Prefeitura do Crato e TJCE assinam convênio

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Prefeitura do Crato assinaram convênio de cooperação para facilitar o pagamento de despesas processuais no âmbito das execuções fiscais e crimes contra a ordem tributária. Com o acordo, a Procuradoria-Geral do Município dará quitação das dívidas fiscais e municipais de contribuintes após a comprovação do pagamento das custas processuais.

“Esta é mais uma parceria do Poder Judiciário com a administração pública municipal, que proporciona ao contribuinte quitar dívidas de forma mais simples e prática”, destacou o presidente do Tribunal, desembargador Gladyson Pontes, durante assinatura do convênio nesta sexta-feira (23/11).

O prefeito do Crato, José Ailton Brasil, ressaltou que os cidadãos ganharão mais celeridade no pagamento dos débitos. “A medida vai agilizar a quitação das cobranças e a população do Município não ficará com pendências perante a Justiça. No momento em que soluciona o processo, já pode ser feito o pagamento das custas processuais de uma só vez”, disse.

Caberá à Procuradoria-Geral do Município emitir o Documento de Arrecadação Estadual, no qual constará o valor a ser pago a título de custas processuais, que será feita por meio de webservice fornecido pelo TJCE. Entre os impostos envolvidos estão o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), o ISS (Imposto sobre Serviços), além das custas processuais (no caso de parcelamento), entre outros.

Também participaram do ato o procurador municipal do Crato, Ernani Brígido, e os secretários do Tribunal: Neto Cisne (Finanças), Denise Olsen (Secretaria de Tecnologia da Informação) e Moisés Costa (Administração e Infraestrutura). O convênio será publicado no Diário da Justiça do Ceará e no Diário Oficial do Município de Crato. O prazo de vigência da cooperação é de 24 meses, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo.

Assessoria de Imprensa/TJCE

Curta nossa página no Facebook

Metade dos homens acredita que beijar outras não é traição

Trair para alguns pode ser imperdoável. Entretanto, há quem considere que atos como beijar alguém ou flertar online não configuram uma traição. Pelo menos é o que diz uma pesquisa feita pela BBC Radio 5, que entrevistou mais de dois mil participantes.

Uma das descobertas feitas pelo veículo foi que 50% dos homens não consideram beijar outra pessoa como traição. Este pensamento é apoiado por apenas 27% das mulheres. O mesmo número de homens também afirmou que o sexo online não significa trair.

Em contrapartida, 75% do sexo feminino acredita que trocar mensagens e fotos eróticas com estranhos na internet configura uma traição.

Análise do comportamento
Segundo o coach de relacionamento James Preece, em entrevista ao The Independent, as descobertas sugerem que existam diferenças em como os sexos enxergam a intimidade. "Não importa qual o seu gênero, beijar outra pessoa e pensar que não está traindo significa que você não tem respeito por seu parceiro(a)".

De acordo com o especialista, não se importar com o impacto que as suas ações terão em seu parceiro pode significar que você está com a pessoa errada.

Como superar uma traição
De acordo com a psicóloga Lia Clerot, ao sermos traídos, podemos sentir que a culpa foi nossa. Além de nos afastarmos de nosso parceiro, saímos do relacionamento com a autoestima prejudicada, acreditando que a situação poderia ser diferente caso tivéssemos agido de outras maneiras durante a relação.

Entretanto, a especialista esclarece que não devemos nos depreciar por conta de atitudes alheias ou acreditar que a situação irá se repetir em relacionamentos futuros. Sentir emoções negativas também auxilia no processo de recuperação.

O choro, a raiva e o desânimo são expressões naturais da mente, e não devemos bloquear isto. "Nós, como seres humanos, precisamos passar por momentos de fraqueza para nos fortalecermos", afirma Lia.

O autocuidado e a prática de atividades prazerosas, não importa o quão simples sejam, também cultivam o amor próprio e nos ajudam a recuperar a percepção do nosso valor.

Fonte: Minha Vida

Curta nossa página no Facebook

Vitamina D e de ômega-3 tem efeito zero sobre câncer e infarto, revela estudo

Em uma mesma tarde, durante o Congresso da Associação Americana do Coração, nos EUA, realizado recentemente em Chicago, foram derrubadas duas grandes teses que, nos últimos anos, integraram a lista das recomendações médicas para a prevenção do câncer e das doenças cardiovasculares. 

Diante de um auditório lotado, pesquisadores americanos anunciaram a conclusão de um estudo que analisou o impacto protetor do consumo de suplementos de vitamina D e de omega-3 contra as enfermidades. 

Para a surpresa de todos, nenhum dos dois tem o efeito esperado. Nem a vitamina D protege contra o câncer nem o ômega-3 reduz o risco de infarto e de acidente vascular cerebral . “Ficamos perplexos com os resultados negativos”, afirmou à Istoé o médico Clifford Rosen. do Maine Medical Center Research Institute e co-autor do editorial sobre o tema publicado na última edição do The New England Journal of Medicine. “Não há repercussão alguma. Esta é a mensagem que as pessoas devem guardar.”

É compreensível a perplexidade da comunidade médica. Há anos, os suplementos tornaram-se uma febre cujo consumo era embasado em trabalhos científicos, é verdade, mas nenhum com a dimensão do que acaba de ser divulgado. Pela solidez de sua metodologia, o estudo alcança o padrão ouro da medicina. Patrocinado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA – onde se desenvolvem algumas das pesquisas mais importantes do mundo -, o levantamento envolveu 25,8 mil adultos, acompanhados durante cinco anos e divididos de forma a testar com precisão a eficácia das cápsulas.

Vendas em alta
A vitamina D é fundamental para a absorção do cálcio, importante para o desenvolvimento ósseo, e tem funções que interferem, por exemplo, na liberação da insulina, o hormônio que permite a entrada, nas células, do açúcar circulante no sangue. Ela é encontrada em alimentos como leite e ovos e tem sua absorção facilitada por meio da exposição ao sol durante cerca de quinze minutos por dia. Há cerca de dez anos, uma forte onda de pesquisas apontava déficits do nutriente na maioria das populações e sugeria a suplementação como forma de solucionar as eventuais complicações que isso poderia trazer. Entre elas, uma maior vulnerabilidade à formação de tumores. Ao mesmo tempo em que cresciam as prescrições e as vendas dos complementos, começaram a surgir as críticas ao que muitos especialistas entendiam como super valorização do nutriente. Um dos pontos colocados seria o de que o nível estabelecido como ideal seria desnecessariamente alto. Portanto, não haveria deficiência na sua concentração.

A associação do ômega-3 com a proteção cardiovascular é ainda mais antiga. Encontrado em peixes como sardinha e salmão, o nutriente foi rapidamente isolado e transformado em produtos sucesso de vendas no mundo inteiro. No estudo recém-divulgado, feito no Brigham and Women´s Hospital, nos EUA, ficou claro que eles não previnem doenças cardiovasculares. A exceção foi um pequeno benefício aferido entre os negros, mas mesmo assim insuficiente para dar a questão como fechada. “Isso precisa ser provado em outros estudos. Se fosse uma droga com essa finalidade em processo de aprovação, provavelmente não seria liberada”, disse Rosen.

Não é a primeira vez na ciência que ocorrem casos assim, de certezas caírem por terra depois de análises mais profundas. E talvez outras surpresas apareçam nos próximos meses, quando os pesquisadores esperam divulgar as conclusões do mesmo estudo, mas com foco em diabetes, depressão, função cognitiva e doenças auto-imunes (quando o sistema de defesa ataca estruturas do próprio corpo).

Fonte: Istoé

Curta nossa página no Facebook

Concurso Público de Barbalha é suspenso por decisão judicial

As provas do Concurso Público da Prefeitura de Barbalha foram suspensas por decisão liminar da 3ª Vara da Justiça do município. As provas estavam previstas para acontecer neste sábado (24) e domingo (25). 

Segundo o comunicado do Instituto Consulpam idealizador do concurso, as datas para os exames serão remarcadas após sanadas as questões arguidas pelo Ministério Público ao poder judiciário referente à cota para pessoas com deficiência e a alteração da exigência de nível médio para o cargo de fiscal de tributos.

Ainda de acordo com a Consulpam, as mudanças dependem de aprovação de legislação na Câmara Municipal. 

Concurso
O concurso seleciona profissionais de nível fundamental, médio e superior. São 75 vagas para 28 cargos.

Os salários variam entre R$ 954,00 a R$ 9.327,00. A prova aconteceriam nos dias 24 e 25 de novembro.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Brasileiros são os mais pessimistas com o futuro do País, diz estudo

Um novo estudo da Ipsos, feito em 24 países, revelou que os brasileiros são os mais pessimistas com o futuro do País: eles acreditam que o Brasil será um país “pior no futuro”. O estudo está disponível no site da Ipsos e pode ser lida aqui.

O estudo “Beyond Populism? Revisited” descobriu que 67% da população brasileira (ou seja, quase 7 entre 10 brasileiros) está pessimista e acredita que o futuro não reserva dias melhores.

O Ipsos entrevistou mais de 17 mil pessoas com até 64 anos em 24 países em junho e julho de 2018: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, França, Alemanha, Reino Unido, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Rússia, Espanha, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Turquia e Estados Unidos.

O pessimismo do brasileiro não pega carona em uma suposta onda mundial de visão amarga do futuro. Pelo contrário, o estudo mostrou que o otimismo vem crescendo. Há dois anos, 15 dos 24 países da pesquisa acreditavam que o futuro seria pior. Dessa vez, foram apenas seis.

Além disso, a média entre as nações de pessoas que acreditavam em um futuro pior era de 57%. Agora, é de 44%. Ou seja, o Brasil permanece como um dos poucos países pessimistas contemplados na pesquisa e com um “índice de pessimismo” bem acima da média.

Mas, mesmo liderando o ranking dos pessimistas, o resultado é abaixo do quadro de 2016, quando 72% dos brasileiros não acreditavam no futuro do País. A diferença é que, naquele ano, o Brasil não era o mais pessimista. Aparecia em quarto, atrás de África do Sul (77%) e Coreia do Sul e Itália (ambas com 73%).

Política brasileira
O estudo também perguntou às pessoas se elas sentiam que o sistema favorecia os ricos e os pobres. O Brasil aparece na terceira posição, com 71% concordando com essa afirmação. Rússia (75%) e Hungria (74%) estão na frente.

Diante da afirmação “os políticos não se importam conosco”, o Brasil aparece na sexta posição, com 64% concordando com a frase. México, África do Sul, Rússia, França e Peru dominam o topo da lista.

A pesquisa também mostra que 51% dos brasileiros têm desejo por um líder que “quebre as regras”, 54% votariam em um candidato ou partido com ideias radicais de mudança, mesmo que fosse um risco, e 26% disseram que preferem votar em partidos e políticos que já governaram antes por ser mais seguro.

Outras perguntas do Ipsos mostram falta de confiança nas instituições: 51% não confia em órgãos internacionais, 56% não confia nos bancos, 67% não confia na justiça, 51% não confia em grandes companhias, 67% não confia na imprensa e 81% não confia no governo (o Brasil só está atrás da Espanha nesse quesito).

Violência
Seguindo uma tendência dos países da América Latina, o Brasil é quinto onde as pessoas mais consideram que as autoridades não estão lidando com a criminalidade e a violência com força o suficiente. 77% acha que o combate poderia ser mais duro, enquanto apenas 5% considera que não é duro demais.

Peru, México, África do Sul e Chile aparecem no topo da lista nesse quesito.

Ressalva
A pesquisa, feita online, ressalta que, em países onde há penetração de internet e conectividade superior a 60%, os resultados podem ser considerados para representar a opinião da população com um todo. Já em países com menos de 60% de penetração da internet, como é o caso do Brasil, o Ipsos indica que os resultados são mais “tendenciosos”, no sentido de refletir mais a opinião de uma parcela da população mais urbana e com mais renda.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook

Seca Extrema continua crescendo no Ceará, de acordo com Mapa das Secas do Nordeste

A Seca Extrema no estado do Ceará continua a aumentar. A informação encontra-se no Monitor das Secas do Nordeste divulgado pela Agência Nacional das Águas (Ana) e por institutos de meteorologia dos estados da região. O segundo nível mais severo de seca apontado pelo monitor cresceu de 19,36% (setembro) para 23,21% (outubro).

A principal região do Estado atingida pelo crescimento é a Cariri-Centro Sul, próxima à divisa com a Paraíba, abrangendo municípios como Icó, Ipaumirim, Orós etc. No entanto, se comparado ao mês de outubro de 2017, o Ceará apresenta uma diminuição do nível desse grau de seca, quando caiu de 37,29% (outubro/2017) para o número atual (23,21%).

“Todo o território encontra-se com condições de seca que varia de fraca no norte, até seca extrema  no sul. Os impactos permanecem de curto prazo na porção norte e de curto e longo prazo no centro-sul”, comenta a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Apesar da melhoria no cenário hídrico, o Ceará ainda tem 100 açudes com volume abaixo dos 30% de sua capacidade total. O Castanhão, por exemplo, está com 5,01% do seu volume máximo.

Em relação ao nível da Seca Excepcional (grau mais severo de estiagem), a Funceme comenta que “naquele período (2017), o território apresentava 24,61% em seca excepcional. Já em 2018, o Ceará não apresenta tal classificação desde fevereiro”, comemora o órgão.

O estado continua sem apresentar regiões na classificação de "Sem Seca Relativa". Outros níveis como "Seca Fraca", "Seca Moderada", e "Seca Grave" continuam aparecendo no Mapa.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

23 de novembro

1891 – Primeira Revolta da Esquadra: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear o Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca.
1908 – É inaugurada a linha férrea do Vouga em Portugal.
1913 – É fundada a primeira universidade tecnológica do Brasil, sendo a décima escola de engenharia do país, a Universidade Federal de Itajubá.

Nasceram neste dia…
  912 – Otão I, imperador do Sacro Império Romano-Germânico (m. 973).
1837 – Johannes Diderik van der Waals, físico neerlandês (m. 1923).
1930 – Herberto Helder, poeta português.

Morreram neste dia…
1616 – Prospero Alpini, médico e botânico italiano (n. 1553).
1982 – Adoniran Barbosa (foto), compositor, cantor, humorista e ator brasileiro (n. 1910).
1990 – Caio Prado Júnior, escritor, político e editor brasileiro (n. 1907).

Fonte: Wikipédia

Aprenda a usar o botão delete do seu cérebro e guarde o que realmente importa

Exercitar o cérebro constantemente é o grande segredo para aprender e fixar conteúdos. A ciência defende que, quanto mais um circuito neurológico é executado no cérebro, mais forte ele se torna. Apesar da grande capacidade cerebral, uma medida importante, mas pouco lembrada, também deve ser tomada para melhorar a performance da mente: aprender a “deletar” as informações.

Parece estranho, mas nosso cérebro limpa diariamente o conteúdo que considera excessivo ou desnecessário para dar espaço a novas informações, em um processo chamado de “poda sináptica”. Além dos neurônios, o tecido nervoso conta com células auxiliares com funções específicas que dão suporte ao funcionamento do sistema, as chamadas “células da glia”. Uma delas, a micróglia, é especializada no processo de digestão celular. É ela a responsável por limpar nossa mente, podando certas conexões sinápticas.

Mas como elas sabem quais conexões devem podar? De acordo com o site FastCompany, os pesquisadores estão apenas começando a desvendar o processo, mas já sabem que as conexões sinápticas menos usadas – e, portanto, aptas a serem deletadas pelo cérebro – são marcadas por uma proteína chamada C1q. Quando a micróglia detecta essa marcação, ela se liga à proteína C1q e destroem a sinapse indicada. Dessa forma, o cérebro passa a ter mais espaço para construir novas e mais fortes conexões para aprimorar o aprendizado.

Como apertar o botão
A sensação comum de que o cérebro está “cheio” após um dia de muito trabalho ou de estudo intenso não acontece por acaso. Nossa mente precisa mesmo descansar para que o sistema nervoso se recupere e a micróglia entre em ação. Durante o sono, as células cerebrais encolhem até 60% para dar espaço ao processo de limpeza e renovação das conexões sinápticas. É por isso que, após uma noite bem dormida, temos a sensação de que podemos pensar com mais clareza e rapidez.

Essa é a mesma razão pela qual os cochilos durante o dia são tão recomendados para o aprendizado. Pequenos momentos de descanso dão à micróglia a chance de entrar, limpar algumas conexões não usadas e deixar espaço para as novas. Um estudo de 2010 feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia pôde comprovar a eficiência do cochilo ao realizar uma pesquisa com 39 participantes divididos em dois grupos. Ambos tiveram que realizar uma tarefa ao meio-dia envolvendo a absorção de muitas informações. Às 14h, um grupo tirou um cochilo de uma hora e meia, enquanto o outro permaneceu acordado.

Às 18h, os grupos refizeram a tarefa. Os resultados mostraram que não só o grupo que dormiu teve uma performance melhor que os acordados, mas também superaram suas próprias marcas antes do cochilo.

Pensamentos recorrentes indicam ansiedade e depressão
A capacidade de estimular o cérebro conscientemente vai além: manter a concentração sobre os acontecimentos e informações importantes pode ativar a marcação de C1q, ajudando o tecido nervoso a eliminar o que não é relevante. Dessa forma, passar menos tempo refletindo sobre temas improdutivos e voltar o foco para o que realmente importa é o caminho mais rápido para esvaziar a mente.

Ter a cabeça ocupada por pensamentos recorrentes também pode acender um sinal de alerta, pois a persistência de certas reflexões pode ser um sintoma do Transtorno de Ansiedade, segundo a psicoterapeuta Elaine Mardegan. “Estes pensamentos podem causar um medo aterrorizante sobre coisas nas quais pessoas não pensariam duas vezes. Muitas pessoas com transtornos de ansiedade entendem que seus pensamentos são irracionais, mas ainda assim não conseguem detê-los, e por isso passam a maior parte de suas vidas em um estado agitado”, explicou Mardegan a Exame.

“Depois de um tempo, isso pode ter um enorme impacto emocional, e muitas vezes a depressão se instala. Não há explicação conclusiva sobre por que a ansiedade e a depressão coexistem com tanta frequência, mas é muito comum”, afirma a psicoterapeuta.

Um estudo de 2013 feito pela Escola de Medicina de Harvard com 2.197 adolescentes e adultos ao longo de um ano demonstrou que a exposição a eventos estressantes tende a levar as pessoas à “ruminação dos pensamentos”, indicando que a atenção ao surgimento de comportamentos parecidos pode ajudar a prevenir problemas com a saúde mental.

Exercícios para assumir o controle
Mardegan sugere algumas maneiras de lidar com os pensamentos recorrentes. “Escreva os pensamentos um um diário, mude o foco com uma distração, pratique uma atividade física e evite rotinas estimulantes próximas ao horário de dormir”, indica.

Além disso, praticar a aceitação costuma ser eficaz. “Muitas vezes, os pensamentos acelerados tornam-se piores quando você faz duras tentativas para detê-los. Ficar chateado com isso só vai torná-lo mais irritado e fazer com que seus pensamentos aumentem ainda mais”, explica ela.

Para melhorar o aprendizado, a psicoterapeuta dá algumas dicas que envolvem concentração e descanso.

Exercite-se com regularidade. “É claro que os benefícios do exercício são numerosos, mas para o cérebro, em particular, o exercício regular é fundamental para melhorar as habilidades cognitivas, além de aumentar a capacidade da memória espacial.”

Mastigue chiclete enquanto aprende algo novo. “Um motivo pelo qual a goma de mascar pode afetar nossa lembrança de memória é que ela aumenta a atividade no hipocampo, uma área importante do cérebro para a memorização. Outra teoria se concentra no aumento do oxigênio provocado no organismo pelo ato de mascar, melhorando desta forma o foco e a atenção, ajudando-nos a criar conexões mais fortes no cérebro à medida que aprendemos coisas novas.”

Medite para melhorar a memória de trabalho. “A meditação tem o poder de nos ajudar a nos concentrar, e como é algo contra intuitivo, também ajuda a ‘esvaziar a mente’. Além disso, ao meditar, você vai se sentir um pouco menos estressado, o que ajudará a se lembrar um pouco mais do que realmente é importante.”

Durma mais para consolidar memórias. “É quando dormimos que ocorre a maior parte do nosso processo de consolidação do que aprendemos, assim faz sentido que, sem dormir o suficiente, tenhamos dificuldade em lembrar as coisas que precisamos.”

Elimine ruídos. “O estresse resultante do ruído de fundo pode diminuir a função cerebral, prejudicando o aprendizado e a memória”.

Melhore seu foco para potencializar sua memória. “Para isso, é necessário eliminar distrações e interrupções, como notificações de aplicativos, YouTube, telefone. Esses fatores tornam quase impossível alcançar um alto nível de concentração – o que é uma notícia terrível se você está tentando melhorar a memória e aprender. Então, sempre que possível, silencie todas as notificações, trabalhe em um tópico por vez e evite atividades de multitarefa e de alternância”.

Fonte: Exame.com

Curta nossa página no Facebook

Na mira da privatização no governo Bolsonaro, Caixa reabre programa de demissão voluntária

A Caixa Econômica Federal reabriu o Programa de Desligamento de Empregado (PDE). O período de adesão é curto, entre 26 a 30 de novembro. Podem aderir empregados com mais de 15 anos de serviço, que ocupam cargos de confiança, aposentados ou que estão aptos a se aposentar. A meta é desligar 1,6 mil empregados e reduzir as despesas com pessoal em R$ 324 milhões por ano.

Entre 2016 e 2017, foram desligados da Caixa 8,6 mil funcionários que aderiram ao programa. A última etapa foi realizada no início deste ano e teve a adesão de 1,2 mil empregados, abaixo da meta de 2,9 mil. A medida faz parte do plano do corte de gastos, que incluiu também fechamento de agências.

Quem aderir ao plano receberá indenização equivalente a 9,8 salários-base, considerando como referência a data de 31/10/2018. O valor será pago de uma só vez, sem incidência de Imposto de Renda (IR) e sem recolhimento de encargos sociais.

O plano de saúde (Saúde CAIXA) será mantido somente por 24 meses, contados a partir da data de desligamento e sem possibilidade de prorrogação. A exceção são os aposentados pelo INSS, durante a vigência do contrato com o banco e que venham a se aposentar até 31 de dezembro de 2018. 

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Governadores do Nordeste apontam prioridades para o presidente eleito

O governador do Ceará, Camilo Santana, participou nesta quarta-feira (21) de reunião em Brasília com os governadores do Nordeste. Em pauta estiveram reivindicações dos estados e municípios por investimento e auxílio da União em áreas prioritárias. O encontro resultou em carta destinada ao presidente da República eleito, Jair Bolsonaro, assinada por todos os chefes executivos nordestinos. O documento solicita audiência para tratar de temas elencados relacionados a liberação de investimentos federais, além ações em Segurança Pública, Saúde e Educação.

Participaram do momento governadores eleitos e reeleitos no Nordeste. Além de Camilo Santana, Paulo Câmara (governador de Pernambuco), Wellington Dias (governador do Piauí), Rui Costa (governador da Bahia), Luciano Barbosa (vice-governador de Alagoas), Belivaldo Chagas (governador de Sergipe), Flávio Dino (governador do Maranhão), João Azevedo (eleito na Paraíba) e Fátima Bezerra (eleita no Rio Grande do Norte) se fizeram presentes na ocasião. O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, também compareceu ao encontro.

A carta apresenta seis pontos urgentes que os governadores do Nordeste pedem atenção do novo presidente:

– Retomada urgente de obras federais no Nordeste, visando ao crescimento econômico e à geração de empregos, com especial destaque para obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacional;

– Celebração de um Pacto Nacional pela Segurança Pública, em que o Governo Federal assuma a coordenação e a execução de ações concretas no combate à criminalidade interestadual, a exemplo de assaltos a bancos, tráfico de armas e explosivos, atuação de facções criminosas, etc;

– A viabilização de fontes financeiras para reequilíbrio do pacto federativo, uma vez que Estados e Municípios sofreram drasticamente com a recessão econômica que deteriorou FPE e FPM. Nesse sentido, importante pautar a Reforma Tributária que corrija distorções, como a tributação de bancos e de rendas do capital;

– Desbloqueio das operações de créditos dos Estados, para viabilização de investimentos e pagamentos de precatórios judiciais;

– Debate acerca da prorrogação e ampliação da participação financeira da União no FUNDEB (Novo FUNDEB);

– Preocupação com o vazio assistencial que pode se produzir nos Municípios, com a diminuição do contingente de profissionais do Programa Mais Médicos, sendo fundamental a imediata recomposição e ampliação do citado Programa.

O governador Camilo Santana afirmou que espera do presidente eleito o compromisso com a democracia e abertura de diálogo para responder aos anseios da população nordestina. Para ele, os temas listados são de extrema importância no sentido de garantir o desenvolvimento e mais qualidade de vida a todos que vivem nos estados brasileiros da região.

“Queremos uma interlocução direta com o presidente da República. Nós governadores, dentro de uma democracia, um regime federativo onde o povo elegeu seus representantes, esperamos que haja toda uma relação institucional e respeitosa. Da mesma forma que o próprio presidente eleito colocou recentemente, queremos construir um diálogo independente de partidos, pelo bem do povo. Todos nós queremos um Brasil que possa crescer, gerar oportunidades e melhorar a vida das pessoas”, disse Camilo.

Sobre os pontos discutidos, o chefe do Executivo do Ceará destacou a importância de se rediscutir o equilíbrio federativo dos estados brasileiros, para que se possa ter uma divisão mais justa e equiparada de recursos para os estados e municípios. “Esperamos que o ‘bolo’ possa ser dividido de forma mais equitativa. Esse é um tema importante. Que também possam ser garantidos os financiamentos para os estados brasileiros, principalmente os estados do Nordeste, que fizeram o seu dever de casa, mas muitas vezes têm dificuldades de aprovação dos seus empréstimos junto ao governo federal”, enfatizou.

Convidado por Camilo para participar da reunião, o senador Eunício Oliveira reforçou que os estados nordestinos precisam de maior atenção federal e, através do trabalho junto ao legislativo, fazer mudanças positivas que tragam mais auxílio às necessidades do povo do Nordeste.

“As pessoas vivem nos municípios e nos estados. Não apenas Brasília deve ser um poço represado de recursos, onde os governadores e prefeitos vêm para pedir socorro com o pires na mão. Eles também têm o direito nessa partilha. No governo Fernando Henrique Cardoso, criaram um mecanismo de não dividir para os estados e municípios aquilo que é arrecadado do bolso do contribuinte e que deve ser benefício para todos os brasileiros, que são as aplicações dos impostos arrecadados. Foram criadas as chamadas contribuições que os estados e municípios brasileiros não fazem parte. No meu ponto de vista, está errado. Enquanto tiver voz no Senado para defender, estarei fazendo isso”, expôs o senador.


Assessoria de Comunicação/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Por que você saliva demais enquanto dorme e como evitar isso?

A produção de saliva está relacionada diretamente à digestão dos alimentos, mas se ocorrer em excesso pode significar distúrbios hormonais, respiratórios, problemas no sistema nervoso, resultando em dificuldade para engolir a saliva e efeito colateral de medicamentos, entre outras causas.

Todos podemos passar por isso, em algum momento, mas quando o problema ocorre de forma regular e excessiva, pode ser sinal de doença em desenvolvimento ou do mau funcionamento do organismo.

Decidimos descobrir quais são as razões que estão por trás da salivação em excesso e como podemos reduzi-la ou impedir que isso aconteça.

Lembre-se de sempre procurar um médico se sentir que algo está errado no seu organismo.

Por que salivamos demais?
Quando dormimos, nossos músculos faciais, assim como nossos reflexos para engolir, ficam totalmente relaxados. À medida que a saliva se acumula na boca enquanto você dorme, ela pode começar a pingar lentamente, porque os músculos faciais relaxados podem deixar a boca ligeiramente aberta. Portanto, acabamos ganhando um travesseiro molhado, o que não é muito agradável.

O excesso de saliva pode ser também sinal de doença neurológica ou do resultado de uma congestão nasal. Além disso, as pessoas que já tiveram problemas de saúde, como derrame, tendem a salivar e babar com mais frequência e mais excessivamente.

Como reduzir isso?

1. Limpe os seios nasais
Uma das principais razões de excesso de saliva é o bloqueio nasal, que faz com que uma pessoa respire pela boca. Limpar e desentupir os seios nasais pode ser um jeito de evitar um travesseiro molhado todas as noites. Aqui estão algumas formas para ajudá-lo a desobstruir seus seios nasais:
  • Um banho quente ajuda a limpar o nariz e permite uma respiração normal à noite.
  • Os óleos essenciais, especialmente os que contêm eucalipto, ajudarão você a respirar mais livremente e também fará com que durma melhor.
  • O uso de produtos que ajudam a limpar o nariz também permite um melhor fluxo de ar.
Além disso, lembre-se de tratar qualquer infecção nasal assim que aparecer. Caso contrário, você pode acabar tendo várias complicações, como nariz entupido, por exemplo.

2. Mude sua postura para dormir
Isso pode parecer bastante óbvio, mas dormir de costas é uma postura em que toda a saliva produzida pelo corpo permanece na boca e não goteja. Ao contrário, se você dorme de lado ou de bruços, é provável que a saliva acumulada saia de sua boca e caia no travesseiro.

Se você sente que é muito difícil ficar em uma determinada posição durante a noite, tente se ajustar para estabilizar seu corpo.

3. Verifique se você sofre de apneia do sono
A apneia do sono é um distúrbio importante em que a respiração de uma pessoa não funciona como deveria. Por sua vez, leva a um sono constantemente interrompido, faz despertar durante a noite, provoca uma sensação de cansaço pela manhã e sonolência durante o dia.

Babar e roncar são os principais indicadores da apneia do sono. Se você tiver alguma suspeita de que possa estar com esse distúrbio, entre em contato com seu médico para discutir esse problema em profundidade. Lembre-se de que fatores como tabagismo aumentam o risco de sofrer do transtorno e de ter problemas na respiração em geral.

4. Perca o peso extra
O sobrepeso desempenha um papel crucial no seu processo de sono. Mais da metade da população dos Estados Unidos que sofre de apneia do sono está acima do peso.

5. Use dispositivos especiais
Um bom profissional pode indicar o uso de um dispositivo adequado para a boca que ajudará a reduzir a salivação excessiva e, como resultado, a dormir melhor.

6. Certifique-se de tomar o remédio correto
Se você estiver tomando algum tipo de medicamento, certifique-se de que ele não é o responsável pela produção de saliva em excesso. Por exemplo, alguns antibióticos podem causar esse problema e ser o motivo da salivação excessiva.

7. Mantenha sua cabeça erguida
Manter a cabeça em um travesseiro mais alto pode reduzir a salivação. Então, lembre-se de afofar o travesseiro antes de ir para a cama e se certifique de que está se sentindo confortável nele.

8. Considere a possibilidade de uma cirurgia
Às vezes os médicos podem recomendar uma cirurgia para remover as glândulas responsáveis pelo problema. Geralmente esse procedimento é recomendado quando há sérios problemas neurológicos ocultos responsáveis pelo excesso de produção de saliva. Naturalmente, antes dessa medida, qualquer médico vai querer experimentar métodos não-cirúrgicos e somente vai sugerir uma cirurgia se os métodos anteriores não funcionarem.

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

O modo como você faz arroz pode estar colocando sua vida em risco

Como você costuma cozinhar o arroz? Se você utiliza o dobro de água para a quantidade de arroz, você pode estar colocando sua vida em risco. Segundo especialistas, o arroz pode conter vestígios de arsênico, uma substância altamente tóxica que pode trazer diversos riscos para a saúde. A boa notícia é que experimentos mostraram que o modo de preparo pode ajudar a reduzir consideravelmente os níveis do veneno no alimento. Infelizmente, o modo mais comum de prepará-lo – duas medidas de água para uma de arroz – não é o ideal.

De acordo com informações do jornal britânico The Telegraph, o produto químico contamina o arroz como resultado de toxinas industriais e pesticidas presentes há décadas no solo e que continuam contaminando o alimento. Em geral, o arroz tem dez vezes mais arsênico inorgânico do que outros alimentos e, segundo a Autoridade Europeia de Padrões Alimentares pessoas que ingerem quantidades muito grandes do alimento estão expostas a concentrações preocupantes da substância.

A exposição crônica ao arsênico foi associada a uma série de risco à saúde, incluindo problemas de desenvolvimento, doenças cardíacas, diabetes, danos ao sistema nervoso e até mesmo aos cânceres de pulmão e bexiga.

Para analisar os níveis de arsênico no arroz preparado, Andy Meharg, um especialista da Universidade Queen em Belfast, na Irlanda, testou três formas diferentes de cozinhar o alimento, em um experimento realizado para o programa da BBC Trust me, “I’m a Doctor”, algo como “Confie em mim, sou médico”, em tradução livre para o português.

No primeiro, ele usou uma proporção de duas partes de água para uma parte de arroz, onde a água ferve durante o cozimento. No segundo, com cinco partes de água para uma parte de arroz, os níveis de arsênico foram reduzidos quase pela metade. Já no terceiro método, onde o arroz ficou de molho durante a noite, os níveis da toxina foram reduzidos em 80%.

Portanto, na próxima vez que você for fazer arroz, considere lavá-lo bem antes, aumentar a quantidade de água ou deixá-lo de molho na noite anterior.

Fonte: Veja.com

Curta nossa página no Facebook

Camilo Santana anuncia pagamento da segunda parcela do 13º salário

A segunda parcela do 13º salário dos servidores estaduais do Ceará será paga no dia 21 dezembro. A informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana nesta quarta-feira (21). “Esse é o meu compromisso: manter as finanças do Estado equilibradas, mesmo diante da crise que toma conta do país, para cumprir com todas as nossas obrigações e fazer cada vez mais investimentos para melhorar a vida dos cearenses”, disse o chefe do Executivo.

Com a segunda parcela do 13º, 140 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas devem receber um total de R$396,13 milhões. Além disso, também serão pagas no último mês do ano a folha de dezembro de 2018 e a antecipação da folha de janeiro de 2019, somando mais R$1.649,6 bilhão. Ao todo, os pagamentos irão injetar mais de R$ 2 bilhões na economia do estado. “O Estado do Ceará é um dos poucos do país que mantém, atualmente, a estabilidade e o rigor no pagamento dos seus servidores. É o único com calendário definido até o final do ano e que, portanto, assegura o pagamento regular da folha, férias, 13º salário. Esse compromisso com a gestão fiscal, auxilia o planejamento dos gastos com os servidores, ao mesmo tempo em que incrementa o comércio e a geração de empregos”, como afirma o secretário da Fazenda do Estado, João Marcos Maia.

A primeira parcela do benefício foi paga no último dia 6 de julho deste ano, tendo sido liberados aproximadamente R$ 400 milhões pelo tesouro estadual. Segundo o secretário, em um momento de profunda crise financeira, quando a maioria dos estados brasileiros não vêm conseguindo honrar seus compromissos, precisamos ressaltar o esforço do Ceará em cumprir rigorosamente com suas obrigações. “Continuaremos trabalhando firmes com muita responsabilidade para que nosso estado siga no rumo certo do crescimento e melhoria de vida dos cearenses”, diz.



Assessoria de Comunicação/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Ceará gera 3.669 empregos no melhor outubro desde 2014

O Ceará gerou 3.669 vagas formais de emprego em outubro deste ano, segundo o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Este foi o melhor outubro em relação à geração de emprego no Ceará desde 2014, quando o estado fechou o mês com saldo de 7.363 empregos com carteira assinada.

O Caged chega ao saldo fazendo a diferença entre contratações e demissões. Em outubro no Ceará foram 34.025 admissões e 30.356 desligamentos, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego.

Em todo o Brasil foram 57.733 empregos com carteira assinada em outubro deste ano.

Setores de produção
Os setores que mais geraram emprego no Ceará no mês foram serviços, com 1.477 contratações a mais que demissões; indústria da transformação (1.281); e comércio (512).

O Ministério do Trabalho também informou que o salário médio de admissão foi de R$ 1.528,32 em outubro, o que representa uma alta real, com os valores sendo corrigidos pelo INPC, de R$ 6,89 em relação ao patamar de setembro.

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Prefeitura do Crato divulga resultado da enquete sobre atrações das festas de fim de ano

Foto meramente ilustrativa
No último sábado (17), a Prefeitura Municipal encerrou a enquete sobre as atrações para o Réveillon 2019 do Crato. A população tinha dez opções, sendo nove artistas e uma para indicar alguma outra atração.

O grupo de forró Magníficos ficou em primeiro lugar, obtendo 35% dos votos, seguido da Banda Líbanos (22%), Tropikália (16%) e Érika Diniz (11,5%). O ranking é composto ainda por Raphael Belo Xote, Namoro Novo, Wawa Pinho, Forró Di Raiz, Ferreirinha do Acordeon, Forró do HF e outros.

A enquete foi realizada exclusivamente no site da Prefeitura, com duração de 72 horas. O objetivo é realizar uma festa popular participativa, como foi a primeira edição em 2017. 

No entanto, o Governo Municipal esclarece que a contratação das atrações depende da disponibilidade de agenda dos artistas e do valor do contrato, que deve estar de acordo com as finanças municipais. Garantindo, ainda, a participação de artistas locais.

Com informações da Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Prefeito de Granjeiro movimentou cerca de R$ 26 milhões em conta de parente durante dois anos, afirma PF

João Gregório Neto, prefeito de Granjeiro
(Foto: Reprodução)
A Operação Bricolagem, que investiga fraudes em licitações de empresas para construção de escolas em Granjeiro, município do Ceará, mostram que o prefeito da cidade, João Gregório Neto, movimentou cerca de R$ 26 milhões num período de dois anos na conta de um parente beneficiário de aposentadoria rural. A Polícia Federal encontrou R$ 213 mil em caixas de sapato na casa do gestor. 

“Além do desvio, do próprio crime de fraude, ainda há a lavagem de dinheiro. Fora a questão social, um município pobre, com IDH baixíssimo e, além disso, tem os recursos desviados. São indícios muito fortes de desvios, e uma movimentação vultosa na conta de um aposentado rural”, destacou a delegada da PF, Josefa Maria Lourenço da Silva.

A operação cumpre 15 mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (21), nas cidades de Granjeiro, Caririaçu, Aurora, Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, e em Fortaleza. Na capital, foram realizadas buscas nas residências de empresários e nas empresas vencedoras das licitações.

O valor dos contratos somam cerca de 5 milhões. No entanto, segundo a PF, não é possível afirmar que se trata do mesmo valor do dano causado com os desvios.

A delegada afirma que esta fase é para recolher material e fazer perícia na engenharia das escolas. O próximo passo será a intimação das pessoas envolvidas nas fraudes.

Foram apreendidos, além do dinheiro em espécie, de documentos de contratos e processos de pagamento, veículos e uma máquina de contar dinheiro. 

De acordo com ela, a construção das unidades era feita com participação direta do próprio prefeito, que comprava materiais e contratava trabalhadores, apesar de já haver empresas contratadas para o serviço. 

“Eram feitos os processos licitatórios, as empresas vencedoras eram contratadas, mas quem executava as obras das escolas era o próprio prefeito. Comprava material, contratava pessoas. Um mesmo mestre de obras conduzia duas obras em duas escolas diferentes com empresas diferentes contratadas”, explica a delegada.

As investigações também acompanham a situação dos trabalhadores que foram encontrados nas obras. Segundo a Polícia Federal, eles não tinham nenhuma garantia trabalhista e trabalhavam sem equipamentos de segurança.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Não temos mais que fazer jejum de 12h para exame de sangue. Saiba o que dizem estudos recentes

O check-up anual costuma ser acompanhado pelo incômodo jejum para fazer a coleta de sangue. Os exames que exigem o maior tempo sem a ingestão de alimentos são os que dosam o nível de colesterol e triglicérides. Até o ano passado, era obrigatório o jejum de 12 horas. Contudo, no início deste ano, foi divulgado um novo consenso médico que flexibiliza o tempo sem comer.

O jejum era exigido para a realização de diversos exames porque a ingestão de alimentos altera o nível de substâncias que a análise pretende mensurar. Ao comermos, a quantidade de açúcar (glicose) e de gordura (lipídios) pode se alterar momentaneamente, por exemplo.

Estudos recentes, no entanto, indicam que a concentração de gordura no sangue (perfil lipídico) varia pouco entre quem está e não está de jejum. Dessa forma, a ingestão de alimentos não influencia a avaliação do nível de colesterol e triglicérides que podem provocar um infarto ou um acidente vascular cerebral no futuro.

A partir disso, as sociedades brasileiras de Cardiologia, de Endocrinologia e de Patologia Clínica, entre outras, decidiram mudar a orientação sobre os exames de sangue.

O médico Gustavo Campana, diretor de análises clínicas do Delboni Medicina Diagnóstica, explica que estudos já haviam demonstrado que o jejum é desnecessário para medir o colesterol.

"Isso porque a maior parte dele é produzida pelo corpo e pouco muda com a alimentação. Recentemente os estudos demonstraram esta vantagem também para os triglicérides", afirma o médico.

Laboratórios já não pedem jejum 
Os laboratórios não são obrigados a seguir as orientações do novo consenso, cabendo a cada um decidir o que fazer, mas a maior parte dos laboratórios consultados já aderiu.

O Delboni, o Lavoisier e a Alta Excelência Diagnóstica, marcas da empresa Dasa, e o HCor não exigem mais o jejum para os exames de colesterol e de triglicérides desde o início de 2017. De acordo com os laboratórios, o jejum é necessário apenas quando indicado pelo médico.

Alguns laboratórios dizem estar se adaptando ao novo consenso. É o caso do Hermes Pardini, que diz estar em processo de adequação para a realização de exame de triglicérides.

Já o Fleury orienta como desejável a realização do jejum de 12 horas, prevalecendo a orientação do médico. O laboratório, contudo, realiza exames de colesterol e de triglicérides sem a necessidade de jejum quando ele não é indicado.

Os laboratórios informam que a realização ou não do jejum pelo paciente constará no laudo do exame.

Alguns centros de diagnósticos contatados pela reportagem alertaram sobre a importância de entrar em contato com o laboratório para verificar a orientação para cada exame e se certificar se o médico solicitante exige ou não o jejum de 12 horas. Já que o paciente poderá ter de pagar por novo exame se tiver de repeti-lo.

Vantagens de não fazer jejum
Manter a alimentação normal possui vantagens como evitar possíveis complicações relacionadas ao grande período sem ingestão de alimentos. Crianças, idosos e pessoas com diabetes que tomam insulina podem não resistir a 12 horas sem comer e passar mal - com uma crise de hipoglicemia, por exemplo.

De acordo com o novo consenso, como nós passamos a maior parte do dia alimentados, esse estado representa mais eficazmente o risco cardiovascular.

As novas orientações podem ainda facilitar o agendamento de exames. "Hoje, grande parte do atendimento para a realização de exames ocorre no período da manhã. Com a flexibilização, a tendência é a de redução de filas e tempo de espera", diz Campana.

Médicos podem exigir pausa de 12 horas
Caso o médico indique o jejum para o exame, a orientação deve ser seguida. "O jejum de 12 horas não foi extinto, algumas pessoas ainda necessitarão fazer [para realizarem a dosagem de lipídeos]. O que existe é a possibilidade de se flexibilizar", diz Nairo.

De acordo com o novo consenso, quando a solicitação médica não traz definido o tempo de jejum, o laudo do exame deve informar ao médico se o paciente estava de jejum ou não e por quanto tempo. Isso permite que o perfil lipídico seja avaliado juntamente com o estado metabólico do paciente.

Quando o jejum de 12 horas é necessário?
O jejum de 12 horas deverá ser feito sempre que o médico orientar que ele seja feito. Além disso, o novo consenso estabelece que uma nova medição, a ser feita com jejum prolongado, é necessária quando o nível de triglicérides fora do estado de jejum estiver acima de 440 mg/dL --nível considerado limite para se determinar o risco cardiovascular.

Caso o exame de sangue do paciente apresente níveis de colesterol e triglicérides acima do desejável e ele tenha realizado a coleta sem estar em jejum, existe a possibilidade do resultado ter sido influenciado pela ingestão de calorias. O médico poderá avaliar se novo exame, dessa vez feito com jejum de 12 horas, é necessário.

Quais exames ainda requerem o jejum obrigatoriamente?
O exame que obrigatoriamente requer o jejum mais prolongado passou a ser o de glicose, usado no diagnóstico de diabetes. Para realizá-lo, o paciente deve ficar sem ingerir alimentos por 8 horas. A grande maioria dos outros exames requer jejum entre três e quatro horas.

Ainda assim, segundo Campana, surgiram ao longo dos anos novos exames que permitem o diagnóstico e controle do diabetes, tornando a dosagem de glicose com jejum de 8 horas um exame com indicação mais restrita.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Banda de Música do Crato celebra 138 anos

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
Em atividade a mais de um século, a Banda de Música do Crato, tem participado e abrilhantado os mais diversos eventos cívicos, religiosos, culturais, artísticos e musicais do município e da região do Cariri. Ela é considerada a segunda mais antiga do Ceará e uma das melhores do Estado.

Para festejar seus 138 anos de muita música, apresentações memoráveis e grandes plateias, a Banda de Música Municipal do Crato realizará um jantar com todos os seus músicos nesta quinta-feira (22), às 19h, no Hall do Teatro Salviano Arrais.

“É como forma de reconhecimento aos músicos da banda que estão sempre em atividade e que vem mantendo assim uma tradição que perpassa o tempo, há mais de 137 anos de existência, levando alegria em todos os momentos da sociedade cratense”, descreveu o maestro José Bonifácio Salvador.

Histórico
Fundada em 22 de Novembro de 1880, pelo Intendente Municipal Coronel Antônio Luiz Alves Pequeno, a banda teve como maestros: Pedro Maia, Luiz Benício, Chico Baião, Manoel Augusto dos Santos (Maestro Azul) e está, hoje, sob a regência de José Bonifácio Salvador.

Atualmente, é composta por 33 músicos que dividem suas atuações entre ensaios, apresentações e a formação de novos instrumentistas, dando oportunidade a dezenas de jovens do município. “Hoje, essa função está sendo desempenhada pela Escola de Música Maestro Azul, que foi criada para suprir uma necessidade de uma escola pública de música na zona urbana do município, onde todos os seus professores são músicos integrantes da banda”, afirmou o maestro.

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

PF encontra R$ 213 mil em caixas de sapato na casa do prefeito de Granjeiro

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na Região do Cariri e em Fortaleza com o objetivo de desmontar esquema de licitações fraudulentas feitas pela Prefeitura do município de Granjeiro, distante 432,6 km da Capital. Pelo menos R$ 13 milhões teriam sido desviados dos cofres públicos. Ao todo, 15 mandados serão cumpridos.

A operação, denominada Bricolagem I, foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira, 21 em uma força-tarefa conjunta com o Ministério da Transparência e a Controladoria-Geral da União (CGU). Até o momento ninguém foi preso. 213 mil reais foi encontrado em caixas de sapato.

A residência do prefeito de Granjeiro, João Gregório, o João do Povo, foi um dos locais alvos da operação, bem como o seu gabinete na prefeitura e os setores de licitações, de pagamento e de compras do Município. Também estão sendo cumpridos mandados em Caririaçu, Aurora, Juazeiro do Norte, todos no Cariri, além de Fortaleza. 

Em Caririaçu a investigação é direcionada a um dos empresários envolvidos na fraude de licitações para construção e reforma de escolas. As informações foram repassadas por Carlos Arthur, assessor da PF, em entrevista ao jornalista Farias Júnior para a rádio O POVO/CBN Cariri, nesta manhã. Em Juazeiro do Norte, policiais federais fizeram buscas em um edifício comercial.

Os envolvidos responderão pelos crimes de desvio de verbas federais e fraude em licitações. Segundo a PF, foram apreendidos "documentos e mídias, um veículo, além de dinheiro, que aida esstá sendo contabilizado". Cerca de 60 policiais federais e oito servidores da CGU participaram da operação. Mais informações serão repassada em coletiva de imprensa ainda nesta manhã na sede da Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte.

O esquema
De acordo com Carlos Arthur, a Prefeitura de Granjeiro contratava, por meio de licitações, empresas de fachada para realizar reformas e construir escolas e acabava não utlizando os serviços das empresas, contratando outros por fora. 

"Em vez de a empresa da licitação fazer as obras, quem fazia os serviços eram funcionários contratados pela Prefeitura. E aí esse dinheiro (da licitação) ia para a organização criminosa", comenta o assessor da PF. De acordo com a PF, o prejuízo foi calculado entre abril de 2012 e agosto de 2014. 
  
Conforme a CGU, além das fraudes de obras, também houve contratação de serviços que nunca foram realizados, com a verba federal do Programa Nacional de Transporte Escolas (PNATE).

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

Câncer de próstata: diagnóstico precoce é o caminho para a cura

Em novembro de 2003, surgia na Austrália o movimento Movember — união das palavras em inglês Moustache (bigode) e November (novembro) —, quando homens deixaram crescer o bigode para chamar atenção à saúde masculina e fazer um alerta sobre o câncer de próstata. A campanha expandiu-se pelo mundo e inspirou o Novembro Azul, criado em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para promover ações de esclarecimento sobre a doença no Brasil.

Quando excluímos os tumores de pele, o câncer de próstata figura como aquele mais comum em homens acima dos 50 anos. É também a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos. No Brasil, está por trás de 62 mil novos casos e 13 mil óbitos por ano.

A doença, em geral, evolui lentamente, mas existem casos agressivos. Sabe-se que um em cada seis homens terá o problema, mais frequente em negros e naqueles que possuem parentes de primeiro grau que tiveram o câncer. Quando acomete homens com menos de 50 anos, pode estar associado a mutações genéticas hereditárias do gene BRCA 1 e/ou 2, o mesmo relacionado aos cânceres de mama e ovário hereditários nas mulheres.

Devemos ficar atentos à condição porque, na fase inicial, não costuma apresentar sintomas. Eles aparecem mais nos estágios avançados — dores nas costas, nas pernas e nos quadris podem surgir em função da disseminação da doença para os ossos, por exemplo. É comum, no entanto, a presença de sinais de hiperplasia (aumento) da próstata, situação benigna que pode coexistir com o câncer e provocar diminuição na força do jato miccional, aumento na frequência das idas ao banheiro e esvaziamento incompleto da bexiga.

Estudos já tentaram demonstrar se alguns alimentos, vitaminas, suplementos antioxidantes ou mesmo fármacos seriam capazes de prevenir o câncer de próstata, mas, até o momento, não há evidências contundentes de que seja possível evitá-lo. As pesquisas indicam o envelhecimento como principal fator de risco. Dieta com alto teor de gordura animal, obesidade e sedentarismo também podem estar associados à maior probabilidade de desenvolvê-lo.

O impacto do diagnóstico precoce
As diretrizes da Sociedade Brasileira de Urologia e da Associação Europeia de Urologia recomendam o rastreamento do câncer de próstata em homens a partir dos 50 anos ou a partir dos 45 no caso de negros e homens com histórico familiar da doença.

Dois exames são essenciais para o diagnóstico: a dosagem no sangue do PSA e o toque retal.

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma proteína que pode ser encontrada no tecido prostático, no sêmen e na corrente sanguínea. Pode estar alterado em diferentes contextos, caso de prostatites (infecções da próstata), hiperplasia e do próprio câncer. Um resultado normal no PSA, isoladamente, não exclui a possibilidade de haver um tumor maligno. Daí a necessidade do toque retal.

Embora ainda visto com certo preconceito, não há atualmente outro exame com a mesma eficiência. Quando realizado por um médico bem treinado, o toque dura segundos, é indolor e permite avaliar características fundamentais para o diagnóstico de doenças prostáticas. Se, após esses exames houver suspeita da doença, pode ser necessária uma biópsia para confirmar o diagnóstico.

O câncer de próstata tem comportamento variável. Pode ser de baixa, intermediária ou alta agressividade, estar localizado apenas na próstata, avançado localmente ou já espalhado em outros órgãos.

O tratamento é baseado nesses fatores e em características individuais do paciente. Cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia e vigilância ativa (quando o urologista segue acompanhando, mas não é feita uma intervenção direta no problema) são as estratégias que podem ser tomadas isoladamente ou em associação. O tratamento ideal é personalizado e busca a melhor forma de combater o câncer com menor grau de agressão ao paciente.

Felizmente, quando a doença é detectada em fase inicial, a chance de cura ultrapassa os 90%. Por isso, ajude a propagar essa mensagem em mais um Novembro Azul. Além de salvar vidas, a detecção precoce permite recuperar a alegria e a autoestima dos homens, assim como o bem-estar da família.

* Prof. Dr. Hamilton de Campos Zampolli é urologista, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo e membro do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado pela Vida 

Fonte: Saúde!

Curta nossa página no Facebook

AddThis