Hospedagem de site ilimitada superdomínios

Projeto do Coletivo Camaradas oferece orientação agroecológica a famílias do Sítio Urbano do Gesso, no Crato

O projeto Agentes do Sítio Urbano do Gesso, desenvolvido pelo Coletivo Camaradas, contará com orientação agroecológica ao longo de seis meses, com foco na capacitação de cinco famílias e na realização de ações educativas baseadas em práticas agrícolas saudáveis e ambientalmente responsáveis.

A iniciativa será conduzida pela bolsista do projeto e acadêmica de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Samyres Cruz. O Sítio Urbano do Gesso está localizado nas margens da linha férrea, entre a antiga Estação da RFFSA e a Escola Profissionalizante Violeta Arraes, no Crato.

🌿📚 Formação e ações práticas 
Como parte das atividades do projeto, será realizada no dia 21 de fevereiro, às 14h, na sede do Coletivo Camaradas, uma oficina de Produção de Mudas por Estaquia, técnica de propagação de plantas a partir de galhos. A ação será aberta ao público externo e também beneficiará diretamente a comunidade local.

O projeto conta ainda com a colaboração da professora Brisa Cabral, agroecologista do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – campus Crato, e do professor Ricardo Ness, agrônomo e ex-reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que contribuem com a orientação técnica e científica das atividades desenvolvidas.

🌎♻️ Agroecologia e sustentabilidade 
Para Samyres Cruz, a orientação às famílias fortalece o conhecimento sobre a produção de alimentos saudáveis e promove segurança alimentar, consciência ambiental e uso responsável dos recursos naturais. Segundo a estudante, as práticas agroecológicas permitem produzir sem agredir o meio ambiente, evitando o uso de agrotóxicos, fortalecendo a economia local e estimulando a sustentabilidade.

A proposta do projeto é consolidar o Sítio Urbano do Gesso como um espaço de aprendizagem, troca de saberes e promoção de práticas agrícolas sustentáveis, integrando educação ambiental, inclusão social e desenvolvimento comunitário.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no X

Nenhum comentário:

Postar um comentário