Crato (CE): Fundetec completa 15 anos com mudanças de rumos

A Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec) completou em 2012, 15 anos de atuação. Instituição ligada à Universidade Regional do Cariri (Urca), no seu calendário de comemorações está incluída a mudança de rumos da fundação.

De acordo com a professora Meiriane Esmeraldo, superintendente da Fundetec, a instituição funcionou durante bom tempo como fomentadora dos cursos de graduação. Nos últimos meses, e com a nova gestão na Urca da Reitora Otonite Cortez, a idéia é fazer com que a Fundetec aponte suas ações para o rumo do apoio ao desenvolvimento do setor tecnológico no Cariri.

Meiriane defende que municípios do Cariri devem ser procurados pela Fundetec para discutir parcerias que possam contribuir para alavancar o desenvolvimento da Região do Cariri. “Atualmente o município de Juazeiro tem sido um grande parceiro nosso, principalmente na área da educação e de projetos voltados para a juventude”, afirma.

Ela lembra ainda que Barbalha também fez várias parcerias com a Fundetec. “Em Barbalha trabalhamos forte a capacitação de professores da rede pública municipal de ensino”, disse. Meiriane Esmeraldo defende ainda que a Fundetec deve montar uma agenda para discutir com os municípios caririenses o avanço tecnológico nas cidades.

Para ela, a realização das eleições municipais pode ser um momento importante para que candidatos e partidos discutam a implementação de políticas de tecnologias nos municípios caririenses. “Precisamos ampliar a presença da Fundetec em todo o Cariri e para isso queremos discutir novos projetos nas cidades”, defende.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Morre, aos 83 anos, a apresentadora Hebe Camargo

A apresentadora Hebe Camargo morreu na madrugada deste sábado (29), aos 83 anos, após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, no Morumbi, em São Paulo. Hebe lutava contra um câncer no peritônio, diagnosticado em janeiro 2010.

A saúde de Hebe se agravou nos últimos seis meses. Em março, ela passou por uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor no intestino, em junho ela precisou retirar a vesícula. Um mês depois, Hebe não estava conseguindo se alimentar adequadamente e ficou cinco dias internada para um tratamento de suporte nutricional e metabólico. O mesmo aconteceu em agosto.

Na quinta (27), o SBT anunciou que a apresentadora voltaria à emissora, de onde havia saído para apresentar um programa na Rede TV!. "Meus lindos, nem acredito!!! Estou de volta ao SBT, meu coração está disparado! Feliz feliz feliz feliz!!!”, escreveu a apresentadora em seu Twitter na sexta (28). Na Rede TV!, onde ficou contratada 2011 até agosto de 2012, ela apresentou dez programas inéditos. O último “Hebe” inédito foi ao ar foi no dia 19 de junho. Desde então, devido ao afastamento de Hebe por conta da doença, foram exibidas reprises, sempre às terças, às 22h30.

A última gravação em vídeo feita por Hebe foi em julho, após a alta hospitalar, quando ela recebeu em sua casa a visita de amigos, como a apresentadora Astrid Fontenelle e o cantor Pedro Leonardo. Na ocasião, ela também lançou seu canal oficial no YouTube, site de compartilhamento de vídeos, para mandar recados aos seus fãs e internautas.

Apresentadora participou da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira
Hebe Camargo nasceu na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, no dia 8 de março de 1929. Cursou somente até o quarto ano primário e um de seus primeiros empregos foi de arrumadeira, na casa de um parente rico.

Aos 11 anos, participava de programas de calouros em emissoras de rádio para ajudar a sustentar a família. Em 1943, formou com a irmã Stella a dupla musical Rosalinda e Florisbela.

Seguiu na carreira de cantora com apresentações de sambas e boleros em boates até que abandonou a música para se dedicar ao rádio e à TV. Estava no grupo que foi ao porto de Santos, em São Paulo, para buscar os equipamentos de televisão para a formação da primeira rede brasileira, a TV Tupi. Também foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira, no bairro do Sumaré, em São Paulo, em 1950.

Estreou na TV em 1955, no primeiro programa feminino da TV brasileira, "O Mundo é das Mulheres", da emissora de TV carioca, na qual chegou a apresentar cinco programas por semana.

Em 10 de abril de 1966 foi ao ar, pela primeira vez, o programa dominical de Hebe pela TV Record. Passou por quase todas as emissoras de TV do Brasil, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980.

Em 1986 foi para o SBT, emissora na qual apresentou três programas: "Hebe"; "Hebe Por Elas"; e "Fora do Ar". Em 1995, gravou um CD com seus maiores sucessos pela EMI. Em 1999, voltou a lançar outro CD. Além da carreira de apresentadora e cantora, atuou em alguns filmes e foi convidada especial de novelas e programas humorísticos.

Em dezembro de 2010, Hebe deixou o SBT, depois de 24 anos. Dias antes de anunciar sua saída da emissora de Silvio Santos, Hebe teve a permissão do canal para gravar com o apresentador Fausto Silva o “Domingão do Faustão”, da Rede Globo, onde recebeu uma homenagem.

Hebe fechou um contrato para apresentar um programa semanal na RedeTV!, onde comandou todas as terças – desde o dia 15 de março de 2011 – uma atração nos mesmos moldes dos tempos no SBT.

Fonte: UOL

Barbalha (CE): Homem que soltava fogos é morto durante carreata política

Um homicídio foi registrado por volta das 21 horas desta sexta-feira no Sítio Cabeceiras na zona rural de Barbalha. Rodrigo Santana dos Santos, de 31 anos, trafegava na garupa de uma motocicleta e soltava fogos por ocasião de uma carreata política em prol da candidatura de Argemiro a prefeito pelo PPS. Em determinado momento foi surpreendido com um tiro de revólver na cabeça. Ele caiu do veículo já sem vida, mas ainda foi levado para o Hospital São Vicente de Paulo.

A vítima morava na Rua 105 (Bairro Populares) em Barbalha e sua esposa Rejane Santos Nascimento deu algumas pistas para o Sargento J. Santos e os Soldados Eduilson e Ferreira que estiveram no local. Ela suspeita que a autoria seja de uma pessoa apelidada por “Lê” com quem seu companheiro tinha uns conflitos relacionados com a compra e venda de um terreno. A mulher acrescentou que, há vinte dias, este já havia tentado matar seu marido, mas a arma “bateu catolé”.

A motocicleta era pilotada por Geraldo Pinheiro, de 48 anos, residente na Rua da Ajuda (Bairro Alto da Alegria) em Barbalha. Ele saiu lesionado no braço direito e foi levado para Hospital São Vicente. Segundo a polícia, Geraldo responde por crime de porte ilegal de arma de fogo. O corpo de Rodrigo Santana foi trazido para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Juazeiro do Norte (CE): Semana destaca inclusão do deficiente

O processo de inserção social de pessoas com deficiência na região do Cariri ainda continua a passos lentos por parte das empresas. Com o objetivo de estimular os empreendedores no processo de inclusão, foram realizadas homenagens a instituições que têm contribuído para avanços na contratação desse público em seus quadros funcionais.

Esses princípios têm norteado a II Semana Comemorativa em Homenagem ao "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência", no Cariri.

Homenagens
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), dos Municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Iguatu, foram homenageadas, além da Zenir Móveis e a Urca, em solenidade ocorrida na manhã de ontem, no encerramento da semana, no auditório do Centro de Ciência e Tecnologia da universidade, em Juazeiro do Norte. Segundo a gerente do Sine/IDT de Juazeiro do Norte, Conceição Araújo, atualmente, só na cidade estão no mercado de trabalho 42 pessoas, contratadas entre os meses de junho e agosto deste ano.

Estão na fila, à espera de novos postos de trabalho, 150 pessoas com algum tipo de deficiência. Conforme a gerente, todos são profissionais qualificados. Mesmo assim, ela diz que os avanços têm ocorrido de forma gradativa. "Temos percebido essa mudança de forma lenta, que resulta num novo paradigma na sociedade e nas empresas", afirma a gerente.

Representantes
A solenidade contou com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), no Estado do Ceará, da Superintendência Regional do Trabalho, e da chefia do Sine /IDT, representada pelo presidente em exercício, Gilvan Mendes. Ele destacou a importância da conscientização nas empresas do Estado, dentro do cumprimento da Lei de Responsabilidade Social, além da própria universidade, com o desenvolvimento de projetos adequados às técnicas de acessibilidade.

O procurador do Trabalho, Leonardo Holanda, disse que o Cariri poderá se tornar um exemplo no desenvolvimento do projeto de inclusão das pessoas com deficiências nas empresas. Para isso, ressaltou o crescimento econômico que a região vem obtendo nos últimos anos, com a instalação de empreendimentos diversificados. Ainda frisou o exemplo que deve ser dado pelas empresas nesse sentido. Segundo ele, o momento é de comemoração e de avaliação. "Estamos ainda engatinhando no processo de inclusão. É importante que tenhamos como norte a inclusão plena e efetiva", disse.

A pró-reitora de Extensão da Urca, Sandra Nancy, ressaltou a inclusão de pessoas com deficiência não apenas com novos postos de trabalho, mas a adequação da instituição para receber alunos, com a contratação de profissionais tradutores de Braille. Segundo ressaltou, serão investidos R$ 126 mil em projetos de acessibilidade nos prédios da universidade.

Dificuldades
Mas, as dificuldades para conseguir vagas no mercado chega a revoltar pessoas portadoras de deficiência que querem trabalhar. Esse é o caso de Ivan Viera de Lima.

Ele vem lutando por um emprego, mas se sente discriminado e afirma ser essa uma luta em que as conquistas ainda são poucas. "Sei das dificuldades do dia a dia para as pessoas com deficiência. E são muitas", lamenta.

Ivan conta que fez teste numa empresa de ônibus para uma vaga destinada aos deficientes, mas acabou perdendo para as pessoas que não tinham deficiências. Ele não podia pegar peso, mas ao mesmo tempo questionou que esse quesito não foi exposto, principalmente no caso dele. Uma realidade classificada pelo postulante ao emprego de "preconceituosa".

A defesa dos direitos de inserção no mercado de trabalho dos deficientes, segundo o procurador, é uma das bandeiras do Ministério Público do Trabalho. Ele afirma que muitas empresas acabam alegando que há falta de preparação das pessoas. "Devemos ter profissionais mais habilitados, para a plena efetivação das pessoas com deficiência", constatou. Ele disse que o Ministério Público do Trabalho, em Juazeiro do Norte, está à disposição da comunidade, apto a receber também denúncias de empresas que não estejam cumprindo a legislação.

Para Ivan Vieira, não é o deficiente que tem que se adequar à empresa, mas deve ocorrer o contrário, para que as pessoas possam fazer parte do mercado produtivo e viver de forma digna.

Fonte: Diário do Nordeste

Eleições 2012: Secretaria de Segurança antecipa envio de tropas ao Interior

A Operação Eleições deste ano terá cerca de quatro mil profissionais da Polícia Militar (PM) a mais que no pleito de 2008. Naquele ano, foram utilizados 7.500 policiais contra 11.474 atualmente. Na manhã de ontem, o efetivo começou a ser enviado ao Interior, dando início à operação que deverá garantir tranquilidade no pleito. O objetivo é que os PMs já estejam nas cidades onde irão trabalhar para acompanhar o final de semana anterior às eleições.

Ao todo, serão 13.412 profissionais especialmente para este período eleitoral - entre eles, 70 integrantes da Coordenadoria de Inteligência (Coin), 11.474 policiais da PM, 688 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), 1.106 da Polícia Civil (PC) e 74 servidores da Perícia Forense (Pefoce). O efetivo já está atuando. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS).

Segundo o comandante-geral da PM, Werisleik Pontes Matias, a diferença em relação às últimas eleições é a participação de oficiais em 117 municípios, fora os oficiais que já trabalham nessas cidades. Cerca de 35 cidades onde há campanhas acirradas, de acordo com ele, já receberam reforço antecipado no efetivo. A expectativa inicial era enviar tropas apenas no dia 1º de outubro, mas, com a proximidade das eleições, o comando da Secretaria resolveu abreviar a partida. O Estado estará repartido em oito grandes regiões de comando.

Além de Fortaleza, os municípios mais populosos do Interior, como Juazeiro do Norte e Sobral, contarão com motos, patrulha por rádio, ronda a pé, policiamento de choque e helicóptero. O comandante destaca ainda que cidades que têm apresentados tensões eleitorais, como Icó e Mombaça, também terão policiais da tropa de choque.

O secretário da SSPDS, coronel Fernando Bezerra, afirma que haverá parceria também com a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Vinte e dois delegados da PF estarão distribuídos pelo Estado para lidar com crimes eleitorais que porventura aconteçam. Nas localidades onde não houver profissionais da PF, o secretário afirma que a Polícia Civil estará encarregada de atender essas demandas e encaminhá-las posteriormente ao órgão.

Em solenidade para comandantes da PM que seguiriam ao Interior, Bezerra pediu um trabalho cuidadoso na liderança das respectivas tropas, principalmente nos municípios com ânimos “bastante acirrados”.

O contingente vem, em grande parte, de policiais que estavam em atividade administrativa. Bezerra ainda não soube informar gastos com a Operação, que envolve, além de diárias, despesas com combustível e munição. O plano de segurança foi encaminhado ao TRE.

Cidades que já receberam reforço policial
Barreira, Hidrolândia, Nova Olinda, Iracema, Pedra Branca, Ipu, Tururu, Uruburetama, Tianguá, Santana do Cariri, Guaraciaba do Norte, Orós, Icó, Morada Nova, Icapuí, Lavras da Mangabeira, Cedro, Catarina, Morrinhos, São Luís do Curu, Santa Quitéria, Saboeiro, Cariús, Acopiara, Caririaçu, Aracati, Alto Santo, Potiretama, Tabuleiro do Norte, e Itarema.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Barbalha (CE): Cidade recebeu a 12ª edição da Ação Sustentável

Durante todo o dia de ontem foi realizada, neste Município, a 12ª edição da Ação Sustentável. O projeto itinerante, uma realização da TV Verdes Mares com patrocínio do Governo do Estado e em parceria com órgãos públicos, como a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoce), Polícia Militar, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Prefeitura Municipal, levou propostas de mudanças de atitudes relacionadas à sustentabilidade.

O foco da ação foi nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e cultura. Ao todo, estima-se que mais de 1.500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram das dinâmicas.

Através de atividades lúdicas, oficinas de recorte, colagem e pinturas, além de palestras, os envolvidos na iniciativa conscientizaram as crianças sobre o papel social do cidadão quanto à preservação ambiental, práticas de alimentação saudável, importância da água, resíduos sólidos e saneamento básico.

Já para o público adulto foram oferecidos atendimentos de saúde, com testes de glicemia e aferição de pressão arterial. E, para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, o Centro Regional de Referência na Saúde (Cerest) disponibilizou serviços de massoterapia.

Dentro da programação, que teve início logo pela manhã e permaneceu até 17 horas, as crianças, que formaram o maior público do evento, divertiram-se com o teatro de fantoches e com os jogos educativos, que tiveram foco na motivação da preservação ambiental.

Cartilha educativa
Para dar continuidade aos ensinamentos, cada participante recebeu uma cartilha educativa, contendo um jogo de tabuleiro sobre trilhas ecológicas, resíduos sólidos, coleta seletiva, poluição sonora, desmatamento e arborização.

Como forma de capacitar os cerca de 50 professores que acompanharam os estudantes durante a Ação Sustentável, o Conpam doou um material de formação sobre o Programa de Educação Ambiental do Ceará.

O objetivo é inserir o tema do meio ambiente em todas as disciplinas escolares, já que o assunto está incluso nos parâmetros curriculares nacionais e deve ser trabalhado transversalmente. De acordo com o gestor ambiental, Ulisses José Rolim, é necessário que os educadores tenham conhecimentos aprofundados sobre a questão.

"Alguns professores ainda têm dificuldades de tratar as temáticas ambientais dentro de suas disciplinas específicas. O material irá prestar apoio e tirar as dúvidas para a melhoria das orientações", revela.

Teatro
Uma das atividades da Ação Sustentável que teve maior adesão dos participantes foi o teatro de fantoches. As peças tentaram passar mensagens educativas sobre o uso adequado e sobre o desperdício da água, além da não poluição do meio ambiente.

Através do espetáculo "Pingo e Gota D´água e o esquadrão contra o desperdício", a Cagece formou multiplicadores das boas práticas de sustentabilidade. Há 13 anos, para difundir as informações sobre o consumo consciente da água, o órgão criou o projeto Teatro nas Escolas.

Valores
Os bonecos atuam ensinando as medidas corretas de utilização do líquido, a combater a dengue e a preservar a vegetação nativa. Segundo a técnica social Rose Fernandes, a atividade é uma maneira de alertar as crianças. "O mais importante é que esses meninos e meninas cresçam com a mentalidade voltada para a preservação do meio ambiente", conta.

Com a realização, o projeto Ação Sustentável encerrou o segundo ciclo de atividades do ano de 2012, atraindo milhares de pessoas em várias cidades.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Jovem preso com um revólver em Juazeiro e flanelinha armado a facão no Crato

Duas armas foram retiradas de circulação em um intervalo de apenas uma hora em Juazeiro do Norte e Crato. Na primeira cidade, um jovem de 22 anos estava com um revólver e, na outra, um homem que trabalha como flanelinha empunhava um facão. Isso aconteceu por volta das 15 horas na Rua Tristão Gonçalves, 362 no centro de Crato, onde Antonio Virgulino, de 32 anos, foi preso e vai responder por porte ilegal de arma branca.

Ele mora na Rua Coronel Luis Teixeira, 1668 (Bairro Seminário) em Crato e, segundo testemunhas, estava discutindo com o jovem Celso Romão Correia dos Santos, de 19 anos, residente na Rua Saturnino Candeia, 448 (Bairro Alto da Penha) igualmente em Crato. Os dois foram levados pelo Sargento Línésio e os Soldados Lima e Israel da FTA (Força Tática de Apoio) Moto para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato.

Uma hora depois no bairro São José, em Juazeiro do Norte, a polícia prendeu Inácio Júnior Fernandes de Sousa, de 22 anos, com um revólver 32. O rapaz foi conduzido para a delegacia pelos Soldados Marcos e Wilker do Ronda do Quarteirão a fim de ser autuado em flagrante por ilegal de arma de fogo. Segundo a polícia Inácio Júnior já responde crime pelo mesmo motivo.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Crato (CE): Exposição comemora 20 anos do herbário do Cariri

Uma coleção que testemunha os tipos vegetais do Cariri e da Chapada do Araripe faz parte do Herbário Caririense Dárdano de Andrade Lima (HCDAL), da Universidade Regional do Cariri (Urca), que completa 20 anos. A exposição "Chapada em Flor", que esteve durante esta semana no Salão da Terra da instituição, visitada por pesquisadores e estudantes da região, levou ao público exemplares dessa coleção, que chega a 8.676 espécimes catalogados.

Ao herbário regional têm contribuído, de acordo com o professor Antônio Carlito dos Santos, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade, com as pesquisas desenvolvidas para cursos de graduação, e com o Mestrado em Bioprospecção Molecular, e outras instituições, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que têm atuado com a parceria de diversas pesquisas.

Identificação
A identificação da maioria das plantas também é feita por meio da parceria com outras instituições. Segundo o professor Carlito dos Santos, esse processo de identificação acontece, em virtude da existência do herbário no Cariri. Segundo ele, com todas as dificuldades, desde a sua criação, o processo de pesquisa com estudiosos da Urca e de outras instituições de ensino superior, acontece na transferência material entre herbários.

Diversidade
A exposição traz várias fotografias catalogadas pelo herbário, como amostras da diversidade da flora da Chapada do Araripe. "Reunimos um grande acervo desse material do Cariri", afirma. O herbário foi fundado em 19 de setembro de 1992. Segundo a curadora, a professora Arlene Pessoa da Silva, é classificado como fiel depositário da Rede Brasileira de Herbários e está em processo de indexação no "Index Herbariorum". O local, conta com 4.851 espécimes identificados, 3.825 espécimes em processo de identificação, 2.205 espécimes inseridas no BRAHMS, que é um programa de informatização de coleções de botânicas, e 2 mil exsicatas (amostras de plantas secas), no acervo digital. Conforme a professora, o herbário tem trabalho com a pesquisa e a extensão. "O material subsidia projetos de alunos da graduação e pós-graduação", diz Arlene.

Segundo ela, já passaram pelo herbário mais de 40 pessoas que terminaram da graduação ao doutorado, que atuam em diversas instituições do Brasil, inclusive na Urca.

A curadora alerta para espécimes, que hoje estão em situação vulnerável, e que mais tarde poderão estar extintas, caso não haja reflorestamento, como é o caso do cedro e Bompax sp, com poucos exemplares na região.

Representativas
"Hoje, o herbário testemunha espécimes vegetais existentes nesta área, documentando esse material, mesmo que em alguns anos possam estar extintas", assegura a professora.

Abrigando 144 famílias botânicas, conforme a curadora, tem as mais representativas em número de espécimes: Fabaceae (916 espécies); Euphorbiaceae (300 espécies); Asteraceae (230 espécies); Myrtaceae (168 espécies); e Rubiaceae (167 espécies). O herbário também abriga representantes da flora da Chapada do Araripe, dos Estados do Pernambuco e Piauí, além do Ceará, além dos biomas da mata úmida, cerrado, cerradão, caatinga, mata de galeria e carrasco. Mantém parceria com os Herbários Prisco Bezerra (EAC), Sérgio Tavares (HST), Francisco de Abreu Matos (HUVA) e Graziela Barroso (TEPB). O vice-curador, professor Luiz Marivando Barros, diz que no herbário são desenvolvidos importantes projetos de pesquisa voltados para um maior conhecimento da flora do Nordeste, em especial do Ceará, com alunos da graduação e pós-graduação stricto sensu.

Em 2010, o HCDAL foi contemplado com recurso do Finep e Governo do Estado do Ceará, para a reforma e ampliação de suas instalações físicas, além de recurso para aquisição de equipamentos necessários ao acondicionamento do acervo.

Espécimes
8,6 mil espécimes da flora da Chapada do Araripe fazem parte do acesso do herbário, no Cariri, promovendo a pesquisa na região

Mais informações
Herbário Caririense Dárdano de Andrade Lima (HCDAL)
Campus Pimenta II
Crato - CE
Telefone (88) 3102.1202

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Cariri participa do projeto Livro de Graça na Praça

Um projeto que surgiu há 10 anos por conta da sensibilidade de um professor mineiro chega agora à região do Cariri. Trata-se do projeto Livro de Graça na Praça que começou quando o professor José Mauro da Costa, dando uma aula, observou que a maioria das pessoas pouco ou nada liam.

Para estimular em seus alunos o gosto pelo hábito da leitura, o professor José Mauro resolveu desenvolver um projeto para incentivar a leitura e aproximar mais os leitores dos escritores. O projeto apresentou bons resultados, e por conta da aceitação, cresceu tanto que todos os anos chega a ser produzido um livro com textos de diversos escritores.

A edição deste ano, “Belo Horizonte 24 autores”, presta uma homenagem à capital mineira com textos de escritores de diversos estados brasileiros exaltando a cidade Minas Gerais.

Da região do Cariri, está participando desta coletânea em homenagem a cidade de Belo Horizonte, o escritor e artista plástico Emerson Monteiro, com o texto chamado “Minas em mim”.

A ligação da região do Cariri com o projeto, porém, é um pouco mais antiga. Começou com o cordelista Edésio Batista que já prefaciou em forma de cordel um dos livros do projeto, intitulado “Ossos e Ofícios”.

Na região caririense, nomes como a cordelista Josenir Lacerda, o escritor José Flávio Vieira, além de Emerson Monteiro, entre outros, divulgam o projeto e distribuem livros gratuitamente para centenas de pessoas.

A última distribuição de livros se deu na Praça Siqueira Campos, em Crato, quando foram distribuídos 400 livros para que estava apenas passando pela praça.

Tarso Araújo

Fonte: O Povo

Barbalha (CE): Dupla que roubou Cariri Gás Butano é presa em Milagres

Dois jovens que praticaram assalto na empresa Cariri Gás Butano em Barbalha foram presos por policiais rodoviários estaduais quando fugiam pela CE-293 à altura do Café da Linha na zona rural de Milagres. Elissandro Silva Correia, de 20, e Daniel da Silva Pereira, de 31 anos, chegaram ao estabelecimento no finalzinho da tarde desta quarta-feira em uma moto e armados com um revólver calibre 38 anunciando o assalto após abordar um funcionário.

A empresa funciona na Avenida José Bernardino (Bairro Alto da Alegria) em Barbalha de onde a dupla levou R$ 580,00 e quatro aparelhos celulares. A fuga se deu pela rodovia que liga os municípios de Barba lha e Missão Velha. Por volta das 19 horas, quando passavam pelo Posto da PRE à altura do Km 16 daquela rodovia estadual, foram abordados pelo Sargento Vilar, o Cabo Lucas e o Soldado Saulo em uma motocicleta.

Era uma Honda CG 125 Fan de cor cinza, ano 2008, e placa NQM-1851, inscrição do Ceará contra a qual não há queixa de roubo ou furto. Daniel estava com o revólver tendo dois cartuchos deflagrados e quatro intactos, bem como os aparelhos celulares e o dinheiro roubados. A dupla foi trazida e autuada em flagrante na 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Como uma Estrela do Mar se Alimenta

OK… pode parecer bobo à princípio. Ninguém quer saber da vida das estrelas do mar… Mas quando a filmagem é sensacional – com direito a micro câmera dentro de ostras – e tudo acelerado é certamente um vídeo que deve ser visto.

Pela micro câmera, malandramente dentro das ostras (o alimento preferido das estrelas do mar), é possível ver como elas colocam todo o estômago pra fora, jogam o suco gástrico, e deixa as enzimas trabalharem, até que tudo vire um suquinho e elas sugam.

Esta filmagem nunca havia sido feita. Ou seja, conte para todos que você é um dos poucos que viu como uma estrela do mar se alimenta. Você poderá ficar famosão no bairro (ou não).


.

Tiririca reclama de outros interesses no Congresso e pode deixar a política

O deputado federal Tiririca (PR-SP) afirmou que existem outros interesses no Congresso e que, por conta disso, admite que talvez não tente a reeleição nas eleições de 2014. Ele se disse desacreditado da política.

"Eu não sei se pretendo continuar, por ser muito difícil lá dentro [da Câmara dos Deputados]", disse Tiririca, na quarta-feira, em entrevista à rádio Liberdade FM, de Aracaju (SE).

Palhaço eleito com 1,3 milhão de votos, ele demonstra decepção com a burocracia do Congresso. "Eu pensei que chegando à condição que eu cheguei, ia lá e ia aprovar projetos que iam beneficiar a população e essas coisas todas, mas não é assim. Há outros interesses", afirmou.

Tiririca também disse que para boa parte da população, o político é visto como ladrão, mas ressaltou que se sente muito feliz quando as pessoas o elogiam por seu trabalho na Câmara.

Fonte: Diário do Nordeste

Gangnam Style - Inkigayo



Barbalha (CE): Cidade já recebeu mais de 50 km de asfalto

Com o intuito de melhorar a mobilidade urbana do município de Barbalha, o Governo municipal tem investido em obras de infraestrutura para as ruas do município. Já foram realizados mais de 50 Km em pavimentação asfáltica, as principais vias de acesso aos bairros de grande movimentação de veículos como, Alto da Alegria, Rosário, Vila Santo Antônio, Bela Vista e Cirolândia; essas localidades já receberam pavimentação asfáltica.

Ruas como Adão Apolinário, Rua da Ajuda, Avenida Dr. Pio Sampaio, Julies Rimet e Zuca Sampaio. Essas artérias também receberam serviços de sinalização horizontal e vertical, melhorando o tráfego de veículos para os bairros.

No Distrito Estrela, o Governo do Estado investiu cerca de milhões de reais, com o asfalto que liga a Avenida Leão Sampaio ao Distrito Estrela e, ainda, está sendo concluído o asfalto que liga a CE 060 pelo corredor dos Sabinos que servirá para escoamento da produção agrícola da zona rural de Barbalha.

Para o secretário de infraestrutura e obras de Barbalha Magno Silva Coelho "a intenção dessas obras é melhorar o tráfego dos veículos para os bairros da cidade e com isso melhorar a mobilidade urbana do município", disse o secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Plantão Infotech: Google pode lançar Android Nexus de US$ 100 até o fim do ano

A Google pode estar planejando o lançamento de duas novas versões de seu tablet Android Nexus 7. Segundo informações divulgadas pelo site DigiTimes, o primeiro modelo custaria US$ 199 (R$ 400) e o segundo US$ 99 (R$ 200). Ambos seriam mais leves e finos que o modelo atual e eles devem chegar ao mercado no final do ano.

Segundo os rumores, os novos tablets da Google serão os responsáveis por enfrentar o novo iPad mini, da Apple e também o Kindle Fire HD, da Amazon. Ainda não se sabe maiores detalhes sobre os novos Nexus, contudo, se as especulações estiverem corretas, a Apple terá mais competição do que esperava.

Fonte: Tecmundo

Bilionário oferece R$ 132 mi para homem que seduzir filha lésbica

Um dos mais conhecidos bilionários de Hong Kong está oferecendo um prêmio equivalente a R$ 132 milhões para qualquer homem que consiga seduzir sua filha lésbica e convencê-la a se casar.

O magnata Cecil Chao, de 76 anos, que fez sua fortuna no setor imobiliário e em transportes de carga, prometeu publicamente a recompensa após relatos de que a filha, Gigi Chao, teria formalizado uma união na França com a namorada de longa data.

O bilionário, que nunca foi casado, afirmou à BBC que a filha ainda é solteira e precisa de "um bom marido".

A homossexualidade foi descriminalizada em Hong Kong somente em 1991, e as uniões de parceiros do mesmo sexo não são reconhecidas.

Candidatos
Gigi, uma empresária formada pela Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, teria formalizado uma parceria civil na França com sua namorada, Sean Eav, com quem se relaciona há sete anos, segundo relatos publicados na mídia de Hong Kong.

Mas seu pai insiste que a informação é falsa e afirma que sua oferta generosa já gerou várias respostas de possíveis candidatos.

"É um incentivo para atrair alguém que tenha talento, mas não o capital para iniciar seu próprio negócio", afirmou Chao.

"Não me importa que ele seja rico ou pobre. O importante é que ele seja generoso e de bom coração", explicou.

"Gigi é uma mulher boa, com talento e beleza. Ela é dedicada aos pais, é generosa e faz trabalho voluntário", disse.

Vida social agitada
Apesar da busca pública por um marido para a filha, Chao diz que não tentará forçará Gigi a se casar contra sua vontade.

Gigi Chao disse ter achado a polêmica campanha feita pelo pai "divertida" e afirmou que não pensará mais no assunto até um candidato apto se apresentar.

Cecil Chao é conhecido em Hong Kong por sua vida social agitada e comumente aparece nas colunas sociais ao lado de belas mulheres jovens.

Segundo o diário South China Morning Post, ele já se vangloriou uma vez de ter se relacionado com mais de 10 mil mulheres.

Fonte: UOL

Melitão desiste de curso da UFC após polêmica

Depois de causar muita polêmica, o detento Luiz Miguel Melitão Guerreiro escreveu, ontem (26), uma carta direcionada ao diretor do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), Celso Murilo Rebouças de Mendonça, desistindo de ingressar no curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele foi aprovado no último vestibular. O preso solicitou que o documento fosse encaminhado à 1ª Vara de Execuções Penais de Fortaleza com pedido de arquivamento do processo.

A polêmica gira em torno do que diz a lei sobre a possibilidade de um detento em regime fechado cursar uma universidade. O juiz Luiz Bessa Neto garante que tomou a decisão respaldado pelo artigo 83 da Lei de Execução Penal, que assegura a assistência, a educação, o trabalho e as práticas desportivas aos cidadãos. “Ele só perde a liberdade quando comete um crime, e não o direito a estudar”, coloca.

O juiz acredita que Luiz Melitão agiu com dignidade ao renunciar o seu acesso à UFC. “Não foi uma decisão de liberalidade, mas de reconhecimento do direito do preso”, justifica.

Para ele, o intuito do sistema carcerário é a ressocialização, e a educação é uma forma de alcançar esse objetivo. “Não podemos permitir que haja a negação dos direitos das minorias”.

Durante o processo, o Ministério Público Estadual deu parecer contrário à decisão do juiz, mas, mesmo assim, Luiz Bessa Neto concedeu o acesso ao curso. O MPE recorreu e o juiz deliberou positivamente. Ele poderia ingressar na UFC, de acordo com o juiz, sob escolta de dez policiais militares. Conforme o promotor que acompanhou o caso, Sílvio Lúcio Correia Lima, Luiz Melitão tem o direito de estudar dentro da penitenciária, já que cumpre pena em regime fechado.

De acordo com os artigos 36 e 37 da Lei de Execução Penal, é admissível a saída do detento para estudar, por exemplo, se ele tiver cumprido 1/6 da pena e tenha disciplina e aptidão. “Melitão não cumpriu 1/6 da pena, não tem bom comportamento porque cometeu atos, como tentativa de fuga e porte de drogas”, argumenta. O promotor lembra que ele poderia estudar se a universidade disponibilizasse um professor para levar as tarefas na prisão.

Benefício
A Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), através de sua Comissão de Direito Penitenciário, emitiu parecer. Segundo o presidente da referida Comissão, Márcio Victor Meyer de Albuquerque, os artigos 122 e 123 da Lei de Execução Penal determinam que poderá ter direito à saída temporária para fins de estudo o preso que esteja em regime semiaberto atendidos os seguintes requisitos: comportamento adequado, cumprimento de 1/6 da pena e compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.

“Na concessão de qualquer benefício, deve ser atendida a Lei, no sentido que a pena seja cumprida, bem como haja o fim maior da Execução Penal, que é a ressocialização do preso. Tem de haver meios adequados para que haja a concessão do benefício somente para aqueles merecedores”, descreve.

Além disso, Márcio Victor explica que não poderia haver prejuízo no funcionamento das aulas da faculdade. “Não seria fácil para o Estado adimplir tal decisão, em virtude da extrema dificuldade de locomoção e do alto custo de tal operação. O fato é que deve haver o bom senso no tocante à aplicação dos ditames da Lei de Execuções”, pondera.

O reitor da UFC, Jesualdo Pereira Farias, informa que não foi notificado nem da decisão do juiz Luiz Bessa Neto e nem da desistência do preso. Em nota, a universidade disse ter tomado conhecimento do fato por meio da imprensa. E informou que impediria a escolta de ingressar no campus, caso a autorização se concretizasse. O reitor disse que se posicionaria para evitar qualquer perturbação ao ambiente acadêmico.

Ainda segundo a nota, a Administração Superior da UFC afirmou que espera que, em situações semelhantes, seja consultada e informada sobre as decisões judiciais que, na prática, transferem para a universidade questões que não lhe dizem respeito. Ao mesmo tempo, admitiu colaborar com a Justiça, buscando outras formas de garantir aos presidiários o direito de acompanhar cursos.

Luiz Miguel Melitão Guerreiro foi condenado a 150 anos de prisão, em 2002, por ter sido mentor do crime, cometido em 2001, que espancou e enterrou vivos seis empresários portugueses na Praia do Futuro, em Fortaleza, conhecido como “a chacina dos portugueses”. Luiz Melitão está preso há 11 anos, no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz.

LINA MOSCOSO
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

MST ocupa sede do Incra

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou na manhã de ontem a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Avenida José Bastos. Os manifestantes, que chegaram por volta das oito horas, instalaram-se no pátio e no estacionamento do órgão. Segundo o diretor estadual do MST, Manoel Messias, a ideia é permanecer lá até que as reivindicações sejam atendidas.

Por conta da movimentação no local, os funcionários do Incra foram liberados às 14 horas. O superintendente do órgão, Raimundo Cruz Pinto, afirmou, através da assessoria, que o expediente permanecerá suspenso até a desocupação do prédio. Messias classificou como “muito boa” a relação do MST com o Incra. “Nós estamos com representação pequena aqui, mas, se as pautas não forem atendidas até o dia de amanhã (hoje), pretendemos reforçar o número de acampados”.

Um dos pontos de reclamação é o atraso no pagamento dos profissionais que fazem assistência técnica aos assentamentos, o que inviabilizaria a preparação de projetos para assentados. “Nós queremos o imediato pagamento de todas as dívidas com a assistência técnica”, destaca Messias.

O MST quer também recursos para lonas e cestas básicas, que seriam revertidos a acampamentos. Além disso, pedem liberação de verba para construção de açudes e poços profundos “nesse momento em que passamos por uma das maiores secas do Estado”.

Os manifestantes reivindicam ainda a desapropriação e vistoria de terrenos para assentamentos. “O problema da reforma agrária no Brasil é que não é prioridade do Governo Federal”, avalia Messias.

Uma comissão do Incra nacional deve vir hoje a Fortaleza para iniciar as negociações com os representantes do Movimento. O coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural, César Aldrighi, já está confirmado para essa rodada de discussões. Pinto, através da assessoria, declara apenas que a pauta de reivindicações será discutida pelos responsáveis de Brasília.

Alan Santiago

Fonte: O Povo

Candidato a vereador é assassinado durante campanha

O candidato a vereador de Fortaleza Elias Alves da Silva (DEM) foi assassinado e degolado na noite de quarta-feira (25) em Fortaleza, de acordo com a Polícia Militar. Segundo policiais do grupo de policiamento Ronda do Quarteirão, o vereador foi assassinado a balas no Conjunto Aracapé, quando fazia campanha, e em seguida teve o pescoço cortado.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, um outro militante político foi baleado; ele estava ao lado do vereador assassinado. O homem ferido foi encaminhado ao hospital Instituto Doutor José Frota, mas não corre risco de morrer, segundo a unidade hospitalar.

Ainda de acordo com policiais, os tiros foram disparado quando o candidato e um militante estavam dentro de um veículo usada na campanha de Elias. Com os tiros, o vidro do carro foi perfurado a balas.

A polícia não sabe dizer se o crime teve motivação política. Ninguém foi preso até a noite desta quarta-feira. Segundo o Ronda do Quarteirão, estão sendo feito buscas na área próxima ao crime.

Segundo informações do registro de candidatura de Elias Alves, ele tem 27 anos, é filiado ao DEM, nascido em Fortaleza e trabalha como servidor público do estado.

Fonte: G1

Bancários rejeitam proposta e greve continua

Os bancários do Ceará decidiram, em assembleia na noite de ontem, manter por tempo indeterminado a greve da categoria, iniciada em 18 de setembro. A categoria contrariou a orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) de aprovar proposta dos sindicatos patronais. Eles consideraram insuficientes as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e pelas direções do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNB.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, disse que “a categoria no Ceará entendeu que não dava para aprovar as propostas. Apesar da orientação do comando, a greve pode avançar mais”. Atualmente, segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, a paralisação afeta 69% das agências de todo o Estado. Uma nova assembleia está marcada para segunda-feira, 1º, às 17 horas.

Pela proposta da Fenaban, rejeitada no Ceará, o reajuste do índice seria de 7,5%; 8,5% o aumento do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação; e 10% a parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), assim como dos tetos da regra básica e do adicional.

Já a proposta da Caixa previa a PLR social de 4% do lucro líquido distribuído linearmente, contratação de mais 7 mil trabalhadores até 2013, melhoria nas condições de trabalho dos tesoureiros, a ampliação da concessão de bolsas de estudos, concessão de 6 horas por mês para estudar na Universidade Caixa dentro da jornada de trabalho e apresentação de estudo para critérios de descomissionamento até 31 de março de 2013.

No Banco do Brasil, as propostas rejeitadas previam colocar no acordo coletivo data para implantar quadro de funções comissionadas com jornada de seis horas; aderir à cláusula de combate ao assédio moral da Convenção Coletiva assinada com a Fenaban, que tem a participação dos sindicatos na intermediação da denúncia e do processo de apuração; incluir a gratificação de caixa na carreira de mérito, retroativa a 2006; novo piso após estágio probatório (90 dias) no valor de R$ 1.948; unificação dos atendentes das CABB com um novo Valor de Referência (VR) de R$ 2.554.

Segundo a proposta do BNB, os empregados contratados como analistas bancários ingressariam com remuneração mínima de R$ 1.892,00, definida como salário de ingresso. Após 90 dias, os empregados que em 01.09.2012 estivessem recebendo salário de ingresso migrariam para a referência Analista Bancário 3. O BNB se comprometia ainda a ter como uma das prioridades do funcionalismo a revisão do Plano de Cargos e Remuneração.

Fonte: O Povo

Dia da Criança: Vendas devem crescer 5,5% no Cariri

Os comerciantes da região do Cariri estão preparando suas lojas para a movimentação do dia 12 de outubro, quando comemora-se o Dia da Criança. Para a data, o setor aguarda um crescimento médio de 5,5% do nas vendas. Os estabelecimentos mais procurados são os que dispõem de brinquedos, roupas infantis e eletroeletrônicos.

Para estimular a solidariedade entre as crianças, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) promove, durante todo este mês, a campanha "Criança feliz, criança solidária", que irá arrecadar brinquedos usados ou novos para serem doados no Natal.

Ao todo, 700 associados estão aptos a receber e encaminhar as doações à CDL, que pretende beneficiar uma instituição de caridade. No ano passado, cerca de 300 crianças receberam brinquedos da campanha. Agora, a expectativa é superar o número.

O Dia da Criança está entre as cinco datas de maior fluxo de vendas no comércio local. Chega a ser comparado ao Dia dos Pais. Em 2011, segundo as consultas ao sistema da CDL, em igual período, o volume foi 7% maior que em 2010.

Desde o início de setembro, os comerciantes estão encomendando as mercadorias. A maioria dos produtos é importada da China. Nas lojas do segmento, já é possível encontrar novos estoques. As peças variam entre R$ 1 e R$ 200.

Segundo o presidente da instituição, Michel Oliveira Araújo, a crise mundial e a greve dos bancários estão refletindo no comércio local. Mas ele afirma que, apesar do ritmo menor de crescimento, as vendas continuam sendo grandes.

Os brinquedos ainda são os objetos mais consumidos. Mas, neste ano, há uma forte procura pelos eletroeletrônicos, como os vídeogames, tablets e smartphones, mesmo esses itens tendo preços elevados.

Para atender à demanda do Dia da Criança, a loja Real Importados investiu R$50 mil na compra de mercadorias destinadas aos meninos e meninas com idades entre um e 12 anos.

Estoque
O estoque veio das regiões Sul e Sudeste do País. A variedade de itens deverá atrair compradores atacadistas de Pernambuco, Piauí e Paraíba. Para garantir a movimentação na loja, o comerciante João Gomes Coelho Junior vai fazer promoções e sorteio de brindes entre os clientes. Ele espera revender mais de quatro mil peças. "Já que dispomos de produtos de qualidade e preços acessíveis, estamos aguardando um bom percentual de vendas", conta.

Outro segmento que está registrando grande movimentação é o confecções. Na Gigi Teen, todo o estoque de roupas infantis foi renovado. No momento, cerca de três mil peças de vários fornecedores nacionais estão sendo vendidas a partir R$ 30. Na loja, os atendentes aguardam que os clientes tripliquem o fluxo de compras. A busca é por promoções e novidades em lançamentos dos modelos.

YAÇANÃ NEPONUCENA
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

Aprovação do governo Dilma bate recorde e atinge 62%, aponta CNI/Ibope

A avaliação positiva do governo Dilma Rousseff atingiu o maior índice desde o início da gestão em 2011, de acordo com pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quarta-feira (26).

O percentual dos entrevistados que consideram o governo Dilma "ótimo" ou "bom" subiu de 59% para 62%.

O índice de brasileiros que avaliam o governo "ruim" ou "péssimo" caiu um ponto percentual e passou de 8% para 7%.

A aprovação sobre a maneira de governar da presidente Dilma permaneceu em 77%, o mesmo percentual atingido nas duas últimas pesquisas realizadas em março e junho deste ano. Mas houve queda de 16 pontos percentuais entre os entrevistados com renda familiar superior a 10 salários mínimos neste item.

Nessa parcela da população, o percentual de aprovação é de 68%, sendo que 29% desaprovam a maneira de Dilma governar.

A pesquisa também revela que a popularidade da presidente Dilma também caiu entre os mais pobres, ou seja, com renda familiar de até um salário mínimo. Na comparação com a última pesquisa, o percentual de aprovação passou de 82% para 75%.

Com relação às regiões do país, Dilma apresenta os maiores índices de aprovação no Sul e Nordeste com 82% e 81%, respectivamente. No Sudeste, a presidente tem o menor índice de aprovação com 73%. A avaliação do governo Dilma e da atuação da presidente é feita de três em três meses pela entidade.

Esse é o primeiro levantamento realizado pelo instituto após o começo do julgamento do processo do mensalão, iniciado no último dia 2 de agosto, no Supremo Tribunal Federal.

O julgamento está entre os assuntos mais lembrados sobre o governo Dilma sendo citado por 16% dos entrevistados. Dentro desse quesito, o segundo assunto mais lembrado foi o anúncio da redução nas tarifas de energia previstas para o início de 2013. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 21 deste mês com 2002 pessoas em 143 municípios.

Fonte: Folha.com

Barbalha (CE): Mais um PSF está sendo construído

Barbalha nunca teve tantos PSF’s construídos e em funcionamento como agora:

A comunidade do sítio Santana, é mais uma que está recebendo mais uma unidade da Saúde Pública. Trata-se de mais um PSF que está sendo construído dentro dos padrões de qualidade a exemplo dos demais que já foram construídos em outras localidades do município barbalhense.

Essas unidades de saúde fazem parte das políticas públicas da secretaria de Saúde através da Prefeitura Municipal de Barbalha, que tem se preocupado com uma melhor qualidade de vida para seus habitantes.

Mais de 60% das obras do novo PSF estão concluídas, e vai oferecer uma qualidade melhor no atendimento aos moradores do sítio Santana que em breve, será entregue com todos os equipamentos aquela comunidade.

Essa é a sétima unidade de PSF – Posto de Saúde da Família que será entregue aos barbalhenses. As unidades que foram construídas pela Prefeitura Municipal nas respectivas comunidades que eram prementes à assistência na área da saúde pública aos respectivos moradores: Mata dos Limas, bairro Bela Vista, bairro Alto da Alegria, bairro Santo André, Sítio Barro Vermelho, Sito Macaúba e agora no Sítio Santana.  

Ainda no Parque da Cidade está sendo construída uma UBS – Unidade Básica de Saúde e na Rua Major Sampaio no bairro do Rosário, está sendo construída uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento – Emergência 24 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa / PMB

Ator Paulo Goulart está internado em tratamento contra um câncer

O ator Paulo Goulart, 79, está internado no setor de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

Goulart está em tratamento desde o início de 2012 e se internou há algumas semanas para cuidar de um tumor no mediastino, uma cavidade no centro do tórax, localizada entre os pulmões.

"Paulo está muito bem. Não precisou raspar o cabelo e está consciente, conversando com amigos e família", informou ao UOL Monica Simões, assessora de Paulo e de sua mulher, a atriz Nicette Bruno. Nicette tem ido e voltado para São Paulo, para acompanhar o tratamento do marido, enquanto grava no Rio seu papel em "Salve Jorge", próxima novela das nove da Globo.

Já em tratamento, Paulo participou em 2012 das gravações do filme "O Tempo e o Vento", adaptação para o cinema do clássico de Erico Veríssimo, com direção de Jayme Monjardim.

Em 2011, o ator fez parte do elenco da série "Louco por Elas" e da novela "Morde & Assopra", ambas na TV Globo. O ator começou a atuar na TV em "Helena", de 1952, e passou pelas TVs Continental, Tupi, Rio, Excelsior até chegar na emissora carioca.

Atuou em mais de 60 espetáculos, sendo o último em 2008,  "O Homem Inesperado", ao lado de Nicette Bruno.

Paulo nasceu em Ribeirão Preto, São Paulo, no dia 9 de janeiro de 1933, e se chama na realidade Paulo Afonso Miessa. O Goulart veio de um tio que, ao entrar na vida artística o escolheu como sobrenome. Conheceu Nicette Bruno, com quem se casou em 1954, e tiveram 3 filhos: Barbara, Beth e Paulinho, todos artistas.

Fonte: UOL

Crato (CE): Ladrões levam R$ 15 mil de caminhão de bebidas da Jodibe

Assalto contra um caminhão de bebidas da empresa Jodibe, que funciona na Avenida Padre Cícero (Bairro Muriti) em Crato, foi registrado por volta das duas da madrugada desta quarta-feira. Segundo a polícia, o roubo aconteceu na CE-292 que liga àquele município à Nova Olinda à altura do Sítio Zabelê. O motorista do caminhão da empresa distribuidora de bebidas Jodibe disse ter sido interceptado e levado com outros dois colegas para o interior de uma casa dentro do mato.

Werlandio dos Santos Saturnino, de 30 anos, reside no Bairro Romeirão, em Juazeiro do Norte, e dirigia o caminhão de cor azul e placas OCP-1998, inscrição do Ceará. Além dele, estavam no veículo Derisvan Felix da Silva, de 41, e Jose Ricardo do Nascimento, residentes no bairro Muriti em Crato. Os três foram abordados pela quadrilha e feito reféns.

Segundo contaram à polícia, os assaltantes se utilizaram de uma lixadeira para arrombarem o cofre e retirar os cerca de R$ 15 mil em cheques e dinheiro existentes no mesmo. Depois, fugiram abandonando as vítimas no mato. A polícia foi avisada e uma equipe da FTA (Força Tática de Apoio) composta pelos Cabos Marques e Cassiano além do Soldado Alex diligenciaram na área sem o êxito de encontrar os acusados.

Demontier Tenório

Fonte: Miséria

Curiosidade: Confira um motor de foguete em funcionamento


O vídeo acima, postado no YouTube por Ben Krasnow, mostra o funcionamento de um motor de foguete que combina combustível sólido e gasoso em um único dispositivo. Segundo a explicação de Krasnow, a engenhoca foi construída a partir de um tubo de acrílico de duas polegadas de diâmetro.

 Segundo o inventor, o acrílico na verdade funciona como combustível sólido, já que entra em combustão facilmente quando combinado com oxigênio puro — ou seja, com o combustível gasoso —, introduzido através de um pequeno furo longitudinal. Assim, além de ser parte integrante da reação interna do motor, por se tratar de um material transparente, o acrílico permite que a combustão possa ser observada.

Fonte: Mega Curioso

Barbalha (CE): Seca provoca aumento de até 50% nos preços da Ceasa

A estiagem tem contribuído para a alta dos preços dos produtos comercializados na região do Cariri. A Central de Abastecimento do Cariri (Ceasa), em Barbalha, tem registrado aumento nos produtos de 30% a 50%. O local está em funcionamento desde o mês de fevereiro, período em que foi inaugurado, e ainda não está funcionando com toda a sua capacidade. O galpão destinado aos pequenos produtores da agricultura familiar, mesmo com a seca, tem contado com a presença de poucos agricultores, dos 74 cadastrados, segundo a gerência. Mensalmente, saem do local mais de três mil toneladas de frutas, verduras e legumes.

A duplicidade de vendas no atacado no Mercado do Pirajá, em Juazeiro do Norte e na Ceasa tem prejudicado vendedores. É outro problema que tem sido enfrentado pelos comerciantes dos produtos hortifrutigranjeiros. Mesmo com a negociação, em princípio, no período de abertura do empreendimento, para vendas em grosso apenas na Central, em Barbalha, a Ceasa ainda não conseguiu estender sua comercialização, além das tradicionais terças-feiras e sextas-feiras ao longo da semana.

Segundo o gerente da Ceasa-Cariri, Leonardo Santos, mesmo com as dificuldades enfrentadas, ele afirma que, nos dois dias em que acontece a comercialização, já há uma consolidação do empreendimento, que garante uma boa infraestrutura para as negociações.

Ele afirma que a transferência do Mercado do Pirajá para a Ceasa passa também por uma questão cultural. Conforme o gerente, foram mais de quatro anos mudando os vendedores de Juazeiro, que tiveram que se deslocar do Mercado Central, no Centro da cidade, para o Pirajá. "Para cá não poderia ser diferente, mas estamos mantendo uma boa média desde fevereiro, quando foi inaugurado", diz.

Com a inserção de uma câmara fria num dos galpões do empreendimento, em fase de montagem, a expectativa é que um maior número de compradores compareça ao local nos outros dias da semana, além dos tradicionais, em que ocorre a feira. Atualmente, conforme Leonardo, 20% dos vendedores são de Juazeiro do Norte e 80% de outros Municípios. "Mesmo assim, não deixa de acontecer o duplo comércio", explica.

Mesmo para os vendedores que atuam na central e são de outras cidades, muitos deixam para comercializar o restante das mercadorias no Mercado do Pirajá. Esse é o caso do vendedor Jorge Simões da Costa, do Rio Grande do Norte. Ele comercializa abacaxi. Mesmo em área de irrigação, o produto teve acréscimo de cerca de 30% nos preços, por conta da estiagem. "Depois da terça-feira, caso não haja movimento, só vamos vender em maior volume na outra semana", diz. E, normalmente, ele chega a comercializar cerca de metade da carga e a outra parte é repassada para o consumidor, no Pirajá. Quando atuava apenas no Pirajá, afirma que chegava a vender quatro carradas, cada uma delas com até seis toneladas de abacaxi.

Os vendedores apostam na melhoria da comercialização após o período eleitoral. A perspectiva é que haja uma negociação, incluindo a Prefeitura de Juazeiro do Norte, até com a mudança da lei orgânica, proibindo o descarregamento dos caminhões dentro da cidade - além de uma parceria maior dos Municípios da região com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que administra a Central. Muitos vendedores que atuam no local, continuam comercializando também no mercado, em Juazeiro do Norte.

O comerciante de Barbalha, Acilon Marques Fernandes, diz que, nas terças-feiras, consegue ter uma boa comercialização do seu produto. Ele chega a vender cerca de 600 caixas de mamões, por semana, o que equivale a uma carrada, mesmo com a alta em consequência da estiagem. Na sexta-feira, as vendas caem para em torno de 70 caixas. "Esperamos que, realmente, haja uma transferência das vendas em grosso apenas para a Central", aposta.

O horário das comercializações, que normalmente acontecia apenas pela madrugada, passou nas terças-feiras para às 16 horas até às 22 horas e, nas sextas-feitas, das 18 horas até a madrugada. De acordo com Leonardo, a tendência é que haja maior concentração de consumidores no futuro. Hoje, ele calcula que, pelo menos, 35 Municípios da região do Cariri, do interior de Pernambuco e também da Paraíba estão sendo abastecidos pela Ceasa - Cariri, diariamente. Por semana são vendidas mais de 800 toneladas de produtos, a maioria provida de área de perímetros irrigados como Juazeiro da Bahia, Rio Grande do Norte, e Petrolina, em Pernambuco.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER 

Fonte: Diário do Nordeste

AddThis