Fisioterapeutas do HRC desenvolvem cadeira com canos de PVC para auxiliar na terapia de pacientes internados

Canos de PVC, algumas conexões e almofadas. Foi tudo o que uma equipe de fisioterapeutas do Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), utilizou para construir uma cadeira para pacientes sentarem à beira do leito. O aparato vai auxiliar na fisioterapia de quem está com dificuldades de movimentação.

Colocar o paciente sentado durante a terapia proporciona melhorias no controle do tronco, na otimização da capacidade funcional, estimula o nível de consciência da pessoa em internamento, facilita o desmame da ventilação mecânica, entre outros benefícios. A técnica já é utilizada em hospitais de grande porte de outros estados do País, como Pernambuco e São Paulo. É uma prática segura e comprovada cientificamente como eficaz.

Segundo a coordenadora de Fisioterapia do HRC, Suianne Soares, a ideia surgiu a partir do desejo de facilitar o tratamento para pacientes com mais restrições de movimentação. Na maioria dos casos, é necessário colocá-los sentados, e muitas vezes isso não era possível.

“Tínhamos algumas dificuldades, como a necessidade de um maior número de profissionais para realizar esse tipo de conduta, e algumas vezes a insegurança dos próprios pacientes no momento das transferências. Com a cadeira de sedestação ‘beira-leito’, nós conseguimos otimizar a realização desta conduta que é tão benéfica para o paciente, visto que reduz o tempo de VMI (ventilação mecânica invasiva) e favorece uma reabilitação mais precoce e de forma mais funcional”, avalia Soares.

Vendo exemplos de outras unidades, o grupo de fisioterapeutas auxiliados por equipes de engenharia do HRC construiu a cadeira com canos de PVC, uma estratégia de baixo custo. A cadeira é leve, podendo ser transportada de um leito a outro sempre que houver necessidade. O material utilizado também possibilita a higienização frequente, sem prejuízo para a estrutura. Ao ser utilizada, o fisioterapeuta responsável ainda acrescenta almofadas, que garantem mais conforto ao paciente.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Coronavírus pode permanecer por meses no cérebro, coração e intestino, indica pesquisa

Uma nova pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH na sigla em inglês) descobriu que o coronavírus Sars-Cov-2 pode infectar muitas partes do corpo humano, e não apenas o sistema respiratório. Além disso, ele pode permanecer no corpo mesmo depois que os sintomas iniciais da Covid-19 diminuíram.

Os cientistas por trás dessa nova pesquisa dizem que é a análise mais abrangente até agora sobre como o coronavírus pode infectar várias partes do corpo, incluindo o cérebro humano.

Como foi feita a pesquisa?
Os cientistas realizaram autópsias completas em 44 corpos infectados com o vírus. Em todos os casos, exceto em cinco, a infecção se relacionava diretamente com a causa de morte.

Sim, a maior presença do coronavírus foi percebida no trato respiratório: nas vias áreas e nos pulmões. E esse padrão foi constatado tanto em quem estava no estágio inicial, quanto naqueles que estavam no estágio final da infecção.

No entanto, os pesquisadores encontraram evidências da doença em outras partes do corpo. De todas as 85 partes do corpo e fluidos corporais estudados, o vírus foi encontrado em 79 deles – ainda que não em todos os indivíduos.

Veja os principais locais onde eles encontraram evidências de infecção:

• Tecido cardiovascular – em quase 80% dos pacientes;
• Tecido gastrointestinal – em 73 % dos pacientes;
• Tecido muscular, cutâneo, adiposo (gordura) e nervoso periférico – em 68% dos pacientes.

Os traços de RNA viral foram encontrados por todo o corpo, incluindo o cérebro, meses após os inícios dos sintomas. Em um paciente, tinham se passado 230 dias.

“Nossos dados provam que o SARS-CoV-2 causa infecção sistêmica e pode persistir no corpo por meses”, escreveram os autores do artigo, que está em revisão para publicação na revista Nature.

No entanto, é importante levantar algumas limitações da pesquisa. A primeira é que os indivíduos analisados foram pessoas acometidas de maneira grave pela doença. A segunda é no recorte de tempo do estudo, realizado entre abril de 2020 a março de 2021, um período em que relativamente poucas pessoas tinham sido vacinadas.

Ainda assim, com essas descobertas, somam-se as evidências necessárias para se compreender a condição chamada de covid longa e também servir de parâmetro para entender o comportamento de outras variantes, como a Delta e a Ômicron.

Fonte: Gizmodo

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

20 anos sem Cássia Eller: relembre a carreira da cantora

Intensa, visceral, completa e complexa: a personalidade e a arte de Cássia Eller fazem falta para os fãs. A cantora, compositora e multi-instrumentista, uma das maiores do rock brasileiro, morreu no dia 29 de dezembro de 2021, aos 39 anos, vítima de um infarto. 

Há 20 anos, a notícia do falecimento da artista parou o mundo da música às vésperas da virada do ano. Cássia estava no auge: o disco “Acústico MTV” vendeu mais de 1 milhão de cópias e levou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em 2002. 

Cássia Eller interpretou canções de grandes compositores nacionais, mas sua parceria com Nando Reis marcou os anos 90 e 2000. Músicas como “All Star” e “Relicário” se tornaram hits do pop rock brasileiro.

"O segundo sol", "Malandragem" e "Por enquanto" são as três músicas interpretadas por Cássia Eller mais tocadas no Brasil entre os anos de 2011 e 2021. O levantamento realizado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) marca os 20 anos de morte da cantora.

Os dados apontam as vinte faixas interpretadas pela artista que foram mais tocadas nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental e Casas de Festas e Diversão) e no segmento de TV (aberta e fechada) na última década.

O nome de Nando Reis, grande parceiro musical de Cássia e compositor de "O segundo sol", aparece em oito das 20 músicas gravadas pela cantora que mais tocaram no Brasil nesse período.

Segundo a instituição, Cássia tem 337 gravações cadastradas. "Nos últimos 10 anos, os segmentos de Rádio e TV foram os responsáveis por mais de 85% do que foi arrecadado em direitos autorais para ela. Os seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais por 70 anos após a sua morte", informa o Ecad.

Ranking das músicas gravadas por Cássia Eller mais tocadas nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental e Casas de Festas e Diversão)

"O segundo sol" - Nando Reis
"Malandragem" - Frejat / Cazuza
"Por enquanto" - Renato Russo
"Palavras ao vento" - Marisa Monte / Moraes Moreira
"All star" - Nando Reis
"Relicário" - Nando Reis
"E.c.t." - Marisa Monte / Nando Reis / Carlinhos Brown
" O meu mundo ficaria completo" - Nando Reis
"Gatas extraordinárias" - Caetano Veloso
"Luz dos olhos" - Nando Reis
"Lanterna dos afogados" - Herbert Vianna
"Admirável gado novo" - Zé Ramalho
"Vento no litoral" - Marcelo Bonfá / Renato Russo / Dado Villa-Lobos
"Partido alto" - Chico Buarque
"No recreio" - Nando Reis
"As coisas tão mais lindas" - Nando Reis
"Todo o amor que houver nessa vida" - Frejat / Cazuza
"1º de julho" - Renato Russo
"Nós" - Tião Carvalho
"Socorro" - Alice Ruiz / Arnaldo Antunes

Ranking das músicas gravadas por Cássia Eller mais tocadas no segmento de TV (aberta e fechada) nos últimos 10 anos

"A Cuca te pega" - Dori Caymmi / Casé
"Nada vai mudar isso" - Moska
"Lullaby" - Marcio de Freitas / Cássia Eller
"Não deixe o samba morrer" - Edson Conceição / Aloisio
"Palavras ao vento" - Marisa Monte / Moraes Moreira
"O segundo sol" - Nando Reis
"Por enquanto" - Renato Russo
"O meu mundo ficaria completo" - Nando Reis
"All star" - Nando Reis
"Try a little tenderness" - David Manners / Al Newman / Harry M Woods
"Malandragem" - Frejat / Cazuza
"Partido alto" - Chico Buarque
"Toda vez que eu digo adeus" - Carlos Rennó / Cole Porter
"Nasci para chorar" - Mucci (Di) Dion / Erasmo Carlos
"Gatas extraordinárias" - Caetano Veloso
"Milagreiro" - Djavan
"Lanterna dos afogados" - Herbert Vianna
"As coisas tão mais lindas" - Nando Reis
"1º de julho" - Renato Russo
"E.C.T." - Marisa Monte / Nando Reis / Carlinhos Brown

Fonte: g1

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Em live, Camilo confirma concursos públicos para sete órgãos do Estado em 2022

No último bate-papo virtual com a população de 2021, realizado nesta terça-feira (28), o governador Camilo Santana fez um balanço dos concursos públicos realizados em 2021 ao responder um internauta. Além disso, o chefe do Executivo estadual confirmou certames que serão realizados em 2022. 

“Este ano eu fiz concurso para a Funsaúde, com seis mil vagas. Fizemos para a Polícia Militar, com duas mil vagas, e autorizei chamar três mil, para que a gente possa garantir os compromissos com os Batalhões do Raio e ampliação da Segurança Pública. Fiz para a Polícia Civil, foram 500 vagas, Pefoce com 170 vagas e para a Sefaz. Estou fazendo para a Procuradoria-Geral do Estado. Chamei a última turma do Corpo de Bombeiros, mais 204 homens já estão na Academia fazendo o treinamento. E também convoquei mais 2.500 professores do último concurso e 247 oficiais da Polícia Militar”, detalhou Camilo Santana.

Para o próximo ano, o gestor garantiu que, além da nomeação dos aprovados no último concurso da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), marcada para 3 de janeiro, serão realizados mais certames para os seguintes órgãos: Universidade Estadual do Ceará; Universidade Estadual Vale do Acaraú; Universidade Regional do Cariri; Superintendência Estadual do Meio Ambiente; Secretaria do Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos; e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.

Camilo projetou, ainda, que existe a possibilidade de outras áreas do Governo do Ceará terem concursos públicos.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

10 gargarejos para eliminar dores e doenças diversas

Os gargarejos não servem apenas para acabar com o mau hálito — embora um bochecho rápido com chá de cravo-da-índia faça isso muito bem. Dependendo da substância usada, o gargarejo também é uma maneira maravilhosamente simples de matar germes, aliviar a irritação da garganta e até mesmo acabar com a azia. Saiba mais sobre a prática do gargarejo e como ele pode ajudar a combater doenças e aliviar dores.

Benefícios do gargarejo
O gargarejo tem uma longa tradição terapêutica. De acordo com os praticantes do antigo sistema de cura indiano conhecido como Ayurveda, o gargarejo com óleo vegetal (ou pelo menos seu espargimento ao redor da boca) melhora o sono e estimula o cérebro, além de clarear os dentes e revitalizar as gengivas. 

Muitos médicos, por sua vez, estão cada vez mais convencidos de que gargarejos germicidas podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Parece que os mesmos germes que causam problemas nas gengivas entram na corrente sanguínea e produzem coágulos, que causam infarto do miocárdio e derrame. 

Como os gargarejos agem?
Aquele refluxo turbilhonado ajuda a remover o muco e as células mortas que irritam a boca e a garganta. E os ingredientes que você acrescenta à água agem diretamente nos tecidos inflamados, trazendo alívio às áreas irritadas pelo ar seco ou poluído — ou por uma tarde de torcida entusiasmada no estádio de futebol. Para preparar seus gargarejos. Não é preciso mais do que água quente e ingredientes simples que você já deve ter à mão.

Gargarejos para dores e doenças diversas

1. Limão e água
Para a dor de garganta, nada melhor que um gargarejo de sumo de limão e água. O sumo ajuda a contrair os tecidos edemaciados da garganta e cria um ambiente hostil (ácido) para os vírus e bactérias. É só misturar 1 colher de chá de sumo de limão a 1 xícara de água.

2. Salmoura
Também há a velha salmoura. Dissolva 1 ⁄4 de colher de chá de sal em 1 xícara de água quente. Acrescente 1 colher de sopa de enxaguante bucal para maior ação germicida.

3. Sálvia e alume
Outra mistura popular é composta de 1 colher de chá de sálvia, 1 ⁄2 colher de chá de alume, 1 ⁄4 de xícara de açúcar mascavo, 3 ⁄8 de xícara de vinagre e 1 ⁄8 de xícara de água.

4. Gengibre e mel
Outro remédio caseiro que age rapidamente contra a dor de garganta: Misture 1 colher de chá de gengibre em pó com 1 colher de chá de mel, 1 ⁄2 xícara de água quente e o sumo de 1 ⁄2 limão. Despeje a água sobre o gengibre e em seguida acrescente o sumo de limão e o mel. O mel forma uma película de revestimento na garganta e também tem propriedades antibacterianas leves.

5. Chá de tintura
O gargarejo com o fitoterápico germicida hidraste mata os vírus e as bactérias, e alivia a inflamação dos tecidos da garganta. Para prepará-lo basta diluir 1 1 ⁄2 colheres de chá de tintura em 240 ml de água.

6. Água salgada
Contra a azia, experimente um gargarejo com água salgada (1 ⁄4 de colher de chá de sal em 1 xícara de água morna). A salmoura ajuda a neutralizar os ácidos na garganta, aliviando a queimação e promovendo a cura rápida das mucosas irritadas. 

7. Água oxigenada
Para algumas pessoas, somente a escovação e o uso de fio dental não são suficientes para manter esses micróbios sob controle. Se este for o seu caso, consulte seu médico sobre a possibilidade de fazer gargarejos diários com uma solução 50/50 de água e água oxigenada a 3%. Para um potencial germicida maior, o anti-séptico bucal clorexidina pode ser uma melhor opção. Tanto a água oxigenada quanto a clorexidina são vendidas sem receita nas drogarias.

8. Pimenta e água
Resfriado? Experimente fazer um gargarejo com uma pitada de molho de pimenta diluída em água. Os aficcionados juram que essa é a maneira mais rápida de desbloquear as vias aéreas. 

9. Equinácea
Outra solução para eliminar o vírus do resfriado é o gargarejo com equinácea, um herbáceo antiviral. Junte 2 colheres de chá de tintura de equinácea a 1 xícara de água e gargareje três vezes por dia com tal solução. Além de aliviar a dor de garganta, o gargarejo com equinácea estimula seu sistema imune a combater a infecção.

10. Mirra
Nos problemas da garganta, não há substituto para o repouso e para o aumento da ingestão de líquidos. No entanto, você pode acelerar o processo de cura fazendo gargarejos com mirra (algumas gotas de tintura de mirra em uma xícara de água). Altamente adstringente, a mirra é extraordinária para combater a inflamação, além de ser um anti-séptico. Gargareje seis vezes ao dia — tratamento um tanto trabalhoso, é verdade, mas vale muito a pena.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

IPVA 2022 no Ceará: confira o valor do imposto para o seu veículo

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) divulgou, nesta terça-feira (28), as alíquotas e o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022. No próximo ano, os donos de veículos que pagarem o IPVA em cota única até o dia 31 de janeiro de 2022 terão desconto ampliado de 5% para 10%. 

Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento em até cinco vezes terão um abatimento de 5%. O projeto de lei, de iniciativa do Poder Executivo, que concedeu os descontos inéditos, foi aprovado na semana passada pelos deputados estaduais e publicado no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira (27).


Pela nova lei, os abatimentos poderão ser acumulados com o desconto do programa Sua Nota Tem Valor, que pode chegar a mais 5%. Dessa forma, o pagamento à vista com bônus de pontuação máxima do Sua Nota Tem Valor resultará em até 15% de redução do valor do IPVA, enquanto o parcelado poderá chegar a 10%.

Os descontos extras serão oferecidos aos participantes do Sua Nota Tem Valor que atingiram determinado limite de pontos (veja regras) entre os meses de julho e novembro de 2021. Os cidadãos cadastrados no programa podem conferir o desconto disponível pelo site ou App do Sua Nota Tem Valor, na opção Pontuação IPVA. 

Quem preferir dividir o pagamento do imposto quitará as parcelas nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 11 de abril, 10 de maio e 10 de junho. O valor mínimo do imposto a ser parcelado é de R$ 100,00. 

Os boletos para pagamento estarão disponíveis a partir do dia 3 de janeiro de 2022 no site da Secretaria (www.sefaz.ce.gov.br) ou no aplicativo “Meu IPVA”, em versões para Android e IOS. 

A rede arrecadadora do IPVA inclui Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB, Bradesco, Santander, Itaú e casas lotéricas. O imposto também pode ser pago por meio dos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Vale relembrar que a Sefaz não envia guias de recolhimento pelos Correios ou por email. 

Isenção
Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Projeção
No ano que vem, cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1,45 bilhão. Do total recolhido, 50% pertence ao Tesouro Estadual. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, ressalta a relevância do tributo para o financiamento das políticas públicas estaduais. “O IPVA é um imposto muito importante para o Estado. A arrecadação dele certamente vai se expressar em mais educação, mais saúde, mais segurança pública, mais investimento público.”

Como é feito o cálculo
Para realizar o cálculo do IPVA 2022, a Sefaz toma como base o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos. 

As alíquotas permanecem as mesmas dos anos anteriores, variando de 0,5% a 3,5% sobre o valor venal, dependendo do tipo de veículo. A maior parte da frota tem alíquota de 3%. É o caso dos automóveis e caminhonetes entre 100 e 180 cavalos de potência. Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras pagam 1%.

Em reconhecimento aos bons motoristas, o Governo do Ceará concede alíquota reduzida de 1% para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas que não tiverem cometido infração de trânsito em 2021. A alíquota aplicada normalmente para esses veículos é de 2%.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

29 de dezembro

1949 - A Hungria entra no regime comunista.
1959 - É inaugurado o metropolitano de Lisboa.
1996 - Os guerrilheiros e o governo da Guatemala assinam um acordo, pondo fim a 36 anos de conflito civil no país.

Nasceram neste dia…
1709 - Isabel Petrovna, imperatriz da Rússia (m. 1762).
1800 - Charles Goodyear, inventor norte-americano (m. 1860).
1903 - Candido Portinari, pintor brasileiro (m. 1962).

Morreram neste dia…
  721 - Imperatriz Gemmei do Japão (n. 661).
1916 - Grigori Rasputin, místico e aventureiro russo, que defendia o Império Russo (n. 1864).
2001 - Cássia Eller (foto), cantora e violonista brasileira (n. 1962).

Fonte: Wikipédia

AddThis