MPCE promove palestra em Barbalha para conscientizar mulheres sobre como agir em casos de violência

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Barbalha e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realiza na próxima sexta-feira (7), palestra “A vida começa quando a violência acaba: do acolhimento a si mesma ao registro da denúncia”. O evento tem o objetivo de sensibilizar as mulheres da cidade sobre a importância de registrar legalmente uma violência sofrida e construir uma rede de apoio.

As atividades iniciam às 9h, na sede das Promotorias de Justiça de Barbalha (veja endereço abaixo), e as interessadas podem se inscrever pela Plataforma de Cursos da ESMP/CEAF.

A palestrante convidada é a psicanalista e psicóloga clínica, Macedônia Félix, membra da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Estado do Ceará e assessora da Casa da Mulher Cearense no município de Juazeiro do Norte.

Serviço:

Palestra “A vida começa quando a violência acaba: do acolhimento a si mesma ao registro da denúncia”
Data: 07 de agosto de 2023
Horário: 9h
Local: sede das Promotorias de Justiça de Barbalha (Rua Edmundo de Sá Sampaio, nº 231, bairro Centro)
Público-alvo: mulheres atendidas pelo MPCE, pelo Poder Judiciário, pela Defensoria Pública, pelo CRM e pelo CREAS de Barbalha

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Threads, concorrente do Twitter feito pela Meta, será lançado nesta quinta-feira (6)

A empresa Meta, proprietária do Facebook, lançará nesta quinta-feira (6) um novo aplicativo chamado 'Threads', concebido para competir com o Twitter.

O 'Threads' já estava disponível na segunda-feira (3) nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais do iPhone e dos smartphones Android para uma compra antecipada antes do início das operações nos EUA.

"Threads é onde as comunidades se reúnem para discutir tudo, dos tópicos de seu interesse hoje até o que será tendência amanhã", afirma a descrição do aplicativo. 

O lançamento do Threads coincide com um período de incerteza no Twitter desde que o proprietário da Tesla, Elon Musk, comprou a empresa em outubro e iniciou uma reestruturação do aplicativo, com a demissão de milhares de funcionários e a imposição de pagamento para o acesso a muitos recursos da rede.

Meta, empresa matriz do Facebook e Instagram, anunciou em março que estava trabalhando em uma nova rede social, cuja descrição a transformava em um concorrente potencial do Twitter.

Threads permitirá que as pessoas "se conectem diretamente com seus criadores favoritos e com outros que amam as mesmas coisas - ou que estabeleçam seguidores fiéis para compartilhar suas ideias, opiniões e criatividade com o mundo", destaca a descrição publicada nas lojas de aplicativos.

"Estamos pensando em uma rede social descentralizada e independente para compartilhar mensagens escritas em tempo real", afirmou o grupo em um comunicado enviado à AFP.

Na semana passada, Elon Musk provocou revolta ao anunciar que o Twitter limitaria o número de mensagens que podem ser lidas em um dia.

O limite para a maioria dos usuários que não pagam pela marca de verificado no Twitter era de 1.000 mensagens por dia.

O suposto objetivo da medida é limitar o uso dos dados da rede social por terceiros, em particular empresas que desenvolvem modelos de inteligência artificial.

Fonte: Tilt/UOL

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Forças de Segurança encerram 1º semestre com mais de 2,5 toneladas de drogas apreendidas no Ceará

Nos seis primeiros meses deste ano, foram retiradas mais de 2,5 toneladas de substâncias ilícitas de circulação pelas Forças de Segurança do Ceará. De janeiro a junho de 2023, o Ceará apresentou uma retração de 7% e Fortaleza uma diminuição de 28,4% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), em todo território cearense. As ações de repressão ao tráfico e atividades educativas de prevenção foram intensificadas, durante a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ).

Ao todo, 2.532,05 quilos de maconha, cocaína e crack foram retirados de circulação, durante ações das polícias cearenses no Estado, realizadas nos primeiros seis meses deste ano. O balanço positivo representa um aumento de 42,68% no total de apreensões, em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 1.774,60 kg de drogas foram apreendidos. Conforme o gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, esse resultado é fruto da intensificação dos trabalhos das polícias do Ceará com base em ações de inteligência e investigação, além dos trabalhos ostensivos, integrados às estratégias de combate à criminalidade em todo o Ceará.

Os dados foram consolidados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A Região Metropolitana se destacou com o número de apreensões, tendo um aumento de 102,69%. De janeiro a junho deste ano, 378,20 quilos de entorpecentes foram apreendidos. No mesmo período do ano passado, o número foi de 186,59 quilos.

A Capital também teve crescimento chegando a 87,80%, com 813,87 quilos de drogas apreendidas nos primeiros seis meses, e 433,36 no mesmo período do ano passado. Já a Região Sul, saiu de 697,43 kg recolhidos nos seis primeiros meses de 2022, para um aumento de 18,42%, com 825,87 quilos de ilícitos apreendidos no primeiro semestre deste ano. Na Região Norte do Estado, também houve aumento de 12,44%. O número passou de 457,22 quilos de drogas apreendidas para 514,12 quilos.

De acordo com o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, o aumento na apreensão de drogas no Ceará é resultado de um trabalho estratégico: “Esse aumentos está relacionado aos trabalhos das Forças de Segurança, juntamente com o serviço de inteligência, bem como com o trabalho dos núcleos de combate às drogas e da Delegacia de Narcóticos (Denarc) da PC-CE, somado ao trabalho da Polícia Militar nas divisas do estado do Ceará”, destacou.

Prisões e apreensões por tráfico
Outro destaque positivo ocorreu com as prisões e apreensões em flagrante por tráfico de drogas. No primeiro semestre de 2023, 2.822 pessoas foram capturadas. Enquanto nos seis primeiros meses de 2022, foram 2.517. O aumento é de 12,1%. Somente em junho, 429 pessoas foram capturadas por tráfico de drogas. Dentre as ações realizadas no último mês, 20 pessoas suspeitas de integrarem grupos criminosos e tráfico de drogas foram capturadas durante ações da Polícia Militar na Capital e em Caucaia (AIS 11). Ao todo, 18 armas de fogo, cerca de 536 munições e drogas foram apreendidas.

Dando continuidade aos trabalhos de combate ao tráfico de drogas, uma operação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), realizada no dia 29 de junho, por meio do Núcleo de Combate ao Crime Organizado (NCCO) da Delegacia Regional de Sobral, resultou na prisão de quatro suspeitos. Ao todo, três armas de fogo, dois carregadores, 110 munições e 500 gramas de drogas foram apreendidas. Além das ações das Polícias Civil e Militar, outras ofensivas, como prisões, incineração de drogas e ações educativas, também foram realizadas por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), como parte de uma série de ações em alusão à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas.

No município de Aquiraz, no dia 23 de junho, a Delegacia de Narcóticos (Denarc) realizou a incineração de mais de 1,5 tonelada de drogas apreendidas em ações policiais de 2016 até este ano. Já na região Sul, mais de 100 quilos de drogas apreendidas pela Delegacia Regional do Crato, foram incineradas no último dia 28 de junho. Na cidade de Icó, entorpecentes também foram queimados em uma cerâmica da região. Já em Iguatu, cerca de 91,3 kg de maconha, sete quilos de cocaína e 500 gramas de crack foram incinerados. Os ilícitos foram apreendidos em ações policiais registradas no ano de 2022 pelas Delegacias Regionais de Iguatu e Icó.

Ações educativas
Além das operações desenvolvidas durante o mês de junho, também foram realizadas ações educativas, em instituições escolares, que têm como público-alvo crianças e adolescentes, com o objetivo de promover a conscientização sobre os perigos do uso de entorpecentes por meio de palestras sobre o tema em comemoração à Semana Nacional de Políticas sobre Drogas.

Em Quiterianópolis, alunos da escola Estadual Maria José Coutinho receberam uma palestra de policiais civis sobre os malefícios do uso de drogas na adolescência e a repercussão na área criminal, no dia 29 de junho. A ação foi desenvolvida pela Delegacia Municipal de Quiterianópolis. A palestra contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas entre adolescentes e professores.

Já na cidade de Tauá, a Delegacia Regional realizou a palestra “Prevenção de Drogas nas Escolas Públicas”, na escola pública Monsenhor Odorico de Andrade. Na região Sul, as Delegacias Regionais do Crato e Icó também realizaram palestras sobre a prevenção às drogas durante a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. Nas ocasiões, assuntos sobre a prevenção ao uso de drogas e a complexidade que envolve essa temática foram discutidas.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

MPCE ingressa na Justiça contra ex-prefeito de Araripe por nomeação de servidor fantasma

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Araripe, ingressou, na última quinta-feira (29/6), com Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra o ex-prefeito e a ex-secretária de Saúde do município pelo enriquecimento ilícito de um servidor que, entre 1º de março de 2018 e 31 de dezembro de 2020, recebeu mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais) em remuneração, em valores corrigidos, mesmo sem prestar qualquer serviço ao município. O documento responsabiliza o ex-gestor Giovane Guedes Silvestre e a então titular da pasta da Saúde, Ana Patrícia Guedes Araújo, pela nomeação de Cícero Gilmário Alves Pereira de Lima para assessor jurídico da secretaria, este que sequer possuía residência na cidade. 
 
Em resposta a procedimentos instaurados pelo Ministério Público, Ana Patrícia Guedes Araújo informou que Cícero Gilmário Alves Pereira de Lima, que residia em Fortaleza/CE, prestava assessoria jurídica e comparecia, em tese, ao local de trabalho, de forma presencial, de duas a três vezes por mês, antes da Pandemia da Covid-19. Com o início do período pandêmico, o assessor passou a se relacionar com a gestão de maneira totalmente virtual, segundo a pasta, para tirar dúvidas. 
 
“Se já é absurdo haver a contratação de um servidor para comparecer, em tese, de uma a três vezes ao mês, é totalmente sem fundamento jurídico ou lógico, manter-se um assessor jurídico, de forma virtual, para sanar dúvidas, uma vez que, conforme ressaltado, não há comprovação ou registro de que o demandado tenha elaborado qualquer parecer, manifestação ou petição”, defende o titular da Promotoria de Justiça. 
 
O Ministério Público Estadual requer na Justiça a condenação do ex-prefeito, da ex-secretária de Saúde e do ex-servidor pela prática de improbidade administrativa, e que a quantia total da remuneração seja ressarcida aos cofres públicos, atualizada com juros e corrigida para os atuais valores monetários. A Promotoria solicita ainda que a Justiça estabeleça prazo de 30 dias para as partes envolvidas apresentarem contestação às acusações de improbidade administrativa, que, caso aceitas, podem resultar na suspensão dos direitos políticos, perda da função pública e indisponibilidade dos bens. 

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Na Urca, governador Elmano de Freitas reforça compromisso com o fortalecimento das universidades estaduais

A Universidade Regional do Cariri (Urca) tem agora novos reitor e vice-reitora: os professores Carlos Kléber Nascimento e Socorro Vieira, respectivamente. A transmissão de cargo foi realizada, na noite dessa segunda-feira (3), no ginásio poliesportivo da Universidade, no Crato, com a presença do governador Elmano de Freitas e do reitor antecessor, Francisco do O’ de Lima Júnior.

Eles já tinham sido nomeados pelo governador Elmano de Freitas no último dia 26 de junho, após, como chapa única, vencerem a eleição interna da Urca, com votação nos campi de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Campos Sales e Iguatu. “É uma alegria dar posse ao professor Carlos Kléber e à vice-reitora Socorro Vieira. Assim, nós reconhecemos e respeitamos a decisão da comunidade universitária que fez esta escolha. Nosso compromisso é sempre garantir que as nossas universidades possam produzir ciência e conhecimento; nossa obrigação é oferecer as condições para que isso aconteça”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.

A Urca conta atualmente com cerca de 10 mil alunos, distribuídos em 32 cursos de graduação, 16 especializações, nove mestrados, dois doutorados e duas residências. E a projeção é consolidar a expansão da Universidade. “Estamos muito animados com o novo momento que se inicia na Urca e nas demais universidades estaduais. Vamos discutir uma legislação que garanta a autonomia tão sonhada para essas instituições”, completou o governador Elmano.

Carlos Kleber substitui o ex-reitor, Francisco do O’ de Lima Júnior. Ele destacou os principais desafios que terá à frente da Reitoria da Urca. “Estamos com a missão de dar andamento aos projetos que já estão implementados e temos novos projetos, com a chegada de cursos de graduação e mestrado, aquisição de equipamentos para os laboratórios e também a ampliação da assistência aos estudantes”, disse.

O novo reitor também ressaltou o compromisso em ouvir a comunidade universitária e seguir com a ampliação da Urca para toda a região do Cariri. “A Universidade é dinâmica, quanto mais ela cresce novas demandas surgem. E o nosso desafio é fazer com que a Urca cresça cada vez mais”.

Reitor
Professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira é graduado em Engenharia de Materiais, mestre em Engenharia e doutor em Ciências da Engenharia de Materiais. Ingressou na Urca em 1996, como professor bolsista de Extensão Tecnológica.

Em 1998, prestou concurso e foi aprovado e nomeado professor efetivo, perfazendo 27 anos de atuação profissional na instituição. Foi coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica; chefe de Departamento de Engenharia de Produção; diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); pró-reitor de Ensino de Graduação, quando liderou, de forma coletiva, o processo de recredenciamento da Urca e de renovação do reconhecimento dos cursos de graduação.

No ano de 2019, foi eleito vice-reitor da Urca. Foi ainda coordenador local do Dinter em Engenharia Mecânica, em parceria com a Unesp, e coordenador local do Programa de Intercâmbio Brasil/França, Brafitec/Capes. É avaliador de cursos de Graduação do Ministério da Educação (MEC), e de cursos de Engenharia no Mercosul e países associados. Atualmente, é conselheiro do Conselho de Educação do Ceará, membro da Câmara de Educação Superior e Profissional (Cesp/CEE).

Vice-reitora
Professora Maria do Socorro Vieira Lopes é enfermeira, mestre e doutora em Enfermagem. Tem vivências comunitárias na luta pela reforma sanitária brasileira e implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), quando Agente de Saúde à época (1987).

Participou da implantação das primeiras equipes de Saúde da Família em Jucás. Ingressou na Urca, em 2002, como professora efetiva do Departamento de Enfermagem. Foi coordenadora do curso, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), pró-reitora de Assuntos Estudantis (Proae), quando liderou a equipe de elaboração do Núcleo Interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico (Niap).

Atualmente, é vice-coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família Renasf/Urca e professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Urca.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Vila da Música promove Oficina de DJ; atividade é gratuita

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira irá promover, em parceria com o Festival Tribos, a Oficina de DJ, ministrada por Guga de Castro. A atividade é gratuita e vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de julho, das 14h às 17h, em Crato. 

A oficina parte da percepção de que a profissão de DJ permite infinitas possibilidades de atuação, entre elas: entretenimento, promoção de música, preservação de história musical, inovação musical e cultura. Esta profissão é uma indústria em expansão, com DJs de renome internacional que viajam pelo mundo tocando em grandes festivais e clubes noturnos. Por isso, a necessidade de cursos, oficinas, workshops de formação/preparação destes profissionais.

Para participar da formação, basta se inscrever por meio deste link, que também está disponível no link da bio do perfil da Vila da Música no Instagram: @viladamusicace

A apresentação do resultado da oficina vai acontecer no dia 14 de julho, às 19h, no Crato Tênis Clube, com um Encontro de DJs.

Serviço:

Oficina de DJ
Data: 12, 13 e 14 de julho
Horário: 14h às 17h
Local: Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira (Av. José Horácio Pequeno, 1366 Belmonte, Crato - CE)
Inscrições gratuitas: clique aqui

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

IBGE abre concursos com 7,5 mil vagas e salários de até R$ 3,1 mil

O IBGE abriu inscrições, nesta terça-feira (4), em dois processos seletivos para Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade nos 26 estados do país e no Distrito Federal. Ao todo, são oferecidas 7.548 vagas, sendo 6.742 para Agente de Pesquisas e Mapeamento, que exige o nível médio completo, e 806 para Supervisor de Coleta e Qualidade, que, além do ensino médio completo, requer Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo categoria B. Há reserva de vagas para pessoas pretas e pardas e pessoas com deficiência.

As inscrições serão pela internet e estão abertas e irão até às 23h (horário de Brasília) do dia 19 de julho (incluindo sábado, domingo e feriados). O link para as inscrições é o do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), empresa organizadora da seleção. A taxa de inscrição será de R$ 42,20 para ambos as funções.

A remuneração é de R$ 1.387,50 para Agente de Pesquisas e Mapeamento e R$ 3.100,00 para Supervisor de Coleta e Qualidade, além de benefícios como auxílio-alimentação (de R$ 658,00), auxílio-transporte e auxílio pré-escolar. Nos dois casos, a previsão de duração do contrato é de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais dois anos, conforme inciso II do parágrafo único do art. 4o da Lei no 8.745/1993. A jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais, sendo 8 (oito) horas diárias para ambos as funções.

As seleções terão prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada dia 17 de setembro, com duração de 3h30. O resultado final dos processos seletivos está previsto para 23 de outubro. Para Supervisor de Coleta e Qualidade, o conteúdo programático abrange Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Administração e Situações Gerenciais e Geografia. Já para Agente de Pesquisas e Mapeamento, as questões serão de Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Geografia. Clique aqui e leia o edital na íntegra.

Segundo Bruno Malheiros, Coordenador de Recursos Humanos do IBGE, a realização dos dois processos seletivos é importante para o Instituto pois ambas funções atuam na atividade de coleta, central para o cumprimento da missão institucional. “Muitas agências aguardam ansiosas o resultado do processo seletivo porque realizarão as contratações de imediato para atender vagas que já estão desocupadas”, afirma.
  • Entre as atribuições de um Supervisor de Coleta e Qualidade estão: organizar, planejar, e executar atividades estabelecidas no cronograma de trabalho; gerenciar os trabalhos desenvolvidos nas agências de coleta de acordo com o cronograma previsto para as pesquisas e levantamentos; acompanhar o desenvolvimento da coleta dos dados das pesquisas e levantamentos, buscando a qualidade da informação; controlar a produção e a qualidade das atividades de coleta e levantamentos, entre outras.
  • Já as funções de um Agente de Pesquisas e Mapeamento são: visitar domicílios e estabelecimentos de qualquer natureza, tais como comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos, em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, para a coleta de dados visando à realização de pesquisas de natureza estatística, entre outras.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

04 de julho

1187 - Na Batalha de Hattin, os muçulmanos, liderados por Saladino, derrotam os cruzados, comandados por Guy de Lusignan, reconquistando Jerusalém.
1776 - Representantes das Treze Colônias britânicas ratificam a Declaração da Independência dos Estados Unidos da América, redigida por Thomas Jefferson.
1865 - O livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, é publicado na Inglaterra.

Nasceram neste dia…
1790 - George Everest, geógrafo e engenheiro geógrafo britânico (m. 1866).
1807 - Giuseppe Garibaldi, general e condottiero italiano (m. 1882).
1910 - Gloria Stuart, atriz norte-americana (m. 2010).

Morreram neste dia…
1336 - Isabel de Aragão, rainha de Portugal (n. 1271).
1934 - Marie Curie, química franco-polaca (n. 1867).
1948 - Monteiro Lobato (foto), escritor e crítico de arte brasileiro (n. 1882).

Fonte: Wikipédia

AddThis