O Governo do Ceará realizou, nesta quarta-feira (11), mais uma edição do Cheguei, Ensino Médio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Implementado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) em 2017, o evento tem como objetivo recepcionar e orientar, de forma acolhedora, os estudantes que estão iniciando o Ensino Médio, fortalecendo os vínculos com a escola e incentivando a permanência escolar e a construção do projeto de vida dos jovens.
Em 2026, a rede estadual de ensino conta com mais de 350 mil estudantes matriculados, sendo quase 95 mil alunos ingressando na 1ª série do Ensino Médio. Ao todo, o Ceará possui 773 unidades escolares distribuídas em todas as regiões do estado.
🌟📖 Programas e protagonismo estudantil
Ao longo do Ensino Médio, os estudantes podem participar de diversas iniciativas que estimulam a aprendizagem, o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências acadêmicas e sociais. Entre os programas ofertados pela Seduc estão:
- Alunos que Inspiram;
- AoGosto do Aluno;
- Ceará Científico;
- Centro Cearense de Idioma;
- Enem Não Tira Férias;
- Enem: Chego Junto, Chego Bem;
- Escola Sustentável;
- Grêmio Estudantil;
- Juventude Olímpica do Conhecimento;
- Maratona Cearense de Matemática;
- Observatório do Protagonismo Estudantil;
- Sou + Terceirão, entre outros.
As ações buscam ampliar as oportunidades educacionais, incentivar a participação ativa dos estudantes e fortalecer o papel da escola como espaço de formação integral.
Além das atividades pedagógicas, os alunos da rede pública estadual recebem fardamento gratuito e tablets com chip de conectividade, garantindo melhores condições de acesso à tecnologia e aos conteúdos educacionais. A partir de 2026, o Governo do Ceará também passará a entregar tênis para compor o uniforme escolar.
Outro apoio relevante é o programa federal Pé-de-Meia, iniciativa de incentivo financeiro voltada a estudantes do Ensino Médio da rede pública inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Em 2025, o Ceará contabilizou 272.234 estudantes beneficiários do programa.
Para o ano letivo de 2026, iniciado em 2 de fevereiro, a Seduc definiu como tema norteador “Cidadania e Convivência Democrática”. A proposta é sensibilizar e preparar os estudantes para atuarem de forma consciente, responsável e participativa na sociedade, fortalecendo valores como respeito, diálogo, inclusão e compromisso social.
Por Heloísa Mendelshon



Nenhum comentário:
Postar um comentário