, conquistou, junto com 249 estudantes em todo o Brasil a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante, que tem paralisia cerebral, conta que dormia apenas das 2h30 às 6h30 na preparação para o exame. A nota máxima foi a melhor recompensa que poderia ter.

“Foi uma alegria. Ele disse: mãe a senhora não acredita. Eu disse, parabéns. E pronto, não conseguimos nos dizer mais nada”, diz a mãe, Dourizan de Sales Santos, emocionada. Caso consiga uma vaga em uma faculdade, Luis Henrique será o primeiro da família a entrar no ensino superior. Ele já havia conseguido uma vaga no Instituto Federal do Maranhão (Ifma) para técnico em mecânica.

O sonho era, no entanto, entrar no ensino superior e, para isso, fazer o Enem. Ele terminou o ensino médio em 2013, se inscreveu no exame, mas não conseguiu fazer a prova porque havia esquecido a identidade em um stand onde fez a inscrição para o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Pense numa pessoa que chorou. Ele queria muito fazer o Enem. Mas esse ano acabou o sofrimento”, conta o pai, Luis Carlos Magalhães Santos.

A família mora em Garapa, região da periferia da capital maranhense São Luís. Luis Henrique sempre estudou em escola pública. O pai conta que no ensino fundamental o rapaz sofreu preconceito por parte dos outros alunos. “Ele sempre quis provar que pode. No ensino fundamental teve a questão da discriminação, pelo jeito de falar, de andar. Sempre disse para ele iriaa e ainda vai passar por esses momentos, mas que ele pode fazer qualquer coisa que quiser”, diz o pai. O esforço lhe rendeu uma vaga no Colégio de Aplicação da Ufma, o Colégio Universitário, onde cursou o ensino médio.

Agora, o que Luis Henrique quer é cursar engenharia da computação na instituição de ensino superior. Ele espera o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que será divulgado nesta segunda-feira (26). “Estou feliz [com o resultado no Enem] foi muito estudo. Eu escolhi o curso porque é o que eu gosto, o que sempre gostei”, diz o estudante.

Para ele, o segredo de ter tirado nota mil foi ter estudado e aplicado as regras do Enem, que eram discutidas em sala pelos professores do cursinho, além de praticar. “Eu acho que o diferencial foi ter abordado os dois lados, tanto a pessoa que emite o anúncio quanto quem recebe, que são as crianças”, diz. O tema da redação foi Publicidade Infantil, assunto em questão no Brasil.

O diretor do curso preparatório Wellington, Carlos Wellington de Castro, disse que o aluno é motivo de orgulho. “Só dois alunos tiraram a nota máxima no estado”, ressalta. Ele era um dos estudantes beneficiados pelas vagas reservadas no cursinho para ex-alunos de escolas públicas, a preços acessíveis. “Almoçava e ficava ininterruptamente estudando”, conta.

Os estudos sem fim não davam descanso a mãe. Dourizan diz que ficava muito preocupada com a alimentação do filho, que esquecia de comer enquanto estudava. “Eu tinha que fazer lanche, levar para ele”. Agora, ele pode descansar um pouco, andar de bicicleta e comer um prato de macarronada com tranquilidade, prato e atividade preferidos segundo a mãe.

Fonte: Agência Brasil



Vacina para Ebola chega a Libéria para primeiro teste em larga escala

As primeiras doses da vacina do Ebola foram enviadas para a Libéria nesta sexta-feira (23), segundo um porta-voz da GlaxoSmithKline (GSK), uma das empresas que criaram o antídoto.

Outra vacina da Merck e da NewLink também será testada.

"O envio é uma grande realização e mostra que estamos no caminho certo com o desenvolvimento acelerado de nossa vacina para o Ebola", disse Moncef Slaoui, diretor da GSK.

Em dezembro, o teste da vacina da Merck e da NewLink foi interrompido após voluntários terem reclamado de dores nas juntas.

Após investigar o efeito colateral, cientistas concluíram que ele não representava um problema grave que pudesse interromper o desenvolvimento da vacina.

Nenhum efeito colateral semelhante foi verificado durante os testes com a vacina da GSK.

O primeiro carregamento da vacina será usado no primeiro teste em larga escala da vacina, que acontece nas próximas semanas na Libéria.

"Esperamos começar na última semana de janeiro, mas ainda existem algumas questões com órgãos reguladores que precisam ser acertadas", afirma Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infectocontagiosas dos Estados Unidos.

Os testes devem começar na região de Monróvia, capital do país, e irão envolver cerca de 30 mil pessoas. Pacientes já infectados e que sobreviveram ao vírus serão excluídos desse teste, segundo a GSK.

As primeiras pessoas a receber a vacina serão profissionais de saúde, um dos grupos que têm mais risco de contrair o Ebola. Apenas na Libéria, 178 enfermeiros e médicos morreram em decorrência do vírus.

Outro teste, em Serra Leoa, deve começar poucas semanas depois dos testes começarem na Libéria.

Serra Leoa tem o maior número de infecções por Ebola no mundo, com 10 340 casos e 3 154 mortes.

Fonte: Info



13 técnicas infalíveis para quem precisa se concentrar e estudar muito

Se suas metas para 2015 incluem passar no vestibular ou em algum concurso público, quem sabe fazer um bom trabalho de conclusão de curso ou simplesmente deixar o computador de lado e começar a ler mais livros, as orientações a seguir serão bastante úteis. A galera da Info resolveu perguntar a alguns especialistas quais eram as dicas que eles dariam a quem está com dificuldade de concentração na hora da leitura. Confira:

1 – Não espere virar um grande leitor de um dia para o outro. Antes de tudo, cuide do seu estado mental e tenha noção de que estudar bem é um processo que melhora de um dia para o outro. Então se hoje você não se julga muito bom, talvez daqui a uma semana a coisa esteja melhor.

2 – Se quer que sua leitura seja produtiva de verdade, desapegue daquilo que possa tirar a sua atenção. Deixe o celular de lado, desligue a TV e nem pense em ler enquanto, no computador, há uma aba do Facebook tentando a sua concentração. Cada vez que você interrompe a leitura para fazer outra coisa, seu cérebro perde o fio da meada. Ele estava concentrado em uma coisa específica, e vai ser difícil recuperar a concentração de novo.

3 – Sabe aquela coisa de “um dia frio, um bom lugar para ler um livro”? Leve a sério a questão do bom lugar e escolha um local tranquilo, sem muito barulho nem fluxo de pessoas. Bibliotecas são sempre amigas.

4 – Não vale simplesmente se jogar em um canto e ler. É importante prestar atenção na postura e, nesse sentido, nada melhor do que ler sentado, com a coluna retinha, o joelho dobrado a 90 graus e evitando deixar a cabeça muito baixa. Ler deitado, por exemplo, não é uma boa ideia.

5 – Por mais que você tenha o cérebro de um mestre samurai, a concentração vai embora mais cedo ou mais tarde. Depois de 50 minutos de leitura, faça um intervalo de uns 10 minutos. Essa pausa serve para que você se levante, faça uns alongamentos, ande um pouco, vá ao banheiro, tome um copo de água.

6 – Todos nós temos um período do dia durante o qual nos consideramos mais produtivos, certo? Então é nesse período que você deve estudar. Seu relógio biológico pode ser um ótimo aliado.

7 – Algumas pessoas recorrem à chamada “leitura dinâmica”, que nada mais é do que um método para quem busca ler melhor. A técnica indica medidas como acompanhar a leitura com a ajuda dos dedos ou estipular metas de tempo de leitura, assim você pode chegar ao final da página e checar seu progresso de outra maneira. Isso não vale para tudo, é claro, pois algumas leituras são mais complexas do que outras e exigem releituras e maior concentração.

8 – Mantenha o foco no texto, concentre toda a sua mente nas páginas que estão diante de você. Depois que você atinge um bom nível de concentração, sua leitura será mais rápida e eficiente.

9 – Faça marcações no texto, sublinhe, rabisque, anote. Vale usar marcadores de cores diferentes também.

10 – Uma das dicas para absorver bem o conteúdo do texto é fazer uma leitura rápida dele, primeiro. Depois, na segunda leitura, com mais calma e foco e fazendo anotações, você vai entender o conteúdo com mais facilidade, com certeza.

11 – Uma das maneiras mais eficientes de aprender algum conteúdo é ler sobre ele e resumi-lo. Vale lembrar que resumir é falar sobre o que você acabou de ler com as próprias palavras, e não apenas selecionar trechos. Pense no resumo como uma maneira de explicar a alguém a informação que acabou de chegar até você. Se você conseguir explicar, é porque entendeu.

12 – Busque por exemplos sempre que possível. Em alguns casos, passamos a entender melhor um assunto quando o vemos aplicado na prática. Nem sempre é possível conseguir um exemplo tangível, mas dá para procurar ocasiões nas quais determinados conceitos foram usados. Aí tudo fica mais fácil de ser entendido.

13 – Sabia que 50% do que você ouve fica gravado em sua memória por apenas três dias? É por isso que, se você quer fixar um conteúdo em sua cabeça, o ideal é fazer anotações e revisões com frequência – quando fazemos isso, a porcentagem sobe para 90% durante os mesmos três dias. Já as revisões e anotações fazem com que 70% dessas informações fiquem gravadas em nossa mente para sempre, conforme explicou José Roberto Lima à Info.

Fonte: Mega Curioso (Via Info)



Governo do Ceará reduz número de atendimentos de saúde de servidores

Servidores do Governo do Estado do Ceará que pagam o plano de saúde do Estado foram surpreendido com a redução no número de consultas mensais. Nesta sexta-feira (23), os servidores que foram ao prédio onde funcionam a ouvidoria e a marcação de consulta, no Centro de Fortaleza, voltaram para casa sem conseguir o serviço.

Até o fim de 2014, os servidores tinham direito a duas consultas por mês; atualmente, eles têm o direito a uma consulta. Exames e cirurgias têm que estar dentro de uma cota mensal estabelecida pelo Governo.

"Não recebemos nenhum comunicado, o que recebemos é muita reclamação de servidores públicos. Da educação, da saúde e de outras categorias. Aguardamos que o Governo dê uma resposta o mais urgente possível", diz o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Evaldo Ribeiro.

Em nota, a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado informou que está ciente sobre as demandas dos servidores e o assunto será discutido entre a pasta e o sindicato.

O plano do Instituto de Saúde dos Servidores atende, em média, 150 mil funcionários públicos de todo o Ceará. Cada um paga cerca de 9% do salário mínimo. Os servidores tentam renegociar a cota de serviços com o Governo para reduzir os custos nos serviços de saúde.

Haroldo Ribeiro foi um dos servidores que não conseguiu marcar a consulta, após atingir o limite reduzido de serviços mensais. Desde outubro ele tenta uma cirurgia para as cordas vocais. Mesmo pagando R$ 500 pelo plano de saúde do Governo, mais uma vez, a resposta nesta sexta foi negativa.

"Estou parado, não tem como trabalhar há dias, há meses. Estou aguardando a cota para o próximo mês para ver se dá para fazer a cirurgia", diz.

De acordo com o representante do Sindicato dos Servidores Públicos, eles foram pegos de surpresa. Os funcionários não receberam nenhum comunicado do governo informando sobre a redução de consultas, exames e cirurgias.

Fonte: G1 CE



Crato (CE): Escolas do município recebem equipamentos tecnológicos

A Secretaria de Educação do Crato realiza entrega de novos kits de equipamentos tecnológicos, composto de dois notebooks e uma impressora multifuncional, para a Sala do Atendimento Educacional Especializado.

De acordo com Franco Emiliano, coordenador do PROINFO, esses equipamentos foram adquiridos através do Sistema de Gestão de Tecnologia – SIGETEC, pela Secretaria de Educação Continuada Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Crato.

“Com a aquisição dos equipamentos, todos os professores das salas do atendimento educacional passaram por curso de capacitação através do Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação do Crato”, frisa Franco.

As escolas contempladas com os novos kits de equipamentos para as Salas do Atendimento Educacional Especializado foram, Escola São Francisco, Liceu Diocesano, José do Vale, Aderson da Franca, Paulo Lima Verde, Antonio José Soares, Rosa Ferreira e Raimundo Nonato de Sousa.

Assessoria de Imprensa/PMC



Gasolina custará de R$ 2,905 a R$ 3,496. Preços passam a valer em 1º de fevereiro

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) divulgou no "Diário Oficial" da União desta sexta-feira (23), os novos preços de referência de combustíveis como gasolina, etanol e diesel nos 26 Estados e no Distrito Federal. Os preços, que são apenas referência, e não obrigatórios para os postos, passam a valer em 1º de fevereiro.

A nova tabela é divulgada quatro dias depois que o governo aumentou impostos incidentes sobre os combustíveis. Na segunda-feira (19), o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou a elevação do Pis/Cofins e a retomada da Cide, ambos encargos que recaem sobre combustíveis, o que causou elevação nos preços.

São Paulo tem o menor valor de referência da gasolina (R$ 2,905) e do etanol (R$ 1,914). O Acre tem a gasolina (R$ 3,4962) e o etanol (R$ 2,9802) mais caros.

Outros exemplos: no Rio de Janeiro, o preço de referência do litro da gasolina é R$ 3,265, e o do etanol, R$ 2,556. No Paraná, a gasolina custa R$ 3,05, e o etanol, R$ 2,10.

Esses preços não são necessariamente os cobrados do consumidor na bomba de gasolina. Servem de base para o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) feito pelas refinarias. O nome oficial é preço médio ponderado ao consumidor final.


Além da gasolina, a tabela  traz preços de referência para outros combustíveis, como querosene da aviação, etanol, gás natural veicular (GNV), gás natural industrial, óleo combustível, diesel e gás de cozinha.

O Conselho Nacional de Política Fazendária, que estabelece esses preços, é integrado pelos secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação de cada Estado e Distrito Federal e pelo ministro da Fazenda.

Seu objetivo é evitar a guerra fiscal entre os Estados brasileiros, tentando estabelecer preços que equilibrem as situações regionais diferentes, considerando custos de produção e transporte de cada produto. Por isso em Estados onde há mais produção de etanol, como São Paulo, esse combustível é mais barato.

Fonte: UOL



Freira que não sabia de gravidez dá à luz um bebê

Uma a freira de Burundi que entrou recentemente para um convento de clausura na cidade italiana de San Severino Marche, deu à luz um bebê em um hospital local no último domingo.

Segundo o jornal Corriere Adriatico, a freira, de uma idade desconhecida, teria sido levada a um hospital pelas colegas com fortes dores abdominais.

Depois de um exame de ultrassom, ela foi imediatamente transferida para a ala da maternidade, onde deu à luz uma criança que não se sabe se é menino ou menina.

A nova mãe teria decidido manter o bebê e deve ser enviada a uma comunidade de acolhimento.

A direção do hospital, com máxima descrição, se nega a comentar o caso.

Esse não é o primeiro caso registrado na Itália nos últimos anos. Em 2011, outra freira da região deu à luz uma criança. Na ocasião, a religiosa disse que o filho foi fruto de um estupro quando ela estava no Congo.

No ano passado, outra freira, de origem salvadorenha, também teve um bebê em Rieti, o qual chamou de Francisco, em homenagem ao Papa.

Fonte: Terra



Ceará gerou 47.372 empregos em 2014

Em 2014, considerando a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, foram gerados 47.372 empregos celetistas no Ceará, o que representou um aumento anual de 3,98%. O saldo é o terceiro melhor do país, atrás somente de Santa Catarina (53.887) e Rio de Janeiro (53.586), embora tenha sido inferior ao registrado em 2013, quando a ampliação foi de 50.206 postos de trabalho.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e foram divulgados hoje (23/1), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O comportamento foi proveniente da expansão do emprego principalmente nos setores de Serviços (24.940), Comércio (11.747 postos) e Construção Civil (8.789).

"Embora não tenha conquistado os níveis de ampliação de postos de trabalho de anos anteriores, o Ceará não apenas manteve a expansão dos empregos com carteira como também foi um dos principais centros de geração de postos de trabalho do país," analisa o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Gilvan Mendes.

Em dezembro, por razões sazonais que marcam a série do CAGED (entressafra agrícola, férias escolares, dentre outros), verificou-se declínio de 0,34% no nível de emprego ou -4.201 postos de trabalho. Essa redução atingiu quase todos os setores, com destaque para Construção Civil (-4.008 postos), Indústria de Transformação (-2.893 postos) e Agropecuária (-933 postos), cujos saldos superaram a geração de empregos verificada principalmente no Comércio (+3.110 postos).

A região Metropolitana de Fortaleza registrou acréscimo de 30.470 empregos formais no ano de 2014, incorporando as declarações entregues fora do prazo de janeiro a novembro de 2014.

Assessoria de Comunicação do IDT



Mais de 74 mil infrações por excesso de velocidade registradas em 2014 no CE

Mais de 74 mil infrações por excesso de velocidade nas BR’s foram registradas durante todo o ano de 2014 no Ceará, segundo relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O maior número de infrações captadas por radares fotográficos foram de trechos da BR-116, com 39.640 ocorrências, em um total de 74.529.

Para a Polícia, o número é preocupante e demonstra fator determinante para acidentes.

Além do excesso de velocidade, outras infrações se somam aos riscos de segurança dos próprios motoristas e de terceiros. Durante todo o ano passado, o número de ultrapassagens proibidas foi de 13.138, e flagrantes de condução sob efeito de álcool somaram 1.358, com 210 pessoas detidas pela conduta criminosa.

A PRF destaca o caso específico de um veículo recordista em infrações, com 13 ocorrências por desrespeito aos limites de velocidade.

Os números são um alerta também devido ao período carnavalesco, que se aproxima. A Polícia recomenda que os condutores tenham atenção redobrada, principalmente em trechos urbanos das rodovias, e que os pedestres não deixem de utilizar as passarelas para atravessar.

Fonte: O Povo



ProUni vai oferecer mais de 213 mil bolsas

O Programa Universidade para Todos (ProUni) vai ofertar 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. O número representa crescimento de 11% em comparação ao processo do primeiro semestre de 2014, quando foram ofertadas 191.625 bolsas.

As inscrições começam nesta segunda-feira, 26, e podem ser feitas até quinta-feira, 29, na página do ProUni. Já estão disponíveis para consulta no site as bolsas ofertadas nesta edição. O candidato que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no ProUni.

Em 2015, as bolsas serão para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas. De acordo com o Blog do Planalto trata-se da maior oferta de bolsas desde que o programa foi criado. O aumento, no entanto, é menor que no ano passado, quando a oferta cresceu 18% em relação ao primeiro semestre de 2013.

A maior parte das bolsas concentra-se na Região Sudeste (48%), seguida pela Região Sul (22%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (10%) e Norte (6%).

Podem concorrer às bolsas, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista  integral. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar a renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos.

Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior.

Professores do quadro permanente da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do ProUni. Nesse caso, não é necessário comprovar a renda.

Segundo dados do Ministério da Educação, ao longo de dez anos, o Prouni concedeu 1,5 milhão de bolsas de estudos para estudantes carentes de todo o País. Nesse período, o programa formou mais de 430 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento. Atualmente, o programa beneficia mais de 562 mil jovens brasileiros de baixa renda com bolsas integrais ou de 50% em universidades privadas de todo o País.

Veja a lista dos cursos com maior oferta de bolsas:

1. Administração – 22.050
2. Pedagogia – 15.562
3. Direito – 15.010
4. Ciências contábeis – 11.917
5. Engenharia civil – 8.405
6. Educação física – 8.181
7. Gestão de recursos humanos – 6.854
8. Enfermagem – 6.801
9. Psicologia – 5.307
10. Engenharia de produção – 5.284

Fonte: Agência Brasil 



Crato (CE): Irmãos Aniceto preparam nova fase

Próxima de comemorar seus 200 anos de existência, o aniversário será celebrado no mês de maio, a banda cabaçal dos Irmãos Aniceto entra definitivamente em sua terceira formação. Após a morte de Mestre Antônio, primeiro pífano da mais emblemática banda cabaçal do nordeste brasileiro, a função passará a ser exercida por seu filho caçula, Cícero Aniceto, que assumiu o posto no início da semana, após convite feito pelo coordenador do grupo, Mestre Raimundo Aniceto, último remanescente da segunda formação da banda. Nesta nova formação, os sobrinhos de Mestre Raimundo, Cícero e Adriano, filhos de Mestre Antônio; e Jeová, Cícero e Vicente, filhos de Mestre João; assumem o legado da família e a obrigação de manter a tradição da cultura popular efetivada pelos Irmãos Aniceto.

A primeira apresentação da nova formação da banda acontecerá no próximo dia 25 de janeiro, quando participarão das comemorações em torno da Santa Cruz da Baixa Rasa. O evento, que no ano passado comemorou cem anos de celebrações, é realizado em plena área da Chapada do Araripe e atrai milhares de pessoas. A participação da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto durante o evento acontece há muitos anos e, por conta da morte de Mestre Antônio e a chegada do novo componente, há grande expectativa em torno de como o grupo se comportará daqui por diante.

"Agora a banda é composta pelos sobrinhos. Do começo da segunda geração só fiquei eu. Meus irmãos mais velhos partiram e eu fiquei na missão de dar continuidade, ensinando o pessoal mais novo pra que a tradição não se acabe", explicou Mestre Raimundo, líder dos Irmãos Aniceto. Segundo ele, que integra o grupo há 72 anos, existe uma espécie de compromisso familiar que impulsiona os mais jovens a também dar prosseguimento à tradição dos Aniceto. "Não vai morrer nunca. A banda vai passando de geração pra geração e os mais novos é que vão tomar de conta. Essa tradição vem de muito tempo. Aprendi isso com meu pai e, junto com Antônio, fomos passando para o pessoal mais novo da família. Hoje, até uma bandinha de criança já existe, que é pra dar continuidade ao trabalho", disse Mestre Raimundo Aniceto.

A bandinha ressaltada por ele é coordenada por Jeová Aniceto, filho de Mestre João, um dos componentes da banda cabaçal. Composta por cinco integrantes, já assume papel importante na produção cultural da família. "A banda cabaçal mirim também realiza muitas apresentações. A gente quer preparar os meninos logo cedo, porque, se precisar, já tem como substituir componente na dos adultos", observou Jeová Aniceto. Conforme afirma, o projeto de preparação das crianças vem acontecendo há pouco mais de cinco anos e, além de parentes, o grupo também é formado por filhos de amigos da família Aniceto. "No começo também foi assim. Eram parentes e amigos. A gente só manteve a tradição", afirmou.

Novos projetos
Nesta nova fase dos Irmãos Aniceto, dois projetos estão sendo analisados: a criação de um Memorial Cabaçal e da banda cabaçal das Irmãs Aniceto, que seria formada pelas sobrinhas e netas de Mestre Raimundo. Ambos os projetos estão sendo discutidos junto à Secretaria de Cultura de Crato e, conforme a secretária Dane de Jade, poderão ser efetivados ainda neste ano. "As conversações em torno da criação da versão feminina da banda cabaçal dos Anicetos estão bastante adiantadas. As mulheres desta família também possuem um potencial cultural muito rico. É preciso fortalecer essa perspectiva e auxiliá-las na efetivação deste projeto", afirmou a secretária, ressaltando que a pasta já trabalha a elaboração de um projeto para a construção do Memorial Cabaçal: "O projeto é importante para que haja a guarda de um material muito importante que vem sendo produzido há quase dois séculos. A história dos Irmãos Aniceto precisa ser preservada, bem como deve servir para que a cultura popular fomentada no Crato seja continuada pelas futuras gerações".

ROBERTO CRISPIM
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste



Brasil frustra meta e cria 400 mil vagas de emprego

O Brasil registrou a criação de 396.993 vagas de trabalho com carteira assinada em 2014. Esse dado considera o valor com ajuste até novembro, ou seja, os dados entregues pelas empresas fora do prazo até o penúltimo mês do ano. Sem os ajustes, o total de vagas criadas cai para 152.714.

O resultado ficou bem abaixo da meta do governo, de 1 milhão de novas vagas, e é o mais baixo desde 2002. Entres os principais motivos estão as demissões na indústria e na construção civil.

Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De 2010 a 2014, durante o governo de Dilma Rousseff, o país ganhou 5.277.071 novos empregos com carteira, também segundo dados do Caged. Nos primeiros quatro anos de Lula, foram abertas 5,8 milhões de vagas e, no segundo, 7,7 milhões.

"O resultado teve a influência de um ano atípico... Alguns seguraram investimentos para esperar o resultado eleitoral", disse o ministro do Trabalho, Manoel Dias. "O Brasil vive o pleno emprego, com regiões onde a taxa de desemprego está abaixo dos 3%, caso do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Em 2015, como os prognósticos da economia são mais positivos que em 2014, acreditamos que vamos continuar gerando empregos."

Dezembro ruim em SP, MG e PR
Somente em dezembro, foram fechadas 555.508 vagas de emprego com carteira assinada.

Os setores com pior desempenho foram a indústria, com 171 mil postos a menos, a construção civil, com 132 mil postos a menos, e os serviços, com 148 mil postos a menos.

O maior volume de demissões ocorreu em São Paulo, seguido de Minas Gerais e do Paraná.

O resultado ainda tem forte impacto de questões sazonais, como por exemplo, a conclusão de obras na construção civil.

Governo cortou meta de 1,5 milhão para 1 milhão
No começo do ano passado, o governo previa a criação de 1,4 milhão a 1,5 milhão de empregos de janeiro a dezembro de 2014, número que foi reduzido posteriormente para 1 milhão.

No final de 2013, o ministro do Trabalho chegou a afirmar que esperava manter a média de criação de 120 mil empregos por mês em 2014.

Em dezembro, o ministro afirmou que o governo não trabalha com metas de criação de vagas em 2015, porque o país está em um momento atípico, depois da Copa do Mundo e das eleições, e vive pleno emprego.

Desemprego ainda é baixo, segundo IBGE
Mesmo com a criação de novas vagas desacelerando, o desemprego registrado no Brasil é baixo.

O desemprego em novembro era de 4,8%, segundo o IBGE. Os dados são da última PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgados em dezembro. A PME é baseada nos dados das regiões metropolitanas de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Na última Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), também divulgada pelo IBGE em dezembro, o desemprego registrado no 3º trimestre é de 6,8%. A Pnad Contínua leva em conta dados de 211.344 domicílios particulares permanentes distribuídos em cerca de 3.500 municípios.

Fonte: UOL (Com Reuters e Valor)



Seguro-desemprego é benefício ultrapassado, diz Joaquim Levy

Em meio a um ajuste fiscal estimado já em R$ 45,8 bilhões, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o modelo do seguro-desemprego está "completamente ultrapassado". A afirmação foi dado em entrevista ao jornal britânico Financial Times durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Levy utilizou o benefício como exemplo para defender a necessidade de cortes e reformas em diversas áreas. Entretanto, ele fez questão de reforçar que o Bolsa Família não será atingido.

"O mundo está mudando e é hora do Brasil mudar", afirmou, acrescentando que as políticas anti-cíclicas têm limite, "especialmente quando você vê que as duas maiores economias do mundo (EUA e China) estão também mudando sua postura". Para Levy, o País precisa de reformas estruturais mais do que de estímulos: "Assim que pusermos a casa em ordem, a reação será positiva", defendeu. Em março, novas regras para a obtenção do seguro-desemprego passam a valer e podem restringir o acesso de mais de 2 milhões de trabalhadores, segundo cálculo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O jornal ainda destaca que há dúvidas se o ministro da Fazenda receberá apoio inequívoco da presidente Dilma Rousseff, conhecida por seu perfil intervencionista. Levy rebateu a afirmação: "a presidente Dilma é uma pessoa muito decidida e entende as escolhas. Ele acrescentou que "não está sozinho no governo."

Zona do euro
Em outra entrevista, à agência Dow Jones, o ministro afirmou que o movimento do Banco Central Europeu (BCE) para iniciar um programa de relaxamento quantitativo pode estimular o investimento no Brasil e aumentar a demanda por exportações brasileiras.

Levy minimizou qualquer impacto da recente desaceleração do crescimento na China. "O que está acontecendo na China era perfeitamente esperado", disse. Segundo o ministro, o crescimento do Brasil será "quase estável" em 2015, em meio a uma série de aumentos de impostos e cortes de gastos no País, bem como em razão da expansão global mais lenta. "Nós temos de lidar com questões de curto prazo sobre investimento", disse Levy. "Há várias coisas que precisam ser feitas no Brasil."

Energia
O apagão no Brasil na segunda-feira, 19, levantou receios de que o País esteja sob risco de um racionamento de eletricidade enquanto lida com uma seca severa. Levy afirmou que ficará mais claro em um mês se haverá necessidade de um racionamento de eletricidade, depois do pico do verão.

Fonte: Estadão



Governo do Estado convoca mais 400 aprovados em concurso para soldado da PM

O Governo do Estado convocou para a segunda fase 400 aprovados no concurso público para ‘soldados da carreira de praças da Polícia Militar do Ceará’. Esta é a quinta turma chamada desde que o edital do concurso foi publicado, em 10 de novembro de 2011. No total, 5.318 aprovados (5.052 homes e 266 mulheres) foram convocados nas outras quatro turmas.  



O edital 3/2015, que convoca 400 aprovados no concurso, foi publicado na edição eletrônica de ontem (22) do Diário Oficial do Estado. Na 2º etapa será realizada a inspeção de saúde, que compreende exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico.

1ª turma: 1/2/2013
Convocados: 1.119

2ª turma: 1/11/2013
Convocados: 1.387

3ª turma: 10/6/2014
Convocados: 1.287

4ª turma: Em andamento (previsão de término em abril/15)
Convocados: 1.525

5ª turma: 
Convocados: 400

Total de convocados: 5.718

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado



Crato (CE): Programa de Desenvolvimento do município é apresentado ao CEDE

Durante audiência no Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CEDE), em Fortaleza, o prefeito do Crato Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Saraiva, estiveram em reunião com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Nicole Barbosa.

O encontro aconteceu na última quarta-feira, 21.

Na audiência foi apresentado à secretária Nicole Barbosa o Programa de Desenvolvimento do Crato – PRODECRATO, na qual foram feitas as seguintes algumas reivindicações ao Governo do Estado do Ceará.

Para o prefeito Ronaldo  Gomes de Mattos o Prodecrato é uma ferramenta que servirá para que o Município retome sua tendência de crescimento econômico ,distribuição de renda e geração de empregos.

Na reunião o prefeito do Crato fez algumas reivindicações:
  • Apoio ao Prodecrato;
  • Solicitação de uma empresa âncora para o Distrito Industrial do Crato;
  • Apoio financeiro na infraestrutura do Distrito Industrial do Crato (água, arruamento e energia);
  • Apoio financeiro na infraestrutura de acesso às áreas da Embacel, Artesãos e Woojin;
  • Articulação junto à Grendene para ampliação do Polo Industrial do Crato;
  • Palestra para os empresários do município do Crato, esclarecendo o papel estratégico do CEDE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará. 
Assessoria de Imprensa/PMC



Vídeo mostra como o açúcar afeta o cérebro humano

Quando o assunto é açúcar, não tem como negar: ele é, certamente, uma das drogas mais deliciosas desse mundo. Se você não consegue se ver livre de um docinho de vez em quando, pode começar a apostar nos açúcares menos processados, como é o caso do mascavo. Na verdade, em termos de saúde, prefira o açúcar mascavo aos adoçantes artificiais, que estão relacionados com o surgimento do diabetes tipo 2 e, inclusive, com o ganho de peso.

O fato é que o açúcar é tido como vilão muitas vezes pela forma como age em nosso cérebro, ativando regiões ligadas às noções de recompensa, fazendo com que sintamos cada vez mais vontade de “alguma coisinha doce”. A galera do TED-Ed publicou um vídeo, recentemente, que mostra as mudanças que o açúcar provoca no nosso corpo.

O bacana é perceber que, como acontece com o uso de outras drogas, como a nicotina, desprender-se do hábito de consumir açúcar pode ser difícil no início, mas é possível. Independente de qual seja a sua relação com esse doce ingrediente, é sempre bom saber mais sobre o poder que ele tem. Assista ao vídeo abaixo – tem legenda! – e depois nos conte o que achou:


Fonte: Mega Curioso


Juazeiro do Norte (CE): Obra no Aeroporto pode ser inviabilizada por conta de 'obstáculos'

Uma das reformas mais esperadas para o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, pode ser inviabilizada por conta de algumas irregularidades no espaço aéreo do local, apontadas pelo Comando Aéreo Regional (Comar). Oito torres de empresas de telefonia móvel, a antena da Rádio Vale FM e a torre do Santuário de São Francisco terão que ser reduzidos ou removidos para que o projeto de ampliação da pista e construção da nova estação de passageiros do aeroporto Regional do Cariri possa ser iniciado. Os obstáculos precisam ser contornados dentro de um prazo de 30 dias.

Na última terça-feira (20), o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Nilson Suassuna, esteve reunido com o prefeito Raimundo Macedo (PMDB) e secretários municipais para tratar do assunto.

Arquivamento
As determinações, conforme o Comar, são para rebaixar alguns equipamentos e construções que invadem o espaço aéreo, representando riscos para a navegação das aeronaves. E, caso isso não seja resolvido, segundo o coordenador de Turismo de Juazeiro, o projeto de ampliação pode ser arquivado.

"Estamos correndo contra o tempo, enviando notificações para as empresas de telefonia móvel que operam em Juazeiro e que não compareceram à reunião com o Comar, nem se manifestaram até agora. Se não cumprirmos o prazo que nos deram, nem sei o que pode acontecer", lamenta Celestino.

Ainda segundo ele, existem antenas de telefonia com até 36 metros acima do que seria permitido e o Ministério Público Federal (MPF) será avisado sobre as notificações.

Celestino revela que oito árvores altas em torno do campo de pouso também devem ser removidas do local atual pela Prefeitura e passarão por replantio em outro ambiente. Ao todo, conforme o coordenador, eram 50 obstáculos em desconformidade ao plano de segurança do Comar e pelo menos 32 deles já foram corrigidos. A direção da Rádio Vale FM já garantiu a realocação de sua antena para outro local e os responsáveis pela torre do Santuário dos Franciscanos também deram uma sinalização positiva quanto à adequação.

Remoção
Das operadoras de telefonia, apenas a TIM enviou representante para a reunião. As demais (Vivo, Claro e OI) não compareceram nem se manifestaram até o fechamento desta edição.

"As notificações das antenas estão sendo feitas pela Secretaria de Infraestrutura, por causa da altura; e pela Autarquia de Meio Ambiente (Amaju), pois elas não possuem licença ambiental", denuncia Celestino.

A ampliação da pista do Aeroporto Regional do Cariri é uma das mais importantes obras para que Juazeiro do Norte possa receber uma maior demanda, tanto de aviões de grande porte, quanto cargueiros, o que possibilitaria mais desenvolvimento para a região.

Capacidade
O Orlando Bezerra passou por reforma recentemente e teve sua capacidade de usuários por ano duplicada, passando de 400 mil para 800 mil passageiros.

O investimento total para a construção dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), os terminais provisórios, foi de R$ 2,1 milhões e, segundo a Infraero, haverá melhorias relacionadas à segurança, área de manobra e pista de táxis, o que fornecerá melhor infraestrutura aeroportuária a Juazeiro.

O aeroporto é um dos principais instrumentos para o desenvolvimento econômico da região e recebe voos das companhias Gol, Azul e Avianca.

Mais informações
Prefeitura de Juazeiro do Norte
Rua São Pedro, s/n
Centro
Juazeiro do Norte
Fone: (88) 3566-1029

MIRELLY MORAIS
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste



MEC disponibiliza consulta às 213 mil bolsas de estudo do Prouni

O Ministério da Educação disponibilizou a consulta pública às bolsas de estudo em faculdades particulares da primeira edição de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni). A consulta pode ser feita no site do Prouni por instituição, curso e município.

Número de bolsas
Serão ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve um crescimento de 11% em comparação ao processo do primeiro semestre de 2014, em que foram ofertadas 191.625 bolsas.

Nesta primeira edição de 2015 do Prouni, os candidatos poderão concorrer a bolsas de 30.549 cursos em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

Inscrições
As inscrições para o Prouni serão abertas nesta segunda-feira (26), mesmo dia em que será divulgada a primeira chamada de aprovados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O prazo vai até as 23h59 do dia 29.

Seleção
O processo seletivo é constituído de duas chamadas sucessivas: a primeira no dia 2 de fevereiro e a segunda no dia 19 de fevereiro.

Prouni x Sisu
O Prouni é uma alterativa para os alunos que não são aprovados nas universidades públicas pelo Sisu. O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Mesmo quem é aprovado no Sisu em uma universidade pública em outra cidade ou estado, mas não pode se mudar, costuma optar por fazer uma faculdade particular em seu município com bolsa do Prouni.

O candidato pode se inscrever no Sisu e no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa. Mas caso seja selecionado nos dois programas, terá de escolher entre a bolsa do Prouni ou a vaga do Sisu.

Critérios
Para concorrer às bolsas do Prouni, o candidato deve cumprir os seguintes quesitos:

1. Renda:
– Para concorrer às bolsas integrais: renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa
– Para concorrer às bolsas parciais: renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa

2. Escolaridade:
– Não ter diploma de ensino superior
– Ter feito o Enem 2014, tendo obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame e não tendo tirado zero na redação

3. Vida escolar:
– Ter cursado o ensino médio completo na rede pública ou na rede privada como bolsista integral da própria escola OU
– Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola

4. Outros casos:
– Pessoa com deficiência
– Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, pode concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não há requisitos de renda.

Bolsas por estado
São Paulo tem 30,8% do total da oferta de bolsas. São 65.710 bolsas no total de faculdades particulares em São Paulo.

Veja as bolsas por estado: São Paulo: 65.710; Minas Gerais: 20.775; Paraná: 19.775; Rio Grande do Sul: 14.848; Santa Catarina: 11.529; Rio de Janeiro: 10.887; Distrito Federal: 10.192; Bahia: 9.334; Goiás: 5.903; Pernambuco: 4.614; Pará: 4.424; Espírito Santo: 3.987; Ceará: 3.457; Maranhão: 3.397; Mato Grosso: 3.051; Amazonas: 2.981; Rio Grande do Norte: 2.944; Mato Grosso do Sul: 2.840; Rondônia: 2.688; Paraíba: 2.663; Piauí: 1.459; Sergipe: 1.366; Alagoas: 1.348; Tocantins: 1.199; Amapá: 760; Acre: 696; Roraima: 286.

Fonte: G1



Crato (CE): Prefeito Ronaldo Mattos busca parcerias para o desenvolvimento do município

O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Saraiva, participou na tarde da quarta-feira, 21, em Fortaleza, de importante reunião com o Alci Porto, diretor técnico do Sebrae no Ceará.

No encontro na sede do Sebrae, Ronaldo e o secretário Venâncio entregaram ao Alci Porto o convite para o lançamento do Programa Crato Turístico – Procratur, que acontecerá no dia 4 de fevereiro, na Escola Profissionalizante Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau.

Além do convite para o lançamento do Procratur foi discutido o contrato a ser celebrado entre o Sebrae e a Prefeitura do Crato para a efetivação de uma série de ações.

Outro tema de debate foi o Projeto de Desenvolvimento da Cadeia do Turismo na Região do Cariri Cearense e o projeto do Corredor da Saúde que  irá beneficiar os profissionais da medicina privada.

Para o prefeito Ronaldo Gomes de Mattos essa parceria com o Sebrae é fundamental para a consolidação do desenvolvimento econômico do Crato.

O Procratur é um programa que tem como objetivo alavancar o turismo no Crato e na Região do Cariri, com ações como capacitações dos profissionais do setor, incentivo ao trade turístico entre outras iniciativas.

Assessoria de Imprensa/PMC



Terminam as inscrições para o Sisu 2015; primeira chamada sai na segunda

Terminaram na madrugada desta sexta-feira (23) as inscrições para o Sisu 2015 (Sistema de Seleção Unificada). O prazo se encerrou às 23h59 desta quinta. O resultado da 1ª chamada será divulgado na segunda-feira (26).

No início da tarde desta quinta, o site bateu o recorde de inscritos. Às 13h40, 2.567.150 candidatos já haviam sido registrados - em 2014, foram 2.559.987 inscritos. O número total de candidatos neste ano ainda não foi divulgado.

Nesta primeira edição, o sistema  do MEC (Ministério da Educação) vai ofertar 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de ensino superior.

Para se inscrever no Sisu, é preciso ter feito o Enem em 2014 e não ter tirado 0 na prova de redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2014.

O resultado da última edição do Enem está disponível desde o dia 13 no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.

Para acessar os resultados do Enem, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame no ano passado.

Fonte: UOL



Ministro admite racionar energia se nível de reservatórios cair a 10%

O ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) disse nesta quinta-feira (22) que um racionamento de energia elétrica será decretado caso o nível dos reservatórios chegue ao limite chamado de "prudencial", estabelecido em 10%.

Na última segunda-feira (19), um apagão atingiu 11 Estados e o Distrito Federal.

"10% é o limite prudencial", disse. "Nenhum reservatório de hidrelétrica pode funcionar com menos de 10% de água. Ele tem problemas técnicos que impedem que as turbinas funcionem. Não é no Sudeste. É em qualquer lugar", destacou.

De acordo com os dados mais recentes publicados no site do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o nível dos reservatórios no Sudeste/Centro-Oeste, os mais importantes para geração hídrica no país, está em 17,43%.

O nível é mais baixo que o de janeiro de 2001, ano em que o governo, comandado à época por Fernando Henrique Cardoso, colocou um plano de racionamento de energia em prática. Em janeiro de 2001, os reservatórios do Sudeste/Centro-oeste estavam 31,41% cheios.

O Nordeste está 17,18% cheio e o Norte, 35,2%. Apenas a região sul apresenta indicador melhor (67,17%).

Durante a tarde, Braga esteve reunido com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para tratar o assunto.

"Estamos também muito preocupados com a situação hidrológica. Inclusive amanhã teremos uma reunião na casa Civil com a ANA (Agência Nacional de Águas), o Ministério do Meio Ambiente, de Ciência e Tecnologia e outros, porque o nível hidrológico chegou a níveis mínimos em várias regiões", explicou.

"Estamos fazendo um acompanhamento muito de perto. Por causa das hidrelétricas e por questões de abastecimento", completou.

Braga disse que a reunião desta tarde foi uma preliminar para o encontro desta sexta-feira (23), quando será elaborado plano de ações e detalhados cenários possíveis.

Argentina
Ao comentar a importação de energia da Argentina, o ministro disse que o Brasil tem desde 2006 um acordo com o país vizinho.

"Nós temos, portanto, um sistema interligado com a Argentina. É normal nós usarmos a energia deles e eles usarem energia nossa. Isso sequer é tratado como compra de energia. O que nós temos é compensação de energia. Isso é feito desde 2006", afirmou.

Quando questionado sobre o motivo do uso neste momento, especificamente, já que essa importação não era feita desde 2010, Braga disse não ter a informação.

"A informação que tenho é que não é a primeira vez que ela é usada. Ainda não vi os boletins do ONS", explicou.

Braga destacou que a medida não foi emergencial e voltou a destacar que "não falta energia no Brasil".

"Para você ter uma ideia, no dia de ontem tínhamos 2,5 GW de energia sobrando no Nordeste, mas por limitações que temos nos entroncamentos das nossas linhas de transmissão, não tínhamos como trazer essa energia para o Sudeste", afirmou.

"No total temos energia mais do que suficientes . Muitas vezes o que acontece é que temos que remanejar através das linhas de transmissão. Isso não significa dizer que está faltando energia", concluiu.

Esta semana o Brasil voltou a importar energia da Argentina para fazer frente ao consumo intenso no país.

Nesta quarta-feira (21), pelo segundo dia consecutivo, uma carga do país vizinho foi enviada por uma interligação no Rio Grande do Sul.

Na última terça (20), um dia depois do apagão que atingiu 11 Estados e o Distrito Federal, o ONS autorizou a transferência de energia.

Foi a primeira vez que o governo Dilma Rousseff usou um acordo firmado em 2006 com o país vizinho, projetado para funcionar em situações de emergência. As últimas importações ocorreram em novembro e dezembro de 2010.

Histórico
Na última terça-feira (20), porém, Braga afirmou que o apagão não ocorreu por falta de energia, mas por uma sequência de desligamentos.

No mesmo dia, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, afirmou que não houve apagão. "O que houve foi um corte preventivo feito pelo operador para evitar o desligamento de maiores proporções", disse.

A posição do ministro tentou se sobrepor ao fato de que, segundo o próprio ONS, houve um recorde de consumo de energia minutos antes de o desligamento ocorrer.

Fonte: Folha.com



A incrível história da mulher que não consegue sentir medo de nada

Pense em algo ou alguém que faz com que você sinta medo, medo de verdade. Por definição, medo é a “perturbação resultante da ideia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa”. O que é que faz, então, com que você se sinta perturbado diante de uma possível ameaça?

Tem gente por aí que tem medo de assalto, de sequestro, de voar de avião, de montanha-russa, de aranha marrom, de ficar sozinho, de perder o emprego ou reprovar de ano. Só para citar alguns exemplos bem comuns.

Em alguns casos, porém, esse medo é infundado e pode acabar nos fazendo desistir de alguma coisa que, na verdade, não daria errado. Ou seja: além de uma perturbação decorrente de ameaça, o medo é também uma espécie de cerca elétrica, que de vez em quando nos impede de pular o muro e viver novas experiências.

A falta do medo
Pessoas que deixam de fazer muitas coisas por sentirem medo podem acabar desejando uma vida livre desse sentimento de cautela, desse estado de alerta. Será, afinal de contas, que é possível viver sem medo? Não sabemos se é possível desenvolver uma forma de perder o medo, mas há uma mulher no mundo que vive sem nunca sentir essa sensação. O caso dela foi publicado no Washington Post e, se você acha que estamos falando de uma pessoa de sorte, saiba que não é bem por aí.

Os pesquisadores que estudam o caso dessa mulher mantêm a identidade dela em sigilo e, por isso, vamos chama-la da mesma forma que os médicos: SM. Até janeiro deste ano, SM nunca havia sido entrevistada, mas há poucos dias ela resolveu participar de um programa de rádio – as perguntas foram repassadas a um dos médicos que cuida do caso dela. Ele fez as perguntas, gravou as respostas e as enviou à rádio em questão.

Doença de Urbach-Wiethe
Perguntada sobre o que é medo, SM disse que não tem ideia do que seja, mas que está tentando descobrir. Um dos sintomas da condição de SM, conhecida como doença de Urbach-Wiethe, é a presença de uma voz mais rouca, bem como de pequenas saliências ao redor dos olhos e depósitos de cálcio em regiões específicas do cérebro. Apenas 400 pessoas em todo o mundo apresentam essa condição.

No caso de SM, algumas dessas calcificações cerebrais acabaram afetando a região da amígdala cerebelosa – temos duas amigdalas, uma para cada hemisfério cerebral, como você vê em vermelho na imagem acima. Essa área é a maior responsável pela sensação humana de medo. No caso de SM, a região está “petrificada” desde que ela era muito jovem e, por isso, sua central de medo simplesmente não funciona mais agora, que ela está na casa dos 40 anos.

Segundo o neurocientista Antonio Damasio, que também estuda o caso de SM, é como se alguém tivesse simplesmente arrancado essa pequena região do cérebro dela. Por ser artista, a paciente sem medo sempre teve problemas para desenhar ou identificar expressões faciais de medo, espanto, pânico e por aí vai. Da mesma maneira que você teria dificuldades para imaginar um sentimento sobre o qual nunca ouviu falar, SM não consegue, mesmo, entender o que é medo.

Entendendo melhor o caso
Ainda que não sinta medo, SM se lembra de quando já teve essa sensação, afinal, quando era mais jovem, a região do cérebro que hoje está calcificada era saudável. SM lembra, por exemplo, que sentia medo de animais que pudessem machuca-la. Hoje os médicos buscam maneiras artificiais de produzir uma noção de atenção redobrada, pelo menos, caso SM fique diante de animais venenosos, por exemplo.

A verdade é que simplesmente não sentir medo é um péssimo negócio e SM usou como exemplo uma experiência pela qual ela mesma passou há algum tempo: certo dia, andando pela rua, SM viu um homem sentado em um banco. Ele disse “venha aqui, por favor” e ela foi até a direção dele e perguntou “o que você precisa?”. Em seguida, ele a puxou pela blusa e colocou uma faca em sua garganta, dizendo que iria cortá-la.

O que você faria em uma situação dessas? Provavelmente algo bem diferente do que SM fez. Na hora, ela resolveu responder “Pode me cortar, eu vou voltar e assombrar a sua vida”. Felizmente, o homem a deixou ir embora, mas o final dessa história poderia ter sido bem pior.

Situações de medo, sem medo
SM já foi abordada por criminosos outras duas vezes e, mesmo tendo armas apontadas para a sua cabeça, ela simplesmente não ficou com medo. E depois de sair ilesa das experiências, SM não sentiu necessidade de pedir ajuda policial nem ficou com qualquer tipo de trauma.

Isso não quer dizer, obviamente, que SM é uma pessoa incapaz de reconhecer situações de perigo. Ela apenas não tem a resposta neurológica comum a quase todas as pessoas, e que nos dá a sensação de medo. Essa falta de resposta pode a colocar em situações de perigo, o que já tira qualquer possível vantagem de não sentir medo.

Depois de alguns anos de tratamento e tentativas, os médicos conseguiram fazer com que SM experimentasse uma sensação de medo. Para isso, eles elevaram a concentração de dióxido de carbono na corrente sanguínea de SM, o que é um dos sinais de sufocamento – em pessoas “normais”, isso causa uma sensação forte de pânico. Em SM, a sensação foi de perda de controle e instabilidade, e não exatamente uma vontade de gritar e sair correndo. E aí, você já tinha ouvido falar de uma condição como essa? Como reagiria se fosse com você?

Fonte: Mega Curioso



AddThis