Com casos de Covid-19 subindo, governador Camilo Santana decreta isolamento social rígido em todos os municípios do Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (11), que o isolamento social mais rígido vai passar a valer para todos os municípios do estado, a partir de meia-noite do próximo sábado (13). Anteriormente, a medida era obrigatória só para Fortaleza.

O decreto de Fortaleza seguiria até o próximo dia 18 de março, mas com a nova medida, o isolamento mais rígido segue até o próximo dia 21 para todos os municípios do estado. Com isto, ficará permitido o funcionamento apenas dos serviços essenciais.

Reunião com o Ministério da Saúde
O governador publicou nas redes sociais que a vacina russa contra Covid-19, Sputnik V, vai integrar o Plano Nacional de Imunização (PNI). A decisão foi anunciada após uma reunião com os governadores do Nordeste e Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, na noite desta quinta (11).

"Reunião agora à noite com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores do Nordeste para tratarmos sobre a aquisição da vacina Sputnik V, e o cronograma de distribuição das demais vacinas aos estados. Fechamos entendimento com o Ministério da Saúde para a compra da Sputnik para o Plano Nacional de Imunização", informou Camilo.

Camilo, entretanto, não informou a respeito de prazos ou quantidade de imunizantes que devem ser adquiridos.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Mestre Espedito Seleiro recebe primeira dose da vacina contra a Covid-19

O artesão e mestre da cultura cearense, Espedito Seleiro, foi vacinado nesta terça-feira (9) contra a Covid-19. Ele recebeu o imunizante em domicílio, sendo vacinado na loja onde vende as próprias criações, vizinho à casa dele, em Nova Olinda, no Cariri do Ceará.

Mestre Espedito, compartilhou nas redes sociais imagens do momento em que é vacinado e comemorou na postagem. "Agradeço a DEUS, aos cientistas e aos profissionais da SAÚDE do SUS, de Nova Olinda e do Brasil todo!!! HOJE fui vacinado!!!".

Ele também agradeceu às profissionais de saúde que aplicaram a vacina. "Gratidão a todas as ENFERMEIRAS de Nova Olinda e do Brasil! Eu fui vacinado em casa!", disse.

Aos 81 anos, Mestre Espedito Seleiro se firmou como um dos principais nome do artesanato cearense, desenvolvendo um estilo particular de aliar o couro sertanejo às cores e formatos do vestuário.

Fonte: G1 CE
 
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Com entregas em Iguatu, Governo do Ceará chega a 3.540 leitos para Covid-19, entre UTI e enfermaria

O município de Iguatu ganhou mais 21 leitos para atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19 na tarde desta terça-feira (9), sendo 14 leitos de enfermaria e sete de UTI semi-intensiva, aumentando a capacidade de acolher a população para casos graves na Região Centro-Sul do Ceará. 

Com essas novas unidades, a rede de saúde do Governo do Ceará passa a contar com o total de 1.013 leitos somente de UTI e mais 2.527 mil de enfermaria, comentou o governador Camilo Santana durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. A entrega foi feita de forma online pelo governador e o secretário de Saúde, Dr. Cabeto, com imagens direto da cidade do Interior cearense.

Mais leitos todo dia
“Hoje chegamos a um total de 3.540 leitos de UTI e enfermaria em todo o Ceará exclusivamente para Covid. São 80 a mais nos últimos seis dias, e para atender a todos, estamos abrindo novos leitos praticamente todos os dias. Ontem visitamos as instalações da Unidade de Campanha com 30 novos leitos conectados à UPA da Praia do Futuro, e que já está funcionando hoje. Amanhã deveremos abrir no Waldemar de Alcântara, e possivelmente no dia seguinte no Leonardo Da Vinci. Estamos fazendo um esforço enorme, e o que for necessário e possível para que a gente garanta a quantidade de leitos de UTI necessários para a população cearense. Mas tudo tem um limite, inclusive de profissionais para as UTIs”, ressaltou Camilo.

O chefe do Executivo estadual informou que, ao abrir novos leitos em todas as regiões cearenses, e equipar suas unidades de saúde, o cidadão que precisar de um atendimento em qualquer que seja a cidade do Ceará, não precisará fazer grandes deslocamentos. “Estamos ampliando a rede de UTI em todas as Regiões do Ceará, lugares que nunca tiveram um leito de UTI e agora tem, e que essa estrutura vai ficar e permanecer para atender a população cearense. temos uma meta que todos que precisarem de uma cirurgia, que possa ser atendido assim na sua Região”, disse o governador.

Na transmissão, Camilo detalhou também que o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe está em fase final de obras, e em muito breve se estruturará para ser entregue à população. “Estamos falando de uma estrutura enorme, e vamos em breve entregar mais um equipamento importante de saúde para aquela Região e para o Estado do Ceará”, disse, e lamentou também que o Brasil bate recorde de mortes pela pandemia diariamente, se tornando o epicentro da pandemia no Mundo.

Para o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, esse trabalho contínuo para garantir atendimento durante a pandemia, mostra o valor dos profissionais do Ceará. “Estamos no meio de um esforço muito grande e conjunto, entre a sociedade, os profissionais de saúde, e o Governo do Ceará. Sabemos da aflição que todos estão passando em todas as regiões do Ceará, e temos visto o que as unidades tem feito para atender a população, seja dobrando plantão, ou no aumento de contratações que estamos fazendo a cada nova unidade de leito aberta, por isso precisamos passar por isso com responsabilidade. E cada profissional de saúde sabe o que está acontecendo e o que precisa ser feito”, destacou o titular da pasta.

Capacete Elmo
O governador destacou que esse momento tem sido de união para combater um inimigo comum, o vírus, e por isso podemos levar como exemplo salvador a criação cearense do Capacete Elmo, feito em parceria com o setor produtivo do Ceará. “Somos exemplo para o Brasil no combate a pandemia com com o Elmo, que tem salvado vidas. É um capacete que atua como respirador e assim tem evitado que os pacientes passem para a intubação. Mandamos o Elmo para Manaus e outros Estados, e esse exemplo mostra que a cooperação entre setores podem salvar vidas”, disse.

Fiquem em casa
Camilo lembrou que vem dialogando com outras empresas na intenção de adquirir vacinas para além das que vêm sendo disponibilizadas pelo Plano Nacional de Imunização, do Governo Federal. “Vamos receber o oitavo lote nesta quarta-feira, mas o ritmo e a quantidade de vacinas disponibilizada pelo Governo Federal ainda é muito lento, por isso estamos procurando vacinas até fora do País, mas a oferta e a concorrência está muito grande. O nosso objetivo é atender a todos nas unidades de saúde, mas a pandemia está crescendo mais do que nossa capacidade de abrir novos leitos. Então é importante a compreensão de todos, que possamos cumprir o isolamento social rígido para tentar conter a transmissão. Fique em casa, só saia no que for necessário, use a máscara para proteger você e sua família”, finalizou Camilo Santana.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter 

Cidades do Crajubar e da macrorregião do Cariri não vão aderir ao lockdown

A Macrorregião de Saúde do Cariri cearense não entrará em lockdown contra o avanço da Covid-19. Decisão foi tomada nesta terça-feira (9) em reunião virtual de comitê criado pelos prefeitos dos municípios. A maioria foi contra a adoção do isolamento social rígido. Região é composta por 29 municípios.

Técnicos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participaram da reunião e alertaram aos gestores dos riscos de não adesão à medida. Eles argumentaram que com a rapidez de transmissão do novo coronavírus nesta segunda onda, a rede de assistência pode colapsar.

Os prefeitos que se posicionaram contrários afirmaram que são a favor de “medidas rígidas”, mas sem fechamento de atividades não essenciais. O prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, foi um dos que votaram contra o lockdown. Zé Ailton Brasil, chefe do Executivo de Crato e Guilherme Saraiva, de Barbalha, votaram a favor.

O comitê foi criado após reunião entre os prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, onde foram definidas as ações coletivas.

A medida está sendo adotada por municípios do Ceará após recomendação do governador Camilo Santana, devido ao agravamento da pandemia e esgotamento do sistema de saúde. Decreto estadual recomenda a determinação até o dia 18 de março.

Como os municípios votaram

Contra

• Iguatu
• Nova Olinda
• Jardim
• Várzea Alegre
• Missão Velha
• Santana do Cariri
• Icó
• Juazeiro do Norte
• Aurora
• Jati
• Campos Sales
• Lavras da Mangabeira
• Cedro
• Tarrafas
• Granjeiro
• Caririaçu
• Farias Brito

A favor

• Brejo Santo
• Crato
• Milagres
• Barbalha
• Penaforte
• Mombaça
• Assaré
• Barro
• Mauriti
• Altaneira

Covid-19 no Cariri
A situação da Covid-19 na macrorregião do Cariri é grave e pode ser vista na ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do território. Conforme dados do IntegraSUS, atualizados às 18h04 desta terça-feira (9), 93.4% das UTIs para adultos na região estão ocupadas.

No quadro geral, a taxa de UTIs ocupadas está em 85,59%. A ocupação de enfermarias é 55,6%. Três unidades de saúde estão com unidades intensivas 100% ocupadas.

Segunda onda no Ceará
O cenário de internações no Ceará também está em agravamento. O Estado está com ocupação de UTI adulto em 93.82% e taxa geral de 90,18%, com enfermarias em 77%.

Por Matheus Facundo e Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

Contas de água vão ser pagas pelo governo a 379 mil famílias, garante Camilo

O governador do Ceará anunciou, nesta terça-feira (9), que as contas de água dos meses de abril e maio vão ser pagas pelo Governo do Estado. A medida vai beneficiar 379.114 mil famílias de baixa renda — que consomem até 10 metros cúbicos por mês — no estado.

A medida foi estabelecida em acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). "Para essas famílias, estão isentas. Já vão receber a conta de água zerada. Já está acordado com a Cagece", comentou o governador.

Camilo disse ainda que negocia com a Enel Distribuidora, responsável pela energia elétrica do estado, uma medida similar para a conta de energia.

O governador também anunciou outras medidas. "Também estamos suspendendo a tarifa de contingência de todas as famílias da Região Metropolitana de Fortaleza; o que significa que 236.090 famílias terão a taxa de contingência zerada nesses dois meses", complementou Camilo.

O governador revelou que as medidas também valem para os usuários do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). "As famílias rurais, que não tem o serviço Cagece mas tem o Sisar, que é gerenciado pelo estado, também terão as duas contas isentas zeradas; significa 114.847 famílias que tem o Sisar no interior do Ceará", explicou Camilo.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter

09 de março

1500 - A armada de Pedro Álvares Cabral deixa Lisboa, supostamente rumo a Calecute, viagem que resulta na descoberta do Brasil já sob o domínio português, segundo o Tratado de Tordesilhas.
1839 - É assinado em Veracruz o tratado de paz entre a França e o México que põe fim à Guerra dos pastéis.
1916 - Primeira Guerra Mundial: com a atitude de apresamento de todos os navios germânicos na costa lusitana, Portugal declara oficialmente guerra em relação à Alemanha e aos seus aliados.

Nasceram neste dia…
1454 - Américo Vespúcio (foto), explorador e cartógrafo italiano (m. 1512).
1934 - Iuri Gagarin, cosmonauta soviético (m. 1968).
1943 - Bobby Fischer, xadrezista norte-americano naturalizado islandês (m. 2008).

Morreram neste dia…
1851 - Hans Christian Ørsted, físico dinamarquês (n. 1777).
1952 - Alexandra Kollontai, líder revolucionária e feminista russa (n. 1872).
1989 - Robert Mapplethorpe, fotógrafo estadunidense (n. 1946).

AddThis